Prova ENADE 2021 Música (licenciatura) com Gabarito OBS: As questões objetivas de 01 a 08 estão disponível na prova de Formação Ger...
Prova ENADE 2021 Música (licenciatura) com Gabarito
OBS: As questões objetivas de 01 a 08 estão disponível na prova de Formação Geral que você pode acessar clicando neste link ou neste link e/ou neste link. As questões discursivas não foram disponibilizadas com padrão de resposta. Assim que divulgadas serão atualizadas.
CONHECIMENTO ESPECÍFICO
ENADE 2021 - QUESTÃO DISCURSIVA 03
Estudiosos ligados à pesquisa das particularidades que circundam o universo das pessoas com deficiências afirmam que há uma generalização no uso de termos ao se tratar de uma pessoa com deficiência. Esse tipo de postura gera não somente um conflito entre os conceitos em relação às deficiências, como também uma generalização de – ou da falta de – condições, habilidades e potencialidades do indivíduo que apresenta tais deficiências.
Disponível em: http://www.musicaeinclusao.com.br.
Acesso em: 16 jun. 2020 (adaptado).
Considerando a temática do texto bem como a inclusão de pessoas com deficiência nas aulas de música, faça o que se pede nos itens a seguir.
a) Discorra sobre uma das dificuldades de aprendizagem de música que um estudante com algum grau de deficiência visual pode apresentar, comentando como essa dificuldade interfere no processo de aprendizagem. (valor: 3,0 pontos)
b) Descreva uma atividade de ensino de música, apresentando o material didático e a avaliação que podem viabilizar a aprendizagem de estudantes com deficiência visual em uma sala de aula regular. (valor: 7,0 pontos)
PADRÃO DE RESPOSTA. (EM BREVE)
ENADE 2021 - QUESTÃO DISCURSIVA 04
Os métodos ativos de educação musical, que surgiram durante o século XX, apontam para a preocupação em contribuir para que todos tenham as mesmas oportunidades de acesso à linguagem musical de maneira eficaz e, ao mesmo tempo, prazerosa. Algumas dessas propostas de metodologias foram agrupadas nas chamadas gerações de educadores musicais.
Disponível em: https://terradamusicablog.com.br/abordagens-de-educacao-musical/.
Acesso em: 26 jun. 2020 (adaptado).
Considerando as metodologias dos educadores musicais da primeira geração dos métodos ativos, descreva uma atividade de sala de aula direcionada para estudantes de 8 a 10 anos que trate de uma das dimensões do fenômeno sonoro (duração, timbre, intensidade ou alturas) e que se baseie nos princípios pedagógicos de algum(ns) desses educadores.
Em seu texto, aborde os seguintes aspectos.
a) O objetivo pedagógico da atividade. (valor: 2,0 pontos)
b) As estratégias didáticas. (valor: 4,0 pontos)
c) Os mecanismos de avaliação de aprendizagem. (valor: 2,0 pontos)
d) O(s) educador(es) que fundamentou(aram) a elaboração de sua aula. (valor: 2,0 pontos).
PADRÃO DE RESPOSTA. (EM BREVE)
ENADE 2021 - QUESTÃO DISCURSIVA 05
Os trechos a seguir apresentam edições diferentes de Cravo Bem Temperado, obra de J. S. Bach.
Partitura I
BACH, J. S. Cravo Bem Temperado, v. 1, Fuga II. Milano: Edizione Ricordi, [1950].
Partitura II
BACH, J. S. Cravo Bem Temperado, v. 1, Fuga II. Edição por Olivier Miquel [2019].
Considerando as diferenças entre as duas partituras, faça o que se pede nos itens a seguir.
a) Identifique qual das versões se aproxima melhor da forma de notação original do compositor e justifique sua escolha. (valor: 4,0 pontos)
b) Selecione uma diferença entre as partituras e explique em que medida ela interfere na interpretação da obra. (valor: 6,0 pontos)
PADRÃO DE RESPOSTA. (EM BREVE)
ENADE 2021 - QUESTÃO 09
A inspiração do funk carioca no electro e no miami bass é inegável, mas, antes disso, os primeiros produtores de funk carioca já haviam usado loops de Planet Rock, do Afrika Bambaataa, e depois de o gênero popular de e-music na capital fluminense começar a tomar forma; samplers de músicas de outros estilos também renderam funks de sucesso.
Disponível em: https://canaltech.com.br.
Acesso em: 17 jun. 2020 (adaptado).
Na música eletroacústica, a técnica de composição consiste em gravar sons como os de passos, vozes, máquinas trabalhando, metais percutindo ou o som da água e posteriormente manipulados em estúdio, por meio de diversas técnicas. O resultado final leva em consideração a combinação com outros instrumentos acústicos, para uma apresentação ao vivo.
Disponível em: https://hendersonpessoal.wordpress.com.
Acesso em: 17 jun. 2020 (adaptado).
A partir desse contexto, das técnicas de criação musical do funk carioca e da música eletroacústica, e de suas trajetórias de desenvolvimento e difusão na sociedade, avalie as afirmações a seguir.
I. O funk carioca e a música eletroacústica compartilham a utilização do suporte eletrônico como meio de integrar elementos da atualidade às suas criações.
II. O funk carioca e a música eletroacústica ocupam espaços distintos no que diz respeito ao seu desenvolvimento, sendo provenientes de fontes culturais diferentes.
III. A música eletroacústica é um movimento musical que se sobrepõe ao funk carioca, já que se utiliza de um suporte eletrônico mais amplo e demanda um trabalho mais elaborado.
IV. A utilização tanto do funk carioca quanto da música eletroacústica é plausível no contexto escolar, já que possuem um rico conteúdo musical passível de exploração.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e III.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.
ENADE 2021 - QUESTÃO 10
Aos acalantos e aos brinquedos da mais tenra infância, de iniciativa materna, seguem as lenga-lengas e parlendas, nas quais os primeiros gestos da melodia infantil se insinuam a par com o elemento rítmico da palavra. Aos poucos, vão chegando os brinquedos cantados, cuja ação dinâmica, com as variadas qualidades de movimento, talha uma música de caráter e perfil diferenciados. Finalmente, surgem as rodas de verso, verdadeiros ritos de passagem em que o conteúdo poético, a atmosfera própria e a movimentação, mesmo guardando dimensões da infância, apontam, cada vez mais, a expressividade da nova etapa a ser vivida.
Disponível em: http://tede.mackenzie.br/ispu/handle/tede/1915.
Acesso em: 20 jun. 2020 (adaptado).
Com base no texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Os brinquedos cantados, uma vez associados às “lenga-lengas e parlendas” promovidas pelos pais, podem resultar em uma educação musical de tradição oral, familiar, caseira, informal que não substitui as aulas de música em uma escola.
PORQUE
II. Embora a escola possua professores graduados em música, a educação musical domiciliar promovida pelos pais, mesmo que estes não possuam formação específica, tem o potencial de aguçar e ampliar esse conhecimento na criança.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
ENADE 2021 - QUESTÃO 11
Observa-se o uso de temas modais nordestinos na música de concerto desde a década de 1930, pelo menos, por compositores como Villa-Lobos e Francisco Mignone e, depois, por Camargo Guarnieri e José Siqueira. No entanto, esses temas eram desenvolvidos em padrões formais e gêneros de composição já estabelecidos, como a sinfonia e a forma sonata, e sob uma instrumentação sinfônica tradicional.
O armorial logrou oferecer uma eficiente referência alegórica tanto para a criação artística quanto para a própria compreensão dos propósitos do movimento, qual seja, essa referência – a construção de um universo imagético com base em manifestações rurais nordestinas depositárias de tradições populares ancestrais, resistentes ao tempo e ligadas à arte ibérica.
AMARAL, C. E. Premissas estéticas e ideológicas da música armorial.
Revista Brasileira de Música, Rio de Janeiro, v. 26, n. 2, p. 321-334, jul./dez. 2013 (adaptado).
Considerando o contexto estético e ideológico em que a música armorial foi concebida, avalie as afirmações a seguir.
I. A intencional escolha de instrumentos de concerto visando à aproximação de equivalentes populares era um parâmetro buscado pelos compositores armoriais.
II. Os compositores armoriais hibridizaram matrizes nordestinas, ibéricas, indígenas e negras, com maior ênfase nas duas primeiras, o que explica a ausência de ritmos como o maracatu, a congada, o afoxé e o frevo em suas obras.
III. As premissas estéticas dos armoriais, sob um enfoque histórico e crítico, revelam uma questão contraditória recorrente: o de tomar a música armorial por música folclórica, quando, na verdade, a primeira se baseia na segunda.
É correto o que se afirma em
A) II, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I e III, apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2021 - QUESTÃO 12
GRAMANI, J. E. Rítmica. São Paulo: Perspectiva, 1988 (adaptado).
Com base nas figuras apresentadas, que abrangem, cada uma, um compasso completo, é correto afirmar que
A) a figura III não apresenta polirritmia.
B) a figura VII tem fórmula de compasso 7/16.
C) as figuras IV e V apresentam polirritmias de 4 contra 3.
D) as figuras I e II são executadas da mesma forma, apesar das escritas diferentes.
E) a figura VI apresenta um agrupamento rítmico característico de um compasso misto de 11/16.
ENADE 2021 - QUESTÃO 13
Com base na análise do tema da Sonata para piano n. 11 – K.331, de Wolfgang Amadeus Mozart, avalie as afirmações a seguir.
I. A sonata possui tonalidade de Lá maior, compasso binário composto, ritmo inicial tético.
II. A textura da composição é predominantemente polifônica, o que se observa por seu elaborado contraponto.
III. A primeira frase (compassos 1 a 4) conclui com uma cadência suspensiva no acorde de dominante.
É correto o que se afirma em
A) II, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I e III, apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2021 - QUESTÃO 14
A música tem códigos de registro e notação que surgiram em virtude da necessidade de fixar as ideias musicais e, assim, preservá-las. Como expressão temporal, a linguagem musical acontece no tempo-espaço, e os sinais criados são auxiliares da memória (individual e coletiva). A notação musical tradicional, que registra na pauta de cinco linhas as alturas e durações dos sons, procura grafar com precisão os sons da composição. Nem sempre foi assim: em sua origem, os sinais apenas sugeriam o movimento sonoro, ao passo que, no século XX, passaram a ser utilizadas novamente notações imprecisas, por meio de sinais gráficos, como pontos, linhas e manchas.
BRITO, T. A. Música na Educação Infantil: propostas para a formação
integral da criança. São Paulo: Peirópolis, 2003. p. 177 (adaptado).
A respeito da temática apresentada, avalie as afirmações a seguir.
I. A escrita musical permite representar a própria música com precisão, pois as informações da partitura contêm as ideias do compositor.
II. Em diversas culturas, é possível identificar tradições musicais que são aprendidas e transmitidas sem utilização da notação musical tradicional.
III. A aprendizagem da notação, nos processos de iniciação musical, é imprescindível para a formação de um bom instrumentista.
É correto o que se afirma em
A) II, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I e III, apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2021 - QUESTÃO 15
A respeito desse coral, extraído da Paixão Segundo Matheus, de J. S. Bach, avalie as afirmações a seguir.
I. A tonalidade é Si maior.
II. A cadência final emprega terça de picardia.
III. O acorde sobre a penúltima fermata (compasso 9) é um acorde diminuto.
IV. O acorde sobre a primeira fermata (compasso 3) é a dominante da tonalidade.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e III.
B) I e IV.
C) II e IV.
D) I, II e III.
E) II, III e IV.
ENADE 2021 - QUESTÃO 16
A figura apresentada a seguir mostra os primeiros compassos da Sonata n. 16, em Dó maior [KV 545], composta por Wolfgang Amadeus Mozart.
Em uma aula sobre essa sonata, um professor, consciente de seu papel como orientador do desenvolvimento interpretativo ao piano, deve orientar o estudante a
A) respeitar o tempo forte de cada compasso, acentuando a primeira nota de cada um.
B) tocar o acompanhamento mais suave que a melodia, sem crescendos e diminuendos.
C) deixar clara a estrutura fraseológica, adicionando pequenas respirações a cada compasso.
D) articular as notas do acompanhamento de maneira a ressaltar as notas superiores do acorde.
E) observar a sequência harmônica e o contorno fraseológico para conduzir a dinâmica da melodia.
ENADE 2021 - QUESTÃO 17
Modelos de educação musical focalizavam a formação do instrumentista a partir de concepções fortemente arraigadas na questão do talento e do gênio musical. Naquela perspectiva do passado, o fazer musical estaria relacionado a um grupo de pessoas talentosas, assumindo uma postura exclusivista, na qual grande parte dos indivíduos estaria impossibilitada de se desenvolver musicalmente. Os novos métodos apresentados na primeira metade do século XX, também denominados “métodos ativos”, propõem uma nova abordagem, em que todos os indivíduos seriam capazes de se desenvolver musicalmente a partir de metodologias adequadas.
Disponível em: http://www.amusicanaescola.com.br/pdf/Sergio_Luiz_Figueiredo.pdf.
Acesso em: 20 jun. 2020 (adaptado).
A partir desse contexto, avalie as afirmações a seguir.
I. O termo métodos ativos remete à ênfase na proposta de levar a criança a aproximar-se da música como uma experiência de vida, e não como uma técnica ou teoria.
II. Zoltán Kodály centrou a sua proposta pedagógica no canto coletivo, utilizando como repertório as canções folclóricas de seu país.
III. Émile Jacques-Dalcroze construiu sua proposta pedagógica partindo do pressuposto de que haveria um paralelismo entre aprender a língua materna e aprender um instrumento musical.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2021 - QUESTÃO 18
Para ensinar aos estudantes frases, antecedentes e consequentes, uma professora empregou a estratégia de elaboração de diálogos musicais, apresentando uma pergunta musical para a qual os estudantes precisam compor uma resposta. A seguinte pergunta musical foi proposta:
Considerando-se a harmonia e o contorno melódico dessa pergunta musical, qual das seguintes respostas atende ao consequente esperado para uma música no estilo clássico?
ENADE 2021 - QUESTÃO 19
Com base na análise do arranjo apresentado, da música Desprezado, choro composto por Pixinguinha, avalie as afirmações a seguir.
I. A tonalidade da música é Ré menor.
II. O acorde apresentado no compasso 8 é C6.
III. No compasso 4, o acorde C#° está em posição fechada.
IV. Todas as notas do acorde Em7(b5) são realizadas pelo quarteto no compasso 2.
É correto o que se afirma em
A) IV, apenas.
B) I e II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II, III e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.
ENADE 2021 - QUESTÃO 20
O violão de sete cordas surgiu como uma extensão do violão de seis. Uma diferenciação entre os dois é a maior liberdade, por parte do violão de sete cordas, para realizar as baixarias, não se prendendo às levadas.
BECKER, J. P. O acompanhamento do violão de seis cordas
a partir de sua visão no conjunto Época de Ouro.
(Dissertação de mestrado em Música) – Universidade
Federal do Rio de Janeiro, 1996 (adaptado).
Ao tocar o choro Os Cinco Companheiros, de Pixinguinha, um violonista de sete cordas improvisou a seguinte baixaria.
Com base na partitura apresentada, avalie as afirmações a seguir.
I. A nota Si natural do compasso 1 é uma nota de passagem cromática.
II. Apesar de a cifra indicar a posição fundamental no acorde de segundo compasso, o músico optou em realizar esse acorde em segunda inversão.
III. As notas do compasso 4 precisam ser substituídas por notas do acorde de F para se respeitar a harmonia proposta.
É correto o que se afirma em
A) II, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I e III, apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2021 - QUESTÃO 21
A seguir é apresentado trecho musical de Gaúcho (Corta-jaca), de Chiquinha Gonzaga.
Considerando-se que as armaduras de clave estão corretas e que alguns dos instrumentos do arranjo apresentado são transpositores, assinale a opção correta.
A) A flauta e o sax realizam a melodia em terças paralelas.
B) O sax barítono realiza um movimento de V-I nos compassos 45 e 46.
C) O sax tenor, no compasso 45, realiza uma nota estranha à harmonia.
D) O sax alto, no compasso 46, realiza a sexta maior do acorde.
E) A tuba e o sax tenor realizam um trítono que não é resolvido no compasso 44.
ENADE 2021 - QUESTÃO 22
Nas aulas de música, os estudantes de cursos de licenciatura em Música precisam receber, das instituições formadoras, fundamentos teóricos e metodológicos que sustentem as ações pedagógicas a serem executadas quando eles estiverem atuando nos espaços educativos inclusivos. Acredita-se que a formação de professores, pautada na literatura, em diálogo com a educação inclusiva, reveste-se, assim, da maior importância, desde que se considere as preocupações, as dificuldades do estudante e futuro professor de música e as suas expectativas quanto à própria atuação em sala de aula inclusiva.
Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/.
Acesso em: 20 jun. 2020 (adaptado).
A partir do texto apresentado e considerando aspectos relacionados à educação inclusiva, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Para que o professor de Música possa assumir práticas pedagógicas inclusivas em suas aulas, é necessário que as ações da educação inclusiva voltadas à educação básica sejam complementares às ações voltadas para a formação do professor.
PORQUE
II. Cabe ao professor de Música superar as dificuldades estruturais, pedagógicas ou curriculares que impedem que os alunos com deficiência tenham assegurado o seu pleno acesso à educação.
A respeito destas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
ENADE 2021 - QUESTÃO 23
As muitas músicas da música – o samba ou o maracatu brasileiros, o blues e o jazz norte-americanos, a valsa, o rap, a sinfonia clássica europeia, o canto gregoriano medieval, o canto dos monges budistas, a música concreta, a música aleatória, a música da cultura infantil, entre muitas outras possibilidades – são expressões sonoras que refletem a consciência, o modo de perceber, pensar e sentir de indivíduos, comunidades, culturas, regiões, em seu processo sócio-histórico. Por isso, tão importante quanto conhecer e preservar nossas tradições musicais é conhecer a produção musical de outros povos e culturas.
BRITO, T. A. Música na Educação Infantil: propostas para a
formação integral da criança. São Paulo: Peirópolis, 2003. p. 177 (adaptado).
A partir do contexto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. A diversidade musical atual pode ser constatada pelo emprego de uma variedade de escalas, sistemas de afinação, estruturas rítmicas e formais, fontes sonoras e instrumentos musicais.
II. A música é uma das formas de representação simbólica do mundo, que, em sua diversidade e riqueza, permite ao homem conhecer melhor a si mesmo e a outras culturas.
III. Alguns repertórios, por estarem distanciados da realidade cultural dos estudantes, não devem ser abordados na educação musical.
IV. Na educação musical escolar, deve-se utilizar um repertório diversificado, o que possibilitará ao estudante o contato com a música de diferentes povos e culturas.
É correto apenas o que se afirma em
A) II.
B) III e IV.
C) I, II e III.
D) I, II e IV.
E) I, III e IV.
ENADE 2021 - QUESTÃO 24
Embora inicialmente obra de compositores e artistas individuais, as canções, melodias e danças tradicionais de um povo tornam-se anônimas e coletivas à medida que vão sendo alteradas e adaptadas por sucessivos intérpretes, ao longo dos tempos. Assim, as funções sociais dessas músicas incluem o acompanhamento da execução de alguns trabalhos árduos, seus usos em cerimônias religiosas ou profanas, a transmissão de tradições populares, as comemorações de fatos históricos ou o acompanhamento de danças.
BIANCARDI, E. Raízes Musicais da Bahia. Salvador:
Omar G. Produções, 2000. p. 17 (adaptado).
A respeito dessa temática, avalie as afirmações a seguir.
I. A influência indígena na música brasileira pode ser notada em algumas danças tradicionais, como os caboclinhos.
II. A música do candomblé, além de suas funções ritualísticas, exerce influência relevante em alguns dos gêneros da música popular brasileira.
III. Os reisados exemplificam a influência europeia nas manifestações de cultura popular em nosso país.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2021 - QUESTÃO 25
Em 2016, o Conselho Nacional de Saúde promulgou a Resolução CNS n. 510/2016, que trata da ética na pesquisa com seres humanos no âmbito das Ciências Humanas e Sociais. Essa resolução estabeleceu que um projeto que preveja a participação de pessoas como sujeitos da pesquisa deve ser enviado à apreciação de um Comitê de Ética em Pesquisa antes da sua realização, para ser aprovado.
Nessa perspectiva, qual das propostas de pesquisas a seguir teria de passar pela apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa, para aprovação?
A) Análise das cadências dos corais de Bach em tonalidade menor.
B) A relação forma e harmonia nas composições de Villa-Lobos para violoncelo.
C) O regente-educador: um estudo com licenciandos sobre o aprendizado do gestual da regência.
D) Possibilidades de sintetização sonora em sintetizadores Korg e Nord Modular: um estudo a partir da sonologia.
E) A licenciatura em Música no Brasil: análise dos documentos curriculares das Instituições de Educação Superior.
ENADE 2021 - QUESTÃO 26
Até certo ponto, toda performance envolve elementos de improvisação, apesar de seu grau variar de acordo com período e lugar, e, até certo ponto, toda improvisação se situa em uma série de convenções ou regras implícitas.
Disponível em: https://doi.org/10.1093/gmo/9781561592630.article.13738.
Acesso em: 20 jun. 2020 (adaptado).
Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. Nos concertos clássicos, as cadenzas podiam ser improvisadas pelos solistas.
II. No período barroco, a execução do baixo cifrado era geralmente improvisada pelos continuístas.
III. Nas sinfonias românticas, os desenvolvimentos podiam ser improvisados pelos executantes.
IV. Na música medieval, havia pouca liberdade para a improvisação na execução de obras de caráter secular.
É correto o que se afirma em
A) III, apenas.
B) I e II, apenas.
C) III e IV, apenas.
D) I, II e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.
ENADE 2021 - QUESTÃO 27
Cada uma das partituras apresentadas a seguir (I, II, III e IV) refere-se a uma canção do universo infantil.
Considerando essas partituras, assinale a opção que apresenta a correspondência correta entre cada partitura identificada e o título da respectiva canção.
A) I – Marcha, soldado. II – Pirulito que bate, bate. III – Cai, cai balão. IV – Roda cutia.
B) I – Marcha, soldado. II – Cai, cai balão. III – Se esta rua fosse minha. IV – Parabéns pra você.
C) I – A canoa virou. II – Eu sou pobre, pobre, pobre... III – Roda cutia. IV – Parabéns pra você.
D) I – Parabéns pra você. II – Cai, cai balão. III – Pirulito que bate, bate. IV – Se esta rua fosse minha.
E) I – Marcha, soldado. II – Eu sou pobre, pobre, pobre... III – A canoa virou. IV – Fui morar numa casinha.
ENADE 2021 - QUESTÃO 28
Define-se sintetizador como o dispositivo capaz de “gerar” sons, usando para isso exclusivamente manipulações eletrônicas, e de alterar qualquer uma das quatro características básicas do som: volume, altura, timbre e duração. O primeiro sintetizador com resultados práticos remonta às pesquisas de Leon Theremin, feitas na década de 1920 do século passado. Também podemos destacar, em 1967, o lançamento da primeira linha de sintetizadores da Moog Music Inc., e ainda, em 1963, o Mellotron, que foi aplicado em grandes sucessos do pop rock das décadas de 1960 e 1970.
GOMES, A. T.; NEVES, A. S. Tecnologia aplicada à música.
São Paulo: Érica, 1993, p. 69-72 (adaptado).
A partir do texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. É equivocado caracterizar sintetizador como um instrumento eletrônico com teclado, pois isso excluiria, por exemplo, os sintetizadores para guitarras e baterias bem como os módulos para montagem em rack.
II. O modo de produção de timbre nos pianos e nos órgãos resume-se basicamente à equalização ou à troca completa da forma de onda utilizada, por isso, eles não são considerados sintetizadores.
III. Entre as técnicas de produção de timbres em sintetizadores incluem-se a síntese aditiva (acúmulo de parciais), a síntese subtrativa (emprego de filtros) e a síntese distorciva (frequência modulada).
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2021 - QUESTÃO 29
Com o objetivo de trabalhar a adequação da metodologia à questão central de pesquisa e enfatizar as principais contribuições desta para a formação do licenciado em Música, o professor propõe aos alunos o seguinte questionamento:
Quais grupos musicais de tradição oral podem ser encontrados nesta cidade?
Considerando a questão de pesquisa proposta pelo professor, assinale a opção que apresenta a metodologia adequada à realização desse estudo.
A) Pesquisa de levantamento, em que se produzirá o mapeamento das manifestações de música de tradição oral da cidade.
B) Pesquisa autobiográfica, na qual o pesquisador fará um relato sobre sua vivência com os grupos de música de tradição oral da cidade.
C) Estudo de caso, que produzirá o conhecimento aprofundado sobre uma das manifestações de música de tradição oral da cidade.
D) Pesquisa-ação, que permitirá a integração, em sala de aula, das manifestações de música de tradição oral da cidade.
E) Pesquisa etnográfica, que permitirá ao pesquisador compartilhar o cotidiano de alguns grupos de tradição oral da cidade.
ENADE 2021 - QUESTÃO 30
A avaliação, que é de grande importância na implementação dos programas de Música, tem, entre suas muitas funções, a de avaliar o progresso do aluno; guiar a carreira do intérprete; motivá-lo; ajudar a melhorar o ensino do professor; manter o padrão da escola ou de determinada região, ou, ainda, a de coletar dados para uso em pesquisas, o que gera conhecimento para orientar outras situações de avaliação baseadas em sistemas mais adequados que os ora aplicados.
TOURINHO, C.; OLIVEIRA, A. Avaliação da performance musical.
In: HENTSCHKE, L.; SOUZA, J. (org.). Avaliação em música: reflexões e práticas.
São Paulo: Moderna, 2003. p. 13-28 (adaptado).
Nessa perspectiva, avalie as afirmações a seguir.
I. A realização de registros em áudio e vídeo das aulas de instrumento permite que a avaliação da performance musical dos alunos seja mais precisa.
II. É recomendável que seja estabelecida uma uniformidade no processo de avaliação da performance dos alunos para garantir que todos alcancem o mesmo nível de qualidade formativa.
III. A avaliação do repertório a ser trabalhado em aula auxilia na definição dos materiais e conteúdos adequados às necessidades e ao desenvolvimento de cada estudante.
IV. O estabelecimento de critérios claros, a serem compartilhados com os estudantes, torna mais objetivo o processo de avaliação das performances musicais.
É correto o que se afirma em
A) II, apenas.
B) I e III, apenas.
C) II e IV, apenas.
D) I, III e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.
ENADE 2021 - QUESTÃO 31 - LICENCIATURA
Os quilombolas, compreendidos também como povos ou comunidades tradicionais, exigem que as políticas públicas a eles destinadas considerem a sua inter-relação com as dimensões históricas, políticas, econômicas, sociais, culturais e educacionais que acompanham a constituição dos quilombos no Brasil. Consequentemente, a Educação Escolar Quilombola não pode ser pensada somente se levando em conta os aspectos normativos, burocráticos e institucionais relacionados à configuração das políticas educacionais. A sua implementação deverá ser sempre acompanhada de consulta prévia e realizada pelo poder público junto às comunidades quilombolas e suas organizações.
BRASIL/CNE. Parecer CNE/CEB n. 16/2012. Diretrizes Curriculares
Nacionais para a Educação Escolar Quilombola, 2012 (adaptado).
Considerando o texto e as discussões sobre políticas de articulação escola/comunidade quilombola, avalie as afirmações a seguir.
I. A relação entre educação e movimentos sociais na educação quilombola objetiva adequar essa organização cultural ao sistema educacional.
II. A história, a memória, o território, a ancestralidade e os conhecimentos tradicionais da comunidade quilombola são aspectos considerados na garanti a do direito à educação quilombola.
III. O papel da comunidade quilombola é determinante nos processos decisórios acerca da educação escolar a ser nela implementada.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2021 - QUESTÃO 32 - LICENCIATURA
O pensamento de Paulo Freire – a sua teoria do conhecimento – deve ser entendido no contexto em que surgiu o Nordeste brasileiro, onde, no início da década de 1960, metade de seus 30 milhões de habitantes vivia na “cultura do silêncio”, como ele dizia, isto é, eram analfabetos. Era preciso “dar-lhes a palavra” para que transitassem para a participação na construção de um Brasil que fosse dono de seu próprio destino e que superasse o colonialismo.
GADOTTI, Moacir. Paulo Freire : uma bibliografia.
São Paulo: Cortez, 1996.
Com base no texto e nas ideias freireanas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Paulo Freire denunciou a opressão e a exclusão gerada pela supressão do direito à educação e à cidadania, defendendo a educação como uma empreitada coletiva.
PORQUE
II. A educação deve ser compreendida como um ato político, pois deve incentivar a reflexão e a ação consciente e criativa do sujeito em seu processo de libertação.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
ENADE 2021 - QUESTÃO 33 - LICENCIATURA
O Decreto n. 5.626/2005, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) considera a pessoa surda como aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais. Em consonância com o decreto, nas escolas públicas em que há crianças surdas ou com deficiência auditiva matriculadas, faz-se necessário o desenvolvimento de práticas capazes de garantir o seu direito à educação.
Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5626.htm.
Acesso em 20 abr. 2020 (adaptado).
Considerando as ações necessárias para a escola garanti r o direito à educação das crianças surdas, avalie as afirmações a seguir.
I. É necessário criar situações em sala de aula que promovam o convívio social entres as crianças, que estimule o respeito às diferenças, promovendo o reconhecimento das suas potencialidades e o desenvolvimento afetivo, cognitivo, linguístico e sociocultural.
II. A Libras deve ser assegurada como a primeira língua da criança surda, considerando-se a Língua Portuguesa, na modalidade escrita, como a segunda.
III. É fundamental disponibilizar intérpretes de Libras para as crianças surdas, e caso não seja possível, é preciso solicitar aos familiares que procurem outra escola mais preparada.
IV. A escola deve fomentar parcerias com os pais com o objetivo de acolhê-los e ajudá-los a constituir uma imagem positiva de seu filho surdo, auxiliando-o na compreensão da sua realidade.
V. Os professores precisam desenvolver, em relação aos alunos surdos, processos de avaliação mais subjetivos com foco nas dificuldades de aprendizagem desses alunos.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e V.
B) II e III.
C) I, II e IV.
D) I, III, IV e V.
E) II, III, IV e V.
ENADE 2021 - QUESTÃO 34 - LICENCIATURA
As percepções sobre o termo liderança revelam uma configuração ainda precária da realidade brasileira no campo da gestão escolar. As pesquisas internacionais apresentam uma gama significativa de resultados sobre o tema há, pelo menos, mais de duas décadas. Vale lembrar que os estudos sobre escolas eficazes, na sua maioria, apontam o efeito da liderança do gestor como um dos principais fatores explicativos dessa equação.
Um sobrevoo nos dados da pesquisa Olhares Cotidianos sobre a Gestão Escolar (OCGE), realizada com gestores e professores de seis escolas de um município brasileiro, permite identificar, de forma geral, noções sobre o termo, ao se solicitar ao grupo algum tipo de caracterização mais precisa de liderança:
"Isso aí é uma coisa que se tem ou não se tem." (Ana, Grupo Liderança).
"O dom da palavra, do convencimento..." (Andrea, Grupo Liderança).
"Carisma" (Cíntia, Grupo Liderança).
"A pessoa nasce com isso ou não." (Adriana, Grupo Liderança).
COELHO, F. M. O Cotidiano da Gestão Escolar: o método de caso na sistematização de problemas.
educação & realidade, Porto Alegre, v. 40, n. 4, out./dez. 2015, p. 1.261-1.276 (adaptado).
Relacionando as ideias de liderança expostas pelas participantes da pesquisa sobre o exercício da gestão escolar, avalie as afirmações a seguir.
I. As respostas de Ana e Adriana reforçam as concepções defendidas pelas investi gaçõescientíficas do campo educacional contemporâneo sobre liderança, que afirmam que nem todos podem ser gestores escolares e que é preciso ter a qualidade de empreendedor para ocupar esse cargo.
II. Ana e Cíntia expõem ideias que são coerentes com os estudos atuais sobre a prática da gestão escolar, pois enfatizam o estilo administrativo do gestor, que é um fator fundamental para se compreender a liderança e as suas relações com os objetivos educacionais das escolas.
III. Em suas respostas, Andrea e Cíntia expressam a ideia de liderança a parti r de um de seus aspectos, o interpessoal, embora outros fatores relevantes interfiram na gestão escolar, como o administrativo e/ou o pedagógico.
IV. As afirmações das participantes relacionam a liderança a uma capacidade de convencimento e a uma habilidade inata do líder – concepções já ultrapassadas pelas investigações educacionais sobre o tema no cenário contemporâneo.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e IV.
B) II e III.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) I, II e IV.
ENADE 2021 - QUESTÃO 35 - LICENCIATURA
As redes sociais promovem formas de interação entre indivíduos agrupados por interesses mútuos, identidades semelhantes e também por valores compartilhados. Nesse contexto, a Internet vem se tornando um importante espaço para movimentos sociais por possibilitar uma acelerada e ampla difusão de ideias e absorção de novos elementos em busca de algo em comum. Assim, o s movimentos sociais se fazem valer cada vez mais da “ democracia informaciona l”, da “ ciberdemocracia” e da prática do “ ciberativismo”.
A parti r das ideias sobre comunicação e interação virtual, avalie as afirmações a seguir.
I. Os movimentos sociais tendem a perder força, prestígio e visibilidade com o crescimento da virtualidade junto à nova geração de jovens e adultos.
II. Ciberdemocracia, democracia informacional e ciberativismo podem ser classificados como movimentos advindos da virtualidade.
III. As redes sociais potencializam o ativismo fazendo uso da virtualidade, no entanto, ainda são pouco exploradas pelos movimentos sociais da atualidade.
IV. Tempo e espaço são conceitos a serem repensados a parti r da inserção cada vez maior da virtualidade na vida social.
V. É papel do educador formar e preparar os alunos para uma atuação responsável e crítica frente à virtualidade, explorando suas potencialidades.
É correto apenas o que se afirma em
A) I, II, e III.
B) I, III e IV.
C) I, IV e V.
D) II, III e V.
E) II, IV e V.
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