Prova de Fonoaudiologia ENADE 2013 com Gabarito

Prova de Fonoaudiologia ENADE 2013 com Gabarito OBS: As questões objetivas de 01 a 08 es...
Prova de Fonoaudiologia ENADE 2013 com Gabarito

Prova de Fonoaudiologia ENADE 2013 com Gabarito

OBS: As questões objetivas de 01 a 08 estão disponível na prova de Formação Geral que você pode acessar clicando neste link. As questões discursivas não foram disponibilizadas com padrão de resposta.

ENADE 2013QUESTÃO 08

Texto I

Muito me surpreendeu o artigo publicado na edição de 14 de outubro, de autoria de um estudante de Jornalismo, que compara a legislação antifumo ao nazismo, considerando-a um ataque à privacidade humana.

Ao contrário do que afirma o artigo, os fumantes têm, sim, sua privacidade preservada. (...) Para isso, só precisam respeitar o mesmo direito à privacidade dos não fumantes, não impondo a eles que respirem as mesmas substâncias que optam por inalar e que, em alguns casos, saem da ponta do cigarro em concentrações ainda maiores.
FITERMAN, J. Disponível em: <http://www.clicrbs.com.br>. Acesso em: 24 jul. 2013 (adaptado).

Texto II

Seguindo o mau exemplo de São Paulo e Rio de Janeiro, o estado do Paraná, ao que tudo indica, também adotará a famigerada lei antifumo, que, entre outras coisas, proíbe a existência de fumódromos nos espaços coletivos e estabelece punições ao proprietário que não coibir o fumo em seu estabelecimento. É preciso, pois, perguntar: tem o Estado o direito de decidir a política tabagista que o dono de um bar, por exemplo, deve adotar? Com base em que princípio pode uma tal interferência ser justificada?

A lei somente se justificaria caso seu escopo se restringisse a locais cuja propriedade é estatal, como as repartições públicas. Não se pode confundir um recinto coletivo com um espaço estatal. Um recinto coletivo, como um bar, continua sendo uma propriedade privada. A lei representa uma clara agressão ao direito à propriedade.
PAVÃO, A. Disponível em: <http://agguinaldopavao.blogspot.com.br>.
Acesso em: 24 jul. 2013 (adaptado).

Os textos I e II discutem a legitimidade da lei antifumo no Brasil, sob pontos de vista diferentes. 

A comparação entre os textos permite concluir que, nos textos I e II, a questão é tratada, respectivamente, dos pontos de vista

A) ético e legal.

B) jurídico e moral.

C) moral e econômico.

D) econômico e jurídico.

E) histórico e educacional.


ENADE 2013 - QUESTÃO 09
Paciente de 12 anos de idade apresenta diagnóstico de paralisia cerebral atetoide tetraparética com componente espástico. Recebeu o diagnóstico aos 18 meses em função de uma ressonância magnética e da avaliação clínica, que identificou lesão possivelmente relacionada à asfixia perinatal.

Frequenta uma escola especial e, segundo avaliação fonoaudiológica, apresenta as seguintes características: hipertonia dos órgãos fonoarticulatórios, dificuldade no controle de sialorreia, incoordenação de mastigação e deglutição. Com relação à linguagem, a criança compreende o que lhe é dito, mas utiliza-se apenas de gestos indicativos e da sucessão sonora do “o” para a sua comunicação. 

Qual conduta terapêutica seria recomendável para o tratamento do paciente em relação à linguagem?

A) Utilização de treinamento de vocabulário básico para efetivar a comunicação por meio da repetição de um grupo de palavras do mesmo campo semântico.

B) Utilização de exercícios de motricidade orofacial para diminuir a hipertonia e melhorar o movimento articulatório para a produção de fala.

C) Produção de vocalizações de sons para que a comunicação possa ocorrer por meio de diferentes entonações vocais.

D) Introdução do Sistema de Comunicação Suplementar e(ou) adoção de alternativa terapêutica que envolva a família e a escola, pois a dificuldade de fala da criança não implica a impossibilidade de estabelecer comunicação.

E) Exclusão de proposta relacionada à linguagem da criança, uma vez que já tem 12 anos de idade e apresenta prognóstico de ausência de oralidade.


ENADE 2013 - QUESTÃO 10
A gagueira é um distúrbio da fluência e da temporalização da fala. A fluência refere-se à suavidade, facilidade, falta de esforço com que sons, sílabas, palavras e frases são ligados durante a fala.

Para uma pessoa que gagueja, a produção da fala é uma atividade trabalhosa, não sendo automática tal como ocorre para uma pessoa considerada fluente. A temporalização refere-se ao tempo de execução dos sons, sílabas, palavras e frases.

Cada som da fala possui um tempo usual para ser dito. Na fala gaguejada, alguns sons são pronunciados em tempo maior que o habitual.

Com relação à gagueira, infere-se que

A) pessoas que gaguejam apresentam troca de palavras durante a fala e pouco movimento corporal ao falar, embora consigam produzir frases complexas.

B) os bloqueios de sons são sintomas de alteração na temporalização da fala.

C) entre os sintomas de alteração na temporalização da fala estão excluídos os prolongamentos de sons.

D) pessoas que gaguejam apresentam concomitantemente as características físicas de bloqueios, prolongamentos e repetições. 

E) a repetição de sons e sílabas é sintoma de alteração na temporalização da fala.


ENADE 2013 - QUESTÃO 11
Para abordar a escola como um espaço de saúde, partimos da ideia de que ser saudável é ter a possibilidade de avaliar a realidade, reconhecendo e dando visibilidade às suas potencialidades, e de considerar o que já se possui para construir um cenário melhor. Por isso, o espaço escolar, entendido como saudável, é considerado dentro de um contexto maior: a comunidade onde está inserido e a sociedade que o estrutura.
Edmundo,K.; Bittencourt, D.; Nascimento, G. Saúde e educação:
Salto para o futuro. Brasília. Ministério da Educação e Cultura.
Ano XVIII, boletim 12 - Agosto de 2008 (adaptado).

Considerando o exercício profissional do fonoaudiólogo de acordo com os pressupostos explicitados no texto acima, conclui-se que

A) sua atuação deve auxiliar a escola na construção social da saúde e na aquisição de habilidades e atitudes pessoais de aprendizagem, afetividade e cuidado de toda comunidade.

B) suas práticas profissionais no espaço escolar devem estar em consonância com as ações educacionais da escola sem necessariamente obedecer a políticas, programas e projetos educacionais vigentes.

C) as metas do seu trabalho devem auxiliar no sucesso escolar, criando espaços de diálogo para os diferentes atores, independentemente de seus diversos contextos.

D) o profissional deve participar do diagnóstico institucional, a fim de identificar e caracterizar os problemas de aprendizagem, com vistas à realização de atendimentos clínicos terapêuticos para a recuperação do processo de ensinoaprendizagem.

E) o profissional deve restringir a sua participação ao espaço escolar, sensibilizando e capacitando educandos, educadores e familiares para a utilização da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).


ENADE 2013 - QUESTÃO 12
Os documentos oficiais acerca da atenção à saúde do idoso afirmam que o trabalho deve ser realizado com base na promoção do envelhecimento ativo e saudável, na manutenção e reabilitação da capacidade funcional e no apoio ao desenvolvimento de cuidados informais.

Nesses documentos, consta também que cabe aos gestores de saúde dos municípios o desenvolvimento de ações visando a atenção integral à saúde dos idosos em sua comunidade (Estatuto do Idoso, 2003). Assim, vários profissionais da saúde têm sido convocados para o trabalho junto ao idoso, com a finalidade de garantir-lhe maior qualidade de vida.
BRASIL. Estatuto do Idoso: Lei federal nº 19.741, de 1º de outubro de 2003.
Brasília, DF: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2004 (adaptado).

Considerando-se as ações voltadas para a promoção de saúde, contratou-se um fonoaudiólogo em uma ONG que tem o objetivo de dar aos idosos a oportunidade de desenvolverem atividades nas áreas da cultura, do lazer e da educação. Essa ONG também oferece qualificação a trabalhadores para atuarem na promoção da qualidade de vida e no incentivo a maior autonomia da pessoa idosa.

Nesse contexto, o foco da atuação do fonoaudiólogo na promoção à saúde do idoso deve concentrar-se em

I. ações em grupo que possam promover maior qualidade de vida ao idoso, tais como oficinas de linguagem. 

II. práticas direcionadas para a formação de cuidadores de idosos.

III. condutas que evitem a violência contra o idoso, denunciando a negligência e a violência física ou psicológica.

IV. ações de triagem e encaminhamento para atendimento fonoaudiológico hospitalar.

V. atendimentos individuais a idosos com afasia, demências e outras alterações neurológicas.

É correto apenas o que se afirma em

A) I, II e III.

B) I, II e IV.

C) I, III e V.

D) II, IV e V.

E) III, IV e V


QUESTÃO 13 - ANULADA

ENADE 2013 - QUESTÃO 14
Em função da Política Nacional de EducaçãoEspecial na Perspectiva da Educação Inclusiva, os profissionais de educação e saúde estão diretamente implicados na criação de alternativas para a superação das dificuldades enfrentadas no processo de consolidação do sistema educacional inclusivo.

No caso específico da surdez, faz parte das atribuições do fonoaudiólogo, na área educacional, o desenvolvimento de ações para a educação bilíngue.

Para a superação das dificuldades enfrentadas pelo sistema educacional inclusivo no contexto da educação bilingue de surdos, é indicado que o fonoaudiólogo participe

I. da formação de professores, visando favorecer o processo de ensino-aprendizagem de alunos surdos em sala de aula. Para tanto, é fundamental o conhecimento do papel da língua de sinais na aprendizagem e na aquisição da modalidade escrita da língua portuguesa, entre outros aspectos.

II. de classes especiais, como uma possibilidade de intervenção junto a alunos com deficiência auditiva.

III. do atendimento educacional especializado voltado para o ensino da língua portuguesa, na modalidade oral, como sendo a primeira língua do surdo e da Lígua Brasileira de Sinais como a segunda.

IV. de ações realizadas com familiares para sensibilizá-los quanto ao papel da língua de sinais na comunicação e na aprendizagem do aluno.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) I e IV.

C) II e III.

D) I, III e IV.

E) II, III e IV.


ENADE 2013 - QUESTÃO 15
Um ortodontista encaminhou uma paciente de 10 anos de idade, que faz uso de aparelho ortodôntico há 1 ano para correção de mordida aberta anterior, para avaliação fonoaudiológica, pois percebera incorreta movimentação da língua durante a fala, mesmo com a redução da mordida aberta.

A paciente é respiradora oral, com constantes episódios de rinite alérgica, e realiza acompanhamento com otorrinolaringologista.

Na avaliação, o fonoaudiólogo identificou as seguintes alterações: flacidez de bochechas, lábios e língua; mobilidade reduzida de lábios; projeção anterior da língua durante a fala e a deglutição; distorção dos fonemas /s/, /z/ e /r/; ausência de selamento labial e respiração ruidosa.

A partir dos achados na avaliação, o fonoaudiólogo concluiu que a paciente apresenta

A) deglutição atípica e desvio fonético-fonológico, devendo aguardar a alta do tratamenhto ortodôntico para iniciar a terapia fonoaudiológica.

B) distúrbio oromiofuncional, deglutição adaptada e desvio fonético, devendo realizar terapia fonoaudiológica de forma concomitante aos demais tratamentos.

C) distúrbio oromiofuncional e desvio fonológico, devendo aguardar a alta do tratamento com otorrinolaringologista para iniciar a terapia fonoaudiológica.

D) sistema estomatognático de aspecto normal, porém com distúrbio articulatório, devendo iniciar a terapia fonoaudiológica para correção da distorção dos fonemas /s/, /z/ e /r/.

E) distúrbio oromiofuncional e deglutição adaptada, com articulação normal e sem desvio, devendo iniciar a terapia para melhorar a função do sistema estomatognático.


ENADE 2013 - QUESTÃO 16
A avaliação da disfagia em crianças deve ser feita pelo estudo das fases oral, faríngea e esofágica da deglutição. Na fase faríngea, o uso do exame de videofluoroscopia da deglutição auxilia e orienta o plano de terapia.

enade

Considerando-se a imagem acima, que apresenta o exame de videofluoroscopia de deglutição de uma criança de 7 anos de idade portadora de disfagia orofaríngea grave, a fonoterapia, nesse caso, visaria

A) estimular tanto a propulsão de língua no paciente, evitando possíveis episódios de penetração e(ou) aspiração laringotraqueal, quanto o uso de manobras posturais com o uso de alimento de consistência líquida.

B) orientar o uso de alimentação exclusivamente por via oral em consistência sólida e ter a técnica de empuxo como foco.

C) trabalhar o aumento de força das estruturas orofaríngeas da deglutição de saliva e o treino de manobras de postura.

D) aumentar a pressão intraoral no paciente por meio da mudança de temperatura de alimentos e do uso do cotonete resfriado de Franscine.

E) promover o uso de alimentos de consistência líquida com temperatura alterada e orientar a higienização da cavidade oral.


ENADE 2013 - QUESTÃO 17
Considerando-se o impacto ambiental e ocupacional na geração de riscos para a audição nos dias de hoje, as perdas auditivas adquiridas representam um problema de saúde pública, o que exige seu pleno reconhecimento por intermédio de sistemáticas notificações que permitam propor medidas preventivas e instrumentos de vigilância epidemiológica.

Nesse contexto, o Programa de Prevenção de Perdas Auditivas prevê como medidas

A) o estabelecimento de audiograma de referência de todos os trabalhadores, a realização de acompanhamento audiométrico e a identificação de indivíduos que necessitem ser encaminhados para tratamento.

B) o mapeamento do ruído, a indicação das áreas de risco de ruído e aviso de alerta; o controle do ruído, a proteção da audição, a educação, o treinamento e o gerenciamento audiométrico.

C) a recomendação do protetor auditivo circumauricular e(ou) de inserção para proteção do sistema auditivo contra níveis de pressão sonora superiores ao estabelecido na Norma Regulamentadora nº 15.

D) o rodízio de função, o rodízio de máquinas, a implantação de pausas, a redução da exposição a ruídos, a mudança de função.

E) a modificação ou substituição de equipamento que cause alteração física na origem, reduzindo os níveis sonoros que chegam aos ouvidos do trabalhador.


ENADE 2013 - QUESTÃO 18
O Brasil apresenta uma taxa de envelhecimento populacional ascendente. Segundo o IBGE, em 2010, a população brasileira era de 190 755 799 habitantes, dos quais 20 590 599 eram considerados idosos (idade ≥ 60 anos), correspondendo a 10,8% da população brasileira.

Estima-se que, em 2025, o Brasil ocupará o sexto lugar quanto ao contingente de idosos, alcançando cerca de 32 milhões de pessoas com 60 anos ou mais. Em 2050, as crianças de 0 a 14 anos representarão 13,15%, ao passo que a população idosa alcançará os 22,71% da população total.
MORAES, E. N. Atenção à saúde do Idoso: Aspectos Conceituais. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2012 (adaptado).

enade



Considerando a prospecção apresentada no texto e no gráfico acima, infere-se que o fonoaudiólogo que atue nos serviços públicos deve

I. ter sua atuação marcada por um enfoque clínico-terapêutico, em um modelo de atenção à saúde de forma individual, restringindo suas ações a atendimentos nos níveis secundário e terciário de assistência à saúde.

II. participar da criação de espaços de convivência, concentrando-se na estimulação das funções cognitivas, linguísticas, funcionais e sociais como ferramentas de qualidade de vida para a sociedade.

III. ampliar a sua participação em estudos epidemiológicos das alterações fonoaudiológicas associadas às doenças crônicas e degenerativas, em razão do perfil demográfico mais envelhecido da população brasileira.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) II, apenas.

C) I e II, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.


ENADE 2013 - QUESTÃO 19
Uma mulher, com 39 anos de idade, há 5 anos está apresentando dificuldades para entender a fala das pessoas, especialmente em situações ruidosas. Alega ter mais facilidade para ouvir na orelha direita. Nunca trabalhou em ambientes ruidosos. Não se recorda de ter feito tratamentos com medicações ototóxicas. Submetida a audiometria, obtiveram-se os seguintes resultados:

enade

A partir das informações acima, avalie as afirmações a seguir.

I. Foi necessário utilizar mascaramento auditivo, entre 20 dB e 50 dB (orelha direita: orelha não testada), para obtenção dos limiares de via óssea.

II. Foi desnecessário utilizar mascaramento auditivo para a obtenção dos limiares de via aérea.

III. O IPRF da orelha direita foi de 100% para monossílabos; o da esquerda foi de 80% para monossílabos e 92% para dissílabos.

IV. Foram registradas curvas timpanométricas do tipo B, bilateralmente.

É correto apenas o que se afirma em

A) I.

B) II.

C) I e III.

D) II e IV.

E) III e IV.


ENADE 2013 - QUESTÃO 20
Os estudos sobre o processo de aquisição de linguagem tiveram grande impulso no século XX. Entre as principais teorias que surgiram, podemos destacar a Inatista, a Behaviorista, o Cognitivismo Construtivista e a Sociointeracionista.

Considerando as diferentes implicações dessas teorias nas propostas de atuação fonoaudiológica, a aquisição da linguagem,

A) segundo a teoria Behaviorista, está relacionada a um dispositivo que é acionado quando a criança é exposta à língua materna.

B) de acordo com a teoria Construtivista, depende do desenvolvimento cognitivo da criança.

C) de acordo com a teoria Inatista, considera a interação como um espaço em que a criança se constrói como sujeito.

D) para a teoria Sociointeracionista, ocorre pelo estímulo e resposta e pelo reforço positivo e negativo.

E) para a teoria Construtivista, ocorre pelo estímulo e resposta e pelo reforço positivo e negativo.


ENADE 2013 - QUESTÃO 21
Um fonoaudiólogo que trabalha em um Núcleo de Atenção à Saúde da Família (NASF), em uma de suas visitas domiciliares, foi questionado sobre a normalidade ou não da voz de um dos membros da casa: uma rapaz de 23 anos de idade.

Nesse caso, o fonoaudiólogo, em primeiro lugar, deveria

A) ouvir a voz do rapaz, em fala espontânea e(ou) encadeada, e em vogal sustentada, relacionando a qualidade da voz à idade e ao sexo do falante.

B) pedir aos membros da família que descrevessem os hábitos vocais do rapaz e seu comportamento em casa, além de solicitar um exame laríngeo.

C) ouvir atentamente a voz do rapaz para determinar sua frequência, intensidade, jitter e shimmer.

D) solicitar ao rapaz e à família informações pormenorizadas sobre o desenvolvimento de sua voz na infância.

E) solicitar ao rapaz que inspirasse e expirasse lentamente, para avaliar seu tipo e modo respiratórios.


ENADE 2013 - QUESTÃO 22
Um fonoaudiólogo foi convidado a assessorar um grupo de canto coral durante a turnê de apresentações. Nesse período, além do trabalho de condicionamento vocal, ele deveria ministrar pequenas palestras, com orientações ao grupo.

Nessa situação, o trabalho de condicionamento vocal e os temas das palestras deveriam abranger, respectivamente,

I. exercícios vocais com empuxo e orientações sobre tipo respiratório.

II. exercícios vocais com sons vibrantes em escalas ascendentes e descendentes e orientações sobre saúde vocal.

III. exercícios vocais de ressonância e de projeção da voz e orientações sobre relação corpo-voz.

IV. exercícios de trato vocal semiocluído e orientações sobre higiene vocal.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.

B) I e IV.

C) II e III.

D) I, II e IV.

E) II, III e IV.


ENADE 2013 - QUESTÃO 23
Uma jovem professora recém-formada, leciona em duas escolas de ensino médio de sua cidade. Após os primeiros meses no emprego, procurou o serviço de fonoaudiologia de uma Unidade Básica de Saúde, pois seus alunos reclamam que não conseguem entender o que ela diz durante as aulas.

Ela acredita que isso ocorre porque sua voz é fraca. A avaliação fonoaudiológica revelou que ela não possui distúrbio orgânico de comunicação, porém sua fala caracteriza-se por articulação com amplitude reduzida e velocidade de fala aumentada.

Na anamnese, ela reconheceu que é uma pessoa tímida e que sempre falou dessa forma, porém isso não lhe havia trazido problemas anteriormente. Além disso, referiu que os ambientes em que dá aula são ruidosos e, quando tenta falar mais forte, sente fadiga. 

A partir do caso descrito, avalie as seguintes condutas a serem adotadas pelo fonoaudiólogo.

I. Encaminhá-la ao serviço de psicologia, para que possa enfrentar sua timidez, que é a causa principal de seu problema. 

II. Orientá-la quanto aos diferentes fatores identificados, que estão prejudicando a efetividade da comunicação entre ela e seus alunos. 

III. Propor tratamento fonoaudiológico semanal, que priorize os problemas vocais, pois estudos indicam que o risco de professores desenvolverem disfonias é elevado.

IV. Indicar acompanhamento por meio de programa de aprimoramento da comunicação, de efetividade conhecida, que favoreça o aperfeiçoamento dos padrões de fala, voz e linguagem. 

V. Encaminhá-la para investigação neurológica, já que a redução da amplitude articulatória e da velocidade da fala são manifestações que ocorrem com frequência nos quadros de disartria.

É correto apenas o que se afirma em

A) II e IV.

B) I, III e IV.

C) I, III e V.

D) II, III e V.

E) I, II, IV e V.


ENADE 2013 - QUESTÃO 24

enade

Considerando a ilustração apresentada acima, que descreve uma proposta de linha de cuidado de pacientes com câncer, avalie as seguintes possibilidades de atuação do fonoaudiólogo com pacientes disfágicos em decorrência de câncer de cabeça e pescoço.

I. Esclarecer a equipe quanto aos benefícios funcionais dos protocolos de preservação de órgãos nesses casos, tendo em vista a baixa prevalência de disfagia mecânica associada a essa opção de tratamento.

II. Definir o tratamento de escolha - cirúrgico, rádio e(ou) quimioterápico -, considerando que o impacto funcional sobre a função alimentar é o fator determinante na definição da conduta a ser adotada em cada caso.

III. Acompanhar os pacientes ao longo do tratamento radioterápico quanto às possíveis alterações da mastigação e da deglutição decorrentes, as quais podem ser evidenciadas também a longo prazo, após o término da radioterapia.

IV. Contribuir para a detecção precoce de câncer de cabeça e pescoço, com o reconhecimento, na população sob seus cuidados, de sinais de alerta, como rouquidão e feridas que não cicatrizam, e encaminhamento para avaliação especializada.

V. Avaliar e diagnosticar a presença de disfagia mecânica por meio de protocolos que investiguem, além das sequelas nas estruturas e funções orofaciais, o seu impacto sobre a restrição de atividades e participação social do indivíduo, uma vez que esses aspectos definem a conduta fonoaudiológica.

É correto apenas o que se afirma em

A) I.

B) II.

C) I e V.

D) II, III e IV.

E) III, IV e V.


ENADE 2013 - QUESTÃO 25
Um fonoaudiólogo atua em uma clínica interdisciplinar, especializada em tratamento ortodôntico. Em sua prática diária, observou, na anamnese, que a maioria dos clientes atendidos apresentavam as seguintes queixas:

- dificuldade ou dor ao abrir a boca;

- dificuldade para movimentar a mandíbula para os lados;

- cansaço ou dor muscular ao mastigar;

- dores de cabeça com frequência;

- dor na nuca ou torcicolo;

- dores de ouvido ou na região próxima a ele;

- ruídos na região das articulações temporomandibulares (ATMs) ao mastigar ou abrir a boca. 

Diante disso, o profissional elaborou um plano de ação terapêutica para esses clientes. Nessa situação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O plano deve incluir massagens miorrelaxantes nos músculos levantadores da mandíbula e exercícios de abertura e fechamento de boca com guia de língua.

PORQUE

II. Os sintomas referidos pelos clientes são característicos de quadros de disfunção temporomandibular (DTM) e envolvem a hiperfunção dos músculos levantadores da mandíbula (masseteres, pterigoideos mediais e temporais). A lubrificação das ATMs é importante nesses casos, porém deve ser feita sob o maior controle possível para evitar o deslocamento do disco articular.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2013 - QUESTÃO 26
O implante coclear (IC) representa o mais importante avanço no tratamento de deficientes auditivos que não apresentam aproveitamento com o aparelho de amplificação sonora individual (AASI). Para seleção e encaminhamento de pacientes que podem se beneficiar dessa tecnologia, deve-se conhecer exatamente seu funcionamento e sua dimensão no processo de reabilitação, assim como os critérios de seleção de candidatos. Essa tecnologia 

A) possibilita a estimulação elétrica às células remanescentes da cóclea, favorecendo o processo de reabilitação nos aspectos que envolvem a aquisição dos signos linguísticos e de linguagem oral, tanto em crianças, quanto em adultos.

B) possibilita a amplificação dos sons e requer a existência de células ciliadas para que o sinal acústico seja transferido ao nervo auditivo; oferece melhor percepção e discriminação da fala, dos sons ambientais e de alerta, mas não garante o desenvolvimento da linguagem oral. 

C) possibilita a estimulação às células remanescentes da cóclea em todos os pacientes com deficiência auditiva neurossensorial, proporcionando benefícios na reabilitação da audição, linguagem, habilidades de comunicação e educacionais, uma vez que oferece melhores condições de escuta.

D) possibilita a amplificação de sons provenientes das células remanescentes da cóclea em pessoas que não se beneficiam com o uso do AASI e permite, por meio de radiofrequência, o envio de impulsos diretamente às células ciliadas, trazendo benefícios na reabilitação quanto à percepção da fala. 

E) possibilita que a estimulação elétrica do dispositivo ative as vias auditivas, estimulando diretamente as fibras do nervo coclear, e proporciona uma velocidade maior no desenvolvimento das habilidades auditivas, porque tem acesso à detecção dos sons da fala, embora não garanta o desenvolvimento da linguagem oral.


ENADE 2013 - QUESTÃO 27
Com o envelhecimento da população mundial, o número de pessoas com doenças neurodegenerativas incuráveis, incluindo as demências, tem crescido. A disfagia é encontrada com frequência no estágio avançado da doença, levando à desnutrição, desidratação, perda de peso e aumento do risco de pneumonia aspirativa.

Considerando a atuação do fonoaudiólogo na equipe responsável pelo cuidado do paciente disfágico no estágio avançado da demência, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Quanto à alimentação do paciente, a gastrostomia é indicada para garantir o aumento do tempo de sobrevida, maior conforto ao paciente e redução do risco de pneumonia aspirativa.

PORQUE

II. Na definição da conduta quanto à alimentação do paciente, devem ser contemplados fatores como a manutenção da qualidade de vida, o posicionamento da família e, quando conhecido, o posicionamento prévio do paciente quanto a esse aspecto quando sua autonomia ainda não estava limitada.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2013 - QUESTÃO 28
Uma escola regular da rede municipal de ensino solicitou à secretaria de educação a inserção de um fonoaudiólogo para participar do planejamento escolar e orientar os docentes acerca de algumas dificuldades encontradas em alunos das turmas de 1º e 2º anos do ensino fundamental.

Durante a visita à escola, o fonoaudiólogo observou que as salas do ensino fundamental estavam localizadas próximas à rua e ao lado da quadra de esportes e não apresentavam proteção contra o ruído externo.

Ao conversar com as professoras, ouviu o seguinte relato de uma delas: “observo que alguns alunos falam muito alto e frequentemente ficam roucos; alguns não prestam atenção à aula e parecem não escutar o que digo, mesmo que eu eleve minha voz”. Outras professoras também se queixaram que o barulho da rua e da quadra de esportes atrapalhava a aula. 

Considerando a situação exposta, analise as afirmações a seguir, quanto à conduta do fonoaudiológo na escola.

I. É necessária a realização da triagem auditiva com enfoque em processamento da audição nas crianças das turmas de 1º e 2º anos para verificar possível interferência do ruído externo no desempenho em sala de aula.

II. A escola deve ser orientada sobre a necessidade de proteger a sala de aula contra o ruído externo, visando à melhora da aprendizagem das crianças e da saúde vocal do professor.

III. A triagem deve ser realizada para verificar possíveis transtornos na fala, na voz, na audição e na leitura e escrita das crianças, sem orientar a escola sobre a proteção das salas contra o ruído externo.

IV. É necessária a realização de oficinas para os professores sobre a saúde vocal, com orientação sobre medidas de ação contra o abuso vocal com vistas à melhora da qualidade de vida do professor.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) I e III.

C) III e IV.

D) I, II e IV.

E) II, III e IV.


ENADE 2013 - QUESTÃO 29
Uma criança nasceu com fissura transforame incisivo unilateral esquerda e foi encaminhada para acompanhamento em um centro de referência. Realizou as cirurgias plásticas primárias no tempo preconizado como ideal, bem como o enxerto ósseo secundário em rebordo alveolar. Foi submetida ao tratamento ortopédico transversal e sagitalmente, no final da dentição decídua.

Atualmente está com 18 anos e continua seu acompanhamento especializado. Em sua última consulta fonoaudiológica, os resultados da avaliação foram: substituição dos pontos articulatórios dos fonemas labiodentais e linguodentais, por ponto bilabial e ponto linguolabial, respectivamente, ceceio anterior nos fonemas alveolares e fraca pressão intraoral nos fonemas plosivos, além de hipernasalidade moderada. Foi observada projeção anterior de língua durante a deglutição, nas três consistências de alimentos oferecidos.

Apresentou qualidade vocal velada, com pitch muito agudo; ao longo do discurso, percebeu-se intensidade de voz reduzida, soprosidade assistemática e fadiga vocal (com resultado de exame laringológico, laudado por otorrinolaringologista, sem alterações estruturais).

Diante dos resultados da última avaliação, em relação à hipótese diagnóstica fonoaudiológica e aos encaminhamentos interdisciplinares necessários, assinale a opção correta.

A) Hipótese diagnóstica: alterações das funções do sistema estomatognático por deglutição atípica e distúrbio fonético-fonológico; puberfonia. Encaminhamento: tratamento ortodôntico e tratamento fonoaudiológico.

B) Hipótese diagnóstica: alterações das funções do sistema estomatognático por deglutição atípica e insuficiência velofaríngea; disfonia organofunional. Encaminhamento: tratamento ortodôntico e tratamento fonoaudiológico.

C) Hipótese diagnóstica: alterações das funções do sistema estomatognático por discrepância maxilomandibular e insuficiência velofaríngea; puberfonia. Encaminhamento: cirurgia ortognática e tratamento fonoaudiológico.

D) Hipótese diagnóstica: alterações das funções do sistema estomatognático por discrepância maxilomandibular e distúrbio fonético-fonológico; disfonia organofuncional. Encaminhamento: cirurgia ortognática e tratamento fonoaudiológico.

E) Hipótese diagnóstica: alterações das funções do sistema estomatognático por deglutição atípica, distúrbio fonológico e insuficiência velofaríngea. Encaminhamento: cirurgia ortognática e tratamento ortodôntico.


ENADE 2013 - QUESTÃO 30
Nas tabelas a seguir, apresentam-se dados de uma pesquisa realizada em um centro de educação infantil, com pais de crianças de 5 a 7 anos de idade, em relação ao comportamento vocal de seus filhos.

Tabela 1. Respostas assinaladas pelos pais, relacionadas aos hábitos vocais das crianças.

enade

Tabela 2. Respostas assinaladas pelos pais, relacionadas ao momento em que mais se evidencia a alteração vocal na criança.

enade

Considerando o trabalho fonoaudiológico nesse centro de educação infantil (creche), analise as ações listadas a seguir.

I. Atividades educacionais voltadas à conscientização do uso da voz no canto e dos prejuízos do grito para a saúde vocal.

II. Terapias em grupo e(ou) individuais no ambiente do centro educacional com as crianças que apresentam alterações vocais após situações de abuso.

III. Atividades em grupo com uso de voz em intensidade controlada, em diferentes situações comuns às atividades desenvolvidas no centro de educação.

São pertinentes à prevenção de disfonia infantil, nessa população específica, as ações

A) I, apenas.

B) II, apenas.

C) I e III, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.


ENADE 2013 - QUESTÃO 31
Segundo resultados divulgados pelo Censo 2010, realizado pelo IBGE, 45,6 milhões de pessoas apresentam algum tipo de deficiência, o que representa 23,91% da população brasileira. Em 2011, foi lançado o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Plano Viver sem Limite, cujos objetivos gerais incluem

A) limitar o acesso e reorganizar a Rede de Atenção Integral à Saúde, contemplando as áreas de deficiência auditiva, física, visual, intelectual, ostomias e múltiplas. 

B) readequar tetos das unidades de saúde auditiva e estabelecer novos critérios de indicação e contraindicação de implante coclear.

C) ofertar planos municipais de acessibilidade articulados com as metas nacionais estabelecidas no contexto do eixo acessibilidade.

D) oferecer tratamento das deficiências auditivas na atenção básica, média e de alta complexidade em todo território nacional.

E) ofertar um conjunto de políticas públicas para pessoas com deficiência, estruturadas em quatro eixos: acesso à educação; inclusão social; atenção à saúde e acessibilidade.


ENADE 2013 - QUESTÃO 32
As doenças vasculares encefálicas estão entre as principais causas de mortalidade e morbidade, com incidência e prevalência elevadas na população idosa.

Tais quadros podem levar ao comprometimento das funções orofaciais, com impactos diversos sobre as atividades desenvolvidas e participação social desses indivíduos.

Em relação ao processo de avaliação e diagnóstico fonoaudiológicos, essa condição impõe desafios ao profissional, que precisa distinguir, entre as modificações naturais da senescência, aquelas relacionadas ao processo patológico. 

O fonoaudiólogo, ao avaliar um idoso com sequela neurológica, deve considerar que 

A) a diminuição das sensibilidades gustativa e olfatória é uma característica específica dos quadros neurogênicos, que depende da área cerebral afetada, porém não é encontrada no processo natural de envelhecimento. 

B) a presença de sinais como fadiga muscular e maior duração da mastigação e da deglutição indica uma patologia neurológica, pois as modificações decorrentes da senescência não podem explicar tais características.

C) a redução da coordenação pneumofonoarticulatória é esperada apenas nos quadros neurológicos, uma vez que na senescência não ocorrem modificações no sistema respiratório capazes de impactar na produção da fala.

D) a perda da eficiência mastigatória é encontrada em idosos saudáveis e decorre da mudança da composição muscular, já nos quadros patológicos de origem neurológica, apresenta-se quando há perda de elementos dentários.

E) a redução da velocidade da fala é esperada no idoso saudável, em decorrência de modificações do sistema neuromuscular próprias do processo de envelhecimento, mas o aumento dessa velocidade pode ocorrer somente em quadros neurogênicos específicos.


ENADE 2013 - QUESTÃO 33
Um paciente com 2 anos de idade, portador de múltipla deficiência sensorial (surdo-cego) é atendido por um fonoaudiólogo desde os 6 meses com estimulação específica e individualizada. Ele apresenta perda auditiva neurossensorial moderada à esquerda e perda auditiva neurossensorial profunda à direita. Possui dificuldade em acompanhar e fixar a visão, dificuldade de ordem neurológica, apresentando melhor percepção no olho esquerdo (visão periférica). Por orientação do fonoaudiólogo, o paciente frequenta um espaço com Atendimento Educacional Especializado (AEE) há 8 meses.

Considerando os avanços conquistados pelos fonoaudiólogos junto ao contexto educacional e o papel do educador no processo do desenvolvimento global desse paciente, o fonoaudiólogo deve

A) estimular o uso de recursos tecnológicos durante a terapia com o paciente, pois a relação entre a forma, o método e o conteúdo usado no AEE para o desenvolvimento da aprendizagem independe das interações vivenciadas pelo paciente nas suas demais relações sociais.

B) participar do projeto político-pedagógico do AEE, apoiando os profissionais da educação, tradutores e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais, guia intérprete e outros que atuem como apoio, incentivando atividades adequadas de acordo com as necessidades educacionais do paciente.

C) auxiliar o professor no papel de mediador, por intermédio de um planejamento individualizado, que atenda as necessidades, habilidades e interesses do paciente, orientando-o em relação ao uso de práticas clínicas fonoaudiológicas a serem associadas à prática pedagógica.

D) orientar acerca da restrição do uso de recursos tecnológicos que tenham como objetivo a estimulação dos sistemas sensoriais auditivo e visual na prática pedagógica pelas características clínicas apresentadas pelo paciente.

E) ofertar aos pais e familiares um apoio intensivo, desenvolvendo atividades adequadas às necessidades do paciente, para que, de forma gradativa e segura, eles possam se tornar especialistas nos cuidados com o paciente.


ENADE 2013 - QUESTÃO 34
O Déficit do Processamento Auditivo Central (DPAC) é um conjunto de processos e mecanismos que ocorrem dentro do sistema auditivo em resposta a um estímulo acústico. É um problema que atinge 7% das crianças em idade escolar.
American Speech-Language-Hearing Association. (Central) Auditory
Processing Disorders, 2005 (adaptado).

Considerando os conceitos sobre DPAC e a sua relação com as questões escolares, infere-se que

A) um aluno com DPAC apresentará bom desenvolvimento e interação com os demais alunos, pois ele escuta e compreende bem, discriminando os sons e detectanto as diferenças entre eles.

B) uma queixa frequente na escola, de alunos com DPAC, é a dificuldade de ouvir em ambientes acústicos desfavoráveis (ruidosos) mesmo que a audição esteja dentro do padrão de normalidade.

C) como uma das etapas do processamento auditivo é a discriminação, os alunos que possuem DPAC realizam essa etapa com sucesso, apresentando escrita rica e sem erros.

D) o professor poderá se posicionar em qualquer espaço da sala de aula, pois os alunos com DPAC possuem a habilidade de localização e lateralização sonora preservada.

E) contar histórias é um recurso favorável a ser utilizado com alunos com DPAC, pois organização e sequenciação dos estímulos verbais e nãoverbais são realizadas com sucesso pelo aluno.


ENADE 2013 - QUESTÃO 35
Um menino de 9 anos de idade, está no terceiro ano de uma escola pública e apresenta dificuldades de aprendizagem. Segundo a professora, ele escreve do mesmo modo que fala. Dessa forma, foi solicitado à mãe que encaminhasse o menino para uma avaliação fonoaudiológica, pois a professora acredita que ele seja disléxico.

O sonho dele é ser jogador de futebol e ele acredita que para isso não precisa estudar, já que seus pais, apesar de não terem terminado a educação básica, conseguiram trabalhar. Na escola, mostra-se sem interesse para fazer as atividades propostas e sempre diz que não quer ler, pois sua leitura é muito lenta.

Segue, um trecho de sua escrita:

“Eraumaves un castelo muinto velho e eumdia treis mininos pobres quetinham passado por lá. Come saram a reformar o castelo e a notisia se espahol e os mininos creseram e finalmente o castelo ficol pornto os mininus foram entrando elá dentro tinha sinco cuartos.”

Considerando o texto e o histórico da criança, avalie as afirmações a seguir.

I. A aquisição da linguagem escrita está relacionada às práticas sociais nas quais a criança está inserida, podendo essas representar obstáculos para um bom desempenho escolar. Diante disso, as dificuldades de escrita do menino podem estar influenciadas pelas práticas de letramento de seus familiares e amigos.

II. A dificuldade de segmentação das palavras é uma das características da dislexia; logo, é correto afirmar que o menino é disléxico.

III. A dislexia é um distúrbio específico de aprendizagem, de origem neurológica, caracterizada pela dificuldade na fluência correta da leitura, na decodificação e na soletração, resultantes de um déficit no componente fonológico da linguagem.

IV. O diagnóstico de dislexia feito pela professora da criança está correto. Nesse caso, considera-se efetiva a ação da professora para o diagnóstico precoce e para o encaminhamento do menino para tratamento fonoaudiológico.

V. O menino apresenta um texto cujas características demonstram o apoio na oralidade, as quais fazem parte do processo normal de aquisição da linguagem escrita. São exemplos desse apoio: transcrição fonética, junção e separação indevida de palavras.

É correto apenas o que se afirma em

A) I, II e IV.

B) I, III e IV.  

C) I, III e V.

D) II, III e V.

E) II, IV e V.


COMENTÁRIOS

Nome

administração,11,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,7,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,289,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,58,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,213,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,522,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,6,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,351,eleicoes,1,enade,403,enare,1,encceja,44,enem,97,enfermagem,21,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,352,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,9,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,3,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,3,gestão da qualidade,1,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão de recursos humanos,1,gestão financeira,4,gestao hospitalar,4,gestão pública,2,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,161,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,4,procurador,2,professor,18,pronatec,3,prouni,5,prova da cebraspe,1,prova da ebserh,1,prova de enfermagem,1,provas,1460,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,13,provas cnu,23,provas concurso,305,provas da univesp,2,provas enade,402,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,37,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,13,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,5,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,3,provas nível médio,26,provas nível superior,158,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,10,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,12,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,2,psicologia,38,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,176,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,120,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2891,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,884,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,900,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,249,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,96,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,10411,questão de conhecimento específico,20,questão de conhecimento geral,30,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3986,questão de direito administrativo,325,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,296,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,157,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,382,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,920,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1757,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,135,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2279,questão de informática,242,questão de inglês,1872,questão de jornalismo,252,questão de legislação,361,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,125,questão de matemática,4488,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2810,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5396,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,467,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,264,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,129,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,160,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de 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engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,224,questão gastronomia,80,questão gestao comercial,80,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,81,questão gestão pública,79,questão gestão recursos humanos,25,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,130,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do 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INDAGAÇÃO: Prova de Fonoaudiologia ENADE 2013 com Gabarito
Prova de Fonoaudiologia ENADE 2013 com Gabarito
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