Prova CEFET-MG 2011.1 (Técnico) com Gabarito LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA As questões de (01) a (08) referem-se ao tex...
Prova CEFET-MG 2011.1 (Técnico) com Gabarito
LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA
As questões de (01) a (08) referem-se ao texto a seguir.
Texto I
A evolução das teorias
Os cientistas têm todo tipo de explicação para o surgimento dos humanos – da dança à rebeldia adolescente. Alguma delas vai resistir à pressão seletiva?
O que nos tornou humanos? Até pouco tempo atrás, havia poucas teorias para explicar o salto evolutivo que conferiu a nossos ancestrais a capacidade de raciocinar. O polegar opositor era uma candidata – deu a um grupo de hominídeos a chance de fazer movimentos de pinça, com os quais pôde produzir ferramentas. Outra tese era a linguagem. A possibilidade de falar nos fez criar símbolos, a essência de uma cultura. Uma terceira teoria era a vida em grupo. A necessidade de memorizar rostos e saber quemera fiel, quem traía, quem estava acima ou abaixo na hierarquia social teria dado origem a nossa inteligência. Todas essas teses são ótimas. Mas não chamam mais a atenção.
Em seu lugar, uma série de hipóteses mais ousadas tem ganhado espaço no meio científico. A mais recente é que devemos nossa inteligência... aos animais. Em artigo na revista Current Antropology, a americana Pat Shipman, da Universidade da Pensilvânia, diz que nossos ancestrais tiveram de entender o comportamento dos animais porque eram presas e, a partir da criação de ferramentas, também predadores. “Esse entendimento levou à linguagem e, em um último estágio, à domesticação dos animais”, me disse Shipman por e-mail.
Se você acha essa ideia esquisita, que tal a tese de que nós viramos humanos porque aprendemos a cozinhar? Ou porque gostamos de música? Ou – a minha preferida – porque nossos adolescentes são mais chatos que os adolescentes dos outros animais? Todas elas foram defendidas nos últimos dois anos. A evolução das teorias sobre nossa evolução tem um motivo: a seleção natural das pautas de revistas científicas. Quanto mais inusitada a proposta, mais chance de chamar a atenção – e de ser publicada.
Isso não quer dizer que elas não tenham mérito. Se não soubéssemos cozinhar, por exemplo, nosso maxilar teria de ser muito mais desenvolvido para mastigar alimentos duros e nosso estômago teria de ser maior (como o dos chimpanzés). Sobrariam menos espaço e energia para o cérebro.
O problema não é com as teorias inusitadas em si, mas com o próprio fato de procurar a atividade isolada que nos tornou humanos. “Procurar por um único aspecto é perda de tempo”, diz o psicólogo americano Michael Gazzaniga, da Universidade da Califórnia. “Posso falar porque já tentei”. E ainda tenta. Gazzaniga hoje aposta que nos tornamos humanos ao aprender a controlar impulsos e postergar o prazer.
“Cada evento em nossa evolução, seja cantar, cozinhar ou domesticar animais, é consequência de uma necessidade, que levou à outra”, diz o etólogo Eduardo Ottoni, da Universidade de São Paulo.
E a necessidade de criar teorias, de onde terá vindo?
BUSCATO, Marcela. Revista Época, Rio de Janeiro, 23 ago. 2010, n. 640, p. 132.
QUESTÃO 01
CEFET-MG: Ao abordar as teorias sobre evolução humana, a autora tem como principal propósito
a) divulgar as formulações pouco convencionais.
b) criticar a proliferação exagerada dessas teses.
c) discutir o fato de elas se pautarem num aspecto isolado.
d) explicitar os princípios em que se apóia cada uma delas.
QUESTÃO 02
CEFET-MG: A “evolução das teorias” a que se refere o título é justificada, no texto, pela
a) disputa por espaços de divulgação.
b) busca cada vez maior de precisão.
c) descoberta de tecnologias inovadoras.
d) conquista de contínuos avanços científicos.
QUESTÃO 03
CEFET-MG: NÃO há manifestação do ponto de vista da autora na seguinte passagem:
a) “Todas essas teses são ótimas.” (linha 11)
b) “O polegar opositor era uma candidata...” (linha 3)
c) “Ou – a minha preferida – porque nossos adolescentes são mais chatos que os adolescentes dos outros animais?” (linha 22)
d) “O problema não é com as teorias inusitadas em si, mas com o próprio fato de procurar a atividade isolada que nos tornou humanos.” (linha 34)
QUESTÃO 04
CEFET-MG: Sobre as perguntas colocadas na abertura e no fechamento do texto, é correto afirmar que
a) ambas dirigem-se diretamente ao leitor.
b) ambas são incorporações de vozes citadas.
c) a primeira delas sinaliza a temática do parágrafo.
d) a última delas sintetiza as idéias discutidas pela autora.
QUESTÃO 05
CEFET-MG: “A mais recente é que devemos nossa inteligência... aos animais.” (linha 13)
No trecho acima, o emprego das reticências
a) acentua a crítica do enunciador à tese em foco.
b) denota uma dúvida na construção do argumento.
c) marca a interrupção do fluxo de pensamento do interlocutor.
d) indica a incompletude do raciocínio lógico do discurso relatado.
QUESTÃO 06
CEFET-MG: “Até pouco tempo atrás, havia poucas teorias para explicar o salto evolutivo que conferiu a nossos ancestrais a capacidade de raciocinar.”
O termo destacado na passagem acima exerce a mesma função em:
a) “A mais recente é que devemos nossa inteligência... aos animais.”
b) “Se você acha essa ideia esquisita, que tal a tese de que nós viramos humanos porque aprendemos a cozinhar?”
c) “... a americana Pat Shipman, da Universidade da Pensilvânia, diz que nossos ancestrais tiveram de entender o comportamento dos animais.”
d) “Cada evento em nossa evolução, seja cantar, cozinhar ou domesticar animais, é consequência de uma necessidade, que levou à outra.”
QUESTÃO 07
CEFET-MG: Considere a passagem seguinte.
“Se você acha essa ideia esquisita, que tal a tese de que nós viramos humanos porque aprendemos a cozinhar? Ou porque gostamos de música? Ou – a minha preferida – porque nossos adolescentes são mais chatos que os adolescentes dos outros animais?”
A relação sintático-semântica estabelecida pelo conectivo em destaque NÃO foi interpretada corretamente em:
a) “Se você acha essa ideia esquisita...” - CONDIÇÃO
b) “Ou – a minha preferida –...” - ALTERNÂNCIA
c) “... porque aprendemos a cozinhar?” - CONSEQÜÊNCIA
d) “... que os adolescentes dos outros animais?”- COMPARAÇÃO
QUESTÃO 08
CEFET-MG: O verbo grifado está seguido de dois complementos em:
a) “Sobrariam menos espaço e energia para o cérebro.”
b) “Esse entendimento levou à linguagem e, em um último estágio, à domesticação dos animais.”
c) “Em seu lugar, uma série de hipóteses mais ousadas tem ganhado espaço no meio científico.”
d) “O polegar opositor era uma candidata – deu a um grupo de hominídeos a chance de fazer movimentos de pinça.
As questões de (09) a (15) referem-se ao livro Por parte de pai, de Bartolomeu Campos Queirós.
QUESTÃO 09
CEFET-MG: Ao longo do texto, o narrador manifesta uma visão da(o)
a) escrita, como registro fiel da verdade.
b) avô, como homem paciente e preguiçoso.
c) cidade, como lugar monótono e entediante.
d) escola, como espaço marcado por conflitos sociais.
QUESTÃO 10
CEFET-MG: Uma característica da estrutura narrativa dessa obra é o
a) espaço tipicamente interiorano.
b) enredo rigorosamente linear.
c) narrador plenamente onisciente.
d) tempo exclusivamente cronológico.
QUESTÃO 11
CEFET-MG: Julgue como verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas sobre o enredo de Por parte de pai:
( ) A alegria de tirar a sorte grande na loteria faz com que o avô enlouqueça e passe a escrever nas paredes da casa tudo que acontece.
( ) O receio de que o avô escrevesse nas paredes que o neto ainda urinava na cama fez com que o garoto se curasse do hábito inconveniente.
( ) Um dos medos que assalta os pensamentos do protagonista é o de que não fosse, de fato, filho daquele que considerava ser seu pai, o que o levaria também a não ser neto do avô que tanto adorava.
( ) Após ser benzido por Padre Libério, um desejo de ir para o seminário e se tornar padre surge na mente do narrador.
( ) A harmonia do relacionamento entre o neto e seus avós é definitivamente quebrada quando Jeremias, o galo de estimação do menino, vai para a panela.
( ) A morte da avó Esperança obriga o protagonista a deixar para sempre a casa da rua da Paciência.
A sequência correta encontrada é
a) V, V, V, F, F, F.
b) F, F, V, F, V, V.
c) V, V, F, V, V, V.
d) F, V, V, V, F, F.
QUESTÃO 12
CEFET-MG: A passagem, extraída de Por parte de pai, em que NÃO há apropriação de frases feitas e/ou ditados populares é:
a) “Se eu já sabia decifrar a língua dos dromedários, agora, com meu avô, aprendia a dizer uma coisa para valer outra”.
b) “Entre a paciência e a preguiça, com olhar enfastiado, ele me pedia sempre para não crescer. Filho criado é trabalho dobrado, repetia sempre que minha tia resmungava.”
c) “E quanto mais correia cantava, mais dor eu sentia. Mas eu não chorava, por dois motivos. Primeiro porque homem não chora e segundo porque dor, quando é demais, não dói.”
d) “Li uma frase, certo dia, escrita perto da estampa do Coração de Jesus: ‘Na terra de cego quem abre cinema é doido’. Mas só esse negócio de galinha não ter interesse em imitar gente, já é coisa de sabedoria.”
QUESTÃO 13
CEFET-MG: Pode-se considerar que o narrador revela uma inquietação interior que o faz buscar explicações para os acontecimentos da vida. O trecho em que ele NÃO manifesta essa inquietação é
a) “Parava junto ao espelho do guarda-roupa, procurando meu destino, de corpo inteiro.”
b) “Eu olhava as janelas trancadas e pensava na Fé e na Caridade, chorando a falta da Esperança ”
c) “Sempre vivi com alguma coisa me atordoando, ameaçando, procurando explicação, interrogando os rumos.”
d) “Eu brincava na rua, procurando o além dos olhos, entre pedras redondas e irregulares calçando a rua da Paciência.”
QUESTÃO 14
CEFET-MG: Em sua infância, o narrador NÃO vivencia sentimentos de
a) amor e proteção.
b) raiva e vingança.
c) melancolia e medo.
d) incompreensão e insegurança.
QUESTÃO 15
CEFET-MG: Há marcas de linguagem coloquial em:
a) “Debruçado na janela, meu avô espreitava a rua da Paciência, inclinada e estreita.”
b) “Meu avô foi abaixando a cabeça e seus olhos tocaram em nossas mãos entrelaçadas.”
c) “Senti saudades do Jeremias. Mas, como eu estava falando, a tela ficava no meio do galpão.”
d) “Viajei na jardineira para visitar minha mãe internada no hospital, lugar com cheiro de lança-perfume e maçã.”
MATEMÁTICA
QUESTÃO 17
CEFET-MG: Se o gráfico da função quadrática f(x) = ax² + bx + c passa pelos pontos P(0, 1), Q(–1, 7) e R(2, 7), então, o valor a + b –2c é igual a
a) – 2
b) – 1
c) 2
d) 4
QUESTÃO 18
CEFET-MG: Um parque ecológico com formato circular, cujo diâmetro AC mede 500 metros, tem 3 entradas M, N e P que dão acesso ao espaço triangular ABC, reservado ao plantio de árvores, conforme figura abaixo.
(considere π = 3)
Se o lado BC do triângulo mede 300 m, então, a área do parque, externa ao espaço plantado, em m², é igual a
a) 93.700
b) 127.500
c) 147.500
d) 153.750
QUESTÃO 19
CEFET-MG: Simplificando a expressão com a ≠ b, obtém-se
a)
b) a² + ab + b²
c) a – b
d) (a + b)³
QUESTÃO 21
CEFET-MG: Uma herança de R$60.000,00 foi dividida entre três filhos A, B e C, de maneira inversamente proporcional às respectivas idades 10, 15 e 18 anos. A quantia, em reais, que o filho B recebeu foi
a) 12.000,00
b) 14.000,00
c) 18.000,00
d) 27.000,00
QUESTÃO 23
CEFET-MG: Referindo-se às afirmações seguintes, assinale (V) para as verdadeiras e, (F) para as falsas.
( ) Dois triângulos semelhantes são sempre congruentes.
( ) Dois triângulos eqüiláteros são sempre semelhantes.
( ) Dois triângulos retângulos são sempre semelhantes.
( ) Dois triângulos retângulos isósceles são sempre congruentes.
A sequência correta encontrada é
a) V, V, V, F.
b) F, V, F, F.
c) F, V, F, V.
d) F, F, F, V.
QUESTÃO 24
CEFET-MG: Um ciclista partiu do centro de Belo Horizonte até a Serra do Cipó, percorrendo 100 km em 4 horas e retornou ao local de origem, gastando 5 horas. Portanto, a velocidade média durante todo esse trajeto, em , foi de
QUESTÃO 25
CEFET-MG: O número de soluções inteiras da inequação – x² + 13x – 40 ≥ 0 no intervalo I = {x ∈ / 2 ≤ x ≤ 10} é
a) 1
b) 2
c) 3
d) 4
QUESTÃO 26
CEFET-MG: Um restaurante serve um prato especial com dois tipos de comida A e B, cujas quantidades de carboidratos e gorduras por porção encontram-se indicadas na tabela abaixo.
O nutricionista prepara esse prato de forma que contenha 60 g de carboidrato e 8 g de gordura. Se x e y são os números de porções A e B, respectivamente, usadas pelo nutricionista, então, a solução desse problema é um par ordenado que pertence ao gráfico da função
a) y = –3x + 1
b) y = 5x – 6
c) y = 4x
d) y = x – 2
QUESTÃO 27
CEFET-MG: No loteamento Recanto Verde, um professor comprou uma chácara, cujo terreno tem forma retangular e dimensões 40 m x 90 m. Ele pretende cercar essa área com estacas de cimento distanciadas de 2,5 m uma da outra. O número de estacas necessário para cercar todo esse terreno é
a) 102
b) 103
c) 104
d) 108
QUESTÃO 28
CEFET-MG: A quantia de R$ 17.000,00 investida a juros simples de 0,01% ao dia, gera, após 60 dias, um montante de
a) R$ 102,00
b) R$ 1.020,00
c) R$ 17.102,00
d) R$ 18.020,00
QUESTÃO 29
CEFET-MG: Numa divisão de números naturais, o divisor excede de 5 o quociente que, por sua vez, excede o resto também em 5. Sabendo-se que o dividendo é 1.075, pode-se afirmar que esse divisor é
a) 10
b) 15
c) 25
d) 35
QUESTÃO 30
CEFET-MG:
A altura em que se encontra o foguete, após ter percorrido 12 km, é
a) 600 dam
b) 12.000 m
c) 6.000√3 dm
d) 600.000√3 cm
FÍSICA
QUESTÃO 31
CEFET-MG: No estudo dos movimentos, forças do tipo elétrica, gravitacional e magnética são conceituadas como sendo de ação a distância. Pelas observações atuais, aquelas que apresentam comportamentos de atração e repulsão são as forças
a) elétrica e magnética.
b) elétrica e gravitacional.
c) gravitacional e magnética.
d) elétrica, gravitacional e magnética.
QUESTÃO 32
CEFET-MG: Um esqueitista desce uma rampa curva, conforme mostra a ilustração abaixo.
Após esse garoto lançar-se horizontalmente, em movimento de queda livre, a força peso, em determinado instante, é representada por
QUESTÃO 33
CEFET-MG: Ao se colocar gelo em um copo com água, verifica-se que a água resfria. Esse fenômeno é explicado pelo fato do(a)
a) gelo liberar calor para água.
b) gelo ceder energia para água.
c) água ceder calor para o gelo.
d) água absorver energia do gelo.
QUESTÃO 34
CEFET-MG: Sobre a propagação da luz, assinale V para as afirmativas verdadeiras e, F para as falsas.
( ) Na reflexão da luz, em uma superfície espelhada, o ângulo de incidência é igual ao de reflexão.
( ) A luz se propaga em linha reta, com velocidade constante, em um determinado meio.
( ) Em uma superfície completamente irregular, o raio de luz incidente e o refletido estão em planos diferentes.
A sequência correta encontrada é
a) V, F, V.
b) F, F, V.
c) F, V, F.
d) V, V, F.
QUESTÃO 35
CEFET-MG: O eletroscópio da figura, eletrizado com carga desconhecida, consiste de uma esfera metálica ligada, através de uma haste condutora, a duas folhas metálicas e delgadas. Esse conjunto encontra-se isolado por uma rolha de cortiça presa ao gargalo de uma garrafa de vidro transparente, como mostra a figura.
Sobre esse dispositivo, afirma-se:
I- As folhas movem-se quando um corpo neutro é aproximado da esfera sem tocá-la.
II- O vidro que envolve as folhas delgadas funciona como uma blindagem eletrostática.
III- A esfera e as lâminas estão eletrizadas com carga de mesmo sinal e a haste está neutra.
IV- As folhas abrem-se ainda mais quando um objeto, de mesma carga do eletroscópio, aproxima-se da esfera sem tocá-la.
Estão corretas apenas as afirmativas
a) I e II.
b) I e IV.
c) II e III.
d) III e IV.
QUESTÃO 36
CEFET-MG: Em relação às propriedades e aos comportamentos magnéticos dos ímãs, das bússolas e do nosso planeta, é correto afirmar que
a) a agulha de uma bússola inverte seu sentido ao cruzar a linha do Equador.
b) um pedaço de ferro é atraído pelo polo norte de um ímã e repelido pelo polo sul.
c) as propriedades magnéticas de um ímã perdem-se quando ele é cortado ao meio.
d) o polo norte geográfico da Terra corresponde, aproximadamente, ao seu polo sul magnético.
QUÍMICA
QUESTÃO 37
CEFET-MG: Associe os sistemas em que cada esfera representa um átomo com suas respectivas temperaturas de fusão e ebulição.
Sistemas
Fusão (°C)
( ) 20 a 40
( ) 0
( ) 25
( ) – 45
Ebulição (°C)
120
100
130 a 145
80
A sequência correta encontrada é
a) I, II, III, IV.
b) II, I, IV, III.
c) III, IV, II, I.
d) IV, III, I, II.
QUESTÃO 38
CEFET-MG: Estudos relacionados ao grafeno concederam aos físicos Andre Geim e Konstantin Novoselov o Prêmio Nobel de Física de 2010. Esse material consiste de uma estrutura hexagonal de átomos de carbono, sendo duzentas vezes mais forte que o aço estrutural.
NÃO é alótropo do grafeno a(o)
a) ozônio.
b) grafite.
c) fulereno.
d) diamante.
QUESTÃO 39
CEFET-MG: Um pescador está em seu barco à deriva, sob o sol de meio-dia, no meio do mar. Para obter água dessalinizada, constrói o seguinte aparato.
Com base nas características desse equipamento, a água dessalinizada poderá ser obtida, lentamente, através de
a) flotação.
b) destilação.
c) dissolução.
d) decantação.
QUESTÃO 40
CEFET-MG: O íon X⁺³ possui 30 nêutrons e número de massa igual a 54. A quantidade de elétrons que essa espécie possui é
a) 21.
b) 24.
c) 27.
d) 84.
QUESTÃO 41
CEFET-MG: Os elementos químicos classificados em uma mesma família da tabela periódica são
a) boro, silício e arsênio.
b) hidrogênio, hélio e neônio.
c) potássio, manganês e ferro.
d) magnésio, cálcio e berílio.
QUESTÃO 42
CEFET-MG: Uma carreta carregada com ácido sulfúrico tombou no município de Fortaleza de Minas, em 12 de outubro de 2010, derramando parte da carga.
Sobre essa substância, é INCORRETO afirmar que
a) é neutralizado com adição de cal virgem.
b) é utilizado para diminuir a acidez dos solos.
c) forma solução incolor na presença de fenolftaleína.
d) está presente nas soluções usadas em baterias automotivas.
BIOLOGIA
QUESTÃO 43
CEFET-MG: Analise a figura abaixo.
Disponível em http://www.grupoescolar.com/img-conteudo/reino_animal.jpg>. Acesso em 05 out. 2010.
Dentre os animais representados, NÃO são encontrados
a) aves.
b) répteis.
c) peixes.
d) mamíferos.
QUESTÃO 44
CEFET-MG: Um indivíduo, que possui deficiência na produção de ácido clorídrico (HCl) pelas glândulas da parede do estômago, terá dificuldade em digerir
a) pão.
b) arroz.
c) carne.
d) batata.
QUESTÃO 45
CEFET-MG: A ilustração abaixo refere-se à composição celular de seres vivos.
Disponível em: <http://www.mundovestibular.com.br/articles/16/1/ESTRUTURA-CELULAR/Paacutegina1.html >. Acesso em 05 out. 2010.
Analisando essa figura, é correto afirmar que as células de plantas superiores e as de animais apresentam, em comum,
a) centríolos.
b) cloroplastos.
c) parede celular.
d) membrana plasmática.
QUESTÃO 46
CEFET-MG: Analise a seguinte foto.
Disponível em: <http://www.iped.com.br/sie/uploads/15019.jpg>. Acesso em 05 out. 2010.
Sobre o animal dessa imagem, é correto afirmar que
a) possui pele escamosa.
b) respira através de brânquias.
c) põe ovos como a maioria das aves.
d) utiliza o néctar de flores como alimento.
QUESTÃO 47
CEFET-MG: Na hemodiálise, o sangue do doente é filtrado para retirar as impurezas e substâncias tóxicas nele acumuladas. Esse processo clínico substitui a função do
a) rim.
b) fígado.
c) pulmão
d) coração.
QUESTÃO 48
CEFET-MG: Analise a imagem.
Disponível em: <http://todaperfeita.com.br/wp-content/uploads/2009/07/dieta-frutas.jpg>. Acesso
em 10 out. 2010.
Os pseudofrutos são estruturas suculentas que contêm reservas nutritivas e originam-se do desenvolvimento de partes da flor que são diferentes do ovário. NÃO é classificado como pseudofruto o que está indicado pela seta de número
a) 1
b) 2
c) 3
d) 4
GEOGRAFIA
QUESTÃO 49
CEFET-MG: A questão (49) refere-se ao seguinte mapa das migrações internas brasileiras.
Fonte: SIMIELLI, M.E. Geoatlas. São Paulo: Ática, 2009.
Os principais fluxos migratórios representados correspondem à década de
a) 1950.
b) 1970.
c) 1990.
d) 2000.
QUESTÃO 50
CEFET-MG: A questão (50) refere-se ao trecho seguinte.
“Você sabe, desde grande parte de Minas Gerais (Oeste e sobretudo Noroeste), aparecem os (...) “gerais” – paisagem geográfica que se estende, pelo Oeste da Bahia, e Goiás (onde a palavra vira feminina: as gerais, até ao Piauí e ao Maranhão).
O que caracteriza esses GERAIS são as chapadas (planaltos, amplas elevações de terrenos..., imensas chapadas. São de terra péssima (...). E tão poroso, que, quando bate a chuva, não se forma lama nem se vêem enxurradas, a água se infiltra, rápida, sem deixar vestígios, nem se vê, logo depois que choveu. A vegetação (...): arvorezinhas tortas, baixas, enfesadas (só persistem porque têm longuíssimas raízes verticais, pivotantes, que mergulham a incríveis profundidades).
E o capim, ali, é áspero, de péssima qualidade, que, no reverdecer, no tempo-das-águas, cresce incrustado de areia, de partículas de sílica, como se fosse moído (...)”.
Fonte: ROSA, João Guimarães . Correspondência com seu tradutor italiano, Edoardo Bizzarri. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2003.p.41.
Na paisagem descrita, encontram-se
a) plantas xerófilas, folhas acicufoliadas, estrato rasteiro.
b) plantas ombrófilas, folhas latifoliadas, estrato arbóreo.
c) plantas higrófilas, folhas perenifólias, estrato herbáceo.
d) plantas tropófilas, folhas subcaducifólias, estrato arbustivo.
QUESTÃO 51
CEFET-MG: A questão (51) refere-se ao gráfico abaixo, que apresenta o resultado do seguinte questionamento: “Como são os conflitos entre os grupos sociais no Brasil?
Fonte: SCALON, Celi. O que os brasileiros pensam das desigualdades sociais? In: SCALON, Celi (Org.) Imagens da desigualdade. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2004, p. 27.
A partir da análise desse gráfico, é possível inferir que
a) a ampliação do crescimento vegetativo tende a reduzir confrontos etários.
b) o sistema de cotas para minorias étnicas contribuiu para a generalização de dados.
c) a maioria dos entrevistados revela uma igualdade de poderes no interior das empresas.
d) o índice de Gini da renda brasileira respalda a existência de um conflito subentendido.
QUESTÃO 52
CEFET-MG: A questão (52) refere-se ao mapa abaixo.
Sobre esse documento cartográfico, afirma-se:
I- Os pontos emergentes da América Latina estão integrados à tríade pela proximidade com os Estados Unidos.
II- A parte meridional da África apresenta o grau mais significativo de integração desse continente.
III- Os aspectos fisiográficos dificultam a integração econômica de determinadas regiões.
IV- Os maiores fluxos financeiros direcionam-se para o Japão pela sua vizinhança estratégica com a Coréia do Sul e a China.
Estão corretas apenas as afirmativas
a) I e II.
b) I e IV.
c) II e III.
d) III e IV.
QUESTÃO 53
CEFET-MG: A questão (53) refere-se aos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) mostrados nos mapas seguintes.
Disponível em: < http://hdr.undp.org/en/statistics/data/hd_map/>. Acesso em 15 out. 2010. (adaptado)
A análise do IDH permite afirmar que
a) o Sudeste Asiático apresentou estagnação dos dados em 2007.
b) a África concentrou baixos valores de desenvolvimento humano.
c) a América Anglo-Saxônica registrou índices médios nos dois anos.
d) os países da América Andina atingiram índices elevados em 2007.
QUESTÃO 54
CEFET-MG: Sobre a erosão e seus impactos ambientais em áreas rurais, afirma-se:
I- O reflorestamento com espécies nativas é apontado como solução parcial do problema.
II- A intensificação desse processo pode interferir negativamente no espaço urbano do município.
III- O porte da vegetação é diretamente proporcional ao volume de erosão local.
IV- A técnica tradicional de plantio em curvas de nível acelera a perda de camadas do solo nas encostas.
Estão corretas apenas as afirmativas
a) I e II.
b) I e IV.
c) II e III.
d) III e IV.
HISTÓRIA
QUESTÃO 55
CEFET-MG: Em outubro de 1835, Bento Gonçalves, líder rio-grandense dos revoltosos Farroupilhas, dirigia uma carta ao regente Feijó:
“ [...] O Rio Grande é a sentinela do Brasil que olha vigilante para o rio da Prata. Merece, pois, consideração e respeito. Não pode nem deve ser oprimido [...]. Exigimos que o Governo nos dê um presidente de nossa confiança, que olhe pelos nossos interesses, pelo nosso progresso, pela nossa dignidade, ou nos separaremos do centro e, com a espada na mão, saberemos morrer com honra ou viver com liberdade.”
(Apud PESAVENTO, Sandra Jatahy. Uma certa Revolução Farroupilha. In: GRINBERG, Keila;
SALLES, Ricardo. O Brasil Imperial. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009. V. II. p. 246.)
A partir do contexto histórico no qual esse documento foi produzido, é INCORRETO afirmar que os revoltosos
a) criticavam o sistema de impostos do governo regencial e exigiam a adoção de medidas protecionistas do charque sulino.
b) explicavam a rebelião como legítima defesa da liberdade sulista e requeriam maior autonomia provincial.
c) denunciavam o descaso com as reivindicações locais e destacavam a importância fronteiriça da região.
d) defendiam a ampliação da cidadania política e contestavam os privilégios dos latifundiários e pecuaristas.
QUESTÃO 56
CEFET-MG: Observe a charge publicada na revista O malho, em novembro de 1929.
A imagem faz referência à(ao)
a) sucesso do candidato da oposição, resultando no golpe militar que o depôs.
b) inserção das massas rurais no processo político, gerando o fim das práticas clientelistas.
c) derrota eleitoral de Getúlio Vargas, originando o movimento responsável pelo fim da república oligárquica.
d) incapacidade de Getúlio Vargas em garantir as eleições, levando à sua deposição através do golpe do Estado Novo.
QUESTÃO 57
CEFET-MG: Analise os dados abaixo.
Quadro comparativo dos percentuais das exportações mineiras
no início da Primeira República
JACOB, R. Minas Gerais no Vigésimo Século. Apud VISCARDI, Cláudia Maria Ribeiro. O Teatro das Oligarquias: uma revisão da política do café com leite. Belo Horizonte: C/Arte, 2001.(adaptado)
A partir da interpretação desses dados, é correto afirmar que as exportações mineiras caracterizaram se pelo
a) decréscimo da diversidade da produção agrícola.
b) crescimento significativo da exploração dos minérios.
c) predomínio de uma mercadoria nas relações comerciais.
d) fortalecimento da pecuária como principal setor econômico.
QUESTÃO 58
CEFET-MG: Durante as festividades da inauguração de Brasília, em 1960, ocorreu a apresentação de uma peça teatral ao ar livre, que foi assim descrita por um jornalista da época:
“A luta pela interiorização da capital e a construção de Brasília foram retratadas [...]. Enxadas, pás, picaretas e outras ferramentas foram distribuídas entre os figurantes, que representavam os operários de Brasília [...]. Cada um dos episódios era contrastado pela oposição de um velho [...]. Mas quando por fim ele manifesta sua aversão à fundação de Brasília, oito tratores barulhentos invadiram a cena e apareceu no céu um helicóptero. Dele desceu um homem, de porte semelhante ao de Juscelino, a acenar para a multidão, que aplaudia, enquanto o velho pessimista foi metido no helicóptero que o levou para longe [...].”
(apud DUARTE, Luiz Sérgio. 21 de abril de 1960: inauguração de Brasília. IN: BITTENCOURT,
Circe (Org.). Dicionário de datas da História do Brasil. São Paulo: Contexto, 2007. p. 107-108).
Considerando o contexto histórico no qual a peça foi representada, a melhor interpretação para sua mensagem é:
a) O país vivia um período de otimismo e a adesão a grandes obras significava apoiar a modernidade.
b) Os construtores da cidade foram afastados de sua obra pela discriminação social e as cidades satélites nasceram para abrigá-los.
c) A ocupação do interior do território nacional deslocou o centro econômico do país e possibilitou o nascimento do novo sindicalismo.
d) As tradições rurais dos goianos foram simbolicamente incorporadas pelo projeto modernista do país e a cultura nacional saiu enriquecida.
QUESTÃO 59
CEFET-MG: Analise o gráfico abaixo.
Evolução do salário mínimo e do PIB per capita
BRASIL 1940-1999
Fonte – DIEESE. Disponível em: < http://www.dieese.org.br/esp/salmin/salmin00.xml>.
Com base na análise desses dados, afirma-se que:
I. O período de 1945 a 1964, conhecido como “democracia populista”, foi marcado por um crescimento econômico e por uma política de favorecimento aos trabalhadores.
II. O período de 1968 a 1973, chamado de “milagre brasileiro”, teve um acelerado crescimento econômico e uma política de arrocho salarial.
III. O período dos anos 1980, denominado como “década perdida”, enfrentou a desvalorização dos salários e um crescimento linear do PIB.
IV. O período dos anos 1990, intitulado “era neoliberal”, vivenciou um decréscimo da renda per capita e uma elevação do salário.
São corretas apenas as afirmativas
a) I e II.
b) I e IV.
c) II e III.
d) III e IV.
QUESTÃO 60
CEFET-MG: Analise a imagem.
CLAUDIS, IN: TOMAZI, Nelson Dácio. Sociologia para o Ensino Médio.
São Paulo: Atual, 2007. p. 121
A charge retrata a(o)
a) salto da violência nos grandes centros urbanos, decorrente da falta de políticas de segurança pública.
b) ascensão de um governo marcado por escândalos políticos, terminando na deposição do Presidente.
c) sucesso do Brasil nas Olimpíadas de Barcelona, graças ao forte investimento no setor esportivo por parte do governo.
d) situação econômica agravada pela inflação, fazendo o povo exercitar novas alternativas diante dos aumentos de preços.
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