Prova UNIFESP 2011 com Gabarito

Prova UNIFESP 2011 com Gabarito Língua Portuguesa Instrução: As questões 01 e 02 tomam por base o texto seguinte.  A palavra bullying a...
Prova UNIFESP 2011 com Gabarito

Prova UNIFESP 2011 com Gabarito

Língua Portuguesa

Instrução: As questões 01 e 02 tomam por base o texto seguinte. 

A palavra bullying ainda é pouco conhecida do grande público brasileiro. De origem inglesa e ainda sem tradução no Brasil, é utilizada para qualificar comportamentos violentos no âmbito escolar, tanto de meninos quanto de meninas. Dentre esses comportamentos podemos destacar as agressões, os assédios e as ações desrespeitosas, todos realizados de maneira recorrente e intencional por parte dos agressores. É fundamental explicitar que as atitudes tomadas por um ou mais agressores contra um ou alguns estudantes, geralmente, não apresentam motivações específicas ou justificáveis. Isso significa dizer que, de forma quase “natural”, os mais fortes utilizam os mais frágeis como meros objetos de diversão, prazer e poder, com o intuito de maltratar, intimidar, humilhar e amedrontar suas vítimas. E isso, invariavelmente, produz, alimenta e até perpetua muita dor e sofrimento nos vitimados.
(Ana Beatriz Barbosa Silva. Bullying: mentes perigosas nas escolas, 2010.
Adaptado.)

UNIFESP 2011 - QUESTÃO 01
Segundo o texto,

(A) embora a palavra bullying ainda não seja muito familiar em nosso país, com o tempo ela se tornará quase natural para nós.

(B) os comportamentos violentos de garotos e garotas, em contexto escolar, têm recebido a denominação inglesa de bullying.

(C) mesmo ignorado pela maior parte das pessoas, o termo bullying designa um fenômeno que está sendo encarado com crescente naturalidade.

(D) a falta de uma tradução para a palavra inglesa bullying provoca dificuldades para qualificar comportamentos violentos na escola.

(E) somente a metade das manifestações violentas, na escola, qualificadas como bullying, apresenta motivações justificáveis.


UNIFESP 2011 - QUESTÃO 02
De acordo com o texto,

(A) os estudantes mais fortes usam de sua prepotência e do constrangimento e intimidação dos mais frágeis, com o objetivo de se divertirem.

(B) as ações violentas, praticadas no ambiente escolar, são invariavelmente frequentes, involuntárias e motivadas por sofrimentos dos agressores.

(C) o sofrimento proveniente das manifestações violentas na escola pode demandar tratamentos dispendiosos, porém eficientes.

(D) em geral, as agressões sofridas pelos alunos não são gratuitas e possuem causas cada vez mais claramente identificáveis.

(E) a humilhação e o medo a que são submetidas as vítimas do bullying são consequências naturais da sociedade contemporânea.


UNIFESP 2011 - QUESTÃO 03
Leia o texto.

O cyberbullying é um problema crescente justamente porque os jovens usam cada vez mais a tecnologia. Ana, 13 anos, já era perseguida na escola – e passou a ser acuada, prisioneira de seus agressores via internet. Hoje, vive com medo e deixou de adicionar “amigos” em seu perfil no Orkut. Além disso, restringiu o acesso ao MSN. Mesmo assim, o tormento continua. As meninas de sua sala enviam mensagens depreciativas, com apelidos maldosos e recados humilhantes, para amigos comuns. Os qualificativos mais leves são “nojenta, nerd e lésbica”. Outros textos dizem: “Você deveria parar de falar com aquela piranha” e “A emo já mudou a sua cabeça, hein? Vá pro inferno”. Ana, é claro, fica arrasada. “Uso preto, ouço rock e pinto o cabelo. Curto coisas diferentes e falo de outros assuntos. Por isso, não me aceitam.”
(Beatriz Santomauro. Nova Escola, junho/julho 2010. Adaptado.)

Conforme o texto,

(A) o desenvolvimento da tecnologia extinguirá o problemas do cyberbullying entre os jovens.

(B) apenas os jovens que não frequentam a escola são perseguidos implacavelmente pela internet.

(C) Ana é vítima do cyberbullying porque tem gostos e interesses que seu grupo social não aprecia.

(D) os qualificativos enviados pelas colegas de sala a amigos comuns levaram Ana a usar preto e pintar o cabelo.

(E) a restrição do acesso ao MSN e o uso mais limitado do Orkut eliminam, significativamente, problemas de cyberbullying.


UNIFESP 2011 - QUESTÃO 04
Leia o texto. 

Dimitria cursava a oitava série no colégio e desapareceu durante as férias de julho de 2008. Segundo a polícia, a garota avisou que iria viajar em companhia do caseiro, mas nunca mais foi vista. (...) De acordo com a polícia, [o caseiro] Silva disse que matou a menina porque era apaixonado por ela, mas ela não o correspondia.
(Folha de S.Paulo, 16.08.2010.)

No texto, há um erro gramatical. O tipo de erro e a versão que o corrige estão, respectivamente, em

(A) uso de conectivo – Silva disse no depoimento o qual matou a menina (...)

(B) uso de pronome – (...) porque era apaixonado por ela, mas ela não correspondia.

(C) uso de conectivo – (...) iria viajar em companhia do caseiro, porém nunca mais foi vista.

(D) uso de adjetivo – (...) porque era obcecado por ela, mas ela não o correspondia.

(E) uso de verbo – Dimitria frequentava a oitava série no colégio (...)


Instrução: Leia o texto para responder às questões de números 05 a 07. 

Nos últimos três anos foram assassinadas mais de 140 mil pessoas no Brasil. Uma média de 47 mil pessoas por ano. Uma parcela expressiva destas mortes, que varia de região para região, é atribuída à ação da polícia, que se respalda na impunidade para continuar cometendo seus crimes. São 25 assassinatos ao ano por cada 100 mil pessoas, índice considerado de violência epidêmica, segundo organismos internacionais.

Se os assassinatos com armas de fogo são uma face da violência vivida na nossa sociedade, ela não é a única. Logo atrás, em termos de letalidade, estão os acidentes fatais de trânsito, com cerca de 33 mil mortos em 2002 e 35 mil mortes por ano em 2004 e 2005. Isto, sem falar nos acidentados não fatais socorridos pelo Sistema Único de Saúde, que multiplicam muitas vezes os números aqui apresentados e representam um custo que o IPEA estima em R$ 5,3 bilhões para o ano de 2002.

A lista da violência alonga-se incrivelmente. Sobre as mulheres, os negros, os índios, os gays, sobre os mendigos na rua, sobre os movimentos sociais etc. Uma discussão num botequim de periferia pode terminar em morte. A privação do emprego, do salário digno, da educação, da saúde, do transporte público, da moradia, da segurança alimentar, tudo isso pode ser compreendido, considerando que incide sobre direitos assegurados por nossa Constituição, como tantas outras formas de violência.
(Silvio Caccia Bava. Le Monde Diplomatique Brasil, agosto 2010. Adaptado.)

UNIFESP 2011 - QUESTÃO 05
Segundo o texto,

(A) as formas de violência mais difíceis de eliminar são aquelas relacionadas aos assassinatos e aos acidentes fatais de trânsito.

(B) os assassinatos com armas de fogo, nas periferias, constituem a face perversa da impunidade exercida pela polícia.

(C) nossa Constituição assegura direitos restritos aos negros, aos índios e aos gays e, assim, eles costumam também ser alvo de muita violência.

(D) como causa de mortalidade, os acidentes de trânsito são quase tão importantes quanto os assassinatos, no ranking da violência no Brasil.

(E) o conjunto das mortes pela violência – assassinatos, acidentes de trânsito e constrangimentos a vários grupos sociais – onera os cofres do Estado.


UNIFESP 2011 - QUESTÃO 06
No período Uma parcela expressiva destas mortes, que varia de região para região, é atribuída à ação da polícia, que se respalda na impunidade para continuar cometendo seus crimes, as palavras sublinhadas referem-se, respectivamente, 

(A) à palavra parcela e tem a função de sujeito; à palavra polícia e tem a função de sujeito. 

(B) à palavra mortes e tem a função de sujeito; à palavra polícia e tem a função de sujeito. 

(C) à palavra parcela e tem a função de objeto; à palavra polícia e tem a função de objeto. 

(D) à palavra parcela e tem a função de objeto; à palavra ação e tem a função de sujeito. 

(E) à palavra parcela e tem a função de sujeito; à palavra ação e tem a função de sujeito.


UNIFESP 2011 - QUESTÃO 07
Considere as afirmações.

I. A falta de empregos, a baixa remuneração e o déficit habitacional raramente são compreendidos como forma de violência.

II. O não-oferecimento de educação, saúde e transporte público a toda a população também pode ser visto como uma forma de violência.

III. Uma briga de bar que resulta em morte é um ingrediente a mais a engrossar o caldo da violência no país.

As ideias apresentadas no texto encontram-se em

(A) I, apenas.

(B) I e II, apenas.

(C) I e III, apenas.

(D) II e III, apenas.

(E) I, II e III.


Instrução: Leia o texto para responder às questões de números 08 a 10. 

Por causa do assassinato do caminhoneiro Pascoal de Oliveira, o Nego, pelo – também caminhoneiro – japonês Kababe Massame, após uma discussão, em 31 de julho de 1946, a população de Osvaldo Cruz (SP), que já estava com os nervos à flor da pele em virtude de dois atentados da Shindô-Renmei* na cidade, saiu às ruas e invadiu casas, disposta a maltratar “impiedosamente”, na palavra do historiador local José Alvarenga, qualquer japonês que encontrasse pela frente. O linchamento dos japoneses só foi totalmente controlado com a intervenção de um destacamento do Exército, vindo de Tupã, chamado pelo médico Oswaldo Nunes, um herói daquele dia totalmente atípico na história de Osvaldo Cruz e das cidades brasileiras.

Com o final da Segunda Guerra Mundial, o eclipse do Estado Novo e o desmantelamento da Shindô-Renmei, inicia-se um ciclo de emudecimento, de ambos os lados, sobre as quatro décadas de intolerância vividas pelos japoneses. Do lado local, foi sedimentando-se no mundo das letras a ideia do país como um “paraíso racial”. Do lado dos imigrantes, as segundas e terceiras gerações de filhos de japoneses se concentraram, a partir da década de 1950, na construção da sua ascensão social. A história foi sendo esquecida, junto com o idioma e os hábitos culturais de seus pais e avós.
(Matinas Suzuki Jr. Folha de S.Paulo, 20.04.2008. Adaptado.)

* Shindô-Renmei foi uma organização nacionalista, que surgiu no Brasil após o término da Segunda Guerra Mundial, formada por japoneses que não acreditavam na derrota do Japão na guerra. Possuía alguns membros mais fanáticos que cometiam atentados, tendo matado e ferido diversos cidadãos nipo-brasileiros.

UNIFESP 2011 - QUESTÃO 08
O texto permite afirmar que

(A) o antigo e pernicioso sentimento de intolerância entre brasileiros e japoneses, cultivado há quatro décadas, recrudesce no pós-guerra.

(B) a ideia de um “paraíso racial”, cristalizada no mundo das letras, foi bastante benéfica para o desenvolvimento do país.

(C) a ideologia, de um lado, e o pragmatismo, de outro, criaram condições para uma fase de silêncio sobre a intolerância antinipônica.

(D) as motivações racistas do assassinato do caminhoneiro Pascoal pelo caminhoneiro Kababe, em 1946, desencadearam as hostilidades entre brasileiros e japoneses.

(E) a violência dos atentados da Shindô-Renmei reprimiu a intolerância dos brasileiros contra os japoneses.


UNIFESP 2011 - QUESTÃO 09
No texto, as orações (...) que já estava com os nervos à flor da pele em virtude de dois atentados da Shindô-Renmei na cidade (...) e (...) que encontrasse pela frente (...) são exemplos, respectivamente, de oração subordinada adjetiva explicativa e subordinada adjetiva restritiva, porque:

(A) a primeira limita o sentido do termo antecedente (a população de Osvaldo Cruz), enquanto a segunda explica o sentido do termo antecedente (qualquer japonês).

(B) a pausa, antes e depois da primeira oração, revela seu caráter de restrição e precisão do sentido do termo antecedente, tal como se dá com a segunda oração.

(C) na primeira, a oração é indispensável para precisar o sentido da anterior, enquanto, na segunda, a oração pode ser eliminada.

(D) a primeira explica o sentido do termo antecedente (a população de Osvaldo Cruz), enquanto a segunda limita o sentido do termo antecedente (qualquer japonês).

(E) o sentido do termo “qualquer japonês”, explicado na segunda oração, é determinante para a compreensão da primeira.


UNIFESP 2011 - QUESTÃO 10
No texto, os termos à flor da pele e eclipse trazem as ideias de, respectivamente,

(A) irritação e ressurgimento.

(B) ódio e obscurecimento.

(C) vingança e desaparecimento.

(D) nervosismo e recrudescimento.

(E) ultrassensibilidade e final.


Instrução: Leia o excerto para responder às questões de números 11 e 12.

Ontem a Serra Leoa,
A guerra, a caça ao leão,
O sono dormido à toa
Sob as tendas d’amplidão!
Hoje... o porão negro, fundo,
Infecto, apertado, imundo,
Tendo a peste por jaguar...
E o sono sempre cortado
Pelo arranco de um finado,
E o baque de um corpo ao mar...
Ontem plena liberdade,
A vontade por poder...
Hoje... cúm’lo de maldade,
Nem são livres p’ra morrer...
Prende-os a mesma corrente
– Férrea, lúgubre serpente –
Nas roscas da escravidão.
E assim roubados à morte,
Dança a lúgubre coorte
Ao som do açoite... Irrisão!...
(Castro Alves. Fragmento de O navio negreiro – tragédia no mar.)

UNIFESP 2011 - QUESTÃO 11
Considere as seguintes afirmações.

I. O texto é um exemplo de poesia carregada de dramaticidade, própria de um poeta-condor, que mostra conhecer bem as lições do “mestre” Victor Hugo.

II. Trata-se de um poema típico da terceira fase romântica, voltado para auditórios numerosos, em que se destacam a preocupação social e o tom hiperbólico.

III. É possível reconhecer nesse fragmento de um longo poema de teor abolicionista o gosto romântico por uma poesia de recursos sonoros.

Está correto o que se afirma em

(A) I, apenas.

(B) II, apenas.

(C) III, apenas.

(D) I e II, apenas.

(E) I, II e III.


UNIFESP 2011 - QUESTÃO 12
 Nesse fragmento do poema,

(A) o poeta se vale do recurso ao paralelismo de construção apenas na primeira estrofe.

(B) o eu-poemático aborda o problema da escravidão segundo um jogo de intensas oposições.

(C) os animais evocados – leão, jaguar e serpente – têm, respectivamente, sentidos denotativo, denotativo e metafórico.

(D) o tom geral assumido pelo poeta revela um misto de emoção, vigor e resignação diante da escravidão.

(E) os versos são constituídos alternadamente por sete e oito sílabas poéticas.


Instrução: As questões de números 13 e 14 tomam por base o texto.

Amaro lia até tarde, um pouco perturbado por aqueles períodos sonoros, túmidos de desejo; e no silêncio, por vezes,sentia em cima ranger o leito de Amélia; o livro escorregava-lhe das mãos, encostava a cabeça às costas da poltrona, cerrava os olhos, e parecia-lhe vê-la em colete diante do toucador desfazendo as tranças; ou, curvada, desapertando as ligas, e o decote da sua camisa entreaberta descobria os dois seios muito brancos.

Erguia-se, cerrando os dentes, com uma decisão brutal de a possuir.

Começara então a recomendar-lhe a leitura dos Cânticos a Jesus.

– Verá, é muito bonito, de muita devoção! Disse ele, deixando-lhe o livrinho uma noite no cesto da costura.

Ao outro dia, ao almoço, Amélia estava pálida, com as olheiras até o meio da face. Queixou-se de insônia, de palpitações.

– E então, gostou dos Cânticos?

– Muito. Orações lindas! respondeu.

Durante todo esse dia não ergueu os olhos para Amaro. Parecia triste – e sem razão, às vezes, o rosto abrasava-se-lhe de sangue.
(Eça de Queirós. O crime do padre Amaro.)

UNIFESP 2011 - QUESTÃO 13
O trecho em que a ação de uma personagem se demonstra impregnada de determinismo biológico e permite associar o romance de Eça de Queirós ao movimento estético denominado Naturalismo é:

(A) Erguia-se, cerrando os dentes, com uma decisão brutal de a possuir.

(B) Começara então a recomendar-lhe a leitura dos Cânticos a Jesus.

(C) (...) deixando-lhe o livrinho uma noite no cesto da costura.

(D) Queixou-se de insônia, de palpitações.

(E) Durante todo esse dia não ergueu os olhos para Amaro.


UNIFESP 2011 - QUESTÃO 14
O texto permite afirmar que

(A) o livro de orações que Amaro costumava ler desperta seu amor por Amélia.

(B) a observação diária de certas ações de Amélia desperta o desejo de Amaro.

(C) embora Amélia ache lindas as orações do livro, a obra a deixa perturbada.

(D) o livro que Amaro empresta a Amélia aumenta, aos poucos, sua religiosidade.

(E) com a leitura do livro, Amélia passa a corresponder aos sentimentos de Amaro.


Instrução: As questões de 15 a 17 tomam por base o fragmento. 

(...) Um poeta dizia que o menino é o pai do homem. Se isto é verdade, vejamos alguns lineamentos do menino.

Desde os cinco anos merecera eu a alcunha de “menino diabo”; e verdadeiramente não era outra coisa; fui dos mais malignos do meu tempo, arguto, indiscreto, traquinas e voluntarioso. Por exemplo, um dia quebrei a cabeça de uma escrava, porque me negara uma colher do doce de coco que estava fazendo, e, não contente com o malefício, deitei um punhado de cinza ao tacho, e, não satisfeito da travessura, fui dizer à minha mãe que a escrava é que estragara o doce “por pirraça”; e eu tinha apenas seis anos. Prudêncio, um moleque de casa, era o meu cavalo de todos os dias; punha as mãos no chão, recebia um cordel nos queixos, à guisa de freio, eu trepava-lhe ao dorso, com uma varinha na mão, fustigava-o, dava mil voltas a um e outro lado, e ele obedecia, – algumas vezes gemendo – mas obedecia sem dizer palavra, ou, quando muito, um – “ai, nhonhô!” – ao que eu retorquia: “Cala a boca, besta!” – Esconder os chapéus das visitas, deitar rabos de papel a pessoas graves, puxar pelo rabicho das cabeleiras, dar beliscões nos braços das matronas, e outras muitas façanhas deste jaez, eram mostras de um gênio indócil, mas devo crer que eram também expressões de um espírito robusto, porque meu pai tinha-me em grande admiração; e se às vezes me repreendia, à vista de gente, fazia-o por simples formalidade: em particular dava-me beijos.

Não se conclua daqui que eu levasse todo o resto da minha vida a quebrar a cabeça dos outros nem a esconder-lhes os chapéus; mas opiniático, egoísta e algo contemptor dos homens, isso fui; se não passei o tempo a esconder-lhes os chapéus, alguma vez lhes puxei pelo rabicho das cabeleiras.
(Machado de Assis. Memórias póstumas de Brás Cubas.)

UNIFESP 2011 - QUESTÃO 15
Indique a frase que, no contexto do fragmento, ratifica o sentido de o menino é o pai do homem, citação inicial do narrador.

(A) (...) fui dos mais malignos do meu tempo (...)

(B) (...) um dia quebrei a cabeça de uma escrava (...)

(C) (...) deitei um punhado de cinza ao tacho (...)

(D) (...) fustigava-o, dava mil voltas a um e outro lado (...)

(E) (...) alguma vez lhes puxei pelo rabicho das cabeleiras.


UNIFESP 2011 - QUESTÃO 16
É correto afirmar que

(A) se trata basicamente de um texto naturalista, fundado no Determinismo.

(B) o texto revela um juízo crítico do contexto escravista da época.

(C) o narrador se apresenta bastante sizudo e amargo, bem ao gosto machadiano.

(D) o texto apresenta papéis sociais ambíguos das personagens em foco.

(E) os comportamentos desumanos do narrador são sutilmente desnudados.


UNIFESP 2011 - QUESTÃO 17
Para reforçar a caracterização do “menino diabo” atribuída ao narrador, é utilizado principalmente o seguinte recurso estilístico:

(A) amplo uso de metáforas que se reportam aos comportamentos negativos do menino.

(B) seleção lexical que emprega muitos vocábulos raros à época, particularmente os adjetivos.

(C) recurso frequente ao discurso direto para exemplificar as traquinagens do garoto.

(D) utilização recorrente de orações coordenadas sindéticas aditivas.

(E) emprego significativo de orações subordinadas adjetivas restritivas.


Instrução: Leia o texto para responder às questões de números 18 e 19.

Crescia naturalmente
Fazendo estripulia,
Malino e muito arguto,
Gostava de zombaria.
A cabeça duma escrava
Quase arrebentei um dia.

E tudo isso porque
Um doce me havia negado,
De cinza no tacho cheio
Inda joguei um punhado,
Daí porque a alcunha
De “Menino Endiabrado”.

Prudêncio era um menino
Da casa, que agora falo.
Botava suas mãos no chão
Pra poder depois montá-lo:
Com um chicote na mão
Fazia dele um cavalo.
(Varneci Nascimento. Memórias póstumas de Brás Cubas em cordel.)

UNIFESP 2011 - QUESTÃO 18
A versão modificada, adaptada à oralidade – como usualmente se dá na produção da literatura de cordel – apresenta termos semelhantes aos do texto original de Machado de Assis, que podem ser identificados em todas as palavras da alternativa

(A) malino, botava, inda, pra.

(B) estripulia, malino, inda, pra.

(C) estripulia, zombaria, inda, daí.

(D) zombaria, botava, inda, pra.

(E) malino, botava, zombaria, daí.


UNIFESP 2011 - QUESTÃO 19
Considere as seguintes afirmações:

I. Os versos do poema possuem sete sílabas poéticas.

II. O poema é composto por três sextilhas.

III. As três estrofes obedecem ao esquema de rimas ABCBDB.

Está correto o que se afirma em

(A) I, apenas.

(B) II, apenas.

(C) III, apenas.

(D) I e II, apenas.

(E) I, II e III.


UNIFESP 2011 - QUESTÃO 20
Compare o trecho de Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, com o fragmento do poema O navio negreiro – tragédia no mar, de Castro Alves (questões 11 e 12). Indique a alternativa que apresenta aspectos observáveis nos dois textos.

(A) Tema da escravidão, contenção expressional, exploração do ritmo da frase, visão crítica da realidade.

(B) Ironia, exploração do ritmo da frase, intertextualidade explícita, denúncia de problemas sociais.

(C) Tema da escravidão, visão crítica da realidade, exploração do ritmo da frase, representação do homem como objeto do homem.

(D) Estilo apurado, visão crítica da realidade, representação do homem como objeto do homem, intertextualidade explícita.

(E) Tema da escravidão, tom arrebatado, visão crítica da realidade, estilo apurado.


UNIFESP 2011 - QUESTÃO 21
Considere as seguintes afirmações.

I. A alcunha de mestre-cuca, recebida por Rômulo, advinha do fato de ter praticado, anteriormente, a arte culinária.

II. As agressões e humilhações sofridas por Rômulo eram essencialmente motivadas por sua antipatia.

III. As reações de Rômulo às provocações dos colegas variavam conforme as circunstâncias.

De acordo com o texto, está correto o que se afirma apenas em

(A) I.

(B) II.

(C) III.

(D) I e II.

(E) II e III.


UNIFESP 2011 - QUESTÃO 22
Indique a alternativa em que os fragmentos selecionados exemplificam, respectivamente, a manifestação clara do ponto de vista do narrador e a opinião do grupo, a propósito de Rômulo.

(A) Cozinheiro, Rômulo! – Vindita inexorável.

(B) Vindita inexorável. – Cozinheiro, Rômulo!

(C) Mestre-cuca! – Vindita inexorável.

(D) Cozinheiro, Rômulo! – Mestre-cuca!

(E) Mestre-cuca! – Cozinheiro, Rômulo!
 

UNIFESP 2011 - QUESTÃO 23
Sobre o texto, é correto afirmar:

(A) A atmosfera tensa presente no cotidiano do colégio era produto, sobretudo, da marcação cerrada dos inspetores, que intervinham nos muitos conflitos.

(B) Rômulo, devido às provocações que sofre, perde as certezas sobre si mesmo e assume um comportamento que oscila entre a angústia e ataques de fúria.

(C) Alguns alunos, por serem muito suscetíveis, importunavam outros colegas, puxando-lhes o cabelo ou colocando lhes apelidos.

(D) A brutalidade física de Rômulo era a única solução que encontrava para enfrentar a chacota dos alunos mais fortes.

(E) A unanimidade dos alunos em chamar Rômulo de cozinheiro fazia com que preponderasse sua atitude de entregar-se ao acabrunhamento.


UNIFESP 2011 - QUESTÃO 24
Tendo em vista a função sintática da palavra grifada no fragmento Para que o não manifestassem excessivamente, faziase temer pela brutalidade, assinale a alternativa em que o termo sublinhado exerce a mesma função:

(A) Dos mais fortes vingava-se, resmungando intrepidamente.

(B) Para desesperá-lo, aproveitavam-se os menores do escuro.

(C) Via-se apregoado por vozes fantásticas, saídas da terra.

(D) Mais frequentemente, entregava-se a acessos de raiva.

(E) Viam de joelhos o Franco, puxavam-lhe os cabelos.


Instrução: As questões de números 25 a 27 tomam por base o fragmento.

[Sem-Pernas] queria alegria, uma mão que o acarinhasse, alguém que com muito amor o fizesse esquecer o defeito físico e os muitos anos (talvez tivessem sido apenas meses ou semanas, mas para ele seriam sempre longos anos) que vivera sozinho nas ruas da cidade, hostilizado pelos homens que passavam, empurrado pelos guardas, surrado pelos moleques maiores. Nunca tivera família. Vivera na casa de um padeiro a quem chamava “meu padrinho” e que o surrava. Fugiu logo que pôde compreender que a fuga o libertaria. Sofreu fome, um dia levaram no preso. Ele quer um carinho, u’a mão que passe sobre os seus olhos e faça com que ele possa se esquecer daquela noite na cadeia, quando os soldados bêbados o fizeram correr com sua perna coxa em volta de uma saleta. Em cada canto estava um com uma borracha comprida. As marcas que ficaram nas suas costas desapareceram. Mas de dentro dele nunca desapareceu a dor daquela hora. Corria na saleta como um animal perseguido por outros mais fortes. A perna coxa se recusava a ajudá-lo. E a borracha zunia nas suas costas quando o cansaço o fazia parar. A princípio chorou muito, depois, não sabe como, as lágrimas secaram. Certa hora não resistiu mais, abateu-se no chão. Sangrava. Ainda hoje ouve como os soldados riam e como riu aquele homem de colete cinzento que fumava um charuto.
(Jorge Amado. Capitães da areia.)

UNIFESP 2011 - QUESTÃO 25
Considere as afirmações seguintes.

I. O fragmento do romance, ambientado na cidade de Salvador das primeiras décadas do século passado, aborda a vida de uma criança em situação de absoluta exclusão social e violência, o que destoa do projeto literário e ideológico dos escritores brasileiros que compõem a “Geração de 30”.

II. Valendo-se das conquistas do Modernismo, o romance apresenta linguagem fluente e acessível ao grande público, utilizando-se de um português coloquial, simples, próximo a um modo natural de falar, com o largo emprego da frase curta e econômica.

III. Sem-Pernas é uma personagem que, embora encarne um tipo social claramente delimitado, o do menino “pobre, abandonado, aleijado e discriminado”, adquire alguma profundidade psicológica, à medida que seu passado e suas experiências dolorosas vêm à tona.

Conforme o texto, está correto o que se afirma apenas em

(A) I.

(B) II.

(C) III.

(D) I e II.

(E) II e III.


UNIFESP 2011 - QUESTÃO 26
O zigue-zague temporal ligado à vida de Sem-Pernas, empregado no fragmento para a composição da personagem, é construído de maneira muito precisa, por meio da utilização alternada de diversos tempos verbais. Indique a alternativa em que há, respectivamente, um tempo verbal que expressa fatos ocorridos num tempo anterior a outros fatos do passado e um tempo verbal usado para marcar o caráter hipotético de certas ações ou o desejo de que se realizassem.

(A) Vivera na casa de um padeiro (...) – uma mão que o acarinhasse (...)

(B) Em cada canto estava um com uma borracha comprida. – Sofreu fome.

(C) Nunca tivera família. – A perna coxa se recusava a ajudá-lo.

(D) A princípio chorou muito (...) – Mas de dentro dele nunca desapareceu a dor daquela hora.

(E) Ele quer um carinho (...) – Um dia levaram-no preso.


UNIFESP 2011 - QUESTÃO 27
O emprego da figura de linguagem conhecida como “prosopopeia” (ou “personificação”) põe mais em evidência a principal razão pela qual Sem-Pernas é estigmatizado. O trecho que contém essa figura é

(A) A perna coxa se recusava a ajudá-lo.

(B) Em cada canto estava um com uma borracha comprida.

(C) (...) depois, não sabe como, as lágrimas secaram.

(D) E a borracha zunia nas suas costas (...)

(E) Mas de dentro dele nunca desapareceu a dor daquela hora.


Instrução: Leia o texto para responder às questões de números 28 a 30.

De tudo que é nego torto
Do mangue e do cais do porto
Ela já foi namorada
O seu corpo é dos errantes
Dos cegos, dos retirantes
É de quem não tem mais nada
Dá-se assim desde menina
Na garagem, na cantina
Atrás do tanque, no mato
É a rainha dos detentos
Das loucas, dos lazarentos
Dos moleques do internato
E também vai amiúde
Co’os velhinhos sem saúde
E as viúvas sem porvir
Ela é um poço de bondade
E é por isso que a cidade
Vive sempre a repetir
Joga pedra na Geni
Joga pedra na Geni
Ela é feita pra apanhar
Ela é boa de cuspir
Ela dá pra qualquer um
Maldita Geni
(Chico Buarque. Geni e o zepelim.)

UNIFESP 2011 - QUESTÃO 28
A partir do início do fragmento selecionado, uma série de versos consecutivos vai caracterizando a personagem Geni numa mesma direção semântica e segundo uma mesma lógica, até que um determinado verso provoca uma ruptura significativa nessa trajetória, criando uma intensa oposição de sentido no poema. Esse verso está transcrito em

(A) Dá-se assim desde menina.

(B) É a rainha dos detentos.

(C) Ela é um poço de bondade.

(D) Joga pedra na Geni.

(E) Ela dá pra qualquer um


UNIFESP 2011 - QUESTÃO 29
Indique a alternativa que identifica corretamente, de modo respectivo, a métrica e a natureza predominante das rimas.

(A) Heptassílabos – rima toante.

(B) Octossílabos – rima toante.

(C) Hexassílabos – rima consoante.

(D) Octossílabos – rima consoante.

(E) Heptassílabos – rima consoante.


UNIFESP 2011 - QUESTÃO 30
Indique a alternativa que apresenta a função sintática do verso De tudo que é nego torto.

(A) Adjunto adverbial de modo.

(B) Objeto indireto.

(C) Predicativo do sujeito.

(D) Adjunto adnominal.

(E) Complemento nominal.


Língua Inglesa 

Instrução: Leia o texto para responder às questões de números 31 a 39.

Brazil: the natural knowledge economy

Kirsten Bound – THE ATLAS OF IDEAS

If you grew up in Europe or North America you will no doubt have been taught in school that the Wright Brothers from Ohio invented and flew the first aeroplane – the Kitty Hawk – in 1903. But if you grew up in Brazil you will have been taught that the real inventor was in fact a Brazilian from Minas Gerais called Alberto Santos Dumont, whose 14-bis aeroplane took to the skies in 1906. This fierce historical debate, which turns on definitions of ‘practical airplanes’, the ability to launch unaided, length of time spent in the air and the credibility of witnesses, will not be resolved here. Yet it is a striking example of the lack of global recognition for Brazil’s achievements in innovation.

Almost a century later, in 2005, Santos Dumont’s intellectual heirs, the company Empresa Brasileira de Aeronáutica (EMBRAER), made aviation history of a different kind when they unveiled the Ipanema, the world’s first commercially produced aircraft to run solely on biofuels. This time, the world was watching. Scientific American credited it as one of the most important inventions of the year. The attention paid to the Ipanema reflects the growing interest in biofuels as a potential solution to climate change and rising energy demand. To their advocates, biofuels – most commonly bioethanol or biodiesel – offer a more secure, sustainable energy supply that can reduce carbon emissions by 50–60 per cent compared to fossil fuels.

From learning to fly to learning to cope with the environmental costs of flight, biofuel innovations like the Ipanema reflect some of the tensions of modern science, in which expanding the frontiers of human ingenuity goes hand in hand with managing the consequences. The recent backlash against biofuels, which has seen them blamed for global food shortages as land is reportedly diverted from food crops, points to a growing interdependence between the science and innovation systems of different countries, and between innovation, economics and environmental sustainability. 

The debates now raging over biofuels reflect some of the wider dynamics in Brazil’s innovation system. They remind us that Brazil’s current strengths and achievements have deeper historical roots than is sometimes imagined. They reflect the fact that Brazil’s natural resources and assets are a key area of opportunity for science and innovation – a focus that leads us to characterise Brazil as a ‘natural knowledge economy’. Most importantly, they highlight the propitious timing of Brazil’s growing strength in these areas at a time when climate change, the environment, food scarcity and rising worldwide energy demand are at the forefront of global consciousness. What changed between the maiden flight of the 14-bis and the maiden flight of the Ipanema is not just Brazil’s capacity for technological and scientific innovation, but the rest of the world’s appreciation of the potential of that innovation to address some of the pressing challenges that confront us all.
(www.demos.co.uk. Adaptado.)

UNIFESP 2011 - QUESTÃO 31
The dispute about the first plane to take off and fly

(A) can’t be solved due to a historical debate between Santos Dumont and the Wright Brothers.

(B) shows that the world does not truly accept Brazil’s innovation and invention.

(C) established a plausible definition of flying artifacts as well as biased witnesses from Ohio.

(D) has been solved since Santos Dumont flew his 14-bis plane in 1906.

(E) has started in the USA, where children learn that the Kitty Hawk was the first plane to fly.


UNIFESP 2011 - QUESTÃO 32
According to the text, in Brazil people learn that

(A) the Kitty Hawk spent less time in the air than the 14-bis.

(B) both the Kitty Hawk and the 14-bis could not take off unaided.

(C) there were no pictures taken of the first 14-bis flight.

(D) Santos Dumont was born in Minas Gerais, where the 14-bis first flew.

(E) the 14-bis, created by Santos Dumont, had its maiden flight in 1906.


UNIFESP 2011 - QUESTÃO 33
Segundo o texto, a aeronave Ipanema

(A) demonstrou que a pesquisa aeroespacial está progredindo por causa da disputa com os irmãos Wright.

(B) consolidou a EMBRAER, com mais de um século de inovação na aeronáutica, como a empresa do ano.

(C) chamou atenção por usar biocombustíveis e até foi considerada uma das invenções mais importantes de 2005.

(D) deu origem ao interesse do mundo por etanol e biodiesel como alternativos aos combustíveis fósseis.

(E) reduziu o consumo de combustível em cerca de 50 a 60%, tornando os voos mais econômicos.


UNIFESP 2011 - QUESTÃO 34
According to the text, biofuels

(A) have caused a strong reaction against them because land formerly used for food crops is now used for biofuel production.

(B) provide sustainable energy that can be used to minimize global food shortages and climate change.

(C) have shown detrimental effects on economics and environment, although they come from renewable sources.

(D) are a temporary solution to supply the soaring energy demand until new fossil fuel sources come into operation.

(E) should be produced in different countries and from varied crops in order to become economically viable.

 
UNIFESP 2011 - QUESTÃO 35
Brazil is characterized as a ‘natural knowledge economy’ because

(A) environmental and climate changes should be globally addressed.

(B) issues such as food scarcity and energy demand have been duly solved.

(C) there was no significant impact of biofuel crops on other agricultural commodities.

(D) science and innovation opportunities have been created from its natural resources.

(E) it has always produced plenty of agricultural goods thanks to its favorable climate.


UNIFESP 2011 - QUESTÃO 36
O trecho do segundo parágrafo – This time, the world was watching. –

(A) refere-se à fundação da EMBRAER com o lançamento do Ipanema.

(B) faz contraste com o ano de 1906, em que o 14-bis fez seu voo. 

(C) faz uma analogia entre o Kitty Hawk e o Ipanema.

(D) considera que o intervalo de um século entre os voos do 14-bis e do Ipanema foi demasiado.

(E) refere-se aos cientistas americanos que viajaram no voo inaugural do Ipanema.


UNIFESP 2011 - QUESTÃO 37
No trecho do segundo parágrafo – To their advocates, biofuels ... – a expressão their advocates refere-se

(A) aos defensores dos biocombustíveis.

(B) aos herdeiros intelectuais de Santos Dumont.

(C) à EMBRAER.

(D) aos cientistas que idealizaram o Ipanema.

(E) aos cientistas americanos.


UNIFESP 2011 - QUESTÃO 38
No trecho do terceiro parágrafo – which has seen them blamed for global food shortages as land is reportedly diverted from food crops – a palavra as introduz

(A) um contraste.

(B) uma condição.

(C) uma comparação.

(D) uma consequência.

(E) uma causa.


UNIFESP 2011 - QUESTÃO 39
An example of the pressing challenges mentioned in last lines of the text – the pressing challenges that confront us all. – is

(A) the ‘natural knowledge economy’.

(B) technological and scientific innovation.

(C) climate change, the environment and food scarcity.

(D) Brazil’s current strengths and achievements.

(E) biofuel.


Instrução: Leia o texto para responder às questões de números 40 a 45.

To Scientists, Laughter Is No Joke - It’s Serious

March 31, 2010.

So a scientist walks into a shopping mall to watch people laugh. There’s no punchline. Laughter is a serious scientific subject, one that researchers are still trying to figure out. Laughing is primal, our first way of communicating. Apes laugh. So do dogs and rats. Babies laugh long before they speak. No one teaches you how to laugh. You just do. And often you laugh involuntarily, in a specific rhythm and in certain spots in conversation.

You may laugh at a prank on April Fools’ Day. But surprisingly, only 10 to 15 percent of laughter is the result of someone making a joke, said Baltimore neuroscientist Robert Provine, who has studied laughter for decades. Laughter is mostly about social responses rather than reaction to a joke. “Laughter above all else is a social thing,’’ Provine said. “The requirement for laughter is another person.’’

Over the years, Provine, a professor with the University of Maryland Baltimore County, has boiled laughter down to its basics. “All language groups laugh ‘ha-ha-ha’ basically the same way,’’ he said. “Whether you speak Mandarin, French or English, everyone will understand laughter. ... There’s a pattern generator in our brain that produces this sound.’’ 

Each “ha’’ is about one-15th of a second, repeated every fifth of a second, he said. Laugh faster or slower than that and it sounds more like panting or something else. Deaf people laugh without hearing, and people on cell phones laugh without seeing, illustrating that laughter isn’t dependent on a single sense but on social interactions, said Provine, author of the book “Laughter: A Scientific Investigation.’’

“It’s joy, it’s positive engagement with life,’’ said Jaak Panksepp, a Bowling Green University psychology professor. “It’s deeply social.’’ And it’s not just a people thing either. Chimps tickle each other and even laugh when another chimp pretends to tickle them. By studying rats, Panksepp and other scientists can figure out what’s going on in the brain during laughter. And it holds promise for human ills.

Northwestern biomedical engineering professor Jeffrey Burgdorf has found that laughter in rats produces an insulin-like growth factor chemical that acts as an antidepressant and anxietyreducer. He thinks the same thing probably happens in humans, too. This would give doctors a new chemical target in the brain in their effort to develop drugs that fight depression and anxiety in people. Even so, laughter itself hasn’t been proven to be the best medicine, experts said.
(www.nytimes.com. Adaptado.)

UNIFESP 2011 - QUESTÃO 40
Segundo o texto, a risada

(A) foi estudada pelos cientistas em locais com aglomeração de gente.

(B) só é prontamente entendida entre falantes do mesmo grupo linguístico.

(C) agrega diversos sentidos, como visão e audição, para ser comunicada.

(D) já foi estudada por cientistas das principais universidades do mundo.

(E) é uma resposta social, que pode ser observada em alguns animais.


UNIFESP 2011 - QUESTÃO 41
 According to the text, 

(A) chimpanzees have the same laughing pattern as humans.

(B) one responds to laughing if people around are laughing too. 

(C) laughter is prompted mostly by a joke or a trick.

(D) both Provine and Panksepp agree that laughter is a social response.

(E) children laugh as soon as they start learning a language.


UNIFESP 2011 - QUESTÃO 42
Jeffrey Burgdorf discovered that 

(A) rats that laugh grow bigger.

(B) there is a chemical produced in the body by laughter in rats.

(C) people who laugh a lot are less prone to anxiety and depression.

(D) benefits produced by laughter are better than many medicines.

(E) all animals that laugh feel better.


UNIFESP 2011 - QUESTÃO 43
The excerpt of the first paragraph – You just do. – means that

(A) people simply laugh.

(B) you laugh because you learned it.

(C) people laugh involuntarily.

(D) you started laughing since you were a baby.

(E) people laugh the same way.


UNIFESP 2011 - QUESTÃO 44
No trecho do terceiro parágrafo – Whether you speak Mandarin, French or English, everyone will understand laughter. – a palavra whether pode ser substituída, sem alteração de sentido, por

(A) Whatsoever.

(B) In due time.

(C) Nevertheless.

(D) No matter if.

(E) Furthermore.


UNIFESP 2011 - QUESTÃO 45
No trecho do quarto parágrafo – Laugh faster or slower than that and it sounds more like panting or something else. – a palavra like indica

(A) preferência.

(B) probabilidade.

(C) semelhança.

(D) condição.

(E) ênfase.


Língua Francesa  

Instrução: Leia o texto e responda às questões de números 31  a 36. 

De vrais trains de plaisir 

Des amoureux du chemin de fer, il y en a dans le monde entier. Comme cet artiste que nous avons rencontré au Congo, au fil d’une de nos émissions. Il avait passé toute son enfance au bord des rails, bercé par le sifflet des locomotives. Et il était devenu cheminot, mais aussi chanteur. Le jour, il conduisait sa loco, et le soir, il se produisait en smoking, dans le grand hôtel de Brazzaville. Dans ses chansons, il parlait exclusivement de son train. Le rythme même de sa musique évoquait celui des roues sur les rails!

Plus près de nous, il y a aussi cette bande de rêveurs qui a remis en service une locomotive à vapeur, le long du Rhône. Ils la font fonctionner, avec ses wagons, sur une toute petite ligne, en Ardèche, juste pour leur plaisir et celui de quelques touristes. Et c’est toujours cette même passion du rail qu’on retrouve, par exemple, dans les trains électriques. Plus de deux millions de Français en possèdent! Bien sûr, ils les achètent pour leurs enfants, mais ils y jouent souvent eux-mêmes… Le chemin de fer a toujours stimulé l’imagination. Il incarne depuis sa naissance toutes les promesses du progrès. Regardez les grandes gares de Paris, ce sont de véritables cathédrales modernes. Dans le monde entier, à l’intérieur des terres, les rails sont partis à la conquête des pays, et des villes se sont créées le long de ses voies. C’est le train, même, qui a parfois permis l’unité des États. Ainsi, la région de Vancouver n’a accepté d’intégrer le Canada que dans la mesure où une voie de chemin de fer l’unissait à lui. Sans ce lien, elle se serait tournée vers les États-Unis. Partout en Europe, les trains ont aussi été des brise-frontières, qui se sont mis en place, malgré les conflits et les guerres. (...)
(François Gall, De vrais trains de plaisir. GEO Hors-série, Trains, 2003.)

UNIFESP 2011 - QUESTÃO 31
O texto faz referência

(A) a um ferroviário congolês que, nas horas vagas, fazia espetáculos musicais em vagões de trem.

(B) a um artista africano, apaixonado por trens, que dirigia uma locomotiva durante o dia e, à noite, cantava num hotel.

(C) a um artista congolês que, por morar à beira de uma ferrovia, tornou-se pintor de trens e estações ferroviárias.

(D) ao prazer de andar de trem em qualquer parte do mundo, principalmente no Congo, onde as paisagens inspiram compositores e pintores.

(E) à musicalidade que há no som produzido pelas rodas de um trem sobre os trilhos, que está na origem das danças e dos ritmos africanos.


UNIFESP 2011 - QUESTÃO 32
Segundo o texto,

(A) quem passou sua infância morando perto de uma ferrovia não sente prazer algum em viajar de trem, pois não suporta o barulho produzido pelo atrito das rodas sobre os trilhos.

(B) mais de dois milhões de franceses viajam diariamente de trem, um transporte rápido, barato e seguro, que atende perfeitamente às suas necessidades de locomoção.

(C) a locomotiva a vapor que transporta turistas ao longo do rio Reno faz um percurso panorâmico muito apreciado por franceses, mas sua manutenção é difícil e dispendiosa.

(D) o brinquedo preferido pelos meninos franceses é o trem elétrico, cuja venda anual ultrapassa a dos brinquedos eletrônicos.

(E) há muitos franceses apaixonados por trens, haja vista a frequência com que presenteiam seus filhos com trenzinhos elétricos, com os quais eles mesmos gostam de brincar.


UNIFESP 2011 - QUESTÃO 33
O jornalista afirma que

(A) as estações ferroviárias, antes comparáveis a velhas e suntuosas catedrais, hoje são modernas e muito funcionais, dispondo das facilidades da nova tecnologia.

(B) o progresso de cada país pode ser medido pela qualidade e extensão de sua rede ferroviária.

(C) as ferrovias sempre estiveram ligadas à ideia de progresso, na medida em que deram origem à criação de cidades ao seu redor, uniram países e derrubaram fronteiras.

(D) o Canadá possui uma extensa rede ferroviária a ligar suas cidades, chegando a ultrapassar a dos Estados Unidos.

(E) a ferrovia que liga Vancouver, no Canadá, aos Estados Unidos constitui um importante elo político e econômico entre os dois países.


UNIFESP 2011 - QUESTÃO 34
No trecho ... la région de Vancouver n’a accepté d’intégrer le Canada que dans la mesure où une voie de chemin de fer l’unissait à lui ..., a palavra sublinhada substitui

(A) Canada.

(B) États-Unis.

(C) Vancouver.

(D) train.

(E) région.

 
UNIFESP 2011 - QUESTÃO 35
Assinale a alternativa que corresponde à forma negativa da frase ...Le chemin de fer a toujours stimulé l’imagination ...

(A) Le chemin de fer n’a pas stimulé l’imagination.

(B) Le chemin de fer stimule très peu l’imagination.

(C) Le chemin de fer ne va plus stimuler l’imagination.

(D) Le chemin de fer n’a jamais stimulé l’imagination.

(E) Le chemin de fer ne stimule l’imagination de personne. 


UNIFESP 2011 - QUESTÃO 36
No fragmento do texto, ...Bien sûr, ils les achètent pour leurs enfants..., a expressão sublinhada pode ser corretamente traduzida por

(A) portanto.

(B) certamente.

(C) no entanto.

(D) finalmente.

(E) primeiramente.


UNIFESP 2011 - QUESTÃO 37
Ces ambiances, il faut se dépêcher de les vivre, car le train à l’ancienne va disparaître, au moins dans nos pays.

A expressão sublinhada do fragmento acima pode ser corretamente traduzida por

(A) é preciso.

(B) não precisa.

(C) ainda falta.

(D) ele faz.

(E) é urgente.


UNIFESP 2011 - QUESTÃO 38
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.

Le temps        voyage, dans un compartiment,           une saveur particulière.

(A) ... de la ... ont ...

(B) ... de ... as ...

(C) ... de ... avez ...

(D) ... du ... ai ...

(E) ... du ... a ...


Instrução: Leia o texto e responda às questões de números 39 a 44.

Drôles de rencontre autour d’un hamburger

“La restauration rapide hamburger propose une offre différenciée avec des salades, des bâtonnets de poulet panés, du poisson, du bio... L’offre est conséquente et semble mieux perçue par les jeunes utilisateurs que par ceux qui parlent de ces jeunes utilisateurs.”

Celui qui s’exprime ainsi n’est pas un pilier, ni un activiste de la restauration rapide. Jean-Pierre Corbeau est sociologue de l’alimentation, professeur à l’université François Rabelais de Tours, et vient d’achever une étude réalisée auprès de 760 jeunes d’octobre 2009 à mars 2010 sur la représentation et la fréquentation de la restauration rapide “hamburger” chez les 15-25 ans. On y apprend entre autres que ces jeunes gens se rendent dans ces établissements de façon très épisodique – un tiers seulement s’y rendent plus d’une fois par semaine, un quart n’y vont qu’une fois par mois –, qu’ils en font un lieu de rencontre et de ralliement où l’on se retrouve, où l’on s’attarde, où l’on se socialise. Loin donc, très loin, de l’image d’Épinal d’un endroit où l’on s’engouffrerait régulièrement, juste le temps d’avaler quelques centaines de calories de piètre qualité.

Si l’institut Quick a commandé cette étude, c’est parce qu’en terme de recherche, rien ou si peu a été fait jusqu’à présent sur la restauration rapide en France. Aujourd’hui, les perceptions et les opinions de l’homme de la rue, du militant associatif ou du journaliste, s’appuient donc par défaut sur des données essentiellement anglo-saxonnes et surtout américaines.

Or l’Amérique, c’est loin. A quelques milliers de kilomètres et plusieurs années lumière en ce qui concerne le rapport à l’alimentation. Même si l’exception nutritionnelle française s’estompe (lentement) et si les habitudes culinaires se modifient, les repas restent un pôle de la vie familiale pour plus de neuf français sur dix selon une étude BVA-Nestlé et un moment de sociabilité pour la plupart d’entre eux.

Non, les jeunes ne fréquentent pas uniquement les établissements de restauration rapide... Le consommateur de burger est un mangeur diversifié : repas familiaux, cuisines du monde (pizzeria, restaurant à sushis...), street food (sandwich, pâtes à emporter...). Sans culpabilité, le jeune consommateur français s’inscrit dans une démarche de choix alimentaire varié.
(Jacques-Edouard Charret, président du groupe Quick, Le Monde.fr, 20.07.2010.)

UNIFESP 2011 - QUESTÃO 39
O texto refere-se

(A) a uma pesquisa feita junto à população jovem na França para estudar a relação entre a alimentação e o desempenho escolar.

(B) à evolução do consumo de fast food na França, nos últimos anos, e seu efeito sobre a saúde dos jovens até os 25 anos.

(C) ao estudo feito por um sociólogo da alimentação sobre o consumo de fast food de 760 jovens franceses, entre 15 e 25 anos.

(D) à tese de doutorado do Prof. Jean-Pierre Corbeau, que estuda, do ponto de vista da sociologia, os hábitos alimentares de jovens franceses.

(E) ao cardápio oferecido aos estudantes da Universidade François Rabelais, em Tours, com acentuada predominância de hambúrgueres e frituras em geral.


UNIFESP 2011 - QUESTÃO 40
O texto informa que 

(A) um terço dos jovens entrevistados vão apenas uma vez por mês às casas de comida rápida, o que caracteriza baixa frequência e põe em risco um mercado essencialmente americano. 

(B) um quarto dos jovens entrevistados pelo prof. Corbeau declaram nunca haver frequentado casas de fast food e sua preferência alimentar são as refeições em família.

(C) a Universidade François Rabelais, de outubro de 2009 a março de 2010, promoveu um curso para 760 jovens, destinado a orientá-los sobre hábitos de alimentação saudável.

(D) poucos estudos têm sido feitos sobre a qualidade da alimentação dos jovens franceses, mas pode-se afirmar que ela se parece em muito à dos americanos da mesma faixa etária.

(E) os estabelecimentos que oferecem comida rápida representam, para os jovens franceses, um lugar de encontro e de convivência e não apenas um lugar onde se engole rapidamente grande número de calorias. 


UNIFESP 2011 - QUESTÃO 41
Da leitura, pode-se entender que

(A) os jovens franceses, profundamente influenciados pelo hábito de consumo americano, têm como principal forma de alimentação a comida rápida.

(B) os jovens franceses estão cada vez mais sedentários e o consumo de comida rápida, embora não se iguale ao dos americanos, pode trazer sérias consequências a médio prazo.

(C) o jovem consumidor francês gosta de frequentar os lugares que servem comida rápida, mas principalmente para encontrar seus amigos e, por vezes, não pede nada para comer.

(D) a alimentação dos jovens na França não se resume ao fast food, ao contrário, sua escolha é diversificada, incluindo as refeições em família e a cozinha internacional, por exemplo.

(E) o serviço de comida rápida na França ainda tem muito a aprender com os americanos, pois, na maioria das vezes, não corresponde ao gosto e às expectativas dos franceses em geral.


UNIFESP 2011 - QUESTÃO 42
Na opinião do autor, baseada em estudo realizado,

(A) as mudanças nas relações familiares acarretam modificações no hábito alimentar, não só dos franceses, mas dos jovens e adultos em qualquer país.

(B) é um equívoco comparar a alimentação dos jovens franceses à dos americanos, pois, apesar das mudanças em seus hábitos culinários, para nove entre dez franceses, as refeições continuam a ser um tópico importante da vida familiar.

(C) nove entre dez franceses preferem fazer suas refeições em casa, principalmente nos fins de semana, oportunidade em que todos se reúnem e cultivam as relações familiares.

(D) a mulher francesa, inserida no mercado de trabalho, não tem mais tempo para cuidar das refeições familiares, acarretando mudanças nos hábitos alimentares de seus filhos.

(E) o hábito alimentar do jovem consumidor americano privilegia as refeições rápidas por falta de opção, mas nove entre dez deles preferem a comida caseira.


UNIFESP 2011 - QUESTÃO 43
Na frase do texto, Celui qui s’exprime ainsi n’est pas un pilier, ni un activiste de la restauration rapide, o pronome celui refere-se a

(A) Jean-Pierre Corbeau.

(B) François Rabelais.

(C) l’université.

(D) Tours.

(E) les jeunes français.


UNIFESP 2011 - QUESTÃO 44
Assinale a alternativa que corresponde à forma verbal sublinhada, no presente. 

Si l’Institut Quick a commandé cette étude...

(A) commandait

(B) commanderait

(C) commandent

(D) commande

(E) commandes


UNIFESP 2011 - QUESTÃO 45
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas na frase:

Les jeunes        se retrouver et rester          les “hamburger restaurants”.

(A) ... aime ... sur ...

(B) ... aimes ... loin ...

(C) ... aiment ... dans ...

(D) ... aimez ... près ...

(E) ... a aimé ... devant ...


COMENTÁRIOS

Nome

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computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,522,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,6,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,351,eleicoes,1,enade,403,enare,1,encceja,44,enem,97,enfermagem,21,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,352,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,9,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,3,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,3,gestão da qualidade,1,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão de recursos humanos,1,gestão financeira,4,gestao hospitalar,4,gestão pública,2,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,161,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,4,procurador,2,professor,18,pronatec,3,prouni,5,prova da cebraspe,1,prova da ebserh,1,prova de enfermagem,1,provas,1460,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,13,provas cnu,23,provas concurso,305,provas da univesp,2,provas enade,402,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,37,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,13,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,5,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,3,provas nível médio,26,provas nível superior,158,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,10,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas 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biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,10411,questão de conhecimento específico,20,questão de conhecimento geral,30,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3986,questão de direito administrativo,325,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito 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farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1757,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,135,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2279,questão de informática,242,questão de inglês,1872,questão de jornalismo,252,questão de legislação,361,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,125,questão de matemática,4488,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2810,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5396,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,467,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,264,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,129,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,160,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de 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engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,224,questão gastronomia,80,questão gestao comercial,80,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,81,questão gestão pública,79,questão gestão recursos humanos,25,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,130,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do 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INDAGAÇÃO: Prova UNIFESP 2011 com Gabarito
Prova UNIFESP 2011 com Gabarito
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