Prova de Administração ENADE 2012 com Gabarito OBS: As questões objetivas de 01 a 08 estão dispo...
Prova de Administração ENADE 2012 com Gabarito
OBS: As questões objetivas de 01 a 08 estão disponível na
prova de Formação Geral que você pode acessar
clicando neste link. As questões discursivas não foram disponibilizadas com padrão de
resposta.
ENADE 2012 - QUESTÃO 09
A globalização dos negócios ampliou oportunidades e desafios para
as empresas. A expansão das operações para outros países levou muitas
empresas a criar programas de expatriação de executivos, e o sucesso
desses programas depende de diversos fatores.
O executivo expatriado
precisa não apenas dominar o idioma do país-destino, mas também
adaptar-se a culturas e contextos específicos. A convivência e o
desempenho em ambientes de trabalho com valores e padrões
comportamentais diferentes é quase sempre um empreendimento complexo.
Muitos executivos retornam frustrados para seus países de origem após
experiências de gestão malsucedidas no exterior. Na perspectiva
organizacional, essas experiências configuram retorno não realizado de
investimentos em pessoas e capacidade gerencial.
Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a
relação proposta entre elas.
I. A adaptação bem-sucedida de um executivo expatriado depende, em larga
medida, da acomodação, elemento do processo de aprendizagem por meio do
qual o indivíduo modifica as suas estruturas cognitivas.
PORQUE
II. A vivência intercultural leva o executivo expatriado a experimentar,
ocasionalmente, sensações de desconforto gerado pela dissonância
cognitiva que ocorre quando ele se depara com crenças ou conhecimentos
que desafiam aquilo que sempre julgou certo.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma
justificativa da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma
justificativa da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição
falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição
verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
ENADE 2012 - QUESTÃO 10
A discussão sobre novas formas organizacionais explora modelos de
gestão flexíveis, caracterizados pela tomada de decisão mais
frequente, rápida e complexa, pelo achatamento de níveis hierárquicos,
pela contínua e ampla aquisição e compartilhamento de informações e
pelo fomento à aprendizagem organizacional.
Em paralelo, questiona
elementos do paradigma modernista de organização, como a racionalidade
instrumental, a produção em massa e o modelo fordista de organização
do trabalho.
Essas novas formas organizacionais são vistas pelos estudiosos de duas
maneiras principais: a) como representação de uma lógica de ação
diferente da instrumental, que é típica do modelo modernista de
organização; e b) como aperfeiçoamento da abordagem contingencial da
administração.
Os estudos realizados carecem, entretanto, de
aprofundamento para que se possa considerar as chamadas organizações
pós-modernas ou como expressão da ruptura qualitativa com a
modernidade ou como versão especificamente histórica de organizações
modernas.
DELLAGNELO, E. L.; MACHADO-DA-SILVA, C. L. Novas formas
organizacionais: onde se encontram as evidências empíricas
de ruptura com o modelo burocrático de organizações?
In: Organizações e Sociedade, v. 7, n. 19,
p. 19, set./dez. 2000 (adaptado).
Considerando as ideias acima, avalie as afirmações a seguir.
I. A abordagem contingencial, própria do projeto modernista de
organização, procura discutir as novas alternativas organizacionais em
um ambiente considerado turbulento e competitivo, com a preocupação de
desenhar o melhor arranjo organizacional para o alcance de maior
efetividade.
II. De acordo com a compreensão sistêmica e comportamental da
administração, as novas formas organizacionais revelam a ruptura com a
racionalidade instrumental, caracterizando o paradigma pós-modernista.
III. Na visão pós-modernista, as novas formas organizacionais podem
representar a operacionalização de modos de racionalidade diferentes
daquele descrito por Weber como típico do modelo burocrático.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2012 - QUESTÃO 11
Em uma faixa afixada na parede do saguão principal de uma
grande revendedora de automóveis, que vem superando suas metas de
vendas, pode-se ler o seguinte: “Satisfação 100% garantida ou seu
dinheiro de volta para todos os carros comprados aqui com até um mês
de uso”.
Certo dia, um cliente adentra o saguão da revendedora,
entrega as chaves de seu automóvel recém-adquirido ao sorridente
vendedor e anuncia: “Comprei meu carro aqui na semana passada. Não
estou satisfeito. Quero meu dinheiro de volta”. Surpreso, o vendedor
afirma que essa situação nunca acontecera, mesmo com a faixa afixada
há vários meses na loja.
Ele explica que a devolução do dinheiro pago
pelo carro dependerá de uma entrevista do cliente com o gerente
comercial da revendedora, de uma perícia minuciosa no automóvel para
apurar eventuais problemas devidos ao mau uso do veículo e do
preenchimento, pelo cliente, de sete formulários diferentes detalhando
suas razões para a devolução.
Informa ainda que, cumpridas essas
etapas, depois de uma análise por parte do setor financeiro da loja, o
dinheiro do cliente poderá ser devolvido em dez parcelas mensais de
igual valor.
Com base no caso exposto, avalie as afirmações a seguir.
I. O excesso de burocracia na revendedora de automóveis constitui
obstáculo para que a empresa seja eficaz em seus objetivos comerciais.
II. A atitude do vendedor revela falhas no treinamento oferecido pela
empresa, pois ele foi incapaz de cumprir a promessa contida na faixa
afixada na loja.
III. Há evidências de disfunção burocrática caracterizada pela
dificuldade de atendimento aos clientes frente a demandas não usuais.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2012 - QUESTÃO 12
Uma das decisões mais relevantes quando se trata da política
de capital de giro de uma empresa é a decisão de como os ativos
correntes devem ser financiados.
Disso é possível derivar seis possíveis
estruturas financeiras, conforme proposto por Fleuriet, Kehdy e Blanc
(2003) e Assaf Neto e Tibúrcio Silva (2002).
Com base nas estruturas financeiras apresentadas, avalie as afirmações
abaixo.
I. Organizações que exibem estrutura do tipo I estão em excelente
situação financeira em razão do elevado nível de liquidez praticado,
pois têm recursos permanentes aplicados no ativo circulante.
II. Organizações que exibem estrutura do tipo IV estão em situação
financeira confortável, embora tenham saldo de tesouraria negativo em
decorrência da necessidade de captação de recursos de longo prazo para
investimento no CCL.
III. Organizações que exibem estrutura do tipo V estão em uma situação
em que recursos de curto prazo financeiros e operacionais financiam
investimentos de maior prazo, o que evidencia uma estrutura inadequada
de gestão financeira de capital de giro.
É correto o que se afirma em
A) II, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I e III, apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2012 - QUESTÃO 13
As decisões sobre a localização de empresas são
estratégicas e integram o planejamento global do negócio. Considerando
que o preço de venda da grande maioria dos bens produzidos é
estabelecido pelo mercado, faz-se necessário que as empresas conheçam
em detalhes os custos nos quais incorrerão em determinada localidade.
O modelo padrão “custo-volume-lucro” é útil na decisão de localização.
A figura a seguir apresenta, em um único gráfico, as curvas de custo
total versus quantidade produzida mensalmente para as cidades de
Brasília, São Paulo e Goiânia, as quais foram previamente selecionadas
para receber uma nova fábrica de brinquedos.
Sabe-se que a receita
total é a mesma para as três localidades e que a decisão com base no
lucro esperado em cada localidade varia com a quantidade produzida.
A análise do modelo de “custo-volume-lucro” apresentado no gráfico
revela que
A) São Paulo é a localidade que proporcionará maior lucro para a
nova fábrica, se a quantidade mensal a ser produzida variar entre 5
000 e 10 000 unidades, considerando-se a estrutura de custos
apresentada.
B) São Paulo é a cidade na qual deve ser instalada a nova unidade
produtiva, se a quantidade a ser produzida mensalmente for maior que
7 500 unidades, pois, a partir desse volume de produção, é a
localidade que proporcionará maior lucro.
C) Brasília é a localidade mais indicada para receber a nova fábrica
para volumes de produção mensal inferiores a 5000 unidades, pois é a
cidade que viabilizará maior lucro.
D) Goiânia deve receber a instalação da nova fábrica, se a
quantidade produzida mensalmente for superior a 10 000 unidades,
tendo em vista que, nas condições apresentadas, é a cidade que
poderá dar maior lucro.
E) tanto Goiânia quanto Brasília podem receber a nova fábrica, se o
objetivo é produzir uma quantidade mensal exatamente igual a 5 000
unidades, considerando que o lucro será o mesmo nas duas
localidades.
ENADE 2012 - QUESTÃO 14
João é diretor de logística da BSW e constituiu um grupo para
analisar a gestão de estoques da organização e propor melhorias.
Inicialmente, foram identificadas duas concorrentes no mercado: as
empresas MEW e RWZ, reconhecidas por suas práticas avançadas na gestão
de estoques.
Fundamentando-se em princípios éticos de legalidade,
confidencialidade, uso e intercâmbio, o grupo decidiu implementar uma
técnica de monitoramento do desempenho da gestão de estoques da
concorrência (MEW e RWZ) e comparar os dados ao desempenho da BSW, ou
seja, realizar um benchmarking funcional.
Esse processo visa definir o
nível de estoque que deve ser mantido na BSW, de modo a reduzir os
custos associados ao excesso de estoque, os riscos e os
correspondentes custos associados à falta de materiais.
Na tabela a seguir, são apresentados os indicadores de giros de
estoque de 2011 dessas organizações.
Considerando que o custo anual das vendas de cada empresa é de R$ 14
000 000,00 e comparando a situação operacional das três organizações
por meio do indicador de giro de estoque, analise as afirmações
seguintes.
I. A necessidade de capital de giro é maior para a empresa BSW,
pois, enquanto ela precisa de R$ 700 000,00 para financiar seus
estoques, a MEW e a RWZ necessitam de R$ 175 000,00 e R$ 100 000,00,
respectivamente.
II. A empresa MEW é a que pode apresentar menor problema financeiro
e uma gestão de estoque que contribui para torná-la mais competitiva
no mercado, uma vez que é a que tem menor capital investido em
estoque.
III. A RWZ é a empresa que apresenta melhor administração logística
e maior flexibilidade para atender a demanda de mercado e satisfazer
seus clientes, tendo em vista que tem maior rotatividade de estoque
e menor capital imobilizado em estoque.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2012 - QUESTÃO 15
A perspectiva da sustentabilidade põe em discussão nosso atual
modelo de desenvolvimento. Nos próximos decênios, deveremos ser
capazes de passar de uma sociedade em que o bem-estar e a saúde
econômica, que hoje são medidos em termos de crescimento da produção
e do consumo de matéria-prima, para uma sociedade em que seja
possível viver melhor consumindo (muito) menos e desenvolver a
economia reduzindo a produção de produtos materiais.
É muito difícil prever como essa passagem de um estado para outro
poderá acontecer. É certo, porém, que será verificada uma
descontinuidade que atingirá todas as dimensões do sistema: a
dimensão física (os fluxos de matéria e energia), mas também a
econômica e institucional (as relações entre os atores sociais),
além da dimensão ética, estética e cultural (os critérios de valor e
os juízos de qualidade que socialmente legitimam o sistema).
Também
é certo, portanto, que o que nos aguarda é uma longa fase de
transição. Aliás, podemos dizer que a transição já começou e que se
trata de promover a sua gestão procurando minimizar os riscos e
aumentar as oportunidades.
As características das sociedades sustentáveis vão emergir de um
processo que vai depender de como vão se mover os diferentes atores
sociais, das novas culturas que vão surgir, das relações de força
que vão ser estabelecidas e das novas instituições que vão ser
criadas.
MANZINI, E.; VEZZOLI, C. O desenvolvimento de produtos sustentáveis:
os requisitos
ambientais dos produtos industriais. São Paulo: EdUSP, 2002. p.
31-32 (adaptado).
Considerando o contexto apresentado, avalie as afirmações a
seguir.
I. Entre os atores sociais referenciados, as empresas ocupam papel
secundário, pois sua função primordial é socioeconômica e não
sociopolítica ou institucional, esta tipicamente exercida por governos
e organizações multilaterais.
II. Em processos de transição como o mencionado no texto, inovação e
mudança tendem a ser incentivadas, enquanto valores e práticas
institucionalizados tendem a ser questionados e substituídos por novas
instituições, as quais podem conservar certos aspectos tradicionais.
III. O cenário apresentado é repleto de oportunidades que podem ser
alvo de estratégias empresariais para transformar ou até eliminar a
produção de certos bens e gerar novos serviços, por exemplo, de
reciclagem e reutilização de insumos e produtos, e de locação ou
compartilhamento de eletrodomésticos, bicicletas e automóveis.
IV. Práticas como a logística reversa de bens pós-consumo, já adotadas
por muitas empresas, tendem a ser parte integrante dos planos e
estratégias empresariais em diversos segmentos, seja por determinação
legal seja por incentivos de mercado.
São adequadas ao contexto apresentado apenas as afirmações
A) I e II.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.
ENADE 2012 - QUESTÃO 16
As tabelas a seguir apresentam estimativas de regressão
entre os retornos da empresa Alfa, que atua na produção e
comercialização de piscinas e implementos para piscinas nas cidades de
São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória, e retornos do
Ibovespa (índice da bolsa de valores de São Paulo).
Considerando que o modelo estimado é robusto à presença de
autocorrelação e heterocedasticidade nos resíduos, avalie as
asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O risco de mercado da empresa Alfa é menor do que o do Ibovespa
(carteira de mercado), o que significa que os retornos esperados
para a Alfa serão menores do que os retornos esperados para o índice
Bovespa.
PORQUE
II. O modelo é estatisticamente não significante tendo em vista que
não se pode rejeitar a hipótese de que os coeficientes da regressão
sejam estatisticamente diferentes de zero.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma
justificativa da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é
uma justificativa da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição
falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição
verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
ENADE 2012 - QUESTÃO 17
O proprietário de um pequeno restaurante decidiu avaliar a
qualidade do seu serviço. Para tanto, durante uma semana, convidou
seus clientes para avaliarem o serviço da casa com uma de três notas
possíveis: 0 (zero), 5 (cinco) ou 10 (dez).
Após a consolidação dos
dados coletados, observou que: 20 clientes atribuíram à casa nota
zero; 200 clientes, nota cinco; 180 clientes, nota dez. Na análise dos
resultados, o proprietário decidiu extrair a média, a mediana e a moda
das respostas.
O proprietário oferecerá um bônus aos empregados se ao
menos uma das três medidas usadas (média, mediana e moda) estiver
acima de 8,0, e fará uma ação promocional para seus clientes caso a
média seja inferior a 6,0.
Com base nessas informações, o proprietário deve
A) providenciar a ação promocional, pois a média ficou abaixo do valor
de referência considerado para essa decisão.
B) providenciar o bônus para os empregados, pois o valor mediano ficou
acima do ponto de referência considerado para essa decisão.
C) providenciar o bônus para os empregados, pois a moda ficou acima do
valor de referência considerado para essa decisão.
D) manter o funcionamento do restaurante como está, pois nenhuma das
medidas ficou acima de 8,0 e a mediana e a moda foram superiores a
6,0.
E) manter o funcionamento do restaurante como está, pois nenhuma das
medidas ficou acima de 8,0 e a média foi superior a 6,0.
ENADE 2012 - QUESTÃO 18
A gerente da unidade gestora de saúde X de um pequeno município
brasileiro defende sua unidade como a mais eficiente das três unidades
do município, em termos de motivação de pessoal, pois, durante um ano
de registros de faltas e presenças, observou apenas 18 faltas de seus
90 profissionais.
A gerente assegura que sua unidade é a melhor no
critério “nível de faltas relativo ao número de profissionais”, e a
sua referência de comparação é a unidade gestora Y, que conta com 120
profissionais e registrou, no mesmo período, 24 faltas.
Os gerentes
das unidades Y e Z contestam o argumento da gerente da unidade X, o
que se tornou fator de potencial conflito entre gestores. Para
esclarecer melhor os fatos, o secretário de saúde fez um levantamento
das três unidades gestoras de saúde (X, Y e Z), e observou que foram
registradas, entre 350 profissionais, 62 faltas no total.
Com base no contexto acima, avalie as seguintes asserções e a relação
proposta entre elas.
I. A gerente da unidade gestora de saúde X tem razão ao defender sua
unidade como a mais eficiente do município.
PORQUE
II. A unidade gestora de saúde Z tem o mesmo nível de faltas relativo
ao número de empregados dessa unidade do que a unidade gestora de
saúde Y.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma
justificativa da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma
justificativa da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição
falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição
verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
ENADE 2012 - QUESTÃO 19
O planejamento e as decisões relativas à capacidade
produtiva são estratégicos e vitais para a empresa, pois exercem forte
influência sobre sua rentabilidade. Uma empresa com excesso de
capacidade produtiva tem uma demanda inferior à sua capacidade máxima.
Por outro lado, uma empresa com limitação de capacidade produtiva
apresenta demanda potencial por seus produtos superior à sua
capacidade instalada. Nessas duas situações, a rentabilidade das
empresas não está sendo otimizada.
A esse respeito, um aspecto
importante que as empresas devem levar em consideração é o instante em
que se dá o incremento de capacidade. Por exemplo, o incremento de
capacidade pode antecipar-se ou seguir-se ao aumento de demanda,
conforme mostram os gráficos a seguir.
Considerando a influência das políticas quanto ao instante de se
incrementar a capacidade nos critérios competitivos, conforme
descrito acima, avalie as afirmações que se seguem.
I. A política de seguimento à demanda faz com que a organização
opere muito próximo da capacidade máxima instalada, o que contribui
para garantir excelência no serviço prestado aos clientes.
II. A decisão sobre o momento em que se dá o incremento de
capacidade em relação ao aumento de demanda deve levar em
consideração o nível de utilização dos recursos, o instante de
desembolso, os riscos ao desempenho em velocidade e ao nível de
serviços e o custo unitário decorrente de utilização da capacidade.
III. Do ponto de vista econômico, a política de seguimento à demanda
para incremento da capacidade é recomendável quando se deseja
postergar ao máximo o desembolso de capital e a organização opera
com menor custo unitário de utilização da capacidade, já que a nova
quantidade de capacidade será totalmente utilizada.
IV. O investimento em capital na política de incrementar a
capacidade antes do aumento de demanda é antecipado, o que faz com
que o sistema opere sem ociosidade e com menor custo unitário de
utilização da capacidade, contribuindo também para que o nível dos
serviços prestados aos clientes seja melhor.
É correto apenas o que se afirma em
A) I.
B) II.
C) I e IV.
D) II e III.
E) III e IV.
ENADE 2012 - QUESTÃO 20
A Diretoria Financeira da empresa Átria informou que,
atualmente, a estrutura de capital é composta de R$ 6 000 000,00 de
dívidas de longo prazo, captadas junto ao Banco Nacional de
Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), ao custo de 6% a.a.
A
empresa tem, hoje, 2 milhões de ações ordinárias distribuídas, ao
valor de mercado de R$ 11,00/ação. A empresa é tributada à alíquota de
30%. O preço médio de venda de seus produtos é de R$ 118,00, os custos
variáveis unitários são de R$ 69,00 e os custos fixos são da ordem de
R$ 1 428 000,00.
A quantidade vendida do exercício anterior foi de 200
000 unidades. Espera-se que a economia nos próximos 3 anos ganhe ainda
mais fôlego e expansão.
O desempenho financeiro da Átria é especificado na Demonstração de
Resultado do Exercício (DRE) a seguir.
Considerando a DRE acima e tendo em vista os resultados para os
diferentes indicadores e múltiplos, avalie as seguintes asserções e
a relação proposta entre elas.
I. A alavancagem financeira adotada pela empresa Átria gerou efeito
positivo nos resultados da empresa.
PORQUE
II. Com a economia em expansão, torna-se mais intensa a geração de
resultados líquidos a partir dos investimentos realizados pela
empresa Átria com recursos de terceiros, uma vez que estes
contribuem para gerar resultados para a empresa.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma
justificativa da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é
uma justificativa da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição
falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição
verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
ENADE 2012 - QUESTÃO 21
Carlos, gerente de operações da fábrica de brinquedos RWZ,
constatou que o estoque de um item componente de seu principal produto
não atende adequadamente a política de gestão de materiais da fábrica,
tendo em vista que os custos operacionais associados à manutenção do
estoque desse item são muito elevados.
Atento ao comportamento da
demanda, Carlos passou a administrar o estoque utilizando o Modelo por
Ponto de Pedido. Segundo esse modelo, sempre que o nível de estoque do
item atingir o Ponto de Pedido, é providenciado um pedido de reposição
de Qc unidades, as quais, se não ocorrer imprevisto, devem dar entrada
em estoque dez (10) dias após a emissão do pedido.
A figura a seguir
ilustra esse modelo.
Com base nas condições apresentadas no Modelo por Ponto de Pedido
proposto por Carlos, avalie as afirmações a seguir.
I. A RWZ deve administrar os custos operacionais relacionados ao
capital empatado, ao espaço de armazenagem, à iluminação, à
segurança e à obsolescência, já que o estoque médio é de 3000
unidades.
II. A quantidade de itens que deve ser usada entre a data da
encomenda e a data de recebimento do lote de compra, ou seja, a
quantidade suficiente para atender à demanda durante o tempo de
ressuprimento, é de 2 000 unidades.
III. O total de 4 500 unidades corresponde à parcela do estoque do
item que será consumida até a data da encomenda do lote de compra,
sendo de 2500 unidades o nível do estoque no ponto de pedido.
IV. A demanda diária do item analisado por Carlos é de 200 unidades,
e a quantidade a ser reposta, ou seja, o tamanho do lote de compra,
é de 6000 unidades.
É correto apenas o que se afirma em
A) I.
B) II.
C) I e III.
D) II e IV.
E) III e IV.
ENADE 2012 - QUESTÃO 22
Um microempresário está avaliando a captação de recursos com o
objetivo de implementar um projeto de substituição de equipamentos de
sua empresa.
Do total dos recursos necessários, 40% serão financiados
pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), ao
custo de 10% a.a.; 10% dos recursos serão obtidos de uma linha de
crédito do banco com o qual a empresa mantém relacionamento, ao custo de
18% a.a.; e o restante dos recursos necessários virão dos lucros retidos
pela empresa.
Com base nas especificações da captação de recursos acima descrita e
desconsiderando o risco do projeto e os efeitos do imposto de renda,
avalie as afirmações seguintes.
I. O custo de capital de terceiros do projeto de substituição é de 5,80%
a.a.
II. Se a rentabilidade do projeto está estimada em 17% a.a., então o
custo de capital próprio desse investimento deve ser inferior a 22,40%
a.a., para que o empreendimento seja viável.
III. A expansão do endividamento deve promover aumento no custo de
capital próprio da empresa.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2012 - QUESTÃO 23
Não defendemos a ideia da inércia estrutural (Baum, 1999), em que a
mudança adaptativa acarretada pela Tecnologia de Informação (TI) não
é possível ou recomendada. Em alguns casos, o uso adequado da TI
poderá resultar em melhoras significativas de performance e libertar
o homem de tarefas repetitivas e enfadonhas.
No entanto, a elevada
taxa de fracasso e a descrença e o desinteresse da alta gestão nas
implantações de TI que exijam mudanças comportamentais substanciais
(Markus e Benjamin, 1997) sugerem que, mesmo no escopo limitado das
mudanças adaptativas, a visão reducionista tem causado sérios
problemas.
Seria fortemente recomendável, então, que os gestores
procurassem desenvolver uma compreensão melhor da natureza da
informação e do fenômeno da cognição humana, caso se pretenda
aumentar a efetividade da gestão estratégica de sistemas de
informação.
PITASSI, C.; LEITÃO, S. P. Tecnologia de Informação e mudança: uma
abordagem crítica. RAE - Revista de Administração de Empresas,
v. 42, n. 2, p. 77-87, abril/junho 2002 (adaptado).
Considerando as ideias do texto acima, avalie as afirmações a
seguir.
I. A inércia estrutural criada pela TI é recomendável para se obterem
melhorias significativas de desempenho nas organizações.
II. A efetividade da gestão estratégica de sistemas de informação
depende da compreensão da natureza da informação e dos processos
cognitivos associados.
III. A libertação do homem de tarefas repetitivas e enfadonhas pela TI
leva à eliminação dos processos burocratizados associados à atividade
humana nas organizações.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2012 - QUESTÃO 24
Grande parte das atividades de organizações empresariais é
sujeita a regulamentação estatal, a exemplo das demonstrações
financeiras de empresas de capital aberto e das especificações de
produtos definidas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e
Tecnologia (INMETRO).
Além da regulamentação estatal, há setores que
utilizam mecanismos de autorregulamentação, como o setor de
comunicação publicitária, que se orienta por definições do Conselho
Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR).
Esse Conselho
analisa o componente ético das atividades do setor, com base no seu
código de ética e em resoluções próprias. Não trata, porém, de todas
as questões do campo. Por exemplo, questões de propaganda política são
analisadas pelos tribunais eleitorais. Há, também, iniciativas de
autorregulamentação em setores como o bancário e o de mídia impressa e
eletrônica.
Considerando o contexto acima, avalie as seguintes asserções e a
relação proposta entre elas.
I. A autorregulamentação é uma alternativa adicional de controle sobre
possíveis desvios éticos entre organizações dos setores que a
adotam.
PORQUE
II. Executivos de empresas de setores autorregulamentados atuam em um
ambiente ético bem estruturado, o que permite que se desprendam das
regulamentações externas oriundas de agências governamentais, já que
têm as referências setoriais como base para a análise ética de suas
decisões.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma
justificativa da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma
justificativa da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição
falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição
verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
ENADE 2012 - QUESTÃO 25
Os executivos de uma empresa do setor de fast food que mantêm
lojas em todo o território nacional estão preocupados com a
recorrência de matérias na mída sobre os prejuízos causados à saúde
pelos maus hábitos alimentares, atribuídos à baixa qualidade das
refeições rápidas, foco do negócio da empresa.
Como reação, esses
executivos desenvolveram um processo de remodelação das lojas e das
embalagens dos produtos, buscando incorporar uma concepção de boa
relação com o meio ambiente, utilizando materiais reciclados e
informando esse fato nas embalagens e nas campanhas de comunicação.
Outra ação foi incorporar insumos naturais e orgânicos ao cardápio das
lojas, ampliando o número de opções. Isso acarretou o aumento da
complexidade na operação, elevando o tempo de espera dos clientes no
balcão das lojas e o preço final de venda dos itens, o que implicou
perda de vendas.
Por outro lado, de acordo com uma pesquisa de mercado
encomendada pela empresa, foi identificado aumento no valor da marca
após as ações tomadas.
Considerando a situação acima, avalie as afirmações a seguir.
I. As organizações midiáticas que elaboraram matérias sobre a
qualidade nutricional deficiente de certos alimentos podem ser
consideradas stakeholders da empresa mencionada no caso.
II. Considerando-se as funções administrativas, a remodelação das
lojas da empresa relaciona-se com a função controle.
III. A fim de reverter o aumento no tempo de espera dos clientes, é
possível empregar técnicas de administração científica, tais como
aquelas preconizadas por Frederick Taylor, de modo a incorporar
eficiência à produção das opções ofertadas pelo cardápio das lojas.
IV. A empresa mencionada no caso adota a concepção de marketing
orientado para vendas.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) I e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.
ENADE 2012 - QUESTÃO 26
O diretor de operações da Biomais Bebidas Ltda. deseja
substituir um equipamento de controle químico mecânico por outro
eletrônico. Existem três equipamentos candidatos: X, Y e Z.
Apesar de
o investimento inicial ser o mesmo para todos os equipamentos, a
magnitude e a época de ocorrência dos fluxos de caixa intermediários
diferem em razão dos custos operacionais definidos pelas
especificações técnicas de cada equipamento.
O custo médio ponderado
de capital, tido como a taxa mínima de atratividade para a empresa, é
de 23% a.a. Os perfis de valor presente líquido (VPL) que sintetizam
os resultados estão representados na figura a seguir.
Considerando os perfis de VPL para as três propostas candidatas,
avalie as afirmações seguintes.
I. A análise da dinâmica dos fluxos de caixa líquidos do equipamento
Y indica que a taxa interna de retorno desse equipamento é de 34%
a.a.
II. A melhor alternativa de investimento para a empresa é a escolha
pelo equipamento X, considerando a análise pelo VPL.
III. Se a taxa mínima de atratividade fosse para 27% a.a., a escolha
pelo equipamento mais viável não deveria ser alterada.
É correto o que se afirma em
A) II, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I e III, apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2012 - QUESTÃO 27
A maioria das empresas ainda aplica exclusivamente sistemas
tradicionais de remuneração, embasados em descrições de atividades e
responsabilidades de cada cargo ou função.
A utilização de
instrumentos como descrições de cargos, organogramas e planos de
cargos e salários permite a muitas dessas empresas atingir um
patamar mínimo de estruturação na gestão de seus recursos humanos.
Entretanto, quando aplicados na condição de exclusão de outras
formas, esses sistemas podem tornar-se anacrônicos em relação às
novas formas de organização do trabalho e ao próprio direcionamento
estratégico da empresa.
WOOD JUNIOR, T.; PICARELLI FILHO, V. (Coord.) Remuneração e carreira
por habilidades e por competências: preparando a organização para a
era das empresas de conhecimento intensivo. São Paulo: Atlas, 2004,
p. 84 (adaptado).
O texto acima permite distinguir novos modelos estratégicos de
modelos tradicionais de gestão de pessoas, associando-os aos contextos
e às características das organizações. Nesse contexto, selecione quais
das seguintes características correspondem aos novos modelos
estratégicos de gestão de pessoas.
I. A estrutura organizacional apresenta muitos níveis hierárquicos e a
ascensão salarial se faz preponderantemente por promoção horizontal e
vertical, no âmbito do sistema de gestão de carreiras.
II. O processo decisório baseia-se em uma descrição de papéis e de
responsabilidades clara e rigorosamente observada no dia a dia da
organização.
III. O planejamento estratégico é realizado pela cúpula dirigente, com
apoio de um grupo de especialistas de alto nível lotados no
departamento de planejamento da matriz, produzindo diretrizes e
objetivos negociais para a organização.
IV. O estilo e a cultura gerenciais privilegiam proximidade e
compartilhamento de informações e de pontos de vista. Nesse contexto,
as pessoas têm acesso franqueado aos seus dirigentes e às equipes de
áreas funcionais e técnicas da organização.
V. As descrições de responsabilidades e de atribuições são
estabelecidas de maneira genérica e contextualizada, privilegiando a
explicitação dos resultados a serem alcançados, ao lado dos padrões de
serviços, da qualidade e dos relacionamentos pessoais e negociais
internos e externos.
São pertinentes apenas as características descritas em
A) I e II.
B) I e V.
C) II e III.
D) III e IV.
E) IV e V.
ENADE 2012 - QUESTÃO 28
Um estudo de uma empresa de consultoria americana mostra que sete em
cada dez empresários do mundo buscam alguma iniciativa de
colaboração com outras empresas. O alvo preferencial são companhias
com as quais já existe algum tipo de relacionamento, como
fornecedores e clientes.
“São vários os motivos para parcerias,
desde a necessidade de adquirir conhecimento em áreas novas até
simplesmente cortar custos”, afirma o responsável pela pesquisa.
Assim, para ganhar competitividade, muitas empresas passaram a ver
mais vantagens do que problemas em dividir informações estratégicas.
É cada vez maior o número de empresas que criam projetos em conjunto
para dividir custos e riscos.
A parceria pode ser entre concorrentes
ou entre empresas de mercados totalmente distintos, como nos modelos
que seguem.
Modelo I - Para abrir mercados: o custo de chegar a uma nova região
pode inviabilizar a investida. Convidar outra empresa ajuda a
dividir os custos.
Modelo II - Para cortar custos: empresas gastam muito com atividades
que não são sua especialidade, como transporte. Aliar-se a um
especialista pode ser uma saída.
Modelo III - Para inovar: projetos de inovação são caros e incertos
por natureza. Para reduzir os custos, cada vez mais empresas criam
projetos para prospectar novas tecnologias.
SIMÕES, R. O inimigo virou sócio. Exame, São Paulo, ano 46, n. 1019,
p. 109-110, 27 jun. 2012 (adaptado).
Considere a seguinte situação hipotética.
Três fabricantes de produtos distintos — uma de adereços e utilidades
femininos; outra de meias para mulheres e lingeries; e uma terceira de
produtos diversos com design não convencional —, atuantes de maneira
isolada por meio de lojas próprias e franquias em cidades com mais de
500 mil habitantes, conceberam uma nova proposta de loja para cidades
com até 250 mil habitantes, caracterizada pela venda conjunta dos
itens das três marcas.
De acordo com a proposta de modelos de parceria apresentada pela
empresa de consultoria americana, a situação descrita acima
enquadra-se no(s) modelo(s)
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2012 - QUESTÃO 29
A Brasil Indústria de Calçados é uma empresa de sapatos que
pretende aumentar sua participação no mercado. A empresa deseja
conquistar novos mercados, aumentar suas vendas e melhorar sua
competitividade na indústria calçadista.
Seu diretor executivo está
indeciso em implementar uma entre as seguintes estratégias sugeridas
por seu gerente de planejamento: (1) integração vertical; (2)
integração horizontal; (3) crescimento interno horizontal; e (4)
crescimento interno vertical.
Considerando as estratégias sugeridas pelo gerente de planejamento ao
diretor executivo, avalie as afirmações a seguir.
I. A decisão pela estratégia de integração vertical levaria a Brasil
Indústria de Calçados a adquirir outra empresa que produz componentes
para a fabricação de seus produtos atuais. Com isso, o diretor
executivo teria controle maior da qualidade de seus vários processos
produtivos.
II. Caso o diretor executivo da Brasil Indústria de Calçados opte pela
integração horizontal, a empresa estará apta a realizar uma aliança
estratégica do tipo ganha-ganha com uma ou mais empresas (concorrentes
ou não). Dessa forma, o diretor executivo poderia compartilhar
recursos e competências, assim como reduzir os riscos individuais de
cada organização parceira.
III. Ao adotar a estratégia de crescimento interno horizontal, o
diretor executivo da Brasil Indústria de Calçados pode decidir criar
novas empresas que operem em negócios similares ao seu. Nesse sentido,
será possível aumentar vendas, alcançar maior participação de mercado
e ser mais competitivo na indústria calçadista.
IV. Com a estratégia de crescimento interno vertical, a Brasil
Indústria de Calçados pode decidir adquirir um novo negócio
relacionado ao canal de distribuição da empresa. Com isso, o diretor
executivo criaria um relacionamento melhor com fornecedores e
clientes.
É correto apenas o que se afirma em
A) I.
B) II.
C) I e III.
D) II e IV.
E) III e IV.
ENADE 2012 - QUESTÃO 30
Ludwick Marishane, de 22 anos de idade, estudante da Universidade de
Cape Town, na África do Sul, desenvolveu um gel de banho que não
exige água e sabão. Para divulgar o produto, ele também criou uma
empresa. A ideia de Marishane é útil principalmente para lugares
onde não há água adequada ou suficiente para o banho.
O gel promete eliminar bactérias, hidratar a pele e deixar um cheiro
de banho tomado, bastando esfregá-lo sobre o corpo. Marishane
acredita que seus principais clientes não estarão apenas em lugares
onde não há água potável. A empresa diz que vai vender o gel para
passageiros que farão voos de longa duração, para hotéis e locais
onde existem guerras ou situações de conflitos.
A criação de
Marishane, extremamente parecida com o álcool gel, pode ajudar a
reduzir doenças em áreas rurais causadas pela falta de água e
higiene. A composição do gel mistura biocidas, bioflavonoides e
hidratantes.
Com o gel, Marishane ganhou o prêmio máximo do Global Student
Entrepreneur Awards de 2011. Agora, além de uma empresa, ele já
detém a patente e a marca registrada do gel. Cada unidade do gel
será vendida por US$ 0,50 para comunidades rurais e por US$ 1,50
para empresas. Segundo o estudante, uma unidade é suficiente para
limpar todo o corpo e matar 99,9% dos germes.
DARAYA, V. Estudante cria forma de tomar banho sem água. Disponível
em: <http://exame.abril.com.br>. Acesso em: 17 jul. 2012
(adaptado).
A figura abaixo representa a Matriz BCG (Boston Consulting Group) de
participação de mercado.
Suponha que uma empresa comercial que atue com a distribuição
de diversos produtos resolva introduzir o gel criado por Marishane no
seu portfólio de produtos. Nessa situação, em qual dos quadrantes da
Matriz BGC o gel estaria posicionado?
A) Como pontos de interrogação, pois é um novo produto que
ainda não tem participação de mercado, embora seja introduzido em um
mercado em crescimento.
B) Como estrelas, pois tem grande participação no mercado
e será introduzido em um mercado em crescimento constante.
C) Como vira-latas ou abacaxis, pois como o mercado e o
produto são novos, tanto a participação quanto o crescimento do
mercado são pequenos.
D) Como vacas leiteiras, pois tem grande potencial de
vendas em um mercado crescente.
E) Como estrelas, pois é indicado para uso durante viagens
de avião de longa distância.
ENADE 2012 - QUESTÃO 31
Desenvolvimento sustentável significa atender às necessidades
das gerações presentes sem impedir que as gerações futuras também o
façam. O princípio ético é de que as futuras gerações tenham acesso,
pelo menos, ao mesmo nível de capital natural que as gerações
predecessoras.
Nesse contexto, surge o conceito de produção mais
limpa, que busca a eficiência pelo não desperdício, minimização ou não
geração de resíduos, eficiência energética e eliminação de impactos à
saúde humana e ao ambiente, na obtenção de produtos atóxicos, no uso
de reciclagem primária atóxica e na responsabilidade continuada do
produtor.
Na produção mais limpa, bens são produzidos de forma
compatível com o que um ecossistema pode suportar, garantindose
sustentabilidade e conservação de recursos, com respeito aos padrões
de qualidade ambiental. Para que isso ocorra, é imperativo o
envolvimento de toda a cadeia produtiva.
Considerando o texto apresentado, avalie as seguintes asserções a
respeito da produção de bens e serviços sustentáveis e a relação
proposta entre elas.
I. A produtividade dos sistemas de produção em uma economia
sustentável é dependente de certificações do tipo produção mais limpa.
PORQUE
II. Uma economia sustentável depende não apenas de processos
industriais mais limpos, mas também de produtos sustentáveis, ou seja,
o foco da produção deve ser ampliado do gerenciamento de processos
para o gerenciamento de produtos ao longo da cadeia produtiva.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma
justificativa da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma
justificativa da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição
falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição
verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
ENADE 2012 - QUESTÃO 32
O franchising permite que o franqueador aumente sua base de atuação
com maior intensidade do que seria possível se dependesse apenas de
recursos próprios para instalar, operar e gerir novas unidades.
O
fenômeno ocorre porque o franqueador faz uso daquilo que os
estadunidenses denominam O.P.M. (“other people’s money”, ou seja, “o
dinheiro dos outros”), situação em que os franqueados bancam os custos
de implantação, operação e de gestão das respectivas unidades.
Em
segundo lugar, o franchising reduz a necessidade de o franqueador
recrutar, selecionar e contratar pessoal, em particular gerentes que
sejam capazes de administrar essas novas unidades, muitas vezes
geridas pelos próprios franqueados.
Por meio do franchising, o franqueador pode, adicionalmente, ingressar
em mercados nos quais dificilmente entraria se dependesse de seus
recursos próprios, sejam financeiros ou humanos. Para isso, conta com
a presença física e o conhecimento do franqueado sobre os hábitos e a
cultura da região onde vive e trabalha.
ARAÚJO, A. P. B. Franchising. Disponível em:
<http://www.biblioteca.sebrae.
com.br>. Acesso em: 17 jul. 2012 (adaptado).
A figura a seguir representa a matriz de componentes do
vetor de crescimento, também conhecida como matriz produtos e mercados,
de Igor Ansoff.
Suponha que uma empresa franqueadora do setor de lanchonetes deseje
ampliar negócios sem modificar os princípios negociais habitualmente
praticados. A partir do texto e dos quatro quadrantes da matriz de
componentes do vetor de crescimento apresentada acima, qual das
alternativas de crescimento seria mais pertinente ao caso?
A) Desenvolvimento de produto e diversificação.
B) Desenvolvimento de mercado e diversificação.
C) Penetração de mercado e diversificação.
D) Penetração de mercado e desenvolvimento de produto.
E) Penetração de mercado e desenvolvimento de mercado.
ENADE 2012 - QUESTÃO 33
Segundo o presidente da Associação Brasileira de Supermercados
(Abras), “uma concentração, em termos de mercado, de cerca de 30%
não é nenhum ‘bicho de sete cabeças’. Há uma concentração em São
Paulo, mas no restante do país a situação é diferente”.
Segundo a Abras, a participação das vendas das maiores empresas do
setor de supermercados no Brasil passou de 40%, em 2009, para 43% em
2010. Embora a concentração avance, ainda está longe da realidade na
Europa, onde as cinco maiores redes respondem por 70% a 80% das
vendas, destacou a Abras.
PETRY, R. Competição continua mesmo com fusão entre Carrefour e Pão
de Açúcar.
São Paulo: Agência Estado, 2011 (adaptado).
Considerando o texto, conclui-se, com base na abordagem das
forças competitivas de Michael Porter, que
A) há ampliação de ameaças de novos entrantes quando há aumento na
concentração de empresas que participam do setor de supermercados no
varejo brasileiro.
B) a globalização contribui para a redução do processo de concentração
entre as empresas do setor de supermercados no varejo brasileiro.
C) o processo de concentração entre empresas do setor de supermercados
no varejo brasileiro aumenta o poder de negociação dos compradores
(clientes).
D) o processo de concentração entre empresas do setor de supermercados
no varejo brasileiro aumenta o poder de negociação dos fornecedores.
E) o processo de aquisição ou fusão entre empresas do setor de
supermercados no varejo brasileiro aumenta seu poder de negociação com
fornecedores e compradores.
ENADE 2012 - QUESTÃO 34
Uma rede paulistana de hotéis acaba de arrecadar 435 milhões de
reais para seu primeiro fundo de investimentos em hotéis, criado no
fim de 2011, em parceria com uma gestora de investimentos.
É o
primeiro fundo criado para comprar hotéis inteiros no Brasil. Nas
próximas semanas, esse recurso financeiro vai ser usado para comprar
seis empreendimentos e integrá-los à rede de 25 hotéis, que hoje
fatura 255 milhões de reais. Outros 20 empreendimentos estão no
radar do fundo em todas as regiões do Brasil, com exceção do Norte
do país.
LETHBRIDGE, T. Exame, São Paulo, ano 46,
n. 1017, p. 19, 30 mai. 2012 (adaptado).
ENADE: As organizações produtivas costumam definir como objetivo
principal o aumento nas vendas, o incremento nos lucros, o aumento na
participação de mercado ou, ainda, outras medidas de desempenho
relacionadas ao crescimento e ao desenvolvimento do negócio. Metas de
crescimento podem ser perseguidas por meio de estratégias diversas.
Que estratégia foi utilizada pela rede de hotéis de que trata o caso
acima para promover seu crescimento?
A) Integração vertical.
B) Integração horizontal.
C) Diversificação.
D) Fusão.
E) Joint venture.
ENADE 2012 - QUESTÃO 35
A expressão “apagão de mão de obra” passou a ser veiculada na
mídia especializada e entre agentes econômicos, sociais e políticos
para retratar uma condição estrutural do mercado de trabalho
brasileiro, no qual as necessidades organizacionais por competências
laborais mais complexas e (ou) de elevada qualificação não são
facilmente supridas.
Considerando essa realidade, avalie se cada uma
das organizações descritas nos itens a seguir adota as melhores
práticas de gestão de pessoas, de acordo com abordagens
contemporâneas.
I. Pressionada pelo mercado de trabalho, a organização tende a
redesenhar seus processos de trabalho para ampliar a produtividade e a
qualidade. Em paralelo, tende a ampliar os investimentos em
capacitação para prover características multifuncionais aos
empregados.
II. Pressionada pelo mercado de trabalho, a organização tende a
conceber políticas remuneratórias diretas e (ou) indiretas mais
atraentes. Tornando-se mais atrativa no mercado de trabalho, poderá
“congelar” investimentos em capacitação de pessoas.
III. Pressionada pelo mercado de trabalho, a organização tende a
reduzir de maneira significativa as exigências de recrutamento e de
seleção para atrair pessoal. Em contrapartida, não terá de conceber
políticas remuneratórias mais atraentes.
IV. Pressionada pelo mercado de trabalho, a organização tende a adotar
modelos de remuneração variável mais agressivos, conjugados a
critérios de promoção mais restritivos, no âmbito do sistema de gestão
de carreiras e de remuneração.
V. Pressionada pelo mercado de trabalho, a organização tende a
flexibilizar as exigências de recrutamento e de seleção e a ampliar
seus investimentos em capacitação.
Atuam de forma adequada face ao “apagão de mão de obra” mencionado no
texto apenas as organizações descritas em
A) I e II.
B) I e V.
C) II e III.
D) III e IV.
E) IV e V.
COMENTÁRIOS