Prova de Tecnologia em Gestão Comercial ENADE 2012 com Gabarito OBS: As questões objetivas de 01...
Prova de Tecnologia em Gestão Comercial ENADE 2012 com Gabarito
OBS: As questões objetivas de 01 a 08 estão disponível na
prova de Formação Geral que você pode acessar
clicando neste link. As questões discursivas não foram disponibilizadas com padrão de
resposta.
QUESTÃO 09
ENADE: Um empreendedor deparou-se com duas possibilidades de novos
negócios. A primeira envolvia a prestação de serviços de obra civil para
a abertura de poços artesianos; a segunda, a de prestação de serviços de
limpeza pós-obra. Feita a análise acurada das opções, as informações
sobre os dois negócios foram sintetizadas da seguinte forma:
- poços artesianos: alto potencial de mercado; número moderado de
concorrentes no mercado; taxa interna de retorno (TIR) inferior ao custo
de capital.
- limpeza pós-obra: potencial mediano de mercado; número pequeno de
concorrentes; taxa interna de retorno (TIR) superior ao custo de
capital.
Com base nessas informações e atendidos os critérios de viabilidade de
um novo negócio, esse empreendedor deve optar por investir em
A) poços artesianos, pois, em longo prazo, o alto potencial de mercado
lhe permitiria ampliar a participação e alavancar a vantagem de taxa
interna de retorno mais baixa.
B) limpeza pós-obra, pois o pequeno número de concorrentes lhe
permitiria aproveitar o potencial de mercado, ainda que mediano, e a
taxa interna de retorno favorável.
C) poços artesianos, caso seu perfil incluísse a alta tolerância ao
risco; ou em limpeza pós-obra, caso apresentasse perfil mais conservador
em relação ao risco.
D) nenhum dos dois negócios, pois as taxas internas de retorno, para
serem compensadoras, deveriam ser iguais ao custo de capital.
E) qualquer um dos dois negócios, segundo o perfil pessoal, uma vez que
ambos apresentam possibilidade de sucesso, dependendo sobremaneira da
identificação do empreendedor com o tipo de negócio.
QUESTÃO 10
ENADE: Uma empresa adquiriu mercadorias para revenda no valor de R$ 60
000,00, com crédito de ICMS de 12%. Nessa operação, houve gasto com
frete no valor de R$ 1 000,00, pago pelo vendedor. As mercadorias foram
vendidas por R$ 144 000,00, com incidência de 18% de ICMS, e, para a
entrega do produto, a empresa teve um gasto de R$ 1 200,00.
Caso a empresa tenha vendido todos os produtos adquiridos, os valores do
Imposto a Recolher e do Lucro do Exercício serão, respectivamente,
A) R$ 18 720,00 e R$ 63 080,00.
B) R$ 18 720,00 e R$ 64 080,00.
C) R$ 25 920,00 e R$ 56 880,00.
D) R$ 25 920,00 e R$ 64 080,00.
E) R$ 25 920,00 e R$ 82 800,00.
QUESTÃO 11
ENADE: Determinada empresa vendeu R$150000,00 em mercadorias no
exercício de 2011, havendo incidência de impostos na ordem de 4%;
comissões de 5%; custo da mercadoria de 30% e despesas gerais de 40%,
todos calculados sobre a venda.
Com base nessas informações, assinale a alternativa que apresenta os
valores da Receita Líquida e do Lucro Bruto da empresa em 2011.
A) R$ 136 500,00 e R$ 31 500,00.
B) R$ 136 500,00 e R$ 91 500,00.
C) R$ 144 000,00 e R$ 31 500,00.
D) R$ 144 000,00 e R$ 91 500,00.
E) R$ 144 000,00 e R$ 99 000,00.
QUESTÃO 12
ENADE: Determinada empresa familiar foi submetida a uma análise de
organização que detectou os pontos fortes e fracos de sua gestão, assim
como as oportunidades e ameaças presentes no contexto de sua atuação. Na
análise, identificou-se que a empresa mantém há anos os mesmos
equipamentos e métodos de fabricação de produtos, bem como os mesmos
funcionários, cuja produtividade, na média, tem diminuído nos últimos
anos. Tais práticas geram muitos gastos, baixa competitividade,
burocracia e atraso na transmissão de informações e na tomada de
decisões.
Considerando esse contexto, avalie as afirmações a seguir.
I. A análise realizada junto à empresa é conhecida como análise de
Pareto, que tem a finalidade de identificar tanto os pontos fortes e
fracos de organizações quanto as oportunidades e ameaças presentes no
contexto externo ao ambiente organizacional.
II. A busca de qualidade e a redução dos custos de mão de obra
proporcionariam à empresa a implantação da horizontalização,
procedimento que oferece vantagens como redução de custos, maior
flexibilidade e eficiência, foco no negócio principal da organização e
oportunidade de incorporação de novas tecnologias.
III. A ferramenta de Reengenharia pode ser útil à empresa, uma vez que
lhe permite redesenhar os processos produtivos, visando ao
desenvolvimento da cultura organizacional e trazendo objetivos claros
para aumentar a produtividade e a satisfação dos clientes.
IV. Para corrigir os problemas identificados pela análise realizada, é
adequada a aplicação da técnica de Downsizing.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) I e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.
QUESTÃO 13
ENADE: A fim de ampliar as vendas de uma rede de lojas de calçados e
implementar uma solução de Customer Relationship Management (CRM) na rede, foram realizadas as seguintes ações:
primeiramente, decidiuse recompensar os clientes que compravam com
maior frequência, com vistas a um aumento na taxa de retenção de
clientes; em seguida, os colaboradores da rede foram capacitados,
sendo seus papéis e funções atualizados; posteriormente, realizou-se o
levantamento e a documentação dos processos de atendimento aos
clientes; e, por último, efetuou-se a compra da solução de CRM.
Com base na situação apresentada acima, avalie as afirmações a seguir.
I. A execução da metodologia de implantação de CRM inverteu a ordem de
etapas, visto que a compra da solução de CRM deve ser uma das
primeiras ações a serem implementadas e não a última.
II. A atualização e a capacitação dos colaboradores são procedimentos
apropriados para se implantar uma mudança tecnológica significativa na
rede de lojas.
III. O mapeamento dos processos de atendimento aos clientes é uma
etapa necessária para a implantação da solução de CRM, uma vez que
permite a identificação das atividades que podem ser mais eficientes
ou eliminadas com o uso da tecnologia.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 14
ENADE: Maria Lúcia, dona de um salão de beleza, registrou uma queda no
movimento de clientes em mais de 30% entre os meses de maio e junho de
2012. Para ajudar a resolver o problema resolveu contratar uma empresa
de consultoria. A empresa detectou que a falta de cortesia e simpatia
dos funcionários eram alguns dos fatores que mais tinham influenciado
a dispersão dos clientes do salão. Determinada a mudar a situação, a
dona do salão solicitou à empresa que realizasse treinamento com os
funcionários para que pudessem tratar melhor os clientes. Após a
adoção de nova postura da equipe, aos poucos o salão foi recuperando
sua clientela, que, além de voltar a frequentá-lo, passou também a
indicá-lo a novos clientes. Ao longo do tempo, Maria Lúcia percebeu
que seus funcionários (cabeleireiros, manicures e pedicures) começaram
a criar laços de amizade com clientes, o que fazia com que voltassem a
procurar o mesmo profissional toda vez que precisassem de serviço
oferecido pelo salão.
Considerando a situação hipotética acima e os benefícios que o
relacionamento com clientes propicia às empresas, avalie as seguintes
asserções e a relação proposta entre elas.
I. A recuperação dos clientes do salão foi consequência de uma gestão
de clientes baseada em benefícios de confiança.
PORQUE
II. Quando a clientela foi tratada com cortesia e simpatia, gerou-se
no salão um senso de familiaridade e relação social entre as pessoas
que o frequentam.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma
justificativa da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma
justificativa da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição
falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição
verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 15
ENADE: Márcia, Lívia e Marcela foram a uma loja de sapatos, e cada uma
delas decidiu comprar um par. Márcia não tinha cadastro na loja, mas
resolveu cadastrar-se por insistência do vendedor e também pela
promessa de que o cadastro lhe traria descontos em suas próximas
compras. Lívia comprou seu par, mas reclamou com o gerente sobre a
falta de opções de cores do produto. Marcela apresentou seu cartão de
fidelidade e obteve um desconto a mais em sua compra.
Considerando a situação hipotética apresentada acima e com base na
escala de vínculo de clientes em camadas (prospects,
experimentadores, compradores, clientes eventuais, clientes regulares
e defensores), avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre
elas.
I. Márcia é uma cliente experimentadora, Lívia, uma cliente eventual e
Marcela, uma cliente regular.
PORQUE
II. Os clientes experimentadores, eventuais e regulares estão
presentes apenas em alguns processos de compra.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma
justificativa da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma
justificativa da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição
falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição
verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 16
ENADE: Os sistemas de tecnologia de informação (TI) são
imprescindíveis em todo o estágio da cadeia de suprimento, pois
permitem que as empresas reúnam e analisem informações. Os sistemas de
TI podem ser segmentados de acordo com os estágios da cadeia de
suprimento nos quais se concentram e com a fase de decisões da cadeia
de suprimento para as quais serão utilizados. Essas duas segmentações
podem ser usadas para criar uma matriz em que qualquer sistema de TI
utilizado na cadeia de suprimento possa ser mapeado.
Considerando essas informações, conclui-se que a matriz acima indica
que
I. o eixo horizontal define o escopo de um sistema de TI.
II. existem sistemas de TI distribuídos pela cadeia de suprimento
inteira.
III. as decisões estratégicas, no nível vertical, tratam da
operacionalização de processos.
IV. o eixo vertical define a fase de decisão da cadeia de suprimento
para a qual é utilizado um sistema de TI.
V. alguns sistemas de TI concentram-se apenas em um estágio ou em
uma função, ao passo que outros abrangem diversos estágios.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e III.
B) I, II e V.
C) II, III, IV.
D) III, IV e V.
E) I, II, IV e V.
QUESTÃO 17
ENADE: Em determinada loja de carros, existe uma política de vendas
baseada na empatia entre clientes e vendedores. Os clientes são sempre
recebidos com cortesia por algum dos funcionários, e toda a negociação
é realizada envolvendo as propostas da empresa e do interessado em
comprar o veículo. Invariavelmente, o cliente sempre acaba levando o
produto, e o resultado é a satisfação do comprador e do vendedor. Mas
os negócios da loja poderiam ser potencializados com a criação de
vínculo com o cliente.
Considerando o caso hipotético acima e com base na teoria sobre troca
transacional e relacional, avalie as afirmações a seguir.
I. A loja pratica a troca transacional, pois seu maior interesse é a
venda.
II. A loja pratica a troca relacional, pois mantém relação com os
clientes, embora não seja criado vínculo maior.
III. A loja pratica a troca relacional, pois clientes e vendedores
ficam contentes com o resultado da negociação, mesmo sem terem um
vínculo maior.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 18
ENADE: Sabe-se que produtos não podem agregar valor se não chegarem
até os clientes. Por isso, a distribuição é uma função vital para
o marketing. Entretanto, alguns produtos, como, por
exemplo, relógios de alto luxo, são encontrados apenas em poucas lojas
e a um preço bem elevado. Essa pequena cobertura de mercado é, porém,
uma estratégia de distribuição conhecida há muitos anos, chamada de
distribuição exclusiva, que apresenta uma lógica muito clara de
funcionamento. Nesse caso, os intermediários geralmente recebem o
direito exclusivo de vender o produto em determinado território.
Com base nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação
proposta entre elas.
I. A distribuição exclusiva é uma estratégia adequada a determinados
produtos.
PORQUE
II. A distribuição exclusiva permite melhorar a estratégia de
posicionamento por atributo de relógios de alto luxo.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma
justificativa da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma
justificativa da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição
falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição
verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 19
ENADE: A empresa Alfa atua principalmente na venda de produtos de
informática. Aproximadamente 80% de suas vendas são realizadas por
meio de sua plataforma de comércio eletrônico, e os 20% restantes, por
meio das televendas. O que chama a atenção em seu modelo de negócio é
a forma como a empresa gerencia o processo de venda. Um exemplo é o
envio de mensagens eletrônicas que informam o estágio em que se
encontra o pedido tanto dos clientes que utilizarem a plataforma de
comércio eletrônico quanto dos que fizeram a compra pelo sistema de
televendas, deixando-os tranquilos e reforçando positivamente a
decisão tomada. O mais importante, entretanto, é que os clientes da
empresa Alfa se engajam no relacionamento com a empresa e se tornam
influenciadores de outros clientes, reduzindo significativamente o
custo de atração de novos clientes. Para estimular esse engajamento,
assim que o cliente recebe o produto, ele é incentivado a relatar a
sua experiência de compra, deixando uma mensagem no site da empresa,
logo abaixo da apresentação do produto que ele comprou.
O gerenciamento do processo de venda ilustrado pelo exemplo da empresa
Alfa demonstra
A) a importância das ferramentas de relacionamento para a construção
de uma abordagem de pós-vendas.
B) que o acompanhamento de uma operação de venda deve ser realizado
por meio do sistema de televendas.
C) o impacto que a prospecção de clientes ocasiona na satisfação de
cada cliente.
D) a necessidade de se construir uma plataforma de comércio eletrônico
com foco na negociação.
E) o foco do objetivo de vendas na atração de novos clientes.
QUESTÃO 20
ENADE: Em meados de 1965, Albino Ongaratto não sabia mais o que fazer para
colocar ordem na sua churrascaria localizada em Jacupiranga. Os
garçons, mal treinados e sobrecarregados, trocavam todos os pedidos.
Muitos clientes, revoltados com a desorganização, reclamavam e iam
embora sem pagar. Certo dia, Albino teve a brilhante ideia de se
adaptar àquela desordem. Ele orientou os garçons que servissem de
tudo a todos. Quem saísse da cozinha com um prato de picanha, por
exemplo, serviria a quem quisesse, carne. Quem levasse peixe, faria
a mesma coisa. E assim por diante. Pagando um preço fixo, o freguês
podia comer à vontade os pratos disponíveis. Por sua simplicidade, o
sistema se espalhou pelos quatro cantos do país e chegou até ao
exterior.
DOMINGOS, C. Oportunidades disfarçadas: histórias reais de empresas
que
transformaram problemas em grandes oportunidades.
Rio de Janeiro: Sextante, 2009 (adaptado).
Com base nesse texto, avalie as afirmações a seguir.
I. Albino transformou a cultura da churrascaria e usou-a em benefício
do negócio.
II. Albino aproveitou-se do clima de desorganização da empresa para
criar um novo tipo de negócio.
III. Albino criou uma nova modalidade de negócio a partir da
reclamação constante dos clientes.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 21
ENADE: Em 1970, Milton Friedman, Prêmio Nobel de Economia, publicou um
artigo na New York Times Magazine em que dizia que os programas de
responsabilidade social corporativa (RSC) não passavam de “fachada
hipócrita”, e que os empresários favoráveis a eles “revelavam um
impulso suicida”. Os tempos mudaram. Contudo, ainda há muitos
líderes de empresas que têm o mesmo raciocínio de Friedman, mas são
muitos, também, que tornaram prioridade a RSC.
Em 2002, por exemplo, somente uma dúzia de empresas listadas na
Fortune 500 publicavam relatórios de RSC ou de sustentabilidade.
Agora, a maior parte o faz. Mais de 8000 empresas do mundo todo
assinaram o Pacto Global das Nações Unidas. A próxima geração de
líderes empresariais deverá priorizar ainda mais a RSC. De acordo
com dados divulgados em junho de 2012 por uma organização sem fins
lucrativos que orienta as empresas para a promoção da
sustentabilidade, 65% dos alunos de mestrado profissional em
Administração (MBAs) consultados disseram que estão dispostos a
fazer diferença na sociedade e no meio ambiente por meio do seu
trabalho.
Disponível em: <http://www.wharton.universia.net>.
Acesso em: 10. jul. 2012 (adaptado).
Com base no texto acima, avalie as asserções a seguir e a
relação proposta entre elas.
I. A RSC, nos dias de hoje, é uma poderosa ferramenta de marketing e
de promoção das organizações, sendo amplamente usada pelas empresas em
todo o mundo.
PORQUE
II. Cada vez mais, os líderes empresariais consideram a RSC como
compromisso ético com a sociedade e o meio ambiente.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma
justificativa da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma
justificativa da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição
falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição
verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 22
ENADE: O fenômeno do crescimento da relevância das pequenas e médias empresas
na economia brasileira reflete, com poucas variações, o mesmo
movimento que surgiu nos Estados Unidos após a recessão de 1975, que
provocou uma reorganização nos mercados produtivos e financeiros
americanos. Por causa desse fenômeno, durante a década de 1980,
criou-se, e tem-se mantido até hoje, o mito do “empreendedor herói”,
aquele que veio para enfrentar as grandes corporações e que, com
criatividade, determinação e flexibilidade, tornou-se o grande gerador
de empregos e salvador da economia americana. Essa imagem se torna
mais forte em países como o Brasil, com ambiente empresarial
extremamente volátil e hostil aos pequenos negócios.
A visão de
“herói” faz muito sentido ao designar os empreendedores brasileiros,
pois conseguiram sobrepujar as dificuldades de iniciarem um
empreendimento próprio sem apoio ou incentivo, apenas com uma ideia na
cabeça e muita disposição, tanto para aprender quanto para trabalhar –
até mesmo falhar e, em muitos casos, recomeçar. Tiveram de lidar com
falta de credibilidade, lutar contra a inércia do passado, ter
paciência para enfrentar os entraves da burocracia para abrir uma
empresa, obter recursos financeiros, trabalhar com o mínimo de
infraestrutura, depender de clientes e fornecedores e aprender a
administrar um negócio na base da tentativa e erro. Tudo sempre da
maneira mais difícil.
HASHIMOTO, M. Espírito empreendedor nas organizações:
aumentando a
competitividade através do intraempreendedorismo.
2 ed. São Paulo: Saraiva, 2010 (adaptado).
Considerando o assunto abordado no texto de Hashimoto, avalie as
asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O termo “empreendedor herói” indica que o empenho desses
empreendedores torna-os determinados, criativos e flexíveis, de modo a
ultrapassarem as habilidades de profissionais comuns, o que constitui um
estereótipo que, entendido como sinônimo de virtudes, é empregado de
forma indiscriminada e equivocada.
PORQUE
II. A mitificação do empreendedorismo descrito no texto caracteriza-se
como desvio de princípios da administração, pois apresenta uma imagem de
empreendedor que não se guia pelas regras de administração, dando maior
ênfase a instintos e habilidades individuais do que às técnicas
administrativas.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a II é uma
justificativa da I.
B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a II não é uma
justificativa da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição
falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição
verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 23
ENADE: Uma empresa tem a seguinte movimentação no mês de abril de
2012: venda de R$ 440 000,00, custo de mercadorias de R$ 220 000,00 e
despesas gerais de R$ 100 000,00. Para maio de 2012, essa empresa tem
a seguinte proposta de orçamento: custo de mercadorias de R$ 240
000,00 e despesas gerais de R$ 110 000,00. A empresa possui: saldo de
caixa inicial no valor de R$ 15 000,00 em abril de 2012; recebimentos
de vendas de 30% à vista, 40% para 30 dias e 30% para 60 dias;
pagamentos de compras de mercadorias de 20% à vista, 40% para 30 dias
e 40% para 60 dias. As despesas da empresa são pagas à vista.
Com base nessa situação-problema, conclui-se que, se a empresa desejar
ter, ao final do mês de maio de 2012, saldo de caixa de R$ 83 000,00,
suas vendas no mesmo mês terão de ser no valor de
A) R$ 300 000,00.
B) R$ 350 000,00.
C) R$ 400 000,00.
D) R$ 450 000,00.
E) R$ 500 000,00.
QUESTÃO 24
ENADE: Considere que uma empresa tenha demonstrado o seguinte
Balanço Patrimonial, encerrado em dezembro de 2011.
Considerando as informações acima, conclui-se que, atualmente, a
empresa tem o Capital Circulante Líquido de
A) R$ 6 000,00.
B) R$ 16 000,00.
C) R$ 20 000,00.
D) R$ 30 000,00.
E) R$ 40 000,00.
QUESTÃO 25
ENADE: A empresa Alfa está profissionalizando sua gestão. Para isso,
está definindo estratégias de compra e venda de produtos e serviços;
planejamento de vendas de maneira mais estruturada; estratégias de
marketing; e toda a sua cadeia de suprimentos. Nas primeiras análises
sobre sua situação, a empresa constatou que necessita de uma
ferramenta de gestão de relacionamento com clientes, Customer
Relationship Management (CRM), visto que as vendas estão em declínio e
os serviços oferecidos aos clientes não estão satisfatórios.
Nesse contexto, com a implementação da ferramenta CRM, a empresa Alfa
I. poderá identificar e escolher seus melhores e mais lucrativos
clientes.
II. poderá automatizar tarefas como a qualificação de clientes, a
programação de contatos de vendas e a identificação de clientes
potenciais.
III. dispensará a estocagem de produtos, visto que a ferramenta CRM
fornece informações exatas sobre as próximas compras efetuadas por
clientes.
IV. obterá informações sobre o comportamento de grupos de clientes, o
que dispensará análises detalhadas por parte da gerência da empresa.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) II e IV.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) I, III e IV.
QUESTÃO 26
ENADE: O diagrama de Pareto é utilizado para realizar
classificações em pesquisas de mercado, para que o gestor possa
conhecer o perfil de renda de determinada região, por exemplo. A
tabela e o gráfico a seguir referem-se a uma pesquisa na qual os
consumidores são classificados nas categorias A, B e C, conforme a
renda per capita (RPC) regional. A pesquisa foi realizada em 10
regiões.
A partir desses dados, avalie as afirmações a seguir.
I. As regiões classificadas na categoria A representam 49,09% da RPC
regional acumulada.
II. Na categoria B, estão classificadas 30% das regiões,
representando 81,8% da RPC regional acumulada.
III. A região 6 possui a mesma representação percentual da RPC
regional acumulada das regiões classificadas na categoria C.
IV. Cerca de 18% dos consumidores pesquisados nas dez regiões
pertencem a categoria C.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) I e III.
C) II e IV.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.
QUESTÃO 27
ENADE: Determinada empresa obteve as seguintes informações em seu
departamento de custos.
Para que a empresa tenha uma margem de lucro líquida de 20%, seu
preço de venda pelo markup será de
A) R$ 37,50.
B) R$ 50,00.
C) R$ 57,69.
D) R$ 58,82.
E) R$ 62,50.
QUESTÃO 28
ENADE: O varejo inclui todas as atividades relativas à venda de
produtos ou serviços diretamente ao consumidor. Com o objetivo de
implementar o planejamento de vendas e a gestão de estoque, o gerente
da loja X projetou a posição da sua empresa de acordo com as quatro
amplas estratégias de posicionamento disponíveis aos varejistas. A
seguinte matriz foi formulada.
Com base nas informações acima, verifica-se que o quadrante no qual
se encontra a loja X diz respeito a estabelecimentos que
A) possuem os preços baixos, variedade de produtos e baixa margem de
lucro.
B) cultivam uma imagem exclusiva e tendem a operar com alta margem
de lucro e baixo volume.
C) privilegiam uma linha grande de produtos de alto valor agregado e
com alta margem de lucro.
D) dão bastante atenção à qualidade do produto, aos serviços e à
imagem, obtendo alta margem de lucro.
E) apresentam reduzida linha de produtos e baixo valoragregado aos
mesmos.
QUESTÃO 29
ENADE: O Ministro da Fazenda anunciou, no dia 21 de maio de 2012, um pacote
de medidas para estimular o crédito no país. Entre elas, estava a
redução do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) para a
compra de carros, além da diminuição do Imposto Sobre Operações
Financeiras (IOF), para todas as operações de crédito de pessoas
físicas, de 2,5% para 1,5% ao ano. Além disso, o Ministro informou
que o setor privado se comprometeu a dar descontos sobre as tabelas
em vigor. O objetivo de todas essas medidas foi reduzir, segundo o
Ministro, o custo dos carros em, aproximadamente, 10% nas
revendedoras.
MARTELLO, A. Disponível em: <http://www.g1.globo.com>.
Acesso em: 21 mai. 2012 (adaptado).
De acordo com o texto acima, o governo esperava que os
revendedores de automóveis reduzissem os preços de seus produtos em,
aproximadamente, 10% para o consumidor final. Diante de tal cenário,
uma concessionária optou por reduzir ainda mais suas margens,
praticando preços mais baixos que a média do mercado. A consequência
dessa medida para a concessionária foi
A) a ampliação de sua participação no mercado, de modo a obter
economia de escala por meio de um rateio mais favorável de custos
fixos.
B) a diminuição da margem de contribuição média dos produtos vendidos,
reduzindo-se, assim, o ponto de equilíbrio da empresa.
C) a implantação de uma política de preços do tipo desnatação, que
visa atingir, inicialmente, os clientes mais inovadores.
D) a consolidação de sua imagem como empresa líder em diferenciação,
que presta os melhores serviços na região em que atua.
E) o aumento das margens de lucro na venda de produtos básicos, como
carros de mil cilindradas.
QUESTÃO 30
ENADE: No programa de fidelidade da operadora de cartão de
crédito V-Card, os valores gastos pelos clientes com o
cartão são convertidos em pontos, que podem ser resgatados ou trocados
por produtos e serviços da própria empresa ou de parceiros. No
primeiro ano de funcionamento do programa, os gastos dos clientes com
o V-Card triplicaram. No segundo ano, ocorreu uma
mudança no sistema de recompensas, para reduzir custos de operação do
programa, o que provocou uma redução nos valores gastos pelos
clientes. Em função desses fatos, a V-Card estuda o
futuro de seu programa de fidelização de clientes.
Curiosamente, os
principais concorrentes da operadora lançaram seus programas de
fidelidade seis meses depois e não tiveram os mesmos resultados
obtidos pela V-Card, em seu primeiro ano de implementação
do programa. Considerando o assunto tratado no texto e os riscos na
criação e gestão de programas de fidelidade, avalie as asserções que
se seguem e a relação proposta entre elas.
I. A fidelização de clientes por meio de recompensas financeiras tem o
risco de fazer com que eles só realizem negócios com determinada
empresa enquanto seu programa de fidelidade continuar oferecendo
recompensas.
PORQUE
II. Empresas concorrentes, que não forem as primeiras em seu setor a
lançar programas de fidelidade, encontram dificuldades em obter
vantagem competitiva.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma
justificativa da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma
justificativa da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição
falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição
verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 31
ENADE: Os dois gráficos abaixo representam a relação entre o
tamanho das organizações e o grau de intimidade que mantêm com seus
clientes. O segundo gráfico demonstra o efeito produzido após a
implantação de ferramentas de gerenciamento de relacionamento com
clientes.
Os gráficos apresentados acima indicam que as ferramentas de
gerenciamento de relacionamento com clientes proporcionam
I. o incremento no tamanho das empresas.
II. a melhoria no relacionamento com os consumidores.
III. o incremento no número de consumidores da organização.
IV. a elevação do grau de intimidade com o cliente em grandes
organizações.
É correto apenas o que se afirma em
A) I.
B) II.
C) I e III.
D) II e IV.
E) III e IV.
QUESTÃO 32
ENADE: Felipe, gerente de uma rede de supermercados, observou uma queda
significativa na frequência de clientes em seu estabelecimento. Com o
objetivo de detectar o motivo da evasão de clientes, o gerente fez uma
pesquisa a respeito da gestão de relacionamento de clientes, constatando
que empresas varejistas perdem clientes, em geral, pelos seguintes
motivos: 1% morre; 5% adotam novos hábitos; 9% consideram o preço alto
demais; 14% estão desapontados com a qualidade do produto; e 68% estão
insatisfeitos com a má qualidade do atendimento.
Observando com atenção o procedimento de sua equipe durante duas
semanas, Felipe concluiu que existiam pelo menos dois problemas
principais que poderiam estar ocasionando a queda no número de
frequentadores do estabelecimento: a desmotivação de funcionários, a
falta de cuidado com o manejo de produtos e a disposição de frutas e
verduras no setor de produtos hortifrutigranjeiros, área considerada
como prioridade pelo supermercado. A partir dessa constatação, ele
começou a investir significativamente em treinamento de funcionários,
entre outras ações.
Com base no caso apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação
proposta entre elas.
I. Felipe investiu no treinamento de funcionários ao detectar que a
desmotivação da equipe poderia estar afugentando os clientes do
estabelecimento.
PORQUE
II. A pesquisa e a observação por ele realizadas mostraram que as
empresas perdem a maioria de seus clientes devido à má qualidade dos
produtos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma
justificativa da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma
justificativa da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição
falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição
verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 33
ENADE: Os usuários de telefonia celular poderão optar por não receber mais
mensagens de cunho publicitário de suas operadoras. De acordo com a
Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), entre os dias 20 de
julho e 20 de setembro, todas as operadoras deverão enviar uma
mensagem aos consumidores com o seguinte texto: “Por determinação da
Anatel, caso não queira receber mensagem publicitária desta
Prestadora, envie SMS gratuito com a palavra SAIR para XXXXX”.
Ao enviar a mensagem, o cliente receberá como resposta novo SMS com
o seguinte texto: “Mensagem recebida com sucesso. A partir de agora,
você não receberá mais mensagens publicitárias desta Prestadora”.
Segundo a agência reguladora, a mensagem publicitária só poderá ser
enviada aos usuários que optarem previamente por seu recebimento. O
objetivo é corrigir a base de opt-in das operadoras, cujos contratos
e regulamentos de promoção traziam como cláusula obrigatória o
recebimento de mensagens publicitárias pelo usuário. A partir de
agora, essa cláusula será opcional.
Disponível em: <www.estadao.com.br>. Acesso em: 27 jun. 2012.
A questão ética central que orienta a decisão expressa no texto
está relacionada ao direito
A) de empresas fabricantes de celular operarem a venda de mensagens
SMS, sem a interferência da Anatel.
B) de empresas de telefonia celular divulgarem livremente suas
mensagens publicitárias, sem a interferência da Anatel.
C) de o consumidor poder escolher se deseja ou não receber propaganda
em seu celular, apoiado pela decisão da Anatel.
D) de a Anatel determinar a forma como as empresas oferecem esse
serviço, proibindo o envio de mensagens promocionais.
E) de operadoras menores competirem no mercado em igualdade de
condições com as operadoras maiores, beneficiando-se da decisão da
Anatel.
QUESTÃO 34
Por volta de 1950, animados com o otimismo geral do pós-guerra, os
casais voltaram a ter filhos. Diversos empresários viram
possibilidades de faturar alto com o baby boom. Em uma pequena loja
de móveis para bebês de Washington, em menos de um mês, diversos
clientes haviam procurado o proprietário do estabelecimento atrás de
brinquedos: “O senhor tem bonecas? Carrinhos de madeira? Cavalo de
pau?”
Até aquela época, produtos infantis como esses eram encontrados em
lojas de departamentos e, principalmente, no período de Natal.
O proprietário da loja decidiu atender os consumidores. Em 1957, ele
já possuía três lojas em que os brinquedos eram o negócio principal.
Sempre guiado pelas solicitações dos clientes, introduziu novidades
no segmento, como descontos significativos, ampla variedade e
autosserviço. Com tantos atrativos, a rede não parou mais de
crescer.
Domingos, C. Oportunidades disfarçadas.
Rio de Janeiro: Sextante,
2009, p.74 (adaptado).
ENADE: Acerca desse caso, avalie as asserções a seguir e a relação
proposta entre elas.
I. O comerciante da loja citada no texto identificou uma oportunidade
de negócios, ao perceber que os clientes lhe solicitavam produtos
diferentes dos oferecidos em sua loja.
PORQUE
II. A cultura organizacional da rede de loja mencionada no texto era
voltada para a própria empresa e suas necessidades financeiras.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma
justificativa da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma
justificativa da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição
falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição
verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 35
ENADE: Suponha que uma empresa não tenha orçamento suficiente para
fazer campanhas de comunicação. Em reunião, um grupo de diretores
alegou que é preciso conseguir dinheiro, pois a busca de clientes deve
ser prioridade; o outro grupo defendeu a ideia de que se venda mais
para quem já é cliente da empresa.
Com base nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação
proposta entre elas.
I. O primeiro grupo de diretores mencionado no texto demonstra uma
inclinação maior para o marketing de troca
transacional.
PORQUE
II. A proposta do primeiro grupo é o foco na fidelização de poucos
clientes.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma
justificativa da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma
justificativa da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição
falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição
verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
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