Prova de Física ENADE 2011 com Gabarito OBS: As questões objetivas de 01 a 08 estão disponível...
Prova de Física ENADE 2011 com Gabarito
OBS: As questões objetivas de 01 a 08 estão disponível na
prova de Formação Geral que você pode acessar
clicando neste link. As questões discursivas não foram disponibilizadas com padrão de
resposta.
ENADE 2011 - QUESTÃO 09
A maior parte dos tsunamis é gerada devido ao movimento relativo das placas tectônicas em um oceano. Esse movimento origina uma perturbação na superfície livre da água que se propaga em todas as direções para longe do local de geração sob a forma de ondas. Em oceano aberto, onde a profundidade média é de 4 km, os tsunamis têm comprimento de onda da ordem de 200 km e velocidades superiores a 700 km/h.
Quando um tsunami atinge a costa, a profundidade do oceano diminui, e, em consequência, a sua velocidade de propagação decresce, assim como seu comprimento de onda. Suponha que aqui se aplica o modelo de ondas rasas, em que a velocidade da onda é proporcional à raíz quadrada da profundidade em que a onda se encontra.
Analisando-se os dados apresentados na fi gura, o valor do comprimento de onda para uma profundidade de 5 m é aproximadamente igual a
A) 2,1 km.
B) 4,1 km.
C) 5,3 km.
D) 7,5 km.
E) 8,4 km.
ENADE 2011 - QUESTÃO 10
Para estimar a frequência de um forno microondas, foi preparada uma placa de isopor do tamanho do forno coberta com papel toalha umedecido. Em seguida, com papel termossensível como aqueles utilizados em fax, o conjunto foi colocado no forno utilizando um suporte para não girar por alguns segundos.
A figura apresenta as regiões escuras e claras formadas no papel termossensível. A régua na figura tem o comprimento de 20 cm.
Supondo que as ondas eletromagnéticas no interior do forno sejam todas estacionárias e que a régua está colocada em uma posição onde há claros representando os vales dessas ondas, qual a frequência estimada?
A) 0,3 MHz.
B) 15,0 MHz.
C) 30,0 MHz.
D) 1,5 GHz.
E) 3,0 GHz.
ENADE 2011 - QUESTÃO 11
Ao final do século XIX, alguns físicos pensavam que a Física estava praticamente completa. Lord Kelvin chegou a recomendar que os jovens não se dedicassem à Física, pois só faltavam alguns poucos detalhes de interesse, como, por exemplo, o refinamento de medidas.
No entanto, ele mencionou que havia “duas pequenas nuvens” no horizonte da Física. Essas pequenas nuvens se tornariam grandes tempestades, pois a interpretação desses dois fenômenos levaria a uma reformulação da nossa visão de mundo, até então dominada pelo sucesso da mecânica newtoniana.
Essas “pequenas nuvens” mencionadas por Kelvin ao final do século XIX eram
A) os resultados do experimento de Compton e a assimetria nas equações de Maxwell para a Eletricidade e o Magnetismo.
B) as dificuldades em explicar a distribuição de energia na radiação de um corpo aquecido e o princípio da complementaridade.
C) os resultados negativos do experimento de Michelson e Morley e a assimetria nas equações de Maxwell para a Eletricidade e o Magnetismo.
D) os resultados negativos do experimento de Michelson e Morley e as dificuldades em explicar a distribuição de energia na radiação de um corpo aquecido.
E) as dificuldades em explicar a distribuição de energia na radiação de um corpo aquecido e a assimetria nas equações de Maxwell para a Eletricidade e o Magnetismo.
ENADE 2011 - QUESTÃO 12
As usinas termelétricas geram eletricidade a partir de turbinas movidas a vapor. O ciclo de Rankine é um ciclo termodinâmico ideal que pode ser utilizado para modelar, de forma simplificada, uma usina termelétrica.
A figura abaixo mostra de forma esquemática os elementos básicos de um ciclo de Rankine simples ideal.
Considerando que algumas usinas termelétricas que utilizam turbinas a vapor podem ser encontradas próximas a grandes reservatórios de água, como rios e lagos, analise as seguintes afirmações.
I. O ciclo de Rankine simples mostrado na figura não prevê a reutilização da energia que é rejeitada no condensador e, por isso, tem rendimento comparável ao de um ciclo de Carnot que opera entre as mesmas temperaturas.
II. Historicamente, a instalação de algumas usinas próximas a grandes rios se dá devido à necessidade de remover calor do ciclo, por intermédio da transferência de calor que ocorre no condensador, porém, com implicações ao meio ambiente.
III. Em usinas que utilizam combustíveis fósseis, o vapor gerado na caldeira é contaminado pelos gases da combustão e não é reaproveitado no ciclo, sendo mais econômico rejeitá-lo, causando impacto ambiental.
IV. Entre as termelétricas, as usinas nucleares são as únicas que não causam impacto ambiental, exceto pela necessidade de se armazenar o lixo nuclear gerado.
É correto apenas o que se afirma em
A) I.
B) II.
C) I e III.
D) II e IV.
E) II, III e IV.
ENADE 2011 - QUESTÃO 13
Em um experimento de eletromagnetismo, os terminais de um solenoide são conectados aos de uma lâmpada formando um circuito fechado, colocado próximo a um ímã. Podemos movimentar tanto o ímã quanto o solenoide e, como resultado dessa ação, observa-se variação da luminosidade da lâmpada.
Simulador Laboratório de Eletromagnetismo de Faraday. Disponível em:
< http://phet.colorado.edu/pt_BR/get-phet/one-at-a-time>. Acesso em: 23 de ago 2011.
Com base nessa situação, avalie as seguintes afi rmações.
I. A luminosidade da lâmpada será tanto maior quanto maior for a velocidade do ímã, correspondendo a uma maior variação do fl uxo magnético através do circuito.
II. A corrente induzida devido ao movimento do ímã em relação ao solenoide pode ser explicada pela força de Lorentz sobre os elétrons livres da espira.
III. O ato de empurrar o ímã na direção do solenoide produz uma corrente induzida no solenoide cujo campo magnético atrai o ímã.
É correto o que se afi rma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2011 - QUESTÃO 14
Quando a radiação eletromagnética interage com a matéria, pode ocorrer a transferência da energia do fóton, ou de parte dela, para as partículas que compõem o meio material. Alguns dos principais tipos de interação da radiação eletromagnética com a matéria são: efeito fotoelétrico; espalhamento Compton e produção de pares, que se diferenciam entre si pelas características do meio material; energia do fóton incidente; energia transferida e situação do fóton após a interação (absorção total ou espalhamento com perda de energia do fóton).
Entre os mecanismos de interação da radiação eletromagnética com a matéria, o efeito fotoelétrico ocorre
A) quando o fóton incidente interage com o núcleo atômico do átomo do material atenuador, cedendo toda a sua energia e originando um par de partículas.
B) quando o fóton incidente é totalmente absorvido por um elétron livre de um metal e este é ejetado do material.
C) quando o fóton de raios X ou gama é desviado por um elétron das camadas mais externas, transferindo a esse elétron parte de sua energia.
D) mais predominantemente quando a energia do fóton incidente é muito maior que a energia transferida às partículas produzidas na interação.
E) independentemente da energia do fóton incidente e do número atômico do meio.
ENADE 2011 - QUESTÃO 15
Com o objetivo de estudar o comportamento da resistência elétrica dos materiais em função da temperatura e da iluminação, realizou-se experimentos de medidas de resistência elétrica utilizando-se um ohmímetro, como descrito a seguir.
1. As pontas de prova do ohmímetro foram ligadas a um filamento de tungstênio de uma lâmpada, cujo bulbo foi retirado. Em seguida, o filamento foi aquecido até tornar-se incandescente, passando a emitir luz (Figura I).
2. As pontas de prova do ohmímetro foram ligadas a um LDR (Light Dependent Resistor) feito do semicondutor sulfeto de cádmio (CdS). Em seguida, o LDR foi iluminado com uma lâmpada incandescente (Figura II).
Com base no experimento descrito, analise as seguintes afirmações.
I. O ohmímetro indicará alteração na resistência elétrica do fi lamento e do LDR .
II. A resistência do filamento diminui devido ao aquecimento e à consequente redução das vibrações da rede cristalina do metal.
III. O ohmímetro indica uma redução da resistência do LDR, resultante do aumento da população de elétrons livres na banda de condução.
IV. A resistência do LDR diminui devido à diminuição da largura da banda proibida do material semicondutor.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) I e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.
ENADE 2011 - QUESTÃO 16
Em um experimento, dois projéteis de mesma massa, um de metal e o outro de borracha, são disparados, sucessivamente, com a mesma velocidade e atingem um grande bloco de madeira no mesmo local, em colisão frontal.
Verifica-se que o corpo metálico fica encrustado no bloco, fazendo-o inclinar ao atingi-lo. O objeto de borracha ricocheteia no bloco, retornando com aproximadamente a mesma velocidade e o faz tombar.
Com base nessas informações, analise as seguintes asserções.
Ao ricochetear, a bala de borracha é mais efetiva em derrubar o bloco de madeira.
PORQUE
Na colisão elástica entre a bala de borracha e o bloco de madeira, o impulso transmitido ao bloco é, aproximadamente, duas vezes maior que o impulso resultante da colisão inelástica entre o projétil de metal e o bloco de madeira.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
D) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
E) As duas asserções são proposições falsas.
ENADE 2011 - QUESTÃO 17
Os modelos mais precisos de sistemas físicos são não lineares. Exemplo disso é o sistema de um pêndulo simples, definido como uma partícula de massa m (desprezível), suspenso por um fio inextensível de comprimento L, cuja equação diferencial que descreve o movimento do pêndulo é
A resolução da equação é simplificada por linearização (em função da amplitude), resultando em
Isso ocorre quando se supõe 0 igual a aproximadamente
A) 0 rad.
B) π/6 rad.
C) π/4 rad.
D) π/3 rad.
E) π/2 rad.
ENADE 2011 - QUESTÃO 18 - ANULADA
ENADE 2011 - QUESTÃO 19
A segunda lei da termodinâmica pode ser usada para avaliar propostas de construção de equipamentos e verificar se o projeto é factível, ou seja, se é realmente possível de ser construído. Considere a situação em que um inventor alega ter desenvolvido um equipamento que trabalha segundo o ciclo termodinâmico de potência mostrado na figura.
O equipamento retira 800 kJ de energia, na forma de calor, de um dado local que se encontra na temperatura de 1000 K, desenvolve uma dada quantidade líquida de trabalho para a elevação de um peso e descarta 300 kJ de energia, na forma de calor, para outro local que se encontra a 500 K de temperatura. A efi ciência térmica do ciclo é dada pela equação fornecida.
Nessa situação, a alegação do inventor é
A) correta, pois a eficiência de seu equipamento é de 50% e é menor do que a eficiência teórica máxima.
B) incorreta, pois a eficiência de seu equipamento é de 50% e é maior do que a eficiência teórica máxima.
C) correta, pois a eficiência de seu equipamento é de 62,5% e é menor do que a eficiência teórica máxima.
D) incorreta, pois a eficiência de seu equipamento é de 62,5% e é maior do que a eficiência teórica máxima.
E) incorreta, pois a eficiência de seu equipamento é de 62,5% e é menor do que a eficiência teórica máxima.
ENADE 2011 - QUESTÃO 20
Uma partícula de carga q e massa m penetra em um campo magnético uniforme de intensidade B, de maneira que o ângulo entre o vetor velocidade da partícula e o vetor campo magnético é de rad. Represente por v o módulo da velocidade (constante) da partícula.
Nesse caso, o raio r e a frequência ciclotrônica f da trajetória helicoidal da partícula são dados, respectivamente, por
ENADE 2011 - QUESTÃO 21
A lei de resfriamento de Newton diz que a taxa de variação temporal da temperatura de um corpo em resfriamento é proporcional à diferença entre a temperatura do corpo T e a temperatura constante Tm do meio ambiente, isto é,
em que K é uma constante de proporcionalidade.
Com o auxílio dessas informações, analise a seguinte situação-problema:
Um bolo é retirado do forno à temperatura de 160 ºC. Transcorridos três minutos, a temperatura do bolo passa para 90 ºC. Com uma temperatura ambiente de 20 ºC determina-se o tempo necessário para que o bolo esteja a uma temperatura adequada para ser saboreado, ou seja, para atingir 25 ºC, após ser retirado do forno. Considerando ln(1/2) = -0,69 e ln(28) = 3,33, o tempo transcorrido desde a retirada do forno até atingir a temperatura ideal é de, aproximadamente,
A) 5,37 minutos.
B) 5,27 minutos
C) 7,17 minutos.
D) 10,57 minutos.
E) 14,47 minutos.
ENADE 2011 - QUESTÃO 22 - ANULADA
ENADE 2011 - QUESTÃO 23
Analise as afirmações abaixo acerca do modelo atômico de Bohr.
I. Valendo-se dos experimentos de Geiger e Marsden, Bohr modificou o modelo de Rutherford, por meio de postulados.
II. Bohr postulou que o elétron poderia mover-se em certas órbitas (estados estacionários) e que a emissão de radiação só ocorreria quando o elétron mudasse de um estado estacionário para outro.
III. O modelo de Bohr só fornecia uma descrição qualitativa, e não quantitativa, do átomo de hidrogênio.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2011 - QUESTÃO 24
Considere uma esfera de raio R carregada com uma densidade volumétrica de carga elétrica dada por g(r) = Ar², em que A é uma constante positiva e r é a coordenada radial.
Sabendo-se que o elemento de volume, em coordenadas esféricas, satisfaz a condição, dV = 4Πr²dr , então a carga total da esfera e o módulo do campo elétrico produzido pela esfera a uma distância b > R do centro da esfera são dados, respectivamente, por
ENADE 2011 - QUESTÃO 25
A respeito dos resultados experimentais, que culminaram com a descrição do efeito fotoelétrico por Einstein, avalie as afirmações a seguir.
I. A energia dos elétrons emitidos depende da intensidade da radiação incidente.
II. A energia dos elétrons emitidos é proporcional à frequência da radiação incidente.
III. O potencial de corte para um dado metal depende da intensidade da radiaçao incidente.
IV. O resultado da relação carga-massa (e/m) das partículas emitidas é o mesmo que para os elétrons associados aos raios catódicos.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) I e III.
C) II e IV.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.
ENADE 2011 - QUESTÃO 26
Na Sociologia da Educação, o currículo é considerado um mecanismo por meio do qual a escola define o plano educativo para a consecução do projeto global de educação de uma sociedade, realizando, assim, sua função social. Considerando o currículo na perspectiva crítica da Educação, avalie as afirmações a seguir.
I. O currículo é um fenômeno escolar que se desdobra em uma prática pedagógica expressa por determinações do contexto da escola.
II. O currículo reflete uma proposta educacional que inclui o estabelecimento da relação entre o ensino e a pesquisa, na perspectiva do desenvolvimento profissional docente.
III. O currículo é uma realidade objetiva que inviabiliza intervenções, uma vez que o conteúdo é condição lógica do ensino.
IV. O currículo é a expressão da harmonia de valores dominantes inerentes ao processo educativo.
É correto apenas o que se afirma em
A) I.
B) II.
C) I e III.
D) II e IV.
E) III e IV.
ENADE 2011 - QUESTÃO 27
O fazer docente pressupõe a realização de um conjunto de operações didáticas coordenadas entre si. São o planejamento, a direção do ensino e da aprendizagem e a avaliação, cada uma delas desdobradas em tarefas ou funções didáticas, mas que convergem para a realização do ensino propriamente dito.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2004, p. 72.
Considerando que, para desenvolver cada operação didática inerente ao ato de planejar, executar e avaliar, o professor precisa dominar certos conhecimentos didáticos, avalie quais afirmações abaixo se referem a conhecimentos e domínios esperados do professor.
I. Conhecimento dos conteúdos da disciplina que leciona, bem como capacidade de abordá-los de modo contextualizado.
II. Domínio das técnicas de elaboração de provas objetivas, por se configurarem instrumentos quantitativos precisos e fidedignos.
III. Domínio de diferentes métodos e procedimentos de ensino e capacidade de escolhê-los conforme a natureza dos temas a serem tratados e as características dos estudantes.
IV. Domínio do conteúdo do livro didático adotado, que deve conter todos os conteúdos a serem trabalhados durante o ano letivo.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) I e III.
C) II e III.
D) II e IV.
E) III e IV.
ENADE 2011 - QUESTÃO 28
Com base na projeção da população brasileira para o período 2010-2040 apresentada nos gráficos, avalie as seguintes asserções.
Constata-se a necessidade de construção, em larga escala, em nível nacional, de escolas especializadas na Educação de Jovens e Adultos, ao longo dos próximos 30 anos.
PORQUE
Haverá, nos próximos 30 anos, aumento populacional na faixa etária de 20 a 60 anos e decréscimo da população com idade entre 0 e 20 anos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
D) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
E) Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
ENADE 2011 - QUESTÃO 29
Na escola em que João é professor, existe um laboratório de informática, que é utilizado para os estudantes trabalharem conteúdos em diferentes disciplinas. Considere que João quer utilizar o laboratório para favorecer o processo ensinoaprendizagem, fazendo uso da abordagem da Pedagogia de Projetos.
Nesse caso, seu planejamento deve
A) ter como eixo temático uma problemática significativa para os estudantes, considerando as possibilidades tecnológicas existentes no laboratório.
B) relacionar os conteúdos previamente instituídos no início do período letivo e os que estão no banco de dados disponível nos computadores do laboratório de informática.
C) definir os conteúdos a serem trabalhados, utilizando a relação dos temas instituídos no Projeto Pedagógico da escola e o banco de dados disponível nos computadores do laboratório.
D) listar os conteúdos que deverão ser ministrados durante o semestre, considerando a sequência apresentada no livro didático e os programas disponíveis nos computadores do laboratório.
E) propor o estudo dos projetos que foram desenvolvidos pelo governo quanto ao uso de laboratórios de informática, relacionando o que consta no livro didático com as tecnologias existentes no laboratório.
ENADE 2011 - QUESTÃO 30
Muitas vezes, os próprios educadores, por incrível que pareça, também vítimas de uma formação alienante, não sabem o porquê daquilo que dão, não sabem o significado daquilo que ensinam e quando interrogados dão respostas evasivas: “é pré-requisito para as séries seguintes”, “cai no vestibular”, “hoje você não entende, mas daqui a dez anos vai entender”.
Muitos alunos acabam acreditando que aquilo que se aprende na escola não é para entender mesmo, que só entenderão quando forem adultos, ou seja, acabam se conformando com o ensino desprovido de sentido.
VASCONCELLOS, C. S. Construção do conhecimento em sala de aula.
13ª ed. São Paulo: Libertad, 2002, p. 27-8.
Correlacionando a tirinha de Mafalda e o texto de Vasconcellos, avalie as afirmações a seguir.
I. O processo de conhecimento deve ser refletido e encaminhado a partir da perspectiva de uma prática social.
II. Saber qual conhecimento deve ser ensinado nas escolas continua sendo uma questão nuclear para o processo pedagógico.
III. O processo de conhecimento deve possibilitar compreender, usufruir e transformar a realidade.
IV. A escola deve ensinar os conteúdos previstos na matriz curricular, mesmo que sejam desprovidos de significado e sentido para professores e alunos.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e III.
B) I e IV.
C) II e IV.
D) I, II e III.
E) II, III e IV.
ENADE 2011 - QUESTÃO 31
No Brasil, desde a década de 1980, principalmente, professores e pesquisadores da área de ensino de Ciências têm buscado diferentes abordagens epistemológicas e metodológicas visando contribuir para a melhoria do ensino nessa área, como, por exemplo, a exploração de concepções prévias dos estudantes. Na Física, especificamente no caso da mecânica newtoniana, pesquisas usando atividades que exploram concepções prévias indicam que os estudantes de Ensino Médio tendem dar explicações para situações envolvendo a relação entre força e movimento que remetem à concepção aristotélica.
Acerca do tema, considere um corpo lançado verticalmente para cima, no instante em que a altura não é a máxima. Com base nas informações do texto e usando a legenda abaixo, assinale a alternativa que mostra a representação correta da direção e sentido dos vetores força (F) e velocidade (v) no sistema, sob a óptica do estudante (considerada, nesta questão, aristotélica) (FA e vA) e da mecânica newtoniana (FN e vN), respectivamente. Despreze a resistência do ar.
ENADE 2011 - QUESTÃO 32
O tratamento de assuntos de Física Moderna e Contemporânea no currículo escolar do ensino médio sugerido em diversos documentos oficiais para essa etapa da escolaridade (Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio - PCN e PCN+) induziu, nos últimos anos, o aparecimento desses assuntos em obras didáticas voltadas para a Física Escolar, com a correspondente proposição de questões para os alunos resolverem. Alguns exemplos dessas questões, e que podem ser encontradas nessas obras didáticas, são apresentados a seguir.
1) Suponha que a massa de um pão de 50 g, em repouso, seja convertida em energia elétrica para acender uma lâmpada de 100 W. Quanto tempo essa lâmpada ficaria acesa?
2) Determine o comprimento de onda de um próton (m = 1,7 x 10-27 kg) com velocidade v = 5 x 107 m/s; faça o mesmo para um automóvel (m = 1000 kg) com velocidade v = 50 m/s.
3) Uma bola de futebol, de massa igual a 0,4 kg, atinge o gol com velocidade de 20 m/s. Qual a incerteza que se comete ao medir a posição dessa bola, supondo que a quantidade de movimento é determinada com uma incerteza de 5%?
Uma obra didática que inclua os exemplos listados acima
I. incorre em equívoco conceitual, tratado em diversos estudos presentes na literatura específica da área de pesquisa em Ensino de Física.
II. traz, para o tratamento de assuntos de Física Moderna, os mesmos equívocos, em termos metodológicos e curriculares, que já foram apontados em diversos estudos sobre o Ensino da Física.
III. exige apenas a utilização imediata de fórmulas matemáticas, reduzindo as aprendizagens possíveis a aspectos simplesmente memorísticos.
IV. não permite obter indicadores confiáveis de avaliação sobre a compreensão de aspectos conceituais próprios das elaborações teóricas da chamada Física Moderna.
É correto o que se afirma em
A) I e II, apenas.
B) I e IV, apenas.
C) II e III, apenas.
D) III e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.
ENADE 2011 - QUESTÃO 33
Do ponto de vista didático, há diversos pontos favoráveis à utilização adequada de elementos da História da Física em aulas na Educação Básica, indicados na literatura própria da área de pesquisa em Ensino de Física.
Entre eles, podem ser apontados os seguintes:
I. melhora e enriquece a compreensão dos conteúdos conceituais, na medida em que humaniza o processo de construção do conhecimento cientifico.
II. permite, durante o processo de ensino e de aprendizagem, a contextualização proposta em orientações curriculares oficiais, no que tange aos aspectos presentes no contexto original de produção do conhecimento cientifico.
III. é sempre produtivo, pois, mesmo quando apenas ressalta a genialidade de certos personagens, serve para motivar os alunos a se tornarem futuros cientistas.
IV. garante melhor aprendizagem dos conteúdos conceituais, visto que os alunos acabam manifestando concepções prévias iguais às já encontradas na própria História da Física.
É correto apenas o que se afirma em
A) I.
B) IV.
C) I e II.
D) II e III.
E) III e IV
ENADE 2011 - QUESTÃO 34
A produção do conhecimento escolar crítico requer que a teoria anunciada na forma conceitual se transforme em ações no contexto de vida do aluno para alcançar uma visão crítica que move o seu agir no mundo para superar a visão fragmentada da realidade.
FAVERI, J. E. Filosofia da educação: o ensino da filosofia na perspectiva
freireana. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2011, p. 44.
Na perspectiva das ideias do fragmento de texto acima, analise as seguintes asserções.
A concepção crítica de conteúdo fundamenta-se na relação entre o saber cotidiano do estudante, suas condições existenciais e o saber metódico já produzido. O produto dessa relação constitui sínteses qualitativamente melhoradas.
PORQUE
Pela reflexão crítica da realidade presente, o estudante busca organizar um novo saber na forma de teorias explicativas que identificam contradições e buscam sua superação com posturas concretas renovadas diante do seu contexto de vida.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
C) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
D) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
E) Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
ENADE 2011 - QUESTÃO 35
Em 2007, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) criou o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que busca reunir, em um só indicador, dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações.
O IDEB é calculado a partir de dois componentes: taxa de rendimento escolar (aprovação) e médias de desempenho nos exames padronizados aplicados pelo INEP. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente pelo INEP. As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil (para IDEBs de escolas e municípios) e do SAEB (no caso dos IDEBs dos estados e nacional).
A fórmula geral do IDEB é dada por: IDEBji = Nji × Pji; em que i = ano do exame (SAEB e Prova Brasil) e do Censo Escolar; Nji = média da proficiência em Língua Portuguesa e Matemática, padronizada para um indicador entre 0 e 10, dos alunos da unidade j, obtida em determinada edição do exame realizado ao final da etapa de ensino; Pji = indicador de rendimento baseado na taxa de aprovação da etapa de ensino dos alunos da unidade j;
O IDEB é usado como ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) para a Educação Básica. O PDE estabelece como meta que, em 2022, o IDEB do Brasil seja 6,0 — média que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável à dos países desenvolvidos.
Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/web/portal-ideb/portal-ideb>. Acesso em: 30 set. 2011 (com adaptações).
A tabela a seguir apresenta dados hipotéticos das escolas, X, Y e Z.
I. Em 2009, as Escolas X e Z alcançaram IDEB acima da média estabelecida pelo PDE para o Brasil.
II. No triênio 2007-2009, a Escola Y foi a que apresentou maior crescimento no valor do IDEB.
III. Se for mantida para os próximos anos a taxa de crescimento do IDEB apresentada no triênio 2007-2009, a Escola Y conseguirá atingir a meta estabelecida pelo PDE para o Brasil em 2012.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2011 - QUESTÃO 36 - ANULADA
ENADE 2011 - QUESTÃO 37
Sistemas descritos por osciladores estão presentes na vida cotidiana nas mais variadas formas, dos cristais de nossos relógios digitais até os antigos relógios de pêndulos e circuitos de rádios. Os osciladores do tipo harmônicos amortecidos obedecem a uma equação do tipo
Suponha que, ao resolver um problema de um oscilador harmônico amortecido e solucionar a equação correspondente, um estudante obteve três soluções possíveis, representadas pelas curvas A, B e C na Figura I.
Na situação descrita, o estudante
A) estava correto na solução do problema, pois as três curvas representam, de fato, soluções da equação.
B) estava parcialmente correto na solução do problema, pois apenas as curvas A e B representam, de fato, soluções da equação.
C) estava parcialmente correto na solução do problema, pois apenas as curvas A e C representam, de fato, soluções da equação.
D) estava parcialmente correto na solução do problema, pois apenas as curvas B e C representam, de fato, soluções da equação.
E) cometeu um erro ao resolver o problema, pois nenhuma das três curvas representa uma solução da equação.
ENADE 2011 - QUESTÃO 38
A Lei de Biot-Savart, dada por
pode ser utilizada para calcular o campo magnético gerado no centro de um anel de raio r, percorrido por uma corrente i.
Suponha que um disco fino de material não-condutor e de raio R possui uma carga q uniformemente distribuída ao longo de sua superfície. O disco gira em torno do seu eixo com velocidade angular constante . Nessa situação, a expressão algébrica que fornece o módulo do campo magnético no centro do disco é
ENADE 2011 - QUESTÃO 39
Avalie as seguintes afirmações envolvendo as origens e fundamentos da Física Quântica.
I. A explicação do efeito Compton baseia-se unicamente nas Leis de Newton.
II. O ato de fazer uma medida não influencia o sistema.
III. O modelo de Bohr consegue prever raios de órbitas e energia relacionadas a essas órbitas para elétrons em átomos do tipo hidrogenóides (1 elétron e número qualquer de prótons no núcleo)
IV. O corpo negro é assim chamado por não emitir nenhuma radiação.
V. As hipóteses de Louis de Broglie foram verificadas diretamente por meio da observação de padrões de interferência com feixes de elétrons.
Está correto apenas o que se afirma em
A) I e III.
B) II e IV.
C) III e V.
D) I, II e IV.
E) III, IV e V.
ENADE 2011 - QUESTÃO 40
A distribuição de Maxwell-Boltzmann unidimensional determina a probabilidade de encontrar uma partícula de gás monoatômico ideal com velocidade entre v e v+dv. Essa distribuição é dada por
em que m = massa da partícula, k = constante de Boltzmann, T = temperatura do sistema.
Considerando uma partícula de gás monoatômico ideal, é correto afirmar que sua velocidade média e a probabilidade de se encontrar essa partícula com velocidade positiva são dadas, respectivamente, por
ENADE 2011 - QUESTÃO 41
Avalie as seguintes proposições no contexto da Teoria da Relatividade Restrita.
I. A magnitude da velocidade da luz independe do movimento relativo entre a fonte emissora e o observador.
II. Eventos simultâneos em um referencial S serão sempre simultâneos em outro referencial S’, que se move com velocidade constante em relação a S.
III. As leis da física dependem do referencial inercial adotado, já que, pela Teoria da Relatividade, tudo é relativo.
É correto apenas o que se afirma em
A) I.
B) II.
C) III.
D) I e II.
E) II e III.
ENADE 2011 - QUESTÃO 42
Devido à competição entre forças atrativas e repulsivas, os núcleos são sistemas com uma estabilidade extremamente delicada. É interessante analisar as formas dos potenciais entre os nucleons. Sabendo que o núcleo atômico tem dimensão finita, observe os gráficos a seguir.
Os potenciais de interação em função da distância entre os nucleons para interações nêutron-nêutron, próton-próton e nêutron-próton, estão melhor representados, respectivamente, nos grafi cos
A) I, II e II.
B) I, V e I.
C) III, II e V.
D) IV, II e III.
E) IV, III e IV.
ENADE 2011 - QUESTÃO 43
Em 1896, Pieter Zeeman mostrou que um forte campo magnético amplia, e até duplica, a raia amarela intensa emitida por vapores de sódio, revelando um fenômeno geral de desdobramento das raias, o efeito Zeeman.
Lorentz encontrou então, uma explicação para esse fenômeno: a luz é emitida por partículas em movimento no seio dos átomos e o campo magnético perturba este movimento.
As partículas em questão têm uma carga negativa e a relação da sua carga com a sua massa revelou-se duas mil vezes mais elevada do que Lorentz esperava. O efeito Zeeman foi, no século XX, uma das vias de acesso privilegiadas à estrutura dos átomos.
LA COTARDIÈRE, P. História das Ciências. Editora Texto e Grafia, p. 77, 2011.
Sabendo que um estado atômico é caracterizado pelo número quântico de momento angular j = 2 , conclui-se que o número de linhas do espectro de emissão desse átomo devido ao efeito Zeeman é igual a
A) 2.
B) 3.
C) 4.
D) 5.
E) 6.
ENADE 2011 - QUESTÃO 44
Considere uma carga pontual q imersa em um meio dielétrico, de constante dielétrica K. Os vetores campos elétrico, E, o vetor deslocamento elétrico, D, e o vetor polarização, P, são calculados e constata-se que, nesse caso, o campo elétrico encontra-se reduzido, quando comparado ao caso do vácuo. Isso se deve à carga de polarização QP, que aparece por causa do meio dielétrico, cujo módulo é dado por
ENADE 2011 - QUESTÃO 45 - ANULADA
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