Prova EsPCEx 2020 (1º Dia) com Gabarito PROVA MODELO A PORTUGUÊS Sobre a importância da ciência Parece paradoxal que, no início deste milê...
Prova EsPCEx 2020 (1º Dia) com Gabarito
PROVA MODELO A
PORTUGUÊS
Sobre a importância da ciência
Parece paradoxal que, no início deste milênio, durante o que chamamos com orgulho de “era da ciência”, tantos ainda acreditem em profecias de fim de mundo. Quem não se lembra do bug do milênio ou da enxurrada de absurdos ditos todos os dias sobre a previsão maia de fim de mundo no ano 2012?
Existe um cinismo cada vez maior com relação à ciência, um senso de que fomos traídos, de que promessas não foram cumpridas. Afinal, lutamos para curar doenças apenas para descobrir outras novas. Criamos tecnologias que pretendem simplificar nossas vidas, mas passamos cada vez mais tempo no trabalho. Pior ainda: tem sempre tanta coisa nova e tentadora no mercado que fica impossível acompanhar o passo da tecnologia.
Os mais jovens se comunicam de modo quase que incompreensível aos mais velhos, com Facebook, Twitter e textos em celulares. Podemos ir à Lua, mas a maior parte da população continua mal nutrida.
Consumimos o planeta com um apetite insaciável, criando uma devastação ecológica sem precedentes. Isso tudo graças à ciência? Ao menos, é assim que pensam os descontentes, mas não é nada disso.
Primeiro, a ciência não promete a redenção humana. Ela simplesmente se ocupa de compreender como funciona a natureza, ela é um corpo de conhecimento sobre o Universo e seus habitantes, vivos ou não, acumulado através de um processo constante de refinamento e testes conhecido como método científico.
A prática da ciência provê um modo de interagir com o mundo, expondo a essência criativa da natureza. Disso, aprendemos que a natureza é transformação, que a vida e a morte são parte de uma cadeia de criação e destruição perpetuada por todo o cosmo, dos átomos às estrelas e à vida. Nossa existência é parte desta transformação constante da matéria, onde todo elo é igualmente importante, do que é criado ao que é destruído.
A ciência pode não oferecer a salvação eterna, mas oferece a possibilidade de vivermos livres do medo irracional do desconhecido. Ao dar ao indivíduo a autonomia de pensar por si mesmo, ela oferece a liberdade da escolha informada. Ao transformar mistério em desafio, a ciência adiciona uma nova dimensão à vida, abrindo a porta para um novo tipo de espiritualidade, livre do dogmatismo das religiões organizadas.
A ciência não diz o que devemos fazer com o conhecimento que acumulamos. Essa decisão é nossa, em geral tomada pelos políticos que elegemos, ao menos numa sociedade democrática. A culpa dos usos mais nefastos da ciência deve ser dividida por toda a sociedade. Inclusive, mas não exclusivamente, pelos cientistas. Afinal, devemos culpar o inventor da pólvora pelas mortes por tiros e explosivos ao longo da história? Ou o inventor do microscópio pelas armas biológicas?
A ciência não contrariou nossas expectativas. Imagine um mundo sem antibióticos, TVs, aviões, carros. As pessoas vivendo no mato, sem os confortos tecnológicos modernos, caçando para comer. Quantos optariam por isso?
A culpa do que fazemos com o planeta é nossa, não da ciência. Apenas uma sociedade versada na ciência pode escolher o seu destino responsavelmente. Nosso futuro depende disso.
Marcelo Gleiser é professor de física teórica no Dartmouth College (EUA).
EsPCEx 2020 - QUESTÃO 01
De acordo com o texto, nesta chamada “era da ciência” em que nos orgulhamos de viver, pode-se inferir que é paradoxal acreditar em profecias de fim de mundo porque a ciência
[A] se ocupa de compreender como funciona a natureza, mas não promete a redenção humana.
[B] é um corpo de conhecimento sobre o Universo e seus habitantes, vivos ou não.
[C] provê um modo de interagir com o mundo, expondo a essência criativa da natureza.
[D] oferece a possibilidade de vivermos livres do medo irracional do desconhecido.
[E] não diz o que devemos fazer com o conhecimento que acumulamos.
EsPCEx 2020 - QUESTÃO 02
Ao comentar sobre o cinismo, o autor faz menção a uma falta de compreensão geral em relação à ciência, que consiste, de acordo com o texto, em
[A] entender a ciência como uma espécie de religião, que faz promessas de cura e redenção.
[B] acreditar que a ciência deveria ter se ocupado das profecias de fim do mundo com o objetivo de evitar as consequências ali descritas.
[C] julgar a ciência pelo método científico por ela utilizado.
[D] reduzir a ciência a um número limitado de respostas que ela pode dar sobre a natureza.
[E] culpar os seres humanos pelos usos indevidos e desastrosos da ciência.
EsPCEx 2020 - QUESTÃO 03
Na frase “A culpa dos usos mais nefastos da ciência deve ser dividida por toda a sociedade”, a palavra sublinhada, dentro do contexto, significa
[A] recorrentes.
[B] elementares.
[C] benéficos.
[D] prejudiciais.
[E] constantes.
EsPCEx 2020 - QUESTÃO 04
Depois de ler o texto, compreende-se que a importância da ciência está, principalmente, em poder
[A] escolher, enquanto sociedade, nosso destino de forma responsável.
[B] estabelecer as diferenças principais entre a ciência e o charlatanismo.
[C] explicar que a ciência não pode oferecer a salvação eterna, porque não prova a existência divina.
[D] abrir a porta para um novo tipo de espiritualidade.
[E] direcionar a conduta humana em relação ao conhecimento obtido.
EsPCEx 2020 - QUESTÃO 05
Em “tem sempre tanta coisa nova e tentadora no mercado que fica impossível acompanhar o passo da tecnologia”, a oração subordinada sublinhada é
[A] adverbial causal.
[B] adverbial consecutiva.
[C] substantiva objetiva direta.
[D] adjetiva explicativa.
[E] substantiva subjetiva.
EsPCEx 2020 - QUESTÃO 06
Assinale a alternativa que apresenta o núcleo do sujeito do seguinte período: “Apenas uma sociedade versada na ciência pode escolher o seu destino responsavelmente”.
[A] ciência
[B] versada
[C] sociedade
[D] escolher
[E] destino
EsPCEx 2020 - QUESTÃO 07
Assinale a opção que apresenta um emprego adequado ao padrão culto da língua.
[A] A prática da ciência provê um modo de interagir com o mundo. Expondo a essência criativa da natureza.
[B] Consumindo o planeta com um apetite insaciável, criamos uma devastação ecológica sem precedentes.
[C] Nossa existência é parte desta transformação constante da matéria, onde todo elo é igualmente importante.
[D] Transformando mistério em desafio, adicionando uma nova dimensão à vida, abrindo a porta para um novo tipo de espiritualidade.
[E] Ao dar ao indivíduo a autonomia de pensar por si mesmo, oferecendo a ele a liberdade da escolha informada.
EsPCEx 2020 - QUESTÃO 08
Assinale a opção que apresenta o grupo de vocábulos acentuados graficamente pelo mesmo motivo:
[A] início – milênio – ciência
[B] insaciável – ecológica – através
[C] traídos – indivíduo – pólvora
[D] existência – provê – cônsul
[E] átomos – microscópio – destruído
EsPCEx 2020 - QUESTÃO 09
As palavras “paradoxal” e “orgulho” contêm, respectivamente, o mesmo número de fonemas de
[A] inexorável e início
[B] promessas e jovens
[C] habitantes e cinismo
[D] compreender e através
[E] liberdade e prática
EsPCEx 2020 - QUESTÃO 10
Assinale a opção que corresponde à função do “que” na frase a seguir.
“Não vão a uma festa que não voltem cansados.”
[A] Parece paradoxal que ainda acreditem em profecias do fim do mundo.
[B] Criamos tecnologias que pretendem simplificar nossas vidas.
[C] Os mais jovens se comunicam de modo quase que incompreensível.
[D] Tem tanta coisa nova no mercado que fica impossível acompanhar.
[E] Existe um senso de que as promessas não foram cumpridas.
EsPCEx 2020 - QUESTÃO 11
Em “a ciência adiciona uma nova dimensão à vida”, o acento grave é usado porque houve a fusão de preposição “a”, exigida pelo objeto indireto do verbo adicionar, e o artigo que define o substantivo “vida”.
A frase em que o uso do acento grave ocorre pelo mesmo motivo está na alternativa
[A] Há, hoje, cura para muitas doenças e muita tecnologia graças à ciência.
[B] Muitos preferem o romantismo do imprevisível à ciência dos números.
[C] A oposição da religião à ciência é, em grande parte, um mito.
[D] Uma das motivações presentes nos pesquisadores é o amor à ciência.
[E] A comunicação pode melhorar o acesso das pessoas à ciência.
EsPCEx 2020 - QUESTÃO 12
“Os mais jovens se comunicam de modo quase que incompreensível aos mais velhos, com Facebook, Twitter e textos em celulares.”
O termo sublinhado complementa uma ideia presente em qual palavra da frase?
[A] jovens
[B] comunicam
[C] modo
[D] quase
[E] incompreensível
EsPCEx 2020 - QUESTÃO 13
No trecho “Existe um cinismo cada vez maior com relação à ciência, um senso de que fomos traídos, de que promessas não foram cumpridas”, as orações sublinhadas são classificadas, respectivamente, como
[A] oração subordinada substantiva objetiva indireta, oração subordinada substantiva objetiva indireta.
[B] oração subordinada substantiva subjetiva, oração subordinada substantiva subjetiva.
[C] oração subordinada substantiva objetiva direta, oração subordinada substantiva objetiva indireta.
[D] oração subordinada substantiva completiva nominal, oração subordinada substantiva completiva nominal.
[E] oração subordinada substantiva completiva nominal, oração subordinada substantiva objetiva indireta.
EsPCEx 2020 - QUESTÃO 14
No fragmento “A ciência não contrariou nossas expectativas. Imagine um mundo sem antibióticos, TVs, aviões, carros”, temos
[A] um período composto por subordinação substantiva subjetiva e objetiva direta.
[B] duas orações absolutas, num período composto por coordenação assindética.
[C] duas orações absolutas, num período composto, com verbos transitivos e seus adjuntos.
[D] dois períodos simples, com um verbo transitivo direto, outro indireto e seus complementos.
[E] dois períodos simples, com verbos transitivos e seus respectivos objetos diretos.
EsPCEx 2020 - QUESTÃO 15
O verbo sublinhado no trecho “enxurrada de absurdos ditos” é
[A] defectivo.
[B] particípio.
[C] gerúndio.
[D] infinitivo.
[E] reflexivo.
EsPCEx 2020 - QUESTÃO 16
A personificação é uma figura pela qual se faz os seres inanimados ou irracionais agirem e sentirem como pessoas humanas. Por meio dessa figura, também chamada prosopopeia e animização, empresta-se vida e ação a seres inanimados. A hipérbole é uma figura de pensamento que consiste em uma afirmação exagerada, uma deformação da verdade que visa a um efeito expressivo.
A alternativa que contém os dois tipos de figura, uma em cada período, respectivamente, é
[A] Quem não se lembra da enxurrada de absurdos ditos sobre a previsão maia de fim de mundo em 2012? / Parece paradoxal que tantos acreditem em profecias de fim de mundo.
[B] Criamos uma devastação ecológica sem precedentes. / Primeiro, a ciência não promete a redenção humana.
[C] Nossa existência é parte desta transformação constante da matéria. / A ciência não contrariou nossas expectativas.
[D] Apenas uma sociedade versada na ciência pode escolher seu destino responsavelmente. / A culpa do que fazemos com nosso planeta é nossa.
[E] A ciência abre a porta para um novo tipo de espiritualidade. / Consumimos o planeta com um apetite insaciável.
EsPCEx 2020 - QUESTÃO 17
“Indefiníveis músicas supremas,
Harmonias da Cor e do Perfume...
Horas do Ocaso, trêmulas, extremas,
Réquiem do Sol que a Dor da Luz resume...”
Nos versos acima, há um exemplo de “imagem plurissensorial”, uma figura de linguagem conhecida pelo nome de _____________ e característica marcante da estética literária ___________.
Assinale a alternativa que completa os espaços.
[A] silepse / romântica
[B] polissíndeto / parnasiana
[C] aliteração / simbolista
[D] eufemismo / romântica
[E] sinestesia / simbolista
EsPCEx 2020 - QUESTÃO 18
“Esses gerais sem tamanho. Enfim, cada um o que quer aprova, o senhor sabe: pão ou pães, é questão de opiniães... O sertão está em toda parte”
O fragmento acima, de Guimarães Rosa, marca
[A] os limites do regional.
[B] o determinismo do meio.
[C] o sertão universal.
[D] o sertanejo e sua cor local.
[E] sofrimento regional.
EsPCEx 2020 - QUESTÃO 19
Dividida em três partes, a “Lira dos Vinte Anos” revela as diferentes faces literárias de Álvares de Azevedo.
Sobre esse conjunto de poemas, é correto afirmar que é uma obra
[A] típica dos ultrarromânticos, marcada pelo sentimentalismo e egocentrismo.
[B] marcante da escola modernista, iniciada por vários poetas jovens e questionadores.
[C] importante da terceira fase romântica, com temática social e libertária.
[D] característica da primeira fase romântica, com intenso sentimento de brasilidade.
[E] significativa da escola barroca, que funde temas divinos e humanos.
EsPCEx 2020 - QUESTÃO 20
Os primeiros anos da República foram agitados no Brasil. A Região Nordeste do país enfrentava o crônico problema da seca. Vivendo de forma precária, muitos aderiram à pregação messiânica de Antônio Conselheiro.
Essa temática está claramente retratada no livro
[A] O sertanejo, de José de Alencar.
[B] Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto.
[C] Os sertões, de Euclides da Cunha.
[D] Canaã, de Graça Aranha.
[E] O alienista, de Machado de Assis.
FÍSICA
EsPCEx 2020 - QUESTÃO 21
Um lápis está posicionado perpendicularmente ao eixo principal e a 30 cm de distância do centro óptico de uma lente esférica delgada, cuja distância focal é -20 cm.
A imagem do lápis é OBSERVAÇÃO: Utilizar o referencial de Gauss.
[A] real e invertida.
[B] virtual e aumentada.
[C] virtual e reduzida.
[D] real e aumentada.
[E] real e reduzida.
EsPCEx 2020 - QUESTÃO 22
Dois blocos A e B, livres da ação de quaisquer forças externas, movem-se separadamente em um plano horizontal cujo piso é perfeitamente liso, sem atrito. (ANTES DA COLISÃO)
O bloco A tem massa mA = 1 kg e move-se com uma velocidade VA = 1 m/s, na direção do eixo y, no sentido indicado no desenho.
O bloco B tem massa mB = 1 kg e move-se com velocidade VB = 2 m/s fazendo um ângulo de 60° com o eixo y, no sentido indicado no desenho. Após a colisão movimentam-se juntos em outro piso, só que agora rugoso, com coeficiente de atrito cinético µc=0,1, conforme o desenho abaixo. (DEPOIS DA COLISÃO)
O conjunto dos blocos A e B, agora unidos, percorreu até parar a distância de:
DADOS: aceleração da gravidade g = 10 m/s²
[A] 0,200 m
[B] 0,340 m
[C] 0,650 m
[D] 0,875 m
[E] 0,950 m
EsPCEx 2020 - QUESTÃO 23
Se um corpo descreve um movimento circular uniforme, então:
- o módulo da força que age sobre o corpo é _I_ zero;
- o vetor quantidade de movimento _II_ com o tempo;
- o trabalho realizado pela força é _III_ ;
- a energia cinética é _IV_.
A opção que corresponde ao preenchimento correto das lacunas (I), (II), (III) e (IV) é:
[A] I-diferente de II-não muda III-nulo IV-constante
[B] I-diferente de II-muda III-diferente de zero IV-variável
[C] I-igual a III-nulo IV-constante
[D] I-diferente de II-muda IV-constante
[E] I-igual a III-constante IV-variável
EsPCEx 2020 - QUESTÃO 24
Um ponto material oscila em torno da posição de equilíbrio O, em Movimento Harmônico Simples (MHS), conforme o desenho abaixo.
A energia mecânica total do sistema é de 0,1 J, a amplitude da oscilação é de 10,0 cm e o módulo da máxima velocidade é de 1 m/s.
Os extremos da trajetória desse movimento têm velocidade igual a zero (v=0).
Desprezando as forças dissipativas a frequência da oscilação em Hertz (Hz) é:
EsPCEx 2020 - QUESTÃO 25
Um campo elétrico é gerado por uma partícula de carga puntiforme Q = 5,0 · 10⁻⁶ C no vácuo.
O trabalho realizado pela força elétrica para deslocar a carga de prova q=2 · 10⁻⁸ C do ponto X para o ponto Y, que estão a 0,20 m e 1,50 m da carga Q, respectivamente, conforme o desenho abaixo é:
Dado: Constante eletrostática do vácuo k0=9 · 10⁹ N m²/C²
[A] 4,3 · 10⁻³ J
[B] 5,4 · 10⁻³ J
[C] 6,3 · 10⁻⁶ J
[D] 6,0 · 10⁻³ J
[E] 3,9 · 10⁻³ J
EsPCEx 2020 - QUESTÃO 26
Considere uma máquina térmica que opera um ciclo termodinâmico que realiza trabalho. A máquina recebe 400 J de uma fonte quente cuja temperatura é de 400 K e rejeita 200 J para uma fonte fria, que se encontra a 200 K. Neste ciclo a máquina térmica realiza um trabalho de 200 J.
- Analisando o ciclo termodinâmico exposto acima conclui-se que a máquina térmica é um _I_.
- Essa máquina térmica _II_ a 1ª Lei da Termodinâmica.
- O rendimento desta máquina é _III_ a 50%.
A opção que corresponde ao preenchimento correto das lacunas (I), (II) e (III) é:
[A] I-refrigerador II-não atende III-maior que
[B] I-refrigerador II-atende III-igual a
[C] I-motor térmico II-atende III-menor que
[D] I-motor térmico II-não atende III-maior que
[E] I-motor térmico II-atende III-igual a
EsPCEx 2020 - QUESTÃO 27
O desenho abaixo mostra um semicírculo associado a uma rampa, em que um objeto puntiforme de massa m, é lançado do ponto X e que inicialmente descreve uma trajetória circular de raio R e centro em O.
Se o módulo da força resultante quando o objeto passa em Y é √5mg sendo a distância de Y até a superfície horizontal igual ao valor do raio R, então a altura máxima (hmax) que ele atinge na rampa é:
DADOS: Despreze as forças dissipativas.
Considere g a aceleração da gravidade.
[A] 2 R
[B] R √2
[C] 5 R
[D] 3 R
[E] R √3
EsPCEx 2020 - QUESTÃO 28
Considere as seguintes afirmações abaixo:
I) No interior de uma esfera metálica condutora em equilíbrio eletrostático, o campo elétrico é nulo.
II) Um campo elétrico uniforme é formado entre duas placas paralelas, planas e eletrizadas com cargas opostas. Uma carga negativa é abandonada em repouso no interior dessas placas, então esta carga deslocar-se-á da região de maior potencial elétrico para a de menor potencial elétrico.
III) Um objeto eletrostaticamente carregado, próximo a um objeto em equilíbrio eletrostático, induz neste uma carga uniformemente distribuída.
IV) Uma carga puntiforme q = 1µC é deslocada de um ponto A até um ponto B de um campo elétrico. A força elétrica que age sobre q realiza um trabalho ζAB = 1 · 10⁻⁵ J, então a diferença de potencial elétrico entre os pontos A e B é 100 V.
Das afirmações, é (são) correta(s) somente:
[A] I.
[B] I, II e III.
[C] I, II e IV.
[D] I e IV.
[E] II.
EsPCEx 2020 - QUESTÃO 29
Um fio condutor no trecho KLM, sendo KL = 8,0 m e LM = 6,0 m, está dobrado em ângulo reto e está ortogonalmente inserido em um campo magnético uniforme de intensidade B = 0,40 T.
Este fio está conectado a um circuito resistivo que é composto por um gerador ideal de ddp (diferença de potencial) E = 40 V e resistências ôhmicas de R1 = 8 Ω, R2 = 12 Ω e R3 = 24 Ω, conforme desenho abaixo.
A intensidade da força resultante de origem magnética que atuará sobre o fio condutor no trecho KLM é:
[A] 35,0 N
[B] 40,0 N
[C] 45,0 N
[D] 85,0 N
[E] 95,0 N
EsPCEx 2020 - QUESTÃO 30
Considere o circuito elétrico ABCD abaixo, que é formado por 4 (quatro) resistores ôhmicos sendo R1 = 0,5 Ω, R2 = 1 Ω, R3 = 2 Ω, R4 = 4 Ω e 2 (dois) geradores ideais E1 e E2.
Sabendo que a diferença de potencial entre os terminais do resistor R1 é zero, isto é, (VCD=0) e que o valor da ddp (diferença de potencial) de E2 = 4 V então a ddp de E1 vale:
[A] 1 V
[B] 2 V
[C] 5 V
[D] 8 V
[E] 10 V
EsPCEx 2020 - QUESTÃO 31
Um bloco homogêneo A de peso 6 N está sobre o bloco homogêneo B de peso 20 N ambos em repouso. O bloco B está na iminência de movimento.
O bloco A está ligado por um fio ideal tracionado ao solo no ponto X, fazendo um ângulo θ com a horizontal enquanto que o bloco B está sendo solicitado por uma força horizontal conforme o desenho abaixo.
Os coeficientes de atrito estático entre o bloco A e o bloco B é 0,3 e do bloco B e o solo é 0,2.
A intensidade da força horizontal aplicada ao bloco B nas condições abaixo, capaz de tornar iminente o movimento é:
Dados:
cos θ=0,6
sen θ=0,8
[A] 2,0 N
[B] 9,0 N
[C] 15,0 N
[D] 18,0 N
[E] 20,0 N
EsPCEx 2020 - QUESTÃO 32
O desenho abaixo apresenta uma barra metálica ABC em formato de L de peso desprezível com dimensões AB = 0,8 m e BC = 0,6 m, articulado em B por meio de um pino sem atrito e posicionada a 45° em relação à linha horizontal.
Na extremidade A é presa uma esfera homogênea de volume igual a 20 L e peso igual a 500 N por meio de um fio ideal tracionado.
A esfera está totalmente imersa, sem encostar no fundo de um recipiente com água, conforme o desenho abaixo. O valor do módulo da força que faz 90° com o lado BC e mantém o sistema em equilíbrio estático, como o desenho abaixo é:
Dados:
densidade da água: 1000 kg/m³
aceleração da gravidade: 10 m/s²
[A] 200 √2 N
[B] 150 √2 N
[C] 130 √2 N
[D] 80 √2 N
[E] 45 √2 N
QUÍMICA
EsPCEx 2020 - QUESTÃO 33
Em química orgânica existem várias apresentações de fórmulas, como fórmulas moleculares e percentuais. A fórmula molecular indica o número de átomos de cada elemento em uma molécula da substância. A fórmula percentual indica a porcentagem, em massa, de cada elemento que constitui a substância. Uma maneira de determinação dessa fórmula é a partir da fórmula molecular, aplicando-se conceitos de massa atômica e massa molecular.
FONSECA, Martha Reis Marques da, Química Geral, São Paulo, Ed FTD, 2007, Pág. 114
Tratando-se da estrutura e fórmula molecular, aldeídos são substâncias orgânicas que apresentam em sua estrutura o grupo carbonila ligado a um átomo de hidrogênio, na ponta de uma cadeia carbônica.
Considere os seguintes aldeídos: metanal; etanal; propanal; 3-metilbutanal e 2-metilbutanal.
Baseado nas fórmulas moleculares dos compostos citados, o aldeído que apresenta, em sua fórmula percentual, aproximadamente 54,5 % em massa de carbono (C) na sua estrutura é o
[A] metanal.
[B] etanal.
[C] propanal.
[D] 3-metilbutanal.
[E] 2-metilbutanal.
EsPCEx 2020 - QUESTÃO 34
O oxalato de cálcio é oxidado por permanganato de potássio em meio ácido. A equação não balanceada dessa reação é representada a seguir:
CaC2O4 + KMnO4 + H2SO4 → CaSO4 + K2SO4 + MnO2 + 2O + CO2
A soma dos coeficientes da equação da reação corretamente balanceada (menores números inteiros) e o volume de CO2 liberado quando se faz reagir 384 g de oxalato de cálcio por reação
completa, na condição ambiente (25 ºC e 1 atm), são, respectivamente
Dados:
– volume molar nas condições ambiente de temperatura e pressão (25 ºC e 1 atm): 24,5 L · mol⁻¹; e
– constante universal dos gases R=0,082 L · atm · mol⁻¹ · K⁻¹.
[A] 25 e 168 L.
[B] 22 e 202 L.
[C] 25 e 147 L.
[D] 25 e 344 L.
[E] 22 e 98 L.
EsPCEx 2020 - QUESTÃO 35
O fósforo branco, de fórmula P4, é uma substância bastante tóxica. É utilizado para fins bélicos como arma química de guerra em granadas fumígenas. Pode ser obtido a partir do aquecimento do fosfato de cálcio, areia e coque em um forno especial, conforme mostrado na equação balanceada da reação:
2 Ca3(PO4)2 (s) + 6 SiO2 (s) + 10 C (s) → 6 CaSiO3 (s) + 1 P4 (s) + 10 CO (g)
A respeito da reação de obtenção do fósforo branco, seus participantes e suas características são feitas as seguintes afirmativas.
I – O fósforo branco é classificado como uma substância iônica polar.
II – O fósforo branco (P4) é classificado como uma substância simples.
III – A geometria da molécula do gás monóxido de carbono é angular.
IV – A massa de fósforo branco obtida quando se aquece 1860 g de fosfato de cálcio com rendimento de 80% é de 297,6 g.
V – A distribuição eletrônica do átomo de cálcio no estado fundamental é: 1s² 2s² 2p⁶ 3s² 3p⁵.
Das afirmativas feitas estão corretas apenas
[A] I, II, III e V.
[B] II e IV.
[C] II, IV e V.
[D] III e V.
[E] I, III e IV.
EsPCEx 2020 - QUESTÃO 36
O carbeto de cálcio, de fórmula CaC2, é muito comum em equipamentos usados por exploradores de cavernas para fins de iluminação. Ele reage com água e gera como um dos produtos o gás
acetileno (etino), de fórmula C2H2, conforme mostra a equação, não balanceada, a seguir
CaC2 (s) + H2O (l) → C2H2 (g) + Ca(OH)2 (s) (equação 1)
Sequencialmente, esse gás inflamável pode sofrer uma reação de combustão completa, liberando intensa energia, conforme a equação, não balanceada, a seguir
C2H2 (g) + O2 (g) CO2 → (g) + H2O (g) + calor (equação 2)
Uma massa de 512 g de carbeto de cálcio com pureza de 50% (e 50% de materiais inertes) é tratada com água, obtendo-se uma certa quantidade de gás acetileno. Esse gás produzido sofre uma reação de combustão completa.
Considerando a reação de combustão completa do acetileno nas condições ambientes (25ºC e 1 atm), o volume de gases obtidos e o valor da energia liberada como calor nessa reação, a partir da massa original de carbeto de cálcio, são, respectivamente,
Dados:
– volume molar na condição ambiente = 24,5 L · mol⁻¹ (25ºC e 1 atm); calor de combustão do etino = -1298 kJ · mol⁻¹; e
– constante universal dos gases R=0,082 L · atm · mol-1 · K⁻¹.
[A] 294 L e 3240 kJ.
[B] 156 L e 2320 kJ.
[C] 294 L e 4480 kJ.
[D] 156 L e 6660 kJ.
[E] 294 L e 5192 kJ.
EsPCEx 2020 - QUESTÃO 37
“Solução saturada: solução que contém a quantidade máxima de soluto em determinada quantidade de solvente, a determinada temperatura; a relação entre quantidades máximas de soluto e quantidade de solvente é denominada de coeficiente de solubilidade”.
“Solução insaturada: quando a solução contém uma quantidade de soluto inferior ao seu coeficiente de solubilidade, na temperatura em que se encontra a solução”.
“Solução supersaturada: quando a solução contém uma quantidade de soluto dissolvido superior ao seu coeficiente de solubilidade, na temperatura em que se ela se encontra. É instável”
USBERCO, João e SALVADOR, Edgard, Físico-química, São Paulo, Ed Saraiva, 2009, Pág. 18.
FONSECA, Martha Reis Marques da, Química Geral, São Paulo, Ed FTD, 2007, Pág. 18 e 19.
Considere o gráfico da curva de solubilidade em função da temperatura para um sal hipotético A. No gráfico, a linha contínua representa a solubilidade máxima do soluto (sal A) em 100 g de água na temperatura correspondente.
Acerca desse gráfico e processo de solubilidade são feitas as seguintes afirmativas:
I – Na temperatura de 20 ºC, misturando-se 50 g do sal A em 100 g de água, ter-se-á um sistema heterogêneo.
II – Na temperatura de 40 ºC, a adição de 50 g do sal A em 100 g de água produzirá uma solução insaturada.
III – 200 g de água dissolvem totalmente 90 g do sal A a 30 ºC.
IV – Uma solução contendo 60 g do sal A em 100 g de água será saturada em 60 ºC.
Das afirmativas feitas estão corretas apenas
[A] I,II e IV.
[B] II e III.
[C] I e IV.
[D] III e IV.
[E] I, II e III.
EsPCEx 2020 - QUESTÃO 38
“No fenômeno físico, a composição da matéria é preservada, ou seja, permanece a mesma antes e depois da ocorrência do fenômeno”.
“Reação química é toda transformação que modifica a natureza da matéria (fenômenos químicos)”.
“No fenômeno químico, a composição da matéria é alterada: sua composição antes de ocorrer o fenômeno é diferente da que resulta no final”.
FONSECA, Martha Reis Marques da, Química Geral,
São Paulo, Ed FTD, 2007, Pág. 24 e 61.
Considere os conceitos supracitados e as transformações representadas pelas equações químicas a seguir:
I – CaCO3 (s) → CaO (s) + CO2 (g)
II – H2O (l) → H2O (g)
III – H2 (g) + O2 (g) → H2O (g)
IV – C(grafite) + O2 (g) → CO2 (g)
Correspondem a reações químicas apenas as transformações
[A] I e III.
[B] II e IV..
[C] II, III e IV.
[D] I, III e IV.
[E] I, II e III.
EsPCEx 2020 - QUESTÃO 39
Gases apresentam um fenômeno chamado de difusão de gases.
“Difusão gasosa é o movimento espontâneo das partículas de um gás de se espalharem uniformemente em meio das partículas de um outro gás ou de atravessarem uma parede porosa. Quando gases diferentes (A e B) estão a uma mesma temperatura, para uma quantidade de matéria igual a 1 mol de gás A e 1 mol de gás B, tem-se que a massa do gás A (ma) será igual à massa molar do gás A (Ma), e a massa do gás B (mb) será igual à massa molar do gás B (Mb).”
FONSECA, Martha Reis Marques da, Química Geral, São Paulo, Ed FTD, 2007, Pág. 110.
Considere que, em determinadas condições de temperatura e pressão, a velocidade de difusão de 1 mol do gás hidrogênio (H2) seja de 28 km/min. Nestas mesmas condições a velocidade (em km/h) de 1 mol do gás metano (CH4) é de
Dado:
√2 = 1,4
[A] 600 km/h.
[B] 729 km/h.
[C] 1211 km/h.
[D] 422 km/h.
[E] 785 km/h.
EsPCEx 2020 - QUESTÃO 40
Em épocas distintas, os cientistas Dalton, Rutherford e Bohr propuseram, cada um, seus modelos atômicos. Algumas características desses modelos são apresentadas na tabela a seguir:
A alternativa que apresenta a correta correlação entre o cientista proponente e o modelo atômico por ele proposto é
[A] Rutherford - Modelo II; Bohr - Modelo I e Dalton - Modelo III.
[B] Rutherford - Modelo III; Bohr - Modelo II e Dalton - Modelo I.
[C] Rutherford - Modelo I; Bohr - Modelo II e Dalton - Modelo III.
[D] Rutherford - Modelo I; Bohr - Modelo III e Dalton - Modelo II.
[E] Rutherford - Modelo III; Bohr - Modelo I e Dalton - Modelo II.
EsPCEx 2020 - QUESTÃO 41
O ácido etanoico, também denominado usualmente de ácido acético, é um ácido orgânico e uma das substâncias componentes do vinagre. Considerando-se a substância ácido etanoico, pode-se afirmar que:
I – É um composto cuja fórmula molecular é C2H6O.
II – Possui apenas ligações covalentes polares entre seus átomos.
III – Possui um carbono com hibridização sp¹.
IV – Possui dois carbonos assimétricos (quiral).
V – O anidrido etanoico (acético) é isômero de cadeia do ácido etanoico (acético).
VI – Pode ser obtido pela oxidação enérgica do but-2-eno em presença do permanganato de potássio e ácido concentrado.
VII – Em condições adequadas, sua reação com sódio metálico produz etanoato de sódio e libera H2.
Das afirmativas feitas, estão corretas apenas
[A] III, VI e VII.
[B] I, II, IV e V.
[C] II, IV e VII.
[D] I, III, V e VI.
[E] III, IV, V, VI e VII.
EsPCEx 2020 - QUESTÃO 42
Diagramas de fases são gráficos construídos para indicar uma condição de temperatura e pressão de uma substância e suas mudanças de estado. Cada uma das curvas do diagrama indica as condições de temperatura e pressão nas quais as duas fases de estado estão em equilíbrio.
Modificado de USBERCO, João e SALVADOR, Edgard, Físico-química,
São Paulo, Ed Saraiva, 2009, Pág. 98
Considere o diagrama de fases da água, representado na figura abaixo:
Baseado no diagrama e nos processos químicos envolvidos são feitas as seguintes afirmativas:
I – A temperatura de fusão da água aumenta com o aumento da pressão.
II – Na temperatura de 100 ºC e 218 atm a água é líquida.
III – A água sólida (gelo) sublima a uma pressão de vapor superior a 1 atm.
IV – Na temperatura de 0 ºC e pressão de 0,006 atm, a água encontra-se na fase sólida.
Das afirmativas feitas, estão corretas apenas
[A] I, II e IV.
[B] I e II.
[C] II e IV.
[D] II e III.
[E] III e IV.
EsPCEx 2020 - QUESTÃO 43
Ao emitir uma partícula Alfa (α), o isótopo radioativo de um elemento transforma-se em outro elemento químico com número atômico e número de massa menores. A emissão de uma partícula beta (β) por um isótopo radioativo de um elemento transforma-o em outro elemento de mesmo número de massa e número atômico uma unidade maior.
Baseado nessas informações são feitas as seguintes afirmativas:
I – Na desintegração → partícula + ocorre com a emissão de uma partícula β.
II – Na desintegração → partícula + ocorre com a emissão de uma partícula β.
IV – Uma partícula beta (β) tem carga negativa e massa comparável a do próton.
V – O urânio-238 pode naturalmente sofrer um decaimento radioativo emitindo sequencialmente 3 partículas alfa e 2 beta, convertendo-se em rádio .
Das afirmativas feitas, estão corretas apenas
[A] I, II e IV.
[B] I e V.
[C] II e III.
[D] II e V.
[E] III, IV e V.
EsPCEx 2020 - QUESTÃO 44
Nestes últimos anos, os alunos da EsPCEx têm realizado uma prática no laboratório de química envolvendo eletrólise com eletrodos inertes de grafite. Eles seguem um procedimento experimental conforme a descrição:
- Num béquer de capacidade 100 mL (cuba eletrolítica) coloque cerca de 50 mL de solução aquosa de sulfato de zinco (ZnSO4) de concentração 1 mol·L⁻¹. Tome como eletrodos duas barras finas de grafite. Ligue-as com auxílio de fios a uma fonte externa de eletricidade (bateria) com corrente de 2 Ampères.
Esta fonte tem capacidade para efetuar perfeitamente esse processo de eletrólise. Uma das barras deve ser ligada ao polo negativo da fonte e a outra barra ao polo positivo da fonte. Mergulhe os eletrodos na solução durante 32 minutos e 10 segundos e observe.
Considere o arranjo eletrolítico (a 25 ºC e 1 atm), conforme visto na figura a seguir:
Dados:
1 Faraday (F) = 96500 Coulomb (C) / mol de elétrons
Acerca do experimento e os conceitos químicos envolvidos são feitas as seguintes afirmativas:
I – Na superfície da barra de grafite ligada como cátodo da eletrólise ocorre a eletrodeposição do zinco metálico.
II – A semirreação de oxidação que ocorre no ânodo da eletrólise é Zn (s) Zn²⁺ (aq) + 2 e⁻.
III – Durante o processo a barra de grafite ligada ao polo positivo da bateria se oxida.
IV – No ânodo da eletrólise ocorre uma reação de oxidação da hidroxila com formação do gás oxigênio e água.
V – A massa de zinco metálico obtida no processo de eletrólise será de 0,83 g.
Das afirmativas feitas, estão corretas apenas
[A] I e IV.
[B] I, III e IV.
[C] I e V.
[D] II e III.
[E] III, IV e V.
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