Prova de Computação ENADE 2011 com Gabarito OBS: As questões objetivas de 01 a 08 estão disponível na prova de Formação Geral que você ...
Prova de Computação ENADE 2011 com Gabarito
OBS: As questões objetivas de 01 a 08 estão disponível na prova de Formação Geral que você pode acessar clicando neste link. As questões discursivas não foram disponibilizadas com padrão de resposta.
ENADE 2011 - QUESTÃO 09
Seja A um conjunto e seja ~ uma relação entre pares de elementos de A.
Diz-se que ~ é uma relação de equivalência entre pares de elementos de A se as seguintes propriedades são verificadas, para quaisquer elementos a, a’ e a’’ de A:
(i) a ~ a;
(ii) se a ~ a’, então a’ ~ a;
(iii) se a ~ a’ e a’ ~ a’’, então a ~ a’’.
Uma classe de equivalência do elemento a de A com respeito à relação ~ é o conjunto
O conjunto quociente de A pela relação de equivalência ~ é o conjunto de todas as classes de equivalência relativamente à relação ~, definido e denotado como a seguir:
A função é chamada projeção canônica e é definida como
Considerando as definições acima, analise as afirmações a seguir.
I. A relação de equivalência ~ no conjunto A particiona o conjunto A em subconjuntos disjuntos: as classes de equivalência.
II. A união das classes de equivalência da relação de equivalência ~ no conjunto A resulta no conjunto das partes de A.
III. As três relações seguintes são relações de equivalência no conjunto dos números inteiros Z .
IV. Qualquer relação de equivalência no conjunto A é proveniente de sua projeção canônica.
É correto apenas o que se afi rma em
A) II.
B) III.
C) I e III.
D) I e IV.
E) II e IV.
ENADE 2011 - QUESTÃO 10
Em determinado período letivo, cada estudante de um curso universitário tem aulas com um de três professores, esses identificados pelas letras X, Y e Z. As quantidades de estudantes (homens e mulheres) que têm aulas com cada professor é apresentada na tabela de contingência abaixo.
A partir do grupo de estudantes desse curso universitário, escolhe-se um estudante ao acaso. Qual é a probabilidade de que esse estudante seja mulher, dado que ele tem aulas apenas com o professor X?
ENADE 2011 - QUESTÃO 11
O problema da parada para máquinas de Turing, ou simplesmente problema da parada, pode ser assim descrito: determinar, para quaisquer máquina de Turing M e palavra w, se M irá eventualmente parar com entrada w.
Mais informalmente, o mesmo problema também pode ser assim descrito: dados um algoritmo e uma entrada finita, decidir se o algoritmo termina ou se executará indefinidamente.
Para o problema da parada,
A) existe algoritmo exato de tempo de execução polinomial para solucioná-lo.
B) existe algoritmo exato de tempo de execução exponencial para solucioná-lo.
C) não existe algoritmo que o solucione, não importa quanto tempo seja disponibilizado.
D) não existe algoritmo exato, mas existe algoritmo de aproximação de tempo de execução polinomial que o soluciona, fornecendo respostas aproximadas.
E) não existe algoritmo exato, mas existe algoritmo de aproximação de tempo de execução exponencial que o soluciona, fornecendo respostas aproximadas.
ENADE 2011 - QUESTÃO 12
Considere a gramática a seguir, em que S, A e B e são símbolos não terminais, 0 e 1 são terminais e E é a cadeia vazia.
A respeito dessa gramática, analise as afi rmações a seguir.
I. Nas cadeias geradas por essa gramática, o último símbolo é 1 .
II. O número de zeros consecutivos nas cadeias geradas pela gramática é, no máximo, dois.
III. O número de uns em cada cadeia gerada pela gramática é maior que o número de zeros.
IV. Nas cadeias geradas por essa gramática, todos os uns estão à esquerda de todos os zeros.
É correto apenas o que se afi rma em
A) I.
B) II.
C) I e III.
D) II e IV.
E) III e IV.
ENADE 2011 - QUESTÃO 13 - ANULADA
ENADE 2011 - QUESTÃO 14
Observe o diagrama de Venn a seguir.
ENADE 2011 - QUESTÃO 15
Suponha que seja necessário desenvolver uma ferramenta que apresente o endereço IP dos múltiplos roteadores, salto a salto, que compõem o caminho do hospedeiro em que a ferramenta é executada até um determinado destino (segundo seu endereço IP), assim como o round-trip time até cada roteador.
Tal ferramenta precisa funcionar na Internet atual, sem demandar mudanças em roteadores nem a introdução de novos protocolos.
Considerando o problema acima, qual dos seguintes protocolos representaria a melhor (mais simples e eficiente) solução?
A) IP: Internet Protocol.
B) UDP: User Datagram Protocol.
C) TCP: Transmission Control Protocol.
D) ICMP: Internet Control Message Protocol.
E) DHCP: Dynamic Host Confi guration Protocol.
ENADE 2011 - QUESTÃO 16
Um navegador Web executa em um hospedeiro A, em uma rede de uma organização, e acessa uma página localizada de um servidor Web em um hospedeiro B, situado em outra rede na Internet. A rede em que A se situa conta com um servidor DNS local. Um profissional deseja fazer uma lista com a sequência de protocolos empregados e comparar com o resultado apresentado por uma ferramenta de monitoramento executada no hospedeiro A.
A lista assume que
i) todas as tabelas com informações temporárias e caches estão vazias;
ii) o hospedeiro cliente está configurado com o endereço IP do servidor DNS local.
Qual das sequências a seguir representa a ordem em que mensagens, segmentos e pacotes serão observados em um meio físico ao serem enviados pelo hospedeiro A?
A) ARP, DNS/UDP/IP, TCP/IP e HTTP/TCP/IP.
B) ARP, DNS/UDP/IP, HTTP/TCP/IP e TCP/IP.
C) DNS/UDP/IP, ARP, HTTP/TCP/IP e TCP/IP.
D) DNS/UDP/IP, ARP, TCP/IP e HTTP/TCP/IP.
E) HTTP/TCP/IP, TCP/IP, DNS/UDP/IP e ARP.
ENADE 2011 - QUESTÃO 17
A tabela a seguir apresenta a relação de mintermos e maxtermos para três variáveis.
Considerando esse circuito, as funções f e g são, respectivamente,
A) ∑m(0,1,2,3,6,7,8,9) e ∑m(2,3,6,7,10,14).
B) ∑m(4,5,10,11,12,13,14,15) e ∑m(0,1,4,5,8,9,11,12,13,15).
C) ∏M(0,1,2,3,6,7,8,9) e ∏M(0,1,4,5,8,9,11,12,13,15).
D) ∏M(4,5,10,11,12,13,14,15) e ∑m(2,3,6,7,10,14).
ENADE 2011 - QUESTÃO 18
Um vendedor de artigos de pesca obteve com um amigo o código executável (já compilado) de um programa que gerencia vendas e faz o controle de estoque, com o intuito de usá-lo em sua loja.
Segundo o seu amigo, o referido programa foi compilado em seu sistema computacional pessoal (sistema A) e funciona corretamente.
O vendedor constatou que o programa excecutável também funciona corretamente no sistema computacional de sua loja (sistema B). Considerando a situação relatada, analise as afirmações a seguir.
I. Os computadores poderiam ter quantidades diferentes de núcleos (cores).
II. As chamadas ao sistema (system call) do sistema operacional no sistema A devem ser compatíveis com as do sistema B.
III. O conjunto de instruções do sistema A poderia ser diferente do conjunto de instruções do sistema B.
IV. Se os registradores do sistema A forem de 64 bits, os registradores do sistema B poderiam ser de 32 bits.
É correto o que se afirma em
A) III, apenas.
B) I e II, apenas.
C) III e IV, apenas.
D) I, II e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.
ENADE 2011 - QUESTÃO 19
Uma equipe está realizando testes com base nos códigos-fonte de um sistema. Os testes envolvem a verificação de diversos componentes individualmente, bem como das interfaces entre os componentes.
No contexto apresentado, essa equipe está realizando testes em nível de
A) unidade.
B) aceitação.
C) sistema e aceitação.
D) integração e sistema.
E) unidade e integração.
ENADE 2011 - QUESTÃO 20
Considere que G é um grafo qualquer e que V e E são os conjuntos de vértices e de arestas de G, respectivamente. Considere também que grau (v) é o grau de um vértice v pertencente ao conjunto V. Nesse contexto, analise as seguintes asserções.
Em G, a quantidade de vértices com grau ímpar é ímpar.
PORQUE
Para G, vale a identidade dada pela expressão
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justifi cativa correta da primeira.
B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justifi cativa correta da primeira.
C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda uma proposição falsa.
D) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda uma proposição verdadeira.
E) Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
ENADE 2011 - QUESTÃO 21
No desenvolvimento de um software que analisa bases de DNA, representadas pelas letras A, C, G, T, utilizou-se as estruturas de dados: pilha e fila. Considere que, se uma sequência representa uma pilha, o topo é o elemento mais à esquerda; e se uma sequência representa uma fila, a sua frente é o elemento mais à esquerda.
Analise o seguinte cenário: “a sequência inicial ficou armazenada na primeira estrutura de dados na seguinte ordem: (A,G,T,C,A,G,T,T). Cada elemento foi retirado da primeira estrutura de dados e inserido na segunda estrutura de dados, e a sequência ficou armazenada na seguinte ordem: (T,T,G,A,C,T,G,A).
Finalmente, cada elemento foi retirado da segunda estrutura de dados e inserido na terceira estrutura de dados e a sequência ficou armazenada na seguinte ordem: (T,T,G,A,C,T,G,A)”.
Qual a única sequência de estruturas de dados apresentadas a seguir pode ter sido usada no cenário descrito acima?
A) Fila - Pilha - Fila.
B) Fila - Fila - Pilha.
C) Fila - Pilha - Pilha.
D) Pilha - Fila - Pilha.
E) Pilha - Pilha - Pilha.
ENADE 2011 - QUESTÃO 22
Considere a seguinte tabela verdade, na qual estão definidas quatro entradas – A, B, C e D – e uma saída S.
A menor expressão de chaveamento representada por uma soma de produtos correspondente à saída S é
A) AB’(D+C’)+A’D’+ABC.
B) AD + A’BD’+A’BC+A’B’C’.
C) A’D’ + AB’D+AB’C’+ABC.
D) (A’+D)(A+B+C’)(A+B’+C+D’).
E) (A+D’)(A’+B’+C)(A’+B+C’+D).
ENADE 2011 - QUESTÃO 23
Autômatos finitos possuem diversas aplicações práticas, como na detecção de sequências de caracteres em um texto. A figura abaixo apresenta um autômato que reconhece sequências sobre o alfabeto ∑ = (a, b, c) e uma gramática livre de contexto que gera um subconjunto de ∑ , em que representa o string vazio.
Analisando a gramática e o autômato acima, conclui-se que
A) a linguagem gerada pela gramática é inerentemente ambígua.
B) a gramática é regular e gera uma linguagem livre de contexto.
C) a linguagem reconhecida pelo autômato é a mesma gerada pela gramática.
D) o autômato reconhece a linguagem sobre ∑ em que os strings possuem o prefixo ababc.
E) a linguagem reconhecida pelo autômato é a mesma que a representada pela expressão regular ( a + b + c)* (ab)* abc(a + b + c)*
ENADE 2011 - QUESTÃO 24
As filas de prioridades (heaps) são estruturas de dados importantes no projeto de algoritmos. Em especial, heaps podem ser utilizados na recuperação de informação em grandes bases de dados constituídos por textos.
Basicamente, para se exibir o resultado de uma consulta, os documentos recuperados são ordenados de acordo com a relevância presumida para o usuário. Uma consulta pode recuperar milhões de documentos que certamente não serão todos examinados. Na verdade, o usuário examina os primeiros m documentos dos n recuperados, em que m é da ordem de algumas dezenas.
Considerando as características dos heaps e sua aplicação no problema descrito acima, avalie as seguintes afirmações.
I. Uma vez que o heap é implementado como uma árvore binária de pesquisa essencialmente completa, o custo computacional para sua construção é O(n log n).
II. A implementação de heaps utilizando-se vetores é eficiente em tempo de execução e em espaço de armazenamento, pois o pai de um elemento armazenado na posição i se encontra armazenado na posição 2i+1.
III. O custo computacional para se recuperar de forma ordenada os m documentos mais relevantes armazenados em um heap de tamanho n é O(m log n).
IV. Determinar o documento com maior valor de relevância armazenado em um heap tem custo computacional O(1).
Está correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) II e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) I, III e IV.
ENADE 2011 - QUESTÃO 25
Um Padrão de Projeto nomeia, abstrai e identifica os aspectos-chave de uma estrutura de projeto comum para torná-la útil para a criação de um projeto orientado a objetos reutilizáveis.
GAMMA, E., HELM, R., JOHNSON, R., VLISSIDES, J. Padrões de Projeto-Soluções
Reutilizáveis de Software Orientado a Objetos. Porto Alegre: Bookman, 2000.
Em relação a Padrões de Projeto, analise as afirmações a seguir.
I. Prototype é um tipo de padrão estrutural.
II. Singleton tem por objetivos garantir que uma classe tenha ao menos uma instância e fornecer um ponto global de acesso para ela.
III. Template Method tem por objetivo definir o esqueleto de um algoritmo em uma operação, postergando a definição de alguns passos para subclasses.
IV. Iterator fornece uma maneira de acessar sequencialmente os elementos de um objeto agregado sem expor sua representação subjacente.
É correto apenas o que se afirma em
A) I.
B) II.
C) I e IV.
D) II e III.
E) III e IV.
ENADE 2011 - QUESTÃO 26
Um baralho tem 52 cartas, organizadas em 4 naipes, com 13 valores diferentes para cada naipe. Os valores possíveis são: Ás, 2, 3, ..., 10, J, Q, K. No jogo de poker, uma das combinações de 5 cartas mais valiosas é o full house, que é formado por três cartas de mesmo valor e outras duas cartas de mesmo valor. São exemplos de full houses: i) trêscartas K e duas 10 (como visto na figura) ou ii) três cartas 4 e duas Ás.
Quantas possibilidades para full house existem em um baralho de 52 cartas?
A) 156.
B) 624.
C) 1872.
D) 3744.
E) 7488.
ENADE 2011 - QUESTÃO 27
Um dos problemas clássicos da computação científica é a multiplicação de matrizes. Assuma que foram declaradas e inicializadas três matrizes quadradas de ponto flutuante, a, b e c, cujos índices variam entre 0 e n - 1.
O seguinte trecho de código pode ser usado para multiplicar matrizes de forma sequencial:
1. for [i = 0 to n - 1] {
2. for [j = 0 to n - 1] {
3. c[i, j] = 0.0;
4. for [k = 0 to n - 1]
5. c[i, j] = c[i, j] + a[i, k] * b[k, j];
6. }
7. }
O objetivo é paralelizar esse código para que o tempo de execução seja reduzido em uma máquina com múltiplos processadores e memória compartilhada. Suponha que o comando “co” seja usado para definição de comandos concorrentes, da seguinte forma: “co [i = 0 to n - 1] { x; y; z;}” cria n processos concorrentes, cada um executando sequencialmente uma instância dos comandos x, y, z contidos no bloco.
Avalie as seguintes afirmações sobre o problema.
I. Esse problema é exemplo do que se chama “embaraçosamente paralelo”, porque pode ser decomposto em um conjunto de várias operações menores que podem ser executadas independentemente.
II. O programa produziria resultados corretos e em tempo menor do que o sequencial, trocando-se o “for” na linha 1 por um “co”.
III. O programa produziria resultados corretos e em tempo menor do que o sequencial, trocando-se o “for” na linha 2 por um “co”.
IV. O programa produziria resultados corretos e em tempo menor do que o sequencial, trocando-se ambos “for”, nas linhas 1 e 2, por “co”.
É correto o que se afirma em
A) I, II e III, apenas.
B) I, II e IV, apenas.
C) I, III e IV, apenas.
D) II, III e IV, apenas.
E) I, II, III, IV.
ENADE 2011 - QUESTÃO 28
Algoritmos criados para resolver um mesmo problema podem diferir de forma drástica quanto a sua eficiência.
Para evitar este fato, são utilizadas técnicas algorítmicas, isto é, conjunto de técnicas que compreendem os métodos de codificação de algoritmos de forma a salientar sua complexidade, levando-se em conta a forma pela qual determinado algoritmo chega à solução desejada.
Considerando os diferentes paradigmas e técnicas de projeto de algoritmos, analise as afirmações abaixo.
I. A técnica de tentativa e erro (backtracking) efetua uma escolha ótima local, na esperança de obter uma solução ótima global.
II. A técnica de divisão e conquista pode ser dividida em três etapas: dividir a instância do problema em duas ou mais instâncias menores; resolver as instâncias menores recursivamente; obter a solução para as instâncias originais (maiores) por meio da combinação dessas soluções.
III. A técnica de programação dinâmica decompõe o processo em um número finito de subtarefas parciais que devem ser exploradas exaustivamente.
IV. O uso de heurísticas (ou algoritmos aproximados) é caracterizado pela ação de um procedimento chamar a si próprio, direta ou indiretamente.
É correto apenas o que se afirma em
A) I.
B) II.
C) I e IV.
D) II e III.
E) III e IV.
ENADE 2011 - QUESTÃO 29
Uma antiga empresa de desenvolvimento de software resolveu atualizar toda sua infraestrutura computacional adquirindo um sistema operacional multitarefa, processadores multi-core (múltiplos núcleos) e o uso de uma linguagem de programação com suporte a threads.
O sistema operacional multitarefa de um computador é capaz de executar vários processos (programas) em paralelo. Considerando esses processos implementados com mais de uma thread (multi-threads), analise as afirmações abaixo.
I. Os ciclos de vida de processos e threads são idênticos.
II. Threads de diferentes processos compartilham memória.
III. Somente processadores multi-core são capazes de executar programas multi-threads.
IV. Em sistemas operacionais multitarefa, threads podem migrar de um processo para outro.
É correto apenas o que se afirma em
A) I.
B) II.
C) I e III.
D) I e IV.
E) II e IV
ENADE 2011 - QUESTÃO 30
Suponha que se queira pesquisar a chave 287 em uma árvore binária de pesquisa com chaves entre 1 e 1 000. Durante uma pesquisa como essa, uma sequência de chaves é examinada.
Cada sequência abaixo é uma suposta sequência de chaves examinadas em uma busca da chave 287.
I. 7, 342, 199, 201, 310, 258, 287
II. 110, 132, 133, 156, 289, 288, 287
III. 252, 266, 271, 294, 295, 289, 287
IV. 715, 112, 530, 249, 406, 234, 287
É válido apenas o que se apresenta em
A) I.
B) III.
C) I e II.
D) II e IV.
E) III e IV
ENADE 2011 - QUESTÃO 31
Na Sociologia da Educação, o currículo é considerado um mecanismo por meio do qual a escola define o plano educativo para a consecução do projeto global de educação de uma sociedade, realizando, assim, sua função social.
Considerando o currículo na perspectiva crítica da Educação, avalie as afirmações a seguir.
I. O currículo é um fenômeno escolar que se desdobra em uma prática pedagógica expressa por determinações do contexto da escola.
II. O currículo reflete uma proposta educacional que inclui o estabelecimento da relação entre o ensino e a pesquisa, na perspectiva do desenvolvimento profissional docente.
III. O currículo é uma realidade objetiva que inviabiliza intervenções, uma vez que o conteúdo é condição lógica do ensino.
IV. O currículo é a expressão da harmonia de valores dominantes inerentes ao processo educativo.
É correto apenas o que se afirma em
A) I.
B) II.
C) I e III.
D) II e IV.
E) III e IV.
ENADE 2011 - QUESTÃO 32
O fazer docente pressupõe a realização de um conjunto de operações didáticas coordenadas entre si. São o planejamento, a direção do ensino e da aprendizagem e a avaliação, cada uma delas desdobradas em tarefas ou funções didáticas, mas que convergem para a realização do ensino propriamente dito.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2004, p. 72.
Considerando que, para desenvolver cada operação didática inerente ao ato de planejar, executar e avaliar, o professor precisa dominar certos conhecimentos didáticos, avalie quais afirmações abaixo se referem a conhecimentos e domínios esperados do professor.
I. Conhecimento dos conteúdos da disciplina que leciona, bem como capacidade de abordá-los de modo contextualizado.
II. Domínio das técnicas de elaboração de provas objetivas, por se configurarem instrumentos quantitativos precisos e fidedignos.
III. Domínio de diferentes métodos e procedimentos de ensino e capacidade de escolhê-los conforme a natureza dos temas a serem tratados e as características dos estudantes.
IV. Domínio do conteúdo do livro didático adotado, que deve conter todos os conteúdos a serem trabalhados durante o ano letivo.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) I e III.
C) II e III.
D) II e IV.
E) III e IV.
ENADE 2011 - QUESTÃO 33
Com base na projeção da população brasileira para o período 2010-2040 apresentada nos gráficos, avalie as seguintes asserções.
Constata-se a necessidade de construção, em larga escala, em nível nacional, de escolas especializadas na Educação de Jovens e Adultos, ao longo dos próximos 30 anos.
PORQUE
Haverá, nos próximos 30 anos, aumento populacional na faixa etária de 20 a 60 anos e decréscimo da população com idade entre 0 e 20 anos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
D) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
E) Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
ENADE 2011 - QUESTÃO 34
Na escola em que João é professor, existe um laboratório de informática, que é utilizado para os estudantes trabalharem conteúdos em diferentes disciplinas. Considere que João quer utilizar o laboratório para favorecer o processo ensino aprendizagem, fazendo uso da abordagem da Pedagogia de Projetos.
Nesse caso, seu planejamento deve
A) ter como eixo temático uma problemática significativa para os estudantes, considerando as possibilidades tecnológicas existentes no laboratório.
B) relacionar os conteúdos previamente instituídos no início do período letivo e os que estão no banco de dados disponível nos computadores do laboratório de informática.
C) definir os conteúdos a serem trabalhados, utilizando a relação dos temas instituídos no Projeto Pedagógico da escola e o banco de dados disponível nos computadores do laboratório.
D) listar os conteúdos que deverão ser ministrados durante o semestre, considerando a sequência apresentada no livro didático e os programas disponíveis nos computadores do laboratório.
E) propor o estudo dos projetos que foram desenvolvidos pelo governo quanto ao uso de laboratórios de informática, relacionando o que consta no livro didático com as tecnologias existentes no laboratório.
ENADE 2011 - QUESTÃO 35
Muitas vezes, os próprios educadores, por incrível que pareça, também vítimas de uma formação alienante, não sabem o porquê daquilo que dão, não sabem o significado daquilo que ensinam e quando interrogados dão respostas evasivas: “é pré-requisito para as séries seguintes”, “cai no vestibular”, “hoje você não entende, mas daqui a dez anos vai entender”.
Muitos alunos acabam acreditando que aquilo que se aprende na escola não é para entender mesmo, que só entenderão quando forem adultos, ou seja, acabam se conformando com o ensino desprovido de sentido.
VASCONCELLOS, C. S. Construção do conhecimento em sala de aula.
13ª ed. São Paulo: Libertad, 2002, p. 27-8.
Correlacionando a tirinha de Mafalda e o texto de Vasconcellos, avalie as afirmações a seguir.
I. O processo de conhecimento deve ser refletido e encaminhado a partir da perspectiva de uma prática social.
II. Saber qual conhecimento deve ser ensinado nas escolas continua sendo uma questão nuclear para o processo pedagógico.
III. O processo de conhecimento deve possibilitar compreender, usufruir e transformar a realidade.
IV. A escola deve ensinar os conteúdos previstos na matriz curricular, mesmo que sejam desprovidos de significado e sentido para professores e alunos.
V. Os projetos curriculares devem desconsiderar a influência do currículo oculto que ocorre na escola com caráter informal e sem planejamento.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e III.
B) I e IV.
C) II e IV.
D) I, II e III.
E) II, III e IV.
ENADE 2011 - QUESTÃO 36
O problema P versus NP é um problema ainda não resolvido e um dos mais estudados em Computação. Em linhas gerais, deseja-se saber se todo problema cuja solução pode ser eficientemente verificada por um computador, também pode ser eficientemente obtida por um computador. Por “eficientemente” ou “eficiente” significa “em tempo polinomial”.
A classe dos problemas cujas soluções podem ser eficientemente obtidas por um computador é chamada de classe P. Os algoritmos que solucionam os problemas dessa classe têm complexidade de pior caso polinomial no tamanho das suas entradas.
Para alguns problemas computacionais, não se conhece solução eficiente, isto é, não se conhece algoritmo eficiente para resolvê-los. No entanto, se para uma dada solução de um problema é possível verificá-la eficientemente, então o problema é dito estar em NP. Dessa forma, a classe de problemas para os quais suas soluções podem ser eficientemente verificadas é chamada de classe NP.
Um problema é dito ser NP-completo se pertence à classe NP e, além disso, se qualquer outro problema na classe NP pode ser eficientemente transformado nesse problema. Essa transformação eficiente envolve as entradas e saídas dos problemas.
Considerando as noções de complexidade computacional apresentadas acima, analise as afirmações que se seguem.
I. Existem problemas na classe P que não estão na classe NP.
II. Se o problema A pode ser eficientemente transformado no problema B e B está na classe P, então A está na classe P.
III. Se P = NP, então um problema NP-completo pode ser solucionado eficientemente.
IV. Se P é diferente de NP, então existem problemas na classe P que são NP-completos.
É correto apenas o que se afirma em
A) I.
B) IV.
C) I e III.
D) II e III.
E) II e IV.
ENADE 2011 - QUESTÃO 37
Escopo dinâmico: para as linguagens com escopo dinâmico, a vinculação das variáveis ao escopo é realizada em tempo de execução.
(...) Se uma variável é local ao bloco, então o uso da dada variável no bloco será sempre vinculado àquela local. Contudo, se a variável for nãolocal, a sua vinculação depende da ordem de execução, a última vinculada na execução.
A consequência disso é que, em um mesmo bloco de comandos, um identificador pode ter significados diferentes, e o programador precisa ter a ideia precisa de qual variável está sendo usada.
de MELO, A. C. V.; da SILVA, F. S. C. Princípios de Linguagens de
Programação. São Paulo: Edgard Blücher, 2003. p.65.
Suponha que uma linguagem de programação tenha sido projetada com vinculação e verificação estáticas para tipos de variáveis, além de passagem de parâmetros por valor. Também é exigido pela especificação da linguagem que programas sejam compilados integralmente e que não é permitido compilar bibliotecas separadamente. Durante uma revisão da especificação da linguagem, alguém propôs que seja adicionado um mecanismo para suporte a variáveis com escopo dinâmico.
A respeito da proposta de modificação da linguagem, analise as seguintes afirmações.
I. As variáveis com escopo dinâmico podem ser tratadas como se fossem parâmetros para os subprogramas que as utilizam, sem que o programador tenha que especificá-las ou declarar seu tipo (o compilador fará isso). Assim, eliminase a necessidade de polimorfismo e é possível verificar tipos em tempo de compilação.
II. Como diferentes subprogramas podem declarar variáveis com o mesmo nome mas com tipos diferentes, se as variáveis com escopo dinâmico não forem declaradas no escopo onde são referenciadas, será necessário que a linguagem suporte polimorfismo de tipos.
III. Se as variáveis dinâmicas forem declaradas tanto nos escopos onde são criadas como nos subprogramas em que são referenciadas, marcadas como tendo escopo dinâmico, será possível identificar todos os erros de tipo em tempo de compilação.
É correto apenas o que se afirma em
A) I.
B) II.
C) I e III.
D) II e III.
E) I, II e III.
ENADE 2011 - QUESTÃO 38
É comum que linguagens de programação permitam a descrição textual de constantes em hexadecimal, além de descrições na base dez.
O compilador para uma linguagem que suporte constantes inteiras em hexadecimal precisa diferenciar inteiros em base dez dos números hexadecimais que não usam os dígitos de A a F.
Por exemplo, a sequência de caracteres 12 pode ser interpretada como doze em base dez ou como dezoito em hexadecimal.
Uma maneira de resolver esse problema é exigindo que as constantes em hexadecimal terminem com o caracter “x”. Assim, não há ambiguidade, por exemplo, no tratamento das sequências 12 e 12x .
A gramática a seguir descreve números inteiros, possivelmente com o símbolo “x” após os dígitos. Os não terminais são M,N E, e os terminais são x e d em que d representa um dígito.
M → E
M → N
E → Nx
N → Nd
N → d
Durante a construção de um autômato LR para essa gramática, os seguintes estados são definidos:
e0:
M´ → ·M
M → ·E
M → ·N
E → ·Nx
N → ·Nd
N → ·d
e1(e0, N):
M → N ·
M → N ·x
M → N · d
A respeito dessa gramática, analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
A gramática descrita é do tipo LR(0).
PORQUE
É possível construir um autômato LR(0), determinístico, cujos estados incluem e0 e e1 acima descritos.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justifi cativa correta da primeira.
B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justifi cativa correta da primeira.
C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
D) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
E) Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
ENADE 2011 - QUESTÃO 39
O conceito de Tipo de Dados Abstrato (TDA) é popular em linguagens de programação. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir.
I. A especificação de um TDA é composta das operações aplicáveis a ele, da sua representação interna, e das implementações das operações.
II. Dois mecanismos utilizáveis na implementação de um TDA em programas orientados a objetos são a composição e a herança.
III. Se S é um subtipo de outro T, então entidades do tipo S em um programa podem ser substituídas por entidades do tipo T, sem alterar a corretude desse programa.
IV. O encapsulamento em linguagens de programação orientadas a objetos é um efeito positivo do uso de TDA.
É correto apenas o que se afirma em
A) I.
B) II.
C) I e III.
D) II e IV.
E) III e IV
ENADE 2011 - QUESTÃO 40
Considere que a figura abaixo corresponde ao cenário de um jogo de computador. Esse cenário é dividido em 24 quadrados e a movimentação de um personagem entre cada quadrado tem custo 1, sendo permitida apenas na horizontal ou na vertical.
Os quadrados marcados em preto correspondem a regiões para as quais os personagens não podem se mover.
Nesse cenário, o algoritmo A* vai ser usado para determinar o caminho de custo mínimo pelo qual um personagem deve se mover desde o quadrado verde até o quadrado vermelho. Considere que, no A*, o custo f(x) = g(x) + h(x) de determinado nó x é computado somando-se o custo real g(x) ao custo da função heurística h(x) e que a função heurística utilizada é a distância de Manhattan (soma das distâncias horizontal e vertical de x até o objetivo). Desse modo, o custo f(x) do quadrado verde é igual a
A) 2.
B) 3.
C) 5.
D) 7.
E) 9.
ENADE 2011 - QUESTÃO 41
A figura abaixo ilustra a tentativa de se utilizar um filtro digital no domínio da frequência, para suavizar o sinal bidimensional de entrada que está no domínio do espaço.
A partir do resultado obtido no processo de filtragem, analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
O sinal de saída possui as características de um sinal processado por um filtro passa-baixa ideal.
PORQUE
Embora suavizado, o sinal de saída evidencia a presença do efeito de ringing, que é típico de um sinal convolucionado pela função sinc no domínio do espaço.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira e a segunda, uma proposição falsa.
D) A primeira asserção é uma proposição falsa e a segunda, uma proposição verdadeira.
E) Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
ENADE 2011 - QUESTÃO 42
Sabendo que a principal tarefa de um sistema será de classificação em domínios complexos, um gerente de projetos precisa decidir como vai incorporar essa capacidade em um sistema computacional a fim de torná-lo inteligente. Existem diversas técnicas de inteligência computacional / artificial que possibilitam isso.
Nesse contexto, a técnica de inteligência artificial mais indicada para o gerente é
A) lógica nebulosa.
B) árvores de decisão.
C) redes neurais artificiais.
D) ACO (do inglês, Ant-Colony Optimization).
E) PSO (do inglês, Particle Swarm Optimization).
ENADE 2011 - QUESTÃO 43
O razor é uma arquitetura para desempenho better-than-worst-case que usa um registrador especializado, mostrado na figura, que mede e avalia os erros.
O registrador do sistema mantém o valor chaveado e é comandado por um clock de sistema better-than-worst-case. Um registrador adicional é comandado separadamente por um clock ligeiramente atrasado com relação ao do sistema. Se os resultados armazenados nos dois registradores são diferentes, então um erro ocorreu, provavelmente devido à temporização. A porta XOR detecta o erro e faz com que este valor seja substituído por aquele no registrador do sistema.
Wolf, W. High-performance embedded computing: architectures, applications, and methodologies. Morgan Kaufmann, 2007
Considerando essas informações, analise as afi rmações a seguir.
I. Sistemas digitais são tradicionalmente concebidos como sistemas assíncronos regidos por um clock.
II. Better-than-worst-case é um estilo de projeto alternativo em que a lógica detecta e se recupera de erros, permitindo que o circuito possa operar com uma frequência maior.
III. Nos sistemas digitais, o período de clock é determinado por uma análise cuidadosa para que os valores sejam armazenados corretamente nos registradores, com o período de clock alargado para abranger o atraso de pior caso.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2011 - QUESTÃO 44 - ANULADA
ENADE 2011 - QUESTÃO 45
Os amplificadores operacionais, como ilustra a figura a seguir, são componentes úteis em diversas aplicações.
Considerando que o amplificador operacional do circuito é ideal, avalie as seguintes afirmativas.
I. A corrente i1 é idealmente nula.
II. A corrente i2 é idealmente nula.
III. O circuito exemplifica um seguidor de tensão.
IV. A diferença de potencial entre o ponto v1 e o ponto terra do circuito é idealmente nula.
V. A diferença de potencial entre o ponto v2 e o ponto terra do circuito é de +3,6 V.
É correto apenas o que se afirma em
A) I, II e III.
B) I, II e IV.
C) I, III e V.
D) II, IV e V.
ENADE 2011 - QUESTÃO 46
Em um modelo de dados que descreve a publicação acadêmica de pesquisadores de diferentes instituições em eventos acadêmicos, considere as tabelas abaixo.
DEPARTAMENTO (#CodDepartamento,
NomeDepartamento)
EMPREGADO (#CodEmpregado, NomeEmpregado,
CodDepartamento, Salario)
Na linguagem SQL, o comando mais simples para recuperar os códigos dos departamentos cuja média salarial seja maior que 2000 é
A) SELECT CodDepartamento
FROM EMPREGADO
GROUP BY CodDepartamento
HAVING AVG (Salario) > 2000
B) SELECT CodDepartamento
FROM EMPREGADO
WHERE AVG (Salario) > 2000
GROUP BY CodDepartamento
C) SELECT CodDepartamento
FROM EMPREGADO
WHERE AVG (Salario) > 2000
D) SELECT CodDepartamento, AVG (Salario) > 2000
FROM EMPREGADO
GROUP BY CodDepartamento
E) SELECT CodDepartamento
FROM EMPREGADO
GROUP BY CodDepartamento
ORDER BY AVG (Salario) > 2000
ENADE 2011 - QUESTÃO 47
Uma empresa de natureza estritamente operacional deseja implantar um setor de suporte ao processo de tomada de decisão, já que os resultados que vem apresentando demonstram contínua queda da margem de lucro e aumento do custo operacional. Para isso, os executivos de alto escalão da empresa decidiram investir na aquisição de uma ferramenta OLAP acoplada a uma data warehouse.
Nessa situação, avalie as afirmações a seguir.
I. No que tange ao tipo de suporte propiciado, os sistemas OLAP podem ser classificados como sistemas de trabalhadores do conhecimento.
II. Ferramentas OLAP apresentam foco orientado a assunto, em contraposição a sistemas OLTP, que são orientados a aplicação.
III. Tendo em vista que data marts são construídos utilizando-se os sistemas legados da empresa, sem a utilização de dados externos, o processo de extração, transformação e carga envolve a integração de dados, suprimindo-se a tarefa de limpeza.
IV. O projeto de um data warehouse define a forma com que a base de dados será construída. Uma das opções é a abordagem data mart, em que os diversos data marts são integrados, até que se obtenha, ao final do processo, um data warehouse da empresa.
É correto o que se afirma em
A) I e III, apenas.
B) I e IV, apenas.
C) II e III, apenas.
D) II e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.
ENADE 2011 - QUESTÃO 48
No desenvolvimento de um software para um sistema de venda de produtos nacionais e importados, o analista gerou o diagrama de casos de uso a seguir.
Da análise do diagrama, conclui-se que
A) a execução do caso de uso ‘Consultar estoque’ incorpora opcionalmente o caso de uso ‘Liberar desconto’.
B) a execução do caso de uso ‘Liberar desconto’ incorpora opcionalmente o caso de uso ‘Realizar venda’.
C) a execução do caso de uso ‘Realizar venda’ incorpora obrigatoriamente o caso de uso ‘Consultar estoque’.
D) a execução do caso de uso ‘Realizar venda de produto nacional’ incorpora obrigatoriamente o caso de uso ‘Liberar desconto’.
E) um Gerente pode interagir com o caso de uso ‘Realizar venda’, pois ele é um Usuário.
ENADE 2011 - QUESTÃO 49
Considerando o conceito de sistema, trazido pela Teoria Geral de Sistemas, um projeto de desenvolvimento de software poderia ser considerado como um sistema aberto.
Nessa perspectiva, solicitações de mudanças originadas de um stakeholder externo e que afetam o projeto podem ser consideradas como
A) ambiente.
B) entrada.
C) feedback.
D) processos.
E) saída.
ENADE 2011 - QUESTÃO 50
Uma empresa vem desenvolvendo um programa de melhoria de seus processos de software utilizando o modelo de qualidade CMMI. O programa envolveu a definição de todos os processos padrão da organização, implementação de técnicas de controle estatístico de processos e métodos de melhoria contínua. Após a avaliação SCAMPI, classe A, foi detectado que a área de processo de PP - Project Planning (Planejamento de Projeto) não estava aderente ao modelo.
Nesse contexto, considerando a representação por estágios do CMMI, a empresa seria classificada em que nível de maturidade?
A) Nível 1.
B) Nível 2.
C) Nível 3.
D) Nível 4.
E) Nível 5.
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