Prova de Geografia ENADE 2011 com Gabarito

Prova de Geografia ENADE 2011 com Gabarito OBS: As questões objetivas de 01 a 08 estão disponí...
ENADE

Prova de Geografia ENADE 2011 com Gabarito

OBS: As questões objetivas de 01 a 08 estão disponível na prova de Formação Geral que você pode acessar clicando neste link. As questões discursivas não foram disponibilizadas com padrão de resposta.

ENADE 2011 - QUESTÃO 09
O município de São Paulo voltou a ser atingido pelas chuvas na tarde desta quinta-feira (24 de fevereiro de 2011), e o Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE) colocou em estado de atenção as zonas leste e norte e a região da Marginal Tietê das 14h53 até as 15h55.

O mau tempo causou pontos de alagamentos pela cidade. Às 17h55, o centro registrava um ponto de alagamento intransitável na praça Ciro Pontes, próxima à rua Taquari. Segundo o CGE, o calor desta quinta gerou áreas de instabilidade que provocaram pancadas de chuva em bairros das regiões em atenção.

No aeroporto de Cumbica, foi registrada uma rajada de vento de 90 km/h às 15h29, de acordo com o CPTEC/INPE.
Disponível em: < http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/>.
 Acesso em 24 ago 2011 (com adaptações).

A partir da notícia acima, avalie as seguintes asserções.

As áreas urbanas, em especial as cidades de médio e grande porte, apresentam, com relativa frequência, problemas de alagamentos. Nas cidades localizadas na faixa tropical, esse problema é mais recorrente nos meses de primavera e verão, e nos finais de tarde e início da noite. Essas precipitações, nem sempre acima da média, causam transtornos à população, com prejuízos materiais e imateriais.

PORQUE

A impermeabilização do solo, a supressão de áreas verdes e a retificação dos canais dos rios resultam em diminuição da infiltração da água do solo e redução do tempo de permanência da água na bacia hidrográfica, o que acelera os processos de escoamento superficial.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.

D) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.

E) Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.


ENADE 2011 - QUESTÃO 10
As placas tectônicas podem ser de natureza oceânica ou continental. As características das crostas oceânicas e continentais são muito distintas, principalmente no que diz respeito a composição litológica e química, morfologia, estrutura, idade, espessura e dinâmica.
TEIXEIRA et al. Decifrando a Terra. São Paulo: Oficina de Textos, 2003. p. 102.

Quando se fala em dinâmica da Terra, relaciona-se a formação e a atuação das placas tectônicas. Quanto aos limites entre as placas tectônicas, pode-se dizer que estas são divergentes, convergentes e conservativas. Consideram-se limites divergentes aqueles onde

A) as placas tectônicas colidem, e a mais densa mergulha sob a outra, o que gera uma zona de intenso magmatismo a partir dos processos de fusão parcial da crosta que mergulhou.

B) ocorrem as fossas e as províncias, a exemplo da Placa Pacífica, onde existe o chamado “Cinturão de Fogo”, maior concentração de vulcões do mundo.

C) se situam as maiores falhas do mundo, como a de San Andreas, nos EUA, onde a placa do Pacífico se desloca para o Norte em direção à placa norte-americana.

D) as placas tectônicas deslizam lateralmente uma em relação à outra, sem destruição ou geração de crostas, ao longo de fraturas, denominadas falhas transformantes.

E) as placas tectônicas, marcadas pelas dorsais mesooceânicas, afastam-se uma da outra, com a formação de nova crosta oceânica.


ENADE 2011 - QUESTÃO 11
Considere a figura a seguir

enade

A figura acima representa uma dada concepção de divisão regional característica da

A) Geografia Clássica.

B) Geografia Quantitativa.

C) Geografia Crítica.

D) Geografia Humanista.

E) Geografia Cultural. 


ENADE 2011 - QUESTÃO 12
Entre os 10% mais pobres, apenas 0,6% têm acesso à Internet; entre os 10% mais ricos, essa porcentagem é 56,3%. Somente 13,3% dos negros usam a Internet, mais de duas vezes menor que a porcentagem relativa aos os de raça branca (28,3%). Os índices de acesso à Internet nas Regiões Sul (25,6%) e Sudeste (26,6%) contrastam com os das Regiões Norte (12%) e Nordeste (11,9%).
 Disponível em: < http://www.tobeguarany.com/internet_no_brasil.php >.
Acesso em: 10 ago.2011.

Considerando esse tema, avalie as seguintes asserções.

Verifica-se que os dados indicados acima fazem parte da lógica de exclusão social, pois reproduzem a exclusão digital.

PORQUE

Apesar de o acesso à internet ser cada vez maior, um país de desigualdades socioeconômicas, como o Brasil, precisa de investimentos, suporte e regulamentação governamental para aumentar o percentual da população que tem acesso à rede mundial de computadores.
 Disponível em < http://info.abril.com.br/noticias/internet/brasil-
tem-43-mi-deinternautas-diz-ibope-04052011-25.shl > Acesso em: ago. 2011.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As duas asserções são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

B) As duas asserções são verdadeiras, mas a segunda não é justificativa correta da primeira.

C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira e a segunda, falsa.

D) A primeira asserção é uma proposição falsa e a segunda, verdadeira.

E) Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.


ENADE 2011 - QUESTÃO 13
O ciclo hidrológico pode ser definido como fenômeno de circulação de água entre a atmosfera e a superfície terrestre. Assim, o ciclo hidrológico

I. tem vários componentes, contudo sua dinâmica é sempre igual em todo o planeta.

II. é principalmente importante no processo de evaporação em áreas tanto urbanas quanto florestadas.

III. é composto de evaporação, evapotranspiração, precipitação, interceptação, infiltração e escoamento superficial.

IV. é diferente em áreas urbanas, principalmente porque, ao contrário do que ocorre em áreas florestadas, há pouca infiltração de água no solo das cidades.

É correto apenas o que se afirma em

A) I.

B) II.

C) I e III.

D) II e IV.

E) III e IV.


ENADE 2011 - QUESTÃO 14
É possível identificar várias áreas nas quais a urbanização se deve diretamente à consecução do agronegócio globalizado. Como é notório, a modernização e expansão destas atividades promovem o processo de urbanização e de crescimento das áreas urbanas, cujos vínculos principais se devem às inter-relações cada vez maiores entre campo e cidade.
ELIAS, D. Globalização e fragmentação do espaço agrícola do Brasil. Scripta Nova.
v. X, 218 (03), 1/8/2006. Disponível em: <http://www.ub.edu/geocrit/sn/sn-218-03.htm>.

As inter-relações entre campo e cidade mencionadas no texto referem-se à presença de

A) atividades agrícolas nas cidades pequenas e médias do Brasil, como plantio de subsistência nas suas periferias.

B) trabalhadores urbanos nos campos, como meio de fuga dos problemas das cidades diante da globalização econômica.

C) agricultores que comandam cidades e impõem suas lógicas à produção dos espaços urbanos, criando o “rururbano”.

D) serviços altamente especializados em algumas cidades, para atender às demandas de atividades agrícolas globalizadas, como a agricultura científica.

E) atividades urbanas nos espaços rurais, como bancos e cooperativas, que passam a financiar e comandar a produção agrícola globalizada.


ENADE 2011 - QUESTÃO 15

enade

Os dados acima se referem à “Primavera Árabe”, onda de levantes populares que começou na Tunísia e se espalhou por vários países da região em 2011.

Os fatos apontados impactam diretamente a ordem mundial, levando a um olhar diferenciado na geopolítica mundial. 

Nesse contexto, analise as afirmações a seguir.

I. A instabilidade do mundo árabe representa preocupações para a Europa e há risco de caos econômico em razão da possibilidade de migração de pessoas para a Europa.

II. O contexto de instabilidade do mundo árabe apresentado na figura valoriza a dimensão política do espaço e do território, o que afeta o cerne dos pressupostos geopolíticos: o Estado e a estrutura de poder mundial.

III. O fim dos governos de Ben Ali (Tunísia) e Mubarak (Egito), provocado pela primavera árabe, não resultará no fim da ditadura desses países, porque existem interesses dos EUAem manter a sua hegemonia na região do petróleo.

IV. O contexto de instabilidade do mundo árabe apresentado acima compromete a hegemonia dos Estados Unidos da América (EUA) frente à geopolítica mundial. Ainda assim, os EUA reagem com prudência e pragmatismo, tentando manter a estabilidade de uma região crucial para seus interesses e, ao mesmo tempo, apoiar as aspirações democráticas de suas populações.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II. 

B) II e III. 

C) III e IV. 

D) I, II e IV. 

E) I, III e IV.


ENADE 2011 - QUESTÃO 16

enade

Existem diferenças fundamentais no processo de urbanização de países desenvolvidos e subdesenvolvidos. Um dos exemplos de cidade de país desenvolvido é Frankfurt, na Alemanha, e um outro exemplo de cidade em país subdesenvolvido é Cabul, no Afeganistão.

Com base no enunciado e nas figuras acima, assinale a opção que expressa características de urbanização em países desenvolvidos e subdesenvolvidos, respectivamente.

A) Formação de rede urbana mais recente, ligada à Primeira Revolução Industrial; existência de rede urbana bastante simples, mas completa na maioria dos países.

B) Formação de rede urbana mais aberta e inconsolidada; existência de rede urbana mais antiga, em especial após a Primeira Guerra Mundial.

C) Formação de rede urbana mais antiga, ligada à Segunda Revolução Industrial; existência de rede urbana mais recente, em especial após a Segunda Guerra Mundial.

D) Formação de rede urbana mais densa e interligada; existência de rede urbana bastante rarefeita e incompleta na maoiria dos países.

E) Formação de rede urbana acelerada e direcionada para um número reduzido de cidades; existência de rede urbana moderna, mas inacabada na maioria dos países. 


ENADE 2011 - QUESTÃO 17
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) define uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH) como “toda usina hidrelétrica de pequeno porte cuja capacidade instalada seja superior a 1.000 kW e inferior a 30.000 kW e a área do reservatório seja inferior a 3 km²” (Resolução n.º 394, de 4 de dezembro de 1998, da ANEEL).

Esse tipo de aproveitamento hidroelétrico apresenta custo de produção de eletricidade superior ao das grandes usinas hidroelétricas, pois o reservatório não permite a regularização da vazão do rio ao longo do ano, de forma que, nos períodos de estiagem, parte das turbinas ficam ociosas.

Por outro lado, nos períodos de maior precipitação e maior vazão, parte da água passa pelo vertedouro, não gerando eletricidade. Mesmo com essas limitações, as PCHs apresentam vantagens em relação às grandes barragens, principalmente quanto a aspectos ambientais, em especial relacionados ao tamanho do reservatório e à área de inundação.

Acerca desse assunto, julgue os fatores apresentados a seguir, relacionados a aspectos ambientais envolvidos na produção de hidroeletricidade a partir de PCHs.

I. O reservatório reduzido diminui os custos relativos à indenização de propriedades e reduz a área inundada no local onde será instalada uma PCH.

II. A área inundada pelo reservatório da PCH constitui um problema ambiental, pois a matéria orgânica em decomposição na água diminui o oxigênio dissolvido.

III. As PCHs podem ser instaladas próximas ao mercado consumidor, o que diminui os custos com transmissão de energia elétrica e os impactos ambientais.

IV. A produção de hidroeletricidade é maximizada, pois o reservatório reduzido apresenta maior potencial de geração de energia elétrica.

V. O aproveitamento de desníveis significativos do rio resulta em um problema para a piracema da região, o que reduz a capacidade de produção de energia elétrica.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II. 

B) I e III. 

C) II e IV. 

D) III e V. 

E) IV e V.


ENADE 2011 - QUESTÃO 18

enade

A era da informação e do espaço digital chegou e continua a se impor. Assim, há que se contar com a nova situação na análise do território e no estabelecimento das políticas de desenvolvimento para base do planejamento.
LOBO, C. Prefácio In: Cidade Digital: Infoinclusão Social e Tecnologia em Rede, 36. São Paulo: Senac, 2006.

Nesse contexto, a imagem sobre os dados das queimadas e do desmatamento na Amazônia é excelente ferramenta para a análise do território amazônico. Nessa perspectiva, é consequência socioespacial da era da informação e do espaço digital, que se caracteriza como possibilidade de análise do território,

I. a formação de uma sociedade em rede para discutir temas amazônicos e de interesses comuns, a exemplo do ilustrado na figura.

II. a reestruturação econômica da Amazônia a partir do monitoramento das queimadas e do desmatamento, o que irá regenerar o meio ambiente.

III. o desenvolvimento de um sistema integrado de informação local, para coletar, produzir, gerenciar e monitorar dados e informações que interfiram, direta ou indiretamente no desenvolvimento local, a exemplo do ilustrado na figura.

IV. o incentivo, a partir do monitoramento, à melhor utilização, em bases sustetáveis de áreas já desmatadas, contemplando inovações tecnológicas, como o manejo de pastagens, sistemas agroflorestais, agricultura ecológica e a recuperação de áreas degradadas.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II. 

B) I e III. 

C) III e IV. 

D) I, II e IV. 

E) I, III e IV.


ENADE 2011 - QUESTÃO 19
Em seu processo de produção territorial, o Brasil vivenciou longa fase de desarticulação interna, haja vista que a ocupação econômica era estimulada, principalmente, pela demanda de produtos para o comércio exterior. Assim, havia pouca integração interna entre as regiões e maior integração externa, evidenciada pela exportação dos produtos agrícolas e minerais. Nesse contexto, avalie as seguintes asserções.

Somente em meados do século XX, o território brasileiro passou a ter construída sua integração.

PORQUE

A unificação e a ampliação das redes de transporte e comunicação geram as condições propícias para uma verdadeira integração do território brasileiro. Modificam-se, substancialmente, os fluxos econômicos e demográficos, o que confere novas centralidades aos lugares. Nesse processo, o planejamento estatal foi preponderante para essa reconfiguração territorial, oferecendo diversos incentivos, investindo em infraestrutura e implementando planos de desenvolvimento.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.

B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.

D) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.

E) Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.


ENADE 2011 - QUESTÃO 20
A lei do desenvolvimento desigual e combinado (Trotski) permite que se considerem as diferenciações resultantes da presença de fenômenos originados em tempos históricos distintos coexistindo no tempo e espaço presente. Essa lei tem uma dimensão espacial, que se verifica no processo de regionalização, ou seja, na diferenciação de áreas, e constitui importante subsídio ao planejamento regional.

PORQUE

A lei do desenvolvimento desigual e combinado contempla a análise da formação social e econômica do quadro territorial, traduzida por meio da regionalização, e permite diferenciar não somente países entre si, mas também de cada um deles, as partes componentes ou seja, as regiões desigualmente desenvolvidas, mas articuladas.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.

D) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.

E) Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.


ENADE 2011 - QUESTÃO 21
A relação de censos brasileiros mostra que a população experimentou sucessivos aumentos em seu contingente, conforme mostra a tabela a seguir.

enade

Avalie as afirmações seguintes de acordo com a tabela apresentada e com os estudos socioeconômicos do Brasil.

I. Até a década de 1940, prevaleceram níveis de fecundidade e mortalidade elevados no Brasil, que era predominantemente rural. Após a Segunda Guerra Mundial, com a disseminação dos avanços da medicina pelo território nacional, ocorreu a diminuição da mortalidade e a manutenção dos altos níveis de fecundidade. Esse contexto determinou a evolução do ritmo do crescimento populacional brasileiro para quase 3,0% ao ano na década de 1950.

II. No início dos anos 1960, os níveis de fecundidade começaram lentamente a declinar; queda que se acentuou na década seguinte, ao longo do “Milagre Econômico”, quando o país registrou elevado crescimento do PIB, como resultado da aplicação do Plano Nacional de Desenvolvimento (PND). A partir de então, as subsequentes taxas médias geométricas de crescimento anual da população apresentaram signifi cativa elevação.

III. No Censo de 2000, a população do Brasil totalizou 169.799.170 habitantes, passando para 190.755.799 habitantes no Censo 2010. Esse aumento populacional resultou em crescimento médio geométrico anual de 1,17%, a menor taxa observada desde a realização do primeiro recenseamento no Brasil, em 1872, quando o país registrou 9.930.478 habitantes.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) II, apenas.

C) I e III, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.


ENADE 2011 - QUESTÃO 22
As mudanças no padrão técnico dificilmente surgem da iniciativa dos agentes locais, mas, sim, para que possam atender às exigências do mercado.

As empresas aumentam a produtividade e melhoram a qualidade da produção, o que, muitas vezes, eleva os custos e implica conexões transescalares para a compra de insumos e a comercialização da produção.

Dessa forma, a técnica a ser implantada segue em consonância com os interesses do mercado. E, ainda, a tomada de decisões, no que diz respeito às características do processo produtivo, é centralizada e verticalizada, devido ao interesse das indústrias a montante.
SILVA, E. Comercialização e Subordinação da Agricultura Familiar no Estado do
Rio de Janeiro. In: MARAFON, G. F., PESSÔA, V. L. S.
Agricultura, Desenvolvimento e Transformações Socioespaciais.
Uberlândia: Assis Editora, 2008, p. 88.

Os novos modelos de produção surgem de maneira simultânea às mudanças no mundo do trabalho e, associados às novas técnicas de produção e à necessidade de busca constante por competitividade, são responsáveis pela 

A) criação de políticas de favorecimento do capital social coletivo, para atender a dinâmica de mercado.

B) verticalização do processo produtivo, no sentido de se manter uma estrutura rígida e pragmática.

C) mudança nas estratégias de gestão organizacional e de ordenamento territorial.

D) multiplicação das escalas de produção e de consumo, favorecendo a distribuição e a descentralização do capital financeiro.

E) institucionalização de parâmetros que priorizem a qualidade da produção, em detrimento de custos materiais, o que garante maior vantagem comparativa.


ENADE 2011 - QUESTÃO 23
Trata-se de uma extensão do território que avança das regiões Sul e Sudeste para as fronteiras com a Amazônia (norte do Mato Grosso) e o Nordeste (oeste da Bahia e sul do Maranhão e Piauí), e grande parte da qual sobrepõe-se ao território da região do polígono industrial.

A formação regional seguiu dois momentos. O primeiro relaciona-se à fusão da agricultura com a indústria, num processo que lembra um retorno à relação de antes da constituição do capitalismo, na história, numa só unidade sistêmica. O segundo, a dissolução histórica da indústria de beneficiamento e a abertura ampla do leque de divisão do trabalho, que fará do sistema um complexo.
MOREIRA, R. A nova divisão territorial do trabalho e as tendências de
configuração do espaço brasileiro. In: LIMONAD, E. et al (Orgs.). Brasil
século XXI : por uma nova regionalização? Agentes, processos e escalas.
São Paulo: Max Limonad, 2004.

A região descrita no texto de Moreira (2004) é

A) o complexo industrial formado no período da internacionalização da economia brasileira.

B) o complexo agroindustrial, que retrata as recentes modificações da divisão territorial do trabalho do Brasil.

C) o complexo agroindustrial da divisão territorial do trabalho conformada durante o período do governo militar.

D) o complexo industrial do Brasil, que se concentra nas áreas mais ricas e desenvolvidas do território.

E) o complexo do vetor biológico da nova divisão territorial do trabalho do Brasil, que aproveita suas vantagens locacionais e biológicas em prol das atividades econômicas.


ENADE 2011 - QUESTÃO 24
A paisagem artificial é a paisagem transformada pelo homem. Se, no passado, havia a paisagem natural, hoje essa modalidade de paisagem praticamente não existe mais [...]. Quanto mais complexa for a vida social, quanto mais nos afastamos de um mundo natural e nos endereçamos a um mundo artificial [...], este parece ser o caminho da evolução.
SANTOS, M. Metamorfose do espaço habitado. São Paulo, 1988, p. 64-5.

Considerando a dinâmica da paisagem, de acordo com o texto acima, analise as afirmações que se seguem.

I. O fenômeno das “ilhas de calor” tem como uma das causas a alta capacidade de absorção de calor de muitas superfícies urbanas, como paredes de cimento e ruas asfaltadas.

II. A formação de células de calor em áreas urbanas ligadas às construções urbanas impede a absorção da irradiação solar.

III. A presença de “áreas verdes” nos grandes centros urbanos é um fator que contribui para baixar as médias térmicas.

IV. A ação típica do gás carbono de fixar ou reter o calor é chamada de efeito estufa.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) I e IV.

C) II e III.

D) I, III e IV.

E) II, III e IV.


ENADE 2011 - QUESTÃO 25
Analise as seguintes asserções.

Em nenhum lugar do mundo, verifica-se dinâmica de migração internacional tão intensa como a existente entre o México e os Estados Unidos da América (EUA). Mais de 5% da população nascida no México residiu nos EUA em 1990. A fronteira entre esses dois países é a mais transposta no mundo.

PORQUE

Os imigrantes mexicanos atravessam a fronteira com os EUA diariamente, para compor a divisão territorial complexa existente e configurada após o funcionamento do NAFTA, o que demonstra a força desse padrão de integração e das resultantes políticas de incentivos.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.

D) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.

E) Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.


ENADE 2011 - QUESTÃO 26
Na Sociologia da Educação, o currículo é considerado um mecanismo por meio do qual a escola define o plano educativo para a consecução do projeto global de educação de uma sociedade, realizando, assim, sua função social. Considerando o currículo na perspectiva crítica da Educação, avalie as afirmações a seguir.

I. O currículo é um fenômeno escolar que se desdobra em uma prática pedagógica expressa por determinações do contexto da escola.

II. O currículo reflete uma proposta educacional que  inclui o estabelecimento da relação entre o ensino e a pesquisa, na perspectiva do desenvolvimento profissional docente.

III. O currículo é uma realidade objetiva que inviabiliza intervenções, uma vez que o conteúdo é condição lógica do ensino.

IV. O currículo é a expressão da harmonia de valores dominantes inerentes ao processo educativo.

É correto apenas o que se afirma em

A) I.

B) II.

C) I e III.

D) II e IV.

E) III e IV. 


ENADE 2011 - QUESTÃO 27
O fazer docente pressupõe a realização de um conjunto de operações didáticas coordenadas entre si. São o planejamento, a direção do ensino e da aprendizagem e a avaliação, cada uma delas desdobradas em tarefas ou funções didáticas, mas que convergem para a realização do ensino propriamente dito.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2004, p. 72.

Considerando que, para desenvolver cada operação didática inerente ao ato de planejar, executar e avaliar, o professor precisa dominar certos conhecimentos didáticos, avalie quais afirmações abaixo se referem a conhecimentos e domínios esperados do professor.

I. Conhecimento dos conteúdos da disciplina que leciona, bem como capacidade de abordá-los de modo contextualizado.

II. Domínio das técnicas de elaboração de provas objetivas, por se configurarem instrumentos quantitativos precisos e fidedignos.

III. Domínio de diferentes métodos e procedimentos de ensino e capacidade de escolhê-los conforme a natureza dos temas a serem tratados e as características dos estudantes.

IV. Domínio do conteúdo do livro didático adotado, que deve conter todos os conteúdos a serem trabalhados durante o ano letivo.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) I e III.

C) II e III.

D) II e IV.

E) III e IV.


ENADE 2011 - QUESTÃO 28

enade

Com base na projeção da população brasileira para o período 2010-2040 apresentada nos gráficos, avalie as seguintes asserções.

Constata-se a necessidade de construção, em larga escala, em nível nacional, de escolas especializadas na Educação de Jovens e Adultos, ao longo dos próximos 30 anos.

PORQUE

Haverá, nos próximos 30 anos, aumento populacional na faixa etária de 20 a 60 anos e decréscimo da população com idade entre 0 e 20 anos.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.

C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.

D) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.

E) Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.


ENADE 2011 - QUESTÃO 29
Na escola em que João é professor, existe um laboratório de informática, que é utilizado para os estudantes trabalharem conteúdos em diferentes disciplinas. Considere que João quer utilizar o laboratório para favorecer o processo ensinoaprendizagem, fazendo uso da abordagem da Pedagogia de Projetos.

Nesse caso, seu planejamento deve

A) ter como eixo temático uma problemática significativa para os estudantes, considerando as possibilidades tecnológicas existentes no laboratório.

B) relacionar os conteúdos previamente instituídos no início do período letivo e os que estão no banco de dados disponível nos computadores do laboratório de informática.

C) definir os conteúdos a serem trabalhados, utilizando a relação dos temas instituídos no Projeto Pedagógico da escola e o banco de dados disponível nos computadores do laboratório.

D) listar os conteúdos que deverão ser ministrados durante o semestre, considerando a sequência apresentada no livro didático e os programas disponíveis nos computadores do laboratório.

E) propor o estudo dos projetos que foram desenvolvidos pelo governo quanto ao uso de laboratórios de informática, relacionando o que consta no livro didático com as tecnologias existentes no laboratório.


ENADE 2011 - QUESTÃO 30

enade

Muitas vezes, os próprios educadores, por incrível que pareça, também vítimas de uma formação alienante, não sabem o porquê daquilo que dão, não sabem o significado daquilo que ensinam e quando interrogados dão respostas evasivas: “é pré-requisito para as séries seguintes”, “cai no vestibular”, “hoje você não entende, mas daqui a dez anos vai entender”.

Muitos alunos acabam acreditando que aquilo que se aprende na escola não é para entender mesmo, que só entenderão quando forem adultos, ou seja, acabam se conformando com o ensino desprovido de sentido.
VASCONCELLOS, C. S. Construção do conhecimento em sala de aula.
13ª ed. São Paulo: Libertad, 2002, p. 27-8. 

Correlacionando a tirinha de Mafalda e o texto de Vasconcellos, avalie as afirmações a seguir.

I. O processo de conhecimento deve ser refletido e encaminhado a partir da perspectiva de uma prática social.

II. Saber qual conhecimento deve ser ensinado nas escolas continua sendo uma questão nuclear para o processo pedagógico.

III. O processo de conhecimento deve possibilitar compreender, usufruir e transformar a realidade.

IV. A escola deve ensinar os conteúdos previstos na matriz curricular, mesmo que sejam desprovidos de significado e sentido para professores e alunos.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III. 

B) I e IV. 

C) II e IV. 

D) I, II e III. 

E) II, III e IV. 


ENADE 2011 - QUESTÃO 31
O papel do filme na sala de aula é o de provocar uma situação de aprendizagem para alunos e professores. A imagem cinematográfica precisa estar a serviço da investigação e da crítica a respeito da sociedade em que vivemos. Trata-se, portanto, de um movimento de apropriação cognitiva da relação espaço-imagem e, principalmente, da criação de sujeitos produtores de conhecimento e reconhecimento de si mesmos e do mundo.
BARBOSA, J. L. Geografia e Cinema: em busca de aproximações e do
inesperado. In: CARLOS, A. F. (org.). Geografia em sala de aula. 
São Paulo: Contexto, 1999, p. 109-133

Considerando o potencial da linguagem fílmica na construção de saberes geográficos, analise as afirmações abaixo.

I. No universo fictício do cinema, reproduzem-se imagens e sons com forte impressão da realidade, no plano do verossímil, o que oferece subsídios ao conhecimento geográfico.

II. Como acionador cognitivo, o filme provoca no espectador a possibilidade de participação ativa no processo de interação entre o ver imediato e a significação.

III. Do ponto de vista geográfico, a arte cinematográfica é válida pela autenticidade, tanto no quadro físico quanto no humano, das paisagens apresentadas na dramaticidade.

IV. A produção fílmica enraíza, no imaginário social, e reflete a concepção de mundo do seu realizador, por isso, para estar a serviço da investigação e da crítica, deve ser interpretada para além da sua aparência imediata.

É correto apenas o que se afirma em

A) I.

B) II.

C) III.

D) III e IV.

E) I, II e IV.


ENADE 2011 - QUESTÃO 32
Art. 26 - A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira.

§ 1. O conteúdo programático a que se refere o caput deste artigo incluirá o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil.

§ 2. Os conteúdos referentes à História e Cultura AfroBrasileira serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileiras.

Art. 79-B. O calendário escolar incluirá o dia 20 de novembro como Dia Nacional da Consciência Negra.
LEI n.º 10.639, de 9 de janeiro de 2003.

Esse excerto da Lei n.º 10.639/2003 torna obrigatória a inserção de estudos relacionados à História e Cultura Afro-Brasileira nos conteúdos programáticos a serem ministrados em todo o currículo escolar e não somente em áreas específicas, com o objetivo de se reposicionarem o negro e as relações raciais no mundo da educação.

PORQUE 

A África, via de regra, é inferiorizada nos manuais escolares, sendo apresentada como um continente permeado de conflitividade e associado à desorganização social, miséria, fome, doenças e guerrilhas entre tribos rivais.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.

D) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.

E) Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.


ENADE 2011 - QUESTÃO 33
Piaget, com o apoio de uma equipe de pesquisadores, realizou diversos estudos que lhe possibilitaram criar uma das teorias genéticas mais completas sobre o desenvolvimento cognitivo do homem. Ainda que hoje, à luz de outras teorias, a proposta de Piaget sofra certas restrições quanto à representação do espaço, seus estudos permanecem fundamentais.
ALMEIDA, R.D. Do desenho ao mapa – iniciação cartográfica na escola.
São Paulo: Contexto, 2001, p. 59.

Considerando-se a teoria mencionada no texto acima, conclui-se que, no processo de alfabetização cartográfica orientado pelo construtivismo piagetiano, a criança deve

A) ser estimulada a trabalhar com mapas mudos, para que, a partir de atividades de pintura, identificação e localização, ela se torne leitora eficaz de mapas.

B) ser estimulada pelo professor a decodificar as informações contidas nas representações espaciais, processo sem o qual ela não conseguirá, posteriormente, tornar-se leitora de mapas.

C) realizar, inicialmente, atividades de leitura de mapa, ocasião em que aprenderá a decodificar os signos ordenados próprios da linguagem cartográfica.

D) ser primeiramente estimulada a realizar tarefas operatórias, por meio das quais ocorre o processo de decodificação, e, assim, tornar-se apta a realizar ligações entre os significantes e o significados da linguagem cartográfica.

E) viver primeiramente o papel de codificador, para depois tornar-se decodificadora da linguagem cartográfica: ao agir inicialmente como mapeadora, ela estará apta a realizar a leitura de mapas quando a sua capacidade de reversibilidade for alcançada.


ENADE 2011 - QUESTÃO 34
Desde os primeiros meses de vida do ser humano delineiam-se as impressões e percepções referentes ao domínio espacial, as quais se desenvolvem por intermédio de sua interação com o meio.
ALMEIDA, R. Espaço geográfico: ensino e representação.
São Paulo: Contexto, 2002 (com adaptações).

A construção da noção de espaço em Geografia requer longa preparação e estímulo por parte do indivíduo. Tratase de aprendizado que se inicia no(a)

A) série adiantada do ensino fundamental, já que o professor dos anos iniciais pouco aprende em seu curso de formação sobre como levar o aluno a dominar conceitos espaciais.

B) trabalho da Geografia como ciência voltada para a análise da realidade social quanto à sua configuração espacial, social, política e sociológica.

C) escola, onde deve ocorrer a aprendizagem espacial organizada para a compreensão das formas pelas quais a sociedade constrói e organiza o seu espaço.

D) análise geográfica da organização social do trabalho, que se faz por meio de um ato social e leva a transformações territoriais.

E) trabalho de orientação, localização e representação, que deve partir do espaço distante para o espaço próximo.


ENADE 2011 - QUESTÃO 35
De acordo com a proposta curricular para o 1.º segmento do ensino fundamental destinada à Educação de Jovens e Adultos (EJA), um dos princípios pedagógicos a ser observado pelos que trabalham com essa modalidade de ensino é a incorporação da cultura e da realidade vivencial dos educandos como conteúdo ou ponto de partida da prática educativa.

Para que o ensino de geografia se guie por esse princípio, é necessário que se busque superar a geografia tradicional, que teve papel hegemônico em nossas salas de aula.

PORQUE

A geografia tradicional, ao se limitar à promoção da análise do empírico, lançando mão do artifício da compartimentação do todo, dificulta a compreensão da realidade como um todo que envolve sociedade e natureza. Promove, também, uma des-historização da geografia e dos próprios alunos, já que se nega o saber peculiar do aluno, por meio da exclusão deliberada do espaço real do aluno. Tais características da geografia e do seu ensino não se coadunam com a demanda histórica que perpassa o princípio anunciado na proposta curricular destinada à Educação de Jovens e Adultos, ou seja, o ensino de uma geografia, a um só tempo social e histórica, que não separa a sociedade da natureza, que considera o homem como sujeito e não como homem abstrato e que, no processo de aprendizagem, cria condições para que ele se constitua como um ser crítico, construtor/criador de seu conhecimento/saber.

A) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.

D) A primeira assertiva é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.

E) Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas. 


ENADE 2011 - QUESTÃO 36
Milton Santos (2001) apresenta uma discussão em torno da proposição de uma divisão regional do Brasil baseada, simultaneamente, numa atualidade marcada pela difusão diferencial do meio técnico-científico-informacional e nas heranças do passado. Cada região instala aquilo que, a cada momento, vem a constituir rugosidades diferentes.

Essas rugosidades estão ligadas, de um lado, à tecnicidade dos objetos de trabalho e, de outro, ao arranjo desses objetos e às relações daí resultantes. A constante é o espaço, isto é, um conjunto indissociável, solidário, mas também contraditório, de sistemas de objetos e sistemas de ações. Poder-se-ia, assim, reconhecer a existência de quatro Brasis: uma Região Concentrada, formada pelo Sudeste e pelo Sul, o Brasil do Nordeste, o Centro-Oeste e a Amazônia.

PORQUE 

Segundo o IBGE, o caráter intrínseco da revisão da Divisão Regional do Brasil corresponde a um conjunto de determinações econômicas, sociais e políticas que dizem respeito à totalidade da organização do espaço nacional, referendado, no caso brasileiro, pela forma desigual como vem-se processando o desenvolvimento das forças produtivas em suas interações com o quadro natural. Assim, na Divisão Regional do Brasil em mesorregiões, partindo-se de determinações mais amplas em nível conjuntural, buscou-se identificar áreas individualizadas em cada uma das Unidades Federadas, tomadas como universo de análise e definiram-se as mesorregiões com base nas seguintes dimensões: o processo social como determinante, o quadro natural como condicionante e a rede de comunicação e de lugares como elemento da articulação espacial.

Analisando a relação proposta entre as duas asserções acima, assinale a opção correta.

A) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.

D) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.

E) As duas asserções são proposições falsas. 


ENADE 2011 - QUESTÃO 37

TEXTO 1 

Jovens manifestantes atacaram, na madrugada deste domingo (07/08), viaturas policiais, um ônibus urbano e diversos prédios no bairro multicultural Tottenham, em Londres. Os tumultos deixaram 29 pessoas feridas — sendo 26 policiais — e 42 suspeitos detidos. Os distúrbios, que perduraram por toda a madrugada foram os mais violentos ocorridos na capital londrina nos últimos anos. 

Localizado a mais de dez quilômetros do centro de Londres, Tottenham é uma das regiões mais pobres do Reino Unido. Nele quase metade das crianças vive em condições precárias. A percentagem de estrangeiros no bairro é a maior em todo o país.
Disponível em:< http://www.dw-world.de/dw/article/0,,15301457,00.html>. Acesso
em 30.ago.2011 (com adaptações).

TEXTO 2

ATENAS — A polícia grega dispersou com gás lacrimogêneo os milhares de manifestantes reunidos em protesto contra o novo pacote de ajuste e privatizações, submetido, nesta quarta-feira, 29, ao voto do Parlamento e do qual depende o país para receber ajuda externa para evitar a falência. “Não somos uma juventude indignada. Somos uma juventude raivosa. Destruíram nosso presente e nosso futuro. Estão vendendo nosso país. Vai ocorrer aqui o mesmo que ocorreu na Argentina. O futuro da Grécia é negro”, desabafou Efe Artemis Moscholia, empregada de 28 anos.

O centro da capital apresenta um aspecto de devastação, já que os serviços municipais de limpeza, em greve, não recolheram os destroços deixados, na véspera, nos confrontos entre os grupos radicais e a polícia.
<Disponível em http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,
policia-gregadispersa-manifestantes-com-gas-lacrimogeneo,738404,0.htm.>
Acesso em 30.ago.2011. (com adpatações).

Com relação aos textos, é correto afirmar que 

A) os distúrbios em ambos os países mencionados revelam conflitos étnicos, sociais e religiosos, e nos relacionados entre si. 

B) a violência retratada nos textos acontece em razão do aumento das taxas de desemprego, e corresponde a eventos isolados do contexto econômico europeu.

C) Em Londres, os distúrbios vinculam-se ao assassinato de um imigrante muçulmano e, na Grécia, as manifestações são contra a União Europeia, não havendo relação entre as duas situações.

D) Os atos no subúrbio londrino relacionaram-se a reivindicações de caráter racial, ao passo que os atos na Grécia ocorreram em torno do combate a uma possível ajuda externa ao país.

E) Ambos os textos abordam o momento socioeconômico europeu, retratando as consequências da crise econômica mundial e seus reflexos na Europa mediante manifestações nas ruas.


ENADE 2011 - QUESTÃO 38

enade

Observe com atenção o recorte da carta topográfica SF-23-I-I-3, na escala original de 1:50.000 e curvas de nível com equidistância de 20 metros.

Considerando os pontos 1 e 2 assinalados na carta recortada, analise as afirmações a seguir.

I. O ponto 1, situado exatamente no centro da quadrícula onde está assinalado, tem as coordenadas E1 = 401.000 m; N1 = 7.643.000 m.

II. O ponto 2 está localizado sobre um caminho, a mais de 840 metros de altura, próximo ao divisor de águas de uma bacia hidrográfica.

III. A maior isoípsa apresentada no recorte da carta não chega a medir 900 metros.

IV. Ambos os pontos 1 e 2 estão situados ao sul do Equador e a leste do meridiano central do fuso 23.

Estão corretas apenas as afirmações

A) I e II.

B) I e III.

C) III e IV.

D) I,II e IV.

E) II, III e IV.


ENADE 2011 - QUESTÃO 39

enade

Com relação ao conflito da Palestina, analise as afirmativas a seguir.

I. De um lado, há o sobero Estado de Israel, detentor do poder político e militar e exercendo sua territorialidade plena; de outro lado, os grupos esparsos de palestinos, desterritorializados, expulsos de seu lugar de origem e estocados em campos de refugiados ou pequenas comunidades cercadas pelo domínio israelense. Desta forma, os assentamentos resultam do processo de territorialização do espaço geográfico.

II. Os palestinos formam uma nação, visto que têm língua e tradições comuns, vivem em um espaço geográfico determinado, com hábitos, tradição, governo e leis próprias. A Palestina é um país reconhecido pela ordem mundial.

III. O check point, representado na figura acima, é uma forma de se fragmentar o território. Os postos de passagem refletem descontiguidade territorial das porções de terra destinadas aos palestinos, o que implica a existência de várias barreiras a serem controladas por israelenses e a contínua criação e manutenção do controle militar.

É correto apenas o que se afirma em.

A) I.

B) II.

C) I e II.

D) I e III.

E) II e III.


ENADE 2011 - QUESTÃO 40
Estaríamos, agora, deixando a fase de mera urbanização da sociedade, para entrar em uma outra, na qual nos defrontramos com a urbanização do território.
SANTOS, M. A urbanização brasileira. São Paulo: Hucitec, 1993, p. 125.

A urbanização do território é um processo:

A) em que são considerados os aspectos não materiais da urbanização, chegando-se à produção do capital cognitivo.

B) de ganho de complexidade da urbanização, com a materialização de processos e ampliação de suas dimensões.

C) de ampliação da urbanização até a inclusão e a desestruturação das atividades agrícolas.

D) de ampliação da complexidade da urbanização, com a diminuição das desigualdades urbanas.

E) de desarticulação das cidades e formação de metrópoles, devido ao grau avançado da complexidade urbana.


ENADE 2011 - QUESTÃO 41
O entendimento das interações espaciais, dos fluxos e da formação de redes geográficas é de extrema importância para compreender os nexos locais e globais que se realizam em diferentes lugares.
CORRÊA, R.L. Trajetórias geográficas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997.

Partindo do pressuposto apresentado acima, analise as seguintes afirmações.

I. Rede Geográfica é um conjunto de localizações geográficas interconectadas entre si por certo número de ligações.

II. As grandes corporações multifuncionais e multilocalizadas estruturadas em redes desempenham poderoso papel na (re)definição funcional dos centros urbanos.

III. Na dinâmica das interações espaciais globais, as redes geográficas, dada a sua complexidade, são sinônimos de redes urbanas.

Acerca de redes geográficas, é correto o que se afirma em

A) III, apenas.

B) I e II, apenas.

C) I, e III, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.


ENADE 2011 - QUESTÃO 42
Notícias sobre os exilados ambientais saem todos os dias nos jornais e revistas do mundo todo. Observamos que a velocidade com que o nível do mar está subindo agora é quase o dobro daquela verifi cada no século XX.
CHAVES, M. S. Elevação do nível médio do mar e os exilados ambientais. 
Geografia Conhecimento Prático. Escala Educacional, n. 26. p.20-28, 2008.

Com base nesse texto e considerando as cidades de Veneza e Tuvalu, analise as afi rmações abaixo.

I. O fato mencionado no texto é um processo natural em Veneza nas épocas de chuvas fortes, e a consequência disso é a diminuição de turistas e o transtorno para os moradores. Em Tuvalu, mesmo sendo um processo natural, a consequência é o grande número de exilados ambientais que terão de sair do seu país devido à elevação do nível do mar.

II. O referido fato é um processo natural em Veneza nas épocas de chuvas fortes, e a consequência é pontual, não afetando a população local nem os turistas. Em Tuvalu, como é um processo causado pelo homem, a população local tenderá a se deslocar para as áreas mais altas do país, fi cando livres das consequências da elevação do nível médio do mar.

III. É um processo normal em Veneza sempre na época das chuvas fortes, porém a cidade já vemse preparando, como demonstra a construção de um dique para as possíveis elevações do nível médio do mar. Em Tuvalu, estima-se que toda a sua população, em torno de 115 mil moradores, sejam os primeiros refugiados ambientais do aquecimento global.

IV. É um processo normal de enchente, comum durante o ano todo em Veneza, e a consequência o é o deslocamento de sua população para lugares mais altos. Em Tuvalu, o governo tem planos para a remoção de toda a população para lugares mais altos, usando os impostos gerados pelo turismo local, que saneará esse problema.

É correto apenas o que se afirma em

A) I.

B) II.

C) I e III.

D) II e IV.

E) III e IV. 


ENADE 2011 - QUESTÃO 43
A cobertura vegetal original de determinada região é uma combinação entre controles em diversas escalas: a escala global (latitude, macroclima, circulação atmosférica e oceânica); regional (clima, geologia, geomorfologia e maritimidade) e local (relevo, solo, precipitação, ventos). O mapa a seguir apresenta a vegetação do Brasil, com destaque para o Centro-Sul, Nordeste e área costeira. Observa-se a presença de floresta ombrófila densa próxima ao litoral, de maneira geral, acompanhando a Serra do Mar.

enade

Considerando o texto e o mapa, é possível inferir que a presença de floresta ombrófila densa próxima ao litoral está associada

A) à presença de rios que drenam para o Oceano Atlântico.

B) ao processo de colonização do Brasil, que teve início a partir do litoral.

C) ao efeito da maritimidade, que reduz a umidade nessa área.

D) ao efeito de continentalidade, que reduz as precipitações nessa área.

E) à presença do Oceano Atlântico, que fornece umidade para essa área.


ENADE 2011 - QUESTÃO 44

enade

Resultado de um trabalho permanente e, sobretudo, da progressiva incorporação de capitais fixos e constantes, com ênfase em certos pontos, o território brasileiro metamorfoseia-se em meio técnico-científico-informacional. Esta é a cara geográfica da globalização. São as grandes barragens, os aeroportos, as vias rápidas de transporte, o suporte de diversas espécies, responsáveis pela criação de situações nas quais há uma solidariedade entre técnicas de telecomunicações, teledetecção, informática e robótica, entre outras, que povoam o território através de redes materiais e imateriais.
SANTOS, M.; SILVEIRA, M. L. O Brasil: território e sociedade no início
do século XXI. 6. Ed. Rio de Janeiro: Record, 2004. p.101.

Acerca da relação entre o meio técnico-científico-informacional e as novas dinâmicas territoriais, avalie as afirmativas a seguir. 

I. Cada vez mais, os sistemas de engenharia são subordinados às horizontalidades, em detrimento das verticalidades.

II. Os atores hegemônicos renovam os sistemas de engenharia para aumentar sua competitividade, o que, muitas vezes, não vai ao encontro dos interesses da população local, ao instalar uma nova tecnosfera e psicosfera.

III. Fixidez e fluidez são características do uso do território, sendo a primeira primordial para a otimização da segunda por meio da instalação de objetos técnicos, que, garantindo maior fixidez, contribui para uma maior fluidez.

É correto apenas o que se afirma em

A) I.

B) II.

C) III.

D) I e III.

E) II e III.


ENADE 2011 - QUESTÃO 45
Os sensores são dispositivos idealizados para captar a energia eletromagnética proveniente de objetos e feições naturais sobre a superfície da Terra, tais como casas, edifícios, rodovias, rios, rochas e matas, e para transformá-la em dados, imagens e outros produtos imprescindíveis ao ser humano.

Esses sensores são colocados a bordo de aviões e satélites, os quais passam a exercer a função de plataformas, que, situadas a determinada distância da superfície terrestre, obtêm os dados. Essa fase do sensoriamento remoto pode ser definida como a etapa de aquisição de dados.
MORATO, R. G. Técnicas de sensoriamento remoto. In: VENTURI, L. A. B. (Org.).
Geografia: práticas de campo, laboratório e sala de aula. São Paulo:Sarandi, 2011. 

As técnicas de sensoriamento remoto permitem a obtenção de informações a respeito de áreas de difícil acesso, o que reduz o custo na obtenção de dados. Por meio delas, são examinadas áreas extensas e é realizado o monitoramento temporal em função da repetição das imagens de satélite.

enade

A figura 1 apresenta a espacialização da temperatura aparente da superfície para a cidade de São Paulo. Com base nessa figura,avalie as afirmações a seguir.

I. As áreas em tons de vermelho apresentam as temperaturas mais elevadas, em razão da maior presença de edificações, da cobertura do solo com asfalto e da reduzida área verde.

II. As áreas em tons de azul apresentam as temperaturas mais reduzidas em razão o da presença de cobertura vegetal e de corpos hídricos.

III. As áreas em tons de vermelho apresentam as temperaturas mais elevadas em razão da maior presença de cobertura vegetal e presença de corpos hídricos.

IV. As área em tons de azul apresentam as temperaturas mais reduzidas em razão da presença de edificações, da cobertura do solo com asfalto e da reduzida área verde.

V. A área central da figura apresenta temperaturas reduzidas, e as áreas ao sul, temperaturas mais elevadas.

É correto apenas o que se afirma em:

A) I e II. 

B) II e III. 

C) II e IV. 

D) III e V. 

E) IV e V.

COMENTÁRIOS

Nome

administração,11,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,7,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,289,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,58,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,213,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,522,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,6,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,351,eleicoes,1,enade,403,enare,1,encceja,44,enem,97,enfermagem,21,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,352,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,9,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,3,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,3,gestão da qualidade,1,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão de recursos humanos,1,gestão financeira,4,gestao hospitalar,4,gestão pública,2,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,161,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,4,procurador,2,professor,18,pronatec,3,prouni,5,prova da cebraspe,1,prova da ebserh,1,prova de enfermagem,1,provas,1460,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,13,provas cnu,23,provas concurso,305,provas da univesp,2,provas enade,402,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,37,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,13,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,5,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,3,provas nível médio,26,provas nível superior,158,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,10,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas 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INDAGAÇÃO: Prova de Geografia ENADE 2011 com Gabarito
Prova de Geografia ENADE 2011 com Gabarito
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INDAGAÇÃO
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