Prova Encceja 2020 de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação (Ensino fundamental) com Gabarito Prov...
Prova Encceja 2020 de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação (Ensino fundamental) com Gabarito
Prova III - Tarde
ENCCEJA 2020 - QUESTÃO 01
Começaram todos eles a me chamar de Doutor, a mangar de mim, me enganar, me aconselhando a procurar esse e aquele, que era um bom professor.
Eu passava um dia inteiro procurando por Fulano pra, quando achava, saber que o sujeito era maluco, dos muitos loucos que havia, ou dos que já amanheciam afogados na cachaça.
Por fim, vi que as bodegas dali não vendiam livro, nem um lápis, nem papel. Pensei em aprender com as placas escritas pelas ruelas, mas, sempre que eu perguntava o que uma placa dizia, o outro sem nem olhar respondia as mesmas palavras que não iam servir pra quase nada:
— Compro ouro.
REZENDE, M. V. Ouro dentro da cabeça.
Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
No relato de sua experiência no garimpo, o narrador retrata uma realidade em que a
A) disputa pelo ouro estimula a violência.
B) incerteza do sucesso leva ao alcoolismo.
C) informalidade substitui a falta de professores.
D) escassez do letramento afeta o convívio social.
ENCCEJA 2020 - QUESTÃO 02
Impressionista
Uma ocasião,
meu pai pintou a casa toda de alaranjado
[brilhante.
Por muito tempo moramos numa casa,
como ele mesmo dizia,
constantemente amanhecendo.
PRADO, A. Bagagem. São Paulo: Siciliano, 2000.
A percepção “impressionista” do eu lírico decorre da
A) memória na reconstituição da infância.
B) valorização do pai graças ao trabalho.
C) confusão entre fatos antigos e atuais.
D) identidade entre a natureza e as cores.
ENCCEJA 2020 - QUESTÃO 03
Um ladrão seria mais delicado
Depois do acordo do divórcio, uma amiga recebeu de volta o carro que estava com o ex.
O carro veio com três multas, IPVA vencido dos dois últimos anos, pneus carecas, sem rádio, bancos mofados, janela trincada, perda da garantia por atraso na revisão.
Ele não se interessou em preservar o bem em comum. Ou demonstrar que tinha capricho com o que não era dele.
Cuidou do veículo do mesmo jeito que cuidou da relação.
No fundo, ela nem precisava explicar para ninguém o motivo do fim do casamento.
Era só oferecer carona.
CARPINEJAR, F. Disponível em: http://carpinejar.com.br.
Acesso em: 29 jun. 2015.
Coerente com os fatos narrados, o desfecho sintetiza um ponto de vista do narrador que se constrói a partir do
A) conflito conjugal provocado pela rotina.
B) interesse masculino na partilha dos bens.
C) problema financeiro vivenciado pelo casal.
D) comportamento desleixado de um dos cônjuges.
ENCCEJA 2020 - QUESTÃO 04
Esses folhetos de feira
Que chamamos de cordel
Com as regras definidas,
Com seu formato fiel,
Esse é todo brasileiro
E nós temos a granel.
[...]
Cordel é literatura,
Põe o romance no verso,
Traz ciência, conta história
Que se passou no universo,
Abre o olho do leitor
Se um governo é perverso.
BRAGA, M. O cordel em cordel.
João Pessoa: s.n., s.d. (fragmento).
A importância social do cordel destacada no texto é seu poder de
A) levar informação ao leitor.
B) assumir um papel didático.
C) promover o entretenimento.
D) comover com histórias de amor.
ENCCEJA 2020 - QUESTÃO 05
Edna Purviance e Charlie Chaplin em cena do filme
Vida de Cachorro. (EUA, 1918).
Disponível em: https://66.media.tumblr.com.
Acesso em: 15 set. 2019.
Na imagem, a caracterização do personagem Carlitos é intensificada por meio do(a)
A) figurino e da maquiagem cênica.
B) presença de um animal em cena.
C) olhar lançado em direção à atriz.
D) simplicidade dos objetos no cenário.
ENCCEJA 2020 - QUESTÃO 06
Figura 1
Cult, n. 154, jun. 2010.
Figura 2
Disponível em: www.casaruibarbosa.gov.br.
Acesso em: 5 set. 2013.
A Figura 1 é uma fotografia do poeta Carlos Drummond de Andrade. A Figura 2 é um retrato desenhado do mesmo poeta, cuja forma de representação é denominada artisticamente de
A) charge.
B) cartum.
C) caricatura.
D) reprodução.
ENCCEJA 2020 - QUESTÃO 07
A COMPADECIDA
João foi um pobre como nós, meu filho. Teve de suportar as maiores dificuldades, numa terra seca e pobre como a nossa. Não o condene, deixe João ir para o purgatório.
JOÃO GRILO
Para o purgatório? Não, não faça isso assim não. (Chamando a Compadecida à parte.) Não repare eu dizer isso, mas é que o diabo é muito negociante e com esse povo a gente pede mais, para impressionar. A senhora pede o céu, porque aí o acordo fica mais fácil a respeito do purgatório.
A COMPADECIDA
Isso dá certo lá no sertão, João! Aqui se passa tudo de outro jeito! Que é isso? Não confia mais na sua advogada?
JOÃO GRILO
Confio, Nossa Senhora, mas esse camarada enrolando nós dois.
A COMPADECIDA
Deixe comigo. (A Manuel.) Peço-lhe então, muito simplesmente, que não condene João.
MANUEL
O caso é duro. Compreendo as circunstâncias em que João viveu, mas isso também tem um limite. Afinal de contas, o mandamento existe e foi transgredido.
SUASSUNA, A. Auto da Compadecida. Rio de Janeiro: Agir, 2005.
O texto teatral de Ariano Suassuna tem uma função moralizante, utilizada também pelos jesuítas durante a colonização do Brasil, com o propósito de
A) destacar o papel da mulher na proteção da justiça.
B) solucionar a falta de confiança nas relações humanas.
C) motivar o público a pedir além para garantir o desejado.
D) ensinar as virtudes apreciadas pela sociedade em qualquer época.
ENCCEJA 2020 - QUESTÃO 08
O jogo é definido como uma atividade de caráter lúdico com normas livremente estabelecidas pelos participantes.
O esporte, por sua vez, tem regras preestabelecidas pelas diferentes instituições que regem cada modalidade esportiva. Na maior parte das vezes, o esporte requer esforço físico dos participantes, mas isso não é regra.
Disponível em: https://novaescola.org.br.
Acesso em: 4 set. 2019 (adaptado).
Considerando-se as diferenças entre jogo e esporte expostas no texto, um campeonato municipal de xadrez é um evento classificável como
A) esporte, pois possui regras institucionalizadas.
B) jogo, pois não requer esforço físico.
C) modalidade esportiva, pois envolve mais de um participante.
D) atividade lúdica, pois não prevê competitividade.
ENCCEJA 2020 - QUESTÃO 09
Existe uma indústria que comercializa o fitness; o Brasil é o segundo maior mercado de academias no mundo, com um número maior que 23 000 unidades registradas na Associação Brasileira de Academias (Acad Brasil), ficando atrás somente dos Estados Unidos. Esse é um mercado próspero e lucrativo, alimentado pelo compartilhamento das rotinas relativas à prática de exercícios e à alimentação saudável através das redes sociais.
Disponível: https://blogeducacaofisica.com.br.
Acesso em: 30 ago. 2019 (adaptado).
O crescimento no número de academias no Brasil é decorrente do(a)
A) custo acessível às diferentes classes sociais.
B) conscientização da população na busca por saúde.
C) influência da mídia na valorização da estética corporal.
D) carência de espaços públicos para a prática de atividades.
ENCCEJA 2020 - QUESTÃO 10
Essa foi, provavelmente, a última Copa do Mundo de Futebol Feminino em que o público teve a chance de ver o trio de veteranas Marta, Cristiane e Formiga atuando juntas em campo. Formiga, que já chegou aos 41 anos e agora disputou sua sétima Copa, não deve voltar aos gramados para o mundial de 2023.
No atual elenco da Seleção Feminina, por exemplo, são poucas as jogadoras que têm menos de 30 anos — sendo que, no masculino, essa faixa etária não é vista com tanta frequência entre os jogadores convocados para a Seleção.
Disponível em: https://capricho.abril.com.br. Acesso em: 3 set. 2019 (adaptado).
A longa permanência de atletas do futebol feminino na Seleção brasileira, numa faixa etária considerada avançada para o esporte, ocorre devido à
A) pouca competitividade nos campeonatos.
B) força do vínculo entre as atletas e a Seleção.
C) capacidade de adaptação e resistência muscular.
D) falta de incentivo para a modalidade.
ENCCEJA 2020 - QUESTÃO 11
VIDAL, K. Disponível em: www.fadec.es. Acesso em: 10 set. 2019.
Os recursos verbais e não verbais indicam que o objetivo da charge é
A) expor a disparidade do número de falantes das diferentes línguas.
B) exibir a realização de manifestações favoráveis a distintos idiomas.
C) sinalizar que as diferentes línguas devem ser respeitadas.
D) indicar que os distintos idiomas devem caminhar juntos.
ENCCEJA 2020 - QUESTÃO 12
DÁVILA, R. e BEF. Disponível em:
http://lahistorietaenlaescuela.blogspot.com.
Acesso em: 10 set. 2019.
A história em quadrinhos aproxima os leitores de uma problemática acerca da inclusão social. Sua função consiste em
A) enaltecer as capacidades cognitivas de pessoas com T.E.A.
B) apresentar informações para combater a discriminação contra autistas.
C) empregar termo técnico para descrever o autismo.
D) retratar as características de uma enfermidade.
ENCCEJA 2020 - QUESTÃO 13
We are all born
in a different way
How we look
and what we say
From different countries
around the world
of different genders:
boys and girls
of many sizes
and colors, too
The things we like
and the things we do
We’re sure glad
it works this way
The world is so colorful
everyday
GORGONE, J. Disponível em: http://planetplasblog.com.
Acesso em: 4 nov. 2020.
A palavra “colorful” é utilizada na quarta estrofe do poema como uma exaltação ao(à)
A) globalização.
B) patriotismo.
C) diversidade.
D) companheirismo.
ENCCEJA 2020 - QUESTÃO 14
Good bye, boy
Não é mais boa noite, e nem bom dia
Só se fala “good morning, good night”
Já se desprezou o lampião de querosene
Lá no morro só se usa a luz da Light (Oh! Yes.)
VALENTE, A. Disponível em: www.funarte.gov.br.
Acesso em: 19 set. 2013 (fragmento).
Essa letra de canção é de Assis Valente, famoso compositor brasileiro do século passado, que já destacava o(a)
A) emprego de palavras em inglês no cotidiano brasileiro.
B) importância da iluminação pública nas favelas.
C) emigração de brasileiros para o exterior.
D) educação dos moradores do morro.
ENCCEJA 2020 - QUESTÃO 15
Disponível em: http://cap31.blogspot.com.br. Acesso em: 5 set. 2013 (adaptado).
O cartaz da campanha de vacinação contra a paralisia infantil foi criado com a finalidade de
A) divertir o público-alvo da campanha com a imagem do Zé Gotinha.
B) apresentar informações relevantes para o usufruto desse direito pela população.
C) dar orientações a respeito das propriedades terapêuticas da vacina contra a paralisia.
D) amenizar nas crianças o medo de receber a injeção com a vacina.
ENCCEJA 2020 - QUESTÃO 16
CABRAL, I. Disponível em: www.ivancabral.com.
Acesso em: 4 nov. 2020.
A palavra “desempregado”, usada na charge, contém o prefixo “des-”, que apresenta vários sentidos implícitos. Nesse contexto, seu significado é o de:
A) oposição.
B) separação.
C) intensidade.
D) afastamento.
ENCCEJA 2020 - QUESTÃO 17
Lira do amor romântico
Ou a eterna repetição
Atirei um limão n’água
e fiquei vendo na margem.
Os peixinhos responderam:
Quem tem amor tem coragem.
[...]
Atirei um limão n’água
mas depois me arrependi.
Cada peixinho assustado
me lembra o que já sofri.
[...]
Atirei um limão n’água
fez-se logo um burburinho.
Nenhum peixe me avisou
da pedra no meu caminho.
[...]
Atirei um limão n’água
foi levado na corrente.
Senti que os peixes diziam:
Hás de amar eternamente.
ANDRADE, C. D. Amar se aprende amando.
Rio de Janeiro: Record, 2007 (fragmento).
Nesse poema, é possível estabelecer referência a uma cantiga de roda tradicional na cultura brasileira. O verso que evidencia a relação entre o poema e a cantiga de roda é:
A) “Atirei um limão n’água”.
B) “Quem tem amor tem coragem”.
C) “Nenhum peixe me avisou”.
D) “Hás de amar eternamente”.
ENCCEJA 2020 - QUESTÃO 18
Disponível em: www.mogidascruzes.sp.gov.br. Acesso em: 15 ago. 2014.
Para tentar manter os níveis de arrecadação registrados nos últimos anos, a Campanha do Agasalho em questão utilizou um argumento verbal baseado na
A) carência financeira dos necessitados.
B) compaixão humana pelos menos favorecidos.
C) comparação entre um tipo de agasalho e a proteção por ele oferecida.
D) repetição de um acontecimento da natureza e de um comportamento humano.
ENCCEJA 2020 - QUESTÃO 19
Disponível em: www.chargeonline.com.br. Acesso em: 26 abr. 2011.
A língua portuguesa manifesta a heterogeneidade social, regional e histórica de seu povo. As variedades linguísticas são a expressão dessa heterogeneidade. No uso linguístico feito na charge, identifica-se a variação
A) social.
B) regional.
C) etária.
D) profissional.
ENCCEJA 2020 - QUESTÃO 20
A professora escreve no quadro: (a + b)ⁿ. Depois, pede a Joãozinho que vá ao quadro e expanda a expressão.
Ele obedece:
(a + b)ⁿ
(a + b)ⁿ
(a + b)ⁿ
(a + b)ⁿ
Cálculo, n. 30, jul. 2013.
A resposta de Joãozinho à solicitação da professora indica que ele relacionou a palavra “expanda” ao sentido de
A) elevação.
B) dilatação.
C) separação.
D) reduplicação.
ENCCEJA 2020 - QUESTÃO 21
Na tirinha, Beto Boleiro descreve como é sua rotina semanal. A partir do segundo quadrinho, o pronome “eu” foi omitido, pois as
A) atividades descritas são corriqueiras na vida do leitor.
B) informações presentes nos verbos identificam quem fala.
C) marcas de primeira pessoa são desnecessárias em metáforas sobre futebol.
D) indicações de primeira pessoa são exclusivamente expressas por pronomes.
ENCCEJA 2020 - QUESTÃO 22
Super-heróis, esses das histórias em quadrinhos, não surgem por acaso. Sempre há um contexto histórico qualquer que acaba por precipitar seu surgimento. O Super-Homem, por exemplo, apareceu logo depois da Grande Depressão.
Do que mais os Estados Unidos necessitavam naquele momento, senão super-homens? Um imigrante de outro planeta que se junta ao esforço de reconstrução da economia americana e, dali em diante, estará presente em praticamente todos os eventos políticos, sociais e econômicos relevantes. Clark Kent/Kal-El é uma metáfora da força extraordinária do homem comum.
Outro exemplo é o Capitão América. Nascido na Segunda Guerra, ele aparece literalmente socando Hitler. Martin Luther King Jr. inspirou Falcão e Luke Cage, os primeiros super-heróis afro-americanos. A verdade é que há séculos as histórias de heróis, super ou não, servem para traduzir os dilemas das sociedades para nós, os mortais. É o que dizem os estudiosos.
MUNIZ NETO, M. Disponível em: https://istoe.com.br.
Acesso em: 19 set. 2019 (adaptado).
Os exemplos citados no texto são empregados para mostrar que os super-heróis
A) nascem de necessidades sociais.
B) despertam a imaginação infantil.
C) promovem a união dos povos.
D) revelam a alma humana.
ENCCEJA 2020 - QUESTÃO 23
Escola é uma coisa. Educação é outra. As duas nem sempre se sobrepõem. Estando ou não na escola, é sempre sua tarefa melhorar a sua educação. Você tem que ser curioso com relação ao mundo em que vive. Confira. Investigue cada referência. Vá mais fundo do que qualquer outro — é assim que você irá em frente.
KLEON, A. Roube como um artista: 10 dicas sobre criatividade.
Rio de Janeiro: Rocco, 2013.
No texto, a expressão coloquial utilizada para aproximar-se do leitor fica evidenciada em
A) “Escola é uma coisa”.
B) “Estando ou não na escola”.
C) “Investigue cada referência”.
D) “Vá mais fundo”.
ENCCEJA 2020 - QUESTÃO 24
A Receita Federal paga hoje as restituições do quarto lote do Imposto de Renda 2019.
Também estão no lote restituições de 2008 a 2018 que haviam caído na malha fina e foram regularizadas. O pagamento será feito na conta bancária indicada pelo contribuinte ao fazer a declaração.
Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte pode acessar o site da Receita ou ligar para o Receitafone, no número 146. Também é possível checar pelo aplicativo Pessoa Física, disponível para os sistemas Android e iOS.
Disponível em: https://economia.uol.com.br.
Acesso em: 16 set. 2019 (adaptado).
Os recursos linguísticos empregados nesse texto o caracterizam como
A) reportagem, pois discute um assunto apresentando detalhes.
B) notícia, pois revela informações recentes sobre um fato.
C) declaração, pois comprova a entrega de um documento.
D) manual, pois orienta como fazer a declaração.
ENCCEJA 2020 - QUESTÃO 25
Como elementos que caracterizam esse cartum, as linguagens verbal e não verbal combinam-se para construir uma crítica ao(à)
A) excesso de presentes dados às crianças.
B) valor do presente dado pelo avô ao menino.
C) predileção das meninas por celulares em vez de games.
D) preferência das crianças de hoje por brinquedos eletrônicos.
ENCCEJA 2020 - QUESTÃO 26
SUZUKI, N. (Org.). Direitos do trabalhador e de sua família: guia de programas sociais.
Disponível em: http://escravoempensar.org.br. Acesso em: 18 set. 2019.
Integrante de um guia de orientação para os trabalhadores, o texto apresenta informações que
A) orientam a respeito das garantias legais dos trabalhadores.
B) esclarecem sobre os impostos a serem recolhidos pelo patrão.
C) denunciam casos de exploração trabalhista por empregadores.
D) criticam as condições precárias a que são submetidos os trabalhadores.
ENCCEJA 2020 - QUESTÃO 27
Tatuapé: o caminho do tatu
Uma das mais intrigantes invenções humanas é o metrô. Não digo que seja intrigante para o homem comum, acostumado com os avanços tecnológicos. Penso no homem da floresta, acostumado com o silêncio da mata, com o canto dos pássaros ou com a paciência constante do rio que segue seu fluxo rumo ao mar. O tatu da floresta tem uma característica muito interessante: ele corre para sua toca quando se vê acuado pelos seus predadores.
O tatu metálico da cidade não tem esse medo. É ele quem faz o seu caminho, mostra a direção, rasga os trilhos como quem desbrava. É ele que segue levando pessoas para os seus destinos. Alguns sofrem com a sua chegada, outros sofrem com a sua partida.
Andando no metrô que seguia rumo ao Tatuapé, fiquei mirando os prédios que ele cortava como se fossem árvores gigantes de concreto. Não vi nenhum tatu e isso me fez sentir saudades de um tempo em que a natureza imperava nesse pedaço de São Paulo habitado por índios Puris.
MUNDURUKU, D. Crônicas de São Paulo: um olhar indígena. São Paulo: Callis, 2011 (adaptado).
Crônica de autoria de um escritor indígena, o texto traz uma reflexão sobre o significado da palavra “Tatuapé”, que nomeia uma estação do metrô de São Paulo. Nessa reflexão, torna-se evidente que
A) indígenas se ressentem do uso inapropriado da palavra “Tatuapé”.
B) palavras de origem indígena estão presentes no cotidiano brasileiro.
C) brasileiros ignoram o sentido de palavras indígenas na língua portuguesa.
D) sentidos da palavra “Tatuapé” são semelhantes para moradores da cidade e da floresta.
ENCCEJA 2020 - QUESTÃO 28
Disponível em: www.cnj.jus.br. Acesso em: 8 set. 2019.
Com o objetivo de combater a divulgação de notícias falsas, o texto estabelece diálogo com uma história do folclore. Essa referência é marcada pelo(a)
A) uso da palavra “publicações”.
B) utilização da expressão “fonte”.
C) emprego do símbolo de proibido.
D) imagem de uma figura imaginária.
ENCCEJA 2020 - QUESTÃO 29
TEXTO I
Disponível em: www.ufg.br. Acesso em: 19 set. 2019.
TEXTO II
Entenda a doação de órgãos
Doador vivo
O transplante entre vivos é autorizado somente para cônjuge ou parentes até 4º grau (pais, irmãos, netos, avós, tios, sobrinhos e primos). Pessoas com grau de parentesco mais distante ou sem relação consanguínea dependem de uma autorização judicial.
Doador falecido
O passo principal para que seus órgãos e tecidos sejam doados após a sua morte é conversar com a sua família e deixar bem claro o seu desejo. Não é necessário deixar nada por escrito, mas seus parentes devem se comprometer a autorizar o procedimento após a morte.
Disponível em: www.transplante.rj.gov.br. Acesso em: 19 set. 2019 (adaptado).
Em relação ao Texto I, o Texto II estabelece um sentido de complementariedade ao
A) detalhar aspectos sobre quem pode ser doador.
B) falar sobre a permissão da família para a doação.
C) indicar que devemos informar a decisão aos familiares.
D) mencionar o nome da campanha em que estão inseridos.
ENCCEJA 2020 - QUESTÃO 30
Em nossa língua, diminutivos e aumentativos têm conotações que expressam a brasilidade. Pequenez se associa à fraqueza, carência de amparo, imploração de amor. Tudo isso é associado tradicionalmente à feminilidade.
Por isso, os nomes de mulher frequentemente resvalam para o diminutivo: Joaninha, Lurdinha, Zilminha. Mais raramente, os nomes de homem assumem diminutivos e se reportam exatamente a quando eram pequenos, meninos — e o diminutivo terá pegado para o resto da vida.
Esses nomes próprios, no aumentativo, são outra conotação da brasilidade. Quando se faz um grande edifício, sobretudo para esporte, nele se coloca um nome de homem, no aumentativo. É Almeidão, é Pelezão. É vontade de dizer que tudo é não apenas grande, também forte, prepotente quase.
Não faltam obras públicas feitas por mulheres da política. Faltam nomes delas, no aumentativo. Seriam obras de Martona, de SP, e de Cozetona, de Campina Grande. Mas tudo isso soa mal para referir-se a elas.
NÓBREGA, F. P. Nuances de linguagem. Disponível em:
http://intervox.nce.ufrj.br. Acesso em: 19 set. 2019 (adaptado).
A discussão proposta na crônica associa o uso do diminutivo e do aumentativo ao preconceito social. Essa afirmação evidencia-se no trecho
A) “diminutivos e aumentativos têm conotações que expressam a brasilidade”.
B) “os nomes de homem assumem diminutivos e se reportam exatamente a quando eram pequenos”.
C) “Não faltam obras públicas feitas por mulheres da política”.
D) “Faltam nomes delas, no aumentativo”.
COMENTÁRIOS