Prova FATEC 2011 com Gabarito

Prova FATEC 2011 com Gabarito História FATEC 2011 - QUESTÃO 01 O texto a seguir é um trecho do famoso discurso atribuído a Péricles, govern...
FATEC

Prova FATEC 2011 com Gabarito

História

FATEC 2011 - QUESTÃO 01
O texto a seguir é um trecho do famoso discurso atribuído a Péricles, governante e legislador de Atenas, no século V a.C.

Vivemos sob uma forma de governo que não se baseia nas instituições de nossos vizinhos; ao contrário, servimos de modelo a alguns ao invés de imitar outros. Seu nome, como tudo depende não de poucos mas da maioria, é democracia. Olhamos o homem alheio às atividades públicas não como alguém que cuida apenas de seus próprios interesses, mas como um inútil; nós, cidadãos atenienses, decidimos as questões públicas por nós mesmos, ou pelo menos nos esforçamos por compreendê las claramente, na crença de que não é o debate que é empecilho à ação, e sim o fato de não se estar esclarecido pelo debate antes de chegar a hora da ação.
(TUCÍDIDES. História da Guerra do Peloponeso, Livro II. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1986 Trad. do original grego por Mário da Gama Kury.)

Considerando as informações do texto e os conhecimentos sobre a prática da vida política ateniense naquele período, assinale a alternativa correta.

(A) Durante o século V a.C., em Atenas, a aplicação dos princípios democráticos resultou na substituição do trabalho escravo pelo trabalho livre.

(B) Embora o regime ateniense tenha garantido ampla participação popular, não era verdadeiramente democrático, pois negava a igualdade dos cidadãos perante a lei.

(C) Na democracia ateniense, os cidadãos participavam diretamente do processo de tomada de decisões, expressando sua vontade por voto direto em cada assunto particular.

(D) Atenas foi a única pólis a desenvolver plenamente a democracia na Antiguidade, pois concedia a todos os cidadãos o direito de escolher livremente os seus representantes. 

(E) Na democracia ateniense, todos os habitantes da cidade tinham direito de participar das assembleias, mas apenas os mais ricos podiam votar e assumir cargos importantes.


FATEC 2011 - QUESTÃO 02
Na Europa feudal, o trabalho estava fundado na servidão, relação que mantinha os trabalhadores subordinados à camada senhorial por uma série de obrigações. Sobre as relações servis nesse período, é correto afirmar que

(A) o servo feudal era considerado apenas um “instrumento falante”, sem alma, sem individualidade ou direitos perante a lei, assim como ocorria na Antiguidade.

(B) a condição servil era estabelecida através da cerimônia de vassalagem, quando o camponês jurava fidelidade pessoal a seu senhor, colocando-se a seu serviço.

(C) o trabalho compulsório e gratuito, na Reserva, era uma das obrigações devidas pelo servo em troca do direito de explorar uma parcela das terras detidas pelo senhor.

(D) a condição servil era apenas o resultado de uma relação de produção, não acarretando perda de status social ou limitação das liberdades individuais do camponês.

(E) a servidão feudal baseava-se na reciprocidade de direitos e de obrigações: o servo devia serviço militar a seu suserano, mas tinha o direito de receber um feudo em retribuição.


FATEC 2011 - QUESTÃO 03

Leia o trecho da carta recebida por um empresário têxtil inglês, em 1812.

Recebemos a informação de que é dono dessas detestáveis tosquiadoras mecânicas. Fica avisado de que se elas não forem retiradas até o fim da próxima semana, eu mandarei imediatamente um de meus representantes destruí-las...
(COGGIOLA, Osvaldo. Os inícios das organizações dos trabalhadores. In: Aurora, ano IV, número 6 – agosto de 2010, p 6.)

Identifique o movimento ao qual o texto pode ser corretamente relacionado.

(A) Ludismo.

(B) Cartismo.

(C) Fordismo.

(D) Taylorismo.

(E) Fisiocratismo.


FATEC 2011 - QUESTÃO 04
Segundo o historiador Fernando Novais, o pacto colonial “define o sistema colonial porque é através dele que as colônias preenchem sua função histórica, isto é, respondem aos estímulos que lhes deram origem, que formam a sua razão de ser, enfim, que lhes dão sentido”.
(NOVAIS, Fernando A. O Brasil nos quadros do Antigo Sistema Colonial. In: MOTA, Carlos Guilherme (org.). Brasil em perspectiva. São Paulo: Difusão Europeia
do Livro, 1973, p. 47-63.)

Considerando as ideias expostas, é correto afirmar que a exploração açucareira, no nordeste do Brasil Colonial,

(A) pode ser considerada uma exceção, visto que a montagem do sistema açucareiro atendeu muito mais às condições existentes na colônia do que aos interesses comerciais da metrópole.

(B) contrariava os objetivos gerais do colonialismo mercantilista, uma vez que grande parte dos lucros obtidos com a comercialização do açúcar era apropriada pelos senhores de engenho, em detrimento da burguesia mercantil metropolitana.

(C) seguiu a lógica particular do colonialismo português de obter lucros elevados mediante a redução nos custos da produção, razão pela qual o açúcar foi o produto escolhido, visto que essa atividade exigia investimentos iniciais bastante modestos.

(D) atendeu plenamente à lógica mercantilista dos empreendimentos coloniais, promovendo uma atividade apoiada no tripé − latifúndio, monocultura e escravidão africana − altamente lucrativa e que contribuía para a acumulação de capitais na metrópole.

(E) foi coerente com os quadros gerais do sistema colonial no que diz respeito ao produto, muito valorizado nos mercados internacionais, mas não no tocante ao uso de mão


FATEC 2011 - QUESTÃO 05
Em 1907 foi realizado o primeiro levantamento geral da indústria no Brasil, indicando a existência de 3 258 empresas. Treze anos mais tarde, o Censo Industrial apontava a existência de 13 336 empresas.

Acerca do expressivo crescimento da indústria brasileira, nesse período, é correto afirmar que

(A) foi promovido graças aos incentivos fiscais e à abertura do mercado a capitais estrangeiros, com a finalidade de acelerar o crescimento econômico do país, mediante a implantação de indústrias de bens de consumo duráveis.

(B) foi resultado da política de “saneamento” econômico promovida por Campos Sales, marcada pelo combate à inflação, pela renegociação da dívida externa, pela redução dos gastos, pelo aumento de impostos e pela valorização da moeda.

(C) resultou de uma política industrializante, marcada pelos investimentos públicos dirigidos para o desenvolvimento da indústria de base e pela ação reguladora do Estado, que procurou regulamentar o mercado de trabalho urbano e limitar determinadas importações.

(D) significou o sucesso da reforma financeira promovida por Washington Luís, pois a desvalorização da moeda e a política sistemática de baixo câmbio causaram o encarecimento dos produtos importados, abrindo espaço para o desenvolvimento da indústria nacional. 

(E) foi um surto industrial caracterizado pela substituição de importações de bens de consumo não duráveis, propiciado pela disponibilização de capitais da economia agroexportadora e favorecido por alterações no mercado internacional, durante a 1ª Guerra Mundial.  de obra africana, visto que a mão de obra indígena era mais abundante e barata.

 
Química 

FATEC 2011 - QUESTÃO 06
O composto de nome ácido 2- acetoxibenzoico é o conhecido medicamento ácido acetilsalicílico.

Examinando-se esse nome, pode-se concluir que se trata de um

(A) hidrocarboneto de cadeia cíclica.

(B) composto aromático oxigenado.

(C) polímero de adição.

(D) sal mineral.

(E) metal.


FATEC 2011 - QUESTÃO 07
Há livros da famosa escritora Agatha Christie que fazem menção a crimes que foram cometidos com o uso de substâncias químicas. 

Em O misterioso caso de Styles, é citada a substância hidrocloreto de estricnina, extremamente venenosa, cuja solubilidade em água é cerca de 1 g / 40 mL. Sabendo-se que a massa molar dessa substância é aproximadamente 400 g / mol, calcula-se que a solubilidade em água do veneno em questão, expressa em mol / L, seja da ordem de

(A) 2 x10-².

(B) 4 x 10-².

(C) 6 x 10-².

(D) 4 x 10-¹.

(E) 6 x 10-¹.


FATEC 2011 - QUESTÃO 08
Uma das substâncias responsáveis pelo cheiro desagradável que as pessoas sentem, ao passarem nas proximidades de rios e de córregos poluídos por esgoto, é o sulfeto de hidrogênio, H2S (g). Esse mau cheiro se intensifica principalmente em dias quentes, pois o aumento de temperatura diminui a solubilidade desse gás em água.

Quando borbulhado em água, o H2S comporta-se como ácido fraco, estabelecendo-se os equilíbrios simultâneos representados pelas equações a seguir

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Dentre os procedimentos a seguir, o único que provoca um aumento do escape de sulfeto de hidrogênio de uma solução aquosa para o ar é

(A) acrescentar uma substância que precipite os íons sulfeto, S².

(B) aumentar a pressão externa sobre a solução.

(C) acrescentar uma base forte como o NaOH.

(D) acrescentar um ácido forte como o HCl.

(E) diminuir a temperatura da solução.


FATEC 2011 - QUESTÃO 09
Considere o seguinte esquema correspondente a um aparelho utilizado para testar a condutibilidade elétrica de diferentes materiais.

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A lâmpada deverá acender com brilho intenso, quando os terminais T1 e T2 forem

(A) imersos em mercúrio líquido.

(B) imersos em água bidestilada.

(C) espetados em um pedaço de isopor.

(D) encostados em uma régua de acrílico.

(E) espetados em um pacote com sal de cozinha. 


FATEC 2011 - QUESTÃO 10
O pigmento branco mais utilizado em tintas e em esmaltes é o dióxido de titânio, TiO2. A porcentagem em massa de titânio nesse pigmento é de

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(A) 20 %.

(B) 40 %.

(C) 60 %.

(D) 80 %.

(E) 100 %.


Inglês

Leia o texto para responder às questões de números 11 a 15.

CHINA’S NEW SEX SYMBOLS

BY ISAAC STONE FISH 

ASIA IN THE CATEGORY of the world’s sexiest politicians, China’s dour communist apparatchiks¹ would seem to be far behind America’s legendary ladies’ men presidents and Europe’s bunga-bunga leaders. But a survey released in December by the All-China Women’s Federation found that a Middle Kingdom mandarin is the top pick for an ideal partner among Chinese women. 

What’s the appeal? (It can’t be the ill-fitting suits.) It’s money, money, money. While government officials receive a modest salary – well under $1,000 a month- they can usually leverage their position for personal gain, often through shady means. A corrupt vice district head in Beijing was recently arrested for accumulating more than $ 6,5 million; in other cases the perks have reached into the hundreds of millions. And even for officials who aren’t skimming off the top, a government job (and the attendant legal perks) provides a level of security that’s quite desirable for China’s marriage-minded ladies, especially compared with a less stable position at a state-owned or private company.

There’s also the growing reputation of Chinese government officials as a particularly virile lot. China’s state-owned press often titillates readers with tales of bureaucratic sex scandals: in one major story last year, a provincial tobacco-bureau chief’s diary was leaked online, with page after page of prurient details about his trysts² with young beauties (including fellow government employees). The public’s reaction was generally sympathetic to the cad. One prominent blogger maintained the bureau chief was a good official because he managed to spend some time with his wife despite the womanizing, took less than $10,000 in bribes, and didn’t visit prostitutes. In other words, a real catch. In a survey on the blogger’s site, almost all the more than 100,000 respondents thought the official should keep his job. That’s sex appeal – and popular appeal.
( Newsweek, February 7, 2011.)

FATEC 2011 - QUESTÃO 11
De acordo com o texto, os apparatchiks são considerados

(A) mais tímidos que os líderes europeus.

(B) mais simpáticos que os líderes europeus.

(C) menos generosos que os líderes europeus.

(D) menos sexy que os presidentes americanos.

(E) mais agressivos que os presidentes americanos.


FATEC 2011 - QUESTÃO 12
Segundo o texto, pode-se inferir que

(A) os burocratas chineses não se vestem com elegância.

(B) os chineses estão se tornando cada vez mais corruptos.

(C) os chineses de meia-idade são mais procurados para casamento.

(D) os homens chineses em geral são bons partidos para as mulheres chinesas.

(E) um oficial do império chinês está à procura de mulheres chinesas para casamento.


FATEC 2011 - QUESTÃO 13
De acordo com o texto, as mulheres chinesas preferem um relacionamento com funcionários do governo

(A) por eles não saírem com prostitutas.

(B) pelo fato de eles serem casados.

(C) pela segurança oferecida pelos cargos que eles exercem.

(D) pelo status de serem funcionários de países asiáticos.

(E) por eles terem uma renda mensal inferior a 1000 dólares.


FATEC 2011 - QUESTÃO 14
No último parágrafo do texto, o adjetivo sympathetic empregado em −The public’s reaction was generally sympathetic to the CAD. − pode ser traduzido por

(A) contrária.

(B) simpática.

(C) agressiva.

(D) interessante.

(E) complacente.


FATEC 2011 - QUESTÃO 15
No último parágrafo do texto, a preposição despite empregada em − despite the womanizing − pode ser substituída por

(A) though.

(B) whereas.

(C) although.

(D) in spite of.

(E) even though.


Matemática 

FATEC 2011 - QUESTÃO 16
O sólido da figura é composto pela pirâmide quadrangular PQRST e pelo cubo ABCDEFGH, cuja aresta mede 2. Sabendo que os vértices da base da pirâmide são pontos médios dos lados do quadrado ABCD e que a distância do ponto P ao plano (A,B,C) é igual a 6, então o volume do sólido é igual a

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(A) 12.

(B) 16.

(C) 18.

(D) 20.

(E) 24.


FATEC 2011 - QUESTÃO 17
Considere a equação polinomial x³ − 9x² + kx + 21 = 0, com k real. Se suas raízes estão em progressão aritmética, o valor de log2 (3k − 1)² é

(A) 8.

(B) 10.

(C) 12.

(D) 16.

(E) 20. 


FATEC 2011 - QUESTÃO 18
No plano cartesiano da figura, estão representados a circunferência trigonométrica e o triângulo OPQ tal que:

• os pontos P e Q pertencem à circunferência trigonométrica e são simétricos em relação ao eixo Oy, e

• P é a extremidade do arco de medida 75°.

Nessas condições, a área do triângulo POQ é

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FATEC 2011 - QUESTÃO 19
Parte do gráfico de uma função real f, do 1° grau, está representada na figura a seguir.

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Sendo g a função real definida por g(x) = x³ + x, o valor de f −¹(g(1)) é

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FATEC 2011 - QUESTÃO 20
Em uma urna há dezoito bolas amarelas, algumas bolas vermelhas e outras bolas brancas, todas indistinguíveis pelo tato, e sabe-se que a quantidade de bolas brancas é igual ao dobro das vermelhas.

Se a probabilidade de se retirar, ao acaso, uma bola amarela da urna é 2/5 , a quantidade de bolas vermelhas que há na urna é

(A) 8.

(B) 9.

(C) 12.

(D) 18.

(E) 24


Física

FATEC 2011 - QUESTÃO 21
Um atleta inicia seu treino a partir do repouso e começa a cronometrar seu desempenho a partir do instante em que está a uma velocidade constante. Todo o percurso feito pelo atleta pode ser descrito por meio de um gráfico da sua posição (s) em função do tempo (t), conforme figura a seguir.

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Se marcarmos os pontos A, B, C e D nesse gráfico, podemos afirmar que as velocidades instantâneas VA ,VB ,VC e VD , respectivamente nesses pontos, são tais que obedecem à seguinte ordem crescente:

(A) VA < VB < VC < VD.

(B) VB < VC < VA < VD.

(C) VD < VC < VB < VA.

(D) VC < VD < VB < VA.

(E) VA < VC < VD < VB.


FATEC 2011 - QUESTÃO 22
A pressão total sobre uma bolha de ar, no fundo de um lago, é de 3 atm. Essa bolha sobe para a superfície do lago, cuja temperatura é de 27°C, e tem seu volume quadruplicado.

Considerando a pressão atmosférica no local de 0,8 atm, a temperatura no fundo do lago será de, aproximadamente, em ºC,

(A) 2.

(B) 4.

(C) 8.

(D) 12.

(E) 20.


FATEC 2011 - QUESTÃO 23
Observando a figura a seguir, vê-se um ímã em forma de barra que possui um eixo pelo qual pode girar. Próximo a ele, encontra-se uma espira retangular de metal, no plano (x,z). O ímã está alinhado com o centro da espira na direção do eixo y. 

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Com a finalidade de induzir uma corrente elétrica na espira, um aluno faz as seguintes experiências:

I. Movimenta o ímã e a espira na mesma direção e sentido e com velocidades iguais.

II. Gira o ímã em torno de seu eixo paralelo ao eixo z e mantém a espira em repouso em relação ao plano (x,z).

III. Desloca a espira numa direção paralela ao eixo y e mantém o ímã em repouso em relação ao plano (x,z).

Para conseguir a corrente induzida, o aluno conclui que o correto é proceder como indicado em

(A) I, apenas.

(B) II, apenas.

(C) I e III, apenas.

(D) II e III, apenas.

(E) I, II e II


FATEC 2011 - QUESTÃO 24
Uma bola de basquete é solta de uma altura de 1,0 metro e, a cada colisão com o chão, ela dissipa 10% de sua energia mecânica. Após 3 toques no chão, a bola atingirá uma altura de, aproximadamente,

(A) 54 cm.

(B) 63 cm.

(C) 69 cm.

(D) 73 cm.

(E) 81 cm.


FATEC 2011 - QUESTÃO 25
Uma esfera oca de metal flutua, na água, com metade de seu volume imerso. Sabe-se que a densidade da água é de aproximadamente 1,0 g/cm³ e que a pressão atmosférica é de 1,0.10 Pa. Nessas condições, o gráfico que melhor representa o perfil da distribuição da pressão total, ao longo da linha horizontal XY, abaixo da esfera, é

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Geografia 

FATEC 2011 - QUESTÃO 26
O ano de 2011 teve início com mudanças no cenário político do norte da África. Alguns governos ditatoriais caíram, como na Tunísia e no Egito. As manchetes dos jornais vêm destacando esses fatos, ora comentando sobre o mundo árabe ora sobre o mundo muçulmano. Sobre esses dois mundos é correto afirmar que

(A) o mundo muçulmano é mais extenso que o mundo árabe, caracterizando conjuntos geográficos diferentes 

(B) o mundo muçulmano é territorialmente menor que o mundo árabe, porque este ocupa terras africanas, europeias e asiáticas.

(C) o mundo árabe está restrito às áreas mediterrâneas, enquanto o mundo muçulmano avança pela Ásia até o Extremo Oriente.

(D) ambos têm sofrido pressões internacionais para que se mantenham espacialmente limitados ao norte da áfrica e ao Oriente Médio.

(E) as designações são sinônimos, porque esses dois mundos têm a mesma origem histórica e ocupam o mesmo espaço geográfico.


FATEC 2011 - QUESTÃO 27
Observe o mapa que mostra a região de Matopiba, formada pelos estados de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia e que constitui a nova fronteira agrícola do Brasil.

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Sobre essa nova fronteira, é correto afirmar que

(A) sua expansão deve-se à crescente necessidade de abastecimento de cana-de-açúcar nas usinas da Zona da Mata.

(B) o melhoramento genético das sementes tem permitido que o cultivo de grãos se adapte à cobertura vegetal do cerrado.

(C) as atividades que ali se desenvolvem são, predominantemente, ligadas à silvicultura destinada à produção de celulose e de papel.

(D) a região se caracteriza pela presença de vários assentamentos promovidos por programas de distribuição de terras para trabalhadores agrícolas.

(E) o seu desenvolvimento deu-se em áreas semiáridas que foram recuperadas do processo de degradação a que foram submetidas no passado.


FATEC 2011 - QUESTÃO 28
A partir do final da década de 1980, o fracasso da economia socialista possibilitou ao sistema capitalista tornar se praticamente universal, e a maioria dos países passou a desenvolver reformas econômicas liberalizantes. Entre as principais medidas adotadas pelos países nesse sentido, destaca-se

(A) a diminuição das solicitações de auxilio financeiro a organismos internacionais como o Banco Mundial e o FMI.

(B) a criação de modelos de desenvolvimento baseados na cooperação entre grandes empresas mundiais e Estados pobres.

(C) a redução do protecionismo comercial, permitindo o forte aumento da circulação de mercadorias no comércio mundial.

(D) o aumento dos entraves jurídicos para a livre circulação de capitais entre os países subdesenvolvidos e os blocos econômicos.

(E) a pressão para o desmonte do G-7, que representa a manutenção da liderança econômica mundial pelas grandes potências.


FATEC 2011 - QUESTÃO 29
Atualmente, a China é uma grande parceira comercial do Brasil. No entanto, apontam-se alguns problemas no intercâmbio entre os dois países. Um dos problemas é que nosso país exporta

(A) minérios, como ferro, cobre e urânio, e importa tecnologia para a produção de transgênicos, o que aumenta o nosso déficit comercial.

(B) produtos básicos, como soja, carne e laticínios, e importa produtos como aviões e implementos agrícolas de alto valor agregado.

(C) commodities com baixo valor agregado e importa bens manufaturados que ameaçam promover a desindustrialização nacional.

(D) carvão e xisto betuminoso, que são pouco valorizados internacionalmente, e importa bens de alta tecnologia, aumentando a nossa dependência econômica.

(E) bens de consumo não duráveis, como café solúvel, e importa tecnologia do setor farmacêutico e de informática, o que prejudica a indústria nacional.


FATEC 2011 - QUESTÃO 30

Considere o mapa e o texto a seguir para responder à questão. 

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Os países alertados sobre o problema 

(A) estão restritos à placa tectônica responsável pelo tsunami. 

(B) situam-se a oeste e ao norte do Japão, incluindo a Rússia. 

(C) localizam-se no hemisfério setentrional, atingindo o norte europeu. 

(D) situam-se no litoral do Pacífico, incluindo países latino-americanos. 

(E) fazem parte do Extremo Oriente, como é o caso da índia e do Paquistão.  


Biologia 

FATEC 2011 - QUESTÃO 31
No processo de evolução das aves, uma das adaptações mais relevantes relacionadas ao voo é a aerodinâmica corpórea, principalmente a transformação dos membros anteriores em asas recobertas por penas, queratinizadas e com arquitetura leve e intricada. Além dessas características, as aves apresentam outras adaptações estruturais e também fisiológicas que são essenciais para o voo. 

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, uma dessas adaptações.

(A) Desenvolvimento de ossos pneumáticos e de um sistema de sacos aéreos.

(B) Presença de dentes e de moela, que auxiliam no processamento mecânico dos alimentos.

(C) Presença de bexiga urinária para armazenar urina, líquido formado principalmente por ácido úrico, que é uma substância muito solúvel em água.

(D) Capacidade de variar a temperatura corporal de acordo com a temperatura do meio, a fim de garantir um maior aproveitamento de energia durante o voo.

(E) Presença, no sangue das aves migratórias, de hemoglobina com baixa afinidade por oxigênio, a fim de minimizar as dificuldades respiratórias nas elevadas altitudes.


FATEC 2011 - QUESTÃO 32
Em uma experiência, foram utilizados dois tubos de ensaio numerados I e II, contendo quantidades iguais de goma de amido diluída, cujo pH foi mantido em torno de 6,7. Em cada um desses tubos, foram adicionadas porções iguais de saliva humana, sendo que a saliva do tubo I foi previamente fervida e a do tubo II, não. Após a aplicação do teste do lugol (solução de iodo), obteve-se resultado positivo para a amostra do tubo I e negativo para a amostra do tubo II, demonstrando que

(A) o iodo inativou a saliva fervida.

(B) a enzima da saliva não digeriu o amido no tubo II.

(C) o amido reagiu com a enzima amilase salivar no tubo I.

(D) a amilase salivar foi destruída pelo calor no tubo I.

(E) o açúcar maltose, obtido no tubo II, só reage com o iodo na ausência da enzima da saliva


FATEC 2011 - QUESTÃO 33
Do casamento de um homem normal com uma mulher normal nasceram:

• um menino daltônico com sangue tipo A,

• um menino normal com sangue tipo O,

• um menino daltônico com sangue tipo AB,

• uma menina normal com sangue tipo B e

• uma menina normal com sangue tipo O.

Sabendo-se que o daltonismo é uma herança ligada ao sexo e que o lócus gênico para o sistema ABO encontra-se em um autossomo, pode-se afirmar que

(A) apenas o pai possui o gene para o daltonismo, sendo que pai e mãe têm sangue tipo AB.

(B) o pai e a mãe possuem o gene para o daltonismo, o pai tem sangue tipo A, e a mãe tem sangue tipo B ou vice-versa.

(C) apenas a mãe possui o gene para o daltonismo, o pai tem sangue tipo A, e a mãe tem sangue tipo B ou vice-versa.

(D) apenas a mãe possui o gene para o daltonismo, o pai tem sangue tipo AB, e a mãe tem sangue tipo O ou vice-versa.

(E) apenas a mãe possui o gene para o daltonismo, o pai tem sangue tipo AB, e a mãe tem sangue tipo A ou vice-versa.


FATEC 2011 - QUESTÃO 34
Sobre os componentes das cadeias alimentares de uma pequena lagoa de água doce, pode-se afirmar que 

(A) os seres autótrofos estão, obrigatoriamente, no início das cadeias alimentares.

(B) os consumidores são capazes de garantir seus meios de sobrevivência, sem depender dos outros componentes do sistema.

(C) os produtores devem estar situados nas regiões mais profundas e sombrias da lagoa, para se protegerem dos animais herbívoros.

(D) os decompositores transformam matéria inorgânica em matéria orgânica, reduzindo compostos simples em moléculas complexas.

(E) os consumidores são representados pelos seres autótrofos, que absorvem a energia luminosa e a utilizam na fabricação de matéria orgânica. 


FATEC 2011 - QUESTÃO 35
Sobre alguns seres vivos são feitas as afirmações a seguir. Assinale a correta.

(A) Os musgos são organismos pluricelulares eucariontes e vasculares.

(B) As gimnospermas e as angiospermas possuem flores, frutos e sementes.

(C) Os fungos são organismos uni ou pluricelulares, procariontes e autótrofos.

(D) Os vírus são organismos unicelulares procariontes e parasitas obrigatórios.

(E) As bactérias são organismos unicelulares, procariontes e que estão envolvidos por parede celular. 


Mutidisciplinar

FATEC 2011 - QUESTÃO 36
Trânsito e Cidadania 

O comportamento no trânsito, de motoristas e de pedestres, anda deplorável. A todo momento, cenas lamentáveis ocorrem: motoristas insultam e ameaçam outros motoristas ou pedestres e usam o carro como se fosse uma arma. Parece uma guerra. E o problema não é só nosso: recentemente, a França realizou o “dia da cortesia no trânsito”, em que manter o sangue-frio em todas as circunstâncias, sobretudo nos engarrafamentos, e respeitar pedestres, crianças e ciclistas foram orientações dos “dez mandamentos da cortesia ao volante”, divulgados nesse dia. Um dos motivos desse caos é que as pessoas não entendem que o espaço que usam com seus veículos é público. Ao entrar em um carro, propriedade privada, a fronteira entre o público e o privado, que já anda tênue, parece se dissipar. Ao dirigir ou andar nas ruas, as pessoas agem como se cada uma estivesse unicamente por si: ignoram os outros ou se sentem atrapalhadas por eles.
(SAYÃO, Roseli. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/equilibrio/inde19042007.htm. Acesso em: 13.03.2011.)

Assinale a alternativa que interpreta adequadamente o texto.

(A) A guerra no trânsito é deflagrada pela sensação de impunidade daqueles que se julgam atrapalhados pelos outros. 

(B) A falta de atitude cidadã do brasileiro no trânsito tem repercussão nacional, preocupando até autoridades estrangeiras.

(C) A falta de cidadania no trânsito decorre do caos gerado pelos engarrafamentos, já que falta espaço para tantos veículos.

(D) O comportamento bélico dos motoristas é problema que transcende as fronteiras do Brasil e gera ação educativa, como a adotada na França.

(E) O caos no trânsito advém da omissão da autoridade pública, que não delimita o espaço que pode ser usado pelos veículos particulares. 


FATEC 2011 - QUESTÃO 37
Considere as informações acerca do trânsito da capital paulista. 

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Pela leitura do gráfico e dos dados, pode-se concluir que

(A) o aumento da frota de veículos se deve à adoção de um modelo de transporte individual resultante da ineficácia do transporte público.

(B) o crescimento do número de veículos ficou estagnado no período entre 1998 e 2006, mas passou a crescer rapidamente a partir desse ano.

(C) a abertura do mercado aos veículos importados é o fator responsável pelo crescimento da frota paulistana, geradora de congestionamentos.

(D) os congestionamentos resultam da dinâmica interna da cidade de São Paulo e independem das relações entre as cidades da Região Metropolitana.

(E) os congestionamentos não são consequência do tamanho da frota, pois são reflexos da ineficácia das leis de trânsito, geralmente muito ultrapassadas.


FATEC 2011 - QUESTÃO 38
O monitoramento da qualidade do ar em São Paulo é realizado, diariamente, pela CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), a fim de determinar o nível de concentração de um grupo de poluentes universalmente consagrados como indicadores. Esses indicadores foram selecionados devido à sua maior frequência na atmosfera e também devido aos efeitos adversos que causam ao meio ambiente. Para cada um deles, foram definidos padrões de qualidade do ar, ou seja, limites máximos de concentração que, quando ultrapassados, podem afetar a saúde, a segurança e o bem-estar da população, bem como ocasionar danos ao meio ambiente em geral. Assim, por exemplo, o estudo de um desses indicadores demonstrou que não se devem deixar veículos com o motor em funcionamento em ambientes pouco ventilados, como garagens fechadas e túneis sem circulação adequada de ar, porque ele se combina com moléculas de hemoglobina, inutilizando-as irreversivelmente para o transporte de oxigênio.

Esse indicador é um gás inodoro representado pela fórmula molecular

(A) O3

(B) CO

(C) NO2

(D) SO2

(E) CO2


FATEC 2011 - QUESTÃO 39
Determinado veículo foi submetido à inspeção veicular ambiental obrigatória, para obter o licenciamento no município de São Paulo. Nessa inspeção, após aprovado em uma verificação prévia que leva em conta vazamentos, estado do escapamento e condições de ruído, o veículo passa por medições de marcha lenta e de emissão e diluição de gases, que devem estar dentro de certos limites. Os limites para a emissão e diluição de gases valem também para o motor funcionando em alta rotação.

As tabelas I, II e III mostram os valores limites para o veículo em questão e os valores medidos.

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Analisando-se esses dados, conclui-se que o veículo submetido à inspeção deve ter sido

(A) aprovado, pois basta que os valores medidos da concentração de monóxido de carbono (CO) estejam zerados.

(B) aprovado, pois todos os valores medidos estão em conformidade com os limites toleráveis.

(C) aprovado, pois o valor do fator diluição é menor em marcha lenta do que em alta rotação.

(D) reprovado, pois todos os valores medidos estão abaixo dos limites máximos toleráveis.

(E) reprovado, pois a concentração de hidrocarbonetos (HC) mostra-se diferente em marcha lenta e em alta rotação.


FATEC 2011 - QUESTÃO 40
Em um estudo, a Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) fez estimativas dos custos por passageiro transportado em diferentes meios de transporte, considerando um deslocamento urbano hipotético de sete quilômetros de extensão.

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Com os dados disponíveis do estudo, observa-se que, por passageiro transportado, dos meios de transporte citados,

(A) o automóvel é o que apresenta maior custo social.

(B) a motocicleta é o que apresenta menor custo social.

(C) o ônibus é o que apresenta menor custo de desembolso.

(D) a moto e o automóvel apresentam custos sociais praticamente iguais.

(E) o ônibus e o automóvel apresentam custos de desembolso praticamente iguais.


FATEC 2011 - QUESTÃO 41
Para a proteção dos ocupantes de um veículo que venha a sofrer uma colisão, os carros mais modernos são equipados com o airbag, os painéis são feitos de material plástico, e a lataria é bem fina. Tudo isso para que os ocupantes do veículo não sofram lesões graves.

Durante uma colisão, a força de interação do airbag com o ocupante do carro é inversamente proporcional ao tempo de interação entre eles. 

O mesmo ocorre com os veículos quando colidem com um obstáculo. A deformação do veículo amortece o impacto aumentando o tempo de interação e, consequentemente, diminuindo a intensidade da força de interação entre o veículo e o obstáculo. 

De acordo com o texto, durante a colisão

(A) de um veículo de lataria espessa com um obstáculo, o tempo de interação é menor, pois haverá maior deformação do carro.

(B) entre o motorista e o volante, o tempo de interação entre eles é menor, pois a força de impacto é minimizada pelo uso do airbag.

(C) de um veículo com um obstáculo, o airbag tem a função de proteger os ocupantes de um veículo, por isso o uso de cinto de segurança é desnecessário.

(D) de um veículo de lataria espessa com um obstáculo, o tempo de interação entre eles é maior, pois haverá maior deformação do carro.

(E) entre o motorista e o airbag do veículo, o tempo de interação é maior entre eles, proporcionando menor força de impacto.


FATEC 2011 - QUESTÃO 42
Mathematical theories

Some traffic engineers have attempted to apply the rules of fluid dynamics to traffic flow, likening it to the flow of a fluid in a pipe. Congestion simulations and real-time observations have shown that in heavy but free flowing traffic, jams can arise spontaneously, triggered by minor events (“butterfly effects”), such as an abrupt steering maneuver by a single motorist. Traffic scientists liken such a situation to the sudden freezing of supercooled fluid. However, unlike a fluid, traffic flow is often affected by signals or other events at junctions that periodically affect the smooth flow of traffic. Alternative mathematical theories exist, such as Boris Kerner’s three phase traffic theory. Because of the poor correlation of theoretical models to actual observed traffic flows, transportation planners and highway engineers attempt to forecast traffic flow using empirical models. Their working traffic models typically use a combination of macro-, micro- and mesoscopic features, and may add matrix entropy effects, by “platooning” groups of vehicles and by randomising the flow patterns within individual segments of the network.
( http://www.time.com/time/world/article/0,8599,1733872,00.html. Acesso em 20.12.2008.)

De acordo com o texto,

(A) há modelos operacionais de tráfego que medem, pela Internet, o fluxo de trânsito atual.

(B) uma manobra abrupta feita por um motorista pode desencadear congestionamento de trânsito.

(C) alguns engenheiros de tráfego comparam a fluidez do tráfego com a de um fluido num cachimbo.

(D) os modelos operacionais de tráfego estão reduzindo o número de veículos nas principais rodovias.

(E) engenheiros ferroviários tentam prever congestionamentos de trânsito usando modelos empíricos.


FATEC 2011 - QUESTÃO 43
As teorias de fluxos de tráfego estudam as relações entre os veículos, as vias e a infraestrutura disponível. Como as características do tráfego variam no tempo e no espaço, os estudos costumam adotar valores médios, sendo que essas médias podem ser temporais ou espaciais.

Características fundamentais do tráfego

• Fluxo (F), em veículos/hora: é o número de veículos que atravessam uma determinada seção transversal de uma via na unidade de tempo.

• Densidade (D), em veículos/quilômetro: é o número de veículos que, em certo momento, ocupam uma dada extensão de uma via.

• Velocidade Média (V), em quilômetros/hora

• Espaçamento (E), em metros/veículo: é a distância entre a parte dianteira de um veículo e a parte dianteira do veículo subsequente, que trafegam em uma mesma faixa.
 (www.transportes.ufba.br/.../Estudos_de_Trafego_Variaveis_do_Trafego.doc Acesso em: 11.03.2011. Adaptado)

Considere que em uma certa avenida, passam em média 2 400 veículos por hora, com velocidade média de 60 km/h. Sendo assim, o espaçamento médio entre dois veículos que ocupam posições consecutivas em uma mesma faixa é, em metros,

(A) 25.

(B) 30.

(C) 35.

(D) 40.

(E) 45.


FATEC 2011 - QUESTÃO 44
Segundo o historiador Jacques Le Goff, ao longo dos caminhos que percorre e por onde transporta suas mercadorias, o comerciante encontra muitos obstáculos. Antes de tudo, obstáculos naturais. Depois, a insuficiência dos meios de transporte. Acrescente-se a isso a insegurança, os bandidos... Acrescente-se, muito especialmente, por serem mais frequentes e mais regulares, os impostos e direitos e os pedágios de todos os tipos que os senhores feudais, as cidades ou as comunidades cobravam para se atravessar uma ponte, se cruzar um rio ou para simplesmente transitar através de suas terras, em tempos de extremo parcelamento territorial e descentralização política.

As condições descritas no texto permitem associá-lo

(A) ao Egito Faraônico.

(B) ao Império Romano, século II.

(C) à Europa Cristã, século XIII.

(D) à Península Ibérica, século XVI.

(E) à França, século XVII.


Raciocínio Lógico

FATEC 2011 - QUESTÃO 45
Aristóteles (384 – 322 a.C.), filósofo grego, é considerado pioneiro na investigação sistemática da lógica. Em seus estudos, estabeleceu regras para relacionar proposições dadas (premissas) a uma conclusão.

Um exemplo é o argumento válido, a seguir, atribuído a Aristóteles:

Todos os homens são mortais.
Sócrates é homem.
Logo, Sócrates é mortal.

A validade de um argumento depende exclusivamente da relação existente entre as premissas e a conclusão. Portanto, a validade de um argumento resulta apenas de sua estrutura lógica (forma) e não do conteúdo do enunciado.

Considerando verdadeiras as premissas:

Todo M é P.
Algum S é M.

Pode-se concluir que

(A) Todo S é P.

(B) Algum S é P.

(C) Nenhum S é P.

(D) Algum M é não P.

(E) Todo não M é não P. 


FATEC 2011 - QUESTÃO 46
Considere três frascos (X, Y e Z), sendo um deles de plástico incolor, um de vidro escuro (âmbar) e um de vidro incolor, que armazenam adequadamente três líquidos diferentes (I, II e III), um em cada frasco, não necessariamente nessa ordem.

Sabe-se que:

• O líquido III corrói o vidro;

• X é o frasco de vidro incolor;

• Z é o frasco de plástico incolor;

• o líquido I é o único que se altera em presença da luz.

Com base nessas informações, assinale a alternativa que associa, corretamente, os líquidos aos frascos.

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FATEC 2011 - QUESTÃO 47
Os números colocados nos patamares da pirâmide seguem uma sequência lógica. O número que se deve colocar no topo dessa pirâmide é

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(A) 768.

(B) 1 068.

(C) 3 072.

(D) 3 840.

(E) 4 831


FATEC 2011 - QUESTÃO 48
Considere as seguintes informações:

• O átomo de carbono tem o triplo do número de prótons que tem o átomo de hélio;

• o átomo de hidrogênio tem a metade do número de prótons que tem o átomo de hélio;

• o átomo de argônio tem o triplo do número de prótons que tem o átomo de carbono.

Com base nessas informações, conclui-se que a razão entre o número de prótons do átomo de argônio e o número de prótons do átomo de hidrogênio é, nesta ordem, igual a

(A) 3.

(B) 6.

(C) 9.

(D) 12.

(E) 18.


FATEC 2011 - QUESTÃO 49
Dada a sequência de quadrados e levando-se em conta que a posição dos triângulos pintados segue uma ordem lógica, assinale a alternativa que indica o quadrado que completa a sequência.

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Português 

Leia o texto, para responder às questões DE NÚMEROS 50 A 54.

O parnasianismo, entre nós, foi especialmente uma reação de cultura. É mesmo isso que o torna simpático... As academias de arte, algumas delas, até ridículas superfetações em nosso meio, como a de Belas Artes da Missão Lebreton, mesmo criadas muito anteriormente, só nesse período começam a produzir verdadeiros frutos nativos, na pintura, na música. Se dava então um progresso cultural verdadeiramente fatal, escolas que tradicionalizavam seu tipo, maior difusão de leitura, maior difusão da imprensa. Essa difusão de cultura atingiu também a poesia. Excetuado um Gonçalves Dias, a nossa poesia romântica é fundamentalmente um lirismo inculto. Todo o nosso romantismo se caracteriza bem brasileiramente por essa poesia analfabeta, canto de passarinho, ou melhor, canto de cantador; em sensível oposição à poética culteranista anterior. Mesmo da escola mineira, que, se não se poderá dizer culteranista, era bastante cultivada, principalmente com Cláudio Manuel e Dirceu. É possível reconhecer que os nossos românticos liam muito os poetas e poetastros estrangeiros do tempo. Isso lhes deu apenas uma chuvarada de citações para epígrafe de seus poemas; por dentro, estes poemas perseveraram edenicamente analfabetos. 

A necessidade nova de cultura, se em grande parte produziu apenas, em nossos parnasianos, maior leitura e consequente enriquecimento de temática em sua poesia, teve uma consequência que me parece fundamental. Levou poetas e prosadores em geral a um.... culteranismo novo, o bem falar conforme às regras das gramáticas lusas. Com isso foi abandonada aquela franca tendência pra escrever apenas pondo em estilo gráfico a linguagem falada, com que os românticos estavam caminhando vertiginosamente para a fixação estilística de uma língua nacional. Os parnasianos, e foi talvez o seu maior crime, deformaram a língua nascente, “em prol do estilo”. [...]

Essa foi a grande transformação. Uma necessidade de maior extensão de cultivo intelectual para o poeta, atingiu também a poesia. Da língua boa passou-se para a língua certa.
(ANDRADE, Mário de. Parnasianismo. In: ______ O empalhador de passarinhos. 3.ed. São Paulo: Martins; Brasília: INL, 1972, p. 11-2)

FATEC 2011 - QUESTÃO 50
À vista do texto e das teses correntes sobre os estilos de época em nossa literatura, é correto afirmar que, nesse texto, Mário de Andrade

(A) recusa-se a ver aspectos culturais positivos na arte parnasiana, que considera culteranista, tal qual a escola mineira (o arcadismo), na qual ele reconhece simplicidade no tratamento da linguagem.

(B) reconhece, na simplicidade da linguagem romântica, a aproximação entre língua escrita e língua falada, o esforço para afirmação de uma língua nacional na poesia, tal qual ocorreu na linguagem modernista.

(C) manifesta sua aprovação ao projeto parnasiano de afirmar uma língua certa, em lugar de uma língua boa, visto que esta última servia apenas para expressar o atraso intelectual do país.

(D) contesta a importância que nossa cultura letrada dá a Gonçalves Dias, o qual ele entende ser uma exceção no quadro de uma poesia que já se afirmava como nacionalista.

(E) adere às teses estilísticas do parnasianismo, as quais caracteriza como culto à forma, em especial pela contribuição daquelas para afirmar uma autêntica língua brasileira.


FATEC 2011 - QUESTÃO 51
A construção, empregada por Mário de Andrade, que mais se desvia da norma culta do português escrito, para expressar tendência da língua coloquial falada, é:

(A) Se dava então um progresso cultural verdadeiramente fatal.

(B) É mesmo isso que o torna simpático...

(C) ...o bem falar conforme às regras das gramáticas lusas.

(D) Isso lhes deu apenas uma chuvarada de citações para epígrafe de seus poemas.

(E) Todo o nosso romantismo se caracteriza bem brasileiramente por essa poesia analfabeta.


FATEC 2011 - QUESTÃO 52
Assinale a alternativa em que a expressão entre parênteses substitui a que está destacada no trecho, sem prejuízo de sentido do original.

(A) A necessidade nova de cultura, se em grande parte produziu apenas, em nossos parnasianos, maior leitura e consequente enriquecimento de temática em sua poesia, teve uma consequência que me parece fundamental. (entretanto) 

(B) O parnasianismo, entre nós, foi especialmente uma reação de cultura. É mesmo isso que o torna simpático... (eventualmente)

(C) Excetuado um Gonçalves Dias, a nossa poesia romântica é fundamentalmente um lirismo inculto. (Tampouco com).

(D) A linguagem falada, com que os românticos estavam caminhando vertiginosamente para a fixação estilística de uma língua nacional. (cuja).

(E) As academias de arte, [...], mesmo criadas muito anteriormente, só nesse período começam a produzir verdadeiros frutos nativos, na pintura, na música. (apesar de). 


FATEC 2011 - QUESTÃO 53
Assinale a alternativa contendo afirmação correta acerca do emprego de palavras no primeiro parágrafo do texto.

(A) Culteranista é um termo que faz referência à cultura como conjunto de conhecimentos intelectuais, isto é, como repertório dos poetas antigos.

(B) A palavra epígrafe se refere à grafia adotada nos textos românticos, os quais passaram a seguir o padrão do português lusitano.

(C) A palavra poetastro está no aumentativo, e seu sentido é pejorativo, para referir-se a poetas ruins lidos por nossos românticos.

(D) Perseverar tem, no contexto, o sentido de afirmar com segurança, dar garantias.

(E) A palavra edenicamente é uma referência elogiosa à opção por trazer referências estrangeiras à poesia nacional.


FATEC 2011 - QUESTÃO 54
Observe as palavras então isso, nos contextos em que se encontram. É correto afirmar que

(A) então é um conectivo com valor conclusivo, equivalente a portanto; isso reforça a ideia segundo a qual os românticos usaram suas leituras para fazer citações.

(B) então faz referência à ideia, anteriormente expressa, de que o parnasianismo produziu frutos nativos, na pintura e na música; isso antecipa a afirmação de que os poemas românticos permaneceram edenicamente analfabetos.

(C) então faz referência a um tempo futuro, que é aquele, posterior ao momento parnasiano, em que ocorreria o progresso cultural fatal; isso introduz uma ideia que é consequência da afirmação de que nossos românticos liam poetas estrangeiros.

(D) então se refere ao período parnasiano, sendo, pois, uma expressão que informa o sentido de tempo; isso retoma a afirmação anterior, de que os românticos liam muito os poetas e poetastros estrangeiros do tempo. 

(E) então tem valor da conjunção logo, servindo para ligar duas afirmações pela noção de causalidade; isso é utilizado para fazer referência a algo que está distante do falante (como ocorre na frase isso aí).


Redação

Texto I

Leia os textos seguintes e reflita sobre as informações neles expressas. Elas constituem o ponto de partida para desenvolver sua redação.

Estar aberto às novidades é estar vivo. Fechar-se a elas é morrer estando vivo. Um certo equilíbrio entre as duas atitudes ajuda a nem ser antiquado demais nem ser superavançadinho, correndo o risco de confusões ou ridículo.

Sempre me fascinaram as mudanças – às vezes avanços, às vezes retorno à caverna. Hoje andam incrivelmente rápidas, atingindo nossos usos e costumes, ciência e tecnologia, com reflexos nas mais sofisticadas e nas menores coisas com que lidamos. Nossa visão de mundo se transforma, mas penso que não no mesmo ritmo; então de vez em quando nos pegamos dizendo, como nossas mães ou avós tanto tempo atrás: “Nossa! Como tudo mudou?”.

Nos usos e costumes a coisa é séria e nos afeta a todos: crianças muito precocemente sexualizadas pela moda, pela televisão, muitas vezes por mães alienadas, por teorias abstrusas e mal aplicadas. Se antes namorar era difícil, o primeiro batom rosa-claro aos 15 anos, e não havia pílula anticoncepcional, hoje talvez amar ande descomplicado demais.

Na educação, cansei de falar. Cada dia uma nova notícia: não se reprova mais ninguém antes de tal série, os alunos  entram na universidade sem saber escrever, coordenar pensamento, ler e entender. Não todos. Não sempre, mas cada vez com mais frequência.

Na saúde, acho que muito melhorou. Em breve estaremos menos doentes. Teremos de descobrir o que fazer com tanto tempo de vida a mais que nos será concedido. Nada de aposentadoria precoce, chinelo e pijama (isso ainda se usa?). Mas aprender sempre. Interrogar o mundo, curtir a natureza, saborear a arte, viajar para Marte, e outras rimas exóticas.

Quem sabe nos mataremos menos. Leremos unicamente livros eletrônicos ou algo ainda mais moderno. As crianças terão outras memórias, outras alegrias; os adultos, novas sensações e possibilidades – mas as emoções humanas, estas eu penso que vão demorar a mudar. Todos vão continuar querendo mais ou menos o mesmo: afeto, presença, sentido para a vida, alegria. Desta, por mais modernos, avançados, biônicos, quânticos, incríveis, não podemos nos esquecer. Ou não valerá a pena nem um só ano a mais, saúde a mais, brinquedinhos a mais. Seremos uns robôs cinzentos e sem vida.
(Lya Luft, Veja, 02.03. 2011. Adaptado.)


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PROPOSTA: 

ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DO FUTURO

Instruções:

1. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para sustentar suas ideias e pontos de vista.

2. Não copie nem parafraseie os textos dados.

3. Empregue em seu texto apenas a variedade culta da língua portuguesa.

4. Não redija em forma de poema nem de poesia (em versos).

5. Dê um título a seu texto.

6. A versão definitiva da redação deve ser apresentada em folha específica e a tinta.

COMENTÁRIOS

Nome

administração,11,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,7,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,289,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,58,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,213,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,522,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,6,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,351,eleicoes,1,enade,403,enare,1,encceja,44,enem,97,enfermagem,21,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,352,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,9,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,3,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,3,gestão da qualidade,1,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão de recursos humanos,1,gestão financeira,4,gestao hospitalar,4,gestão pública,2,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,161,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,4,procurador,2,professor,18,pronatec,3,prouni,5,prova da cebraspe,1,prova da ebserh,1,prova de enfermagem,1,provas,1460,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,13,provas cnu,23,provas concurso,305,provas da univesp,2,provas enade,402,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,37,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,13,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,5,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,3,provas nível médio,26,provas nível superior,158,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,10,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,12,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,2,psicologia,38,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,176,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,120,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2891,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da 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biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,10411,questão de conhecimento específico,20,questão de conhecimento geral,30,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3986,questão de direito administrativo,325,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,296,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,157,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,382,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,920,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1757,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,135,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2279,questão de informática,242,questão de inglês,1872,questão de jornalismo,252,questão de legislação,361,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,125,questão de matemática,4488,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2810,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5396,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,467,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,264,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,129,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,160,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,135,questão de vestibular,30072,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,642,questão do enade,8902,questão do enare,50,questão do encceja,1141,questão do enem,3642,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,886,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão 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INDAGAÇÃO: Prova FATEC 2011 com Gabarito
Prova FATEC 2011 com Gabarito
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INDAGAÇÃO
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