Prova CEFET-MG 2009.1 (Técnico) com Gabarito LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA As questões de (1) a (11) referem-se ao texto ...
Prova CEFET-MG 2009.1 (Técnico) com Gabarito
LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA
As questões de (1) a (11) referem-se ao texto de Machado de Assis.
Um apólogo
Era uma vez uma agulha, que disse a um novelo de linha:
Por que está você com esse ar, toda cheia de si, toda enrolada, para fingir que vale alguma cousa neste mundo?
– Deixe-me, senhora.
– Que a deixe? Que a deixe, por quê? Porque lhe digo que está com um ar insuportável? Repito que sim, e falarei sempre que me der na cabeça.
– Que cabeça, senhora? A senhora não é alfinete, é agulha. Agulha não tem cabeça. Que lhe importa o meu ar? Cada qual tem o ar que Deus lhe deu. Importe-se com a sua vida e deixe a dos outros.
– Mas você é orgulhosa.
– Decerto que sou.
– Mas por quê?
– É boa! Porque coso. Então os vestidos e enfeites de nossa ama, quem é que os cose, senão eu?
– Você? Esta agora é melhor. Você é que os cose? Você ignora que quem os cose sou eu, e muito eu?
– Você fura o pano, nada mais; eu é que coso, prendo um pedaço ao outro, dou feição aos babados...
– Sim, mas que vale isso? Eu é que furo o pano, vou adiante, puxando por você, que vem atrás obedecendo ao que eu faço e mando...
– Também os batedores vão adiante do imperador.
– Você é imperador?
– Não digo isso. Mas a verdade é que você faz um papel subalterno, indo adiante; vai só mostrando o caminho, vai fazendo o trabalho obscuro e ínfimo. Eu é que prendo, ligo, ajunto...
Estavam nisto, quando a costureira chegou à casa da baronesa. Não sei se disse que isto se passava em casa de uma baronesa, que tinha a modista ao pé de si, para não andar atrás dela. Chegou a costureira, pegou do pano, pegou da agulha, pegou da linha, enfiou a linha na agulha, e entrou a coser. Uma e outra iam andando orgulhosas, pelo pano adiante, que era a melhor das sedas, entre os dedos da costureira, ágeis como os galgos de
Diana – para dar a isto uma cor poética. E dizia a agulha:
- Então, senhora linha, ainda teima no que dizia há pouco? Não repara que esta distinta costureira só se importa comigo; eu é que vou aqui entre os dedos dela, unidinha a eles, furando abaixo e acima...
A linha não respondia nada; ia andando. Buraco aberto pela agulha era logo enchido por ela, silenciosa e ativa, como quem sabe o que faz, e não está para ouvir palavras loucas. A agulha, vendo que ela não lhe dava resposta, calou-se também, e foi andando. E era tudo silêncio na saleta de costura; não se ouvia mais que o plic-plic-plic-plic da agulha no pano. Caindo o sol, a costureira dobrou a costura, para o dia seguinte; continuou ainda nesse e no outro, até que no quarto acabou a obra, e ficou esperando o baile.
Veio a noite do baile, e a baronesa vestiu-se. A costureira, que a ajudou a vestir-se, levava a agulha espetada no corpinho, para dar algum ponto necessário. E enquanto compunha o vestido da bela dama, e puxava a um lado ou outro, arregaçava daqui ou dali, alisando, abotoando, acolchetando, a linha, para mofar da agulha, perguntou-lhe:
- Ora, agora, diga-me, quem é que vai ao baile, no corpo da baronesa, fazendo parte do vestido e da elegância? Quem é que vai dançar com ministros e diplomatas, enquanto você volta para a caixinha da costureira, antes de ir para o balaio das mucamas? Vamos, diga lá.
Parece que a agulha não disse nada; mas um alfinete, de cabeça grande e não menor experiência, murmurou à pobre agulha:
- Anda, aprende, tola. Cansas-te em abrir caminho para ela e ela é que vai gozar da vida, enquanto aí ficas na caixinha de costura. Faze como eu, que não abro caminho para ninguém. Onde me espetam, fico.
Contei esta história a um professor de melancolia, que me disse, abanando a cabeça: - Também eu tenho servido de agulha a muita linha ordinária!
CEFET-MG 2009.1 - QUESTÃO 01
NÃO se pode afirmar que o narrador do texto
a) focaliza elementos do cotidiano relacionados à elite brasileira.
b) mostra-se cético em relação ao jogo de aparências mundanas.
c) propõe, sutilmente, a crença em novas formas de harmonia em sociedade.
d) apresenta as personagens compondo distintos lugares na estrutura social.
CEFET-MG 2009.1 - QUESTÃO 02
Sobre o gênero do texto “Um apólogo”, pode-se afirmar que
a) privilegia a organização dissertativa na construção do enredo intrincado.
b) representa o gênero poético de fundo religioso com argumentos moralistas.
c) se aproxima à estrutura de um conto pelo aparecimento do tempo psicológico.
d) se assemelha à fábula pela utilização de elementos figurativos para realizar uma crítica.
CEFET-MG 2009.1 - QUESTÃO 03
NÃO se pode depreender do texto que a(os)
a) agulha e a linha simbolizam a dificuldade humana de se partilhar uma vida.
b) caixinha da costureira revela-se lugar obscuro em oposição ao luxo a ser exibido no baile.
c) ministros, os diplomatas e o professor de melancolia são personagens imprescindíveis ao núcleo da trama.
d) alegoria da narrativa representada pelo vestido da baronesa constrói-se à medida que a costureira trabalha.
CEFET-MG 2009.1 - QUESTÃO 04
I- “Faze como eu, que não abro caminho para ninguém. Onde me espetam, fico.”
II- “Também eu tenho servido de agulha a muita linha ordinária!”
Com base na relação entre os trechos, pode-se concluir que o objetivo do narrador é
a) levar o leitor a evitar os interesses mesquinhos do jogo social.
b) revelar uma mordaz ironia quanto à falsa cordialidade das relações humanas.
c) demonstrar que a agressividade da agulha deveu-se à atitude fútil e errônea da linha.
d) evidenciar a necessidade de cada um defender seus interesses no mundo competitivo.
CEFET-MG 2009.1 - QUESTÃO 05
Referindo-se ao conto de Machado de Assis, afirma-se:
I- O texto apresenta narrador em terceira pessoa.
II- Os fatos são narrados em ordem cronológica.
III- As protagonistas representam a luta do bem contra o mal.
IV- Há mescla entre discurso direto e discurso indireto.
Estão corretas apenas as afirmativas
a) I e II.
b) II e III.
c) I, II e IV.
d) I, III e IV.
CEFET-MG 2009.1 - QUESTÃO 06
Sobre o texto “Um apólogo”, é correto afirmar que
a) o narrador desenvolve a trama a partir de um lugar situado no futuro em relação aos fatos apresentados.
b) a expressão “era uma vez” retira o caráter de verossimilhança dos fatos narrados.
c) os diálogos contribuem para distanciar o enredo do conto ao das fábulas.
d) as personagens vivem um conflito narrado pelo professor de melancolia.
CEFET-MG 2009.1 - QUESTÃO 07
“– Sim, mas que vale isso? Eu é que furo o pano, vou adiante, puxando por você, que vem atrás obedecendo ao que eu faço e mando...
– Também os batedores vão adiante do imperador.
– Você é imperador?”
Sobre o trecho, pode-se afirmar, corretamente, que a linha
a) compara a agulha a uma personagem da realeza.
b) exalta o valor da agulha ao relacioná-la a batedores.
c) evidencia a abertura de caminhos para a passagem da adversária.
d) critica a agulha por esta se considerar importante como um imperador.
CEFET-MG 2009.1 - QUESTÃO 08
“Chegou a costureira, pegou do pano, pegou da agulha, pegou da linha, enfiou a linha na agulha, e entrou a coser.” Esse trecho foi reescrito das seguintes maneiras:
I- Chegou a costureira, pegou o pano, a agulha, a linha, enfiou-a na agulha e começou a coser.
II- Chegou a costureira, pegou de pano, agulha e linha, enfiou na agulha, onde, então, começou a coser.
III- A costureira chegou, pegou do pano, da agulha e da linha, que enfiou na agulha, e entrou a coser.
IV- A costureira chegou, pegou pano, agulha, linha, a qual enfiou na agulha, e entrou a coser.
V- Chegou a costureira, pegou pano, agulha e linha, os quais enfiou na agulha, e começou a coser.
O emprego dos pronomes está correto apenas em
a) I, II e V.
b) I, III e IV.
c) I, III e V.
d) II, IV e V.
CEFET-MG 2009.1 - QUESTÃO 09
Manteve-se a ordem direta dos termos da oração na frase:
a) “A agulha, vendo que ela não lhe dava resposta, calou-se também, e foi andando.”
b) “Caindo o sol, a costureira dobrou a costura, para o dia seguinte; continuou ainda nesse e no outro, (...)”
c) “E era tudo silêncio na saleta de costura; não se ouvia mais que o plic-plic-plic-plic da agulha no pano.”
d) “A costureira, que a ajudou a vestir-se, levava a agulha espetada no corpinho, para dar algum ponto necessário
CEFET-MG 2009.1 - QUESTÃO 10
O uso das vírgulas está corretamente justificado em:
a) “– Então, senhora linha, ainda teima no que dizia há pouco?” (SEPARAR VOCATIVO)
b) “A agulha, vendo que ela não lhe dava resposta, calou-se também, (...)” (SEPARAR APOSTO)
c) “A costureira, que a ajudou a vestir-se, levava a agulha espetada no corpinho, (...)” (SEPARAR ORAÇÃO ADVERBIAL LONGA)
d) “Uma e outra iam andando orgulhosas, pelo pano adiante, que era a melhor das sedas”. (INTERCALAR ORAÇÃO EXPLICATIVA)
CEFET-MG 2009.1 - QUESTÃO 11
O trecho que apresenta uma relação entre idéias opostas é:
a) “Quem é que vai dançar com ministros e diplomatas, enquanto você volta para a caixinha da costureira?”
b) “- Ora, agora, diga-me, quem é que vai ao baile, no corpo da baronesa, fazendo parte do vestido e da elegância?”
c) “Por que está você com esse ar, toda cheia de si, toda enrolada, para fingir que vale alguma cousa neste mundo?”
d) “Caindo o sol, a costureira dobrou a costura, para o dia seguinte; continuou ainda nesse e no outro, até que no quarto acabou a obra, e ficou esperando o baile.”
As questões de (13) a (15) referem-se à leitura do livro De conto em conto.
CEFET-MG 2009.1 - QUESTÃO 13
Ao se estabelecer relação intertextual entre os contos “Um apólogo”, de Machado de Assis, e “O homem que sabia javanês”, de Lima Barreto, pode-se inferir que os textos
a) estabelecem uma crítica severa em relação à hipocrisia social.
b) possuem o interesse de censurar as vaidades e invejas humanas.
c) expõem ressentimentos dos autores por serem mulatos e terem origem social humilde.
d) voltam-se para a dissecação dos costumes e do espaço suburbano do Rio de Janeiro.
CEFET-MG 2009.1 - QUESTÃO 14
O conflito de interesses é tema comum no livro De conto em conto.
É INCORRETO afirmar que o conto
a) “O torcedor”, de Carlos Drummond de Andrade, apresenta oposições, mas elas são contornadas pela sutil estratégia do protagonista.
b) “Boa de garfo”, de Luís Vilela, mostra instigante diálogo entre homens com interesses distintos, mas, em seu desfecho, entram em acordo.
c) “Biruta”, de Lygia Fagundes Telles, destaca conflitos entre as intenções de Alonso e os de Dona Zulu, na noite de Natal, quando surge uma feliz solução para ambos.
d) “Negócio de menino com menina”, de Ivan Ângelo, sugere, em seu final, o entendimento entre duas personagens, apesar da constante disputa de interesses.
CEFET-MG 2009.1 - QUESTÃO 15
Os contos que tematizam a relação de afeto entre criança e animal são
a) “Passeio”, de Fernando Sabino e “Negócio de menino com menina”, de Ivan Ângelo.
b) “Biruta”, de Lygia Fagundes Telles e “Negócio de menino com menina”, de Ivan Ângelo.
c) “Boa de garfo”, de Luiz Vilela e “Biruta”, de Lygia Fagundes Telles.
d) “Plebiscito”, de Artur Azevedo e “Festa”, de Wander Piroli.
MATEMÁTICA
CEFET-MG 2009.1 - QUESTÃO 16
A um cliente de uma companhia telefônica foi oferecido o seguinte plano:
gratuidade em 10 horas de ligação por mês
R$ 38,00 pela assinatura mensal
R$ 0,02 por minuto que exceder as 10 horas
Considerando que o cliente contratou esse plano, e que o consumo foi de 17 horas e 23 minutos em outubro, e de 8 horas e 45 minutos em novembro, logo, sua despesa nos dois meses foi de
a) R$ 84,86
b) R$ 95,36
c) R$ 96,86
d) R$ 107,36
CEFET-MG 2009.1 - QUESTÃO 17
Considere os conjuntos A = {6, 7, 8, 9, 10} e B = {1, 2, 3, 4, 5}. O número , em que a ∈ A e b ∈ B , NÃO pode ser
a) inteiro.
b) negativo.
c) positivo menor que 10.
d) positivo maior que 10.
CEFET-MG 2009.1 - QUESTÃO 18
O lucro de uma empresa, para cada quantidade x de unidades vendidas, é expresso por L(x) = 10x – 3. Se esse lucro não foi inferior a 5 e não ultrapassou 55 unidades monetárias, então, a quantidade de unidades produzidas pertence ao intervalo
a) [1,5]
b) [3,8]
c) [5,9]
d) [2,10]
CEFET-MG 2009.1 - QUESTÃO 19
A razão entre o perímetro do hexágono regular ABCDEF e o perímetro do triângulo ACE, nessa ordem, é
CEFET-MG 2009.1 - QUESTÃO 20
Os preços do arroz (A) e feijão (F), nos supermercados S1 e S2 , estão discriminados nos seguintes gráficos:
Nos supermercados S1 e S2, as embalagens de arroz e feijão são sempre de um quilo. Um consumidor X foi a S1 e gastou R$ 30,00, comprando arroz e feijão. Já o consumidor Y teve uma despesa de R$ 36,00, adquirindo a mesma quantidade de cada produto em S2.
Assim sendo, o total de alimentos, em kg, que cada um comprou é
a) 6
b) 7
c) 8
d) 9
CEFET-MG 2009.1 - QUESTÃO 21
Considere a sequência abaixo:
1.9 + 2 = 11
12.9 + 3 = 111
123.9 + 4 = 1 111
............................
............................
............................
Nessas condições, o número 1 111 111 111 pode ser escrito da forma
a) 123 456.9 + 7
b) 1 234 567.9 + 8
c) 12 345 678.9 + 9
d) 123 456 789.9 + 10
CEFET-MG 2009.1 - QUESTÃO 22
A figura mostra o corte transversal de um cabo de alta tensão, no formato cilíndrico, composto de borracha em sua composição, e por um agrupamento de quatro fios de cobre, também cilíndricos e iguais entre si.
Sabendo-se que as cinco circunferências são tangentes entre si e que a soma dos raios dos quatro fios é 8, o raio do cabo vale
a) 2(√2 + 1)
b) 8(√3 + 1)
c) 3(√2 + 1)
d) 3(√3 + 2)
CEFET-MG 2009.1 - QUESTÃO 23
Na geometria plana, quando são conhecidos os três lados a, b e c de um triângulo qualquer, é possível calcular a área S sem necessidade da determinação de sua altura, utilizando a fórmula de Herão: , em que é o semiperímetro.
Considere a figura abaixo de um terreno triangular cujos lados medem 4x – 2 , 2x + 2 e 2x, com área e perímetro de mesmo valor numérico.
A área desse terreno é igual a
a) 24
b) 26
c) 28
d) 30
CEFET-MG 2009.1 - QUESTÃO 24
Um produto com embalagem de 500 ml está em promoção, no supermercado A, por R$ 9,60. Esse mesmo produto é vendido em embalagem de 250 ml, no supermercado B, por R$ 7,68. Se os 500 ml forem adquiridos em B, paga se a mais
a) 50%
b) 55%
c) 60%
d) 65%
CEFET-MG 2009.1 - QUESTÃO 25
No quadrilátero ABCD abaixo,
AE é bissetriz do ângulo BÂD, AB = 2, BE = 1 e os ângulos ADC, BÊA e B E são retos.
Analisando essa figura, afirma-se:
I- O ângulo BÊC é congruente com AÊD.
II- A medida de AE é igual à de CD.
III- Os triângulos BCE e ADE são semelhantes.
IV- A área do triângulo ABE é o quádruplo da área do triângulo BCE.
V- A área do triângulo ABE é igual a área do triângulo BCE.
Estão corretas apenas as afirmativas
a) I, II e IV.
b) I, II e V.
c) II, III e IV.
d) III, IV e V.
CEFET-MG 2009.1 - QUESTÃO 26
Considere o número real a, tal que 0 < a < 1. Entre os números abaixo, o maior que a é
a) a³
b) 0,8 a
c) a²
d) √a
CEFET-MG 2009.1 - QUESTÃO 27
Um artesão, ao criar um brinco, corta de uma chapa de metal cinco triângulos equiláteros, de tamanhos diferentes que são fixados um sobre o outro, do maior para o menor, ficando igualmente espaçados. Para melhorar o seu acabamento, colam-se pedras de “strass” nas laterais dos triângulos, conforme a figura.
Sabendo-se que a quantidade de “strass” em cada lado é proporcional ao seu tamanho e que o lado menor mede 1 cm, é correto afirmar que a soma dos comprimentos de todos os lados é
a) 42
b) 45
c) 48
d) 51
CEFET-MG 2009.1 - QUESTÃO 28
Sobre um mesmo segmento, são marcadas as temperaturas de duas escalas termométricas conforme mostra a figura.
Se a temperatura em E1 for _________ , então, a correspondente em E2 será _________.
A opção que completa, corretamente, as lacunas é
a) 0 e 7.
b) 10 e 21.
c) 15 e 24.
d) 30 e 75.
CEFET-MG 2009.1 - QUESTÃO 29
Os números naturais x, y e z são os menores divisores, pelos quais se pode dividir 2 700, 1 080 e 4 500, respectivamente, obtendo-se, desse modo, quocientes iguais.
Assim sendo (y.z):x vale
a) 5
b) 6
c) 8
d) 10
CEFET-MG 2009.1 - QUESTÃO 30
Os gráficos das funções f(x) = x(6 – 2x) e g(x) = x – 3 cruzam-se nos pontos P e Q do sistema cartesiano. Pode-se afirmar que P e Q pertencem, respectivamente, ao
a) 1º e 2º quadrantes.
b) 3º e 4º quadrantes.
c) 3º quadrante e eixo das abscissas.
d) eixo das ordenadas e 2º quadrante.
FÍSICA
CEFET-MG 2009.1 - QUESTÃO 31
Referindo-se aos estudos de Eletricidade e Magnetismo, afirma-se:
I - Cargas elétricas de mesmo sinal atraem-se.
II - Os corpos adquirem cargas de mesmo sinal, na eletrização por contato.
III - O funcionamento de campainhas convencionais baseia-se no princípio físico utilizado no eletroímã.
IV - O norte magnético terrestre coincide com o norte geográfico da Terra.
Estão corretas apenas as afirmativas
a) I e II.
b) I e IV.
c) II e III.
d) III e IV.
CEFET-MG 2009.1 - QUESTÃO 32
Uma televisão com potência de 100 W, ligada 5 horas por dia, durante um mês, gasta uma energia, em kWh, aproximadamente, de
a) 10.
b) 15.
c) 30.
d) 50.
CEFET-MG 2009.1 - QUESTÃO 33
Para diminuir os efeitos do frio, um pássaro eriça suas penas. Esse procedimento tem como justificativa o fato de
a) o ar ser isolante térmico.
b) o ar ser condutor elétrico.
c) as penas do pássaro serem isolantes térmicas.
d) as penas do pássaro serem condutoras elétricas.
CEFET-MG 2009.1 - QUESTÃO 34
A grandeza física que informa sobre o grau de agitação de átomos e moléculas é a(o)
a) massa.
b) pressão.
c) volume.
d) temperatura.
CEFET-MG 2009.1 - QUESTÃO 35
Uma balança registra massas iguais para dois cubos, A e B, feitos de materiais impermeáveis. Quando são colocados em um recipiente que contém água, o corpo A afunda e B flutua. A partir dessas informações, é correto concluir que
a) o volume de A é menor do que o de B.
b) a densidade de A é menor do que a de B.
c) ambos têm mesmo volume e densidades iguais.
d) ambos têm a mesma densidade e volumes diferentes.
CEFET-MG 2009.1 - QUESTÃO 36
Um dinamômetro preso ao teto de um elevador suporta um bloco de peso P e registra um força F conforme mostra a figura abaixo.
O quadro seguinte resume as considerações dessa situação feitas por quatro estudantes.
Estão corretas apenas as considerações dos estudantes
a) 1 e 2.
b) 1 e 3.
c) 2 e 4.
d) 3 e 4.
QUÍMICA
CEFET-MG 2009.1 - QUESTÃO 37
A densidade, propriedade muito útil para diferenciar materiais, indica a presença de impurezas em casos mais específicos. O recipiente a seguir contém vários materiais com diferentes densidades.
Usando a tabela, pode-se afirmar, corretamente, que os materiais presentes no recipiente, de baixo para cima, são
a) etanol, couro seco, água, e giz.
b) mercúrio, alumínio, água e madeira seca.
c) clorofórmio, barra de ferro, etanol e osso.
d) água, madeira seca, clorofórmio e couro seco.
CEFET-MG 2009.1 - QUESTÃO 38
Uma determinada substância sólida X foi aquecida durante 25 minutos. Os valores de temperatura e tempo foram registrados e com eles foi construída a curva de aquecimento seguinte.
Analisando o gráfico, é correto afirmar que
a) o aquecimento da substância X foi feito em banho de água fervente.
b) a temperatura de ebulição depende da quantidade da substância X.
c) a substância X é pura, pois a curva apresenta patamar de fusão e ebulição.
d) nos trechos AB e CD, a substância pode ser encontrada em duas fases.
CEFET-MG 2009.1 - QUESTÃO 39
Uma mistura foi separada através dos processos X e Y conforme esquematizado.
Sabendo-se que o processo de separação X não envolve aquecimento, é correto concluir que
a) a mistura inicial é homogênea.
b) a mistura é formada por quatro componentes.
c) a operação realizada em Y é uma destilação simples.
d) o sólido D e o líquido C correspondem a substâncias puras.
CEFET-MG 2009.1 - QUESTÃO 40
Os elementos são distribuídos na tabela periódica em função de suas características, sendo agrupados em famílias (colunas) e períodos (linhas). No que diz respeito à disposição desses elementos, é correto afirmar que
a) nos períodos, os elementos possuem características semelhantes.
b) os metais ocupam a maior parte da tabela e são bons condutores de eletricidade.
c) os não-metais são gasosos e localizam-se na última coluna da tabela periódica.
d) nas famílias, os elementos apresentam o mesmo número de camadas eletrônicas.
CEFET-MG 2009.1 - QUESTÃO 41
Após a realização de um churrasco, em que foi consumido um pacote de carvão, as cinzas, resultantes da queima, foram recolhidas e colocadas no mesmo pacote. Nessa situação, observou-se que a massa final era menor que a inicial. Desconsiderando as perdas durante o processo de transferência das cinzas, é correto afirmar que a
a) massa das cinzas é menor que a do carvão, devido à sua menor densidade.
b) massa das cinzas é diferente à do carvão, uma vez que esse é mais pesado que as cinzas.
c) queima do carvão discorda da Lei de Conservação das Massas, visto que a massa final é menor que a inicial.
d) reação respeita a Lei de Lavoisier, apesar da massa final ser menor que a inicial, por se tratar de um sistema aberto.
CEFET-MG 2009.1 - QUESTÃO 42
Associe cada substância à sua respectiva característica.
SUBSTÂNCIAS
1- NaCl
2- HCl
3- NaOH
4- H2SO4
CARACTERÍSTICAS
( ) usa-se na fabricação de sabão.
( ) constitui o principal componente do aço.
( ) está presente na bateria de automóveis.
( ) utiliza-se na preservação de alimentos. 5- Fe
A sequência correta encontrada é
a) 1, 3, 2, 5.
b) 3, 5, 4, 1.
c) 4, 2, 1, 5.
d) 5, 4, 3, 2.
BIOLOGIA
CEFET-MG 2009.1 - QUESTÃO 43
Admite-se que os primeiros seres vivos da Terra surgiram da organização de moléculas orgânicas complexas, formadas a partir de moléculas mais simples. Nesse contexto, esses organismos teriam nutrição do tipo ___________ e obtinham energia por ___________.
a) homeotrófica – oxidação.
b) autotrófica – fotossíntese.
c) isotrófica – quimiossíntese.
d) heterotrófica – fermentação.
CEFET-MG 2009.1 - QUESTÃO 44
O aquário marinho montado pela professora de Biologia continha um exemplar dos seguintes filos: Cnidário, Molusco e Cordado.
Os exemplares escolhidos, na ordem citada, são
a) coral, ofiúro, anfioxo.
b) anêmona, ostra, peixe.
c) estrela-do-mar, mexilhão, ouriço-do-mar.
d) medusa, pepino-do-mar, cavalo-marinho.
CEFET-MG 2009.1 - QUESTÃO 45
A produção de sementes é considerada uma adaptação importante de certos grupos vegetais ao ambiente terrestre. Esses grupos podem ser representados por
a) musgos e gramíneas.
b) avencas e orquídeas.
c) samambaias e pinheiros.
d) pinheiros e leguminosas.
CEFET-MG 2009.1 - QUESTÃO 46
A figura abaixo apresenta uma célula eucarionte.
Sobre as estruturas numeradas nessa célula, é correto afirmar que
a) 6 armazena DNA.
b) 8 sintetiza proteínas.
c) 1 está presente nos animais.
d) 5 apresenta pigmento fotossintetizante.
CEFET-MG 2009.1 - QUESTÃO 47
A ilustração refere-se a uma glândula do sistema endócrino.
Disponível em: <http://www.colegioweb.com.br,>. Acesso em: 03 out. 2008.
O aumento da glândula (I) acarreta um quadro clínico muito comum representado em (II). A glândula e o quadro clínico são, respectivamente,
a) tireóide e bócio.
b) hipófise e bócio.
c) tireóide e elefantíase.
d) hipófise e elefantíase.
CEFET-MG 2009.1 - QUESTÃO 48
Os seres vivos mantém invariavelmente relações entre si que permitem a sua sobrevivência. A relação entre o homem e o verme
Ascaris lumbricoides equivale à observada entre
a) o pássaro-anu e o boi.
b) o fungo e as algas liquênicas.
c) o cipó-chumbo e a goiabeira.
d) a orquídea e a árvore leguminosa.
GEOGRAFIA
CEFET-MG 2009.1 - QUESTÃO 49
Sobre os fusos horários no Brasil, afirma-se:
I- O território nacional adota três fusos horários por motivo de praticidade.
II- A hora oficial do país se iguala ao do primeiro fuso, durante o horário de verão.
III- O estado do Pará compartilha o mesmo fuso que o horário oficial de Brasília.
IV- As cidades mineiras estão três horas adiantadas em relação às do Acre.
Estão corretas apenas as afirmativas
a) I, II e III.
b) I, II e IV.
c) I, III e IV.
d) II, III e IV.
CEFET-MG 2009.1 - QUESTÃO 50
A questão (50) refere-se à imagem abaixo.
FONTE: MOREIRA, João Carlos. SENE, Eustáquio de. Geografia geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2004.
A sequência I, II, III e IV da variação altitudinal da vegetação corresponde, respectivamente, à
a) floresta temperada, floresta de coníferas, tundra e floresta tropical.
b) tundra, floresta de coníferas, floresta temperada e floresta tropical.
c) floresta de coníferas, tundra, floresta temperada e floresta tropical.
d) floresta tropical, floresta temperada, tundra e floresta de coníferas.
CEFET-MG 2009.1 - QUESTÃO 51
A questão (51) refere-se aos gráficos abaixo.
Disponível em: <www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/projecao_da_populacao/ piramide/piramide.shtm> Acesso em: 29 set. 2008.
Disponível em: <www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/projecao_da_populacao/
piramide/piramide.shtm> Acesso em: 29 set. 2008.
A partir da análise das pirâmides, é correto afirmar que houve a(o)
a) redução da PEA e da taxa de natalidade.
b) ampliação do número de idosos e da população relativa.
c) aumento da expectativa de vida e diminuição da fecundidade.
d) decréscimo da densidade demográfica e incremento da população absoluta.
CEFET-MG 2009.1 - QUESTÃO 52
Sobre o processo de urbanização mundial e suas características, é correto afirmar que
a) os países de economias emergentes tendem ao crescimento urbano.
b) as megacidades exercem controle sobre os sistemas econômicos globais.
c) as cidades perderam sua importância na atual economia globalizada.
d) as regiões desenvolvidas receberam o maior crescimento urbano neste século.
CEFET-MG 2009.1 - QUESTÃO 53
A questão (53) refere-se ao gráfico abaixo.
FONTE: HUGON, Paul. Demografia brasileira. São Paulo, Atlas/Edusp, 1973. p. 56; e dados do IBGE. (adaptado)
Pela análise da dinâmica demográfica apresentada, é INCORRETO afirmar que a
a) grande parte dos imigrantes chegou ao Brasil no período entre o fim da escravidão e o da Primeira Guerra Mundial.
b) entrada de imigrantes europeus no período pós-abolição da escravatura deu-se por motivos de atração populacional.
c) instituição do regime militar significou uma queda na entrada de estrangeiros no Brasil, intensificando o processo de emigração.
d) maior entrada de estrangeiros no Brasil foi a partir da instituição da Lei de Cotas associada à fuga de europeus no período entre guerras.
CEFET-MG 2009.1 - QUESTÃO 54
A região Centro-sul do país tornou-se a mais industrializada por uma série de fatores, EXCETO pela(o)
a) acumulação de capitais, proveniente da agro exportação do café.
b) proximidade de portos como o de Santos, Rio de Janeiro e Vitória.
c) potencial hidroelétrico, primordialmente da bacia do São Francisco.
d) concentração de mão-de-obra, especialmente de imigrantes europeus.
HISTÓRIA
CEFET-MG 2009.1 - QUESTÃO 55
O movimento operário, nas primeiras décadas do século XX, foi extremamente ativo e combativo, principalmente, nas capitais dos estados brasileiros. Sobre a mobilização dos trabalhadores nesse período, é correto afirmar que a
a) luta contra o governo oligárquico conduziu à vitória dos partidos socialistas de base operária em vários pleitos eleitorais.
b) autonomia sindical passou a ser regulamentada pelo Ministério do Trabalho para ampliar a força política das organizações operárias.
c) solidariedade possuía entre os grupos de diversas ideologias políticas um valor considerado fundamental para a organização proletária.
d) sindicalização acentuada dos trabalhadores urbanos contribuiu para o aprimoramento político-intelectual dos grupos anarquistas, visando romper o pacto federativo oligárquico no Sertão Nordestino.
CEFET-MG 2009.1 - QUESTÃO 56
Em 1922, realizou-se, por iniciativa de artistas, poetas e intelectuais, em São Paulo, a Semana de Arte Moderna, propondo novas formas de ver e representar o Brasil.
A citação que melhor interpreta esse fato histórico é:
a) “Minha terra tem palmeiras,/Onde canta o sabiá,/As aves que aqui gorjeiam,/Não gorjeiam como lá./Nosso céu tem mais estrelas,/Nossas várzeas têm mais flores,/Nossos bosques têm mais vida,/Nossa vida mais amores. [...]”.
b) “[...] E que o rufo de um automóvel, nos trilhos de dois versos, espante da poesia o último Deus homérico, que ficou a dormir e sonhar, em plena era do jazz e do cinema, com a flauta dos pastores da Arcádia e os seios divinos de Helena!”
c) “[...] Ontem a Serra Leoa, /A guerra, a caça ao leão, /O sono dormido à toa/Sob as tendas d’amplidão!/Hoje...o porão negro, fundo,/Infecto, apertado, imundo,/Tendo a peste por jaguar.../E o sono sempre cortado/Pelo arranco de um finado,/E o baque de um corpo ao mar... [...] .”
d) “[...] podeis entretanto estar certos de que a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo, nossa luz e força, permanecerá em vosso espírito: Ele vos defenderá das misérias deste mundo; um dia alcançareis o prêmio que o Senhor tem preparado(se converter-des sinceramente para Ele) que é a glória eterna.”
CEFET-MG 2009.1 - QUESTÃO 57
Abaixo seguem-se versos de um samba composto por Ataulfo Alves e Felisberto Martins em 1941.
“O Estado Novo
Veio para nos orientar
No Brasil não falta nada
Mas precisa trabalhar
Tem café, petróleo e ouro
Ninguém pode duvidar
E quem for pai de quatro filhos
O presidente manda premiar
É negócio casar!”.
Esses versos expressam uma ideologia governamental, que se apoia na(o)
a) defesa do nacionalismo econômico como agente do desenvolvimento capitalista brasileiro.
b) fortalecimento dos partidos políticos como representantes dos interesses das classes trabalhadoras.
c) exaltação das liberdades políticas como promotora da formação educacional da sociedade brasileira.
d) aprimoramento dos laços matrimoniais como garantia da socialização dos meios de produção da riqueza.
CEFET-MG 2009.1 - QUESTÃO 58
“Não foi 1968. Foi todo um amplo período dos fins dos anos 50 ao início dos 70. 1968 sobreveio como um espasmo, catalizando uma dramática metamorfose cultural”. (SEVCENKO, Nicolau. Jornal Folha de São Paulo. São Paulo, 2 de maio de 1993).
NÃO faz parte dessa metamorfose cultural brasileira a(o)
a) surgimento do Cinema-Novo, que anunciava: “uma câmera na mão, uma idéia na cabeça”.
b) criação dos Centros Populares de Cultura da UNE, que defendiam o slogan: “Brasil, Ame-o ou Deixe-o”.
c) eclosão da Tropicália, que evocava a alegoria do Brasil: “o poeta desfolha a bandeira/ e a manhã tropical se anuncia”.
d) florescimento dos Festivais da Canção, que registravam os versos de protesto: “ Caminhando e cantando / E seguindo a canção“.
CEFET-MG 2009.1 - QUESTÃO 59
Observe a imagem abaixo que registra um importante acontecimento político.
Essa manifestação refere-se à(o)
a) contexto de transição política assinalado pelo fim do regime autoritário no Brasil.
b) campanha pela anistia política deflagrada por vários partidos de oposição.
c) movimento das reformas de base proposto pelo governo populista de João Goulart.
d) retomada das eleições diretas para governos estaduais por meio da emenda Dante de Oliveira.
CEFET-MG 2009.1 - QUESTÃO 60
Muitos historiadores e cientistas sociais afirmam que um dos fatos mais significativos da história política de nosso País foi a promulgação da Constituição de 1988.
Sobre essa Constituição, é correto afirmar que
a) estabeleceu novas relações de poder no Brasil, preponderando a política do Poder Executivo sobre o Legislativo e o Judiciário.
b) consolidou os direitos sociais das classes trabalhadoras urbanas e rurais, eliminando os conflitos de classes no campo e na cidade.
c) promoveu a nacionalização das empresas privadas capitalistas, aumentando a capacidade produtiva do parque industrial brasileiro.
d) inaugurou um novo arcabouço jurídico-constitucional, ampliando as liberdades civis e direitos fundamentais para o cidadão brasileiro.
COMENTÁRIOS