Prova de Design ENADE 2012 com Gabarito OBS: As questões objetivas de 01 a 08 estão disponível n...
Prova de Design ENADE 2012 com Gabarito
OBS: As questões objetivas de 01 a 08 estão disponível na
prova de Formação Geral que você pode acessar
clicando neste link. As questões discursivas não foram disponibilizadas com padrão de
resposta.
ENADE 2012 - QUESTÃO 09
As decisões de design moldam os processos responsáveis pelos produtos
que utilizamos, os materiais e a energia necessária para produzi-los,
o modo como os operamos no dia a dia e o que acontece com eles quando
perdem a utilidade. Podemos não ter previsto tudo isso epodemos
lastimar o que aconteceu, mas as situações que enfrentamos hoje foram,
de uma forma ou de outra, planejadas por nós no passado.
THACKARA, J. Plano B: o design e as alternativas viáveis em um
mundo complexo. São Paulo: Saraiva, 2008, p. 24 (adaptado).
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a
relação proposta entre elas.
I. Na elaboração de um produto, o designer deve considerar as questões
relacionadas tanto à obsolescência do produto quanto aos fatores de
produção.
PORQUE
II. Toda vez que um produto perde uma de suas funções, novos produtos
costumam ser projetados para substituí-lo e ele é descartado pelos seus
usuários.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma
justificativa da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma
justificativa da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição
falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição
verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
ENADE 2012 - QUESTÃO 10
Com a Revolução Digital do final do século XX, o campo do Design
sofreu grandes transformações, expandindo-se do ponto de vista tanto de
suas áreas de atuação quanto de seus métodos e procedimentos projetuais.
O fato de um novo produto, processo ou serviço acomodar os propósitos
comerciais do mundo globalizado, com tecnologias emergentes, bem como as
implicações sociais e ambientais dele decorrentes tornaram os problemas
de design mais complexos e desafiadores.
Considerando o contexto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. Aos formatos tradicionais e mais lineares propostos nos primórdios da
metodologia projetual vêm sendo acrescidas novas abordagens, tais como o
Mind Mapping e as técnicas de Concepção de Cenários.
II. A metodologia projetual em design contempla, além de procedimentos
genéricos, o emprego de procedimentos de origem profissional
diferenciada e/ou correlata, o que reforça a natureza multidisciplinar
do Design.
III. Os novos estudos em metodologia projetual buscam estabelecer um
método de design a ser seguido que simplifique e torne o processo mais
dinâmico, de modo a proporcionar melhores resultados.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2012 - QUESTÃO 11
Para Paul Klee, Wassily Kandinsky e Johannes Itten, o triângulo
(amarelo), o quadrado (vermelho) e o círculo (azul) serviam como uma
escrita com a qual a pré-história do visível podia ser analisada,
teorizada e representada.
Com a assimilação de seus métodos e formas
pelo ensino moderno de design, a Bauhaus tornou-se ela mesma
umponto de origem. Se Klee, Kandinsky e Itten articularam uma
linguagem visual por meio de conceito de uma infância da arte, a
Bauhaus tornou-se a infância do design.
LUPTON, E. & MILLER, J. A. (orgs.). ABC da Bauhaus: a Bauhaus
e a teoria do design. Tradução: André Stolarski.
São Paulo: Cosac Naify, 2008 (adaptado).
Considerando o texto apresentado, verifica-se que o ponto em
comum entre os três professores-artistas citados era
A) a criação de uma linguagem visual com base na arte concreta e no
domínio de base teórica.
B) o emprego das cores complementares e das formas tridimensionais na
arte concreta em suas obras.
C) a aproximação, ainda que limitada, entre a capacitação técnica e a
formação artística dos alunos.
D) a noção de um retorno às origens do ofício no campo do design,
visando diferenciar arte e técnica.
E) a noção de ensino do design, que evidencia elementos básicos da
arte abstrata com o emprego de cores primárias.
ENADE 2012 - QUESTÃO 12
Descendente do famoso ready-made Roda de Bicicleta (1913), o banco basculante Stella foi
apresentado na mostra na Villa Olmo (1957) como resposta a uma
exigência comportamental e espacial precisa. Era um assento pensado
para caber no corredor, junto ao telefone (sempre fixo na parede, nos
anos 1950), para que a pessoa não precisasse necessariamente
permanecer em pé ao conversar pelo aparelho.
VERCELLONI, M. Achille e Pier Giacomo Castiglione. Tradução:
Marcos Matfei.Folha de S. Paulo, Coleção Folha
Grandes Designers, v. 6, 2012 (adaptado).
Com o auxílio do fragmento de texto acima, infere-se que a
criação do banco basculante está relacionada ao movimento artístico
conhecido como
A) Dadaísmo.
B) Art Op.
C) Art Pop.
D) Cubismo.
E) Suprematismo.
ENADE 2012 - QUESTÃO 13
Por volta de 1900, já havia se consolidado o movimento dominante da
década, nascido do movimento de artes e ofícios e do movimento
estético do século XIX. Seus expoentes estavam muito mais dispostos
a aceitar o uso de novos materiais e a produção em massa do que os
artistas do movimento de artes e ofícios.
Sua característica
dominante é a fluidez orgânica, inspirada pela natureza, sobretudo a
vegetal. Há também referências a tradições antigas, como a arte
celta e o rococó. Podia ser interpretada tanto de forma
naturalística quanto abstrata, e seus princípios podiam ser
aplicados a qualquer tipo de design, desde a arquitetura até a
joalheria.
TAMBINI, M. O design do século. São Paulo: Ática, 1996 (adaptado).
O contexto exposto acima diz respeito a(ao)
A) Art Déco.
B) Art Nouveau.
C) Futurismo.
D) Fovismo.
E) Cubismo.
ENADE 2012 - QUESTÃO 14
A princípio, não deveria haver diferenças notáveis entre métodos de
pesquisa científica e métodos de desenvolvimento de projeto,
salvo maior rigor e densidade desses instrumentos no primeiro caso.
Em ambos, o emprego de métodos supõe procedimentos explícitos,
sistemáticos e que, sobretudo, promovam a comunicação e o diálogo
entre as partes envolvidas no processo de criação e aplicação de
conhecimentos.
CIPINIUK, A.; PORTINARI, D. B. Sobre métodos de design.
In: COELHO, L. A. L. (org.). Design método.
Rio de Janeiro/Teresópolis: Ed. PUC-Rio/
Novas Ideias, 2006, p. 27 (adaptado).
De acordo com o fragmento de texto apresentado, a metodologia
científica
A) destina-se à construção e à validação de uma pesquisa.
B) inclui a intuição na avaliação de recursos projetuais.
C) encarrega-se da transmissão e do tratamento dos dados em uma
pesquisa.
D) coloca-se a serviço da produção dos meios de disseminação da
linguagem científica.
E) desenvolve-se como meio de tradução das condições formais em
linguagem científica.
ENADE 2012 - QUESTÃO 15
Indivíduos idosos podem sofrer limitações físicas e cognitivas
decorrentes da idade avançada. Acidentes domésticos, como
quedas, são mais frequentes. As quedas geram grande e progressiva
insegurança ao indivíduo e, não raro, são o marco a partir do qual
se inicia um processo de involução física e redução das atividades
diárias decorrente do receio da queda. Cerca de 30% das pessoas
idosas apresentam pelo menos 1 queda por ano.
TERRA, N. L.; DORNELLES, B. C. P. Envelhecimento bem-sucedido.
2 ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002 (adaptado).
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a
relação proposta entre elas.
I. Por meio do design se desenvolvem projetos para idosos com a
observância dos requisitos ergonômicos, que proporcionam uma relação
adequada entre usuário, objeto e tarefa a ser executada.
PORQUE
II. A ergonomia propõe solucionar problemas relacionados a conforto,
saúde, eficiência e adequação às limitações dos usuários, por meio da
análise do problema, visando facilitar a compreensão da ação que se
deve executar.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma
justificativa da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma
justificativa da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição
falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição
verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
ENADE 2012 - QUESTÃO 16
Os Jogos Olímpicos de Munique, em 1972, são um marco para a
sinalização em eventos esportivos internacionais. Em 1966, o designer
alemão Otl Aicher, a convite do Comitê Organizador das Olimpíadas de
Munique, formou uma equipe para gerenciar um extenso programa de
design para o evento.
A equipe trabalharia conjuntamente com o comitê
organizador dos jogos. São destaque os pictogramas criados, que
retrataram os esportes incluídos nos Jogos de Munique.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação
proposta entre elas.
I. Otl Aicher criou, para o evento esportivo, um sistema de
pictogramas em que a forma humana foi reduzida aos seus componentes
mais simples, resultado que permitiu que os pictogramas fossem
reduzidos a tamanhos mínimos e, ainda assim, funcionassem bem em
grandes aplicações.
PORQUE
II. Os pictogramas transmitiriam informações essenciais sobre o evento
esportivo a um grande número de pessoas de nacionalidades diferentes,
e a mensagem seria decodificada sem a necessidade de ensinamento
prévio.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma
justificativa da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma
justificativa da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição
falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição
verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
ENADE 2012 - QUESTÃO 17
A construção de protótipo é importante para o desenvolvimento do
produto, mas pode tomar um tempo muito grande, em relação ao valor
que pode adicionar ao projeto. Muitos designers têm o hábito de
construir modelos para cada estágio do projeto, como forma de
demonstrar que atingiram esse estágio (como, por exemplo, ao
completar o projeto conceitual). Contudo, se esses modelos não forem
essenciais, poderá ser um desperdício de tempo e de dinheiro.
BAXTER, M. Projeto de produto: guia prático para o design
de novos produtos. 2 ed. rev. São Paulo:
Edgard Blücher, 2000 (adaptado).
O texto retrata a realidade de muitos processos de
desenvolvimento de produtos. Para se obter a aprovação do cliente ou
para o avanço do próprio processo, são construídas algumas
representações do produto, que variam quanto à sua viabilidade e
aplicação. Nesse contexto, avalie as afirmações a seguir.
I. No projeto de artefatos, os modelos podem ser contruídos com
material diferente do original, porque se destinam a estudos formais
e, assim, não reproduzem aspectos funcionais.
II. Os mock-ups são representações mais avançadas desenvolvidas com o
material previsto para o produto final, desempenham as funções
originais e não possuem, necessariamente, as dimensões do projeto
final.
III. Os protótipos são as formas de representação mais fidedignas ao
original, pois executam asmesmas funções, são construídos na escala
real e com os mesmos materiais do produto final.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2012 - QUESTÃO 18
O brainstorming é realizado em grupos constituídos por um líder e um
grupo equilibrado de membros regulares e outros convidados. Os
membros regulares servem para dar ritmo ao processo, e os membros
convidados podem ser especialistas, que variam em função do problema
a ser resolvido. É importante também a presença de alguns
não-especialistas no grupo, de modo a se fugir da visão tradicional.
BAXTER, M. Projeto de produto: guia prático para o design de novos
produtos. São Paulo: Edgard Blücher, 1998, p. 66 (adaptado).
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a
relação proposta entre elas.
I. Nas primeiras fases de um processo de brainstorming, os
participantes devem apresentar ideias livres de qualquer censura, sem
críticas, por mais que elas possam parecer inviáveis.
PORQUE
II. É necessário permitir, no início do processo, a apresentação de
ideias inviáveis, para que, nas próximas etapas, sejam aproveitadas e
uma delas se torne viável no final do processo.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma
justificativa da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma
justificativa da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição
falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição
verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
ENADE 2012 - QUESTÃO 19
Uma associação de artesãos produz peças utilizando o sisal com
tingimento natural como matéria-prima. Entre as peças produzidas pela
associação, há jogos americanos, sous-plats e bolsas.
Após implantar
uma metodologia de projeto de design, a associação tornou-se uma
empresa com linha de produção, incluindo, em sua produção, critérios
de qualidade percebida nos produtos/valor agregado, adequação ao meio
ambiente, além de adequação cultural, ergonômica e econômica dos
produtos.
Com isso, a associação organizou o trabalho dos artesãos e
melhorou a qualidade dos produtos fabricados, o que contribuiu para
ganho na geração de renda de seus trabalhadores e ajudou a preservar a
tradição cultural do trançado com o sisal da região.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação
proposta entre elas.
I. Na metodologia de projeto implantada pela associação de artesões,
foram consideradas características do mercado para o desenvolvimento
dos produtos, e o requisito essencial foi a busca pela inovação.
PORQUE
II. Na intervenção da metodologia projetual no desenvolvimento dos
produtos da associação de artesões, são considerados critérios de
dimensão social, econômica e ambiental, com o objetivo de serem
propostas adequações em seu processo produtivo.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma
justificativa da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma
justificativa da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição
falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição
verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
ENADE 2012 - QUESTÃO 20
O ambiente atual é o resultado da soma de múltiplos fatores que se
estabelecem por meio de processos de planejamento, configuração e
produção interdependentes. Essas ações não coordenadas apresentam,
em certas ocasiões, efeitos secundários negativos, decorrentes da
falta de uma solução global do problema.
Esses aspectos negativos,
como poluição ambiental, exploração sem limites das matérias-primas
e sobrecarga do meio ambiente com a superprodução, não podem ser
eliminados totalmente. Por isso, torna-se essencial compreender que,
no futuro, as ações individuais deverão ser sintonizadas umas com as
outras, a fim de se evitar um caos ainda maior.
LÖBACH, B. Design Industrial: Bases para a configuração dos produtos
industriais. Tradução de Freddy Van Camp. São Paulo:
Edgard Blücher, 2001, p. 21-22 (adaptado).
Considerando essa contextualização para projetos de design,
avalie as afirmações abaixo.
I. O designer deve questionar as consequências de cada projeto na
sociedade e, portanto, avaliar se o resultado do processo de
planejamento e de configuração é sensato e se há aspectos negativos a
considerar.
II. Para resolver um problema projetual, os designers devem buscar uma
solução que atenda às questões econômicas, sociais e ambientais,
deixando para o cliente as demais responsabilidades do projeto.
III. Além das preocupações que dizem respeito ao processo de produção
e às vantagens econômicas, o designer também deve considerar os
possíveis efeitos na comunidade.
IV. As consequências do projeto podem ser medidas pela máxima: os
lucros de curto prazo devem ser confrontados com os efeitos sociais e
ambientais de médio e longo prazos.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.
ENADE 2012 - QUESTÃO 21
De acordo com dados do Ministério da Saúde, quase 50% da
população brasileira está acima do peso considerado ideal.
Segundo a
pesquisa, a proporção de pessoas acima do peso no Brasil avançou de
42,7%, em 2006, para 48,5%, em 2011, e o percentual de obesos subiu de
11,4% para 15,8% no mesmo período.
Diante desse panorama nacional e com objetivo de atingir a maior
quantidade possível de usuários, é adequado um designer desenvolver
produtos
A) que possibilitem ajustes com base no valor médio da tabela
antropométrica.
B) que possibilitem ajustes com base nos valores mínimos da tabela
antropométrica.
C) específicos para obesos, devido à impossibilidade de adequar um
produto aos vários percentis da tabela antropométrica.
D) específicos para os indivíduos que se situam na média
antropométrica dos EUA, devido ao grande índice de obesidade
registrado naquele país.
E) que possibilitem ajustes para facilitar o uso por todos os
indivíduos que se situam nos diversos percentis da tabela
antropométrica.
ENADE 2012 - QUESTÃO 22
Uma grande empresa multinacional, após receber constantes
reclamações relacionadas à falta de segurança e de conforto de um de
seus artefatos industrializados, decidiu investir no re-design desse
artefato, a fim de solucionar os problemas ergonômicos comprovadamente
existentes e, assim, evitar a perda de mercado para empresas
concorrentes.
Entretanto, as soluções apresentadas pelos designers da
empresa, embora resolvessem os problemas de ergonomia, agregavam custo
adicional ao novo artefato produzido, gerando impactos negativos quanto
ao retorno financeiro dos investidores e, consequentemente, lucros
menores.
Com base no contexto acima, avalie as seguintes asserções e a relação
proposta entre elas.
I. Os designers da referida empresa deveriam conceituar e desenvolver um
artefato com soluções projetuais que atendessem aos requisitos de
segurança e conforto e respeitassem as limitações financeiras do
projeto.
PORQUE
II. Os impactos financeiros do projeto são, para a referida empresa,
mais importantes do que os impactos gerados pelo nível de satisfação dos
usuários de seu artefato.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma
justificativa da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma
justificativa da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição
falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição
verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
ENADE 2012 - QUESTÃO 23
A aproximação entre designers e artesãos é, sem dúvida, um fenômeno
de extrema importância pelo impacto social e econômico que gera e
por seu significado cultural. Ela está mudando a feição do objeto
artesanal brasileiro e ampliando o seu alcance.
Nessa troca, ambos
os lados têm a ganhar. O designer passa, no mínimo, a conhecer uma
sabedoria empírica, popular, à qual não teria acesso por outras
vias, além de ampliar seu mercado de trabalho. O artesão, por sua
vez, tem, ao menos, a possibilidade de interlocução sobre a sua
prática e de refletir sobre ela.
BORGES, A. Design + artesanato: o caminho brasileiro.
São Paulo: Terceiro Nome, 2011, p. 137 (adaptado).
A partir do aprendizado oriundo da aproximação entre designers
e artesãos, conforme citado no texto, espera-se que os designers atuem
na
I. alteração da forma e da cor dos objetos que os artesãos
desenvolvem.
II. industrialização dos processos de fabricação.
III. combinação de processos e materiais já utilizados.
IV. intermediação entre as comunidades e o mercado consumidor.
V. adequação de matéria-prima e racionalização de mão de obra.
É correto apenas o que se afirma em
A) II.
B) I e II.
C) I e IV.
D) III e V.
E) III, IV e V.
ENADE 2012 - QUESTÃO 24
Um designer recém-formado resolveu abrir uma microempresa e
fabricar o artefato que desenvolveu em seu projeto de conclusão de
curso. Ao procurar os equipamentos necessários à fabricação, verificou
que existiam duas alternativas de processo.
No processo X, seu
investimento inicial seria de R$ 50 000,00, já no processo Y, o
investimento inicial seria de R$ 80 000,00. As duas máquinas têm
durabilidade de um ano e, passado esse tempo, terão que ser
substituídas por novas, independentemente do uso que tiverem.
O gráfico abaixo representa o custo unitário de fabricação do artefato
pelos dois processos em função do número de unidades fabricadas; os
demais custos variáveis são idênticos nos dois processos.
Tendo em vista que o artefato terá venda garantida pelo período de
um ano, em função do investimento inicial e do custo unitário de
fabricação, conclui-se que o melhor processo a ser utilizado é o
A) Y, se houver garantia de venda de 100 unidades mensais.
B) X, se houver garantia de venda de 500 unidades mensais.
C) Y, se houver garantia de venda de 200 unidades mensais.
D) Y, se houver garantia de venda de 1 000 unidades mensais.
E) Y, independentemente da quantidade mensal a ser vendida.
ENADE 2012 - QUESTÃO 25
O Planejamento e Controle da Produção (PCP) pode ser definido
como um conjunto de funções inter-relacionadas que norteiam o processo
produtivo, a fim de coordená-lo com os demais setores administrativos
da empresa.
A necessidade da programação e controle da produção surge
quando esta deixa de ser realizada em regime artesanal, ocorrendo a
especialização do trabalho e a departamentalização. Normalmente, a
produção é um processo que gera bens ou serviços, por meio da
transformação de recursos.
Alguns estudiosos do sistema de produção
afirmam que as atividades do PCP devem ser executadas seguindo uma
ordem: previsão de demanda; planejamento de recursos a longo prazo;
planejamento agregado da produção; planejamento mestre da produção;
planejamento de materiais; planejamento e controle de capacidade;
programação e sequenciamento da produção; controle da produção e de
materiais.
Considerando essas referências, verifica-se que o planejamento
agregado da produção é a atividade
A) em que se calcula a carga de cada centro de trabalho para cada
período futuro, visando prever a capacidade para executar um plano de
produção.
B) por meio da qual é empreendido um levantamento sequenciado e
completo das necessidades de materiais para a execução do plano de
produção.
C) por meio da qual a administração superior da empresa faz a previsão
dos recursos necessários ao seu funcionamento, tais como equipamento,
mão de obra e capital para investimentos em estoque.
D) em que se determinam os prazos a serem cumpridos nas várias fases
das atividades de planejamento da produção.
E) em que se estabelecem níveis de produção, variação de tamanho de
equipe de trabalho, tempo extra e tempo ocioso, variação do nível de
estoque e utilização da capacidade.
ENADE 2012 - QUESTÃO 26
Uma empresa estabelecida no mercado produz artefatos para o
setor da construção civil. No entanto, com o aumento da concorrência
de produtos importados a preços mais atrativos, a empresa decidiu se
reposicionar no mercado e contratou uma equipe de designers para
desenvolver uma nova linha de artefatos para um novo segmento.
Nessa situação, a equipe de designers
I. será responsável pela gestão da criação de uma nova marca.
II. será responsável pela gestão do processo de projetos de artefatos.
III. deverá estudar a viabilidade técnico-econômica da nova linha de
projetos de artefatos.
IV. deverá contribuir na criação e implementação de um novo modelo de
negócio para a nova linha de projetos de artefatos.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e III.
B) II e III.
C) II e IV.
D) I, II e IV.
E) I, III e IV.
ENADE 2012 - QUESTÃO 27
A prática de trabalhar em equipe não é difícil se esta é formada por
pessoas de ideias contrastantes que ajudem pelo método e pela
técnica, com espírito contínuo de criatividade, a estruturar um
ambiente empreendedor, maximizando o potencial questionador e
criador que cada uma delas poderia ter.
O perfil dessa cultura
multiprofissional é formada, como diz o termo, por diferentes
profissões e, no caso do design, não necessariamente tem que ser por
um designer, mas este precisa ser o elemento catalisador, que
aglutine, motive e lute em prol do sucesso da necessidade
apresentada como desafio.
KELLEY, T.; LITTMAN, J. As 10 faces da inovação. Tradução: Alfonso
Celso da
Cunha Serra. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007 (adaptado).
Considerando esse contexto, conclui-se que uma pessoa com
perfil profissional de líder em um ambiente de trabalho deve
I. valorizar a interdisciplinariedade, ser proativa, disposta e capaz
de transpor barreiras organizacionais e de levar a equipe a superar o
comodismo, a fim de serem atingidos os resultados esperados.
II. atribuir mais valor aos talentos individuais dos colaboradores que
à equipe, considerando que a realização do projeto deve seguir métodos
definidos e testados na empresa.
III. ter mais experiência profissional que os membros da equipe e ser
capaz de treinar o grupo na busca por resultados.
IV. ser carismática na percepção de seus colegas de equipe.
É correto apenas o que se afirma em
A) I.
B) II.
C) I e III.
D) II e IV.
E) III e IV.
ENADE 2012 - QUESTÃO 28
A classificação dos sistemas de produção em função do fluxo do
produto é importante para o planejamento e a gestão da produção.
Normalmente, os sistemas de produção são agrupados em três grandes
categorias: sistemas de produção contínuos ou de fluxo em linha;
sistemas de produção por lotes ou por encomenda (fluxo intermitente) e
sistemas de produção para grandes projetos sem repetição.
No sistema de produção contínuo, ou de fluxo em linha, verifica-se que
A) os clientes apresentam seus próprios projetos de produto, devendo a
empresa fabricá-lo segundo essas especificações.
B) os produtos são padronizados e fluem de um posto de trabalho a
outro em sequência prevista, sendo esse sistema marcado pela alta
eficiência e acentuada inflexibilidade dos produtos.
C) as habilidades dos trabalhadores são agrupadas em conjunto, sendo
os equipamentos de tipo genérico, que permitem adaptações necessárias
ao produto específico.
D) há uma sequência de tarefas, geralmente de longa duração, marcadas
por especificidade e pouca repetitividade, o que exige planejamento e
controle elaborados.
E) há flexibilidade, conseguida com equipamentos genéricos, mas o
volume de produção é reduzido, gerando problemas relativos ao controle
de estoque e à qualidade dos produtos.
ENADE 2012 - QUESTÃO 29
A administração da produção consiste em gerenciar o sistema
representado na figura acima. Segundo Slack et al, “qualquer operação
produz bens ou serviços, ou um misto dos dois, e faz isso por um
processo de transformação. Em resumo, a produção envolve um conjunto
de recursos de input usado para transformar algo ou para ser
transformado em outputs de bens e serviços”.
Segundo esses autores, as entradas dizem respeito aos recursos a serem
transformados, tais como materiais, informação e consumidores, e aos
recursos de transformação, que agem sobre os primeiros, tais como
instalações, equipamentos e funcionários. Já as saídas configuram-se
como resultado do processo de transformação das entradas, podendo ser
artefatos físicos e/ou serviços.
SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração da Produção.
2 ed. São Paulo: ATLAS, 2002 (adaptado).
Considerando as informações acima, verifica-se que
A) material impresso e projeto gráfico são outputs de uma gráfica
rápida.
B) papel, projeto de design, tinta, impressora e leitores são recursos
de entrada para a produção de um livro.
C) passageiros, cargas transportadas e avião são outputs de uma
empresa área.
D) linha, tecido, máquina de costura, costureira e calça jeans são
recursos de entrada para a confecção de uma calça jeans.
E) injetora de plástico, projeto de design, responsável pela injetora
e gerente de produção são recursos de entrada de transformação para a
produção de garrafa PET.
ENADE 2012 - QUESTÃO 30
O matemático francês Gaspar Monge, no século XVIII, criou
uma forma de representação que permite representar, em um plano,
figuras tridimensionais. Esse método constitui-se de dois planos
perpendiculares entre si, chamados de plano horizontal e plano
vertical, os quais se cortam ao meio, formando quatro regiões,
chamadas diedros.
O sistema foi denominado de projeções mongeanas e
deu origem ao sistema de representação de desenhos técnicos adotado
mundialmente. No Brasil, a ABNT é o órgão responsável pela
normatização que determina a forma de representação em todos os seus
aspectos. As figuras a seguir representam o desenho de um objeto.
Considerando esse contexto e o desenho acima, avalie as seguintes
asserções e a relação proposta entre elas.
I. O objeto está representado no 3.º diedro, de acordo com a
normatização da ABNT.
PORQUE
II. Estão representadas as vistas: frontal com corte parcial,
lateral esquerda e corte AA, em substituição da vista superior.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma
justificativa da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é
uma justificativa da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição
falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição
verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
ENADE 2012 - QUESTÃO 31
As figuras I e II abaixo representam, respectivamente, as
vistas frontal e superior de um objeto.
Com base nessa informação, avalie a possibilidade de cada uma das
seguintes figuras corresponder a uma vista lateral esquerda desse
objeto.
É correto apenas o que está ilustrado em
A) I.
B) II.
C) IV.
D) III e IV.
E) I, II e III.
ENADE 2012 - QUESTÃO 32
A força do reconhecimento e das conexões dá-se de acordo com as
capacidades interpretativas dos signos. Daí a importância do estudo da
semiose designer – produto – usuário, com base na teoria semiótica.
ALMEIDA JÚNIOR, L. N.; NOJIMA, V. L. M. S. A comunicação dos
portais
da web brasileira entre a semiose e a usabilidade.
In: Estudos em Design. v. 13. n.º 2. Rio de Janeiro: Associação
de
Ensino em Design do Brasil, 2005, p. 39 (adaptado).
Considerando esse contexto, verifica-se que, no design,
I. as possibilidades de uso geram significação.
II. a ação do designer está desvinculada da materialização de suas
ideias.
III. a manifestação semiótica não confere sentido à construção dos
significados.
IV. a teoria semiótica permite que se penetre no próprio movimento
interno das mensagens.
V. os processos de significação conflitam com a construção da linguagem
dos produtos projetados.
É correto apenas o que se afirma em
A) II.
B) I e II.
C) I e IV.
D) III e V.
E) III, IV e V.
ENADE 2012 - QUESTÃO 33
Designers de produto não só imaginam o futuro, eles criam o futuro.
Os objetos que estão sendo desenhados por designers ao redor do
globo, neste momento, podem não ver a luz do dia por alguns anos,
após os quais, ficaremos espantados à medida que esses objetos de
desejo, até desconhecidos, forem revelados.
Designers estão lutando
para criar um mundo melhor, aperfeiçoando e otimizando produtos do
cotidiano, bem como imaginando novos usos para a tecnologia de ponta
— e tudo começa com um simples esboço no papel.
PIPES, A. Desenho para designers: habilidades de desenho,
esboços de conceito, design auxiliado por computador.
São Paulo: Edgard Blücher, 2010 (adaptado).
Considerando esse contexto e com base na figura apresentada
acima, avalie as afirmações a seguir com relação ao desenho na
atividade do designer.
I. O desenho é uma linguagem que foi codificada e formalizada, e o
modo como foi feito influencia o modo como se vê um objeto.
II. Na figura, o desenho apresentado evidencia que, com os
computadores, é possível rapidamente criar imagens não fotográficas
visualmente ricas.
III. Atualmente, a aparência das imagens feitas em programas de
computador tem tido grande influência dos desenhos feitos a mão.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2012 - QUESTÃO 34
Um projeto de uma bicicleta de aluguel apresenta também a
necessidade de se desenvolver a estação de recebimento, controle e
estacionamento do veículo. O público é geral e a interface da estação
deve ser autoexplicativa.
Priorizam-se os requisitos de compreensão
dos códigos visuais, para alcançar eficiência na interação com
usuários de diferentes nacionalidades, pois a estação será instalada
na praça de uma cidade de fronteira, onde transitam pessoas de dois
países.
Considerando o problema de projeto apresentado, avalie as afirmações a
seguir.
I. O projeto de códigos visuais para esse contexto de projeto requer
uma equipe interdisciplinar capaz de fazer análise pragmática do uso
de signos no contexto dos usuários.
II. Os resultados da análise da tarefa serão requisitos de projeto
para a elaboração da interface.
III. O contexto do projeto apresentado permite uso da técnica de
MESCRAI como ferramenta de validação dos códigos.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2012 - QUESTÃO 35
Para melhor cumprirem a sua função, alguns materiais perderam a sua
“reconhecibilidade” de serem madeira, metal, plástico ou cerâmica,
tal a complexidade de combinações de diferentes materiais e de novos
materiais.
MANZINI, E. A matéria da invenção. Lisboa: Porto Editoria, 1993
(adaptado).
De acordo com a observação acima, no briefing de um produto,
seria melhor o designer definir as propriedades requeridas do
material, em vez de especificar o material a ser utilizado.
Nesse caso,
se ele determinar que o material deva ser maleável, então sua
principal propriedade é o(a)
A) resiliência.
B) elasticidade.
C) resistência à flexão.
D) cisalhamento.
E) ductilidade.
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