Prova de Turismo ENADE 2012 com Gabarito OBS: As questões objetivas de 01 a 08 estão disponível...
Prova de Turismo ENADE 2012 com Gabarito
OBS: As questões objetivas de 01 a 08 estão disponível na
prova de Formação Geral que você pode acessar
clicando neste link. As questões discursivas não foram disponibilizadas com padrão de
resposta.
QUESTÃO 09
ENADE: Segundo Maldonado, o turismo rural comunitário na América Latina surge
devido, principalmente, a quatro fatores: primeiramente às pressões
mundiais do mercado turístico sobre os patrimônios naturais e
culturais das comunidades rurais e indígenas. Em segundo lugar, devido
às necessidades econômicas trabalhistas da grande maioria das
comunidades que buscam superar uma situação de pobreza crônica.
Em
terceiro lugar, devido ao papel relevante que desempenham as pequenas
e microempresas no desenvolvimento econômico local e na diversificação
da oferta turística nacional. E, por fim, pelo fato dessa origem estar
associada às estratégias políticas do movimento indígena e rural da
América Latina para preservar seus territórios ancestrais - parte
essencial do seu patrimônio e base material de sua cultura - na ótica
de incorporação aos processos de globalização com sua própria
identidade.
MALDONADO, C. O turismo rural comunitário na América Latina. In:
BARTHOLO, R., SANSOLO, D. G. e BURSZTYN, I. (Orgs). Turismo de Base
Comunitária: diversidade de olhares e experiências brasileiras.
Rio de Janeiro: Letra e Imagem, 2009, p. 26-27 (adaptado).
Considerando o texto acima e as discussões a respeito dos
princípios que regem as experiências de turismo de base comunitária,
avalie as afirmações a seguir.
I. O turismo de base comunitária privilegia o protagonismo das
comunidades locais, valorizando as famílias com seus saberes e fazeres.
II. O turismo de base comunitária deve considerar o turista como o
centro das atenções, aspecto tradicional da atividade turística.
III. O conceito de Arranjos Produtivos Locais (APL) fornece diretrizes e
técnicas para consolidar o turismo de base comunitária.
É correto o que se afirma em
A) II, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 10
ENADE: Para a Organização Mundial de Turismo, o mercado de viagens representa
30% das exportações mundiais de serviços e 6% das exportações mundiais
totais. O turismo como categoria de exportação está em 4º lugar,
depois apenas dos combustíveis, produtos químicos e automóveis.
A evolução do turismo mundial, compreendida no período de 2002 a 2011,
é caracterizada por uma forte correlação entre o ambiente econômico e
a expansão da atividade turística.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO TURISMO. Turismo internacional: uma
perspectiva global. 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 2011 (adaptado).
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a
relação proposta entre elas.
I. Por um lado, verifica-se a tendência de que o crescimento da economia
mundial cause impactos no nível de receita disponível para ser gasto com
atividades relacionadas ao turismo internacional. Por outro lado, a
redução do ritmo de crescimento da economia mundial resulta,
frequentemente, na diminuição de despesas com turismo internacional.
PORQUE
II. Historicamente, o crescimento do turismo internacional tem superado
o da economia mundial, apesar dos atentados terroristas e crises
econômicas localizadas nas principais regiões ricas do mundo.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma
justificativa da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma
justificativa da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição
falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição
verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 11
ENADE: De acordo com Lage e Milone, “produto turístico é o conjunto de bens
e serviços relacionados a toda e qualquer atividade em turismo.
Trata-se de um composto formado pelos seguintes componentes:
transporte, alimentação, acomodação e entretenimento”.
Para efeitos de terminologia e conceituação, Beni esclarece que o
produto turístico em sua totalidade, ou seja, no sentido
macroeconômico, é constituído de um conjunto de subprodutos, tais
como transportes, restaurantes, meios de hospedagem, entretenimento,
souvenirs, entre outros, os quais, em sentido microeconômico, também
podem ser denominados “produto turístico”.
Os conceitos de produto turístico e serviço turístico estão
intrinsecamente relacionados, na medida em que os componentes dos
produtos turísticos abrangem os diversos serviços turísticos
prestados em conjunto, de forma interdependente. A formatação,
promoção e comercialização de produtos e serviços turísticos
requerem, em princípio, o entendimento desses conceitos e,
consequentemente, a compreensão de suas características peculiares
por parte dos profissionais de Turismo.
LAGE, B. H. G.; MILONE, P. C. Economia do turismo. 7 ed. São Paulo:
Atlas, 2001.
BENI, M. C. Análise estrutural do turismo. 12 ed. São Paulo: Senac,
2007
Com relação à formatação, promoção e comercialização de
produtos e serviços turísticos, avalie as afirmações a seguir.
I. O termo produto turístico tem sentido restrito e se refere
especificamente a alguns poucos componentes essenciais que se
complementam de forma interrelacionada, constituindo o produto
turístico final.
II. O turismo é uma atividade do setor de serviços cujos processos de
produção e consumo ocorrem simultaneamente, constituída por produtos
cujas características são a intangibilidade, a inseparabilidade e a
imperecibilidade.
III. Avanços tecnológicos nas funções de marketing e distribuição de
produtos e serviços turísticos promovem maior intercâmbio de
informações em cada estágio do ciclo de vendas do produto turístico.
IV. A formatação, promoção e comercialização de produtos e serviços
turísticos visam atender padrões de qualidade e competitividade e
requerem dos profissionais de Turismo o domínio de técnicas de
prestação de serviços turísticos.
É correto apenas o que se afirma em
A) I.
B) II.
C) I e III.
D) II e IV.
E) III e IV.
QUESTÃO 12
ENADE: Uma das tendências da área de alimentos e bebidas são os
restaurantes de luxo e de alto luxo, os restaurantes boutiques e design.
Esses estabelecimentos primam pela excelência e sofisticação de seus
serviços.
De acordo com as técnicas e serviços encontrados nesses
estabelecimentos, avalie as afirmações a seguir.
I. O mise en place, que em francês significa, literalmente, “posto no
lugar”, consiste em uma etapa inicial para o preparo das mesas do
restaurante com todos os seus utensílios, bem como na separação dos
ingredientes na cozinha, necessários para a execução dos pratos que
serão servidos.
II. No salão do restaurante, o maître é o profissional que comanda os
serviços formais (à francesa e à inglesa) e informais (à americana e à
brasileira) que serão executados pelos garçons e cumins.
III. Chef de cuisine, sous-chef, saucier, garde-manger, entremetier,
rotisseur, pâtissier e boucher são exemplos de profissionais que podem
ser encontrados em restaurantes de luxo e alto luxo.
IV. O placement é a marcação utilizada no restaurante para reservar os
assentos dos convidados.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II e III, apenas.
C) II e IV, apenas.
D) I, III, e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.
QUESTÃO 13
ENADE: O profissional de turismo preparado para atuar no ambiente
tecnológico atual deve ser capaz de realizar o planejamento e a
gestão sustentável de destinos, produtos e serviços turísticos no
âmbito de organizações públicas, privadas e do terceiro setor,
fazendo uso da tecnologia da informação como apoio à tomada de
decisão e criando cenários diferenciados e competitivos para
destinações turísticas. O uso de tecnologias de informação e
comunicação tem sido reconhecido como um instrumento de
competitividade para a aprovação dos destinos turísticos, sobretudo,
como ferramenta de marketing.
A incorporação crescente dessas tecnologias no comércio de produtos
e serviços turísticos deu origem à expressão eTourism (turismo
eletrônico), proposta por Buhalis (2010), para se referir à
informatização de todos os processos e cadeias de valor do turismo,
oferecendo uma possibilidade de maximizar a eficiência e eficácia
das organizações. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
podem ajudar a melhorar as funções de negócios como eCommerce
(comércio eletrônico), eMarketing (marketing eletrônico), eFinance
(finanças eletrônicas), ePlanning (planejamento eletrônico) e
eManagement (gerenciamento eletrônico).
BUHALIS, D. Redes Sociais/Informação: Facebook e Twitter estão a
mudar o turismo.
Disponível em: <http://faceturis.blogs.sapo.pt>. Acesso em: 16
jul. 2012 (adaptado).
Com relação ao uso de tecnologias de informação e de
comunicação no planejamento e na gestão do turismo, avalie as
afirmações abaixo.
I. Dada a necessidade cada vez maior de métricas para a avaliação do
acesso à informação no sentido de subsidiar decisões estratégicas,
algumas ferramentas têm a limitação de não permitirem a mensuração da
quantidade de pessoas que tenham acessado determinado conteúdo.
II. Um novo campo de atuação profissional é o que se chama “mediador
de mídias sociais”, que tem a finalidade de monitorar o que é dito
sobre determinada empresa nessas mídias. Nesse sentido, a principal
função desse profissional é evitar a publicidade negativa nas redes.
III. No planejamento e gestão do turismo, a tecnologia da informação e
comunicação tem papel indispensável à análise de informações
armazenadas para revelar padrões e tendências que permitam ajustar
serviços a necessidades específicas de clientes.
IV. A social network (rede social) é uma ferramenta importante para o
planejameto e gestão do turismo, por servir como diário de bordo de
seus usuários e como banco de imagens.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) II e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) I, III e IV.
QUESTÃO 14
ENADE: Uma operadora turística, que atua no mercado de viagens, no
Estado do Mato Grosso, encomendou uma pesquisa ao Instituto de
Pesquisas Turísticas com o objetivo de identificar os destinos
brasileiros preferidos pelos consumidores da classe C, residentes no
próprio Estado, no último ano.
Para que os dados coletados sejam merecedores de crédito, é necessário
que o Instituto estabeleça um plano de ação para a pesquisa que inicie
com a definição
A) do universo de indivíduos da classe C do Estado do Mato Grosso e,
em seguida, com a determinação da amostragem, a fim de identificar os
principais destinos brasileiros preferidos.
B) da variável de estudo “destinos brasileiros” e, em seguida, com sua
aplicação no universo de indivíduos da classe C do Estado do Mato
Grosso.
C) das técnicas para estratificação da camada de indivíduos da classe
C do Estado do Mato Grosso e, em seguida, com o sorteio dos destinos
brasileiros que serão contemplados na pesquisa.
D) do problema que norteará a investigação sobre indivíduos da classe
C do Estado do Mato Grosso e, em seguida, com a seleção da amostragem
probabilística, constituída pelos destinos brasileiros preferidos pelo
público estudado.
E) da amostragem por área, constituída pelos indivíduos da classe C
localizados geograficamente no Estado do Mato Grosso e, em seguida,
com a seleção das 20 cidades mais populosas do Estado.
QUESTÃO 15
ENADE: Pedro mora em Corimbaté, uma cidade que apresenta grandes
belezas naturais, entre as quais uma série de quedas d’água. Ao
observar a circulação de pessoas na cidade, Pedro percebeu que, de um
ano para outro, mais e mais pessoas passaram a visitar as cachoeiras
da região. Inquieto com a situação, decidiu investigar o fato:
escolheu a última quarta-feira do mês de março e ficou das 9 às 18
horas – com parada de 1 hora para almoço - observando o fluxo e
anotando a quantidade de visitantes que passavam a caminho das
cachoeiras. Posteriormente, Pedro solicitou a grupos de turistas que
preenchessem questionários sobre o perfil do visitante e motivação da
visita.
Na situação narrada, a investigação feita por Pedro não teve caráter
científico, pois, para realizar uma investigação desse tipo, seria
necessário que ele adotasse, nesta ordem, os seguintes procedimentos:
A) fundamentar sua pesquisa em referenciais teóricos a respeito de
fluxos de visitantes, que o ajudassem a embasar o método empírico
utilizado, e aplicar a técnica de registro de visitantes, em dias,
meses e horários distintos, sendo imparcial em suas anotações.
B) identificar o método de pesquisa a ser aplicado ao estudo do fluxo
de visitantes, para, em seguida, com base no resultado dos
questionários, definir a situação-problema.
C) aplicar a técnica dedutiva de observação de atrativos naturais
(quedas d’água), a fim de ter subsídios para, em seguida, formular a
situação-problema, com base no registro do fluxo de visitantes naquele
dia.
D) verificar as leis sociais do comportamento humano que justificam o
aumento de visitação às quedas d’água, para entender a teoria sobre
deslocamento de indivíduos de sua origem a um destino, e, por fim,
interpretar os dados coletados por meio do método de observação.
E) pesquisar sobre a ocorrência desse fenômeno em outras cidades que
possuam atrativos naturais similares, estabelecendo um padrão de
visitação que permita generalizar os resultados para a sua cidade.
QUESTÃO 16
ENADE: Um dos principais motivos já identificados para o insucesso de
planos, programas e projetos turísticos é a dificuldade de delimitação
do papel que cada agente da sociedade deve desempenhar tanto durante o
processo reflexivo e decisório de planejamento, quanto na execução,
avaliação e monitoramento das ações definidas nesse processo.
Em relação ao papel desempenhado pelos agentes envolvidos no processo
mencionado no texto, assinale a opção correta.
A) A iniciativa privada, durante o processo reflexivo e decisório, tem
o papel de ser o principal incentivador que define as prioridades e
administra os recursos, atuando, também, no monitoramento das ações.
B) O terceiro setor, durante o processo reflexivo e decisório, tem
pequena participação e, na fase de execução, deve ser o principal
provedor de recursos para colocar em prática os programas e projetos
definidos.
C) O poder público, único responsável pelo processo reflexivo e
decisório de planejamento após a definição dos programa e projetos,
deve envolver os demais sujeitos em sua execução.
D) As entidades públicas e privadas, como universidades, ONGs, Sistema
“S” etc., durante o processo reflexivo e decisório, apresentam papel
coadjuvante, atuando sobretudo na fase de execução das ações.
E) A comunidade local, durante o processo reflexivo e decisório, deve
ter participação intensa e, na fase de execução, integrar-se aos
demais sujeitos envolvidos para o cumprimento do plano, monitorando
constantemente os resultados das ações.
QUESTÃO 17
ENADE: A dimensão e a diversidade do território brasileiro
apresentam-se de tal forma, que a estruturação e a organização da
oferta turística do país constituem um dos maiores desafios para a
gestão e o desenvolvimento sustentável da atividade. Assim, a
estruturação da oferta turística pode ser potencializada,
I. se considerada, por sua própria natureza, como coadjuvante no
deslocamento de pessoas de seus lugares habituais de residência para
outras áreas geográficas.
II. a partir de uma ordenação básica de motivações da demanda, embora
com o objetivo de também respeitar as características da oferta.
III. se estendida em sua dimensão regional, na qual diversos
municípios se integram e se complementam na prestação de serviços aos
turistas, agregando valor aos territórios.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 18
ENADE: Rabhay afirma que a gestão pública municipal do turismo deve
estabelecer investimentos correntes e de capital, visando atender as
necessidades da atividade turística no tocante a infraestrutura e
gestão para o desenvolvimento do setor na localidade.
RABHAY, W. A. Planejamento público sob a ótica da Lei da
Responsabilidade Fiscal.
In: Seminário técnico sobre a Lei da Responsabilidade Fiscal. São
Paulo, 2001.
Considerando o disposto no texto acima, avalie as afirmações a
seguir.
I. A redução de impostos sobre materiais de construção é um exemplo de
diminuição de custos operativos.
II. As subvenções e empréstimos com taxas de juros preferenciais são
exemplos de redução de custos de capital.
III. O estabelecimento de infraestrutura e a disponibilização de
terrenos, por meio de planos especiais, são exemplos de garantias de
retorno de investimentos.
IV. A isenção de impostos diretos é um exemplo de redução de custos
operativos.
É correto apenas o que se afirma em
A) I.
B) II.
C) I e III.
D) II e IV.
E) III e IV.
QUESTÃO 19
ENADE: Com a criação do Ministério do Turismo (MTUR), em janeiro
de 2003, concebeu-se um novo modelo de gestão pública para o setor. A
figura abaixo representa a estrutura organizacional desse modelo,
destacando os canais de interlocução entre as diversas esferas da
gestão pública e as diferentes escalas de representação da iniciativa
privada e do terceiro setor.
Acerca do modelo de gestão do turismo brasileiro, avalie as
afirmações a seguir.
I. O Instituto Brasileiro do Turismo (EMBRATUR) é uma autarquia
especial do MTUR e tem o objetivo de fomentar a atividade turística
ao viabilizar condições para a geração de emprego, renda e
desenvolvimento em todo o país.
II. O Conselho Nacional de Turismo é um órgão colegiado com a
atribuição de assessorar o ministro de Estado do Turismo na
formulação e aplicação da Política Nacional de Turismo e dos planos,
programas, projetos e atividades derivadas.
III. O Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de
Turismo é um órgão colegiado formado pelos Secretários de Estado de
Turismo e/ou presidentes de Órgãos Estaduais de Turismo, que se
reúnem para formular a ação do executivo estadual na gestão do
turismo, constituindo um bloco de expressão técnica e política.
IV. As Câmaras Temáticas são entidades de representação do turismo
nas Unidades da Federação e são formadas por representantes do setor
público, incluindo representantes dos municípios e regiões
turísticas, da iniciativa privada e do terceiro setor, além de
outras entidades de relevância estadual vinculadas ao turismo.
É correto o que se afirma em
A) II, apenas.
B) I e IV, apenas.
C) II e III, apenas.
D) I, III e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.
GABARITO.
QUESTÃO 20
ENADE: O quadro apresentado acima retrata uma análise
A) macro e microambiental,conhecida pela sigla SWOT, que, no processo
de planejamento turístico, é utilizada para elaborar diagnósticos.
B) macro e microambiental, conhecida pela sigla SWOT, que, no processo
de planejamento turístico, é utilizada para elaborar inventários.
C) macroambiental,conhecida pela sigla SWOT, que, no processo de
planejamento turístico, é utilizada para elaborar um banco de dados.
D) microambiental, conhecida pela sigla SWOT, que, no processo de
planejamento turístico, é utilizada para compor prognósticos.
E) microambiental, conhecida pela sigla SWOT, que, no processo de
planejamento turístico, é utilizada para elaborar diretrizes.
QUESTÃO 21
ENADE: A Lei n.º 11.711, de 17 de setembro de 2008, intitulada Lei
Geral do Turismo, tornou-se um marco regulatório para o setor
turístico brasileiro.
Sobre a Lei Geral do Turismo, avalie as afirmações abaixo.
I. A lei estabelece normas sobre a Política Nacional de Turismo e
define atribuições do Governo Federal para o planejamento,
desenvolvimento e estímulo ao setor.
II. A lei cria o Comitê Interministerial de Facilitação Turística, que
deve compartilhar a execução da Política Nacional de Turismo e a
consecução das metas do Plano Nacional do Turismo com as demais
políticas públicas.
III. A lei institui o Sistema Nacional de Turismo que tem como órgão
central o Ministério do Turismo e será composto por esse Ministério,
pela EMBRATUR, pelo Conselho Nacional de Turismo e pelo Fórum Nacional
de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo.
IV. A lei extingue o Fundo Nacional de Turismo (FUNGETUR), que tem a
finalidade de financiar, ou de apoiar planos, projetos, ações e
empreendimentos reconhecidos pelo Ministério do Turismo como de
interesse turístico.
V. A lei disciplina a prestação de serviços turísticos, o cadastro, a
classificação e a fiscalização dos prestadores de serviços, tais como
meios de hospedagem, agências de turismo, transportes turísticos,
organizadores de eventos, parques temáticos e acampamentos turísticos.
É correto o que se afirma em
A) I , IV e V, apenas.
B) I, II , III e IV, apenas.
C) I, II, III e V, apenas.
D) II, III, IV e V, apenas.
E) I, II, III, IV e V.
QUESTÃO 22
ENADE: Uma das principais questões no âmbito do turismo diz respeito à
vulnerabilidade do transporte aéreo. Observa-se que, entre outros
problemas, o setor apresenta uma limitação de oferta que pode vir a se
constituir num entrave para a expansão e desenvolvimento da atividade
no Brasil. De 2005 para 2006, houve uma redução de 36,70% nos assentos
ofertados por quilômetro pelas empresas aéreas brasileiras para o
mercado internacional, número que, até 2009, não havia sido
recuperado. Somando-se a isso, no mercado doméstico, a grande expansão
da aviação civil, nos últimos anos, provocou uma ocupação de
praticamente toda a margem operacional da infraestrutura aeroportuária
nos principais destinos turísticos do País.
MINISTÉRIO DO TURISMO. Turismo no Brasil 2011-2014.
<http://www.turismo.gov.br>. Acesso em: 01 set. 2012 (adaptado).
Considerando o cenário exposto, avalie as asserções a seguir e a
relação proposta entre elas.
I. A vulnerabilidade do transporte aéreo nacional será resolvida graças
ao aumento de capital estrangeiro nas empresas brasileiras de aviação.
PORQUE
II. O setor aéreo está na iminência de ter seu desenvolvimento limitado
por falta de infraestrutura, pelas dificuldades de integração entre
modais, além das limitações relativas aos transportes terrestres e
hidroviários.
A respeito dessas asserções, assinale e opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma
justificativa da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma
justificativa da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição
falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição
verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 23
ENADE: Os negócios turísticos estão enfrentando condições de mercado cada
vez mais competitivas. Várias empresas turísticas estão competindo
pelos mesmos grupos de clientes, gerando a necessidade de se
formatar, promover e comercializar produtos e serviços turísticos
adaptados a determinadas demandas, cada vez mais exigentes. É
fundamental considerar as características e o potencial de consumo
de cada segmento para se realizar uma adequada segmentação de
mercado.
MIDDLETON, V. Marketing de turismo: teoria e prática.
Rio de Janeiro: Campus, 2002 (adaptado).
Considerando esse cenário e a eficiência da estratégia de
segmentação de mercado, é fundamental
I. mapear as atitudes mentais e os traços psicológicos dos indivíduos.
II. avaliar as necessidades dos clientes e os benefícios buscados
junto a um determinado produto ou serviço.
III. compreender os desejos e as motivações de determinados grupos de
clientes.
IV. analisar os objetivos pelos quais os clientes consomem produtos e
serviços de determinada empresa e os da concorrência.
V. verificar os tipos de comportamento ou características do uso de
produtos e serviços por parte dos clientes.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II e III, apenas.
C) III, IV e V, apenas.
D) I, II, IV e V, apenas.
E) I, II, III, IV e V.
QUESTÃO 24
ENADE: Existem inúmeros estudos que avaliam impactos ambientais gerados
pela atividade turística. No entanto, ferramentas tecnológicas para
interpretar e analisar os dados resultantes desses estudos são pouco
utilizadas pelo turismo. As ferramentas de geoprocessamento podem
ser importantes para o planejamento turístico, assim como para o
mapeamento dos locais degradados pelo excesso de uso turístico. O
planejamento do turismo, por ter caráter territorial, envolve
necessariamente o conhecimento de uma parte da cartografia, a
confecção e a utilização de mapas.
AHLERT, S.; TEIXEIRA, P. R. In: VIII Seminário Nacional de Pesquisa
e Pós-Graduação
em Turismo. Anais. Balneário Camboriú: ANPATUR, 2011. Disponível em:
<http://anptur.org.br>. Acesso em 10 jul. 2012.
Considerando o geoprocessamento uma ferramenta para o
planejamento e para a gestão do turismo, avalie as afirmações
seguintes.
I. Entre as aplicações diretas possíveis do geoprocessamento em
Turismo, destacam-se a produção de diversos tipos de mapas e o
controle e monitoramento de impactos ambientais negativos gerados pelo
uso turístico de trilhas ecológicas.
II. O geoprocessamento é um conjunto de tecnologias aplicadas na
obtenção, no armazenamento e no tratamento de dados espaciais e
representa o conjunto das geotecnologias aplicadas a dados que
descrevem propriedades físicas do mundo real.
III. O Serviço de Informações Geoambientais (SIG) é um sistema público
de geoprocessamento, disponível na plataforma de dados do Ministério
do Meio Ambiente, mas pouco utilizado pelos gestores de turismo no
Brasil, devido a sua complexidade.
É correto o que se afirma em
A) II, apenas.
B) I e II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 25
ENADE: O Ministério do Turismo (MTUR), em seu macroprograma
“Regionalização do Turismo”, que define as regiões turísticas como
estratégicas na organização do turismo para fins de planejamento e
gestão, contempla diversos programas e ações. Um desses programas é
denominado “Estruturação da Produção Associada ao Turismo”, cujas
principais ações são: o apoio à diversificação da ofertaturística por
meio de produtos associados, a valorização e divulgação de produtos
associados ao turismo e a estruturação do turismo em áreas
prioritárias. Essas ações compreendem
I. o incentivo à criação de material de mídia, multimídia e impresso
para divulgação de destinos turísticos a partir de produção associada.
II. a sensibilização de guias de turismo, agentes de viagens e
operadores quanto à agregação de valor aos roteiros a partir da
inclusão de produtos associados.
III. o apoio ao desenvolvimento de metodologias para formulação de
projetos estratégicos em regiões com previsão de investimentos
privados de médio e grande porte do setor turístico.
IV. o suporte a projetos de sinalização turística, à implantação de
centros de informações turísticas, à construção de aeroportos, e à
identificação do patrimônio histórico e cultural com potencial para
visitação turística.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) II e IV.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) I, III e IV.
QUESTÃO 26
ENADE: O manejo ou a gestão de Unidades de Conservação (UCs) compreende o
conjunto de ações e atividades necessárias ao alcance dos objetivos
de conservação das áreas protegidas. De forma mais específica, o
Manejo de Impactos da Visitação envolverá uma série de ações
técnicas e de gestão para minimizar os impactos da visitação no
ambiente e maximizar a qualidade da experiência dos visitantes.
A lógica que orientou a estruturação dos procedimentos de Manejo de
Impactos da Visitação considerou que, para algumas UCs, é importante
controlar a quantidade de pessoas que visitam determinado atrativo
em função da limitação das condições de manejo da UC, dos serviços
oferecidos e da grande demanda pela visitação naquele lugar.
Destaca-se que a maior parte dos impactos não é decorrente da
quantidade de visitantes e sim de seu comportamento. Desse modo, o
fator chave do trabalho é a definição e o monitoramento de
indicadores de impactos da visitação na qualidade do ambiente e da
experiência do visitante. O monitoramento dos indicadores permitirá
identificar alterações na qualidade do ambiente e da experiência,
requerendo ações de manejo e também a alteração do fator numérico
estabelecido inicialmente.
INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE.
Roteiro Metodológico para o manejo de impactos da visitação.
Brasília: ICMBIO, 2011 (adaptado).
Com relação à necessidade de planejamento turístico sustentável
em UCs, deve-se
I. planejar o manejo de impactos da visitação como previsto no
Estatuto da Terra, que normatiza as questões fundiárias.
II. adotar uma referência numérica para a capacidade de manejo de
visitação como elemento balizador e de apoio à tomada de decisões,
pois a proteção de recursos naturais e culturais e a melhoria da
qualidade da experiência dos visitantes dependem do monitoramento de
indicadores e da implementação de ações de manejo.
III. promover a participação de pesquisadores, excursionistas,
praticantes de esportes de aventura, especialistas, lideranças
comunitárias envolvidas com ecoturismo, conhecedores das atividades de
visitação de determinada UC, no seu Conselho Gestor e no manejo de
impactos de visitação.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 27
ENADE: O modo de fazer queijo artesanal de Minas Gerais agora é patrimônio
cultural imaterial, declarado pelo Instituto do Patrimônio Histórico
e Artístico Nacional (IPHAN). Aprovado em 15 de maio de 2008, o
registro no Inventário Nacional de Referências Culturais destaca a
forma tradicional de se fazer queijo em quatro regiões do estado.
De
acordo com o historiador José Newton Coelho Meneses, da UFMG, que
coordenou o estudo que embasa essa inclusão no inventário, o
registro desta tradição técnica, tipicamente familiar em Minas,
acompanha o movimento em favor da produção do queijo artesanal com
qualidade e a tendência de valorização da ruralidade.
Disponível em: <http://www.revistadehistoria.com.br>. Acesso
em: 13 set. 2012.
Considerando o descrito no texto e as discussões a respeito do
patrimônio imaterial no Brasil, avalie as afirmações abaixo.
I. A identificação do modo de fazer o queijo como bem cultural
imaterial passível de integrar o patrimônio cultural mineiro deve ter
como requisito sua relevância para a memória, a identidade e a
formação da sociedade brasileira.
II. Cabe ao poder público promover e proteger o modo de fazer queijo
artesanal como patrimônio cultural imaterial, por meio de inventários,
registros, vigilância, tombamento e de outras formas de acautelamento
e preservação.
III. Um requisito fundamental para o registro patrimonial de um
fenômeno, é a sua continuidade histórica, ou seja: as manifestações
devem ser reiteradas, transformadas e atualizadas, a ponto de se
tornarem referências culturais para as comunidades que as mantêm e as
transmitem ao longo do tempo.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 28
ENADE: A AMR Corporation (holding que controla a American Airlines, a
American Eagle - Regional e uma série de empresas ligadas a
transporte de carga e simuladores de voos) e a American Airlines
fizeram um requerimento voluntário de proteção contra falência nos
Estados Unidos, conhecido como Chapter 11, em uma corte de Nova York
para reestruturar sua dívida.
A empresa possui ativos avaliados em 24,72 bilhões de dólares,
enquanto as dívidas totalizam 29,55 bilhões de dólares, e afirma ter
4,1 bilhões de dólares em caixa. Segundo declarações, a American
Airlines e a American Eagle devem operar seus voos normalmente
durante o processo de Chapter 11.
A AMR acrescentou que o pedido não terá impacto legal direto nas
operações fora dos Estados Unidos e que não está considerando o uso
de uma linha de crédito especial destinada a companhias em
dificuldades financeiras ou sob proteção no processo de recuperação
judicial.
Disponível em: <http://exame.abril.com.br>. Acesso em: 04 jul.
2012 (adaptado).
Com base no texto acima, avalie as asserções a seguir e a
relação proposta entre elas.
I. A American Airlines possuía ativos inferiores aos passivos, o que
não prejudicava sua viabilidade econômica, razão de não ter solicitado
uma linha de crédito especial destinada a companhias em dificuldades
financeiras.
PORQUE
II. A viabilidade econômica de uma empresa aérea depende de
indicadores, tais como ponto de equilíbrio, lucratividade,
rentabilidade e taxa de retorno.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma
justificativa da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma
justificativa da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição
falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição
verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 29
ENADE: A coleta, geração e interpretação de dados e informações sobre
a atividade turística é condição fundamental para se compreender a
dimensão do setor e, com isso, poder mensurar seus impactos, sejam
eles econômicos, sociais, ecológicos ou culturais, bem como planejar
seus rumos. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) podem
ser grandes instrumentos de facilitação para o alcance dessa condição.
No que diz respeito à coleta, geração e/ou interpretação de dados para
fundamentar o planejamento e a gestão do turismo, as TICs podem ser
empregadas na criação de
I. um sistema eletrônico de distribuição e comercialização de produtos
turísticos, como o Sistema Global de Distribuição (GDS), que
possibilita a compra de produtos turísticos com muita rapidez e
praticidade.
II. um sistema de sinalização turística, que seja dinâmico,
esteticamente interessante e flexível, podendo ser utilizado em
diferentes localidades.
III. um sistema informatizado e integrado de instrumentos de coleta de
dados do setor público e privado sobre fluxo de demanda, como a Ficha
Nacional de Registro do Hóspede (FNRH), o Boletim de Ocupação
Hoteleira (BOH), a ficha de passageiro em ônibus regular e os dados
gerados pelo serviço de imigração.
IV. portais de informação sobre determinada destinação direcionados
para visitantes e/ou agentes de viagens e usuários de páginas em redes
sociais como estratégias de formação de imagem de produto.
É correto o que se afirma em
A) I, II e III, apenas.
B) I, II e IV, apenas.
C) I, III e IV, apenas.
D) II, III e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.
QUESTÃO 30
ENADE: Considerando o contexto atual de preparação para a Copa do
Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, avalie as seguintes asserções e
a relação proposta entre elas.
I. A preparação para a realização de megaeventos, como a Copa de 2014
e as Olimpíadas de 2016, constitui, ao mesmo tempo, um desafio e uma
oportunidade, não só para a consolidação e o reconhecimento do turismo
como importante fator de desenvolvimento socioeconômico para o país,
mas também para a construção de um novo patamar de qualidade dos
territórios e da rede de cidades no Brasil.
PORQUE
II. No âmbito da alocação de recursos governamentais para
infraestrutura básica e de apoio ao turismo, faz-se necessário um
trabalho mais sistemático de articulação intersetorial para a
definição de investimentos, no qual sejam priorizadas as demandas do
setor, particularmente com relação àqueles relacionados ao
desenvolvimento urbano (saneamento, segurança, transporte, mobilidade
urbana, entre outros).
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma
justificativa da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma
justificativa da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição
falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição
verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 31
ENADE: O ciclo de vida de um destino turístico compreende as
fases constantes na figura abaixo.
Considerando essas informações, avalie as seguintes asserções e a
relação proposta entre elas.
I. A utilização do ciclo de vida de determinado destino turístico
como instrumento de planejamento turístico é fundamental para a
compreensão da evolução do destino e para a determinação da fase em
que se encontra a localidade em estudo, permitindo identificar
medidas cabíveis para direcionar seu desenvolvimento.
PORQUE
II. O declínio de destinos turísticos pode ser evitado, uma vez que
eles podem ser revitalizados, ou rejuvenescidos, modificando o
produto e/ou buscando novos mercados.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma
justificativa da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é
uma justificativa da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição
falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição
verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 32
ENADE: Dados de 2012, da Organização Mundial do Turismo (OMT), revelaram que
a movimentação de turistas internacionais cresceu 5% de janeiro a
abril. Para o período de maio a agosto, projeta-se que 415 milhões de
viagens serão realizadas no mundo, por ser alta temporada de verão no
hemisfério norte, quando cerca de 41% das viagens anuais são
realizadas em nível mundial.
Durante todo o ano de 2012, prevê-se um aumento de 3 a 4% nas viagens
internacionais. Embora seja um crescimento moderado, mais de 1 bilhão
de pessoas devem viajar pelo mundo.
O cenário internacional é positivo, mas, no Brasil, uma sondagem do
Ministério do Turismo registrou um pequeno decréscimo na intenção do
brasileiro de viajar entre julho e dezembro. Nesse mesmo período, em
2011, cerca de 36% dos brasileiros manifestaram interesse de viajar,
enquanto, em 2012, o percentual caiu para 28%. O desejo de viajar para
o exterior caiu de 29,5% para 23,9%. Houve uma preferência pelas
viagens domésticas, em especial, para a região nordeste.
PIRES, J. Crescimento do Turismo em 2012. Disponível em:
<http://blog.panrotas.com.br/
contagemregressiva/>. Acesso em: 18 jul. 2012 (adaptado)
Considerando as informações do texto, verifica-se que os dados
refentes ao mercado emissivo de turistas brasileiros para o exterior
está sendo influenciado com maior intensidade pelo seguinte fator:
A) desvalorização do real frente ao dólar e ao euro.
B) incertezas dos principais mercados emissores do planeta.
C) excessivo número de feriados do segundo semestre de 2012.
D) aumento da intenção do brasileiro em viajar para o nordeste do
Brasil.
E) instabilidade econômica-política da Europa e dos Estados Unidos da
América.
QUESTÃO 33
ENADE: Considerando a charge acima, avalie as seguintes asserções e a
relação proposta entre elas.
I. O Governo dos Estados Unidos se comprometeu a facilitar a emissão
de vistos para cidadãos brasileiros nas viagens para aquele país,
resultando em uma declaração conjunta de intenções, assinada pelo
Ministério das Relações Exteriores do Brasil e pela Secretaria de
Segurança Nacional dos Estados Unidos. Tal fato demonstra que o
turismo passa a ser cada vez mais reconhecido como importante setor,
capaz de gerar benefícios econômicos para os dois países.
PORQUE
II. No contexto atual, em que prevalecem interesses econômicos mútuos
na construção de uma relação equilibrada entre os dois países, o
Brasil se tornou o principal parceiro comercial dos Estados Unidos, o
que interfere diretamente no aumento de fluxos turísticos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma
justificativa da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma
justificativa da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição
falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição
verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 34
ENADE: O desempenho do setor hoteleiro no Brasil tem se destacado cada vez
mais nos últimos anos. Nos próximos três anos, o país deve receber
cerca de R$ 7,3 bilhões de investimentos. Além da confirmação de
grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos
Olímpicos de 2016, o crescimento da economia tem feito com que
grandes cidades brasileiras recebam cada vez mais investimentos,
principalmente em infraestrutura.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE EVENTOS (ABEOC).
Disponível em: <http://www.abeoc.org.br>. Acesso em: 12 jul.
2012
Nesse contexto, a variação nos preços ou nas quantidades
demandadas e ofertadas de bens ou serviços, incluindo-se os fatores de
produção inerentes aos processos do setor hoteleiro, é expressa por
meio de sua elasticidade.
Sobre esse tema, avalie as afirmações a seguir.
I. Bens substitutos são, por definição, inelásticos.
II. Bens e serviços substitutos são, por definição, elásticos.
III. Quanto maior for a quantidade de substitutos para uma mercadoria,
mais elástica é a sua demanda.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 35
ENADE: Os bens manufaturados são predominantemente tangíveis, enquanto
os serviços são predominantemente intangíveis. Os restaurantes, por
exemplo, contêm componentes tanto de bens quanto de serviços. Empresas
que produzem bens e ignoram, ou pelo menos esquecem, os elementos de
serviços (intangíveis) de suas ofertas estão negligenciando um
componente vital do negócio.
Considerando as características do produto turístico, avalie as
afirmações abaixo.
I. Os serviços são de difícil padronização, o que torna sua gestão e
processos mais complexos. Assim, pela dificuldade de avaliar os
resultados e pela impossibilidade de avaliar o serviço antes da
compra, os clientes percebem mais riscos na aquisição de serviços do
que de produtos.
II. O produto turístico é a amálgama de elementos ou dispositivos
tangíveis e intangíveis focados numa atividade específica em uma
determinada destinação, envolvida por facilidades e formas de acesso,
das quais este cliente/turista consome uma combinação de atividades e
arranjos.
III. O consumidor de produtos intangíveis apoiase mais em referências
de terceiros do que na reputação da empresa prestadora de serviços,
seja ela turística ou não. Os serviços são patenteáveis, o que
assegura a qualidade até o consumidor final.
IV. Os elementos que compõem o produto turístico são tangíveis, tais
como os ligados às atividades dos restaurantes, que utilizam
equipamentos de produção de alimentos e bebidas, consumidos pelo
cliente/turista.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) II e IV.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) I, III e IV.
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