Prova de Concurso para Professor de História com Gabarito
Prova de Concurso para Professor de História com Gabarito
Concurso: Prefeitura de Balneário Camboriú - SC - 2020 - Edital n° 004
Órgão/Instituição: Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú
Banca/Organizadora: Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio Econômicos
Cargo: Professor - História
Escolaridade: Superior
Língua Portuguesa
Leia o texto. Um poema de João Cabral de Mello Neto.
Antes da leitura, saiba que o poema é composto por estrofes que contêm versos (linhas). Este tem quatro estrofes com quatro versos cada uma delas.
O ovo da galinha
O ovo revela o acabamento
a toda mão que o acaricia
daquelas coisas torneadas
num trabalho de toda vida.
E que se encontra também noutras
que entretanto mão não fabrica:
nos corais, nos seixos* rolados
e em tantas coisas esculpidas
cujas formas simples são obra
de mil inacabáveis lixas
usadas por mãos escultoras
escondidas na água, na brisa.
No entretanto, o ovo e apesar
da pura forma concluída,
não se situa no final:
está no ponto de partida.
(*pedras)
QUESTÃO 01
FEPESE: Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao texto.
( ) Todas as pessoas que acariciam um ovo percebem seu belo acabamento.
( ) Embora tenha acabamento perfeito, o ovo é ponto de partida.
( ) Assim como os seixos rolados, o ovo foi esculpido pelas mãos escultoras da água e da brisa.
( ) O poeta mostra-se melancólico ao falar sobre o ovo.
( ) A primeira e a segunda estrofes do poema revelam uma contradição, se tomarmos a palavra “acabamento” como “finalização”.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
a. V • V • F • V • F
b. V • V • F • F • V
c. V • F • V • F • V
d. F • V • F • V • F
e. F • F • V • V • F
QUESTÃO 02
FEPESE: Assinale a alternativa correta, considerando o texto.
a. Na primeira estrofe, nas três vezes em que aparece a palavra “o”, ela é um artigo.
b. A expressão “e apesar da pura forma concluída” traz uma ideia de consequência ao fato expresso na estrofe.
c. A expressão “no ponto de partida”, sintaticamente, é um adjunto adverbial e tem função igual a das expressões “na água” e “na brisa”.
d. A palavra “entretanto”, usada na segunda e na última estrofe, denotam significados diferentes no contexto em que se inserem, pois iniciam oração coordenada e subordinada respectivamente.
e. A palavra “ovo” é usada duas vezes no poema. Em ambas as vezes, ela funciona como complemento do verbo da oração.
QUESTÃO 03
FEPESE: Analise as afirmativas abaixo:
1. O verso “cujas formas simples são obra” e a frase “Essas vaidades são seu segredo” apresentam a mesma concordância correta do verbo “ser” usado em sujeito e predicativo com números diferentes.
2. Na frase “O mundo é ilusões” a concordância verbal feita busca enfatizar a palavra “mundo”.
3. Em “Hoje são 15 de maio”, a concordância verbal está errada.
4. Em “Três quilômetros são suficiente para a prova de corrida” temos uma correta concordância do verbo “ser” que concorda com o sujeito.
5. Em: “Soou cinco badaladas aquele velho relógio colocado no alpendre do casarão” a concordância verbal está correta.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a. São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
b. São corretas apenas as afirmativas 4 e 5.
c. São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
d. São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5.
e. São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.
QUESTÃO 04
FEPESE: Assinale a alternativa em que a vírgula foi corretamente usada e a justificativa para seu uso também está correta.
a. Estão produzindo, todavia peças esculpidas lindíssimas. (separar oração subordinada)
b. Toda beleza advém, por óbvio do olhar, de quem a vê. (separar elemento intercalado)
c. A surpreendente poesia daquele autor para um ovo, despertou a curiosidade, pela leitura, de seus outros poemas. (separar termos em orações coordenadas assindéticas)
d. A ventania levou árvores, e telhados, e pontes, e animais. (separar entre si elementos subordinados)
e. O ovo, por causa de sua perfeição, foi exaltado por um poeta. (marca intercalação de um adjunto adverbial)
QUESTÃO 05
FEPESE: Os períodos listados na coluna 2 apresentam em sua oração subordinada um dos sentidos indicados na coluna 1.
Relacione corretamente as colunas 1 e 2.
Coluna 1 Sentidos
1. Causa
2. Consequência
3. Concessão
4. Condição
5. Finalidade
Coluna 2 Períodos
( ) Como ainda possuíam um pouco de gentileza, começaram a receber bem os convidados.
( ) A alegria morava tão vizinha que, de insano, pensei que fosse minha.
( ) Se o poeta olhasse a natureza, veria muita beleza.
( ) Trazia o livro na mochila para que ficasse resguardado da chuva.
( ) Por mais que não quisesse, teve que aprender gramática normativa.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
a. 1 • 2 • 4 • 5 • 3
b. 1 • 4 • 2 • 3 • 5
c. 2 • 3 • 1 • 4 • 5
d. 4 • 2 • 5 • 1 • 3
e. 5 • 1 • 3 • 4 • 2
Conhecimentos Atuais
QUESTÃO 06
FEPESE: Assinale a alternativa que indica corretamente órgão normativo e deliberativo da Organização das Nações Unidas (ONU), onde todos os países membros têm representação igualitária.
a. Assembleia-Geral.
b. Conselho de Segurança.
c. Conselho Econômico e Social.
d. Conselho de Administração Fiduciária.
e. Corte Internacional de Justiça.
QUESTÃO 07
FEPESE: Assinale a alternativa que indica corretamente organismo internacional composto por vários países com sede em Paris que se constitui em um fórum dedicado à promoção de padrões internacionais em questões econômicas, financeiras, comerciais, sociais e ambientais.
a. Mercado Comum do Sul (MERCOSUL).
b. Comunidade Econômica Europeia (CEE).
c. Organização Mundial do Comércio (OMC).
d. Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
e. Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA).
QUESTÃO 08
FEPESE: Assinale a alternativa correta.
a. A Europa é o maior continente do mundo.
b. A América é o menor continente do mundo.
c. A Antártida é o menor continente do mundo.
d. A África é o maior continente do mundo e com a população mais numerosa.
e. A Ásia é o maior continente do mundo e também o mais populoso.
QUESTÃO 09
FEPESE: Este Oceano em algumas localidades é também chamado de “Mar das Índias”, em referência às Índias Orientais. Indique-o:
a. Oceano Ártico.
b. Oceano Índico.
c. Oceano Pacífico.
d. Oceano Atlântico.
e. Oceano Antártico.
QUESTÃO 10
FEPESE: Sobre a economia catarinense, é correto afirmar:
a. A única atividade relevante é o turismo.
b. Baseia-se apenas no turismo e na hotelaria.
c. Pouco se caracteriza como Estado produtor.
d. É pouco diversificada com algumas atividades centralizadas nas regiões.
e. É bastante diversificada e está organizada em vários polos distribuídos por diferentes regiões do Estado.
Temas de Educação
QUESTÃO 11
FEPESE: Analise o texto abaixo:
O entendimento de que __________ é desenvolvido mediante a participação dos sujeitos em atividades culturais é pressuposto fundamental da Teoria Histórico-Cultural.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
a. o pensamento teórico
b. o conceito de linearidade
c. o pensamento homogêneo
d. a formação do pensamento cartesiano
e. a constituição do pensamento segmentado
QUESTÃO 12
FEPESE: A Teoria Histórico-cultural está ancorada nos pressupostos da concepção:
a. Essencialista.
b. Estruturalista.
c. Existencialista.
d. Fenomenológica.
e. Materialista histórico-dialética.
QUESTÃO 13
FEPESE: No artigo 2º da Resolução CNE/CP nº 2, de 22/12/2017, na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) as aprendizagens essenciais são definidas como conhecimentos, habilidades, atitudes, valores e a capacidade de os mobilizar, articular e integrar, expressando-se em:
a. Preceitos.
b. Competências.
c. Eixos formativos.
d. Grade curricular.
e. Temas holísticos.
GABARITO.
QUESTÃO 14
FEPESE: Vigotski explica que o desenvolvimento humano pode ser caracterizado pelo intercalar entre momentos mais estáveis e momentos menos estáveis. Para esse autor, quando a criança consolida uma forma mais ou menos estável de falar, um modo mais ou menos estável de se apropriar dos conceitos e de novas formas de compreensão sobre o mundo, tem-se o indicador de uma crise, um indício de um momento de virada no seu desenvolvimento, e a criança inaugura uma nova forma de compreensão, de atuação e reatuação no mundo social e cultural, ocorrendo assim:
a. A formação do pensamento segregado.
b. O início do pensamento operacional.
c. Uma nova formação psíquica.
d. O início do período sensório motor.
e. A constituição do pensamento linear.
QUESTÃO 15
FEPESE: Para a Teoria Histórico-Cultural, o primeiro aspecto que necessita ser observado quando se tem por objetivo obter uma resposta para o problema das forças motrizes que conduzem o desenvolvimento do psiquismo da criança é:
a. O processo de conformação social.
b. A mudança de lugar que a criança ocupa no sistema das relações sociais.
c. A relação hierárquica vivenciada pela criança no âmbito familiar.
d. A forma como a criança obedece às regras e os limites.
e. Como a criança aprende por meio da meritocracia escolar.
QUESTÃO 16
FEPESE: De acordo com o artigo 1º da Resolução CNE/CP nº 2, de 22/12/2017, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais como direito das crianças, jovens e adultos no âmbito da Educação Básica escolar, e orientam sua implementação pelos sistemas de ensino das diferentes instâncias federativas, bem como pelas instituições ou redes escolares é concebido como documento de caráter:
a. normativo.
b. segregador.
c. meritocrático.
d. deliberativo.
e. consultivo.
QUESTÃO 17
FEPESE: Consta na Resolução CNE/CP nº 2, de 22/12/2017 Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que as propostas pedagógicas e os currículos devem considerar as múltiplas dimensões dos estudantes, visando ao seu pleno desenvolvimento, na perspectiva de efetivação de uma educação:
a. Conservadora.
b. Liberal.
c. Integral.
d. Cartesiana.
e. Existencialista.
QUESTÃO 18
FEPESE: Está expresso no artigo 13 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) que os docentes incumbir-se-ão de:
1. Participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.
2. Elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.
3. Zelar pela aprendizagem dos alunos.
4. Estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento.
5. Ministrar os dias letivos e horas-aula além dos estabelecidos e participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a. São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.
b. São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
c. São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.
d. São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
e. São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.
QUESTÃO 19
FEPESE: De acordo com a redação dada pela Lei 12.796, de 2013, entende-se por educação especial para os efeitos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com:
a. Deficiência mental e física.
b. Problemas de aprendizagem.
c. Problemas motores e psicossociais.
d. Incapacidades cognitivas e altas habilidades.
e. Deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
QUESTÃO 20
FEPESE: De acordo com o artigo 18 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) apregoa que os sistemas municipais de ensino compreendem:
1. As instituições do ensino fundamental, médio e de educação infantil mantidas pelo Poder Público municipal.
2. As instituições de educação infantil criadas e mantidas pela iniciativa privada.
3. Os órgãos municipais de educação.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a. É correta apenas a afirmativa 1.
b. São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
c. São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
d. São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
e. São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.
QUESTÃO 21
FEPESE: Analise o texto abaixo, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996).O controle de frequência fica a cargo da escola, conforme o disposto no seu regimento e nas normas do respectivo sistema de ensino, exigida a frequência mínima de ________ do total de horas letivas para aprovação.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
a. 55%
b. 65%
c. 75%
d. 80%
e. 85%
QUESTÃO 22
FEPESE: De acordo com a Artigo 18 do Estatuto da Criança e do Adolescente:
É dever ______ velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
a. de todos
b.do Estado
c. da família
d. da família e das igrejas
e. das Organizações não Governamentais.
QUESTÃO 23
A respeito da educação inclusiva, consta nos documentos oficiais que em janeiro de 2008, a nova “Política Nacional de Educação Especial, na perspectiva da educação inclusiva” da SEESP/MEC é publicada, passando a orientar os sistemas educacionais para a organização dos serviços e recursos da Educação Especial de forma complementar ao ensino regular, como oferta obrigatória e de responsabilidade dos sistemas de ensino.
FEPESE: Essa Política resgata o sentido da Educação Especial expresso na Constituição Federal de 1988, que interpreta essa modalidade não substitutiva da escolarização comum e define a ofertado Atendimento Educacional Especializado (AEE) ________, preferencialmente no atendimento à rede pública de ensino.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
a. no ensino fundamental
b. ensino fundamental e ensino médio
c. na educação básica e educação superior
d. em todas as etapas, níveis e modalidades
e. na educação infantil e no ensino fundamental.
QUESTÃO 24
FEPESE: Consta no Artigo 54 do Estatuto da Criança e do Adolescente que é dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente:
1. Ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria.
2. Progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade ao ensino médio.
3. Atendimento em creche às crianças de quatro a seis anos de idade.
4. Acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um.
5. Atendimento no ensino fundamental, através de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a. São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
b. São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
c. São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 4 e 5.
d. São corretas apenas as afirmativas 1, 3, 4 e 5.
e. São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.
QUESTÃO 25
FEPESE: De acordo com o Artigo 53 do Estatuto da Criança e do Adolescente, a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:
1. Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
2. Direito de ser respeitado por seus educadores.
3. Direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores.
4. Direito de organização e participação em entidades estudantis e partidos políticos.
5. Acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência, garantindo-se vagas no mesmo estabelecimento a irmãos que frequentem a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica. (Redação dada pela Lei nº 13.845, de 2019)
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a. São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.
b. São corretas apenas as afirmativas 2 e 5.
c. São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
d. São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 5.
e. São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.
QUESTÃO 26
FEPESE: Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) de acordo com a Teoria Histórico-Cultural.
( ) Ao problematizar a relação do desenvolvimento dos conceitos cotidianos e científicos, Vigotski destaca a verdadeira natureza dessas duas linhas opostas, qual seja, a conexão entre a zona de desenvolvimento proximal e o nível do desenvolvimento atual da criança.
( ) De acordo com Vigotski, os conceitos científicos, de caráter social, são constituídos no dinâmico e complexo processo que envolve o ensino escolar. Processo este que integra a cooperação sistemática do professor com a criança. Segundo o autor, no curso da ação cooperativa, que abarca a participação do adulto, as funções psíquicas superiores da criança se desenvolvem.
( ) Para a Teoria Histórico-Cultural, a palavra, seu significado, aparece inicialmente com uma função referencial, nominativa, com o objetivo de agir em direção ao outro e, aos poucos, incorpora outras funções relativas à natureza da consciência humana. Essa forma de organização da consciência, do psiquismo, que caminha em direção à formação do pensamento intelectual, mediada sempre pela palavra, recebe o nome de elaboração conceitual.
( ) Para a Teoria Histórico-Cultural, os processos tipicamente humanos, tais como o pensamento, a fala, a memória, a atenção voluntária, a imaginação, o desenvolvimento da vontade, a capacidade de planejar, de tomar decisões, de estabelecer relações, de elaborar conceitos, de desenvolver o raciocínio dedutivo e o pensamento abstrato são chamados de funções psicológicas inferiores.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
a. V • V • V • V
b. V • V • V • F
c. V • F • V • V
d. F • F • F • V
e. F • V • F • F
Conhecimentos Específicos
QUESTÃO 27
FEPESE: Assinale a alternativa correta a respeito do período intitulado como Pré-História.
a. Na Idade da Pedra, que tem duração muito inferior à dos Metais, a humanidade viu surgir as primeiras sociedades patriarcais, hierarquizadas de acordo com a posse dos campos de caça e animais domésticos.
b. No período chamado Paleolítico, estruturou-se um rígido regime de castas, cuja ordenação era atribuída aos inúmeros deuses que cultuavam, mas que ocultava a exploração da massa de camponeses pelos proprietários (de casta superior).
c. No início do Neolítico, em muitas regiões, surgiu a escrita. Esta, inicialmente pictográfica, permitiu o desenvolvimento da ciência e o registro da História.
d. Os autores costumam dividir esse período em dois grandes momentos, a partir da utilização predominante de um determinado metal, a Idade da Pedra e a Idade dos Metais.
e. Na Idade dos Metais predominaram grupos nômades, liderados pelos que controlavam a produção de cobre ou ferro e que tinham milhares de escravos responsáveis pelo trabalho nas minas.
Texto
Leia o texto abaixo para responder às questões 28 e 29.
“Em São João, os camponeses de Veron, na Normandia, devem ceifar os prados do senhor e levar os frutos ao castelo. Depois, devem cuidar dos fossos. Em agosto, colheita de trigo, que devem levar à granja. Eles próprios não podem recolher os seus feixes, senão depois que o senhor tirou a sua parte. Em setembro, devem a porcagem: um porco em oito e dos mais bonitos. Em São Diniz pagam o Censo […]. No começo do inverno a Corveia sobre a terra senhorial […].
QUESTÃO 28
FEPESE: O texto descreve uma série de obrigações características de um modo de produção que teve seu apogeu na Europa Ocidental entre os séculos IX e XI.
Assinale a alternativa que o identifica.
a. Padroado
b. Feudalismo
c. Mercantilismo
d. Capitalismo Comercial
e. Modo de produção asiático
QUESTÃO 29
FEPESE: Assinale, com base no texto, a alternativa correta.
a. Os camponeses recebiam do senhor um pequeno pagamento por sua produção, mas tinham de cuidar e plantar nos campos do senhor, sem qualquer remuneração.
b. Os senhores, não obstante sua posição social, ajudavam os camponeses no seu trabalho nos campos senhorias e dividiam com eles a produção.
c. Estabeleceu-se, neste período, o regime de acumulação capitalista no qual os proprietários asseguravam para si o lucro obtido com o trabalho dos camponeses.
d. Os camponeses deviam entregar uma parte da produção ao proprietário da terra e também cultivar os campos do senhor, trabalho do qual não colhiam resultados.
e. O texto descreve o período de formação do Mercantilismo, política dos monarcas europeus de dominação da massa de trabalhadores da terra.
QUESTÃO 30
FEPESE: As navegações dos séculos XV e XVI revelaram ao continente europeu outros continentes e povos.
Assinale a alternativa que identifica um dos objetivos desse processo histórico.
a. A expansão do Islã (Islão).
b. A busca de metais preciosos.
c. A busca de escravos para a produção de açúcar europeu.
d. A busca de mercados para o excedente da produção industrial.
e. A catequização dos povos do novo mundo, impedindo a influência que os mouros e cristãos novos exerciam sobre eles desde as últimas Cruzadas.
QUESTÃO 31
FEPESE: As primeiras vilas de Santa Catarina, nasceram de um processo de expansão de vilas de São Paulo para os territórios ao sul da Colônia.
Assinale a alternativa que identifica esse processo.
a. Colonização meridional.
b. Povoamento lusitano.
c. Povoamento Vicentista.
d. Povoamento Açoriano.
e. “Botada dos padres fora”
QUESTÃO 32
FEPESE: Assinale a alternativa correta em relação à Conjuração Mineira (Inconfidência Mineira).
a. Pretendia a separação do território das Gerais, a liberdade política e econômica.
b. Desejava restabelecer a cobrança do Quinto, encerrada por D. João, Príncipe Regente.
c. A proclamação da República e a Abolição da Escravatura estavam entre os seus principais ideais.
d. O restabelecimento da autoridade da Rainha D. Maria I, ameaçada pela expansão do Iluminismo foi uma das suas principais motivações.
e. Foi um movimento popular, nascido entre os escravos alforriados, pequenos proprietários e profissionais liberais (ourives, dentistas etc.) e membros da Igreja.
QUESTÃO 33
FEPESE: A partir de 1830 assumiu o primeiro lugar entre as exportações brasileiras e passou a ter decisiva importância na economia brasileira com inevitáveis reflexos na vida social e política do país.
Assinale a alternativa que identifica o produto ao qual se refere o texto.
a. Algodão
b. Cacau
c. Café
d. Cana de Açúcar
e. Tabaco
QUESTÃO 34
FEPESE: Em janeiro de 2020 o Reino Unido tornou-se o primeiro país a deixar a União Europeia, alterando as suas relações econômicas com os demais membros da comunidade europeia.
Assinale a alternativa que indica como este fato se tornou conhecido.
a. Brexit
b. Free Britain
c. Drang Nach
d. God Save Us
e. BGA: Britain great again
QUESTÃO 35
FEPESE: A atual pandemia causada pelo coronavírus, lembra a doença que atingiu todos os continentes entre 1918 e 1919, causando a morte de aproximadamente 50 milhões de pessoas.
Trata-se da:
a. Varíola.
b. Peste Negra.
c. Febre do Nilo.
d. Febre Amarela.
e. Gripe espanhola.
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