Prova UniCesumar 2022 (Demais Cursos) com Gabarito Biologia UNICESUMAR - QUESTÃO 01 Em todos os tipos de células, encontramos a membran...
Prova UniCesumar 2022 (Demais Cursos) com Gabarito
Biologia
UNICESUMAR - QUESTÃO 01
Em todos os tipos de células, encontramos a membrana plasmática que contém e delimita o espaço celular, isolando-o do ambiente com o seu entorno. É constituída basicamente por duas camadas moleculares de fosfolipídios com moléculas de proteínas incrustadas.
As funções de I) Formação de poros para a passagem de moléculas de água; II) Transporte de substância para dentro ou fora da célula e III) Reconhecimento de certas substâncias do meio ou outras células são funções inerentes a qual composto orgânico?
(A) Fosfolipídio.
(B) Colesterol.
(C) Proteínas.
(D) Sais minerais.
(E) Glicídios.
UNICESUMAR - QUESTÃO 02
O sistema respiratório humano é formado pelos seguintes órgãos, em sequência: nariz, faringe, laringe, traqueia, brônquios e pulmões. A Laringe é um tubo sustentado por peças de cartilagem articuladas, situada na parte superior do pescoço, em continuação à faringe.
O pomo-de-adão, saliência que aparece no pescoço, faz parte de uma das peças cartilaginosas da laringe. Quando nos alimentamos, a laringe sobe e sua entrada é fechada por qual estrutura que impede que o alimento ingerido penetre nas vias respiratórias?
(A) Epiglote.
(B) Septo Nasal.
(C) Laringe.
(D) Bronquíolo.
(E) Diafragma.
Física
UNICESUMAR - QUESTÃO 03
Um ciclista pedala com uma velocidade de 18 km/h e se depara com um animal na pista a uma distância de 3 metros. Em resposta à emergência, freia imediatamente com uma desaceleração igual a 3m/s até parar completamente.
Diante da situação exposta, é correto afirmar que
(A) o ciclista não irá colidir com o animal na pista, pois irá parar completamente instantes antes da colisão.
(B) o ciclista irá colidir com o animal na pista, pois, no instante da colisão, a velocidade do ciclista será de 7 m/s.
(C) o ciclista não irá colidir com o animal na pista, pois percorrerá um total de 2 metros até parar completamente.
(D) O ciclista irá colidir com o animal na pista, pois, para parar completamente, precisará percorrer uma distância de 4,2 metros.
(E) O ciclista irá colidir com o animal na pista, pois, para parar completamente, precisará percorrer uma distância de 6,4 metros.
UNICESUMAR - QUESTÃO 04
Nicolas Leonard Sadi Carnot propôs na teoria uma máquina térmica ideal, que funcionaria percorrendo um ciclo particular, denominado ciclo de Carnot. Ele também foi responsável por apresentar um estudo acerca do rendimento de uma máquina térmica independente do agente térmico.
Nessa perspectiva, tem-se que uma máquina térmica, operando em um Ciclo de Carnot, trabalha entre as temperaturas de -173ºC e 127ºC. Assinale a alternativa correta a respeito do rendimento dessa máquina térmica.
(A) Rendimento de 25%.
(B) Rendimento de 50%.
(C) Rendimento de 75%.
(D) Rendimento de 95%.
(E) Rendimento de 100%.
Geografia
UNICESUMAR - QUESTÃO 05
Estima-se que cerca de 20% do total de espécies vegetais conhecidas no mundo são nativas do Brasil. Tais espécies se encontram distribuídas nas áreas de formação florestal, arbustiva e herbácea, representadas, respectivamente, por
(A) Mata Atlântica, Floresta Amazônica e Mata dos Cocais.
(B) Mata de Araucárias, Caatinga e Campos.
(C) Cerrado, Mata Atlântica e Campos.
(D) Mata de Araucárias, Mata dos Cocais e Floresta Amazônica.
(E) Caatinga, Mata Atlântica e Cerrado.
UNICESUMAR - QUESTÃO 06
A massa polar atlântica, ao atingir o território brasileiro, influencia o clima de todas as regiões. Com maior ocorrência nos meses de inverno, provoca chuvas frontais ao longo do litoral até a região nordeste do Brasil, sendo responsável pela queda brusca de temperatura e eventos de geadas no Sudeste e neve na região Sul.
Esse fenômeno é conhecido como
(A) inversão térmica.
(B) geada negra.
(C) friagem.
(D) congelamento.
(E) El Niño.
História
UNICESUMAR - QUESTÃO 07
Assinale a única alternativa que apresenta informações corretas sobre o período da primeira república no Brasil, entre os anos de 1889 e 1930.
(A) O coronelismo se consolidou na primeira república como um sistema político estruturado em eleições do tipo direta, pelo sufrágio universal secreto e bipartidário.
(B) Com a libertação dos escravos, foi estabelecida no mercado de trabalho, ao longo da primeira república, uma política nacionalista que rejeitava mão de obra estrangeira.
(C) A política dos governadores foi a força-tarefa que reunia esforços dos governadores das províncias brasileiras para combater e eliminar as diversas formas de fraudes eleitorais.
(D) Na primeira república, a economia cafeeira viveu sua pior crise, o fato decorreu em função das bruscas quedas nas exportações do produto para a Europa.
(E) Troca de favores, violência, constrangimentos e pressões políticas foram alguns dos elementos que caracterizaram o esquema que ficou conhecido como voto do cabresto.
UNICESUMAR - QUESTÃO 08
Assinale a alternativa correta sobre o contexto histórico brasileiro no regime militar e na democratização, entre os anos de 1964 e 1985.
(A) Ao longo do regime militar, prevaleceu, na relação entre governo e povo, a essência da Doutrina de Segurança Nacional que, em linhas gerais, visava ao combate dos chamados subversivos, como lideranças sindicais e estudantis supostamente ligadas ao comunismo.
(B) Nos primeiros cinco anos do regime militar, mais de uma dezena de partidos políticos devidamente legalizados e atuantes empenharam seus esforços para viabilizar, no Congresso Nacional, a anulação do Ato Institucional número 5.
(C) Na política externa, amparado em uma diplomacia de neutralidade, o governo brasileiro foi pragmático e aberto às nações que, independentemente de suas posições em relação à Guerra Fria, estivessem em condições de ser parceiras comerciais do Brasil.
(D) O chamado milagre econômico, ocorrido no governo de Médici, surpreendeu até mesmo os analistas econômicos mais pessimistas, porque conseguiu reduzir drasticamente as desigualdades sociais, pela valorização salarial, e zerar os altos índices inflacionários.
(E) Na distensão do regime militar, a Emenda Dante de Oliveira, aprovada na Câmara dos Deputados e também no Senado, restabeleceu o pluripartidarismo e eleições diretas para os cargos de presidente da república e governadores de estado.
Língua Portuguesa e Literatura
Anjos tronchos
(Caetano Veloso)
Uns anjos tronchos do Vale do Silício
Desses que vivem no escuro em plena luz
Disseram: vai ser virtuoso no vício
Das telas dos azuis mais do que azuis
Agora a minha história é um denso algoritmo
Que vende venda a vendedores reais
Neurônios meus ganharam novo outro ritmo
E mais e mais e mais e mais e mais.
Primavera Árabe – e logo o horror
Querer que o mundo acabe-se: sombras do amor
Palhaços líderes brotaram macabros
No império e nos seus vastos quintais
Ao que revêm impérios já milenares
Munidos de controles totais.
Anjos já mi ou bi ou trilionários
Comandam só seus mi, bi, trilhões
E nós, quando não somos otários,
Ouvimos Schönberg, Webern, Cage, canções…
Ah, morena bela
Estás aqui
Sem pele, tela a tela
Estamos aí
Um post vil poderá matar
Que é que pode ser salvação?
Que nuvem, se nem espaço há?
Nem tempo, nem sim nem não. Sim: nem não
Mas há poemas como jamais
Ou como algum poeta sonhou
Nos tempos em que havia tempos atrás
E eu vou, por que não? Eu vou, por que não? Eu vou
Uns anjos tronchos do Vale do Silício
Tocaram fundo o minimíssimo grão
E enquanto nós nos perguntamos do início
Miss Eilish faz tudo do quarto com o irmão.
Disponível em: https://www.vagalume.com.br/caetano-veloso/anjos-tronchos.htm
UNICESUMAR - QUESTÃO 09
A letra da canção “Anjos tronchos”, um dos últimos lançamentos do cantor e compositor Caetano Veloso, propõe uma reflexão acerca dos malefícios voltados ao uso das mídias digitais, direcionando sua crítica ao Vale do Silício, região norte-americana onde se concentram empresas universais de tecnologia. Os versos a seguir procuram confirmar os efeitos nocivos da atuação de tais empresas, EXCETO
(A) “Uns anjos tronchos do Vale do Silício / Desses que vivem no escuro em plena luz”.
(B) “Uns anjos tronchos do Vale do Silício / (...)Disseram: vai ser virtuoso no vício”.
(C) “Palhaços líderes brotaram macabros / No império e nos seus vastos quintais”.
(D) “Um post vil poderá matar / Que é que pode ser salvação?”.
(E) “E enquanto nós nos perguntamos do início / Miss Eilish faz tudo do quarto com o irmão”
UNICESUMAR - QUESTÃO 10
Considerados os seguintes excertos retirados do texto, assinale a alternativa correta quanto ao emprego de figuras de linguagem na letra da canção.
(A) Em “Desses que vivem no escuro em plena luz”, fez-se uso de uma antítese ao se contrapor as ideias de escuridão e luz, de modo simultâneo.
(B) Tanto em “Disseram: vai ser virtuoso no vício” quanto em “Que vende venda a vendedores reais”, há assonância, evidenciada na repetição do som de /v/.
(C) No verso “Anjos já mi ou bi ou trilionários”, há metonímia, uma vez que o termo “anjos” representa os donos das empresas que lucram com a tecnologia que usamos.
(D) No verso “Que nuvem, se nem espaço há?”, o compositor faz referência à ferramenta virtual de armazenamento de dados, a qual, metaforicamente, recebe o nome de “nuvem”.
(E) Em “Nem tempo, nem sim nem não. Sim: nem não”, além da anáfora – repetição de “nem” – há também paradoxo, devido à aproximação dos termos opostos “sim” e “não”.
UNICESUMAR - QUESTÃO 11
Sobre aspectos linguísticos e gramaticais correspondentes à letra da canção, assinale a alternativa correta.
(A) Nos versos “Uns anjos tronchos do Vale do Silício” e “Palhaços líderes brotaram macabros”, os termos destacados são acentuados pelo mesmo motivo.
(B) Em “Querer que o mundo acabe-se:”, o pronome “se”, considerando as regras de colocação pronominal, deveria ter sido usado antes do verbo: “se acabe”, devido à palavra atrativa “que”.
(C) Em “Ao que revêm impérios já milenares”, “revêm” recebeu esse acento por concordar com o sujeito “impérios já milenares”; se o sujeito estivesse no singular, tal verbo seria grafado como “revém”.
(D) No verso “Nos tempos em que havia tempos atrás”, o verbo “haver”, considerando as regras de concordância verbal, deveria ter sido empregado no plural, ou seja, “haviam”, para concordar com o sujeito “tempos atrás”.
(E) Em “E eu vou, por que não? Eu vou, (...)”., o conectivo “por que” também poderia ter sido grafado como “porquê”, sem prejuízo ortográfico ou gramatical, visto que tanto uma forma quanto a outra expressam ideia de razão, motivo.
Leia o poema a seguir, publicado na obra Claro Enigma (1951) de Carlos Drummond de Andrade.
MEMÓRIA
Amar o perdido
deixa confundido
este coração.
Nada pode o olvido
contra o sem sentido
apelo do Não.
As coisas tangíveis
tornam-se insensíveis
à palma da mão
Mas as coisas findas
muito mais que lindas,
essas ficarão.
ANDRADE, C. D. Claro enigma. 11. ed. Rio de Janeiro: Record, 1995. p. 27.
UNICESUMAR - QUESTÃO 12
A partir do poema apresentado, analise as afirmações que seguem.
I. Na primeira e na terceira estrofe, o foco do poema é a abordagem do amor concreto, tangível, ou seja, palpável. A certeza de que o amor supera o medo da decepção, pois o amado se encontra na palma da mão.
II. O título do poema, Memória, remete a um tema relevante da obra de Drummond. O eu-lírico aborda o amor confuso por algo que se encontra no passado, o que ganha expressividade nos versos finais em que a figura de linguagem paradoxo é empregada.
III. O poema de Drummond é composto de quatro estrofes com três versos cada. A métrica é regular: versos pentassílabos ou redondilha menor.
Estão corretas:
(A) apenas I.
(B) apenas II.
(C) apenas I e II.
(D) apenas II e III.
(E) I, II e III.
UNICESUMAR - QUESTÃO 13
Sobre as obras literárias dos séculos XIX e XX, assinale a alternativa correta.
(A) Iracema, de José de Alencar, é um romance indianista em que a protagonista, uma índia brasileira, rompe com sua tribo e com o colonizador europeu, fundando uma tribo feminina independente nas praias do Ceará.
(B) Tanto José de Alencar quanto Eça de Queirós e Machado de Assis são romancistas do Romantismo brasileiro.
(C) O título da obra de Eça de Queirós, A cidade e as serras, revela a importância do espaço na composição do romance, bem como a oposição entre Paris (França) e Tormes (Portugal).
(D) Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, é um romance romântico, uma vez que o narrador é um defunto autor que conta sua vida amorosa de forma idealizada.
(E) Machado de Assis e Eça de Queirós são romancistas brasileiros. Suas produções literárias ganharam popularidade junto ao público devido à construção de personagens superficiais, o que não dificultava o entendimento do enredo.
UNICESUMAR - QUESTÃO 14
Sobre a obra Sagarana (1946) de João Guimarães Rosa, assinale a alternativa correta.
(A) Os contos ou novelas que compõem a coletânea enfocam o homem urbano em meio aos desafios da sociedade industrial de Belo Horizonte.
(B) A linguagem empregada nas narrativas de Guimarães Rosa reúne marcas regionais, expressões poéticas, termos antigos e neologismos (palavras inventadas pelo autor).
(C) As personagens dos contos e novelas de Sagarana são heróis românticos. Eles não têm medo, agem de forma ética e morrem no desfecho.
(D) A violência é um tema evitado por Guimarães Rosa. O fato de ter escrito o livro no contexto do pós 2ª Guerra Mundial levou o autor a buscar temas leves como a amizade e o amor, sem elo com dados sociais violentos.
(E) Dados da realidade do interior de Minas Gerais aparecem nos contos de Guimarães, como é o caso da Maleita, doença vivenciada pelos personagens de Sarapalha. O lado positivo, contudo, prepondera, pois os personagens são curados e podem viver felizes ao final.
Língua Inglesa
To answer questions 15 and 16, read the text below:
Develop good taste by reading the master
If you want to be a good writer, you need to develop good taste. This doesn’t mean you should become a literary snob but that you need to expose yourself to good writing to learn what makes it so. While each genre has its conventions, almost all writing in Western civilization shares similarities, especially in plot structure and craftsmanship. These two aspects of writing in particular get at the core of what Western readers universally consider “good storytelling,” regardless of the genre. If you consider a story or novel you wrote to not be very good, it’s because you are aware of what is quality writing.
The key to successful writing is to allow this innate sense of good taste to mentor and shape your skills. You can learn from what you read by consciously thinking about how other authors did it. Developing good taste can’t be done by reading whatever is out there, though. You’re not going to learn to be a great novelist by reading hacks, online news articles, or nonfiction. Instead, read the master storytellers. Begin with those who are considered the best in your genre. Not all may be to your liking (consider that three of the masters of the science fiction genre – Heinlein, Asimov and Bradbury – have radically different writing styles), but you’ll probably discover some fantastic authors along the way. Next, expand your knowledge by reading the masters of a genre similar to yours. A science fiction writer might pick up action-adventure novels while mystery writers can grab policecrime thrillers. Finally, read the masters of literature. Homer, Shakespeare, Hemingway and many others all have greatly influenced modern writing and every genre we read today. So, are you uncertain on how to solve a problem in your story or on what to write next? Then crack open a book by a master. The answer is there, waiting for you to discover it.
Adapted from: https://inventingrealityeditingservice
UNICESUMAR - QUESTÃO 15
The following excerpts have been taken from the text. Pay close attention to their modal verbs that are underlined:
I. This doesn’t mean you should become a literary snob […] (1ˢᵗ paragraph).
II. You can learn from what you read by consciously thinking about how other authors did it (2ⁿᵈ paragraph).
III. Developing good taste can’t be done by reading whatever is out there, though (2ⁿᵈ paragraph).
IV. Not all may be to your liking […] (2ndparagraph).
V. A science fiction writer might pick up action-adventure novels while mystery writers can grab police-crime thrillers (3ʳᵈparagraph).
Now, choose the alternative that correctly matches each modal verb to the sense in which they’re being used in the sentence:
(A) (I) To give permission; (II) To give advice; (III) To not have the ability to do something; (IV) The probability that something will happen; (V) To have an obligation.
(B) (I) To have the ability to do something; (II) To have an obligation; (III) To not have the permission to do something; (IV) To give permission; (V) To give advice.
(C) (I) The probability that something will happen; (II) To have the ability to do something; (III) To not have the ability to do something; (IV) To not have an obligation; (V) To have the ability to do something.
(D) (I) To give advice; (II) To give permission; (III) To not have the permission to do something; (IV) To not have an obligation; (V) The probability that something will happen.
(E) (I) To give advice; (II) To have the ability to do something; (III) To not have the ability to do something; (IV) The probability that something will happen; (V) To have the ability to do something.
UNICESUMAR - QUESTÃO 16
The following five sentences have been taken from the text. Read them carefully and pay close attention to the words that have been underlined.
I. While each genre has its conventions, almost all writing in Western civilization shares similarities, especially in plot structure and craftsmanship.
II. These two aspects of writing in particular get at the core of what Western readers universally consider “good storytelling,” regardless of the genre.
III. Not all may be to your liking […], but you’ll probably discover some fantastic authors along the way.
IV. […] consider that three of the masters of the science fiction genre – Heinlein, Asimov and Bradbury – have radically different writing styles […].
V. Next, expand your knowledge by reading the masters of a genre similar to yours.Based on the meaning of the words that are underlined, choose the correct alternative:
(A) In sentence I, the word ‘conventions’ could be replaced with the word ‘rationalizations’ as a synonym.
(B) In sentence II, the word ‘core’ could be replaced with the word ‘essence’ as a synonym.
(C) In sentence III, the word ‘fantastic’ could be replaced with the word ‘imaginary’ as a synonym.
(D) In sentence IV, the word ‘radically’ could be replaced with the word ‘moderately’ as a synonym.
(E) In sentence V, the word ‘similar’ could be replaced with the word ‘indistinguishable’ as a synonym.
Matemática
UNICESUMAR - QUESTÃO 17
Observando a fração ivo pensou que a simplificação ocorreu pelo cancelamento do 6 do numerador com o 6 do denominador, mas esse modo de simplificar frações não vale para todas as frações, por exemplo,
Certo dia, Ivo recebeu a incumbência de telefonar para dos colegas da turma, ficando as ligações restantes a cargo de Ana. Ivo, então, realizou a simplificação da fração cancelando o 4 do numerador com o 4 do denominador e, portanto, realizou a metade das ligações que juntos, ele e Ana, deveriam fazer. Se Ivo tivesse realizado a simplificação de modo correto, teria efetuado menos ligações.
A quantidade de ligações excedentes realizadas por Ivo corresponde a que fração do total de ligações que juntos, Ivo e Ana, deveriam efetuar?
UNICESUMAR - QUESTÃO 18
Utilizando os algarismos 2, 3, 5, 7, 8 e 9, quantos números de três algarismos distintos maiores do que 580 é possível formar?
(A) 38
(B) 48
(C) 58
(D) 68
(E) 78
UNICESUMAR - QUESTÃO 19
Um trapézio tem suas bases medindo 30 cm e 15 cm, e os lados não paralelos medem 9 cm e 12 cm. Nessas condições, a área desse trapézio, em centímetros quadrados, mede
(A) 148.
(B) 152.
(C) 162.
(D) 168.
(E) 172.
UNICESUMAR - QUESTÃO 20
Dadas as matrizes A = (aij)2 x 3 definida por aij = i – j; B = (bij)3 x 2 definida por bij = i – j² e C = (cij) definida por A x B, é correto afirmar que
(A) c21 = b31.
(B) c11 = b12 + b22.
(C) c21 é o oposto de c22.
(D) c21 é o inverso de a13.
(E) c21 é igual ao produto de a23 por b32.
UNICESUMAR - QUESTÃO 21
Seja f uma função real de variável real definida por f(x) - ax² + b, com a e b números reais. Sabe-se que o gráfico dessa função é uma parábola que passa pelos pontos (-4, 2), (4, 2), (-2, 8) e (2, 8).
Nessas condições, assinale a alternativa correta.
(A) O vértice da parábola tem coordenadas (0, -10).
(B) Os zeros da função f são números racionais e simétricos.
(C) a = 2b.
(D)
(E)
Química
UNICESUMAR - QUESTÃO 22
O íon amônio é o ácido conjugado da base fraca amônia. Assinale a alternativa que forneça corretamente a geometria molecular do íon amônio e a hibridização do átomo de nitrogênio, respectivamente.
(A) Tetraédrica, sp³.
(B) Pirâmide trigonal, sp².
(C) Trigonal plana, sp³.
(D) Pirâmide trigonal, sp³.
(E) Tetraédrica, sp².
UNICESUMAR - QUESTÃO 23
Considere o seguinte equilíbrio químico, em sistema fechado:
2 SO2(g) + O2(g) ⇋ 2 SO3(g) ΔH < 0
De acordo com esse equilíbrio, assinale a alternativa correta.
(A) Ao aumentar a pressão parcial de oxigênio, o rendimento da reação diminui.
(B) Ao aumentar a temperatura do sistema, o equilíbrio se desloca para formar mais trióxido de enxofre.
(C) Ao aumentar o volume do sistema, o equilíbrio se desloca para formar mais reagentes.
(D) Ao adicionar um catalisador ao sistema, a quantidade de produto formado irá aumentar.
(E) Ao aumentar a pressão total do sistema com adição de um gás nobre, o equilíbrio é deslocado para os reagentes.
Sociologia
UNICESUMAR - QUESTÃO 24
Sobre os temas trabalho, produção e classes sociais, assinale a alternativa correta.
(A) Segundo Karl Marx, os proletários são os detentores dos meios de produção.
(B) Em sua obra A ética protestante e o espírito do capitalismo, Max Weber busca demonstrar como o comportamento católico, predominante nos Estados Unidos, foi fundamental para a criação do capitalismo moderno.
(C) Para Karl Marx, o elemento fundamental da economia é o trabalho.
(D) As classes sociais são objeto de estudo exclusivo do sociólogo Émile Durkheim.
(E) O conceito de alienação é utilizado pela sociologia para explicar a emancipação do trabalhador dentro do sistema capitalista de produção.
UNICESUMAR - QUESTÃO 25
Sobre os temas cultura e indústria cultural, assinale a alternativa correta.
(A) Segundo o relativismo cultural, a diversidade das culturas é incompatível com a democracia.
(B) A cultura popular, constituída de práticas, costumes e saberes que têm origem nas classes populares, não possui nenhuma ideologia.
(C) De acordo com Theodor Adorno e Max Horkheimer, a produção de arte realizada pela indústria cultural tem como objetivo o desenvolvimento da intelectualidade humana e não interesses econômicos.
(D) A antropologia se dedica aos estudos das culturas em todo o mundo. Porém as análises antropológicas são restritas a grupos humanos pré-industriais.
(E) O etnocentrismo é uma visão de mundo na qual os indivíduos privilegiam sua própria cultura como a mais importante, diminuindo o valor cultural de outros povos.
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