Prova de Tecnologia em Processos Gerenciais ENADE 2012 com Gabarito OBS: As questões objetivas d...
Prova de Tecnologia em Processos Gerenciais ENADE 2012 com Gabarito
OBS: As questões objetivas de 01 a 08 estão disponível na
prova de Formação Geral que você pode acessar
clicando neste link. As questões discursivas não foram disponibilizadas com padrão de
resposta.
QUESTÃO 09
ENADE: Uma empresa produz três tipos de bicicletas: X, Y e Z. A
tabela a seguir ilustra o demonstrativo de resultados para cada produto.
Considerando esse demonstrativo de resultados, a empresa deverá
incentivar a venda da(s)
A) bicicleta Z, porque tem o maior preço de venda.
B) bicicleta X, porque tem a maior margem de contribuição.
C) bicicleta Y, porque tem o preço de venda e a margem de lucro com
valores medianos.
D) bicicletas X e Z, porque têm, respectivamente, a maior margem de
contribuição e o maior preço de venda.
E) bicicletas X, Y e Z, porque a venda de todas elas irá resultar em
lucro para a empresa, independentemente de outros fatores.
QUESTÃO 10
ENADE: Considerando esse Demonstrativo de Resultados, qual o valor e o
significado do ponto de equilíbrio contábil (PEC) da Empresa X?
A) R$ 25 000,00, valor que indica o valor mínimo que a empresa deve
obter com as vendas para não ter prejuízo.
B) R$ 59 000,00, valor que indica o valor mínimo que a empresa deve
obter com as vendas para não ter prejuízo.
C) R$ 60 000,00, valor que indica o valor mínimo que a empresa deve
obter com as vendas para não ter prejuízo nem lucrar.
D) R$ 76 000,00, valor que indica o valor mínimo que a empresa deve
obter com as vendas para ter lucro de R$ 10 600,00.
E) R$ 100 000,00, valor que indica o valor mínimo que a empresa deve
obter com as vendas para ter lucro de R$ 25 000,00.
QUESTÃO 11
ENADE: O plano de negócios é um exercício de planejamento da criação de um
empreendimento. Para ter validade, deve ser desenvolvido em bases
realistas. Um plano de negócios bem feito deverá estar em condições
de ser implantado, de se transformar em uma “empresa incubada”, de
sensibilizar parceiros e investidores.
Há mais de um caminho para se chegar ao mesmo objetivo e mais de uma
solução para resolver os diferentes problemas. É melhor fazer uma
escolha que garanta sucesso no longo prazo que escolher a solução
mais imediatista de sucesso aparente. O plano de negócios pode
também conduzir à conclusão de que o empreendimento deva ser adiado
ou suspenso por apresentar alta probabilidade de fracasso.
O plano de negócios contém os principais pontos de cunho gerencial a
serem considerados na criação de um empreendimento.
DOLABELA, F. O segredo de Luísa – uma ideia, uma paixão e um plano
de
negócios: como nasce o empreendedor e se cria uma empresa. 1 ed.
São Paulo: Sextante, 2008, cap. II (adaptado).
A partir das informações do texto, conclui-se que, ao elaborar
um plano de negócios, o empreendedor deve considerar que
A) o planejamento das necessidades de recursos humanos para o primeiro
ano de funcionamento do negócio é suficiente para atender a estratégia
de aumento de participação de mercado.
B) a análise estratégica de oportunidades e ameaças será útil para a
formulação de estratégias de crescimento a partir do terceiro ano de
funcionamento do negócio.
C) as estratégias iniciais definidas para produto, preço, distribuição
e comunicação são suficientes para futura diversificação de mercado.
D) a escala de operação estabelecida e os recursos necessários
identificados no projeto inicial serão suficientes para atender a
demanda de um mercado em expansão.
E) objetivos, estratégias e metas estabelecidas no projeto inicial
terão que ser flexíveis, para que possam adequar-se à dinâmica
ambiental.
QUESTÃO 12
ENADE: Estratégias empresariais dão conta dos caminhos definidos pelo
planejador e sua equipe para mover a empresa da situação atual aos
objetivos estratégicos, por meio das oportunidades e ameaças
detectadas em seu plano. Assim, definem o que as pessoas envolvidas na
gestão do negócio deverão realizar ao longo dos próximos anos para que
a empresa se transforme a contento e seja capaz de atingir os seus
objetivos.
BORN, R. Construindo o plano estratégico.
Porto Alegre: ESPM/Sulina, 2009, p. 202.
Considerando os fatores que afetam as condições dos negócios, no
que concerne à definição e à implantação de modelos estratégicos, avalie
as afirmações abaixo.
I. O conceito de mercado restringe-se à perspectiva geográfica e,
portanto, a cada movimento estratégico de expansão que se pretender
realizar.
II. No modelo teórico de Ansoff, propõe-se, basicamente, o caminho a ser
seguido para o crescimento da empresa nos anos seguintes à sua criação.
III. A resposta do caminho para o crescimento da empresa está associada,
invariavelmente, a três campos de reflexão: mercados novos, produtos
novos ou atuais e integração.
IV. O conceito de produto diz respeito aos itens que compõem a variedade
de produtos da empresa, sua amplitude e sua profundidade.
É correto apenas o que se afirma em
A) I.
B) III.
C) IV.
D) II e III.
E) I, II e IV.
QUESTÃO 13
ENADE: Uma empresa, para controlar a qualidade, utiliza três
ferramentas. A ferramenta X contém um conjunto de itens que podem
aparecer em determinado processo e cuja ocorrência ou não ocorrência
devem ser assinaladas, geralmente, em forma de tabelas. A ferramenta Y
é um gráfico de barras que ordena as frequências de ocorrência. A
ferramenta Z é um diagrama com o formato de espinha de peixe, que
facilita a visualização das causas de determinado problema.
Considerando o que foi descrito, avalie as seguintes afirmações.
I. A ferramenta X é a Folha de Verificação, cujo uso facilita as ações
de coletar, organizar e classificar dados, localizar defeitos e
identificar a relação de causa e efeito.
II. A ferramenta Y é o Diagrama de Pareto, que mostra a informação e
torna evidente a priorização dos problemas, além de separar as causas
críticas das triviais.
III. A ferramenta Z é o Diagrama de Ishikawa, que apresenta a relação
entre os resultados de um processo (efeito) e seus fatores (causas).
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 14
ENADE: Imagine que sua empresa venda quatro produtos diferentes – porcas,
pinos, arruelas e parafusos – nas regiões leste, oeste e central. Se
você perguntasse: “Quantas arruelas foram vendidas durante o último
trimestre?”, poderia facilmente achar a resposta consultando seu
banco de dados de vendas. Mas, e se você quisesse saber quantas
arruelas foram vendidas em cada região e também comparar os
resultados reais com a projeção de vendas?
Para obter essa resposta, você precisaria do processamento
analítico online (OLAP). O OLAP permite a análise
multidimensional de dados, de forma que os usuários vejam os mesmos
dados de diferentes maneiras, pois usa múltiplas dimensões. Cada
aspecto da informação – produto, preço, custo, região ou período de
tempo – representa uma dimensão diferente. Dessa forma, um gerente
de produto poderia utilizar uma ferramenta de análise
multidimensional de dados para saber quantas arruelas foram vendidas
na região leste no mês de junho, comparar esses dados com os dados
do mês anterior e(ou) com os dados de junho do ano anterior e,
ainda, confrontá-los com a previsão de vendas. O OLAP permite que os
usuários obtenham respostas online a questões específicas com boa
velocidade, mesmo quando os dados estão armazenados em bancos de
dados gigantescos, como números de vendas de vários anos.
LAUDON, K. C. Sistemas de informação gerenciais. São Paulo:
Pearson Prentice Hall, 2007 (adaptado).
A partir do texto acima, conclui-se que as aplicações OLAP são
utilizadas para
A) mostrar a lista dos vendedores que conseguiram atingir as metas do
trimestre.
B) analisar as movimentações financeiras da área comercial, por
trimestre, para a tomada de decisão.
C) controlar as vendas de itens para se ter controles por vendedor,
produto, trimestre e por região.
D) controlar a entrada e saída dos itens de estoques, o que
possibilita gerar relatórios de necessidades ou de disponibilidades de
materiais.
E) fornecer métodos para acessar, integrar e analisar dados
corporativos com alta flexibilidade e performance, o que facilita a
tomada de decisão.
QUESTÃO 15
ENADE: No atual cenário empresarial, a busca da competitividade é
caracterizada pela melhoria dos produtos, redução dos custos,
diferenciação da concorrência pela especialização em um nicho do
mercado e pelo uso de sistemas integrados de gestão, como o ERP (Enterprise Resource Planning), que é
I. um software de planejamento dos recursos
empresariais que integra as diferentes funções dos fornecedores, para
criar operações mais eficientes.
II. um software que faz a integração das informações
que fluem em uma empresa e é considerado uma solução genérica, visto
que busca atender a todo tipo de empresa.
III. uma solução genérica que procura atender a todo tipo de empresa,
refletindo o seu projeto uma série de hipóteses sobre como operam as
organizações.
IV. parte integrante dos dados-chave e da comunicação entre as áreas
de uma empresa, fornecendo informações detalhadas sobre asoperações
dos fornecedores.
É correto apenas o que se afirma em
A) I.
B) IV.
C) I e II.
D) II e III.
E) III e IV.
QUESTÃO 16
ENADE: Antes de iniciar um negócio, é preciso que o empreendedor
reflita sobre suas competências e seu projeto de vida pessoal, levando
em consideração as consequências de se transformar em um proprietário
de empresa.
Se essa reflexão for positiva, o próximo passo será descobrir uma
oportunidade de negócio. Para tal, será necessário, primeiro,
desenvolver uma ideia. Especialmente nesse ponto, avaliar o potencial
da ideia é importante.
Logo, se alguém tem interesse em criar um negócio, deve monitorar o
ambiente à sua volta em busca de problemas, faltas, serviços malfeitos
ou até exemplos de sucesso que não conseguem atender à demanda. Deve,
também, identificar uma área de negócios em que se sinta confortável.
A partir dessas ideias sobre empreendedorismo, avalie as afirmações
seguintes.
I. A oportunidade deve ajustar-se ao mercado.
II. Uma ideia não é necessariamente uma oportunidade.
III. Um empreendedor, ao utilizar sua habilidade, dá forma a uma
oportunidade que outros não identificaram, ou identificaram cedo ou
tarde demais.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 17
ENADE: As empresas, de forma geral, necessitam de pessoas para realizarem
seus objetivos. É uma função de recursos humanos contratar as
pessoas certas, ou seja, as qualificadas e motivadas, e também
cuidar da relação eficaz com elas. A empresa que Antônio gerencia,
assim como muitas outras, não tem essa área em sua estrutura. É ele
quem realiza essa importante atividade, que compreende quatro
processos básicos que começam antes de as pessoas ingressarem na
empresa até o momento de sua saída ou aposentadoria.
MAXIMIANO, A. C. A. Administração para empreendedores: fundamentos
da criação e da gestão de novos negócios. São Paulo:
Pearson Prentice Hall, 2006, p.128 (adaptado).
Os processos que estão sob a responsabilidade de Antônio e
podem garantir o atendimento dos objetivos da empresa são
A) pesquisa de mercado, recrutamento de pessoas, seleção de pessoas e
contratação de pessoas.
B) seleção de pessoas, recrutamento de pessoas, contratação de pessoas
e treinamento de pessoas.
C) seleção de pessoas, desenvolvimento de pessoas, gestão do
desempenho e manutenção de pessoas.
D) recrutamento de pessoas, contratação de pessoas, descrição de cargo
das pessoas e plano de carreira de pessoas.
E) seleção de pessoas, identificação de competências de pessoas,
treinamento de pessoas e avaliação do desempenho de pessoas.
QUESTÃO 18
ENADE: Joseph Juran foi o primeiro a aplicar a qualidade à estratégia
empresarial. Para ele, a qualidade se divide em três pontos (trilogia
da qualidade): planejamento, controle e melhoria da qualidade.
A partir do que foi descrito, avalie as afirmações a seguir.
I. Planejar é a atividade de prever produtos e serviços que atendam às
necessidades do cliente.
II. Melhorar é o processo de atingir metas de desempenho ainda
maiores, com o intuito de fidelizar o cliente.
III. Controlar é o processo utilizado para atingir as metas de
qualidade e compreende a avaliação do desempenho operacional, a
comparação do desempenho verificado com os objetivos e a atuação sobre
a diferença.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 19
ENADE: Não existe estrutura organizacional acabada nem perfeita. Não é
tarefa fácil organizar, de forma eficiente e lógica, o trabalho
executado em uma empresa. Trata-se de um processo desafiador que exige
conhecimento dos componentes básicos da estrutura organizacional.
A esse respeito, assinale a afirmativa correta acerca de estrutura
formal e estrutura informal de uma organização.
A) A estrutura formal é deliberadamente planejada e formalmente
representada, em alguns de seus aspectos, pelo organograma.
B) A estrutura informal é planejada e surge, naturalmente, da
interação social dos profissionais de uma empresa.
C) A estrutura informal é a rede de relações sociais e pessoais
estabelecida ou requerida pela estrutura formal, e suas relações,
usualmente, constam do organograma.
D) Os executivos mantêm controle permanente da estrutura informal, o
que torna o trabalho mais simples e exije menos preocupação dos
profissionais envolvidos.
E) A estrutura formal é propícia ao desenvolvimento das habilidades
dos líderes informais, o que contraria a ideia de que a estrutura
formal é sempre uma força negativa do grupo de trabalho.
QUESTÃO 20
ENADE: Conhecer o valor do estoque é importante para realizar
previsão orçamentária. Nessa avaliação do estoque, diferentes métodos
são utilizados. A tabela a seguir, do Grupo X Ltda., mostra as
entradas e saídas de estoque no mês de outubro.
Considerando-se o estoque inicial nulo, se forem utilizados,
respectivamente, os métodos de custo médio, o PEPS (primeiro a
entrar e primeiro a sair) e o UEPS (último a entrar e primeiro a
sair), quais serão os valores do estoque ao final de outubro?
A) R$ 3 600,00; R$ 3 400,00; R$ 4 000,00.
B) R$ 3 600,00; R$ 4 000,00; R$ 3 400,00.
C) R$ 3 700,00; R$ 3 600,00; R$ 4 000,00.
D) R$ 3 700,00; R$ 4 000,00; R$ 3 400,00.
E) R$ 3 400,00; R$ 3 700,00; R$ 3 600,00.
QUESTÃO 21
ENADE: Para o adequado funcionamento de uma empresa, o executivo deve
identificar os fatores estratégicos que aparecem como fatores de
limitação do sistema. Por exemplo, se uma máquina qualquer não estiver
funcionando por falta de um parafuso, esse parafuso será o fator
estratégico; se uma empresa de redes sociais começar a perder mercado
por não estar acompanhando a evolução do mercado, essa evolução será o
fator estratégico de limitação.
Acerca dos fatores estratégicos para o sucesso das empresas, avalie as
afirmações a seguir.
I. O departamento da administração-geral mantém uma administração com
qualidade e também é responsável pelo desenvolvimento da melhor
estrutura organizacional.
II. O departamento de recursos humanos é responsável por atrair
funcionários altamente qualificados tecnicamente e estimular a
criatividade dos funcionários.
III. O departamento de engenharia e produção propicia
o layout mais eficiente de fábrica e também é
responsável por desenvolver melhor controle de materiais e de estoque.
IV. O departamento de marketing tem como escopo melhorar o controle de
qualidade dos produtos e estabelecer eficiente sistema de distribuição
dos produtos e serviços.
V. O departamento de finanças motiva o impulso administrativo, visando
aos adequados níveis de lucro da empresa.
É correto apenas o que se afirma em
A) I, II e III.
B) I, II e IV.
C) I, III e V.
D) II, IV e V.
E) III, IV e V.
QUESTÃO 22
ENADE: Oportunidades de negócio podem ser encontradas por toda parte e
sob as mais diversas formas. Para identificá-las, o empreendedor precisa
ter predisposição e criatividade. Além disso, precisa conhecer os
negócios e o estilo de vida de seus clientes.
Com relação ao empreendedorismo, avalie as seguintes afirmações.
I. Todo negócio deve atender às necessidades de clientes, mediante a
oferta de algum produto ou serviço, pelo qual eles estão dispostos a
pagar.
II. O caminho principal para identificar oportunidades de negócio é
pesquisar sobre as necessidades de potenciais clientes que não estão
sendo satisfeitas e desenvolver produtos ou serviços para satisfazêlas a
um custo compatível com o valor que os clientes estejam dispostos a
pagar.
III. O levantamento de oportunidades que já foram atendidas é o caminho
mais usado pelos empreendedores e normalmente gera boas oportunidades de
negócios.
IV. O candidato a empreendedor bem-sucedido é aquele que não se cansa de
observar os negócios ao seu redor, na constante procura de novas ideias
e oportunidades.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e III.
B) II e IV.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) I, II e IV.
QUESTÃO 23
ENADE: A maneira mais tradicional de se realizar a análise das “Cinco
Forças” é, em cada uma delas, verificar como se comportam os
elementos em relação a cada um dos cenários estabelecidos por
Porter.
ROGER, B. et al. Construindo o plano estratégico: casos reais e
dicas práticas. Porto Alegre: ESPM/Sulina, 2009 (adaptado).
Considerando que o objetivo das empresas, conforme reforça
Porter, é a busca de melhor posicionamento competitivo, o que remete
não à forma como a empresa deseja ser vista ou percebida no mercado,
mas, sim, à forma como ela deseja atuar em relação às forças
competitivas em busca de posição de maior rentabilidade diante de uma
análise realizada, avalie as seguintes asserções e a relação proposta
entre elas.
I. A importância das Cinco Forças Competitivas deve-se ao fato
relevante de a concorrência não ser formada apenas por um grupo seleto
de empresas que competem no mesmo mercado, mas, sim, por compostos,
muitas vezes imperceptíveis, que apenas a análise completa das cinco
forças é capaz de definir e distinguir, bem como calcular os riscos
que cada parte representa.
PORQUE
II. A análise das Cinco Forças Competitivas proporciona uma visão
única de competição ampliada e, dessa forma, o estrategista com
domínio do processo gerencial consegue identificar uma diferente face
da competitividade, podendo colher insumos e ideias, para desenvolver
estratégias e ações estratégicas mais eficazes.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma
justificativa da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma
justificativa da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição
falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição
verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 24
ENADE: A proprietária do Salão de Beleza X, especializado em estética
feminina, verifica que o comportamento dos consumidores masculinos
está mudando, pois os homens passaram a preocupar-se mais com sua
imagem e, por isso, estão procurando centros especializados em
tratamentos de beleza. Para aproveitar as oportunidades de negócios
que o mercado está oferecendo, a empresária resolveu aplicar os
fundamentos dos processos gerenciais, de modo a tomar decisões
acertadas.
Nessa perspectiva, que figura seria útil à empresária, na definição
das ações da sua equipe de colaboradores?
QUESTÃO 25
ENADE: Nas empresas, é necessário fazer previsão de vendas, para
realizar planejamento adequado dos recursos financeiros, humanos e
operacionais. O departamento de marketing, que mantém contato direto
com o mercado consumidor, é o mais indicado para realizar a previsão
de vendas. O gráfico abaixo mostra as vendas (em unidades) dos últimos
seis meses de um produto.
Considerando-se o gráfico acima e utilizando-se o método da média
móvel trimestral, verifica-se que a previsão de vendas (em unidades)
para o mês de dezembro é igual a
A) 500.
B) 520.
C) 530.
D) 540.
E) 550.
QUESTÃO 26
ENADE: A responsabilidade social pressupõe o reconhecimento da comunidade e
da sociedade como partes interessadas da organização, com
necessidades que precisam ser atendidas. Significa, ainda, a
responsabilidade pública, ou seja, o cumprimento e a superação das
obrigações legais decorrentes da própria atividade e produto da
organização. Por outro lado, é também o exercício da sua consciência
moral e cívica, advinda da ampla compreensão do papel da organização
no desenvolvimento da sociedade. Trata-se, portanto, do conceito de
cidadania aplicado às organizações, no tocante à segurança e à saúde
pública e à proteção ambiental. A organização cidadã prevê impactos
adversos, que poderão decorrer de instalações, produção,
distribuição, transporte, uso, descarte ou reciclagem final dos
produtos, e realiza ações preventivas e de proteção necessárias.
FALCONI, V. O verdadeiro poder – práticas de gestão que conduzem a
resultados revolucionários. Nova Lima: INDG, 2009.
Para se atingir o nível de organização mencionado no texto, o
primeiro passo para definição das metas necessárias é
A) a inserção desses objetivos na politica de qualidade da empresa e
na sua missão .
B) a introdução da prática sistemática dos ciclos de gerenciamentos:
PDCA e SDCA.
C) a identificação de um líder que possa conduzir a empresa a atingir
rapidamente seus propósitos.
D) o levantamento da situação atual da empresa em relação a tais
compromissos.
E) a utilização do brainstorming (tempestade
cerebral), para levantamento das causas e efeitos dos problemas da
organização.
QUESTÃO 27
ENADE: O diretor de uma grande empresa de moda que passava por
reestruturação tinha de se manter motivado e fazer com que os
profissionais deixassem de ter medo e buscassem inovar na moda, mesmo
diante das transformações da empresa. Com uma pauta muito importante e
várias decisões a serem tomadas, o diretor convocou uma reunião com
todos os gerentes e enviou relatórios para leitura prévia. No
planejamento dessa reunião, o diretor decidiu torná-la um momento
diferente para a resolução dos problemas enfrentados. Mandou tirar a
mesa e as cadeiras da sala de reuniões, deixando-a completamente
vazia. Recebeu os gerentes e, diante da estranheza dos participantes,
esclareceu que o objetivo da reunião era encontrar soluções viáveis
para os problemas, avisando aos presentes que disporiam de duas horas
para realizar a atividade.
Sob a perspectiva da resiliência, a estratégia adotada pelo diretor
possibilita
I. medir a flexibilidade, a tolerância à ambiguidade e a criatividade
em face do desafio proposto.
II. avaliar o nível de autoeficácia deles, ou seja, a capacidade de
organizar e executar ações requeridas para produzir resultados.
III. avaliar a vulnerabilidade deles, ao se analisar a reação aos
impactos das adversidades enfrentadas na empresa.
IV. medir a tenacidade deles, ao serem analisadas a persistência e a
capacidade de suportar situações incômodas ou adversas.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) I e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.
QUESTÃO 28
ENADE: Em entrevista à revista Times, de maio de 1994, Mandela disse:
“Quando você deseja que um rebanho se mova em determinada direção,
você fica atrás... Alguns membros mais enérgicos do rebanho vão para
frente, e o resto do gado os segue. Você, na verdade, os está
dirigindo de trás.” Com um sorriso, acrescentou: “É assim que um
líder deveria fazer o seu trabalho.”
SENGEL, R. The making of leader. Times, 09/05/94.
De acordo com as teorias recentes sobre liderança, avalie as
afirmativas abaixo no que diz respeito à correspondência entre a
perspectiva mencionada por Nelson Mandela e o tipo de liderança.
I. A perspectiva mencionada está relacionada à liderança carismática
ou referencial, em que os seguidores atribuem ao líder capacidades
heróicas ou extraordinárias de liderança quando observam determinados
comportamentos. Sob essa liderança, os profissionais sentem-se
motivados a fazer esforço maior e, como gostam de seu líder, sentem
mais satisfação no trabalho.
II. A referida fala do líder africano aponta para a liderança
coercitiva, baseada na habilidade de influenciar por meio de potencial
punição e, portanto, baseada no temor.
III. O trecho mencionado caracteriza a liderança democrática, situação
em que o líder tem a habilidade de construir relações humanas e
participativas, como comunicação de apoio e espírito de equipe. Sob
essa liderança, os liderados têm espaço para o empoderamento.
IV. A perspectiva de Mandela remete à liderança autocrática, contexto
em que o líder se preocupa mais com a tarefa que com o grupo e, assim,
tende a focalizar o trabalho, o cumprimento de metas e a superação de
padrões, enfatizando a distribuição de tarefas e a responsabilidade
individual.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) I e III.
C) II e IV.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.
QUESTÃO 29
ENADE: Quando as empresas procuram funcionários que sejam gestores
competentes, buscam indivíduos com habilidades técnicas, humanas,
conceituais e motivação para gerenciar.
Com relação às habilidades exigidas de gestores verifica-se que
A) habilidades técnicas são pouco importantes para os que exercem
liderança de equipe e gestão de alto escalão.
B) habilidades humanas são igualmente importantes em todos os níveis
administrativos da organização.
C) habilidades técnicas se tornam mais importantes à medida que os
gestores ascendem na hierarquia administrativa.
D) líderes de equipe e gestores de primeira linha precisam ter menos
conhecimento que habilidades, para treinar novos funcionários.
E) habilidades conceituais se tornam menos importantes à medida que os
gestores ascendem na hierarquia administrativa da organização.
QUESTÃO 30
ENADE: Geralmente, os produtos têm um ciclo de vida, passando por
quatro etapas de desenvolvimento: introdução, crescimento, maturação e
declínio. Acerca desse assunto, avalie as afirmações a seguir.
I. A etapa introdutória é aquela em que um produto é lançado e há a
necessidade de investimento de grandes montantes de dinheiro em
promoção, para tornar a marca conhecida.
II. Crescimento é a etapa em que começam a aumentar a demanda e as
exigências de características inovadoras no produto pelos clientes,
havendo aumento dos lucros da empresa.
III. A etapa da maturação é aquela em que as vendas tendem a reduzir,
pois a grande parcela da clientela já optou pelo produto e o lucro
tende a se estabilizar.
IV. O declínio é a etapa em que o custo decresce e diminui
sensivelmente o interesse da permanência do produto no mercado, o que
resulta em decisão difícil diante das empresas concorrentes.
É correto apenas o que se afirma em
A) I.
B) II.
C) I e III.
D) II e IV.
E) III e IV.
QUESTÃO 31
ENADE: No setor de produtos de higiene pessoal, perfumaria e
cosméticos, que vem sendo impulsionador ativo do crescimento econômico
do país, o departamento de marketing de produto reúne as diferentes
áreas envolvidas no processo de desenvolvimento de produto,
preestabelece prazo firme e lidera o processo inicial das ideias para
novos produtos, como ilustrado no modelo de funil a seguir.
Acerca das atribuições do departamento de marketing de produtos em
uma empresa, avalie as afirmações abaixo.
I. Controlar e verificar resultados dos testes de produtos
realizados por meio de amostras entregues aos fornecedores,
questionários e entrevistas, de forma a otimizar a venda.
II. Elaborar planejamento do produto, contendo seleção de ideias,
dados de mercado, definição de público-alvo, levantamento de
concorrência e análise de viabilidade econômica.
III. Preparar materiais de apoio, como apostilas de produtos
direcionadas aos fornecedores, e promover entrevistas para o
departamento de comunicação.
IV. Pesquisar tendências nacionais e internacionais em produtos, por
meio de consulta a fornecedores, participação em eventos, busca no
mercado, periódicos e dados das equipes de venda.
É correto apenas o que se afirma em
A) I.
B) III.
C) I e II.
D) II e IV.
E) III e IV.
QUESTÃO 32
ENADE: No ambiente competitivo do mercado, surgem, nas empresas, novos
valores comportamentais, como busca da autoestima, incentivo ao
desenvolvimento de seus colaboradores e responsabilidade socioambiental,
que funcionam como estratégias para agregar valor à imagem das
organizações.
Nesse contexto, o ser humano é uma peça-chave, uma vez que cada
indivíduo tem características únicas e habilidades diversas, em
constante transformação e responsáveis pela implementação desses novos
valores comportamentais.
Com base no texto apresentado, assinale a alternativa que expressa um
comportamento de gestão adequado ao ambiente organizacional.
A) O gestor de atendimento a clientes da Empresa X, ao verificar o
trabalho realizado por sua equipe de colaboradores, constatou uma série
de erros no arquivamento de documentos realizado pelo responsável. Como
não era a primeira vez que isso acontecia, solicitou ao funcionário que
fosse ao departamento de pessoal para ser desligado da empresa.
B) O gestor da Empresa X reuniu seus colaboradores para comunicar-lhes
sua decisão estratégica de criar uma filial na cidade vizinha, para
melhorar seu posicionamento de mercado. Na reunião, esclareceu que, em
virtude desse projeto, dois empregados seriam transferidos, porque não
sabiam manusear o novo sistema de informações.
C) O gestor da Empresa X constatou que havia três meses que seu melhor
vendedor apresentava resultados abaixo da meta e que isso ocorreu
principalmente depois da implantação do novo sistema de informações
sobre clientes. Para ajudar o vendedor a melhorar seu desempenho, o
gestor solicitou-lhe que elaborasse um plano de desenvolvimento
individual.
D) O gestor da Empresa X tomou a decisão de instalar uma unidade
produtiva de produtos químicos próxima a um canal poluído de um rio,
para facilitar o escoamento dos resíduos, e, com essa ação, reduzir os
custos com a instalação de uma estação de tratamento de água.
E) O gestor da área de vendas da Empresa X reuniu-se com sua equipe para
elaborar um projeto de aumento de vendas, que apresentou à diretoria da
empresa destacando seu esforço e trabalho individual na realização da
pesquisa e elaboração do projeto.
QUESTÃO 33
Leandro, empresário do ramo moveleiro, cuja empresa já está
solidificada no mercado, leu o texto a seguir sobre responsabilidade
social.
“A atuação baseada em princípios éticos e a busca de qualidade nas
relações são manifestações da responsabilidade social empresarial.
Empresas socialmente responsáveis estão melhor preparadas para
assegurar, a longo prazo, a sustentabilidade dos negócios, por
estarem sincronizadas com as novas dinâmicas que afetam a sociedade
e o mundo empresarial.”
Instituto Ethos de Responsabilidade Social. Ética e qualidade nas
relações. Disponível em : <http://www.ethos.org.br>.
Acesso em: 09 jul. 2012 (adaptado).
ENADE: A partir dessa leitura, Leandro começou a pensar em tornar sua
empresa sustentável e compatível com a sua crença de construção de uma
sociedade mais justa e saudável. Considerando essa situação
hipotética, identifique as iniciativas que devem ser implementadas por
Leandro para tornar sustentável a sua empresa.
I . Adotar um modelo de gestão mais transparente, legitimando suas
ações para os seus diversos públicos.
II. Adotar postura ética, que beneficia tanto a relação com
funcionários quanto com fornecedores, clientes e comunidade.
III. Construir relações de qualidade, buscando atender às necessidades
dos parceiros e gerando valor para todos.
IV. Pagar impostos, respeitar as leis e observar condições adequadas
de segurança e saúde para os funcionários.
V. Proporcionar ambiente saudável e propício à realização profissional
dos colaboradores, para, assim, lucrar mais.
VI. Investir em processos produtivos que possam garantir a promoção e
o crescimento da empresa.
VII. Comprometer-se em programas sociais voltados para o futuro da
comunidade e da sociedade.
Entre as iniciativas apresentadas, as que caracterizam uma empresa
socialmente responsável são apenas as expressas em
A) I, II, III e IV.
B) I, II, III e VII.
C) I, II, V e VI.
D) IV, V, VI e VII.
E) III, IV, V, VI e VII.
QUESTÃO 34
O cio da terra
Chico Buarque de Holanda/Milton Nascimento
Debulhar o trigo
Recolher cada bago do trigo
Forjar no trigo o milagre do pão
E se fartar de pão
Decepar a cana
Recolher a garapa da cana
Roubar da cana a doçura do mel,
Se lambuzar de mel
Afagar a terra
Conhecer os desejos da terra
Cio da terra, propícia estação
De fecundar o chão.
ENADE: Dado que os processos gerenciais são necessários ao
acompanhamento das constantes mudanças no mundo corporativo, exigem-se
dos gestores competências para executar funções administrativas e
visão estratégica que permitam monitorar os fatores ambientais, em
busca de efetividade, tomadas de decisão seguras e ações acertadas no
alcance dos objetivos. Nesse contexto, a canção reproduzida acima
mostra o resultado desses processos realizados de maneira adequada.
A respeito da canção acima e dos processos gerenciais, avalie as
afirmações a seguir.
I. A primeira estrofe expressa o que corresponde ao processo de
planejamento, em que se realizam metas e diretrizes de ações para o
alcance dos objetivos.
II. A segunda estrofe apresenta o que corresponde ao processo de
organização, em que se agregam fatores e recursos na execução de ações
para o alcance dos objetivos.
III. A terceira estrofe expressa o que corresponde ao processo de
direção, em que se aproveitam ideias e informações, para concretizar
ações para o alcance dos objetivos.
IV. Todas as estrofes expressam o que corresponde ao processo de
controle, em que se coordenam técnicas e propósitos na definição
de ações para oalcance dos objetivos.
É correto apenas o que se afirma em
A) II.
B) IV.
C) I e II.
D) I e III.
E) II e IV.
QUESTÃO 35
ENADE: No processo decisório, os riscos são fatores determinantes para
a definição da melhor estratégia empresarial. A esse respeito, avalie
as afirmações a seguir.
I. O risco pode ser entendido como uma situação em que há
probabilidades de perda ou de ganho.
II. O paradigma de risco é justamente decidir, portanto, o risco não
deve ser administrado e sim minimizado.
III. Todo negócio pode enfrentar eventos que fogem do controle do
empreendedor.
IV. O risco de um negócio ocorre devido a exatamente dois fatores:
falta de controle e falta de tempo.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e III.
B) II e IV.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) I, II e IV.
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