Prova de Turismo ENADE 2012 com Gabarito

Prova de Turismo ENADE 2012 com Gabarito OBS: As questões objetivas de 01 a 08 estão disponível...
ENADE

Prova de Turismo ENADE 2012 com Gabarito

OBS: As questões objetivas de 01 a 08 estão disponível na prova de Formação Geral que você pode acessar clicando neste link. As questões discursivas não foram disponibilizadas com padrão de resposta.

QUESTÃO 09
ENADE: Segundo Maldonado, o turismo rural comunitário na América Latina surge devido, principalmente, a quatro fatores: primeiramente às pressões mundiais do mercado turístico sobre os patrimônios naturais e culturais das comunidades rurais e indígenas. Em segundo lugar, devido às necessidades econômicas trabalhistas da grande maioria das comunidades que buscam superar uma situação de pobreza crônica.

Em terceiro lugar, devido ao papel relevante que desempenham as pequenas e microempresas no desenvolvimento econômico local e na diversificação da oferta turística nacional. E, por fim, pelo fato dessa origem estar associada às estratégias políticas do movimento indígena e rural da América Latina para preservar seus territórios ancestrais - parte essencial do seu patrimônio e base material de sua cultura - na ótica de incorporação aos processos de globalização com sua própria identidade.
MALDONADO, C. O turismo rural comunitário na América Latina. In:
BARTHOLO, R., SANSOLO, D. G. e BURSZTYN, I. (Orgs). Turismo de Base
Comunitária: diversidade de olhares e experiências brasileiras.
Rio de Janeiro: Letra e Imagem, 2009, p. 26-27 (adaptado).

Considerando o texto acima e as discussões a respeito dos princípios que regem as experiências de turismo de base comunitária, avalie as afirmações a seguir.

I. O turismo de base comunitária privilegia o protagonismo das comunidades locais, valorizando as famílias com seus saberes e fazeres.

II. O turismo de base comunitária deve considerar o turista como o centro das atenções, aspecto tradicional da atividade turística.

III. O conceito de Arranjos Produtivos Locais (APL) fornece diretrizes e técnicas para consolidar o turismo de base comunitária.

É correto o que se afirma em

A) II, apenas.

B) III, apenas.

C) I e II, apenas.

D) I e III, apenas.

E) I, II e III.


QUESTÃO 10
ENADE: Para a Organização Mundial de Turismo, o mercado de viagens representa 30% das exportações mundiais de serviços e 6% das exportações mundiais totais. O turismo como categoria de exportação está em 4º lugar, depois apenas dos combustíveis, produtos químicos e automóveis.

A evolução do turismo mundial, compreendida no período de 2002 a 2011, é caracterizada por uma forte correlação entre o ambiente econômico e a expansão da atividade turística.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO TURISMO. Turismo internacional: uma
perspectiva global. 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 2011 (adaptado).

Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. Por um lado, verifica-se a tendência de que o crescimento da economia mundial cause impactos no nível de receita disponível para ser gasto com atividades relacionadas ao turismo internacional. Por outro lado, a redução do ritmo de crescimento da economia mundial resulta, frequentemente, na diminuição de despesas com turismo internacional.

PORQUE

II. Historicamente, o crescimento do turismo internacional tem superado o da economia mundial, apesar dos atentados terroristas e crises econômicas localizadas nas principais regiões ricas do mundo.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


QUESTÃO 11
ENADE: De acordo com Lage e Milone, “produto turístico é o conjunto de bens e serviços relacionados a toda e qualquer atividade em turismo. Trata-se de um composto formado pelos seguintes componentes: transporte, alimentação, acomodação e entretenimento”.

Para efeitos de terminologia e conceituação, Beni esclarece que o produto turístico em sua totalidade, ou seja, no sentido macroeconômico, é constituído de um conjunto de subprodutos, tais como transportes, restaurantes, meios de hospedagem, entretenimento, souvenirs, entre outros, os quais, em sentido microeconômico, também podem ser denominados “produto turístico”.

Os conceitos de produto turístico e serviço turístico estão intrinsecamente relacionados, na medida em que os componentes dos produtos turísticos abrangem os diversos serviços turísticos prestados em conjunto, de forma interdependente. A formatação, promoção e comercialização de produtos e serviços turísticos requerem, em princípio, o entendimento desses conceitos e, consequentemente, a compreensão de suas características peculiares por parte dos profissionais de Turismo.
LAGE, B. H. G.; MILONE, P. C. Economia do turismo. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2001.
BENI, M. C. Análise estrutural do turismo. 12 ed. São Paulo: Senac, 2007

Com relação à formatação, promoção e comercialização de produtos e serviços turísticos, avalie as afirmações a seguir.

I. O termo produto turístico tem sentido restrito e se refere especificamente a alguns poucos componentes essenciais que se complementam de forma interrelacionada, constituindo o produto turístico final.

II. O turismo é uma atividade do setor de serviços cujos processos de produção e consumo ocorrem simultaneamente, constituída por produtos cujas características são a intangibilidade, a inseparabilidade e a imperecibilidade.

III. Avanços tecnológicos nas funções de marketing e distribuição de produtos e serviços turísticos promovem maior intercâmbio de informações em cada estágio do ciclo de vendas do produto turístico.

IV. A formatação, promoção e comercialização de produtos e serviços turísticos visam atender padrões de qualidade e competitividade e requerem dos profissionais de Turismo o domínio de técnicas de prestação de serviços turísticos.

É correto apenas o que se afirma em

A) I.

B) II.

C) I e III.

D) II e IV.

E) III e IV.


QUESTÃO 12
ENADE: Uma das tendências da área de alimentos e bebidas são os restaurantes de luxo e de alto luxo, os restaurantes boutiques e design. Esses estabelecimentos primam pela excelência e sofisticação de seus serviços.

De acordo com as técnicas e serviços encontrados nesses estabelecimentos, avalie as afirmações a seguir.

I. O mise en place, que em francês significa, literalmente, “posto no lugar”, consiste em uma etapa inicial para o preparo das mesas do restaurante com todos os seus utensílios, bem como na separação dos ingredientes na cozinha, necessários para a execução dos pratos que serão servidos.

II. No salão do restaurante, o maître é o profissional que comanda os serviços formais (à francesa e à inglesa) e informais (à americana e à brasileira) que serão executados pelos garçons e cumins.

III. Chef de cuisine, sous-chef, saucier, garde-manger, entremetier, rotisseur, pâtissier e boucher são exemplos de profissionais que podem ser encontrados em restaurantes de luxo e alto luxo.

IV. O placement é a marcação utilizada no restaurante para reservar os assentos dos convidados.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) II e III, apenas.

C) II e IV, apenas.

D) I, III, e IV, apenas.

E) I, II, III e IV.


QUESTÃO 13
ENADE: O profissional de turismo preparado para atuar no ambiente tecnológico atual deve ser capaz de realizar o planejamento e a gestão sustentável de destinos, produtos e serviços turísticos no âmbito de organizações públicas, privadas e do terceiro setor, fazendo uso da tecnologia da informação como apoio à tomada de decisão e criando cenários diferenciados e competitivos para destinações turísticas. O uso de tecnologias de informação e comunicação tem sido reconhecido como um instrumento de competitividade para a aprovação dos destinos turísticos, sobretudo, como ferramenta de marketing.

A incorporação crescente dessas tecnologias no comércio de produtos e serviços turísticos deu origem à expressão eTourism (turismo eletrônico), proposta por Buhalis (2010), para se referir à informatização de todos os processos e cadeias de valor do turismo, oferecendo uma possibilidade de maximizar a eficiência e eficácia das organizações. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) podem ajudar a melhorar as funções de negócios como eCommerce (comércio eletrônico), eMarketing (marketing eletrônico), eFinance (finanças eletrônicas), ePlanning (planejamento eletrônico) e eManagement (gerenciamento eletrônico).
BUHALIS, D. Redes Sociais/Informação: Facebook e Twitter estão a mudar o turismo.
Disponível em: <http://faceturis.blogs.sapo.pt>. Acesso em: 16 jul. 2012 (adaptado).

Com relação ao uso de tecnologias de informação e de comunicação no planejamento e na gestão do turismo, avalie as afirmações abaixo.

I. Dada a necessidade cada vez maior de métricas para a avaliação do acesso à informação no sentido de subsidiar decisões estratégicas, algumas ferramentas têm a limitação de não permitirem a mensuração da quantidade de pessoas que tenham acessado determinado conteúdo.

II. Um novo campo de atuação profissional é o que se chama “mediador de mídias sociais”, que tem a finalidade de monitorar o que é dito sobre determinada empresa nessas mídias. Nesse sentido, a principal função desse profissional é evitar a publicidade negativa nas redes.

III. No planejamento e gestão do turismo, a tecnologia da informação e comunicação tem papel indispensável à análise de informações armazenadas para revelar padrões e tendências que permitam ajustar serviços a necessidades específicas de clientes.

IV. A social network (rede social) é uma ferramenta importante para o planejameto e gestão do turismo, por servir como diário de bordo de seus usuários e como banco de imagens.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) II e III.

C) III e IV.

D) I, II e IV.

E) I, III e IV.


QUESTÃO 14
ENADE: Uma operadora turística, que atua no mercado de viagens, no Estado do Mato Grosso, encomendou uma pesquisa ao Instituto de Pesquisas Turísticas com o objetivo de identificar os destinos brasileiros preferidos pelos consumidores da classe C, residentes no próprio Estado, no último ano.

Para que os dados coletados sejam merecedores de crédito, é necessário que o Instituto estabeleça um plano de ação para a pesquisa que inicie com a definição

A) do universo de indivíduos da classe C do Estado do Mato Grosso e, em seguida, com a determinação da amostragem, a fim de identificar os principais destinos brasileiros preferidos. 

B) da variável de estudo “destinos brasileiros” e, em seguida, com sua aplicação no universo de indivíduos da classe C do Estado do Mato Grosso.

C) das técnicas para estratificação da camada de indivíduos da classe C do Estado do Mato Grosso e, em seguida, com o sorteio dos destinos brasileiros que serão contemplados na pesquisa.

D) do problema que norteará a investigação sobre indivíduos da classe C do Estado do Mato Grosso e, em seguida, com a seleção da amostragem probabilística, constituída pelos destinos brasileiros preferidos pelo público estudado. 

E) da amostragem por área, constituída pelos indivíduos da classe C localizados geograficamente no Estado do Mato Grosso e, em seguida, com a seleção das 20 cidades mais populosas do Estado.


QUESTÃO 15
ENADE: Pedro mora em Corimbaté, uma cidade que apresenta grandes belezas naturais, entre as quais uma série de quedas d’água. Ao observar a circulação de pessoas na cidade, Pedro percebeu que, de um ano para outro, mais e mais pessoas passaram a visitar as cachoeiras da região. Inquieto com a situação, decidiu investigar o fato: escolheu a última quarta-feira do mês de março e ficou das 9 às 18 horas – com parada de 1 hora para almoço - observando o fluxo e anotando a quantidade de visitantes que passavam a caminho das cachoeiras. Posteriormente, Pedro solicitou a grupos de turistas que preenchessem questionários sobre o perfil do visitante e motivação da visita.

Na situação narrada, a investigação feita por Pedro não teve caráter científico, pois, para realizar uma investigação desse tipo, seria necessário que ele adotasse, nesta ordem, os seguintes procedimentos:

A) fundamentar sua pesquisa em referenciais teóricos a respeito de fluxos de visitantes, que o ajudassem a embasar o método empírico utilizado, e aplicar a técnica de registro de visitantes, em dias, meses e horários distintos, sendo imparcial em suas anotações.

B) identificar o método de pesquisa a ser aplicado ao estudo do fluxo de visitantes, para, em seguida, com base no resultado dos questionários, definir a situação-problema.

C) aplicar a técnica dedutiva de observação de atrativos naturais (quedas d’água), a fim de ter subsídios para, em seguida, formular a situação-problema, com base no registro do fluxo de visitantes naquele dia.

D) verificar as leis sociais do comportamento humano que justificam o aumento de visitação às quedas d’água, para entender a teoria sobre deslocamento de indivíduos de sua origem a um destino, e, por fim, interpretar os dados coletados por meio do método de observação.

E) pesquisar sobre a ocorrência desse fenômeno em outras cidades que possuam atrativos naturais similares, estabelecendo um padrão de visitação que permita generalizar os resultados para a sua cidade.


QUESTÃO 16
ENADE: Um dos principais motivos já identificados para o insucesso de planos, programas e projetos turísticos é a dificuldade de delimitação do papel que cada agente da sociedade deve desempenhar tanto durante o processo reflexivo e decisório de planejamento, quanto na execução, avaliação e monitoramento das ações definidas nesse processo.

Em relação ao papel desempenhado pelos agentes envolvidos no processo mencionado no texto, assinale a opção correta.

A) A iniciativa privada, durante o processo reflexivo e decisório, tem o papel de ser o principal incentivador que define as prioridades e administra os recursos, atuando, também, no monitoramento das ações.

B) O terceiro setor, durante o processo reflexivo e decisório, tem pequena participação e, na fase de execução, deve ser o principal provedor de recursos para colocar em prática os programas e projetos definidos.

C) O poder público, único responsável pelo processo reflexivo e decisório de planejamento após a definição dos programa e projetos, deve envolver os demais sujeitos em sua execução.

D) As entidades públicas e privadas, como universidades, ONGs, Sistema “S” etc., durante o processo reflexivo e decisório, apresentam papel coadjuvante, atuando sobretudo na fase de execução das ações.

E) A comunidade local, durante o processo reflexivo e decisório, deve ter participação intensa e, na fase de execução, integrar-se aos demais sujeitos envolvidos para o cumprimento do plano, monitorando constantemente os resultados das ações.


QUESTÃO 17
ENADE: A dimensão e a diversidade do território brasileiro apresentam-se de tal forma, que a estruturação e a organização da oferta turística do país constituem um dos maiores desafios para a gestão e o desenvolvimento sustentável da atividade. Assim, a estruturação da oferta turística pode ser potencializada,

I. se considerada, por sua própria natureza, como coadjuvante no deslocamento de pessoas de seus lugares habituais de residência para outras áreas geográficas.

II. a partir de uma ordenação básica de motivações da demanda, embora com o objetivo de também respeitar as características da oferta.

III. se estendida em sua dimensão regional, na qual diversos municípios se integram e se complementam na prestação de serviços aos turistas, agregando valor aos territórios.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) III, apenas.

C) I e II, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.


QUESTÃO 18
ENADE: Rabhay afirma que a gestão pública municipal do turismo deve estabelecer investimentos correntes e de capital, visando atender as necessidades da atividade turística no tocante a infraestrutura e gestão para o desenvolvimento do setor na localidade.
RABHAY, W. A. Planejamento público sob a ótica da Lei da Responsabilidade Fiscal.
In: Seminário técnico sobre a Lei da Responsabilidade Fiscal. São Paulo, 2001.

Considerando o disposto no texto acima, avalie as afirmações a seguir.

I. A redução de impostos sobre materiais de construção é um exemplo de diminuição de custos operativos.

II. As subvenções e empréstimos com taxas de juros preferenciais são exemplos de redução de custos de capital.

III. O estabelecimento de infraestrutura e a disponibilização de terrenos, por meio de planos especiais, são exemplos de garantias de retorno de investimentos.

IV. A isenção de impostos diretos é um exemplo de redução de custos operativos.

É correto apenas o que se afirma em

A) I. 

B) II. 

C) I e III. 

D) II e IV. 

E) III e IV.


QUESTÃO 19
ENADE: Com a criação do Ministério do Turismo (MTUR), em janeiro de 2003, concebeu-se um novo modelo de gestão pública para o setor. A figura abaixo representa a estrutura organizacional desse modelo, destacando os canais de interlocução entre as diversas esferas da gestão pública e as diferentes escalas de representação da iniciativa privada e do terceiro setor. 

enade

Acerca do modelo de gestão do turismo brasileiro, avalie as afirmações a seguir.

I. O Instituto Brasileiro do Turismo (EMBRATUR) é uma autarquia especial do MTUR e tem o objetivo de fomentar a atividade turística ao viabilizar condições para a geração de emprego, renda e desenvolvimento em todo o país.

II. O Conselho Nacional de Turismo é um órgão colegiado com a atribuição de assessorar o ministro de Estado do Turismo na formulação e aplicação da Política Nacional de Turismo e dos planos, programas, projetos e atividades derivadas.

III. O Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo é um órgão colegiado formado pelos Secretários de Estado de Turismo e/ou presidentes de Órgãos Estaduais de Turismo, que se reúnem para formular a ação do executivo estadual na gestão do turismo, constituindo um bloco de expressão técnica e política.

IV. As Câmaras Temáticas são entidades de representação do turismo nas Unidades da Federação e são formadas por representantes do setor público, incluindo representantes dos municípios e regiões turísticas, da iniciativa privada e do terceiro setor, além de outras entidades de relevância estadual vinculadas ao turismo.

É correto o que se afirma em

A) II, apenas.

B) I e IV, apenas.

C) II e III, apenas.

D) I, III e IV, apenas.

E) I, II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 20

enade

ENADE: O quadro apresentado acima retrata uma análise

A) macro e microambiental,conhecida pela sigla SWOT, que, no processo de planejamento turístico, é utilizada para elaborar diagnósticos.

B) macro e microambiental, conhecida pela sigla SWOT, que, no processo de planejamento turístico, é utilizada para elaborar inventários.

C) macroambiental,conhecida pela sigla SWOT, que, no processo de planejamento turístico, é utilizada para elaborar um banco de dados.

D) microambiental, conhecida pela sigla SWOT, que, no processo de planejamento turístico, é utilizada para compor prognósticos.

E) microambiental, conhecida pela sigla SWOT, que, no processo de planejamento turístico, é utilizada para elaborar diretrizes.


QUESTÃO 21
ENADE: A Lei n.º 11.711, de 17 de setembro de 2008, intitulada Lei Geral do Turismo, tornou-se um marco regulatório para o setor turístico brasileiro.

Sobre a Lei Geral do Turismo, avalie as afirmações abaixo.

I. A lei estabelece normas sobre a Política Nacional de Turismo e define atribuições do Governo Federal para o planejamento, desenvolvimento e estímulo ao setor.

II. A lei cria o Comitê Interministerial de Facilitação Turística, que deve compartilhar a execução da Política Nacional de Turismo e a consecução das metas do Plano Nacional do Turismo com as demais políticas públicas.

III. A lei institui o Sistema Nacional de Turismo que tem como órgão central o Ministério do Turismo e será composto por esse Ministério, pela EMBRATUR, pelo Conselho Nacional de Turismo e pelo Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo. 

IV. A lei extingue o Fundo Nacional de Turismo (FUNGETUR), que tem a finalidade de financiar, ou de apoiar planos, projetos, ações e empreendimentos reconhecidos pelo Ministério do Turismo como de interesse turístico.

V. A lei disciplina a prestação de serviços turísticos, o cadastro, a classificação e a fiscalização dos prestadores de serviços, tais como meios de hospedagem, agências de turismo, transportes turísticos, organizadores de eventos, parques temáticos e acampamentos turísticos.

É correto o que se afirma em

A) I , IV e V, apenas.

B) I, II , III e IV, apenas.

C) I, II, III e V, apenas.

D) II, III, IV e V, apenas.

E) I, II, III, IV e V.


QUESTÃO 22
ENADE: Uma das principais questões no âmbito do turismo diz respeito à vulnerabilidade do transporte aéreo. Observa-se que, entre outros problemas, o setor apresenta uma limitação de oferta que pode vir a se constituir num entrave para a expansão e desenvolvimento da atividade no Brasil. De 2005 para 2006, houve uma redução de 36,70% nos assentos ofertados por quilômetro pelas empresas aéreas brasileiras para o mercado internacional, número que, até 2009, não havia sido recuperado. Somando-se a isso, no mercado doméstico, a grande expansão da aviação civil, nos últimos anos, provocou uma ocupação de praticamente toda a margem operacional da infraestrutura aeroportuária nos principais destinos turísticos do País.
MINISTÉRIO DO TURISMO. Turismo no Brasil 2011-2014.
<http://www.turismo.gov.br>. Acesso em: 01 set. 2012 (adaptado).

Considerando o cenário exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A vulnerabilidade do transporte aéreo nacional será resolvida graças ao aumento de capital estrangeiro nas empresas brasileiras de aviação.

PORQUE

II. O setor aéreo está na iminência de ter seu desenvolvimento limitado por falta de infraestrutura, pelas dificuldades de integração entre modais, além das limitações relativas aos transportes terrestres e hidroviários.

A respeito dessas asserções, assinale e opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


QUESTÃO 23
ENADE: Os negócios turísticos estão enfrentando condições de mercado cada vez mais competitivas. Várias empresas turísticas estão competindo pelos mesmos grupos de clientes, gerando a necessidade de se formatar, promover e comercializar produtos e serviços turísticos adaptados a determinadas demandas, cada vez mais exigentes. É fundamental considerar as características e o potencial de consumo de cada segmento para se realizar uma adequada segmentação de mercado.
MIDDLETON, V. Marketing de turismo: teoria e prática.
Rio de Janeiro: Campus, 2002 (adaptado).

Considerando esse cenário e a eficiência da estratégia de segmentação de mercado, é fundamental

I. mapear as atitudes mentais e os traços psicológicos dos indivíduos.

II. avaliar as necessidades dos clientes e os benefícios buscados junto a um determinado produto ou serviço.

III. compreender os desejos e as motivações de determinados grupos de clientes.

IV. analisar os objetivos pelos quais os clientes consomem produtos e serviços de determinada empresa e os da concorrência.

V. verificar os tipos de comportamento ou características do uso de produtos e serviços por parte dos clientes.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) II e III, apenas.

C) III, IV e V, apenas.

D) I, II, IV e V, apenas.

E) I, II, III, IV e V.


QUESTÃO 24
ENADE: Existem inúmeros estudos que avaliam impactos ambientais gerados pela atividade turística. No entanto, ferramentas tecnológicas para interpretar e analisar os dados resultantes desses estudos são pouco utilizadas pelo turismo. As ferramentas de geoprocessamento podem ser importantes para o planejamento turístico, assim como para o mapeamento dos locais degradados pelo excesso de uso turístico. O planejamento do turismo, por ter caráter territorial, envolve necessariamente o conhecimento de uma parte da cartografia, a confecção e a utilização de mapas.
AHLERT, S.; TEIXEIRA, P. R. In: VIII Seminário Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação
em Turismo. Anais. Balneário Camboriú: ANPATUR, 2011. Disponível em:
<http://anptur.org.br>. Acesso em 10 jul. 2012.

Considerando o geoprocessamento uma ferramenta para o planejamento e para a gestão do turismo, avalie as afirmações seguintes.

I. Entre as aplicações diretas possíveis do geoprocessamento em Turismo, destacam-se a produção de diversos tipos de mapas e o controle e monitoramento de impactos ambientais negativos gerados pelo uso turístico de trilhas ecológicas.

II. O geoprocessamento é um conjunto de tecnologias aplicadas na obtenção, no armazenamento e no tratamento de dados espaciais e representa o conjunto das geotecnologias aplicadas a dados que descrevem propriedades físicas do mundo real.

III. O Serviço de Informações Geoambientais (SIG) é um sistema público de geoprocessamento, disponível na plataforma de dados do Ministério do Meio Ambiente, mas pouco utilizado pelos gestores de turismo no Brasil, devido a sua complexidade.

É correto o que se afirma em

A) II, apenas.

B) I e II, apenas.

C) I e III, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.


QUESTÃO 25
ENADE: O Ministério do Turismo (MTUR), em seu macroprograma “Regionalização do Turismo”, que define as regiões turísticas como estratégicas na organização do turismo para fins de planejamento e gestão, contempla diversos programas e ações. Um desses programas é denominado “Estruturação da Produção Associada ao Turismo”, cujas principais ações são: o apoio à diversificação da ofertaturística por meio de produtos associados, a valorização e divulgação de produtos associados ao turismo e a estruturação do turismo em áreas prioritárias. Essas ações compreendem

I. o incentivo à criação de material de mídia, multimídia e impresso para divulgação de destinos turísticos a partir de produção associada.

II. a sensibilização de guias de turismo, agentes de viagens e operadores quanto à agregação de valor aos roteiros a partir da inclusão de produtos associados.

III. o apoio ao desenvolvimento de metodologias para formulação de projetos estratégicos em regiões com previsão de investimentos privados de médio e grande porte do setor turístico.

IV. o suporte a projetos de sinalização turística, à implantação de centros de informações turísticas, à construção de aeroportos, e à identificação do patrimônio histórico e cultural com potencial para visitação turística.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) II e IV.

C) III e IV.

D) I, II e III.

E) I, III e IV.


QUESTÃO 26
ENADE: O manejo ou a gestão de Unidades de Conservação (UCs) compreende o conjunto de ações e atividades necessárias ao alcance dos objetivos de conservação das áreas protegidas. De forma mais específica, o Manejo de Impactos da Visitação envolverá uma série de ações técnicas e de gestão para minimizar os impactos da visitação no ambiente e maximizar a qualidade da experiência dos visitantes.

A lógica que orientou a estruturação dos procedimentos de Manejo de Impactos da Visitação considerou que, para algumas UCs, é importante controlar a quantidade de pessoas que visitam determinado atrativo em função da limitação das condições de manejo da UC, dos serviços oferecidos e da grande demanda pela visitação naquele lugar. Destaca-se que a maior parte dos impactos não é decorrente da quantidade de visitantes e sim de seu comportamento. Desse modo, o fator chave do trabalho é a definição e o monitoramento de indicadores de impactos da visitação na qualidade do ambiente e da experiência do visitante. O monitoramento dos indicadores permitirá identificar alterações na qualidade do ambiente e da experiência, requerendo ações de manejo e também a alteração do fator numérico estabelecido inicialmente.
INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE.
Roteiro Metodológico para o manejo de impactos da visitação.
Brasília: ICMBIO, 2011 (adaptado).

Com relação à necessidade de planejamento turístico sustentável em UCs, deve-se 

I. planejar o manejo de impactos da visitação como previsto no Estatuto da Terra, que normatiza as questões fundiárias.

II. adotar uma referência numérica para a capacidade de manejo de visitação como elemento balizador e de apoio à tomada de decisões, pois a proteção de recursos naturais e culturais e a melhoria da qualidade da experiência dos visitantes dependem do monitoramento de indicadores e da implementação de ações de manejo.

III. promover a participação de pesquisadores, excursionistas, praticantes de esportes de aventura, especialistas, lideranças comunitárias envolvidas com ecoturismo, conhecedores das atividades de visitação de determinada UC, no seu Conselho Gestor e no manejo de impactos de visitação.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) III, apenas.

C) I e II, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.


QUESTÃO 27
ENADE: O modo de fazer queijo artesanal de Minas Gerais agora é patrimônio cultural imaterial, declarado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Aprovado em 15 de maio de 2008, o registro no Inventário Nacional de Referências Culturais destaca a forma tradicional de se fazer queijo em quatro regiões do estado.

De acordo com o historiador José Newton Coelho Meneses, da UFMG, que coordenou o estudo que embasa essa inclusão no inventário, o registro desta tradição técnica, tipicamente familiar em Minas, acompanha o movimento em favor da produção do queijo artesanal com qualidade e a tendência de valorização da ruralidade.
Disponível em: <http://www.revistadehistoria.com.br>. Acesso em: 13 set. 2012.

Considerando o descrito no texto e as discussões a respeito do patrimônio imaterial no Brasil, avalie as afirmações abaixo.

I. A identificação do modo de fazer o queijo como bem cultural imaterial passível de integrar o patrimônio cultural mineiro deve ter como requisito sua relevância para a memória, a identidade e a formação da sociedade brasileira.

II. Cabe ao poder público promover e proteger o modo de fazer queijo artesanal como patrimônio cultural imaterial, por meio de inventários, registros, vigilância, tombamento e de outras formas de acautelamento e preservação.

III. Um requisito fundamental para o registro patrimonial de um fenômeno, é a sua continuidade histórica, ou seja: as manifestações devem ser reiteradas, transformadas e atualizadas, a ponto de se tornarem referências culturais para as comunidades que as mantêm e as transmitem ao longo do tempo.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) II, apenas.

C) I e III, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.


QUESTÃO 28
ENADE: A AMR Corporation (holding que controla a American Airlines, a American Eagle - Regional e uma série de empresas ligadas a transporte de carga e simuladores de voos) e a American Airlines fizeram um requerimento voluntário de proteção contra falência nos Estados Unidos, conhecido como Chapter 11, em uma corte de Nova York para reestruturar sua dívida.

A empresa possui ativos avaliados em 24,72 bilhões de dólares, enquanto as dívidas totalizam 29,55 bilhões de dólares, e afirma ter 4,1 bilhões de dólares em caixa. Segundo declarações, a American Airlines e a American Eagle devem operar seus voos normalmente durante o processo de Chapter 11.

A AMR acrescentou que o pedido não terá impacto legal direto nas operações fora dos Estados Unidos e que não está considerando o uso de uma linha de crédito especial destinada a companhias em dificuldades financeiras ou sob proteção no processo de recuperação judicial.
Disponível em: <http://exame.abril.com.br>. Acesso em: 04 jul. 2012 (adaptado).

Com base no texto acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A American Airlines possuía ativos inferiores aos passivos, o que não prejudicava sua viabilidade econômica, razão de não ter solicitado uma linha de crédito especial destinada a companhias em dificuldades financeiras.

PORQUE

II. A viabilidade econômica de uma empresa aérea depende de indicadores, tais como ponto de equilíbrio, lucratividade, rentabilidade e taxa de retorno.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


QUESTÃO 29
ENADE: A coleta, geração e interpretação de dados e informações sobre a atividade turística é condição fundamental para se compreender a dimensão do setor e, com isso, poder mensurar seus impactos, sejam eles econômicos, sociais, ecológicos ou culturais, bem como planejar seus rumos. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) podem ser grandes instrumentos de facilitação para o alcance dessa condição.

No que diz respeito à coleta, geração e/ou interpretação de dados para fundamentar o planejamento e a gestão do turismo, as TICs podem ser empregadas na criação de

I. um sistema eletrônico de distribuição e comercialização de produtos turísticos, como o Sistema Global de Distribuição (GDS), que possibilita a compra de produtos turísticos com muita rapidez e praticidade. 

II. um sistema de sinalização turística, que seja dinâmico, esteticamente interessante e flexível, podendo ser utilizado em diferentes localidades.

III. um sistema informatizado e integrado de instrumentos de coleta de dados do setor público e privado sobre fluxo de demanda, como a Ficha Nacional de Registro do Hóspede (FNRH), o Boletim de Ocupação Hoteleira (BOH), a ficha de passageiro em ônibus regular e os dados gerados pelo serviço de imigração.

IV. portais de informação sobre determinada destinação direcionados para visitantes e/ou agentes de viagens e usuários de páginas em redes sociais como estratégias de formação de imagem de produto.

É correto o que se afirma em

A) I, II e III, apenas.

B) I, II e IV, apenas.

C) I, III e IV, apenas.

D) II, III e IV, apenas.

E) I, II, III e IV.


QUESTÃO 30
ENADE: Considerando o contexto atual de preparação para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. A preparação para a realização de megaeventos, como a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, constitui, ao mesmo tempo, um desafio e uma oportunidade, não só para a consolidação e o reconhecimento do turismo como importante fator de desenvolvimento socioeconômico para o país, mas também para a construção de um novo patamar de qualidade dos territórios e da rede de cidades no Brasil.

PORQUE

II. No âmbito da alocação de recursos governamentais para infraestrutura básica e de apoio ao turismo, faz-se necessário um trabalho mais sistemático de articulação intersetorial para a definição de investimentos, no qual sejam priorizadas as demandas do setor, particularmente com relação àqueles relacionados ao desenvolvimento urbano (saneamento, segurança, transporte, mobilidade urbana, entre outros).

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


QUESTÃO 31
ENADE: O ciclo de vida de um destino turístico compreende as fases constantes na figura abaixo.

enade

Considerando essas informações, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. A utilização do ciclo de vida de determinado destino turístico como instrumento de planejamento turístico é fundamental para a compreensão da evolução do destino e para a determinação da fase em que se encontra a localidade em estudo, permitindo identificar medidas cabíveis para direcionar seu desenvolvimento.

PORQUE

II. O declínio de destinos turísticos pode ser evitado, uma vez que eles podem ser revitalizados, ou rejuvenescidos, modificando o produto e/ou buscando novos mercados.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


QUESTÃO 32
ENADE: Dados de 2012, da Organização Mundial do Turismo (OMT), revelaram que a movimentação de turistas internacionais cresceu 5% de janeiro a abril. Para o período de maio a agosto, projeta-se que 415 milhões de viagens serão realizadas no mundo, por ser alta temporada de verão no hemisfério norte, quando cerca de 41% das viagens anuais são realizadas em nível mundial.

Durante todo o ano de 2012, prevê-se um aumento de 3 a 4% nas viagens internacionais. Embora seja um crescimento moderado, mais de 1 bilhão de pessoas devem viajar pelo mundo.

O cenário internacional é positivo, mas, no Brasil, uma sondagem do Ministério do Turismo registrou um pequeno decréscimo na intenção do brasileiro de viajar entre julho e dezembro. Nesse mesmo período, em 2011, cerca de 36% dos brasileiros manifestaram interesse de viajar, enquanto, em 2012, o percentual caiu para 28%. O desejo de viajar para o exterior caiu de 29,5% para 23,9%. Houve uma preferência pelas viagens domésticas, em especial, para a região nordeste.
PIRES, J. Crescimento do Turismo em 2012. Disponível em: <http://blog.panrotas.com.br/
contagemregressiva/>. Acesso em: 18 jul. 2012 (adaptado)

Considerando as informações do texto, verifica-se que os dados refentes ao mercado emissivo de turistas brasileiros para o exterior está sendo influenciado com maior intensidade pelo seguinte fator:

A) desvalorização do real frente ao dólar e ao euro.

B) incertezas dos principais mercados emissores do planeta.

C) excessivo número de feriados do segundo semestre de 2012.

D) aumento da intenção do brasileiro em viajar para o nordeste do Brasil.

E) instabilidade econômica-política da Europa e dos Estados Unidos da América.


QUESTÃO 33

enade

ENADE: Considerando a charge acima, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. O Governo dos Estados Unidos se comprometeu a facilitar a emissão de vistos para cidadãos brasileiros nas viagens para aquele país, resultando em uma declaração conjunta de intenções, assinada pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil e pela Secretaria de Segurança Nacional dos Estados Unidos. Tal fato demonstra que o turismo passa a ser cada vez mais reconhecido como importante setor, capaz de gerar benefícios econômicos para os dois países.

PORQUE

II. No contexto atual, em que prevalecem interesses econômicos mútuos na construção de uma relação equilibrada entre os dois países, o Brasil se tornou o principal parceiro comercial dos Estados Unidos, o que interfere diretamente no aumento de fluxos turísticos.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


QUESTÃO 34
ENADE: O desempenho do setor hoteleiro no Brasil tem se destacado cada vez mais nos últimos anos. Nos próximos três anos, o país deve receber cerca de R$ 7,3 bilhões de investimentos. Além da confirmação de grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, o crescimento da economia tem feito com que grandes cidades brasileiras recebam cada vez mais investimentos, principalmente em infraestrutura.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE EVENTOS (ABEOC).
Disponível em: <http://www.abeoc.org.br>. Acesso em: 12 jul. 2012

Nesse contexto, a variação nos preços ou nas quantidades demandadas e ofertadas de bens ou serviços, incluindo-se os fatores de produção inerentes aos processos do setor hoteleiro, é expressa por meio de sua elasticidade.

Sobre esse tema, avalie as afirmações a seguir.

I. Bens substitutos são, por definição, inelásticos.

II. Bens e serviços substitutos são, por definição, elásticos.

III. Quanto maior for a quantidade de substitutos para uma mercadoria, mais elástica é a sua demanda.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) III, apenas.

C) I e II, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.


QUESTÃO 35
ENADE: Os bens manufaturados são predominantemente tangíveis, enquanto os serviços são predominantemente intangíveis. Os restaurantes, por exemplo, contêm componentes tanto de bens quanto de serviços. Empresas que produzem bens e ignoram, ou pelo menos esquecem, os elementos de serviços (intangíveis) de suas ofertas estão negligenciando um componente vital do negócio.

Considerando as características do produto turístico, avalie as afirmações abaixo.

I. Os serviços são de difícil padronização, o que torna sua gestão e processos mais complexos. Assim, pela dificuldade de avaliar os resultados e pela impossibilidade de avaliar o serviço antes da compra, os clientes percebem mais riscos na aquisição de serviços do que de produtos.

II. O produto turístico é a amálgama de elementos ou dispositivos tangíveis e intangíveis focados numa atividade específica em uma determinada destinação, envolvida por facilidades e formas de acesso, das quais este cliente/turista consome uma combinação de atividades e arranjos.

III. O consumidor de produtos intangíveis apoiase mais em referências de terceiros do que na reputação da empresa prestadora de serviços, seja ela turística ou não. Os serviços são patenteáveis, o que assegura a qualidade até o consumidor final.   

IV. Os elementos que compõem o produto turístico são tangíveis, tais como os ligados às atividades dos restaurantes, que utilizam equipamentos de produção de alimentos e bebidas, consumidos pelo cliente/turista.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) II e IV.

C) III e IV.

D) I, II e III.

E) I, III e IV.


COMENTÁRIOS

Nome

administração,11,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,7,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,289,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,58,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,213,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,522,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,6,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,351,eleicoes,1,enade,403,enare,1,encceja,44,enem,97,enfermagem,21,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,352,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,9,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,3,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,3,gestão da qualidade,1,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão de recursos humanos,1,gestão financeira,4,gestao hospitalar,4,gestão pública,2,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,161,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,4,procurador,2,professor,18,pronatec,3,prouni,5,prova da cebraspe,1,prova da ebserh,1,prova de enfermagem,1,provas,1460,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,13,provas cnu,23,provas concurso,305,provas da univesp,2,provas enade,402,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,37,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,13,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,5,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,3,provas nível médio,26,provas nível superior,158,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,10,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,12,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,2,psicologia,38,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,176,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,120,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2891,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,884,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,900,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,249,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,96,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,10411,questão de conhecimento específico,20,questão de conhecimento geral,30,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3986,questão de direito administrativo,325,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,296,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,157,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,382,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,920,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1757,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,135,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2279,questão de informática,242,questão de inglês,1872,questão de jornalismo,252,questão de legislação,361,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,125,questão de matemática,4488,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2810,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5396,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,467,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,264,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,129,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,160,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,135,questão de vestibular,30072,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,642,questão do enade,8902,questão do enare,50,questão do encceja,1141,questão do enem,3642,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,886,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,224,questão gastronomia,80,questão gestao comercial,80,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,81,questão gestão pública,79,questão gestão recursos humanos,25,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,130,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do 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INDAGAÇÃO: Prova de Turismo ENADE 2012 com Gabarito
Prova de Turismo ENADE 2012 com Gabarito
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