Prova concurso FUNSAÚDE-CE 2021 Médico (Nutrologia) com Gabarito As questões de 01 à 40 referentes a Português, Raciocínio Lógico, Atuali...
Prova concurso FUNSAÚDE-CE 2021 Médico (Nutrologia) com Gabarito
As questões de 01 à 40 referentes a Português, Raciocínio Lógico, Atualidades e Legislação estão disponíveis nesse link. Essas questões são comuns a todas as provas de Nível Superior do concurso FUNSAÚDE-CE 2021.
Concurso: FUNSAÚDE - CE - 2021 - Edital nº 03
Órgão/Instituição: Fundação Regional de Saúde - CE
Banca/Organizadora: Fundação Getúlio Vargas
Cargo: Médico (Nutrologia)
Escolaridade: Superior
Médico (Nutrologia)
Conhecimentos Específicos
FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 41
A Nutrologia é uma especialidade que interage com várias outras disciplinas médicas; por vezes não se consegue identificar se a desnutrição é a causa ou a consequência, portanto faz-se necessário compreender os conceitos e suas interações disciplinares. Para tal, analise as afirmativas a seguir.
I. A Taxa Metabólica de Repouso (TMR) é cerca de 10 a 20% menor que a Taxa Metabólica Basal (TMB); o Gasto Metabólico Basal é o resultado do Gasto energético Total menos o Gasto Energético da Atividade Física e a Termogênese Facultativa.
II. O Inquérito de Frequência Alimentar visa saber a frequência de ingestão de diferentes grupos alimentares (carboidratos simples e complexos, carnes, leite, ovos etc.) em determinado período de tempo (por exemplo, uma semana).
III. O Recordatório Alimentar de 24 horas é um instrumento rápido, de aplicação fácil e verdadeiro por representar ingestão habitual e independente da memória recente.
Está correto o que se afirma em
(A) I, somente.
(B) II, somente.
(C) III, somente.
(D) I e II, somente.
(E) II e III, somente.
FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 42
O estado de subnutrição ou desnutrição pode apresentar características subclínicas não detectáveis e inicialmente não conseguirmos diagnosticar a interação com a doença.
Analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A subnutrição proteico-energética é considerada secundária quando há ingestão inadequada de alimentos ou esses têm baixa qualidade em termos de energia ou proteínas.
( ) Os sinais clínicos habituais de infecção (inflamação e febre) podem não estar presentes na criança com desnutrição proteico calórica (DPC) grave que sofre de algum episódio infeccioso agudo; contudo, pode produzir deficiência de riboflavina, evidenciando sinais como hemorragia perifolicular e hiperqueratose perifolicular.
( ) O paciente cronicamente desnutrido que desenvolve o marasmo, tem características fisiológicas de estado hipometabólico, mediada pelo aumento nas citocinas.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
(A) F – V – F.
(B) V – V – F.
(C) V – F – F.
(D) V – V – V.
(E) F – F – V.
FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 43
A avaliação nutrológica tem o papel de investigar e diagnosticar a deficiência e/ou excesso de nutrientes associados ou não à presença de processo inflamatório agudo ou crônico.
Com relação a interação entre a doença e o estado nutricional, analise as afirmativas a seguir.
I. A maior parte dos casos de alteração do estado nutricional apresenta-se sob a forma subclínica, exigindo do nutrólogo a utilização de todos recursos disponíveis para o exame do paciente.
II. No marasmo a inanição grave requer retroalimentação gradual para evitar complicações do quadro do paciente com a Síndrome de Retroalimentação; visto que, a Taxa Metabólica de Repouso está diminuída ou normal.
III. Apesar da gliconeogênese estar diminuida no kwashiorkor, esta desnutrição requer realimentação lenta.
Está correto o que se afirma em
(A) I, somente.
(B) II, somente.
(C) III, somente.
(D) I e II, somente.
(E) II e III, somente.
FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 44
A constituição corporal determina componentes, que variam de elementos a tecidos e órgãos, são blocos que dão corpo, formato e conferem função a todas as coisas vivas. Avaliar a composição corporal é uma propedêutica indispensável para precisar o estado nutricional.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A desnutrição pode ser definida como um estado de anormalidade (bioquímica, funcional e/ou anatômica) do organismo, causado pelo consumo ou aproveitamento inadequado de nutrientes essenciais.
( ) Na subnutrição proteico-energética tipo marasmo do adulto, o quadro clínico apresenta instalação aguda, edema presente e retenção hídrica intensa.
( ) Na subnutrição, com exceção dos ossos, a maioria dos tecidos apresenta-se hiper-hidratada, com predomínio da água no compartimento extracelular, em especial no espaço intersticial.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
(A) F – V – F.
(B) V – V – F.
(C) V – F – F.
(D) V – F – V.
(E) F – F – V.
FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 45
Com relação à avaliação do estado nutricional e à composição corporal, segundo o consenso do ESPEN-2015, assinale a opção que indica a recomendação de diagnóstico de desnutrição.
(A) A desnutrição ocorre quando o IMC < 17,5 kg/m².
(B) A perda e peso não intencional é > 10% do peso habitual por tempo indeterminado ou > 5% em três meses.
(C) O IMC reduzido consiste em valores < 22 kg/m² em indivíduos jovens e < 20 Kg/m² em idosos.
(D) O baixo índice de massa livre de gordura em valores < 17 kg/m² em mulheres.
(E) O baixo índice de massa livre de gordura em valores < 19 kg/m² em homens.
FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 46
Hipócrates (460 a 377 a.C. em Tessália), considerado pai da medicina, fundamentou os primeiros princípios da nutrologia (Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio).
Visto que a constituição de uma pessoa reflete os nutrientes e outros substratos ingeridos, na avaliação do estado nutricional e no exame físico do paciente que apresenta desnutrição proteica, podemos encontrar sinais como
(A) foliculite hemorrágica, gengivas retraídas e inflamadas com sangramento.
(B) lesões de pele hiperpigmentadas e descamativas em áreas fotoexpostas.
(C) estomatite angular e dermatite seborreica.
(D) cabelos rarefeitos e com perdas fáceis.
(E) conjuntivite e dermatite esfoliativa.
FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 47
Os métodos da avaliação da composição corporal permitem descrever como estes componentes funcionam e mudam com a idade, o crescimento e o estado metabólico.
Com relação à avaliação da composição corporal e às alterações fisiológicas e patológicas, assinale a afirmativa correta.
(A) A quantidade de água intramuscular pode ser aumentada fisiologicamente com dieta de supercompensação de carboidratos em corredores de endurance.
(B) A dosagem de 3-metil-histidina (3-MH) urinária reflete indiretamente a densidade mineral óssea, indicador laboratorial da osteoporose.
(C) Em adultos, o padrão de gordura ginoide está associado a fatores de risco metabólico como hipercortisolismo, hipercolesterolemia, hipertensão e resistência à insulina.
(D) A subnutrição proteico-energética é considerada de 3º grau com IMC entre 16-17 Kg/m2.
(E) No decorrer de um curto período, a massa livre de gordura (MLG) tem maior probabilidade de mostrar os efeitos iniciais da progressão de doenças, alterações nutricionais ou de atividade física reduzida em relação à massa celular corporal (MCC).
FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 48
Ao longo da vida, a constituição de uma pessoa reflete o acúmulo ou déficit de nutrientes e outros substratos adquiridos do ambiente, retidos e utilizados pelo corpo. A alteração bioquímica destes elementos pode acarretar distúrbios funcionais com suas respectivas manifestações clínicas de sinais e sintomas.
Quanto à avaliação, analise os quadros clínicos a seguir.
Caso I. Nas situações clínicas como alcoolismo, diabetes mellitus descompensado, má absorção, síndrome de realimentação, subnutrição proteico-energética e uso de antiácidos contendo magnésio e alumínio,
apresenta manifestações clínicas como anorexia, fraqueza, letargia, confusão, disfagia, íleo hipodinâmico, fraqueza muscular, rabdomiólise e resistência à insulina e intolerância à glicose.
Caso II. Nas situações clínicas como alcoolismo, aporte nutricional deficitário por subnutrição proteico-energética, dietas orais restritas, estados hipercatabólicos por traumatismo, queimaduras, pós-operatórios, infecção grave e má absorção (by-pass, fístula e doença intestinal inflamatória),
apresenta manifestações clínicas como comprometimento da memória e capacidade de concentração, apatia, depressão, confusão mental, cãibras, fasciculações, fraqueza muscular, ataxia, nistagmo, tetania, mioclonia e arritmia cardíaca.
Assinale a opção que indica os minerais que estão deficitários.
(A) Fósforo no caso I e zinco no caso II.
(B) Sódio no caso I e cobre no caso II.
(C) Potássio no caso I e zinco no caso II.
(D) Fósforo no caso I e magnésio no caso II.
(E) Sódio no caso I e magnésio no caso II.
FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 49
Paciente de 35 anos, sexo feminino, com altura de 1,65m e IMC de 42 Kg/m², após 6 meses de cirurgia bariátrica (by-pass gástrico em Y de Roux), apresenta história de vômitos frequentes nos primeiros meses, seguidos de sintomas depressivos, memória fraca, sonolência, cansaço ao deambular, fraqueza, desânimo e às vezes falta de paladar. Sem alterações na diurese e na evacuação.
Ao exame físico apresenta perda de 44 kg desde a cirurgia, alopecia, acúmulo de líquido nas pernas, confusão, apatia, dificuldade em andar e problemas oculares, incluindo movimentos oculares involuntários (nistagmo).
Além da avaliação do hemograma, ferro, ferritina, vitamina B12 e ácido fólico, assinale a opção que apresenta os itens que devem ser investigados.
(A) Tiamina, zinco e eletroforese de proteínas.
(B) Piridoxina, cobre e hormônio tireoidiano.
(C) Ácido ascórbico, ácido pantotênico e fósforo.
(D) Riboflavina, ácido ascórbico e zinco.
(E) Vitamina A, selênio e magnésio.
FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 50
Antropometria é a ciência que estima ou prediz a composição corporal baseando-se em três parâmetros: peso, altura, circunferências (braço, cintura e quadril) e espessura de pregas cutâneas (bicipital, tricipital, subescapular, supra-ilíaca).
Desta forma, analise as afirmativas a seguir.
I. A antropometria quantifica a composição corporal, além de ser o procedimento mais prático em pesquisas de campo e no ambiente clínico. A gravidade, a resposta ao tratamento nutricional e os aspectos do risco de desnutrição de um indivíduo podem ser estabelecidos com medições antropométricas relativamente simples e de fácil aquisição.
II. O Índice de Quetelet, o IMC = peso corporal (em Kg)/estatura elevada à segunda potência (em metros), comparado à classificação de obesidade baseada no percentual de gordura corporal, tem alta sensibilidade e baixa especificidade. Para o mesmo IMC, o percentual de gordura não se modifica com a idade.
III. São fontes de erros nos métodos antropométricos: o método de referência (seleção populacional e tamanho da amostra), instrumento utilizado (calibração precisa) e o observador (precisão, confiabilidade e acurácia).
Está correto o que se afirma em
(A) I, somente.
(B) II, somente.
(C) III, somente.
(D) I e II, somente.
(E) I e III, somente.
FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 51
As medidas antropométricas são procedimentos simples e fácil de serem realizados durante a consulta médica, sendo muito úteis na avaliação imediata para orientar o tratamento nutrológico.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A medida da circunferência da cintura (CiC) indica o conteúdo da gordura abdominal, apresenta correlação com a massa gorda total e percentual de gordura, mas é inútil para indivíduos com altura < 1,45m ou IMC ≥ 40.
( ) O índice cintura/quadril, ICQ = circunferência da cintura (2cm acima da cicatriz umbilical)/circunferência do quadril (ao redor dos glúteos, na protusão máxima), está relacionado a um acúmulo de gordura visceral, sendo valores recomendados de ICQ nos homens ≤ 1,0 e nas mulheres ≤0,85.
( ) O índice antropométrico proporção cintura/altura (C/A) proposto como indicador útil de obesidade central e triagem do risco de doença cárdio-vascular, apresenta fraca correlação com o percentual e com a distribuição de gordura.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
(A) F – V – F.
(B) V – V – F.
(C) V – F – F.
(D) V – F – V.
(E) F – F – V.
FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 52
As necessidades energéticas em seres humanos são constituídas de metabolismo basal, termogênese, trabalho externo ou atividade física, bem como dos gastos energéticos na deposição de novos tecidos durante o crescimento e a gestação e na produção de leite durante a lactação.
Com relação ao Gasto Metabólico Basal e a Taxa Metabólica Basal, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) O Gasto Metabólico Basal obtido pela Calorimetria Indireta é muito mais preciso que equações matemáticas, se o indivíduo estiver em ambiente em torno de 23oC, 8 a 12 horas após a ingestão de alimentos e prática de atividade física, em repouso e desperto.
( ) A Taxa Metabólica Basal (TMB) é definida como a taxa de gasto energético no estado pós-absortivo após um jejum noturno de 12 horas, sendo que a Taxa Metabólica durante o sono (SMR) é, aproximadamente, de 5 a 10% menor que a Taxa Metabólica Basal (TMB).
( ) Taxa Metabólica de Repouso (RMR) é cerca de 10 a 20% maior que a Taxa Metabólica Basal (TMB).
As afirmativas são, respectivamente,
(A) V – F – F
(B) V – V – F
(C) V – V – V
(D) F – F – V
(E) F – V – V
FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 53
Os métodos de mensuração do Gasto Energético (GE) incluem calorimetria direta e indireta, bem como não calorimétricos. A calorimetria direta consiste na medida do calor emitido pelo corpo durante um período.
Quanto à calorimetria indireta, analise as afirmativas a seguir.
I. A Calorimetria Indireta, estima a produção de calor por meio indireto, mensurando-se o consumo de oxigênio (VO2), a produção de CO2 (VCO2) e o quociente respiratório (QR), que corresponde ao equivalente à relação de VCO2:VO2.
II. Na Calorimetria Indireta, a oxidação plena de gordura e proteína dá origem a um quociente respiratório (QR) de 0,71 e 0,98, respectivamente, dependendo da estrutura química do gênero alimentício.
III. Pequenos erros percentuais na medição do consumo do oxigênio inspirado ou expirado em pacientes que receberam elevada concentração de oxigênio (perdas por sonda torácica ou vazamentos em torno da traqueostomia) não são significativos na Calorimetria Indireta.
Está correto o que se afirma em
(A) I, somente.
(B) II, somente.
(C) III, somente.
(D) I e II, somente.
(E) II e III, somente.
FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 54
A Bioimpedância (BIA) é determinada pela resistência no corpo humano a uma frequência de corrente; e a reactância é causada pelo efeito capacitivo das membranas celulares, interfaces teciduais e tecidos não iônicos que retardam uma parte da corrente elétrica através destas vias de corrente. Posto isto, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A BIA é uma metodologia indireta, pois o cálculo da Gordura Corporal Total é derivado da diferença entre o Peso Corporal Total menos a Massa Livre de Gordura prevista.
( ) As correntes de frequências mais baixa fluem pela água intracelular (AIC) de todos os tecidos, e as de frequências mais alta fluem pela água extracelular (AEC).
( ) Apesar da relativa facilidade e rapidez da medida, a utilização da técnica de BIA requer um conjunto de procedimentos prévios por parte do indivíduo, sem os quais poderão ocorrer prejuízos à qualidade das informações obtidas.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
(A) V – F – F.
(B) V – F – V.
(C) V – V – V.
(D) F – F – V.
(E) F – V – V.
FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 55
Entre as características distintas do trauma e da cirurgia, incluem-se o hipermetabolismo e a erosão dos depósitos proteicos. A provisão adequada ao paciente em estado grave é fundamental para otimizar as condições que promovem a recuperação.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.
I. As diretrizes atuais da prática clínica recomendam enfaticamente a Terapia de Nutrição Enteral (TNE) para pacientes que não são capazes de satisfazer suas necessidades alimentares por meio de ingestão oral voluntária.
II. Na Terapia de Nutrição Enteral (TNE) a exposição direta do intestino delgado aos estímulos nutricionais auxilia a integridade funcional do intestino, melhora o fluxo sanguíneo e induz a liberação dos agentes tróficos endógenos (p.ex, colecistocinina, gastrina, bombesina e sais biliares).
III. Dietas poliméricas são compostas por mistura de oligopeptídeos e/ou L-aminoácidos cristalinos, como fonte de nitrogênio e mono-, di- ou oligossacarídeos como fonte de carboidratos, proporções variáveis de triglicerídeos de cadeia média, além de vitaminas e minerais; devendo ser transportada em tempo menor que quatro horas, em recipientes que mantenham a temperatura adequada, no posto de enfermagem deve ser mantida entre 8 e 12o C, sem risco de contaminação mecânica ou química e protegida da luz direta.
Está correto o que se afirma em
(A) I, somente.
(B) II, somente.
(C) III, somente.
(D) I e II, somente.
(E) I e III, somente.
FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 56
A via gastrointestinal deve ser a primeira escolha para alimentação especializada no ambiente hospitalar.
Com relação à Terapia de Nutrição Enteral (TNE), assinale a opção em que esta conduta está contraindicada.
(A) Pacientes com dificuldades mecânicas na progressão da dieta, seja por obstrução intestinal completa seja em situações em que o peristaltismo está muito diminuído, caracterizando íleo hipodinâmico.
(B) Coma ou estado confusional, por trauma ou disfunção crânioencefálica, acidente vascular cerebral e doença de Alzheimer.
(C) Anorexia persistente por neoplasias, doenças infecciosas crônicas e depressão.
(D) Náuseas ou vômitos em pacientes com gastroparesia ou obstrução do estômago ou intestino delgado proximal.
(E) Má-absorção secundária à diminuição da capacidade absortiva, como na síndrome do intestino curto e na pancreatite crônica.
FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 57
A Terapia de Nutrição Parenteral (TNP) é destinada à administração intravenosa de carboidratos, aminoácidos, lipídeos, vitaminas e minerais, em quantidades e proporções adequadas para suprir as necessidades diárias do organismo e permitir o funcionamento dos processos metabólicos.
Desta forma, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A Terapia de Nutrição Parenteral (TNP) é o conjunto de procedimentos relacionados à nutrição parenteral, que não se limita à prevenção e correção da subnutrição secundária a doenças debilitantes, mas exerce um papel terapêutico primário, sendo indicada para o estado perioperatório com subnutrição profunda.
( ) Incluir lipídeos como fonte energética na Nutrição Parenteral tem como vantagem melhorar a tolerância à glicose, diminuir os níveis de insulina, facilitar o balanço nitrogenado, promovendo a síntese hepática de proteínas (como a albumina).
( ) Incluir lipídeos como fonte energética na Nutrição Parenteral aumenta o risco da síndrome de realimentação, pois a oxidação de lipídeos gera mais CO2 que a oxidação de glicose.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
(A) V – V – F
(B) V – F – V
(C) V – V – V
(D) F – F – V
(E) F – V – V
FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 58
A Nutrição Parenteral pode ser administrada por veia periférica (NPP) ou veia central (NPC). A NPC é tipicamente infundida através da veia jugular interna ou subclávia.
Com relação a Terapia de Nutrição Parenteral Periférica (TNPP) e central (TNPC), analise as afirmativas a seguir.
I. A TNPP é usada em pacientes que necessitam de nutrição intravenosa por período muito curto e necessidade calórica inferior a 1800 Kcal/dia, com osmolaridade da solução entre 600 a 850 mOsm/L, no máximo.
II. Na TNPC, os cateteres venosos centrais permitem o acesso a veias com fluxo sanguíneo na faixa de 2 a 6 litros/minuto, apesar do alto fluxo sanguíneo; não se deve infundir emulsões com osmolaridade acima de 1.500 nOsm/L.
III. Os cateteres venosos centrais inseridos por via periférica (PICC) são empregados para períodos entre 30 a 60 dias da NP. Se esses tipos de cateteres forem utilizados para NP, a ponta do cateter deverá ficar posicionada em uma veia central, como a veia jugular interna.
Está correto o que se afirma em
(A) I, somente.
(B) II, somente.
(C) III, somente.
(D) I e II, somente.
(E) I e III, somente.
FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 59
Quanto a Terapia Nutrológica em paciente com DRC, segundo as Diretrizes da BRASPEN 2021, assinale a afirmativa correta.
(A) A recomendação de proteínas para adultos com DRC3-5 é de 0,9 a 1,1g/kg/dia, com aporte energético proteico adequado.
(B) A dieta com, aproximadamente, 0,5 a 0,6g/kg/dia de proteína suplementada com cetoanálogos, ou aminoácidos essenciais, para pacientes com DRC G4-5 diminui o risco de falência renal e reduz a proteinúria.
(C) As proteínas de origem vegetal tem ação biológica positiva e possível benefício clínico para pacientes com DRC; as evidências são suficientes para recomendar a substituição de proteínas animais por vegetais.
(D) O ganho de peso interdialítico (GPID) recomendado em hemodiálise (HD) é de 4 a 5% do peso seco. A ingestão diária recomendada de líquidos independe do GPID.
(E) A nutrição enteral (NE) é indicada para pacientes adultos com DRC G3-5D, quando a ingestão oral (dieta e SNO) for insuficiente para alcançar as necessidades de energia e nutrientes, e exista risco ou presença de desnutrição.
FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 60
Com relação à fisiologia e à terapia nutrológica em pacientes enterectomizados, assinale a afirmativa correta.
(A) O esvaziamento gástrico dos líquidos depende de suas osmolaridades; quando o conteúdo intestinal entra no segmento distal do intestino delgado, ele acelera o esvaziamento gástrico.
(B) Se o jejuno for ressecado, o íleo mantém a reabsorção de sais biliares e água, evitando a diarreia.
(C) Apesar da ressecção de 100 a 200cm de íleo com cólon intacto em grande parte, não ocorre má absorção de sais biliares, consequentemente não ocorre diarreia.
(D) Pacientes com ressecção jejunal com íleo e cólon intactos devem receber suplementação de vitamina B12 e antidiarreicos 20 minutos após as refeições.
(E) O transporte de sódio gera gradiente eletroquímico direcionando a captação de carboidratos e aminoácidos pela mucosa intestinal, absorvendo a água de forma passiva no intestino delgado, sendo 70% no jejuno e 44% no íleo.
FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 61
Nos pacientes hepatopatas, em especial na Doença Hepática Alcoólica (DHA), a Terapia Nutrológica baseia-se na compreensão da fisiopatologia do sistema digestório e de suas glândulas (salivares, fígado e pâncreas).
Desta forma, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Pacientes com Doença Hepática Alcoólica (DHA) apresentam deficiência de zinco (manifesta-se com lesões de pele e cicatrização deficiente de feridas) deficiência de magnésio (associado com resistência periférica à insulina), deficiência de tiamina (menor armazenagem hepática), e deficiência de riboflavina (absorção e armazenagem deficientes ou metabolismo anormal).
( ) Nos pacientes com Doença Hepática Alcoólica (DHA), não há necessidade de suplementação de vitamina D, pois a hidroxilação da 25-hidroxivitamina D em 1,25-desidroxivitamina D ocorre nas células dos túbulos contornados renais.
( ) Nos pacientes com Doença Hepática Alcoólica (DHA) o metabolismo anormal da metionina hepática manifesta-se por meio da metionina sérica elevada, menores níveis de Sadenosilmetionina (SAM) hepática e ácido fólico, e maior acúmulo de S-adenosilhomocisteína (SAH) hepática e homocisteína.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
(A) V – V – F.
(B) V – F – V.
(C) V – V – V.
(D) F – F – V.
(E) F – V – V.
FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 62
Os Distúrbios de Conduta Alimentar são transtornos alimentares que resultam em danos funcionais significativos; apesar de ocorrerem a longo prazo, e consequentemente, os limites do diagnóstico não são claros.
Assinale a opção que indica o critério diagnóstico correto.
(A) O DSM-V aponta como critério de diagnóstico para Anorexia Nervosa Tipo Restritivo: durante os últimos sessenta dias não se envolveu com episódios de compulsão alimentar ou comportamento purgativo.
(B) As caracteristicas da Bulemia Nervosa são anemia e bicarbonato sérico diminuídos; assim como ao exame físico apresenta acrocianose, pilificação aumentada no dorso e lesão na pele do dorso da mão dominante (sinal de Russel).
(C) As características da Anorexia Nervosa Tipo Restritivo são lesão do esmalte dentário, faringite, hérnia hiatal e gastrite; assim como abuso de drogas, cleptomania, promiscuidade sexual, comportamento de automutilação.
(D) As características do Transtorno do Comer Compulsivo são episódios de ingestão exagerada e compulsiva de alimentos (episódios bulímicos ou ataques de comer) pelo menos uma vez por semana durante 3 meses.
(E) As características da Ortorexia são alcalose metabólica hipoclorêmica, hipocalemia e arritmia cardíaca, assim como traços de ansiedade, perfeição, obsessão, inibição e excessiva submissão.
FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 63
Em relação à evolução e ao tratamento dos Distúrbios de Conduta Alimentar, assinale a afirmativa correta.
(A) Quanto à evolução, os pacientes com Transtorno do Comer Compulsivo referem início tardio dos episódios de compulsão alimentar, geralmente na idade adulta.
(B) Dentro das indicações de hospitalização para Anorexia Nervosa, podem ser considerados: perda rápida e contínua de peso corporal (mais de 30% em 3 meses), IMC abaixo de 13,5 Kg/m², hipofosfatemia ≤ a 2,5 mEq/L.
(C) O topiramato apresenta-se eficaz na diminuição da compulsão e na perda de peso significativa de pacientes com Transtorno de Compulsão Alimentar Periódico, sendo bem tolerado sem causar efeitos colaterais desconfortáveis.
(D) Embora a fluoxetina na dose de 60 mg/dia seja efetiva no tratamento da Bulemia Nervosa, ela não é aprovada pela Food and Drug Admistration (FDA).
(E) Em pacientes com IMC ≤ 14,5 Kg/m², as calorias são administradas normalmente, visto não haver risco do edema de realimentação.
FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 64
O termo Síndrome Metabólica (SM) é usado para descrever um aglomerado de distúrbios metabólicos.
Em relação à fisiopatologia e aos critérios diagnósticos da Síndrome Metabólica, analise as afirmativas a seguir.
I. A resistência insulínica está associada ao conteúdo de macrófagos do tecido adiposo; estas células liberam fatores de necrose tumoral-∝ e interleucina-6, que atuam diretamente sobre os adipócitos circundantes, comprometendo a ação da insulina e promovendo liberação de ácidos graxos.
II. Os adipócitos contêm angiotensinogênio que podem induzir a resistência insulínica (RI) e a hipertensão, e também estimular a secreção de aldosterona. Por outro lado, quando a reserva pancreática ainda existe, a resistência insulínica induz ao hiperinsulinismo; e o aumento da Insulina eleva a frequência cardíaca e a atividade do sistema nervoso simpático, que por sua vez, aumenta a contratilidade miocárdica e o tônus vascular, além de promover retenção de sal via secreção de renina.
III. São critérios de Síndrome Metabólica: Triglicérides ≥ 150 mg/dL; Colesterol HDL em homem < 40 mg/dL e em mulheres < 50 mg/dL; Glicemia de jejum ≥ 110 mg/dL; Pressão Arterial ≥ 130/85 mm Hg e IMC ≥ 35 Kg/m2.
Está correto o que se afirma em
(A) I, somente.
(B) II, somente.
(C) III, somente.
(D) I e II, somente.
(E) I e III, somente.
FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 65
Conforme recomendado pelo NHLBI*(National Institutes of Health, National Heart, Lung and Blood Institute), para perder de 450 a 900 g/semana, é necessário um déficit de 500 a 1000 calorias /dia.
Em relação à atividade física e às mudanças cognitivas/comportamentais na Obesidade e na Síndrome Metabólica, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) As intervenções ao estilo de vida (perda de peso e exercício aeróbio), diminuem a resistência insulínica e melhoram a pressão arterial. Ao contrário, os fármacos que melhoram a ação da insulina (tiazolidinedionas e metformina), aparentemente não melhoram a pressão arterial.
( ) O treinamento aeróbio de baixa intensidade (< 50% do VO2max) está associado ao recrutamento da fibra muscular tipo II-B e, como consequência, maior contribuição energética proveniente do glicogênio muscular. Desta forma, exercícios de musculação de alta intensidade e poucas repetições recrutam principalmente a via metabólica aeróbica e utilizam como substrato energético os ácidos graxos plasmáticos.
( ) No tratamento das mudanças cognitivo-comportamentais, a escolha do momento para a mudança não é essencial, contudo, recomenda-se estabelecer meta precisa do peso corporal. O fortalecimento da manutenção e as mudanças comportamentais inicia-se após ter atingido o peso magro, envolvendo os pacientes com seus objetivos de forma positiva.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
(A) V – V – F.
(B) V – F – V.
(C) V – F – F.
(D) F – F – V.
(E) F – V – V.
FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 66
Em relação ao tratamento farmacológico e cirúrgico da Obesidade e da Síndrome Metabólica, assinale a afirmativa correta.
(A) A sibutramina age inibindo a receptação pré-sináptica da serotonina e da dopamina, desta forma, causa maior disponibilidade dentro da fenda sináptica, que são captados em maior quantidade pelo neurônio pós-sináptico, diminuindo a saciedade.
(B) A fluoxetina é um inibidor seletivo de recaptação da noradrenalina, atuam no terminal pós-sináptico, indicado aos pacientes obesos insaciáveis.
(C) O orlistate é um inibidor da maltase produzida pelo pâncreas, inibindo a hidrólise intestinal de triglicerídeos em monoacilglicerois e ácidos graxos livres absorvíveis.
(D) O tratamento é cirúrgico, quando paciente com IMC ≥ 35 Kg/m² associado à comorbidades, como diabetes tipo 2, hipertensão arterial, artralgias, infertilidade, apneia do sono etc.
(E) O tratamento é cirúrgico, quando paciente com IMC ≥ 40 Kg/m², mesmo com dependência química, dificuldade de compreensão e cooperação do paciente (incapacidade de compreender as implicações da operação) e transtornos de comportamento alimentar.
FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 67
Em relação à avaliação pré e pós cirurgia bariátrica da Obesidade e da Síndrome Metabólica, analise as afirmativas a seguir.
I. Na avaliação pré-operatória os pacientes são estratificados antes da cirurgia, em grupo de risco: baixo (nenhum ou 1 fator de risco) e alto (2 ou 3 fatores de risco). Apenas no grupo de risco alto submete-se a testes cardíacos invasivos antes do procedimento cirúrgico bariátrico.
II. Na conduta pré-operatória é recomendada a profilaxia no início da cirurgia com a administração de heparina fracionada ou de baixo peso molecular; e a antibioticoterapia intraoperatória com cefazolina e vancomicina.
III. Na conduta pós-operatória, a dieta líquida inicia-se no primeiro dia após a cirurgia: água e chá nos primeiros dias, com introdução gradual de sucos, sopas e leite em pequenas porções, por vez. Ao ter alta hospitalar, o paciente deve estar recebendo dieta líquida fracionada (15 vezes/dia), com aproximadamente 1000 cal/dia e, em princípio, deve mantêla durante cerca de 30 dias após a cirurgia.
Está correto o que se afirma em
(A) I, somente.
(B) II, somente.
(C) III, somente.
(D) I e II, somente.
(E) I e III, somente.
FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 68
No corpo, cerca de 50 elementos estão organizados em 100 mil compostos químicos. A constituição de uma pessoa reflete o acúmulo ou déficit de nutrientes adquiridos do ambiente, retidos e utilizados no corpo. Dentre eles, as vitaminas são compostos orgânicos que desempenham funções vitais e específicas nas células e nos tecidos dos organismos, atuando como coenzimas isoladamente ou em conjunto com os minerais, ou como grupo prostético de enzimas responsáveis por reações químicas essenciais.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir, e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Nas fases iniciais das deficiências vitamínicas, não demostram sintomas clínicos, mas podem ser detectados através da avaliação bioquímica, são denominadas “marginais”.
( ) Algumas vitaminas podem ser sintetizadas no organismo humano, tais como o ergocalciferol e o ácido ascórbico.
( ) São vitaminas hidrossolúveis: tiamina, riboflavina, niacina, ácido pantotênico, biotina, ácido fólico, ácido ascórbico e piridoxina. No caso da piridoxina, ela possui vitâmeros (piridoxal, piridoxina e piridoxamina) que são formas químicas diferentes e que tem atividades biológicas diferentes.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
(A) V – V – F.
(B) F – V – V.
(C) V – F – V.
(D) F – F – V.
(E) V – F – F.
FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 69
De acordo com os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas do Ministério da Saúde, assinale a afirmativa correta.
(A) Nas Diretrizes Clínicas da Doença Renal Crônica para o cuidado ao paciente, o tratamento deve ser classificado em conservador, quando nos estágios de 1 e 2, pré-diálise quando 3 a 5-ND (não dialítico) e terapia renal substitutiva (TRS) quando 5-D (diálitico).
(B) No Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Diabete Melito 2 são critérios de pré-diabetes glicemia de jejum ≥110 e ≤126 mg/dL, glicemia após 2 horas de sobrecarga oral de 75 g de glicose ≥150 e ≤200 mg/dL ou hemoglobina glicada ≥5,7 e < 7,5%.
(C) No Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Osteoporose, o diagnóstico da osteoporose com base na medida de mineral óssea por DMO pela técnica de absorciometria por raios-X com dupla energia (DXA). ESCORE Z é quando a DMO do indivíduo é comparada à de adultos jovens normais do mesmo sexo. ESCORE T é quando comparada com a esperada para pessoas normais da mesma idade e sexo.
(D) No Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Raquitismo e Osteomalácea, são critérios para tratamento com calcitriol: crianças e adolescentes com déficit de síntese de 1,25-dihidroxivitamina D, resistência à ação da 1,25-dihidroxivitamina D, hipofosfatemia não hipercalciúrica e resistência à vitamina D.
(E) No Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para o diagnóstico da Doença Celíaca, como a dosagem de anticorpo antitransglutaminase recombinante humana IgA (TTG), imunoglobulina (IgA) são padrões ouro, caso esteja normal, não há necessidade de biópsia de intestino delgado.
FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 70
De acordo com o Código de Ética Profissional, assinale a afirmativa correta.
(A) Por formação, competência e responsabilidade legal e ética, o médico é o profissional preparado e habilitado para prescrever a nutrição enteral, que inclui fármacos e dietoterapia. Já o nutricionista, elabora uma prescrição dietética, a partir de avaliação nutricional específica.
(B) Uma receita médica deve ser consequência de uma consulta médica. Podendo ser preenchida após o atendimento, com letra cursiva legível, datilografada ou digitada no computador, deverá ser previamente impressa ou preenchida para a maioria dos medicamentos.
(C) Durante a consulta, o médico pode orientar o doente com relação à sua patologia, utilizando termos técnicos para especificar a patologia e a conduta, pois o entendimento técnico específico é fundamental para a melhora de qualquer patologia que esteja apresentando.
(D) Não há lei que determine que as receitas deverão ser preenchidas por computador, portanto os modelos de receituários oficiais para prescrição de substância entorpecente poderão ser elaboradas manualmente em letra cursiva, desde que preenchidos os requisitos legais (identificação do profissional, endereço e assinatura).
(E) Prender-se à literatura médica para basear os pontos de vista, é uma conduta preocupante, visto que vários textos com diversos níveis de evidência científica, são evidências que não agregam, à autonomia do médico, os princípios éticos da beneficência e da não maledicência.
COMENTÁRIOS