Prova de Relações Internacionais ENADE 2012 com Gabarito OBS: As questões objetivas de 01 a 08 estão dispo...
Prova de Relações Internacionais ENADE 2012 com Gabarito
OBS: As questões objetivas de 01 a 08 estão disponível na
prova de Formação Geral que você pode acessar
clicando neste link. As questões discursivas não foram disponibilizadas com padrão de
resposta.
ENADE 2012 - QUESTÃO 09
Ao completar 20 anos de vigência em setembro de 2007, o Protocolo de
Montreal consolidou-se como um dos mais eficientes acordos multilaterais
estabelecidos pelo sistema das Nações Unidas. Atualmente, a comunidade
mundial debate como o Protocolo de Montreal pode tornar-se uma
ferramenta mais efetiva contra o fantasma do aquecimento global, cujo
combate vinha sendo proporcionado pelo Protocolo de Quioto, firmado em
1997.
De forma geral, é possível afirmar que o cumprimento de metas
pelos 191 países signatários do Protocolo de Montreal já fez mais pela
proteção climática que o Protocolo de Quioto em sua primeira fase, que
se encerra em 2012. No Brasil, por exemplo, entre 2000 e 2007, evitou-se
a emissão de 36,5 mil toneladas de CFCs, correspondentes a cerca de 360
milhões de toneladas de CO.
PNUD. Protocolos de Montreal e Quioto – União em benefício global.
Disponível em: <www.pnud.org>. Acesso em: 12 jul. 2012.
Considerando as iniciativas de âmbito internacional para a
preservação do meio ambiente, avalie as afirmações abaixo.
I. O Brasil é um dos países que menos desenvolve projetos vinculados ao
mecanismo de desenvolvimento limpo (MDL), e ocupa posição mais baixa
quanto ao número de projetos que a África do Sul, México e Canadá.
II. Entre as explicações para o insucesso do Protocolo de Quioto,
destaca-se o fato de países como China, Estados Unidos e Alemanha não
terem ratificado o acordo, por temerem impactos no crescimento econômico.
III. O Protocolo de Montreal e o Protocolo de Quioto são tratados
internacionais em defesa do meio ambiente que buscam viabilizar formas de
desenvolvimento sustentável.
IV. Acordos como os de Montreal e Quioto não criaram uma organização
internacional que estabeleça metas e políticas comuns de atuação, ainda
que componham um regime internacional de proteção ao meio ambiente.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) I e IV.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) II, III e IV.
ENADE 2012 - QUESTÃO 10
Atualmente, a política dos Estados Unidos da América em relação a
Cuba responde não só aos interesses do presidente estadunidense, mas
também a uma gama de interesses do poder legislativo e de órgãos do
executivo.
Nesse contexto, destaca-se o lobby de cubanos-americanos, em
especial nos estados de Nova Jersey e Flórida, opositores do governo
Castro. Por outro lado, há órgãos governamentais, como o Departamento de
Agricultura dos Estados Unidos da América, que demonstram interesse na
abertura do mercado cubano e na normalização das relações, já que
agricultores norteamericanos poderiam lucrar com a venda de alimentos para
a ilha caribenha.
Com base no contexto apresentado acima e nas teorias de análise de
política externa que ressaltam o estudo do processo decisório, avalie as
afirmações a seguir, acerca da postura dos EUA em relação a Cuba.
I. O fato de a política externa dos EUA em relação a Cuba envolver
distintos órgãos do país demonstra a importância de não se considerar o
Estado como um bloco monolítico, como proposto pelo realismo. São
necessárias ferramentasde análise que destrinchem a “caixa-preta” do
Estado, como defendem as teorias de análise do processo decisório.
II. Independentemente do contexto das relações entre EUA e Cuba, a
política atual entre os dois países é conflituosa e exige compreensão dos
interesses do Estado de maneira seletiva. Considerando-se esse aspecto,
verifica-se que os meandros políticos dos departamentos de Estado dos EUA
e os interesses do setor agrícola são secundários.
III. O lobby cubano-americano funciona como importante
ferramenta de pressão sobre o Congresso dos EUA. No entanto, esse é um
fato pouco relevante quando se observam as ações do poder executivo
estadunidense, na figura de seu presidente, ator central em questões de
política externa.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2012 - QUESTÃO 11
Historicamente, o processo de formulação e condução da política
externa brasileira ficara altamente concentrado nas mãos do Ministério
das Relações Exteriores (MRE). Nesse contexto de insulamento
decisório, a influência de elites não governamentais sempre foi
pequena. Entretanto, ao longo das negociações da Área de Livre
Comércio das Américas (ALCA), assistiu-se a ganhos em termos de canais
institucionalizados de articulação entre o setor privado e o governo.
A reversão desse quadro deveu-se, em grande medida, à atuação da
Coalizão Empresarial Brasileira (CEB), cuja criação e manutenção
contaram com papel assertivo e determinante da Confederação Nacional
da Indústria (CNI). Pela primeira vez, o empresariado nacional
mobilizou-se em uma associação de cúpula em torno de uma negociação
internacional.
MANCUSO, W.; OLIVEIRA, A. Abertura econômica, empresariado e política:
os planos doméstico e internacional. Lua Nova, São Paulo,
n. 69, 2006, p. 147-172 (adaptado).
A partir do trecho acima, avalie as afirmações a seguir.
I. A política externa é considerada insulada quando, em sua formulação,
a participação de atores da sociedade civil, é baixa ou inexistente.
II. Nas negociações internacionais, os setores econômicos competitivos
tendem a pressionar o governo por mais protecionismo, ao passo que os
setores menos competitivos demandam liberalização comercial.
III. No Brasil, além do Ministério das Relações Exteriores, o Ministério
do Desenvolvimento, Indústria e Comércio atua nas áreas de comércio e
integração regional.
IV. Nas negociações da ALCA, o setor industrial brasileiro, representado
pela CNI, procurou influenciar o governo brasileiro a aceitar a proposta
final norte-americana, uma vez que avaliara positivamente os
possíveis impactoseconômicos advindos da conclusão do acordo.
É correto apenas o que se afirma em
A) I.
B) II.
C) I e III.
D) II e IV.
E) III e IV.
ENADE 2012 - QUESTÃO 12
No período entre as duas guerras mundiais, houve intenso debate, no
governo Getúlio Vargas, sobre o alinhamento internacional do Brasil
naquela conjuntura. Entre 1930 e 1945, a política externa brasileira
caracterizou-se pelo aproveitamento das brechas geradas pela competição
entre os dois sistemas de poder hegemônicos e pela busca dos interesses de
diferentes setores nacionais.
Considerando a política externa do governo Getúlio Vargas no período acima
referido, avalie as afirmações a seguir.
I. Durante os primeiros anos do governo Vargas, a política regional
brasileira apresentou dois aspectos importantes: a participação nas
conferências panamericanas e a adoção de política externa voltada para a
mediação de conflitos na América do Sul.
II. Durante o governo Vargas, houve aumento do poder de barganha do
governo brasileiro, ou, conforme a definição de Gerson Moura, de
pragmatismo ecumênico e responsável frente aos centros hegemônicos
emergentes.
III. Aproveitando-se do contexto externo, o Brasil alinhou-se aos EUA na
II Guerra Mundial e teve como contrapartida os investimentos
estadunidenses em setores estratégicos para o desenvolvimento do país.
É correto apenas o que se afirma em
A) I.
B) II.
C) III.
D) I e III.
E) II e III.
ENADE 2012 - QUESTÃO 13
O enfoque da política externa brasileira na integração dos
mercados dos países sul-americanos, dinamizada no primeiro decênio do
século XXI, tem a Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana
(IIRSA) como uma importante estratégia.
A IIRSA é um projeto de doze
países que percebem o continente sul-americano como espaço geoeconômico
integrado, onde é preciso reduzir ao mínimo as barreiras internas ao
comércio e os estrangulamentos infraestruturais.
A estrutura sistêmica e
a logística para essa integração respaldam-se no desenvolvimento da
telecomunicação, do transporte e da energia, por meio de políticas
territoriais na América do Sul. Destaca-se a Amazônia, região com
carência infraestrutural, forte apelo ambiental e importantes fronteiras
internacionais.
O projeto prevê a formação de corredores de exportação
com a construção de infraestruturas interligadas que superem gargalos
históricos de conectividade entre países vizinhos. Tais corredores
viabilizarão o aumento dos fluxos comerciais no mercado sul-americano e
deste com o mercado mundial.
A respeito da IIRSA e de seus reflexos na Amazônia, avalie as seguintes
asserções e a relação proposta entre elas.
I. A IIRSA tornou evidente a posição central da Amazônia mediante as
estratégias de integração internacional do Brasil. Ainda que a Amazônia
não seja a parte do continente sul-americano por onde passam os fluxos
mais densos de capital, a IIRSA redefiniu a importância dessa região
para os países envolvidos na iniciativa de integração de mercados.
PORQUE
II. É pela Amazônia que o Brasil se conecta geograficamente com vários
países sul-americanos, além de a região ser compreendida como fronteira
de recursos com grande potencial para exploração econômica da
sociobiodiversidade, apesar de suas especificidades ambientais.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma
justificativa da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma
justificativa da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição
falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição
verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
ENADE 2012 - QUESTÃO 14
Com base no gráfico acima, avalie as seguintes asserções e a
relação proposta entre elas.
I. Desde os anos 2000, como indica o gráfico proposto, a taxa de
crescimento do PIB dos países em desenvolvimento é muito superior à dos
países desenvolvidos, o que aumenta a influência de tais economias
emergentes no cenário internacional.
PORQUE
II. A interdependência econômica entre os países diminuiu na década de
2000, fato que pode ser observado no gráfico e que se deve à autonomia
do nível de crescimento dos países em desenvolvimento em relação ao
nível de crescimento dos países desenvolvidos, o que modifica a
geografia econômica estabelecida após a Segunda Guerra Mundial.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma
justificativa da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma
justificativa da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição
falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição
verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
ENADE 2012 - QUESTÃO 15
A world-system is not the system of the world, but a system that is a
world and that can be, most often has been, located in an area less
than the entire globe. Worldsystems analysis argues that the unities
of social reality within which we operate, whose rules constrain us,
are for the most part such world systems.
WALLERSTEIN, I. World-System Analysis. An Introduction. Durham/London:
Duke University Press, 2004, p. 98-99.
Avalie as afirmações a seguir, com base na obra de Wallerstein.
I. Os Estados tornam-se irrelevantes em face das dinâmicas
constrangedoras do sistema-mundo.
II. O sistema-mundo é composto por elementos em condição de
interdependência, estruturados de forma hierarquizada.
III. Centro e periferia, eixos organizados a partir da estrutura de
divisão internacional do trabalho, desempenham as mesmas funções
sistêmicas.
IV. O sistema-mundo encontra-se tensionado por conflitos internos
vinculados à relação entre capital e trabalho.
V. Em sua análise, Wallerstein assevera que o sistemamundo abarca a
totalidade da ordem global.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e V.
B) II e IV.
C) II, III e IV.
D) I, II, III e V.
E) I, III, IV e V.
ENADE 2012 - QUESTÃO 16
Ao longo do século XX, a área de Relações Internacionais adquiriu
contornos e características teóricas e conceituais próprias em relação
às demais Ciências Sociais.
Na busca de autonomia e legitimidade, os
estudiosos da área, como Hans Morgenthau e Kenneth Waltz,
representantes do pensamento realista, procuraram raízes de
interpretação sobre o fenômeno internacional em autores clássicos do
pensamento social.
Essa inciativa permitiu adaptar conceitos e
contextos próprios de pensadores como Tucídides (460 a.C.-400 a.C.),
Nicolau Maquiavel (1469-1527) e Thomas Hobbes (1588- 1679) e suas
épocas às premissas e princípios do Realismo do século XX.
Da tradição
herdada desses autores, foram estabelecidas algumas bases teóricas que
são consideradas comuns a todos os realistas.
NOGUEIRA, J. P.; MESSARI, N. Teoria das Relações Internacionais:
correntes e
debates. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005, p. 21-23 (adaptado).
Considerando a herança teórica mencionada no texto, avalie as
afirmações abaixo, que tratam dos fundamentos do pensamento realista
acerca das Relações Internacionais.
I. As Relações Internacionais são marcadas pela busca de poder pelos
Estados, fato que gera caos permanente no sistema internacional.
II. O Estado, ator central das Relações Internacionais, ator unitário e
racional, tem como objetivo central a defesa do interesse nacional.
III. A anarquia, como princípio ordenador das Relações Internacionais,
indica a ausência da autoridade superior dos Estados, os quais são
capazes de produzir aquiescência das forças políticas.
IV. O objetivo primordial das Relações Internacionais é a manutenção da
ordem e estabilidade na relação entre Estados, por meio da disseminação
de uma identidade compartilhada entre as nações.
É correto o que se afirma em
A) II, apenas.
B) I e IV, apenas.
C) II e III, apenas.
D) I, III e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.
ENADE 2012 - QUESTÃO 17
Em 1803, ao reiniciar-se a guerra na Europa, Portugal negociou
sua neutralidade e a liberdade de admitir navios ingleses em seus
portos. Dois anos depois, Napoleão exigiu que Portugal declarasse guerra
à Inglaterra. O governo português reafirmou o desejo de neutralidade.
No
ano seguinte, a França impôs à Inglaterra o bloqueio continental e
ocupou o trono espanhol. Portugal não poderia manter a neutralidade e
recebeu um ultimato da França: ou fechava seus portos à Inglaterra ou
seria invadido e ocupado.
Considerando esse contexto, avalie as afirmações a seguir.
I. Decretado em 1806, o bloqueio continental foi uma tentativa da França
de romper com o sistema colonial inglês.
II. A vinda da Corte para o Brasil foi um acordo anglolusitano, para
fazer face às ameaças francesas.
III. As ameaças francesas se concretizaram, o que resultou na União
Ibérica, junção das Coroas espanhola e portuguesa.
IV. O domínio francês sobre o trono espanhol contribuiu para a crise do
sistema colonial na América Hispânica.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e III.
B) I e IV.
C) II e IV.
D) I, II e III.
E) II, III e IV.
ENADE 2012 - QUESTÃO 18
Vários países da América do Sul, incluindo o Brasil, estão presentes na MINUSTAH, força da ONU que visa garantir segurança no Haiti.
Com relação ao tema, avalie as seguintes afirmações.
I. É de responsabilidade da Assembleia Geral da ONU determinar onde e
quando uma operação de paz, como a MINUSTAH, deve ocorrer.
II. Além da participação na missão do Haiti, o Brasil liderou, no âmbito
da União Sul-Americana de Nações (UNASUL), a criação do Conselho de
Defesa Sul-Americana.
III. A noção de segurança coletiva equivale ao conceito de equilíbrio de
poder, e pode ser observada no desejo da política externa brasileira de
estabelecer um contraponto aos EUA na América Latina, ao assumir os
custos de estabilização do Haiti.
IV. Além do Brasil, Chile e Argentina também estão bastante envolvidos
na missão de paz no Haiti, como se verifica na oferta de tropas e apoio
logístico ao país caribenho, o que revela ser a MINUSTAH uma missão
liderada por países do Cone Sul.
É correto apenas o que se afirma em
A) I.
B) II.
C) I e III.
D) II e IV.
E) III e IV.
ENADE 2012 - QUESTÃO 19
Os ataques aos Estados Unidos da América, em setembro de 2001,
tiveram impacto na agenda de segurança internacional.
Devido a sua
natureza e características singulares em um contexto de globalização –
mobilidade de capital, mobilidade de pessoas, constituição de redes
transnacionais –, tais ataques desafiam algumas concepções anteriormente
em voga a respeito do ordenamento das relações internacionais.
A respeito desse tema, avalie as afirmações abaixo.
I. A ênfase à chamada “guerra ao terror” na agenda internacional
envolveu políticas de combate à lavagem de dinheiro em paraísos fiscais.
II. Nos termos da Escola de Copenhague, a “securitização” do fenômeno do
terrorismo permite ações de intervenção em Estados soberanos.
III. O fato de vários países concordarem que o terrorismo é um problema
real sugere que a definição do termo é inequívoca.
IV. Na “luta contra o terror”, as ações de combate ao terrorismo são
centradas em atores transnacionais.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) II e IV.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) I, III e IV.
ENADE 2012 - QUESTÃO 20
Numa carta ao chanceler Rio Branco, em 17 de outubro de 1902, Assis
Brasil, ministro plenipotenciário brasileiro nos Estados Unidos,
escreveu:
“Não simpatizo com o contínuo recurso à influência yankee,
seguro meio de a fortalecer além da já exagerada que ela naturalmente
tem. Sou amigo dos Estados Unidos e quisera ver o Brasil em estreita
aliança com este país, mas tomando a cautela sistemática de o afastar
dos seus negócios.”
Assis Brasil referia-se ao Bolivian Syndicate, um
consórcio de firmas norte-americanas que visava explorar as riquezas
naturais do Acre. O chanceler Rio Branco partilhava da mesma opinião
do mencionado ministro.
BUENO, C. Política externa da Primeira República: os anos de apogeu
(de 1902 a 1918). São Paulo: Paz e Terra, 2003, p. 321 (adaptado).
À luz dos elementos envolvidos na situação apresentada, avalie as
seguintes afirmações.
I. Interessava ao Barão do Rio Branco envolver os Estados Unidos nas
negociações relativas ao Acre, pois acreditava que assim o Brasil teria
entendimento rápido com a Bolívia.
II. Com a assinatura do Tratado de Petrópolis (1903) e pressionado pelos
Estados Unidos, o Brasil indenizou a Bolívia e o Bolivian Syndicate, o
que evitou um conflito na região.
III. A soberania na Amazônia poderia ser posta em risco em caso de
inimizade do Brasil com os Estados Unidos; por isso, era importante que
esses países mantivessem boas relações.
IV. O Acre era área contígua e sem limites demarcados, o que tornava
difícil a fixação de jurisdições e, após o advento do ciclo da borracha,
ocasionava constantes litígios entre cidadãos brasileiros e o governo
boliviano.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) II e IV.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) I, III e IV.
ENADE 2012 - QUESTÃO 21
Élie Mizinge, um dos assassinos hutus que participou do massacre em
Ruanda, em 1994, cumprindo pena na Penitenciária de Rilima, declarou:
“Todos os grandes personagens viraram as costas para nossos massacres.
Os boinas-azuis, os belgas, os diretores brancos, os presidentes
negros, as pessoas humanitárias e os cinegrafistas internacionais, os
bispos e os padres e, finalmente, até Deus.”
HATZFELD, J. Uma temporada de facões: relatos do genocídio em Ruanda.
São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
Considerando os acontecimentos referidos no trecho acima e a
conjuntura das relações internacionais no período do conflito em Ruanda,
avalie as afirmações a seguir.
I. A não intervenção propagada pela nova ordem mundial dos anos 90
desestimulava a ingerência em assuntos internos em países cujos
presidentes haviam sido democraticamente eleitos.
II. No relato acima, prestado por um membro da etnia responsabilizada
pelo massacre de Ruanda, verifica-se uma distorção, já que os religiosos
não estimularam o referido conflito.
III. O descaso dos principais atores internacionais com o massacre em
Ruanda teve como um dos motivos o fato da região ser, naquele momento,
desinteressante do ponto de vista geopolítico e econômico.
IV. Os armamentos utilizados no conflito de Ruanda foram desviados do
Leste Europeu por traficantes de armas e sua compra foi financiada pela
extração de diamantes.
V. Tropas da ONU, os “boinas-azuis”, mencionados no relato, não
conseguiram evitar o genocídio, o que evidencia a dificuldade das Nações
Unidas em responder adequadamente às novas demandas no campo da
segurança.
É correto o que se afirma em
A) I e V, apenas.
B) III e V, apenas.
C) I, II e IV, apenas.
D) II, III e IV, apenas.
E) I, II, III, IV e V.
ENADE 2012 - QUESTÃO 22
Após o fim da Guerra Fria, desenvolveu-se uma nova reflexão sobre
as ameaças aos Estados no sistema internacional. No debate em torno das
chamadas “novas ameaças”, passam a figurar temas como tráfico de armas,
drogas e pessoas, degradação do meio ambiente e terrorismo.
No contexto da
América Latina, algumas dessas “novas ameaças” predominam e são motivo de
preocupação de governos.
Considerando as mencionadas “novas ameaças” na América Latina, avalie as
afirmações a seguir.
I. Grupos guerrilheiros e paramilitares, que mantêm presença relevante em
alguns países da América Latina, apresentam novos desafios ao
diversificarem sua atuação. Os principais problemas relacionados a essa
situação dizem respeito à dificuldade do exercício da soberania estatal, o
que resulta em precária manutenção do Estado de direito e do controle
territorial.
II. O tráfico de drogas é uma ameaça a praticamente todos os países da
América Latina, já que a região é um corredor para a passagem de
entorpecentes, o que alimenta o ciclo de violência nesse continente. Além
disso, a América do Sul consome a maior parte da cocaína produzida no
mundo e produz a maior parte da maconha e do ópio destinado ao consumo nos
Estados Unidos da América.
III. O terrorismo é a principal preocupação dos países da América Latina,
especialmente nos anos 2000. A ampla discussão desse tema, após o 11 de
Setembro, resultou na assinatura da Convenção Interamericana Contra o
Terrorismo (CICTE), que definiu de maneira clara, o conceito de
terrorismo.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2012 - QUESTÃO 23
Na questão da interface entre o regime comercial da Organização
Mundial do Comércio (OMC) e os regimes ambientais, é preciso enfatizar
que, mesmo tendo sido construídos com lógicas distintas e sem uma
hierarquia no direito internacional, o primeiro tende a prevalecer,
por ter mostrado, em menos de dez anos de existência, que a regulação
comercial por meios multilaterais institucionalizados é desejável.
A
clareza e a precisão das normas estabelecidas e a sua observância, bem
como o nível de delegação dos membros são suficientemente assegurados
para que o regime seja forte, o que não ocorre na maioria dos regimes
internacionais ambientais.
BARROS-PLATIAU, A. F. et alli. Meio ambiente e relações
internacionais:
perspectivas teóricas, respostas institucionais e novas dimensões
de debate. Revista Brasileira de Política Internacional,Brasília,
Vol. 47, n. 2, jul/dez. 2004 (adapatado).
Considerando o paralelo apresentado no texto acima entre os
regimes comercial e ambiental, avalie as afirmações a seguir.
I. As questões de cunho comercial são tratadas regularmente nas rodadas
de liberalização comercial, ao passo que as questões ambientais são
debatidas exclusivamente quando se realizam as grandes conferências
internacionais.
II. Por ter capacidade regulatória, a OMC pode constranger os Estados e
demais atores internacionais a seguirem padrões comportamentais; já o
Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) não possui a
mesma capacidade regulatória, o que dificulta a construção de um regime
ambiental internacional.
III. A agenda comercial internacional (iniciada com a criação da OMC, em
1995) é mais recente que a agenda ambiental internacional (iniciada com
a criação do PNUMA, em 1972), o que explica ser esta agenda mais
complexa que aquela.
É correto apenas o que se afirma em
A) I.
B) II.
C) III.
D) I e II.
E) II e III.
ENADE 2012 - QUESTÃO 24
A Organização de Direitos Humanos (Human Rights Watch), denunciou a
existência de 27 centros de tortura na Síria. De acordo com o
relatório da organização, ex-presos e desertores identificaram a
localização, os métodos de tortura e até os dirigentes dos centros de
detenção, que são comandados pelo serviço secreto da Síria. Segundo a
organização, a maioria das vítimas é formada por homens entre os 18 e
os 35 anos, mas há também, entre as vítimas, crianças, mulheres e
idosos.
De acordo com o relatório, a maior parte das torturas ocorreu
nas instalações dos departamentos de informações militares, de direção
da segurança política e nas direções-gerais de informações e da Força
Aérea da Síria, conhecidas como mukhabarat.
A organização pediu ao
Conselho de Segurança das Nações Unidas que envie ao Tribunal Penal
Internacional (TPI) denúncia contra a Síria e que adote sanções contra
os responsáveis pelos abusos. Pediu, ainda, que o presidente sírio,
Bashar Al Assad, seja responsabilizado por crimes contra a humanidade.
AGÊNCIA BRASIL. Disponível em:
<http://www.dci.com.br/organizacao-dedireitos-humanos-denuncia-existencia-de-centros-de-tortura-na-siriaid301023.html>.
Acesso em: 04 jul. 2012 (adaptado).
Segundo o texto acima, desde o início dos levantes contra o
governo de Bashar Al Assad, em março de 2011, o governo sírio tem
violado inúmeros direitos humanos básicos de sua população. Acerca desse
contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. As dificuldades encontradas pelo Conselho de Segurança das Nações
Unidas em aprovar resolução que permita uma ação internacional mais
incisiva contra o governo sírio tem resultado no aprofundamento da crise
doméstica e no seu transbordamento para países vizinhos.
PORQUE
II. O apoio diplomático, em particular de dois países com poder de veto
no Conselho de Segurança, paralisa a tomada de decisões a respeito do
problema, dando ao governo sírio margem de ação contra a oposição, e, ao
mesmo tempo, mantendo ativa a influência síria nos Estados da
região permanece ativa.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma
justificativa da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma
justificativa da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição
falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição
verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
ENADE 2012 - QUESTÃO 25
O panorama teórico e epistemológico das relações internacionais
contemporâneas é reflexo das profundas mudanças experimentadas na
política internacional com o fim da Guerra Fria. Novos temas e questões
adquiriram visibilidade e relevância em razão da crítica a premissas e
pressupostos até então estruturantes da área.
Considerando as diversas abordagens teóricas que hoje compõem o campo
das Relações Internacionais, avalie as seguintes afirmações.
I. Para as correntes liberais, os regimes democráticos são menos
propensos a estabelecer relações pacíficas entre si, em razão da
prevalência de valores universais.
II. A oposição binária entre masculino e feminino é constitutiva das
dinâmicas de poder nas relações internacionais, impactando, sobretudo, o
fenômeno da guerra.
III. A experiência colonial, que estruturou o sistema internacional a
partir do século XV, permanece como dimensão fundamental à compreensão
das relações internacionais contemporâneas, exemplificada pelos
processos de intervenção humanitária no pós-Guerra Fria.
IV. As dinâmicas políticas decorrentes da condição anárquica do sistema
internacional dependem dos processos de socialização dos atores.
V. A soberania deve ser entendida como um conjunto de práticas
produtoras de comunidades políticas exclusivas e excludentes que separam
a esfera doméstica da internacional.
É correto apenas o que se afirma em
A) I, II e III.
B) I, II e V.
C) I, III e IV.
D) II, IV e V.
E) III, IV e V.
ENADE 2012 - QUESTÃO 26
O novo sistema monetário internacional “dólar-flexível”, que se
consolidou e se universalizou depois do fim da Guerra Fria, junto com
a expansão vitoriosa do poder norte-americano e da globalização da sua
moeda e do seu capital financeiro, desvelou uma verdade encoberta
pelos sucessivos padrões de referência metálica das moedas dominantes
anteriormente: o sistema “dólar-flexível” não tem outro padrão de
referência que não seja o poder global de seu Estado emissor, junto
com a “credibilidade” dos seus títulos da dívida pública.
FIORI, J. L. O poder global e a nova geopolítica das nações. Crítica y
Emancipación.
Buenos Aires, vol. 2, 1º semestre, 2009, p.157-183 (adaptado).
A partir do texto acima, avalie as seguintes asserções e a
relação proposta entre elas.
I. Conforme a teoria da estabilidade hegemônica, a concentração de poder
em torno de uma única nação possibilita a oferta de bens públicos ao
sistema mundial, como, por exemplo, a de uma moeda internacional, que
viabiliza a intensificação do comércio internacional e a cooperação
econômica.
PORQUE
II. O país hegemônico é capaz de liderar a adesão a regimes
internacionais, como o padrão “dólar-flexível”, fornecendo, em razão de
sua supremacia econômica e militar, incentivos positivos e negativos,
aos demais Estados.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma
justificativa da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma
justificativa da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição
falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição
verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
ENADE 2012 - QUESTÃO 27
A política cambial da China, ao contrário da política do Brasil, não
permite valorização das moedas estrangeiras frente ao yuan, sem a
autorização do governo. O Brasil, ao criticar a política chinesa,
alega que esse modelo contribui para a concorrência desleal no mercado
internacional, porque os chineses conseguem vender produtos mais
baratos.
No Brasil, a política cambial, que define a variação do real
frente ao dólar, por exemplo, determina a valorização da moeda
nacional de acordo com o movimento de oferta e procura da moeda
americana no mercado financeiro.
Disponível em: <http://noticias.r7.com/economia/noticias>.
Acesso em: 10 jun. 2012 (adaptado)
A partir da notícia acima, avalie as afirmações abaixo.
I. A entrada da China na Organização Mundial do Comércio (OMC) limitou a
capacidade do governo chinês de manipular a taxa de câmbio do
yuan.
II. A política cambial chinesa produz impacto significativo na balança
comercial brasileira, porque gera aumento das importações de produtos
chineses, principalmente os industrializados.
III. A taxa de câmbio flutuante é determinada pela oferta e demanda de
moedas estrangeiras na economia nacional, sendo caracterizada pela
flutuação decorrente de variações de fatores macroeconômicos.
É correto apenas o que se afirma em
A) I.
B) II.
C) III.
D) I e III.
E) II e III.
ENADE 2012 - QUESTÃO 28
O perfil internacional do Brasil mudou bastante entre as décadas
de 1980 e de 1990. O país, que assumia postura defensiva e reativa, além
de terceiro-mundista (ou, pelo menos, periférica), passou a ser
afirmativo e propositivo em vários temas do cenário mundial.
Na década
de 2000, essa condição acentuou-se, aliando-se o crescimento econômico à
sua ação internacional. Tal condição conferiu um status diferenciado ao
Brasil, que passou a ser considerado como uma potência regional e uma
possível nova potência global.
A respeito dessas mudanças do perfil internacional do Brasil, avalie as
afirmações abaixo.
I. A imagem externa do Brasil, entre as décadas de 1980 e 1990, esteve
ligada às mudanças políticas e econômicas internas, em particular, à
redemocratização e à abertura econômica para o comércio internacional.
II. A afirmação do Brasil como potência global independe da manutenção
de seu status no âmbito regional, dado seu recente desenvolvimento
econômico.
III. A inserção econômica internacional do Brasil, ao longo dos anos
1990 e 2000, a despeito das críticas aos efeitos perversos da
globalização, se consumou pela abertura aos fluxos de comércio e de
investimento.
IV. A afirmação do Brasil como potência global inclui elementos
propriamente políticos, de caráter multilateral, como a participação em
missões de paz, negociações de uso de tecnologia nuclear e reforma da
arquitetura política internacional.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) II e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) I, III e IV.
ENADE 2012 - QUESTÃO 29
Não se deve iniciar a história da colonização com os grandes
descobrimentos ultramarinos, ou seja, com a busca de um caminho para
as Índias. Por certo, os descobrimentos deram nova dimensão ao
fenômeno da colonização e, por vezes, à sua natureza, mas o
expansionismo lhe é anterior.
É conhecido o inventário dos fatores que
explicam os descobrimentos e a colonização: a paixão religiosa, o
gosto pela aventura, a sede de riquezas, a revanche do conquistador
etc.
FERRO, M. História das colonizações: das conquistas às independências
–
séculos XIII a XX. São Paulo: Companhia das Letras, 1996, p. 19.
A expansão territorial potencializada pelos descobrimentos
ultramarinos, a que alude o texto acima, propiciou
A) o surgimento de técnicas como o moinho d’água e a rotação trienal na
agricultura.
B) a eliminação das práticas de escambo nas terras colonizadas.
C) o fortalecimento do modo de produção feudal.
D) o enfraquecimento do comércio europeu.
E) o crescimento do capital mercantil.
ENADE 2012 - QUESTÃO 30
Em 1871, Benjamin Disraeli, primeiro-ministro britânico, pronunciou-se
acerca da guerra franco-prussiana: “A guerra representa a revolução
alemã, um acontecimento político mais importante do que a Revolução
Francesa do século passado. Não há tradição diplomática que não tenha
sido radicalmente mudada. Existe um mundo novo. O equilíbrio de poder
foi totalmente destruído.”
KISSINGER, H. Diplomacia. 3 ed. Lisboa: Gradiva, 2007, p. 114
(adaptado).
Ao pronunciar tais palavras, o então primeiro-ministro britânico
referia-se
A) ao fortalecimento da Grã-Bretanha a partir da aliança com a Áustria e
a Hungria, a qual resultou na denominada liga dos três imperadores.
B) à vitória francesa e à unificação alemã, as quais consolidaram o
surgimento de duas forças políticas na Europa.
C) à perda de poder da Grã-Bretanha, que exercia papel central no
sistema de poder após 1815.
D) à unificação da Alemanha e ao fim do “concerto europeu” definido no
Congresso de Viena.
E) à aproximação entre França, Grã-Bretanha e Rússia, em razão da
unificação alemã.
ENADE 2012 - QUESTÃO 31
Do final da década de 1960 até o final da década de 1970 foi
amplamente divulgada a chamada Teoria da Dependência, cujos principais
teóricos são Enzo Faletto e Fernando Henrique Cardoso. Considerando as
premissas dessa teoria, avalie as afirmações a seguir.
I. A ruptura da condição de subdesenvolvimento econômico depende
essencialmente da industrialização da economia.
II. Um dos fundamentos da Teoria da Dependência é o entendimento de que
o desenvolvimento econômico não se dá por etapas.
III. A noção de dependência indica que os países periféricos se
encontram em condição de subordinação em relação aos países centrais no
que se refere ao desenvolvimento econômico.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2012 - QUESTÃO 32
O economista Roberto Triffin desenvolveu o que ficou conhecido como
Dilema de Triffin. Segundo este dilema, o aumento do comércio mundial, em
um sistema de taxas fixas de câmbio, leva à necessidade de aumento do
dinheiro internacionalmente aceito. Sendo a produção de ouro limitada, a
fonte de liquidez internacional deve ser uma moeda aceita
internacionalmente.
O problema inerente à existência dessa moeda é que o
país emissor da moeda passa a sustentar déficits comerciais, a fim de
garantir a liquidez internacional. O déficit, por sua vez, tornaria a
economia do país emissor menos confiável, o que enfraqueceria a própria
moeda.
Como resultado, o país emissor da moeda seria forçado a alterar a
base de sua moeda, cancelando o padrão de conversibilidade para o ouro.
Com base nas afirmações do texto, infere-se que o processo mencionado
corresponde à
A) crise econômica causada pela quebra da bolsa, em 1929.
B) crise do sistema de Bretton Woods, em 1971.
C) segunda crise do petróleo, em 1979.
D) crise da bolha da Internet, em 2001.
E) crise financeira dos EUA, em 2008.
ENADE 2012 - QUESTÃO 33
The only reason Iraq has any chance for a decent outcome today is
because America was on the ground with tens of thousands of troops to
act as that well-armed midwife, reasonably trusted and certainly
feared by all sides, to manage Iraq’s transition to more consensual
politics.
FRIEDMAN, T. L. Syria is Iraq. The New York Times, 25/07/2012.
Disponível
em: <http://www.nytimes.com>. Acesso em: 25 jul. 2012.
Considerando o texto acima, avalie as seguintes asserções e a
relação proposta entre elas.
I. De acordo com as abordagens pós-coloniais nas Relações
Internacionais, a afirmação sobre o futuro do Iraque expressa no texto é
interpretada como exemplo de leitura subalterna da atual condição das
sociedades pós-coloniais.
PORQUE
II. A prevalência do eurocentrismo na compreensão da política
internacional reflete-se na visão da superioridade dos valores e modelos
ocidentais, representada pela afirmação de Friedman sobre o papel dos
Estados Unidos da América na produção das condições necessárias para a
gestação de processo de modernização e de transição democrática no
Iraque.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma
justificativa da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma
justificativa da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição
falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição
verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
ENADE 2012 - QUESTÃO 34
O construtivismo tornou-se uma das mais celebradas correntes teóricas
das Relações Internacionais por ter estabelecido, segundo Adler
(1997), uma via média entre racionalistas e reflexivistas.
ADLER, E. Seizing the Middle Ground: constructivism in world politics.
European Journal of International Relations,
1997, V.3, p.319-363 (adaptado).
Considerando as contribuições construtivistas ao estudo da
política internacional, avalie as afirmações abaixo.
I. A premissa da intersubjetividade implica o entendimento de que a
identidade dos atores é exógena ao processo de interação social.
II. A identidade dos atores no sistema internacional fornece a base para
a definição de seus interesses.
III. O construtivismo wendtiano adota ontologia positivista do sistema
internacional, segundo a qual a estrutura material é totalmente
condicionada pela estrutura ideacional.
IV. O fato de as relações internacionais serem socialmente construídas
implica constantes rupturas dos padrões de ordenação sistêmica.
V. A política de poder e a autoajuda não são derivações causais
necessárias da estrutura anárquica do sistema internacional.
É correto apenas o que se afirma em
A) II e IV.
B) II e V.
C) I, III e IV.
D) I, II, III e V.
E) I, III, IV e V.
ENADE 2012 - QUESTÃO 35
Em visita ao Brasil, a advogada iraniana, ex-juíza e militante
dos direitos humanos, Shirin Ebadi, Prêmio Nobel da Paz em 2003, afirmou
que mandará uma carta à presidenta Dilma Roussef agradecendo-lhe por ter
criticado a sentença de morte por apedrejamento imposta a Sakineh
Mohammadi Ashtiani, acusada de adultério e de assassinato do marido.
A
presença, no Brasil, da Prêmio Nobel da Paz Shirin Ebadi, remete ao
posicionamento do Brasil em face do Irã como um dos pontos mais
relevantes no debate sobre a postura do Brasil na questão dos direitos
humanos durante os governos Luís Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.
Com base na política externa brasileira no campo dos direitos humanos
nos últimos 10 anos, avalie as afirmações seguintes.
I. No governo Lula houve fortes críticas do Itamaraty, no Conselho de
Segurança da ONU, às violações dos direitos humanos no Irã.
II. Durante o governo Dilma Rousseff, o Brasil votou pelo envio de um
relator da ONU ao Irã.
III. Devido às denúncias de violação de direitos humanos no Irã,
entidades da sociedade civil no Brasil têm atuado para que o tema seja
discutido nos foros multilaterais.
É correto apenas o que se afirma em
A) I.
B) II.
C) I e II.
D) I e III.
E) II e III.
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