Prova de Tecnologia em Gestão Hospitalar ENADE 2013 com Gabarito OBS: As questões objetiv...
Prova de Tecnologia em Gestão Hospitalar ENADE 2013 com Gabarito
OBS: As questões objetivas de 01 a 08 estão disponível na
prova de Formação Geral que você pode acessar
clicando neste link. As questões discursivas não foram disponibilizadas com padrão de
resposta.
ENADE 2013 - QUESTÃO 09
Observe o quadro e o texto abaixo.
Existe confusão relativa à superposição do conceito de clima com
outros constructos como satisfação no trabalho e cultura
organizacional. Assim, a satisfação é uma atitude do indivíduo para
com o seu trabalho, um vínculo do trabalhador com o seu trabalho,
constituído por cognição e afeto, decorrente de um julgamento
avaliativo que o trabalhador faz sobre seu trabalho ou situação de
trabalho.
Por sua vez, o clima organizacional é formado por
percepções compartilhadas entre trabalhadores. Na avaliação de
satisfação, verifica-se o quanto o empregado gosta ou não de
determinados aspectos do ambiente organizacional; na avaliação de
clima organizacional, verifica-se a percepção, a descrição da
ausência ou da presença desses aspectos.
MARTINS, M. C. F. Clima Organizacional. In: SIQUEIRA, M. M. M.
(Org.) Medidas de comportamento organizacional:
ferramentas de diagnóstico e de gestão. Porto Alegre: Artmed, 2008,
p. 29-40 (adaptado).
Considerando a figura e o texto apresentados, avalie as seguintes
asserções e a relação proposta entre elas.
I. Clima organizacional é uma variável de natureza cognitiva,
relacionado às percepções e interpretações das atividades na
organização, e é concebido como parte da cultura organizacional.
PORQUE
II. Cultura organizacional está mais voltada para a organização e
para o compartilhamento de normas e de valores que dão origem às
atividades da organização.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma
justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é
uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição
falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição
verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
ENADE 2013 - QUESTÃO 10
A prestação de serviços de alto nível possui uma grande dependência
de quem gerencia o relacionamento do prestador de serviços com os
clientes e de como isso é feito. Além disso, as variações que
ocorrem na prestação dos serviços ao longo do tempo decorrem de três
fatores: quem presta o serviço, o local em que é prestado e quando
ocorre.
SPILLER, E. S. et al. Gestão dos Serviços em Saúde.
Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009, p. 28-29.
Considerando a relação entre os processos de gestão e liderança
na área de gestão em saúde, avalie as afirmações a seguir.
I. O fator mais fácil de controlar e gerenciar é o humano,
representado pelo conjunto de atitudes (empatia, atenção,
comunicabilidade, presteza, flexibilidade) e posturas (discrição,
elegância, sinceridade, humildade) capazes de criar e estreitar
vínculos, gerar credibilidade e segurança e motivar as relações.
II. As unidades de saúde, tais como as empresas, são constituídas por
pessoas, e os negócios dependem de suas expectativas, desejos,
hábitos, tendências e graus de estabilidade física e emocional.
III. Os serviços em saúde têm como base pessoas e equipamentos, mas é
o componente tecnológico (equipamentos) que prevalece e, por essa
razão, é mais fácil padronizá-los e uniformizá-los.
IV. O serviço de saúde supõe a participação de pessoas e é afetado por
um conjunto interno e externo de circunstâncias que resulta na
variação de sua performance a cada repetição.
É correto apenas o que se afirma em
A) I.
B) II.
C) I e III.
D) II e IV.
E) III e IV.
ENADE 2013 - QUESTÃO 11
Cada organização deve trabalhar, além da sua responsabilização pelos
resultados (outcomes), com a construção de pactos e acordos entre as
diversas corporações dos profissionais de saúde que compõem o
hospital. Tais pactos e acordos devem ser devidamente comunicados a
toda a organização, objetivando a adequada assistência aos
pacientes. É imprescindível que a infraestrutura do hospital possa
estar a serviço da governança clínica.
BARBOSA, P. R.; VECINA NETO, G. Estruturas jurídico-institucionais e
modelos de gestão para hospitais e outros serviços de saúde.
In: GONZALO NETO, V. e MALIK, A. (org). Gestão em Saúde.
Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011, p.132 (adaptado).
Considerando a relação entre os processos de gestão em saúde e
liderança, avalie as afirmações a seguir.
I. A Organização Mundial de Saúde propõe que o conceito de governança
clínica englobe quatro aspectos principais: desempenho dos
profissionais, utilização adequada dos recursos, gestão do risco e
satisfação dos pacientes com o serviço prestado.
II. Todas as organizações que constituem o complexo de assistência à
saúde mostram variações no seu desempenho em relação aos diversos
critérios de qualidade, pois a melhoria da qualidade deve incidir
sobre todo o leque de produtos.
III. É preciso encontrar formas de envolver os pacientes no processo
de governança clínica, uma vez que eles são a razão desse processo.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2013 - QUESTÃO 12
A demonstração dos fluxos de caixa fornece resumidamente os
fluxos de valores em um determinado período. Ela também é chamada de
demonstração de origem e aplicação de recursos financeiros e
apresenta os gastos da organização, relativos às suas atividades
operacionais. A demonstração dos fluxos apresenta, ainda, os
investimentos contrastados com as variações de caixa e os demais
títulos que podem ser negociados por seus gestores.
O fluxo de caixa ajuda o gestor a controlar o capital de giro, a
identificar possíveis problemas futuros e, portanto, faz parte do
planejamento do negócio. Uma organização de saúde que não se
preocupa com o seu fluxo de caixa pode enfrentar problemas
financeiros baseados na má gestão.
A análise da tabela permite calcular a diferença entre as entradas
e as saídas, e o resultado indica a necessidade de caixa ou sobra
de dinheiro.
Considerando o texto e a tabela, o saldo inicial não deve ser
considerado, pois o ideal é que as
A) saídas sejam suficientes para cobrir as despesas, sem nenhum
adicional.
B) saídas sejam idênticas ao saldo inicial para manter o saldo
final inalterado.
C) entradas sejam suficientes para cobrir as saídas, sem nenhum
adicional.
D) entradas e saídas sejam idênticas para não alterar e interferir
no saldo final.
E) entradas não sejam motivo de interferência e alteração para o
saldo final.
ENADE 2013 - QUESTÃO 13
A estrutura de um prontuário, independentemente de ser
eletrônico ou em papel, deve seguir as orientações e determinações
da Resolução CFM nº 1.638/2002, que define prontuário médico e torna
obrigatória a criação da Comissão de Revisão de Prontuários nas
instituições de saúde, a qual deve ser coordenada por um médico. Em
relação ao prontuário do paciente, avalie as afirmações a seguir.
I. Nos prontuários em papel é obrigatória a legibilidade da letra do
profissional que atendeu ao paciente, bem como a identificação dos
profissionais prestadores do atendimento.
II. Os prontuários eletrônicos devem ter sua validade jurídica
atestada por meio de assinatura com certificado digital padrão
ICP-Brasil.
III. Por apresentar custo elevado de armazenagem e estar sujeito à
perda de informação, o prontuário em papel já foi substituído por
sistemas de certificação digital padrão ICP-Brasil na grande maioria
das instituições de assistência em saúde.
IV. No âmbito do Conselho Federal de Medicina, o prontuário em papel
deve ser preservado por 20 anos, enquanto o prontuário eletrônico
deve ser guardado permanentemente.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) I e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.
ENADE 2013 - QUESTÃO 14
No setor de planos de saúde, coexistem várias terminologias,
criadas por operadoras e prestadores de serviços. Diante das
dificuldades para troca de informações entre os integrantes do
setor, identificou-se a necessidade da adoção de uma terminologia
clínica comum.
Considerando a padronização de terminologias entre as instituições
envolvidas na regulação e fiscalização da oferta de serviços em
saúde suplementar, avalie as afirmações a seguir.
I. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) tem, entre as
atribuições estabelecidas pela lei que a criou (Lei nº 9.961, de 28
de janeiro 2000), a elaboração de uma lista dos procedimentos de
cobertura obrigatória para planos de saúde comercializados a partir
da vigência da Lei nº 9.656 de 03 de junho de 1998. Essa lista,
denominada Rol de Procedimentos, estabelece a cobertura mínima a ser
observada nos planos de atendimento ambulatorial e hospitalar.
II. A Associação Médica Brasileira (AMB), o Conselho Federal de
Medicina (CFM) e a Federação Nacional dos Médicos (FENAM)
estabelecem uma organização de nomenclaturas, a Classificação
Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM), com a
função de estabelecer padrões de remuneração para a realização de
procedimentos médicos.
III. A ANS, em conjunto com a AMB e o Comitê de Padronização das
Informações em Saúde Suplementar (COPISS), criou a Terminologia
Unificada da Saúde Suplementar (TUSS), que utiliza como base a
CBHPM.
IV. O Rol de Procedimentos, a CBHPM e a TUSS apresentam estrutura e
conteúdos semelhantes e compatíveis, independentemente do caso.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) I e IV.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) II, III e IV.
ENADE 2013 - QUESTÃO 15
O Balanced Scorecard apresenta-se como alternativa viável aos
tradicionais sistemas de gestão, controle e avaliação da
performance dos hospitais. Esse modelo considera os aspectos
orçamentais, as limitações financeiras e a necessidade de
aperfeiçoar a utilização dos recursos financeiros, técnicos e
humanos disponíveis.
RIBEIRO, C. M. S. O controle de gestão nas unidades de saúde:
o
Balanced Scorecard. TOC 100, 2008, p. 61–66 (adaptado).
A figura a seguir mostra as quatros dimensões do Balancead
Scorecard
Considerando o texto base e a figura, avalie as afirmações a
seguir sobre o Balancead Scorecard.
I. A perspectiva financeira trata da relação custo versus eficiência
nas operações de compra e também da economia de escala.
II. A perspectiva dos clientes trata da satisfação desses e da
eficácia da parceria em serviços.
III. A perspectiva interna trata da otimização dos processos e da
inovação.
IV. A perspectiva do aprendizado e crescimento trata do acesso à
informação estratégica, da satisfação dos funcionários e da
qualidade total de trabalho.
É correto o que se afirma em
A) II, apenas.
B) I e III, apenas.
C) I e IV, apenas.
D) II, III, e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.
ENADE 2013 - QUESTÃO 16
Um hospital passará por processo de acreditação pela
metodologia da Organização Nacional de Acreditação (ONA) no próximo
mês. A certificação de qualidade é esperada por todos os
colaboradores, pois na avaliação diagnóstica realizada pela
Instituição de Acreditação Credenciada (IAC), foi recomendada que a
Instituição buscasse o Nível 2 – Acreditado Pleno.
O nível de certificação recomendado ao hospital exige que ele
A) ofereça requisitos básicos de qualidade na assistência prestada
ao cliente, nas especialidades e nos serviços da organização de
saúde, atendendo aos requisitos formais e técnicos de estrutura para
a sua atividade.
B) utilize perspectivas de medição organizacional, alinhadas às
estratégias e correlacionadas aos indicadores de desempenho dos
processos e que este também apresente inovações e melhorias
decorrentes da análise crítica.
C) gerencie processos e suas interações de forma sistêmica, medindo
e avaliando-os numa perspectiva de melhoria contínua e possua
programa de educação continuada e treinamento voltado para a
melhoria de processos.
D) identifique os riscos relacionados à segurança do paciente de
forma contínua, com foco na comparação dos resultados, com
organizações de complexidade semelhante a sua.
E) apresente indicadores de desempenho, de processos, e de segurança
e possua uma gestão focada na inovação e segurança dos pacientes,
por meio de sistema de informação e tecnologias de ponta para
realização dos procedimentos médicos.
ENADE 2013 - QUESTÃO 17
Sobre a gestão de medicamentos e materiais hospitalares,
avalie as afirmações referentes à distribuição descentralizada.
I. As farmácias satélites são núcleos farmacêuticos distribuídos em
locais específicos, com o objetivo de descentralizar os serviços
prestados, o que dá mais rapidez ao sistema de distribuição de
medicamentos e permite uma interação maior entre as farmácias, os
diversos setores e o corpo clínico do hospital.
II. De acordo com critérios do tipo “elenco de itens”, setores como
Centro Cirúrgico e Unidade de Terapia Intensiva são locais indicados
para a implantação de farmácias satélites.
III. Considerando o critério área física necessária para a
implantação de uma farmácia satélite, pequenas áreas podem ser
substituídas por carrinhos de emergência ou armários específicos,
opção que diminui o elenco de itens e reduz a possibilidade de
descontrole e desperdício.
IV. O funcionamento de uma farmácia satélite supõe abastecimento,
armazenamento, dispensação, movimentações, sem a necessidade de se
relacionarem essas atividades aos pacientes, considerando que o
centro de custo de consumo é o mesmo em que a farmácia está
inserida.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) I e IV.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) II, III e IV.
ENADE 2013 - QUESTÃO 18
A hotelaria hospitalar é uma tendência irreversível em qualquer
instituição de saúde, pois não se trata mais de uma opção, mas de
uma exigência do paciente.
A hospitalidade nos serviços de saúde,
relacionadas à higiene hospitalar, busca proporcionar um ambiente
limpo e esteticamente organizado que proporcione segurança,
conforto e bem-estar ao paciente, familiares, visitantes e aos
próprios colaboradores do hospital.
A tendência do mercado é a
terceirização desses serviços que necessitam garantir a excelência
nos indicadores de qualidade de serviço para que o hospital possa
oferecer serviços competitivos.
TORRES, S.; LISBOA, T. C. Gestão dos serviços: limpeza,
higiene e lavanderia em estabelecimentos de saúde.
3 ed. São Paulo: Sarvier, 2008 (adaptado).
Considerando o texto apresentado, avalie as asserções a
seguir e a relação proposta entre elas.
I. Um dos fatores determinantes para o alcance do sucesso nos
serviços de higiene e limpeza é a padronização das técnicas
utilizadas nos processos de limpeza, as quais, precisam ser
aprovadas pelos serviços de controle de infecção da instituição.
PORQUE
II. Não é admissível que um colaborador trabalhe de forma distinta
dos demais, já que a uniformização na execução das atividades é
indispensável para se alcançar uma gestão de qualidade.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma
justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é
uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição
falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição
verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
ENADE 2013 - QUESTÃO 19
Um hospital possui armazém para estocagem dos insumos
utilizados nos procedimentos ambulatoriais mais comuns, o que gera
custo para a empresa. Assim, cada vez que um insumo é utilizado em
um procedimento, é preciso realizar sua reposição.
O gestor hospitalar, responsável pelo setor de compras, precisa
determinar o tipo de custo que cada um dos itens representa no
orçamento da sua área. Nas tabelas abaixo, estão discriminados os
custos referentes à estocagem dos insumos e à manutenção do armazém.
Considerando o texto e as tabelas, assinale a opção correta.
A) A Tabela 1 apresenta os componentes orçamentários para os
custos variáveis, e a Tabela 2 apresenta os componentes
orçamentários para os custos fixos.
B) A Tabela 1 apresenta os componentes orçamentários para os
custos fixos, e a Tabela 2 apresenta os componentes orçamentários
para os custos variáveis.
C) A Tabela 1 e a Tabela 2 não apresentam os componentes
orçamentários nem para os custos fixos, nem para os custos
variáveis.
D) A Tabela 1 e a Tabela 2 apresentam os componentes orçamentários
para os custos fixos.
E) A Tabela 1 e a Tabela 2 apresentam os componentes orçamentários
para os custos variáveis.
ENADE 2013 - QUESTÃO 20
Mais de vinte anos após a criação do SUS, surge a necessidade de
regulamentação de dispositivos da Lei Orgânica da Saúde, em face
de lacunas legais quanto à organização do sistema, ao planejamento
da saúde, à assistência à saúde e à articulação interfederativa.
A
regulamentação, pelo Poder Executivo Federal, da Lei nº
8.080/1990, por meio do Decreto nº 7.508/2011, surge no momento em
que os gestores, profissionais de saúde e trabalhadores detêm
maior compreensão sobre a organização constitucional e legal do
SUS e o usuário sobre o seu direito à saúde.
Disponível em: <http://dx.doi.org>. Acesso em 11 jul. 2013
(adaptado).
De acordo com o Decreto citado acima, avalie as afirmações a
seguir.
I. A integralidade da assistência à saúde se inicia e se completa na
rede de atenção à saúde, mediante referenciamento do usuário na rede
regional e interestadual, conforme pactuado nas comissões
intergestoras.
II. Mapa da saúde é a descrição geográfica da distribuição de
recursos humanos e de ações e serviços de saúde ofertados pelo SUS e
pela iniciativa privada que será utilizada na identificação das
necessidades de saúde e orientará o planejamento integrado dos entes
federativos, contribuindo para o estabelecimento de metas de saúde.
III. Região de saúde é o espaço geográfico contínuo constituído por
agrupamentos de municípios limítrofes, delimitado a partir de
identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de
comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a
finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de
ações e serviços de saúde.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2013 - QUESTÃO 21
Ao longo da história, houve muitos avanços e também grandes
desafios a serem superados no Sistema Único de Saúde, entre eles os
financeiros.
O sistema público de saúde enfrenta desafios na garantia
do direito pleno à saúde da população. É significativa a dificuldade
de aplicação de normas gerais em um país extenso e heterogêneo.
Por
outro lado, é público e notório que a saúde pública necessita de
maiores investimentos financeiros, estabelecendo assim orçamentos mais
generosos, que garantam de forma equânime a saúde da população.
A Lei Complementar nº 141, de 13 de janeiro de 2012, que regulamenta a
Emenda Constitucional (EC 29), aprovada pelo Congresso em dezembro de
2011, define o que deve ser considerado gasto em saúde e fixa os
percentuais mínimos de investimento na área pela União, Estados e
Municípios. Em relação à regulamentação da EC 29, analise as
afirmações a seguir.
I. Gastos em ações de saneamento básico, compra de merenda escolar,
ações de assistência social, pagamento de aposentadorias e pensões,
por exemplo, não podem ser considerados investimentos em saúde.
II. Os estados deverão investir 12% de sua receita em saúde, enquanto
os municípios devem investir 15%. E os percentuais de aplicação pelo
Distrito Federal ficarão entre 12% e 15% (a depender se a receita for
originária de tributo estadual ou municipal).
III. Os recursos do Fundo Nacional de Saúde, destinados a despesas com
as ações e serviços públicos de saúde, de custeio e capital, a serem
executados pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios
serão transferidos diretamente aos respectivos fundos de saúde, de
forma regular e automática, dispensada a celebração de convênio ou
outros instrumentos jurídicos.
É correto o que se afirma em
A) II, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I e III, apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2013 - QUESTÃO 22
Um hospital está localizado em uma região com demanda
turística sazonal. Nos períodos de férias, verifica-se uma oscilação
na utilização do item do estoque Seringa Tipo 1, em virtude do
número de procedimentos realizados, conforme se observa na tabela a
seguir.
Há incoerência, por parte do gestor, no planejamento orçamentário
referente à compra do item Seringa Tipo 1, visto que a
demonstração projetada no movimento de inventário de estoque
A) é linear, sem considerar a previsão de uso.
B) leva em conta apenas o saldo inicial, saldo final e as
movimentações.
C) leva em conta a utilização do item baseada na sazonalidade da
região.
D) apresenta um saldo final de um mês anterior similar ao saldo
inicial do mês seguinte.
E) apresenta um subtotal que soma as compras com o saldo inicial
do mês em referência.
ENADE 2013 - QUESTÃO 23
No suporte à tomada de decisão em gestão hospitalar,
profissionais utilizam-se de sistemas de gerenciamento de custos.
Uma das estratégias aplicadas, nesse processo, é o método de
classificação de materiais segundo a curva ABC.
No quadro a seguir,
apresentam-se os produtos da farmácia de um hospital com as
quantidades consumidas, seguidos de informações sobre os percentuais
em relação ao total das quantidades e valores de cada produto, além
do custo total. Sabe-se que o hospital gerencia seus estoques
subsidiado pelos conceitos da curva ABC, classificada em função das
quantidades consumidas de cada produto.
Com base nos dados apresentados, os grupos da curva ABC serão
A) o grupo A, formado pelo item 1; o grupo B, pelos itens 2 e 3; e
o grupo C, pelo item 4.
B) o grupo A, formado pelos itens 1 e 2; o grupo B, pelo item 3; o
grupo C, pelo item 4.
C) o grupo A, formado pelo item 1; o grupo B, pelo item 2; o grupo
C, pelos itens 3 e 4.
D) o grupo A formado pelo item 4; o grupo B, pelos itens 2 e 3; o
grupo C, pelo item 1.
E) o grupo A, formado pelos itens 3 e 4; o grupo B, pelo item 1; o
grupo C, pelo item 2.
ENADE 2013 - QUESTÃO 24
O Balanço Patrimonial é uma das mais importantes
demonstrações contábeis, auxiliando na apuração da situação
patrimonial-financeira de uma organização. Essa demonstração deve
evidenciar o Ativo, o Passivo e o Patrimônio Líquido da Entidade.
Um exemplo de Balanço Patrimonial, é apresentado a seguir
simplificada.
Com relação ao Balanço Patrimonial, avalie as seguintes asserções
e a relação proposta entre elas.
I. O Ativo compreende os componentes baseados em bens e direitos
da entidade (Caixa, Bancos, Imóveis; Veículos; Estoque; Títulos a
Receber) e devem ser localizados do lado esquerdo do Balanço
Patrimonial.
PORQUE
II. O Passivo compreende os componentes baseados em obrigações a
pagar, isto é, as quantias que a empresa deve a terceiros (Títulos
a Pagar; Salários a Pagar) e devem ser localizados do lado direito
do Balanço Patrimonial.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma
justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é
uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma
proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição
verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
ENADE 2013 - QUESTÃO 25
Uma unidade hospitalar fechou um contrato com uma empresa
localizada em Miami (EUA) para compra de equipamentos de UTI
neonatal.
A compra foi feita em reais, tendo como base o dólar. A
valorização da moeda americana fez com que a empresa vendedora
solicitasse um reajuste no valor, uma vez que, no acordo, rezava a
obrigatoriedade das partes arcarem com as consequências das
possíveis oscilações cambiais.
Para a celebração de um acordo, é
fundamental definir tudo com absoluta clareza, formalizando o
combinado, por meio de contrato, pedido e documentos.
Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta
entre elas.
I. A globalização da economia aumentou a complexidade dos mercados,
forçando maior interação e exigindo parcerias, o que demanda que as
organizações de saúde, como outros tipos de empresas, revejam suas
formas de acompanhar e supervisionar contratos e convênios, nas
quais a negociação tem papel primordial.
PORQUE
II. A negociação é um processo de comunicação que valoriza o
relacionamento entre os elementos, no qual prevalece o domínio de um
negociador sobre o outro.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma
justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é
uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição
falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição
verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
ENADE 2013 - QUESTÃO 26
O que diferencia as organizações são os processos. Para se
fazer a gestão de processo, é preciso padronizações que na saúde
estão relacionadas com protocolos clínicos e com Procedimentos
Operacionais Padrão (POPs).
As mãos devem ser higienizadas após
contato acidental com sangue, fluídos corpóreos, secreções,
excreções e(ou) objetos contaminados; imediatamente após retirar as
luvas; antes de colocar os Equipamentos de Proteção Individual
(EPIs) e depois de retirá-los.
Também em serviços de saúde, as mãos
devem ser higienizadas antes de entrar e sair de áreas com pacientes
colonizados, infectados ou com suspeita de infecção; antes e após
contato direto com pacientes, seus pertences e superfícies próximas.
Com base no texto, a higienização das mãos é um procedimento
A) que tem por objetivo coibir a transmissão de infecções, enquanto
a higiene e a aparência pessoal têm o objetivo de promover o
bem-estar do profissional.
B) operacional padrão de orientações básicas de higiene pessoal do
profissional que atua em instituições que prestam serviços em saúde,
com o objetivo de garantir a higienização pessoal e o bem-estar do
profissional, evitando a transmissão de infecções.
C) importante para a prevenção e o controle das infecções
hospitalares, obrigatório para profissionais de atendimento a
pacientes, mas facultativo para os familiares e demais integrantes
das equipes administrativas das instituições de assistência em
saúde.
D) que pode ser plenamente atendido pela utilização de soluções
alcoólicas, sem a necessidade de recorrer à remoção mecânica de
sujidade.
E) necessário, mas que deve levar em conta os malefícios que o uso
do sabão e o gasto de água podem provocar no meio ambiente,
prejudicando a imagem de sustentabilidade da instituição.
ENADE 2013 - QUESTÃO 27
Ferramentas de qualidade são técnicas utilizadas com a
finalidade de definir, mensurar, analisar e propor soluções para os
problemas que interferem no bom desempenho dos processos de
trabalho.
Sua utilização pode representar, entre outros aspectos, um
ponto de partida para a melhoria no ambiente de trabalho e para a
redução de custos operacionais, auxiliando o profissional na solução
de problemas.
Algumas das ferramentas de qualidade são apresentadas
graficamente, a seguir.
As ferramentas representadas nas figuras são:
A) W = Diagrama de Causa e Efeito ou Ishikawa; X = Histograma; Y =
Fluxograma; Z= Diagrama de Pareto.
B) W = Fluxograma; X = Diagrama de Pareto ; Y = Histograma; Z =
Diagrama de Causa e Efeito ou Ishikawa.
C) W = Fluxograma; X = Diagrama de Causa e Efeito ou Ishikawa; Y =
Histograma; Z = Diagrama de Pareto.
D) W = Diagrama de Causa e Efeito ou Ishikawa; X = Diagrama de
Pareto; Y = Fluxograma; Z = Histograma.
E) W = Histograma; X = Fluxograma; Y = Diagrama de Pareto; Z =
Diagrama de Causa e Efeito ou Ishikawa.
ENADE 2013 - QUESTÃO 28
O Processo de Acreditação é um método de consenso, racionalização
e ordenação das organizações prestadoras de serviços hospitalares
e, principalmente, de educação permanente dos seus profissionais.
O Programa de Acreditação Hospitalar visa ao incremento de
eficiência e eficácia nos processos de gestão e é necessário para
assegurar uma assistência melhor e mais humanizada à saúde dos
seres humanos que procuram os hospitais, necessitados de cuidados
e apoio.
As evidências objetivas devem ser coletadas através de
entrevistas, exame de documentos, observação das atividades e
condições nas áreas de interesse, na busca da conformidade dos
processos.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Assistência à Saúde.
Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar. 3ª ed. rev. e atual.
Brasília:
Ministério da Saúde, 2002. p. 09 (adaptado).
Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação
proposta entre elas.
I. A não conformidade menor consiste em descumprimento de alguns
requisitos do sistema da qualidade, que não implicam; segundo
análise de uma equipe auditora, uma “quebra” do sistema de
qualidade, ou uma adequação ou a não implantação de parte de um
requisito da norma de referência.
PORQUE
II. A não conformidade maior consiste na ausência ou na incapacidade
total da organização prestadora de serviços de saúde em atender ao
requisito do padrão ou à norma como um todo, mas também pode ser
gerada por um grande número de não conformidades “menores”,
constatadas durante a avaliação em um único item do padrão ou
distribuídas de tal forma que afetem a coerência e o funcionamento
do sistema.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma
justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é
uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição
falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição
verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
ENADE 2013 - QUESTÃO 29
O Serviço de Nutrição Dietético (SND) atua na produção diária
das refeições, estabelece orientações gerais para manipuladores de
alimentos, bem como critérios que definem o padrão e a qualidade das
refeições oferecidas.
Os funcionários do SND devem ser conscientizados a observar as
medidas de higiene, a fim de proteger os alimentos da contaminação
química, física e microbiológica.
Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta
entre elas.
I. Compete à área de produção planejar, receber, armazenar e
distribuir as refeições conforme as normas da vigilância sanitária,
sob a supervisão de nutricionistas que, junto com o gestor
hospitalar, são responsáveis pelo planejamento e organização do
setor.
PORQUE
II. Cabe à área de produção preparar refeições com dietas
especializadas de acordo com a prescrição dietoterápica e normas
higiênicosanitárias dos alimentos para garantir o fornecimento de
refeições seguras.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma
justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é
uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição
falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição
verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
ENADE 2013 - QUESTÃO 30
O Serviço Auxiliar de Diagnóstico e Terapêutica (SADT) de um
hospital privado, que atende pacientes internados e externos,
registra muitas reclamações referentes ao longo tempo de espera no
cadastramento.
Foram identificadas, também, muitas falhas na
abertura do cadastro, tal como o esquecimento do registro de um dos
exames solicitados. Para o diagnóstico dos problemas relatados na
situação acima, avalie o indicador de desempenho adequado para
utilização e avaliação do gestor e sua respectiva fórmula.
I. Tempo médio de Espera para o Cadastro (TEC) = somatório (hora
inicial de atendimento - hora de retirada da senha) / total de
atendimentos.
II. Tempo Médio de Realização do Exame (TMRE) = somatório (hora
final do exame – hora inicial do exame) / total de exames.
III. Índice de não Conformidade de Cadastro (INCC) = (número de não
conformidades de cadastro / total de pacientes atendidos) x 100.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2013 - QUESTÃO 31
Um hospital implementou a prática de desenvolver o planejamento
estratégico em todas as suas unidades. O crescimento da organização
levou o Diretor-Geral a pensar que era o momento certo para dar rumo
ao crescimento esperado, concentrar esforços, definir estratégias
para a organização e criar vantagens competitivas.
O planejamento estratégico nos dias atuais é muito enfatizado em
organizações hospitalares, ao constituir ferramenta imprescindível
quando se fala em planejar e gerenciar processos na área de gestão
em saúde. Ele é uma forma de pensar no futuro, de maneira integrada
ao processo decisório, com base em um procedimento formalizado e
articulador de resultados.
MINTZBERG, H. et al. O processo da estratégia: conceitos, contextos
e casos selecionados. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006 (adaptado).
Considerando as intenções do hospital e as etapas de um
planejamento estratégico, avalie as afirmações abaixo.
I. No planejamento estratégico, formulamse estratégias em todos os
níveis, as quais permitem à organização combinar seus pontos fortes e
fracos com as oportunidades do ambiente.
II. Na última etapa do planejamento estratégico, elabora-se um
diagnóstico da situação da empresa para identificar a viabilidade de
sua implementação.
III. No planejamento estratégico, não há preocupação com o ambiente
externo, uma vez que sua função é permitir a avaliação de
oportunidades e ameaças internas.
IV. O planejamento estratégico está relacionado à análise do ambiente
interno e possibilita a verificação dos seus pontos fortes e fracos.
É correto apenas o que se afirma em
A) II.
B) IV.
C) I e III.
D) I e IV.
E) II e III.
ENADE 2013 - QUESTÃO 32
O Pacto Pela Saúde é um conjunto de reformas institucionais
acordado entre as três esferas de gestão (União, Estados e
Municípios) do Sistema Único de Saúde, com o objetivo de promover
inovações nos processos e instrumentos de gestão. Sua
implementação se dá por meio da adesão de Municípios, Estados e
União ao Termo de Compromisso de Gestão (TCG), que, renovado
anualmente, substitui os anteriores processos de habilitação e
estabelece metas e compromissos para cada ente da federação.
Disponível em: <http://portal.saude.gov.br/>.
Acessado em: 11 ago. 2013 (adaptado).
Acerca do Pacto Pela Saúde, avalie as afirmações a seguir.
I. Por meio do Pacto Pela Saúde, as transferências dos recursos
também foram modificadas, passando a ser divididas em seis grandes
blocos de financiamento (Atenção Básica, Média e Alta Complexidade
da Assistência, Vigilância em Saúde, Assistência Farmacêutica,
Gestão do SUS e Investimentos em Saúde).
II. Foram definidas em cada eixo as responsabilidades sanitárias e
atribuições dos respectivos gestores, objetivos e as metas dos
Pactos pela Vida e de Gestão e os indicadores de monitoramento que
integram os diversos processos de pactuação firmados por meio dos
Termos de Compromisso de Gestão Municipal, Estadual e Federal.
III. O Pacto pela Vida reforça no SUS o movimento da gestão pública
por resultados, estabelece um conjunto de compromissos sanitários
considerados prioritários, acordado de forma tripartite, a ser
implementado pelos entes federados.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2013 - QUESTÃO 33
Após realizar análise SWOT de um hospital, foi identificado
que uma das tendências relacionadas ao ambiente externo é a
especialização da auditoria e faturamento hospitalar e da gestão de
contratos e convênios.
Os resultados apresentados pelo setor de
auditoria e faturamento do hospital demonstraram que o prazo médio
entre a prestação do serviço e a finalização do processo de
auditoria interna e faturamento das contas hospitalares, até a sua
apresentação aos convênios, é de 30 dias.
Os convênios com maior
volume de encaminhamentos demoram em média 60 dias para efetuar o
pagamento das faturas. O índice médio de glosas técnicas e
administrativas é de 20% e os recursos de glosas são atendidos entre
30 e 60 dias após a notificação do convênio.
Diante dos dados apresentados, assinale a opção que apresenta as
ações prioritárias que deverão ser tomadas pelo gestor hospitalar
para ajustar-se à nova tendência e melhorar seus resultados.
A) Aumentar o capital de giro do hospital para fazer frente ao prazo
de 90 dias entre a prestação do serviço e o recebimento da conta;
substituir a equipe de auditores e faturistas por recursos humanos
mais qualificados para o trabalho; e oferecer capacitação
profissional aos novos integrantes do hospital para estabilização do
índice de glosas.
B) Analisar os contratos de prestação de serviços e solicitar aos
convênios a inclusão de um termo aditivo que estabeleça prazos de
auditoria, análise dos recursos de glosa e pagamento das faturas
apresentadas; identificar os motivos das glosas realizadas pelos
convênios; e capacitar a equipe de auditores e faturistas buscando
soluções para redução do índice de glosa.
C) Verificar se o capital de giro do hospital atende ao prazo de 90
dias entre a prestação do serviço e o seu pagamento pelo convênio;
estabelecer metas de captação de pacientes para ocupação de 100% dos
leitos cirúrgicos e UTI; realizar reuniões diárias com a equipe de
auditores e faturistas para aumentar a conscientização da
importância do seu trabalho para o hospital e redução do índice de
glosas administrativas do hospital.
D) Buscar outros convênios que processem mais rápido as faturas,
estabelecendo parcerias que reduzam o índice de glosas técnicas, os
custos operacionais de prestação de serviços e compra de materiais
médicos e hospitalares, e aumentar o número de profissionais de
enfermagem, médicos e contadores na equipe de auditores e
faturistas.
E) Propor a suspensão de atendimento dos pacientes desses convênios
até a redução do prazo de pagamento das faturas para 30 dias;
comprar materiais médicos hospitalares de baixo custo para redução
do custo operacional; e solicitar melhores resultados à equipe de
auditoria e faturamento hospitalar para redução do índice de glosas.
ENADE 2013 - QUESTÃO 34
Desde 2004, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) tem
estimulado as operadoras de planos privados de assistência à saúde
a repensarem a gestão com vistas a contribuir para mudanças do
modelo de atenção, no qual haja a incorporação progressiva de
ações de promoção da saúde e prevenção de riscos e doenças.
A ANS define como programa para promoção da saúde e prevenção de
riscos e doenças aquele que contém um conjunto orientado de
estratégias e ações programáticas integradas. Esses programas
devem ter como objetivos: a promoção da saúde, a prevenção de
riscos, agravos e doenças, a compressão da morbidade, a redução
dos anos perdidos por incapacidade e o aumento da qualidade de
vida dos indivíduos e populações.
AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR. Promoção da Saúde e
Prevenção de Riscos e Doenças. Disponível
em:<http://www.ans.gov.br >.
Acesso em: 29 jul. 2013 (adaptado).
Em relação às obrigações das operadoras com os beneficiários
participantes dos programas, avalie as afirmações a seguir.
I. As operadoras deverão estimular a adesão dos beneficiários a
programas para promoção da saúde e prevenção de riscos e doenças,
podendo oferecer prêmios e descontos nas mensalidades para os
beneficiários que aderirem.
II. Os programas podem ser individualizados para cada tipo de plano,
de forma a deixá-lo mais adequado ao público-alvo, considerando,
inclusive, a região de abrangência.
III. As operadoras não poderão dificultar ou impedir a adesão dos
beneficiários ao programa em função da idade ou patologia
preexistente.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2013 - QUESTÃO 35
Em 2010, foram definidos dois indicadores nacionais de infecção
primária de corrente sanguínea, que devem ser notificados por
estabelecimentos de saúde que possuam 10 ou mais leitos de UTI. A
notificação deve ser feita por meio do formulário eletrônico
disponibilizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária
(Anvisa) em seu portal.
Em razão dessa medida, cada
estabelecimento de saúde deverá reavaliar as práticas
assistenciais prestadas aos pacientes e implantar um programa de
redução de infecção, de acordo com suas características.
ANVISA. Indicadores Nacionais de Infecções Relacionadas à
Assistência
à Saúde. 2010. Disponível em:
<http://portal.anvisa.gov.br/>.
Acesso em: 27 jul. 2013.
Com o auxílio do texto acima, avalie as asserções a seguir e
a relação proposta entre elas.
I. No Brasil, as Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH)
de todos os estabelecimentos de saúde, públicos e privados, com
unidades de terapias intensivas neonatal, pediátrica e adulta, que
totalizem ou isoladamente possuam 10 (dez) ou mais leitos, devem
realizar a notificação dos indicadores de infecção primária de
corrente sanguínea em pacientes em uso de cateter venoso central.
PORQUE
II. A produção, análise e divulgação dos indicadores de infecções
relacionadas à assistência à saúde para a direção e equipe do
serviço de saúde e a notificação dos indicadores pelo Sistema
Nacional de Vigilância de Infecções, entre outros, são
responsabilidades das CCIH.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma
justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é
uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição
falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição
verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
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