Prova UNIFESP 2008 com Gabarito

Prova UNIFESP 2008 com Gabarito Matemática UNIFESP 2008 - QUESTÃO 01 O número de inteiros positivos que são divisores do número N = 21⁴...
Prova UNIFESP 2008 com Gabarito

Prova UNIFESP 2008 com Gabarito

Matemática

UNIFESP 2008 - QUESTÃO 01
O número de inteiros positivos que são divisores do número N = 21⁴ × 35³, inclusive 1 e N, é

(A) 84.

(B) 86.

(C) 140.

(D) 160.

(E) 162.


UNIFESP 2008 - QUESTÃO 02
O 2007º dígito na seqüência 123454321234543... é

(A) 1.

(B) 2.

(C) 3.

(D) 4.

(E) 5.


UNIFESP 2008 - QUESTÃO 03
“Números triangulares” são números que podem ser representados por pontos arranjados na forma de triângulos eqüiláteros. É conveniente definir 1 como o primeiro número triangular. Apresentamos a seguir os primeiros números triangulares.

unifesp

Se Tn representa o n-ésimo número triangular, então T1 = 1, T= 3, T3 = 6, T4 = 10, e assim por diante. Dado que Tn satisfaz a relação Tn = Tn–1 + n, para n = 2,3,4,..., pode-se deduzir que T100 é igual a

(A) 5.050.

(B) 4.950.

(C) 2.187.

(D) 1.458.

(E) 729.


UNIFESP 2008 - QUESTÃO 04
Se 0 < a < b, racionalizando o denominador, tem-se que unifesp  

Assim, o valor da soma  unifesp 

(A) 10√10 -1.

(B) 10√10.

(C) 99.

(D) 100.

(E) 101.


UNIFESP 2008 - QUESTÃO 05


unifesp

A distância s é função de t dada pela expressão s(t) = at² + bt + c, onde a,b,c são constantes. A distância s em centímetros, quando t = 2,5 segundos, é igual a

(A) 248.

(B) 228.

(C) 208.

(D) 200.

(E) 190.


UNIFESP 2008 - QUESTÃO 06
A tabela apresenta valores de uma escala logarítmica decimal das populações de grupos A, B, C, ... de pessoas.

unifesp

Por algum motivo, a população do grupo E está ilegível. A partir de valores da tabela, pode-se deduzir que a população do grupo E é

(A) 170.000.

(B) 180.000.

(C) 250.000.

(D) 300.000.

(E) 350.000.


UNIFESP 2008 - QUESTÃO 07
Uma das raízes da equação 2² ͯ – 8.2 ͯ + 12 = 0 é x = 1. A outra raiz é

unifesp

UNIFESP 2008 - QUESTÃO 08
Quatro pessoas vão participar de um torneio em que os jogos são disputados entre duplas. O número de grupos com duas duplas, que podem ser formados com essas 4 pessoas, é

(A) 3.

(B) 4.

(C) 6.

(D) 8.

(E) 12.


UNIFESP 2008 - QUESTÃO 09
Três dados honestos são lançados. A probabilidade de que os três números sorteados possam ser posicionados para formar progressões aritméticas de razão 1 ou 2 é

unifesp

UNIFESP 2008 - QUESTÃO 10
Sejam p, q, r as raízes distintas da equação x³ –2x² + x – 2 = 0.

A soma dos quadrados dessas raízes é igual a

(A) 1.

(B) 2.

(C) 4.

(D) 8.

(E) 9.


UNIFESP 2008 - QUESTÃO 11
Dadas as retas r: 5x – 12y = 42,
s: 5x + 16y = 56 e
t: 5x + 20y = m,

o valor de m para que as três retas sejam concorrentes num mesmo ponto é

(A) 14.

(B) 28.

(C) 36.

(D) 48.

(E) 58.


UNIFESP 2008 - QUESTÃO 12
Você tem dois pedaços de arame de mesmo comprimento e pequena espessura. Um deles você usa para formar o círculo da figura I, e o outro você corta em 3 partes iguais para formar os três círculos da figura II.

UNIFESP

Se S é a área do círculo maior e s é a área de um dos círculos menores, a relação entre S e s é dada por

(A) S = 3s.

(B) S = 4s.

(C) S = 6s.

(D) S = 8s.

(E) S = 9s.


UNIFESP 2008 - QUESTÃO 13
Tem-se um triângulo eqüilátero em que cada lado mede 6 cm. O raio do círculo circunscrito a esse triângulo, em centímetros, mede

(A) √3

(B) 2√3

(C) 4.

(D) 3√2

(E) 3√3


UNIFESP 2008 - QUESTÃO 14
A soma de n – 1 ângulos internos de um polígono convexo de n lados é 1900º. O ângulo remanescente mede

(A) 120º.

(B) 105º.

(C) 95º.

(D) 80º.

(E) 60º.


UNIFESP 2008 - QUESTÃO 15
Na figura, o ângulo C é reto, D é ponto médio de AB, DE é perpendicular a AB, AB = 20 cm e AC = 12 cm.

unifesp

A área do quadrilátero ADEC, em centímetros quadrados, é

(A) 96.

(B) 75.

(C) 58,5.

(D) 48.

(E) 37,5.


Biologia

UNIFESP 2008 - QUESTÃO 16
O uso de vinagre e sal de cozinha em uma salada de alface, além de conferir mais sabor, serve também para eliminar microorganismos causadores de doenças, como as amebas, por exemplo. O inconveniente do uso desse tempero é que, depois de algum tempo, as folhas murcham e perdem parte de sua textura. Esses fenômenos ocorrem porque

(A) as amebas morrem ao perderem água rapidamente por osmose. Já as células da alface possuem um envoltório que mantém sua forma mesmo quando perdem água por osmose e, por isso, murcham mais lentamente.

(B) tanto as amebas quanto as células da alface não possuem barreiras para a perda de água por difusão simples. Ocorre que, no caso da alface, trata-se de um tecido e não de um único organismo e, portanto, a desidratação é notada mais tardiamente.

(C) as amebas morrem ao perderem água por osmose, um processo mais rápido. Em contrapartida, as células da alface perdem água por difusão facilitada, um processo mais lento e, por isso, percebido mais tardiamente.

(D) o vinagre, por ser ácido, destrói a membrana plasmática das amebas, provocando sua morte. No caso da alface, o envoltório das células não é afetado pelo vinagre, mas perde água por difusão simples, provocada pela presença do sal.

(E) nas amebas, a bomba de sódio atua fortemente capturando esse íon presente no sal, provocando a entrada excessiva de água e causando a morte desses organismos. As células da alface não possuem tal bomba e murcham por perda de água por osmose.


UNIFESP 2008 - QUESTÃO 17
Analise a figura. 

unifesp

A figura representa um cromossomo em metáfase mitótica. 

Portanto, os números I e II correspondem a:

(A) cromossomos emparelhados na meiose, cada um com uma molécula diferente de DNA.

(B) cromátides não-irmãs, cada uma com uma molécula idêntica de DNA.

(C) cromátides-irmãs, cada uma com duas moléculas diferentes de DNA.

(D) cromátides-irmãs, com duas moléculas idênticas de DNA.

(E) cromossomos duplicados, com duas moléculas diferentes de DNA.


UNIFESP 2008 - QUESTÃO 18
“Em uma área de transição entre a mata atlântica e o cerrado, são encontrados o pau-d’arco (Tabebuia serratifolia), a caixeta (Tabebuia cassinoides) e alguns ipês (Tabebuia aurea, Tabebuia alba, Cybistax antisyphillitica). O cipó-de-são-joão (Pyrostegia venusta) é também freqüente naquela região”.

Considerando os critérios da classificação biológica, no texto são citados

(A) 3 gêneros e 3 espécies.

(B) 3 gêneros e 4 espécies.

(C) 3 gêneros e 6 espécies.

(D) 4 gêneros e 4 espécies.

(E) 4 gêneros e 6 espécies.


UNIFESP 2008 - QUESTÃO 19
No planeta, são referidas aproximadamente 800 espécies de gimnospermas e 220.000 espécies de angiospermas. Sobre essa diferença numérica, foram feitas as seguintes afirmações:

I. Em certo momento, no passado geológico, houve mais espécies de gimnospermas que de angiospermas. Porém, o surgimento da flor nas angiospermas conferiu um maior sucesso adaptativo a esse grupo.

II. O surgimento das sementes nas gimnospermas já representou um grande passo na conquista do ambiente terrestre. Porém, com a presença dos frutos, as angiospermas tiveram maior dispersão assegurada.

III. As angiospermas ocorrem nas regiões mais quentes do globo e as gimnospermas estão restritas às áreas nãotropicais e mais frias. Como existem mais áreas quentes, há mais angiospermas que gimnospermas no planeta.

IV. A dupla fecundação, que surgiu nas gimnospermas, foi aperfeiçoada nas angiospermas com o surgimento do envoltório da semente. Isso também explica a maior dispersão e o maior número de angiospermas.

Considerando a evolução das plantas no ambiente terrestre, estão corretas somente:

(A) I e II.

(B) I e IV.

(C) II e III.

(D) I, II e III.

(E) II, III e IV.


UNIFESP 2008 - QUESTÃO 20
Atualmente, os seres vivos são classificados em cinco grandes reinos. Na caracterização do Reino Animalia (animais), é correto afirmar que:

(A) estão excluídos os organismos multicelulares e que não possuem tecidos verdadeiros.

(B) a segmentação do corpo aproxima evolutivamente os anelídeos e os nematódeos.

(C) são incluídos tanto organismos unicelulares quanto seres vivos multicelulares.

(D) a simetria radial é uma característica que evidencia parentesco evolutivo entre os organismos que a possuem.

(E) grupos como equinodermos e cordados são aproximados evolutivamente pela origem do celoma.


UNIFESP 2008 - QUESTÃO 21
Acerca da doença conhecida como amarelão (ou ancilostomíase), é correto afirmar que:

(A) seu agente causador pertence ao mesmo filo da lombriga (Ascaris lumbricoides), que causa a ascaridíase, e da tênia (Taenia solium), que causa a teníase.

(B) no filo do agente causador do amarelão, os organismos são sempre parasitas, uma vez que não possuem cavidade celomática verdadeira.

(C) o doente apresenta cor amarela na pele porque o parasita aloja-se nas células hepáticas, produzindo aumento do fígado (hepatomegalia).

(D) o ciclo de vida do agente causador é igual ao da lombriga (Ascaris lumbricoides), com a diferença de que as larvas do amarelão penetram ativamente no corpo do hospedeiro.

(E) medidas de saneamento só são efetivas no combate à doença se forem eliminados também os hospedeiros intermediários.


UNIFESP 2008 - QUESTÃO 22
O DNA e o RNA que ingerimos em nossa alimentação são digeridos no mesmo local e sob ação da mesma secreção que promove, também, a digestão dos lipídios. Portanto, é correto afirmar que:

(A) a digestão que ocorre na boca quebra grandes moléculas de DNA e RNA em cadeias polipeptídicas menores, que posteriormente sofrerão a ação dos ácidos presentes no estômago.

(B) o local da digestão do DNA e RNA é o intestino delgado, mais propriamente o duodeno, a secreção que atua nessa digestão possui pH alcalino e não é produzida no duodeno.

(C) o produto final da digestão dos lipídios são ácidos graxos e glicerol, ao passo que, no caso de DNA e RNA, o resultado da digestão são peptídeos de cadeia curta.

(D) DNA e RNA, sendo compostos levemente ácidos, são digeridos mediante a ação de enzimas que atuam em meio fortemente ácido, ao passo que os lipídios são emulsificados não por ácidos, mas por sais presentes nessas enzimas.

(E) os produtos da digestão dos lipídios são absorvidos no intestino delgado e utilizados pelo corpo, enquanto os produtos da digestão de DNA e RNA são eliminados nas fezes, por não serem passíveis de uso.


UNIFESP 2008 - QUESTÃO 23
Analise o gráfico.

unifesp

O HIV, vírus causador da AIDS (síndrome da imunodeficiência adquirida), ataca principalmente um tipo de célula denominado linfócito CD4. No gráfico, Z indica a quantidade de ……… e Y, a quantidade de ……… no sangue de um portador que não recebeu tratamento ao longo da infecção. Os tratamentos da AIDS, que ainda não tem cura, incluem drogas que, entre outras ações, interrompem a síntese de ácidos nucléicos. No caso do HIV, portanto, em última instância será interrompida a síntese de ……… a partir do ……… viral.

As palavras que completam corretamente as lacunas do texto são, respectivamente,

(A) HIV … linfócitos CD4 … RNA … DNA.

(B) HIV … linfócitos CD4 … DNA … RNA.

(C) HIV … linfócitos CD4 … proteínas … DNA.

(D) linfócitos CD4 … HIV … DNA … RNA.

(E) linfócitos CD4 … HIV … proteínas … RNA.


UNIFESP 2008 - QUESTÃO 24
Uma planta A e outra B, com ervilhas amarelas e de genótipos desconhecidos, foram cruzadas com plantas C que produzem ervilhas verdes. O cruzamento A x C originou 100% de plantas com ervilhas amarelas e o cruzamento B x C originou 50% de plantas com ervilhas amarelas e 50% verdes. Os genótipos das plantas A, B e C são, respectivamente,

(A) Vv, vv, VV.

(B) VV, vv, Vv.

(C) VV, Vv, vv.

(D) vv, VV, Vv.

(E) vv, Vv, VV.


UNIFESP 2008 - QUESTÃO 25
Em uma população de mariposas, um pesquisador encontrou indivíduos de asas pretas e indivíduos de asas cinza. Ele cruzou machos pretos puros com fêmeas cinza puras. Obteve machos e fêmeas pretas em F1. Cruzou os descendentes F1 entre si e obteve, em F2, 100% de machos pretos, 50% de fêmeas pretas e 50% de fêmeas cinza. Em cruzamentos de machos cinza puros com fêmeas pretas puras, ele obteve, em F1, machos pretos e fêmeas cinza. Cruzando estes F1 entre si, obteve machos e fêmeas pretos e cinza na mesma proporção. 

Aponte, a partir dos resultados obtidos, qual o padrão de herança de cor das asas e qual o sexo heterogamético nessas mariposas.

(A) Autossômica, a cor preta é recessiva e a fêmea é o sexo heterogamético.

(B) Autossômica, a cor preta é recessiva e o macho é o sexo heterogamético.

(C) Restrita ao sexo, a cor cinza é recessiva e o macho é o sexo heterogamético.

(D) Ligada ao sexo, a cor preta é dominante e o macho é o sexo heterogamético.

(E) Ligada ao sexo, a cor preta é dominante e a fêmea é o sexo heterogamético.


UNIFESP 2008 - QUESTÃO 26
Com a finalidade de bloquear certas funções celulares, um pesquisador utilizou alguns antibióticos em uma cultura de células de camundongo. Entre os antibióticos usados, a tetraciclina atua diretamente na síntese de proteína, a mitomicina inibe a ação das polimerases do DNA e a estreptomicina introduz erros na leitura dos códons do RNA mensageiro.

Esses antibióticos atuam, respectivamente, no:

(A) ribossomo, ribossomo, núcleo.

(B) ribossomo, núcleo, ribossomo.

(C) núcleo, ribossomo, ribossomo.

(D) ribossomo, núcleo, núcleo.

(E) núcleo, núcleo, ribossomo.


UNIFESP 2008 - QUESTÃO 27
Leia os dois textos a seguir. 

No futuro, será possível prescrever uma alimentação para prevenir ou tratar doenças como obesidade e diabetes, baseandose na análise do CÓDIGO GENÉTICO de cada paciente (...).
(Veja, 20.06.2007.)

Hiasl e Rosi são chimpanzés (...), seus representantes legais reivindicam a equiparação de seus direitos aos dos ‘primos’ humanos, com quem têm em comum quase 99% do CÓDIGO GENÉTICO (...).
(Época, 25.06.2007.)

O código genético é universal, ou seja, é o mesmo para todos os organismos. Portanto, a utilização desse conceito está incorreta nos textos apresentados. O conceito que substitui corretamente a expressão CÓDIGO GENÉTICO nos dois textos é:

(A) genoma.

(B) carga genética.

(C) genoma mitocondrial.

(D) seqüência de aminoácidos.

(E) seqüência de nucleotídeos.


UNIFESP 2008 - QUESTÃO 28
Nas figuras, as mudanças de cores nas esferas simbolizam a aquisição de novas características nas espécies ao longo do tempo.

unfesp


As figuras que representam, respectivamente, a teoria criacionista, a transformista (Lamarck) e a darwinista são:

(A) I, II e III.

(B) I, III e II.

(C) II, I e III.

(D) II, III e I.

(E) III, II e I.


UNIFESP 2008 - QUESTÃO 29
Analise a figura.

unifesp

A figura mostra o processo de ocupação do solo em uma área dos pampas gaúchos. Considerando a sucessão ecológica, é correto afirmar que: 

(A) na fase 2 temos a sucessão secundária uma vez que, na 1, teve início a sucessão primária.

(B) ocorre maior competição na fase 3 que na 4, uma vez que capins e liquens habitam a mesma área.

(C) após as fases representadas, ocorrerá um estágio seguinte, com arbustos de pequeno porte e, depois, o clímax, com árvores.

(D) depois do estabelecimento da fase 4 surgirão os primeiros animais, dando início à sucessão zoológica.

(E) a comunidade atinge o clímax na fase 4, situação em que a diversidade de organismos e a biomassa tendem a se manter constantes.


UNIFESP 2008 - QUESTÃO 30
Nos acidentes com derramamento de petróleo em grandes extensões no mar, alguns dos principais impactos negativos estão relacionados à formação de uma camada de óleo sobre a área atingida. Sobre tais acidentes, pode-se dizer que

(A) a camada de óleo impede a penetração de luz e, com isso, a realização de fotossíntese pelas algas bentônicas, que são os principais organismos fotossintetizantes do sistema oceânico.

(B) o óleo derramado impedirá a dissolução do oxigênio atmosférico na água, causando a morte de peixes em grande extensão, mesmo daqueles que não tiveram contato com o óleo.

(C) ao ser derramado, o óleo forma uma película superficial que não afeta tanto os organismos marinhos, pois eles se deslocam, mas atinge principalmente as aves pescadoras, pois o óleo impregna suas penas e elas morrem afogadas.

(D) a camada de óleo atinge diretamente o plâncton, que é a principal fonte de produção primária para o ambiente marinho e configura-se como a base da cadeia trófica oceânica.

(E) o zooplâncton é a porção mais afetada, pois os organismos morrem impregnados pelo óleo, ao contrário do fitoplâncton, que possui parede celular que os impermeabiliza e permite sua sobrevivência nesses casos.


Geografia

UNIFESP 2008 - QUESTÃO 31
Segundo dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, os refugiados chegaram a 9,9 milhões em meados de 2007. O país assinalado no mapa está entre os que mais recebem refugiados no mundo.

unifesp

Trata-se

(A) da Síria, que abriga refugiados da Palestina e do Líbano.

(B) do Paquistão, que abriga refugiados da Índia e da China.

(C) do Irã, que abriga refugiados do Iraque e do Afeganistão.

(D) do Iraque, que abriga refugiados da Síria e do Afeganistão.

(E) da Turquia, que abriga refugiados do Iraque e do Irã.


UNIFESP 2008 - QUESTÃO 32
Mesmo com dificuldades, a Rússia mantém influência nas antigas repúblicas da URSS após o seu final. ……….., por exemplo, depende da importação de gás da Rússia para gerar energia.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

(A) A Estônia.

(B) O Turcomenistão.

(C) A Polônia.

(D) A República Tcheca.

(E) O Usbequistão.


UNIFESP 2008 - QUESTÃO 33
Na Espanha, casais recebem 2500,00 euros caso gerem um filho ou adotem uma criança. Além disso, o governo socialista legalizou cerca de 3 milhões de imigrantes ilegais nos últimos anos. Estas ações podem ser justificadas pela

(A) pressão popular para cumprir promessas de campanha.

(B) participação de mulheres no alto escalão do governo.

(C) estagnação do crescimento econômico no país.

(D) ausência de mulheres em idade reprodutiva.

(E) necessidade de repor mão-de-obra.


UNIFESP 2008 - QUESTÃO 34
Observe o mapa-múndi.

unifesp

O mapa indica destinos importantes no mundo, relacionados ao turismo

(A) ecológico.

(B) de negócios.

(C) religioso.

(D) sexual.

(E) patrimonial.


UNIFESP 2008 - QUESTÃO 35
Analise o gráfico.

unifesp

Com base na análise do gráfico e em seus conhecimentos, pode-se afirmar que, nos últimos 30 anos, a participação da população urbana no mundo

(A) ampliou os aglomerados urbanos de 5 a 10 milhões de habitantes situados em países europeus.

(B) aumentou em cidades com menos de 500.000 habitantes, resultando em perda de biodiversidade.

(C) dispersou a população mundial, graças à diminuição da urbanização de países ricos.

(D) cresceu para mais que o dobro em áreas com mais de 10 milhões de habitantes, principalmente em países de renda baixa.

(E) elevou a concentração espacial da população mundial e adensou a ocupação em países africanos.


UNIFESP 2008 - QUESTÃO 36
No continente africano encontramos focos de guerras civis e entre países. No chamado Chifre da África, nos últimos anos, foram registrados violentos conflitos entre

(A) países pela definição de fronteiras, envolvendo Burundi e Ruanda.

(B) países pelo acesso à água, por parte do Egito e do Sudão.

(C) brancos e negros na África do Sul.

(D) lideranças locais na Somália.

(E) grupos étnicos em Ruanda.


UNIFESP 2008 - QUESTÃO 37
O Protocolo de Kyoto consagrou o princípio da responsabilidade comum, porém, diferenciada, que definiu que

(A) todos os países devem reduzir emissões de gases estufa, mas aqueles que emitiram mais no passado devem reduzilas antes que os demais.

(B) os países ricos devem deixar de emitir gases estufa, para que sejam estabelecidas metas de crescimento econômico dos países pobres.

(C) todos os países são responsáveis pelo aquecimento global, porém, apenas os países de renda baixa podem vender créditos de carbono.

(D) todos os países devem reduzir a mesma quantidade de gases estufa até 2012, menos os de industrialização tardia.

(E) os países ricos não precisam reduzir as emissões de gases estufa e podem comprar créditos de carbono de países pobres.


UNIFESP 2008 - QUESTÃO 38
A adoção de usinas nucleares para gerar energia voltou ao debate no Brasil em função da anunciada crise energética. Entre as implicações mais graves que este modelo de geração de energia cria, está

(A) o aumento do poder militar do Brasil, que ganhará um posto no Conselho de Segurança da ONU.

(B) o lixo atômico, cuja atividade prolonga-se por gerações.

(C) a ameaça de explosão por ambientalistas radicais.

(D) a obrigação do país de não produzir armas nucleares, que mantém o status quo nuclear mundial.

(E) o risco de acidentes fatais, dado o vazamento frequente de material radioativo.


UNIFESP 2008 - QUESTÃO 39
Assinale a alternativa cujo mapa indica a distribuição da produção da laranja no Brasil.

unifesp

unifesp

unifesp



UNIFESP 2008 - QUESTÃO 40
Pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais prevêem aumento da temperatura na Região Norte e deslocamento de chuvas para o Centro-Oeste, em função do aquecimento global, que acarretariam, respectivamente,

(A) dessedentação animal e diminuição do cultivo do trigo.

(B) perda de biodiversidade e prejuízos ao cultivo de soja.

(C) desertificação e alagamentos em metrópoles nacionais.

(D) elevação dos caudais por degelo e subsidência.

(E) ilhas de calor e inversão térmica.


UNIFESP 2008 - QUESTÃO 41
O Vale do Paraíba, no Estado de São Paulo, pode ser caracterizado pela predomínio das seguintes atividades econômicas: 

unifesp


UNIFESP 2008 - QUESTÃO 42
No Brasil, o biodiesel é apontado como uma alternativa para geração de energia, por

(A) abrir mercados no país, já que é uma fonte de energia sem restrições socioambientais.

(B) impedir o desmatamento da Amazônia, substituindo a pecuária.

(C) criar empregos rurais qualificados para manipular máquinas agrícolas.

(D) permitir aproveitar espécies locais e agregar famílias de baixa renda à produção.

(E) ser exportável aos Estados Unidos, que não dominam tecnologia de biocombustível.


UNIFESP 2008 - QUESTÃO 43
Durante o inverno, pode ocorrer a chamada friagem, por meio da ação da

(A) Massa Tropical Atlântica, que diminui as chuvas no Rio Grande do Sul.

(B) Massa Equatorial Atlântica, que abaixa as temperaturas em São Paulo.

(C) Massa Equatorial Continental, que aumenta a temperatura no Ceará.

(D) Massa Tropical Continental, que incrementa as chuvas em Brasília.

(E) Massa Polar Atlântica, que reduz a temperatura no Amazonas.


UNIFESP 2008 - QUESTÃO 44
Observe o mapa.

unifesp

O mapa destaca o Aquífero Guarani, importante reservatório de água subterrânea, formado por rochas

(A) ígneas e graníticas.

(B) vulcânicas e ígneas.

(C) graníticas e arenosas.

(D) graníticas e vulcânicas.

(E) arenosas e vulcânicas.


UNIFESP 2008 - QUESTÃO 45
Um congresso internacional, com sede em Roma, promoverá uma videoconferência no dia 20 de abril, às 14h00 do horário local, da qual participarão pesquisadores que estarão nessa cidade, em São Paulo, em Tóquio e em Mumbai. Observe o mapa e assinale a alternativa que indica o horário em que cada pesquisador deverá estar com seu computador “plugado” no evento.

unifesp

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Física

UNIFESP 2008 - QUESTÃO 46
A função da velocidade em relação ao tempo de um ponto material em trajetória retilínea, no SI, é v = 5,0 – 2,0t. Por meio dela pode-se afirmar que, no instante t = 4,0 s, a velocidade desse ponto material tem módulo

(A) 13 m/s e o mesmo sentido da velocidade inicial.

(B) 3,0 m/s e o mesmo sentido da velocidade inicial.

(C) zero, pois o ponto material já parou e não se movimenta mais.

(D) 3,0 m/s e sentido oposto ao da velocidade inicial.

(E) 13 m/s e sentido oposto ao da velocidade inicial.


UNIFESP 2008 - QUESTÃO 47
Na figura está representado um lustre pendurado no teto de uma sala.

unifesp

Nessa situação, considere as seguintes forças:

I. O peso do lustre, exercido pela Terra, aplicado no centro de gravidade do lustre.

II. A tração que sustenta o lustre, aplicada no ponto em que o lustre se prende ao fio.

III. A tração exercida pelo fio no teto da sala, aplicada no ponto em que o fio se prende ao teto.

IV. A força que o teto exerce no fio, aplicada no ponto em que o fio se prende ao teto.

Dessas forças, quais configuram um par ação-reação, de acordo com a Terceira Lei de Newton?

(A) I e II.

(B) II e III.

(C) III e IV.

(D) I e III.

(E) II e IV


UNIFESP 2008 - QUESTÃO 48
A massa da Terra é aproximadamente oitenta vezes a massa da Lua e a distância entre os centros de massa desses astros é aproximadamente sessenta vezes o raio da Terra. A respeito do sistema Terra-Lua, pode-se afirmar que

(A) a Lua gira em torno da Terra com órbita elíptica e em um dos focos dessa órbita está o centro de massa da Terra.

(B) a Lua gira em torno da Terra com órbita circular e o centro de massa da Terra está no centro dessa órbita.

(C) a Terra e a Lua giram em torno de um ponto comum, o centro de massa do sistema Terra-Lua, localizado no interior da Terra.

(D) a Terra e a Lua giram em torno de um ponto comum, o centro de massa do sistema Terra-Lua, localizado no meio da distância entre os centros de massa da Terra e da Lua. 

(E) a Terra e a Lua giram em torno de um ponto comum, o centro de massa do sistema Terra-Lua, localizado no interior da Lua.


UNIFESP 2008 - QUESTÃO 49
Uma menina deixa cair uma bolinha de massa de modelar que se choca verticalmente com o chão e pára; a bolinha tem massa 10 g e atinge o chão com velocidade de 3,0 m/s. Pode-se afirmar que o impulso exercido pelo chão sobre essa bolinha é vertical, tem sentido para

(A) cima e módulo 3,0·10–² N·s.

(B) baixo e módulo 3,0·10–² N·s.

(C) cima e módulo 6,0·10–² N·s.

(D) baixo e módulo 6,0·10–² N·s.

(E) cima e módulo igual a zero.


UNIFESP 2008 - QUESTÃO 50
Na figura estão representadas duas situações físicas cujo objetivo é ilustrar o conceito de trabalho de forças conservativas e dissipativas.

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Em I, o bloco é arrastado pela força F sobre o plano horizontal; por causa do atrito, quando a força F cessa o bloco pára. Em II, o bloco, preso à mola e em repouso no ponto O, é puxado pela força F sobre o plano horizontal, sem que sobre ele atue nenhuma força de resistência; depois de um pequeno deslocamento, a força cessa e o bloco volta, puxado pela mola, e passa a oscilar em torno do ponto O.

Essas figuras ilustram:

(A) I: exemplo de trabalho de força dissipativa (força de atrito), para o qual a energia mecânica não se conserva; II: exemplo de trabalho de força conservativa (força elástica), para o qual a energia mecânica se conserva.

(B) I: exemplo de trabalho de força dissipativa (força de atrito), para o qual a energia mecânica se conserva; II: exemplo de trabalho de força conservativa (força elástica), para o qual a energia mecânica não se conserva. 

(C) I: exemplo de trabalho de força conservativa (força de atrito), para o qual a energia mecânica não se conserva; II: exemplo de trabalho de força dissipativa (força elástica), para o qual a energia mecânica se conserva.

(D) I: exemplo de trabalho de força conservativa (força de atrito), para o qual a energia mecânica se conserva; II: exemplo de trabalho de força dissipativa (força elástica), para o qual a energia mecânica não se conserva.

(E) I: exemplo de trabalho de força dissipativa (força de atrito); II: exemplo de trabalho de força conservativa (força elástica), mas em ambos a energia mecânica se conserva.


UNIFESP 2008 - QUESTÃO 51
A figura representa um tubo em U contendo um líquido L e fechado em uma das extremidades, onde está confinado um gás G; A e B são dois pontos no mesmo nível. 

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Sendo p0 a pressão atmosférica local, pG a pressão do gás confinado, pA e pB a pressão total nos pontos A e B (pressão devida à coluna líquida somada à pressão que atua na sua superfície), pode-se afirmar que:

(A) p0 = pG = pA = pB.

(B) p0 > pG e pA = pB.

(C) p0 < pG e pA = pB.

(D) p0 > pG > pA > pB.

(E) p0 < pG < pA < pB.


UNIFESP 2008 - QUESTÃO 52
Em uma experiência de laboratório, um aluno mede a temperatura de uma pequena quantidade de água contida em um tubo de ensaio (a água e o tubo foram previamente aquecidos e estão em equilíbrio térmico). Para isso, imerge nessa água um termômetro de mercúrio em vidro que, antes da imersão, marcava a temperatura ambiente: 20 ºC. Assim que todo o bulbo do termômetro é imerso na água, a coluna de mercúrio sobe durante alguns segundos até atingir 60 ºC e logo começa a baixar. Pode-se afirmar que a temperatura da água no instante em que o termômetro nela foi imerso era

(A) de 60 ºC, pois o termômetro nunca interfere na medida da temperatura e o calor perdido para o ambiente, nesse caso, é desprezível.

(B) de 60 ºC porque, nesse caso, embora possa haver perda de calor para o termômetro e para o ambiente, essas perdas não se manifestam, pois a medida da temperatura é instantânea.

(C) maior do que 60 ºC; a indicação é menor exclusivamente por causa da perda de calor para o ambiente, pois o termômetro não pode interferir na medida da temperatura.

(D) maior do que 60 ºC e a indicação é menor principalmente por causa da perda de calor para o termômetro.

(E) menor do que 60 ºC porque, nesse caso, a água absorve calor do ambiente e do termômetro.


UNIFESP 2008 - QUESTÃO 53
A enfermeira de um posto de saúde resolveu ferver 1,0 litro de água para ter uma pequena reserva de água esterilizada. Atarefada, ela esqueceu a água a ferver e quando a guardou verificou que restaram 950 mL. Sabe-se que a densidade da água é 1,0·10³ kg/m³, o calor latente de vaporização da água é 2,3·10⁶ J/kg e supõe-se desprezível a massa de água que evaporou ou possa ter saltado para fora do recipiente durante a fervura. Pode-se afirmar que a energia desperdiçada na transformação da água em vapor foi aproximadamente de:

(A) 25 000 J.

(B) 115 000 J.

(C) 230 000 J.

(D) 330 000 J.

(E) 460 000 J.


UNIFESP 2008 - QUESTÃO 54
Na figura, P representa um peixinho no interior de um aquário a 13 cm de profundidade em relação à superfície da água. Um garoto vê esse peixinho através da superfície livre do aquário, olhando de duas posições: O1 e O2.

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Sendo nágua = 1,3 o índice de refração da água, pode-se afirmar que o garoto vê o peixinho a uma profundidade de

(A) 10 cm, de ambas as posições.

(B) 17 cm, de ambas as posições.

(C) 10 cm em O1 e 17 cm em O2.

(D) 10 cm em O1 e a uma profundidade maior que 10 cm em O2.

(E) 10 cm em O1 e a uma profundidade menor que 10 cm em O2.


UNIFESP 2008 - QUESTÃO 55
Considere as situações seguintes.

I. Você vê a imagem ampliada do seu rosto, conjugada por um espelho esférico.

II. Um motorista vê a imagem reduzida de um carro atrás do seu, conjugada pelo espelho retrovisor direito.

III. Uma aluna projeta, por meio de uma lente, a imagem do lustre do teto da sala de aula sobre o tampo da sua carteira.

A respeito dessas imagens, em relação aos dispositivos ópticos referidos, pode-se afirmar que

(A) as três são virtuais.

(B) I e II são virtuais; III é real.

(C) I é virtual; II e III são reais.

(D) I é real; II e III são virtuais.

(E) as três são reais.


UNIFESP 2008 - QUESTÃO 56
A figura representa um pulso se propagando em uma corda.

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Pode-se afirmar que, ao atingir a extremidade dessa corda, o pulso se reflete

(A) se a extremidade for fixa e se extingue se a extremidade for livre.

(B) se a extremidade for livre e se extingue se a extremidade for fixa.

(C) com inversão de fase se a extremidade for livre e com a mesma fase se a extremidade for fixa.

(D) com inversão de fase se a extremidade for fixa e com a mesma fase se a extremidade for livre.

(E) com mesma fase, seja a extremidade livre ou fixa.


UNIFESP 2008 - QUESTÃO 57
A figura representa a configuração de um campo elétrico gerado por duas partículas carregadas, A e B.

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Assinale a linha da tabela que apresenta as indicações corretas para as convenções gráficas que ainda não estão apresentadas nessa figura (círculos A e B) e para explicar as que já estão apresentadas (linhas cheias e tracejadas).

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UNIFESP 2008 - QUESTÃO 58
Você constrói três resistências elétricas, RA, RB e RC, com fios de mesmo comprimento e com as seguintes características:

I. O fio de RA tem resistividade 1,0·10–6 Ω·m e diâmetro de 0,50 mm.
 
II. O fio de RB tem resistividade 1,2·10–6 Ω·m e diâmetro de 0,50 mm.

III. O fio de RC tem resistividade 1,5·10–6 Ω·m e diâmetro de 0,40 mm.

Pode-se afirmar que:

(A) RA > RB > RC.

(B) RB > RA > RC.

(C) RB > RC > RA.

(D) RC > RA> RB.

(E) RC > RB > RA.


UNIFESP 2008 - QUESTÃO 59 
Um consumidor troca a sua televisão de 29 polegadas e 70 W de potência por uma de plasma de 42 polegadas e 220 W de potência. Se em sua casa se assiste televisão durante 6,0 horas por dia, em média, pode-se afirmar que o aumento de consumo mensal de energia elétrica que essa troca vai acarretar é, aproximadamente, de

(A) 13 kWh.

(B) 27 kWh.

(C) 40 kWh.

(D) 70 kWh.

(E) 220 kWh.


UNIFESP 2008 - QUESTÃO 60
A figura mostra uma bússola que, além de indicar a direção dos pólos magnéticos da Terra, indica também a inclinação α das linhas de campo no local onde ela está.

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Bússolas como essa se inclinam αE em regiões próximas ao equador, αT em regiões próximas aos trópicos e αP em regiões próximas aos círculos polares. Conhecendo a configuração do campo magnético terrestre (veja a figura)

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pode-se afirmar que:

(A) αP > αT > αE.

(B) αT > αP > αE.

(C) αP > αE > αT.

(D) αT > αE > αP.

(E) αE > αT > αP.


História

UNIFESP 2008 - QUESTÃO 61
Podemos dizer que antes as coisas do Mediterrâneo eram dispersas... mas como resultado das conquistas romanas é como se a história passasse a ter uma unidade orgânica, pois, as coisas da Itália e da África passaram a ser entretecidas com as coisas da Ásia e da Grécia e o resultado disso tudo aponta para um único fim.
(Políbio, História, I.3.)

No texto, a conquista romana de todo o Mediterrâneo é

(A) criticada, por impor aos povos uma única história, a ditada pelos vencedores.

(B) desqualificada, por suprimir as independências políticas regionais.

(C) defendida, por estabelecer uma única cultura, a do poder imperial.

(D) exaltada, por integrar as histórias particulares em uma única história geral.

(E) lamentada, por sufocar a autonomia e identidade das culturas. 


UNIFESP 2008 - QUESTÃO 62
Houve, nos últimos séculos da Idade Média ocidental, um grande florescimento no campo da literatura e da arquitetura. Contudo, se no âmbito da primeira predominou a diversidade (literária), no da segunda predominou a unidade (arquitetônica).

O estilo que marcou essa unidade arquitetônica corresponde ao

(A) renascentista.

(B) românico.

(C) clássico.

(D) barroco.

(E) gótico.


UNIFESP 2008 - QUESTÃO 63
No século XVI, nas palavras de um estudioso, “reformar a Igreja significava reformar o mundo, porque a Igreja era o mundo”. Tendo em vista essa afirmação, é correto afirmar que

(A) os principais reformadores, como Lutero, não se envolveram nos desdobramentos políticos e socioeconômicos de suas doutrinas.

(B) o papado, por estar consciente dos desdobramentos da reforma, recusou-se a iniciá-la, até ser a isso obrigado por Calvino.

(C) a burguesia, ao contrário da nobreza e dos príncipes, aderiu à reforma, para se apoderar das riquezas da Igreja.

(D) os cristãos que aderiram à reforma estavam preocupados somente com os benefícios materiais que dela adviriam.

(E) o aparecimento dos anabatistas e outros grupos radicais são a prova de que a reforma extrapolou o campo da religião.


UNIFESP 2008 - QUESTÃO 64
Do ponto de vista sócio-político, o Estado típico, ou dominante, ao longo do Antigo Regime (séculos XVI a XVIII), na Europa continental, pode ser definido como

(A) burguês-despótico.

(B) nobiliárquico-constitucional.

(C) oligárquico-tirânico.

(D) aristocrático-absolutista.

(E) patrício-republicano.


UNIFESP 2008 - QUESTÃO 65
... os continentes americanos, pela condição livre e independente que assumiram e mantêm, não deverão, daqui por diante, ser considerados objetos de futura colonização por parte de quaisquer potências européias... (mensagem da presidência dos Estados Unidos ao Congresso, em 1823).

Sobre essa mensagem, é correto afirmar que

(A) tornou-se letra morta, pelo fato de esse mesmo governo iniciar uma política neocolonial no continente.

(B) alardeou os desígnios dos Estados Unidos no sentido de justificar sua futura dominação sobre a América Latina.

(C) nasceu da necessidade de o governo norte-americano ser aceito como parceiro no clube das potências da época.

(D) provocou entre as potências européias uma perda de interesse pelo continente americano em geral.

(E) ficou conhecida como a doutrina Monroe, a qual, naquele momento, expressava os interesses de toda a América.


UNIFESP 2008 - QUESTÃO 66
 ... a multiplicação dos confortos materiais; o avanço e a difusão do conhecimento; a decadência da superstição; as facilidades de intercâmbio recíproco; o abrandamento das maneiras; o declínio da guerra e do conflito pessoal; a limitação progressiva da tirania dos fortes contra os fracos; as grandes obras realizadas em todos os cantos do globo graças à cooperação de multidões.
(do filósofo John Stuart Mill, em 1830.)

O texto apresenta uma concepção

(A) de progresso, que foi dominante no pensamento europeu, tendo chegado ao auge com a belle époque.

(B) da evolução da humanidade, a qual, por seu caráter pessimista, foi desmentida pelo século XX.

(C) positivista, que serviu de inspiração a Charles Darwin para formular sua teoria da evolução natural.

(D) relativista das culturas, a qual considera que não há superioridade de uma civilização sobre outra.

(E) do desenvolvimento da humanidade que, vista em perspectiva histórica, revelou-se profética.


UNIFESP 2008 - QUESTÃO 67
Este é o maior evento da história (do presidente norte-americano H. Truman, ao ser informado do lançamento da bomba atômica sobre Hiroshima).

Era importante que a bomba atômica fosse um sucesso. Havia-se gastado tanto para construí-la... Todas as pessoas interessadas experimentaram um alívio enorme quando a bomba foi lançada (do alto oficial cujo nome em código era Manhattan District Project).

Essas afirmações revelam que o governo norte-americano

(A) desconhecia que a bomba poderia matar milhares de pessoas inocentes.

(B) sabia que sem essa experiência terrível não haveria avanço no campo nuclear.

(C) esperava que a bomba atômica passasse desapercebida da opinião pública.

(D) estava decidido a tudo para eliminar sua inferioridade militar frente à URSS.

(E) ignorava princípios éticos para impor a sua primazia político-militar no mundo.


UNIFESP 2008 - QUESTÃO 68
Nelson Mandela, ex-presidente da República da África do Sul (1994-2000), ganhou o prêmio Nobel da Paz, em conjunto com Frederik de Klerk, em 1993, e hoje é nome de rua em Paris, Rio de Janeiro, Dacar e em Dar Es-Salam; é nome de praça em Salvador, Haia, Glasgow e em Valência; é nome de escola em Bangalore, Berlim, Birmingham e em Baton Rouge.

Essa extraordinária popularidade de Nelson Mandela devese, sobretudo,

(A) aos vinte anos que passou injustamente encarcerado pelo regime racista então vigente na África do Sul.

(B) à sua campanha incansável em favor dos milhões de africanos vitimados pela Aids e deixados sem assistência.

(C) ao fim, negociado e sem revanchismo, do regime do apartheid e ao seu desprendimento com relação ao poder.

(D) à sua luta contra o imperialismo e em favor da independência de todos os países do continente africano.

(E) ao seu êxito em implantar na África do Sul um programa educacional que eliminou o analfabetismo do país.


UNIFESP 2008 - QUESTÃO 69
Encerrado o período colonial no Brasil, entre as várias instituições que a metrópole implantou no país, uma sobreviveu à Independência. Trata-se das

(A) Províncias gerais.

(B) Milícias rurais.

(C) Guardas nacionais.

(D) Câmaras municipais.

(E) Cortes de justiça.


UNIFESP 2008 - QUESTÃO 70
Entre aproximadamente 1770 e 1830, a região maranhense conheceu um ciclo de prosperidade econômica, graças

(A) à produção e exportação do algodão, matéria-prima então muito requisitada por causa da Revolução Industrial em curso na Inglaterra.

(B) à criação da pecuária e à indústria do charque, para abastecer o mercado interno então em expansão por causa da crise do sistema colonial.

(C) ao extrativismo dos produtos florestais, cuja demanda pelo mercado internacional teve lugar exatamente naquele momento.

(D) à produção e exportação de arroz, cacau e fumo, cujos produtos começaram a ter aceitação no mercado mundial de matérias-primas.

(E) à produção e exportação do açúcar, o qual, com o aumento da demanda, exigiu novas áreas de cultivo, além da nordestina.


UNIFESP 2008 - QUESTÃO 71
Os membros da loja maçônica fundada por José Bonifácio em 2 de junho de 1822 (e que no dizer de Frei Caneca não passava de um “clube de aristocratas servis”) juraram “procurar a integridade e independência e felicidade do Brasil como Império constitucional, opondo-se tanto ao despotismo que o altera quanto à anarquia que o dissolve”.

Na visão de José Bonifácio e dos membros da referida loja maçônica, o despotismo e a anarquia eram encarnados, respectivamente,

(A) pelos que defendiam a monarquia e a autonomia das províncias.

(B) por todos quantos eram a favor da independência e união entre as províncias.

(C) pelo chamado partido português e os republicanos ou exaltados.

(D) pelos partidários da separação com Portugal e da união sul-americana.

(E) pelos partidos que queriam acabar com a escravidão e a centralização do poder.


UNIFESP 2008 - QUESTÃO 72
Aquilo não era uma campanha, era uma charqueada. Não era a ação severa das leis, era a vingança. Dente por dente. Naqueles ares pairava, ainda, a poeira de Moreira César, queimado; devia-se queimar. Adiante, o arcabouço decapitado de Tamarindo; devia-se degolar. A repressão tinha dois pólos – o incêndio e a faca... Ademais, não havia temer-se o juízo tremendo do futuro. A História não iria até ali.
(Euclides da Cunha, Os Sertões.) 

Essa passagem do livro

(A) revela a preocupação que os protagonistas de ambos os lados tinham com relação às implicações políticas de suas ações.

(B) denuncia mais do que a crueldade de ambos os lados, o sentimento de impunidade entre as forças da repressão.

(C) mostra que ambos os lados em luta estavam determinados a destruir o adversário para não deixar provas de sua conduta.

(D) critica veladamente a ausência de interesse por parte da opinião pública e da imprensa com relação ao episódio relatado.

(E) indica que o autor, por acompanhar de longe os acontecimentos, deixou-se levar por versões que exageraram a crueldade da repressão.


UNIFESP 2008 - QUESTÃO 73
A política do Estado brasileiro, depois da Revolução de 1930, nas palavras do cientista político Décio Saes, “será combatida, pelo seu caráter ‘intervencionista’ e pelo ‘artificialismo’ dos seus efeitos; de outro lado, a política de reconhecimento das classes trabalhadoras urbanas será criticada pelo seu caráter ‘demagógico’, ‘massista’ e ‘antielitista’”.
(in: História Geral da Civilização Brasileira, III, 3, 1981, p. 463.) 

As críticas ao Estado brasileiro pós-1930 eram formuladas por setores que defendiam

(A) os interesses dos usineiros e, no plano político, o coronelismo.

(B) posições afinadas com o operariado e, no plano político, o populismo.

(C) os interesses agro-exportadores e, no plano político, o liberalismo.

(D) as burguesias comercial e financeira e, no plano político, o conservadorismo.

(E) posições identificadas com as classes médias e, no plano político, o tenentismo.


UNIFESP 2008 - QUESTÃO 74
 ... E a elevação do salário mínimo a nível que, nos grandes centros do país, quase atingirá o dos vencimentos máximos de um [militar] graduado, resultará, por certo, se não corrigida de alguma forma, em aberrante subversão de todos os valores profissionais, estancando qualquer possibilidade de recrutamento, para o Exército, de seus quadros inferiores.
(Memorial dos Coronéis, de fevereiro de 1954.)

Sobre o documento, é correto afirmar que expressava 

(A) o ponto de vista de todos os coronéis, que estavam preocupados com os baixos salários pagos aos militares.

(B) a posição dos coronéis contrários ao presidente Vargas e à sua política econômica, incluindo a elevação do salário mínimo. 

(C) o mal-estar generalizado existente nas fileiras do Exército brasileiro com a política industrial do presidente Vargas.

(D) o descontentamento dos coronéis nacionalistas pelo fato de o salário mínimo não contemplar os trabalhadores rurais.

(E) a luta surda que então existia entre coronéis, de um lado, inimigos de Vargas, e tenentes, de outro, que apoiavam o presidente.


UNIFESP 2008 - QUESTÃO 75
Proclamo aquilo que toda a Nação reconhece: está caduca a estrutura rural brasileira. A reforma agrária já não é, assim, tema de discurso, mas objeto de ação imediata: ação legislativa e ação executiva ...
(Declaração do presidente Jânio Quadros, publicada
no jornal Correio da Manhã, em 03.08.1961.)

No momento dessa declaração, a reforma agrária no Brasil

(A) estava na ordem do dia, daí a posição do presidente em seu favor.

(B) aparecia como uma questão ultrapassada, como demonstra a posição da presidência.

(C) era algo restrito apenas à região nordestina, onde agiam as Ligas Camponesas.

(D) há muito que era defendida pela maioria do Congresso, mas não pelo Executivo.

(E) jazia adormecida e, por razões demagógicas, foi despertada pelo presidente.


Química

UNIFESP 2008 - QUESTÃO 76
No mês de maio de 2007, o governo federal lançou a Política Nacional sobre Álcool. A ação mais polêmica consiste na limitação da publicidade de bebidas alcoólicas nos meios de comunicação. Pelo texto do decreto, serão consideradas alcoólicas as bebidas com teor de álcool a partir de 0,5 °GL.

A concentração de etanol nas bebidas é expressa pela escala centesimal Gay Lussac (°GL), que indica a percentagem em volume de etanol presente em uma solução. Pela nova Política, a bebida alcoólica mais consumida no país, a cerveja, sofreria restrições na sua publicidade. Para que não sofra as limitações da legislação, o preparo de uma nova bebida, a partir da diluição de uma dose de 300 mL de uma cerveja que apresenta teor alcoólico 4 °GL, deverá apresentar um volume final, em L, acima de

(A) 1,0.

(B) 1,4.

(C) 1,8.

(D) 2,0.

(E) 2,4


UNIFESP 2008 - QUESTÃO 77
Não é somente a ingestão de bebidas alcoólicas que está associada aos acidentes nas estradas, mas também a ingestão de drogas psicoestimulantes por alguns motoristas que têm longas jornadas de trabalho. Estudos indicam que o Brasil é o maior importador de dietilpropiona e fenproporex, estruturas químicas representadas na figura.

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Para as drogas psicoestimulantes, uma das funções orgânicas apresentadas na estrutura da dietilpropiona e o número de carbonos assimétricos na molécula da fenproporex são, respectivamente,

(A) amida e 1.

(B) amina e 2.

(C) amina e 3.

(D) cetona e 1.

(E) cetona e 2.


UNIFESP 2008 - QUESTÃO 78
Analgésicos ácidos como aqueles à base de ácido acetilsalicílico provocam em algumas pessoas sintomas desagradáveis associados ao aumento da acidez estomacal. Em substituição a esses medicamentos, podem ser ministrados outros que contenham como princípio ativo o paracetamol (acetaminofen), que é uma base fraca. O meio estomacal é predominantemente ácido, enquanto que o meio intestinal é predominantemente básico, o que leva à absorção seletiva nos dois órgãos de medicamentos administrados pela via oral.

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Considere a figura com a estrutura do acetaminofen e as seguintes afirmações:

I. O acetaminofen apresenta fórmula molecular C8H9NO2.

II. O grupo funcional amida é que confere o caráter básico do acetaminofen.

III. A absorção do ácido acetilsalicílico em um indivíduo é maior no estômago do que no intestino, devido ao baixo pH do suco gástrico.

IV. Os fenóis apresentam menor acidez do que os ácidos carboxílicos.

São corretas as afirmações

(A) I, II, III e IV.

(B) I, II e III, somente.

(C) I, II e IV, somente.

(D) II, III e IV, somente.

(E) III e IV, somente.


UNIFESP 2008 - QUESTÃO 79
Neste ano, o Brasil decidiu suspender, em território nacional, o licenciamento compulsório do anti-retroviral Efavirenz, um medicamento de combate à AIDS. Com esta decisão, o país pode importar um genérico que custa três vezes menos. 

A maioria dos membros da Organização Mundial da Saúde demonstrou apoio às reivindicações das nações em desenvolvimento, ao aprovar um texto que pede respeito e ajuda aos governos destes países para quebrarem patentes de medicamentos de interesse da saúde pública.

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O número de ligações π (pi) entre átomos de carbono na molécula do Efavirenz e o nome da principal força de interação que pode ocorrer entre o grupo NH do medicamento e os fluidos aquosos do nosso organismo são, respectivamente,

(A) 4 e dipolo-dipolo.

(B) 4 e ligações de hidrogênio.

(C) 5 e dipolo-dipolo.

(D) 5 e ligações de hidrogênio.

(E) 6 e dipolo-dipolo.


INSTRUÇÃO: Leia o texto para responder às questões de números 80 e 81.

O azeite de oliva é considerado o óleo vegetal com sabor e aroma mais refinados. Acredita-se que ele diminui os níveis de colesterol no sangue, reduzindo os riscos de doenças cardíacas. Suspeita-se que algumas empresas misturem óleos de amendoim, milho, soja e outros, mais baratos, com o azeite de oliva, para aumentar seus lucros. Os triglicerídeos diferem uns dos outros em relação aos tipos de ácidos graxos e à localização no glicerol. Quando um triglicerídeo é formado a partir de dois ácidos linoléicos e um ácido oléico, temos o triglicerídeo LLO. No azeite de oliva, há predominância do OOO e no óleo de soja, do LLL. Como os triglicerídeos são característicos de cada tipo de óleo, sua separação e identificação tornam possível a análise para detectar possíveis adulterações do azeite.

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UNIFESP 2008 - QUESTÃO 80
Na estrutura química do triglicerídeo OOO, os três radicais R são iguais a

(A) –C18H35.

(B) –C18H36.

(C) –C17H33.

(D) –C17H34.

(E) –C17H35.


UNIFESP 2008 - QUESTÃO 81
Nas tecnologias para substituição dos derivados do petróleo por outras fontes de energias renováveis, o Brasil destaca-se no cenário internacional pelo uso do etanol e, mais recentemente, do biodiesel. Na transesterificação, processo de obtenção do biodiesel, ocorre uma reação entre um óleo e um álcool na presença de catalisador, tendo ainda como subproduto a glicerina.

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Quando são utilizados o etanol e o triglicerídeo LLL, na transesterificação, os produtos orgânicos formados apresentam os grupos funcionais

(A) álcool e éster.

(B) álcool e éter.

(C) álcool e ácido carboxílico.

(D) ácido carboxílico e éster.

(E) ácido carboxílico e éter.


UNIFESP 2008 - QUESTÃO 82
A geração de lixo é inerente à nossa existência, mas a destinação do lixo deve ser motivo de preocupação de todos. Uma forma de diminuir a grande produção de lixo é aplicar os três R (Reduzir, Reutilizar e Reciclar). Dentro desta premissa, o Brasil lidera a reciclagem do alumínio, permitindo economia de 95% no consumo de energia e redução na extração da bauxita, já que para cada kg de alumínio são necessários 5 kg de bauxita. A porcentagem do óxido de alumínio (Al2O3) extraído da bauxita para produção de alumínio é aproximadamente igual a

(A) 20,0%.

(B) 25,0%.

(C) 37,8%.

(D) 42,7%.

(E) 52,9%.


UNIFESP 2008 - QUESTÃO 83
As lâmpadas fluorescentes estão na lista de resíduos nocivos à saúde e ao meio ambiente, já que essas lâmpadas contêm substâncias, como o mercúrio (massa molar 200 g/mol), que são tóxicas. Ao romper-se, uma lâmpada fluorescente emite vapores de mercúrio da ordem de 20 mg, que são absorvidos pelos seres vivos e, quando lançadas em aterros, contaminam o solo, podendo atingir os cursos d´água. A legislação brasileira estabelece como limite de tolerância para o ser humano 0,04 mg de mercúrio por metro cúbico de ar. Num determinado ambiente, ao romper-se uma dessas lâmpadas fluorescentes, o mercúrio se difundiu de forma homogênea no ar, resultando em 3,0 × 10¹⁷ átomos de mercúrio por metro cúbico de ar. Dada a constante de Avogadro 6,0 × 10²³ mol–¹, pode-se concluir que, para este ambiente, o volume de ar e o número de vezes que a concentração de mercúrio excede ao limite de tolerância são, respectivamente,

(A) 50 m³ e 10.

(B) 100 m³ e 5.

(C) 200 m³ e 2,5.

(D) 250 m³ e 2.

(E) 400 m³ e 1,25.


UNIFESP 2008 - QUESTÃO 84
O índice de gasolina em não-conformidade com as especificações da ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) é um dado preocupante, já que alguns postos estavam vendendo gasolina com mais de 85% de álcool anidro. Todo posto de gasolina deve ter um kit para testar a qualidade da gasolina, quando solicitado pelo consumidor. Um dos testes mais simples, o “teste da proveta”, disposto na Resolução ANP n.º 9, de 7 de março de 2007, é feito com solução aquosa de cloreto de sódio (NaCl), na concentração de 10% p/v (100 g de sal para cada litro de água). O teste consiste em colocar 50 mL de gasolina numa proveta de 100 mL com tampa, completar o volume com 50 mL da solução de cloreto de sódio, misturar por meio de 10 inversões e, após 15 minutos de repouso, fazer a leitura da fase aquosa. O cálculo do teor de álcool é determinado pela expressão:

T = (A × 2) + 1, onde:

T: teor de álcool na gasolina, e

A: aumento em volume da camada aquosa (álcool e água).

O teste aplicado em uma amostra X de gasolina de um determinado posto indicou o teor de 53%. O volume, em mL, da fase aquosa obtida quando o teste foi realizado corretamente com a amostra X foi

(A) 76.

(B) 53.

(C) 40.

(D) 26.

(E) 24.


UNIFESP 2008 - QUESTÃO 85
O nitrito de sódio, NaNO2, é um dos aditivos mais utilizados na conservação de alimentos. É um excelente agente antimicrobiano e está presente em quase todos os alimentos industrializados à base de carne, tais como presuntos, mortadelas, salames, entre outros. Alguns estudos indicam que a ingestão deste aditivo pode proporcionar a formação no estômago de ácido nitroso e este desencadear a formação de metabólitos carcinogênicos.

Dada a constante de hidrólise:  unifesp e considerando as constantes de equilíbrio Ka (HNO2) = 5 × 10–⁴ e Kw = 1 × 10–¹⁴, a 25 °C, o pH de uma solução aquosa de nitrito de sódio 5 × 10–² mol/L nesta mesma temperatura tem valor aproximadamente igual a

(A) 10.

(B) 8.

(C) 6.

(D) 4.

(E) 2.


UNIFESP 2008 - QUESTÃO 86
A figura representa uma célula de eletrólise de soluções aquosas com eletrodo inerte. Também são fornecidos os potenciais padrão de redução (E°) de algumas espécies.

unifesp

Para essa célula, foram feitas as seguintes afirmações:

I. O pólo positivo é o eletrodo do compartimento Y. 

II. O ânodo é o eletrodo do compartimento X.

III. A ddp para a eletrólise de uma solução aquosa de NaCl(aq) é positiva.

IV. Na eletrólise de solução aquosa de NaCl(aq) há formação de gás hidrogênio no eletrodo do compartimento Y.

V. Na eletrólise da solução aquosa de NaCl(aq) há formação de gás cloro no compartimento X.

São corretas somente as afirmações

(A) I, II, III e IV.

(B) I, III e V.

(C) I, IV e V.

(D) II, III e IV.

(E) II, IV e V.


UNIFESP 2008 - QUESTÃO 87
Quando se fala em isótopos radioativos, geralmente a opinião pública os associa a elementos perigosos, liberados por reatores nucleares. No entanto, existem isótopos de elementos naturais que estão presentes no nosso dia-a-dia. O gráfico mostra a cinética de desintegração do rádio-226, que pode estar presente em materiais de construção, em geral em concentrações muito baixas para que se possa comprovar qualquer relação com danos à saúde. As coordenadas de um ponto do gráfico são indicadas na figura.

unifesp



A meia-vida desse isótopo, em anos, é igual a

(A) 1400.

(B) 1500.

(C) 1600.

(D) 1700.

(E) 1800.


UNIFESP 2008 - QUESTÃO 88
Amostras dos gases oxigênio e dióxido de enxofre foram coletadas nos frascos idênticos A e B, respectivamente. O gás trióxido de enxofre pode se formar se ocorrer uma reação entre os gases dos frascos A e B, quando estes são misturados em um frasco C.

unifesp

Sobre esses gases, são feitas as seguintes afirmações:

I. O frasco A apresenta o dobro de moléculas em relação ao frasco B.

II. O número de átomos do frasco B é o dobro do número de átomos do frasco A.
 
III. Ambos os frascos, A e B, apresentam a mesma massa.

IV. Considerando que a reação ocorreu por completo, o frasco C ainda contém gás oxigênio.

São corretas as afirmações

(A) I, II, III e IV.

(B) I, II e III, somente.

(C) I, II e IV, somente.

(D) I, III e IV, somente.

(E) II, III e IV, somente.


UNIFESP 2008 - QUESTÃO 89
O gráfico apresenta a curva da decomposição térmica do oxalato de magnésio, MgC2O4. Nessa reação os produtos da decomposição são CO, CO2 e MgO (massa molar 40 g/mol). Neste gráfico são apresentados os valores da massa da amostra em função da temperatura.

unifesp

Se a diferença entre as massas X e Y no gráfico for 576 mg, o valor de Y e a porcentagem de perda da massa da reação de decomposição térmica do oxalato de magnésio são, respectivamente,

(A) 320 e 35,7%.

(B) 320 e 64,3%.

(C) 352 e 39,2%.

(D) 576 e 35,7%.

(E) 576 e 64,3%.


UNIFESP 2008 - QUESTÃO 90
Quando o óxido de magnésio está na presença de uma atmosfera de gás carbônico, este é convertido a carbonato de magnésio.

São dadas as entalpias-padrão de formação:

Mg (s) + 1/2 O2 (g) → MgO (s) ∆Hºf = –602 kJ/mol

C (s, grafita) + O2 (g) → CO2 (g) ∆Hºf = –394 kJ/mol

Mg (s) + C (s, grafita) + 3/2 O2 (g) → MgCO3 (s) ∆Hºf = –1 096 kJ/mol

A formação de um mol de carbonato de magnésio, a partir do óxido de magnésio e gás carbônico, é uma reação

(A) endotérmica, com valor absoluto de entalpia de 100 kJ.

(B) exotérmica, com valor absoluto de entalpia de 100 kJ.

(C) endotérmica, com valor absoluto de entalpia de 888 kJ.

(D) exotérmica, com valor absoluto de entalpia de 888 kJ.

(E) endotérmica, com valor absoluto de entalpia de 1 304 kJ.


COMENTÁRIOS

Nome

administração,11,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,7,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,289,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,58,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,213,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,522,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,6,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,351,eleicoes,1,enade,403,enare,1,encceja,44,enem,97,enfermagem,21,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,352,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,9,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,3,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,3,gestão da qualidade,1,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão de recursos humanos,1,gestão financeira,4,gestao hospitalar,4,gestão pública,2,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,161,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,4,procurador,2,professor,18,pronatec,3,prouni,5,prova da cebraspe,1,prova da ebserh,1,prova de enfermagem,1,provas,1460,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,13,provas cnu,23,provas concurso,305,provas da univesp,2,provas enade,402,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,37,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,13,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,5,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,3,provas nível médio,26,provas nível superior,158,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,10,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,12,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,2,psicologia,38,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,176,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,120,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2891,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,884,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,900,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,249,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,96,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,10411,questão de conhecimento específico,20,questão de conhecimento geral,30,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3986,questão de direito administrativo,325,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,296,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,157,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,382,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,920,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1757,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,135,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2279,questão de informática,242,questão de inglês,1872,questão de jornalismo,252,questão de legislação,361,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,125,questão de matemática,4488,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2810,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5396,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,467,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,264,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,129,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,160,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,135,questão de vestibular,30072,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,642,questão do enade,8902,questão do enare,50,questão do encceja,1141,questão do enem,3642,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,886,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão 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trabalho,10,questão processo tributario,15,questão processos gerenciais,27,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em comércio exterior,27,questão tecnologia em design de interiores,27,questão tecnologia em design de moda,27,questão tecnologia em design gráfico,27,questão tecnologia em logística,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em marketing,26,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,81,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão 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INDAGAÇÃO: Prova UNIFESP 2008 com Gabarito
Prova UNIFESP 2008 com Gabarito
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