Prova de Tecnologia em Marketing ENADE 2012 com Gabarito OBS: As questões objetivas de 01 a 08 ...
Prova de Tecnologia em Marketing ENADE 2012 com Gabarito
OBS: As questões objetivas de 01 a 08 estão disponível na
prova de Formação Geral que você pode acessar
clicando neste link. As questões discursivas não foram disponibilizadas com padrão de
resposta.
QUESTÃO 09
ENADE: A Academia Viva Saúde atua de forma inovadora junto ao público da
terceira idade, oferecendo sistema exclusivo de transporte para seus
clientes. Ela não é a única no seu mercado de atuação.
Outras três
academias focam o mesmo público-alvo e todas, inclusive a Viva Saúde,
dispõem de profissionais qualificados para trabalhar com as necessidades
individualizadas de seus clientes. A Viva Saúde gostaria de estar
instalada na avenida principal do bairro, mas uma lei de zoneamento
urbano impede a construção de novos pontos comerciais nessa avenida.
Isso traz alguns problemas de visibilidade para a academia, já que suas
concorrentes estão localizadas em espaços mais visíveis, como shoppings,
por exemplo. Outro fator a se destacar é que a prefeitura local está
construindo um centro de convivência para a terceira idade, onde
oferecerá, de forma gratuita, além de outros serviços, uma academia.
No
entanto, após pesquisa, verificou-se que 70% da população da terceira
idade da cidade não trocariam uma academia paga pela gratuita.
A Academia Viva Saúde, visando construir seu quadro SWOT, deve
considerar que
A) tem como oportunidade o diferencial de oferecer aos seus clientes
sistema de transporte.
B) o ponto fraco são os 30% da população da terceira idade da cidade que
irão optar pelo centro de convivência da prefeitura.
C) constitui uma ameaça sua localização fora da avenida principal do
bairro, porque funcionará em local de menor visibilidade que o de suas
concorrentes.
D) seu ponto forte são os profissionais qualificados que disponibiliza a
seus clientes, atendendo às necessidades individualizadas deles.
E) a lei de zoneamento urbano da cidade é uma ameaça porque a impede de
se instalar na avenida principal do bairro, o que prejudica sua
visibilidade.
QUESTÃO 10
ENADE: A matriz GE, acima representada, divide-se em nove quadrantes. Os
produtos classificados como pertencentes aos quadrantes
- 1, 2 e 4 são aqueles que exigem estratégias para aumentar sua
participação;
- 3, 5 e 7 são aqueles que exigem estratégias para manter sua
participação; e
- 6, 8 e 9 são aqueles que exigem estratégias para colher ou abandonar.
O gerente do setor dos produtos representados pelo círculo “A” deveria
considerar que esses produtos
I. são líderes em qualidade e têm grande participação de mercado.
II. estão em um setor grande, crescente e que oferece boas margens de
lucro.
III. são líderes em preço e têm crescente participação de mercado.
IV. estão em um setor grande, mas decrescente e que não exige muitos
investimentos em propaganda.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) I e III.
C) II e IV.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.
QUESTÃO 11
As razões para o sucesso dos tablets vão além do preço mais
acessível e da portabilidade. O tablet é o símbolo de uma mudança na
forma como as pessoas consomem tecnologia. Os usuários enviam
e-mails e interagem nas redes sociais – as mesmas tarefas que
motivam parte considerável dos usuários a ligar seu PC. Agora, eles
fazem isso em uma tela fina e leve, que pode ser levada para
qualquer lugar. A Gartner divulgou uma pesquisa afirmando que, em
2014, os computadores pessoais (PCs) deixarão de ser o centro de
nossa vida digital.
FERRARI, B. É o fim do reino dos PCs? Revista Exame:
São Paulo, ano 46, n. 11, p. 175, 13/06/2012 (adaptado).
ENADE: Considerando o uso dos tablets no dia a dia das pessoas, no
campo pessoal e profissional, avalie as afirmações abaixo.
I. O comportamento de compra do consumidor de tablet é influenciado
por fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos, sendo os
fatores culturais os que exercem a maior e mais intensa influência.
II. Devido à tendência de generalização do uso do tablet, os
profissionais de Marketing podem desconsiderar a ocupação e as
circunstâncias econômicas do consumidor ao analisar os fatores
pessoais que influenciam a compra desse aparelho.
III. O aumento do consumo do tablet indica que os indivíduos estão
mais preocupados com a qualidade dos serviços online do que com os
aparelhos, dada a mudança no estilo de vida dos consumidores e as
influências dos seus grupos de referência.
É correto o que se afirma em
A) II, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 12
ENADE: Nos últimos anos, os profissionais de Marketing têm
aperfeiçoado a compreensão do comportamento do consumidor, com o
objetivo de entender como os indivíduos, de fato, tomam suas decisões
acerca da compra de produtos e serviços. Para isso, os especialistas em
Marketing desenvolveram um modelo que representa um fluxo de etapas,
denominado processo de decisão de compra do consumidor, como ilustrado
pela figura abaixo.
Para lidar com a atitude do consumidor na terceira etapa do fluxo
descrito acima, o profissional de Marketing
A) não poderá interferir na técnica de análise de valor (relação
custo/benefício) para o cliente.
B) deverá propor a realocação da categorização de produtos na etapa de
reconhecimento do problema pelo consumidor.
C) deverá dar pouca importância a essa etapa, pois os consumidores
dedicam pouco tempo e esforço avaliando marcas, produtos e serviços.
D) deverá propor estratégias para compreender como o consumidor
processa as informações de cada marca e faz um julgamento de valor
final do produto/serviço.
E) deverá defender a ideia de que os produtos do conjunto evocado
(produtos memorizados e predominantes no ambiente de vendas) de um
consumidor tendem a ser aqueles que possuem diferentes
características.
QUESTÃO 13
ENADE: O sonho de Dona Gertrudes era comprar uma TV nova para assistir
a seus programas favoritos, o que foi concretizado recentemente.
Devido às diversas opções disponíveis no mercado, ela precisou
pesquisar para decidir sobre modelo, marca e outros atributos da TV.
No momento da compra, estimulada pelas ações promocionais de uma loja,
ela decidiu adquirir uma TV LED de 40”, mesmo sabendo que as
prestações seriam altas. Após a aquisição, convidou as amigas para
apresentar sua TV nova, quando uma delas disse: – A Margarida tem uma
igualzinha, da mesma marca, e ela pagou mais barato!
De acordo com a situação descrita, Dona Gertrudes poderá vivenciar um
estado de
A) atenção cognitiva.
B) carência cognitiva.
C) percepção cognitiva.
D) dissonância cognitiva.
E) consonância cognitiva.
QUESTÃO 14
ENADE: No hotel Durmaqui, são oferecidos diversos serviços de
qualidade aos seus hóspedes, da estética à locação de veículos. Muitos
serviços têm hora certa para serem executados, como a preparação do
café da manhã e a arrumação dos quartos dos hóspedes.
Considerando o contexto apresentado, avalie as asserções a seguir e a
relação proposta entre elas.
I. Agiu corretamente o gerente do Durmaqui que decidiu capacitar muito
bem sua equipe para não haver atrasos nos serviços que têm hora certa
para serem executados, já que não é possível armazenar esses serviços.
PORQUE
II. Em geral, os serviços disponibilizados pelo hotel Durmaqui possuem
a característica da inseparabilidade, o que não permite separá-los das
pessoas que os oferecem.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma
justificativa da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma
justificativa da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição
falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição
verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 15
ENADE: O fabricante de uísque WHK contratou uma consultoria para
avaliar questões de mercado da empresa. Essa consultoria, ao verificar
os dados de vendas, decidiu fazer uma análise do ciclo de vida do
produto e constatou que ele se encontrava na fase de maturidade.
Recomendou que a empresa buscasse ampliar sua base de clientes e
ingressasse em novos segmentos de mercado.
Com base nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação
proposta entre elas.
I. A recomendação feita pela consultoria objetivou aumentar as vendas
da empresa.
PORQUE
II. Na fase de maturidade de produtos, verifica-se que há redução no
volume de vendas da empresa.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma
justificativa da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma
justificativa da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição
falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição
verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 16
ENADE: A empresa Frutos Tropicais, do segmento de bebidas não
alcoólicas, está com dificuldades de aumentar sua receita vendendo os
mesmos produtos para consumidores que estão cada vez mais exigentes.
Ela sabe que a inovação tornou-se fator essencial para a permanência
das empresas no mercado. Consequentemente, o desenvolvimento de novos
produtos sustenta a expectativa das empresas em aumentar sua
participação de mercado e rentabilidade. Preocupada com a concorrência
cada vez mais acirrada, a Frutos Tropicais pretende desenvolver um
novo produto. No entanto, a empresa dispõe de poucos recursos para
empregar nesse projeto.
Considerando as especificidades da empresa e levando em consideração
que inovar é introduzir novidades que precisam ser aceitas pelo
mercado, a empresa pode categorizar seu novo produto como
I. extensão de linha, ou seja, uma nova variação de uma linha de
produtos já estabelecida.
II. reposicionamento, ou seja, um novo uso, em um novo mercado, para o
produto já existente.
III. inovador, ou seja, uma renovação do produto existente,
transformado em um novo produto.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 17
ENADE: O salão de beleza Sempre Linda existe desde 1998. A
proprietária, Marta Miranda, afirma que as atividades vêm-se
desenvolvendo de forma acentuada. Essa evolução, segundo ela, é
decorrência de mudança nas necessidades das pessoas, que se mostram
cada vez mais preocupadas em estar sempre bem arrumadas e saudáveis. O
aumento da renda e a disponibilidade para gastos, considerados antes
não essenciais, explicam essa nova situação. Ciente desse novo
cenário, a proprietária acredita ser necessário diferenciar-se da
concorrência, agregando novos serviços às atividades atuais. Para
isso, contratou uma consultoria especializada que fez as seguintes
sugestões.
I. Tornar disponível um estacionamento.
II. Utilizar produtos químicos de maior qualidade.
III. Treinar funcionários para desenvolver melhor suas atividades.
IV. Oferecer um computador com software para simulação de penteados e
maquiagem.
Para a situação acima, em relação ao conceito de níveis de produto,
considera-se produto ampliado apenas o descrito em
A) I.
B) II.
C) I e IV.
D) II e III.
E) III e IV.
QUESTÃO 18
ENADE: O composto preço, integrante do marketing mix, tem
como característica a sua natureza variável e uma relação direta em
face do nível de vendas na margem de contribuição propiciada pelo
produto e, principalmente, na posição estratégica que ocupa no
mercado. Com base nessas caraterísticas, as empresas apresentam e
buscam atender objetivos quanto à formulação e fixação do preço, que
são
A) lucratividade, volume de vendas, concorrência, prestígio ou
posicionamento.
B) custeio direto, custeio por absorção, custo-padrão, custo-meta e
curva ABC.
C) custos diretos, custos indiretos, receita operacional bruta e
margem de lucro.
D) premium price, penetração de mercado, desnatação de
mercado e skimming.
E) custos operacionais, custos de produção, custos de manutenção e
custos de estocagem.
QUESTÃO 19
ENADE: Essas embalagens de sabão em pó encontram-se lado a lado nas
prateleiras de diversos supermercados e são vendidas apenas em caixas
de 1 kg. A marca desconhecida, identificada como MARCA XXXXX, vem, há
vários anos, ultrapassando em vendas a MARCA FAMOSA em pontos de venda
cujo público-alvo é a classe D. Uma pesquisa realizada pela empresa da
MARCA FAMOSA identificou que o preço estava muito elevado para esse
público de baixo poder aquisitivo. A pesquisa revelou também que esse
público gostaria de consumir o sabão da MARCA FAMOSA, mas o preço era
restritivo. O consumidor da classe D possui condições financeiras de
comprar uma caixa do produto ao preço médio de R$ 1,50. Outra pesquisa
revelou que a maioria dos brasileiros prefere a MARCA FAMOSA a
qualquer outro sabão em pó.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes estratégias de
percepção de valor, para que a empresa que produz a MARCA FAMOSA possa
atingir o consumidor da classe D.
I. Criar uma versão do produto com 500 g, cobrando o preço de R$ 1,50.
Nesse caso, espera-se que os consumidores comprem pelo valor que eles
atribuem ao produto, pelo valor que percebem que o produto tem e
escolham comprar o produto com maior valor, até o limite das suas
restrições financeiras.
II. Elaborar uma promoção especial, oferecendo o produto de 1 kg pela
metade do preço, durante algumas semanas, para que o consumidor compre
pelo preço reduzido. Nesse caso, espera-se que os consumidores comprem
durante as semanas da promoção, experimentem, gostem e depois voltem a
comprar pelo preço normal de R$ 3,00.
III. Modificar o slogan do produto para “o sabão que
ajuda a economizar”. Nesse caso, pretende-se que o consumidor passe a
entender, a partir do slogan, que a marca conhecida também traz
economia na compra, pois, apesar de ser mais cara, seu preço é
compatível com o rendimento do produto.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 20
A integração dos canais de venda online e offline da empresa Alfa é um dos grandes diferenciais para o sucesso da
rede no Brasil, considerada hoje a maior no setor de produtos
esportivos da América Latina. Com um sistema de gerenciamento
integrado e nova plataforma de e-commerce, os
consumidores têm opções de pesquisar na loja física, comprar na
virtual e, se preciso for, trocar o produto nas lojas instaladas
nos shoppings.
O formato diferenciado é uma das chaves de sucesso da empresa,
segundo a Diretora de Marketing. “A empresa começou em 1981, com uma
loja em Belo Horizonte, Minas Gerais, e hoje está em 23 estados do
Brasil, e no Distrito Federal, além de contar com loja virtual.
Fazemos sempre treinamento em todas as lojas e hoje o consumidor
pode transitar entre o online e o offline da forma
como quiser.”, diz.
O grupo também se equilibra unindo o branding ao retail,
que é o trabalho de construção da marca e sua visibilidade no
varejo, por intermédio de campanhas e ofertas nos meios de
comunicação. Outra aposta da empresa é o patrocínio a eventos
esportivos e a atletas. Em 2011, foram 100 ações focadas no esporte.
Como estratégia de comunicação e marketing, todas as ações que levem
o nome da empresa são contadas por centímetros. Além disso, os
consumidores são peças importantes na hora de pensar em novos
desafios. “É importante ouvir o cliente; com base em suas opiniões
podemos atendê-lo cada vez melhor. Essa troca é muito importante e
esse canal de mão dupla também é uma forma muito natural de levar a
paixão do esporte a todo brasileiro”, pontua a Diretora de
Marketing.
Disponível em: <http://exame.abril.com.br/marketing/noticias>.
Acesso em: 10 jul. 2012 (adaptado).
ENADE: Com base na situação descrita acima, avalie as asserções a
seguir e a relação proposta entre elas.
I. Os consumidores brasileiros que optam pela compra online de
produtos, geralmente exigem que as empresas desenvolvam canais físicos
para atendê-los.
PORQUE
II. Se, de um lado, a estabilidade econômica, o aumento do poder
aquisitivo das classes sociais, aliadas a um maior acesso à informação
– Internet, participação em redes sociais – possibilitam que os
consumidores identifiquem a forma mais adequada de atender suas
necessidades, de outro, as empresas têm identificado que as mudanças
nesses segmentos estão limitadas por aspectos como a falta de
confiança nos fornecedores (prazos e entregas), a impossibilidade de
troca simplificada de produtos e a segurança nos pagamentos online.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma
justificativa da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma
justificativa da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição
falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição
verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 21
ENADE: Pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF) aponta que as
franquias de alimentação são as que mais crescem e faturam. Em 10
anos, houve crescimento de 200% no número de lojas no mercado
nacional. Em 2011, 19 mil novas unidades de franquias foram abertas
(53 franquias por dia ou 2 por hora). A pesquisa indicou ainda que
as especializadas em sanduíches faturam o dobro das outras lojas
de food service.
Ao entrar nesse sistema super concorrido, uma das primeiras medidas
adotadas pelas empresas é conhecer o perfil do consumidor que
frequenta as praças de alimentação e, assim, criar ofertas que fazem
o cliente retornar. A disputa pelo consumidor
em shoppings tem sido o maior desafio das franquias
do setor, que investem em ações promocionais e adaptam o produto ao
ponto de venda para atender a demanda do cliente.
Disponível em: <www.portaldofranchising.com.br>.
Acesso em: 10 jul. 2012 (adaptado).
A partir da situação descrita, assinale a alternativa correta.
A) O franqueado, sempre que necessário, deve adaptar seus produtos e
serviços à realidade do local de venda para satisfazer a clientela.
B) Existe uma real preocupação dos franqueadores em se adaptar ao novo
consumidor, atender as demandas e estimular a fidelidade à marca.
C) O crescimento do setor de alimentação mostra que, em breve, ele se
estabilizará e não haverá novos concorrentes na disputa desse mercado.
D) Uma franquia de sanduíches é muito mais barata e, por isso, mais
lucrativa que as demais franquias da área de alimentação.
E) Toda marca de alimentação que entra no ramo de franquia deve ter
ponto de venda em shopping, por ser mais lucrativo.
QUESTÃO 22
ENADE: O endomarketing consiste em ações de marketing
dirigidas para o público interno da empresa. Sua finalidade é promover
entre os empregados e os departamentos os valores destinados a servir
o cliente. Essa noção de cliente, por sua vez, transfere-se para o
tratamento dado aos empregados comprometidos com os objetivos da
empresa. Dessa forma, o endomarketing contribui
decisivamente para a formação de um ambiente empresarial favorável ao
uso do conhecimento e dos valores compartilhados por todos que compõem
a organização.
BEKIN, S. F. Endomarketing: como praticá-lo com sucesso.
São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004 (adaptado).
Considerando esse contexto, avalie as afirmações seguintes.
I. O comprometimento dos empregados implica a adesão aos valores e
objetivos da empresa.
II. Por meio do comprometimento dos empregados, a empresa desenvolve o
trabalho em equipe.
III. O comprometimento dos empregados se dá por intermédio de um
contexto marcado pela cooperação e pela integração de vários setores da
empresa.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 23
ENADE: O conceito de marketing de relacionamento como estratégia para
manter clientes relevantes para a empresa, tornando-os clientes
fiéis ou leais, firmou-se a partir da década de 1990 e
solidificou-se com a constatação de que o custo da conquista de
clientes é superior ao da manutenção (estima-se que cerca de 5 vezes
em média), o que sugere a busca da rentabilidade apoiada na lealdade
(manutenção) do cliente. Com base nessa ideia, várias empresas ao
redor do mundo têm desenvolvido programas de fidelidade como uma
ferramenta do marketing de relacionamento, na perspectiva de
aproveitar os benefícios decorrentes do aumento do envolvimento do
cliente com a empresa.
SHAPIRO, B.; SVIOKLA, J. Mantendo clientes.
São Paulo: Makron Books, 1995 (adaptado).
Considerando que, no marketing de
relacionamento, a empresa obtém diversos benefícios por se relacionar
com seus clientes no longo prazo e, assim, obter a sua lealdade,
avalie as afirmações abaixo.
I. Clientes leais são mais propensos a testar novos produtos e(ou)
serviços da empresa.
II. Clientes leais estão mais dispostos a relevar eventuais erros de
sua marca preferida.
III. Clientes leais consomem menos recursos de marketing, vendas e
suporte, já que compram mais da empresa.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 24
ENADE: A empresa BoX, que comercializa bens de consumo, oferece cupons aos
seus clientes (sem a necessidade de compra) para concorrerem ao
sorteio de um automóvel durante o mês de aniversário da marca. Para
Kotler, essa ação da empresa é definida como “um conjunto de
ferramentas de incentivo, a maioria em curto prazo, projetada para
estimular a compra mais rápida ou em maior quantidade”.
KOTLER, P. Administração de marketing: a edição do novo milênio.
10 ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000.
De acordo com a afirmação acima, a ação executada pela empresa
BoX classifica-se como
A) marketing.
B) propaganda.
C) relações públicas.
D) promoção de vendas.
E) assessoria de imprensa.
QUESTÃO 25
ENADE: A marca de sabão em pó LavaMais realizou recentemente uma ação
promocional na TV, em horário nobre, paralelamente à entrega de
amostras grátis nos supermercados das principais cidades brasileiras.
Quando a promotora abordava o cliente, a maioria já conhecia o
produto, pois havia visto os artistas usando essa marca. Isso
facilitou bastante o trabalho de promoção no ponto de venda.
Qual das seguintes frases explica adequadamente essa situação?
A) Merchandising supõe que a promotora explore as
outras formas de comunicação de massa.
B) Merchandising deve ser realizado apenas na mídia
de massa e no ponto de venda.
C) Merchandising dá resultado somente se for usada
mais de uma ação comunicacional.
D) Merchandising vende marcas mais caras para cobrir
os custos promocionais.
E) Merchandising integrado tem melhores resultados do
que as ações isoladas.
QUESTÃO 26
ENADE: A tendência em estreitar relações com os clientes e obter
resultados significativos permite que as empresas adotem novas formas
de comunicação. Seguindo essa tendência e necessitando relacionar-se
melhor com seus clientes, a empresa XYZ Ltda, que atua no segmento de
cosméticos, contratou um consultor que, imediatamente, sugeriu a
implementação do marketing direto na empresa.
Considerando essa situação, avalie as seguintes asserções e a relação
proposta entre elas.
I. Para que a empresa XYZ Ltda obtenha resultados satisfatórios, é
primordial a implantação de um banco de dados de clientes, com
atualizações frequentes.
PORQUE
II. Com a implantação de um banco de dados, a empresa pode enviar mala
direta, e-mail marketing, catálogos, amostras de produtos, convites,
realizar vendas por telefone, ou seja, comunicar-se diretamente com o
consumidor e distribuir produtos de forma direta, sem intermediários.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma
justificativa da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma
justificativa da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição
falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição
verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 27
ENADE: As crianças influenciam consideravelmente as decisões de compra
das famílias, conforme apontam diversas pesquisas de consumo
realizadas em todo o mundo. Elas são consideradas um mercado
potencial, principalmente para as indústrias alimentícias. Tendo
conhecimento dessas informações, a empresa Sugar & Sugar Ltda,
atuando no segmento alimentício, irá lançar uma barra de cereais para
o público infantil. Para promover seu novo produto no mercado,
desenvolverá uma campanha publicitária utilizando como garoto
propaganda um ídolo admirado pelas crianças.
Considerando a situação descrita, avalie as seguintes asserções e a
relação proposta entre elas.
I. Antes de veicular a campanha publicitária de lançamento do novo
produto, os profissionais de Marketing precisam
avaliar se essas ações interferem no brand equity da
marca, pois a propaganda tem alto poder persuasivo sobre as crianças.
PORQUE
II. O aumento da obesidade infantil, especificamente por conta de
hábitos não-saudáveis e do consumo excessivo de alimentos
industrializados com alto teor de gordura, açúcares e sal, contribui
para a implementação de normas que reduzam o impacto da propaganda de
alimentos direcionada às crianças.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma
justificativa da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma
justificativa da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição
falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição
verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 28
ENADE: Criador de conceitos como marketing social, mega marketing, entre
outros, Kotler defende agora um novo patamar no mundo dos negócios:
o marketing 3.0, no qual as companhias realmente compreendem seus
clientes e partilham dos mesmos valores. “Nessa fase, a empresa se
preocupa com a situação do mundo e quer contribuir para melhorálo”,
pontua Kotler. O autor avalia que 70% das empresas estão em um
estágio de marketing 1.0, 25% já estão no marketing 2.0 e apenas 5%
vivem o marketing 3.0. Mas essa realidade não é exclusiva do Brasil.
As práticas de marketing estão evoluindo de forma gradativa.
Considerando que há 60 anos o marketing não existia, Kotler avalia
que a mudança acompanha a evolução dos próprios mercados. Isso
porque, no passado, havia escassez de produtos. Logo, não havia a
necessidade de uma estrutura de marketing, mas sim um
‘desmarketing’, como o autor caracteriza, ou seja, era preciso a
redução da demanda.
De acordo com Kotler, as empresas que não acreditam no valor de um
trabalho sustentável, acabam contribuindo para a sua inviabilidade
no longo prazo. “Se negligenciarmos a sustentabilidade, voltaremos à
era de escassez. Se não fizermos o que é certo, entraremos na era do
‘desmarketing’”, posiciona-se.
Tendo a visão clara de que o marketing é a ciência de gerenciamento
da demanda, Kotler acredita que o modelo tradicional tende a minguar
com o tempo. Isso abre espaço para práticas de criação, comunicação
e transmissão de valor aos clientes.
“O marketing 1.0 era centrado no produto; o marketing 2.0 era
orientado para o cliente e, agora, o marketing 3.0 é orientado por
valores”, explica. Mais do que isso, Kotler diz que “estamos em uma
era em que a cultura da sua empresa é o conjunto de valores que você
representa para os seus clientes”.
Disponível em: <http://br.hsmglobal.com/artigos>. Acesso em:
10 jul. 2012 (adaptado).
Com base na situação descrita acima, avalie as asserções a
seguir e a relação proposta entre elas.
I. As empresas estão evoluindo na forma de pensar, agir e implementar
o marketing e, nesse processo evolutivo, a empresa muda o foco, do
produto para o cliente, e, desse, para valores. O marketing 3.0,
proposto por Kotler, representa a mudança de comportamento das
empresas na busca de práticas adequadas para um mundo melhor.
PORQUE
II. O foco e a orientação por valores decorrem da necessidade
organizacional de ser sustentável e de desenvolver sua
responsabilidade social, especialmente em um mundo no qual os
clientes, informados e conscientes, buscam novos valores.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma
justificativa da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma
justificativa da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição
falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição
verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 29
ENADE: A empresa Alfa é uma das concessionárias de automóveis mais
atuantes da sua região e se destaca por seu pós-venda.
Segundo o gerente da empresa, hoje, a concessionária detém 12% do
mercado de carros novos da região, contra 4% da marca em nível
nacional. “Não perdemos negócios. Sempre procuramos valorizar ao
máximo o veículo do cliente na troca e nosso pós-venda tem sido
apontado como um dos melhores do mercado. Estamos sempre inovando para
bem atender nossos clientes. Investimos muito na reforma da loja,
procurando oferecer mais conforto e praticidade”.
Manter um bom cliente hoje exige muito das empresas. A qualidade, o
bom atendimento e o cumprimento de prazos deixaram de ser os
diferenciais de concorrência. A redução da diferenciação entre os
produtos fez com que, hoje, as empresas procurassem uma nova forma de
comunicar sua marca e seu produto. Uma das estratégias de
diferenciação mais fortes no mercado é o pós-venda, que deve ser
encarado com seriedade porque, cada vez mais, o serviço é um elemento
de fidelização dos clientes.
Considerando a situação acima descrita, avalie as afirmações
seguintes.
I. Os clientes esperam que o serviço pós-venda seja um atributo do
produto tanto quanto a qualidade, o design e o preço.
II. A satisfação que um produto proporciona é relacionada ao produto
em si, somada ao pacote de serviços que o acompanha.
III. A função do pós-venda é garantir a satisfação, ajudando a
fidelizar o cliente e divulgar a boa reputação da empresa também para
outros possíveis compradores.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 30
ENADE: Conforme Aaker, posicionamento de marca é a sua identidade, os
diferenciais de valor que são comunicados ao cliente. Para o autor,
um posicionamento de marca bem planejado e executado traz enorme
vantagem competitiva para a empresa.
AAKER, D. A. Criando e administrando marcas de sucesso.
São Paulo: Futura, 1996.
Com base na observação acima, o posicionamento de marca
A) possibilita a expansão da marca, gerando percepção de valor e
afastando os distribuidores.
B) facilita a memorização da marca, gerando valor e dando vantagem
sobre seus concorrentes.
C) melhora as condições da marca, dando à empresa uma visão parcial do
cliente que se deseja explorar.
D) estabelece a exclusividade sobre determinada marca, diminuindo,
assim, o desempenho da ação promocional.
E) dá significado e concentração à marca, melhorando a disputa no
mercado e os royalties na comunicação.
QUESTÃO 31
ENADE: As marcas se classificam em marcas de fabricantes — que se
diferenciam de seus concorrentes e agregam valor — e as chamadas
marcas próprias — aquelas dos distribuidores — que pretendem concorrer
no mercado com marcas exclusivas daquele canal de distribuição.
Conforme o texto acima, um supermercado que cria sua marca e a coloca
à venda
A) pretende concorrer no varejo para combater o distribuidor no
atacado.
B) estabelece uma marca própria, que o concorrente não pode oferecer.
C) oferece um produto de luxo ao mercado antes de seus concorrentes.
D) fatura mais royalties que os demais concorrentes
diretos.
E) cuida melhor dos clientes, oferecendo marcas distintas e mais
luxuosas.
QUESTÃO 32
ENADE: Pesquisa realizada pelo Instituto X em todo o território nacional
objetivou identificar quantos consumidores brasileiros utilizam e
realizam compras pela Internet. A pesquisa ouviu 2 mil consumidores em
todo o país, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou
para menos. O universo dessa pesquisa foi representado por amostras
estratificadas de forma proporcional à população de cada unidade da
federação. As pessoas entrevistadas foram selecionadas com base em cotas
proporcionais, segundo as seguintes variáveis: população economicamente
ativa, faixa etária e localização.
Com base nessas informações, avalie as afirmações a seguir.
I. O universo da pesquisa foi de 2 mil consumidores.
II. O objetivo das cotas foi garantir a representatividade do universo
estudado.
III. A margem de erro diminuiria se a pesquisa tivesse entrevistado 5
mil consumidores.
IV. As entrevistas foram realizadas com a mesma quantidade de
consumidores em cada estado.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.
QUESTÃO 33
ENADE: José é um pequeno empreendedor no segmento de entregas em
domicílio. Ao assistir a uma palestra sobre marketing, percebeu que
precisava realizar uma pesquisa de mercado para identificar até que
ponto seus serviços agradavam aos clientes. Na palestra, ele entendeu
que precisava aplicar uma pesquisa que estimulasse os entrevistados a
pensarem e falarem livremente sobre os atributos de seus serviços,
pois deseja que os clientes apresentem opiniões de forma espontânea.
Na situação descrita, com base na principal vantagem de cada
metodologia de pesquisa, José deve realizar uma pesquisa do tipo
A) qualitativa, que identificará os clientes a serem entrevistados por
meio de critérios que sigam as regras de seleção da amostra a ser
calculada.
B) quantitativa, que propiciará um correto dimensionamento estatístico
das respostas dos clientes em relação ao tamanho do universo a ser
explorado.
C) qualitativa, que analisará as opiniões colhidas junto aos clientes,
de acordo com o roteiro aplicado, e que extrairá comentários, opiniões
e frases mais relevantes.
D) quantitativa, que colherá as informações dos clientes por meio de
questionário estruturado com perguntas claras e objetivas, que
garantirá a uniformidade de entendimento dos entrevistados.
E) qualitativa, que possibilitará entrevistar um número maior de
clientes, garantindo precisão nos resultados, e permitirá construir
gráficos para a amostra pesquisada, com números confiáveis.
QUESTÃO 34
ENADE: O marketing de serviços necessita de considerações especiais para
sua comercialização. Não basta que um prestador de serviços tenha de
decidir a respeito das características dos serviços que irá
comercializar, tais como marca, qualidade e preço. Um gestor do
setor de serviços deve considerar e decidir como essa atividade será
desempenhada, onde e por quem será oferecida ao mercado. Para isso,
deverá decidir também como gerenciar o processo de prestação de
serviços.
LAS CASAS, A. L. Marketing de serviços. São Paulo: Atlas, 2006
(adaptado).
Considerando que um cliente interage com vários aspectos da
organização da empresa e, portanto, esse processo impõe que os
serviços sejam desempenhados de forma estruturada e com qualidade, com
vistas à satisfação dos clientes, avalie as afirmações seguintes.
I. Ao desenhar um fluxograma de prestação de serviços, o gestor de
serviços deve objetivar a satisfação de seus clientes de forma
racional e lucrativa para a empresa.
II. Processos aleatórios devem ser evitados, pois o processo faz parte
do pacote de beneficios de compra do cliente.
III. Processos muito burocratizados acabam exigindo do cliente esforço
adicional para obter o serviço.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 35
As vendas pela Internet já ultrapassaram a marca de 23 milhões de
usuários no Brasil, porém, a qualidade dos serviços de e-commerce
não tem acompanhado essa evolução. No primeiro semestre de 2011, o
Procon-SP registrou 22 086 atendimentos referentes a problemas com
compras pela Internet. No mesmo período do ano anterior, foram 9 882
atendimentos do gênero. Segundo especialistas, as principais causas
dessas reclamações são atrasos na entrega de mercadorias.
Disponível em: <http://hsm.com.br/editorias/gestao>. Acesso
em: 25 jun. 2012 (adaptado).
ENADE: Considerando o Código de Defesa do Consumidor, avalie as
afirmações abaixo.
I. Os sites de venda pela Internet não têm as mesmas obrigações das
lojas físicas.
II. O cliente que não receber o produto comprado no site tem direito à
devolução do valor pago.
III. A empresa vendedora não pode ser responsabilizada por atrasos
originados pela transportadora na entrega.
IV. O valor do frete do produto deverá ser devolvido ao comprador em
caso de atrasos na entrega superiores a uma semana.
É correto apenas o que se afirma em
A) I.
B) II.
C) I e III.
D) II e IV
E) III e IV.
COMENTÁRIOS