Prova de Fonoaudiologia ENADE 2013 com Gabarito OBS: As questões objetivas de 01 a 08 es...
Prova de Fonoaudiologia ENADE 2013 com Gabarito
OBS: As questões objetivas de 01 a 08 estão disponível na
prova de Formação Geral que você pode acessar
clicando neste link. As questões discursivas não foram disponibilizadas com padrão de
resposta.
ENADE 2013 - QUESTÃO 08
Texto I
Muito me surpreendeu o artigo publicado na edição de 14 de
outubro, de autoria de um estudante de Jornalismo, que compara a
legislação antifumo ao nazismo, considerando-a um ataque à
privacidade humana.
Ao contrário do que afirma o artigo, os fumantes têm, sim, sua
privacidade preservada. (...) Para isso, só precisam respeitar o
mesmo direito à privacidade dos não fumantes, não impondo a eles
que respirem as mesmas substâncias que optam por inalar e que, em
alguns casos, saem da ponta do cigarro em concentrações ainda
maiores.
FITERMAN, J. Disponível em: <http://www.clicrbs.com.br>.
Acesso em: 24 jul. 2013 (adaptado).
Texto II
Seguindo o mau exemplo de São Paulo e Rio de Janeiro, o estado do
Paraná, ao que tudo indica, também adotará a famigerada lei
antifumo, que, entre outras coisas, proíbe a existência de
fumódromos nos espaços coletivos e estabelece punições ao
proprietário que não coibir o fumo em seu estabelecimento. É
preciso, pois, perguntar: tem o Estado o direito de decidir a
política tabagista que o dono de um bar, por exemplo, deve adotar?
Com base em que princípio pode uma tal interferência ser
justificada?
A lei somente se justificaria caso seu escopo se restringisse a
locais cuja propriedade é estatal, como as repartições públicas.
Não se pode confundir um recinto coletivo com um espaço estatal.
Um recinto coletivo, como um bar, continua sendo uma propriedade
privada. A lei representa uma clara agressão ao direito à
propriedade.
PAVÃO, A. Disponível em:
<http://agguinaldopavao.blogspot.com.br>.
Acesso em: 24 jul. 2013 (adaptado).
Os textos I e II discutem a legitimidade da lei antifumo
no Brasil, sob pontos de vista diferentes.
A comparação entre os textos permite concluir que, nos textos I e
II, a questão é tratada, respectivamente, dos pontos de vista
A) ético e legal.
B) jurídico e moral.
C) moral e econômico.
D) econômico e jurídico.
E) histórico e educacional.
ENADE 2013 - QUESTÃO 09
Paciente de 12 anos de idade apresenta diagnóstico de paralisia
cerebral atetoide tetraparética com componente espástico. Recebeu o
diagnóstico aos 18 meses em função de uma ressonância magnética e da
avaliação clínica, que identificou lesão possivelmente relacionada à
asfixia perinatal.
Frequenta uma escola especial e, segundo avaliação
fonoaudiológica, apresenta as seguintes características: hipertonia
dos órgãos fonoarticulatórios, dificuldade no controle de sialorreia,
incoordenação de mastigação e deglutição. Com relação à linguagem, a
criança compreende o que lhe é dito, mas utiliza-se apenas de gestos
indicativos e da sucessão sonora do “o” para a sua comunicação.
Qual conduta terapêutica seria recomendável para o tratamento do
paciente em relação à linguagem?
A) Utilização de treinamento de vocabulário básico para efetivar a
comunicação por meio da repetição de um grupo de palavras do mesmo
campo semântico.
B) Utilização de exercícios de motricidade orofacial para diminuir a
hipertonia e melhorar o movimento articulatório para a produção de
fala.
C) Produção de vocalizações de sons para que a comunicação possa
ocorrer por meio de diferentes entonações vocais.
D) Introdução do Sistema de Comunicação Suplementar e(ou) adoção de
alternativa terapêutica que envolva a família e a escola, pois a
dificuldade de fala da criança não implica a impossibilidade de
estabelecer comunicação.
E) Exclusão de proposta relacionada à linguagem da criança, uma vez
que já tem 12 anos de idade e apresenta prognóstico de ausência de
oralidade.
ENADE 2013 - QUESTÃO 10
A gagueira é um distúrbio da fluência e da temporalização da
fala. A fluência refere-se à suavidade, facilidade, falta de esforço
com que sons, sílabas, palavras e frases são ligados durante a fala.
Para uma pessoa que gagueja, a produção da fala é uma atividade
trabalhosa, não sendo automática tal como ocorre para uma pessoa
considerada fluente. A temporalização refere-se ao tempo de execução
dos sons, sílabas, palavras e frases.
Cada som da fala possui um tempo
usual para ser dito. Na fala gaguejada, alguns sons são pronunciados
em tempo maior que o habitual.
Com relação à gagueira, infere-se que
A) pessoas que gaguejam apresentam troca de palavras durante a fala e
pouco movimento corporal ao falar, embora consigam produzir frases
complexas.
B) os bloqueios de sons são sintomas de alteração na temporalização da
fala.
C) entre os sintomas de alteração na temporalização da fala estão
excluídos os prolongamentos de sons.
D) pessoas que gaguejam apresentam concomitantemente as
características físicas de bloqueios, prolongamentos e
repetições.
E) a repetição de sons e sílabas é sintoma de alteração na
temporalização da fala.
ENADE 2013 - QUESTÃO 11
Para abordar a escola como um espaço de saúde, partimos da ideia de
que ser saudável é ter a possibilidade de avaliar a realidade,
reconhecendo e dando visibilidade às suas potencialidades, e de
considerar o que já se possui para construir um cenário melhor. Por
isso, o espaço escolar, entendido como saudável, é considerado
dentro de um contexto maior: a comunidade onde está inserido e a
sociedade que o estrutura.
Edmundo,K.; Bittencourt, D.; Nascimento, G. Saúde e educação:
Salto para o futuro. Brasília. Ministério da Educação e Cultura.
Ano XVIII, boletim 12 - Agosto de 2008 (adaptado).
Considerando o exercício profissional do fonoaudiólogo de
acordo com os pressupostos explicitados no texto acima, conclui-se que
A) sua atuação deve auxiliar a escola na construção social da saúde e
na aquisição de habilidades e atitudes pessoais de aprendizagem,
afetividade e cuidado de toda comunidade.
B) suas práticas profissionais no espaço escolar devem estar em
consonância com as ações educacionais da escola sem necessariamente
obedecer a políticas, programas e projetos educacionais vigentes.
C) as metas do seu trabalho devem auxiliar no sucesso escolar, criando
espaços de diálogo para os diferentes atores, independentemente de
seus diversos contextos.
D) o profissional deve participar do diagnóstico institucional, a fim
de identificar e caracterizar os problemas de aprendizagem, com vistas
à realização de atendimentos clínicos terapêuticos para a recuperação
do processo de ensinoaprendizagem.
E) o profissional deve restringir a sua participação ao espaço
escolar, sensibilizando e capacitando educandos, educadores e
familiares para a utilização da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).
ENADE 2013 - QUESTÃO 12
Os documentos oficiais acerca da atenção à saúde do idoso afirmam
que o trabalho deve ser realizado com base na promoção do
envelhecimento ativo e saudável, na manutenção e reabilitação da
capacidade funcional e no apoio ao desenvolvimento de cuidados
informais.
Nesses documentos, consta também que cabe aos gestores
de saúde dos municípios o desenvolvimento de ações visando a
atenção integral à saúde dos idosos em sua comunidade (Estatuto do
Idoso, 2003). Assim, vários profissionais da saúde têm sido
convocados para o trabalho junto ao idoso, com a finalidade de
garantir-lhe maior qualidade de vida.
BRASIL. Estatuto do Idoso: Lei federal nº 19.741, de 1º de outubro
de 2003.
Brasília, DF: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2004
(adaptado).
Considerando-se as ações voltadas para a promoção de saúde,
contratou-se um fonoaudiólogo em uma ONG que tem o objetivo de dar
aos idosos a oportunidade de desenvolverem atividades nas áreas da
cultura, do lazer e da educação. Essa ONG também oferece
qualificação a trabalhadores para atuarem na promoção da qualidade
de vida e no incentivo a maior autonomia da pessoa idosa.
Nesse contexto, o foco da atuação do fonoaudiólogo na promoção à
saúde do idoso deve concentrar-se em
I. ações em grupo que possam promover maior qualidade de vida ao
idoso, tais como oficinas de linguagem.
II. práticas direcionadas para a formação de cuidadores de idosos.
III. condutas que evitem a violência contra o idoso, denunciando a
negligência e a violência física ou psicológica.
IV. ações de triagem e encaminhamento para atendimento
fonoaudiológico hospitalar.
V. atendimentos individuais a idosos com afasia, demências e outras
alterações neurológicas.
É correto apenas o que se afirma em
A) I, II e III.
B) I, II e IV.
C) I, III e V.
D) II, IV e V.
E) III, IV e V
QUESTÃO 13 - ANULADA
ENADE 2013 - QUESTÃO 14
Em função da Política Nacional de EducaçãoEspecial na
Perspectiva da Educação Inclusiva, os profissionais de educação e
saúde estão diretamente implicados na criação de alternativas para a
superação das dificuldades enfrentadas no processo de consolidação
do sistema educacional inclusivo.
No caso específico da surdez, faz
parte das atribuições do fonoaudiólogo, na área educacional, o
desenvolvimento de ações para a educação bilíngue.
Para a superação das dificuldades enfrentadas pelo sistema
educacional inclusivo no contexto da educação bilingue de surdos, é
indicado que o fonoaudiólogo participe
I. da formação de professores, visando favorecer o processo de
ensino-aprendizagem de alunos surdos em sala de aula. Para tanto, é
fundamental o conhecimento do papel da língua de sinais na
aprendizagem e na aquisição da modalidade escrita da língua
portuguesa, entre outros aspectos.
II. de classes especiais, como uma possibilidade de intervenção
junto a alunos com deficiência auditiva.
III. do atendimento educacional especializado voltado para o ensino
da língua portuguesa, na modalidade oral, como sendo a primeira
língua do surdo e da Lígua Brasileira de Sinais como a segunda.
IV. de ações realizadas com familiares para sensibilizá-los quanto
ao papel da língua de sinais na comunicação e na aprendizagem do
aluno.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.
ENADE 2013 - QUESTÃO 15
Um ortodontista encaminhou uma paciente de 10 anos de idade,
que faz uso de aparelho ortodôntico há 1 ano para correção de
mordida aberta anterior, para avaliação fonoaudiológica, pois
percebera incorreta movimentação da língua durante a fala, mesmo com
a redução da mordida aberta.
A paciente é respiradora oral, com
constantes episódios de rinite alérgica, e realiza acompanhamento
com otorrinolaringologista.
Na avaliação, o fonoaudiólogo
identificou as seguintes alterações: flacidez de bochechas, lábios e
língua; mobilidade reduzida de lábios; projeção anterior da língua
durante a fala e a deglutição; distorção dos fonemas /s/, /z/ e /r/;
ausência de selamento labial e respiração ruidosa.
A partir dos achados na avaliação, o fonoaudiólogo concluiu que a
paciente apresenta
A) deglutição atípica e desvio fonético-fonológico, devendo aguardar
a alta do tratamenhto ortodôntico para iniciar a terapia
fonoaudiológica.
B) distúrbio oromiofuncional, deglutição adaptada e desvio fonético,
devendo realizar terapia fonoaudiológica de forma concomitante aos
demais tratamentos.
C) distúrbio oromiofuncional e desvio fonológico, devendo aguardar a
alta do tratamento com otorrinolaringologista para iniciar a terapia
fonoaudiológica.
D) sistema estomatognático de aspecto normal, porém com distúrbio
articulatório, devendo iniciar a terapia fonoaudiológica para
correção da distorção dos fonemas /s/, /z/ e /r/.
E) distúrbio oromiofuncional e deglutição adaptada, com articulação
normal e sem desvio, devendo iniciar a terapia para melhorar a
função do sistema estomatognático.
ENADE 2013 - QUESTÃO 16
A avaliação da disfagia em crianças deve ser feita pelo
estudo das fases oral, faríngea e esofágica da deglutição. Na fase
faríngea, o uso do exame de videofluoroscopia da deglutição auxilia
e orienta o plano de terapia.
Considerando-se a imagem acima, que apresenta o exame de
videofluoroscopia de deglutição de uma criança de 7 anos de idade
portadora de disfagia orofaríngea grave, a fonoterapia, nesse
caso, visaria
A) estimular tanto a propulsão de língua no paciente, evitando
possíveis episódios de penetração e(ou) aspiração laringotraqueal,
quanto o uso de manobras posturais com o uso de alimento de
consistência líquida.
B) orientar o uso de alimentação exclusivamente por via oral em
consistência sólida e ter a técnica de empuxo como foco.
C) trabalhar o aumento de força das estruturas orofaríngeas da
deglutição de saliva e o treino de manobras de postura.
D) aumentar a pressão intraoral no paciente por meio da mudança de
temperatura de alimentos e do uso do cotonete resfriado de
Franscine.
E) promover o uso de alimentos de consistência líquida com
temperatura alterada e orientar a higienização da cavidade oral.
ENADE 2013 - QUESTÃO 17
Considerando-se o impacto ambiental e ocupacional na geração
de riscos para a audição nos dias de hoje, as perdas auditivas
adquiridas representam um problema de saúde pública, o que exige seu
pleno reconhecimento por intermédio de sistemáticas notificações que
permitam propor medidas preventivas e instrumentos de vigilância
epidemiológica.
Nesse contexto, o Programa de Prevenção de Perdas
Auditivas prevê como medidas
A) o estabelecimento de audiograma de referência de todos os
trabalhadores, a realização de acompanhamento audiométrico e a
identificação de indivíduos que necessitem ser encaminhados para
tratamento.
B) o mapeamento do ruído, a indicação das áreas de risco de ruído e
aviso de alerta; o controle do ruído, a proteção da audição, a
educação, o treinamento e o gerenciamento audiométrico.
C) a recomendação do protetor auditivo circumauricular e(ou) de
inserção para proteção do sistema auditivo contra níveis de pressão
sonora superiores ao estabelecido na Norma Regulamentadora nº 15.
D) o rodízio de função, o rodízio de máquinas, a implantação de
pausas, a redução da exposição a ruídos, a mudança de função.
E) a modificação ou substituição de equipamento que cause alteração
física na origem, reduzindo os níveis sonoros que chegam aos ouvidos
do trabalhador.
ENADE 2013 - QUESTÃO 18
O Brasil apresenta uma taxa de envelhecimento populacional
ascendente. Segundo o IBGE, em 2010, a população brasileira era de
190 755 799 habitantes, dos quais 20 590 599 eram considerados
idosos (idade ≥ 60 anos), correspondendo a 10,8% da população
brasileira.
Estima-se que, em 2025, o Brasil ocupará o sexto lugar
quanto ao contingente de idosos, alcançando cerca de 32 milhões de
pessoas com 60 anos ou mais. Em 2050, as crianças de 0 a 14 anos
representarão 13,15%, ao passo que a população idosa alcançará os
22,71% da população total.
MORAES, E. N. Atenção à saúde do Idoso: Aspectos Conceituais.
Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2012 (adaptado).
Considerando a prospecção apresentada no texto e no gráfico
acima, infere-se que o fonoaudiólogo que atue nos serviços públicos
deve
I. ter sua atuação marcada por um enfoque clínico-terapêutico, em um
modelo de atenção à saúde de forma individual, restringindo suas
ações a atendimentos nos níveis secundário e terciário de
assistência à saúde.
II. participar da criação de espaços de convivência, concentrando-se
na estimulação das funções cognitivas, linguísticas, funcionais e
sociais como ferramentas de qualidade de vida para a sociedade.
III. ampliar a sua participação em estudos epidemiológicos das
alterações fonoaudiológicas associadas às doenças crônicas e
degenerativas, em razão do perfil demográfico mais envelhecido da
população brasileira.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2013 - QUESTÃO 19
Uma mulher, com 39 anos de idade, há 5 anos está
apresentando dificuldades para entender a fala das pessoas,
especialmente em situações ruidosas. Alega ter mais facilidade para
ouvir na orelha direita. Nunca trabalhou em ambientes ruidosos. Não
se recorda de ter feito tratamentos com medicações ototóxicas.
Submetida a audiometria, obtiveram-se os seguintes resultados:
A partir das informações acima, avalie as afirmações a seguir.
I. Foi necessário utilizar mascaramento auditivo, entre 20 dB e 50
dB (orelha direita: orelha não testada), para obtenção dos
limiares de via óssea.
II. Foi desnecessário utilizar mascaramento auditivo para a
obtenção dos limiares de via aérea.
III. O IPRF da orelha direita foi de 100% para monossílabos; o da
esquerda foi de 80% para monossílabos e 92% para dissílabos.
IV. Foram registradas curvas timpanométricas do tipo B,
bilateralmente.
É correto apenas o que se afirma em
A) I.
B) II.
C) I e III.
D) II e IV.
E) III e IV.
ENADE 2013 - QUESTÃO 20
Os estudos sobre o processo de aquisição de linguagem tiveram
grande impulso no século XX. Entre as principais teorias que
surgiram, podemos destacar a Inatista, a Behaviorista, o
Cognitivismo Construtivista e a Sociointeracionista.
Considerando as
diferentes implicações dessas teorias nas propostas de atuação
fonoaudiológica, a aquisição da linguagem,
A) segundo a teoria Behaviorista, está relacionada a um dispositivo
que é acionado quando a criança é exposta à língua materna.
B) de acordo com a teoria Construtivista, depende do desenvolvimento
cognitivo da criança.
C) de acordo com a teoria Inatista, considera a interação como um
espaço em que a criança se constrói como sujeito.
D) para a teoria Sociointeracionista, ocorre pelo estímulo e
resposta e pelo reforço positivo e negativo.
E) para a teoria Construtivista, ocorre pelo estímulo e resposta e
pelo reforço positivo e negativo.
ENADE 2013 - QUESTÃO 21
Um fonoaudiólogo que trabalha em um Núcleo de Atenção à Saúde
da Família (NASF), em uma de suas visitas domiciliares, foi
questionado sobre a normalidade ou não da voz de um dos membros da
casa: uma rapaz de 23 anos de idade.
Nesse caso, o fonoaudiólogo, em
primeiro lugar, deveria
A) ouvir a voz do rapaz, em fala espontânea e(ou) encadeada, e em
vogal sustentada, relacionando a qualidade da voz à idade e ao sexo do
falante.
B) pedir aos membros da família que descrevessem os hábitos vocais do
rapaz e seu comportamento em casa, além de solicitar um exame
laríngeo.
C) ouvir atentamente a voz do rapaz para determinar sua frequência,
intensidade, jitter e shimmer.
D) solicitar ao rapaz e à família informações pormenorizadas sobre o
desenvolvimento de sua voz na infância.
E) solicitar ao rapaz que inspirasse e expirasse lentamente, para
avaliar seu tipo e modo respiratórios.
ENADE 2013 - QUESTÃO 22
Um fonoaudiólogo foi convidado a assessorar um grupo de canto
coral durante a turnê de apresentações. Nesse período, além do
trabalho de condicionamento vocal, ele deveria ministrar pequenas
palestras, com orientações ao grupo.
Nessa situação, o trabalho de condicionamento vocal e os temas das
palestras deveriam abranger, respectivamente,
I. exercícios vocais com empuxo e orientações sobre tipo
respiratório.
II. exercícios vocais com sons vibrantes em escalas ascendentes e
descendentes e orientações sobre saúde vocal.
III. exercícios vocais de ressonância e de projeção da voz e
orientações sobre relação corpo-voz.
IV. exercícios de trato vocal semiocluído e orientações sobre
higiene vocal.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e III.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.
ENADE 2013 - QUESTÃO 23
Uma jovem professora recém-formada, leciona em duas escolas
de ensino médio de sua cidade. Após os primeiros meses no emprego,
procurou o serviço de fonoaudiologia de uma Unidade Básica de Saúde,
pois seus alunos reclamam que não conseguem entender o que ela diz
durante as aulas.
Ela acredita que isso ocorre porque sua voz é
fraca. A avaliação fonoaudiológica revelou que ela não possui
distúrbio orgânico de comunicação, porém sua fala caracteriza-se por
articulação com amplitude reduzida e velocidade de fala aumentada.
Na anamnese, ela reconheceu que é uma pessoa tímida e que sempre
falou dessa forma, porém isso não lhe havia trazido problemas
anteriormente. Além disso, referiu que os ambientes em que dá aula
são ruidosos e, quando tenta falar mais forte, sente fadiga.
A partir do caso descrito, avalie as seguintes condutas a serem
adotadas pelo fonoaudiólogo.
I. Encaminhá-la ao serviço de psicologia, para que possa enfrentar
sua timidez, que é a causa principal de seu problema.
II. Orientá-la quanto aos diferentes fatores identificados, que
estão prejudicando a efetividade da comunicação entre ela e seus
alunos.
III. Propor tratamento fonoaudiológico semanal, que priorize os
problemas vocais, pois estudos indicam que o risco de professores
desenvolverem disfonias é elevado.
IV. Indicar acompanhamento por meio de programa de aprimoramento da
comunicação, de efetividade conhecida, que favoreça o
aperfeiçoamento dos padrões de fala, voz e linguagem.
V. Encaminhá-la para investigação neurológica, já que a redução da
amplitude articulatória e da velocidade da fala são manifestações
que ocorrem com frequência nos quadros de disartria.
É correto apenas o que se afirma em
A) II e IV.
B) I, III e IV.
C) I, III e V.
D) II, III e V.
E) I, II, IV e V.
ENADE 2013 - QUESTÃO 24
Considerando a ilustração apresentada acima, que descreve uma
proposta de linha de cuidado de pacientes com câncer, avalie as
seguintes possibilidades de atuação do fonoaudiólogo com pacientes
disfágicos em decorrência de câncer de cabeça e pescoço.
I. Esclarecer a equipe quanto aos benefícios funcionais dos
protocolos de preservação de órgãos nesses casos, tendo em vista a
baixa prevalência de disfagia mecânica associada a essa opção de
tratamento.
II. Definir o tratamento de escolha - cirúrgico, rádio e(ou)
quimioterápico -, considerando que o impacto funcional sobre a
função alimentar é o fator determinante na definição da conduta a
ser adotada em cada caso.
III. Acompanhar os pacientes ao longo do tratamento radioterápico
quanto às possíveis alterações da mastigação e da deglutição
decorrentes, as quais podem ser evidenciadas também a longo prazo,
após o término da radioterapia.
IV. Contribuir para a detecção precoce de câncer de cabeça e
pescoço, com o reconhecimento, na população sob seus cuidados, de
sinais de alerta, como rouquidão e feridas que não cicatrizam, e
encaminhamento para avaliação especializada.
V. Avaliar e diagnosticar a presença de disfagia mecânica por meio
de protocolos que investiguem, além das sequelas nas estruturas e
funções orofaciais, o seu impacto sobre a restrição de atividades e
participação social do indivíduo, uma vez que esses aspectos definem
a conduta fonoaudiológica.
É correto apenas o que se afirma em
A) I.
B) II.
C) I e V.
D) II, III e IV.
E) III, IV e V.
ENADE 2013 - QUESTÃO 25
Um fonoaudiólogo atua em uma clínica interdisciplinar,
especializada em tratamento ortodôntico. Em sua prática diária,
observou, na anamnese, que a maioria dos clientes atendidos
apresentavam as seguintes queixas:
- dificuldade ou dor ao abrir a boca;
- dificuldade para movimentar a mandíbula para os lados;
- cansaço ou dor muscular ao mastigar;
- dores de cabeça com frequência;
- dor na nuca ou torcicolo;
- dores de ouvido ou na região próxima a ele;
- ruídos na região das articulações temporomandibulares (ATMs) ao
mastigar ou abrir a boca.
Diante disso, o profissional elaborou um plano de ação terapêutica
para esses clientes. Nessa situação, avalie as asserções a seguir e
a relação proposta entre elas.
I. O plano deve incluir massagens miorrelaxantes nos músculos
levantadores da mandíbula e exercícios de abertura e fechamento de
boca com guia de língua.
PORQUE
II. Os sintomas referidos pelos clientes são característicos de
quadros de disfunção temporomandibular (DTM) e envolvem a
hiperfunção dos músculos levantadores da mandíbula (masseteres,
pterigoideos mediais e temporais). A lubrificação das ATMs é
importante nesses casos, porém deve ser feita sob o maior controle
possível para evitar o deslocamento do disco articular.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma
justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é
uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição
falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição
verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
ENADE 2013 - QUESTÃO 26
O implante coclear (IC) representa o mais importante avanço
no tratamento de deficientes auditivos que não apresentam
aproveitamento com o aparelho de amplificação sonora individual
(AASI). Para seleção e encaminhamento de pacientes que podem se
beneficiar dessa tecnologia, deve-se conhecer exatamente seu
funcionamento e sua dimensão no processo de reabilitação, assim como
os critérios de seleção de candidatos. Essa tecnologia
A) possibilita a estimulação elétrica às células remanescentes da
cóclea, favorecendo o processo de reabilitação nos aspectos que
envolvem a aquisição dos signos linguísticos e de linguagem oral,
tanto em crianças, quanto em adultos.
B) possibilita a amplificação dos sons e requer a existência de
células ciliadas para que o sinal acústico seja transferido ao nervo
auditivo; oferece melhor percepção e discriminação da fala, dos sons
ambientais e de alerta, mas não garante o desenvolvimento da
linguagem oral.
C) possibilita a estimulação às células remanescentes da cóclea em
todos os pacientes com deficiência auditiva neurossensorial,
proporcionando benefícios na reabilitação da audição, linguagem,
habilidades de comunicação e educacionais, uma vez que oferece
melhores condições de escuta.
D) possibilita a amplificação de sons provenientes das células
remanescentes da cóclea em pessoas que não se beneficiam com o uso
do AASI e permite, por meio de radiofrequência, o envio de impulsos
diretamente às células ciliadas, trazendo benefícios na reabilitação
quanto à percepção da fala.
E) possibilita que a estimulação elétrica do dispositivo ative as
vias auditivas, estimulando diretamente as fibras do nervo coclear,
e proporciona uma velocidade maior no desenvolvimento das
habilidades auditivas, porque tem acesso à detecção dos sons da
fala, embora não garanta o desenvolvimento da linguagem oral.
ENADE 2013 - QUESTÃO 27
Com o envelhecimento da população mundial, o número de
pessoas com doenças neurodegenerativas incuráveis, incluindo as
demências, tem crescido. A disfagia é encontrada com frequência no
estágio avançado da doença, levando à desnutrição, desidratação,
perda de peso e aumento do risco de pneumonia aspirativa.
Considerando a atuação do fonoaudiólogo na equipe responsável pelo
cuidado do paciente disfágico no estágio avançado da demência,
avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Quanto à alimentação do paciente, a gastrostomia é indicada para
garantir o aumento do tempo de sobrevida, maior conforto ao paciente
e redução do risco de pneumonia aspirativa.
PORQUE
II. Na definição da conduta quanto à alimentação do paciente, devem
ser contemplados fatores como a manutenção da qualidade de vida, o
posicionamento da família e, quando conhecido, o posicionamento
prévio do paciente quanto a esse aspecto quando sua autonomia ainda
não estava limitada.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma
justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é
uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição
falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição
verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
ENADE 2013 - QUESTÃO 28
Uma escola regular da rede municipal de ensino solicitou à
secretaria de educação a inserção de um fonoaudiólogo para
participar do planejamento escolar e orientar os docentes acerca de
algumas dificuldades encontradas em alunos das turmas de 1º e 2º
anos do ensino fundamental.
Durante a visita à escola, o
fonoaudiólogo observou que as salas do ensino fundamental estavam
localizadas próximas à rua e ao lado da quadra de esportes e não
apresentavam proteção contra o ruído externo.
Ao conversar com as
professoras, ouviu o seguinte relato de uma delas: “observo que
alguns alunos falam muito alto e frequentemente ficam roucos; alguns
não prestam atenção à aula e parecem não escutar o que digo, mesmo
que eu eleve minha voz”. Outras professoras também se queixaram que
o barulho da rua e da quadra de esportes atrapalhava a aula.
Considerando a situação exposta, analise as afirmações a seguir,
quanto à conduta do fonoaudiológo na escola.
I. É necessária a realização da triagem auditiva com enfoque em
processamento da audição nas crianças das turmas de 1º e 2º anos
para verificar possível interferência do ruído externo no desempenho
em sala de aula.
II. A escola deve ser orientada sobre a necessidade de proteger a
sala de aula contra o ruído externo, visando à melhora da
aprendizagem das crianças e da saúde vocal do professor.
III. A triagem deve ser realizada para verificar possíveis
transtornos na fala, na voz, na audição e na leitura e escrita das
crianças, sem orientar a escola sobre a proteção das salas contra o
ruído externo.
IV. É necessária a realização de oficinas para os professores sobre
a saúde vocal, com orientação sobre medidas de ação contra o abuso
vocal com vistas à melhora da qualidade de vida do professor.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) I e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.
ENADE 2013 - QUESTÃO 29
Uma criança nasceu com fissura transforame incisivo
unilateral esquerda e foi encaminhada para acompanhamento em um
centro de referência. Realizou as cirurgias plásticas primárias no
tempo preconizado como ideal, bem como o enxerto ósseo secundário em
rebordo alveolar. Foi submetida ao tratamento ortopédico transversal
e sagitalmente, no final da dentição decídua.
Atualmente está com 18
anos e continua seu acompanhamento especializado. Em sua última
consulta fonoaudiológica, os resultados da avaliação foram:
substituição dos pontos articulatórios dos fonemas labiodentais e
linguodentais, por ponto bilabial e ponto linguolabial,
respectivamente, ceceio anterior nos fonemas alveolares e fraca
pressão intraoral nos fonemas plosivos, além de hipernasalidade
moderada. Foi observada projeção anterior de língua durante a
deglutição, nas três consistências de alimentos oferecidos.
Apresentou qualidade vocal velada, com pitch muito agudo; ao longo
do discurso, percebeu-se intensidade de voz reduzida, soprosidade
assistemática e fadiga vocal (com resultado de exame laringológico,
laudado por otorrinolaringologista, sem alterações estruturais).
Diante dos resultados da última avaliação, em relação à hipótese
diagnóstica fonoaudiológica e aos encaminhamentos interdisciplinares
necessários, assinale a opção correta.
A) Hipótese diagnóstica: alterações das funções do sistema
estomatognático por deglutição atípica e distúrbio
fonético-fonológico; puberfonia. Encaminhamento: tratamento
ortodôntico e tratamento fonoaudiológico.
B) Hipótese diagnóstica: alterações das funções do sistema
estomatognático por deglutição atípica e insuficiência velofaríngea;
disfonia organofunional. Encaminhamento: tratamento ortodôntico e
tratamento fonoaudiológico.
C) Hipótese diagnóstica: alterações das funções do sistema
estomatognático por discrepância maxilomandibular e insuficiência
velofaríngea; puberfonia. Encaminhamento: cirurgia ortognática e
tratamento fonoaudiológico.
D) Hipótese diagnóstica: alterações das funções do sistema
estomatognático por discrepância maxilomandibular e distúrbio
fonético-fonológico; disfonia organofuncional. Encaminhamento:
cirurgia ortognática e tratamento fonoaudiológico.
E) Hipótese diagnóstica: alterações das funções do sistema
estomatognático por deglutição atípica, distúrbio fonológico e
insuficiência velofaríngea. Encaminhamento: cirurgia ortognática e
tratamento ortodôntico.
ENADE 2013 - QUESTÃO 30
Nas tabelas a seguir, apresentam-se dados de uma pesquisa
realizada em um centro de educação infantil, com pais de crianças de
5 a 7 anos de idade, em relação ao comportamento vocal de seus
filhos.
Tabela 1. Respostas assinaladas pelos pais, relacionadas aos hábitos
vocais das crianças.
Tabela 2. Respostas assinaladas pelos pais, relacionadas ao momento
em que mais se evidencia a alteração vocal na criança.
Considerando o trabalho fonoaudiológico nesse centro de educação
infantil (creche), analise as ações listadas a seguir.
I. Atividades educacionais voltadas à conscientização do uso da
voz no canto e dos prejuízos do grito para a saúde vocal.
II. Terapias em grupo e(ou) individuais no ambiente do centro
educacional com as crianças que apresentam alterações vocais após
situações de abuso.
III. Atividades em grupo com uso de voz em intensidade controlada,
em diferentes situações comuns às atividades desenvolvidas no
centro de educação.
São pertinentes à prevenção de disfonia infantil, nessa população
específica, as ações
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2013 - QUESTÃO 31
Segundo resultados divulgados pelo Censo 2010, realizado pelo
IBGE, 45,6 milhões de pessoas apresentam algum tipo de deficiência, o
que representa 23,91% da população brasileira. Em 2011, foi lançado o
Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Plano Viver
sem Limite, cujos objetivos gerais incluem
A) limitar o acesso e reorganizar a Rede de Atenção Integral à Saúde,
contemplando as áreas de deficiência auditiva, física, visual,
intelectual, ostomias e múltiplas.
B) readequar tetos das unidades de saúde auditiva e estabelecer novos
critérios de indicação e contraindicação de implante coclear.
C) ofertar planos municipais de acessibilidade articulados com as
metas nacionais estabelecidas no contexto do eixo acessibilidade.
D) oferecer tratamento das deficiências auditivas na atenção básica,
média e de alta complexidade em todo território nacional.
E) ofertar um conjunto de políticas públicas para pessoas com
deficiência, estruturadas em quatro eixos: acesso à educação; inclusão
social; atenção à saúde e acessibilidade.
ENADE 2013 - QUESTÃO 32
As doenças vasculares encefálicas estão entre as principais
causas de mortalidade e morbidade, com incidência e prevalência
elevadas na população idosa.
Tais quadros podem levar ao
comprometimento das funções orofaciais, com impactos diversos sobre
as atividades desenvolvidas e participação social desses indivíduos.
Em relação ao processo de avaliação e diagnóstico fonoaudiológicos,
essa condição impõe desafios ao profissional, que precisa
distinguir, entre as modificações naturais da senescência, aquelas
relacionadas ao processo patológico.
O fonoaudiólogo, ao avaliar um idoso com sequela neurológica, deve
considerar que
A) a diminuição das sensibilidades gustativa e olfatória é uma
característica específica dos quadros neurogênicos, que depende da
área cerebral afetada, porém não é encontrada no processo natural de
envelhecimento.
B) a presença de sinais como fadiga muscular e maior duração da
mastigação e da deglutição indica uma patologia neurológica, pois as
modificações decorrentes da senescência não podem explicar tais
características.
C) a redução da coordenação pneumofonoarticulatória é esperada
apenas nos quadros neurológicos, uma vez que na senescência não
ocorrem modificações no sistema respiratório capazes de impactar na
produção da fala.
D) a perda da eficiência mastigatória é encontrada em idosos
saudáveis e decorre da mudança da composição muscular, já nos
quadros patológicos de origem neurológica, apresenta-se quando há
perda de elementos dentários.
E) a redução da velocidade da fala é esperada no idoso saudável, em
decorrência de modificações do sistema neuromuscular próprias do
processo de envelhecimento, mas o aumento dessa velocidade pode
ocorrer somente em quadros neurogênicos específicos.
ENADE 2013 - QUESTÃO 33
Um paciente com 2 anos de idade, portador de múltipla
deficiência sensorial (surdo-cego) é atendido por um fonoaudiólogo
desde os 6 meses com estimulação específica e individualizada. Ele
apresenta perda auditiva neurossensorial moderada à esquerda e perda
auditiva neurossensorial profunda à direita. Possui dificuldade em
acompanhar e fixar a visão, dificuldade de ordem neurológica,
apresentando melhor percepção no olho esquerdo (visão periférica).
Por orientação do fonoaudiólogo, o paciente frequenta um espaço com
Atendimento Educacional Especializado (AEE) há 8 meses.
Considerando os avanços conquistados pelos fonoaudiólogos junto ao
contexto educacional e o papel do educador no processo do
desenvolvimento global desse paciente, o fonoaudiólogo deve
A) estimular o uso de recursos tecnológicos durante a terapia com o
paciente, pois a relação entre a forma, o método e o conteúdo usado
no AEE para o desenvolvimento da aprendizagem independe das
interações vivenciadas pelo paciente nas suas demais relações
sociais.
B) participar do projeto político-pedagógico do AEE, apoiando os
profissionais da educação, tradutores e intérpretes de Língua
Brasileira de Sinais, guia intérprete e outros que atuem como apoio,
incentivando atividades adequadas de acordo com as necessidades
educacionais do paciente.
C) auxiliar o professor no papel de mediador, por intermédio de um
planejamento individualizado, que atenda as necessidades,
habilidades e interesses do paciente, orientando-o em relação ao uso
de práticas clínicas fonoaudiológicas a serem associadas à prática
pedagógica.
D) orientar acerca da restrição do uso de recursos tecnológicos que
tenham como objetivo a estimulação dos sistemas sensoriais auditivo
e visual na prática pedagógica pelas características clínicas
apresentadas pelo paciente.
E) ofertar aos pais e familiares um apoio intensivo, desenvolvendo
atividades adequadas às necessidades do paciente, para que, de forma
gradativa e segura, eles possam se tornar especialistas nos cuidados
com o paciente.
ENADE 2013 - QUESTÃO 34
O Déficit do Processamento Auditivo Central (DPAC) é um conjunto
de processos e mecanismos que ocorrem dentro do sistema auditivo
em resposta a um estímulo acústico. É um problema que atinge 7%
das crianças em idade escolar.
American Speech-Language-Hearing Association. (Central) Auditory
Processing Disorders, 2005 (adaptado).
Considerando os conceitos sobre DPAC e a sua relação com as
questões escolares, infere-se que
A) um aluno com DPAC apresentará bom desenvolvimento e interação com
os demais alunos, pois ele escuta e compreende bem, discriminando os
sons e detectanto as diferenças entre eles.
B) uma queixa frequente na escola, de alunos com DPAC, é a
dificuldade de ouvir em ambientes acústicos desfavoráveis (ruidosos)
mesmo que a audição esteja dentro do padrão de normalidade.
C) como uma das etapas do processamento auditivo é a discriminação,
os alunos que possuem DPAC realizam essa etapa com sucesso,
apresentando escrita rica e sem erros.
D) o professor poderá se posicionar em qualquer espaço da sala de
aula, pois os alunos com DPAC possuem a habilidade de localização e
lateralização sonora preservada.
E) contar histórias é um recurso favorável a ser utilizado com
alunos com DPAC, pois organização e sequenciação dos estímulos
verbais e nãoverbais são realizadas com sucesso pelo aluno.
ENADE 2013 - QUESTÃO 35
Um menino de 9 anos de idade, está no terceiro ano de uma
escola pública e apresenta dificuldades de aprendizagem. Segundo a
professora, ele escreve do mesmo modo que fala. Dessa forma, foi
solicitado à mãe que encaminhasse o menino para uma avaliação
fonoaudiológica, pois a professora acredita que ele seja disléxico.
O sonho dele é ser jogador de futebol e ele acredita que para isso
não precisa estudar, já que seus pais, apesar de não terem terminado
a educação básica, conseguiram trabalhar. Na escola, mostra-se sem
interesse para fazer as atividades propostas e sempre diz que não
quer ler, pois sua leitura é muito lenta.
Segue, um trecho de sua escrita:
“Eraumaves un castelo muinto velho e eumdia treis mininos pobres
quetinham passado por lá. Come saram a reformar o castelo e a
notisia se espahol e os mininos creseram e finalmente o castelo
ficol pornto os mininus foram entrando elá dentro tinha sinco
cuartos.”
Considerando o texto e o histórico da criança, avalie as afirmações
a seguir.
I. A aquisição da linguagem escrita está relacionada às práticas
sociais nas quais a criança está inserida, podendo essas representar
obstáculos para um bom desempenho escolar. Diante disso, as
dificuldades de escrita do menino podem estar influenciadas pelas
práticas de letramento de seus familiares e amigos.
II. A dificuldade de segmentação das palavras é uma das
características da dislexia; logo, é correto afirmar que o menino é
disléxico.
III. A dislexia é um distúrbio específico de aprendizagem, de origem
neurológica, caracterizada pela dificuldade na fluência correta da
leitura, na decodificação e na soletração, resultantes de um déficit
no componente fonológico da linguagem.
IV. O diagnóstico de dislexia feito pela professora da criança está
correto. Nesse caso, considera-se efetiva a ação da professora para
o diagnóstico precoce e para o encaminhamento do menino para
tratamento fonoaudiológico.
V. O menino apresenta um texto cujas características demonstram o
apoio na oralidade, as quais fazem parte do processo normal de
aquisição da linguagem escrita. São exemplos desse apoio:
transcrição fonética, junção e separação indevida de palavras.
É correto apenas o que se afirma em
A) I, II e IV.
B) I, III e IV.
C) I, III e V.
D) II, III e V.
E) II, IV e V.
COMENTÁRIOS