Prova Unitins 2021.2 com Gabarito - redação - FÍSICA UNITINS 2021.2 - QUESTÃO 01 Dois motociclistas M1 e M2 percorrem uma trajetória...
Prova Unitins 2021.2 com Gabarito
- redação -
FÍSICA
UNITINS 2021.2 - QUESTÃO 01
Dois motociclistas M1 e M2 percorrem uma trajetória retilínea conforme figura a seguir.
Sabendo que ambos desenvolvem um movimento uniforme, e em t = 0, os dois motociclistas, M1 e M2, encontram-se nos pontos X e Y, respectivamente, da trajetória. Sendo as velocidades de VM1 = 50 m/s e VM2 = 30 m/s, desenvolvidas no mesmo sentido e direção. Julgue verdadeiras ou falsas as proposições a seguir.
I. O instante em que os motociclistas se encontrarão será igual a t = 8s.
II. O instante em que a distância entre os dois motociclistas for 50 m será igual a t = 2,5s.
III. O ponto da trajetória que ocorrerá o encontro dos dois motociclistas será em 300 metros.
Está correto apenas o que se afirma em:
A) Somente I.
B) Somente II e III.
C) Somente III.
D) Somente I e II.
E) I, II e III.
UNITINS 2021.2 - QUESTÃO 02 - ANULADA.
UNITINS 2021.2 - QUESTÃO 03
Sabe-se que 50% do volume de um corpo é composto por material de densidade 7,0 g/cm³; e 50% restante do material possui densidade igual a 3,0 g/cm³.
De acordo com os dados apresentados, pode-se afirmar que a densidade em g/cm³ desse corpo será igual a:
A) 4
B) 5
C) 10
D) 21
E) 24
UNITINS 2021.2 - QUESTÃO 04
Sabendo-se que o percentual de erro permitido nos testes realizados para verificar o controle de qualidade não pode ser superior a 2%. Para verificar o peso de materiais com densidade muito pequena, devem ser levados em conta o empuxo do ar e o erro relativo, que podem ser determinados pela equação
Assim, com essa exigência a densidade mínima de um material, para o qual é possível desprezar o empuxo do ar deve ser igual a:
A) Trinta vezes menor ou igual à densidade do ar.
B) Igual à densidade do ar.
C) Cinco vezes menor ou igual à densidade do ar.
D) Oito vezes a densidade do ar.
E) Cinquenta vezes maior ou igual à densidade do ar.
UNITINS 2021.2 - QUESTÃO 05
O gráfico a seguir representa o volume (V) em função da temperatura absoluta (T), onde estão representados os pontos X, Y e Z que indicam três estados de uma mesma amostra de gás ideal.
Sabendo que Px, PY e Pz são as pressões referentes a cada estado indicado, pode-se afirmar que:
A) Px = PY > PZ
B) Px = PY < PZ
C) Px > PY > PZ
D) Px < PY > PZ
E) Px < PY < PZ
BIOLOGIA
UNITINS 2021.2 - QUESTÃO 06
Em 1978, Edward Lewis publicou o trabalho intitulado “A Complexidade Genética no Controle da Segmentação em Drosophila”. Esse estudo trouxe inquietações nas concepções sobre os mecanismos evolutivos do desenvolvimento dos seres vivos e impulsionou uma abordagem a Evo-Devo (Evolução e Desenvolvimento) em meio a um cenário de diferentes ideias sobre a evolução.
A partir dessas informações, pode-se afirmar que:
A) As observações de Edward Lewis apontaram o ressurgimento das ideias de Gregor Mendel, principalmente para aquelas relacionadas à herança de caracteres.
B) Em metazoários, os genes homeóticos são responsáveis pelo estabelecimento apenas do plano corporal dorsal-ventral.
C) A descoberta de Edward Lewis está relacionada a um conjunto de genes denominados homeóticos, que são responsáveis pela síntese de fatores de transcrições e apresentam 180 pares de bases nitrogenadas, altamente conservadas praticamente em todos os seres vivos.
D) Esse estudo, “A Complexidade Genética no Controle da Segmentação em Drosophila”, apontou para uma abordagem em Evolução e Desenvolvimento dos seres vivos, com perspectiva da manutenção das variações genotípicas em resposta ao ambiente e ao desenvolvimento embrionário.
E) No início do século XXI, o fortalecimento da Evo-Devo foi possível em virtude da aplicação das ferramentas moleculares, das concepções de heterocronia e das interações ecológicas associadas às pré-formações dos organismos.
UNITINS 2021.2 - QUESTÃO 07 - ANULADA.
UNITINS 2021.2 - QUESTÃO 08
Eduard Bücchner (1897) desvendou a via metabólica da Glicólise através do processo de fermentação de células de leveduras. Em 1941, Fritz Lipmann e Herman Kalckar reconheceram o papel metabólico dos compostos de alta energia em forma de ATP (Adenosina Trifosfato) a partir das reações da glicólise em levedura e na musculatura. Com esses estudos foi possível estabelecer as principais vias de utilização da glicose em células vegetais e animais, conforme figuras a seguir:
Figura 1
Figura 2
Figura 1 adaptada de Lehninger (2014). Princípios de Bioquímica, 6. ed. 2014;
Figura 2, adaptada de www.biomedicinaemacao.com.br. Acesso em: 03 mai. 2021.
Com base nas figuras 1 e 2, analise as afirmações a seguir.
I. As moléculas de glicose possuem cinco átomos de carbonos que dão origem a duas moléculas de piruvato.
II. A via glicolítica é dividida em duas fases: a primeira fase de pagamento e, a segunda, de catalisação.
III. Em algumas células e tecidos de mamíferos, a glicólise é a única fonte de obtenção de energia. Em vegetais, essa dependência está associada ao armazenamento de substâncias como o amido, sendo que, em muitos microrganismos anaeróbicos, essa é a principal via metabólica.
IV. A primeira reação é naturalmente reversível em condições intracelulares e catalisada por uma enzima.
Está correto o que se afirma em:
A) Apenas a alternativa III.
B) Apenas as alternativas I, II e IV.
C) Apenas as alternativas II e IV.
D) Apenas a alternativa IV.
E) As alternativas I, II, III e IV.
UNITINS 2021.2 - QUESTÃO 09
Em relação ao Reino Fungi, analise as seguintes afirmações:
I. São seres eucariontes com crescimento multicelular, filamentoso ou alongado, com exceção das leveduras, que são unicelulares.
II. Os fungos possuem células móveis associadas aos seus ciclos reprodutivos.
III. A parede celular dos fungos é revestida por um monossacarídeo denominado quitina, mesma substância encontrada nos exoesqueletos de artrópodos.
IV. As partes componentes dos fungos são metabolicamente ativas.
Está correto apenas o que se afirma em:
A) I, II e IV.
B) I e IV.
C) II, III e IV.
D) II e IV.
E) I, II, III e IV.
UNITINS 2021.2 - QUESTÃO 10
A partir da fertilização dos metazoários, as células-ovo com grande potencial genético e citoplasmático iniciam uma série de processos de divisões celulares, dando origem a um novo organismo. A esse processo do desenvolvimento de um metazoário denominamos Clivagem e/ou Segmentação. Em relação ao processo de Clivagem, analise as assertivas a seguir.
I. As células formadas durante o processo de clivagem são denominadas blastômeros e possuem o mesmo tamanho.
II. Existem dois principais parâmetros envolvidos nos padrões embrionários de clivagem: um está relacionado à quantidade e distribuição de vitelo; o outro, está relacionado aos fatores citoplasmáticos indutores do ângulo do processo de clivagem.
III. Toda célula-ovo de um metazoário possui dois polos: polo animal, associado ao desenvolvimento do organismo; e polo vegetal, associado à concentração do vitelo.
IV. A influência da quantidade e distribuição de vitelo determina a classificação de dois tipos básicos de clivagem: clivagem holoblástica e clivagem meroblástica.
Marque a alternativa que corresponde à resposta correta.
A) Apenas IV.
B) Apenas II.
C) Apenas II e IV.
D) Apenas I e II.
E) Apenas II, III e IV.
MATEMÁTICA
UNITINS 2021.2 - QUESTÃO 11
No ano de 2020, em função da pandemia do novo Coronavírus, o desemprego no Brasil, atingiu marcas impressionantes. Na comunidade “Laranjeiras”, 42% da população encontrava-se desempregada, o que provocou uma série de ações de geração de emprego por parte da prefeitura municipal e empresas locais. No fim das ações, constatou-se que 4 em cada 9 desempregados conseguiu nova colocação no mercado de trabalho. Dessa forma, a quantidade de pessoas sem emprego passou a ser de 156.
Com base nessas informações, pode-se afirmar que o número de pessoas que pertencem à comunidade “Laranjeiras” é de, aproximadamente:
A) 550
B) 835
C) 210
D) 168
E) 669
UNITINS 2021.2 - QUESTÃO 12
Durante o período da pandemia Covid - 19, muitos inquilinos de imóveis alugados, conversaram com os proprietários desses imóveis para renegociar seus contratos de aluguel, visando redução no valor contratado.
Antônio foi um desses inquilinos que renegociou o contrato celebrado por 2 anos e obteve redução de 3% sobre o valor mensal de R$ 2.800,00, inicialmente contratado para o ano de 2020. Com a permanência do estado de pandemia, para o ano de 2021, foi pactuado um aumento de 3% sobre o valor pago em 2020.
Considerando que no ano de 2020 tenham sido pagos 12 meses de aluguel e que, em 2021 seja paga essa mesma quantidade de meses, podemos afirmar que Antônio, em 2 anos, sobre o valor inicialmente acordado
A) pagará 3% a mais
B) economizará 1,342 %
C) economizará 1,545%
D) não economizará e nem pagará quantia alguma
E) economizará 1,157%
UNITINS 2021.2 - QUESTÃO 13
A vacina “triplo x” considera que uma pessoa esteja imune a determinado vírus 15 dias após aplicação de sua 3ª dose. O posto de saúde da comunidade “Laranjeiras” aplicou as doses dessa vacina, em calendários diferentes, nos meses de março, junho e agosto de 2020, respectivamente. Após o final da campanha de vacinação, percebeu-se que, em um grupo de 120 pessoas aptas a receberem essa vacina:
- 80% tomou a 1ª dose em março.
- 60% tomou a 2ª dose em junho.
- 30% tomou a 3ª dose em agosto.
- 12 pessoas não tomaram nenhuma das doses.
Considerando que 60 pessoas tomaram, ao menos, duas doses, pode-se afirmar que a quantidade de pessoas que tomaram apenas uma dose dessa vacina, corresponde a:
A) 48
B) 60
C) 96
D) 108
E) 204
UNITINS 2021.2 - QUESTÃO 14
A rapidez na eliminação de uma determinada substância do nosso organismo depende da meia-vida dessa substância. Sabendo- se que, meia-vida é o tempo gasto para que a quantidade de uma substância se reduza à metade. Uma pessoa tomou 120 mg de determinada medicação, cuja meia-vida ocorre 6 horas após a administração.
Considerando que a massa dessa substância em cada instante pode ser calculada pela função:
Pode-se afirmar que, passadas 24 horas, a quantidade de fármaco presente no organismo dessa pessoa será, em mg, de aproximadamente:
A) 60
B) 15
C) 30
D) 7,5
E) 90
UNITINS 2021.2 - QUESTÃO 15 - ANULADA.
HISTÓRIA
UNITINS 2021.2 - QUESTÃO 16
Observe a imagem e o texto a seguir sobre as bonecas de cerâmica ritxòkò.
Disponível em https://www.google.com. Acesso em: 15 mai. 2021.
As ritxòkò são dotadas de um potencial socializador e educativo que envolve várias dimensões da vida: dimensão econômica, como valor de uso e de troca; dimensão política, como instrumentos de empoderamento e reconhecimento de suas comunidades e fora de suas aldeias; dimensão religiosa, pois representam mitos e ritos, o sobrenatural e seus significados; e a dimensão artístico-estética, pois comunicam, difundem, reafirmam e reproduzem padrões culturais e de beleza, além de serem objetos de criação.
Adaptado de LEITÃO, Rosani Moreira, GT 063: Novas fronteiras do fazer antropológico:
diálogos entre pesquisadores, consultores e gestores das políticas indigenistas de educação.
As bonecas ritxòkò são objetos materiais e simbólicos que fazem parte da arte ceramista da etnia:
A) Javaé.
B) Xerente.
C) Apinajé.
D) Karajá.
E) Krahô.
UNITINS 2021.2 - QUESTÃO 17
“Império! Um Brasil menino nos primeiros passos para sua autonomia como nação; uma pátria-mãe temerosa desse crescimento, que implica separação e perda; uma sociedade em formação abrigada sob o manto verde do café, manchada pela escravidão” (PRIORE, Mary Del. Histórias da Gente Brasileira: Império. Rio de Janeiro: Le Ya, 2016).
Disponível em https://www.google.com. Acesso em: 20 jun. 2021.
O texto e a imagem apresentados referem-se ao império do Brasil, estabelecido após a independência (1822). Nesse contexto, a Constituição de 1824, que vigorou até o fim da monarquia, entre suas determinações, estabelecia:
I. Uma monarquia constitucional, hereditária e representativa.
II. Eleição direta para presidentes das províncias instituídas.
III. Quatro poderes: Executivo, Legislativo, Judiciário e Moderador.
IV. A manutenção da escravidão.
É correto o que se afirma em:
A) I e IV, apenas.
B) I, III e IV, apenas.
C) I, II e III, apenas.
D) III e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.
UNITINS 2021.2 - QUESTÃO 18
A imagem a seguir representa um óleo sobre tela de Pedro Bruno, 1919, denominado “A pátria”. As personagens femininas representam o caráter de gênero atribuído à República brasileira.
“República significava uma alternativa viável ao status monárquico, era compatível com a superação da monarquia em virtude de um imperativo modernizador e, o melhor de tudo, podia se instalar pela via reformista, sem submergir o país no caos político revolucionário”
(STARLING, Heloisa Muryel. Letrados e república no Brasil.
In: Dicionário da república, São Paulo, Companhia das Letras, 2019, p. 191).
Disponível em https://www.google.com. Acesso em: 14 de jul. 2021.
Sobre aspectos sociopolíticos na Primeira República (1889-1930), é correto afirmar que ela se caracterizou:
I. Pelo incentivo à formação de vários partidos políticos em todas as regiões.
II. Pela inexistência de uma Justiça Eleitoral e pela fraude nas eleições.
III. Por manter a maioria da população à margem da cidadania.
IV. Pelo domínio das elites formadas por grandes latifundiários.
É correto o que se afirma em:
A) I, II e III, apenas.
B) II e IV, apenas.
C) II, III e IV, apenas.
D) III, apenas.
E) I, II, III e IV.
UNITINS 2021.2 - QUESTÃO 19
Colocada entre as ameaças caudilhescas e o perigo das formações partidárias sistematicamente agressivas, a Nação, embora tenha por si o patriotismo da maioria absoluta dos brasileiros e o amparo decisivo e vigilante das Forças Armadas, não dispõe de meios defensivos eficazes dentro dos quadros legais, vendo-se obrigada a lançar mão das medidas excepcionais que caracterizam o estado de risco iminente da soberania nacional e da agressão externa (Proclamação ao povo brasileiro, 10 de novembro de 1937, na implantação do Estado Novo. Biblioteca da Presidência da República, caderno 2, p. 23).
Após a leitura do texto, é correto afirmar que se constitui como marca do Estado Novo:
A) A criação da Justiça do Trabalho, do salário mínimo, da Consolidação das Leis do Trabalho.
B) A liberdade de expressão com a criação do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP).
C) A eclosão de movimentos contra a miséria e a opressão: Canudos, Guerra do Contestado e Revolta da Armada.
D) A autonomia do Congresso Nacional e dos sindicatos.
E) A instauração do Ato Institucional nº 5 (AI-5) que conferia ao presidente da república amplos poderes para reprimir as oposições.
UNITINS 2021.2 - QUESTÃO 20
Analise as afirmativas a seguir sobre transformações de ordem política e econômica no cenário do mundo após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e considere verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) Redução da influência política, econômica e cultural da Europa.
( ) Início de confronto político ideológico entre Estados Unidos (capitalista) e União Soviética (socialista), conhecido como Guerra Fria.
( ) Ressurgimento da ideologia nazista na Alemanha.
( ) Fortalecimento da posição imperialista e econômica dos Estados Unidos.
( ) Incorporação da Polônia e Tchecoslováquia à URSS; a Áustria se tornou um país independente.
A opção que apresenta a sequência correta, marcada de cime para baixo é:
A) F, V, V, V e F.
B) V, F, V, V e F.
C) F, F, V, V e V.
D V, F, V, F e V.
E) V, V, F, V e V.
GEOGRAFIA
UNITINS 2021.2 - QUESTÃO 21
Um dos principais roteiros para quem pratica o ecoturismo e o turismo de aventura, o Jalapão é um lugar de descobertas surpreendentes. Em plena mata de transição entre o Cerrado e a Caatinga, onde predomina uma vegetação rasteira similar às savanas, há cachoeiras, rios de águas cristalinas, corredeiras, grandes chapadas e formações rochosas de cores e formas variadas.
Nesse cenário, destacam-se dunas de areias douradas, com até 30 metros de altura, o que levou o lugar a ser chamado deserto do Jalapão. Seria um deserto, se a região não fosse também um paraíso das águas e um lugar onde a presença de flores e animais exóticos salta aos olhos. Um convite à contemplação e à aventura.
Disponível em: https://portal.to.gov.br/turismo-no-tocantins/jalapao/. Acesso em: 08 mar. 2021.
Foto: Clóvis Cruvinel, acervo pessoal
Sobre o processo de formação das dunas do Jalapão é correto afirmar que:
A) Há predominância da erosão eólica.
B) Há atuação direta e constante dos agentes endógenos.
C) O intemperismo biológico é o principal agente formador.
D) Ocorre somente a partir da ação do intemperismo químico.
E) Há atuação simultânea de todos os agentes exógenos.
UNITINS 2021.2 - QUESTÃO 22
Analise as pirâmides etárias do estado do Tocantins referentes aos anos de 2000 e 2010.
Disponível em: https://censo2010.ibge.gov.br/. Acesso em: 08 mai.2021.
Segundo as informações apresentadas pelas pirâmides, é correto afirmar que:
A) A pirâmide etária do ano de 2000 apresenta crescimento da população economicamente ativa, superior ao crescimento da população economicamente ativa do ano de 2010.
B) Os dados apresentados na pirâmide etária do ano de 2010 indicam redução das taxas de natalidade e aumento da expectativa de vida em relação aos dados apresentados na pirâmide etária do ano de 2000.
C) A taxa de natalidade da pirâmide etária no ano de 2010 é imediatamente superior a mesma taxa observada na pirâmide etária do ano de 2000.
D) A população do sexo feminino superou a população do sexo masculino nas duas pirâmides etárias, nos anos de 2000 e de 2010, em todas as faixas de idade.
E) As duas pirâmides etárias representam, simultaneamente, as mesmas taxas de fecundidade e de natalidade.
UNITINS 2021.2 - QUESTÃO 23 - ANULADA.
UNITINS 2021.2 - QUESTÃO 24
Estendendo-se por cerca de 20% de todo o território nacional, o Cerrado brasileiro se distribui por dez estados e possui mais de 10 mil espécies vegetais e uma rica fauna que inclui animais como a onça-pintada, o tatu-canastra e o lobo-guará. A região possui grande importância no ambiente natural, porém é elevado o nível de desmatamento de sua cobertura. Da vegetação nativa restam aproximadamente 20%. Dados mostram que, a cada década, o bioma está reduzindo 40 mil quilômetros quadrados. A principal causa é a expansão da atividade agropecuária que pressiona cada vez mais as áreas remanescentes.O bioma possui uma grande variedade de espécies de fauna e flora, que compõem subsistemas, como as veredas, que formam objetos de descrição e deram nome à obra de Guimarães Rosa, Grande Sertão: veredas.
Disponível em: https://uc.socioambiental.org/noticia/145162. Acesso em: 08 mai. 2021.
Em relação às veredas, encontradas no Cerrado, é correto afirmar que:
A) Servem ao Cerrado como uma espécie de caixa d’água com o surgimento de diversas nascentes que deveriam ser preservadas em benefício dos rios que elas dão origem.
B) Em todas as suas variações, as veredas são muito resistentes, por isso dificilmente são atingidas por processos erosivos.
C) Por estarem localizadas em ambientes extremamente áridos, as veredas participam do controle do nível do lençol freático, além de serem responsáveis pelas características de toda a vegetação do bioma.
D) Podem ser entendidas como uma região pantanosa, de fácil drenagem, com presença predominante de palmeiras.
E) As veredas são compreendidas por regiões alagadas, com a presença de palmeiras e solos halomórficos pouco desenvolvidos.
UNITINS 2021.2 - QUESTÃO 25
No início do século XX, o meteorologista Alfred Wegener divulgou um estudo no qual afirmava que, há cerca de 250 bilhões de anos, existia apenas uma massa continental, um supercontinente chamado de Pangeia, cercado por um oceano, o Pantalassa. Alfred baseou-se na existência de fósseis animais e vegetais; e em características geológicas idênticas presentes em continentes distintos, como África e América; além do encaixe perfeito do continente africano com a costa do Brasil, na América do Sul.
A tal processo de separação das placas tectônicas, ele chamou de Teoria da Deriva Continental. Wegener não viu sua teoria comprovada, pois não conseguiu explicar que força poderia movimentar as placas tectônicas. Atualmente, pesquisadores de todo o mundo se baseiam em suas pesquisas para compreender a tectônica de placas e suas consequências. O continente africano, situado na Placa Africana e o Brasil, situado na Placa Sul-Americana continuam se afastando entre 2 a 10 centímetros por ano por meio do movimento divergente.
Do afastamento dessas placas, é possível afirmar que a principal consequência é
A) a formação do Arquipélago Japonês.
B) a formação da Fossa das Marianas.
C) a formação da Cordilheira dos Andes.
D) a formação da Dorsal Meso-atlântica.
E) a formação do Rift-Valley.
QUÍMICA
UNITINS 2021.2 - QUESTÃO 26
A Netflix lançou o filme “Radioactive” que apresenta a vida da Marie Curie, uma das maiores cientistas da história moderna. Ela recebeu o prêmio Nobel de Física, em 1903, e o prêmio Nobel de Química, em 1911. Marie Curie e seu esposo descobriram dois elementos químicos: o Rádio e o Polônio.
Sobre elementos químicos radioativos, julgue as proposições.
I. O Rádio e o Polônio são elementos radioativos encontrados na natureza.
II. Sabendo que o número atômico do Polônio é 84, então, a sua distribuição eletrônica é
1s² 2s² 2p⁶ 3s² 3p⁶ 4s² 3d¹⁰ 4p⁶ 5s² 4d¹⁰ 5p⁶ 6s² 4f¹⁴ 6d¹⁰ 6p⁴.
III. Elementos radioativos são aqueles que apresentam átomos com a capacidade de emitir radiação alfa, beta ou gama, de forma espontânea, a partir do seu núcleo.
A alternativa que apresenta a resposta correta é:
A) Somente II e III são verdadeiras.
B) Somente I e III são verdadeiras.
C) Somente I e II são verdadeiras.
D) Somente III é verdadeira.
E) São verdadeiras I, II e III.
UNITINS 2021.2 - QUESTÃO 27
Na vida diária, ao retirar gelo do congelador de uma geladeira e deixá-lo sobre a pia da cozinha, percebemos o derretimento do gelo. Também notamos que, ao colocar uma panela de água no fogão a intenso calor, ocorre a transformação em vapor d’água.
Assim, é correto afirmar que:
I. Aquecendo progressivamente o gelo, quando iniciar a passagem do estado sólido para o líquido, a temperatura permanecerá constante enquanto houver gelo presente.
II. As bolinhas de naftaleno (empregadas para evitar baratas em roupas) têm suas massas constantemente diminuídas e desaparecem sem deixar resíduos, o que pode ser explicado pelo fenômeno da solidificação.
III. A solidificação da água é um processo endotérmico.
Marque a alternativa que apresenta a resposta correta:
A) Somente I é verdadeira.
B) Somente I e III são verdadeiras.
C) Somente I e II são verdadeiras
D) Somente III é verdadeira.
E) Somente II e III são verdadeiras.
UNITINS 2021.2 - QUESTÃO 28
A pecuária vem sendo pressionada a encontrar uma forma de mitigar ou reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa. A AGtech ( sigla que se refere a empresa de tecnologia na área da agropecuária) inglesa Felp desenvolveu uma máscara para vacas capaz de filtrar o gás metano e reduzir em 53% as emissões.
A máscara é colocada acima do focinho do animal e funciona como um catalisador de gás presente nos automóveis. Ventiladores alimentados por baterias solares sugam os gases e os prendem em uma câmara com filtro.
Quando esse filtro enche, uma reação química transforma o metano em CO2 e o libera. O gás metano retém 80% mais calor e é um risco muito maior do que o CO2.
Disponível em: https://www.canalrural.com.br/programas/informacao/
mercado-e-cia/mascara-vacas-empresa-efeito-estufa/ /Acesso em: 09
jun.2021.
Analise as afirmativas a seguir.
I. O dispositivo promete reduzir em mais da metade as emissões de CO2 provocadas por animais ruminantes.
II. O gás metano é oxidado dentro do dispositivo.
III. O metano e o gás carbônico são gases que intensificam o efeito estufa.
IV. Estima-se que o rebanho bovino brasileiro é maior que a população. Supondo que 200 milhões de vacas usem máscara, a emissão de metano será igual à emissão provocada por 40 milhões de vacas sem máscara.
As afirmativas corretas são:
A) I e IV.
B) II e III.
C) I, II e III.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.
UNITINS 2021.2 - QUESTÃO 29
Mas se ele é menos concentrado, por que é mais eficiente?
O álcool 70% INPM possui concentração ótima para o efeito bactericida, porque a desnaturação das proteínas do microrganismo faz-se mais eficientemente na presença da água, pois esta facilita a entrada do álcool para dentro da bactéria e também retarda a volatilização do álcool, permitindo maior tempo de contato. Nessa concentração, o etanol destrói bactérias vegetativas, porém esporos bacterianos podem ser resistentes. Fungos e vírus (envelopados, como o vírus Influenza H1N1) também são destruídos pelo álcool [...].
Na verdade, a ciência sabe que o álcool interrompe muitas funções essenciais à bactéria, embora não estejam muito claras quais dessas interrupções podem levar à morte celular. Prováveis efeitos: em primeiro lugar, o álcool destrói a membrana celular externa por desidratação, pois o álcool é higroscópico e hidrofílico. Em segundo lugar, as moléculas de álcool penetram no citoplasma e, como resultado, precipitam as proteínas devido à desnaturação. Em terceiro lugar, causa coagulação de enzimas responsáveis por atividades celulares essenciais.
Disponível em: https://revistaanalytica.com.br/por-que-o-alcool-70-e-
-mais-eficaz-como-bactericida-do-que-o-alcool-absoluto/ Acesso em: 09 jun.2021.
Considerando os dados de densidade: C2H6O= 0,79 g/mL; H2O= 1,0 g/mL, analise as afirmativas a seguir.
I. O etanol 70% INPM (massa/massa) é idêntico ao etanol 70°GL (volume/volume).
II. O etanol possui a capacidade de desidratar microrganismos por ser anfipolar, ser higroscópico e hidrofílico.
III. A presença de água junto com o álcool contribui para que sua evaporação seja mais lenta por causa das ligações de hidrogênio.
IV. A adição de água no etanol contribui para que a solução possa solubilizar melhor as substâncias apolares.
V. Na teoria, para preparação de 500 g de álcool 70% INPM é preciso ter 443 mL de etanol e 150 mL de água.
As afirmativas corretas são:
A) II e IV.
B) II, III e V.
C) I, II e III.
D) II, III e IV.
E) I, III e V.
UNITINS 2021.2 - QUESTÃO 30 - ANULADA.
PORTUGUÊS E LITERATURA
UNITINS 2021.2 - QUESTÃO 31
O texto a seguir é um poema de Ricardo Reis, um dos heterônimos de Fernando Pessoa. Leia-o para responder à questão.
Quando, Lídia, vier o nosso Outono
Quando, Lídia, vier o nosso Outono
Com o Inverno que há nele, reservemos
Um pensamento, não para a futura
Primavera, que é de outrem,
Nem para o Estio, de quem somos mortos,
Senão para o que fica do que passa —
O amarelo atual que as folhas vivem
E as torna diferentes.
Fernando Pessoa. Odes de Ricardo Reis. Lisboa: Ática, 1959. p. 108
Analise as afirmativas a seguir sobre o poema “Quando, Lídia, vier o nosso Outono”, e classifique-as como Verdadeiras (V) ou Falsas (F).
( ) Quando se fala em nosso outono, os termos primavera, outono, verão e estio não indicam mais as estações do ano, mas as fases da existência.
( ) Ao comparar a existência humana às estações do ano, o poeta sugere que as fases da existência humana são circulares, como as épocas do ano, que se sucedem indefinidamente.
( ) O termo futura, referindo-se à primavera, mostra que a circularidade em relação ao ser humano é diferente da que ocorre na natureza, pois o que se sucede na humanidade são as gerações.
( ) O poema é um convite para aproveitar cada uma das fases da vida no que elas têm de específico, de singular, de diferente.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
A) F, F, F e V.
B) V, F, V e F.
C) F, V, F e V.
D) V, F, V e V.
E) V, V, V e F.
UNITINS 2021.2 - QUESTÃO 32
Leia a tirinha de Quino para responder a questão.
Disponível em: http://politize.com.br/. Acesso em: 28 mar.2021.
A partir da tirinha e de conhecimentos pessoais, avalie as afirmações a seguir.
I. O personagem adulto oferece goma de mascar/chiclete para o personagem pequeno e alerta para não engolir o produto. Entretanto, Mafalda, menina ingênua e desligada, interpreta os verbos “mastigar” e “engolir” como se fizessem referência à fala de alguém, sem nexo com a realidade.
II. Discurso é composto pelo repertório que o falante constrói ao longo da vida, inclusive o ponto de vista sobre determinado assunto que pode divergir da visão de outros falantes.
III. “Mastigar” um discurso é ter paciência para compreendê-lo, refleti-lo, além de ter liberdade para aceitá-lo ou repudiá-lo. Já “engolir” um discurso é ouvir/ler o que alguém diz e não poder reagir, mesmo que discorde. Engolir discurso é comum em situações de ameaça, como ditaduras, por exemplo.
É correto o que se afirma em:
A) II, apenas.
B) I, apenas.
C) II e III, apenas.
D) I e II, apenas.
E) I, II e III.
Leia fragmentos do texto de Ailton Krenac para responder as questões 33 e 34.
O Amanhã não está à venda
Autor: Ailton Krenak
(Texto escrito em 09 de out. 2020)
Parei de andar mundo afora, cancelei compromissos. Estou com a minha família na aldeia Krenak, no médio rio Doce (MG). Há quase um mês, nossa reserva indígena está isolada. Quem estava ausente regressou, e sabemos bem qual é o risco de receber pessoas de fora. Sabemos o perigo de ter contato com pessoas as sintomáticas. Estamos todos aqui e até agora não tivemos nenhuma ocorrência. A verdade é que vivemos encurralados e refugiados no nosso próprio território há muito tempo, numa reserva de 4 mil hectares — que deveria ser muito maior se a justiça fosse feita –, e esse confinamento involuntário nos deu resiliência, nos fez mais resistentes. Como posso explicar a uma pessoa que está fechada há um mês num apartamento numa grande metrópole o que é o meu isolamento? Desculpem dizer isso, mas hoje já plantei milho, já plantei uma árvore […].
Faz algum tempo que nós, na aldeia Krenak, já estávamos de luto pelo nosso rio Doce. Não imaginava que o mundo nos traria esse outro luto. Está todo mundo parado. Quando engenheiros me disseram que iriam usar a tecnologia para recuperar o rio Doce, perguntaram a minha opinião. Eu respondi: “A minha sugestão é muito difícil de colocar em prática. Pois teríamos de parar todas as atividades humanas que incidem sobre o corpo do rio, a cem quilômetros nas margens direita e esquerda, até que ele voltasse a ter vida”. Então um deles me disse: “Mas isso é impossível”. O mundo não pode parar. E o mundo parou.
Vivemos hoje esta experiência de isolamento social, como está sendo definido o confinamento, em que todas as pessoas têm de se recolher. Se durante um tempo éramos nós, os povos indígenas, que estávamos ameaçados da ruptura ou da extinção do sentido da nossa vida, hoje estamos todos diante da iminência de a Terra não suportar a nossa demanda. Assistimos a uma tragédia de gente morrendo em diferentes lugares do planeta, a ponto de na Itália os corpos serem transportados para a incineração em caminhões.
Essa dor talvez ajude as pessoas a responder se somos de fato uma humanidade. Nós nos acostumamos com essa ideia, que foi naturalizada, mas ninguém mais presta atenção no verdadeiro sentido do que é ser humano. É como se tivéssemos várias crianças brincando e, por imaginar essa fantasia da infância, continuassem a brincar por tempo indeterminado. Só que viramos adultos, estamos devastando o planeta, cavando um fosso gigantesco de desigualdades entre povos e sociedades. De modo que há uma sub-humanidade que vive numa grande miséria, sem chance de sair dela — e isso também foi naturalizado [...].
Esse vírus está discriminando a humanidade. Basta olhar em volta. O melão-de-são-caetano continua a crescer aqui do lado de casa. A natureza segue. O vírus não mata pássaros, ursos, nenhum outro ser, apenas humanos. Quem está em pânico são os povos humanos e seu mundo artificial, seu modo de funcionamento que entrou em crise [...].Michel Foucault tem uma obra fantástica, Vigiar e punir na qual afirma que essa sociedade de mercado em que vivemos só considera o ser humano útil quando está produzindo. Com o avanço do capitalismo, foram criados os instrumentos de deixar viver e de fazer morrer: quando o indivíduo para de produzir, passa a ser uma despesa. Ou você produz as condições para se manter vivo ou produz as condições para morrer [...].
Tomara que não voltemos à normalidade, pois, se voltarmos, é porque não valeu nada a morte de milhares de pessoas no mundo inteiro. Depois disso tudo, as pessoas não vão querer disputar de novo o seu oxigênio com dezenas de colegas num espaço pequeno de trabalho. As mudanças já estão em gestação. Não faz sentido que, para trabalhar, uma mulher tenha de deixar os seus filhos com outra pessoa. Não podemos voltar àquele ritmo, ligar todos os carros, todas as máquinas ao mesmo tempo. Seria como se converter ao negacionismo, aceitar que a Terra é plana e que devemos seguir nos devorando. Aí, sim, teremos provado que a humanidade é uma mentira.
Disponível em: https://outraspalavras.net/crise-civilizatoria/krenak-o-
-amanha-nao-esta-a-venda/. Acesso em: 31 mar. 2021.
UNITINS 2021.2 - QUESTÃO 33
A partir do texto de Ailton Krenak e de conhecimentos prévios, avalie as afirmações a seguir e marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O confinamento que antes era restrito aos indígenas, que corriam risco de extinção, passou a ser um desafio para pessoas de todo o planeta, por causa da disseminação da Covid-19. Tecnologia e capacidade humana foram insuficientes contra a propagação do vírus.
( ) O excerto “A minha sugestão é muito difícil de colocar em prática. Pois, teríamos de parar todas as atividades humanas que incidem sobre o corpo do rio, a cem quilômetros nas margens direita e esquerda, até que ele voltasse a ter vida” revela que, com a paralisação generalizada, a sugestão do indígena foi respeitada.
( ) O autor estabelece relação de intertextualidade ao citar o filósofo Michel Foucault, que escreveu o livro “Vigiar e punir”. E seu texto (de Krenak) está escrito em discurso direto, predominantemente, e oscila em primeira pessoa do singular e do plural.
( ) Ao afirmar “tomara que não voltemos à normalidade”, Ailton Krenak deseja a continuidade do confinamento social para que as pessoas possam transformar seus comportamentos em relação aos outros.
( ) O autor indígena critica o capitalismo reducionista, cuja visão define o ser humano como útil apenas enquanto trabalha e produz para gerar riquezas. Quando para de produzir, a pessoa vira estorvo e gera prejuízo. Essa visão tem sido evidenciada por um número de empresários e governantes durante a pandemia Covid-19.
( ) Ailton Krenak revela postura consciente e crítica em defesa da vida do ser humano e de outros seres do planeta. Essa consciência não é novidade para ele, uma vez que inúmeros povos indígenas, há tempo, têm defendido os bens naturais como as florestas e as águas, além de uma vida sem consumismo desenfreado.
Está correta a alternativa que apresenta a sequência correta, marcada de cima para baixo.
A) V, V, F, V, F e V.
B) V, F, V, F, V e V.
C) F, F, V, F, V e F.
D) V, F, V, V, F e V.
E) F, V, F, V, F e V.
UNITINS 2021.2 - QUESTÃO 34
Leia as afirmações seguintes, retiradas do texto de Ailton Krenak, para responder a pergunta.
I. Em “parei de andar mundo afora, cancelei compromissos”, temos um período composto por coordenação com duas orações assindéticas.
II. A oração “mas ninguém mais presta atenção”, é coordenada sindética adversativa.
III. No trecho “ou você produz as condições para se manter vivo ou produz as condições para morrer”, o conectivo “ou” / “ou” evidencia que há alternância entre as opções disponíveis e “para” estabelece sentido de finalidade.
IV. No trecho “é como se tivéssemos várias crianças brincando”, o verbo em destaque está na forma nominal particípio.
V. Em “faz algum tempo que nós, na aldeia Krenak, já estávamos de luto pelo nosso rio Doce. Não imaginava que o mundo nos traria esse outro luto”, o termo destacado, “nós”, funciona como sujeito composto; e a expressão em destaque “esse outro luto” é um objeto indireto que se refere ao verbo “traria”.
É correto o que se afirma em:
A) II e V, apenas.
B) I e IV, apenas.
C) I, II e III, apenas.
D) III, IV e V, apenas.
E) I, II, III, IV e V.
UNITINS 2021.2 - QUESTÃO 35
Leia o texto para responder a questão.
Disponível em: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br. Acesso em: 31 mar.2021.
A partir do texto de Tyagão e de conhecimentos pessoais, avalie as afirmações a seguir.
I. O texto apresenta duas pessoas conversando com auxílio de uma ferramenta que sugere brinquedo de criança, comumente denominado telefone sem fio. Elas abordam sobre o auxílio de curta duração, benefício de assistência social do governo federal às pessoas vulneráveis, no período da pandemia Covid-19.
II. O cenário, a ação e o discurso dos dois personagens criticam o governo federal por disponibilizar a inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) apenas via internet, embora milhares de brasileiros vulneráveis não tenham acesso a aparelho celular e internet. Então, os dois supostos moradores de rua, ao dizerem que é fácil receber o auxílio fazem isso de maneira irônica, reforçada pela utilização de um brinquedo de criança.
III. Quanto ao gênero, é um texto jornalístico que, com humor, retrata questões do comportamento das pessoas no cotidiano, inclusive no período da pandemia.
É correto o que se afirma em:
A) II, apenas.
B) I, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
UNITINS 2021.2 - QUESTÃO 36
Leia o texto da agência internacional de notícias AFP (Agence France-Presse) para responder a questão.
Líderes mundiais propõem pacto sobre pandemias; Brasil fica de fora
Os governantes de mais de 20 países, o presidente do Conselho Europeu e o diretor da OMS convocaram a elaboração de um tratado internacional sobre pandemias para melhor enfrentar crises sanitárias futuras e evitar o “cada um por si”, evidenciado pela Covid-19. “O mundo não pode se dar ao luxo de esperar até que a pandemia acabe para começar a se preparar para a próxima”, disse o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em entrevista coletiva nesta terça-feira (30/03/20). A proposta de tratado foi apresentada em uma coluna assinada por líderes de países dos cinco continentes, incluindo o presidente francês, Emmanuel Macron, a chanceler alemã, Angela Merkel, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, o sul-coreano MoonJae-in, o sul-africano Cyril Ramaphosa, o indonésio Joko Widodo e o chileno Sebastián Pinera, entre outros.
O norte-americano Joe Biden e o chinês Xi Jinping não estão entre os signatários, mas o diretor-geral da OMS disse ter recebido sinais positivos de Washington e de Pequim. Os líderes de outros integrantes do G20 também não constam da lista de assinantes, como a Rússia, o Japão, a Índia e o Brasil. Sem uma abordagem internacional e coordenada, “continuaremos vulneráveis”, advertiu Tedros, acrescentando que espera que um projeto de resolução sobre este tratado seja apresentado em maio, na reunião anual dos 194 membros da OMS [...].
“Haverá outras pandemias e outras emergências sanitárias em grande escala. Nenhum governo ou organização multilateral pode enfrentar essa ameaça sozinho”, insiste o texto. Iniciador do projeto, que apresentou no dia 3 de dezembro na tribuna das Nações Unidas, o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, o detalhou em coletiva de imprensa. “A Covid-19 expôs as fraquezas e divisões de nossas sociedades e agora é a hora de nos unirmos”, ressaltou [...].
Na coluna, os 25 signatários se dizem “empenhados em garantir o acesso universal e equitativo a vacinas, medicamentos e diagnósticos que sejam seguros, eficazes e acessíveis para esta pandemia e aquelas que virão. A vacinação é um bem público global”, afirmam. Um tratado “deve levar a uma maior responsabilização mútua” e “promover a transparência e a cooperação dentro do sistema internacional”, acrescentam, apelando ao trabalho com a sociedade civil e o setor privado. O texto foi comentado pela Federação Internacional da Indústria Farmacêutica (IFPMA), que em nota destaca que “o setor biofarmacêutico e suas cadeias produtivas são parte da solução do futuro tratado”.
Disponível em: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/rfi/2021/03/30/
franca-alemanha-e-reino-unido-propoem-pacto-sobre-pandemias-china-
-eua-e-brasil-ficam-de-fora.htm. Acesso em: 30 mar. 2021 (Adaptado).
Sobre o texto de AFP, avalie as afirmações a seguir e marque V para alternativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A iniciativa de elaborar um tratado internacional sobre pandemias sugere que outras doenças globais poderão ocorrer e, se unidos, os países poderão encará-las de forma mais responsável, efetiva e equitativa.
( ) Em “os 25 signatários se dizem ‘empenhados em garantir o acesso universal e equitativo a vacinas, medicamentos e diagnósticos que sejam seguros, eficazes e acessíveis para esta pandemia e aquelas que virão. A vacinação é um bem público global’”, os verbos grifados (dizem, virão, é) estão, respectivamente, nos tempos presente do modo indicativo, futuro do presente do modo indicativo e presente do modo indicativo.
( ) Por estar ausente da lista de quem assinou, o Brasil não poderá participar do tratado internacional/ projeto assinado por vários países.
( ) As palavras “internacional”, “biofarmacêutico” e “multilateral” são formadas por derivação sufixal.
( ) O vocábulo “diretor-geral” foi formado pelo processo de composição por justaposição.
( ) No trecho “Iniciador do projeto, que apresentou no dia 3 de dezembro na tribuna das Nações Unidas, o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, o detalhou em coletiva de imprensa”, a palavra grifada (o) é um pronome oblíquo que retoma “projeto”.
Está correta a alternativa que apresenta a sequência correta, marcada de cima para baixo.
A) V, V, F, F, V e V.
B) F, V, F, V, V e F.
C) V, V, F, V, F e V.
D) F, F, V, V, V e F.
E) V, F, V, V, V e V.
Leia o texto de Eliane Potiguara para responder as questões 37 e 38.
A chegada do Pitiguary* ancestral
Autora: Eliane Potiguara
Quando o vi co’a maraca negra
No meio da relva verde e do rubro entardecer
O sol batia calmo nas suas sofridas bainhas.
Era um homem amado, todo humilde, - tão guerreiro!
Quando o vi co’a maraca negra
No meio do Brasil verde e o vermelho sol poente
O vento batia mais forte às portas da América Latina:
Era um homem da fé, simples, - muito guerreiro!
Quando o vi co’a maraca negra
No coração deste continente
O sol reabria no poente
Seus fortes raios prepotentes.
Era gente de todas as caras
Era gente de todas as correntes
Era gente comum
Era uma gente crente!
Salve a maraca negra!
Salve a indumentária indígena
daquele pajé
que guiava gerações
e iluminava as mentes!
* “Ave passeriforme, silvícola, da família dos vireonídeos ( Cyclarhisgujanensis ), encontrada do México à Bolívia e Argentina e em todo o Brasil, com até 16 cm de comprimento, bico cinzento forte e adunco, face cinzenta com fronte e sobrancelhas ferrugíneas ou castanhas, dorso oliváceo, peito verde-amarelado e íris amarela, laranja ou vermelha”.
POTIGUARA, Eliane. Metade cara, metade máscara. São Paulo: Global, 2004.
UNITINS 2021.2 - QUESTÃO 37
Sobre o texto de Eliane Potiguara e conhecimentos pessoais, avalie as assertivas a seguir.
I. Quanto ao gênero, o texto é poema cujo título remete à ancestralidade indígena, ou seja, a relação com a memória dos antepassados. Os povos autóctones, no presente, em sintonia com os espíritos e seres de outrora.
II. Ao evocar o ancestral herói, guerreiro e resistente, o eu-lírico o faz de maneira gradativa, acrescentando outras qualidades em cada nova estrofe. E a maraca negra, indumentária indígena, evoca musicalidade como também autoridade da liderança que a maneja.
III. Aspectos como tempo e espaço não aparecem no texto para que a figura ancestral da liderança indígena, comparada a um Pitiguary, seja exaltada.
Está correto o que se afirma em:
A) II e III, apenas.
B) I, apenas.
C) II, apenas.
D) I e II, apenas.
E) I, II e III.
UNITINS 2021.2 - QUESTÃO 38
Releia a 4ª. estrofe do texto de Eliane Potiguara a seguir.
“Era gente de todas as caras
Era gente de todas as correntes
Era gente comum
Era uma gente crente!”
Assinale a alternativa correta quanto ao recurso estilístico-expressivo presente nos termos grifados.
A) Comparação
B) Metáfora
C) Assíndeto
D) Polissíndeto
E) Anáfora
UNITINS 2021.2 - QUESTÃO 39
Leia o excerto da obra, Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo, para responder a questão.
Nos tempos de roça de Ponciá, nos tempos de casa de pau a pique, de chão de barro batido, de bonecas de espigas de milho, de arco-íris feito cobra-coral bebendo água no rio, a menina gostava de ser mulher, era feliz. A mãe nunca reclamava da ausência do homem. Vivia entretida cantando com as suas vasilhinhas de barro. Quando ele chegava, era ela quem determinava o que o homem faria em casa naqueles dias. O que deveria fazer quando regressasse lá para as terras dos brancos. O que deveria dizer para eles. O que deveria trazer da próxima vez que voltasse em casa. Enrolava as vasilhas de barro em folhas de bananeira e palhas secas, apontava as que eram para vender e estipulava o preço. As que eram para dar de presente, nomeava quem seria o dono. O pai às vezes discordava de tudo. Do que iria fazer naqueles dias de estada em casa, do preço estipulado para as peças e das pessoas que ganhariam os presentes. A mãe repetia o que havia dito anteriormente. O pai fazia ali o que ela havia pedido e saía sem se despedir dela e da filha, puxando o filho pela mão. A mãe da soleira da porta abençoava o filho e desejava em voz alta que eles seguissem a caminhada com Deus [...].
O tempo passava, a menina crescia e não se acostumava com o próprio nome. Continuava achando o nome vazio, distante. Quando aprendeu a ler e a escrever, foi pior ainda, ao descobrir o acento agudo de Ponciá. Às vezes num exercício de autoflagelo ficava a copiar o nome e a repeti-lo, na tentativa de se achar, de encontrar o seu eco. E era tão doloroso quando grafava o acento. Era como se estivesse lançando sobre si mesma uma lâmina afiada a torturar-lhe o corpo. Ponciá Vicêncio sabia que o sobrenome dela tinha vindo desde antes do avô de seu avô, o homem que ela havia copiado de sua memória para o barro e que a mãe não gostava de encarar. O pai, a mãe, todos continuavam Vicêncio. Na assinatura dela a reminiscência do poderio do senhor, um tal coronel Vicêncio. O tempo passou deixando a marca daqueles que se fizeram donos das terras e dos homens. E Ponciá? De onde teria surgido Ponciá? Por quê? Em que memória do tempo estaria escrito o significado do nome dela? Ponciá Vicêncio era para ela um nome que não tinha dono.
EVARISTO, Conceição. In: Ponciá Vicêncio, 2018, p. 24, 26 e 27.
Sobre esse fragmento do romance (de Conceição Evaristo), avalie as afirmações a seguir.
I. O fragmento está escrito em discurso direto cujo narrador fala em 1ª pessoa do singular.
II. A narrativa aborda sobre uma família negra que vivia na terra de coronéis desde os antepassados. O pai e o irmão trabalhavam na terra dos brancos, enquanto a mãe fabricava peças de barro, e a filha tinha espigas de milho e o arco-íris como brinquedos.
III. O texto revela uma família patriarcal, cujo silêncio entre os membros demonstra o comportamento autoritário do pai como homem que tinha poder dentro de casa em relação à mãe e à filha. O menino seguia os passos dele.
IV. Ponciá era uma menina sensível que, embora não expressasse com palavras, compreendia a escravidão em que a família vivia. Os brancos, da família Vicêncio, para garantir o poderio e a propriedade sobre os negros, transferiu para eles o sobrenome. Por isso Ponciá, de forma pertinente, tentava encontrar o eco do seu nome, ou seja, o sobrenome dos seus ancestrais africanos.
V. Quanto à variação linguística, o texto está escrito, predominantemente, na variante padrão da língua portuguesa.
No trecho “vivia entretida cantando com as suas vasilhinhas de barro”, a palavra em diminutivo é uma forma familiar-afetiva de dizer.
É correto o que se afirma em:
A) I e III, apenas.
B) I e II, apenas.
C) II e IV, apenas.
D) II, IV e V, apenas.
E) II, III e V, apenas.
UNITINS 2021.2 - QUESTÃO 40
Leia o texto de Estevão Ribeiro, compartilhado em redes sociais e um trecho da Lei 7.716, de 5 de janeiro de 1989 para responder a questão.
Disponível em: https://www.facebook.com. Acesso em: 05 abr. 2021.
Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989 define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor. No Art. 1º Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional (Disponível em: www.planalto.gov.br. Acesso em 30 jun. 2021).
Sobre o tema, a partir do texto poético e da Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989, avalie as afirmações a seguir.
I. No texto, há vozes que expressam afirmações racistas justamente quando tentam disfarçar o racismo latente, como não dizer “preto”, por exemplo. Ao ser compartilhado em redes sociais, o poema reforça que há pessoas que agem de maneira racista e podem, inclusive, ser enquadradas na legislação brasileira, Lei nº. 7.716, de 5 de janeiro de 1989.
II. Ao elogiar a pessoa negra para disfarçar o racismo em “Tem olho lindo, né?/ acastanhado/ o nariz nem tão avantajado/ só vantagens”, o dono do mercado destaca características pelas quais, geralmente, as pessoas pretas são discriminadas.
III. O poema de Estevão Ribeiro é um desabafo do eu-poético negro que sofre discriminação racial. O título do texto, “marrom”, reforça os elogios falsos daqueles que tentam agradar uma pessoa preta. Enquanto o título da página “Rê tinta” é uma afirmação de negritude.
Está correto o que se afirma em:
A) II e III, apenas.
B) I, apenas.
C) II, apenas.
D) I e II, apenas.
E) I, II e III.
UNITINS 2021.2 - QUESTÃO 41
Sobre a obra São Bernardo, do escritor alagoano, Graciliano Ramos, analise as afirmativas a seguir.
I. O protagonista, Paulo Honório, narra sua vida de luta e dificuldades, até tornar-se dono da Fazenda São Bernardo.
II. Com o casamento de Paulo Honório e Madalena, a professora sensível e humana começa a participar dos problemas dos empregados.
III. Os desacertos do casal, que inicialmente eram pontuais, se agravam cada vez mais, apesar do nascimento de um filho.
IV. Mesmo sabendo que Madalena era uma pessoa especial, Paulo Honório, com seu jeito agressivo, nada sofre após o homicídio da professora.
Está correto o que se afirma em:
A) Apenas II e IV.
B) Apenas I, III e IV.
C) Apenas I, II e III.
D) Apenas III e IV.
E) I, II, III e IV.
UNITINS 2021.2 - QUESTÃO 42
Em 2021, comemoram-se os 130 anos da publicação da obra Quincas Borba, de Machado de Assis. Leia a seguir um trecho desse romance.
Rubião e o cachorro, entrando em casa, sentiram, ouviram a pessoa e as vozes do finado amigo. Enquanto o cachorro farejava por toda a parte, Rubião foi sentar-se na cadeira, onde estivera quando Quincas Borba referiu à morte da avó com explicações científicas. A memória dele recompôs, ainda que de embrulho e esgarçadamente, os argumentos do filósofo. Pela primeira vez, atentou bem na alegoria das tribos famintas e compreendeu a conclusão: “Ao vencedor, as batatas!” Ouviu distintamente a voz roufenha do finado expor a situação das tribos, a luta e a razão da luta, o extermínio de uma e a vitória da outra, e murmurou baixinho:
- Ao vencedor, as batatas!
Tão simples! Tão claro! Olhou para as calças de brim surrado e o rodaque cerzido, e notou que até há pouco fora, por assim dizer, um exterminado, uma bolha; mas que ora não, era um vencedor. Não havia dúvida; as batatas fizeram-se para a tribo que elimina a outra a fim de transpor a montanha e ir às batatas do outro lado. Justamente o seu caso. Ia descer de Barbacena para arrancar e comer as batatas da capital. Cumpria-lhe ser duro e implacável, era poderoso e forte. E levantando-se de golpe, alvoroçado, ergueu os braços exclamando:
- Ao vencedor, as batatas!
ASSIS, Machado de. Quincas Borba. São Paulo: Scipione, 1994. p. 19.
A respeito da obra “Quincas Borba”, analise as afirmativas a seguir e classifique-as como Verdadeiras (V) ou Falsas (F).
( ) O cão Quincas Borba também é um personagem protagonista no romance que, após a morte do filósofo, passa a ter um comportamento cada vez mais humano.
( ) A trama de “Quincas Borba” gira em torno das relações sociais: o ingênuo professor Rubião descobre a maldade humana ao se mudar para a corte.
( ) O Humanitismo, filosofia inventada por Quincas Borba, defende que a vida é um campo de batalha onde só os mais fortes sobrevivem e os fracos e ingênuos são manipulados e destruídos pelos superiores e espertos.
( ) “Quincas Borba”, publicado originalmente em folhetim no ano de 1891, é um dos romances mais densos da literatura brasileira, cronológica e didaticamente situado no estilo realista.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:
A) V, V, V e V.
B) V, F, V e V.
C) F, V, F e V.
D) F, F, F e V.
E) V, F, V e F.
Leia o poema “Muitas Vozes”, de Ferreira Gullar, para responder as questões 43 e 44.
MUITAS VOZES
Meu poema
é um tumulto:
a fala
que nele fala
outras vozes
arrasta em alarido.
estamos todos nós
cheios de vozes
que o mais das vezes
mal cabem em nossa voz
se dizes pera
acende-se um clarão
um rastilho
de tardes e açucares
ou
se azul disseres
pode ser que se agite
o Egeu
em tuas glândulas
A água que ouviste
num soneto de Rilke
os ínfimos
rumores no capim
o sabor
do hortelã
essa alegria
A boca fria
da moça
o maruim na poça
a hemorragia da manhã
Tudo isso em ti
se deposita
e cala.
Até que de repente
um susto
ou uma ventania
(que o poema dispara)
chama
esses fosseis à fala.
Meu poema
é um tumulto, um alarido:
basta apurar o ouvido.
GULLAR, Ferreira. Muitas Vozes. Rio de
Janeiro: José Olympio / Bertrand, 2002.
UNITINS 2021.2 - QUESTÃO 43
Analise as assertivas a seguir.
I. O autor é um escritor maranhense, cuja obra é marcada pelo lirismo, pela contestação e pelo engajamento político.
II. No poema, ao afirmar que “estamos todos nós / cheio de vozes”, o eu lírico sugere que nosso discurso é uma mistura de muitas vozes que interagem e falam pela nossa voz.
III. Na terceira, quarta e quinta estrofes, o eu lírico utiliza a primeira pessoa do discurso para falar de si próprio.
IV. Na estrofe final, o eu lírico volta a utilizar a primeira pessoa e caracteriza seu poema como um “tumulto, um alarido”.
Pela análise das afirmações, conclui-se que:
A) Apenas I, II e III estão corretas.
B) Apenas I e IV estão corretas.
C) Apenas II, III e IV estão corretas.
D) Apenas I, II e IV estão corretas.
E) I, II, III e IV estão corretas.
UNITINS 2021.2 - QUESTÃO 44
A intertextualidade ocorre quando os textos se originam de outros textos, com os quais o autor dialoga em sua escrita. No verso “mal cabem em nossa voz”, o eu lírico afirma que:
A) Como as vozes são muitas, é difícil lembrar-se de todas.
B) Nem sempre a nossa voz consegue expressar todas as vozes.
C) As muitas vozes se confundem e deixamos de compreendê-las.
D) São inúmeras vozes, por isso não conseguimos escutá-las.
E) Conseguimos entender as vozes expressas por outras vozes.
UNITINS 2021.2 - QUESTÃO 45
Analise as afirmativas a seguir sobre a vida e obra de Clarice Lispector.
I. Apresenta perspectiva intimista, voltada para os sentimentos e impressões das personagens, em alguns casos há traços autobiográficos e a autora consegue promover uma visão sensível e íntima da existência.
II. Embora pertença à terceira fase do modernismo brasileiro, chamada Geração de 45, seu estilo, entre a poesia e a prosa, não recorda nenhum movimento, pois sua escrita não feita de forma linear, é livre e desordenada.
III. Com personalidade enigmática e utilizando uma linguagem poética e inovadora, a autora não chegou a ser reconhecida como uma das mais importantes literatas do século XX.
IV. “A hora da estrela”, é uma coletânea na qual estão reunidas as crônicas publicadas semanalmente no Jornal do Brasil, entre 1967 e 1973, com destaque para as constatações existenciais e viscerais.
Pela leitura e análise das afirmações, conclui-se que:
A) Apenas I e II estão corretas.
B) Apenas II e III estão corretas.
C) Apenas I e IV estão corretas.
D) Apenas I e III estão corretas.
E) I, II, III e IV estão corretas.
INGLÊS
Leia o texto a seguir e responda as questões 46, 47 e 48.
Future of the union – From United Kingdom to Untied KingdomThe United Kingdom was not born in glory. The English conquest of Ireland in the 17th century was brutal, motivated by fear of invasion and facilitated by the superiority of Cromwell’s army. The English takeover of Scotland in the 18th century was more pragmatic, born out of Scottish bankruptcy after an ill-fated American investment and English worries about France. But the resulting union was more than the sum of its parts: it gave birth to an intellectual and scientific revolution, centred on Edinburgh as well as London; an industrial revolution which grew out of that, enriching Glasgow as well as Manchester and Liverpool; an empire built as much by Scots as Englishmen; and a military power which helped save the world from fascism.
That union is now weaker than at any point in living memory. The causes are many, but Brexit is the most important. Political leaders in London, Edinburgh and Belfast have put their country at risk by the way they have managed Britain’s departure from the European Union.
Source: The Economist. From United Kingdom to Untied Kingdom.
Apr 17th 2021 edition. Available at: <https://www.economist.com/
leaders/2021/04/15/from-united-kingdom-to-untied-kingdom?utm_
campaign=the-economist-today&utm_medium=newsletter&utm_
source=salesforce-marketing-cloud&utm_term=2021-04-16&utm_
content=article-link-1&etear=nl_today_1>. Access at: 18 April 2021 (Adaptado).
UNITINS 2021.2 - QUESTÃO 46
As palavras United e Untied utilizadas no título do texto, podem ser facilmente confundidas por serem similares na escrita, mas que com a simples troca de lugar da vogal “i’, possuem significados diversos. Esse recurso linguístico, intencionalmente utilizado, sugere ao leitor o assunto do texto. Após internalizar esse conhecimento, atento à leitura, assinale a alternativa que indica a ideia principal do texto:
A) O hodierno enfraquecimento dos laços que unem o Reino Unido.
B) A importância do Brexit para manter a união dos reinos.
C) O resultado da participação do Reino Unido na União Europeia.
D) A história da formação do Reino Unido.
E) Uma análise do Brexit e as consequências da saída do Bloco.
UNITINS 2021.2 - QUESTÃO 47
De acordo com o texto, a união dos reinos propiciou mais do que somente a junção de seus territórios, e resultou também em:
I. It gave birth to an intellectual and scientific revolution, centred on Edinburgh as well as London.
II. An industrial revolution.
III. An empire built as much by Scots as Englishmen.
IV. A military power which helped save the world from fascism.
V. The Scottish bankruptcy after an ill-fated American investment.
Está correto apenas o que se afirma em:
A) I e II.
B) I, III e V.
C) IV e V.
D) III, IV e V.
E) I, II, III e IV.
UNITINS 2021.2 - QUESTÃO 48 - ANULADA.
Leia o texto a seguir e responda as questões 49 e 50.
New Christ statue in Brazil’s Encantado to be taller than Rio’s
A new statue of Christ being built in Brazil will be taller than the famous Redeemer statue in Rio de Janeiro.
(Image: Getty)
Christ the Protector in the southern city of Encantado will be 43m (140 ft) high with its pedestal, making it the world’s third tallest Jesus statue.
A head and outstretched arms were added to the structure last week, which was begun in 2019. The idea came from local politician Adroaldo Conzatti, who died in March with Covid-19.
The $350,000 (£255,000) project is expected to be completed later in the year, the Association of the Friends of Christ group which is organising it says. It is being funded by donations from individuals and companies, the association adds. The statue is 36m from hand to hand. An internal lift will take tourists to a viewpoint in the chest region, 40m up.
Source: BBC NEWS – Latin America. New Christ statue in Brazil’s
Encantado to be taller than Rio’s. 11 April 2021.
Available at: https://www.bbc.com/. Access: 16 April 2021.
UNITINS 2021.2 - QUESTÃO 49
Antes mesmo de ler um texto em inglês, pode-se utilizar uma técnica de leitura chamada de Inferência para prever o assunto do texto, por meio de informações observadas antecipadamente como cabeçalhos, datas, números, imagens, palavras conhecidas, palavras cognatas, dentre outros. Assim, ativa-se o conhecimento prévio e, é possível, ter uma ideia do assunto em questão. Ao utilizar-se desta técnica, assinale a opção que melhor indica o assunto que o texto aborda:
A) A reforma do Cristo Redentor em Encantado, Brasil.
B) A reforma do Cristo Redentor no Rio de Janeiro.
C) A construção de uma nova estátua do Cristo, em Encantado, Brasil.
D) O processo de construção da estatua do Cristo Redentor do Rio de Janeiro.
E) A construção de uma réplica do Cristo Redentor do Rio de Janeiro.
UNITINS 2021.2 - QUESTÃO 50
Um projeto de grande magnitude, como a construção de um Cristo Redentor, sempre há quem o idealize como qualquer outro projeto na área da construção civil, tanto de pequena dimensão, como de larga estrutura. De acordo com o texto, assinale a alternativa que indica o idealizador da construção dessa estátua do Cristo Redentor:
A) The Association of the Friends of Christ.
B) Local politician Adroaldo Conzatti.
C) The city of Encantado.
D) The famous Redeemer statue in Rio de Janeiro.
E) The donations from individuals and companies.
ESPANHOL
Leia o texto para responder as questões 46 e 47.
Cuidado y autocuidado de la salud mental en tiempos de COVID-19
La emergencia por COVID-19 y la respuesta de las autoridades han tenido repercusiones económicas y sociales; ante esta situación, muchas personas experimentan temor, ansiedad, angustia y depresión. Muchos de estos síntomas se relacionan con los temores de infección, frustración, aburrimiento, falta de suministros o de información, pérdidas financieras y el estigma. Algunas personas pueden presentar un mayor nivel de estrés durante una crisis, por ejemplo, personas mayores y personas con enfermedades crónicas; niños y adolescentes; personas que están ayudando con la respuesta, el personal de salud y otros proveedores de atención médica; y personas que tienen problemas de salud mental, incluido el consumo de sustancias alcohólicas . La cuarentena como medida para controlar la epidemia puede tener un impacto en la salud mental de la población, lo que representa un gran desafío para el sistema de salud.
Disponible en: https://www.paho.org. Acceso em: 25 abr.2021 (Adaptado).
UNITINS 2021.2 - QUESTÃO 46
Segundo o texto, é correto afirmar que:
A) A doença causou medo, ansiedade e depressão nas pessoas, principalmente nos idosos, incluindo os que usam substâncias alcoólicas.
B) As pessoas que apresentam maior índice de estresse são as que possuem doenças crônicas - os idosos, as crianças e os adolescentes - devido ao consumo de substâncias alcoólicas durante a quarentena.
C) Os trabalhadores da saúde, pessoas com problemas de saúde mental e os adolescentes que consomem substâncias alcoólicas apresentam maior índice de estresse.
D) A quarentena como medida de controle da epidemia possibilitou que as pessoas tivessem problemas de saúde mental ao consumirem substâncias alcoólicas.
E) As pessoas que podem apresentar maior índice de estresse durante a crise são as que possuem doenças crônicas, problemas de saúde mental, as que usam substâncias alcoólicas, as que ajudam e trabalham na saúde, os idosos, as crianças e os adolescentes.
UNITINS 2021.2 - QUESTÃO 47
Na frase “La emergencia por COVID-19 y la respuesta de las autoridades han tenido repercusiones económicas y sociales”, o trecho “han tenido repercusiones ecnómicas y sociales” pressupõe:
A) Apresentar no momento da enunciação uma situação passada que tem relação com o presente.
B) Expor uma ação do passado terminada no tempo e que não tem relação com o momento presente.
C) Indicar uma ação no passado, a qual não possui relação com a enunciação, pois não se sabe quando inicia ou termina.
D) Mostrar a indicação de ações habituais ou repetidas no passado sem nenhuma relação com a enunciação no presente.
E) Apontar uma ação anterior a outra em um contexto temporal passado no momento da enunciação.
Leia o texto a seguir para responder as questões 48 e 49.
Lo Fatal
Dichoso el árbol, que es apenas sensitivo,
y más la piedra dura porque esa ya no siente,
pues no hay dolor más grande que el dolor de ser vivo,
ni mayor pesadumbre que la vida consciente.
Ser y no saber nada, y ser sin rumbo cierto,
y el temor de haber sido y un futuro terror…
y el espanto seguro de estar mañana muerto,
y sufrir por la vida y por la sombra y por
lo que no conocemos y apenas sospechamos,
y la carne que tienta con sus frescos racimos,
y la tumba que aguarda con sus fúnebres ramos,
¡y no saber adónde vamos,
ni de dónde venimos!…
DARIO, Rubén. Antología poética. Buenos Aires, 1966.
UNITINS 2021.2 - QUESTÃO 48
Na expressão “¡y no saber adónde vamos, ni de dónde venimos!…” o poeta Rubén Dario ressalta:
A) A repressão dos sentimentos e da liberdade.
B) O lamento reflexivo e a incerteza da existência.
C) A angústia provocada pela fugacidade do tempo.
D) O enaltecimento dos sentimentos de liberdade e existência.
E) A aclamação dos sentimentos de liberdade e fuga do tempo.
UNITINS 2021.2 - QUESTÃO 49
Na construção de textos literários, os autores recorrem com frequência a recursos estilísticos cujo intuito é tornar a mensagem mais expressiva e chamar a atenção do leitor.
No poema Lo Fatal, o poeta:
A) Emprega a ironia por meio da palavra “fúnebres” no trecho “y la tumba que aguarda con sus fúnebres ramos”.
B) Utiliza no trecho “pues no hay dolor más grande que el dolor de ser vivo” a aliteração para falar da sua dor .
C) Para possibilitar o modo sequencial das ideias, sentimentos, medos e apreensões, emprega o polissíndeto ao repetir excessivamente a conjunção “y” .
D) No trecho “y más la piedra dura porque esa ya no siente” utiliza a catacrese para atribuir à “piedra” sentimentos próprios dos seres humanos.
E) Usa a metalinguagem ao atribuir valor às palavras “árbol” e “piedra”.
UNITINS 2021.2 - QUESTÃO 50
Observe o infográfico a seguir para responder a questão.
Disponible en: https://br.pinterest.com. Acceso en: 25 abr. 2021
Ao analisar o infográfico, é correto afirmar que o enunciador teve como objetivo:
A) Ordenar às pessoas que sofrem de ansiedade a seguirem as instruções expressas pelo verbo “respirar”, no infinitivo e pelos verbos “te gusten” e “te resulten” no imperativo afirmativo.
B) Persuadir as pessoas que sofrem de ansiedade a realizarem as orientações expressas pelos verbos “respira”, “piensa” e “elige”, no presente do subjuntivo.
C) Mostrar os efeitos da ansiedade por meio das atividades cotidianas expressas pelos verbos “respira”, “piensa”, “elige”, “exterioriza”, “esperen”, no presente do indicativo e os verbos “te gusten” e “te resulten”, no presente do subjuntivo.
D) Aconselhar as pessoas que sofrem de ansiedade a realizarem as orientações expressas pelos verbos “respira”, “céntrate”, “háblalo”, “vive” e “actívate”, no imperativo afirmativo.
E) Ajudar o interlocutor a controlar a ansiedade por meio de orientações expressas pelos verbos “céntrate”, “organízate”, “te gusten”, “te resulten”, no imperativo afirmativo.
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