Prova CEFET-MG 2015.1 (Concomitância) com Gabarito

Prova CEFET-MG 2015.1 (Concomitância) com Gabarito Português As questões de  (01)  a  (08)  referem-se ao texto a seguir. A falácia do ...
Prova CEFET-MG 2015.1 (Concomitância) com Gabarito
Prova CEFET-MG 2015.1 (Concomitância) com Gabarito

Português

As questões de (01) a (08) referem-se ao texto a seguir.

A falácia do mundo justo e a culpabilização das vítimas

Por Ana Carolina Prado

“É claro que o cara que estuprou é o culpado, mas as  mulheres também ficam andando na rua de saia curta e em hora errada!”. “O hacker que roubou as fotos dessas celebridades nuas está errado, mas ninguém mandou tirar as fotos!”. “Se você trabalhar duro vai ser bem-sucedido, não importa quem você seja.  Quem morreu pobre é porque não se esforçou o bastante. ”Você sabe o que essas afirmações têm em comum?

Há algum tempo falei aqui sobre como os humanos têm  diversas formas de se enganar em relação à ideia que têm de si mesmos, quase sempre para proteger sua autoestima ou para  saciar sua vontade de estar sempre certos. Mas nosso cérebro não  nos engana só em relação a como vemos a nós mesmos: temos  também a tendência de nos iludir em relação aos outros e à vida  em geral. E as frases acima exemplificam uma maneira como isso pode acontecer: por meio da falácia do mundo justo.

Por exemplo, embora os estupros raramente tenham  qualquer coisa a ver com o comportamento ou vestimenta da vítima e sejam normalmente cometidos por um conhecido e não  por um estranho numa rua deserta, a maioria das campanhas de  conscientização são voltadas para as mulheres, não para os homens – e trazem a absurda mensagem de “não faça algo que poderia levá-la a ser violentada”.

Em um estudo sobre bullying feito em 2010 na Universidade  Linkoping, na Suécia, 42% dos adolescentes culparam a vítima por  ser “um alvo fácil”. Para os pesquisadores, esses julgamentos estão  relacionados à noção – amplamente difundida na ficção – de que  coisas boas acontecem a quem é bom e coisas más acontecem a quem merece. A tendência a acreditar que o mundo é assim é  chamada, na psicologia, de falácia do mundo justo. “Não importa  quão liberal ou conservador você seja, alguma noção dela entra na  sua reação emocional quando ouve sobre o sofrimento dos outros”,  diz o jornalista David McRaney no livro “Você não é tão esperto  quanto pensa”. Ele acrescenta que, embora muitas pessoas não  acreditem conscientemente em carma, no fundo ainda acreditam  em alguma versão disso, adaptando o conceito para a sua própria cultura.

E dá para entender por que somos levados a pensar  assim: viver em um mundo injusto e imprevisível é meio assustador e  queremos nos sentir seguros e no controle. O problema é que crer  cegamente nisso leva a ainda mais injustiças, como o julgamento  de que pessoas pobres ou viciadas em drogas são vagabundas  [...], que mulher de roupa curta merece ser maltratada ou que  programas sociais são um desperdício de dinheiro e uma muleta  para preguiçosos. Todas essas crenças são falaciosas porque partem  do princípio de que o sistema em que vivemos é justo e cada um tem exatamente o que merece.

[...] a falácia do mundo justo desconsidera os inúmeros  outros fatores que influenciam quão bem-sucedida a pessoa vai  ser, como o local onde ela nasceu, a situação socioeconômica da  sua família, os estímulos e situações pelas quais passou ao longo da  vida e o acaso. Programas sociais e ações afirmativas não rompem  o equilíbrio natural das coisas, como seus críticos podem crer – pelo contrário, a ideia é justamente minimizar os efeitos da injustiça  social. Uma pessoa extremamente pobre pode virar a dona de uma  empresa multimilionária, mas o esforço que vai ter de fazer para chegar lá é muito maior do que o esforço de alguém nascido em uma família rica que sempre teve acesso à melhor educação e a bons contatos. “Se olhar os excluídos e se questionar por que eles não conseguem sair da pobreza e ter um bom emprego como  você, está cometendo a falácia do mundo justo. Está ignorando as bênçãos não merecidas da sua posição”, diz McRaney.

Em casos de abusos contra outras pessoas, como bullying ou  estupro, a injustiça é ainda maior, pois eles nunca são justificados  – e aí a falácia do mundo justo se mostra ainda mais perversa.  Portanto, toda vez que você se sentir movido a dizer coisas como “O estuprador é quem está errado, é claro, mas…”, pare por aí. O que vem depois do “mas” é quase sempre fruto de uma tendência a ver o mundo de uma forma distorcida só para ele parecer menos injusto.
Disponível em: <http://super.abril.com.br/blogs>. Acesso em: 02 set. 2014  (Adaptado)

CEFET-MG - QUESTÃO 01
Considerando-se o percurso argumentativo do texto, é correto  afirmar que, nele, a autora tem por objetivo

a) criticar algumas das ações governamentais destinadas ao combate à criminalidade. 

b) condenar o discurso favorável à culpa de vítimas em situações de violência e/ ou pobreza.

c) induzir o leitor a mobilizar-se contra práticas de preconceito presentes no cotidiano social.

d) apoiar opiniões relacionadas ao envolvimento das vítimas em atos de violência física e/ou moral. 


CEFET-MG - QUESTÃO 02
A palavra falácia, utilizada no título e em algumas sentenças ao  longo do texto, pode ser interpretada como

a) ineficácia.

b) inverdade.

c) ingenuidade.

d) incompetência.


CEFET-MG - QUESTÃO 03
A palavra destacada foi utilizada para retomar um termo  antecedente na passagem transcrita em:

a) “A tendência a acreditar que o mundo é assim é chamada, na psicologia, de falácia do mundo justo.” (4º parágrafo)

b) “[...] a falácia do mundo justo desconsidera os inúmeros outros fatores que influenciam quão bem sucedida a pessoa vai  ser [...]” (6º parágrafo)

c) “O problema é que crer cegamente nisso leva a ainda mais injustiças, como o julgamento de que pessoas pobres ou viciadas em drogas são vagabundas [...].” (5º parágrafo) 

d) “Ele acrescenta que, embora muitas pessoas não acreditem conscientemente em carma, no fundo ainda acreditam em alguma versão disso, adaptando o conceito para a sua própria  cultura.” (4º parágrafo)


CEFET-MG - QUESTÃO 04
Em casos de abusos contra outras pessoas, como bullying ou estupro, a injustiça é ainda maior, pois eles nunca são  justificados – e aí a falácia do mundo justo se mostra ainda  mais perversa. Portanto, toda vez que você se sentir movido a dizer coisas como “O estuprador é quem está errado, é  claro, mas…”, pare por aí. O que vem depois do “mas” é  quase sempre fruto de uma tendência a ver o mundo de uma  forma distorcida só para ele parecer menos injusto.

Nesse fragmento, a autora sugere interromper a enunciação de  certas frases construídas com o “mas” porque, caso contrário, se evidenciaria um discurso

a) acrítico.

b) ambíguo. 

c) impreciso.

d) contraditório.


CEFET-MG - QUESTÃO 05
Por exemplo, embora os estupros raramente tenham qualquer coisa a ver com o comportamento ou vestimenta da vítima e sejam normalmente cometidos por um conhecido e não por um estranho numa rua deserta, a maioria das campanhas de  conscientização são voltadas para as mulheres, não para os homens – e trazem a absurda mensagem de “não faça algo  que poderia levá-la a ser violentada”.

Na passagem, o conectivo “embora” pode ser substituído, sem que  haja alteração de sentido, por

a) ainda que.

b) entretanto. 

c) no entanto.

d) contanto que.


CEFET-MG - QUESTÃO 06
O advérbio destacado expressa uma ideia de intensidade em:

a) “O problema é que crer cegamente nisso leva a ainda mais injustiças, como o julgamento de que pessoas pobres ou viciadas em  drogas são vagabundas [...]”.(5º parágrafo)

b) “Programas sociais e ações afirmativas não rompem o equilíbrio  natural das coisas, como seus críticos podem crer – pelo contrário, a ideia é justamente minimizar os efeitos da injustiça social.”  (6º parágrafo)

c) “Ele acrescenta que, embora muitas pessoas não acreditem  conscientemente em carma, no fundo ainda acreditam em alguma versão disso, adaptando o conceito para a sua própria  cultura”. (4º parágrafo) 

d) “Uma pessoa extremamente pobre pode virar a dona de uma empresa multimilionária, mas o esforço que vai ter de fazer para chegar lá é muito maior do que o esforço de alguém nascido em uma família rica ...” (6º parágrafo)


CEFET-MG - QUESTÃO 07
“E as frases acima exemplificam uma maneira como isso pode  acontecer: por meio da falácia do mundo justo.”

Nessa frase, o trecho em destaque é classificado sintaticamente  como

a) adjunto adverbial.

b) agente da passiva.

c) objeto indireto.

d) aposto.


CEFET-MG - QUESTÃO 08
 algum tempo falei aqui sobre como os humanos têm diversas formas de se enganar em relação à ideia que têm de  si mesmos, quase sempre para proteger sua autoestima ou  para saciar sua vontade de estar sempre certos.

Os verbos “haver” e “ter”, em destaque, foram empregados, respectivamente, com o sentido de

a) existência/posse.

b) posse/existência.

c) tempo decorrido/posse.

d) tempo decorrido/existência.


As questões de (09) a (11) referem-se à crônica a seguir.

Meu ideal seria escrever...

Meu ideal seria escrever uma história tão engraçada que  aquela moça que está doente naquela casa cinzenta quando lesse  minha história no jornal risse, risse tanto que chegasse a chorar e  dissesse – “ai meu Deus, que história mais engraçada!”. E então a  contasse para a cozinheira e telefonasse para duas ou três amigas  para contar a história; e todos a quem ela contasse rissem muito  e ficassem alegremente espantados de vê-la tão alegre. Ah, que minha história fosse como um raio de sol, irresistivelmente louro, quente, vivo, em sua vida de moça reclusa, enlutada, doente. Que ela mesma ficasse admirada ouvindo o próprio riso, e depois repetisse para si própria – “mas essa história é mesmo muito engraçada!”. [...]

Que nas cadeias, nos hospitais, em todas as salas de espera a  minha história chegasse – e tão fascinante de graça, tão irresistível,  tão colorida e tão pura que todos limpassem seu coração com lágrimas de alegria; que o comissário do distrito, depois de ler minha história, mandasse soltar aqueles bêbados e também aquelas pobres mulheres colhidas na calçada e lhes dissesse – “por favor, se comportem, que diabo! Eu não gosto de prender ninguém!”. E que assim todos tratassem melhor seus empregados, seus dependentes e seus semelhantes em alegre e espontânea homenagem à minha história. [...]

E quando todos me perguntassem – “mas de onde é que você tirou essa história?” – eu responderia que ela não é minha, que eu a ouvi por acaso na rua, de um desconhecido que a contava a outro desconhecido, e que por sinal começara a contar assim: “Ontem ouvi um sujeito contar uma história...”. 

E eu esconderia completamente a humilde verdade: que eu  inventei toda a minha história em um só segundo, quando pensei na tristeza daquela moça que está doente, que sempre está doente e sempre está de luto e sozinha naquela pequena casa cinzenta de meu bairro.

BRAGA, Rubem. In: A traição das elegantes. Record: Rio de Janeiro, 1982, p. 93

CEFET-MG - QUESTÃO 09
Ao abordar seu próprio processo de escrita, Rubem Braga, em  sua crônica, alude a uma importante função social da literatura. 

Segundo o texto, o que motiva o autor a escrever é uma preocupação artística de natureza

a) humorística. 

b) transgressiva.

c) humanizadora.

d) histórico-social.


CEFET-MG - QUESTÃO 10
No primeiro parágrafo, o uso de aspas na expressão “ai meu Deus, que história mais engraçada!” tem por objetivo

a) indicar uma fala. 

b) reforçar o humor.

c) sinalizar uma ironia.

d) destacar uma citação.


CEFET-MG - QUESTÃO 11
A expressão em destaque NÃO tem sentido figurado em:

a) “Ah, que minha história fosse como um raio de sol”.

b) “[...] que eu inventei toda a minha história em um só segundo”.

c) “[...] quando pensei na tristeza daquela moça que está doente”.

d) “[...] tão pura que todos limpassem seu coração com lágrimas de alegria”.


CEFET-MG - QUESTÃO 12
Sobre os gêneros literários, afirma-se:

I. O gênero dramático abrange textos que tematizam o sofrimento e a aflição da condição humana. 

II. Textos pertencentes ao gênero lírico privilegiam a expressão subjetiva de estados interiores.

III. O gênero épico compreende textos sobre acontecimentos grandiosos protagonizados por heróis.

IV. Em literatura, o romance e a novela são formas narrativas pertencentes ao gênero dramático.

Estão corretas apenas as afirmativas

a) I e II.

b) I e IV.

c) II e III.

d) III e IV.


As questões (13) a (14) referem-se ao texto a seguir.

Sermão de Santo António

Pregado na cidade de S. Luiz do Maranhão, anno de 1654

Vos estis sal terrae. S. Mateus, V, l3

Vós, diz Cristo, Senhor nosso, falando com os pregadores,  sois os sal da terra: e chama-lhes sal da terra, porque quer que façam na terra, o que faz o sal. O efeito do sal é impedir a corrupção;  mas quando a terra se vê tão corrupta como está a nossa, havendo  tantos nela que têm ofício de sal, qual será, ou qual pode ser a causa desta corrupção? Ou é porque o sal não salga, ou porque a terra  se não deixa salgar. Ou é porque o sal não salga, e os pregadores  não pregam a verdadeira doutrina; ou porque a terra se não deixa salgar, e os ouvintes, sendo verdadeira a doutrina que lhes dão, a  não querem receber. Ou é porque o sal não salga, e os pregadores dizem uma cousa e fazem outra; ou porque a terra se não deixa salgar, e os ouvintes querem antes imitar o que eles fazem, que fazer o que eles dizem. Ou é porque o sal não salga, e os pregadores se pregam a si e não a Cristo; ou porque a terra se não deixa salgar, e os ouvintes, em vez de servir a Cristo, servem a seus apetites. Não é tudo isto verdade? Ainda mal.

Suposto, pois, que ou o sal não salgue ou a terra se não deixe salgar; que se há-de fazer a este sal e que se há-de fazer a  esta terra? O que se há-de fazer ao sal que não salga, Cristo o disse  logo: [...] «Se o sal perder a substância e a virtude, e o pregador faltar à doutrina e ao exemplo, o que se lhe há-de fazer, é lançá-lo  fora como inútil para que seja pisado de todos.» [...] . Isto é o que  se deve fazer ao sal que não salga. E à terra que se não deixa salgar,  que se lhe há-de fazer?  Este ponto não resolveu Cristo, Senhor nosso, no Evangelho;  mas temos sobre ele a resolução do nosso grande português Santo  António, que hoje celebramos [...]. Pregava Santo António em Itália na cidade de Arimino, contra os hereges, que nela eram muitos; e como erros de entendimento  são dificultosos de arrancar, não só não fazia fruto o santo, mas  chegou o povo a se levantar contra ele e faltou pouco para que  lhe não tirassem a vida. Que faria neste caso o ânimo generoso  do grande António? Sacudiria o pó dos sapatos, como Cristo  aconselha em outro lugar? Mas António com os pés descalços não  podia fazer esta protestação; e uns pés a que se não pegou nada da terra não tinham que sacudir. Que faria logo? Retirar-se-ia? Calar-se-ia? Dissimularia? Daria tempo ao tempo?

Isso ensinaria porventura a prudência ou a covardia humana;  mas o zelo da glória divina, que ardia naquele peito, não se rendeu a semelhantes partidos. Pois que fez? Mudou somente o púlpito e o auditório, mas não desistiu da doutrina. Deixa as praças, vai-se às  praias; deixa a terra, vai-se ao mar, e começa a dizer a altas vozes: Já que me não querem ouvir os homens, ouçam-me os peixes. Oh maravilhas do Altíssimo! Oh poderes do que criou o mar e a terra! Começam a ferver as ondas, começam a concorrer os peixes, os grandes, os maiores, os pequenos, e postos todos por sua ordem com as cabeças de fora da água, António pregava e eles ouviam. (...)

VIEIRA, Padre Antônio. Disponível em: < http://www.dominiopublico.gov.br>.  Acesso em: 06 set. 2014.

CEFET-MG - QUESTÃO 13
No texto, a utilização da expressão bíblica “Vós sois o sal da terra”  NÃO tem o objetivo de

a) metaforizar o comportamento dos fiéis.

b) reafirmar o caráter religioso do sermão. 

c) relacionar o efeito do sal ao combate à corrupção. 

d) conscientizar o público da importância do pregador.


CEFET-MG - QUESTÃO 14
A característica da estética barroca presente na passagem do  Sermão está identificada corretamente em:

a) “Já que me não querem ouvir os homens, ouçam-me os peixes.”  (CONFLITO ENTRE RAZÃO E FÉ)

b) “Mudou somente o púlpito e o auditório, mas não desistiu da doutrina” (emprego de antítese)

c) “Este ponto não resolveu Cristo, Senhor nosso, no Evangelho;  mas temos sobre ele a resolução do nosso grande português  Santo António, que hoje celebramos” (linguagem cultista)

d) “Mas António com os pés descalços não podia fazer esta protestação; e uns pés a que se não pegou nada da terra não tinham  que sacudir. Que faria logo? Retirar-se-ia? Calar-se ia? Dissimularia? Daria tempo ao tempo?” (raciocínio conceptista)


CEFET-MG - QUESTÃO 15
Acontecência

Acorda ligeira e vem olhar que lindo
sobre o morro sol se debruçar
leite novo espuma dessa madrugada
passarada vem te despertar

tantos pés descalços
posso ver meninos a correr na direção do dia
banho de açude alegre e lava o corpo
fruta fresca é pra te alimentar

acorda ligeira e vem ver que bonito
pelo pasto solta a vacaria
na barra da serra gavião campeiro
vem primeiro vento costurar

tantos pés descalços posso ver libertos
a correr na direção do dia
chuva desce pra regar a terra
engravidar sementes em frutas se tornar

NUCCI, Cláudio. Disponível em: < http://www.claudionucci.com.br/musica>.  Acesso em: 07 set. 2014.

A letra da canção “Acontecência” aproxima-se do ideário estético  do Arcadismo por

a) adotar a convenção pastoral.

b) representar a natureza de modo bucólico.

c) valorizar o campo em detrimento da cidade.

d) propor uma vida equilibrada e sem excessos.


Matemática

CEFET-MG - QUESTÃO 16
O valor da expressão numérica cefet é igual a

cefet


CEFET-MG - QUESTÃO 17
Simplificando a expressão   cefet em que x ≠ y, obtém-se

a) x – y

b) x + 2y

c) 2x – y

d) x² + y²


CEFET-MG - QUESTÃO 18
Um motorista de táxi cobra, para cada corrida, uma taxa fixa de  R$ 5,00 e mais R$ 2,00 por quilômetro rodado. O valor total arrecadado (R) num dia é função da quantidade total (x) de quilômetros  percorridos e calculado por meio da função R(x) = ax + b, em que  a é o preço cobrado por quilômetro e b, a soma de todas as taxas  fixas recebidas no dia. Se, em um dia, o taxista realizou 10 corridas  e arrecadou R$ 410,00, então a média de quilômetros rodados por  corrida, foi de

a) 14 

b) 16

c) 18

d) 20 


CEFET-MG - QUESTÃO 19
No plano cartesiano estão representados os gráficos das funções reais f(x) = x² – 6x + 5 e g(x) = x – 1.

cefet

O ponto A, uma das interseções dos gráficos, é 

a) (5, 3)

b) (5, 4)

c) (6, 5)

d) (6, 7)


CEFET-MG - QUESTÃO 20
Na figura a seguir, ABCD é um quadrado de lado igual a 16 cm. Os  segmentos AF e BE medem, respectivamente, 12 e 10 cm.

cefet

A área do triângulo CEF, em cm², é igual a

a) 54

b) 80

c) 108

d) 148


CEFET-MG - QUESTÃO 21
Um homem solicitou a um Banco um empréstimo de R$ 600,00 para ser pago em dois meses, do seguinte modo: ao final do primeiro mês, usando a taxa de 5% a.m., calculou o saldo devedor e  pagou uma parcela de R$ 330,00. O valor restante foi pago ao final  do mês seguinte a uma taxa de 2% a.m. O valor total de juros pago  representa, em relação ao empréstimo inicial, um percentual de

a) 6%

b) 7%

c) 8%

d) 9%


CEFET-MG - QUESTÃO 22
Dado o conjunto A = {1, 2, 3, 4, 5, 6}, considere a função f : A → A  representada no gráfico abaixo.

cefet

O valor de cefet

a) 1/5

b) 1/3

c) 3

d) 5


CEFET-MG - QUESTÃO 23
Se cefet então, o valor de M é igual a 

a) 3

b) 9

c) 27

d) 81


CEFET-MG - QUESTÃO 24
O domínio da função real cefet é o intervalo

a) {x ∈ ℜ | x < – 1 ou x > 1} 

b) {x ∈ ℜ | x ≤ – 1 ou x ≥ 1} 

c) {x ∈ ℜ | – 1 < x < 1} 

d) {x ∈ ℜ | – 1 ≤ x ≤ 1}


CEFET-MG - QUESTÃO 25
A ilustração a seguir representa uma mesa de sinuca retangular, de  largura e comprimento iguais a 1,5 e 2,0 m, respectivamente. Um jogador deve lançar a bola branca do ponto B e acertar a preta no ponto P, sem acertar em nenhuma outra, antes. Como a amarela está no ponto A, esse jogador lançará a bola branca até o ponto L, de modo que a mesma possa rebater e colidir com a preta.

cefet

Se o ângulo da trajetória de incidência da bola na lateral da mesa e o ângulo de rebatimento são iguais, como mostra a figura, então a distância de P a Q, em cm, é aproximadamente

a) 67

b) 70

c) 74 

d) 81


CEFET-MG - QUESTÃO 26
O esboço do gráfico da função f(x) = a + bcos (x) é mostrado na figura seguinte.

cefet

Nessa situação, o valor de a.b é

a) 2

b) 3

c) 5

d) 6


CEFET-MG - QUESTÃO 27
No conjunto dos números reais, o conjunto solução da inequação cefet é o intervalo

cefet


CEFET-MG - QUESTÃO 28
Na figura a seguir, os quadrados ABCD e DEFG possuem áreas iguais a 9 e 16 m², respectivamente. O triângulo ADG é retângulo em D e cefet é a circunferência cujo centro está no ponto O.

cefet

Sabendo-se que a área de um círculo de raio r é πr², então o valor  da área delimitada por cefet, em m², é igual a 

a) 4,55π

b) 5,76π

c) 7,24π

d) 9,30π


CEFET-MG - QUESTÃO 29
Somando-se todos os ângulos internos de três polígonos convexos  obtém-se 2160º. Sabe-se que o número de lados desses polígonos  é n – 2n e n+2. Dentre eles, o que possui menor número de lados é um

a) triângulo. 

b) quadrilátero.

c) pentágono. 

d) hexágono.


CEFET-MG - QUESTÃO 30
Uma raposa avista um cacho de uvas em uma parreira sob um  ângulo de 30º formado com a horizontal. Então, preguiçosamente  ela se levanta, anda √3 m em direção à base da parreira e olha para  as uvas sob um ângulo de 60º, como mostra a figura abaixo.

cefet

Nessas condições, a altura h do cacho de uvas, em metros, é

a) 1,0

b) 1,5

c) 1,7

d) 3,4


Física

Considere os dados abaixo para resolver as questões quando for  necessário.

Constantes físicas

Aceleração da gravidade: g = 10 m / s²
Densidade da água: r = 1,0 g / cm³

CEFET-MG - QUESTÃO 31
Um veículo segue em uma estrada horizontal e retilínea e o seu velocímetro registra um valor constante. Referindo-se a essa situação,  assinale (V) para as afirmativas verdadeiras ou (F), para as falsas.

( ) A aceleração do veículo é nula.

( ) A resultante das forças que atuam sobre o veículo é nula.

( ) A força resultante que atua sobre o veículo tem o  mesmo sentido do vetor velocidade.

A sequência correta encontrada é

a) V F F.

b) F V F. 

c) V V F.

d) V F V.


CEFET-MG - QUESTÃO 32
A figura seguinte ilustra uma pessoa aplicando uma força cefet para  direita em uma geladeira com rodas sobre uma superfície plana.

cefet

Nesse contexto, afirma-se que:

I. O uso de rodas anula a força de atrito com o solo.

II. A única força que atua na geladeira é a força aplicada pela pessoa. 

III. Ao usar rodas, a força de reação normal do piso sobre a geladeira fica menor.

IV. A geladeira exerce sobre a pessoa uma força oposta e de igual  intensidade a  cefet.

V. Se a geladeira se movimenta com velocidade constante, ela está  em equilíbrio.

São corretas apenas as afirmativas

a) III e IV.

b) IV e V.

c) I, II e III.

d) I, II e V


CEFET-MG - QUESTÃO 33
As afirmativas a seguir referem-se à energia mecânica de um corpo em movimento e a seu princípio de conservação. Assinale (V) para  as afirmativas verdadeiras ou (F), para as falsas.

I. Para um corpo de massa m, quanto maior sua velocidade, maior  será sua energia cinética.

II. Para um valor fixo de energia cinética, quanto maior a massa do  corpo, menor será sua velocidade.

III. Para um corpo de massa m lançado verticalmente a uma altura  h, quanto maior a altura atingida, maior será sua energia mecânica.

A sequência correta encontrada é

a) V F V. 

b) V V F.

c) V F F.

d) V V V.


CEFET-MG - QUESTÃO 34
Uma bola de futebol de massa m = 0,20 Kg é chutada contra a  parede a uma velocidade de 5,0 m / s. Após o choque, ela volta a  4,0 m / s. A variação da quantidade de movimento da bola durante  o choque, em kg.m / s, é igual a

a) 0,2. 

b) 1,0.

c) 1,8.

d) 2,6.


CEFET-MG - QUESTÃO 35
Uma garota lança uma pedra verticalmente para cima. Sendo a, o módulo da aceleração e v, o módulo da velocidade da mesma, no ponto mais alto de sua trajetória, é correto afirmar que v __________ é a (de) zero, se a for __________ a (de) zero. 

Os termos que completam de forma correta e, respectivamente, as  lacunas são 

a) igual, igual

b) igual, diferente

c) diferente, igual 

d) diferente, diferente


CEFET-MG - QUESTÃO 36
A figura mostra dois objetos com o mesmo volume e densidades distintas p₁ e p₂. Ambos estão em repouso e completamente imersos em água, presos por fios de mesmo comprimento e de massa desprezível.

cefet

Sendo T₁ e T₂ as intensidades das tensões nos fios presos aos  objetos 1 e 2, respectivamente, e sabendo-se que p₁ > p₂, é correto afirmar que

a) T₁  > T₂, pois a força da gravidade é maior sobre 1.

b) T₁ > T₂, pois a força do empuxo é maior sobre 2.

c) T₁ < T₂, pois a força da gravidade é menor sobre 2.

d) T₁ = T₂, pois a força do empuxo é a mesma sobre 1 e 2.


Química

CEFET-MG - QUESTÃO 37
Derramamentos de líquidos insolúveis e menos densos que a água (densidade = 1,0 g mL⁻¹) sobre rios, lagos e mares são consideradas perturbações ambientais graves. Esses líquidos espalham-se sobre a superfície da água, formando uma grande película prejudicial ao meio ambiente. 

O quadro a seguir apresenta alguns materiais, no estado líquido a 25ºC, acompanhados de suas propriedades físicas.

cefet

Entre os materiais relacionados, aquele que provoca a perturbação ambiental mencionada é a(o)

a) álcool.

b) gasolina.

c) ácido sulfúrico.

d) tetracloreto de carbono.


CEFET-MG - QUESTÃO 38
Os modelos atômicos são teorias elaboradas pelos cientistas numa tentativa de explicar o átomo baseadas na experimentação. Apesar de existirem hoje modelos abrangentes, a proposta de Rutherford  apresenta uma particularidade que não foi alterada naqueles que o sucederam. Tal característica é a(o)

a) existência de orbitais atômicos.

b) presença do núcleo denso e positivo.

c) distribuição dos elétrons em níveis e subníveis.

d) confinamento dos elétrons em camadas quantizadas.


CEFET-MG - QUESTÃO 39
O chumbo é um componente de soldas, usado no revestimento de cabos. Interessado em suas características, um estudante de química montou a tabela seguinte.

cefet

O número de informações corretas dessa tabela é (são)

a) 1.

b) 2.

c) 3.

d) 4.


CEFET-MG - QUESTÃO 40
Considerando-se as propriedades periódicas dos elementos bromo, cloro, sódio e potássio, é INCORRETO afirmar que

a) o raio atômico do cloro é maior que o do sódio.

b) o número de níveis do cloro é menor que os do bromo.

c) a eletronegatividade do potássio é menor que a do bromo.

d) a energia de ionização do sódio é maior que a do potássio.


CEFET-MG - QUESTÃO 41
O ferro metálico é obtido do minério de ferro, sendo que o mais abundante é a hematita, Fe₂O₃. Uma empresa possui uma tonelada desse minério com 10% de impurezas, e todo o material deve ser usado para obtenção de Fe, conforme descreve a equação não balanceada seguinte.

Fe₂O₃ + C → Fe + CO₂

A massa aproximada, em kg, de ferro metálico produzido será

a) 315.

b) 350.

c) 630.

d) 700.


CEFET-MG - QUESTÃO 42
Azia é uma sensação de ardor (queimação) e pode ser sintoma de algumas doenças como refluxo gastroesofágico ou indicação de processos irritativos ou inflamatórios no esôfago. Esse ardor é provocado pela ação do ácido gástrico fora do ambiente estomacal.

A substância, representada por sua fórmula, que pode ser utilizada, paliativamente, para combater os efeitos da azia é

a) CO₂

b) NaCl

c) H₂CO₃

d) NaHCO₃


Biologia

CEFET-MG - QUESTÃO 43
Observe a estrutura indicada pela seta na imagem a seguir.

cefet

O tipo de contração muscular que ocorre nessa estrutura é semelhante àquela que acontece na(no)

a) língua.

b) bíceps.

c) esôfago.

d) panturrilha.


CEFET-MG - QUESTÃO 44
Os neonicotinóides, inseticidas que atacam o sistema nervoso de abelhas, têm dizimado populações desses polinizadores. Ao serem pulverizados sobre as flores, onde elas coletam o néctar, causam sua morte. Estratégias de manejo integrado são sugeridas para minimizar esse problema.

Disponível em<http://www.unesp.br>. Acesso em: 15 jan. 2014 (Adaptado).

Um exemplo desse tipo de estratégia é a(o)

a) criação de espécies transgênicas desses insetos.

b) desenvolvimento de defensivos agrícolas naturais. 

c) estímulo à apicultura em regiões próximas às do cultivo.

d) controle biológico de pragas em variedades de plantas resistentes.


CEFET-MG - QUESTÃO 45
Analise o processo celular esquematizado a seguir.

cefet

A estrutura responsável por esse processo é a(o)

a) núcleo.

b) vacúolo.

c) membrana.

d) citoplasma.


CEFET-MG - QUESTÃO 46
Observe o lagarto a seguir.

cefet

Disponível em: <http://www.californiaherps.com>. Acesso em: 01 set. 2014 (Adaptado).

Nessa situação, o benefício conseguido por esse animal é a

a) restituição do tamanho original.

b) ocorrência de reprodução assexuada. 

c) possibilidade de fugir dos predadores.

d) economia de energia para o metabolismo.


CEFET-MG - QUESTÃO 47
A célula humana a seguir está capturando bactérias no processo conhecido como fagocitose.

cefet

Disponível em: <http://www.sobiologia.com.br>. Acesso em: 11 set. 2014 (Adaptado).

A função desse processo para o organismo humano é a

a) defesa contra infecções.

b) obtenção de nutrientes. 

c) realização de mutualismo.

d) formação de novas células.


CEFET-MG - QUESTÃO 48
Um pesquisador da Universidade de Edinburgo, na Escócia, encontrou uma maneira interessante de chamar atenção para o seu objeto de estudo. Para isso, escolheu obras dos pintores do século XIX, como John Constable (1) e Georges Seurat (2) e fez novas versões das mesmas (3) e (4), respectivamente.

cefet

Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/>. Acesso em: 11 set. 2014  (Adaptado).

Ao analisar essas figuras, é correto inferir que o objeto de estudo  em questão é a(o)

a) crescimento populacional.

b) redução da cobertura vegetal.

c) aumento da poluição atmosférica.

d) comparação entre o ambiente rural e urbano.


Geografia

CEFET-MG - QUESTÃO 49
A questão (49) refere-se à representação abaixo.

cefet

Sobre a localização das massas continentais, é INCORRETO afirmar que a

a) Europa encontra-se ao norte do Equador.

b) América localiza-se a leste de Greenwich.

c) Ásia concentra-se no hemisfério oriental.

d) África distribui-se pelos quatro hemisférios.


CEFET-MG - QUESTÃO 50
A questão (50) refere-se ao cartograma abaixo.

cefet

Fonte: IBGE. Atlas geográfico escolar. Rio de Janeiro: IBGE, 2007. (Adaptado)

A direção dos fluxos migratórios para a região Norte do Brasil pode ser explicada pela

a) elaboração de projetos militares para ocupação da Amazônia.

b) participação do INCRA na compra de terras setentrionais do país.

c) saturação do Nordeste para reduzir o deslocamento interregional.

d) construção de grandes aeroportos para consolidar o setor agropecuário.


CEFET-MG - QUESTÃO 51
A questão (51) refere-se à distribuição dos climas e domínios vegetacionais no Brasil.

cefet

As características físicas do território brasileiro são determinadas por uma série de elementos interrelacionados. A partir da análise da imagem, é correto afirmar que a

a) Caatinga é condicionada pelo clima tropical de altitude.

b) Mata de Araucária é influenciada pelo clima subtropical úmido.

c) Floresta Tropical é determinada por baixas temperaturas anuais.

d) Floresta Amazônica está associada a regimes de baixa pluviosidade. 


CEFET-MG - QUESTÃO 52
Dois terços de todo o circuito de trocas internacionais é de responsabilidade das transnacionais, sendo que metade desses se refere a trocas intrafirma e a outra metade a vendas para terceiros. Essas empresas costumam constituir gigantescos oligopólios que atuam em diversos setores e em vários países. 

CARVALHO, Bernardo de A. A globalização em xeque: incertezas para o  século XXI. São Paulo: Atual, 2000.

Nesse contexto, as transnacionais que se utilizam da estratégia da oligopolização, têm como objetivo primordial

a) determinar as decisões econômicas que o Estado deve executar.

b) definir os valores dos preços dos produtos que são empregados.

c) transferir as etapas da produção para os diversos países do globo. 

d) formar um conjunto restrito de firmas que dominam o mercado.


CEFET-MG - QUESTÃO 53
A questão (53) refere-se aos gráficos abaixo.

cefet

cefet

Fonte: Brasil: Atlas nacional do Brasil Milton Santos/IBGE, Diretoria de Geociências.  Rio de Janeiro: IBGE, 2010.

A redução de áreas rurais sem eletrificação teve como causa

a) o aumento da extração mineral na Região Norte.

b) a expansão das fronteiras agrícolas na Amazônia. 

c) o incremento da política energética no Nordeste.

d) o desenvolvimento industrial na Região Centro-Sul.


CEFET-MG - QUESTÃO 54
A rede indica um futuro libertador. A web só faz sentido quando um se preocupa com o outro, numa circulação generalizada e libertadora de fluxos de informações e das ondas econômicas. A web é um mundo que nós criamos para todos nós. Só pode ser compreendido dentro de uma teia de ideias que inclua os pensamentos que fundamentam a nossa cultura, com o espírito humano persistindo em todos os nós. 
MARTINS, Dalton & DIMANTAS, Hernani. Multidões inteligentes e a transformação do mundo. Le Monde  Diplomatique Brasil, 25 out. 2007. Disponível  em: < http://diplo.uol.com.br>. Acesso em: 01 fevereiro 2014.

A perspectiva abordada no texto não é consenso entre aqueles  que pensam tal questão. Nesse sentido, uma visão negativa a respeito da web se apoiaria no argumento de que a rede 

a) reduziu o comércio mundial a partir das políticas de regionalização. 

b) dificultou o controle da produção industrial em espaços transnacionais.

c) mostrou as limitações impostas pela desigualdade no país a partir  da exclusão digital.

d) aproximou os detentores da infraestrutura daqueles mais carentes a partir das redes sociais.


História

CEFET-MG - QUESTÃO 55
“Avisa-se a qualquer pai de família, que precise de ama-de-leite  para criar algum de seus filhos, especule bem, que não seja  a crioula Maria Theodora, filha da criada Anastácia, (...) pois  a dita ama costuma tomar pagamento adiantado, e depois  mostra-se enfadada, levanta-se com seus amos e, quando os apanha descuidados, foge pela porta fora, deixando a criança  sem leite, assim como fez pelas 11 horas da noite do dia 12 do  corrente, em uma casa aonde estava criando: consta não parar  em parte alguma”. (Diário de Pernambuco, 14 de março de 1846).

Sobre o aviso publicado no Diário de Pernambuco, é INCORRETO concluir que

a) o jornal era utilizado de forma igualitária pela sociedade como  veículo de debate.

b) o espaço doméstico era marcado pelos conflitos decorrentes das relações escravistas. 

c) o periódico funcionava como ferramenta pelos senhores para denúncia de criadas insubmissas.

d) as exigências feitas pelos patrões para a ama de leite eram motivadas por suas desconfianças.


CEFET-MG - QUESTÃO 56
“Ontem estive no East-End (bairro operário de Londres) e assisti  a uma assembleia de desempregados. Ao ouvir ali discursos exaltados, cuja nota dominante era: pão! pão!, eao refletir,  de regresso a casa, sobre o que tinha ouvido, convenci me,  mais do que nunca, da importância do imperialismo... A ideia  que acalento representa a solução do problema social: para  salvar os 40 milhões de habitantes do Reino Unido de uma  mortífera guerra civil, nós, os políticos coloniais, devemos  apoderar-nos de novos territórios; para eles enviaremos  o excedente de população e neles encontraremos novos  mercados para os produtos das nossas fábricas e das nossas minas. O império, sempre o tenho dito, é uma questão de  estômago. Se quereis evitar a guerra civil, deveis tornar-vos imperialistas.” 
Cecil Rhodes apud CATANI, Afrânio Mendes. O que é Imperialismo. São Paulo: Brasiliense, 1982, p. 36.

Cecil Rhodes foi um personagem influente para a consolidação do projeto imperialista britânico. Com base nesse texto, é correto afirmar que

a) a pressão exercida pelos sindicatos ingleses garantiu direitos aos trabalhadores africanos. 

b) a redução das fontes de matérias primas estagnou o processo de industrialização britânico. 

c) a expansão das grandes empresas em regiões africanas contou com o apoio militar estatal.

d) a ampliação dos mercados consumidores conduziu a uma crise industrial frente ao aumento da demanda.


CEFET-MG - QUESTÃO 57
Entre 1920 e 1933, a produção, transporte e venda de bebidas alcoólicas nos Estados Unidos foi proibida. Sobre a Lei Seca, NÃO é correto afirmar que

a) desestabilizou o mercado consolidado de jogos de azar.

b) resultou do caráter moralizante do american way of life.

c) estimulou a formação de máfias especializadas no contrabando.

d) fomentou a criação de mecanismos estatais de controle da criminalidade.


CEFET-MG - QUESTÃO 58
Em nenhum momento os protagonistas se enfrentaram diretamente, mas buscaram ampliar suas influências e conquistar vantagem territorial em partes adjacentes do mundo, principalmente no Oriente Médio e África. A principal expressão externa da Guerra Fria não foram avanços e recuos, mas sim  a acumulação e o refinamento dos meios pelos quais os dois lados tentavam intimidar-se mutuamente.
Fonte: CALVOCORESSI, Peter. A política mundial a partir de 1945. Porto  Alegre: Penso, 2011. p. 20

O período conhecido como Guerra Fria NÃO foi caracterizado pela

a) corrida armamentista nas superpotências.

b) conflitos bélicos nos países desenvolvidos.

c) estratégias de influência nos países pobres.

d) disputa ideológica acirrada nos blocos rivais.


CEFET-MG - QUESTÃO 59
Analise a charge seguinte.

cefet

A charge de Lan, publicada no Jornal do Brasil, em 14 de junho de  1963, ironiza a

a) situação de pressão exercida pela direita que levou Jânio Quadros  à renúncia.

b) estratégia política de Jango que procurou se equilibrar entre  seus adversários.

c) política econômica de J.K. que adotou tanto ideais comunistas  como propostas liberais.

d) política externa do governo Vargas que buscou o equilíbrio entre  blocos políticos divergentes. 


CEFET-MG - QUESTÃO 60
Ressurge a Democracia. Vive a nação dias gloriosos. Porque souberam unir-se todos os patriotas, independente de vinculações políticas, simpatias ou opinião sobre problemas isolados, para salvar o que é essencial: a democracia, a lei e a ordem. 
Fonte: Trecho da Reportagem Ressurge a Democracia. O Globo, Rio de Janeiro, 2 abr. 1964. Disponível em: < http://www.cartamaior.com.br>. Acesso em: 23 ago. 2014.

O trecho dessa reportagem, produzida no ano de 1964, demonstra que a democracia era

a) adotada pelos jornais e revistas da época.

b) justificada para restauração da lei e da ordem.

c) articulada por setores que apoiaram o golpe.

d) reformulada pelas mídias para defender o regime.


COMENTÁRIOS

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humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,351,eleicoes,1,enade,403,enare,1,encceja,44,enem,97,enfermagem,21,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,352,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,9,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,3,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,3,gestão da qualidade,1,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão de recursos humanos,1,gestão financeira,4,gestao hospitalar,4,gestão pública,2,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,161,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,4,procurador,2,professor,18,pronatec,3,prouni,5,prova da cebraspe,1,prova da ebserh,1,prova de enfermagem,1,provas,1460,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,13,provas cnu,23,provas concurso,305,provas da univesp,2,provas enade,402,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,37,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,13,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,5,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,3,provas nível médio,26,provas nível superior,158,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,10,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,12,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,2,psicologia,38,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,176,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,120,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2891,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,884,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,900,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,249,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,96,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,10411,questão de conhecimento específico,20,questão de conhecimento geral,30,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3986,questão de direito administrativo,325,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,296,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,157,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,382,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,920,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1757,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,135,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2279,questão de informática,242,questão de inglês,1872,questão de jornalismo,252,questão de legislação,361,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,125,questão de matemática,4488,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2810,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de 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INDAGAÇÃO: Prova CEFET-MG 2015.1 (Concomitância) com Gabarito
Prova CEFET-MG 2015.1 (Concomitância) com Gabarito
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