Redação UnirG 2021.1: Relações virtuais x amigos de verdade? ORIENTAÇÕES GERAIS A prova de redação apresentará uma coletânea que servirá de ...
Redação UnirG 2021.1: Relações virtuais x amigos de verdade?
ORIENTAÇÕES GERAIS
A prova de redação apresentará uma coletânea que servirá de suporte à redação de um texto dissertativo, a partir do tema proposto, cujo objetivo, entre outros, é avaliar a capacidade do candidato em produzir um texto na modalidade escrita da língua portuguesa.
Serão avaliadas as habilidades de se expressar com clareza e concisão, no uso adequado da língua escrita formal, bem como as habilidades do candidato quanto à adequação ao tema proposto, ao uso da coletânea, ao gênero textual e ao emprego adequado dos aspectos da coesão e da coerência textuais. Esta Prova de Redação será avaliada com base em uma escala de 0,00 (zero) a 20,00 (vinte pontos), utilizando-se até a segunda casa decimal, considerando os critérios:
Adequação ao tema: A fuga total ao tema anula a redação; fuga parcial implica perda de pontos. (Valor do item de 0,00 a 4,00); Adequação à coletânea: a utilização dos elementos apresentados na coletânea de textos constantes na prova. Na avaliação da coletânea leva-se em conta a pertinência do uso dos elementos da coletânea e não a quantidade (Valor do item de 0,00 a 3,00);
Adequação ao gênero: desenvolvimento de um texto no gênero dissertativo selecionado pelo candidato ou treineiro (Valor do item de 0,00 a 4,00); Adequação à modalidade: observância de aspectos gramaticais (concordância, regência, ortografia e acentuação) (Valor do item de 0,00 a 4,00);
Coerência/Coesão: articulação das ideias no plano conceitual (sentido)/uso adequado dos elementos coesivos (conjunção, pronome, preposição e pontuação) (Valor do item de 0,00 a 5,00).
Isto posto, a partir dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo sobre o tema: RELAÇÕES VIRTUAIS X AMIGOS DE VERDADE?
Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos em defesa de seu ponto de vista e que respeite os direitos humanos.Sua redação receberá nota ZERO caso apresente: fuga ao tema; transcrição para a folha definitiva a lápis; problemas sistemáticos e graves de domínio da norma padrão ou total comprometimento na produção de sentido; sinais inequívocos de que seja cópia da coletânea apresentada ou de outros textos, exceto se usados como recurso de intertextualidade; presença de marcas ou sinais que possam levar à identificação do candidato: nome, sobrenome, pseudônimo ou rubrica.
Caso opte por fazer a redação em letra de forma, distinga claramente as maiúsculas das minúsculas, com letra legível e, obrigatoriamente, com caneta esferográfica de tinta azul ou preta, fabricada em material transparente. Sua redação deverá ter no mínimo 25 linhas e no máximo 30 linhas.
COLETÂNEA
TEXTO I
Relações virtuais: amigos de verdade?
As relações virtuais decorrem da adaptação de situações sociais às novas tecnologias e às novas formas de comunicação. No entanto, não devem ser substituídas pelas relações reais.[...] O desenvolvimento dos meios de comunicação e informação, como a internet, ao final do século XX e início do século XXI, tem promovido um maior contato entre todos os pontos e povos do planeta.[...] Mas o que dizer, então, mais especificamente, dos relacionamentos pessoais nesse mundo virtual? Com o advento da internet, as formas de comunicação e interação sofreram uma importante revolução.[...] De fato, a possibilidade da conexão com um grande número de pessoas, somada à velocidade com que comunicação e informação chegam a cada pessoa, são todos atrativos dessas novas tecnologias.
A cada dia cresce o número de pessoas conectadas e os usuários desses espaços, os quais dedicam parte considerável de seu tempo à interação virtual, na busca por amizades, relações amorosas, empregos, entre outras finalidades. Quais as consequências para a vida humana? Essas relações são de verdade? São efetivas e afetivas de fato? São confiáveis? Essas são perguntas que aqui não se tem a pretensão de responder, mas apenas de fazer um convite à reflexão. A psicóloga e socióloga Sherry Turkle defende que, por conta dessa virtualização das relações, os indivíduos estariam perdendo a capacidade de lidar com as complexidades das relações humanas. Mais especificamente, ela propõe que, a despeito de pensarmos que estamos juntos e da sensação de companhia, estamos na verdade sozinhos.
Logo, esse tipo de relacionamento virtual possui fragilidades do ponto de vista da vida e do sentido das relações humanas de fato.[...] As relações mediadas pela internet podem ser um engodo, o que sugere que as proximidades virtuais não são, necessariamente efetivas como as reais. Em um momento em que se valoriza o individualismo como sentido da vida, e prefere-se a comunicação escrita intermediada pelo computador em detrimento à conversa direta – olho no olho –, corre-se o risco de se construir relações fragilizadas pela falta da presença humana.
RIBEIRO, Paulo Silvino. Relações virtuais: amigos de verdade?; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br. Acesso em: 30 de mar. 2021.Adaptado.
TEXTO II
Relacionamento Virtual
No mundo virtual da internet, a construção de laços sentimentais entre indivíduos que interagem é possível. No entanto, problemas como o isolamento social podem afetar os emocionalmente mais frágeis. A interconectividade do mundo atual é a maior das consequências do fenômeno da globalização. Em todos os sentidos, a globalização encolheu o mundo, encurtou distâncias e possibilitou o contato entre partes distantes, antes inalcançáveis.
Ao mesmo tempo em que encurtou distâncias, a globalização, mais especificamente a internet, agigantou nosso mundo perceptível, de forma que com apenas um clique de um mouse é possível vislumbrar realidades de todos os cantos do mundo e em um espaço de tempo minúsculo. Essa conexão, no entanto, vai além da informação: ela permite a interação constante entre pessoas e grupos de regiões absolutamente distantes e diferentes.
A interação com o outro distante não se dá de outra forma, por meio da internet, se não virtualmente. Porém, isto não é barreira para que laços emocionais se formem entre esses que se conhecem e criam laços de amizade dentro desse mundo. Os relacionamentos virtuais se diferem na maneira como os indivíduos mantêm contato e por muitas vezes, apesar da ausência de contato físico entre as partes, os laços sentimentais que se formam podem se tornar tão profundos quanto os que estabelecemos na “vida real”.
Na verdade, poderíamos observar que o contraponto dessa falta de contato físico é a possibilidade do contato constante e ininterrupto enquanto for do interesse das partes envolvidas. O contato por proximidade física, ainda que a distância não seja um problema tão grande, é muitas vezes impossibilitado pela nossa limitação em estar fisicamente em apenas um lugar de cada vez, enquanto no mundo virtual podemos estar presentes em uma série de eventos e manter contato constante com quem desejamos.
As salas de bate-papo, as redes sociais e os jogos on-line são plataformas que permitem a interação direta entre pessoas que naturalmente se agruparam em torno de seus interesses. Essa forma de agrupamento por interesse, que também existe em menor escala em nosso convívio no mundo real, acaba sendo a principal alavanca para que o contato se inicie. A busca pelo sentimento de pertencimento é o que acaba se tornando o motor para a construção de comunidades virtuais, onde indivíduos diferentes se reúnem em torno de um ponto de interesse comum.
A identidade desse grupo é construída e mantida por aqueles que a constituem, podendo deixar de existir da noite para o dia ou existir por anos, podendo transpassar o mundo virtual. Embora possam ser tão fortes quanto laços de relacionamentos que se constroem no mundo real, os relacionamentos virtuais estão sujeitos à insegurança do anonimato que a internet proporciona. A identidade de um sujeito pode ser tanto real quanto inventada, podendo ter desde a manipulação com fins perversos até a construção de uma persona para fins de entretenimento de seu criador. É neste ponto que os relacionamentos virtuais devem ser ponderados de forma cuidadosa por aqueles que resolvem se aventurar no mundo virtual.
A ilusão de intimidade e proximidade que estes relacionamentos podem possuir pode acabar por se tornar uma armadilha para os mais emocionalmente vulneráveis. Para os mais vulneráveis, a internet pode passar a se tornar um catalizador para possíveis problemas de socialização. Alguns autores da sociologia argumentam, como Anthony Giddens nos informa, que é possível que as pessoas estejam dedicando menos tempo à interação com os outros no mundo físico. Estes teóricos temem que a internet acabe por se tornar um refúgio para aqueles que desejam, por um motivo ou outro, escapar das interações sociais do mundo real.
RODRIGUES, Lucas de Oliveira. Relacionamento Virtual;
Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/. Acesso em: 30 de mar. 2021.
COMENTÁRIOS