Prova de Jornalismo ENADE 2012 com Gabarito OBS: As questões objetivas de 01 a 08 estão disponív...
Prova de Jornalismo ENADE 2012 com Gabarito
OBS: As questões objetivas de 01 a 08 estão disponível na
prova de Formação Geral que você pode acessar
clicando neste link. As questões discursivas não foram disponibilizadas com padrão de
resposta.
ENADE 2012 - QUESTÃO 09
Entre os principais elementos que compõem o processo comunicativo
proposto por Lasswell, é possível identificar: o emissor, o canal, a
mensagem e o receptor. Entretanto, com o advento das tecnologias
digitais, os elementos constituintes do processo comunicativo inauguram
uma nova lógica comunicacional.
Considerando esse contexto, avalie as afirmações abaixo.
I. O processo de comunicação proposto por Lasswell corresponde a uma
lógica comunicacional linear, e os elementos que integram esse processo
podem ser representados da seguinte forma:
Emissor – Mensagem – Canal – Receptor.
II. A nova lógica comunicacional, com o surgimento das tecnologias
digitais, rompe com a perspectiva transmissionista e inaugura o seguinte
modelo:
Emissor/Receptor – Mensagem/Canal – Emissor/Receptor
III. Na nova lógica comunicacional, o emissor adquire a centralidade do
processo de comunicação e pode ser representado da seguinte forma:
Receptor
Receptor Emissor Receptor
Receptor
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2012 - QUESTÃO 10
A Internet não é simplesmente uma tecnologia; é o meio de comunicação
que constitui a forma organizativa de nossas sociedades; é o
equivalente ao que foi a fábrica ou a grande corporação na era
industrial. A Internet é o coração de um novo paradigma sociotécnico,
que constitui na realidade a base material de nossas vidas e de nossas
formas de relação, de trabalho e de comunicação. O que a Internet faz
é processar a virtualidade e transformá-la em nossa realidade,
constituindo a sociedade em rede, que é a sociedade em que vivemos.
CASTELLS, M. Internet e sociedade em rede. In: MORAES, D. (org.) Por
uma
outra comunicação: mídia, mundialização cultural e poder.
Rio de Janeiro: Record, 2003, p. 287.
Considerando o texto acima, avalie as asserções a seguir e a
relação proposta entre elas.
I. As teorias da comunicação estudam não só os meios e seus produtos,
mas o ambiente simbólico que se instala a cada nova tecnologia, suas
significações, seus processos e suas implicações sociais.
PORQUE
II. A Internet, como espaço de convergência de mídias, é o meio que
possibilita uma nova configuração social, em que a lógica da “rede”
redefine os processos de comunicação.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma
justificativa da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma
justificativa da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição
falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição
verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
ENADE 2012 - QUESTÃO 11
Agenda-setting significa estabelecer um conjunto de temas que
compõem uma agenda, em função da transferência de relevância desses
temas. O processo de agenda-setting pode ser entendido como uma
permanente concorrência entre proponentes de temas, com o objetivo
de ganhar a atenção dos media, do público, e de elites políticas,
sendo os media de massa a “arena pública” partilhada, em que
diferentes questões ganham e perdem importância ao longo do tempo.
DEARING, J.W.; ROGERS, E. M. Agenda-setting. Communication concepts
6.
Thousand Oak: Sage, 1996 (adaptado).
A partir do texto acima e com relação à teoria do
agenda setting, avalie as afirmações abaixo.
I. É possível repensar a validade do conceito de agenda-setting
considerando a premissa de que o agendamento pode partir da sociedade
para a mídia. Haveria, portanto, mudança do paradigma que permaneceu
ao longo de várias décadas, ou seja, agora, a agenda pública pode
pautar a agenda midiática.
II. Um dos paradigmas do agenda-setting postula que diferentes grupos
da sociedade, sejam eles jornalistas, políticos ou públicos,
determinam a posição de um tema na ordem do dia e desconsideram outras
questões, devido à limitação de espaço e tempo na agenda dos media e
em suas agendas.
III. Os efeitos de agenda-setting não são idênticos em todos os
indivíduos nem todo tipo de cobertura influencia os indivíduos de modo
semelhante, pois há alguns fatores que intervêm nesse processo.
IV. Os métodos quantitativos empregados para o estudo da correlação
entre diversas agendas são teoricamente satisfatórios e contêm todos
os elementos necessários à análise de processos de compreensão e
interpretação referentes aos temas/atributos mais relevantes acerca
das agendas.
É correto apenas o que se afirma em
A) I.
B) II.
C) I e IV.
D) II e III.
E) III e IV.
ENADE 2012 - QUESTÃO 12
Os estudos culturais atribuem à cultura um papel que não é meramente
ligado às determinações da esfera econômica: uma sociologia das
comunicações de massa deve ter como objetivo expor a discussão entre o
sistema social, a continuidade e as transformações do sistema cultural
e o controle social.
McQUAIL, D. Teoria da Comunicação de Massas. Lisboa:
Fundação Calouste Gulbenkian, 2003 (adaptado).
Considerando o texto acima, avalie as afirmações abaixo.
I. Os efeitos culturais e ideológicos dos mass media analisados por meio
da dinâmica econômica mostram que as diferenças entre as diversas
práticas culturais tornam-se mais claras, visto que aos estudos
culturais interessa apenas o aspecto mais geral da forma de mercadoria.
II. Os estudos culturais rejeitam a ideia de uma audiência
indiferenciável e passiva e consideram o destinatário um sujeito ativo
nos processos comunicativos, visto que pode colocar em prática processos
de interpretação com relativa autonomia.
III. Analisados pelos estudos culturais sob a perspectiva da produção de
sentido e da apropriação da cultura, os efeitos ideológicos dos mass
media mostram que as diferenças entre as diversas práticas culturais
tornam-se mais evidentes entre grupos sociais e subculturas.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2012 - QUESTÃO 13
Texto I
Texto 2
A manipulação do público — perseguida e conseguida pela indústria
cultural entendida como forma de domínio das sociedades altamente
desenvolvidas — passa assim para o meio televisivo, mediante efeitos
que se põem em prática nos níveis latentes das mensagens. Estas
fingem dizer uma coisa e dizem outra, fingem ser frívolas mas, ao
situaremse para além do conhecimento do público, reforçam o seu
estado de servidão. Através do material que observa, o observador é
continuamente colocado, sem o saber, na situação de absorver ordens,
indicações, proibições.
WOLF, M. Teorias da comunicação. Lisboa: Editorial Presença, 1999,
p. 91.
Os dois textos apresentados acima evocam uma discussão a
respeito dos efeitos negativos da televisão, entendida como meio de
comunicação de massa. Nesse sentido, em ambos os textos,
A) evidenciam-se as preocupações acerca dos objetivos alcançados na
recepção televisiva, com base nas análises da audiência e dos efeitos
que caracterizaram os estudos de viés administrativo-funcional,
determinantes na mass communication research.
B) consideram-se os efeitos de manipulação exercidos pelos mass media,
especificamente pela televisão, em públicos considerados mais
vulneráveis, como crianças e adolescentes, tese reforçada pela visão
da Teoria Hipodérmica (ou Teoria da Bala Mágica).
C) ressaltam-se os danos provocados pela falta de raciocínio crítico
imposta pela televisão, ao transformar cultura erudita em cultura de
massa, esta compreendida pelos teóricos da Teoria Crítica como
sinônimo de indústria cultural.
D) enfatizam-se as intenções dominadoras do meio televisão, desde sua
invenção, após o término da Segunda Guerra Mundial, que foi amplamente
utilizado como instrumento político-ideológico que visa atingir a
razão dos telespectadores, em detrimento de suas emoções genuínas.
E) identificam-se as marcas da indústria cultural, termo que, cunhado
pelos teóricos frankfurtianos Adorno e Horkheimer, se refere à
produção industrial dos bens culturais e, assim, transformados em
mercadorias a serviço da alienação e dominação operadas pelos mass
media.
ENADE 2012 - QUESTÃO 14
Quando as capacidades de memória e de transmissão aumentam, quando
são inventadas novas interfaces com o corpo e o sistema cognitivo
humano, quando se traduz o conteúdo das antigas mídias para o
ciberespaço, quando o digital comunica e coloca em um ciclo de
retroalimentação processos físicos, econômicos ou industriais
anteriormente estanques, suas implicações culturais e sociais devem
ser reavaliadas sempre.
LEVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2000, p. 25.
Considerando o contexto acima, avalie as seguintes asserções e
a relação proposta entre elas.
I. O comunicador social opera como mediador entre o excesso de
conteúdos e a construção de informações no ciberespaço.
PORQUE
II. Com o desenvolvimento das tecnologias digitais e o aumento das
informações, nota-se crescente centralização da produção e do consumo
de conteúdos na Internet.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma
justificativa da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma
justificativa da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição
falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição
verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
ENADE 2012 - QUESTÃO 15
Entre os teóricos da comunicação, merecem destaque Theodor
Adorno, Marshall McLuhan e Paul Lazarsfeld.
A respeito dessas personalidades, avalie as afirmações abaixo.
I. Theodor Adorno, um dos expoentes da Escola de Frankfurt, juntamente
com Max Horkheimer, publicou a obra Dialética do Iluminismo, na qual afirma que a indústria cultural está interessada nos homens
como consumidores ou empregados, adaptando seus produtos ao consumo
das massas e, em larga medida, determinando o próprio consumo.
II. Marshall McLuhan, um dos precursores dos estudos sobre os meios de
comunicação, propôs a expressão “aldeia global” para descrever a
interconexão humana em escala global via meios eletrônicos de
comunicação.
III. Paul Lazarsfeld, importante sociólogo do século XX, concebeu um
novo paradigma — o da comunicação dialógica — postulando que o fluxo
de informações, transmitido e captado pelos meios de comunicação,
atinge o público de maneira ampla e direta.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2012 - QUESTÃO 16
Nos estudos conceituais em Jornalismo, a teoria
do Newsmaking, que se ocupa das práticas de produção da
notícia, está relacionada ao exercício de avaliação e seleção dos
fatos que podem virar notícia. Esse procedimento é vinculado a um
conjunto de fatores, detectados nos acontecimentos, que, na produção
jornalística, recebe o nome de
A) critérios de noticiabilidade.
B) interesse humano.
C) maneiras de ver.
D) hábitos mentais.
E) proximidade.
ENADE 2012 - QUESTÃO 17
Repórteres, não acreditem na primeira versão sobre o que quer que
seja. Nem na segunda, mesmo que ela coincida ou se pareça com a
primeira. Sejam céticos. Extremamente céticos. Duvidem de tudo e de
todo o mundo. Duvidem de vocês mesmos, da própria capacidade de
apurar bem. Duvidem até do que imaginam ter visto. Duvidem da
memória. Por isso, apurem bem. Anotem tudo que puderem anotar —
desde que a tarefa não desvie sua atenção da notícia.
NOBLAT, R. A arte de fazer um jornal diário. São Paulo:
Contexto, 2004, p. 54 (adaptado).
De acordo com o autor do texto acima, o repórter deve ser
A) cauteloso: checar as informações obtidas, registrar tudo o que for
possível e conferir-lhe a veracidade.
B) desconfiado: duvidar das informações obtidas e desconsiderar
qualquer fonte secundária.
C) cético: não acreditar em nada nem em ninguém, para manter uma
postura de total imparcialidade.
D) esperto: acreditar em seus familiares e colegas, desenvolver boas
amizades e se valer delas.
E) cuidadoso: dispensar fontes desconhecidas e recorrer à agenda de
contatos construída em sua carreira.
ENADE 2012 - QUESTÃO 18
Depois da filha, Antonio sepulta a mulher
No entardecer de 22 de junho, um homem chamado Antonio Antunes, 37
anos de idade, sepultou a filha em uma cova rasa do Campo Santo, no
Cemitério da Santa Casa, em Porto Alegre. Ao final do enterro,
Antonio, descascador de eucalipto no município de Butiá, pronunciou
uma frase que calou os poucos que o acompanhavam no Campo Santo:
— Esse é o caminho do pobre.
Antonio sabia o que estava dizendo, mas não tinha ideia de o quanto
a frase se revelaria ao mesmo tempo sentença e profecia. Cinco dias
depois de sepultar o bebê, sua mulher, Lizete, morreu em um leito de
hospital.
BRUM, E. A vida que ninguém vê. Porto Alegre: Arquipélago, 2006.
No trecho de abertura da reportagem acima, a jornalista
utiliza-se do recurso de evocação de imagens para compor a narrativa.
A aplicação dessa técnica associa a reportagem ao gênero
A) literário.
B) ficcional.
C) opinativo.
D) descritivo.
E) informativo.
ENADE 2012 - QUESTÃO 19
Todos os dias, produções jornalísticas divulgam informações
diversas em jornais, revistas, emissoras de rádio e de televisão e
Internet. Constantemente, ao lado de notícias relevantes a respeito de
mudanças na política ou na economia do país, convivem “notícias”
acerca dos últimos acontecimentos na vida particular de alguma
celebridade, por exemplo.
Acerca desse tema e no que se refere às Teorias do Jornalismo, avalie
as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Para o newsmaking, o jornalismo é construção social (e
não espelho) da realidade, ou seja, considera-se o próprio “fazer
noticioso” na transformação de fatos do mundo em notícias.
PORQUE
II. O newsmaking tem como função central a seleção
realizada pelo jornalista, que atua como um “porteiro”, filtrando o
que é ou não relevante para ser noticiado.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma
justificativa da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma
justificativa da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição
falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição
verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
ENADE 2012 - QUESTÃO 20
O jornalista precisa se atualizar, constantemente, ter visão
empreendedora e procurar atender aos diferentes grupos sociais e às
suas respectivas necessidades na contemporaneidade.
Acerca desse tema, avalie as seguintes asserções e a relação proposta
entre elas.
I. Diferentes práticas e novas ferramentas foram incorporadas à rotina
jornalística, entre as quais o uso de tecnologias móveis digitais e
conexões sem fio como plataformas de produção, além da utilização de
recursos como os blogs, os microblogs e as mídias sociais.
PORQUE
II. Atualmente, são exigidas novas habilidades do jornalista no trato
com a notícia, com o público e com as ferramentas disponíveis e
utilizadas no fazer jornalístico.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma
justificativa da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma
justificativa da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição
falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição
verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
ENADE 2012 - QUESTÃO 21
Os atentados londrinos de 7 de julho de 2005, ao mesmo tempo em que
assinalam a expansão e o fortalecimento da ideia de um papel ativo
dos cidadãos no processo de coletar, reportar e difundir fotografia
de caráter jornalístico, devem ser considerados também um marco para
o jornalismo participativo no uso de tecnologias digitais móveis na
cobertura de um evento de grandes proporções.
Recentes e dramáticos acontecimentos globais têm evidenciado um
forte e consistente crescimento da força da produção imagética
alternativa e cidadã e uma maior consciência quanto à agilidade e à
praticidade dos dispositivos móveis na transmissão de dados em tempo
real, sem intermediação de mídias convencionais.
PALACIOS, M.; MUNHOZ, P. Fotografia, Blogs e Jornalismo na Internet:
oposições, apropriações e simbiosis. In: BARBOSA, S. (Org).
Jornalismo Digital de Terceira Geração. Covilhã:
Labcom Books, 2007, p. 63-84.
Considerando o contexto acima, avalie as afirmações que se
seguem.
I. O crescimento do fotojornalismo cidadão obsolesce as funções do
fotojornalista profissional, uma vez que a mídia convencional passa a
fazer uso do material disponibilizado na Internet como fonte para suas
coberturas.
II. A crescente massa de imagens disponíveis na Internet facilita a
produção de contextos interpretativos, pois confere significado mais
amplo e verdadeiro aos acontecimentos.
III. A produção de imagens com valor jornalístico por cidadãos comuns
força a mídia tradicional a conviver com novos circuitos alternativos
de informação, sejam esses jornalísticos ou não.
IV. Uma das maiores vantagens do uso da fotografia na Internet pelas
corporações jornalísticas é ampliar as possibilidades de narrativas
jornalísticas que, passam a oferecer, em seus sites e portais
noticiosos, galerias de imagens sobre os acontecimentos, explorando
recursos em multimídia.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) I e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.
ENADE 2012 - QUESTÃO 22
Fizemos o que deveria ser feito. Aniquilamos o mundo diante dos seus
ouvidos e destruímos a CBS. Mas vocês ficarão aliviados em saber que
tudo não passou de um entretenimento de fim de semana. Tanto o mundo
como a CBS continuam funcionando bem.
Adeus e lembrem-se, pelo menos
até amanhã, da terrível lição que aprenderam hoje à noite: aquele ser
inquieto, sorridente e luminoso que invadiu sua sala de estar é um
representante do mundo das abóboras e, se a campainha de sua porta
tocar e ninguém estiver lá, não era um marciano... é Halloween!
ORTRIWANO, G. S. Ok, marcianos: vocês venceram! In: MEDITSCH, E.
(org.).
Rádio e pânico: a guerra dos mundos 60 anos depois.
Florianópolis: Insular, 1998 (adaptado).
O trecho acima é a reprodução de um comentário feito por Orson
Welles no Dia das Bruxas de 1938, após espantar a todos com a leitura do
livro de H. G. Wells: A guerra dos mundos. Muitos
espectadores entraram em pânico, achando que marcianos realmente tinham
invadido os Estados Unidos.
Considerando essas informações, avalie as afirmações a seguir.
I. O conceito de rotatividade da audiência já era cogitado na época da
transmissão radiofônica de Welles, em que a recepção era intimista e
individualizada.
II. Além da informação, a ambientação sonora é essencial para criar o
efeito de dramatização no rádio.
III. Ao utilizar o formato jornalístico como padrão, Orson Welles
explorou a credibilidade que tal formato possuía.
IV. Na peça radiofônica, Welles misturou elementos presentes no
noticiário (o verossímil, a realidade convertida em fatos) com elementos
específicos da estética radioteatral (a ficção e a dramatização).
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) I e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.
ENADE 2012 - QUESTÃO 23
Em qual dos seguintes textos, seria adequado inserir a charge
acima como ilustração de ideias nele contidas?
A) O estudo da retórica, arte de discursar e persuadir, iniciou-se na
Grécia Antiga e evoluiu para os estudos acadêmicos, que alicerçaram as
teorias da comunicação no século XX, que eclodiu com a expansão das
tecnologias da informação e comunicação.
B) A notícia é resultado da interação histórica e da combinação de uma
série de fatores: pessoais, culturais, ideológicos, sociais,
tecnológicos e midiáticos. Estamos em um momento de mudanças profundas
na Teoria do Jornalismo, dado o desaparecimento do jornal impresso.
C) O jornalista deve considerar que os enunciados produzidos, nas
diversas mídias, por meio das notícias, reportagens e outros gêneros
jornalísticos, são capazes de provocar reações diferentes no
público-alvo nos diversos locais em que esse se encontra.
D) O jornalismo é considerado um negócio, pois prioriza a produção
jornalística, em detrimento do espaço comercial. Assim, notícias e
reportagens merecem destaque porque alcançaram uma quantidade maior de
público, que, atualmente, acessa a informação por meio de dispositivos
móveis, como tablets e smartphones, por exemplo.
E) O hábito de leitura dos jornais impressos vem cedendo lugar à
leitura diária de conteúdos jornalísticos por meio de dispositivos
móveis. A simples transposição do impresso para a Internet, como
aconteceu, no início, com as primeiras experiências dos grandes
veículos, ficou para trás. De fato, constata-se que algumas rotinas
jornalísticas foram modificadas.
ENADE 2012 - QUESTÃO 24
Na gestão de organizações jornalísticas, há a necessidade de se
conciliar interesses comerciais ao mesmo tempo em que se deve garantir
a independência editorial dos veículos.
Os anunciantes, para
divulgarem seus produtos e empresas, investem em veículos que imprimem
credibilidade junto à audiência.
Os veículos, por sua vez, dependem
economicamente dos anunciantes e do valor cobrado pela
disponibilização de conteúdos.
Com base no exposto acima, infere-se que as organizações jornalísticas
devem
A) restringir os anunciantes do governo e a publicidade oficial, no
intuito de contribuir para a imparcialidade editorial.
B) defender os interesses dos anunciantes, garantindo que esses não
sejam prejudicados pelos conteúdos editoriais.
C) encontrar um ponto de equilíbrio que garanta sua sustentabilidade
econômica, mas sem que afete a credibilidade editorial, por se tratar
de veículos de interesse público.
D) limitar-se à cobrança por conteúdos, tal como a venda de
assinaturas, para que o veículo não dependa de anunciantes.
E) atuar de forma isenta, sem compromissos com interesses comerciais
dos veículos de comunicação, visando ganhar a confiança do público.
ENADE 2012 - QUESTÃO 25
Os resistentes
Não sucumbi ao telefone celular. Não tenho e nunca terei um telefone
celular. Quando preciso usar um, uso o da minha mulher. Mas
segurando-o como se fosse um grande inseto, possivelmente venenoso,
desconhecido da minha tribo.
Eu não saberia escolher a musiquinha que o identifica. Aquela que,
quando toca, a pessoa diz “É o meu!”, e passa a procurá-lo
freneticamente, depois o coloca no ouvido, diz “alô” várias vezes,
aperta botões errados, desiste e desliga, para repetir toda a função
quando a musiquinha toca outra vez. Não sei, a gente escolhe a
musiquinha quando compra o celular?
Sei que alguns celulares vibram discretamente, em vez de desandarem
a chamar seus donos com música. Infelizmente, os donos nem sempre
mostram a mesma discrição. Não é raro você ser obrigado a ouvir
alguém tratando de detalhes da sua intimidade. É como o que nos
fazem os fumantes, só que, em vez do nosso espaço aéreo ser invadido
por fumaça indesejada, é invadido pela vida alheia. Que também pode
ser tóxica.
VERÍSSIMO, L. F. Disponível em: <http://www.estadao.com.br>.
Acesso em: 12 jul. 2012 (adaptado).
Considerando as características do texto acima, infere-se que a
crônica
I. é uma composição breve relacionada à atualidade.
II. realiza uma tradução livre da realidade, frequentemente com humor
e ironia.
III. é um gênero literário mais ficcional que opinativo.
IV. é um gênero jornalístico relacionado com os gêneros literários
clássicos.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) I e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.
ENADE 2012 - QUESTÃO 26
O WikiLeaks, site criado para tornar públicas
informações privadas ou secretas, divulgou, nos últimos anos, milhares
de documentos militares sobre o Iraque e o Afeganistão, além de
telegramas diplomáticos norte-americanos e brasileiros.
A esse respeito, infere-se que a questão ética que subjaz à difusão de
documentos secretos governamentais vincula-se
A) à falta de credibilidade da Internet.
B) à ilegalidade do processo de obtenção das informações.
C) à mudança oficiosa da classificação das informações.
D) à desestabilização que o fato mencionado gerou no cenário político
internacional.
E) ao ocorrido com o site WikiLeaks, que pode inspirar
outras ações do mesmo tipo.
ENADE 2012 - QUESTÃO 27
Em jornalismo impresso, o modelo da pirâmide invertida, em que
as informações são dispostas em ordem decrescente de relevância, é a
opção mais comum para a elaboração de textos noticiosos.
Considerando esse modelo de construção textual, do ponto de vista da
objetividade e com base nas características da redação jornalística,
avalie as afirmações abaixo.
I. Na pirâmide invertida, o texto começa com o lide (ou lead)
noticioso, em que são respondidas as seis questões centrais em torno
do fato: Quem? O quê? Quando? Onde? Como? Por quê?
II. Escrever o texto com base na pirâmide invertida exige do
jornalista percepção quanto à hierarquia das informações, ou seja,
percepção de tudo que apurou e identificação do que é mais importante,
avaliando público e editoria a que se destina a matéria.
III. Para a redação do lide noticioso, é necessário utilizar citações
das fontes consultadas durante o trabalho de reportagem. Elas devem
ser apresentadas em discurso direto, privilegiando-se os verbos
declaratórios ou declarativos.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2012 - QUESTÃO 28
A polidez e a conveniência das intervenções — a própria noção de ser
educado — variam com a natureza da cultura e as relações sociais
vigentes. O mesmo ocorre com a fala por implicações — dar indiretas,
sugerir, indicar sem ser explícito.
Suponhamos que um funcionário diga que acredite que a firma X irá
ganhar uma licitação: pode estar apenas manifestando sua convicção
de que a firma atende melhor às condições do edital, mas pode também
estar sugerindo algum tipo de acerto ilegal em prejuízo dos
concorrentes.
LAGE, N. A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa
jornalística.
Rio de Janeiro: Record, 2001, p. 62 (adaptado).
Considerando a situação descrita no texto acima, avalie as
afirmações a seguir.
I. Quando um funcionário fala em nome de determinada instituição, é
preciso conferir se sua fala é autorizada, a fim de se identificar se
deve ser tratado como fonte oficial ou oficiosa.
II. Fontes oficiosas, em jornalismo, constantemente expressam-se em off, pois não respondem como “origem” oficial das informações que
fornecem.
III. De modo geral, as fontes oficiais são mais confiáveis do que as
oficiosas, pois representam, de forma legítima, instituições públicas
e privadas.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2012 - QUESTÃO 29
Um recente estudo sobre jornalismo em mídias digitais concluiu que o
uso de mídias sociais na obtenção de novas notícias é uma realidade
da maioria dos jornalistas entrevistados, mas somente quando a fonte
é conhecida. No Brasil, 52% dos jornalistas consultam redes sociais
de fontes que conhecem.
Disponível em: <www.oriellaprnetwork.com>. Acesso em: 19 jul.
2012.
Nesse contexto, conclui-se que as mídias sociais
A) são mais eficientes para destacar os assuntos de maior repercussão
do noticiário.
B) promovem maior interação por meio de compartilhamentos e debates
nos comentários.
C) constituem um canal pouco confiável para descobrir novas pautas.
D) oferecem mais credibilidade, por manterem equipes dedicadas à
produção de conteúdo.
E) atraem consumidores de notícias porque disponibilizam aplicativos
específicos que oferecem o conteúdo em tempo real.
ENADE 2012 - QUESTÃO 30
Em fotojornalismo, a imagem traz informação que pode ser entendida
por diferentes pessoas e tem um alcance maior que a matéria escrita.
LOIZOS, P. Vídeo, filme e fotografias como documentos de pesquisa.
In: BAUER,
M. W.; GRASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som:
um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002.
Diversos autores argumentam que as fotos impressas ou editadas
para veiculação digital devem sempre ser acompanhadas de um texto
porque a foto-legenda
A) reduz a possibilidade de um entendimento ambíguo.
B) reproduz a aparência e a identidade da imagem real.
C) dá sentido imediato à mensagem visual ilustrada.
D) demonstra a história da mudança do objeto fotografado.
E) define a época histórica daquele fato jornalístico fotografado.
ENADE 2012 - QUESTÃO 31
Um repórter do Los Angeles Times desenvolveu
um programa de computador que lê e faz análise dos dados
disponibilizados diariamente pela Polícia da cidade de Los Angeles,
relativos a prisões e crimes ocorridos na região.
Alguns dos textos produzidos pelo computador são publicados exatamente
como foram gerados e os outros servem de base para a criação de
matérias, inserindo-se, nelas, a emoção jornalística necessária.
O caso acima apresentado
I. diz respeito à reorganização de funções nas redações e à emergência
de novas competências profissionais.
II. demonstra que a convergência midiática nas redações é uma questão
resolvida e consensual.
III. é exemplo do que pode ser chamado jornalismo digital em base de
dados.
IV. exemplifica o uso de softwares para estruturação e organização de
informações em jornalismo.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) I e III.
C) II e IV.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.
ENADE 2012 - QUESTÃO 32
Ouço uma explosão fantástica. É um tuimmm interminável que me
atravessa os ouvidos de um para o outro lado, dá-me uma sensação de
grandiosidade. Sinto-me no ar, voando, mas, ainda assim, com uma certa
tranquilidade para pensar:
— A guerra é de fato emocionante. Agora entendo como há gente que
possa gostar de guerra. Uma cortina espessa de fumaça bloqueou-me toda
a visão. Tive a certeza, então, de que a bomba tinha explodido a
alguns metros de mim, exatamente sobre o Henry (...) Foi aí que senti
a perna esquerda. Os músculos repuxavam para a coxa com tal
intensidade que eu não me equilibrava sentado. Para não cair,
rodopiava sobre mim mesmo, em círculos e aos saltos. Instintivamente,
levei as duas mãos para “acalmar”.
A calça no lado esquerdo havia desaparecido. A visão foi terrível. O
sangue brotava como de torneiras. Depois do joelho, a perna se abria
em tiras, e um pedaço largo de pele, retorcido, estava no chão. Olhei
em volta e não achei meu pé. Fiz um balanço rápido da situação. Senti
a cabeça muito quente e um fio de sangue no rosto. A perna direita,
empapada de sangue, parecia ferida, mas estava com a perna da calça e
com a bota — senti certo alívio. A mão direita, muito queimada, minava
sangue. Não sentia absolutamente nenhuma dor. O que mais incomodava
era o incrível retesamento dos músculos da perna esquerda.
RIBEIRO, J. H. O repórter do século. São Paulo: Geração Editorial,
2006.
No fragmento acima, José Hamilton Ribeiro narra o acidente que
sofreu quando estava cobrindo a Guerra do Vietnã. Depois de duas semanas
no Vietnã, Ribeiro foi ferido quando pisou em uma mina, ao longo da
Estrada sem Alegria, dez quilômetros a sudoeste da cidade de Quang Tri.
Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. Percebe-se, no texto, influência do New Journalism, pois
há envolvimento do repórter, que relata o que está vivendo, descrevendo
o episódio em detalhes.
II. No trecho “É um tuimmm interminável que me atravessa os
ouvidos de um para o outro lado”, há uma onomatopeia, recurso comum no
jornalismo literário.
III. No jornalismo literário, não há compromisso com a objetividade,
podendo o jornalista inventar cenas ou episódios como recurso narrativo.
IV. A digressão e a utilização de texto em primeira pessoa são recursos
presentes no jornalismo literário.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) I e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.
ENADE 2012 - QUESTÃO 33
A viagem que nos atrai e nos deixa melancólicos
Na estrada o homem está em seu elemento. Ela contempla duas
realidades em aparência contraditórias. A do movimento e a do
repouso, porque, sim, toda viagem supõe uma volta, pontos de parada
do viajante, pausas intermediárias. A viagem é também a metáfora da
mudança — e isso desde a maior entre elas, a de Ulisses, na
Odisseia. Mas a obra de Homero é, também, a constatação de que tudo
muda, inexoravelmente, mesmo aquilo que não gostaríamos que mudasse.
Há, assim, sempre um tom de melancolia na viagem realizada. Ela nos
atrai por um lado e nos atira na cara a nossa irremediável finitude,
por outro.
Há de tudo isso um pouco na leitura que Walter Salles faz do
clássico On the Road, de Jack Kerouac. Por isso, talvez,
seja inútil esperar uma pegada esfuziante na longa trip de Sal
Paradise, Dean Moriarty e Marylou. Há, nessa versão de cinema, um
tom mais pausado, talvez reflexivo, exatamente onde se esperava mais
exacerbação. Com certa razão, pois a viagem da trinca, sob a qual se
escondem os nomes dos personagens reais — entre eles Kerouac e Neal
Cassady — é também a viagem de uma geração de ruptura. Pré-hippie,
de valorização da bebida, da droga e do sexo como vias de liberação
da vida burguesa. Acontece que essa é uma condição dos 1950, revista
num 2012 avesso a radicalismos. A releitura leva a marca desse mais
de meio século transposto.
ORICCHIO, L. Z. O Estado de S. Paulo, 13/07/2012, p. D6 (adaptado).
A respeito do texto reproduzido acima, e considerando as
características das diferentes produções textuais presentes no
jornalismo impresso, avalie as proposições a seguir e a relação
proposta entre elas.
I. No texto, o autor expõe sua opinião sobre o filme On the Road, adaptação feita por Walter Salles, para o cinema, do livro de mesmo
nome do escritor estadunidense Jack Kerouac.
PORQUE
II. O texto, caracterizado pela objetividade, é uma crônica com base
em argumentos válidos, na qual o autor expressa seu ponto de vista
acerca de obras culturais de interesse jornalístico.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma
justificativa da primeira.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma
justificativa da primeira.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição
falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição
verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
ENADE 2012 - QUESTÃO 34
Aproveitando esse momento de abertura política ao final do governo
do general Ernesto Geisel até a passagem do poder para o general
Figueiredo, Barbosa Lima criou o que poderíamos chamar de
metalinguagem televisual da abertura democrática. Pela primeira vez,
depois do longo período de censura, um programa abordava aspectos
políticos da realidade brasileira e encorajava outras emissoras a
pautar o assunto.
O programa era produzido com verba pequena, mas com enorme capital
intelectual. Segundo Barbosa Lima, a censura já vinha sendo
substituída pela autocensura, e cada um era responsável pelo que
dizia. Um dos homens mais entrevistados foi o temido Dr. Ulisses
Guimarães. Um outro exemplo foi a entrevista que Roberto D´Ávila fez
em Paris com os filhos dos exilados que não conheciam o Brasil. A
repercussão foi grande, porque eram crianças imaginando como era o
país.
“Alô, alô, povo do sertão, carne, arroz e feijão!” — esse era um dos
brados de Glauber Rocha ao entrar no programa, como descreve a
jornalista Isa Cambará. Ela o compara a Chacrinha, elegendo-o o novo
mito de comunicação da TV brasileira. A jornalista acompanhou uma de
suas gravações para o programa, que se tornou uma verdadeira
aventura, sem roteiros. Para Glauber, quem precisava de roteiro eram
os mestres-de-cerimônia. Na rua, sob a luz natural, onde qualquer um
podia virar personagem, ele fazia o seu pequeno show épico.
“Será isso jornalismo?” — pergunta a repórter — e Glauber responde:
“Não é jornalismo nem cinema. É a vida.”
MOTA, R. A épica eletrônica de Glauber. Belo Horizonte: Editora
UFMG, 2001 (adaptado).
Considerando o contexto acima, avalie as seguintes asserções e
a relação proposta entre elas.
I. A pergunta feita pela repórter comprova a ineficiência jornalística
do sensacionalismo característico do programa, apesar desse
sensacionalismo ainda estar presente na televisão até os dias de hoje.
PORQUE
II. A abertura política no Brasil possibilitou ao telejornalismo a
investigação e veiculação de temas até então proibidos e também um
grau inédito de experimentação formal, por meio do qual se tentava
ampliar os próprios procedimentos das técnicas de reportagem,
entrevista e apuração, conservando-se certo grau de objetividade, sem
abrir mão de um tom vanguardista.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma
justificativa da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma
justificativa da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição
falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição
verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
ENADE 2012 - QUESTÃO 35
Prazeres da “melhor idade”
A voz em Congonhas anunciou: “Clientes com necessidades especiais,
crianças de colo, melhor idade, gestantes e portadores do cartão tal
terão preferência.” Em um rápido exercício intelectual, concluí que,
não tendo necessidades especiais, nem sendo criança de colo,
gestante ou portador do dito cartão, só me restava a “melhor idade”
— algo entre os 60 anos e a morte.
Para os que ainda não chegaram a ela, “melhor idade” é quando você
pensa duas vezes antes de se abaixar para pegar o lápis que deixou
cair e, se ninguém estiver olhando, chuta-o para debaixo da mesa.
Ou, tendo atravessado a rua fora da faixa, arrepende-se no meio do
caminho porque o sinal abriu e agora terá de correr para salvar a
vida.
Outro dia, bem cedo, um jovem casal cruzou comigo no Leblon. Talvez
vendo em mim um pterodáctilo da clássica boemia carioca, o rapaz
perguntou: “Voltando da farra, Ruy?”. Respondi, eufórico: “Que nada!
Estou voltando da farmácia!”. E esta, de fato, é uma grande vantagem
da “melhor idade“: você extrai prazer de qualquer lugar a que ainda
consiga ir.
CASTRO, R. Folha de S. Paulo, 28/01/2012. Disponível em:
<http://www.folha.uol.com.br>. Acesso em: 13 jul. 2012
(adaptado).
Notas, notícias, reportagens, editoriais, artigos, críticas e
crônicas representam a variedade discursiva presente nas páginas de
jornais e revistas. Em relação à crônica apresentada acima, quais
características textuais podem ser identificadas?
A) Linguagem conotativa e vocabulário erudito, pois a crônica
representa o cruzamento entre jornalismo e literatura.
B) Objetividade e linguagem argumentativa, uma vez que o autor tem a
intenção de promover uma reflexão sobre o envelhecimento.
C) Denotação e vocabulário coloquial, uma vez que a crônica se
caracteriza pelo rebuscamento linguístico, ao mesmo tempo em que se
molda aos interesses do leitor.
D) Estrutura factual e presença de lide, já que o autor narra
acontecimentos do cotidiano, a partir do princípio de relevância das
informações relatadas.
E) Subjetividade e recursos estilísticos, como a ironia e o humor,
pois a crônica caracteriza-se pela impressão pessoal do autor e pela
leveza de linguagem na abordagem de temas cotidianos.
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