Prova de Educação Física ENADE 2013 com Gabarito OBS: As questões objetivas de 01 a 08 estão disp...
Prova de Educação Física ENADE 2013 com Gabarito
OBS: As questões objetivas de 01 a 08 estão disponível na
prova de Formação Geral que você pode acessar
clicando neste link. As questões discursivas não foram disponibilizadas com padrão de
resposta.
ENADE 2013 - QUESTÃO 09
Os profissionais de educação física são frequentemente convocados a
intervir na estética corporal dos indivíduos, que são influenciados,
conscientemente ou não, pela cultura da sociedade em que vivem.
Pode-se afirmar que a sociedade brasileira está altamente impactada
pelas leis do consumo, o que contribui para as representações atuais
do que vem a ser um corpo belo e saudável. Na maioria das vezes, esses
profissionais privilegiam os conhecimentos da dimensão biológica do
ser humano para atender a tais demandas, em detrimento de outros
conhecimentos como o sociológico, o histórico e o antropológico.
Estudos têm revelado que aquilo que em determinada época foi
considerado belo e saudável, pode ser, em outro contexto, considerado
feio e doente, conforme os valores sociais e culturais de cada época.
O grande desafio é tornar o culto à própria identidade em uma cultura
coletiva e ética, na qual floresça um tipo de afeto por si mesmo que,
quanto mais se volte para o próprio corpo, mais se dedique, ao mesmo
tempo, aos cuidados com os demais corpos.
SANT’ANNA, D. B. Identidade Corporal. In: Corpo, Prazer e
Movimento. São Paulo. SESC, 2002. p 24-31 (adaptado).
O texto sugere que os profissionais de educação física
intervenham de forma a
A) acolher as demandas de pessoas que querem ficar mais fortes ou
magras, com vistas a criar um movimento cultural de culto ao
corpo.
B) acolher as demandas, porém introduzindo uma intervenção que questione
os padrões midiáticos, com vistas a criar um movimento cultural de
respeito às identidades.
C) acolher as demandas, porém introduzindo a noção de que não existem
corpos feios ou belos, mas, sim, corpos saudáveis ou não saudáveis, com
vistas a criar um movimento cultural de culto ao corpo saudável.
D) rejeitar as demandas, criticando os indivíduos que procuram as
academias para ações pontuais, impactadas por modismos midiáticos,
criando, assim, um movimento cultural de recusa às identidades.
E) rejeitar as demandas, porém introduzindo uma reflexão sobre as
representações diferenciadas do que vem a ser belo e saudável, criando,
assim, um movimento cultural de busca pelo corpo belo e saudável.
ENADE 2013 - QUESTÃO 10
Com relação ao processo de ensino-aprendizagem de esportes
coletivos, avalie as afirmações a seguir.
I. O método por partes pode ser caracterizado pelo ensino de cada uma
das partes de uma habilidade.
II. O método pelo todo consiste na utilização de toda a habilidade a ser
aprendida.
III. O método situacional é caracterizado pela prática de situações de
jogo nas quais comportamentos individuais e coletivos são extraídos do
jogo propriamente dito.
IV. A escolha entre o método por partes ou o método pelo todo deve levar
em consideração o nível de complexidade e a organização da habilidade.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II e IV, apenas.
C) III e IV, apenas.
D) I, II e III, apenas.
E) I, II, III e IV.
ENADE 2013 - QUESTÃO 11
Considerando que os princípios físicos da água interferem na
prescrição do treinamento em atividades aquaticas, é correto afirmar que
A) os elementos físicos da flutuação e da pressão hidrostática da água
promovem instabilidade do corpo na água, uma vez que o centro de
gravidade e o centro de flutuação agem de maneira inversamente
proporcional.
B) a pressão hidrostática, que pode ser sentida quando o indivíduo entra
na piscina, atua de forma igual em todas as partes imersas do corpo e,
portanto, não é mais evidente em algum dos segmentos corporais; por sua
vez, a flutuação é sentida pelo indivíduo que se exercita na água a
partir do seu grau de imersão.
C) o deslocamento de qualquer segmento corporal na água produz mudanças
na postura do corpo; a flutuação, por sua vez, promove diminuição do
peso corporal e interfere de forma positiva na economia de movimento do
indivíduo que se exercita na água.
D) a flutuação pode ser usada para auxiliar o movimento quando um membro
é movido no sentido da superfície da água e para resistir ao movimento,
quando o membro é movido desde a superfície da água para a posição
vertical; por sua vez, a pressão hidrostática age como uma resistência
multidirecional que influencia a expansão torácica.
E) a prescrição do exercício na água deve obedecer às mesmas
recomendações prescritas para exercícios em solo, pois os princípios
físicos não interferem no desenvolvimento das capacidades físicas do
indivíduo.
ENADE 2013 - QUESTÃO 12
A violência no futebol está presente em todas as regiões brasileiras
e é um aspecto preocupante para as autoridades, pois essa prática
esportiva reúne um contingente muito grande de pessoas, devido à sua
inserção na cultura da sociedade brasileira. Essa violência, no
Brasil, está relacionada a muitos fatores, diretos e indiretos.
Entre os diretos, estão: efeito da despersonalização, diminuição do
controle social, ilusão de universalidade, fatores desencadeantes de
violência, mecanismos de imitação, presença emocional, condições da
vítima. Entre os fatores indiretos, destacam-se os problemas
sociais, tais como alto índice de desemprego, analfabetismo
funcional, baixa escolaridade, falta de opções de lazer gratuito.
Tudo isso induz a um uso abusivo de drogas e bebidas alcoólicas,
que, por sua vez, desencadeiam atitudes de violência no futebol.
REIS, H. H. B. Futebol e Violência. Campinas: Armazém do Ipê
(Autores Associados), 2006 (adaptado).
A violência no futebol é situação complexa e, portanto, não se
resolve de forma imediata, exigindo planos de curto, médio e longo
prazo. Entre os fatores que podem contribuir para a redução dessa
violência está a intervenção do profissional de educação física.
Diante do exposto, avalie as afirmações a seguir.
I. O profissional de educação física é um elemento direto para reduzir
os acontecimentos de violência no futebol quando ele orienta, treina e
sensibiliza seus jogadores para jogarem limpo, sem apelos à violência
e às ações antijogo.
II. O profissional de educação física é um elemento direto para
reduzir os acontecimentos de violência no futebol quando ele intervém
se opondo a ações violentas dos atletas que orienta.
III. O profissional de educação física é um elemento indireto para
reduzir os acontecimentos de violência no futebol quando ele
desconstrói a figura do atleta herói, diminuindo o fanatismo dos
torcedores.
IV. O profissional de educação física é um elemento indireto para
reduzir os acontecimentos de violência no esporte quando ele orienta e
treina seus jogadores para aceitarem com respeito qualquer tipo de
resultado.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) I e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) II, III, IV.
ENADE 2013 - QUESTÃO 13
Servílio, 1º medalhista brasileiro no boxe, dirige o neto de 12
anos e 44 kg.
Na foto acima, orientando o pugilista infantil, um corner de luxo:
seu avô, único medalhista olímpico brasileiro no boxe entre 1968 e
2012, e seu pai, ex-treinador de um campeão mundial de pugilismo.
“Quando o seu adversário vier para cima, bing, bing, bing’”,
instruía ao neto Servílio de Oliveira, 65 anos, gesticulando como
quem dispara jabs [golpes preparatórios de esquerda]. “Toca os jabs
para afastá-lo. Toca com jabs”.
OHATA, E. Folha de São Paulo, 23/07/2013
Considerando a notícia acima, avalie as asserções a seguir.
I. A especialização precoce de crianças no esporte não é recomendada,
mesmo levando em consideração que a cultura e o histórico familiar
podem levar à participação em competições com idades menores.
PORQUE
II. A especialização precoce promove estresse físico e psicológico, o
que pode contribuir para o abandono da prática e reduz as
possibilidades da criança de vivências e experimentações variadas
necessárias à construção de seu repertório motor e de sua cultura
corporal.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma
justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma
justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição
falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição
verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
ENADE 2013 - QUESTÃO 14
O Comitê Olímpico Internacional (COI) definiu o doping como “a
administração ou o uso por um competidor de qualquer substância
exógena ou endógena ingerida em quantidade anormal ou por uma via
anormal de entrada no corpo, com a intenção de melhorar de forma
artificial e desleal o seu desempenho em uma competição”. Essas
substâncias estão listadas como proibidas pelo COI, de acordo com as
regras antidoping.
Considerando o exposto acima, avalie as afirmações a seguir.
I. É de total interesse do esporte a adoção de procedimentos
eficientes para a detecção de drogas e de políticas que excluam das
competições os atletas que não sigam essas regras.
II. A atitude de “vencer a qualquer custo” que se difundiu na
sociedade coloca o atleta em uma situação de risco.
III. O uso dos esteroides anabolizantes por atletas é contrário aos
princípios éticos da competição desportiva e, dessa forma, não é bem
visto pela sociedade.
IV. Os esteroides anabolizantes têm sido associados com efeitos
desejáveis em estudos laboratoriais e terapêuticos. Os efeitos mais
relevantes são aqueles que ocorrem no fígado, no sistema
cardiovascular, no aparelho reprodutor e no estado psicológico dos
indivíduos que utilizam essas substâncias.
É correto apenas o que se afirma em
A) I.
B) II.
C) II e IV.
D) III e IV.
E) I, II e III.
ENADE 2013 - QUESTÃO 15
O empreendedorismo pode ser considerado uma iniciativa própria
de alguém que realiza um conjunto de ações podendo idealizar novos
métodos com o objetivo de desenvolver e dinamizar serviços, produtos
ou qualquer atividade de organização e administração. Especificamente
como profissional de Educação Física, o personal trainer exerce
atividades que requerem alto grau de empreendedorismo. Os recursos
para se investir nessa atividade envolvem duas formas:
equipamentos/espaços ou tempo. O profissional pode investir em espaços
e equipamentos e, também, em sua formação acadêmica, o que requer
tempo de dedicação aos estudos.
Diante do exposto, conclui-se que o personal trainer deveria
I. manter-se sempre atualizado em relação aos métodos de treinamento e
atividades físicas, pois lhe possibilitaria apresentar novidades aos
seus alunos.
II. gerenciar sua carteira de modo eficaz para manter sempre contato
com os alunos ativos, evitando perder tempo em tentar
reconquistar os ex-alunos.
III. decidir com clareza qual tipo de público deseja atender e, assim,
demonstrar excelência nesse atendimento, respeitando as
características individuais de cada aluno.
IV. organizar-se como se fosse uma empresa, conseguindo administrar o
próprio tempo de trabalho com o tempo de lazer.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) I e III.
C) II e IV.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.
ENADE 2013 - QUESTÃO 16
Alterações quantitativas em inúmeras habilidades motoras têm
sido objeto de estudo nas últimas décadas. Dessa forma, existe
abundância de informações sobre as capacidades de desempenho de homens
e de mulheres, da infância à idade adulta.
O gráfico a seguir representa o desempenho na habilidade motora de
salto horizontal, tendo como base de análise o salto em distância,
comparando o desempenho de crianças e adolescentes do sexo masculino
e feminino, na faixa etária entre 5 e 17 anos de idade.
Com base nos dados de desempenho apresentados no gráfico, avalie as
afirmações a seguir.
I. A dinâmica do desempenho de ambos os sexos apresenta similaridade
até os 12 anos de idade.
II. O desempenho na faixa etária de 16 a 17 anos de idade apresenta
ascensão nas marcas masculinas e queda nas marcas femininas.
III. O desempenho feminino apresenta uma nítida alteração,
coincidente com a fase de puberdade.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2013 - QUESTÃO 17
A frequência cardíaca máxima (FCM) é o valor mais elevado da
frequência cardíaca que um indivíduo pode atingir em um esforço máximo
até o ponto de exaustão e constitui variável fisiológica relevante
para quantificar o esforço máximo durante um teste ergométrico. A FCM
é um importante marcador biológico para a prescrição e o monitoramento
do exercício físico, com indicações que podem variar entre 60% e 85%
da FCM para o desenvolvimento da resistência e da potência
cardiorrespiratória, respectivamente.
Questiona-se se o emprego de equações que predizem a FCM, como (220 –
idade) de Karvonen ou (208 – [0,7 x idade]) de Tanaka, não induziria
ao erro na prescrição da intensidade de treinamento
cardiorrespiratório por superestimarem a FCM de indivíduos jovens
(< de 40 anos) e subestimarem a FCM de indivíduos idosos (> de
60 anos). Para testar essa hipótese, Camarda e cols. (2008) realizaram
um estudo comparativo entre a FCM medida em teste ergoespirométrico e
as equações propostas por Karvonen e Tanaka. Para tanto foram
avaliados 2 047 indivíduos (1 091 homens e 956 mulheres) com média ±
desvio-padrão de idade igual a 37,1 ± 11,4. Estimou-se, portanto, o
coeficiente de correlação de Pearson e o valor de p foi menor que
0,05, em ambos os casos. Os resultados estão representados nos
gráficos 1 e 2.
Considerando o texto e os gráficos apresentados, pode-se notar que
A) as equações de Karvonen e de Tanaka, apresentam moderada
correlação com a FCM medida em teste de esforço máximo. Isso
significa que é arriscado prescrever a intensidade do esforço físico
de um exercício utilizando essas equações.
B) as equações de Karvonen e de Tanaka, apresentam forte correlação
com a FCM medida em teste de esforço máximo. Isso significa que é
seguro prescrever a intensidade do esforço físico de um exercício
utilizando essas equações.
C) as equações de Karvonen e de Tanaka, apresentam forte correlação
com a FCM medida em teste de esforço máximo. No entanto, a
prescrição da intensidade de esforço depende de outros fatores como
nível de aptidão física e volume da sessão de treinamento.
D) as equações de Karvonen e de Tanaka, apresentam fraca correlação
com a FCM medida em teste de esforço máximo. Porém, a prescrição da
intensidade de esforço pode depender de outros fatores como nível de
aptidão física e frequência das sessões de treinamento.
E) as equações de Karvonen e de Tanaka, apresentam fraca correlação
com a FCM medida em teste de esforço máximo. Isso significa que é
seguro prescrever a intensidade do esforço físico de um exercício
utilizando essas equações.
ENADE 2013 - QUESTÃO 18
O nado crawl caracteriza-se como o mais rápido dos estilos
competitivos. Erros presentes em sua execução têm influência direta no
rendimento do nado. Com relação à técnica mais adequada dos movimentos
no nado crawl, assinale a alternativa correta.
A) Na ação das pernas, os movimentos se iniciam no joelho, gerando uma
propulsão suficiente para manter o quadril na linha d’água.
B) Na ação dos braços, a mão deve ser tracionada junto ao corpo,
diminuindo o braço da alavanca e levando a um ganho de potência.
C) Na fase de tração, as mãos e os cotovelos atingem a água ao nível
do ombro, produzindo sobre a água uma pressão propulsora.
D) Na respiração, o atleta deve promover a elevação da cabeça
abaixando o quadril e, consequentemente, aumentando a propulsão.
E) Na coordenação dos movimentos, um dos braços deve efetuar a
recuperação antes que o outro inicie a tração, conseguindo, assim,
economia de energia.
ENADE 2013 - QUESTÃO 19
A classificação das fibras musculares, em vermelhas ou brancas,
faz-se de acordo com o metabolismo energético dominante, a velocidade
de contração e a atividade enzimática. Considerando que a coloração
das fibras determina a quantidade de glicogênio que será utilizado no
exercício, bem como sua função fisiológica, avalie as afirmações a
seguir.
I. As fibras de coloração vermelha têm essa característica devido ao
elevado número de mioglobina e, por isso, apresentam capacidade
oxidativa elevada. As fibras brancas, por sua vez, possuem força de
contração elevada, contendo grandes quantidades de glicogênio e geram
ATP principalmente por glicólise anaeróbica.
II. As fibras de contração lenta possuem pequena quantidade de
mitocôndrias, o que lhes confere menor resistência à fadiga. Por outro
lado, as fibras de contração rápida possuem grandes quantidades de
mitocôndrias, o que promove aumento na velocidade de remoção do
lactato sanguíneo e, consequentemente, produz maior resistência à
fadiga.
III. Na prática dos exercícios físicos, as fibras vermelhas são mais
recrutadas por maratonistas enquanto as fibras brancas são mais
recrutadas por velocistas.
É correto o que se afirma em
A) II, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I e III, apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2013 - QUESTÃO 20
Síndrome metabólica é o termo empregado para designar um
conjunto de fatores de risco de origem metabólica que estão associados
à mortalidade por diversas causas. Embora a síndrome metabólica seja
caracterizada por grande variedade de fatores, há consenso na
literatura sobre os seguintes componentes: intolerância à glicose,
hipertensão arterial, deslipidemia e obesidade central. Esses
problemas de saúde, por sua vez, estão relacionados diretamente a
distúrbios alimentares e sedentarismo. Programas de exercícios físicos
associados a mudanças de hábitos alimentares têm apresentado
resultados satisfatórios no tratamento da síndrome metabólica. O
esquema a seguir apresenta o conjunto de alterações decorrentes da
prática de exercícios físicos.
O tipo de treinamento que promove as adaptações descritas acima e a
sequência na qual estas adaptações ocorrem são, respectivamente,
A) aeróbio de intensidade moderada combinado com resistido; aumento
do VO2 máximo,
redução do colesterol LDL e aumento do HDL, redução da gordura
corporal, baixa perda de massa magra, melhora da sensibilidade à
insulina e diminuição da hipertensão arterial.
B) aeróbio de intensidade leve; melhora da sensibilidade à insulina,
aumento do VO2 máximo,
redução do colesterol LDL e aumento do HDL, redução da gordura
corporal, baixa perda de massa magra e diminuição da hipertensão
arterial.
C) aeróbio de alta intensidade combinado com resistido; redução da
gordura corporal, baixa perda de massa magra, melhora da
sensibilidade à insulina, diminuição da hipertensão arterial,
aumento do VO2 máximo,
redução do colesterol LDL e aumento do HDL.
D) resistido de intensidade moderada; redução da gordura corporal,
baixa perda de massa magra, melhora da sensibilidade à insulina,
diminuição da hipertensão arterial, aumento do VO2 máximo, redução do colesterol LDL e aumento do HDL.
E) resistido de alta intensidade; melhora da sensibilidade à
insulina, diminuição da hipertensão arterial,aumento do VO2 máximo, redução da gordura corporal, baixa perda de massa
magra, redução do colesterol LDL e aumento do HDL.
ENADE 2013 - QUESTÃO 21
Os estudos relacionados à liderança no ambiente esportivo
buscam verificar o papel do técnico e a influência de suas ações na
gestão da equipe comandada, sendo que o Modelo Multidimensional de
Liderança, proposto por Chelladurai (1978), é um dos mais utilizados na
literatura.
Considerando o Modelo de Liderança, que pode ser utilizado pelo
treinador na gestão de uma equipe, avalie as afirmações que se
seguem.
I. O treinador é avaliado por meio de três comportamentos: o exigido,
o preferido e o real.
II. O rendimento e a satisfação do grupo são atingidos quando os
comportamentos exigidos, reais e preferidos do líder são similares ou
próximos.
III. O treinador deve ter clareza sobre as características da
situação, as dos membros da equipe e as suas próprias características.
IV. As características do líder interferem diretamente no seu
comportamento real.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I, III e IV, apenas.
D) II, III e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.
ENADE 2013 - QUESTÃO 22
O ato de exercitar o corpo fundamenta-se no princípio das
alavancas, em que a ação muscular sobre o esqueleto gera o movimento
humano. Uma alavanca é uma haste rígida que gira ao redor de um eixo
ou fulcro. Alavancas são constituídas basicamente por cinco elementos.
São eles: fulcro ou eixo (E), força (P), braço de força (bP),
resistência (R) e braço de resistência (bR). Partindo desse princípio,
analise o seguinte questionamento apresentado por um aluno de
musculação ao seu professor: “Se adotei a mesma regra de treinamento
para todos os grupos musculares (80% de 1-RM), por que o
desenvolvimento de hipertrofia nas panturrilhas (tríceps sural) não
ocorreu na mesma proporção que nos músculos dos braços?”
Considerando os tipos de alavancas, a figura apresentada e o
questionamento feito pelo aluno, avalie as afirmações que se seguem.
I. A alavanca em A é de terceira classe. O que justifica a facilidade com que se
desenvolve a musculatura do braço em detrimento da musculatura das
pernas.
II. Na alavanca em A, o braço de potência é maior que o braço de resistência. Sendo
assim, existe uma vantagem mecânica na qual a força aplicada será
menor do que a resistência a ser vencida.
III. A alavanca em B é de segunda classe. Assim exige-se que a carga a ser
empregada seja bastante elevada, a fim que se atinja maior
recrutamento de unidades motoras, propiciando bom estímulo para a
hipertrofia.
IV. Na alavanca em B, a desvantagem mecânica observada no exemplo exige dos músculos
envolvidos um esforço mais vigoroso.
É correto apenas o que se afirma em
A) II.
B) III.
C) I e III.
D) II e IV.
E) I, III e IV.
ENADE 2013 - QUESTÃO 23
O fenômeno das corridas de rua cresce a cada ano. O último
levantamento da Federação Paulista de Atletismo (FPA) registrou
evolução de 15% no número de corredores em 2012, comparado com o ano
anterior. Participaram das 311 provas oficiais realizadas no estado
de São Paulo 533 mil corredores, contra 464 mil em 2011. Os números
são ainda mais significativos se forem consideradas também as
corridas de rua não oficiais, que não recebem autorização e apoio da
Federação Paulista. Além das 311 corridas oficiais, foram realizadas
outras 182 competições.
Disponível em: <http://www.atletismofpa.org.br > Acesso em: 2
abr. 2013 (adaptado).
Considerando a notícia acima e a tendência nacional no aumento
de participação da população em corridas de rua, avalie as afirmações
a seguir.
I. Os programas de atividades físicas mantidos pelos órgãos públicos
devem prever assistência a parte da população que espontaneamente
adere às corridas de rua, por meio de avaliação física e orientações
sobre a prática correta e segura do exercício.
II. As secretarias municipais de esporte, ou órgãos públicos
correspondentes, devem priorizar as parcerias com as federações
estaduais de atletismo no sentido de promover regularmente corridas de
rua e, assim, detectar possíveis talentos esportivos na população.
III. Professores de educação física podem criar grupos de corrida e,
dessa forma, atender a um grande número de pessoas, uma vez que não há
restrições para a prática e os espaços utilizados são as vias
públicas.
IV. Os espaços públicos utilizados pela população para a prática de
caminhadas e corridas devem ser valorizados com melhorias de
sinalização, condições gerais de piso e calçamento, bem como de
segurança.
V. A realização de eventos de corrida de rua só deve ser estimulada
pelos órgãos municipais quando garantida a possibilidade da caminhada
e não apenas corrida, pois, dessa forma, garante-se a prática sem
riscos à saúde e atende-se a um número maior de participantes.
Está correto apenas o que se afirma em
A) II.
B) I e IV.
C) III e V.
D) IV e V.
E) I, II e III.
ENADE 2013 - QUESTÃO 24
Existem diferentes razões para a interrupção do exercício físico em
gestantes, com indicação para que procurem orientação médica durante
a gravidez. Cabe ao profissional de educação física conhecer os
sintomas e sinais que indiquem possíveis problemas na gravidez e
demandem interrupção das atividades com consequente encaminhamento
para averiguações médicas.
AMERICAN COLLEGE OF SPORTS MEDICINE-ACSM. Diretrizes do ACSM
para os testes de esforço e sua prescrição. Rio de Janeiro:
Guanabara
Koogan, 2003.
ENADE: São motivos para interrupção do exercício físico e indicação de
orientação médica durante a gravidez:
I. liberação de “jato” de líquido proveniente da vagina.
II. tumefação (edema) súbita dos tornozelos, das mãos ou da face.
III. tumefação (edema), dor e vermelhidão na panturrilha de uma única
perna.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2013 - QUESTÃO 25
Uma empresa de grande porte da área de produtos alimentícios
instalada em uma pequena cidade de interior é responsável por parte da
economia local, empregando um número expressivo de habitantes da
cidade, nos setores de produção, embalagem, estoque e distribuição.
Consciente de sua responsabilidade social, a empresa decide criar um
programa de qualidade de vida para seus empregados. Para tanto,
contrata diferentes profissionais, pois entende que há necessidades
específicas em cada setor. Um profissional de educação física é
convidado a integrar a equipe multidisciplinar e desenvolver o projeto
pretendido.
Nesta situação, são ações que um profissional de educação física pode
desenvolver de forma a contribuir efetivamente na melhoria da
qualidade de vida dos empregados da empresa:
I. identificar grupos de interesse em diferentes práticas corporais e,
a partir de então, estabelecer as ofertas de atividades físicas
coletivas, para que, dessa forma, ocorra maior aderência dos
empregados às práticas.
II. propor sessões semanais de ginástica laboral, utilizando série
padronizada de alongamento para que os empregados de todos os setores
possam realizá-la de forma correta.
III. organizar campeonatos esportivos exigindo índices de rendimento
compatíveis com competições da região onde vivem os empregados, para
que aqueles que representam a empresa em eventos esportivos possam ser
treinados.
IV. criar estratégias de comunicação variadas, como palestras ou
divulgação em cartazes e folhetos, para disseminar orientações
regulares sobre a postura corporal correta a ser adotada por cada
empregado em suas diferentes funções.
V. promover eventos de recreação e lazer, buscando integrar os
empregados e seus familiares, levando em consideração a cultura
corporal local na escolha das atividades propostas.
É correto apenas o que se afirma em
A) I, II e III.
B) I, III e IV.
C) I, IV e V.
D) II, III e V.
E) II, IV e V.
ENADE 2013 - QUESTÃO 26
Um casal de professores de educação física é dono de uma
academia de ginástica em uma cidade do interior do país. A academia é
organizada, possui sala de musculação e oferece dois tipos diferentes
de aulas de ginástica localizada, aula de dança e alongamento, com
horários em algumas manhãs e em todas as noites. Os proprietários
gerenciam a secretaria da academia e são responsáveis por todas as
aulas. Apesar de completar dois anos de funcionamento e estar
instalada em imóvel próprio, a academia não tem conseguido se manter
financeiramente, ainda que tenha alcançado picos de 200 alunos
matriculados.
Considerando a situação descrita acima e levando em consideração
conceitos de gestão e empreendedorismo, avalie as afirmações que se
seguem.
I. As pessoas tendem a se matricular em academias por motivos de
saúde, mas a aderência à prática está relacionada a questões sociais e
afetivas; portanto, os proprietários da academia devem adotar
estratégias que favoreçam o relacionamento interpessoal de seus
alunos, como oferecer serviço de treinamento personalizado.
II. A academia terá maiores chances de sobrevivência se houver o
reinvestimento dos lucros obtidos no próprio empreendimento, ainda que
haja lucro somente por períodos curtos. Isso deveria estar previsto
pelos proprietários no planejamento estratégico, tático e operacional.
III. A gestão da academia deve estar focada nas questões relacionadas
à promoção da saúde dos alunos. Assim, aulas embasadas em modismos ou
tendências de mercado que não contribuam de forma comprovada
cientificamente a esse propósito devem ser descartadas pelos
proprietários.
IV. A concorrência deve ser sempre analisada para que seus pontos
fortes sejam conhecidos. Desse modo, os gestores da academia poderão
estabelecer estratégias que busquem alcançar também esses pontos.
Está correto apenas o que se afirma em
A) II.
B) IV.
C) I e III.
D) I e IV.
E) II e III.
ENADE 2013 - QUESTÃO 27
Um grupo de 10 maratonistas brasileiros partiu no mês de março
em viagem para a Rússia para participar de uma prova de maratona em
Moscou. Naquele período, a temperatura média foi de -1° C. Todos
sabiam sobre o frio que os aguardava, mas ninguém no grupo tinha
experiência de corrida em condições climáticas tão desfavoráveis.
Quando lá chegaram, foram conhecer o circuito da prova para
estabelecer os postos de hidratação. A equipe contava com um médico do
esporte, um fisiologista do exercício, um fisioterapeuta e uma
nutricionista. Na véspera da prova, a equipe técnica conversou com
treinadores locais e obteve a informação de que a previsão
meteorológica para o momento da prova seria de chuva fina, com ventos
de até 40 km/h, o que produziria uma sensação térmica de -16°C.
Os treinadores locais sugeriram que os isotônicos fossem substituídos
por hidratantes com uma composição hipertônica. Diante da situação, a
equipe técnica discutiu a sugestão com os atletas. Cinco atletas
concordaram com a utilização de hipertônicos e os outros cinco não
concordaram. Sendo assim, a equipe preparou os dois kits de
hidratantes (isotônico e hipertônico) a fim de atender a ambos os
grupos. No dia seguinte, a prova foi realizada e a previsão
meteorológica se confirmou. Ao final da prova, apenas cinco atletas
brasileiros concluíram a distância. Os outros cinco atletas
abandonaram no meio do percurso por razões diversas.
Considerando o texto acima, avalie as afirmações a seguir.
I. O grupo que conseguiu concluir a prova deve ter sido o que utilizou
hidratante isotônico, pois em temperaturas extremamente baixas, o
corpo desidrata mais rapidamente e tem perda significativa de
eletrólitos.
II. Hidratantes isotônicos foram desenvolvidos para repor líquidos e
minerais perdidos durante a transpiração, quando se praticam
atividades físicas por períodos prolongados.
III. Em condições climáticas tão desfavoráveis, há acentuada queda dos
estoques de glicogênio muscular, decorrente da necessidade de se
manter a temperatura corporal central, assim, o atleta experimenta o
surgimento de sucessivas contraturas musculares pela falta de energia.
IV. Uma solução hipertônica pode ser definida como aquela que contém
concentração de eletrólitos e glicose abaixo da encontra no plasma
sanguíneo.
É correto apenas o que se afirma em
A) I.
B) III.
C) I e IV.
D) II e III.
E) II e IV
ENADE 2013 - QUESTÃO 28
Indivíduo do sexo masculino, 22 anos de idade, sedentário,
procurou uma academia onde submeteuse a avaliações com o objetivo de
iniciar um programa de atividade física. Na avaliação clínica, não
foram encontrados quadros que impedissem a prática de exercícios. Na
avaliação física, alguns testes realizados forneceram os seguintes
resultados:
Índice de massa corporal: 16 Kg/m².
Porcentagem de gordura corporal: 7,8 %.
Consumo máximo de oxigênio (VO2máx): 35,5 mL/kg/min-¹
Analisando os resultados obtidos nos testes e as tabelas
apresentadas, constata-se que o programa que melhor se adapta à
melhoria e à manutenção das condições gerais de saúde do indivíduo
avaliado deverá apresentar
A) exercícios aeróbios e anaeróbios combinados que utilizem
carboidratos como fonte energética, com frequência semanal diária, e
dieta que supra as necessidades diárias de calorias.
B atividade aeróbia de duração que leve à utilização de lipídeos
como fonte energética, com frequência mínima de três vezes por
semana, e dieta balanceada e hipocalórica.
C) atividade anaeróbia de longa duração, buscando a formação de
lactato para a produção de energia, com frequêcia mínima de quatro
vezes por semana, e dieta balanceada e hipercalórica.
D) exercícios de musculação combinados com atividades aeróbias,
trabalhando grupos musculares em dias alternados, e dieta
hipercalórica com alta taxa de proteínas e carboidratos.
E) atividades de longa duração e alta intensidade que leve à
depleção dos estoques de glicogênio, em dias alternados, e dieta
rica em proteínas e carboidratos.
ENADE 2013 - QUESTÃO 29
Dick e Rick Hoyt são uma equipe de pai e filho de Massachusetts que,
juntos, competem continuamente em maratonas por todo o país. Quando
não estão em uma maratona, estão em um triatlo - combinação quase
sobre-humana de 42 km de corrida, 180 km de bicicleta e 3,8 km de
natação. Juntos escalaram montanhas e já caminharam 6 010 km
cruzando os Estados Unidos. É um grande recorde de esforço, ainda
mais se consideramos que Rick não pode caminhar nem falar. Ao longo
dos últimos 20 anos, Dick, de 65 anos de idade, empurrou e carregou
seu filho por todo o país. Quando Dick corre, Rick está em uma
cadeira de rodas que Dick vai empurrando. Quando Dick pedala, seu
filho está em um assento especial à frente da bicicleta. Quando Dick
nada, Rick está em uma pequena e pesada boia, estabilizada
firmemente, que é puxada pelo pai.
Disponível em: <http://www.mdig.com.br> Acesso em: 2 set. 2013
(adaptado).
Diversos pesquisadores da psicologia do esporte acreditam que a
motivação é uma variável imprescindível para o sucesso esportivo,
principalmente em uma prova de grande exigência física, como as
realizadas pela equipe Hoyt.
Em relação à motivação da equipe Hoyt para a prática esportiva em
provas de grande exigência física, avalie as afirmações que se seguem.
I. A motivação intrínseca da equipe Hoyt pode estar relacionada às
recompensas financeiras que a equipe recebe.
II. A motivação pode ser uma das principais explicações para que Dick
Hoyt termine provas de grande exigência física empurrando e carregando
seu filho.
III. A motivação está relacionada à busca diária pelo empenho
necessário durante o processo de treinamento para provas como as
praticadas pela equipe Hoyt.
IV. No caso da equipe Hoyt, a motivação extrínseca da equipe está
relacionada à alegria proporcionada pela prática esportiva.
É correto o que se afirma em
A) IV, apenas.
B) I e II, apenas.
C) II e III, apenas.
D) I, III e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.
ENADE 2013 - QUESTÃO 30
O desenvolvimento motor é um contínuo de alterações no
nível funcional para o controle do movimento ao longo da vida, o que
pode ser visto pelo aumento do nível de complexidade nas tarefas
motoras. As interações com o meio em que vive o indivíduo, suas
características biológicas pessoais e a tarefa influenciam o
desempenho motor, conforme esquema a seguir.
Aproximadamente 50% dos pacientes com Transtorno do Déficit de
Atenção e Hiperatividade (TDAH) apresentam déficits motores
associados.
PITCHER, T.M., PIEK, J.P., HAY, D.A. Fine and gross motor ability in
males with ADHD. Developmental Medicine & Child Neurology,
Londres, v. 45, nº 8, p. 525-535, 2003 (adaptado).
Com base nas informações acima e reconhecendo o papel do
profissional de educação física na intervenção motora, avalie as
afirmações que se seguem.
I. As atividades que proporcionam aquisições motoras devem ter um
ambiente apropriado para o seu desenvolvimento.
II. As intervenções motoras devem ser realizadas levando em
consideração as diferenças individuais.
III. O entendimento dos conceitos de desenvolvimento motor pode ser
essencial para o profissional de educação física que busca intervir
em sujeitos que apresentam TDAH.
IV. A tarefa tem um papel preponderante para o desempenho motor.
V. A avaliação da coordenação motora fina e grossa proporciona ao
profissional de educação física elementos para atuar de forma
específica nas necessidades de pacientes com TDAH.
É correto apenas o que se afirma em
A) III e IV.
B) I, II e V.
C) I, III e IV.
D) II, IV e V.
E) I, II, III e V.
ENADE 2013 - QUESTÃO 31
Quando se fala em inclusão na educação dos corpos, dos gêneros e das
sexualidades, afirma-se que os sujeitos são plurais e que essa
pluralidade deve ser valorizada e aceita nas suas singularidades. Para
tanto é necessário, de antemão, rejeitar os rótulos que aprisionam,
engessam e fixam os sujeitos, enredando-os em representações que os
nomeiam como feio ou bonito, apto ou inapto, saudável ou doente,
normal ou desviante, masculino ou feminino, heterossexual ou
homossexual. Precisamos nos dar conta de que práticas como essas
reforçam discriminações e exclusões, em vez de ampliar possibilidades
de intervenção junto aos sujeitos, possibilitando que, por meio das
práticas corporais e esportivas, possam exercer sua cidadania e
liberdade constituindo-se como sujeitos sociais.
GOELLNER, S. Cadernos de Formação. Revista Brasileira Ciências do
Esporte, p. 71-83, mar. 2010 (adaptado).
Considerando o texto, avalie as sugestões de condutas a serem
tomadas pelos profissionais de educação física.
I. O profissional de educação física deve planejar e incentivar
atividades próprias para meninas e outras para os meninos. Essa conduta
pode proporcionar atitudes positivas e protetivas, pois atendem às
necessidades naturais e culturais de cada gênero.
II. O respeito à diversidade cultural, social e sexual é o primeiro
passo para uma política inclusiva. Diferença não significa desigualdade,
e essa só pode ser minimizada se houver iniciativas que promovam
atividades coparticipativas, nas quais as diferenças não sejam
eliminadas, mas tratadas em suas especificidades.
III. O incentivo menor para as meninas praticarem atividades esportivas
se dá por questões naturais. Por essa razão, é necessário incentivar as
meninas a participarem dos esportes respeitando sua condição física,
seus desejos e seus afazeres. Isso pode ser feito por meio da oferta de
atividades que lhes sejam viáveis, criando estratégias para que elas se
sintam confortáveis.
É correto o que se afirma em
A) II, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I e III, apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2013 - QUESTÃO 32
Em relação ao treinamento das equipes representadas na
fotografia acima, foi elaborado um programa visando ao aumento do
rendimento das equipes. Examinando o programa, constatou-se uma
discordância entre a ação proposta e o objetivo pretendido. Essa
discordância torna-se evidente quando se
A) propõe exercícios de extensão de cotovelo com sobrecarga, com o
objetivo de desenvolvimento de força no tríceps braquial para melhoria
do arremesso.
B) propõe treinamento aeróbio, objetivando maior oferta de oxigênio
necessária para a manutenção de atividades de longa duração e baixa
intensidade.
C) promove a hipertrofia dos músculos tríceps braquial, ancôneo,
deltoide e peitoral maior, que são os mais solicitados no movimento de
retorno à cadeira após queda.
D) estimula o desenvolvimento de força da musculatura reto abdominal,
que é necessária para a recuperação da postura ereta na cadeira de
rodas após a flexão do tronco.
E) prescreve exercícios de fortalecimento para os músculos glúteo
máximo e glúteo médio, quadrado lombar e piriforme para atletas com
controle ativo da região pélvica.
ENADE 2013 - QUESTÃO 33
O processo de desenvolvimento motor revela-se basicamente
por alterações no comportamento motor. Podemos observar diferenças
desse tipo de desenvolvimento provocadas por fatores próprios do
indivíduo (biologia), do ambiente (experiências oportunizadas aos
sujeitos) e da tarefa em si (físicos/mecânicos). Isso ocorre pela
observação das alterações no processo (forma) e no produto
(desempenho). Dessa forma, um meio primário pelo qual o processo de
desenvolvimento motor pode ser observado é o estudo das alterações no
comportamento motor no decorrer do ciclo da vida. Assim, o
comportamento motor observável real de um indivíduo fornece uma
“janela” para o seu processo de desenvolvimento motor, ou seja,
permite o exame da progressão sequencial de habilidades motoras ao
longo da vida. Nessa perspectiva, uma forma de esquematizar esse
processo de desenvolvimento em fases e estágios de desenvolvimento de
cada fase é a apresentada por Gallahue e Ozmun (2001), na figura 1.
Considerando o texto acima e a figura 1, avalie as seguintes asserções
em relação ao padrão de movimento da criança retratada na figura 2
abaixo.
I. É frequente que meninas aos oito anos de idade apresentem padrão
de arremesso em um estágio de desenvolvimento motor elementar,
similar ao ilustrado na figura 2, e que é inferior ao atingido por
meninos nessa mesma etapa cronológica.
PORQUE
II. Os fatores biológicos são elementos preponderantes para explicar
as diferenças no desenvolvimento das habilidades motoras entre
meninos e meninas na faixa etária de oito anos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma
justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é
uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição
falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição
verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
ENADE 2013 - QUESTÃO 34
A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera que a obesidade
é a epidemia global do século XXI. Muitos são os fatores que
contribuem para a obesidade em crianças na idade escolar. Esses
fatores incluem excesso de horas na utilização de computadores e jogos
eletrônicos, ausência de espaços próximos da residência ou seguros
para a prática de atividades físicas e dietas hipercalóricas e
desbalanceadas.
Considerando o texto acima, avalie as afirmações a seguir.
I. O aumento da pressão arterial, as dislipidemias e a resistência à
insulina são algumas das possíveis consequências resultantes da
obesidade infantil.
II. Associada à prática regular de atividade física, o profissional de
educação física também pode prescrever a restrição do consumo de
alimentos com alto teor calórico.
III. Espera-se que a intervenção do profissional de educação física
contribua para que o indivíduo reconheça a si próprio e sua relação
com o ambiente, conheça os padrões de saúde e adote hábitos saudáveis.
IV. O professor de educação física, ciente da sua responsabilidade
educacional com a saúde de seus alunos, deve elaborar atividades
físicas a serem executadas diariamente com o objetivo de aumentar a
massa muscular, mesmo que causem desconforto aos alunos.
V. A compreensão dos benefícios provocados pelos exercícios físicos
poderá motivar as crianças em idade escolar a realizarem atividades
com maior frequência, pois é nessa faixa etária que o ser humano
perpetua seus hábitos.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) I, III e V.
C) II, IV e V.
D) III, IV e V.
E) I, II, III e IV.
ENADE 2013 - QUESTÃO 35
O salto foi a modalidade da ginástica artística que sofreu mudanças
mais significativas na morfologia no decorrer dos anos. Inúmeros
estudos biomecânicos e o avanço da tecnologia motivaram a Federação
Internacional de Ginástica a adotar a transformação total do
aparelho utilizado para as provas de salto. A segurança dos ginastas
foi um ponto decisivo para essa mudança.
OLIVEIRA, M.S.; BORTOLETO, M.A.C. Apontamentos sobre a evolução
histórica, material e morfológica dos aparelhos da ginástica
artística
masculina. Revista da Educação Física. Maringá, v. 22, n. 2, p. 283-
295, 2011.
Nesse contexto, assinale a opção que descreve corretamente as
funcionalidades de aparelhos utilizados nas provas de salto ou as
mudanças ocorridas.
A) O antigo aparelho, no qual se realizavam as provas de salto, era o
mesmo para as modalidades masculina e feminina, sendo utilizado da
mesma maneira na forma ou direção do salto.
B) O antigo aparelho utilizado nas provas de salto permitia adaptação
para a modalidade masculina em duas provas, sendo suficiente colocar
ou remover as alças.
C) O trampolim, utilizado para impulsionar os ginastas no salto,
também sofreu modificações em sua forma quando houve a mudança do
aparelho cavalo para a mesa.
D) O salto, tanto na modalidade masculina quanto na feminina, teve a
altura de seus aparelhos modificada, com o objetivo de aumentar a
segurança dos atletas na ginástica artística.
E) O fato de ter ocorrido primeiro a mudança no salto feminino fez com
que houvesse uma evolução técnica mais rápida dos saltos nessa
modalidade do que na masculina.
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