Prova de Educação Física ENADE 2016 com Gabarito QUESTÃO 09 ENADE 2016: A arte da prescrição do exercício é a integração bem-sucedida ...
Prova de Educação Física ENADE 2016 com Gabarito
QUESTÃO 09
ENADE 2016: A arte da prescrição do exercício é a integração bem-sucedida da ciência do exercício com as técnicas comportamentais que resultam na adesão, a longo prazo, ao programa e na obtenção dos objetivos dos indivíduos. O amparo científico na prescrição do exercício permite que profissionais de educação física consigam otimizar a relação quantidade-qualidade na construção de uma sessão de treino. Para isso, é importante conhecer e entender os princípios do treinamento esportivo.
AMERICAN COLLEGE SPORT MEDICINE. Guidelines for exercise
testing and prescription. 9 ed. Baltimore: Lippincott Williams &
Wilkins, 2013 (adaptado).
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. De acordo com o princípio da individualidade biológica, cada indivíduo possui características únicas e específicas.
PORQUE
II. A prescrição de exercício individual deve levar em consideração aspectos como idade, sexo, história de atividade física e nível de atividade física da pessoa.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 10
ENADE 2016: Periodização é o planejamento do tempo disponível para o treinamento, de acordo com os objetivos intermediários estabelecidos, respeitando-se os princípios científicos do treinamento desportivo. O modelo tradicional de periodização do treinamento foi proposto e estabelecido na década de 1950, com fundamento na teoria da síndrome da adaptação geral, e é referência entre os treinadores até os dias de hoje. Esse modelo, caracterizado pela variação ondulante das cargas de treinamento, divide-se em períodos: de preparação, de competição e de transição.
DANTAS, E. H. M. et al. Adequabilidade dos principais modelos de
periodização do treinamento esportivo. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Porto Alegre, v. 33, n. 2, p. 483-494, jun. 2011 (adaptado).
Tendo o texto como referência e considerando a relação entre as etapas da preparação física e o desempenho competitivo, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A variação ondulante das cargas é importante para a adequação do volume e da intensidade do programa de treinamento, de acordo com o período de preparação do atleta.
PORQUE
II. Cada um dos períodos do modelo tradicional de periodização do treinamento, requer um dimensionamento específico da carga de treinamento para que o atleta atinja o pico de performance no período de preparação.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 11
ENADE 2016: Observa-se, entre os praticantes de treinamento de força recreacional que têm como principal objetivo melhorar a aparência física, um aumento crescente no uso de recursos ergogênicos, como, por exemplo, esteroides anabolizantes e suplementos alimentares.
Considerando esse contexto, avalie as afirmações a seguir.
I. Em casos específicos e, desde que avalie as condições do indivíduo, o profissional de educação física poderá prescrever dietas e recursos ergogênicos.
II. Os esteroides anabolizantes são utilizados em esportes de força/potência para promover o aumento da síntese proteica e, consequentemente, aumento da massa e da força muscular.
III. O uso de esteroides anabolizantes em baixa dosagem garante a preservação da saúde do indivíduo.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 12
ENADE 2016: O envelhecimento, caracterizado por um processo dinâmico, contínuo, progressivo e pelo declínio das funcionalidades dos sistemas corporais, tem como umas de suas consequências a redução da massa muscular, que leva ao declínio da força muscular. O conjunto dessas manifestações foi denominado de fragilidade física do idoso. Os programas de exercícios físicos para idosos podem colaborar na redução ou inibição da evolução desse quadro clínico.
FRIED, L. P.; TANGEN, C. M.; WALTSON, J., et al. Frailty in Older Adults:
Evidence for a phenotype. Journal of Gerontology.
v. 56A, n. 3, p. 146-156, 2001 (adaptado).
Considerando os programas de exercícios físicos para idosos como uma das alternativas para a melhora do quadro de fragilidade desse público, avalie as afirmações a seguir.
I. Dada a complexidade clínica do quadro de fragilidade do idoso, é muito importante que cada caso seja discutido e tratado por uma equipe multidisciplinar composta por médico, nutricionista, fisioterapeuta e profissional de educação física.
II. Exames complementares solicitados pelo médico como, por exemplo, dosagens hormonais e densitometria óssea, auxiliam o profissional de educação física a determinar a intensidade e o volume do treinamento.
III. Avaliações da composição corporal e da força muscular são determinantes e suficientes para o sucesso de programas de exercícios físicos para idosos frágeis.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas
E) I, II e III.
QUESTÃO 13
ENADE 2016: Ao receber atletas de judô para a temporada detreinamento após um período longo de férias, um preparador físico, profissional de educação física, resolveu avaliar cada um dos três tipos de força muscular dos atletas — a força de potência, a força de resistência e a força máxima. Para tanto, elaborou um cronograma em que, no primeiro dia, seria realizado o teste de força de potência, no segundo o teste de força de resistência e, no terceiro, o teste de força máxima.
Nesse contexto, para aferição dos três tipos de força (de potência, de resistência e máxima), os testes que devem ser eleitos pelo preparador físico, são, respectivamente
A) teste de uma repetição máxima, teste de salto vertical e teste de barra estático.
B) teste de salto horizontal, teste de barra estático e teste de dinamometria estático.
C) teste de arremesso de medicine ball, teste de salto horizontal e teste de uma repetição máxima.
D) teste dinâmico de um minuto em apoio de solo, teste dinâmico de um minuto em abdominais e teste de uma repetição máxima.
E) teste dinâmico de um minuto em força abdominal, teste dinâmico de um minuto em barra e teste dinâmico de um minuto em apoio de solo.
QUESTÃO 14
ENADE 2016: A figura a seguir ilustra um exercício de extensão de cotovelos realizado em equipamento de musculação conhecido como pulley.
A respeito do exercício demonstrado na figura, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O exercício representado na figura baseia-se no sistema de alavancas classificado como interfixa, indicado para trabalhar o tríceps braquial.
PORQUE
II. Nesse exercício, a resistência do movimento ocorre de baixo para cima nas mãos do executante, o eixo de rotação é representado pelo cotovelo, e a força, pelo ponto de inserção do tríceps.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
ENADE 2016 - QUESTÃO 15 - ANULADA
QUESTÃO 16
ENADE 2016: Durante o planejamento para os Jogos Olímpicos Rio 2016, o fisiologista responsável pela preparação dos maratonistas alemães alertou os treinadores da equipe sobre as previsões do tempo no dia da competição. Após realizar uma pesquisa detalhada das condições climáticas do Rio de Janeiro nos últimos dez anos, ele verificou grande probabilidade de a competição ocorrer em condições de altas temperaturas e elevada umidade relativa do ar.
Com base na situação descrita e no conhecimento científico sobre respostas fisiológicas do organismo durante o exercício em ambientes quentes e úmidos, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A despeito da eficiência dos mecanismos termorreguladores dos atletas de alto nível, as condições ambientais previstas para o dia de competição devem ser motivo de preocupação dos treinadores.
PORQUE
II. O trabalho muscular intenso durante o exercício em ambientes quentes e úmidos pode causar hipertermia, contra a qual o principal mecanismo de proteção é a evaporação do suor, que poderá ser insuficiente para regular a temperatura corporal devido à umidade alta.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 17
ENADE 2016: O sedentarismo na adolescência aumenta a incidência de doenças cardiovasculares na vida adulta, sendo a prática de exercícios físicos aeróbios indicada para o combate das doenças hipocinéticas, desde que orientadas por profissionais da área de Educação Física.
AMERICAN COLLEGE OF SPORTS MEDICINE. Diretrizes do ACSM
para os testes de esforço e sua prescrição. 9 ed. Rio de Janeiro:
Guanabara-Koogan; 2014 (adaptado).
Caracteriza-se como efeito do treinamento aeróbio em adolescentes
A) a elevação da frequência cardíaca de repouso.
B) a redução do consumo de oxigênio máximo (VO2 máximo).
C) a redução da velocidade de corrida no início do acúmulo de lactato.
D) o aumento do recrutamento das fibras musculares tipo II, o que pode causar hiperplasia ou hipertrofia mitocondrial.
E) o aumento da diferença entre a frequência cardíaca máxima e a frequência cardíaca de repouso.
QUESTÃO 18
ENADE 2016: A prática de exercícios físicos regulares, a qualidade da dieta e o uso correto de medicação sob prescrição médica são condições para a melhoria da qualidade de vida de indivíduos diabéticos e hipertensos.
Considerando uma atuação multiprofissional e a intervenção do profissional de educação física na prescrição e no controle dos programas de exercícios físicos para pessoas com essas características, avalie as afirmações a seguir.
I. O profissional de educação física deve prescrever exercícios resistidos e aeróbios, no máximo, três vezes por semana, com duração de 60 minutos, de acordo com Colégio Americano de Medicina do Esporte para diabéticos e hipertensos.
II. O profissional de educação física deve proceder à anamnese dos indivíduos, considerar suas condições clínicas e prescrever-lhes exercícios físicos com base nas informações obtidas e de acordo com as limitações de cada um, relatadas pelo médico da equipe multiprofissional.
III. O profissional de educação física deverá acompanhar a execução do programa de exercícios físicos prescrito pelo médico a esses pacientes, respeitando as condições clínicas de cada indivíduo.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 19
ENADE 2016: O cotidiano dos projetos sociais sobre esporte e lazer revela grupos de participantes que se identificam com as atividades que lá se desenvolvem e, assim, se tornam assíduos e trazem amigos e parentes para delas participarem.
Por outro lado, há pessoas avessas a atividades em grupo, assim como há, também, os pequenos grupos que não gostam de conviver com grandes grupos. Normalmente, essas pessoas e esses grupos têm alguma característica que os deixa desconfortáveis.
Por vezes, sentem-se discriminados, porque estão fora do padrão corporal, por causa da cor da pele, dos cabelos, por sua preferência sexual ou por outras razões que os excluem. Quando alguém os convence a participar de projetos sociais, chegam tarde, saem cedo e, não raro, abandonam as atividades após algumas semanas.
GOELLNER. S. V. et al. Gênero e Raça: inclusão no esporte e lazer.
Porto Alegre: UFRGS, 2009 (adaptado).
Nesse contexto, o profissional da educação física contribui para combater as discriminações de gênero e raça/etnia quando
A) identifica, denuncia e desqualifica os estereótipos culturalmente construídos, que controlam e imobilizam papéis e funções específicas para homens e mulheres, para brancos, pardos, negros e índios.
B) amplia o acesso às atividades de esporte e lazer pelos grupos socialmente desfavorecidos e trabalha com cada grupo separadamente, para evitar conflitos.
C) dissemina conceitos, comportamentos e atitudes que evidenciam as diferenças culturais entre os sujeitos, julgando-as e comparando-as.
D) discute e impõe a redução das resistências contra a injustiça e a desigualdade de gênero, de orientação sexual e de raça/etnia, uma vez que essa é a forma de superação desse preconceito.
E) proporciona à comunidade que participa das atividades de esporte e lazer um atendimento que revela as diferenças entre as pessoas e determina o espaço de cada um no grupo comunitário.
ENADE 2016 - QUESTÃO 20 - ANULADA
QUESTÃO 21
ENADE 2016: Um profissional de Educação Física que atua em uma academia de musculação recebe um adolescente para iniciar treinamento com exercícios resistidos. O adolescente, que utiliza uma prótese na articulação do joelho esquerdo, explica ao profissional que sofreu um acidente de carro há 18 meses e, por complicações vasculares, foi necessária a amputação. Há três meses, o adolescente faz uso de uma prótese, que ainda está em ajustes.
Considerando que um dos princípios éticos e morais do profissional de Educação Física é a oferta do acesso à prática de exercícios físicos a todos, independentemente das características que o indivíduo apresente, avalie as afirmações a seguir.
I. Diante de uma amputação transtibial, é necessário observar a presença de edemas e neuromas.
II. O profissional deve atentar-se para possíveis compensações na marcha do aluno durante a execução dos movimentos.
III. A cautela na prescrição de exercícios de força para o membro amputado é necessária, mas, para o membro não comprometido, tais cuidados são dispensáveis.
IV. O profissional deve prescrever exercícios que aumentem a estabilidade do sujeito na marcha, priorizando o fortalecimento da musculatura do quadril.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e III.
B) II e IV.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) I, II e IV.
QUESTÃO 22
ENADE 2016: A atenção às desigualdades sociais e aos problemas nas diversas comunidades periféricas do Brasil tornaram-se mais visíveis nos últimos anos nos meios de comunicação, o que abriu uma grande oportunidade para o surgimento de inúmeros projetos sociais que, de uma forma geral, objetivam minimizar problemas por meio de atividades esportivas.
Considerando esse contexto, avalie as afirmações a seguir.
I. Para que os projetos sociais em educação física, esporte e lazer obtenham êxito e cumpram seu papel transformador nas comunidades consideradas vulneráveis, é necessário que sejam desenvolvidos com a supervisão do governo.
II. A implantação de projetos de educação física, esporte e lazer, de caráter social, deve ser considerada na elaboração de políticas públicas em áreas de vulnerabilidade social.
III. A visão reducionista das comunidades socialmente vulneráveis favorece a existência de programas sociais que encontram na educação física, no esporte e no lazer o remédio para as mazelas da sociedade.
É correto o que se afirma em
A) II, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 23
ENADE 2016: Pode-se classificar em dois os tipos de motivação que auxiliam no diagnóstico de interesse de uma pessoa em participar de atividades físicas e esportivas: a intrínseca e a extrínseca.
Considerando essa informação e possíveis respostas de pessoas acerca da própria motivação para o esporte, avalie quais das afirmações a seguir evidenciam a motivação instrínseca.
I. “Aprecio o reconhecimento social que as vitórias no esporte proporcionam”.
II. “Valorizo a superação de meus limites físicos durante a prática da modalidade”.
III. “Sinto que a cada vitória no esporte, maior é a confiança em novas competições”.
IV. “Atribuo o sucesso esportivo ao desenvolvimento das relações e da coesão da equipe”.
São exemplos de motivação intrínseca apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) II e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) I, III e IV.
QUESTÃO 24
ENADE 2016: Um profissional de educação física foi contratado para ensinar voleibol a crianças de 9 e 10 anos de idade em um clube social de sua cidade. Na primeira semana de aula, verificou que a turma era heterogênea em relação ao nível de aprendizagem motora. Para otimizar o processo de ensino-aprendizagem, o professor agrupou os alunos conforme o nível de aprendizagem, aplicando o modelo clássico proposto por Fitts e Posner, de acordo com o qual o processo de aprendizagem ocorre em três fases distintas. O professor utilizou as características comportamentais dos alunos nas aulas para classificá-los, considerando as fases de aprendizagem, nos seguintes grupos:
• grupo 1 (fase associativa): crianças que apresentavam movimentos descoordenados, sem eficiência, sem fluência e que requeriam muita atenção na execução das atividades;
• grupo 2 (fase cognitiva): crianças que demonstravam padrão motor mais estável, que cometiam erros moderados e apresentavam desempenho relativamente consistente;
• grupo 3 (fase autônoma): crianças que apresentavam elevado nível de precisão e eram capazes de detectar e corrigir os próprios erros.
FITTS, P. M.; POSNER, M. I. Human performance. Belmont, CA: Brooks/Cole, 1967 (adaptado).
Considerando o caso descrito e as fases da aprendizagem motora, avalie as afirmações a seguir.
I. Os alunos do grupo 1 foram classificados adequadamente porque apresentavam características típicas da fase inicial de aprendizagem motora, denominada de associativa.
II. Os alunos do grupo 2 foram classificados corretamente porque demonstraram comportamentos da fase cognitiva, que representa a fase intermediária de aprendizagem motora.
III. Os alunos do grupo 3 foram classificados apropriadamente porque as características descritas ocorrem no estágio avançado de aprendizagem, chamado de autônomo.
É correto o que se afirma em
A) II, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 25
ENADE 2016: A prática esportiva pode ser um importante meio de proteção à saúde mental na infância e na adolescência, mas a busca exacerbada por resultados a curto prazo tem levado profissionais do esporte a adotar práticas pedagógicas com ênfase na especialização esportiva precoce. Esses procedimentos podem causar transtornos emocionais que prejudiquem a saúde mental de jovens esportistas.
Considerando esse contexto, para evitar a especialização precoce e garantir os benefícios da prática esportiva à saúde mental de crianças e adolescentes, o profissional de educação física deve
A) garantir que eles não vivenciem frustrações, tristezas e chateações durante a prática esportiva.
B) utilizar métodos adequados para o aprimoramento técnico e tático desse público durante a etapa de iniciação esportiva.
C) organizar competições esportivas que enfatizem a aprendizagem e lhes proporcionem experiências prazerosas.
D) avaliar a personalidade, o nível de autoestima, a percepção de competência, a motivação e a autorregulação dos alunos durante sua formação esportiva.
E) acompanhar, por meio de aplicações de escalas e entrevistas, a saúde mental das crianças e adolecentes com o objetivo de evitar transtornos emocionais advindos de competições esportivas.
QUESTÃO 26
ENADE 2016: Uma pessoa com paralisia cerebral procurou um clube esportivo para iniciar a prática de uma modalidade paralímpica em alta performance com vistas à sua participação nas próximas Paralímpiadas.
Nessa situação, que modalidade esportiva paralímpica que essa pessoa poderia praticar oficialmente junto ao Comitê Paralímpico Brasileiro?
A) Bocha paralímpica.
B) Voleibol sentado.
C) Futebol 5.
D) Golbol.
E) Judô.
QUESTÃO 27
ENADE 2016: Ao longo da adolescência, o ser humano passa por um processo de maturação em que se observam alterações no organismo e, consequentemente, na própria prática motora. Tal maturação permite que o jovem seja capaz de desenvolver exercícios de maior duração em baixa/média intensidade até o início da idade adulta. A maturação biológica promove o aumento da capacidade aeróbia ao longo da adolescência, por isso, é difícil identificar o que é resultado de treinamento e o que é efeito da maturação sobre a potência aeróbia do adolescente. A potência aeróbia, representada pelo Consumo de Oxigênio Máximo (VO2 máximo), é a máxima capacidade do organismo de determinado indivíduo em absorver, transportar e utilizar oxigênio para a produção energética.
GOBBI, S.; VILLAR, R.; ZAGO, A. S. Bases teórico-práticas do condicionamento físico. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 2005 (adaptado).
A partir dessas informações, relativas às variáveis que, necessariamente, alteram o VO2 máximo por meio da maturação na adolescência, avalie as afirmações a seguir.
I. As mudanças na composição corporal devem ser consideradas pelo profissional de educação física.
II. O profissional de educação física deve considerar a variação morfológica do sistema cardiorrespiratório.
III. A economia de movimento em esforço físico é uma variável imprescindível à prescrição de exercícios para um adolescente.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 28
ENADE 2016: Integram uma equipe multiprofissional que trabalha em um asilo com idosos institucionalizados, uma profissional de educação física, um enfermeiro, uma nutricionista, dois médicos, dois fisioterapeutas e uma terapeuta ocupacional.
Na reunião semanal da equipe, os integrantes discutem sobre a mobilidade e a aptidão física dos idosos e a profissional de educação física explica que, ao longo da vida, o organismo humano apresenta um nível de aptidão física que, normalmente, aumenta até a metade da quarta década de vida e, depois, segue em declínio. Ela apresenta, então, o gráfico a seguir, que mostra o resultado de uma coleta de dados sobre o nível de força muscular ao longo da vida como um dos componentes da aptidão física, aferido por meio de dinamômetro de pressão manual, em pessoas fisicamente ativas de ambos os gêneros.
Considerando as informações apresentadas e a perspectiva básica de trabalho do profissional de Educação Física que atua com idosos e integra a equipe multiprofissional, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Com o avanço da idade, o declínio do nível de força muscular ocorre de forma mais acentuada após os 30 anos.
PORQUE
II. Ao envelhecer, as pessoas deixam de praticar exercícios físicos com volumes e intensidades eficazes para impedir o declínio da força muscular.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 29
ENADE 2016: Com base na imagem apresentada, assinale a opção em que se apresentam corretamente o nome do aparelho utilizado nessa competição de ginástica artística e a medida cinética que se pode realizar no momento de aterrissagem do ginasta com uma plataforma de força colocada logo abaixo da área de proteção.
A) Mesa; Velocidade.
B) Mesa; Tempo de reação.
C) Cavalo; Velocidade de reação.
D) Mesa; Força de reação do solo.
E) Cavalo; Velocidade de deslocamento.
QUESTÃO 30
ENADE 2016: Na tabela a seguir é apresentada uma análise detalhada de três marcas nos 100 metros rasos do velocista jamaicano Usain Bolt.
Considerando os dados apresentados na tabela, avalie as afirmações a seguir.
I. Se Usain Bolt igualasse suas melhores marcas das três competições em cada trecho da prova nas Olimpíadas, ele concluiria a prova com tempo abaixo de 9,53 s.
II. A velocidade de reação foi o fator determinante para que Usain Bolt alcançasse sua melhor marca.
III. A desaceleração de Usain Bolt nos últimos 20 metros nas provas pode ser explicada pela redução na capacidade de produzir energia pela via anaeróbia lática.
IV. Usain Bolt alcançou a velocidade máxima de corrida nas três competições no trecho compreendido entre 20 e 40 metros.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.
QUESTÃO 31
ENADE 2016: A biomecânica utiliza como métodos de medição de seus parâmetros quantitativos a cinemetria, a eletromiografia, a dinamometria e a antropometria. A cinemetria é um método de medição cinemática que busca, a partir da aquisição de imagens da execução do movimento, observar o comportamento de variáveis dependentes, tais como: velocidade, deslocamento, posição e orientação do corpo e de suas partes.
SANTOS, S. S.; GUIMARÃES, F. J. S. P. Avaliação biomecânica de atletas
paraolímpicos brasileiros. Rev. Bras. Med.Esporte,
v. 8, n. 3, 2002 (adaptado).
Considerando a definição acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A cinemetria é um componente relevante da biomecânica para o estudo dos movimentos corporais em atletas paralímpicos, por oferecer informações precisas sobre quais músculos são recrutados em cada movimento, sobre a atividade muscular durante o movimento, a intensidade e a duração do recrutamento muscular.
PORQUE
II. O esporte paralímpico caracteriza-se pela alta performance física e técnica de seus praticantes e pela busca do máximo desempenho possível em cada uma das modalidades.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 32
ENADE 2016: Ao analisar o planejamento pedagógico das modalidades Karatê e Judô de uma escola de esportes, o coordenador esportivo que supervisiona a equipe de professores verificou que, nas turmas de 6 a 10 anos, o processo de ensino-aprendizagem era voltado prioritariamente para o aprimoramento das técnicas que fazem parte dessas modalidades através de programas essencialmente especializados.
Com base nessa situação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O coordenador esportivo deverá convocar uma reunião com os professores da equipe para discutir o processo de ensino-aprendizagem dos alunos e propor a reestruturação do planejamento pedagógico das referidas modalidades.
PORQUE
II. As crianças submetidas precocemente a treinamentos especializados podem vir a apresentar transtornos psicológicos, lesões e esgotamento prematuro.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 33
ENADE 2016: O profissional de educação física que atua na área de ginástica artística em um clube tem como finalidade o aperfeiçoamento do exercício denominado parada de mãos, também conhecido como parada de dois apoios, pelos praticantes sob sua orientação.
Considerando o objetivo desse professor, para executar esse exercício, o praticante deve
A) manter o seu corpo na postura grupada invertida.
B) manter o seu corpo na postura carpada invertida.
C) apresentar agilidade e equilíbrio para realizar a postura carpada.
D) manter o seu corpo na postura estendida invertida.
E) passar, respectivamente, pelas posturas carpada, grupada e estendida.
QUESTÃO 34
ENADE 2016: Um professor de voleibol introduziu recentemente em suas aulas da categoria mirim, composta por crianças com 13 anos de idade, treinamentos específicos para aprendizagem do saque por cima. Entretanto, os jovens atletas vêm apresentando muitas dificuldades na assimilação do padrão geral do fundamento e dificuldade na identificação dos próprios erros.
Considerando os diferentes fatores que influenciam a aprendizagem motora, avalie as afirmações a seguir, a respeito das estratégias que podem contribuir para o processo de ensino-aprendizagem do saque por cima.
I. O professor deve realizar várias demonstrações do saque por cima durante as atividades propostas nas aulas, para favorecer a formação da imagem representativa do padrão geral do movimento.
II. Realizar a correção do movimentos toda vez que a criança executar um saque errado é uma estratégia a ser usada pelo professor para fortalecer o desenvolvimento dos mecanismos de detecção e correção do erro pelas crianças.
III. Nas fases iniciais de aprendizagem, o professor deve estruturar a prática variando parâmetros, como a direção e a força aplicada à bola, visando facilitar a assimilação do mecanismo do saque pelas crianças.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 35
ENADE 2016: Nos últimos anos alguns autores brasileiros têm defendido a adoção da TGFU (teaching games for understanding, ensinando o jogo pela compreensão). Segundo essa proposta pedagógica o processo ensino-aprendizagem do jogo esportivo deve ocorrer de forma contextualizada, em ambiente que estimule o aprendiz a compreender a lógica do jogo antes do gesto técnico. Para isso, é proposta a realização de jogos reduzidos, com a diminuição do número de jogadores, do tempo de jogo e do espaço a ser utilizado. Entretanto, é importante que se mantenha no jogo uma estrutura tática semelhante à construída para o jogo formal.
BOLONHINI, S. Z.; PAES, R. R. A proposta pedagógica do teaching games for understanding: reflexões sobre a iniciação esportiva.
Pensar a Prática, Goiânia, v.12, n. 2, p.1-9, 2009 (adaptado).
Considerando as características do TGFU, avalie as afirmações a seguir.
I. A vivência de jogos variados estimula a diversificação das habilidades, a criatividade e a busca por múltiplas formas de solucionar problemas.
II. O jogo esportivo coletivo favorece a aprendizagem de forma significativa, a partir da integração entre as dimensões sociais, culturais, físicas e emocionais.
III. O profissional deve elaborar estratégias que possibilitem a dedicação de tempo para a repetição e o aprimoramento do gesto técnico, ainda que esteja desvinculado do contexto do jogo formal.
IV. As estratégias de ensino, segundo essa proposta pedagógica, devem oferecer oportunidade para que os participantes dialoguem e reflitam sobre as metodologias empregadas e o desempenho obtido.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e III.
B) II e III.
C) II e IV.
D) I, II e IV.
E) I, III e IV.
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