Prova de Filosofia e Sociologia UECE 2021.1 (2ª Fase) com Gabarito

Prova de Filosofia e Sociologia UECE 2021.1 (2ª Fase) com Gabarito FILOSOFIA UECE 2021.1 - QUESTÃO 01 Atente para o seguinte excerto do Trat...

UECE

Prova de Filosofia e Sociologia UECE 2021.1 (2ª Fase) com Gabarito

FILOSOFIA

UECE 2021.1 - QUESTÃO 01
Atente para o seguinte excerto do Tratado teológico-político de Baruch Espinosa:

“Tudo o que até agora afirmei resulta da própria Escritura. E em parte alguma eu li que Deus apareceu a Cristo, ou que lhe falou, mas sim que ele foi revelado por Cristo aos apóstolos, que Cristo é o caminho da salvação e, finalmente, que a lei antiga foi anunciada por um anjo e não diretamente por Deus etc. Por conseguinte, enquanto Moisés falava com Deus face a face, tal como um homem fala habitualmente com um seu companheiro (isto é, mediante os seus corpos), Cristo comunicou-se com Deus de mente para mente”. 
Espinosa, B. Tratado teológico-político, capítulo I: Da 
profecia. Trad. bras. Diogo Pires Aurélio. São Paulo: 
Martins Fontes, 2003.

Considerando os trechos “Moisés falava com Deus face a face” e “Cristo comunicou-se com Deus de mente para mente”, é correto concluir que

A) Moisés teve um conhecimento imaginativo de Deus e Cristo, intuitivo.

B) Moisés teve um conhecimento racional de Deus e Cristo, intuitivo.

C) Moisés teve um conhecimento racional de Deus e Cristo, imaginativo.

D) Moisés teve um conhecimento imaginativo de Deus e Cristo, racional


UECE 2021.1 - QUESTÃO 02
“Não existe, para Hegel, o momento em que a arte morre, ou deixa de ser arte. O que ele concebe é apenas o movimento da perda de uma espécie de ‘tarefa’ originária da intuição estética enquanto lugar de plenitude ou de satisfação plena do espírito.”
Gonçalves, Márcia C. F. A morte e a vida da arte. In: 
Kriterion, vol. 45, nº 109, Jan./Jun. 2004.

Segundo a interpretação acima apresentada, o tema da “morte da arte”, em Hegel, pode ser corretamente entendido da seguinte forma:

A) A arte permanece empiricamente, realmente, mas deixa de dar a conhecer a realidade do espírito.

B) Somente algumas obras de arte, que imitam as originárias, ainda permitem conhecer o espírito.

C) A arte permanece como representação sensível do espírito, mas há formas mais elevadas de conhecimento dele.

D) Face à complexidade da presente vida social, espiritual, esta não pode mais ser representada artisticamente.


UECE 2021.1 - QUESTÃO 03
Considere o seguinte trecho da obra de John Burnet sobre o surgimento da filosofia na Grécia: 

“Foi somente após se desarticularem a visão tradicional do mundo e as normas costumeiras de vida que os gregos começaram a sentir as necessidades que a filosofia da natureza e da conduta procuram satisfazer”.
Burnet, J. A aurora da filosofia grega. Trad. bras. Vera 
Ribeiro. Rio de janeiro: Editora PUC-Rio, 2006.

No que diz respeito ao surgimento da filosofia na Grécia, a tese de John Burnet defende que

A) a filosofia rearticula a visão tradicional do mundo e as formas de conduta.

B) há uma ruptura entre a filosofia da natureza e da conduta e a visão tradicional.

C) a filosofia mantém, transmutando-a numa nova forma dircursiva, a mitologia.

D) a filosofia, embora tenha mudado a visão da natureza, mantém a ética anterior.


UECE 2021.1 - QUESTÃO 04
“Na origem, mythos não se opõe a logos. As duas palavras significam ‘palavra’, ‘relato’, qual seja seu conteúdo. É somente no curso do século V que, entre certos autores, seus campos de aplicação vão se dissociar, mythos passando a designar [...] o que se opõe [...] aos domínios do demonstrado, do verificado, do verossímil, do conveniente”. 
Vernant, J.-P. Fronteiras do mito. In: Vernant, J.-P.; 
Funari, P. P.; Hingley, R. Repensando o mundo antigo. 
Trad. bras. Renata C. Beleboni e Renata S. Garraffoni. 
Campinas, SP: IFCH/Unicamp, 2005.

Acerca das relações históricas, filológicas e filosóficas entre mythos e lógos, é correto afirmar, com base em Jean-Pierre Vernant, que

A) mythos e lógos mantêm o mesmo significado, permanecendo para toda forma de discurso, apesar das tentativas de alguns autores de os diferenciar.

B) mythos e lógos se diferenciam quando surgem a filosofia e a oposição entre verdade e falsidade, com toda a forma de mito recusada como falsa.

C) lógos se diferencia do mythos no processo histórico de constituição da pólis grega, com o aumento de importância da argumentação e da demonstração.

D) mythos antecede e prepara o lógos, de modo que o discurso argumentativo é apenas a forma política das antigas representações narradas de mundo.


UECE 2021.1 - QUESTÃO 05
“Na presente Convenção, entende-se por genocídio qualquer dos seguintes atos, cometidos com a intenção de destruir, no todo ou em parte, um grupo nacional, étnico, racial ou religioso, enquanto tal: (a) assassinato de membros do grupo; b) dano grave à integridade física ou mental de membros do grupo; (c) sujeição intencional do grupo a condições de vida pensadas para provocar sua destruição física total ou parcial; (d) medidas destinadas a impedir os nascimentos no seio do grupo; (e) transferência à força de crianças do grupo para outro grupo.”
Convenção da ONU para a Prevenção e Punição do Crime 
de Genocídio, Art. II. Aprovada pela Assembleia Geral das 
Nações Unidas, em 9 de dezembro de 1948.

Com base nesse conceito de genocídio, é correto afirmar que

A) a definição de genocídio somente descreve situações em que a população de um Estado, e somente esta, se encontra prestes a ser dizimada pela ação de outro Estado que invade seu território.

B) ações estatais, governamentais ou de outra natureza que, de modo sistemático, resultem em morte, preferencialmente, de pessoas de uma mesma cor de pele também são genocidas.

C) o extermínio de membros de mesma etnia, cultura ou fé religiosa simplesmente porque são membros desse grupo não é genocídio: tecnicamente, trata-se somente de etnocídio.

D) não é possível aplicar a membros de classes sociais diferentes o conceito de genocídio, pois as identidades de classe são mais importantes do que as identidades nacional, étnica e religiosa, dentre outras.


UECE 2021.1 - QUESTÃO 06
Em março deste ano completaram 150 anos do acontecimento histórico conhecido como Comuna de Paris. Numa obra em que analisa este acontecimento do qual foi contemporâneo, Karl Marx afirmou:

“Mas o proletariado não pode, como fizeram as classes dominantes e suas diversas frações em suas sucessivas horas de triunfo, simplesmente se contentar em apoderar-se do aparelho estatal existente e dirigi-lo como se apresenta para seus próprios fins. A primeira condição para a manutenção do poder político é transformar a máquina existente e destruir este instrumento de dominação de classe”.
Marx, K. A Guerra Civil na França. In: Marx, K. e Engels, F. 
Textos, vol. I. São Paulo: Edições Sociais, 1986.

Segundo a citação acima acerca da concepção de Marx sobre o Estado na Comuna de Paris (1871), é correto afirmar que

A) o Estado é uma forma de poder político, que está a serviço de qualquer classe social que se assenhorar dela.

B) toda forma de poder político é estatal, por isso o proletariado deve tomar o poder de Estado existente.

C) o proletariado deve manter o Estado burguês, mas transformando-o para que ele expresse seu poder.

D) o proletariado, se tiver o poder político, deve destruir o Estado, instrumento de dominação de classe.


UECE 2021.1 - QUESTÃO 07
Atente para o seguinte trecho sobre a Resolução 194/1948 das Nações Unidas:

“A Resolução 194 da Assembleia Geral das Nações Unidas foi adotada pela ONU em 11 de dezembro de 1948, e tinha como objetivo pôr fim à Guerra Árabe-Israelense de 1948 e resolver o problema dos refugiados na Palestina. [...] Também reconhecia o direito de retorno dos refugiados aos seus lares. A guerra civil de 1948, entre as comunidades judia e árabe da Palestina e, depois, a guerra entre Israel e seus vizinhos árabes provocaram o êxodo de 725.000 dos 900.000 árabes palestinos que viviam nos territórios que atualmente formam o Estado de Israel. [...]” 
Wikipedia. Resolução 194 da Assembleia Geral das 
Nações Unidas. Acessado em 29-11-2021.

Com base no trecho acima apresentado e à luz do caráter universal dos direitos humanos estabelecido no preâmbulo da Declaração Universal dos Direitos Humanos pela ONU em 1948, é correto dizer que

A) o direito dos mais de 725 mil refugiados palestinos e seus descendentes ao retorno aos seus lares pátrios constitui um direito humano independente de serem cidadãos de algum Estado.

B) somente como membros de um Estado Palestino podem os refugiados palestinos retornar à sua pátria e lá ter direito à posse de suas antigas casas e propriedades e a constituir família.

C) o reconhecimento aos palestinos do direito a se constituir em em Estado significaria, necessariamente, a renúncia ao retorno a Israel dos mais de 725 mil refugiados palestinos.

D) é legítimo o direito à soberania de Israel sobre os territórios conquistados na Guerra dos Seis Dias em1967, devendo ser objeto de negociação o retorno dos palestinos à sua terra pátria.


UECE 2021.1 - QUESTÃO 08
Observe a seguinte passagem do diálogo entre Sócrates e Glauco em A República:

“Sócrates — Não afirmamos ser impossível à parte racional da alma ter opiniões contrárias, ao mesmo tempo, sobre as mesmas coisas? 

Glauco — Afirmamos, e com razão. 

Sócrates — Portanto, a parte da alma que formula uma opinião à margem da medida não poderá ser a mesma que opina com medida. 

Glauco — Com efeito, não.

Sócrates — Mas por certo que a parte que confia na medida e no cálculo é a melhor parte da alma.

Glauco — Sem dúvida.”
Platão. A República, 602d-603a. Trad. port. Maria 
Helena da Rocha Pereira. – 9ª edição. 
Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2001. Adaptado.

No contexto do diálogo acima, o trecho “ser impossível à parte racional da alma ter opiniões contrárias, ao mesmo tempo, sobre as mesmas coisas” expressa

A) a tese psicológica da alma unitária.

B) a exigência ética de não mentir.

C) o princípio lógico da identidade.

D) a impossibilidade do discurso falso.


UECE 2021.1 - QUESTÃO 09
“[...] Se o homem carecesse de livre-arbítrioda vontade, como poderia existir esse bem, que consiste em manifestar a justiça, condenando os pecados e premiando as boas ações? Visto que a conduta desse homem não seria pecado nem boa ação, caso não fosse voluntária. Igualmente o castigo, como a recompensa, seria injusto, se o homem não fosse dotado de vontade livre.” 
Santo Agostinho. O livre arbítrio, II, 1, 3. Trad. bras. Nair 
de Assis Oliveira. São Paulo: Paulus, 1995.

Considerando a citação acima e o seguinte trecho da mesma obra que afirma “não só possuímos o livre arbítrio da vontade, mas acontece ainda que é por ele que pecamos” (O livre arbítrio, II, 1, 1), é correto concluir que, dotados de livre-arbítrio, nós

A) podemos pecar ou não.
B) precisamos pecar.
C) temos a permissão de pecar.
D) queremos pecar.


UECE 2021.1 - QUESTÃO 10
Sobre o conceito de experiência em Kant, o filósofo Manfredo de Oliveira afirma: 

“[P]ara Kant, experiência não é, acima de tudo, nem somente, a recepção de dados, mas a transformação destes dados em objeto para o homem. Com isto, afirma-se que a experiência do mundo é mediada por uma atividade prévia da subjetividade humana. É neste sentido que se pode afirmar que o mundo só existe através do homem: não evidentemente em sua realidade física, mas como objeto do qual falamos e fazemos afirmações.” 
Oliveira, M. A. A antropologia na filosofia de Kant. Revista 
de Ciências Sociais, Vol. IX, nº 1-2 UFC, 1978.

Com base na citação acima, assinale a opção que corresponde ao conceito de experiência em Kant.

A) Completa-se com a apreensão dos objetos do mundo pela sensibilidade.

B) É a atividade do sujeito em que as coisas se tornam objeto de conhecimento.

C) É o modo pelo qual o mundo é uma existência puramente subjetiva.

D) É o processo histórico pelo qual se forma a subjetividade humana.


UECE 2021.1 - QUESTÃO 11
“Ciência e poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, se não quando se lhe obedece. E o que à contemplação apresenta-se como causa é regra na prática.” 
Bacon, F. Novum organum, Livro I, Aforismo I. Trad. brs. 
José Aluysio Reis de Andrade. São Paulo: Abril Cultural, 1984.

Nessa passagem, o filósofo Francis Bacon, considerado o fundador do empirismo, defende

A) uma relação contemplativa com a natureza, com foco no conceito de causa.

B) que é possível dominar a natureza, com base no conhecimento das causas.

C) que é preciso saber obedecer à natureza, mas não conhecê-la ou dominá-la.

D) que a causa não é cognoscível, mas apenas objeto de uma prática costumeira.


UECE 2021.1 - QUESTÃO 12
A Enciclopédia, organizada por Jean d'Alembert e Denis Diderot, obra central do Iluminismo do século XVIII, no verbete Tirania, de autoria de Louis de Jaucourt, afirma: “Tirania é todo governo injustamente exercido sem o freio da lei”. Adiante, afirma que “ninguém, seja quem for, tem direito por natureza” a exercer o poder tirânico, ou seja, sem os freios da lei. Disso, afirma não acreditar “que alguma vez tenha existido um povo que tenha sido tão bárbaro e tão imbecil a ponto de se submeter à tirania por meio de um contrato”.
Jaucourt, Louis de. Tirania. In: D’Alembert, Jean; Diderot, 
Denis. Enciclopédia, vol. 4. Trad. bras. Maria das Graças de 
Souza et al. São Paulo: Editora Unesp, 2015.

Considerando a informação contida no trecho acima, é correto concluir que 

A) toda forma de governo é tirânica, segundo a lei de natureza.

B) um governo que governa sem leis é harmônico com a Suprema Corte.

C) a legalidade dos atos de governo é contra a lei de natureza.

D) o governante que age sem o controle das leis é um tirano.


UECE 2021.1 - QUESTÃO 13
Theodor Adorno diagnostica que “os pressupostos dos movimentos fascistas, apesar de seu colapso, ainda perduram socialmente, mesmo se não perduram de forma imediatamente política. [...] Esses grupos continuam a tender a um ódio ao socialismo ou àquilo que eles chamam de socialismo, isto é, transferem a culpa de sua própria perda de posição social potencial não ao sistema que a causa, mas àqueles que se opuseram criticamente a este sistema no qual outrora eles possuíam status”. 
Adorno, Theodor. Aspectos do novo radicalismo de direita. 
Trad. bras. Felipe Catalani. São Paulo: 
Editora Unesp, 2020. Adaptado.

Considerando o trecho acima, assinale com V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir.

( ) O “radicalismo de direita”, segundo Adorno, desapareceu com a queda do nazismo na Alemanha, em 1945.

( ) Os movimentos fascistas foram derrotados, mas as condições sociais do seu surgimento ainda existem.

( ) O fascista se coloca contra quem combate o sistema cuja crise, contudo, causa sua perda de posição social.

( ) O “radical de direita” se opõe a um inimigo difuso, posto que não reconhece as condições concretas de sua própria crise.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

A) F, V, F, V.
B) V, F, F, F.
C) F, V, V, V.
D) V, F, V, F.


UECE 2021.1 - QUESTÃO 14
“A seus dois deuses da arte, Apolo e Dioniso, vincula-se a nossa cognição de que no mundo helênico existe uma enorme contraposição, quanto a origens e objetivos, entre a arte do figurador plástico, a apolínea, e a arte não-figurada da música, a de Dioniso: ambos os impulsos caminham lado a lado (...) incitando-se mutuamente a produções sempre novas, para perpetuar nelas a luta daquela contraposição sobre a qual a palavra comum ‘arte’ lançava apenas a ponta; até que, por fim, através de um miraculoso ato metafísico da ‘vontade’ helênica, apareceram emparelhados um com o outro, e nesse emparelhamento tanto a obra de arte dionisíaca quanto a apolínea geraram a arte trágica.” 
Nietzsche, F. W. O nascimento da tragédia, §1. Trad. bras. 
J. Guinsburg. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

A citação acima se refere à tese nietzscheana sobre a origem da arte trágica. Considerando essa citação, e o que se conhece a respeito do tema, assinale a afirmação FALSA.

A) Há uma correlação entre arte e pessimismo que explica a força e a capacidade de superação dos gregos.

B) Da medida apolínea e da desmedida dionisíaca revela-se a conversão, na cultura grega, do sofrimento em arte.

C) O otimismo teórico de base racional está na base do fortalecimento e do desenvolvimento da arte trágica.

D) Para Nietzsche, a vontade helênica é a capacidade dos gregos de fundir o apolíneo e o dionisíaco na arte trágica. 


UECE 2021.1 - QUESTÃO 15
No livro X de A República, encontra-se a seguinte afirmação de Sócrates em um diálogo com Glauco acerca da poíēsis (produção, fabricação, poesia) e da mímēsis (imitação):

“Acaso não existem três formas de cama? Uma que é natural, e da qual diremos, segundo entendo, que Deus a confeccionou. Ou que outro Ser poderia fazê-lo? [...] Outra, a que executou o marceneiro. [...] Outra, feita pelo pintor. Ou não? [...] Logo, pintor, marceneiro, Deus, esses três seres presidem aos tipos de cama”.
Platão. A República, 597b. Trad. port. Maria Helena da 
Rocha Pereira. 9ª edição. Lisboa: 
Calouste Gulbenkian, 2001. Adaptado.

Apoiando-se na citação acima, que é ilustrativa da concepção platônica da poíēsis e da mímēsis, bem como de sua crítica da pintura, da poesia trágica, dentre outras, e no conhecimento a respeito do tema, assinale a proposição verdadeira.

A) O marceneiro e o pintor produzem imitando.

B) Os três tipos de produção são miméticas.

C) Somente Deus produz, os outros imitam.

D) Somente o pintor imita, mas não produz.


UECE 2021.1 - QUESTÃO 16
O filme Judas e o messias negro (2021), ganhador do Oscar de melhor ator coadjuvante (Daniel Kaluuya), conta a história de vida de Fred Hampton, revolucionário negro norte-americano, ativista na luta contra o racismo e membro do movimento Panteras Negras. Foi assassinado aos 21 anos, em 1969. Em um vídeo publicado no canal da editora Autonomia Literária, no Youtube, Hampton pode ser visto discursando em um auditório para uma pequena plateia multiétnica, quando diz:

“Povo negro, povo branco pobre, povo indígena pobre, povo porto-riquenho pobre, povo latino americano pobre, povo pobre de todas as descendências! Eles os agruparam em seus movimentos baseados no racismo, quando o Panteras Negras se levantou e disse: ‘Não importa o que digam, não pensamos em combater fogo com fogo, pensamos em combater água com água’. Vamos combater o racismo, não com racismo, mas vamos combatê-lo com solidariedade. Não vamos combater o capitalismo com capitalismo negro, mas vamos combatê-lo com socialismo”. 
Fred Hampton explica como a classe dominante usa o 
racismo para explorar os trabalhadores, vídeo disponível 
em https://www.youtube.com/watch?v=Pry4iRfHqEk, 
acessado em 31-05-2021.

Segundo esse trecho do discurso, é correto afirmar que, para Hampton, 

A) a luta contra o racismo deve opor negros, índios e latino-americanos a brancos.

B) os negros precisam tornar-se capitalistas para deixarem de ser discriminados.

C) cada etnia precisa organizar-se isoladamente para fazer valer seus direitos.

D) é preciso opor ao racismo a solidariedade entre os pobres de todas as etnias.


UECE 2021.1 - QUESTÃO 17
Em maio de 2021, o Brasil perdeu um de seus principais filósofos contemporâneos, o Professor Roberto Machado (UFRJ). Além de um dos mais importantes intérpretes do pensamento de Friedrich Nietzsche, também foi tradutor e responsável pela introdução, no Brasil, das filosofias de Michel Foucault e Gilles Deleuze.

Considerando os filósofos por ele estudados, assinale com V ou F, conforme seja verdadeiro ou falso, o que se afirma a seguir:

( ) O pensamento acerca das estratégias de poder disciplinar, assujeitamento e docilização dos corpos faz parte do leque conceitual do filósofo Michel Foucault.

( ) Nietzsche é um dos pontos de inflexão na passagem do pensamento moderno ao da contemporaneidade, por suas críticas às noções de sujeito, consciência e moral.

( ) Nietzsche e Foucault têm em comum a tese de que os poderes são múltiplos, que se opõem, se chocam e se relacionam, não existindo apenas um centro de poder.

( ) Nietszche e Foucault, apesar das divergências entre suas filosofias, convergem no sentido de uma retomada e reaproximação do pensamento dialético hegeliano.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

A) V, F, V, F.
B) F, V, F, V.
C) V, V, V, F.
D) F, F, F, V.


UECE 2021.1 - QUESTÃO 18
Aristóteles afirma na Ética a Nicômaco que é possível, do ponto de vista moral, errar de muitas maneiras, mas só há uma maneira de acertar (EN, II, 6, 1106b 29-30). Erramos quando temos medo de tudo e não enfrentamos nada; erramos quando nos entregamos sem medida a todo tipo de prazer; erramos quando não restituímos o que é do outro por direito. Por outro lado, acertamos quando evitamos os excessos. 

No que diz respeito à Ética de Aristóteles, é correto afirmar que

A) iremos voluntariamente cometer erros, porque não está em nosso poder evitá-los.

B) agimos com virtude se seguimos o exemplo do indivíduo dotado de sabedoria prática.

C) quem tem o conhecimento do que são as virtudes evitará as várias maneiras de errar.

D) basta que acertemos uma única vez para sermos considerados como seres virtuosos.


UECE 2021.1 - QUESTÃO 19
Atente para a seguinte máxima de Epicuro:

“A carne considera ilimitados os limites do prazer e seria necessário um tempo também infinito para satisfazê-la. Mas a inteligência que se tornou capaz de compreender qual é o fim e o limite da carne e nos liberou do temor em relação à eternidade proporciona-nos uma vida perfeita e não sentimos mais necessidade de uma duração infinita. Ela não foge do prazer, todavia, nem considera, diante das circunstâncias anunciadoras de que deixaremos de viver, ter sido privada daquilo que oferece a melhor vida”. 
Epicuro. Máximas, XX. Trad. bras. João Quartim de Morais. 
São Paulo: Edições Loyola, 2010.

Conforme a máxima acima, a “vida perfeita”, a “melhor vida” (a vida feliz), consiste

A) na recusa dos prazeres.

B) na duração infinita de vida.

C) em agir pela inteligência.

D) em espiritualizar os prazeres.


UECE 2021.1 - QUESTÃO 20
O Artigo Primeiro da Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789, diz: “Os homens nascem e permanecem livres e iguais em direitos”. 

Essa concepção de que os homens são, por natureza, livres e iguais expressa 

A) a visão contratualista de que os indivíduos possuem direitos naturais pré-políticos.

B) a visão grega de que o homem, por natureza, pertence a uma comunidade humana livre.

C) a visão marxista de que a igualdade e a liberdade são naturais e garantidas pelo Estado.

D) a visão medieval de que o direito natural é divino, devendo haver liberdade e igualdade.


SOCIOLOGIA

UECE 2021.1 - QUESTÃO 21
Partido Comunista, 1848, elaborado por Karl Marx e Friedrich Engels:

“[...] A necessidade de mercados sempre crescentes para seus produtos impele a burguesia a conquistar todo o globo terrestre. A burguesia precisa estabelecer-se, explorar e criar vínculos em todos os lugares.”;

“Pela exploração do mercado mundial, a burguesia imprime um caráter cosmopolita à produção e ao consumo em todos os países. [...]. Ao invés das necessidades antigas, satisfeitas por produtos do próprio país, temos novas demandas supridas por produtos dos países mais distantes, de climas mais diversos. No lugar da tradicional autossuficiência e do isolamento das nações surge uma circulação universal, uma interdependência geral entre os países. E isso tanto na produção material quanto na intelectual.”;

“[...] Sob a ameaça da ruína, a burguesia obriga todas as nações a adotarem o modo capitalista de produção; força-os a introduzir a assim chamada civilização, quer dizer, a se tornar burgueses. Em suma, ela cria um mundo a sua imagem e semelhança”. 
MARX, Karl e ENGELS, Friedrich. 
Manifesto do Partido Comunista, 1848.

Ao tratar da expansão da classe burguesa pelo mundo, Marx e Engels, em 1848, lançaram luz sobre um fenômeno que apenas iria ser bastante estudado e debatido pelo mundo a partir do fim do século XX – quase 150 anos depois. Partindo dos trechos acima, é correto afirmar que Marx e Engels já haviam analisado o recente debate teórico a respeito da(s)

A) globalização.
B) pós-modernidade.
C) consequências de uma sociedade de risco.
D) oferta e demanda na economia.


UECE 2021.1 - QUESTÃO 22
Os três principais fundadores das Ciências Sociais, Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber trataram, cada qual seguindo princípios explicativos próprios, a relação entre Estado e Sociedade a partir do surgimento do mundo capitalista moderno e industrial-urbano.

Os três foram testemunhas da emergência dessa modernidade para as sociedades contemporâneas e trataram de estudar e explicar sua lógica e consequências.

Considerando as abordagens teóricas desses clássicos das Ciências Sociais sobre o tema acima apresentado, assinale a afirmação verdadeira.

A) O Estado, para Marx, no mundo capitalista moderno, faz parte da infraestrutura que fundamenta a sociedade dividida em classes, a qual é parte da superestrutura do capitalismo.

B) O Estado, para Durkheim, surge na modernidade capitalista quando as atividades na sociedade atingem determinado grau de interdependência orgânica entre indivíduos e grupos.

C) O Estado, no capitalismo moderno, para Weber, é uma entidade coletiva que comanda a sociedade que, por sua vez, possui a legitimidade da detenção do uso da violência física.

D) Para Marx e Durkheim, o Estado comunista seria o fim da sociedade capitalista quando se avançassem as forças da modernidade.


UECE 2021.1 - QUESTÃO 23
Para Michel Foucault, de modo geral, a modernidade estabeleceu novas modalidades de poder que apontam para o surgimento de tecnologias de controle do corpo social ou das coletividades e dos indivíduos.

É um novo tipo de poder, em particular, que foi e é criado pelas instituições modernas como o Estado, a escola, os hospitais, a fábrica e a prisão: o biopoder.

Considerando o enunciado acima, avalie as seguintes afirmações:

I. O biopoder é um poder disciplinar e institucional que torna os indivíduos dóceis e úteis.

II. O controle em fábricas e hospitais ocorre com a organização do tempo e do espaço.

III. O biopoder é entendido como um agente biológico injetado no corpo dos indivíduos.

IV. As técnicas de controle nas escolas envolvem assiduidade, postura e obediência.

Em relação a biopoder, está correto o que se diz em

A) I, II e IV apenas.
B) II e III apenas.
C) I, II, III e IV.
D) I, III e IV apenas.


UECE 2021.1 - QUESTÃO 24
Max Weber tratou da relação na história humana entre religiões e o desenvolvimento da racionalização da vida moderna.

Na verdade, ele investigou algumas das principais religiões mundiais e mesmo, mais precisamente, algumas de suas doutrinas, e encontrou uma conexão de sentido histórica com o processo de racionalização da vida econômica, a qual é própria da organização da vida material das sociedades capitalistas modernas.

Para Weber, as religiões, ou doutrinas religiosas, que possuem conexão de sentido com as origens racionais do capitalismo moderno são o

A) Hinduismo e o Taoismo.

B) Budismo e o Islamismo.

C) Druidismo e o Catolicismo.

D) Judaismo e o Protestantismo.


UECE 2021.1 - QUESTÃO 25
Desde seu início, a Sociologia tem tratado o tema da Educação e joga luz sobre uma clássica e importante discussão própria desta ciência: a relação entre mudança social e os sistemas educacionais nas sociedades modernas. Dentre os questionamentos ligados a este debate, encontram-se os seguintes:

1. Até que ponto a Educação formal ou Escolar contribui para mudanças na sociedade?; e 2. A Educação, por outro lado, pode ser um mecanismo de permanência e imobilismo da estrutura social? Esses questionamentos foram, de certa forma, respondidos por alguns sociólogos, mas ainda demandam atenção, pesquisa e estudo ao redor do mundo moderno. É importante destacar que cada um dos estudiosos e pensadores da Sociologia que se debruçaram sobre esse tema elaborou sua própria explicação e compreensão a respeito. Considerando esse aspecto, assinale a opção que apresenta a correta relação entre pensamento e autor. 

A) Os sistemas educacionais no capitalismo moderno desenvolvidos pelos partidos políticos, pelas organizações e pelos corpos profissionais reproduzem racionalmente todas as esferas da sociedade. — Karl Marx

B) A Educação formal, em escolas e universidades, reproduz o sistema social vigente, na sua dividida estrutura de classes, através da desigual distribuição de capital econômico e de capital cultural. — Marcel Mauss

C) A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as mais novas para que estas últimas adquiram as demandas físicas, intelectuais e morais exigidas para a manutenção da sociedade. — Émile Durkheim

D) A educação de instituições de ensino é um instrumento para a manutenção do domínio das classes dominantes na sociedade, uma vez que transmite a hegemonia da cultura dos dominadores. — Gabriel Tarde


UECE 2021.1 - QUESTÃO 26
O Estado é, de modo geral, uma estrutura que organiza os mais variados âmbitos da vida nas sociedades contemporâneas e, para Max Weber (1864-1920), um dos teóricos clássicos da Sociologia, esta instituição social tem as seguintes características principais: possui um complexo aparato administrativo-burocrático; um corpo de funcionários; estatutos, normas e legislações; e detém o monopólio legítimo da força sobre seus membros ou concidadãos.

Acerca dessas características que Weber elenca como as principais do Estado, é correto dizer que

A) o aparato administrativo-burocrático diz respeito à lógica social de elaboração de normas estatutárias pelo caráter de pessoalidade das relações de Estado.

B) o cabedal de normas jurídicas do Estado Moderno existe e mantém-se em virtude da crença nas ordenações e nos poderes senhoriais há muito existentes.

C) a legitimidade está embasada no reconhecimento e consentimento pelos cidadãos de que o Estado deve deter o monopólio da força sobre todos.

D) o quadro de funcionários do setor administrativo estatal é escolhido segundo legislação específica que demonstre a manifestação carismática de cada um.


UECE 2021.1 - QUESTÃO 27
Uma das teorias clássicas das Ciências Sociais sobre a existência das classes sociais e das lógicas de estratificação que as mantêm separadas ou divididas nas sociedades modernas e capitalistas foi desenvolvida pelo filósofo alemão Karl Marx (1818-1883).

De modo geral, Marx buscou explicar as lógicas sociais tanto de existência das classes nas sociedades capitalistas como os motivos de suas lutas ou tensões que estruturam o modo social de produção do capitalismo.

Assim, partindo da perspectiva teórica de Marx, assinale a opção que corresponde às duas principais classes sociais antagônicas no sistema capitalista com seus respectivos objetivos.

A) A classe pequeno-burguesa, como os pequenos industriais e os profissionais liberais, contra a classe do lupemproletariado, parcela de miseráveis e parte do exército de reserva: os primeiros lutam para não perderem seus dividendos e posses e os segundos para o ingresso na classe trabalhadora.

B) A classe capitalista, ou os donos dos meios de produção, e a classe proletária, ou os detentores da força de trabalho, lutam entre si: a primeira pela manutenção de seu domínio sobre toda a sociedade e a segunda contra as formas de exploração a que é submetida justamente pelos capitalistas.

C) A classe dos grandes burgueses capitalistas contra a classe dos pequenos proprietários e rentistas, parcela de gente abastada, mas que não possui maiores garantias de sobrevivência: os grandes capitalistas lutam pela busca de lucros e os pequenos proprietários e rentistas lutam para assegurar suas terras e rendas.

D) A classe proletária revolucionária detentora do Estado comunista contra a classe dos profissionais liberais e funcionários públicos reacionários e conservadores: os primeiros lutam para manterem a Revolução Socialista e os segundos lutam para preservarem seus ganhos, privilégios e cargos.


UECE 2021.1 - QUESTÃO 28
Leia atentamente a seguinte matéria jornalística:

Mulheres ganham 19% menos que homens – no topo a diferença é de mais de 30%

A presença das mulheres no mercado de trabalho no Brasil passou por mudanças substanciais nos últimos 50 anos. A participação delas entre os trabalhadores do país mais que dobrou. Os salários, embora ainda longe dos recebidos pelos homens nas mesmas profissões, também reduziram bastante a distância. Esse efeito, porém, não aparece com a mesma intensidade dentro das profissões mais bem remuneradas, como engenharia, medicina ou advocacia. Nelas, a presença feminina também disparou e, entre médicos e dentistas, por exemplo, as mulheres já são mais de 70%. A diferença salarial nos grupos do topo, porém, mudou bem pouco de 1970 para cá, e as mulheres ainda seguem ganhando cerca de 30% menos que os colegas homens nas mesmas profissões.

[...]. São estas as principais conclusões apontadas por um estudo feito pela economista Laísa Rachter (Ibre/FGV) que comparou a presença de mulheres e os salários médios praticados no mercado de trabalho de todo o país desde 1970, com base nos dados do censo, entre 1970 e 2010, e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), para 2020. ‘A maternidade, os filhos e os afazeres domésticos ainda pesam mais sobre as mulheres, e demandam mais flexibilidade. A cultura organizacional ainda promove os profissionais baseada em critérios masculinos, como estar totalmente disponível ao trabalho ou trabalhar várias horas’, disse a pesquisadora da FGV”.
Juliana Elias, CNN Brasil Business, São Paulo, 02 de abril 
de 2021. Texto adaptado

Partindo das informações na matéria acima, avalie as seguintes proposições:

I. Depois de 50 anos, as mulheres ainda não possuem as mesmas condições de trabalho e ganho salarial que os homens.

II. A igualdade de condições de trabalho e de salários entre homens e mulheres hoje são conquistas próprias do mundo empresarial.

III. As profissionais liberais, nesse período, são as que mais conquistaram paridade salarial e igualdade diante dos colegas homens.

IV. A cultura das organizações, de modo geral, persiste valorizando colaboradores que não tenham maiores obrigações familiares.

É correto somente o que se afirma em

A) I e III.
B) II e III.
C) II e IV.
D) I e IV.

 
UECE 2021.1 - QUESTÃO 29
Dentre as mudanças no mundo organizacional a partir das últimas décadas do século XX, está o fato de que, cada vez mais, especialmente nas grandes empresas, os empregados de níveis inferiores são consultados sobre as políticas que a administração está considerando.

Com esta mudança gerencial, os executivos se reúnem regularmente com todos os funcionários que, a partir de então, passaram a ser chamados de “colaboradores”. Essa mudança é embasada na concepção de que todos os membros da organização empresarial se envolvam em pequenas equipes corporativas ou grupos de trabalho e tanto essas equipes como os indivíduos, em particular, sejam avaliados constantemente em termos de desempenho.

Considerando essas mudanças que têm ocorrido desde o século XX no mundo do trabalho organizacional, assinale a afirmação verdadeira.

A) O trabalhador perdeu a tradicional característica de ser multifuncional e polivalente na execução dos mais diversos aspectos da produção, tais como fabricação, manutenção e controle de qualidade.

B) Com as mudanças propostas nesse novo mundo do trabalho, o colaborador deve tomar iniciativas, pensar em qualificar-se, adquirir competências variadas, avaliar situações e saber trabalhar em grupo.

C) A liberdade e a autonomia promovidas por essas estratégias de gerenciamento, assim como era antes, jogam sobre o trabalhador a responsabilidade total no atingimento das metas e objetivos da empresa.

D) Com as estratégias flexíveis como as de maior participação dos funcionários nos rumos da empresa, sendo consultados nas tomadas de decisão, aumentam-se as hierarquias e as supervisões de comando.


UECE 2021.1 - QUESTÃO 30
Atente para o seguinte excerto sobre sociedade civil e sociedade política:

“...pode-se por enquanto fixar dois grandes ‘planos’ superestruturais: o que pode ser chamado de ‘sociedade civil’ (isto é, o conjunto de organizações chamados comumente de ‘privados’) e o da ‘sociedade política’ ou Estado, que correspondem à função de ‘hegemonia’ que o grupo dominante exerce em toda a sociedade e àquela de ‘domínio direto’ ou de comando, que se expressa no Estado e no governo ‘jurídico’”. 
Antônio Gramsci, Cadernos do Cárcere,1926-1938.

Considerando a perspectiva teórica de Gramsci, assinale a proposição verdadeira.

A) A sociedade civil se manifesta em igrejas, empresas, associações, partidos e a sociedade política é representada pela hegemonia de todos em conjunto.

B) A sociedade política tenta obter o consenso de todos os grupos privados que formam a sociedade civil detentora da hegemonia jurídica manifesta no Estado.

C) A hegemonia da classe dominante é representada pela sociedade política ou Estado que se impõe sobre todos os grupos que compõem a sociedade civil.

D) A oposição entre a sociedade civil e a sociedade política faz com que o grupo dominante procure meios de se contrapor à hegemonia dos grupos privados.


UECE 2021.1 - QUESTÃO 31
Para Norberto Bobbio, quem é a favor da Democracia é a favor das Leis e do Estado de Direito. Os legisladores e os governantes numa Democracia estão submetidos às normas vinculatórias.

No fim, todos os indivíduos membros de um Estado democrático de direitos e deveres, governantes e governados, estão submetidos às Leis e às normas regulatórias do convívio em vários espaços da vida em sociedade. Daí a ênfase de Bobbio na importância do respeito às instituições numa Democracia.

Assim, é correto concluir que, para Norberto Bobbio, o regime democrático

A) é um sistema político que favorece os dirigentes de um Estado legal.

B) é a forma de organizar as sociedades seguindo o governo das leis.

C) carrega consigo a burocratização de todos os âmbitos da vida social.

D) pune rigorosamente a postura de desrespeito vinda dos governantes.


UECE 2021.1 - QUESTÃO 32
Os estudos sobre gênero nas Ciências Sociais aprofundaram, entre outras questões, uma reflexão crítica sobre a forma como se encaram, nas sociedades contemporâneas, as diferenças entre homens, mulheres e pessoas e grupos que se designam de outros gêneros.

Assinale a opção que corresponde ao conceito de gênero usado, de forma geral, nas Ciências Sociais.

A) O gênero é a categoria que discrimina a natureza masculina ou feminina.

B) Os gêneros nos humanos estão ligados à evolução fenotípica e genética.

C) Cada coletividade sociocultural estabelece suas diferenciações de gênero.

D) Em cada indivíduo o gênero é moldado conforme seus caracteres naturais.


UECE 2021.1 - QUESTÃO 33
O infanticídio indígena é uma prática cultural ainda corrente entre alguns povos nativos do Brasil de hoje, como os Kamayurá, Yanomami, Kajabi, Bororo e Ticuna.

Algumas situações diversas fazem com que as indígenas pratiquem tal ato: quando a mãe tem filhos em pequenos intervalos de tempo, com menos de dois anos, por exemplo; crianças com deficiências motoras ou físicas; em casos raros, crianças do sexo feminino; quando nascem gêmeos, um é sacrificado; e, mesmo, quando nascem crianças albinas.

Esta tradição coloca desafiadoras e importantes reflexões que envolvem tanto o debate sobre o respeito à diversidade cultural e o combate ao etnocentrismo como a luta a favor dos direitos humanos contra esse costume e, ao mesmo tempo, a luta pela preservação da cultura dos povos indígenas.

Acerca do infanticídio indígena, assinale a afirmação verdadeira.

A) A luta pela proteção das culturas indígenas e a defesa dos direitos humanos não precisam estar desassociadas no desestímulo ao infanticídio.

B) A visão etnocêntrica sobre o fenômeno do infanticídio indígena é aquela que nos faz enxergar com respeito e cuidado tal prática cultural.

C) As tribos indígenas que cultivam este costume devem ser conservadas sem nenhuma intervenção para a garantia da diversidade cultural.

D) O combate dos direitos humanos contra a prática do infanticídio indígena coloca a divisão entre a cultura civilizada e a cultura bárbara.


UECE 2021.1 - QUESTÃO 34
O sociólogo francês Serge Paugam, no fim do século XX, desenvolveu um modelo sociológico de análise sobre o que ele chamou de processo de desqualificação social dos “novos pobres” que surgiram na França com a crise do Estado de Bem-Estar Social.

Para Paugam, a desqualificação social passa por um processo de três fases: a fragilidade, a dependência e a ruptura. Na fragilidade, os indivíduos desempregados sobrevivem com uma renda irregular ou com a insegurança financeira. 

Com a continuidade dessa fragilização, entra-se na dependência, que se caracteriza, no caso do Estado francês, da entrada do indivíduo em programas de proteção social. Na ruptura, os indivíduos acumulam uma série de problemas como a falta de qualquer tipo de auxílio, de trabalho, e enfrentam a ausência de moradia e de saúde e, assim, ingressam na marginalidade.

Tomando como referência esse modelo sociológico sobre a desqualificação social, é correto dizer que

A) os beneficiários de programas brasileiros como o Bolsa Família e o de assistência previdenciária são marginalizados.

B) os trabalhadores ligados a aplicativos como Uber e Ifood devem ser caracterizados como dependentes.

C) os indivíduos em situação de rua, os pedintes e usuários de droga são considerados pessoas frágeis.

D) os desempregados podem ficar fragilizados e aumentar a quantidade de trabalhadores informais e/ou eventuais.


UECE 2021.1 - QUESTÃO 35
Desde meados do século XX, o debate sobre preservação e cuidado com o meio ambiente natural veio se consolidando como urgente para as sociedades contemporâneas. No Brasil, por volta dos anos 1990, as questões ambientais começaram a fazer mais parte do debate midiático e público, de estratégias políticas, de legislações específicas e de medidas empresariais e particulares.

Contudo, nestes primeiros anos do século XXI, no Brasil, o debate em favor do meio ambiente tem sido contestado e, até, desconsiderado por posicionamentos político-ideológicos que acusam, por exemplo, o “radicalismo dos ambientalistas” de impedir o desenvolvimento da indústria e da agricultura. A luta, então, dos “verdes” – um dos nomes dados com tom pejorativo aos promotores das causas ambientais hoje –, em defesa do meio ambiente ocorre, agora, ao lado da luta pela legitimidade e reconhecimento da contínua importância das questões ambientais.

Sobre a questão ambiental no Brasil, é correto concluir que

A) é suficientemente complexa e, assim, é complicado defender razões legítimas e válidas para as pautas pública e política.

B) a destruição do meio ambiente ocorre frequentemente por madeireiros e mineradores, daí a importância da política ambiental.

C) os produtos orgânicos, a reciclagem e a coleta seletiva de lixo são estratégias das empresas capitalistas cujo único objetivo é a obtenção de lucros.

D) os ambientalistas, no tocante ao meio ambiente, devem considerar as reivindicações e demandas do agronegócio para o desenvolvimento.


UECE 2021.1 - QUESTÃO 36
O crescimento exponencial das tecnologias comunicacionais e informacionais embasadas na rede mundial de computadores implica consideráveis influências no desenvolvimento da economia global e, assim, das sociedades contemporâneas. 

Conforme o sociólogo espanhol, Manuel Castells, a economia mundial deixou para trás a Era Industrial e adentrou na Era da Informação. Para este cientista social, as pessoas, em muitos âmbitos de suas vidas e relações sociais cotidianas, estão atualmente inseridas no que ele chama de “Sociedade em Rede”.

Avalie as seguintes afirmações sobre as características dessa “Sociedade em Rede”:

I. As pessoas, empresas e Estados estão, cada vez mais, interconectados e suas ações não estão restritas por distâncias espaciais e fronteiras territoriais.

II. Os parques industriais se fortaleceram nos países em desenvolvimento econômico regidos pelas novas tecnologias de informação e comunicação.

III. As novas tecnologias de informação e comunicação possibilitaram a interação interpessoal e a taxação internacional das grandes corporações do capitalismo.

IV. Não há um “centro” informacional, mas uma série intrincada de “nódulos” de informações que fazem a Rede tanto existir como operar com maior liberdade.

Está correto o que se afirma somente em

A) I e IV.
B) II e III.
C) I e II.
D) III e IV.


UECE 2021.1 - QUESTÃO 37
Atente para o seguinte excerto da obra de Darcy ribeiro sobre a formação do povo brasileiro: 

“Os brasileiros surgem como um povo novo. ‘Novo’ porque surge como uma ‘etnia nacional’, diferente de suas matrizes formadoras: a Tupi, a Lusa e a Afro. Povo que foi e é dinamizado por uma cultura sincrética e singularizada pela redefinição de traços culturais oriundos dessas matrizes étnicas originárias. ‘Surgimos da confluência, do entrechoque e do caldeamento do invasor português com índios silvícolas e campineiros e com negros africanos, uns com os outros aliciados como escravos’. Confluência, entre choque e caldeamento que gestaram o povo brasileiro”.
RIBEIRO, Darcy. O Povo Brasileiro: a formação e o 
sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

Darcy Ribeiro denomina o processo de formação do povo brasileiro de 

A) “gestação racial”.
B) “cadinho singular”.
C) “transfiguração étnica”.
D) “fluxos de etnias”.


UECE 2021.1 - QUESTÃO 38
O ‘índio’ é qualquer membro de uma comunidade indígena, reconhecido por esta como tal. E ‘comunidade indígena’ é toda comunidade fundada em relações de parentesco ou vizinhança entre seus membros, que mantém laços histórico-culturais com as organizações sociais indígenas pré-colombianas”. 
CASTRO, Eduardo Viveiros de. “No Brasil, todo mundo é 
índio, exceto quem não é”. In: Povos Indígenas no Brasil,
20 de janeiro de 2016. 

Seguindo esta definição do antropólogo Eduardo Viveiros de Castro, é correto concluir que, no Brasil,

A) as comunidades indígenas assim definidas foram praticamente dizimadas etnicamente e fisicamente no ferrenho processo colonial de formação do país.

B) as populações indígenas hoje diferem da sociedade não índia, por suas identificações culturais próprias e ligações com os povos originários do país.

C) os índios que ainda restam em nossa sociedade estão caminhando para extinção, uma vez que suas culturas são destruídas pela cultura moderna.

D) não podem ser caracterizados como indígenas aqueles que têm as mesmas necessidades da sociedade branca, como possuir trabalho remunerado e telefone celular.


UECE 2021.1 - QUESTÃO 39
Nos últimos anos, uma expressão conceitual passou a ser bastante difundida e discutida publicamente para tratar da discriminação racial: racismo estrutural. Sílvio Almeida, jurista e filósofo, em sua obra sobre esta conceituação, procura demonstrar como o racismo na sociedade brasileira, por exemplo, é naturalizado e/ou normalizado, e está incrustado nas relações sociais cotidianas.
ALMEIDA, Silvio. Racismo Estrutural. 
São Paulo: Sueli Carneiro/Pólen, 2019.

Afirmar que “o racismo é estrutural” significa dizer que o racismo

A) é uma decorrência da própria estrutura social, que é constituída pelas relações políticas, econômicas e culturais.

B) está incorporado na Constituição brasileira, que submete os negros à inferioridade.

C) existe devido à estrutura fisiológica das raças, embora se saiba que as diferenças culturais são diversas das diferenças biológicas.

D) está na subjetividade das pessoas que, sem a devida orientação mental, discriminam negros de brancos.


UECE 2021.1 - QUESTÃO 40
Segundo dados do Atlas da Violência de 2019, produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e a partir do que constatou o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, no ano de 2017, o Estado do Ceará obteve a trágica marca de 140,2 jovens mortos por cada cem mil habitantes. Foi, no período, a segunda maior taxa de homicídios de adolescentes do país.

Além disso, o Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência, ligado à Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, em relatório do mesmo ano de 2017, aponta que a maioria dos jovens assassinados no Ceará eram pretos ou pardos, com média de idade de 17 anos, do sexo masculino e moradores de áreas de vulnerabilidade social.

Considerando a análise dos dados apresentados acima, é correto afirmar que, no Ceará,

A) o fenômeno de mortes violentas de jovens negros se deve à predisposição racial desses adolescentes à marginalidade.

B) a desestruturação familiar e a falta de educação moral são as causas da maior incidência de homicídios entre jovens pardos.

C) as populações de pretos e de pardos, independentemente de classe social, são historicamente envolvidas com a criminalidade.

D) é necessária a elaboração de mais políticas e programas de inclusão nas áreas sociais vulneráveis voltadas para a juventude negra e parda.


COMENTÁRIOS

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humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,351,eleicoes,1,enade,403,enare,1,encceja,44,enem,97,enfermagem,21,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,352,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,9,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,3,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,3,gestão da qualidade,1,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão de recursos humanos,1,gestão financeira,4,gestao hospitalar,4,gestão pública,2,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,161,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,4,procurador,2,professor,18,pronatec,3,prouni,5,prova da cebraspe,1,prova da ebserh,1,prova de enfermagem,1,provas,1460,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,13,provas cnu,23,provas concurso,305,provas da univesp,2,provas enade,402,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,37,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,13,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,5,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,3,provas nível médio,26,provas nível superior,158,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,10,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,12,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,2,psicologia,38,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,176,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão 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INDAGAÇÃO: Prova de Filosofia e Sociologia UECE 2021.1 (2ª Fase) com Gabarito
Prova de Filosofia e Sociologia UECE 2021.1 (2ª Fase) com Gabarito
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