Prova de Fonoaudiologia ENADE 2016 com Gabarito ENADE 2016 - QUESTÃO 09 Os sistemas gráficos foram desenvolvidos para facilitar a comun...
Prova de Fonoaudiologia ENADE 2016 com Gabarito
ENADE 2016 - QUESTÃO 09
Os sistemas gráficos foram desenvolvidos para facilitar a comunicação dos usuários que apresentam distúrbios na linguagem. Os símbolos são uma coleção de imagens gráficas que apresentam características comuns entre si e foram criados para responder a diferentes exigências ou necessidade dos usuários.
MENEZES, C. et al. Comunicação Suplementar a Alternativa:
avaliação e princípios terapêuticos. In: MARCHESAN, I. Q. et al.
Tratado das Especialidades em Fonoaudiologia.
1 ed. São Paulo: Guanabara Koogan, 2014 (adaptado).
A partir das informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir, acerca do uso de símbolos em terapias fonoaudiológicas.
I. Os símbolos devem estar relacionados aos seus significados convencionais.
II. Os símbolos devem ser incorporados em situações contextualizadas nas terapias fonoaudiológicas.
III. Os símbolos selecionados para o trabalho terapêutico devem atender às necessidades comunicativas individuais do cliente.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
GABARITO. D) II e III, apenas.
ENADE 2016 - QUESTÃO 10
Na agenda das equipes de Saúde da Família, as ações de matriciamento devem priorizar o diálogo entre os profissionais da rede básica, para identificar demandas dos serviços. A partir dessa discussão, as equipes definem em conjunto as situações-objeto de intervenção do Apoio Matricial, em relações dialógicas e horizontalizadas.
Considerando essas informações e a atuação do fonoaudiólogo na promoção da saúde do trabalhador, avalie as afirmações a seguir.
I. O fonoaudiólogo deve atuar na organização da atenção básica e na Rede de Atenção Integral à Saúde dos Trabalhadores, restrigindo sua atuação a procedimentos de baixa complexidade.
II. A triagem e o encaminhamento para avaliação e diagnóstico audiológicos de perda auditiva induzida por níveis de pressão sonora elevados, no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, são atribuições do fonoaudiólogo.
III. A organização dos fluxos de referência e contrarreferência na rede de saúde, de modo a garantir o cuidado resolutivo e de qualidade, faz parte da atuação do fonoaudiólogo.
IV. Cabe ao fonoaudiólogo desenvolver ações de promoção e proteção da saúde, de vigilância e assistência, preservando o vínculo do trabalhador com a equipe de referência.
É correto apenas o que se afirma em
A) I.
B) III e IV.
C) I, II e III.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.
GABARITO. E) II, III e IV.
ENADE 2016 - QUESTÃO 11
Pessoas idosas têm procurado, cada vez mais, o atendimento na Otoneurologia, tanto para diagnóstico como para reabilitação das alterações do equilíbrio. As queixas de vertigem e/ou tontura, além dos relatos de quedas, são frequentes nesse grupo.
A respeito desse tema, avalie as afirmações a seguir.
I. As alterações e as doenças metabólicas, vasculares e ortopédicas podem ser causas das queixas labirínticas pelos idosos.
II. O decréscimo fisiológico do controle do equilíbrio é um fator predisponente às quedas e refere-se à perda gradual das funções envolvidas nos processos centrais e sensitivos de propriocepção, visão e vestibulares nos idosos.
III. A demência vascular, a hidrocefalia com pressão normal e as síndromes parkinsonianas associam-se a alterações da marcha, que são responsáveis pelas quedas dos idosos.
IV. A reabilitação vestibular ativa em idosos costuma ter baixa efetividade devido ao processo fisiológico de envelhecimento e à ausência de neuroplasticidade.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) II e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) I, III e IV.
GABARITO. A) I e II.
ENADE 2016 - QUESTÃO 12
Um recém-nascido pré-termo, com 32 semanas de idade gestacional e peso de 1 330 g, foi encaminhado ao setor de alto risco na UTI neonatal e entubado, em razão de problemas respiratórios. Após 20 dias, superadas as dificuldades respiratórias, o recém-nascido foi transferido para o setor de risco intermediário, em uso de sonda orogástrica para a alimentação. Na avaliação fonoaudiológica, manteve-se sonolento, com reflexo de busca inconsistente, sucções irregulares e língua posteriorizada.
Nesse caso, a conduta fonoaudiológica a ser adotada é
A) introduzir alimentação por via oral e reduzir o complemento por sonda orogástrica.
B) encaminhar o recém-nascido a videodeglutograma, antes de iniciar a intervenção fonoaudiológica.
C) incentivar o aleitamento materno para melhorar o padrão de sucção e o posicionamento da língua.
D) incentivar o aleitamento materno para garantir que o recém-nascido se mantenha em estado de alerta.
E) realizar estimulação oral por intermédio da sucção não-nutritiva, com dedo enluvado ou mama vazia.
GABARITO. E) realizar estimulação oral por intermédio da sucção não-nutritiva, com dedo enluvado ou mama vazia.
ENADE 2016 - QUESTÃO 13
Um menino com 9 anos de idade, aluno do 4º ano do ensino fundamental, foi levado pela mãe para avaliação fonoaudiológica. Ela relata que o filho é muito desastrado, costuma esbarrar nos objetos, queixa-se de dores de cabeça ao estudar e não gosta de escrever. Na avaliação fonoaudiológica, observouse leitura silabada, trocas na escrita por traço de sonoridade, espelhamento de letras, inversão de letras nas sílabas e de sílabas nas palavras, dificuldade na organização de ideias para formar um texto e trocas na fala, como gato /‘Katu/, bolo /‘polu/, zebra /‘seba/ e janela /¿a’nεla/.
Com relação a esse caso, avalie as condutas descritas a seguir, a serem adotadas pelo fonoaudiólogo.
I. Encaminhar o menino para avaliação neurológica, oftalmológica e otorrinolaringológica, a fim de se investigar possíveis alterações.
II. Trabalhar os processos de dessonorização, fazendo correspondência fonema-grafema.
III. Orientar a família a incentivar a leitura e a escrita fora do contexto escolar.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
GABARITO. E) I, II e III.
ENADE 2016 - QUESTÃO 14
Um homem com 27 anos de idade, professor do ensino fundamental há cinco anos, foi encaminhado ao fonoaudiólogo pelo médico otorrinolaringologista, que diagnosticou nódulos vocais bilaterais e fenda triangular do tipo médio-posterior. Na consulta com o fonoaudiólogo, ele relatou rouquidão; falhas na voz; fadiga vocal; perda de potência da voz, principalmente no final da semana; dores na região cervical; e 5 episódios de afonia.
Com base nesses dados conclui-se que
A) as estratégias terapêuticas devem promover a adequação do comportamento vocal e a reabsorção da lesão nodular.
B) o desenvolvimento de nódulos vocais, alteração prevalente no sexo masculino, resultou do exercício de profissão considerada como fator de risco: o magistério.
C) a presença da fenda triangular médio-posterior, causada pela tensão ou esforço à fonação, evidencia tratar-se de um caso de disfonia funcional.
D) a reabilitação mediante o uso de técnicas de relaxamento corporal é suficiente, uma vez que o tipo de lesão apresentada resultou de tensão associada à fonação.
E) as técnicas de força-empuxo e ataques vocais bruscos devem ser utilizadas para a coaptação glótica.
GABARITO. A) as estratégias terapêuticas devem promover a adequação do comportamento vocal e a reabsorção da lesão nodular.
ENADE 2016 - QUESTÃO 15
A Resolução n. 492/2016, do Conselho Federal de Fonoaudiologia, dispõe sobre a atuação do profissional fonoaudiólogo diante de casos de disfagia, como, porexemplo, a realização de aspiração das vias aéreas antes, durante ou após a execução de procedimentos fonoaudiológicos, quando necessário.
A partir das informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Durante a realização de aspiração das vias aéreas é necessário e suficiente o uso dos seguintes equipamentos de proteção individual: luvas estéreis, capote, gorro, óculos e máscara.
PORQUE
II. A aspiração de vias aéreas superiores é um procedimento invasivo que deixa o fonoaudiólogo susceptível ao contato com secreções do indivíduo.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
GABARITO. A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
ENADE 2016 - QUESTÃO 16
Uma mulher com 33 anos de idade foi atendida em um Serviço Ambulatorial de Saúde Auditiva para adaptação de aparelhos de amplificação sonora individual (AASI). Ela tem grande dificuldade de reconhecer a fala em ambientes ruidosos e se queixa de leve zumbido de pitch agudo bilateral. Na avaliação audiológica inicial, evidenciou-se perda auditiva sensorioneural bilateral de configuração descendente, os limiares variaram de 35 dB em 250 Hz a 90 dB em 8 000 Hz à direita e de 40 dB em 250 Hz a 85 dB em 8 000 Hz à esquerda. A cliente relatou já ter feito uso de AASI intracanal, que apresentava eco no som amplificado, o que a levou a desistir de usá-lo. Atualmente, trabalha como recepcionista em uma empresa e teme perder o emprego devido à sua condição auditiva. Relata, ainda, sentir muita vergonha de usar o AASI, pela questão estética e por receio de ser discriminada.
A partir das informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O AASI selecionado deverá ser do tipo retroauricular com receptor no canal.
PORQUE
II. O aparelho retroauricular com receptor no canal possui flexibilidade nos parâmetros de amplificação e recursos tecnológicos, além de atender às necessidades estéticas pelo seu tamanho reduzido.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
GABARITO. D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
ENADE 2016 - QUESTÃO 17
As habilidades auditivas são essenciais para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita. Nos últimos anos, a avaliação dessas habilidades, por meio dos testes de processamento auditivo, tem contribuído para a intervenção fonoaudiológica nas diferentes fases do ciclo de vida.
Considerando a influência do processamento auditivo na aprendizagem escolar, avalie as afirmações a seguir.
I. O baixo desempenho escolar de crianças com transtorno de processamento auditivo está relacionado às dificuldades de interpretação do que elas ouvem, principalmente em ambientes com sons competitivos e ruidosos.
II. Crianças com transtorno de processamento auditivo têm dificuldade para identificação da ideia principal de um enunciado e baixa capacidade de interpretação de palavras, frases, anedotas, metáforas, trocadilhos e analogias.
III. A avaliação do processamento auditivo surgiu como um meio de esclarecer manifestações auditivas que os testes convencionais não conseguiam explicar, pois, na maioria das vezes, apesar dos resultados dos testes convencionais serem compatíveis com a normalidade, persistiam queixas relativas ao uso funcional e eficiente da audição.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
GABARITO. E) I, II e III.
ENADE 2016 - QUESTÃO 18
Um homem com 40 anos de idade que trabalha, há aproximadamente 20 anos, em uma usina de cana-de-açúcar, procurou a Unidade Básica de Saúde (UBS) de sua região com queixa de zumbido e dificuldade para compreender a fala em ambientes ruidosos.
Nessa situação, a conduta a ser adotada pelo fonoaudiólogo da UBS é
A) encaminhar o trabalhador à Vigilância Epidemiológica do município para a notificação do caso, pois trata-se de perda auditiva relacionada ao trabalho.
B) encaminhar o trabalhador a um serviço de saúde ocupacional do município, por intermédio de guia de referência e contrarreferência.
C) realizar triagem auditiva na UBS para caracterizar a Perda Auditiva Induzida por Níveis de Pressão Sonora Elevados.
D) realizar acolhimento na UBS e encaminhar o trabalhador para o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, por intermédio de guia de referência e contrarreferência.
E) realizar acolhimento do trabalhador na UBS e preencher a ficha de investigação de Perda Auditiva Induzida por Níveis de Pressão Sonora Elevados.
GABARITO. D) realizar acolhimento na UBS e encaminhar o trabalhador para o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, por intermédio de guia de referência e contrarreferência.
ENADE 2016 - QUESTÃO 19
Um fonoaudiólogo elaborou proposta de atuação para uma escola de Educação Infantil. Após a apresentação da proposta, surgiram demandas da equipe pedagógica e dúvidas acerca das competências atribuídas ao fonoaudiólogo em ambiente escolar.
Considerando essa situação e o disposto na Resolução n. 387/2010 do Conselho Federal de Fonoaudiologia, avalie as afirmações a seguir, relativas à atuação do fonoaudiólogo educacional.
I. As ações do fonoaudiólogo na escola devem ser independentes do planejamento educacional, para não interferirem no cronograma curricular.
II. A partir das demandas da escola, cabe ao fonoaudiólogo propor intervenções nas turmas em que há alunos com dificuldades fonológicas, para adequação dos processos alterados.
III. Compete ao fonoaudiólogo propor ações de saúde e cuidado vocal para os professores da escola, tais como o ensino de técnicas de relaxamento muscular da cintura escapular e cervical, para aqueles com queixa de rouquidão.
IV. Diante de queixas sobre o barulho intenso no espaço escolar, o fonoaudiólogo deve propor melhorias no ambiente físico, como, por exemplo, adequações acústicas.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e IV.
B) II e III.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) I, II e IV.
GABARITO. C) III e IV.
ENADE 2016 - QUESTÃO 20
Uma menina com 6 anos de idade, disfônica há 3 meses, foi encaminhada ao serviço de fonoaudiologia pelo otorrinolaringologista, com diagnóstico de lesão nas pregas vocais compatível com disfonia organofuncional, conforme imagem abaixo. Na consulta, sua voz foi avaliada por meio da análise perceptivo-auditiva e da análise acústica da voz, métodos que fornecem pistas valiosas a respeito das características vocais e contribui no follow up do tratamento.
Com base no quadro clínico e na imagem, avalie as afirmações a seguir.
I. Na análise vocal perceptivo-auditiva dessa cliente, com utilização da escala GRBASI, os parâmetros roughness (rugosidade) e breathness (soprosidade) podem destacar-se.
II. Na análise vocal perceptivo-auditiva dessa cliente, com utilização da escala GRBASI, o parâmetro asteny (astenia) pode destacar-se.
III. Na análise acústica da voz realizada no início do tratamento, o jitter e shimmer podem estar diminuídos.
IV. A análise acústica da voz e a análise perceptivoauditiva são ferramentas confiáveis, de fácil utilização, rápidas e indolores para a cliente.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.
GABARITO. B) I e IV.
ENADE 2016 - QUESTÃO 21
Um recém-nascido sem indicadores de risco de perda auditiva falhou na triagem auditiva neonatal (TAN), realizada na maternidade com emissões otoacústicas evocadas por estímulos transientes. Quinze dias depois, no reteste, o resultado se repetiu. A timpanometria, realizada aos 3 meses de idade, revelou curva timpanométrica do tipo B na orelha esquerda e do tipo A na direita. As emissões otoacústicas evocadas por estímulos transientes estavam ausentes na orelha esquerda e presentes na orelha direita. O registro do potencial evocado auditivo de tronco encefálico com cliques é apresentado a seguir.
Os valores obtidos na pesquisa da integridade da via auditiva, em 80 dBnNA, são apresentados abaixo.
Esses resultados indicam
A) audição normal em ambas as orelhas.
B) alteração do tipo condutiva em ambas as orelhas.
C) alteração do tipo condutiva na orelha esquerda e audição normal na orelha direita.
D) alteração do tipo retrococlear na orelha esquerda e do tipo condutiva na orelha direita.
GABARITO. C) alteração do tipo condutiva na orelha esquerda e audição normal na orelha direita.
ENADE 2016 - QUESTÃO 22
A Resolução do Conselho Federal de Fonoaudiologia n. 387/2010 dispõe sobre as atribuições e competências do profissional especialista em Fonoaudiologia Educacional. O documento descreve as formas de atuação no ambiente escolar, abrangendo todas as etapas e modalidades de ensino, assim como todos os envolvidos no processo educacional.
Com base nessa resolução, avalie as afirmações a seguir, a respeito da atuação do fonoaudiólogo em ambiente escolar.
I. Um dos pressupostos do trabalho fonoaudiológico é a valorização da figura do professor em sala de aula como elemento capaz de ajudar o aluno a desenvolver e aperfeiçoar sua comunicação verbal pela linguagem oral e escrita.
II. O fonoaudiólogo tem o compromisso de orientar os professores na avaliação de seus alunos de acordo com protocolos padronizados, com o objetivo de identificar, na linguagem espontânea e na nomeação de figuras trabalhadas em sala de aula, a ocorrência de distorções, omissões ou trocas de fonemas.
III. O fonoaudiólogo deve incentivar o professor a elaborar atividades que priorizem a comunicação direta entre professor e alunos, por meio de exercícios de pronúncia de fonemas e de exercícios dos órgãos fonoarticulatórios.
IV. O trabalho do fonoaudiólogo deve englobar não só aspectos preventivos nas áreas de comunicação oral e escrita dos alunos, como também inserir aspectos preventivos relacionados à saúde vocal dos professores, por meio de programas de orientação vocal.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e III.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.
GABARITO. B) I e IV.
ENADE 2016 - QUESTÃO 23
Apresenta-se, a seguir, amostra da fala espontânea de um homem com 25 anos de idade.
“situações /emocionais em que eu /dava uma importância grande né fatalmente eu acho que eu ficava nervoso né hã // hoje em dia muito menos porque com o passar dos anos né eu fui criando segurança né então né eu fui ganhando hã hã é segurança pessoal, auto confiança // não aparece sempre sempre sempre // em situações que eu não que eu não tenho o domínio né quando eu não domino uma situação // quando eu não tô senhor de mim ou quando eu ou quando eu tô emocionalmente abalado né ou quando as circunstâncias meme deixam inseguro né ou quando eu vou ser eu vou ser testado vamos supor com plateia nova né se eu tenho aí né éééé uma reunião né e é um público que já me conhece eu vou muito bem né e normalmente”
Considerando os tipos de ruptura involuntárias do fluxo de fala, evidenciados nessa amostra, avalie as afirmações a seguir.
I. A amostra de fala espontânea contém rupturas comuns e rupturas gagas.
II. Na amostra de fala espontânea verificam-se rupturas comuns que são classificadas como interjeição, hesitação, repetição de palavra e repetição de segmentos.
III. Rupturas gagas classificadas como bloqueio e repetição de sílabas estão presentes na amostra de fala espontânea.
IV. Prolongamentos e pausas, que são rupturas gagas, são observados nessa amostra.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) I e IV.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) II, III e IV
GABARITO. A) I e II.
ENADE 2016 - QUESTÃO 24 - ANULADA
ENADE 2016 - QUESTÃO 25
Uma mulher com 52 anos de idade, com diagnóstico de diabetes melito tipo II e hipertensão arterial sistêmica, foi atendida por otorrinolaringologista com queixa de sensação de flutuação, crises de vertigem eventuais, sensação de plenitude auricular e desconforto a sons intensos.
Foi solicitada avaliação otoneurológica e os resultados obtidos na audiometria tonal liminar e na logoaudiometria estão representados a seguir. Na imitanciometria foram verificadas curvas timpanométricas do tipo A e reflexos acústicos ipsi e contralaterais, presentes bilateralmente.
Com base nesse caso, avalie as afirmações a seguir, relativas aos resultados esperados da vectoeletronistagmografia.
I. Na calibração, espera-se encontrar traçado irregular dos movimentos oculares.
II. Na prova de rastreio pendular, espera-se encontrar curva sinusoidal do tipo I.
III. Na prova calórica com ar, espera-se que ocorra hiperreflexia ou preponderância direcional.
IV. Na prova de pesquisa do nistagmo semiespontâneo, espera-se encontrar nistagmo multidirecional.
V. Na prova de pesquisa do nistagmo espontâneo, de olhos abertos e fechados, espera-se presença do nistagmo.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) I e IV.
C) II e III.
D) III e V.
E) IV e V.
GABARITO. C) II e III.
ENADE 2016 - QUESTÃO 26
O Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite, instituído pelo Decreto n. 7.612/2011, ressaltou o compromisso do Brasil com as prerrogativas da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiências da Organização das Nações Unidas. O Brasil tem avançado na implementação dos apoios necessários ao pleno e efetivo exercício da capacidade legal por todas as pessoas com deficiência e na equiparação de oportunidades para que a deficiência não seja utilizada como impedimento à realização de sonhos, desejos e projetos.
Disponível em: <http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br>. Acesso em: 8 jul. 2016 (adaptado).
Considerando essas informações e a perspectiva da inclusão plena das pessoas com deficiência em todas as esferas da vida social, avalie as afirmações a seguir.
I. Unidades Básicas de Saúde são locais de acesso prioritário à pessoa com deficiência, dada sua proximidade geográfica e sociocultural com a comunidade que a circunda.
II. Programas educacionais especiais para pessoas com deficiência proporcionam redução da segregação desses indivíduos na sociedade produtiva e devem ser implementados de maneira complementar ou suplementar ao ensino regular.
III. Articulação intersetorial é fundamental para ampliar o alcance das ações nas áreas de educação, saúde, trabalho e emprego, lazer, cultura, transporte e moradia, além de potencializar o desenvolvimento da pessoa deficiente.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
GABARITO. E) I, II e III.
ENADE 2016 - QUESTÃO 27
Um fonoaudiólogo do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), com base em um levantamento epidemiológico, verificou elevado número de gestantes em sua região. Elaborou e apresentou, então, para as equipes de saúde, um projeto de orientação sobre o aleitamento materno. Alguns profissionais da equipe manifestaram-se contrariamente à realização do projeto, alegando que esse trabalho não compete ao fonoaudiólogo, mas, sim, aos enfermeiros.
Nessa situação, considerando o processo de trabalho em equipe interdisciplinar e o código de ética profissional, a conduta adequada do fonoaudiólogo é
A) repassar o projeto ao enfermeiro da equipe, para que ele oriente as gestantes quanto ao posicionamento do recém-nascido durante a amamentação, pois essa função é restrita aos profissionais de enfermagem.
B) discutir com a equipe as competências do fonoaudiólogo e dos demais membros do Nasf, salientando que esse trabalho deve ser realizado em conjunto.
C) capacitar o enfermeiro da equipe quanto a práticas fonoaudiológicas relacionadas ao aleitamento materno para garantir um atendimento integral às gestantes.
D) reportar-se diretamente ao gestor e solicitar a remoção dos profissionais que se opuseram à realização do projeto, por sua conduta inadequada à postura esperada dos integrantes de uma equipe interdisciplinar.
E) concordar com os profissionais que se opuseram à realização do projeto e assumir o seu papel específico no Nasf, que é o de realizar a intervenção quando a criança apresenta hábitos deletérios, decorrentes da substituição do aleitamento materno pelo uso da mamadeira.
GABARITO. B) discutir com a equipe as competências do fonoaudiólogo e dos demais membros do Nasf, salientando que esse trabalho deve ser realizado em conjunto.
ENADE 2016 - QUESTÃO 28
A prática fonoaudiológica expõe profissionais e clientes ao contato com microrganismos. Uma forma segura e eficaz de evitar a contaminação é a utilização de equipamentos de proteção individual, tais como jaleco, gorro, óculos, luvas, entre outros.
A respeito do uso do jaleco, assinale a opção correta.
A) O jaleco de tecido, após ser utilizado, deve ser retirado do local de atendimento e colocado em sacos de plástico para ser transportado.
B) O jaleco descartável deve ser utilizado pelo profissional quando há suspeita de que o indivíduo a ser atendido tem doença infectocontagiosa.
C) O jaleco descartável é de uso restrito às áreas de trabalho, visto que essa é uma medida de proteção própria para o indivíduo em atendimento.
D) O jaleco de tecido deve ser descontaminado antes de ser lavado.
E) O jaleco de tecido deve ser trocado ou lavado semanalmente, para se evitar contaminações.
GABARITO. A) O jaleco de tecido, após ser utilizado, deve ser retirado do local de atendimento e colocado em sacos de plástico para ser transportado.
ENADE 2016 - QUESTÃO 29
A solicitação de avaliação fonoaudiológica em UTI neonatal para início da transição da alimentação para via oral em prematuros, deve observar alguns critérios, como estabilidade clínica, manutenção estável de saturação de oxigênio e aceitação da dieta enteral.
RIBEIRO, F. G. S. M. Protocolo para transição da alimentação para via
oral em prematuros. In: FURKIM, A. M.; RODRIGUES, K. A. Disfagia nas
Unidades de Terapia Intensiva. São Paulo: Roca, 2014 (adaptado).
Considerando esse contexto, avalie as afirmações a seguir.
I. O termo disfagia funcional é adequado à descrição do quadro de prematuridade, pois o que ocorre é uma imaturidade de caráter transitório.
II. O estímulo digital oferecido com dedo enluvado favorece a adequação do padrão e da força de sucção do prematuro, além do controle oral de volume de alimento introduzido.
III. A transição para via oral pode ser feita diretamente no seio materno, com o apoio de técnicas de relactação ou pelo uso de utensílios.
É correto o que se afirma em
A) II, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I e III, apenas.
E) I, II e III.
GABARITO. D) I e III, apenas.
ENADE 2016 - QUESTÃO 30
O fonoaudiólogo que atua na área de estética facial reeduca as funções orofaciais para gerar efeitos positivos sobre a musculatura da região e, assim, suavizar rugas, sulcos e flacidez, por exemplo.
Considerando a atuação do fonoaudiólogo e o processo de envelhecimento facial, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Por meio da intervenção terapêutica, o fonoaudiólogo atua nos músculos envolvidos na formação de cada ruga, respeitando a correlação entre os grupos musculares dos terços da face, reorganizando a dinâmica da mímica facial e adequando as funções de mastigação, de deglutição e de fala.
PORQUE
II. Quando se contraem, os músculos da face movimentam a pele, provocando depressões caracterizadas por linhas ou fossas perpendiculares à direção das fibras musculares que, com o tempo e a repetição desses movimentos, transformam-se em rugas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
GABARITO. B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
ENADE 2016 - QUESTÃO 31
Uma adolescente com 13 anos de idade participa, desde os seus nove anos, de atividades de teatro e canto coral desenvolvidas pela prefeitura do município em que vive. Tanto no teatro quanto no coral, sempre se destacou por sua facilidade em se expressar, embora apresentasse uma voz rouca na fala, notada pelo regente do coral. Ultimamente, ela começou a sentir dificuldades no canto, como incapacidade para emitir os sons mais agudos e “quebras” na voz; além disso, devido ao seu aumento de peso, tem evitado papéis de destaque no teatro. Comenta que não percebe mudanças na sua voz falada, mas conta que, quando fala ao telefone, as pessoas a confundem com sua mãe.
Considerando o caso descrito, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. As atividades de promoção de arte e cultura durante o processo de crescimento dos indivíduos são válidas para o desenvolvimento da comunicação infantil, e o fonoaudiólogo deve participar de projetos dessa natureza com o objetivo de promover a saúde vocal dos sujeitos envolvidos e prestar assistência às crianças que começarem a apresentar alterações vocais ou de comunicação.
PORQUE
II. As atividades de teatro e de canto coral promovem o abuso vocal; portanto, se a disfonia funcional apresentada pela aluna tivesse sido tratada quando ela era mais nova, não teria evoluído para seu agravo na adolescência.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
GABARITO. C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
ENADE 2016 - QUESTÃO 32
A norma de atenção humanizada ao recémnascido de baixo peso: método canguru (MC) é uma política pública que foi instítuida pela Portaria n. 693/2000, do Ministério da Saúde. Essa norma, em complemento aos avanços tecnológicos, reúne a humanização e a integralidade na assistência dirigida ao recémnascido e sua família.
Considerando essas informações e as ações fonoaudiológicas no MC, avalie as afirmações a seguir.
I. A avaliação semanal da mamada e a atuação no manejo clínico da amamentação integram as ações fonoaudiológicas do MC.
II. O desenvolvimento de ações educativas de promoção e proteção à saúde em geral e da comunicação humana é uma das ações do MC.
III. Entre as várias ações previstas no MC, incluem-se o manejo clínico da amamentação e a intervenção em disfunções orais dos recém-nascidos.
IV. Incluem-se entre as ações do MC o incentivo e a assistência para a amamentação exclusiva até um ano de idade e sua prolongação até dois anos, acompanhada da introdução da dieta complementar.
V. A identificação e a correção de possíveis disfunções orais dos recém-nascidos e a capacitação da mãe e da família para controle e intervenção são ações contempladas pelo MC.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) I, III e IV.
C) I, IV e V.
D) II, III e V.
E) II, III, IV e V.
GABARITO. D) II, III e V.
ENADE 2016 - QUESTÃO 33
A avaliação audiológica de uma criança deve ser vista como um processo e não como avaliação isolada. Muitas vezes, são necessárias diversas visitas da criança à clínica para que o profissional obtenha as informações e os resultados dos testes que permitam a conclusão do quadro .
Considerando a realização de audiometria tonal e de logoaudiometria em uma criança de quatro anos, avalie as afirmações a seguir.
I. O estímulo sonoro deve ser apresentado à criança através do campo sonoro, em vez de se iniciar diretamente pelos fones, porque permite que a criança conheça o som e aprenda a responder à sua apresentação, além de oferecer ao examinador um rápido levantamento da extensão da perda auditiva da criança.
II. O estímulo acústico deve ser variado – ruído de banda larga, tom modulado, sons ambientais filtrados e estímulos vocais –, escolhendo-se o mais significativo para a criança.
III. A audiometria lúdica infantil com fones permite a obtenção de respostas comportamentais da criança a estímulos acústicos em situação controlada, mediante uso de brinquedos simples, como os de encaixe.
IV. A pesquisa do nível de alerta da fala é realizada com técnica ascendente em campo sonoro e depois, com fones, determinandose a menor intensidade para a qual a criança apresente reação de alerta, expressa por alguma mudança no seu comportamento ao receber o estímulo.
É correto o que se afirma em
A) I, II e III, apenas.
B) I, II e IV, apenas.
C) I, III e IV, apenas.
D) II, III e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.
GABARITO. C) I, III e IV, apenas.
ENADE 2016 - QUESTÃO 34
Um homem com 35 anos de idade sofreu acidente automobilístico e ficou hospitalizado por dois meses, com diagnóstico de traumatismo cranioencefálico. Após a alta hospitalar, foi encaminhado para avaliação fonoaudiológica, em que se constatou Afasia de Broca. Na avaliação, apresentou dificuldade em encontrar as palavras desejadas; fala lenta, com muitas interrupções e consciência de seus erros; compreensão preservada; consciência de suas dificuldades; e estado depressivo.
A partir desse caso, avalie as afirmações a seguir.
I. O fonoaudiólogo deverá investigar a extensão da lesão, a motivação do cliente e suas condições gerais de saúde, pois esses fatores interferem no sucesso do tratamento fonoaudiológico.
II. O fonoaudiólogo deverá iniciar a terapia fonoaudiológica semanal com o cliente, estimulando a linguagem oral, valendo-se da plasticidade do sistema nervoso central.
III. A utilização da comunicação suplementar e alternativa deverá ser indicada pelo fonoaudiólogo, pois houve lesão ao sistema nervoso central do cliente.
IV. O cliente deverá ser encaminhado para tratamento psicoterápico antes da realização da intervenção fonoaudiológica, pois a depressão poderá impedir o progresso da fala.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) I e III.
C) II e IV.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.
GABARITO. A) I e II.
ENADE 2016 - QUESTÃO 35 - ANULADA
COMENTÁRIOS