Prova de Fisioterapia ENADE 2016 com Gabarito ENADE 2016 - QUESTÃO 09 Uma criança com 6 meses de idade, com diagnóstico de mielomeningo...
Prova de Fisioterapia ENADE 2016 com Gabarito
ENADE 2016 - QUESTÃO 09
Uma criança com 6 meses de idade, com diagnóstico de mielomeningocele, apresentou, ao exame físico, paraparesia dos membros inferiores. A criança não permanece sedestação; em decúbito dorsal, mantém-se em postura de abandono; em decúbito ventral, apresenta capacidade de se posicionar sobre os cotovelos e elevar a cabeça por cerca de 5 segundos, não apresenta capacidade de locomoção nessa posição. Verificou-se que a criança é carregada no colo a maior parte do tempo, ou permanece na cama em decúbito dorsal.
Com base nessa situação, avalie as afirmações a seguir, acerca de orientações a serem dadas pelo fisioterapeuta à cuidadora da criança, para o atingimento de objetivos a curto prazo.
I. Quando a criança estiver em decúbito dorsal, deve ser colocada uma fralda em oito nos joelhos, para prevenir a rotação externa de quadril e evitar luxação ou subluxação de quadril.
II. Deve ser utilizado HKAFO (órtese quadriljoelho-tornozelo-pé) para colocar a criança em bipedestação e, assim, evitar desmineralização óssea.
III. A criança deve ser estimulada a acompanhar objetos com a cabeça, quando em decúbito ventral, para desenvolver controle da cervical e da cintura escapular.
IV. A criança deve ser estimulada a ficar sentada sem apoio, a pegar objetos acima da cabeça e a engatinhar, para ganho de controle de tronco.
É correto o que se afirma em
A) II, apenas.
B) I e III, apenas.
C) II e IV, apenas.
D) I, III e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.
GABARITO. B) I e III, apenas.
ENADE 2016 - QUESTÃO 10
Um homem com 56 anos de idade, com diagnóstico de Parkinson há 1 ano e meio, apresentou, na avaliação fisioterapêutica, grau 1 de acometimento pela escala de Hoehn e Yahr, com tremor de repouso na mão e no pé esquerdos nos momentos em que o paciente está nervoso ou cansado. O paciente relata que consegue realizar suas atividades cotidianas, não apresenta comprometimento axial, nem alterações musculoesqueléticas.
Considerando essa situação, avalie as afirmações a seguir, a respeito da conduta do fisioterapeuta.
I. O posicionamento do paciente no leito deve ser orientado a fim de reduzir a espasticidade provocada pela síndrome piramidal.
II. O paciente deve ser orientado a realizar rotação de tronco pela manhã, antes de se levantar, na posição sentada e, ao longo do dia, em pé, a fim de melhorar a mobilidade e prevenir a rigidez do tronco.
III. O paciente deve ser orientado sobre os sintomas comuns na evolução dessa doença, que são dismetria, tremor de movimento, disdiadococinesia e nistagmo.
IV. Devem ser oferecidas estratégias que envolvam ritmos e/ou música para que o paciente realize compasso rítmico, a fim de evitar episódios de congelamento.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II e IV, apenas.
C) III e IV, apenas.
D) I, II e III, apenas.
E) I, II, III e IV.
GABARITO. B) II e IV, apenas.
ENADE 2016 - QUESTÃO 11
Um jovem com 19 anos de idade, vítima de acidente automobilístico, apresenta fratura da quinta e sexta vértebras cervicais e lesão medular em segmento C6 com classificação ASIA A. Durante assistência hospitalar, foi submetido a tratamento cirúrgico para fixação da coluna. Após 25 dias, recebeu alta e iniciou reabilitação ambulatorial, devido à tetraplegia.
Acerca do processo de reabilitação neurofuncional desse paciente, avalie as afirmações a seguir.
I. Na reabilitação neurofuncional, o tratamento deve contemplar o ortostatismo, para estimular os diversos sistemas fisiológicos, readaptar o organismo às condições antigravitacionais e manter a homeostasia.
II. A independência funcional é o objetivo do planejamento fisioterapêutico, sendo que a força muscular remanescente deve ser incentivada, observando-se os cuidados com a musculatura cervical, escapular e de ombro na fase inicial de tratamento.
III. Durante a fase de choque medular, o planejamento fisioterapêutico deve prever o exercício resistido dos músculos grande dorsal, serrátil anterior, peitoral maior e peitoral menor, para estimular o ato de se alimentar assistido por órteses.
É correto o que se afirma em
A) II, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I e III, apenas.
E) I, II e III.
GABARITO. C) I e II, apenas.
ENADE 2016 - QUESTÃO 12
Um homem com 54 anos de idade, com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), apresentou dispneia súbita em sua residência. Levado por familiares à emergência de um Hospital Geral, foi entubado e acoplado à ventilação mecânica invasiva e transferido para o Centro de Tratamento Intensivo (CTI) com diagnóstico de síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA). O paciente foi submetido a ventilação controlada a pressão (PCV), com pressão inspiratória = 15 cm H2O; tempo inspiratório = 0,9 s; frequência respiratória = 15 irpm; pressão positiva expiratória final (PEEP) = 5 cm H2O; pressão de pico = 36 cm H2O; fração inspirada de oxigênio = 70%.
Para atender às recomendações brasileiras de ventilação mecânica, os parâmetros que devem ser adotados nesse caso são
A) volume corrente baixo, ≤ 6 ml/kg da massa corpórea, e manutenção da pressão de platô ≤ 30 cm H2O.
B) alto volume corrente, > 8 ml/kg da massa corpórea, associado a pressão de platô média ≥ 30 cm H2O nas vias aéreas.
C) pressão controlada de 20 cm H2O, tempo inspiratório de 0,70 s e PEEP fisiológica, 5 cm H2O.
D) alto volume corrente, > 8 ml/kg da massa corpórea, associado a frequência respiratória de 20 irpm.
E) ventilação com suporte de pressão de 20 cm H2O e PEEP de 7 cm H2O.
GABARITO. A) volume corrente baixo, ≤ 6 ml/kg da massa corpórea, e manutenção da pressão de platô ≤ 30 cm H2O.
ENADE 2016 - QUESTÃO 13 - ANULADA
ENADE 2016 - QUESTÃO 14 - ANULADA
ENADE 2016 - QUESTÃO 15
Um paciente, submetido a cirurgia artroscópica para a reconstrução do ligamento cruzado anterior com enxerto do ligamento patelar, apresenta, três semanas após a cirurgia, derrame articular, queixando-se de dor intensa e limitação importante da amplitude de movimento para a flexão do joelho esquerdo.
Com base no caso apresentado, assinale a opção correta.
A) A dor do paciente pode ser controlada por meio da mobilização articular em grau III, caracterizada pela mobilização de grande amplitude, respeitada a resistência do tecido.
B) A mobilização articular, recurso terapêutico utilizado para o ganho de amplitude de movimento, é contraindicada ao paciente, dada a presença de dor intensa e derrame articular.
C) A mobilização articular em grau III, caracterizada pela mobilização de grande amplitude executada até o limite da resistência tecidual, constitui recurso terapêutico indicado ao paciente para a melhoria do quadro de derrame articular.
D) Dada a limitação da amplitude de movimento, indica-se, como terapia ao paciente, a mobilização articular em grau V, caracterizada pela realização de movimento de pequena amplitude, executado além do arco de movimento.
E) Dadas as limitações funcionais do paciente, indica-se a mobilização articular grau I, caracterizada pela realização de movimentos rítmicos de pequena amplitude, sem que se atinja a resistência final dos tecidos.
GABARITO. E) Dadas as limitações funcionais do paciente, indica-se a mobilização articular grau I, caracterizada pela realização de movimentos rítmicos de pequena amplitude, sem que se atinja a resistência final dos tecidos.
ENADE 2016 - QUESTÃO 16
A instabilidade patelar é um deslocamento não traumático espontâneo comum durante a fase de crescimento, de etiologia multifatorial. A ressonância magnética (RM) e a radiografia apresentadas a seguir demonstram fatores que predispõem ao deslocamento patelar.
Considerando as informações do texto e as imagens, avalie as afirmações a seguir.
I. A RM demonstra displasia da tróclea femoral, fator predisponente ao deslocamento da patela, pois diminui a congruência da articulação patelofemoral.
II. O deslocamento patelar ocorre medialmente durante o valgo do joelho, movimento que aumenta o ângulo do quadríceps e favorece o movimento medial da patela.
III. Na radiografia, nota-se desvio medial da patela na posição de joelho estendido, o que sugere desarranjo do ligamento patelofemoral lateral e do retináculo patelar lateral.
IV. Na RM, observam-se efusão do joelho devido a uma hemartrose, marcada pelos asteriscos, e fratura por avulsão da patela, identificada pela seta.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e III.
B) I e IV.
C) II e IV.
D) I, II e III.
E) II, III e IV
GABARITO. B) I e IV.
ENADE 2016 - QUESTÃO 17
Uma mulher com 34 anos de idade, apresenta queixa de parestesia noturna no primeiro, segundo e terceiro dedos da mão direita. O quadro teve início há dois meses, associado à perda de função de preensão e pinça polpa-a-polpa do polegar e do indicador. O diagnóstico clínico é de síndrome do túnel do carpo.
Com relação à semiologia fisioterapêutica dessa paciente, avalie as afirmações a seguir.
I. A estesiometria, uma estratégia de avaliação da sensibilidade, deve ser explorada em pontos específicos no trajeto do nervo mediano, por meio de uma sequência apropriada de cinco monofilamentos, graduados por gramaturas e identificados por cores.
II. A força muscular específica, com caráter objetivo de registro, para as funções de pinça e preensão palmar, é avaliada pelos testes de força muscular manual dos músculos lumbricais e interósseos dorsal e palmar, conjunto muscular responsável pela execução dos movimentos referidos.
III. Em razão da sintomatologia e do estado funcional da paciente, questionários validados cientificamente são instrumentos investigativos válidos que contribuem para o acompanhamento da evolução clínica da mencionada disfunção.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
GABARITO. C) I e III, apenas.
ENADE 2016 - QUESTÃO 18
Durante a prática desportiva, segmentos articulares específicos são solicitados em extenuantes ações mecânicas. A dor crônica no atleta, muitas vezes pode ser atribuída à atividade específica do desporto e também a alterações na força, flexibilidade e postura, não só na articulação envolvida, mas também em outros elos da cadeia cinética. A terapia aquática, como parte do processo de reabilitação, pode representar uma escolha eficiente do fisioterapeuta em seu planejamento de tratamento.
COOLS, A. M.; JOHANSSON, F. R.; BORMS, D.; MAENHOUT, A. Prevention
of shoulder injuries in overhead athletes: a science-based approach.
Braz. J. Phys. Ther. v. 19, n. 5, p. 331-339, set./out. 2015 (adaptado).
As atividades terapêuticas em ambiente aquático podem ter como benefício
A) a produção do efeito “câmera lenta” dos movimentos, oferecendo aos atletas tempo adicional para controlá-los e experimentar erros, com vistas à recuperação da propriocepção.
B) a melhoria dos resultados nas atividades de propriocepção articular em atletas, em relação aos alcançados em ambientes fora da água, em qualquer fase da reabilitação.
C) a contribuição, nas fases finais da fisioterapia, para a reabilitação do atleta, pois as forças resistivas da água produzem menor dispêndio de energia que os exercícios em solo.
D) o aumento dos níveis de estabilização articular, pois dispositivos como flutuadores fornecem base de apoio sólida na execução dos movimentos articulares.
E) o favorecimento do treino de equilíbrio na fase inicial da reabilitação, com o atleta posicionado com o nível da água na altura da cintura, que estará sob a influência de aproximadamente 40% do seu peso corporal.
GABARITO. A) a produção do efeito “câmera lenta” dos movimentos, oferecendo aos atletas tempo adicional para controlá-los e experimentar erros, com vistas à recuperação da propriocepção.
ENADE 2016 - QUESTÃO 19
Em reunião de equipe de uma Estratégia de Saúde da Família (ESF), o Agente Comunitário de Saúde (ACS) apresentou o caso de um paciente com 50 anos de idade, com diagnóstico de diabetes melito e úlcera no pé esquerdo. Após avaliação médica, o paciente foi encaminhado ao serviço de referência em fisioterapia, com diagnóstico de pé diabético e úlcera de grau 1, de acordo com a classificação de Wagner, localizada na região plantar, abaixo do primeiro metatarso. A avaliação fisioterapêutica evidenciou anidrose distal, dor, perda de força muscular, ferida superficial com perda total da pele, sem sinais de infecção; a estesiometria identificou incapacidade de percepção do filamento de 10 g em quatro dos 10 pontos testados, o que sugere neuropatia sensitiva.
Com base nos resultados descritos, avalie as afirmações a seguir, com relação aos procedimentos fisioterapêuticos adequados para esse paciente.
I. O fisioterapeuta deve orientar a equipe de ESF para que o ACS acompanhe a família do paciente periodicamente, verificando se estão sendo observados os cuidades com higiene e com a inspeção dos pés do paciente, para detectar a presença de bolhas, cortes e arranhões.
II. A família e/ou o cuidador do paciente devem ser orientados a utilizar diariamente bolsa de água quente em região adjacente à úlcera, com os objetivos de analgesia e melhora do fluxo sanguíneo e da cicatrização.
III. Aplicar a laserterapia de baixa intensidade sobre a úlcera, com o objetivo de cicatrização, associado à cinesioterapia de extremidades.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
GABARITO. C) I e III, apenas.
ENADE 2016 - QUESTÃO 20
Com relação ao programa fisioterapêutico de um paciente com extensas queimaduras recentes, avalie as afirmações a seguir.
I. Exercícios ativos devem ser realizados em todas as áreas queimadas, a fim de se manter ou recuperar a amplitude de movimento e minimizar ou impedir a formação de contraturas teciduais.
II. A cinesioterapia na piscina é uma opção de escolha do fisioterapeuta para o tratamento do paciente.
III. O exercício contribui no processo de cicatrização das lesões por promover tensão no tecido, desde que a mobilização seja realizada na amplitude articular máxima.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
GABARITO. A) I, apenas.
ENADE 2016 - QUESTÃO 21
Um paciente com 14 anos de idade, com fibrose cística, é acompanhado há dois anos pelo fisioterapeuta, duas vezes por semana, em consultório particular, pela rede de saúde suplementar, para manter sua capacidade funcional pulmonar e física. Nas últimas duas semanas, o paciente vem referindo “dor no osso da perna”, localizado na região distal do fêmur direito, sensação que prejudica o seu desempenho físico funcional nas sessões de fisioterapia. Durante a inspeção e palpação, o fisioterapeuta identifica aumento de volume caracterizado por uma massa no local da dor.
Considerando o quadro clínico apresentado, avalie as afirmações a seguir, relativas à conduta do fisioterapeuta.
I. O profissional deve encaminhar o paciente ao médico, solicitando-lhe a realização de exames de imagem, como a ressonância magnética, do membro inferior direito e cintilografia óssea.
II. O profissional deve realizar a avaliação funcional do paciente e encaminhá-lo à avaliação médica do membro inferior direito.
III. O profissional deve comunicar a queixa do adolescente aos pais deste e encaminhá-lo ao hospital local da sua região.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
GABARITO. B) II, apenas.
ENADE 2016 - QUESTÃO 22
O fisioterapeuta do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) realiza visita domiciliar a uma mulher de 52 anos, sedentária e com diagnóstico de fibromialgia. A usuária relata dores difusas pelo corpo, iniciadas há um ano e meio, dificuldades para trabalhar, crises de cefaleia, constipação intestinal e sono não reparador, nega uso regular de medicamento. Ao exame físico, apresenta bom estado geral, sinais vitais nos limites de normalidade para a idade, dor à digitopressão em 12 tender points e ausência de sinais inflamatórios articulares.
Considerando o quadro descrito, o fisioterapeuta deve
A) acionar o assistente social da equipe para providenciar benefício de seguridade social e afastamento para tratamento de saúde mediante apresentação do diagnóstico clínico de fibromialgia.
B) direcionar a paciente à Unidade Básica de Saúde, visando ao fornecimento de medicação indutora do sono e de analgésicos opioides.
C) realizar atendimentos domiciliares empregando cinesioterapia e recursos físicos, para promover analgesia, e massoterapia, para auxiliar no relaxamento e na adequação do sono da paciente.
D) orientar a paciente quanto a realização, em seu domicílio, de procedimentos simples para manejo do quadro álgico.
E) encaminhar a paciente ao profissional de Educação Física da equipe do NASF, prescrevendo os exercícios a serem realizados.
GABARITO. D) orientar a paciente quanto a realização, em seu domicílio, de procedimentos simples para manejo do quadro álgico.
ENADE 2016 - QUESTÃO 23
Em consulta de avaliação fisioterapêutica a uma
criança com três anos de idade, com diagnóstico
de paralisia cerebral e tetraparesia espástica, o
fisioterapeuta observou padrão flexor em membros
inferiores e superiores, incapacidade de permanência
em sedestação sem apoio e ausência de controle
cervical e tronco.
Com base nesse quadro clínico, avalie as afirmações a seguir, em relação aos equipamentos assistivos indicados para a criança.
I. A cadeira de rodas adaptada, auxilia o alinhamento corporal e, consequentemente, a modulação do tônus.
II. A órtese rígida tornozelo-pé auxilia o alinhamento articular e previne posturas viciosas.
III. A órtese extensora de lona para membros inferiores e superiores auxilia o controle e/ou prevenção de deformidades.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
GABARITO. E) I, II e III.
ENADE 2016 - QUESTÃO 24
As quedas, em idosos, costumam causar lesões e hospitalização. Os dispositivos auxiliares de marcha fazem parte de programas multidimensionais de prevenção de quedas. A indicação de tais dispositivos deve ser realizada após a avaliação da força muscular, resistência, equilíbrio, marcha, função cognitiva, dor e demandas ambientais.
GLISOI, S. et al. Dispositivos auxiliares de marcha: orientação quanto
ao uso, adequação e prevenção de quedas em idosos. Geriatria &
Gerontologia, v. 6, n. 3, p. 261-272, jul./ago./set. 2012 (adaptado).
Com base no texto, avalie as afirmações a seguir.
I. Para um idoso que tem preservadas a função cognitiva e a força muscular dos membros superiores, indica-se o andador para a fase inicial de reabilitação da marcha.
II. O uso do andador amplia a base de sustentação e sua altura deve ser regulada tomando como referência a crista ilíaca.
III. Um idoso que apresente quadro de coxartrose à direita deverá utilizar a bengala ipsilateralmente.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
GABARITO. A) I, apenas.
ENADE 2016 - QUESTÃO 25
Uma mulher com 36 anos de idade refere, em consulta com o fisioterapeuta, desconforto devido à perda urinária involuntária durante esforços e ao desejo urgente de urinar. O quadro teve início depois do parto de sua filha, realizado por via vaginal há 20 dias. A episiotomia não está totalmente cicatrizada.
Com base no quadro clínico apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. A laserterapia de baixa intensidade, recurso indicado para favorecer a cicatrização tecidual, é contraindicada à paciente, visto que a área afetada encontra-se muito próxima dos ovários.
II. Uma vez cicatrizada a área submetida à episiotomia, poderá ser indicada a estimulação elétrica intravaginal com correntes elétricas polarizadas, como, por exemplo, a corrente farádica, com vistas ao fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico.
III. A estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS) poderá ser aplicada sobre o trajeto do nervo tibial posterior com o objetivo de modular o sistema nervoso parassimpático da paciente e, consequentemente, sua ação sobre o músculo detrusor, reduzindo-se a perda involuntária de urina.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
GABARITO. B) III, apenas.
ENADE 2016 - QUESTÃO 26
Uma paciente com 59 anos de idade encontra-se em fase terminal, após diagnóstico tardio de câncer de mama, com metástases nos tecidos cerebral, pulmonar e ósseo. No serviço de fisioterapia, constatam-se linfedema de membro superior (MS), dor intensa em região cervical e braço, além de grande incômodo e prejuízo funcional do MS.
Considerando a abordagem fisioterapêutica para essa paciente, avalie as asserções a seguir.
I. O fisioterapeuta responsável pelo atendimento da paciente deve orientá-la quanto ao posicionamento do membro superior, e contraindicar a drenagem linfática manual e o uso de recurso eletroterápico com objetivo analgésico.
PORQUE
II. A paciente está em tratamento para cuidados paliativos, que são aqueles prestados aos pacientes e às suas famílias quando se estabelece que o doente já não se beneficiará do tratamento antitumoral, devendo o fisioterapeuta enfocar a qualidade de sobrevida e o controle dos sintomas da paciente. Além disso, a drenagem linfática pode promover o descolamento de células tumorais e complicar o prognóstico da paciente, e a eletroterapia é contraindicada para pacientes com tumores metastáticos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
GABARITO. E) As asserções I e II são proposições falsas.
ENADE 2016 - QUESTÃO 27
Uma mulher com 26 anos de idade apresenta queixa de dor pélvica há 2 anos. Refere dor ao permanecer sentada por tempo prolongado e durante relação sexual. Relata dor de intensidade moderada na região abdominal inferior, virilha esquerda e coluna lombar com irradiação para a região glútea e face posterior da coxa esquerda. Apresenta sintomas de urgência urinária. Refere que, mesmo com dores, realiza corrida e exercícios abdominais, seis vezes por semana.
Considerando o processo de reabilitação física, avalie as afirmações a seguir, a respeito da avaliação e tratamento fisioterapêutico indicado a essa paciente.
I. É necessária intervenção para correção postural, pois a postura sentada por tempo prolongado, com excesso de inclinação pélvica anterior e retificação torácica, causa alongamento excessivo das estruturas posteriores da articulação sacrococcígea e lombossacra.
II. Há necessidade de orientar a paciente em relação à prática de atividade física, pois a corrida, ao aumentar o estresse sobre a sínfise púbica, contribui para a dor na virilha.
III. É necessário fortalecimento do músculo elevador do ânus, pois seus feixes puborretal, pubococcígeo e iliococcígeo, ao se contraírem, reduzem a pressão intra-abdominal e promovem a estabilidade da coluna lombar e cintura pélvica.
IV. Há necessidade de se avaliar a ativação dos músculos abdominais, pois a combinação do músculo reto abdominal hiperativo com músculo transverso abdominal hipoativo contribui para a instabilidade lombar e pélvica.
V. São indicadas técnicas de terapia manual e de alongamento para os músculos obturador interno e piriforme, por entre os quais passa o nervo ciático, pois o pinçamento deste pode contribuir para os sintomas de dispareunia, dor na virilha e na lombar.
É correto apenas o que se afirma em
A) I, II e III.
B) I, II e V.
C) I, III e IV.
D) II, IV e V.
E) III, IV e V.
GABARITO. D) II, IV e V.
ENADE 2016 - QUESTÃO 28
Em 2004, foi implementada, no Brasil, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PNAISM). Essa política prevê a atenção às necessidades de saúde da mulher em todo o ciclo de vida e incorpora a promoção da atenção obstétrica qualificada e humanizada.
Nesse contexto, ao fisioterapeuta compete
A) prestar assistência individual à gestante para indicar-lhe a escolha do parto vaginal.
B) desenvolver, com o grupo de gestantes, ações com foco na cinesioterapia ativa para estímulo da região pélvica.
C) atuar como agente de promoção da saúde para a prevenção das mudanças fisiológicas hormonais advindas do processo gestacional.
D) prestar assistência durante a fase ativa do trabalho de parto, para prevenir a dor da gestante, principal fator responsável pelos elevados índices de parto cesáreo no país.
E) prestar assistência à gestante durante o trabalho de parto, proporcionando-lhe relaxamento e aliviando sua dor mediante exercícios de mobilidade pélvica, massagem terapêutica lombar e banho de imersão ou aspersão.
GABARITO. E) prestar assistência à gestante durante o trabalho de parto, proporcionando-lhe relaxamento e aliviando sua dor mediante exercícios de mobilidade pélvica, massagem terapêutica lombar e banho de imersão ou aspersão.
ENADE 2016 - QUESTÃO 29
Uma mulher com 57 anos de idade, iniciou tratamento de fisioterapia após ter recebido diagnóstico médico de osteoartrose no joelho direito. Durante a avaliação, foi evidenciada rigidez articular, acompanhada de dor e limitação de amplitude de movimento. A terapia manual foi incluída na conduta fisioterapêutica.
A respeito dos recursos de terapia manual, avalie as afirmações a seguir.
I. A mobilização articular é indicada para reduzir a rigidez, pois ativa os mecanorreceptores, favorecendo a analgesia.
II. A pompage é indicada para aumentar a amplitude de movimento pelo alongamento da musculatura esquelética, causando redução de espasmos musculares e dor.
III. A tração articular é indicada para atenuar a dor, pois reduz as compressões de estruturas articulares e estimula mecanorreceptores.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
GABARITO. C) I e III, apenas.
ENADE 2016 - QUESTÃO 30
Um homem com 42 anos de idade, treinador de equipe profissional de futebol, foi encaminhado à reabilitação cardiovascular com diagnóstico clínico de doença arterial coronariana. Na avaliação fisioterapêutica, foram identificadas incapacidades nos domínios de estrutura e função, atividade e participação, conforme a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde. No domínio estrutura e função, foram evidenciadas fraqueza muscular respiratória e nos membros inferiores. No domínio atividade, foram constatadas dificuldade de caminhar longas distâncias e de subir e descer escadas. No domínio participação, foram evidenciadas dificuldade em exercer atividade profissional e restrição em atividades sociais cotidianas, como ir ao shopping center.
Quais recursos/técnicas devem ser prescritos pelo fisioterapeuta no programa de reabilitação cardiovascular desse paciente?
A) Exercício resistido e aeróbico intervalado combinado com baixa intensidade (30% da repetição máxima e 50% da frequência cardíaca máxima, respectivamente) e utilização de pressão positiva expiratória com EPAP = 15 cm H2O.
B) Exercício ativo livre dos grandes grupos musculares e exercício respiratório com uso de incentivadores respiratórios, associados à elevação de membros superiores, e utilização de pressão positiva expiratória com EPAP = 15 cm H2O.
C) Exercício de baixa intensidade (40% da frequência cardíaca máxima) em bicicleta ergométrica, alongamento passivo estático dos grandes grupos musculares e treinamento muscular respiratório com resistor pressórico com 60% da pressão respiratória máxima.
D) Exercício resistido e aeróbico intervalado, combinado com moderada intensidade (50% da repetição máxima e 60% da frequência cardíaca máxima, respectivamente) e treinamento muscular respiratório com resistor pressórico com 60% da pressão respiratória máxima.
E) Exercício aeróbico contínuo de baixa intensidade (40% da frequência cardíaca máxima), exercício ativo livre dos grandes grupos musculares e treinamento muscular respiratório com resistor pressórico com 60% da pressão respiratória máxima.
GABARITO. D) Exercício resistido e aeróbico intervalado, combinado com moderada intensidade (50% da repetição máxima e 60% da frequência cardíaca máxima, respectivamente) e treinamento muscular respiratório com resistor pressórico com 60% da pressão respiratória máxima.
ENADE 2016 - QUESTÃO 31
Existem amplas possibilidades de participação qualificada do fisioterapeuta na atenção à saúde do idoso, seja na prevenção de doenças, seja na promoção da saúde. Assim, o fisioterapeuta insere-se no sistema de atenção básica numa nova perspectiva de atuação não restrita a procedimentos de reabilitação.
Nesse contexto, avalie as afirmações a seguir, em relação à atuação do fisioterapeuta na atenção à saúde do idoso.
I. Cabe ao fisioterapeuta diagnosticar as necessidades de saúde do idoso e elaborar estratégias para o enfrentamento dos problemas encontrados.
II. O fisioterapeuta deve encaminhar o idoso para clínicas de referência, caso o tratamento especializado não esteja disponível na unidade.
III. O fisioterapeuta do Núcleo de Apoio à Saúde da Família deve realizar atendimento tanto na unidade de saúde como no domicílio.
IV. A organização de grupos de promoção à saúde por meio da cinesioterapia é atribuição do fisioterapeuta.
É correto apenas o que se afirma em
A) IV.
B) II e III.
C) I, II e III.
D) I, II e IV.
E) I, III e IV.
GABARITO. D) I, II e IV.
ENADE 2016 - QUESTÃO 32
O Pacto pela Saúde, divulgado pelo Ministério da Saúde em 2006, teve como intuito consolidar o Sistema Único de Saúde (SUS) no país e apresenta três componentes: Pacto pela Vida, Pacto em Defesa do SUS e Pacto de Gestão. O Pacto de Gestão contribuiu para o fortalecimento da gestão compartilhada e solidária do SUS e é um compromisso público dos gestores com as necessidades de saúde da população e com os princípios do SUS.
Considerando os princípios do Pacto de Gestão, avalie as afirmações a seguir, a respeito da gestão dos serviços de saúde do SUS.
I. Os recursos devem ser alocados equitativamente conforme critérios determinados.
II. O sistema de financiamento público deve ser tripartite: União, estados e municípios.
III. Os sistemas devem ser organizados com base na territorialização da saúde.
IV. A participação e o controle social devem ser estimulados.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) I e IV, apenas.
C) II e III, apenas.
D) II, III e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.
GABARITO. E) I, II, III e IV.
ENADE 2016 - QUESTÃO 33
Os fisioterapeutas do Núcleo de Apoio à Saúde da Família organizaram uma ação de promoção da saúde de adultos com diagnóstico de hipertensão arterial e diabetes. Durante a ação, foram ministradas palestras sobre hábitos alimentares, sedentarismo e prática de exercícios. As principais dúvidas dos participantes iniciantes eram relacionadas a indicações e contraindicações de exercício físico e riscos cardiovasculares durante a atividade.
Diante do exposto, avalie as afirmações a seguir, acerca das orientações a serem dadas pelos fisioterapeutas a partir das dúvidas que surgiram.
I. Um programa regular de exercícios físicos deve contemplar os componentes aeróbico, resistido e de flexibilidade. Os componentes aeróbico e resistido devem ser prescritos com base na frequência cardíaca máxima e na repetição máxima, respectivamente.
II. A prática regular de exercício resistido e aeróbico é contraindicada para indivíduos sintomáticos e/ou que apresentam fatores de risco para doenças cardiovasculares, pulmonares e do sistema locomotor.
III. A prática de exercício aeróbico deve durar ao menos 30 minutos, com intensidade alta (70% a 80% da frequência cardíaca máxima), para gerar benefícios à saúde e modificar os fatores de risco para doenças cardiovasculares.
É correto o que se afirma em
A) II, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I e III, apenas.
E) I, II e III.
GABARITO. C) I e II, apenas.
ENADE 2016 - QUESTÃO 34
Os fisioterapeutas devem conhecer as suas obrigações e seus deveres legais para não cometerem infrações éticodisciplinares em seu exercício profissional.
Em relação a esse assunto, avalie as seguintes afirmações.
I. Constitui obrigação do fisioterapeuta o preenchimento diário do prontuário de seus pacientes internados em hospitais ou atendidos na rede pública de saúde, com o relato dos procedimentos terapêuticos adotados e a evolução do quadro clínico de cada paciente; nos atendimentos particulares e individuais realizados nos domicílios ou em consultório privado, tal procedimento é opcional.
II. Laudos e atestados emitidos por fisioterapeutas, relacionados a alterações físico-funcionais, bem como o respectivo prognóstico de tratamento, podem ser utilizados pelo paciente para abono de faltas ao trabalho.
III. Ao fisioterapeuta é permitida a divulgação de seus serviços profissionais, desde que seu nome conste junto da palavra “fisioterapeuta”, acompanhada do número de seu registro junto ao Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de sua região, bem como é permitida a divulgação dos títulos de especialidade profissional, desde que sejam reconhecidos pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
GABARITO. B) III, apenas.
ENADE 2016 - QUESTÃO 35
Durante a anamnese, um fisioterapeuta acolhe o seguinte relato: “Quando levanto meu braço ou durmo sobre ele não aguento de dores no ombro; antes as dores melhoravam após uma boa noite de sono, porém, atualmente, não consigo trabalhar direito e já não melhoro mais com o repouso. Já fui ao médico, tomei remédio e ele pediu para te procurar, doutor”.
Considerando essa narrativa, avalie as afirmações a seguir, a respeito das orientações a serem dadas pelo fisioterapeuta para pacientes com esse quadro, em função da sua atividade laboral.
I. Trabalhadores domésticos devem ser orientados a guardar utensílios leves e frequentemente utilizados em lugares elevados.
II. Pedreiros devem ser orientados a utilizar, para atividades que exigem o uso das mãos na altura acima da cabeça, escada ou andaime para alturas elevadas.
III. Pintores devem ser orientados a mudarem de profissão, devido ao seu quadro clínico.
IV. Odontólogos devem ser orientados a utilizar tipoia nos intervalos entre os atendimentos, para resolução do processo inflamatório.
É correto apenas o que se afirma em
A) II.
B) III.
C) I e III.
D) I e IV.
E) II e IV.
GABARITO. A) II.
COMENTÁRIOS