Prova CEFET-MG 2014.2 (EAD) com Gabarito LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA A mania nacional da transgressão leve Pequenos delitos são tr...
Prova CEFET-MG 2014.2 (EAD) com Gabarito
LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA
A mania nacional da transgressão leve
Pequenos delitos são transgressões leves que passam impunes e, no Brasil, estão tão institucionalizados que os transgressores nem têm ideia de que estão fazendo algo errado. Ou então acham esses “miniabusos” irresistíveis, apesar de causarem “minidanos” e/ou levarem a delitos maiores. Esses maus exemplos são também contagiosos. E, em uma sociedade na qual proliferam, ser um cidadão-modelo exige que se reme contra uma poderosa maré ou que se beire a santidade.
Alguns pequenos delitos - fazer barulho em casa a ponto de incomodar os vizinhos ou usar as calçadas como depósito de lixo e de cocô de cachorro - diminuem a qualidade de vida em pequenas, mas significativas, doses. Eles ilustram a frase do escritor Millôr Fernandes: “Nossa liberdade começa onde podemos impedir a dos outros”.
No ano passado, o grupo de adolescentes que furou a enorme fila para assistir ao show gratuito de Naná Vasconcelos, na qual eu e outros esperávamos por horas, impediu nossa liberdade. Os jovens receberam os ingressos gratuitos que, embora devessem ser nossos, se esgotaram antes de chegarmos à bilheteria.
A frase de Millôr também cai como uma luva para o casal que recentemente pediu a um amigo - na minha frente, na fila das bebidas, no intervalo de uma peça - que comprasse comes e bebes para ambos. O fura-fila indireto me irritou não só porque demorou mais para me atenderem mas também porque o segundo ato estava prestes a começar. Qual é a diferença deles para os motoristas que me ultrapassam pelo acostamento nas estradas e depois furam a fila, atrasando a minha viagem? E que dizer daqueles motoristas que costuram atrás das ambulâncias?
Outros pequenos delitos causam danos porque representam uma pequena parte da reação em cadeia que corrói o tecido social. Os brasileiros que contribuem para a rede de consumo de drogas não são apenas os que as compram mas até os que as consomem de vez em quando em festas. Uma simples tragada liga você, mesmo que de modo ínfimo, ao traficante e à bala perdida, mas atos aparentemente tão inócuos e difíceis de condenar nos forçam a pensar no que constitui um pequeno delito.
Por exemplo, que dano social pode ser causado pelo roubo de “lembrancinhas” - de toalhas e cinzeiros de hotel a cobertores de companhias aéreas? Bem, os hotéis e companhias aéreas compensam o custo de substituir esses objetos aumentando levemente o preço. Os varejistas fazem o mesmo para compensar as perdas com pequenos furtos.
Outros pequenos delitos são mais fáceisde classificar, mas igualmente tentadores de cometer. Veja o caso da pessoa que não diz ao caixa que recebeu por engano uma nota de R$ 50 em vez da correta nota de R$ 10. Ou do garoto que obedece ao trocador, passa por baixo da roleta e lhe passa uma nota de R$ 1 em vez de pagar à empresa de ônibus R$ 1,60. Esse suborno não é igual a pagar à polícia uma propina para se safar? Essas caixinhas não seriam também crias do famoso caixa dois, que já virou uma instituição?
Um dos meus vizinhos disse que alguns desses pequenos delitos, como vários tipos de caixa dois, são fruto da necessidade. Ele escreve, embora não assine, monografias para que universitários preguiçosos/ocupados terminem seus cursos. É assim que põe comida na mesa. Apesar de defender sua atividade antiética dizendo que “a fome também é antiética”, ele bem que poderia perder 20 quilos.
Outro vizinho vendeu sua cobertura no Rio com uma vista espetacular da floresta da Tijuca porque descobriu que, no prazo de um ano, um arranha-céu seria construído, acabando com a vista e desvalorizando o imóvel em R$ 50 mil. Ele disse isso aos compradores? Não. E eu também não considero esse delito tão pequeno diante do valor do prejuízo.
Apesar de os delitos pequenos estarem institucionalizados demais para notar ou serem tentadores demais para resistir, dizer “não” a eles beneficia a sociedade como um todo. E um “não” vigoroso o bastante pode alertar os distraídos e os fracos de espírito para que, em uma sociedade que se guia pela “lei de Gerson”, nossa bússola moral possa nos apontar o caminho.
KEPP, MICHAEL. Folha de São Paulo, São Paulo, 26 ago. 2004. Folha Equilíbrio.
CEFET-MG - QUESTÃO 01
De acordo com a frase no texto acima: ”...mas atos aparentemente tão inócuos...” (linha 35), sem mudar o sentido e considerando o seu contexto, qual das palavras abaixo poderia ser substituída pela palavra sublinhada:
a) inesquecíveis
b) injustos
c) iníquos
d) insidiosos
e) inofensivo
CEFET-MG - QUESTÃO 02
Releia no texto a frase: “... no Brasil, estão tão institucionalizados que os transgressores nem têm ideia de que estão fazendo algo errado...” (linha 02), a parte sublinhada na frase acima poderia ser substituída por:
a) são tão aceitos
b) são de instituições
c) são tão injustos
d) são tão comuns
e) são crimes
CEFET-MG - QUESTÃO 03
Segundo o autor do texto, as pessoas não têm ideia de que estão fazendo algo errado quando cometem as pequenas transgressões citadas e que isso se deve à(ao):
a) falta de responsabilidade dos transgressores para com as instituições governamentais.
b) fato de que no Brasil a impunidade prevalece.
c) institucionalização de pequenos delitos que se tornou oficial, apresentando-se como verdade.
d) falta de educação formal nas instituições escolares.
e) facilidade e a tentação de cometer os pequenos delitos.
CEFET-MG - QUESTÃO 04
Quanto à intenção do autor em utilizar as aspas nas palavras “miniabusos” e “minidanos” indica que
a) os pequenos delitos citados no texto são irrelevantes.
b) foram utilizados termos impróprios no contexto da linguagem formal.
c) que os transgressores não dão importância à estes pequenos delitos.
d) o autor faz um comentário crítico por meio delas.
e) essas palavras não existem no dicionário.
CEFET-MG - QUESTÃO 05
Na frase “...na qual eu e outros esperávamos por horas, impediu nossa liberdade” (linha 16) os pronomes sublinhados referem-se a que tipo de subclasses de palavras?
a) demonstrativo, pessoal do caso reto, interrogativo
b) tratamento, Interrogativo, pessoal do caso oblíquo
c) possessivo, demonstrativo, indefinido
d) pessoal circunstancial, tratamento, interrogativo
e) pessoal do caso reto, indefinido, possessivo
CEFET-MG - QUESTÃO 06
Ainda de acordo com os pronomes sublinhados anteriormente (eu, outros e nossa), assinale a opção que representa a quem se referem estes pronomes no texto.
a) o autor / a Naná e o Millôr / de todos as pessoas citadas
b) o Millôr / o grupo de adolescentes / do autor e da Naná
c) a Naná / os jovens / de toda a sociedade
d) o autor / as pessoas da fila / do autor e das pessoas da fila
e) o Millôr / os adolescentes da fila / do autor e dos jovens
CEFET-MG - QUESTÃO 07
Assinale a opção em que a análise feita expõe incorretamente o que este trecho expressa no texto.
a) “...pequenos delitos, como vários tipos de caixa dois, são fruto da necessidade”, expressa no texto que o cidadão necessita cometer pequenos delitos para levar alimento para casa.
b) “...Nossa liberdade começa onde podemos impedir a dos outros...”, expressa no texto que se tomarmos o espaço do outro primeiro, o outro não tomará meu espaço.
c) “...ser um cidadão-modelo exige que se reme contra uma poderosa maré...”, expressa no texto que a maioria das pessoas está indo em uma direção errada e que cabe ao cidadão correto pegar outra direção.
d) “...lei de Gerson...”, expressa no texto que a preocupação da sociedade está em sempre levar vantagem.
e) “...o fura-fila indireto...” expressa no texto que o sujeito entrou na frente de alguém na fila, mas por meio de outra pessoa.
CEFET-MG - QUESTÃO 08
Assinale a opção em que a substituição da palavra sublinhada pela palavra entre parênteses altera radicalmente o sentido original do período.
a) Uma simples tragada liga você, mesmo que de modo ínfimo (diminuto)
b) dizer “não” a eles beneficia a sociedade como um todo (assolapa)
c) um “não” vigoroso (firme)
d) o fura-fila indireto me irritou (agastou)
e) mas igualmente tentadores de cometer (pertinaz)
CEFET-MG - QUESTÃO 09
Enumere corretamente as alternativas abaixo:
1. Crônicas:
2. Baseada em:
3. Elaborada em:
4. É construída a partir:
5. Traz comentários:
a) ( ) fatos do cotidiano
b) ( ) texto comumente publicado em jornais e revistas, de narração curta.
c) ( ) linguagem leve, mais coloquial e com muito bom humor.
d) ( ) externando opiniões ou críticas, em geral a aspectos da realidade.
e) ( ) de um fato que pode ser localizado no tempo.
A opção correta é:
a) 1b, 2a, 3c, 4e, 5d.
b) 1b, 2d, 3a, 4e, 5c.
c) 1a, 2c, 3e, 4d, 5b.
d) 1a, 2d, 3e, 4c, 5b.
e) 1d, 2e, 3c, 4b, 5a.
CEFET-MG - QUESTÃO 10
No texto acima o autor defende algumas ideias em relação às leves transgressões, expressa sua maneira de ver esta situação, ao longo do texto usa alguns argumentos para sustentar o que defende e faz um posicionamento sobre o tema.
Esta estrutura de texto indica-nos que se trata de um:
a) texto descritivo
b) texto dissertativo
c) texto narrativo
d) texto argumentativo
e) texto instrucional
CEFET-MG - QUESTÃO 11
O Classicismo é um movimento cultural que valoriza e resgata elementos artísticos da cultura clássica (greco-romana) e possui, entre outras características:
a) humanismo, antropocentrismo, racionalismo, individualismo
b) misticismo, teocentrismo, racionalismo, cientificismo
c) racionalismo, antropocentrismo, universalismo, humanismo
d) realismo, coletivismo, antropocentrismo, fanatismo
e) urbanismo, racionalismo, teocentrismo, geocentrismo
CEFET-MG - QUESTÃO 12
Com referência ao Barroco, todas as opções estão corretas, exceto:
a) Gerou uma nova visão de mundo através de lutas religiosas e dualismos entre espírito e razão.
b) O homem colocado como o centro das coisas e manifestado em obras de arte nos tratados filosóficos.
c) O Barroco foi um período do século XVI marcado pela crise dos valores Renascentistas.
d) O homem europeu se vê dividido entre duas forças opostas: o antropocentrismo renascentista e o teocentrismo medieval.
e) A arquitetura barroca é lembrada pelo excesso de ornamentação.
CEFET-MG - QUESTÃO 13
A frase destacada “Os jovens receberam os ingressos gratuitos que, embora devessem ser nossos, se esgotaram antes de chegarmos à bilheteria.” expressa no texto, respectivamente, os conteúdos adverbiais:
a) temporal – causal – conformativa.
b) causal – proporcional – condicional.
c) condicional – temporal – final.
d) causal – concessiva - consecutiva.
e) conformativa - consecutiva – proporcional.
CEFET-MG - QUESTÃO 14
1. Quero saber o porquê de sua decisão
2. Não saí de casa, porque estava doente.
As palavras destacadas são classificadas, respectivamente, como:
a) conjunção, conjunção
b) substantivo, conjunção
c) conjunção, advérbio
d) substantivo, advérbio
e) substantivo, pronome
CEFET-MG - QUESTÃO 15
Assinale a opção de pontuação adequada para este parágrafo: "Interroga-se qual é a verdadeira questão do Brasil sobre o tema do texto acima A mania do jeitinho brasileiro a falta de punição adequada o abuso do poder ou a ignorância da sociedade Se é a ignorância da sociedade que relação há ou mostrou seu autor haver entre os fatos abordados"
a) (,) (,) (?) (?) (?) (,) (,) (,) (.)
b) (:) (?) (,) (,) (?) (,) (-) (-) (?)
c) (-) (?) (,) (,) (.) (-) (-) (-) (.)
d) (:) (?) (,) (.) (-) (,) (,) (,) (?)
e) (:) (.) (,) (,) (?) (,) (,) (,) (.)
CEFET-MG - QUESTÃO 16
Complete os espaços com a – à – as –às.
1. Eles se referiam ____ telas dos quadros.
2. Estamos ____ espera de socorro.
3. Refiro-me ____ Paris, cidade mais bela da França.
4. Daqui ____ duas semanas, ele estará de volta.
5. Podemos tomar____ providências para resolver o caso.
Assinale a alternativa que completa, corretamente, as lacunas acima.
a) às – à – à – a – as
b) às – a – a – à – às
c) as – a – à – a – as
d) as – à – a – à – as
e) as – à – a – a – às
CEFET-MG - QUESTÃO 17
Marque a opção em que está corretamente indicada a ordem dos sinais de pontuação que devem preencher as lacunas da frase abaixo:
“Para que tudo corra bem____ fique atento a duas dicas para a hora da prova____ uma é a tranquilidade ____ a outra é a observação minuciosa do que está sendo solicitado.”
a) dois pontos, ponto e vírgula, ponto e vírgula.
b) vírgula, vírgula, vírgula.
c) vírgula, dois pontos, ponto e vírgula.
d) dois pontos, vírgula, ponto e vírgula.
e) ponto e vírgula, dois pontos, vírgula.
CEFET-MG - QUESTÃO 18
Na frase “As pesquisas reforçam tendências que vêm causando crescente apreensão à sociedade como um todo.” A locução “vêm causando” apresenta
a) concordância de número com o seu respectivo sujeito, “as pesquisas”.
b) concordância com o termo “tendências”.
c) concordância referente à “crescente apreensão”.
d) concordância com a “sociedade como um todo”.
e) falta de concordância verbal em “vêm causando”.
CEFET-MG - QUESTÃO 19
“A pesquisa indica, que as transgressões leves passam impunes, por não terem ideia de que estão fazendo algo errado e os transgressores admitem não tomar quaisquer medidas para que esta situação seja diferente.”
De acordo com o parágrafo acima
a) deveria alterar a flexão de plural para singular.
b) corrigiria a frase, pois “quaisquer” não está concordando.
c) o termo “qualquer” faz melhor flexão na frase.
d) mudando “quaisquer” para “qualquer” acarretaria incorreção gramatical ao texto.
e) o verbo “tomar” deveria estar no plural para concordar com “quaisquer”.
CEFET-MG - QUESTÃO 20
Classifique os períodos em simples ou compostos enumerando as alternativas abaixo:
1. O garoto chutou a bola e marcou o gol várias vezes.
2. A menina rodopiava a boneca o tempo inteiro.
3. O elefante é um animal muito grande.
4. Eu a amava de tal maneira que me levantava pela manhã para levar seu café na cama.
5. A mulher comprou o bolo de aniversário e festejou com seus amigos.
a) ( ) Período Composto
b) ( ) Período Composto
c) ( ) Período Composto
d) ( ) Período Simples
e) ( ) Período Simples
A opção correta é:
a) 1b, 2a, 3c, 4e, 5d.
b) 1b, 2d, 3a, 4e, 5c.
c) 1a, 2d, 3e, 4c, 5b.
d) 1d, 2e, 3c, 4a, 5b.
e) 1a, 2b, 3d, 4e, 5c.
MATEMÁTICA
CEFET-MG - QUESTÃO 21
Leia as afirmações abaixo:
I. é um número Racional
II. √10 é um número Irracional
III. –2 é um número Inteiro
IV. –3 é um número Natural
Estão corretos os itens
a) I e II.
b) II, III e IV.
c) I, II e III.
d) I, II e IV.
e) I, II, III e IV.
CEFET-MG - QUESTÃO 23
A equação que corresponde ao gráfico acima é:
a) y = x – 4
b) Y = 2x – 8
c) Y = -2x + 8
d) Y = x + 4
e) Y = 2x + 4
CEFET-MG - QUESTÃO 25
A solução do sistema
a) S = ( 1, 0 )
b) S =( 4, 1 )
c) S =(5, 4 )
d) S =(–1, –4 )
e) S= ( 1, 4 )
CEFET-MG - QUESTÃO 26
O gráfico correspondente a equação y = x² − 4x + 4 é:
CEFET-MG - QUESTÃO 27
Usando o mínimo múltiplo comum (mmc) resolva o problema: Quatro lâmpadas de um pisca pisca de enfeite de Natal piscam em intervalos regulares. A primeira pisca em 12 segundos, a segunda em 18 segundos, a terceira em 36 segundos e a quarta em 40 segundos. Em um determinado tempo elas piscam ao mesmo tempo. Esse tempo em minutos é:
a) 6
b) 12
c) 30
d) 90
e) 120
CEFET-MG - QUESTÃO 29
A área de uma praça retangular corresponde a 12 m² e o seu perímetro 16 m. As medidas da praça são:
a) 2 m e 2 m
b) 6 m e 6 m
c) 2 m e 6 m
d) 3 m e 4 m
e) 1 m e 12 m
CEFET-MG - QUESTÃO 30
Um livro tem 360 páginas. Eu já estudei do meu livro. Quantas páginas eu já estudei?
a) 60
b) 90
c) 100
d) 120
e) 240
CEFET-MG - QUESTÃO 31
O cálculo da área da figura abaixo em cm² é:
a) 21
b) 25
c) 28
d) 30
e) 32
CEFET-MG - QUESTÃO 32
Um recipiente em forma de paralelepípedo retangular tem dimensões 6 m, 2 m e 4 m. A quantidade de água, em litros, que cabe neste recipiente é:
a) 48
b) 480
c) 4800
d) 48000
e) 48 x 10⁴
CEFET-MG - QUESTÃO 33
Um ciclista quer fazer seu treino em uma pista circular. Ele escolheu uma pista com 15 m de raio. Depois de ter dado 10 voltas completas na pista, quantos metros ele percorreu?
a) 30πᵐ
b) 100π m
c) 200π m
d) 300π m
e) 360π m
CEFET-MG - QUESTÃO 34
A solução da inequação < 2 é:
a) S = {x ∈ℜ/ x > 2}
b) S = {x ∈ℜ/ x < 2}
c) S = {x ∈ℜ/ x = 2}
d) S = {x ∈ℜ/ x ≥ 2}
e) S = {x ∈ℜ/ x ≤ 2}
CEFET-MG - QUESTÃO 35
A medida do lado de um quadrado inscrito em uma circunferência é de 10 cm. A medida do raio da circunferência em cm é:
a) 10
b) 10√2
c) 5√2
d) √2
e) 5
CEFET-MG - QUESTÃO 36
O valor da soma dos ângulos a e b sabendo que as reta são paralelas e ambas são cortadas por uma reta transversal é:
a) 50°
b) 80°
c) 100°
d) 180°
e) 360°
CEFET-MG - QUESTÃO 37
Considere o segmento AD como bissetriz do ângulo BÂC. O valor de x é:
a) 2
b) 14
c) 20
d) 28
e) 56
CEFET-MG - QUESTÃO 38
30 % dos alunos de uma escola são estrangeiros. Sabendo que existem na escola 200 alunos, quantos alunos são estrangeiros?
a) 120
b) 80
c) 60
d) 18
e) 6
CEFET-MG - QUESTÃO 39
Usando as relações métricas do triangulo retângulo. O valor do produto xy é:
a) 5
b) 10
c) 12
d) 20
e) 25
CEFET-MG - QUESTÃO 40
Você aplicou um dinheiro em um banco. Qual o tempo necessário para que o juro simples seja do capital que você investiu a uma taxa de 20% ao mês?
a) 5 meses
b) 7 meses
c) 9 meses
d) 12 meses
e) 15 meses
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