Prova de Educação Física ENADE 2016 com Gabarito

Prova de Educação Física ENADE 2016 com Gabarito QUESTÃO 09 ENADE 2016:  A arte da prescrição do exercício é a integração bem-sucedida ...
ENADE

Prova de Educação Física ENADE 2016 com Gabarito

QUESTÃO 09
ENADE 2016: A arte da prescrição do exercício é a integração bem-sucedida da ciência do exercício com as técnicas comportamentais que resultam na adesão, a longo prazo, ao programa e na obtenção dos objetivos dos indivíduos. O amparo científico na prescrição do exercício permite que profissionais de educação física consigam otimizar a relação quantidade-qualidade na construção de uma sessão de treino. Para isso, é importante conhecer e entender os princípios do treinamento esportivo.
AMERICAN COLLEGE SPORT MEDICINE. Guidelines for exercise
testing and prescription. 9 ed. Baltimore: Lippincott Williams &
Wilkins, 2013 (adaptado).

Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. De acordo com o princípio da individualidade biológica, cada indivíduo possui características únicas e específicas.

PORQUE

II. A prescrição de exercício individual deve levar em consideração aspectos como idade, sexo, história de atividade física e nível de atividade física da pessoa.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


QUESTÃO 10
ENADE 2016: Periodização é o planejamento do tempo disponível para o treinamento, de acordo com os objetivos intermediários estabelecidos, respeitando-se os princípios científicos do treinamento desportivo. O modelo tradicional de periodização do treinamento foi proposto e estabelecido na década de 1950, com fundamento na teoria da síndrome da adaptação geral, e é referência entre os treinadores até os dias de hoje. Esse modelo, caracterizado pela variação ondulante das cargas de treinamento, divide-se em períodos: de preparação, de competição e de transição.
DANTAS, E. H. M. et al. Adequabilidade dos principais modelos de
periodização do treinamento esportivo. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Porto Alegre, v. 33, n. 2, p. 483-494, jun. 2011 (adaptado).

Tendo o texto como referência e considerando a relação entre as etapas da preparação física e o desempenho competitivo, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A variação ondulante das cargas é importante para a adequação do volume e da intensidade do programa de treinamento, de acordo com o período de preparação do atleta.

PORQUE

II. Cada um dos períodos do modelo tradicional de periodização do treinamento, requer um dimensionamento específico da carga de treinamento para que o atleta atinja o pico de performance no período de preparação.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


QUESTÃO 11
ENADE 2016: Observa-se, entre os praticantes de treinamento de força recreacional que têm como principal objetivo melhorar a aparência física, um aumento crescente no uso de recursos ergogênicos, como, por exemplo, esteroides anabolizantes e suplementos alimentares.

Considerando esse contexto, avalie as afirmações a seguir.

I. Em casos específicos e, desde que avalie as condições do indivíduo, o profissional de educação física poderá prescrever dietas e recursos ergogênicos.

II. Os esteroides anabolizantes são utilizados em esportes de força/potência para promover o aumento da síntese proteica e, consequentemente, aumento da massa e da força muscular.

III. O uso de esteroides anabolizantes em baixa dosagem garante a preservação da saúde do indivíduo.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) II, apenas.

C) I e III, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.


QUESTÃO 12
ENADE 2016: O envelhecimento, caracterizado por um processo dinâmico, contínuo, progressivo e pelo declínio das funcionalidades dos sistemas corporais, tem como umas de suas consequências a redução da massa muscular, que leva ao declínio da força muscular. O conjunto dessas manifestações foi denominado de fragilidade física do idoso. Os programas de exercícios físicos para idosos podem colaborar na redução ou inibição da evolução desse quadro clínico.
FRIED, L. P.; TANGEN, C. M.; WALTSON, J., et al. Frailty in Older Adults:
Evidence for a phenotype. Journal of Gerontology.
 v. 56A, n. 3, p. 146-156, 2001 (adaptado).

Considerando os programas de exercícios físicos para idosos como uma das alternativas para a melhora do quadro de fragilidade desse público, avalie as afirmações a seguir.

I. Dada a complexidade clínica do quadro de fragilidade do idoso, é muito importante que cada caso seja discutido e tratado por uma equipe multidisciplinar composta por médico, nutricionista, fisioterapeuta e profissional de educação física.

II. Exames complementares solicitados pelo médico como, por exemplo, dosagens hormonais e densitometria óssea, auxiliam o profissional de educação física a determinar a intensidade e o volume do treinamento. 

III. Avaliações da composição corporal e da força muscular são determinantes e suficientes para o sucesso de programas de exercícios físicos para idosos frágeis.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) II, apenas.

C) I e III, apenas.

D) II e III, apenas

E) I, II e III.


QUESTÃO 13
ENADE 2016: Ao receber atletas de judô para a temporada detreinamento após um período longo de férias, um preparador físico, profissional de educação física, resolveu avaliar cada um dos três tipos de força muscular dos atletas — a força de potência, a força de resistência e a força máxima. Para tanto, elaborou um cronograma em que, no primeiro dia, seria realizado o teste de força de potência, no segundo o teste de força de resistência e, no terceiro, o teste de força máxima.

Nesse contexto, para aferição dos três tipos de força (de potência, de resistência e máxima), os testes que devem ser eleitos pelo preparador físico, são, respectivamente

A) teste de uma repetição máxima, teste de salto vertical e teste de barra estático.

B) teste de salto horizontal, teste de barra estático e teste de dinamometria estático.

C) teste de arremesso de medicine ball, teste de salto horizontal e teste de uma repetição máxima.

D) teste dinâmico de um minuto em apoio de solo, teste dinâmico de um minuto em abdominais e teste de uma repetição máxima.

E) teste dinâmico de um minuto em força abdominal, teste dinâmico de um minuto em barra e teste dinâmico de um minuto em apoio de solo.


QUESTÃO 14
ENADE 2016: A figura a seguir ilustra um exercício de extensão de cotovelos realizado em equipamento de musculação conhecido como pulley.

enade

A respeito do exercício demonstrado na figura, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O exercício representado na figura baseia-se no sistema de alavancas classificado como interfixa, indicado para trabalhar o tríceps braquial.

PORQUE

II. Nesse exercício, a resistência do movimento ocorre de baixo para cima nas mãos do executante, o eixo de rotação é representado pelo cotovelo, e a força, pelo ponto de inserção do tríceps.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2016 - QUESTÃO 15 - ANULADA

QUESTÃO 16
ENADE 2016: Durante o planejamento para os Jogos Olímpicos Rio 2016, o fisiologista responsável pela preparação dos maratonistas alemães alertou os treinadores da equipe sobre as previsões do tempo no dia da competição. Após realizar uma pesquisa detalhada das condições climáticas do Rio de Janeiro nos últimos dez anos, ele verificou grande probabilidade de a competição ocorrer em condições de altas temperaturas e elevada umidade relativa do ar.

Com base na situação descrita e no conhecimento científico sobre respostas fisiológicas do organismo durante o exercício em ambientes quentes e úmidos, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A despeito da eficiência dos mecanismos termorreguladores dos atletas de alto nível, as condições ambientais previstas para o dia de competição devem ser motivo de preocupação dos treinadores.

PORQUE

II. O trabalho muscular intenso durante o exercício em ambientes quentes e úmidos pode causar hipertermia, contra a qual  o principal mecanismo de proteção é a evaporação do suor, que poderá ser insuficiente para regular a temperatura corporal devido à umidade alta.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


QUESTÃO 17 
ENADE 2016: O sedentarismo na adolescência aumenta a incidência de doenças cardiovasculares na vida adulta, sendo a prática de exercícios físicos aeróbios indicada para o combate das doenças hipocinéticas, desde que orientadas por profissionais da área de Educação Física.
AMERICAN COLLEGE OF SPORTS MEDICINE. Diretrizes do ACSM
para os testes de esforço e sua prescrição. 9 ed. Rio de Janeiro:
Guanabara-Koogan; 2014 (adaptado).

Caracteriza-se como efeito do treinamento aeróbio em adolescentes

A) a elevação da frequência cardíaca de repouso.

B) a redução do consumo de oxigênio máximo (VO2 máximo).

C) a redução da velocidade de corrida no início do acúmulo de lactato.

D) o aumento do recrutamento das fibras musculares tipo II, o que pode causar hiperplasia ou hipertrofia mitocondrial.

E) o aumento da diferença entre a frequência cardíaca máxima e a frequência cardíaca de repouso.


QUESTÃO 18
ENADE 2016: A prática de exercícios físicos regulares, a qualidade da dieta e o uso correto de medicação sob prescrição médica são condições para a melhoria da qualidade de vida de indivíduos diabéticos e hipertensos.

Considerando uma atuação multiprofissional e a intervenção do profissional de educação física na prescrição e no controle dos programas de exercícios físicos para pessoas com essas características, avalie as afirmações a seguir.

I. O profissional de educação física deve prescrever exercícios resistidos e aeróbios, no máximo, três vezes por semana, com duração de 60 minutos, de acordo com Colégio Americano de Medicina do Esporte para diabéticos e hipertensos.

II. O profissional de educação física deve proceder à anamnese dos indivíduos, considerar suas condições clínicas e prescrever-lhes exercícios físicos com base nas informações obtidas e de acordo com as limitações de cada um, relatadas pelo médico da equipe multiprofissional.

III. O profissional de educação física deverá acompanhar a execução do programa de exercícios físicos prescrito pelo médico a esses pacientes, respeitando as condições clínicas de cada indivíduo.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) II, apenas.

C) I e III, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.


QUESTÃO 19
ENADE 2016: O cotidiano dos projetos sociais sobre esporte e lazer revela grupos de participantes que se identificam com as atividades que lá se desenvolvem e, assim, se tornam assíduos e trazem amigos e parentes para delas participarem.

Por outro lado, há pessoas avessas a atividades em grupo, assim como há, também, os pequenos grupos que não gostam de conviver com grandes grupos. Normalmente, essas pessoas e esses grupos têm alguma característica que os deixa desconfortáveis.

Por vezes, sentem-se discriminados, porque estão fora do padrão corporal, por causa da cor da pele, dos cabelos, por sua preferência sexual ou por outras razões que os excluem. Quando alguém os convence a participar de projetos sociais, chegam tarde, saem cedo e, não raro, abandonam as atividades após algumas semanas.
GOELLNER. S. V. et al. Gênero e Raça: inclusão no esporte e lazer.
Porto Alegre: UFRGS, 2009 (adaptado).

Nesse contexto, o profissional da educação física contribui para combater as discriminações de gênero e raça/etnia quando

A) identifica, denuncia e desqualifica os estereótipos culturalmente construídos, que controlam e imobilizam papéis e funções específicas para homens e mulheres, para brancos, pardos, negros e índios.

B) amplia o acesso às atividades de esporte e lazer pelos grupos socialmente desfavorecidos e trabalha com cada grupo separadamente, para evitar conflitos.

C) dissemina conceitos, comportamentos e atitudes que evidenciam as diferenças culturais entre os sujeitos, julgando-as e comparando-as.

D) discute e impõe a redução das resistências contra a injustiça e a desigualdade de gênero, de orientação sexual e de raça/etnia, uma vez que essa é a forma de superação desse preconceito.

E) proporciona à comunidade que participa das atividades de esporte e lazer um atendimento que revela as diferenças entre as pessoas e determina o espaço de cada um no grupo comunitário.


ENADE 2016 - QUESTÃO 20 - ANULADA

QUESTÃO 21
ENADE 2016: Um profissional de Educação Física que atua em uma academia de musculação recebe um adolescente para iniciar treinamento com exercícios resistidos. O adolescente, que utiliza uma prótese na articulação do joelho esquerdo, explica ao profissional que sofreu um acidente de carro há 18 meses e, por complicações vasculares, foi necessária a amputação. Há três meses, o adolescente faz uso de uma prótese, que ainda está em ajustes.

Considerando que um dos princípios éticos e morais do profissional de Educação Física é a oferta do acesso à prática de exercícios físicos a todos, independentemente das características que o indivíduo apresente, avalie as afirmações a seguir.

I. Diante de uma amputação transtibial, é necessário observar a presença de edemas e neuromas.

II. O profissional deve atentar-se para possíveis compensações na marcha do aluno durante a execução dos movimentos.

III. A cautela na prescrição de exercícios de força para o membro amputado é necessária, mas, para o membro não comprometido, tais cuidados são dispensáveis.

IV. O profissional deve prescrever exercícios que aumentem a estabilidade do sujeito na marcha, priorizando o fortalecimento da musculatura do quadril.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.

B) II e IV.

C) III e IV.

D) I, II e III.

E) I, II e IV.


QUESTÃO 22
ENADE 2016: A atenção às desigualdades sociais e aos problemas nas diversas comunidades periféricas do Brasil tornaram-se mais visíveis nos últimos anos nos meios de comunicação, o que abriu uma grande oportunidade para o surgimento de inúmeros projetos sociais que, de uma forma geral, objetivam minimizar problemas por meio de atividades esportivas.

Considerando esse contexto, avalie as afirmações a seguir.

I. Para que os projetos sociais em educação física, esporte e lazer obtenham êxito e cumpram seu papel transformador nas comunidades consideradas vulneráveis, é necessário que sejam desenvolvidos com a supervisão do governo.

II. A implantação de projetos de educação física, esporte e lazer, de caráter social, deve ser considerada na elaboração de políticas públicas em áreas de vulnerabilidade social.

III. A visão reducionista das comunidades socialmente vulneráveis favorece a existência de programas sociais que encontram na educação física, no esporte e no lazer o remédio para as mazelas da sociedade.

É correto o que se afirma em

A) II, apenas.

B) III, apenas.

C) I e II, apenas.

D) I e III, apenas.

E) I, II e III.


QUESTÃO 23
ENADE 2016: Pode-se classificar em dois os tipos de motivação que auxiliam no diagnóstico de interesse de uma pessoa em participar de atividades físicas e esportivas: a intrínseca e a extrínseca.

Considerando essa informação e possíveis respostas de pessoas acerca da própria motivação para o esporte, avalie quais das afirmações a seguir evidenciam a motivação instrínseca.

I. “Aprecio o reconhecimento social que as vitórias no esporte proporcionam”.

II. “Valorizo a superação de meus limites físicos durante a prática da modalidade”. 

III. “Sinto que a cada vitória no esporte, maior é a confiança em novas competições”. 

IV. “Atribuo o sucesso esportivo ao desenvolvimento das relações e da coesão da equipe”.

São exemplos de motivação intrínseca apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) II e III.

C) III e IV.

D) I, II e IV.

E) I, III e IV.


QUESTÃO 24
ENADE 2016: Um profissional de educação física foi contratado para ensinar voleibol a crianças de 9 e 10 anos de idade em um clube social de sua cidade. Na primeira semana de aula, verificou que a turma era heterogênea em relação ao nível de aprendizagem motora. Para otimizar o processo de ensino-aprendizagem, o professor agrupou os alunos conforme o nível de aprendizagem, aplicando o modelo clássico proposto por Fitts e Posner, de acordo com o qual o processo de aprendizagem ocorre em três fases distintas. O professor utilizou as características comportamentais dos alunos nas aulas para classificá-los, considerando as fases de aprendizagem, nos seguintes grupos:

• grupo 1 (fase associativa): crianças que apresentavam movimentos descoordenados, sem eficiência, sem fluência e que requeriam muita atenção na execução das atividades;

• grupo 2 (fase cognitiva): crianças que demonstravam padrão motor mais estável, que cometiam erros moderados e apresentavam desempenho relativamente consistente;

 grupo 3 (fase autônoma): crianças que apresentavam elevado nível de precisão e eram capazes de detectar e corrigir os próprios erros.
FITTS, P. M.; POSNER, M. I. Human performance. Belmont, CA: Brooks/Cole, 1967 (adaptado).

Considerando o caso descrito e as fases da aprendizagem motora, avalie as afirmações a seguir.

I. Os alunos do grupo 1 foram classificados adequadamente porque apresentavam características típicas da fase inicial de aprendizagem motora, denominada de associativa.

II. Os alunos do grupo 2 foram classificados corretamente porque demonstraram comportamentos da fase cognitiva, que representa a fase intermediária de aprendizagem motora.

III. Os alunos do grupo 3 foram classificados apropriadamente porque as características descritas ocorrem no estágio avançado de aprendizagem, chamado de autônomo.

É correto o que se afirma em

A) II, apenas.

B) III, apenas.

C) I e II, apenas.

D) I e III, apenas.

E) I, II e III.


QUESTÃO 25
ENADE 2016: A prática esportiva pode ser um importante meio de proteção à saúde mental na infância e na adolescência, mas a busca exacerbada por resultados a curto prazo tem levado profissionais do esporte a adotar práticas pedagógicas com ênfase na especialização esportiva precoce. Esses procedimentos podem causar transtornos emocionais que prejudiquem a saúde mental de jovens esportistas.

Considerando esse contexto, para evitar a especialização precoce e garantir os benefícios da prática esportiva à saúde mental de crianças e adolescentes, o profissional de educação física deve

A) garantir que eles não vivenciem frustrações, tristezas e chateações durante a prática esportiva.

B) utilizar métodos adequados para o aprimoramento técnico e tático desse público durante a etapa de iniciação esportiva.

C) organizar competições esportivas que enfatizem a aprendizagem e lhes proporcionem experiências prazerosas.

D) avaliar a personalidade, o nível de autoestima, a percepção de competência, a motivação e a autorregulação dos alunos durante sua formação esportiva.

E) acompanhar, por meio de aplicações de escalas e entrevistas, a saúde mental das crianças e adolecentes com o objetivo de evitar transtornos emocionais advindos de competições esportivas.


QUESTÃO 26
ENADE 2016: Uma pessoa com paralisia cerebral procurou um clube esportivo para iniciar a prática de uma modalidade paralímpica em alta performance com vistas à sua participação nas próximas Paralímpiadas.

Nessa situação, que modalidade esportiva paralímpica que essa pessoa poderia praticar oficialmente junto ao Comitê Paralímpico Brasileiro?

A) Bocha paralímpica.

B) Voleibol sentado.

C) Futebol 5.

D) Golbol.

E) Judô.


QUESTÃO 27
ENADE 2016: Ao longo da adolescência, o ser humano passa por um processo de maturação em que se observam alterações no organismo e, consequentemente, na própria prática motora. Tal maturação permite que o jovem seja capaz de desenvolver exercícios de maior duração em baixa/média intensidade até o início da idade adulta. A maturação biológica promove o aumento da capacidade aeróbia ao longo da adolescência, por isso, é difícil identificar o que é resultado de treinamento e o que é efeito da maturação sobre a potência aeróbia do adolescente. A potência aeróbia, representada pelo Consumo de Oxigênio Máximo (VO2 máximo), é a máxima capacidade do organismo de determinado indivíduo em absorver, transportar e utilizar oxigênio para a produção energética.
GOBBI, S.; VILLAR, R.; ZAGO, A. S. Bases teórico-práticas do condicionamento físico. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 2005 (adaptado).

A partir dessas informações, relativas às variáveis que, necessariamente, alteram o VO2 máximo por meio da maturação na adolescência, avalie as afirmações a seguir.

I. As mudanças na composição corporal devem ser consideradas pelo profissional de educação física.

II. O profissional de educação física deve considerar a variação morfológica do sistema cardiorrespiratório.

III. A economia de movimento em esforço físico é uma variável imprescindível à prescrição de exercícios para um adolescente.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) III, apenas.

C) I e II, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.


QUESTÃO 28
ENADE 2016: Integram uma equipe multiprofissional que trabalha em um asilo com idosos institucionalizados, uma profissional de educação física, um enfermeiro, uma nutricionista, dois médicos, dois fisioterapeutas e uma terapeuta ocupacional.

Na reunião semanal da equipe, os integrantes discutem sobre a mobilidade e a aptidão física dos idosos e a profissional de educação física explica que, ao longo da vida, o organismo humano apresenta um nível de aptidão física que, normalmente, aumenta até a metade da quarta década de vida e, depois, segue em declínio. Ela apresenta, então, o gráfico a seguir, que mostra o resultado de uma coleta de dados sobre o nível de força muscular ao longo da vida como um dos componentes da aptidão física, aferido por meio de dinamômetro de pressão manual, em pessoas fisicamente ativas de ambos os gêneros.

enade

Considerando as informações apresentadas e a perspectiva básica de trabalho do profissional de Educação Física que atua com idosos e integra a equipe multiprofissional, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Com o avanço da idade, o declínio do nível de força muscular ocorre de forma mais acentuada após os 30 anos.

PORQUE

II. Ao envelhecer, as pessoas deixam de praticar exercícios físicos com volumes e intensidades eficazes para impedir o declínio da força muscular.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


QUESTÃO 29

enade

ENADE 2016: Com base na imagem apresentada, assinale a opção em que se apresentam corretamente o nome do aparelho utilizado nessa competição de ginástica artística e a medida cinética que se pode realizar no momento de aterrissagem do ginasta com uma plataforma de força colocada logo abaixo da área de proteção.

A) Mesa; Velocidade.

B) Mesa; Tempo de reação.

C) Cavalo; Velocidade de reação.

D) Mesa; Força de reação do solo.

E) Cavalo; Velocidade de deslocamento.


QUESTÃO 30
ENADE 2016: Na tabela a seguir é apresentada uma análise detalhada de três marcas nos 100 metros rasos do velocista jamaicano Usain Bolt.

enade

Considerando os dados apresentados na tabela, avalie as afirmações a seguir.

I. Se Usain Bolt igualasse suas melhores marcas das três competições em cada trecho da prova nas Olimpíadas, ele concluiria a prova com tempo abaixo de 9,53 s. 

II. A velocidade de reação foi o fator determinante para que Usain Bolt alcançasse sua melhor marca.

III. A desaceleração de Usain Bolt nos últimos 20 metros nas provas pode ser explicada pela redução na capacidade de produzir energia pela via anaeróbia lática.

IV. Usain Bolt alcançou a velocidade máxima de corrida nas três competições no trecho compreendido entre 20 e 40 metros.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) I e IV.

C) II e III.

D) I, III e IV.

E) II, III e IV.


QUESTÃO 31
ENADE 2016: A biomecânica utiliza como métodos de medição de seus parâmetros quantitativos a cinemetria, a eletromiografia, a dinamometria e a antropometria. A cinemetria é um método de medição cinemática que busca, a partir da aquisição de imagens da execução do movimento, observar o comportamento de variáveis dependentes, tais como: velocidade, deslocamento, posição e orientação do corpo e de suas partes.
SANTOS, S. S.; GUIMARÃES, F. J. S. P. Avaliação biomecânica de atletas
paraolímpicos brasileiros. Rev. Bras. Med.Esporte,
v. 8, n. 3, 2002 (adaptado).

Considerando a definição acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A cinemetria é um componente relevante da biomecânica para o estudo dos movimentos corporais em atletas paralímpicos, por oferecer informações precisas sobre quais músculos são recrutados em cada movimento, sobre a atividade muscular durante o movimento, a intensidade e a duração do recrutamento muscular.

PORQUE

II. O esporte paralímpico caracteriza-se pela alta performance física e técnica de seus praticantes e pela busca do máximo desempenho possível em cada uma das modalidades.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


QUESTÃO 32
ENADE 2016: Ao analisar o planejamento pedagógico das modalidades Karatê e Judô de uma escola de esportes, o coordenador esportivo que supervisiona a equipe de professores verificou que, nas turmas de 6 a 10 anos, o processo de ensino-aprendizagem era voltado prioritariamente para o aprimoramento das técnicas que fazem parte dessas modalidades através de programas essencialmente especializados. 

Com base nessa situação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O coordenador esportivo deverá convocar uma reunião com os professores da equipe para discutir o processo de ensino-aprendizagem dos alunos e propor a reestruturação do planejamento pedagógico das referidas modalidades.

PORQUE

II. As crianças submetidas precocemente a treinamentos especializados podem vir a apresentar transtornos psicológicos, lesões e esgotamento prematuro.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


QUESTÃO 33
ENADE 2016: O profissional de educação física que atua na área de ginástica artística em um clube tem como finalidade o aperfeiçoamento do exercício denominado parada de mãos, também conhecido como parada de dois apoios, pelos praticantes sob sua orientação.

Considerando o objetivo desse professor, para executar esse exercício, o praticante deve

A) manter o seu corpo na postura grupada invertida.

B) manter o seu corpo na postura carpada invertida.

C) apresentar agilidade e equilíbrio para realizar a postura carpada.

D) manter o seu corpo na postura estendida invertida.

E) passar, respectivamente, pelas posturas carpada, grupada e estendida.


QUESTÃO 34
ENADE 2016: Um professor de voleibol introduziu recentemente em suas aulas da categoria mirim, composta por crianças com 13 anos de idade, treinamentos específicos para aprendizagem do saque por cima. Entretanto, os jovens atletas vêm apresentando muitas dificuldades na assimilação do padrão geral do fundamento e dificuldade na identificação dos próprios erros.

Considerando os diferentes fatores que influenciam a aprendizagem motora, avalie as afirmações a seguir, a respeito das estratégias que podem contribuir para o processo de ensino-aprendizagem do saque  por cima.

I. O professor deve realizar várias demonstrações do saque por cima durante as atividades propostas nas aulas, para favorecer a formação da imagem representativa do padrão geral do movimento.

II. Realizar a correção do movimentos toda vez que a criança executar um saque errado é uma estratégia a ser usada pelo professor para fortalecer o desenvolvimento dos mecanismos de detecção e correção do erro pelas crianças.

III. Nas fases iniciais de aprendizagem, o professor deve estruturar a prática variando parâmetros, como a direção e a força aplicada à bola, visando facilitar a assimilação do mecanismo do saque pelas crianças.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) II, apenas.

C) I e III, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.


QUESTÃO 35
ENADE 2016: Nos últimos anos alguns autores brasileiros têm defendido a adoção da TGFU (teaching games for understanding, ensinando o jogo pela compreensão). Segundo essa proposta pedagógica o processo ensino-aprendizagem do jogo esportivo deve ocorrer de forma contextualizada, em ambiente que estimule o aprendiz a compreender a lógica do jogo antes do gesto técnico. Para isso, é proposta a realização de jogos reduzidos, com a diminuição do número de jogadores, do tempo de jogo e do espaço a ser utilizado. Entretanto, é importante que se mantenha no jogo uma estrutura tática semelhante à construída para o jogo formal.
BOLONHINI, S. Z.; PAES, R. R. A proposta pedagógica do teaching games for understanding: reflexões sobre a iniciação esportiva.
Pensar a Prática, Goiânia, v.12, n. 2, p.1-9, 2009 (adaptado).

Considerando as características do TGFU, avalie as afirmações a seguir.

I. A vivência de jogos variados estimula a diversificação das habilidades, a criatividade e a busca por múltiplas formas de solucionar problemas.

II. O jogo esportivo coletivo favorece a aprendizagem de forma significativa, a partir da integração entre as dimensões sociais, culturais, físicas e emocionais.

III. O profissional deve elaborar estratégias que possibilitem a dedicação de tempo para a repetição e o aprimoramento do gesto técnico, ainda que esteja desvinculado do contexto do jogo formal.

IV. As estratégias de ensino, segundo essa proposta pedagógica, devem oferecer oportunidade para que os participantes dialoguem e reflitam sobre as metodologias empregadas e o desempenho obtido.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.

B) II e III.

C) II e IV.

D) I, II e IV.

E) I, III e IV.

COMENTÁRIOS

Nome

administração,11,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,7,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,289,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,58,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,213,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,522,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,6,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,351,eleicoes,1,enade,403,enare,1,encceja,44,enem,97,enfermagem,21,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,352,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,9,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,3,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,3,gestão da qualidade,1,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão de recursos humanos,1,gestão financeira,4,gestao hospitalar,4,gestão pública,2,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,161,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,4,procurador,2,professor,18,pronatec,3,prouni,5,prova da cebraspe,1,prova da ebserh,1,prova de enfermagem,1,provas,1460,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,13,provas cnu,23,provas concurso,305,provas da univesp,2,provas enade,402,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,37,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,13,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,5,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,3,provas nível médio,26,provas nível superior,158,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,10,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,12,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,2,psicologia,38,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,176,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,120,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2891,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,884,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,900,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,249,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,96,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,10411,questão de conhecimento específico,20,questão de conhecimento geral,30,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3986,questão de direito administrativo,325,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,296,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,157,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,382,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,920,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1757,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,135,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2279,questão de informática,242,questão de inglês,1872,questão de jornalismo,252,questão de legislação,361,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,125,questão de matemática,4488,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2810,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5396,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,467,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,264,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,129,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,160,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,135,questão de vestibular,30072,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,642,questão do enade,8902,questão do enare,50,questão do encceja,1141,questão do enem,3642,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,886,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,224,questão gastronomia,80,questão gestao comercial,80,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,81,questão gestão pública,79,questão gestão recursos humanos,25,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,130,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão processos gerenciais,27,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em comércio exterior,27,questão tecnologia em design de interiores,27,questão tecnologia em design de moda,27,questão tecnologia em design gráfico,27,questão tecnologia em logística,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em marketing,26,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,81,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,62495,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,4,religiao,5,resumo,5,revalida,65,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,6,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em comércio exterior,1,tecnologia em design de interiores,1,tecnologia em design de moda,1,tecnologia em design gráfico,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,tecnologia em logística,1,tecnologia em marketing,1,teologia,2,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,7,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,943,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova de Educação Física ENADE 2016 com Gabarito
Prova de Educação Física ENADE 2016 com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhWLIIXvdh1YV33oqbffzW4te_RKdc_nMXvuybt63Bxu8DghhsDKTUVvMmuE1snF57ixkjo8n_EhXqYYKyWFzjh8YJ28uYNa50q5nFsNYgtfAwZh64A2YGH1adJ0_Poaw_nxi6qWFmgtMA/s16000/enade-indagacao.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhWLIIXvdh1YV33oqbffzW4te_RKdc_nMXvuybt63Bxu8DghhsDKTUVvMmuE1snF57ixkjo8n_EhXqYYKyWFzjh8YJ28uYNa50q5nFsNYgtfAwZh64A2YGH1adJ0_Poaw_nxi6qWFmgtMA/s72-c/enade-indagacao.png
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2021/08/prova-de-educacao-fisica-enade-2016-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2021/08/prova-de-educacao-fisica-enade-2016-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo