Prova concurso FUNSAÚDE-CE 2021 Médico (Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista) com Gabarito As questões de 01 à 40 referentes a Por...
Prova concurso FUNSAÚDE-CE 2021 Médico (Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista) com Gabarito
As questões de 01 à 40 referentes a Português, Raciocínio Lógico, Atualidades e Legislação estão disponíveis nesse link. Essas questões são comuns a todas as provas de Nível Superior do concurso FUNSAÚDE-CE 2021.
Concurso: FUNSAÚDE - CE - 2021 - Edital nº 03
Órgão/Instituição: Fundação Regional de Saúde - CE
Banca/Organizadora: Fundação Getúlio Vargas
Cargo: Médico (Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista)
Escolaridade: Superior
Médico (Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista)
Conhecimentos Específicos
FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 41
Cardiologistas intervencionistas constituem, dentre os profissionais de saúde, uma das categorias mais expostas à radiação ionizante.
Sobre os cuidados técnicos para reduzir a dose de radiação absorvida pelo operador, bem como dos limites recomendados de dose individual conforme legislação e diretrizes nacionais, analise as afirmativas a seguir.
I. A utilização de projeções com menor angulação, colimadores e a redução do frame rate de 15 para 7.5 frames/segundo durante a fluoroscopia são medidas úteis para se reduzir a dose de radiação.
II. A dose efetiva média anual não deve exceder 20 mSv em qualquer período de 5 anos consecutivos, não podendo ainda exceder 50 mSv em nenhum ano.
III. O uso do dosímetro deve ser individual, sendo posicionado por dentro do avental plumbífero de acordo com a normativa brasileira.
Está correto o que se afirma em
(A) I, apenas.
(B) I e II, apenas.
(C) I e III, apenas.
(D) II e III, apenas.
(E) I, II e III.
FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 42
Em relação aos efeitos biológicos dos Raios-X, assinale a afirmativa incorreta:
(A) Os efeitos estocásticos são os produzidos por danos irreparáveis ao DNA celular.
(B) O coeficiente de risco para indução de câncer em operadores e pacientes é de 5-10% por Sv da dose efetiva.
(C) Constituem danos determinísticos: descamação e câncer de pele, eritemas, atrofia dérmica
(D) Os efeitos determinísticos ocorrem quando um número significativo de células sofre danos suficientes para causar alterações observáveis.
(E) Ambos efeitos biológicos dos raios X (estocástico e determinístico) estão relacionados à quantidade (são efeitos dose-dependentes) de Raio X.
FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 43
A oclusão da artéria radial constitui a principal complicação relacionada a esta via de acesso, restringindo sua utilização em procedimentos futuros ou impedindo seu uso como enxerto (conduto) no caso de revascularização miocárdica cirúrgica.
São medidas para prevenção desta complicação, exceto:
(A) preferência por introdutores e cateteres de menor calibre.
(B) utilização de introdutores hidrofílicos.
(C) anticoagulação com heparina não-fracionada com dose > 50 U/kg por via intra-arterial ou endovenosa, durante procedimentos diagnósticos.
(D) aplicação de pulseira radial utilizando-se técnica de hemostasia patente, com menor tempo de compressão necessário (< 120 min).
(E) compressão ulnar ipsilateral.
FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 44
A respeito da técnica de acesso femoral, assinale a afirmativa correta.
(A) A punção acima do ligamento inguinal apresenta risco de hemorragia retroperitoneal, principalmente devido ao risco de punção da artéria circunflexa ilíaca profunda.
(B) A taxa geral de canulação da artéria femoral comum (AFC), em comparação à fluoroscopia, é significativamente maior quando guiada pelo ultrassom, exceto em pacientes com bifurcações alta da AFC.
(C) A prega inguinal constitui referência preferencial para uma punção correta da AFC.
(D) A artéria epigástrica inferior é uma referência importante na punção da AFC, pois qualquer punção arterial acima desse ponto aumenta significativamente o risco de hemorragia retroperitoneal.
(E) Nas punções abaixo da AFC, o risco aumentado de sangramento, hematoma e pseudoaneurisma está relacionado ao menor diâmetro das artérias femoral superficial e femoral profunda.
FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 45
Paciente masculino, 75 anos, diabético, portador de aneurisma de aorta abdominal e insuficiência renal crônica não-dialítica (creatinina basal serica 2,3 mg/dl), é encaminhado para coronariografia por quadro de SCA sem supra de ST. O exame diagnóstico demonstrou lesão angiograficamente moderada em artéria descendente anterior, sendo optado por tratamento clinico otimizado. No dia seguinte ao procedimento, o debito urinário foi de 30 mL em 12h e a creatinina sérica elevou-se para 3,2 mg/dL.
Com base nesse quadro, assinale a afirmativa incorreta.
(A) A hipereosinofilia e a hipereosinofilúria indicam a possibilidade de nefropatia de etiologia ateroembólica.
(B) A presença de livedo reticularis exclui o diagnóstico de nefropatia por contraste.
(C) O retorno da creatinina sérica ao valor basal em duas semanas, nesse paciente, não é provável.
(D) O sedimento urinário sem alterações ao exame de urina Tipo I é usual na nefropatia por contraste.
(E) A elevação de cistatina C é um marcador de lesão tubular mais sensível do que a elevação de creatinina sérica.
FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 46
Em relação à avaliação hemodinâmica de vasorreatividade pulmonar em pacientes portadores de Hipertensão Arterial Pulmonar (HAP), é correto afirmar que
(A) deve ser realizada preferencialmente através da administração de óxido nítrico inalatório (10-20 ppm) ou nitroprussiato de sódio endovenoso
(B) a demonstração de vasorreatividade requer queda > 10 mmHg na pressão média da artéria pulmonar, sendo alcançado de valor < 40 mmHg, com manutenção ou aumento do débito cardíaco.
(C) o cálculo de débito cardíaco deve ser realizado preferencialmente pelo método de Fick, exceto em pacientes com shunt intracardíaco
(D) o teste de vasorreatividade pulmonar positivo prediz maior chance de resposta clínica à terapia vasodilatadora pulmonar com fármacos inibidores da fosfodiesterase 5 (p.ex. sildenafil)
(E) o paciente deve estar sob anestesia geral e ventilação mecânica assistida, no momento, como condição indispensável para a realização do teste.
FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 47
Em relação à abordagem diagnóstica da Hipertensão Pulmonar (HP), analise as afirmativas a seguir.
I. Apesar dos avanços dos métodos de imagens ecocardiográficas e tomográficas, o cateterismo cardíaco das câmaras direitas é imprescindível para o diagnóstico da HP, sendo definida pela presença de pressão arterial pulmonar média (PMAP) > 25 mmHg
II. HP pré-capilar é definida por PMAP > 20 mmHg, pressão capilar pulmonar (PCP) < 15 mmHg e resistência vascular pulmonar (RVP) > 3 Woods.
III. HP com componente pré e pós-capilar é definida por PMAP > 20 mmHg, PCP > 15 mmHg e RVP > 3 Woods.
Está correto o que se afirma em
(A) I, apenas.
(B) I e II, apenas.
(C) II e III, apenas.
(D) I e III, apenas.
(E) I, II e III.
FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 48
Analise as curvas de pressão de aorta e de ventrículo esquerdo, observadas durante uma manometria.
Assinale a opção que indica a cardiopatia estrutural mais provável.
(A) Estenose mitral com fibrilação atrial.
(B) Pericardite constritiva com repercussão hemodinâmica.
(C) Cardiomiopatia hipertrófica obstrutiva.
(D) Estenose aórtica grave com fibrilação atrial.
(E) Dupla lesão valvar aórtica, com predomínio de estenose.
FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 49
A biópsia endomiocárdica (BEM) prevalece como padrão-ouro para o diagnóstico de cardiomiopatias determinadas por miocardite viral, doenças inflamatórias ou infiltrativas, sendo sua indicação mais frequente a detecção da presença ou ausência de rejeição pós-transplante cardíaco.
Em relação à BEM, assinale a afirmativa incorreta.
(A) Evidências recentes demonstram maior sensibilidade diagnóstica quando se realiza BEM biventricular, comparativamente à BEM isolada do ventrículo direito.
(B) A utilização do ecocardiograma pode ser útil para se guiar o local mais adequado das biópsias.
(C) O acesso radial pode ser utilizado para biópsias de ventrículo esquerdo.
(D) Constituem complicações da biópsia endomiocárdica: hemopericárdio, acidente vascular cerebral, insuficiência tricúspide e embolia aérea.
(E) Preconiza-se a retirada de pelo menos 10 fragmentos para se aumentar a sensibilidade diagnóstica.
FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 50
Considerando o tratamento percutâneo das comunicações interatriais (CIA), assinale a afirmativa correta.
(A) É recomendada a oclusão de defeitos pequenos com Qp / Qs < 1,2, mesmo tendo histórico sugestivo de embolia paradoxal.
(B) É recomendada a oclusão nas CIAs tipo ostium secundum, com Qp / Qs < 1,5, mesmo na ausência de borda antero-superior.
(C) É recomendada a oclusão em paciente sintomático por cianose devido a shunt direito-esquerdo a nível atrial, sendo esta comunicação não necessária para a manutenção do débito cardíaco.
(D) É recomendada a oclusão em paciente sintomático com resistência vascular pulmonar > 5 woods, a despeito de tratamento para hipertensão pulmonar
(E) É recomendada a oclusão percutânea de CIA ostium primum,com Qp/Qs > 2
FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 51
A respeito do tratamento percutâneo das lesões coronárias de bifurcação, analise as afirmativas a seguir.
I. A estratégia provisional é recomendada para a maioria das lesões de bifurcação, exceto se o ramo lateral (RL) é de grande importância anatômica (situação na qual se recomenda utilização de 2 stents).
II. Quando a intervenção do RL se faz necessária, as seguintes etapas podem ser implementadas: técnica do pullback rewiring visando acessar a célula mais distal do stent implantado no vaso principal (VP); abertura da haste direcionada para o RL; implante de stent no RL utilizando técnica de T; kissing-balloon utilizando balões curtos (considerar balões não complacentes) e POT final.
III. Nas técnicas que empregam stents no vaso principal e no ramo lateral, o a utilização da técnica de kissing-balloon final é mandatória, uma vez que associa-se a melhores resultados clínicos tardios.
Está correto o que se afirma em
(A) I, apenas.
(B) I e III, apenas.
(C) II e III, apenas.
(D) I e II, apenas.
(E) I, II e III.
FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 52
As oclusões coronárias crônicas (CTO) são relativamente comuns, sendo observadas em cerca de 15-25% dos portadores de doença coronária submetidos a coronariografia.
Em relação a este tipo de lesão coronária complexa, assinale a afirmativa incorreta.
(A) A artéria coronária direita é a artéria mais acometida, representando cerca de metade dos vasos com CTO.
(B) A prevalência de CTO é significativamente mais alta (~90%) em pacientes já submetidos à cirurgia de revascularização prévia.
(C) A presença de colaterais não prediz viabilidade miocárdica, podendo estar bem desenvolvidas mesmo em pacientes com infarto prévio e grandes territórios acinéticos.
(D) As evidências de estudos randomizados demonstram o benefício da ICP na resolução de sintomas, melhoria da qualidade de vida e na recuperação da função ventricular esquerda.
(E) O tratamento percutâneo pode ser considerado em pacientes com angina (a despeito de tratamento farmacológico) ou com grande área de isquemia documentada no território correspondente à CTO.
FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 53
Com o objetivo de prevenir a ocorrência de complicações durante a intervenção coronária percutânea em oclusões crônicas, os critérios abaixo são recomendados para se interromper e/ou estagiar o procedimento, à exceção de um. Assinale-o.
(A) Tempo de procedimento > 3 horas.
(B) Perfuração coronária de qualquer natureza.
(C) Volume de contraste utilizado > 4 x a taxa de filtração glomerular (clearance de creatinina).
(D) Dose de radiação > 5 Gy air kerma.
(E) Falência de reentrada na luz verdadeira ao se utilizar técnica de “subintimal tracking”.
FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 54
Frente a pacientes multivasculares e com doença coronária complexa, a aplicação de escores como STS (Society of Thoracic Surgeons) e NCDR (National Cardiovascular Data Risk) é útil para se predizer mortalidade e complicações relacionadas aos procedimentos cirúrgicos e percutâneos, respectivamente.
Com o intuito de auxiliar o Heart Team na tomada de decisão acerca do tipo de revascularização a ser indicado, foi criado o escore SYNTAX II.
São variáveis incluídas neste escore, exceto:
(A) Idade.
(B) Diabetes mellitus.
(C) Clearance de creatinina.
(D) SYNTAX anatômico.
(E) Doença de tronco da coronária esquerda.
FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 55
Paciente de 85 anos é admitido no pronto-socorro com história de queda e fratura de fêmur. Por razões desconhecidas, a dosagem de biomarcadores de necrose miocárdica foi solicitada e a concentração sérica de troponina C (TnTc) ultrassensível encontrava-se 2,5 vezes o valor superior de referência.
Em relação ao diagnóstico e o manejo terapêutico deste paciente, analise as afirmativas abaixo:
I. Por tratar-se de marcador sensível e específico de necrose miocárdica aguda, a elevação de TnTc estabelece o diagnóstico de síndrome coronária sem supra de ST (SCASSST), sendo a estratificação invasiva com coronariografia indicada antes da cirurgia ortopédica.
II. Elevação de TnTc ultrassensível em até 3 vezes o valor de referência tem valor preditivo baixo (50-60%) para o diagnóstico de SCASSST, e, portanto, a estratificação invasiva não está indicada. A elevação discreta e constante de troponina C é comum em idosos e pode ser reflexo de doença cardíaca pré-existente com injúria miocárdica crônica
III. O diagnóstico de lesão miocárdica aguda é estabelecido se houver comportamento laboratorial dinâmico com ascensão e/ou queda significativa dos valores basais. A indicação de estratificação invasiva deve ser fundamentada em dados clínicos e eletrocardiográficos.
Está correto o que se afirma em
(A) I, apenas.
(B) II, apenas.
(C) I e II, apenas.
(D) I e III, apenas.
(E) II e III, apenas.
FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 56
Paciente do sexo feminino, 64 anos, portadora de hipertensão, diabetes mellitus e fibrilação atrial permanente (CHA2DS2-VASc score = 4, HAS BLED = 1), é admitida com diagnóstico de síndrome coronária aguda sem supra de ST (SCASSST). Após estratificação invasiva, é submetida a intervenção coronária percutânea com implante de 2 stents em bifurcação de tronco da coronária esquerda.
Baseado nas diretrizes mais recentes, referentes ao manejo de pacientes com SCASSST tratados com ICP e com necessidade de tripla terapia antitrombótica (TTA), a paciente apresenta risco trombótico
(A) intermediário, sendo o risco de sangramento baixo conforme HAS-BLED. Devido a apresentação com SCASSST, anatomia coronária complexa e diabetes, a recomendação seria TTA com warfarin (mantendo-se INR em torno de 2-2.5), aspirina e clopidogrel por 12 meses.
(B) intermediário, sendo o risco de sangramento baixo conforme HAS-BLED. Devido a apresentação com SCASSST, a recomendação seria TTA com warfarin (mantendo-se INR em torno de 2-2.5), aspirina e clopidogrel por 1 mês, seguido por warfarin + monoterapia com aspirina por 12 meses.
(C) elevado, sendo o risco de sangramento baixo conforme HAS-BLED. A recomendação seria TTA com os novos anticoagulantes orais (NOAC), aspirina e clopidogrel por 1 mês, seguido por NOAC + monoterapia antiplaquetária (preferencialmente clopidogrel) por 12 meses.
(D) elevado, sendo o risco de sangramento baixo conforme HAS-BLED. A recomendação seria TTA com os novos anticoagulantes orais (NOAC), aspirina e ticagrelor por 1 mês, seguido por NOAC + monoterapia antiplaquetária (preferencialmente clopidogrel) por 12 meses.
(E) intermediário, sendo o risco de sangramento baixo conforme HAS-BLED. Devido a apresentação com SCASSST, doença coronária complexa e diabetes, a recomendação seria TTA com warfarin (mantendo-se INR em torno de 2-2.5), aspirina e ticagrelor por 12 meses.
FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 57
Sobre o infarto do miocárdico sem a presença de doença arterial coronária obstrutiva (MINOCA, do inglês, myocardial infarction with non-obstructive coronary arteries), assinale a afirmativa incorreta.
(A) Sua fisiopatologia consiste na ocorrência de espasmo e obstrução microvasculares, com injúria miocárdica aguda. O tratamento farmacológico a ser instituido é o mesmo padronizado para indivíduos com síndromes coronárias agudas sem supra de ST (SCASSST), envolvendo a prescrição de enoxaparina, dupla terapia antiplaquetária e estatinas.
(B) Se a coronariografia é normal, o diagnóstico de MINOCA requer a exclusão de outras possíveis causas de elevação de troponina cardíaca, sendo a realização de ressonância cardíaca recomendada para exclusão de diagnósticos como miocardite ou Takotsubo.
(C) Testes funcionais intracoronários com acetilcolina/ergonovina podem ser implementados na presença de sintomas sugestivos de espasmo coronário e achados de lesões coronárias discretas à coronariografia.
(D) A investigação com métodos de imagem intracoronários (IVUS ou OCT) pode ser útil na presença de lesões coronárias < 50%, permitindo a detecção de ruptura de placa, erosões ou dissecção coronária espontânea.
(E) nos casos de dissecções coronárias espontâneas do tipo I, os beta-bloqueadores constituem a primeira linha de fármacos em indivíduos hipertensos.
FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 58
Sobre as lesões coronárias obstrutivas “não-culpadas”, encontradas em pacientes com infarto do miocárdio com supra de ST, assinale a afirmativa correta.
(A) O tratamento de lesões “não-culpadas” no mesmo procedimento (procedimento índice) associa-se a piores desfechos clínicos.
(B) Estudos randomizados recentes demonstram que a revascularização completa é benéfica nestes pacientes, com potencial redução de eventos clínicos adversos como morte cardiovascular e infarto, independentemente se realizada no procedimento índice ou durante a mesma internação.
(C) Revascularização completa no procedimento índice é justificada apenas em situações de choque cardiogênico.
(D) A realização de avaliação funcional invasiva de lesões “nãoculpadas” após infarto com supra de ST é eficaz em reduzir custos e está associada a melhoria de resultados clínicos (com redução de óbito e infarto), em comparação com a revascularização completa guiada pela angiografia.
(E) Alterações microvasculares, observadas na fase aguda do IAM com supra ST, não alteram os índices de repouso e hiperêmicos tanto nas áreas infartadas como em áreas remotas, associadas às lesões “não-culpadas”.
FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 59
Sobre a intervenção coronária percutânea (ICP) das lesões de tronco da coronária esquerda (TCE) do tipo 1,1,1 e 0,1,1, analise as afirmativas a seguir.
I. Os ensaios clínicos DKCRUSH-V e DEFINITION II demonstraram que a estratégia de ICP com implante sistemático de 2 stents é preferível à técnica de stent provisional.
II. O estudo EBC MAIN demonstrou que a técnica provisional associou-se a resultados clínicos semelhantes (óbito total, IAM e revascularização de lesão-alvo) quando comparada à técnica de ICP com 2 stents.
III. No TCE, a ICP guiada por imagem tem recomendação I com nível de evidência B, conforme diretrizes
Está correto o que se afirma em
(A) I, apenas.
(B) II, apenas.
(C) I e II, apenas.
(D) I e III, apenas.
(E) I, II e III.
FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 60
Segundo o Consenso Europeu para uso clínico de Imagem Intravascular, todos os achados abaixo são aceitáveis e não necessitam de correção após a intervenção coronária percutânea implante de stent, exceto um. Assinale-o.
(A) Área luminal mínima intra-stent > 80% da média das áreas de referência (proximal e distal).
(B) Dissecção de borda distal do stent, envolvendo <60% da circunferência, extensão < 2 mm e sem envolvimento de camadas profundas da parede vascular conforme OCT.
(C) Área mínima do stent > 5.5 mm2 conforme USIC ou > 4.5 mm2conforme OCT, desde que não localizado no tronco da coronária esquerda.
(D) Má-posição de hastes do stent em relação à parede vascular, com gap de 0,5 mm e extensão de 2,5 mm, conforme OCT.
(E) Carga de placa < 50% nas bordas do stent, particularmente se placa não rica em lipídios.
FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 61
Paciente feminina de 60 anos com valvopatia reumática mitral foi admitida para realizar procedimento de valvoplastia mitral percutânea (VMP).
Utilizado Balão de Inoue 28 mm, sendo obtidos o traçado eletrocardiográfico e as curvas de pressão antes e após a dilatação valvar (abaixo).
Tendo em vista a manometria de controle, assinale a opção que indica a melhor conduta,
(A) Retirada de cateteres, prescrever protamina e realizar hemostasia vascular, considerando-se procedimento com sucesso.
(B) Aumentar volume (upsizing) de insuflação do balão de Inoue, realizando-se nova dilatação valvar uma vez que ocorreu manutenção de gradiente AE-VE.
(C) Solicitar ecocardiograma de urgência considerando possibilidade de tamponamento cardíaco; realizar pericardiocentese se instabilidade hemodinâmica.
(D) Considerar cirurgia para trocar a valvar mitral; o uso de balão intra-aórtico pode ser benéfico se houver instabilidade hemodinâmica presente.
(E) Realizar infusão de cristaloides EV, considerando a possibilidade de ventrículo esquerdo suicida.
FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 62
Em relação aos leaks paravalvares de próteses cirúrgicas, analise as afirmativas a seguir.
I. Ocorre em cerca de 5-17% dos casos, sendo mais comuns em próteses metálicas (vs biológicas) e na posição mitral (vsposição aórtica).
II. Diretrizes recentes recomendam o fechamento percutâneo ou cirúrgico de leaks paravalvares clinicamente significativos, baseado no risco cirúrgico dos pacientes, aspectos anatômicos e expertise local (recomendação classe IIa).
III. A taxa de sucesso do tratamento percutâneo é de 70-90%, dependente do tipo de device (plug vascular) selecionado.
Está correto o que se afirma em
(A) I, apenas.
(B) II, apenas.
(C) I e II, apenas.
(D) I e III, apenas.
(E) II e III, apenas.
FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 63
Sobre a ablação alcoólica septal em pacientes com obstrução dinâmica da via de saída do ventrículo esquerdo, analise as afirmativas a seguir.
I. Pode ser recomendada a pacientes com miocardiopatia hipertrófica obstrutiva, sintomáticos, refratários ao tratamento farmacológico otimizado e com contraindicação à miomectomia cirúrgica, desde que apresentem gradientes > 50 mmHg em repouso ou em testes provocativos.
II. Pode ser necessária (procedimento bail out) em pacientes com estenose aórtica e septo em sigmoide submetidos a TAVI, que apresentem instabilidade hemodinâmica por fisiologia de “ventrículo suicida”.
III. A principal complicação deste procedimento é a ocorrência de BAVT, em 7 a 20% dos casos
Está correto o que se afirma em
(A) I, apenas.
(B) II, apenas.
(C) I e II, apenas.
(D) I e III, apenas.
(E) I, II e III.
FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 64
Dentre os aspectos técnicos abaixo, assinale aquele que não é recomendado para a prevenção de complicações vasculares durante os procedimentos de TAVI.
(A) Punção femoral guiada por ultrassom vascular.
(B) Respeitar a relação diâmetro do introdutor (sheath) / diâmetro de artéria femoral <1,05.
(C) Utilização progressiva de dilatadores arteriais.
(D) Angiografia de controle / pós-procedimento.
(E) Punção de artéria femoral comum.
FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 65
Em relação à utilização do eletrodo de marca-passo para estimulação ventricular rápida (rapid pacing), durante os procedimentos de TAVI, assinale a afirmativa correta.
(A) Não é necessário nos casos de implante direto (sem prédilatação) de prótese balão-expansível.
(B) Trata-se de etapa do procedimento que não se associa a complicações maiores.
(C) É sempre requerido nos casos de implante de prótese autoexpansível.
(D) Não é necessário durante a pós-dilatação.
(E) O rapid pacing pode ser realizado com segurança através de estimulação do guia extra-stiff posicionado na cavidade ventricular esquerda.
FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 66
As medidas da angiotomografia ou ecocardiografia 3D mais valorizadas para a escolha do tamanho das próteses auto-expansíveis e do balão-expansível são, respectivamente,
I. Perímetro e área do anel valvar aórtico.
II. Área e perímetro do anel valvar aórtico.
III. Diâmetros máximo e mínimo do anel valvar aórtico.
Está correto o que se afirma em
(A) I, apenas.
(B) II, apenas.
(C) I e II, apenas.
(D) I e III, apenas.
(E) I, II e III.
FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 67
O MitraClip é o dispositivo disponível para o tratamento da insuficiência mitral primária ou secundária. Os aspectos anatômicos de maior risco para a ocorrência de estenose - gradiente transvalvar mitral > 5-7 mmHg (categorizando pacientes não-ideais) após MitraClip, estão listados a seguir, à exceção de um. Assinale-o.
(A) Área valvar mitral pré-procedimento < 3.5 cm2 .
(B) Lesão valvar mitral secundária à radioterapia.
(C) Presença de cleft mitral.
(D) Folhetos fibróticos e/ou calcificados.
(E) Doença reumática crônica.
FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 68
Em relação à indicação de TAVI em valva bicúspide, assinale a afirmativa incorreta.
(A) O advento de novas próteses reduziu significativamente a ocorrência de leak paravalvar.
(B) Os estudos randomizados e comparativos com a cirurgia convencional apresentam resultados clínicos semelhantes.
(C) Aneurismas de aorta estão presentes em 20 a 40% dos pacientes com valva bicúspide, e têm indicação cirúrgica quando diâmetro de aorta ascendente é > 5.5 cm (a despeito de sintomas).
(D) A aortopatia em valva bicúspide independe da função da valva (se estenótica ou insuficiente).
(E) Calcificações excessivas de folhetos e na raphe são preditores de pior evolução após TAVI.
FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 69
De acordo com a nova classificação do choque cardiogênico proposto pela SCAI (Society of Cardiovascular Angiography & Intervention), um paciente com turgência jugular, estertores crepitantes à ausculta pulmonar, hipotensão relativa e taquicardia porém com lactato normal, seria classificado no estágio
(A) A.
(B) B.
(C) C.
(D) D.
(E) E.
FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 70
Com relação à cardiomiopatia por estresse (síndrome de Takotsubo), assinale a opção incorreta.
(A) Pode ocorrer em até 2% dos pacientes com suspeita de síndromes coronárias agudas.
(B) Em comparação com pacientes acometidos por síndromes coronárias aguda (SCA), indivíduos com síndrome de Takotsubo apresentam mais frequentemente doenças psiquiátricas associadas (como ansiedade e depressão).
(C) Registros mais recentes apontam que a mortalidade aos 30 dias pode ser de 4 a 6%, comparável a pacientes com SCA com ou sem supra ST.
(D) A forma atípica (que não acomete o ápice do VE) é menos frequente e heterogênea, sendo a forma médio-ventricular associada a hemorragia subaracnoide e feocromocitoma.
(E) A presença de doença coronária obstrutiva aterosclerótica concomitante não exclui o diagnóstico de Takotsubo.
COMENTÁRIOS