Prova UNIFESP 2015 com Gabarito

Prova UNIFESP 2015 com Gabarito UNIFESP 2015 -  QUESTÃO 01 Considerando-se a situação de comunicação entre Garfield e seu dono, a frase...
Prova UNIFESP 2015 com Gabarito

Prova UNIFESP 2015 com Gabarito

UNIFESP 2015 - QUESTÃO 01

unifesp

Considerando-se a situação de comunicação entre Garfield e seu dono, a frase, em linguagem coloquial, que preenche o balão do último quadrinho é:

(A) Tenho de saboreá-lo bem?

(B) Devo saborear a ele muito bem?

(C) Convém que eu o saboreie bem?

(D) Saboreá-lo-ei muito bem?

(E) Eu tenho de saborear bem ele?


Leia o texto para responder às questões de números 02 a 04. 

A palavra falada é um fenômeno natural; a palavra escrita é um fenômeno cultural. O homem natural pode viver perfeitamente sem ler nem escrever. Não o pode o homem a que chamamos civilizado: por isso, como disse, a palavra escrita é um fenômeno cultural, não da natureza mas da civilização, da qual a cultura é a essência e o esteio. 

Pertencendo, pois, a mundos (mentais) essencialmente diferentes, os dois tipos de palavra obedecem forçosamente a leis ou regras essencialmente diferentes. A palavra falada é um caso, por assim dizer, democrático. Ao falar, temos que obedecer à lei do maior número, sob pena de ou não sermos compreendidos ou sermos inutilmente ridículos. Se a maioria pronuncia mal uma palavra, temos que a pronunciar mal. Se a maioria usa de uma construção gramatical errada, da mesma construção teremos que usar. Se a maioria caiu em usar estrangeirismos ou outras irregularidades verbais, assim temos que fazer.

Os termos ou expressões que na linguagem escrita são justos, e até obrigatórios, tornam-se em estupidez e pedantaria, se deles fazemos uso no trato verbal. Tornam- -se até em má-criação, pois o preceito fundamental da civilidade é que nos conformemos o mais possível com as maneiras, os hábitos, e a educação da pessoa com quem falamos, ainda que nisso faltemos às boas maneiras ou à etiqueta, que são a cultura exterior.
(Fernando Pessoa. A língua portuguesa, 1999. Adaptado.)

UNIFESP 2015 - QUESTÃO 02
Em sua argumentação, o autor estabelece que

(A) a palavra escrita se espelha na palavra falada. Dessa forma, a boa comunicação implica reconhecer que fala e escrita são de mesma natureza.

(B) as diferenças entre fala e escrita são muitas. Dessa forma, a boa comunicação está relacionada ao valor cultural da linguagem.

(C) o fenômeno cultural está contido no natural. Dessa forma, a boa comunicação diz respeito ao uso que cada pessoa faz, de acordo com as necessidades cotidianas.

(D) os fenômenos naturais precedem os culturais. Dessa forma, a boa comunicação depende de ajustar aqueles às especificidades destes.

(E) fala e escrita são domínios distintos. Dessa forma, a boa comunicação implica conhecer e empregar os recursos específicos de cada um deles.
 

UNIFESP 2015 - QUESTÃO 03
De acordo com o autor, “ao falar, temos que obedecer à lei do maior número”. Atendendo a esse princípio, para o português oral contemporâneo, está adequado o enunciado:

(A) Olvidei-me de trazer seu livro. Assistia a um filme deveras interessante. Você não se sente chateado por isso, não é mesmo?

(B) Caso assistisse a um filme e esquecesse teu livro... Sentir-te-ias magoado com esse meu comportamento?

(C) Cara, @#$&*...! Demorô!!! O fdm nem tchum... E pá... 😀 E o livro... Nem... 😔 Que m***a!!!

(D) Me esqueci de trazer seu livro, porque fiquei assistindo um filme. Cê não tá chateado por causa disso, né?

(E) Nóis ia lê o livro na aula, mais fiquei veno TV, sistino um firme e isquici dele. Ocê tá chateado cumigu não né?


UNIFESP 2015 - QUESTÃO 04
Assinale a alternativa cujo enunciado atende à norma- -padrão da língua portuguesa.

(A) Durante a leitura do livro, surgiram várias dúvidas. O enredo e a temática abordada, que causou muita polêmica, mostraram a atualidade da obra. Vislumbraram-se vieses interessantes na construção das personagens.

(B) Durante a leitura do livro, ficou várias dúvidas. O enredo e a temática abordados, que causou muita polêmica, mostrou a atualidade da obra. Vislumbrou-se vieses interessantes na construção das personagens.

(C) Durante a leitura do livro, houve várias dúvidas. O enredo e a temática abordada, que causou muita polêmica, mostraram a atualidade da obra. Vislumbrou-se vieses interessantes na construção das personagens.

(D) Durante a leitura do livro, ficaram várias dúvidas. O enredo e a temática abordados, que causou muita polêmica, mostraram a atualidade da obra. Vislumbrou-se vieses interessantes na construção das personagens.

(E) Durante a leitura do livro, houveram várias dúvidas. O enredo e a temática abordada, que causou muita polêmica, mostrou a atualidade da obra. Vislumbraram-se vieses interessantes na construção das personagens.


UNIFESP 2015 - QUESTÃO 05
Leia o poema de Ricardo Reis, heterônimo de Fernando Pessoa.

Coroai-me de rosas,
Coroai-me em verdade
De rosas –
Rosas que se apagam
Em fronte a apagar-se
Tão cedo!
Coroai-me de rosas
E de folhas breves.
E basta.

(As múltiplas faces de Fernando Pessoa, 1995.)

O tema tratado no poema é a

(A) necessidade de se buscar a verdadeira razão para uma vida plena.

(B) fugacidade do tempo, remetendo à ideia de brevidade da vida.

(C) busca pela simplicidade da vida, representada pela natureza.

(D) brevidade com que o verdadeiro amor perpassa a vida das pessoas.

(E) rapidez com que as relações verdadeiras começam e terminam.


UNIFESP 2015 - QUESTÃO 06

É preciso ler esse livro singular sem a obsessão de enquadrá-lo em um determinado gênero literário, o que implicaria em prejuízo paralisante. Ao contrário, a abertura a mais de uma perspectiva é o modo próprio de enfrentá-lo. A descrição minuciosa da terra, do homem e da luta situa-o no nível da cultura científica e histórica. Seu autor fez geografia humana e sociologia como um espírito atilado poderia fazê-las no começo do século, em nosso meio intelectual, então avesso à observação demorada e à pesquisa pura. Situando a obra na evolução do pensamento brasileiro, diz lucidamente o crítico Antonio Candido: “Livro posto entre a literatura e a sociologia naturalista, esta obra assinala um fim e um começo: o fim do imperialismo literário, o começo da análise científica aplicada aos aspectos mais importantes da sociedade brasileira (no caso, as contradições contidas na diferença de cultura entre as regiões litorâneas e o interior).”
(Alfredo Bosi. História concisa da literatura brasileira, 1994. Adaptado.)

O excerto trata da obra

(A) Capitães da areia, de Jorge Amado.

(B) O cortiço, de Aluísio de Azevedo.

(C) Grande sertão: veredas, de Guimarães Rosa.

(D) Vidas secas, de Graciliano Ramos.

(E) Os sertões, de Euclides da Cunha.


Leia o poema para responder às questões de números 07 a 09.

Mau despertar

Saio do sono como
de uma batalha
travada em
lugar algum

Não sei na madrugada
se estou ferido
se o corpo
tenho
riscado
de hematomas

Zonzo lavo
na pia
os olhos donde
ainda escorrem
uns restos de treva

(Ferreira Gullar. Muitas vozes, 2013.)

UNIFESP 2015 - QUESTÃO 07
A leitura do poema permite inferir que

(A) o despertar do eu lírico apaga as más lembranças da madrugada.

(B) a noite é problema para o eu lírico, perturbado mais física que mentalmente.

(C) o eu lírico atribui o seu mau despertar a uma noite de difícil sono.

(D) o eu lírico encontra na noite difícil uma forma de enfrentar seus medos.

(E) o mau despertar acentua as feridas e as dores que perturbam o eu lírico.


UNIFESP 2015 - QUESTÃO 08
Analisando-se as três estrofes do poema, atribui-se a cada uma os seguintes sentidos, respectivamente,

(A) a lembrança do sono – as consequências do mau sono – a libertação da noite mal dormida.

(B) a consciência do despertar – as hipóteses acerca do sono – a tentativa de se restaurar.

(C) a expectativa com o despertar – a certeza da noite mal dormida – a certeza de um dia ruim.

(D) a causa do sono conturbado – a possibilidade de recuperação – a ansiedade pela melhora.

(E) a renovação ao despertar – a possibilidade de enfrentar o mau sono – a busca por um dia melhor.


UNIFESP 2015 - QUESTÃO 09
Assinale a alternativa em que a reescrita dos versos altera o sentido original do texto.

(A) “Não sei na madrugada / se estou ferido” → não sei se ferido estou na madrugada

(B) “se o corpo / tenho / riscado / de hematomas” → se de hematomas tenho o corpo riscado

(C) “ainda escorrem / uns restos de treva” → uns restos de treva escorrem ainda

(D) “travada em / lugar algum” → travada em algum lugar

(E) “Saio do sono como / de uma batalha” → do sono saio como de uma batalha


UNIFESP 2015 - QUESTÃO 10

unifesp

Em conformidade com a norma-padrão da língua portuguesa e com o Novo Acordo Ortográfico, as lacunas do texto devem ser preenchidas, respectivamente, com:

(A) por que – auto-retrato.

(B) porque – auto-retrato.

(C) porquê – autorretrato.

(D) por que – auto retrato.

(E) por quê – autorretrato.


Leia o texto para responder às questões de números 11 a 15.

Você conseguiria ficar 99 dias sem o Facebook?

Uma organização não governamental holandesa está propondo um desafio que muitos poderão considerar impossível: ficar 99 dias sem dar nem uma “olhadinha” no Facebook. O objetivo é medir o grau de felicidade dos usuários longe da rede social. 

O projeto também é uma resposta aos experimentos psicológicos realizados pelo próprio Facebook. A diferença neste caso é que o teste é completamente voluntário. Ironicamente, para poder participar, o usuário deve trocar a foto do perfil no Facebook e postar um contador na rede social.

Os pesquisadores irão avaliar o grau de satisfação e felicidade dos participantes no 33.º dia, no 66.º e no último dia da abstinência.

Os responsáveis apontam que os usuários do Facebook gastam em média 17 minutos por dia na rede social. Em 99 dias sem acesso, a soma média seria equivalente a mais de 28 horas, que poderiam ser utilizadas em “atividades emocionalmente mais realizadoras”.
(http://codigofonte.uol.com.br. Adaptado.)

UNIFESP 2015 - QUESTÃO 11
De acordo com os pressupostos da campanha holandesa, o usuário do Facebook

(A) supera as suas barreiras emocionais na rede social e garante uma existência com mais felicidade.

(B) vivencia experiências únicas na rede social e a tem como forma de ser mais equilibrado emocionalmente.

(C) gasta tempo na rede social e deixa de se dedicar a momentos mais significativos em sua vida.

(D) emprega o seu tempo na rede social para trabalhar a emoção e entender melhor suas questões de vida.

(E) dedica um tempo exíguo à rede social e tem pouca motivação para atividades mais realizadoras.


UNIFESP 2015 - QUESTÃO 12 
Uma informação possível de se concluir da leitura do texto é:

(A) O Facebook realizou experimentos psicológicos sem o consentimento de seus usuários.

(B) Os usuários do Facebook sentem-se mais felizes quando não acessam a rede social.

(C) Os estudos da ONG holandesa têm o propósito de criar uma nova rede social.

(D) O tempo gasto na rede social potencializou perturbações psicológicas em seus usuários.

(E) O grau de satisfação e felicidade de uma pessoa independe de seu estado emocional.


UNIFESP 2015 - QUESTÃO 13
Examine as passagens do primeiro parágrafo do texto:

•  “Uma organização não governamental holandesa está propondo um desafio”

•  “O objetivo é medir o grau de felicidade dos usuários longe da rede social.”

A utilização dos artigos destacados justifica-se em razão

(A) da retomada de informações que podem ser facilmente depreendidas pelo contexto, sendo ambas equivalentes semanticamente.

(B) de informações conhecidas, nas duas ocorrências, sendo possível a troca dos artigos nos enunciados, pois isso não alteraria o sentido do texto.

(C) da generalização, no primeiro caso, com a introdução de informação conhecida, e da especificação, no segundo, com informação nova.

(D) da introdução de uma informação nova, no primeiro caso, e da retomada de uma informação já conhecida, no segundo.

(E) de informações novas, nas duas ocorrências, motivo pelo qual são introduzidas de forma mais generalizada.


Considere os enunciados a seguir para responder às questões de números 14 e 15.

•  [...] ficar 99 dias sem dar nem uma “olhadinha” no Facebook. (1.º parágrafo)

•  [...] que poderiam ser utilizadas em “atividades emocionalmente mais realizadoras”. (4.º parágrafo)

UNIFESP 2015 - QUESTÃO 14
Nos dois trechos, utilizam-se as aspas, respectivamente, para

(A) indicar o sentido metafórico e marcar a fala coloquial.

(B) enfatizar o discurso direto e marcar uma citação.

(C) marcar o sentido pejorativo e enfatizar o sentido metafórico.

(D) assinalar a ironia e indicar a fala de uma pessoa.

(E) realçar o sentido do substantivo e indicar uma transcrição.


UNIFESP 2015 - QUESTÃO 15
Analisando-se o emprego e a estrutura das palavras “olhadinha” e “emocionalmente”, é correto afirmar que os sufixos nelas presentes indicam, respectivamente, sentido de

(A) morosidade e intensidade.

(B) modo e consequência.

(C) rapidez e modo.

(D) intensidade e causa.

(E) afeto e tempo.


UNIFESP 2015 - QUESTÃO 16
Analise a capa de um folder de uma campanha de trânsito.

unifesp

Explicitando-se os complementos dos verbos em “Eu cuido, eu respeito.”, obtém-se, em conformidade com a norma-padrão da língua portuguesa:

(A) Eu a cuido, eu respeito-lhe.

(B) Eu cuido dela, eu lhe respeito.

(C) Eu cuido dela, eu a respeito.

(D) Eu lhe cuido e respeito.

(E) Eu cuido e respeito-a.


Leia o texto para responder às questões de números 17 a 21.

Cumpridos dez anos de prisão por um crime que não pratiquei e do qual, entanto, nunca me defendi, morto para a vida e para os sonhos: nada podendo já esperar e coisa alguma desejando – eu venho fazer enfim a minha confissão: isto é, demonstrar a minha inocência. 

Talvez não me acreditem. Decerto que não me acreditam. Mas pouco importa. O meu interesse hoje em gritar que não assassinei Ricardo de Loureiro é nulo. Não tenho família; não preciso que me reabilitem. Mesmo quem esteve dez anos preso, nunca se reabilita. A verdade simples é esta.

E àqueles que, lendo o que fica exposto, me perguntarem: “Mas por que não fez a sua confissão quando era tempo? Por que não demonstrou a sua inocência ao tribunal?”, a esses responderei: – A minha defesa era impossível. Ninguém me acreditaria. E fora inútil fazer-me passar por um embusteiro ou por um doido… Demais, devo confessar, após os acontecimentos em que me vira envolvido nessa época, ficara tão despedaçado que a prisão se me afigurava uma coisa sorridente. Era o esquecimento, a tranquilidade, o sono. Era um fim como qualquer outro – um termo para a minha vida devastada. Toda a minha ânsia foi pois de ver o processo terminado e começar cumprindo a minha sentença.

De resto, o meu processo foi rápido. Oh! o caso parecia bem claro… Eu nem negava nem confessava. Mas quem cala consente… E todas as simpatias estavam do meu lado. 

O crime era, como devem ter dito os jornais do tempo, um “crime passional”. Cherchez la femme*. Depois, a vítima um poeta – um artista. A mulher romantizara-se desaparecendo. Eu era um herói, no fim de contas. E um herói com seus laivos de mistério, o que mais me aureolava. Por tudo isso, independentemente do belo discurso de defesa, o júri concedeu-me circunstâncias atenuantes.

E a minha pena foi curta.

Ah! foi bem curta – sobretudo para mim… Esses dez anos esvoaram-se-me como dez meses. É que, em realidade, as horas não podem mais ter ação sobre aqueles que viveram um instante que focou toda a sua vida. Atingido o sofrimento máximo, nada já nos faz sofrer. Vibradas as sensações máximas, nada já nos fará oscilar. Simplesmente, este momento culminante raras são as criaturas que o vivem. As que o viveram ou são, como eu, os mortos-vivos, ou – apenas – os desencantados que, muita vez, acabam no suicídio.

* Cherchez la femme: Procurem a mulher.
(Mário de Sá-Carneiro. A confissão de Lúcio, 2011.)

UNIFESP 2015 - QUESTÃO 17
No texto, o narrador sugere que tinha sido condenado por um crime

(A) praticado pelo poeta, de quem tomou a responsabilidade para que este pudesse fugir com a mulher amada, isento de culpa.

(B) motivado por questões amorosas, sobre o qual não emitiu um posicionamento claro que negasse ou confirmasse a sua culpa.

(C) ocorrido acidentalmente, fruto da percepção equivocada de que o poeta estaria em um romance proibido com a sua mulher.

(D) praticado pela esposa do artista, a quem acreditava que deveria recair a pena, mas não dispunha de provas suficientes para poder incriminá-la. 

(E) marcado pelo mistério, que teve como vítimas o poeta e a mulher, e que contou com uma defesa confusa e permeada de inconsistências.


UNIFESP 2015 - QUESTÃO 18
No primeiro parágrafo, afirma-se: “eu venho fazer enfim a minha confissão”. Tal confissão se materializa textualmente em

(A) uma argumentação confusa, com oscilação dos tempos verbais entre presente, passado e futuro, relacionados a situações da vida do narrador.

(B) uma narrativa objetiva, com predomínio de verbos nos tempos passado e presente, relacionados a situações conhecidas do narrador.

(C) uma narrativa subjetiva, com predomínio de verbos no tempo passado, relacionados a situações das quais participara o narrador.

(D) uma argumentação racional, com predomínio de verbos no tempo presente, relacionados a situações analisadas pelo narrador.

(E) uma descrição pessoal, com predomínio de verbos no tempo presente, relacionados a situações que marcaram a existência do narrador.


UNIFESP 2015 - QUESTÃO 19
Segundo o narrador afirma, a prisão lhe serviria para

(A) amenizar os transtornos pessoais que arruinaram a sua existência.

(B) mostrar a todos que estava sendo injustiçado e que deveriam rever o caso.

(C) coroar a sua existência de erros e desacertos, impossível de ser recomposta.

(D) reverter a seu favor a simpatia do júri e ter um novo julgamento em breve.

(E) colocá-lo em equilíbrio com a justiça dos homens e a justiça divina.


UNIFESP 2015 - QUESTÃO 20
Observe as passagens do texto:

•  “Decerto que não me acreditam.” (2.º parágrafo)

•  “E um herói com seus laivos de mistério” (5.º parágrafo)

•  “nada já nos fará oscilar.” (6.º parágrafo)

No contexto em que estão empregados, os termos em destaque significam, respectivamente,

(A) ocasionalmente – vestígios – transformar.

(B) possivelmente – marcas – afastar.

(C) eventualmente – características – mudar.

(D) imperiosamente – tipos – descobrir.

(E) certamente – indícios – variar.


UNIFESP 2015 - QUESTÃO 21

Quando se quer chamar atenção para o Objeto Direto que precede o verbo, costuma-se repeti-lo. É o que se chama Objeto Direto Pleonástico, em cuja constituição entra sempre um pronome pessoal átono.
(Celso Cunha e Lindley Cintra. Nova gramática do português contemporâneo, 2000.)

Verifica-se a ocorrência de objeto direto pleonástico em:

(A) “As que o viveram ou são, como eu, os mortos-vivos, ou – apenas – os desencantados”

(B) “Esses dez anos esvoaram-se-me como dez meses.”

(C) “Por tudo isso, independentemente do belo discurso de defesa, o júri concedeu-me circunstâncias atenuantes.”

(D) “Simplesmente, este momento culminante raras são as criaturas que o vivem.”

(E) “Atingido o sofrimento máximo, nada já nos faz sofrer.”


Para responder às questões de números 22 a 24, leia as opiniões em relação ao projeto de adaptação que visa facilitar obras de Machado de Assis.

Texto 1 

Isso é um assassinato e eu endosso. A autora [da adaptação] quer que a Academia se manifeste. Para ela, vai ser a glória. Mas vários acadêmicos se manifestaram. Eu me manifestei. Há temas em que a instituição não pode se baratear. Essa mulher quer que nós tenhamos essa discussão como se ela estivesse propondo a ressurreição eterna de Machado de Assis, como se ele dependesse dela. Confio na vigilância da sociedade. Vamos para a rua protestar.
(Nélida Piñon. http://entretenimento.uol.com.br)

Texto 2

É melhor que o sujeito comece a ler através de uma adaptação bem feita de um clássico do que seja obrigado a ler um texto ilegível e incompreensível segundo a linguagem e os parâmetros culturais atuais. Depois que leu a adaptação, ele pode pegar o gosto, entrar no processo de leitura e eventualmente se interessar por ler o Machadão no original. Agora, dar uma machadada em um moleque que tem PS3, Xbox, 1000 canais a cabo e toda a internet à disposição é simplesmente burrice.
(Ronaldo Bressane. http://entretenimento.uol.com.br)

Texto 3

Não defenderia, jamais, que Secco [autora da adaptação] fosse impedida de realizar seu projeto, mas não me parece que a proposta devesse merecer apoio do Ministério da Cultura e ser realizada com a ajuda de leis que, afinal, transferem impostos para a cultura. Trata-se, na melhor das hipóteses, de ingenuidade; na pior, de excesso de “sagacidade”. Não será a adulteração de obras, para torná-las supostamente mais legíveis por ignorantes, que irá resolver o problema do acesso a textos literários históricos – mesmo porque, adulterados, já terão deixado de ser o que eram.
(Marcos Augusto Gonçalves. http://www.folha.uol.com.br)

UNIFESP 2015 - QUESTÃO 22
Em relação à questão da facilitação das obras machadianas, a leitura comparativa dos textos deixa claro que eles

(A) mantêm alguns pontos de concordância, havendo em 3 uma clara evidência de que se deve coibir essa iniciativa.

(B) externam uma visão bastante romantizada, o que se pode confirmar com a defesa que 2 faz do alcance do projeto.

(C) expressam o mesmo ponto de vista, o que pode ser confirmado em 3 pela anuência ao apoio do Ministério da Cultura.

(D) divergem quanto ao apoio financeiro, defendido claramente em 2, velado em 3 e negado veementemente em 1.

(E) apresentam posicionamentos diferentes, sendo que 1 expressa sua ideia de contrariedade de forma bastante radical.


UNIFESP 2015 - QUESTÃO 23
 Examine os enunciados:

•  “Vamos para a rua protestar.” (Texto 1)

•  “Não será a adulteração de obras, para torná-las supostamente mais legíveis por ignorantes” (Texto 3)

O termo “para”, em destaque nos enunciados, expressa, respectivamente, sentido de

(A) movimento e finalidade.

(B) modo e conformidade.

(C) tempo e comparação.

(D) movimento e comparação.

(E) conformidade e finalidade.
 

UNIFESP 2015 - QUESTÃO 24
 Examine a passagem do texto 2:

“e eventualmente se interessar por ler o Machadão no original. Agora, dar uma machadada em um moleque”

Os dois termos em destaque, derivados por sufixação, reportam a Machado de Assis. Tal recurso atribui aos substantivos, respectivamente, sentido de

(A) pejo e intimidade.

(B) ironia e simpatia.

(C) humor e reverência.

(D) simpatia e ironia.

(E) tamanho e humor.


UNIFESP 2015 - QUESTÃO 25
O crítico Massaud Moisés assinala o filosofismo como uma das características de Memórias póstumas de Brás Cubas, romance que inaugura a produção madura de Machado de Assis. Tal filosofismo pode ser identificado na passagem:

(A) “O fundador da minha família foi um certo Damião Cubas, que floresceu na primeira metade do século XVIII. Era tanoeiro de ofício, natural do Rio de Janeiro, onde teria morrido na penúria e na obscuridade, se somente exercesse a tanoaria.”

(B) “Entre o queijo e o café, demonstrou-me Quincas Borba que o seu sistema era a destruição da dor. A dor, segundo o Humanitismo, é uma pura ilusão. Quando a criança é ameaçada por um pau, antes mesmo de ter sido espancada, fecha os olhos e treme; essa predisposição, é que constitui a base da ilusão humana, herdada e transmitida.” 

(C) “Dito isto, expirei às duas horas da tarde de uma sexta-feira do mês de agosto de 1869, na minha bela chácara de Catumbi. Tinha uns sessenta e quatro anos, rijos e prósperos, era solteiro, possuía cerca de trezentos contos e fui acompanhado ao cemitério por onze amigos.”

(D) “Não houve nada, mas ele suspeita alguma coisa; está muito sério e não fala; agora saiu. Sorriu uma vez somente, para Nhonhô, depois de o fitar muito tempo, carrancudo. Não me tratou mal nem bem. Não sei o que vai acontecer; Deus queira que isto passe. Muita cautela, por ora, muita cautela.”

(E) “Por exemplo, um dia quebrei a cabeça de uma escrava, porque me negara uma colher do doce de coco que estava fazendo, e, não contente com o malefício, deitei um punhado de cinza ao tacho, e, não satisfeito da travessura, fui dizer à minha mãe que a escrava é que estragara o doce ‘por pirraça’; e eu tinha apenas seis anos.”
 

UNIFESP 2015 - QUESTÃO 26

“A pessoa é presa por pirataria – e aí a cadeia mostra filmes piratas?”, denunciou o americano Richard Humprey, condenado a 29 meses de prisão por distribuir conteúdo pirateado na internet. O presídio onde ele está, em Ohio, foi pego exibindo uma cópia ilegal do filme O lobo de Wall Street.
(Superinteressante, julho de 2014.)

A fala do condenado revela

(A) a sua deliberação pessoal para pagar pelas contravenções e lutar contra a pirataria em todos os setores.

(B) a sua vontade de livrar-se da contravenção, o que se torna impossível a ele com a pirataria na prisão.

(C) o seu desencanto com a vida do crime, já que até mesmo na cadeia é obrigado a conviver com a pirataria.

(D) o seu inconformismo com a contradição entre o que se prega como certo e o que se pratica, no caso da pirataria.

(E) a falta de critérios mais específicos para condenar uma pessoa por piratear conteúdos livres da internet.


Leia o trecho do conto “O mandarim”, de Eça de Queirós, para responder às questões de números 27 a 29. 

Então começou a minha vida de milionário. Deixei bem depressa a casa de Madame Marques – que, desde que me sabia rico, me tratava todos os dias a arroz- -doce, e ela mesma me servia, com o seu vestido de seda dos domingos. Comprei, habitei o palacete amarelo, ao Loreto: as magnificências da minha instalação são bem conhecidas pelas gravuras indiscretas da Ilustração Francesa. Tornou-se famoso na Europa o meu leito, de um gosto exuberante e bárbaro, com a barra recoberta de lâminas de ouro lavrado e cortinados de um raro brocado negro onde ondeiam, bordados a pérolas, versos eróticos de Catulo; uma lâmpada, suspensa no interior, derrama ali a claridade láctea e amorosa de um luar de Verão.

[...]

Entretanto Lisboa rojava-se aos meus pés. O pátio do palacete estava constantemente invadido por uma turba: olhando-a enfastiado das janelas da galeria, eu via lá branquejar os peitilhos da Aristocracia, negrejar a sotaina do Clero, e luzir o suor da Plebe: todos vinham suplicar, de lábio abjeto, a honra do meu sorriso e uma participação no meu ouro. Às vezes consentia em receber algum velho de título histórico: – ele adiantava-se pela sala, quase roçando o tapete com os cabelos brancos, tartamudeando adulações; e imediatamente, espalmando sobre o peito a mão de fortes veias onde corria um sangue de três séculos, oferecia-me uma filha bem-amada para esposa ou para concubina.

Todos os cidadãos me traziam presentes como a um ídolo sobre o altar – uns odes votivas, outros o meu monograma bordado a cabelo, alguns chinelas ou boquilhas, cada um a sua consciência. Se o meu olhar amortecido fixava, por acaso, na rua, uma mulher – era logo ao outro dia uma carta em que a criatura, esposa ou prostituta, me ofertava a sua nudez, o seu amor, e todas as complacências da lascívia.

Os jornalistas esporeavam a imaginação para achar adjetivos dignos da minha grandeza; fui o sublime Sr. Teodoro, cheguei a ser o celeste Sr. Teodoro; então, desvairada, a Gazeta das Locais chamou-me o extraceleste Sr. Teodoro! Diante de mim nenhuma cabeça ficou jamais coberta – ou usasse a coroa ou o coco. Todos os dias me era oferecida uma presidência de Ministério ou uma direção de confraria. Recusei sempre, com nojo. (Eça de Queirós. O mandarim, s/d.)

UNIFESP 2015 - QUESTÃO 27
Ao descrever a sua vida de milionário, o narrador

(A) reconhece que as pessoas se aproximam dele com mais respeito e cautela, fato que o deixa desconfortável, por sua natureza humilde.

(B) sente-se lisonjeado pelo tratamento cerimonioso de que é alvo constante, sobretudo porque as pessoas são honestas em seu proceder.

(C) ironiza as relações de interesses decorrentes da sua nova condição social, deixando evidente que as pessoas se humilham perante ele.

(D) ignora a forma como os mais pobres o interpelam, pois não consegue identificar os contatos sem interesses monetários.

(E) despreza a falta de veneração à sua pessoa, principalmente pelos mais bem nascidos, que não o veem como pertencente à aristocracia.


UNIFESP 2015 - QUESTÃO 28

“Os jornalistas esporeavam a imaginação para achar adjetivos dignos da minha grandeza; fui o sublime Sr. Teodoro, cheguei a ser o celeste Sr. Teodoro; então, desvairada, a Gazeta das Locais chamou-me o extraceleste Sr. Teodoro!”

Nesta passagem do último parágrafo, identifica-se uma

(A) hipérbole, por meio da qual o narrador enfatiza a intensidade de atenção recebida da imprensa portuguesa.

(B) gradação, por meio da qual o narrador reforça a ideia de bajulação posta em prática pelos jornais portugueses.

(C) ironia, por meio da qual o narrador refuta o tratamento que lhe dispensavam os jornalistas portugueses.

(D) redundância, por meio da qual o narrador deixa entrever o modo como as pessoas lhe especulavam a vida.

(E) antítese, por meio da qual o narrador explica as contradições dos jornais portugueses ao tomarem-no como assunto.


UNIFESP 2015 - QUESTÃO 29
Assinale a alternativa que apresenta uma correta análise de passagem do texto.

(A) Em “que, desde que me sabia rico, me tratava todos os dias a arroz-doce” (1.º parágrafo), a locução conjuntiva em destaque estabelece relação de tempo entre as orações.

(B) Em “e ela mesma me servia, com o seu vestido de seda dos domingos” (1.º parágrafo), o termo em destaque pode ser substituído por “mesmo”, sem prejuízo de sentido ao texto.

(C) Em “olhando-a enfastiado das janelas da galeria” (2.º parágrafo), o pronome em destaque recupera o substantivo “Lisboa”.

(D) Em “era logo ao outro dia uma carta em que a criatura ” (3.º parágrafo), a expressão em destaque pode ser substituída, de acordo com a norma-padrão, por “cuja”.

(E) Em “derrama ali a claridade láctea e amorosa de um luar de Verão” (1.º parágrafo), o advérbio em destaque recupera a expressão “versos eróticos de Catulo”.


UNIFESP 2015 - QUESTÃO 30
Leia o soneto de Cruz e Sousa.

Silêncios

Largos Silêncios interpretativos,
Adoçados por funda nostalgia,
Balada de consolo e simpatia
Que os sentimentos meus torna cativos;

Harmonia de doces lenitivos,
Sombra, segredo, lágrima, harmonia
Da alma serena, da alma fugidia
Nos seus vagos espasmos sugestivos.

Ó Silêncios! ó cândidos desmaios,
Vácuos fecundos de celestes raios
De sonhos, no mais límpido cortejo...

Eu vos sinto os mistérios insondáveis
Como de estranhos anjos inefáveis
O glorioso esplendor de um grande beijo!
(Cruz e Sousa. Broquéis, Faróis, Últimos Sonetos, 2008.)

A análise do soneto revela como tema e recursos poéticos, respectivamente:

(A) a aura de mistério e de transcendentalidade suaviza o sofrimento do eu lírico; rimas alternadas e sinestesias se evidenciam nos versos de redondilha maior.

(B) o esforço de superação do sofrimento coexiste com o esgotamento das forças do eu lírico; assonâncias e metonímias reforçam os contrastes das rimas alternadas em versos livres.

(C) a religiosidade como forma de superação do sofrimento humano; metáforas e antíteses reforçam o negativismo da desagregação existencial nos versos livres.

(D) a apresentação da condição existencial do eu lírico, marcada pelo sofrimento, em uma abordagem transcendente; assonâncias e aliterações reforçam a sonoridade nos versos decassílabos.

(E) o apelo à subjetividade e à espiritualidade denota a conciliação entre o eu lírico e o mundo; metáforas e sinestesias reforçam o sentido de transcendentalidade nos versos de doze sílabas.


Examine o quadrinho para responder às questões de números 31 e 32.

unifesp


UNIFESP 2015 - QUESTÃO 31
O quadrinho faz uma crítica

(A) à falta de bons modos explicitada pela linguagem usada pelas crianças.

(B) aos maus hábitos alimentares praticados pelas crianças em geral.

(C) às crianças que não comem vegetais de cor verde.

(D) à professora que não está familiarizada com os desejos das crianças.

(E) ao conflito entre gerações, ou seja, diferenças de comportamento entre pais e filhos.


UNIFESP 2015 - QUESTÃO 32
When introduced to “real food” the children express

(A) damage.

(B) awareness.

(C) revulsion.

(D) disguise.

(E) sorrow.


Leia o texto para responder às questões de números 33 a 38.

Healthy choices

How do we reduce waistlines in a country where
we traditionally do not like telling individuals what to do?

By Telegraph View
22 Aug 2014

unifesp

Every new piece of information about Britain’s weight problem makes for ever more depressing reading. Duncan Selbie, the Chief Executive of Public Health England, today tells us that by 2034 some six million Britons will suffer from diabetes. Of course, many people develop diabetes through no fault of their own. But Mr Selbie’s research concludes that if the levels of obesity returned to their 1994 levels, 1.7 million fewer people would suffer from the condition.

Given that fighting diabetes already drains the National Health Service (NHS) by more than £1.5 million, or 10 per cent of its budget for England, the impact upon the Treasury in 20 years’ time from unhealthy lifestyles could be catastrophic. Bad health not only impacts on the individual but also on the rest of the community.

Diagnosis of the challenge is straightforward. The tougher question is what to do about reducing waistlines in a country where we traditionally do not like telling individuals what to do.

It is interesting to note that Mr Selbie does not ascribe to the Big Brother approach of ceaseless legislation and nannying. Rather, he is keen to promote choices – making the case passionately that people should be encouraged to embrace good health. One of his suggestions is that parents feed their children from smaller plates. That way the child can clear his or her plate, as ordered, without actually consuming too much. Like all good ideas, this is rooted in common sense.
(www.telegraph.co.uk. Adaptado.)

UNIFESP 2015 - QUESTÃO 33
According to the text, Mr Duncan Selbie concluded that

(A) 1.7 million people are obese and have serious health risks in the UK.

(B) there are certain genetic conditions that pose the risk of developing diabetes.

(C) there were more diabetic people twenty years ago.

(D) obesity will escalate quickly in the next 20 years after a reduction in the last 20 years.

(E) less people would suffer from diabetes if obesity levels reverted to 1994 figures.


UNIFESP 2015 - QUESTÃO 34
The excerpt from the first paragraph “many people develop diabetes through no fault of their own” means that these people

(A) should reduce their waistline.

(B) can’t be blamed for getting ill.

(C) probably led an unhealthy lifestyle.

(D) might take part in a research for new medicines.

(E) will have to undergo an expensive treatment paid by the NHS.


UNIFESP 2015 - QUESTÃO 35
Segundo o texto, a diabetes

(A) deve ter suas causas divulgadas, para que as pessoas saibam como curá-la.

(B) esgotará os recursos para a saúde em 20 anos nos países desenvolvidos.

(C) consome 10% do orçamento do sistema público de saúde na Inglaterra, com tendência a aumentar.

(D) precisa ser diagnosticada e tratada rapidamente, para evitar danos futuros à saúde.

(E) será responsável por uma catástrofe nas comunidades onde a obesidade prevalece.


UNIFESP 2015 - QUESTÃO 36
No trecho inicial do segundo parágrafo “Given that fighting diabetes already drains the National Health Service”, a expressão em destaque introduz

(A) um pressuposto.

(B) uma generalização.

(C) um exemplo.

(D) uma consequência.

(E) uma finalidade.


UNIFESP 2015 - QUESTÃO 37
No trecho do segundo parágrafo “Bad health not only impacts on the individual but also on the rest of the community”, a expressão “not only … but also” indica uma ideia de

(A) negação.

(B) comparação.

(C) alternativa.

(D) inclusão.

(E) contraste.


UNIFESP 2015 - QUESTÃO 38
No trecho do quarto parágrafo “Rather, he is keen to promote choices”, o termo em destaque equivale, em português, a

(A) por sinal.

(B) mesmo assim.

(C) pelo contrário.

(D) via de regra.

(E) além disso.


Leia o texto para responder às questões de números 39 a 45.

The Rise of Antibiotic Resistance

By The Editorial Board
May 10, 2014

The World Health Organization has surveyed the growth of antibiotic-resistant germs around the world – the first such survey it has ever conducted – and come up with disturbing findings. In a report issued late last month, the organization found that antimicrobial resistance in bacteria (the main focus of the report), fungi, viruses and parasites is an increasingly serious threat in every part of the world. “A problem so serious that it threatens the achievements of modern medicine,” the organization said. “A post-antibiotic era, in which common infections and minor injuries can kill, far from being an apocalyptic fantasy, is instead a very real possibility for the 21st century.”

The growth of antibiotic-resistant pathogens means that in ever more cases, standard treatments no longer work, infections are harder or impossible to control, the risk of spreading infections to others is increased, and illnesses and hospital stays are prolonged. All of these drive up the costs of illnesses and the risk of death. The survey sought to determine the scope of the problem by asking countries to submit their most recent surveillance data (114 did so). Unfortunately, the data was glaringly incomplete because few countries track and monitor antibiotic resistance comprehensively, and there is no standard methodology for doing so. 

Still, it is clear that major resistance problems have already developed, both for antibiotics that are used routinely and for those deemed “last resort” treatments to cure people when all else has failed. Carbapenem antibiotics, a class of drugs used as a last resort to treat life-threatening infections caused by a common intestinal bacterium, have failed to work in more than half the people treated in some countries. The bacterium is a major cause of hospital-acquired infections such as pneumonia, bloodstream infections, and infections in newborns and intensive-care patients. Similarly, the failure of a last-resort treatment for gonorrhoea has been confirmed in 10 countries, including many with advanced health care systems, such as Australia, Canada, France, Sweden and Britain. And resistance to a class of antibiotics that is routinely used to treat urinary tract infections caused by E. coli is widespread; in some countries the drugs are now ineffective in more than half of the patients treated. This sobering report is intended to kick-start a global campaign to develop tools and standards to track drug resistance, measure its health and economic impact, and design solutions.

The most urgent need is to minimize the overuse ofantibiotics in medicine and agriculture, which accelerates the development of resistant strains. In the United States, the Food and Drug Administration (FDA) has issued voluntary guidelines calling on drug companies, animal producers and veterinarians to stop indiscriminately using antibiotics that are important for treating humans on livestock; the drug companies have said they will comply. But the agency, shortsightedly, has appealed a court order requiring it to ban the use of penicillin and two forms of tetracycline by animal producers to promote growth unless they provide proof that it will not promote drug-resistant microbes. 

The pharmaceutical industry needs to be encouraged to develop new antibiotics to supplement those that are losing their effectiveness. The Royal Pharmaceutical Society, which represents pharmacists in Britain, called this month for stronger financial incentives. It said that no new class of antibiotics has been discovered since 1987, largely because the financial returns for finding new classes of antibiotics are too low. Unlike lucrative drugs to treat chronic diseases like cancer and cardiovascular ailments, antibiotics are typically taken for a short period of time, and any new drug is apt to be used sparingly and held in reserve to treat patients resistant to existing drugs.

Antibiotics have transformed medicine and saved countless lives over the past seven decades. Now, rampant overuse and the lack of new drugs in the pipeline threaten to undermine their effectiveness.
(www.nytimes.com. Adaptado.)

UNIFESP 2015 - QUESTÃO 39
Segundo o texto, um dos objetivos do relatório da Organização Mundial da Saúde é

(A) fazer um levantamento inicial dos principais micro- -organismos que causam doenças.

(B) evitar a contaminação de pessoas saudáveis por drogas ineficientes.

(C) identificar os países que não têm dados fidedignos sobre a resistência aos antibióticos.

(D) iniciar uma campanha mundial para desenvolver metodologias para acompanhar a resistência às drogas.

(E) fornecer subsídios à indústria farmacêutica para atualizar as drogas existentes.


UNIFESP 2015 - QUESTÃO 40
Segundo o texto, o relatório da Organização Mundial da Saúde

(A) constatou que as infestações por parasitas ainda não têm antídotos eficientes.

(B) concentrou-se no problema das bactérias resistentes aos antibióticos existentes.

(C) utilizou dados detalhados de mais de 114 países para verificar os resultados.

(D) revelou que muitas internações hospitalares são desnecessárias e dispendiosas.

(E) comparou as classes de antibióticos descobertas após 1987 para avaliar sua eficácia.


UNIFESP 2015 - QUESTÃO 41
According to the text, last resort antibiotics

(A) have not performed as they should in the case of gonorrhoea in 10 countries.

(B) don’t work anymore in all developed countries due to their overuse.

(C) are very expensive and therefore can be taken only in a hospital.

(D) are usually prescribed for intestinal infections by most physicians.

(E) should be replaced by ordinary treatments since they are mostly unsuccessful.


UNIFESP 2015 - QUESTÃO 42
According to the fourth paragraph of the text, the Food and Drug Administration

(A) allows the use of growth promoters in agriculture.

(B) convinced animal producers to use only tetracycline to promote animal growth.
 
(C) banned the use of penicillin and tetracycline by animalproducers.

(D) proved that antibiotic use in agriculture doesn’t pose any harm.

(E) issued a quite mild guideline to tackle excessive antibiotic use in livestock.


UNIFESP 2015 - QUESTÃO 43
No trecho do quarto parágrafo “has appealed a court order requiring it to ban the use of penicillin”, o termo em destaque se refere a

(A) drug companies.

(B) Food and Drug Administration.

(C) penicillin.

(D) a court order.

(E) animal producers.


UNIFESP 2015 - QUESTÃO 44
Segundo o texto, a Royal Pharmaceutical Society do Reino Unido afirma que

(A) o câncer e as doenças cardiovasculares também precisam de pesquisas para produzir antibióticos específicos.

(B) há um antibiótico experimental de dose única em testes clínicos desde 1987.

(C) o ciclo de tratamento com antibióticos deve ser revisto para que essas drogas sejam viáveis para a indústria farmacêutica.

(D) a indústria farmacêutica conseguiu lançar poucos antibióticos alternativos eficientes desde 1987.

(E) incentivos financeiros são necessários para o desenvolvimento de novas classes de antibióticos.


UNIFESP 2015 - QUESTÃO 45  
Segundo o último parágrafo do texto,

(A) os antibióticos estão perdendo sua eficácia devido ao seu uso abusivo.

(B) daqui a 70 anos os atuais antibióticos estarão todos superados.

(C) há diversas pesquisas com novas classes de drogas sendo testadas em animais.

(D) muitas pessoas morrerão devido a infecções comuns sem tratamento.

(E) o primeiro antibiótico de largo espectro foi criado na década de 70.


COMENTÁRIOS

Nome

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computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,522,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,6,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,351,eleicoes,1,enade,403,enare,1,encceja,44,enem,97,enfermagem,21,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,352,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,9,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,3,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,3,gestão da qualidade,1,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão de recursos humanos,1,gestão financeira,4,gestao hospitalar,4,gestão pública,2,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,161,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,4,procurador,2,professor,18,pronatec,3,prouni,5,prova da cebraspe,1,prova da ebserh,1,prova de enfermagem,1,provas,1460,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,13,provas cnu,23,provas concurso,305,provas da univesp,2,provas enade,402,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,37,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,13,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,5,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,3,provas nível médio,26,provas nível superior,158,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,10,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,12,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,2,psicologia,38,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,176,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,120,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2891,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,884,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,900,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,249,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,96,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,10411,questão de conhecimento específico,20,questão de conhecimento geral,30,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3986,questão de direito administrativo,325,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito 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farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1757,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,135,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2279,questão de informática,242,questão de inglês,1872,questão de jornalismo,252,questão de legislação,361,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,125,questão de matemática,4488,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2810,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de 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INDAGAÇÃO: Prova UNIFESP 2015 com Gabarito
Prova UNIFESP 2015 com Gabarito
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