Prova CEFET-MG 2014.1 (Concomitância) com Gabarito Língua Portuguesa As questões de (01) a (08) referem-se ao seguinte texto. Filos...
Prova CEFET-MG 2014.1 (Concomitância) com Gabarito
Língua Portuguesa
As questões de (01) a (08) referem-se ao seguinte texto.
Filosofar para preservar
O modelo consumista de produção da atualidade é ecocida em sua natureza e antiecológico em sua finalidade
Alfeu Trancoso *
Filosofar é fazer pensar, refletir sobre como gerenciar melhor nossas escolhas cotidianas. Essa arte do bem pensar deve orientar nossas emoções e condecorar nossas conquistas. Pensar para não sofrer, eis um dos lemas centrais dessa atividade interrogante que tem por finalidade nos fazer encontrar a sabedoria do feliz. Por ser uma arte, todos a desejam, mas apenas uns poucos a atingem. E esses são o sábios, aqueles que conseguem monitorar com destreza as artimanhas do viver, fugindo das seduções do efêmero e dos negativismos atuais. Sabemos que muita gente não gosta de pensar, mas podemos aprender a gostar dessa atividade, já que todo amor é um aprendizado, fruto de um persistente esforço. Não existe gratuidade na vida. Toda pessoa doadora sabe disso. Ela dá porque recebe, ama porque é amada.
Há outro desafio fundamental para a vida que o ser humano teima em não assumir em sua amplitude: as implicações ecológicas da nossa relação com o planeta. Conseguimos avanços significativos na esfera da política e da educação, em geral, mas na área dos sistemas econômicos pouca coisa foi conquistada. O sistema global de produção continua agindo como se os objetivos a alcançar fossem os mesmos de 200 anos atrás. O frenesi do crescimento a qualquer custo atinge todos os recantos da Terra. A roda acelerada desde o século XIX não pode parar. Para haver riqueza, é preciso produzir, consumir, obter lucro, criar mais trabalho, produzir e repetir tudo de novo numa ciranda sem fim. Acreditam que, quanto mais consumirmos, mais trabalho criamos, mais o país pode se desenvolver.
O modelo consumista de produção da atualidade é ‘ecocida’ em sua natureza e antiecológico em sua finalidade. O planeta não mais suporta tamanha pressão sobre os seus já limitados recursos. Os ecologistas lançam pelos quatro cantos do mundo seus gritos de alarme. Mas os donos do poder industrial tapam os ouvidos a essas lamentações. É impossível pensarmos em crescimento e sustentabilidade num sistema em que a obsolescência é planejada e o desperdício é o motor da reposição. Quase todos agem como se os recursos fossem ilimitados. É lógico que todos nós precisamos consumir, mas consumo para suprir nossas necessidades e não para satisfazer o poço sem fundo dos nossos desejos. Todo o sistema global de produção atual aposta na ideia de que o supérfluo é mais importante do que o necessário.
Concluindo, podemos afirmar que a reflexão filosófica nos ajuda a encontrar uma luz no meio do túnel antes que o dique se rompa e a inundação esmague todos. Filosofar é apontar expectativas e, nesse aspecto, todas as pessoas de bom senso devem, com urgência, utilizar a reflexão para propor novos caminhos ou uma saída para o impasse civilizatório em que nos encontramos. Urge lutarmos por uma sociedade mais verde, mais interativa com a natureza. Devemos saber que a luta ecológica não é somente uma luta para a preservação da espécie humana, mas de todas as espécies do planeta, já que somos fios da mesma rede interativa que forma o tecido da vida na Terra.
(*) Ambientalista e professor de Filosofia da PUC Minas
Disponível em: <http://www.revistaecologico.com.br>. Acesso em: 10 set. 2013.
QUESTÃO 01
CEFET-MG: De acordo com o texto, o ato de filosofar
a) deixa o ser humano à margem dos problemas sociais.
b) estimula reações emocionais perante nossas conquistas.
c) propicia o discernimento necessário à tomada de decisões.
d) assegura uma postura otimista frente aos percalços da vida
QUESTÃO 02
CEFET-MG: Os desafios fundamentais para o ser humano mencionados pelo autor do texto são
a) ser mais generoso e evitar desperdícios.
b) acatar o efêmero e lutar por um mundo mais verde.
c) ter bom senso e reconhecer o direito de todas as espécies.
d) aprender a pensar e desenvolver uma consciência ecológica.
QUESTÃO 03
CEFET-MG: A passagem em que as palavras foram empregadas em sentido literal é
a) “Não existe gratuidade na vida.”
b) “A roda acelerada desde o século XIX não pode parar.”
c) “(...) e não para satisfazer o poço sem fundo dos nossos desejos.”
d) “(...) somos fios da mesma rede interativa que forma o tecido da vida na Terra.”
QUESTÃO 04
CEFET-MG: No último parágrafo, o autor usa a expressão “impasse civilizatório” para referir-se à(ao)
a) consumo excessivo e à distribuição de riquezas.
b) superação do déficit econômico e à garantia de sustentabilidade.
c) desenvolvimento industrial e à preservação dos recursos naturais.
d) necessidade de produção de bens e à descoberta de novas fontes de energia.
QUESTÃO 05
CEFET-MG: Dependendo de seu uso, o conectivo de oposição “mas” pode imprimir sentido de adição, como exemplificado em:
a) “Por ser uma arte, todos a desejam, mas apenas uns poucos a atingem.”
b) “Devemos saber que a luta ecológica não é somente uma luta para a preservação da espécie humana, mas de todas as espécies do planeta, (...)”
c) “É lógico que todos nós precisamos consumir, mas consumo para suprir nossas necessidades e não para satisfazer o poço sem fundo dos nossos desejos.”
d) “Conseguimos avanços significativos na esfera da política e da educação, em geral, mas na área dos sistemas econômicos pouca coisa foi conquistada.”
QUESTÃO 06
CEFET-MG: As orações estão ligadas por uma relação de proporcionalidade em:
a) “Ela dá porque recebe, ama porque é amada.”
b) “Acreditam que, quanto mais consumirmos, mais trabalho criamos, mais o país pode se desenvolver.”
c) “O sistema global de produção continua agindo como se os objetivos a alcançar fossem os mesmos de 200 anos atrás.”
d) “Para haver riqueza, é preciso produzir, consumir, obter lucro, criar mais trabalho, produzir e repetir tudo de novo numa ciranda sem fim.”
QUESTÃO 07
CEFET-MG: Se pluralizarmos o termo grifado, o verbo também deverá ir para o plural em:
a) Não existe gratuidade na vida.
b) Para haver riqueza, é preciso produzir, consumir, obter lucro, criar mais trabalho, (...)
c) Há outro desafio fundamental para a vida que o ser humano teima em não assumir em sua amplitude: (...)
d) Concluindo, podemos afirmar que a reflexão filosófica nos ajuda a encontrar uma luz no meio do túnel (...)
QUESTÃO 08
CEFET-MG: “E esses são os sábios, aqueles que conseguem monitorar com destreza as artimanhas do viver, fugindo das seduções do efêmero e dos negativismos atuais.”
Nessa passagem, as palavras sublinhadas podem ser substituídas, respectivamente, sem prejuízo de sentido, por
a) paciência e acaso.
b) perspicácia e fugaz.
c) astúcia e infindável.
d) permanência e transitório.
As questões de (09) a (12) referem-se ao texto a seguir.
Louvor da manhã
A primavera, o verão, o outono e o inverno eram nomes que se misturavam com outros reinos. A gente só conhecia a estação das águas e a estação da seca. Era lugar onde o ano estava dividido em sol e chuva, entremeado com o casamento da viúva – sol e chuva ao mesmo tempo – enfeitado de arco-íris.
No tempo das águas, eram as enchentes com o gado subindo para o cume da serra, correndo da morte. Eram os raios, chicote de São Pedro, que riscavam os céus – escuras nuvens – acompanhados de trovões que amedrontavam até os animais de terreiro. Eram os pedacinhos de sabão, do perfumado, colocados na beira do telhado com um pedido: “Santa Clara, mande o sol para enxugar nosso lençol.” E as chuvas prometiam farturas.
Com a estação da seca vinham os banhos nos rios depois de engolir piabas vivas, para aprender a nadar, pescadas em peneiras. Tempo de fogueiras para os santos de junho – Santo Antônio, São João, São Pedro. Depois, os ventos de agosto, despaginando as nuvens, contavam longas histórias de monstros vestidos de algodão, entre pipas. Tempo ainda de passeios mato adentro com o coração rezando; “São Bento, água benta, Jesus Cristo do altar: Arreda cobra, arreda bicho, Deixa o filho de Deus passar.”
E na boca da noite a roda rodava no quintal, cheia de cantiga: “Se esta rua fosse minha, roda pião, capelinha de melão, eu mandava ladrilhar, bambeia pião que o pai Francisco entrou na roda, roda pião, e eu sou pobre, pobre, pobre, na palma da minha mão, roda pião.”
A infância brincava de boca do forno, chicotinho queimado, passar anel, ou corria da cabra cega. Nossos pais, nessa hora preguiçosa, liam o destino do tempo escrito no movimento das estrelas, na cor das nuvens, no tamanho da lua, na direção dos ventos.
O mundo não estava dividido em dois, um para as pessoas grandes, outro para os miúdos. As emoções eram de todos.
QUEIRÓS, Bartolomeu Campos de. Indez. São Paulo: Global, 2004. p. 07-08
QUESTÃO 09
CEFET-MG: O título “Louvor da manhã” refere-se à(às)
a) recordações das experiências passadas na infância.
b) vivências das emoções por todos os membros da família.
c) condutas dos pais devido às mudanças das estações do ano.
d) indistinção entre os comportamentos dos velhos e dos jovens.
QUESTÃO 10
CEFET-MG: A linguagem figurada, marca do texto poético, está presente na passagem transcrita em:
a) “Tempo ainda de passeios mato adentro (...)”
b) “(...) eram as enchentes com o gado subindo para o cume da serra (...)”
c) “Com a estação da seca vinham os banhos nos rios depois de engolir piabas vivas (...)”
d) “Nossos pais, nessa hora preguiçosa, liam o destino do tempo escrito no movimento das estrelas (...)”
QUESTÃO 11
CEFET-MG: O emprego da intertextualidade pode ser verificado na seguinte passagem:
a) “Tempo de fogueiras para os santos de junho – Santo Antônio, São João, São Pedro.”
b) “A primavera, o verão, o outono e o inverno eram nomes que se misturavam com outros reinos.”
c) “A infância brincava de boca do forno, chicotinho queimado, passar anel, ou corria da cabra cega.”
d) “Se esta rua fosse minha, roda pião, capelinha de melão, eu mandava ladrilhar, bambeia pião que o pai Francisco entrou na roda...”
QUESTÃO 12
CEFET-MG: NÃO há emprego do recurso poético da personificação em:
a) “E as chuvas prometiam farturas.”
b) “Eram os raios, chicote de São Pedro, (...)”
c) “E na boca da noite a roda rodava no quintal, cheia de cantiga: (...)”
d) “(...) os ventos de agosto, despaginando as nuvens, contavam longas histórias (...)”
As questões (13) e (14) referem-se ao poema:
XIV
Quem deixa o trato pastoril amado
Pela ingrata, civil correspondência,
Ou desconhece o rosto da violência,
Ou do retiro a paz não tem provado.
Que bem é ver nos campos transladado
No gênio do pastor, o da inocência!
E que mal é no trato, e na aparência
Ver sempre o cortesão dissimulado!
Ali respira amor sinceridade;
Aqui sempre a traição seu rosto encobre;
Um só trata a mentira, outro a verdade.
Ali não há fortuna, que soçobre;
Aqui quanto se observa, é variedade:
Oh ventura do rico! Oh bem do pobre!
COSTA, Cláudio Manuel da. Obras poéticas de Glauceste Satúrnio. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br>. Acesso em: 06 out. 2013
QUESTÃO 13
CEFET-MG: No poema, NÃO há a retomada do tema clássico do(a)
a) carpe diem.
b) fugere urbem.
c) locus amoenus.
d) aurea mediocritas.
QUESTÃO 14
CEFET-MG: O poema aborda a oposição entre
a) guerra versus paz.
b) ricos versus pobres.
c) cortesãos versus pastores.
d) perversidade versus inocência.
QUESTÃO 15
CEFET-MG: Considere o seguinte poema de Cláudio Manuel da Costa:
VII
Onde estou? Este sítio desconheço:
Quem fez tão diferente aquele prado?
Tudo outra natureza tem tomado;
E em contemplá-lo tímido esmoreço.
Uma fonte aqui houve; eu não me esqueço
De estar a ela um dia reclinado:
Ali em vale um monte está mudado:
Quanto pode dos anos o progresso!
Árvores aqui vi tão florescentes,
Que faziam perpétua a primavera:
Nem troncos vejo agora decadentes.
Eu me engano: a região esta não era:
Mas que venho a estranhar, se estão presentes
Meus males, com que tudo degenera!
COSTA, Cláudio Manuel da. Obras poéticas de Glauceste Satúrnio. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br>. Acesso em: 06 out. 2013.
O sujeito poético pode ser caracterizado, nesse poema, como um
a) herói trágico, por submeter seu destino às forças naturais.
b) personagem satírico, por descaracterizar o ambiente em torno de si.
c) pastor bucólico, por refletir a harmonia da natureza em seus sentimentos.
d) indivíduo autocrítico, por conceber a paisagem como reflexo de sua crise pessoal.
Matemática
QUESTÃO 16
CEFET-MG: Uma concessionária anunciou um veículo no valor de $30.000,00 à vista. Após negociação, um cliente adquiriu o veículo pagando R$20.000,00 de entrada e R$11.200,00 após 30 dias. A taxa mensal de juros cobrada nessa venda foi de
a) 4%.
b) 6,6%.
c) 11,2%.
d) 12%.
QUESTÃO 17
CEFET-MG: O valor numérico da expressão está compreendido no intervalo
a) [30,40[
b) [40,50[
c) [50,60[
d) [60,70[
QUESTÃO 18
CEFET-MG: Um paisagista deseja cercar um jardim quadrado de 25 m². Sabendo-se que o metro linear da grade custa R$23,25 e que foi pago um adicional de R$1,75 por metro linear de grade instalado, a despesa com a cerca, em reais, foi de
a) 420,25.
b) 450,00.
c) 500,00.
d) 506,75.
QUESTÃO 19
CEFET-MG: Considere a função f:]–2, ∞[ → IR definida por f(x) = log₃(x + 2).
Se então
QUESTÃO 20
CEFET-MG: Uma formiga sai do ponto A e segue por uma trilha, representada pela linha contínua, até chegar ao ponto B, como mostra a figura.
A distância, em metros, percorrida pela formiga é
a) 1 + 2√3 .
b) 3 + 3√3 .
c) 5 + 2√3 .
d) 7 + 3√3 .
QUESTÃO 21
CEFET-MG: O comprimento de duas peças de tecido soma 84 metros. Sabe-se que a metade do comprimento de uma delas é igual ao triplo do da outra, menos 7 metros. O módulo da diferença das medidas das duas peças, em metros, é
a) 54.
b) 55.
c) 56.
d) 57.
QUESTÃO 22
CEFET-MG: Considere a figura em que r // s // t .
O valor de x é
a) 3.
b) 4.
c) 5.
d) 6.
QUESTÃO 23
CEFET-MG: Em um campeonato esportivo, todos os jogos iniciarão em 15 de março de 2014. Os jogos de futebol acontecerão a cada 30 dias, os de basquete a cada 45 dias e os de vôlei, a cada 60 dias. Após o início das competições, o primeiro mês em que os jogos das três modalidades voltarão a coincidir é
a) agosto.
b) setembro.
c) novembro.
d) dezembro.
QUESTÃO 25
CEFET-MG: Três amigas marcaram um encontro na porta de um cinema às 15 h e querem ser pontuais. Entretanto o relógio da
- Amanda está adiantado 10 min, mas ela pensa que ele está atrasado 5 min.
- Beatriz está atrasado 10 min, mas ela acha que ele está adiantado 5 min.
- Camila está adiantado 5 min, mas ela acredita que ele está atrasado 5 min.
A ordem de chegada das amigas à porta do cinema, é respectivamente
a) Amanda, Beatriz e Camila.
b) Amanda, Camila e Beatriz.
c) Beatriz, Amanda e Camila.
d) Beatriz, Camila e Amanda.
QUESTÃO 26
CEFET-MG: O conjunto solução da equação é o conjunto
a) S = {2}.
b) S = {4}.
c) S = {–2,2}.
d) S = {2,4}.
QUESTÃO 27
CEFET-MG: O hectare (ha) é a unidade de medida mais empregada em áreas rurais e 1 ha equivale a 10.000 m². Um engenheiro agrônomo recomendou a um fazendeiro aplicar 500 kg/ha de adubo em uma área de 2.500 m² de plantação de milho. Dessa forma, a quantidade de adubo necessária, em kg, é igual a
a) 125.
b) 250.
c) 375.
d) 500.
QUESTÃO 28
CEFET-MG: Numa festa junina, além da tradicional brincadeira de roubar bandeira no alto do pau de sebo, quem descobrisse a sua altura ganharia um prêmio. O ganhador do desafio fincou, paralelamente a esse mastro, um bastão de 1m. Medindo-se as sombras projetadas no chão pelo bastão e pelo pau, ele encontrou, respectivamente, 25 dm e 125 dm. Portanto, a altura do “pau de sebo”, em metros, é
a) 5,0.
b) 5,5.
c) 6,0.
d) 6,5.
QUESTÃO 29
CEFET-MG: A tabela seguinte mostra o número de ovos postos, por semana, pelas galinhas de um sítio
Considerando-se esses dados, é correto afirmar que os pares ordenados (x,y) satisfazem a relação
a) y = 4x + 3.
b) y= 6x – 1.
c) y= 7x – 3.
d) y= 5x + 7.
GABARITO.
QUESTÃO 30
CEFET-MG: Um jardim geométrico foi construído, usando a área dividida em regiões, conforme a figura seguinte.
Sabe-se que:
- AOB representa o setor circular de raio 2 m com centro no ponto O.
- CDEF é um quadrado de área 1 m².
- a área da região II é igual a
- a região IV é reservada para o plantio de flores.
A área, em m², reservada para o plantio de flores é
Física
QUESTÃO 31
CEFET-MG: Em uma via urbana com três faixas, uma delas é reservada exclusivamente para os ônibus com 12 m de comprimento, e as outras duas, para automóveis com 3 m. Os ônibus e os automóveis transportam, respectivamente, 40 e 2 pessoas. Esses veículos estão inicialmente parados e, quando o sinal abre, deslocam se com a mesma velocidade de 36 km/h.
Considerando-se que a via está completamente ocupada com os veículos, e desprezando-se o espaço entre eles, se o sinal permanecer aberto durante 30 s, então a razão entre o número de pessoas dentro do ônibus e o de pessoas dentro dos automóveis que ultrapassou o sinal é igual a
a) 2,5.
b) 3,3.
c) 6,7.
d) 7,5.
QUESTÃO 32
CEFET-MG: A situação em que o módulo da aceleração média será maior está descrita em:
a) “Na Terra, uma pedra arremessada para cima encontra se no ponto mais alto de sua trajetória.”
b) “Um corredor velocista realiza a prova dos 100 m rasos alcançando a partir do repouso a velocidade de 11 m/s em 5 s.”
c) “Um automóvel em movimento tem sua velocidade de 16 m/s reduzida a zero em 4 s diante de um sinal vermelho.”
d) “Um avião, ao pousar, toca a pista de aterrissagem com uma velocidade inicial de 70 m/s, levando 14 s para alcançar o repouso.”
QUESTÃO 33
CEFET-MG: Três esferas de mesma massa são lançadas de uma mesma altura e com velocidades iguais a v₀ como mostrado a seguir.
Considerando-se o princípio da conservação da energia e desprezando-se a resistência do ar, as energias cinéticas das esferas, ao chegarem ao solo, obedecem à relação
a) EA > EB = EC.
b) EA = EB = EC.
c) EA > EB > EC.
d) EA < EB > EC.
QUESTÃO 34
CEFET-MG: Um objeto, deslocando-se com uma quantidade de movimento de 20 kg.m/s, colide com um obstáculo durante 0,010 s e para. O valor médio da força impulsiva que atua nesse objeto é, em newtons,
a) 1,0 x 10⁻¹.
b) 2,0 x 10⁻¹.
c) 1,0 x 10³.
d) 2,0 x 10³.
QUESTÃO 35
CEFET-MG: No intervalo de 0 a 10 s, uma pessoa aplica uma força horizontal em uma mesa que aumenta gradualmente de 0 a 67 N, quando então ela começa a deslizar sobre um plano horizontal. A pessoa mantém essa força durante 5 s e reduz para 30 N, aplicando-a no tempo de 10 s. Se o coeficiente de atrito estático entre a mesa e a superfície for o dobro do cinético, então o gráfico que representa a distância percorrida pela mesa em função do tempo é
QUESTÃO 36
CEFET-MG: Duas garrafas A e B de volume respectivamente iguais a 500 ml e 1000 ml possuem massas de 250 g e estão totalmente dentro d’água, cuja densidade é 1000 kg/m³. A garrafa A está vazia, a B contém 500 ml de água e ambas estão tampadas. No instante em que forem soltas, a razão entre as acelerações de A e B é
a) 4.
b) 5/2.
c) 1.
d) 1/2.
Química
QUESTÃO 37
CEFET-MG: Relacionando-se as características dos elementos químicos enxofre e fósforo, conclui-se que eles são
a) isótopos.
b) isóbaros.
c) isótonos.
d) alótropos.
QUESTÃO 38
CEFET-MG: Um elemento X possui 6 camadas eletrônicas preenchidas e 7 elétrons no último nível. Portanto esse elemento localiza-se na família do(s) __________________ e no ______________ período.
Os termos que completam, corretamente, as lacunas são
a) halogênios e sexto.
b) nitrogênio e quinto.
c) carbono e segundo.
d) calcogênios e sétimo.
QUESTÃO 39
CEFET-MG: Na fórmula genérica A₃X₂ que representa uma substância, o elemento A possui o segundo maior raio atômico de sua coluna. Essa característica pode ser verificada na substância representada pela fórmula
a) Be₃N₂ .
b) Ba₃N₂ .
c) Al₃S₂ .
d) Ti₃S₂ .
QUESTÃO 40
CEFET-MG: Considere a reação espontânea, realizada em um recipiente incolor, transparente e fechado, representada pela equação seguinte
Essa reação pode ser comprovada por meio do(a)
a) aumento da pressão do sistema.
b) surgimento de uma base insolúvel.
c) redução da condutibilidade elétrica.
d) manutenção da cor em meio à fenolftaleína.
QUESTÃO 41
CEFET-MG: A oxidação espontânea do ferro, representada na equação, leva à formação da ferrugem, caracterizada como óxido de ferro III.
2Fe(s) + 3/2 O₂(g) → Fe₂O₃(s)
Suponha que uma placa de ferro de 112 g foi guardada em um recipiente fechado, com ar. Após a degradação completa, detectou-se 160 g de ferrugem.
A massa de oxigênio, em gramas, consumida nessa reação, é aproximadamente, de
a) 32.
b) 48.
c) 56.
d) 72.
QUESTÃO 42
CEFET-MG: Um mol de um composto inorgânico com menor razão entre a massa do elemento metálico e a de oxigênio forma o óxido de
a) cálcio.
b) sódio.
c) alumínio.
d) magnésio.
Biologia
QUESTÃO 43
CEFET-MG: O processo de fragmentação constitui um dos fatores que alteram os ecossistemas florestais. Uma consequência desse fenômeno é o aumento da (o):
a) extinção de espécies.
b) taxa de fotossíntese.
c) índice pluviométrico.
d) variabilidade genética.
QUESTÃO 44
CEFET-MG: Por intermédio das divisões celulares, os animais são capazes de produzir gametas (meiose), de crescer e regenerar tecidos lesionados (mitose). A diferença fundamental entre essas divisões é que apenas na meiose ocorre
a) formação do fuso acromático.
b) duplicação do material genético.
c) segregação de cromossomos homólogos.
d) espiralização do DNA ao redor de proteínas.
QUESTÃO 45
CEFET-MG: As reações químicas representadas no esquema podem ocorrer em uma mesma célula.
Disponível em: <http://perlbal.hi-pi.com>. Acesso em: 29 ago. 2013
Sobre essas reações químicas, é INCORRETO afirmar que (o)
a) oxigênio origina-se da molécula de água.
b) fase luminosa é independente da fase química.
c) carboidrato produzido gera outras substâncias.
d) luz é fundamental para a excitação dos elétrons.
QUESTÃO 46
CEFET-MG: Analise a foto micrografia e a representação esquemática de um processo metabólico citoplasmático.
Esse processo ocorre em células de
a) fungos.
b) plantas.
c) animais.
d) bactérias.
QUESTÃO 47
CEFET-MG: Em uma cena de crime foram encontradas evidências que poderiam auxiliar na identificação dos culpados, sendo que os irmãos gêmeos univitelinos eram suspeitos. Nesse caso, o tipo de amostra que permite a identificação precisa do criminoso é a(o)
a) saliva.
b) sangue.
c) impressão digital.
d) DNA mitocondrial.
QUESTÃO 48
CEFET-MG: Na preparação para os Jogos Olímpicos de 2012, em Londres, um maratonista brasileiro treinou na cidade de Paipa, na Colômbia, a 2.577 m acima do nível do mar.
A finalidade desse treinamento foi aumentar a
a) temperatura média do corpo.
b) quantidade de hemácias no sangue.
c) densidade de mitocôndrias nas células.
d) frequência dos movimentos respiratórios.
Geografia
QUESTÃO 49
Analise a imagem abaixo.
DUARTE, Paulo Araújo. Fundamento de Cartografia. Florianópolis: UFSC, 2002. (Adaptado).
CEFET-MG: Sobre a projeção de Lambert, afirma-se que
I – exibe meridianos com linhas retas e convergentes.
II – é ideal para representar regiões maiores.
III – é elaborada a partir de uma forma cilíndrica.
IV – possui maior deformação na base.
Estão corretas as afirmativas
a) I e II.
b) I e IV.
c) II e III.
d) III e IV.
QUESTÃO 50
Considere a seguinte ilustração.
CEFET-MG: Associou-se corretamente a fase de formação do carvão às suas respectivas características em:
a) linhito: apresenta baixo teor de umidade e dificuldade para a queima.
b) hulha: data da era cenozoica e possui concentração significativa de carbono.
c) turfa: proporciona menos poder calorífico e possui camadas pouco desenvolvidas.
d) antracito: corresponde a etapa mais recente e com maior capacidade calorífica.
QUESTÃO 51
CEFET-MG: O planejamento territorial visa organizar o espaço, considerando políticas urbanas, ambientais, de fronteira e industriais com o objetivo de propiciar o desenvolvimento sócio espacial.
Nesse contexto, uma proposta adequada de planejamento para o complexo da Amazônia seria a
a) consolidação da ocupação agroindustrial contemporânea para ampliar o uso de tecnologias.
b) diversificação econômico-produtiva para atender as zonas dedicadas secularmente às monoculturas.
c) reorganização da estrutura territorial litorânea para incrementar as exportações em direção à Europa.
d) ativação do empreendedorismo regional para estimular a abertura de diretrizes da inovação social.
QUESTÃO 52
CEFET-MG: No contexto da geopolítica do Oriente Médio, são empecilhos à resolução do conflito latente entre israelenses e palestinos, EXCETO a(o)
a) ocupação de áreas estratégicas por parte dos israelenses.
b) disparidade social eminente entre a população das duas nações.
c) ausência de unidade consensual entre os diversos grupos muçulmanos.
d) omissão histórica da Organização das Nações Unidas às questões da região.
QUESTÃO 53
Analise o mapa a seguir.
Fonte: ROSS, Jurandyr. Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 2000.
CEFET-MG: As áreas em negrito referem-se a
a) evolução do rift valley.
b) intensa atividade sísmica.
c) obducção de placas tectônicas.
d) formação de cadeias mesoceânicas.
QUESTÃO 54
CEFET-MG: No início do século XX, a esperança de vida no País não passava dos 35,5 anos. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ela atingiu mais de 73 anos em 2009 (76,5 anos para as mulheres e 69 anos para os homens). A proporção de idosos subiu de 9,1% em 1999, para 11,3% em 2009, compondo, hoje, um contingente acima de 22 milhões de pessoas, superando a população de idosos de vários países europeus, como a França, a Inglaterra e a Itália, de acordo com estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU).
MINAYO, Maria Cecília. O envelhecimento da população brasileira. In: Conhecimento prático: Geografia. São Paulo: Escala educacional. n. 48.
A partir dos dados apresentados no fragmento, afirma se que:
I – A alteração no padrão etário brasileiro incentiva a reforma previdenciária no país.
II – O alargamento do topo da pirâmide ratifica a existência do Estatuto do Idoso.
III – A semelhança demográfica com os países europeus revela a entrada do Brasil no grupo dos países centrais.
IV – A estrutura etária atual sinaliza a necessidade de políticas neomalthusianas compensatórias.
Estão corretas apenas as afirmativas
a) I e II.
b) I e III.
c) II e IV.
d) III e IV.
História
QUESTÃO 55
Analise a charge publicada em 1887.
AGOSTINI, Ângelo. Revista Ilustrada. Disponível em:
<http://lounge.obviousmag.org>. Acesso em: 27 jul. 2013.
CEFET-MG: Nela, o artista retrata o imperador Dom Pedro II como um governante omisso
a) diante dos graves problemas da nação publicados pelos jornais.
b) acerca das notícias sobre as pressões inglesas pelo fim do tráfico.
c) frente à onda de manifestações feministas divulgadas pela imprensa.
d) diante das manchetes diárias sobre a destruição das matas nacionais.
QUESTÃO 56
CEFET-MG: Os Estados Unidos iniciaram o século XX com uma produção industrial crescente. O país transformava-se na maior potência mundial, ultrapassando os países europeus, até mesmo a Inglaterra, em desenvolvimento econômico e em produtividade. A prosperidade tornou-se mais atrativa à emigração, impulsionando o crescimento demográfico do país. Contudo a produção industrial era cada vez mais controlada por grandes monopólios.
No contexto descrito acima, os Estados Unidos criaram
a) projetos políticos, visando ao controle sobre os países vizinhos.
b) normas sociais, assegurando o convívio pacífico entre os povos.
c) planos humanitários, objetivando à diminuição da miséria mundial.
d) doutrinas raciais, defendendo a igualdade biológica entre os seres humanos.
QUESTÃO 57
“Ele era mestre em descascar abacaxi. Literalmente. Cortava primeiro a parte de baixo. Depois, colocava a fruta em pé e, girando a coroa, ia tirando a casca. “Nunca tinha visto alguém fazer isso com tanta habilidade”, conta Maria Prestes. Essa destreza cai bem como metáfora para sintetizar a trajetória de Luiz Carlos Prestes. Desde o início da Coluna Prestes, em 1925, ele descascou muitos abacaxis”.
LIMA, Vivi Fernandes de. Em cada página uma pista. Revista de História da Biblioteca Nacional. Disponível em: http://www.revistadehistoria.com.br>. Acesso em: 17 jul. 2013. (Adaptado).
CEFET-MG: A expressão “abacaxi” é usada no texto para apontar os problemas vivenciados por Luiz Carlos Prestes, que encontrou resistência dos
a) camponeses, que desconfiavam de suas ações.
b) comunistas, que se opunham a sua liderança popular.
c) governantes, que o perseguiam ao longo de sua marcha.
d) intelectuais, que o consideravam favorável aos latifundiários.
QUESTÃO 58
CEFET-MG: A derrubada do governo João Goulart, em 1964, contou com a participação decisiva das forças armadas que impuseram ao País uma nova ordem com características crescentemente autoritárias.
São fatores que compõem essa nova ordem do País, EXCETO a
a) cassação dos mandatos de parlamentares brasileiros.
b) perseguição das organizações sindicais dos trabalhadores.
c) expansão de órgãos de controle sociopolítico da população.
d) promoção das reformas de base propostas pelo governo populista.
QUESTÃO 59
“Na virada dos anos 40 para os anos 50, tratava-se de afirmar um gênero específico, que deveria trazer uma marca de origem – o samba – contra outros gêneros reconhecíveis que interferiam na audiência nacional – como o jazz, o bolero e a rumba.”
NAPOLITANO, M. e alli. Desde que o samba é samba: a questão das origens no debate historiográfico sobre a música popular brasileira. Disponível em: <www.scielo.br>. Acesso em: 21 jul. 2013.
CEFET-MG: No período mencionado, a importância atribuída ao samba deriva do
a) anseio da sociedade em restringir os contatos com a música estrangeira.
b) interesse das rádios em aumentar a popularização de seus programas.
c) desejo dos intelectuais em eliminar a perseguição policial aos compositores.
d) empenho do governo em ampliar o patrimônio imaterial afrodescendente.
QUESTÃO 60
CEFET-MG: A descolonização pode ser considerada um processo histórico, primordialmente político, desencadeado após a Segunda Guerra Mundial e que se traduziu em movimentos de independência das colônias situadas na Ásia e na África.
São acontecimentos marcantes desse processo, EXCETO
a) o desmembramento do domínio colonial conduzido pela guerrilha de Ho Chi Minh na Indochina.
b) a batalha de Argel travada pela Frente de Libertação Nacional para a emancipação política do território.
c) o movimento de desobediência civil desencadeado por Mahatma Gandhi pela independência da Índia.
d) a Conferência de Bandung promovida pelo governo estadunidense para o alinhamento político das ex-colônias.
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