Prova CEFET-MG 2013.1 (Concomitância) com Gabarito Língua Portuguesa As questões de (01) a (07) referem-se ao texto a seguir. Sinal...
Prova CEFET-MG 2013.1 (Concomitância) com Gabarito
Língua Portuguesa
As questões de (01) a (07) referem-se ao texto a seguir.
Sinal dos tempos
Na semana passada, os jornais do mundo inteiro noticiaram, com alarde, o lançamento de um novo aparelho celular, desses que fazem de tudo e mais um pouco. Nas redes sociais, o assunto “bombou”, como se fosse um grande acontecimento. Os consumidores deslumbrados e os aficionados por tecnologia ficaram, é claro, ansiosos para comprar o brinquedinho – alçado (até que surja um modelo mais incrementado) à condição de preciosidade do ano.
Uma frase no Twitter, entretanto, chamou-me a atenção no meio de toda essa euforia. Dizia mais ou menos o seguinte: “quando as manchetes do mundo são o lançamento de um celular, algo está errado com o mundo”. Concordo e assino embaixo. Não por ser contra o avanço tecnológico, muito pelo contrário. O que me incomoda é, sim, a submissão neurótica das pessoas a essas novidades e a tudo o que recebe o rótulo de “último lançamento”.
Não deixa de ser patético, por outro lado, o descompasso entre os lançamentos tecnológicos e os serviços prestados à sociedade para o uso dessas novidades, como ocorre no Brasil. Em matéria de telefonia e acesso à internet, por exemplo, sabemos que os preços daqui são de Primeiro Mundo, enquanto os serviços são de quinta categoria. Os aparelhos estão cada vez mais sofisticados e acessíveis, o consumo atinge mais e mais pessoas de diferentes extratos sociais, mas o serviço está cada vez pior e com preços cada vez mais abusivos. Histórias de pessoas que ficam dias sem acesso à internet, por falta de assistência das operadoras, multiplicam-se.
Sinais que despencam durante ligações telefônicas tornaram-se recorrentes. Agora mesmo, escrevo sem internet em casa, por causa do descaso da operadora. Isso ocorreu duas vezes em menos de um mês. Na primeira, foram três dias sem sinal e sem assistência técnica. Na segunda, o jeito foi cancelar a linha e contratar o serviço de outra empresa. Enquanto não instalam a nova linha, a internet do celular tem quebrado o galho, apesar de o sinal cair a toda hora.
Um outro descompasso – este de ordem social – concerne às pessoas que não têm acesso às novas tecnologias e são obrigadas a usá-las a todo custo. É o caso de dona Geralda, que nasceu na roça e veio para a cidade trabalhar como faxineira. Hoje aposentada, vive com a irmã num bairro pobre e distante. Quando soube, no mês passado, que tinha direito a um benefício, a ser solicitado num órgão público, ela pegou dois ônibus e foi até lá. Depois de enfrentar a fila das prioridades, foi finalmente recebida pelo atendente que, em tom burocrático e ar displicente, lhe disse: “A senhora pode estar preenchendo o formulário na internet”.
Confusa, dona Geralda disse que não tinha computador e nem sabia direito o que é internet. O rapaz insistiu: “É só pedir alguém para estar preenchendo para a senhora”. “Mas quem? Só tenho a minha irmã, que não mexe com essas coisas”, ela retrucou. “Então a senhora vai a um cybercafé, que lá eles fazem tudo. Tem um logo ali, na esquina.” – foi a resposta. E ela: “Sambacafé? O que é isso?”. O moço, então, despachou-a com impaciência, repetindo que o formulário tinha que ser preenchido pela internet e ponto final. A ele cabia a tarefa de fazer o cadastro, mas preferiu fazer andar a fila.
Sim, algo está errado com o mundo.
MACIEL, Maria Esther. Estado de Minas. Belo Horizonte, 18 set. 2012. Caderno Cultura. Disponível
em: <http://impresso.em.com.br/>. Acesso em: 18.set.2012
QUESTÃO 01
CEFET-MG: “Sinal dos tempos” é exemplar do gênero textual que se caracteriza por
a) informar o leitor sobre fatos de interesse geral.
b) persuadir o consumidor a adquirir certo produto.
c) defender um ponto de vista por meio de estratégias argumentativas.
d) expressar uma reflexão mais ampla a partir de um fato do cotidiano.
QUESTÃO 02
CEFET-MG: A ocorrência de marcas de oralidade pode ser identificada nas passagens abaixo, EXCETO em:
a) “A senhora pode estar preenchendo o formulário na internet.”
b) “Mas quem? Só tenho a minha irmã, que não mexe com essas coisas.”
c) “Nas redes sociais, o assunto ‘bombou’, como se fosse um grande acontecimento.”
d) “Histórias de pessoas que ficam dias sem acesso à internet, por falta de assistência das operadoras, multiplicam-se.”
QUESTÃO 03
CEFET-MG: No terceiro parágrafo, o uso das aspas em “último lançamento” tem o objetivo de
a) indicar a inadequação da expressão para o novo aparelho.
b) demarcar a adjetivação dada pelas mídias ao novo celular.
c) realçar a crítica em relação à constante criação de necessidades de consumo.
d) contrastar a modernidade do aparelho de telefonia móvel com a realidade brasileira.
QUESTÃO 04
CEFET-MG: “A ele cabia a tarefa de fazer o cadastro, mas preferiu fazer andar a fila.
Sim, algo está errado com o mundo”.
Nessa passagem, a autora mostra-se
a) intransigente.
b) impaciente.
c) indignada.
d) imparcial.
QUESTÃO 05
“E ela: ‘Sambacafé? O que é isso?’. O moço, então, despachou-a com impaciência, repetindo que o formulário tinha que ser preenchido pela internet e ponto final.”
CEFET-MG: Nessa passagem, o uso da expressão “ponto final” é uma ocorrência de
a) ênfase.
b) denotação.
c) eufemismo.
d) pressuposição.
QUESTÃO 06
“Em matéria de telefonia e acesso à internet, por exemplo, sabemos que os preços daqui são de Primeiro Mundo, enquanto os serviços são de quinta categoria.”
CEFET-MG: O conectivo grifado estabelece uma relação sintático-semântica de
a) causa.
b) contraste.
c) conformidade.
d) consequência.
QUESTÃO 07
CEFET-MG: O vocábulo “que” NÃO retoma um termo anterior a ele em:
a) “Então a senhora vai a um cybercafé, que lá eles fazem tudo.
b) “É o caso de dona Geralda, que nasceu na roça e veio para a cidade trabalhar como faxineira.”
c) “Um outro descompasso – este de ordem social – concerne às pessoas que não têm acesso às novas tecnologias e são obrigadas a usá-las a todo custo.”
d) “Na semana passada, os jornais do mundo inteiro noticiaram, com alarde, o lançamento de um novo aparelho celular, desses que fazem de tudo e mais um pouco.”
As questões de (08) a (10) referem-se ao poema:
Neste mundo é mais rico, o que mais rapa:
Quem mais limpo se faz, tem mais carepa;
Com sua língua, ao nobre o vil decepa:
O Velhaco maior sempre tem capa.
Mostra o patife da nobreza o mapa:
Quem tem mão de agarrar, ligeiro trepa;
Quem menos falar pode, mais increpa:
Quem dinheiro tiver, pode ser Papa.
A flor baixa se inculca por tulipa;
Bengala hoje na mão, ontem garlopa,
Mais isento se mostra o que mais chupa.
Para a tropa do trapo vazo a tripa
E mais não digo, porque a Musa topa
Em apa, epa, ipa, opa, upa.
MATOS, Gregório de. Poemas. Belo Horizonte: Autêntica Ed., 1998. p. 56.
Glossário:
carepa: caspa, sujeira.
galorpa: instrumento utilizado pelos carpinteiros para aplainar madeira.
increpar: censurar
QUESTÃO 08
CEFET-MG: O poema pode ser considerado exemplar da estética barroca porque
a) explora o conflito entre fé e razão.
b) estrutura-se sob a forma do soneto.
c) satiriza autoridades governamentais da época.
d) manifesta o rebuscamento próprio do Cultismo.
QUESTÃO 09
CEFET-MG: A ascensão de membros das classes inferiores aos postos tradicionalmente reservados à nobreza no Brasil Colônia é criticada metaforicamente em:
a) “A flor baixa se inculca por tulipa;”
b) “Quem tem mão de agarrar, ligeiro trepa;”
c) “Mais isento se mostra o que mais chupa.”
d) “Neste mundo é mais rico, o que mais rapa:”
QUESTÃO 10
CEFET-MG: NÃO se identificou corretamente o recurso empregado na construção do verso em:
a) “Para a tropa do trapo vazo a tripa” – aliteração.
b) “Quem menos falar pode, mais increpa:” – paradoxo.
c) “Bengala hoje na mão, ontem garlopa,” – metonímia.
d) “E mais não digo, porque a Musa topa” – metalinguagem.
As questões de (11) a (13) referem-se à Lira XV, pertencente à parte II do poema “Marília de Dirceu”, de Tomaz Antonio Gonzaga.
Lira XV
Eu, Marília, não fui nenhum Vaqueiro,
Fui honrado Pastor da tua aldeia;
Vestia finas lãs, e tinha sempre
A minha choça do preciso cheia.
Tiraram-me o casal, e o manso gado,
Nem tenho, a que me encoste, um só cajado.
Para ter que te dar, é que eu queria
De mor rebanho ainda ser o dono;
Prezava o teu semblante, os teus cabelos
Ainda muito mais que um grande Trono.
Agora que te oferte já não vejo
Além de um puro amor, de um são desejo.
Se o rio levantado me causava,
Levando a sementeira, prejuízo,
Eu alegre ficava apenas via
Na tua breve boca um ar de riso.
Tudo agora perdi; nem tenho o gosto
De ver-te aos menos compassivo o rosto.
Propunha-me dormir no teu regaço
As quentes horas da comprida sesta,
Escrever teus louvores nos olmeiros,
Toucar-te de papoulas na floresta.
Julgou o justo Céu, que não convinha
Que a tanto grau subisse a glória minha.
Ah! minha Bela, se a Fortuna volta,
Se o bem, que já perdi, alcanço, e provo;
Por essas brancas mãos, por essas faces
Te juro renascer um homem novo;
Romper a nuvem, que os meus olhos cerra,
Amar no Céu a Jove, e a ti na terra.
Fiadas comprarei as ovelhinhas,
Que pagarei dos poucos do meu ganho;
E dentro em pouco tempo nos veremos
Senhores outra vez de um bom rebanho.
Para o contágio lhe não dar, sobeja
Que as afague Marília, ou só que as veja.
Senão tivermos lãs, e peles finas,
Podem mui bem cobrir as carnes nossas
As peles dos cordeiros mal curtidas,
E os panos feitos com as lãs mais grossas.
Mas ao menos será o teu vestido
Por mãos de amor, por minhas mão cosido.
Nós iremos pescar na quente sesta
Com canas, e com cestos os peixinhos:
Nós iremos caçar nas manhãs frias
Com a vara envisgada os passarinhos.
Para nos divertir faremos quanto
Reputa o varão sábio, honesto e santo.
Nas noites de serão nos sentaremos
C’os filhos, se os tivermos, à fogueira;
Entre as falsas histórias, que contares,
Lhes contarás a minha verdadeira.
Pasmados te ouvirão; eu entretanto
Ainda o rosto banharei de pranto.
Quando passarmos juntos pela rua,
Nos mostrarão c’o dedo os mais Pastores;
Dizendo uns para os outros: “Olha os nosso
“Exemplos da desgraça, e são amores”.
Contentes viveremos desta sorte,
Até que chegue a um dos dois a morte.
GONZAGA, Tomaz Antonio. Marília de Dirceu. Disponível em <http://www.bibvirt.futuro.usp.br>. Acesso em: 25.out.2012.
QUESTÃO 11
CEFET-MG: NÃO é correto afirmar que o pastor
a) é o eu-lírico do poema.
b) projeta pela imaginação seu futuro.
c) revela a Marília a causa de sua desgraça.
d) apresenta uma visão nostálgica do passado.
QUESTÃO 12
CEFET-MG: A Lira XV apresenta
a) influência barroca.
b) convenção pastoral.
c) linguagem rebuscada.
d) versos brancos e livres.
QUESTÃO 13
CEFET-MG: O poema apresenta a temática árcade conhecida como
a) fugere urbem (fuga da cidade).
b) inutilia truncat (corte das coisas inúteis).
c) carpe diem (desejo de aproveitar o dia, a vida).
d) aurea mediocritas (vida simples materialmente, mas feliz).
QUESTÃO 14
CEFET-MG: Sobre a poesia épica do Arcadismo, afirma-se:
I- A natureza apresenta-se como “pano de fundo” para as ações narradas.
II- O índio é idealizado como herói nacional por libertar o povo brasileiro do domínio português.
III- Seus principais representantes são Basílio da Gama e Santa Rita Durão.
Está correto o que se afirma em
a) I e II.
b) I e III.
c) II e III.
d) I, II e III.
QUESTÃO 15
CEFET-MG: “Abelardo I (Sentado em conversa com o Cliente. Aperta um botão, ouve-se um forte barulho de campainha.) — Vamos ver...
Abelardo II (Veste botas e um completo domador de feras. Usa pastinha e enormes bigodes retorcidos. Monóculo. Um revólver à cinta.)
— Pronto Seu Abelardo.
Abelardo I — Traga o dossier desse homem.
Abelardo II — Pois não! O seu nome?
Cliente (Embaraçado, o chapéu na mão, uma gravata de corda no pescoço magro.) — Manoel Pitanga de Moraes.”
ANDRADE, Oswald. O rei da vela. São Paulo: Globo, 1994. p. 39.
O fragmento organiza-se segundo o modelo do gênero literário que se define por
a) ser produzido para a encenação pública.
b) narrar os fatos notáveis da história de em povo.
c) expressar as emoções e estados de alma do autor.
d) ridicularizar os vícios e atitudes reprováveis dos seres humanos.
Matemática
QUESTÃO 16
CEFET-MG: Sejam a função f(x) = x² – 9 e n um número natural ímpar, então afirmar-se que f(n) é divisível por
a) 3.
b) 4.
c) 5.
d) 6.
QUESTÃO 17
CEFET-MG: Sejam a e b números inteiros. A quantidade de números inteiros existentes no intervalo ] a, b [ é
a) b – a – 1.
b) b – a.
c) b – a + 1.
d) b – a + 2.
QUESTÃO 18
Para se fazer um feijão tropeiro, toma-se como referência a quantidade e o preço dos ingredientes relacionados na seguinte tabela
CEFET-MG: O custo, em reais, do feijão tropeiro para 80 pessoas é igual a
a) 146,40.
b) 183,00.
c) 201,30.
d) 222,00.
QUESTÃO 19
Atualmente, o salário mensal de um operário é o valor do salário mínimo (R$ 622,00) mais um auxílio alimentação de R$ 200,00. Em 2013, o salário mínimo será de R$ 670,95 e a empresa dará um reajuste de 10% no valor do auxílio alimentação e mais R$ 100,00 mensais de participação nos lucros.
CEFET-MG: Dessa forma, no próximo ano, o operário terá um aumento percentual em seu salário de, aproximadamente,
a) 11%.
b) 16%.
c) 21%.
d) 26%.
QUESTÃO 20
CEFET-MG: Os preços dos ingressos de um teatro nos setores 1, 2 e 3 seguem uma função polinomial do primeiro grau crescente com a numeração dos setores. Se o preço do ingresso no setor 1 é de $ 120,00 e no setor 3 é de R$ 400,00, então o ingresso no setor 2, em reais, custa
a) 140.
b) 180.
c) 220.
d) 260.
QUESTÃO 21
Analise o gráfico da função abaixo.
QUESTÃO 22
CEFET-MG: O domínio da função , sendo f(x) = log (x – 1)² e é
a) ] –1 , + ∞[ .
b) [ –1 , + ∞ [ .
c) ] –1 , 1 [ U ] 1 , + ∞ [ .
d) [ –1 , 1 [ U ] 1 , + ∞ [ .
QUESTÃO 23
CEFET-MG: Ana e Beatriz compraram barras de chocolate para fazer ovos de Páscoa, sendo que Ana comprou o dobro do número de barras de Beatriz. Para que ficassem com a mesma quantidade, Ana deu 27 barras para Beatriz. Ao final o número de barras de chocolate com que cada uma ficou é
a) 18.
b) 27.
c) 54.
d) 81.
QUESTÃO 24
CEFET-MG: O produto das raízes da equação exponencial 3.9ˣ – 10. 3ˣ + 3 = 0 é igual a
a) –2.
b) –1.
c) 0.
d) 1.
QUESTÃO 25
CEFET-MG: Sendo log 2 = m e log 3 = n, aplicando as propriedades de logaritmo, escreve-se log 3,6 em função de m e n como
QUESTÃO 26
CEFET-MG: A soma das raízes da equação modular |x + 1|² – 5|x + 1| + 4 = 0 é
a) – 7.
b) – 4.
c) 3.
d) 5.
QUESTÃO 27
CEFET-MG: Um hexágono regular de área 12 cm² e de centro P foi pintado em duas tonalidades, conforme a figura.
A área pintada na tonalidade mais clara, em cm², é
a) 3.
b) 4.
c) 5.
d) 6.
QUESTÃO 28
CEFET-MG: Considere três circunferências de raio unitário e de centros A, B e C, conforme a figura. Dessa forma, o perímetro da região sombreada, em unidades de comprimento, é
QUESTÃO 29
CEFET-MG: Considere as três simplificações abaixo.
As igualdades corretas são
a) I e III.
b) I e IV.
c) II e III.
d) II e IV.
QUESTÃO 30
CEFET-MG: O conjunto formado pelas raízes da função que estão contidas no intervalo [ 0 , π ] é
Física
Dados
Aceleração da gravidade = 10 m/s²
sen 53,1° = 0,80 e cos 53,1° = 0,60
QUESTÃO 31
CEFET-MG: Um motor é capaz de desenvolver uma potência de 500 W. Se toda essa potência for usada na realização do trabalho para a aceleração de um objeto, ao final de 2,0 minutos sua energia cinética terá, em joules, um aumento igual a
a) 2,5.10².
b) 1,0.10³.
c) 3,0.10³.
d) 6,0.10⁴.
QUESTÃO 32
CEFET-MG: Após saltar de um obstáculo, um atleta atinge o solo com uma velocidade de 6,00 m/s. Ao tocar o solo, ele flexiona as pernas, de forma a atingir o repouso após 0,30 s. Sendo sua massa igual a 70,0 kg, a força média que o solo aplicou em suas pernas é, em newtons, igual a
a) 1,3 x 10².
b) 3,5 x 10².
c) 7,0 x 10².
d) 1,4 x 10³.
QUESTÃO 33
CEFET-MG: Uma pedra é lançada para cima a partir do topo e da borda de um edifício de 16,8 m de altura a uma velocidade inicial v0 = 10 m/s e faz um ângulo de 53,1º com a horizontal. A pedra sobe e em seguida desce em direção ao solo. O tempo, em segundos, para que a mesma chegue ao solo é
a) 2,8.
b) 2,1.
c) 2,0.
d) 1,2.
QUESTÃO 34
CEFET-MG: Um corpo de massa M = 0,50 kg está em repouso, preso por um fio, submetido a uma tensão T, submerso na água de um reservatório, conforme ilustração.
No instante em que o fio é cortado, a aceleração do corpo, em m/s², será
a) 2,0.
b) 4,0.
c) 6,0.
d) 8,0.
QUESTÃO 35
CEFET-MG: Considere um bloco em repouso sobre uma superfície plana, sujeito a uma força externa horizontal. Por ação gravitacional, esse bloco atua sobre a superfície com uma força de compressão. A partir das Leis de Newton, o par ação e reação é constituído pelas forças
a) normal e peso.
b) peso e de atrito.
c) normal e de compressão.
d) externa e de compressão.
QUESTÃO 36
CEFET-MG: A terceira Lei de Kepler estabelece uma proporção direta entre o quadrado do período de translação de um planeta em torno do sol e o cubo do raio médio da órbita. A partir dessa Lei, é correto afirmar que
a) o movimento de translação, em uma órbita específica, é mais rápido quando o planeta está mais próximo do sol.
b) a velocidade média de translação é maior para os planetas em órbitas mais distantes do Sol.
c) as áreas varridas pelo raio orbital são iguais durante o movimento de translação.
d) as posições do sol estão nos focos das órbitas de translação elípticas.
Química
QUESTÃO 37
CEFET-MG: O ânion de um átomo desconhecido (X⁻) apresenta distribuição eletrônica finalizada em 4s². Esse átomo é o
a) hélio.
b) sódio.
c) cálcio.
d) potássio.
QUESTÃO 38
CEFET-MG: No Laboratório de Química, um professor disponibilizou as seguintes substâncias:
I. O₃
II. NaI
III. KNO₃
IV. NH₃
V. Ca(OH)₂
VI. HCN
VII. CO₂
VIII. Li₂O
Os compostos formados somente por ligações iônicas são
a) I e VII.
b) II e VIII.
c) III e V.
d) IV e VI.
QUESTÃO 39
CEFET-MG: A água, no estado sólido, tem sua densidade diminuída, o que pode ser verificado na superfície congelada dos lagos. Tal fenômeno é explicado por meio da ___________________e pelas
________________ formadas entre as moléculas de modo a aumentar o volume da água.
Os termos que completam, corretamente, as lacunas são, respectivamente
a) geometria angular e ligações de hidrogênio.
b) capacidade de dissolução e ligações polares.
c) dispersão eletrônica e interações dipolo-dipolo.
d) polaridade da molécula e interações dipolo induzido.
QUESTÃO 40
Considere o conjunto de substâncias químicas:
BeH₂, BF₃, H₂O, NH₃ e CH₄.
CEFET-MG: O número de substâncias com geometria trigonal plana é igual a
a) 0.
b) 1.
c) 2.
d) 3.
QUESTÃO 41
CEFET-MG: Os gases nitrogênio e hidrogênio reagem para formar NH₃ a um fluxo constante de 0,5 tonelada por dia de amônia produzida, em um processo químico industrial. A amônia produzida em função do tempo é representada pelo gráfico.
A grandeza que NÃO pode ser usada no eixo das ordenadas é a(o)
a) massa.
b) número de mols.
c) massa molecular.
d) número de átomos.
Biologia
QUESTÃO 43
Observe a fase do processo de divisão celular de uma célula, cuja ploidia é 2n= 2, conforme a figura.
Disponível em: <http://www.google.com.br/imgres>. Acesso em: 7 out. 2012.
CEFET-MG: Conclui-se que a fase mostrada na figura refere-se à mitose, pois se fosse meiose
a) as cromátides irmãs estariam afastando-se em direção aos pólos da célula.
b) a visualização dos cromossomos seria impossível.
c) os cromossomos mudariam de formato.
d) o número cromossômico seria diferente.
QUESTÃO 44
CEFET-MG: Dois dos vírus reemergentes mais perigosos do mundo – o da dengue e o da febre amarela – são transmitidos pelo mesmo inseto, o Aedes aegypti. A composição química predominante na membrana plasmática das células desse inseto é
a) lipídios e proteínas.
b) vitaminas e sais minerais.
c) carboidratos e sais minerais.
d) ácido ribonucléico e proteínas.
QUESTÃO 45
CEFET-MG: Analise os seres decompositores nas figuras 1 e 2, segundo sua organização celular.
Uma diferença entre eles é que os seres da figura 1 NÃO apresentam, em suas células,
a) carioteca.
b) ribossomos.
c) parede celular.
d) membrana plasmática.
QUESTÃO 46
CEFET-MG: O cientista Jan Baptist Van Helmont (1577-1644) fez um experimento com uma planta de salgueiro, regularmente exposta à luz , conforme o esquema.
Disponível em: <http://1.bp.blogspot.com>. Acesso em 07: out. 2012.
A partir dessa experiência, o cientista concluiu que as plantas
a) crescem rápido em laboratório.
b) retiram matéria orgânica do solo.
c) produzem seus próprios nutrientes.
d) morrem com irrigação de água potável.
QUESTÃO 47
CEFET-MG: Os aparelhos ortodônticos são utilizados para alinhar a dentição que apresenta problemas. O posicionamento correto dos dentes nas arcadas, a partir do uso desses aparelhos, depende principalmente do processo de
a) reabsorção óssea.
b) multiplicação epitelial.
c) diferenciação glandular.
d) reorganização muscular.
QUESTÃO 48
Pulgões são insetos que se alimentam de seiva elaborada. Como consequência, eles eliminam um líquido adocicado, conhecido como honeydew. Formigas alimentam-se desse líquido e protegem os pulgões das joaninhas, quando essas tentam se alimentar deles, derrubando-as.
CEFET-MG: Sobre os seres vivos envolvidos nessas intrincadas relações ecológicas, é correto afirmar que as (os)
a) joaninhas escravizam os pulgões.
b) formigas competem com as joaninhas.
c) pulgões são polinizadores das plantas.
d) formigas são predadoras dos pulgões.
Geografia
QUESTÃO 49
CEFET-MG: Em um mapa (escala 1: 3 000 000) a distância em linha reta entre Belo Horizonte-MG e Campinas-SP é de 200 milímetros. A distância real entre as duas cidades, em quilômetros, é aproximadamente
a) 150.
b) 600.
c) 1 500.
d) 6 000.
QUESTÃO 50
CEFET-MG: Analise a charge referente às mudanças recentes no Mercosul.
Disponível em <http://neccint.wordpress.com.> Acesso em: 15 set. 2012.
Nesse contexto, é correto afirmar que
a) o Paraguai foi excluído do bloco.
b) o Brasil assumiu o posto de líder do bloco.
c) a Venezuela tornou-se um membro efetivo.
d) o Chile mudou seu status de observador para permanente.
QUESTÃO 51
Considere a imagem.
MILLER, Tyler. Ciência ambiental. São Paulo: Thomson Learning, 2007.
CEFET-MG: A formação fitogeográfica em destaque apresenta características
climáticas do tipo
a) frio e úmido.
b) frio e seco.
c) quente e seco.
d) quente e úmido.
QUESTÃO 52
Analise os gráficos.
Disponível em: <http://www.censo2010.ibge.gov.br>. Acesso em: 17 set. 2012.
CEFET-MG: A partir da comparação das pirâmides etárias do Brasil de 2000 e 2010, é correto afirmar que houve
a) redução no Índice de Desenvolvimento Humano.
b) decréscimo na esperança de vida ao nascer.
c) incremento na taxa de mortalidade infantil.
d) aumento da demanda previdenciária.
QUESTÃO 53
Considere a dinâmica das empresas transnacionais (ETN), conforme a figura.
CEFET-MG: Sobre a análise da ecologia organizacional da área representada, é INCORRETO afirmar que a
a) relação entre empresas locais e estrangeiras são estabelecidas pelas redes.
b) autonomia das empresas afiliadas é limitada em relação à política da matriz.
c) lógica da economia de custos estabelece uma relação comercial equilibrada.
d) instalação dos empreendimentos geram impactos econômicos, sociais, culturais e políticos.
A questão (54) refere-se ao mapa.
IBGE. Atlas geográfico escolar. Rio de Janeiro: IBGE, 2007.
QUESTÃO 54
CEFET-MG: Sobre a divisão regional do Brasil representada, afirma-se que:
I- Os critérios utilizados para a regionalização foram econômicos, fitogeográficos e sociais.
II- O IBGE prioriza a utilização dessa divisão em suas pesquisas acerca do planejamento.
III- O desenvolvimento dos setores primário e secundário destaca-se no Centro-sul.
IV- A região Nordeste apresenta homogênea distribuição espacial das indústrias.
V- A Amazônia sobressai como agregadora de atividades extrativistas.
Estão corretas apenas as afirmativas
a) I e IV.
b) III e V.
c) I, II e V.
d) II, III e IV.
História
QUESTÃO 55
Com a vinda da corte portuguesa ao Brasil, em 1808, não só os portos se abriram para as Nações Amigas, mas também as portas para a entrada de estrangeiros. [...] Comerciantes, especialmente ingleses, artistas franceses e imigrantes, além de viajantes naturalistas de várias regiões do Velho Mundo, têm permissão de estudar o que o país desconhecido parecia prometer em novidades. Esses visitantes serão autores de um novo descobrimento do Brasil [...].
LISBOA, Karen Macknow. A Nova Atlântica de Spix e Martius: natureza e civilização na Viagem pelo Brasil (1817-1820). São Paulo: Hucitec, 1997. p. 29.
CEFET-MG: O texto refere-se aos viajantes como autores de um “novo descobrimento do Brasil” porque eles teriam
a) denunciado a condição degradante dos indígenas da América, dada a expropriação de suas terras.
b) apontado a necessidade de emancipação política brasileira frente aos interesses colonialistas de Portugal.
c) influenciado as práticas agrícolas brasileiras por compartilharem tecnologias modernizantes dos Estados Unidos.
d) divulgado as informações sobre o país ao transformarem suas anotações de viagens em relatos publicados na Europa.
QUESTÃO 56
CEFET-MG: O período entre guerras foi marcado pela ocorrência de movimentos nacionalistas extremistas, de estrutura hierárquica e ditatorial, que fundaram ou tentaram fundar regimes estatais autoritários. Antiliberais e antidemocráticos, esses movimentos são definidos como
a) fascistas.
b) anarquistas.
c) comunistas.
d) monarquistas.
QUESTÃO 57
CEFET-MG: O período compreendido entre 1969 e 1973 é conhecido como “Anos de Chumbo” do regime militar brasileiro. Esse período caracterizou-se pelo
a) embate entre facções do exército e milícias estatais.
b) conflito entre partidos nacionalistas e entreguistas.
c) confronto entre governo federal e guerrilhas urbanas e rurais.
d) choque entre forças políticas de tendências federalista e regionalista.
QUESTÃO 58
CEFET-MG: Em 1947, foi assinado o Ato de Independência da Índia que pôs fim ao domínio britânico na região. O grande líder da independência indiana, Mahatma Gandhi, baseou sua luta na
a) adoção da desobediência civil contra a legislação inglesa.
b) mobilização da população contra os princípios protestantes.
c) realização de manifestações de apoio à modernização econômica.
d) convocação do operariado para a defesa armada das fronteiras do país.
QUESTÃO 59
Essa ideologia baseia-se no pressuposto de que a liberalização do mercado otimiza o crescimento e a riqueza no mundo, e leva à melhor distribuição desse incremento. Toda tentativa de controlar e regulamentar o mercado deve, portanto, apresentar resultados negativos, pois restringe a acumulação de lucros sobre o capital e, portanto, impede a maximização da taxa de crescimento. [...] Para os profetas de um mercado livre e global, tudo que importa é a soma de riqueza produzida e o crescimento econômico, sem qualquer referência ao modo como tal riqueza é distribuída.
HOBSBAWM, Eric. O nosso século: entrevista a Antonio Polito. São Paulo: Cia das Letras, 2000. p. 78.
CEFET-MG: O texto faz referência a um modelo econômico e ideológico, do século XX. Esse modelo foi o
a) estatismo empregado por Adolph Hitler, na Alemanha.
b) neoliberalismo implementado por Margareth Thatcher, na Inglaterra.
c) keynesianismo implantado por Franklin Roosevelt, nos Estados Unidos.
d) nacional-desenvolvimentismo adotado por Juscelino Kubistschek, no Brasil.
QUESTÃO 60
CEFET-MG: Na segunda metade do século XX, pode-se destacar dois momentos de participação política suprapartidária no Brasil, envolvendo grandes massas populares. São eles:
a) 1978, nas greves dos metalúrgicos do ABC, e 1988, por ocasião da Assembléia Nacional Constituinte.
b) 1984, nas manifestações pelas Diretas Já, e 1992, no movimento pelo impeachment do presidente Collor.
c) 1985, no enterro de Tancredo Neves, e 1988, nos protestos contra o assassinato do líder seringalista Chico Mendes.
d) 1989, nas primeiras eleições diretas para presidente, e 2002, nas comemorações pela eleição de Luiz Inácio Lula da Silva.
COMENTÁRIOS