Prova CEFET-MG 2010.2 (Concomitância) com Gabarito

Prova CEFET-MG 2010.2 (Concomitância) com Gabarito LÍNGUA PORTUGUESA As questões de  (01)  a  (07)  referem-se ao texto seguinte. Texto...
Prova CEFET-MG 2010.2 (Concomitância) com Gabarito
Prova CEFET-MG 2010.2 (Concomitância) com Gabarito

LÍNGUA PORTUGUESA

As questões de (01) a (07) referem-se ao texto seguinte.

Texto I

Amor a distância

Os brasileiros estão ficando cada vez mais móveis. Nascem em uma cidade, estudam em outra cidade, arranjam trabalho (quando arranjam trabalho) numa terceira, numa quarta, numa quinta cidade. Uma situação que repercute nas amizades, na relação com parentes e até na vida dos casais. Não é raro hoje que homem e mulher passem algum tempo, às vezes um longo tempo, separados. No caso de gente jovem, esta situação pode resultar de vestibular: o rapaz vai cursar a faculdade num lugar, a moça em outro. Curiosamente, problemas também surgem quando os dois fazem vestibular para uma mesma faculdade. A Folha de São Paulo publicou uma matéria a respeito, mostrando os conflitos que emergem quando o casalzinho está disputando uma vaga. Um psicoterapeuta foi ouvido a respeito e acabou confessando que ele próprio terminara um relacionamento quando, ao contrário da namorada, passara no vestibular:

“Eu não tinha com quem comemorar.”

***

Mesmo quando os dois podem comemorar juntos, a perspectiva de uma separação geográfica não é agradável. Verdade que no passado, quando a comunicação e as viagens eram difíceis, isto era ainda pior. Frequentemente a paixão dependia da correspondência, do correio. Cartas de amor acabaram fazendo história, e isto foi o que aconteceu com os tristemente famosos amantes do século doze, Abelardo e Heloísa.  Pedro Abelardo era um famoso professor de filosofia e teologia em Paris. Entre seus alunos, estava a bela e brilhante Heloísa, por quem o mestre apaixonou-se perdidamente: "... nossa paixão não omite qualquer dos graus do amor e se orna de tudo aquilo que o amor pode inventar de raro." Chegaram a ter um filho, casaram secretamente, mas o tio de Heloísa, o cônego Fulbert, era contrário à união e ameaçou os dois. Abelardo levou a amada para uma abadia; pensando que ele tivesse abandonado a sobrinha, Fulbert contratou bandidos que atacaram e emascularam Abelardo. Definitivamente separado de Heloísa, ele tornou-se monge. Os dois mantiveram uma longa correspondência, que até hoje nos impressiona pela intensidade da paixão.

***

Será que o e-mail substitui as cartas de amor? Será que Abelardo e Heloísa passariam à História usando a linguagem típica das mensagens eletrônicas, tipo “Naum esqueci de vc”? E onde está o papel, manchado de lágrimas? E a trêmula caligrafia? Não adianta chorar pelo leite derramado (nem pelo pranto derramado). Vivemos novos tempos e temos de nos adaptar a eles. O importante é que as pessoas continuam se querendo. A tecnologia e os hábitos mudam. O amor, mesmo a distância, continua igual.

SCLIAR, Moacyr. Disponível em:<http:www.moacyrscliar.com> Acesso em: 22 abr. 2010.

QUESTÃO 01
CEFET-MG: Pela leitura do texto, conclui-se que o amor a distância

I- é uma característica da sociedade atual que se tornou itinerante.

II- pode ser minimizado pelas correspondências via correio ou por e-mail. 

III- está fadado ao fracasso, pois uma separação geográfica pode comprometê-lo. 

IV- promove a intensidade das paixões por meio de recursos tecnológicos.

São corretos apenas os itens

a) I e II.

b) I e IV.

c) II e III.

d) III e IV.


QUESTÃO 02
CEFET-MG: No 3º parágrafo, o autor incorpora a citação (...) nossa paixão não omite qualquer dos graus do amor e se orna de tudo aquilo que o amor pode inventar de raro, com o objetivo de

a) exemplificar o que afirma anteriormente. 

b) marcar a alternância de fala no diálogo.

c) dar credibilidade à idéia que defende.

d) conferir autoridade ao seu discurso.


QUESTÃO 03
CEFET-MG: Considerando-se os dois últimos parágrafos, pode-se inferir que

I- as pessoas amavam com mais intensidade no passado.

II- a tecnologia diminuiu a distância entre as pessoas que se amam.

III- o autor mostra-se resignado em relação à linguagem das mensagens eletrônicas.

IV- as cartas manuscritas guardavam marcas do sofrimento dos amantes.

Estão corretas apenas as afirmativas

a) I e II.

b) I e III.

c) III e IV.

d) II e IV.


QUESTÃO 04
CEFET-MG: As normas gramaticais foram obedecidas no período reescrito em:

a) “Cartas de amor acabaram fazendo história, (...)”
ACABOU, POR FAZER HISTÓRIA, CARTAS DE AMOR.

b) “Vivemos novos tempos e temos de nos adaptar a eles.”
VIVEMOS NOVOS TEMPOS E TEMOS QUE ADAPTARMO-NOS A ELES.

c) “Entre seus alunos, estava a bela e brilhante Heloísa, por quem o
mestre apaixonou-se perdidamente (...)”
ENTRE SEUS ALUNOS, ESTAVA A BELA E BRILHANTE HELOÍSA, COM A
QUAL O MESTRE APAIXONOU-SE PERDIDAMENTE.

d) “Um psicoterapeuta foi ouvido a respeito e acabou confessando
que ele próprio terminara um relacionamento (...)”
OUVIU-SE, A RESPEITO, UM PSICOTERAPEUTA QUE ACABOU CONFESSANDO QUE ELE PRÓPRIO TERMINARA UM RELACIONAMENTO.


QUESTÃO 05
CEFET-MG: Os termos constituintes da frase foram colocados na ordem direta em:

a) “O amor, mesmo a distância, continua igual.”

b) “Vivemos novos tempos e temos de nos adaptar a eles.”

c) “Entre seus alunos, estava a bela e brilhante Heloísa,(...)”

d) “No caso de gente jovem, esta situação pode resultar de vestibular (...)”


QUESTÃO 06
CEFET-MG: A palavra destacada expressa ponto de vista do autor em:

a) “Curiosamente, problemas também surgem quando os dois fazem vestibular para uma mesma faculdade.” 

b) “Frequentemente a paixão dependia da correspondência, do correio.”

c) “Definitivamente separado de Heloísa, ele tornou-se monge.” 

d) “Chegaram a ter um filho, casaram secretamente, (...)” 


QUESTÃO 07
CEFET-MG: A forma verbal grifada indica uma ação anterior à outra já passada em:

a) “Os brasileiros estão ficando cada vez mais móveis.”

b) “A Folha de São Paulo publicou uma matéria a respeito, (...)

c) “Não é raro hoje que homem e mulher passem algum tempo, às vezes um longo tempo, separados.”

d) “Um psicoterapeuta foi ouvido a respeito e acabou confessando que ele próprio terminara um relacionamento...”


As questões (08) e (09) referem-se ao texto seguinte.

Texto II

Sermão do Mandato (fragmento)

(…) Tudo cura o tempo, tudo faz esquecer, tudo gasta, tudo digere, tudo acaba. Atreve-se o tempo a colunas de mármore, quanto mais a corações de cera! São as afeições como as vidas, que não há mais certo sinal de haverem de durar pouco, que terem durado muito. São como as linhas, que partem do centro para a circunferência, que quanto mais continuadas, tanto menos unidas. Por isso os antigos sabiamente pintaram o amor menino; porque não há amor tão robusto que chegue a ser velho. De todos os instrumentos com que o armou a natureza, o desarma o tempo. Afrouxa-lhe o arco, com que já não atira; embota-lhe as setas, com que já não fere; abre-lhe os olhos, com que vê o que não via; e faz-lhe crescer as asas, com que voa e foge. A razão natural de toda esta diferença é porque o tempo tira a novidade às coisas, descobre-lhe os defeitos, enfastia-lhe o gosto, e basta que sejam usadas para não serem as mesmas. Gasta-se o ferro com o uso, quanto mais o amor! O mesmo amar é causa de não amar e o ter amado muito, de amar menos. (...) 

VIEIRA, Padre Antônio. In Sermão do Mandato (1643).  Disponível em: <http://www.cce.ufsc.br/~nupill/literatura/BT2803031.html>. Acesso em: 09 abr. 2010.

QUESTÃO 08
CEFET-MG: No texto, as afeições humanas são comparadas 

a) ao amor e ao acaso.

b) às vidas e às linhas.

c) ao menino e ao velho.

d) ao tempo e à natureza.


QUESTÃO 09
CEFET-MG: Sobre esse fragmento, afirma-se:

I- Tempo e natureza desempenham ações complementares.

II- O autor usa linguagem antitética, comum ao estilo Barroco.

III- O recurso da gradação enfatiza o caráter efêmero do tempo.

IV- O autor lança mão de um paradoxo no último período do texto.

Estão corretos apenas os itens

a) II, III e IV.

b) I, II e III.

c) II e IV.

d) I e III.


As questões (10) e (11) referem-se ao texto seguinte, retirado do Canto IV do poema épico O Uraguai.

Texto III

Canto IV (fragmento)

Entram enfim na mais remota e interna
Parte de antigo bosque, escuro e negro,
Onde ao pé de uma lapa cavernosa
Cobre uma rouca fonte, que murmura,
Curva latada de jasmins e rosas.
Este lugar delicioso e triste,
Cansada de viver, tinha escolhido
Para morrer a mísera Lindóia.
Lá reclinada, como que dormia,
Na branda relva e nas mimosas flores,
Tinha a face na mão, e a mão no tronco
De um fúnebre cipreste, que espalhava
Melancólica sombra. (...)
Os olhos, em que Amor reinava, um dia,
Cheios de morte; e muda aquela língua
Que ao surdo vento e aos ecos tantas vezes
Contou a larga história de seus males.
Nos olhos Caitutu não sofre o pranto,
E rompe em profundíssimos suspiros,
Lendo na testa da fronteira gruta
De sua mão já trêmula gravado
O alheio crime e a voluntária morte.
E por todas as partes repetido
O suspirado nome de Cacambo.
Inda conserva o pálido semblante
Um não sei quê de magoado e triste,
Que os corações mais duros enternece.
Tanto era bela no seu rosto a morte!

QUESTÃO 10
CEFET-MG: O poema O Uraguai é considerado épico porque contém

a) versos livres.

b) narração de uma história.

c) versos decassílabos brancos.

d) encenação de um episódio amoroso.


QUESTÃO 11
CEFET-MG: Sobre o fragmento anterior, NÃO é correto afirmar que

a) a natureza expressa sentimentos de tristeza e melancolia.

b) a morte de Lindóia comprova que o amor finda com o tempo.

c) os quatro versos finais apresentam característica do gênero lírico.

d) o uso da inicial maiúscula em Amor, no décimo quarto verso, remete a uma personificação do sentimento.


As questões (12) e (13) referem-se ao seguinte fragmento.

Vida Boa

“Moro num lugar
Numa casinha inocente do sertão
De fogo baixo aceso no fogão, fogão à lenha ai ai
Tenho tudo aqui
Umas vaquinha leiteira, um burro bão
Uma baixada ribeira, um violão e umas galinha ai ai
Tenho no quintal uns pé de fruta e de flor
E no meu peito por amor, plantei alguém (plantei
alguém)”

VICTOR E LEO. Vida Boa. CD, 2004. (produção independente)

QUESTÃO 12
CEFET-MG: O princípio árcade que se reedita na letra da canção acima é a(o)

a) convencionalismo amoroso.

b) exaltação da figura de um pastor.

c) crítica ao padrão de vida do meio urbano.

d) valorização da vida simples em contato com a natureza. 


QUESTÃO 13
CEFET-MG: NÃO é correto afirmar que o fragmento acima 

a) utiliza linguagem coloquial. 

b) aproveita temas da literatura erudita.

c) expressa o imaginário do homem rural.

d) evidencia a fuga dos problemas cotidianos.


QUESTÃO 14
CEFET-MG: Pondera agora com mais atenção a formosura de D. Angela.

Não vi em minha vida a formosura,
Ouvia falar nela cada dia,
E ouvida me incitava, e me movia
A querer ver tão bela arquitetura.
Ontem a vi por minha desventura
Na cara, no bom ar, na galhardia
De uma Mulher, que em Anjo se mentia,
De um Sol, que se trajava em criatura.
Me matem (disse então vendo abrasar-me)
Se esta a cousa não é, que encarecer-me.
Sabia o mundo, e tanto exagerar-me.
Olhos meus (disse então por defender-me)
Se a beleza hei de ver para matar-me,
Antes, olhos, cegueis, do que eu perder-me.

MATOS, Gregório de. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br>. Acesso em: 02 abr. 2010.

No poema acima, a mulher NÃO representa um(a)

a) pureza angelical. 

b) grandeza absoluta.

c) beleza acessível.

d) desejo pecaminoso.


QUESTÃO 15
CEFET-MG: A mensagem presente no gênero lírico centraliza-se no emissor – o eu poético – que se volta para si mesmo e expressa suas emoções e sua visão afetiva do mundo.

Essa afirmação fica evidente no seguinte fragmento de poema:

a) “Nasce o Sol, e não dura mais que um dia:
depois da luz se segue a noite escura,
em tristes sombras morre a formosura,
em contínuas tristezas a alegria”.
(Gregório de Matos)

b) “Quando Ismália enlouqueceu,
Pôs-se na torre a sonhar...
Viu uma lua no céu,
Viu outra lua no mar.”
(Alphonsus de Guimaraens) 

c) “Irmão das coisas fugidias, 
não sinto gozo nem tormento.
Atravesso noites e dias
no vento”.
(Cecília Meireles)

d) “Os amantes se guardam,
se protegem
dos ruídos da noite
e de tão breves,
tornam eterno
o que entretecem
sob o lençol dos hábitos
terrestres”.
(Carlos Nejar) 



MATEMÁTICA

QUESTÃO 16
CEFET-MG: Três ciclistas AB e C pretendem dar seis voltas na orla da Lagoa da Pampulha. O referencial de partida é a Igreja de São Francisco de Assis, de onde saem, simultaneamente, às 7h. A gasta 30 minutos para dar uma volta, B, 45 minutos e C, 60 minutos. Mantendo cada um a mesma velocidade em todas as voltas e supondo que não aconteça nenhum imprevisto, os três voltarão a se encontrar no ponto de partida, às

a) 9 h.

b) 10 h.

c) 11 h.

d) 12 h.


QUESTÃO 17
CEFET-MG: O conjunto imagem da função definida por cefet é cefet .
Com base nesses dados, pode-se afirmar que o domínio dessa função

a) é o conjunto real cefet .

b) é o conjunto cefet .

c) está contido no intervalo cefet .

d) é o intervalo cefet .


QUESTÃO 18
CEFET-MG: O aumento percentual da área de um círculo quando o seu raio aumenta de 25 % é de

a) 25

b) 37,5

c) 50

d) 56,25


QUESTÃO 19
CEFET-MG: Em relação ao triângulo ABC da figura, é correto afirmar que

cefet

a) a área é 20√3 cm².

b) o perímetro é 10 cm.

c) o seno do ângulo C é cefet .

d) a medida do segmento BH é cefet cm.


QUESTÃO 20
CEFET-MG: Simplificando a expressão cefet obtém-se o valor

a) 1

b) 2

c) 5

d) 10


QUESTÃO 21
CEFET-MG: Se um prêmio de vinte e um milhões, sessenta e três mil e quarenta e dois reais foi dividido entre sete pessoas em partes iguais, então, cada participante do prêmio recebeu, em reais, a quantia de

a) 3.009.006,00.

b) 3.090.060,00.

c) 3.090.600,00.

d) 3.096.000,00.


QUESTÃO 22
CEFET-MG: A área de um triângulo ABC pode ser calculada por diversas fórmulas, dentre elas:

cefet

Na figura abaixo, as circunferências têm centros nos pontos NF e P e são tangentes. Se os raios medem, respectivamente, 10 cm, 4 cm e 1 cm, então, a área do triângulo FNP, em cm², é

cefet

a) 10 √2

b) 15 √3

c) 20 √2

d) 25 √3


QUESTÃO 23
CEFET-MG: Sabendo-se que os pontos ABCDE, e F dividem a circunferência em seis arcos congruentes, a medida, em graus, do ângulo BCF da figura é

cefet

a) 45

b) 60

c) 90

d) 120


QUESTÃO 24
CEFET-MG: Fatorando a expressão x³ y² + 2 x² y² + x y², obtém-se 

a) x y² (x² + y²)

b) x y² (x² + 2x)

c) x y² (x + 1)²

d) (x + 1) (y + 1)


QUESTÃO 25
CEFET-MG: O valor do seno do arco de medida cefet radianos é

cefet

GABARITO.  .

QUESTÃO 26
CEFET-MG: “Divulgados os cursos técnicos e superiores para o processo seletivo do 2º semestre de 2010 do CEFET-MG.”

Ao ler essa notícia, um candidato observou que havia um total de 440 vagas para Belo Horizonte e que o número de vagas para os cursos superiores excedia em 200 o dos cursos técnicos. Dessa forma, a soma dos algarismos do número de vagas dos cursos técnicos é 

a) 3

b) 4

c) 5

d) 6


QUESTÃO 27
CEFET-MG: No conjunto dos números reais, o domínio da função cefet é

a) cefet .



b) { x  ∈ cefet / – 2 < x ≤ 1 }

c) { x ∈ cefet / x ≤ –3 ou x > 3 }

d) { x ∈ cefet / x ≤ – 3 ou – 2 < x ≤ 1 ou x > 3 }


QUESTÃO 28
CEFET-MG: O conjunto solução da equação cefet é

a) { 0 }.

b) { 2 }.

c) { – 3 }.

d) { – 3, 0, 2 }.


QUESTÃO 29
CEFET-MG: O telhado de uma casa tem a forma de um trapézio, em que sua base maior mede 6 m, a menor 4 m e a altura 15 m. Um fabricante de telhas afirma que 16 telhas cobrem um metro quadrado. Considerando esses dados, o número de telhas necessário para construir esse telhado é

a) 2000.

b) 1400.

c) 1200.

d) 700.


QUESTÃO 30
CEFET-MG: Na figura, o triângulo OBD é retângulo em B. As medidas dos segmentos BDAC e AO, são, respectivamente, 5 cm, 3 cm e 4 cm. Portanto, a medida do segmento AB, em cm, é

cefet

cefet

FÍSICA

Constantes físicas

aceleração da gravidade na Terra = 10 m/s²
cos 30° = 0,86
sen 30° = 0,50

QUESTÃO 31
CEFET-MG: No desenho abaixo, um corpo B, de massa igual a 4M, está suspenso em um dos pontos equidistantes de uma barra homogênea, de comprimento L e massa M, que se encontra apoiado em uma cunha

cefet

Para que a barra permaneça em equilíbrio horizontal, um corpo A de massa M deverá ser suspenso no ponto 

a) I.

b) II.

c) III.

d) IV.


QUESTÃO 32
CEFET-MG: O gráfico da velocidade em função do tempo representa o movimento de uma partícula.

cefet

Esse movimento pode ser classificado como _______  no intervalo de tempo compreendido entre _______ .

A opção que completa, corretamente, as lacunas acima é

a) acelerado, zero e 1 h.

b) acelerado, zero e 2 h.

c) desacelerado, zero e 1 h.

d) desacelerado, 1 h e 2 h.


QUESTÃO 33
CEFET-MG: Um sistema é constituído por uma mola e duas esferas com características idênticas. Uma delas comprime em 10,0 cm a mola de constante elástica igual a 800 N/m. Ao abandonar a mesma, a esfera colide elasticamente com a outra em repouso.

cefet

Desprezando-se o atrito entre as esferas e a superfície, o valor da velocidade adquirida por B, em m/s, após a colisão, é igual a

a) 2,0.

b) 2,5.

c) 4,0.

d) 4,5.


QUESTÃO 34
CEFET-MG: Considere os vetores cefet desenhados abaixo.

cefet

A operação vetorial cefet está melhor representada pelo segmento orientado de reta em

cefet


QUESTÃO 35
CEFET-MG: O esquema seguinte ilustra o funcionamento de uma espingarda de ar comprimido.

cefet

O pistão dessa espingarda, de área de seção igual a 10 πcm², ao ser empurrado por uma força constante de 4000 N, comprime o ar no cilindro e impulsiona, através do cano de 1,00 m de comprimento dessa arma, um projétil, conhecido como chumbinho, de massa igual a 1,0 g e área de seção igual a 0,05 πcm². Admitindo que as perdas de pressão e o atrito entre o chumbinho e o cano sejam desprezíveis, a velocidade do projétil, em m/s, imediatamente após ser expelido dessa arma, é igual a

a) 100.

b) 200.

c) 300.

d) 400.


QUESTÃO 36
CEFET-MG: Três blocos AB e C, de massas MA = 1,0 kg e MB = MC = 2,0 kg, estão acoplados através de fios inextensíveis e de pesos desprezíveis, conforme o esquema abaixo.

cefet

Desconsiderando o atrito entre a superfície e os blocos e, também, nas polias, a aceleração do sistema, em m/s², é igual a

a) 2,0.

b) 3,0.

c) 4,0.

d) 5,0.


QUÍMICA

QUESTÃO 37
CEFET-MG: As propriedades físicas utilizadas na identificação e determinação da pureza de um sólido desconhecido são

a) densidade e cor.

b) solubilidade e massa.

c) temperatura de fusão e densidade.

d) temperatura de ebulição e volume.


QUESTÃO 38
CEFET-MG: Os recentes “apagões” verificados no Brasil, sobretudo no Rio de Janeiro, mostram a grande dependência da sociedade atual em relação à energia elétrica. O fenômeno da eletricidade só pôde ser explicado, no final do século XIX, por meio de experiências em tubos, contendo um pólo positivo e outro negativo, sob vácuo. Tais experimentos resultaram no modelo atômico de

a) Bohr.

b) Dalton.

c) Rutherford.

d) Thomson.


QUESTÃO 39
CEFET-MG: A disposição espacial de uma molécula pode ser prevista utilizando-se a teoria da repulsão dos pares eletrônicos da camada de valência. Com base nessa teoria, associe cada molécula à sua respectiva geometria.

GEOMETRIAS

1. linear

2. angular

3. piramidal

4. tetraédrica

5. trigonal plana

MOLÉCULAS

( ) SO2

( ) CO2

( ) BCl3

( ) CHCl3

A sequência correta encontrada é

a) 5, 2, 3 e 4.

b) 2, 1, 5 e 4.

c) 1, 5, 4 e 3.

d) 1, 2, 3 e 5.


QUESTÃO 40
CEFET-MG: Em abril de 2010, ao entrar em erupção na Islândia, o vulcão que fica entre as geleiras Eyjafjallajökull e Myrdalsjökull, lançou grande quantidade de gases e cinzas na atmosfera. Esses gases, ricos em dióxido de enxofre, em contato com a umidade do ar, formaram a chuva ácida. Os materiais particulados presentes nas cinzas impediram a passagem dos raios solares, diminuindo a temperatura atmosférica. Finalmente, a lava se solidificou, formou rochas vulcânicas e derreteu o gelo, causando enchentes.

Dentre os fenômenos indicados pelas palavras grifadas _______, são físicos, dos quais _______ referem-se a mudanças de estado de agregação.

Os números que completam, respectivamente, as lacunas, de forma correta, são 

a) 5 e 4.

b) 4 e 2.

c) 3 e 3.

d) 2 e 2.


QUESTÃO 41
CEFET-MG: Na equação química

2NaOH + ---- → Na---- + 2 ---- O ,

os termos que completam, corretamente, as lacunas são

a) H2SO4, SO4 e H2.

b) HNO3, NO3 e H.

c) H2S, H e S2.

d) HCl, Cl e H.


QUESTÃO 42
CEFET-MG: Nas sociedades modernas, algumas substâncias destacam-se em função da sua utilização, ou mesmo devido aos impactos ambientais causados pela sua produção. Sobre os compostos, a seguir, é INCORRETO afirmar que o

a) aço, material de elevada resistência, tem o ferro como principal constituinte.

b) hidróxido de cálcio pode ser usado na agricultura para corrigir a acidez do solo.

c) hidróxido de sódio é uma substância básica empregada na fabricação de sabão.

d) dióxido de carbono é o principal responsável pelo buraco na camada de ozônio.


BIOLOGIA

QUESTÃO 43
CEFET-MG: Várias pessoas usam aparelhos para correção da arcada dentária. Esse tratamento é baseado no processo realizado pelas células do tecido conjuntivo ósseo. Sobre esses tipos celulares, é correto afirmar que

a) têm muitas estrias transversais.

b) sintetizam componentes orgânicos.

c) captam estímulos ambientais variados.

d) possuem alta capacidade de contração.


QUESTÃO 44
CEFET-MG: A ilustração seguinte refere-se a uma estrutura celular.


Disponível em:<http://www.um.es/molecula/gragluci/mplasma.jpg>. Acesso em: 9 abr. 2010.

NÃO é função realizada por essa estrutura, a(o)

a) síntese de substâncias protéicas.

b) englobamento de partículas sólidas.

c) reconhecimento de substâncias químicas.

d) transporte de íons para o interior da célula.


QUESTÃO 45
CEFET-MG: Ao visitar o recém-inaugurado aquário da Bacia do Rio São Francisco, instalado na Fundação Zoobotânica de Belo Horizonte, um estudante analisou, cuidadosamente, um tanque onde foram colocados a vegetação original, água límpida, peixes variados e os sistemas de iluminação e de oxigenação da água. Diante dessas observações, ele correlacionou os conceitos estudados em ecologia e concluiu que o ambiente representa um(a) 

a) população.

b) comunidade.

c) ecossistema.

d) nicho ecológico.


QUESTÃO 46
CEFET-MG: Todas as atividades celulares dependem, de certa forma, da ação de proteínas, entre as quais, algumas são especiais e denominadas enzimas, cuja função é

a) catalisar as reações biológicas.

b) promover a adesão entre as células.

c) servir como depósito temporário de glicose.

d) lubrificar as juntas esqueléticas dos animais.


QUESTÃO 47
CEFET-MG: Analise o esquema das ploidias iniciais e finais dos processos de divisão celular.

cefet

Nesse esquema, AB e C representam, respectivamente,

a) meiose, meiose e mitose.

b) mitose, meiose e meiose.

c) meiose, mitose e mitose.

d) mitose, mitose e meiose.


QUESTÃO 48
CEFET-MG: Durante a metamorfose, o girino emite sinais químicos para as células de sua cauda, destruindo-a. A organela responsável por esse processo destrutivo é o 

a) ribossomo.

b) lisossomo.

c) condrioma.

d) ergastoplasma.


QUESTÃO 49
CEFET-MG: Em uma viagem, cuja saída foi às 9:30 horas de Salvador (BA) com destino a Rio Branco (AC), gastaram-se 8 horas, além de uma hora e meia durante a conexão no aeroporto de Brasília.

Portanto, o horário de chegada do avião, em horas, é igual a

a) 16.

b) 17.

c) 18.

d) 19.


QUESTÃO 50
CEFET-MG: A respeito das questões ambientais na Amazônia, afirma-se:

I- A região possui aptidão agrícola, com solos ricos, permitindo a expansão das fronteiras agrárias para o norte.

II- A concentração de queimadas encontra-se na borda setentrional, onde há desmatamento principalmente em Roraima, Amapá e Pará.

III- A criação de parques nacionais com exploração restrita surgiu como tentativa de preservar os recursos naturais locais.

IV- O uso do manejo ecológico pode ser aproveitado na área, derrubando árvores mais velhas e conservando as mais novas.

Estão corretas apenas as afirmativas

a) I e II.

b) I e IV.

c) II e III.

d) III e IV.


QUESTÃO 51
CEFET-MG: A questão (51) refere-se ao documento cartográfico abaixo.

cefet

Disponível em: <www.folha.com.br>. Acesso em: 21 abr. 2010.

A busca de novos espaços para a produção energética está associada à 

a) atuação das corporações privadas, planejadoras e gestoras hegemônicas do território público-privado.

b) expansão do capitalismo globalizado em busca de condições mais vantajosas para o desenvolvimento industrial.

c) diminuição das desigualdades intra-regionais da população ribeirinha, melhorando a distribuição geográfica da infra-estrutura.

d) legislação ambiental mais robusta em vigor nos países emergentes, caracterizados pela intensa fiscalização de seus recursos florestais.


QUESTÃO 52
CEFET-MG: A questão (52) refere-se à charge abaixo.

cefet

Sobre o processo responsável pela manutenção dos índices de desemprego, é correto afirmar que se relaciona com a(o)

a) precária formação escolar, desigualdade social e ausência de oportunidades de trabalho.

b) automação do processo industrial e redução dos altos índices de desemprego conjuntural.

c) aumento da população urbana, gerando excedente demográfico, subemprego e informalidade.

d) migração crescente das áreas rurais, criando uma superpopulação relativa, reserva de mão-de-obra e retração da economia.


QUESTÃO 53
CEFET-MG: Leia o trecho a seguir.

Atentado suicida mata dois policiais no Cáucaso russo

“Um novo atentado suicida matou nesta segunda-feira dois policiais, em frente a um prédio da polícia na Inguchétia, república instável do Cáucaso russo. O ataque aconteceu após uma série de atentados na semana passada na Rússia, que deixaram mais de 50 mortos.”

Disponível em: <http://veja.abril.com.br/agencias/afp/veja-afp/detail/2010-04-05-985188.shtml>.
Acesso em: 05 abr.10. (adaptado)

Sobre esse conflito, é correto afirmar que

a) apresenta ação militar russa intensa entre o Mar Negro e o Mar Cáspio, gerando uma reação de violência.

b) abrange todo o norte do Cáucaso, onde tribos tentam criar um Estado islâmico através do apoio internacional.

c) surgiu após a desintegração da ex-URSS, entre duas etnias que disputam as terras desde o início do século XX.

d) abriga em sua extensão territorial importantes dutos que abastecem as economias da Europa, apesar da sua escassez petrolífera.


QUESTÃO 54
CEFET-MG: A questão (54) refere-se à imagem abaixo.

cefet

Disponível em:<www.revistabrasileiros.com>. Acesso em: 19 abr. 2010

A análise do esquema anterior permite afirmar que

a) as reservas do pré-sal brasileiro estão localizadas na Região Sul, onde o país deverá explorar as riquezas.

b) o recurso energético da última camada é considerado como um possível gerador da estabilidade econômica do território.

c) as teorias sobre a profundidade dessa jazida relacionam-se com a separação dos continentes da Eurásia e África na era Paleozóica .

d) o Brasil anuncia descobertas gigantescas de campos carboníferosno momento em que o mundo desenvolvido se depara com a crise energética.


HISTÓRIA

QUESTÃO 55
CEFET-MG: Analise a tabela.

cefet

(RODRIGUE, Joelza Ester. História em documento: imagem e texto. São Paulo: FTD, 2006. v. 3, p. 269)

A partir dos dados acima e de seus conhecimentos a respeito da economia brasileira, entre as décadas de 1820-1910, é correto afirmar que a(o)

a) surto da borracha pode ser explicado pela expansão da indústria automobilística do período.

b) Primeira República significou uma ruptura em relação ao modelo agro-exportador, observado no período imperial.

c) mercado interno na região centro-sul do Brasil era desconsiderado pela produção econômica, baseada na plantation.

d) exportação do açúcar in natura decresceu, devido à ascensão de produtos industrializados como a cachaça e a rapadura.


QUESTÃO 56
CEFET-MG: “Uma agradável nova - A fábrica de tecidos Votorantim reabriu-se ontem recebendo as quarenta famílias que haviam sido despedidas numa das últimas greves, aumentando em dez por cento os salários do operariado e concedendo-lhes 10 horas de trabalhos diários. [...] Felizmente o caso teve uma solução e o nosso mais importante estabelecimento fabril funciona.”

Jornal Cruzeiro do Sul. Sorocaba, São Paulo, 27 jul. 1917, p. 03

Em relação a esse movimento social abordado pelo texto, é correto afirmar que as

a) agitações dos trabalhadores guardavam raízes nos grandes movimentos grevistas, ocorridos no fim do período imperial.

b) mobilizações políticas foram incentivadas pela onda de liberdade democrática, possibilitada pela instalação da República. 

c) greves operárias ficaram restritas à região centro-sul do Brasil, onde estavam localizadas as fábricas. 

d) idéias anarco-sindicalistas foram um ingrediente básico na condução da luta operária na época republicana.


QUESTÃO 57
CEFET-MG: Os textos abaixo referem-se a um movimento ocorrido na Primeira República (1889-1930), representando uma cisão das forças políticas que controlavam o poder.

Texto 1

“Ouro Preto comemora os 100 anos da Conferência de Rui Barbosa – Hoje (19), às 20 horas, completam-se os 100 anos da conferência de Rui Barbosa, no Teatro Municipal de Ouro Preto, [...] , como candidato a Presidente do Brasil. Para evocar a mensagem de Rui Barbosa, na qual se profetiza o destino de Ouro Preto como monumento cultural do Brasil e do mundo, serão representados, no mesmo palco histórico, trechos do pronunciamento de 1910.”

Jornal Tribuna Livre, 19 de fevereiro de 2010. Disponível em: <http://www.jornaltribunalivre.com.br/not/OP/fev_2010/19_02_2010_RUI%20BARBOSA.htm>. 
Acesso em: 21 abr. 2010.

Texto 2

“Pela primeira vez na história de seu pacto, São Paulo e Minas divergem em relação à escolha do candidato presidencial. Os nomes de Prudente de Morais, Rodrigues Alves e Afonso Pena são imposições desses estados. Agora, a divergência inicia-se pela rebelião dos mineiros contra o próprio Afonso Pena: derrotado o nome de Davi Campista, Minas indica Hermes da Fonseca.”

CARONE, Edgard. A Primeira República: 1889-1930. São Paulo: Difel, 1969. p. 228. (adaptado)

A mobilização dos diferentes setores em torno do nome de Rui Barbosa, a que os textos se referem, é denominada

a) Aliança Liberal.

b) Campanha Civilista.

c) Reação Republicana.

d) Movimento Tenentista.


QUESTÃO 58
CEFET-MG: Leia o trecho da letra de Cantores do Rádio, composta por Braguinha (João de Barro), Lamartine Babo e Alberto Ribeiro:

“Nós somos os cantores do rádio
Levamos a vida a cantar
De noite embalamos teu sono
De manhã nós vamos te acordar
Nós somos os cantores do rádio
Nossas canções, cruzando um espaço azul,
Vão reunindo
Num grande abraço
Corações de norte a sul [...]”

Essa música, gravada por Carmen e Aurora Miranda, apareceu no filme Alô Alô Carnaval de 1936. Sobre o papel do rádio nas décadas de 1930-40, é INCORRETO afirmar que

a) o programa Hora do Brasil mostrou o poder do rádio como instrumento de mobilização política. 

b) a difusão do rádio no Brasil decaiu no fim do Estado Novo com o estímulo do governo para compra de televisores. 

c) o alto índice de analfabetismo, associado à baixa renda da população, contribuiu para a massificação do rádio como meio de comunicação.

d) a popularização do rádio foi intensa ao ponto de programas de auditório, musicais, radionovelas e campeonatos esportivos terem alcance nacional.


QUESTÃO 59
CEFET-MG: Analise a imagem.

cefet

Charge publicada no dia 18 de fevereiro de 1974. Disponível em: < http://ziraldo.blogtv.uol.com.br/achargenotempo?p=5&ID_TAG=0&idBlog=127>. Acesso em: 22 abr. 2010.

A charge refere-se à(ao)

a) fim do chamado milagre econômico brasileiro com a desestabilização econômica, levando a um agudo descontrole financeiro.

b) crescimento da indústria automobilística com a desvalorização cambial, em virtude do aumento do preço da gasolina. 

c) campanha O Petróleo é nosso! promovida pelos governos militares, defendendo o monopólio estatal na extração do petróleo.

d) entrada do capital estrangeiro a partir de multinacionais do ramo automobilístico, facilitando a aquisição de carros pela população.


QUESTÃO 60
CEFET-MG: A questão (60) refere-se a um trecho do discurso de posse do Presidente Fernando Collor de Melo em 1990.

“Entendo assim o Estado não como produtor, mas como promotor do bem estar coletivo. Daí a convicção de que a economia de mercado é a forma comprovadamente superior de geração de riqueza, de desenvolvimento intensivo e sustentado.[...] Não abrigamos, a propósito, nenhum preconceito colonial ante o capital estrangeiro. Ao contrário: tornaremos o Brasil, uma vez mais, hospitaleiro em relação a ele […] Não nos anima a idéia de discriminar nem contra nem a favor dos capitais externos, mas esperamos que não falte seu concurso para a diversificação da indústria, a ampliação do emprego e a transferência de tecnologia em proveitodo Brasil. Em síntese, essa proposta de modernização econômica pela privatização [...] é a esperança de completar a liberdade política, reconquistada com a transição democrática, com a mais ampla e efetiva liberdade econômica”. 

(Discurso Pronunciado por Sua Excelência o Senhor Fernando Collor, Presidente da República Federativa do Brasil na Cerimônia de Posse no Congresso Nacional em 15 de março de 1990).  Disponível em: <http://www.collor.com/discursos1990_001.asp,>. Acesso em: 21 abr. 2010.

Esse texto explicita que o governo conduzirá suas ações com base na(o)

a) queda constante das taxas de juros, visando elevar o poder de compra e o controle da inflação.

b) fortalecimento da indústria nacional sob o controle do Estado com o objetivo de aquecer o mercado interno.

c) política de abertura econômica com práticas neoliberais implementadas a partir de sucessivos planos estatais.

d) incentivo a uma política de bem-estar, ampliando serviços sociais e direitos trabalhistas para intensificar a produção.


COMENTÁRIOS

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humanos,3,gestão de recursos humanos,1,gestão financeira,4,gestao hospitalar,4,gestão pública,2,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,161,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,4,procurador,2,professor,18,pronatec,3,prouni,5,prova da cebraspe,1,prova da ebserh,1,prova de enfermagem,1,provas,1460,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,13,provas cnu,23,provas concurso,305,provas da univesp,2,provas enade,402,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,37,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,13,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,5,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,3,provas nível médio,26,provas nível superior,158,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,10,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,12,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,2,psicologia,38,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,176,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,120,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2891,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,884,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,900,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,249,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,96,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,10411,questão de conhecimento específico,20,questão de conhecimento geral,30,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3986,questão de direito administrativo,325,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,296,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,157,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,382,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,920,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1757,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,135,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2279,questão de informática,242,questão de inglês,1872,questão de jornalismo,252,questão de legislação,361,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,125,questão de matemática,4488,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2810,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5396,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,467,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,264,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,129,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,160,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de 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engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,224,questão gastronomia,80,questão gestao comercial,80,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,81,questão gestão pública,79,questão gestão recursos humanos,25,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,130,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do 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INDAGAÇÃO: Prova CEFET-MG 2010.2 (Concomitância) com Gabarito
Prova CEFET-MG 2010.2 (Concomitância) com Gabarito
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