Prova da UPE 2021 1ª FASE – 1º DIA com Gabarito 1ª FASE – 1º DIA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO -UPE CADE...
Prova da UPE 2021 1ª FASE – 1º DIA com Gabarito
1ª FASE – 1º DIA
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO -UPE
CADERNO DE PROVAS:
LÍNGUA PORTUGUESA
MATEMÁTICA
FÍSICA
LÍNGUA ESTRANGEIRA - INGLÊS
LÍNGUA ESTRANGEIRA - ESPANHOL
FILOSOFIA
LINGUA PORTUGUESA
Os Textos 1, 2, 3 e 4 servem de base às Questões 01 e 02.
Texto 1
Anjo — Esta é; que demandais?
Fildalgo — Que me deixeis embarcar;
sou fidalgo de solar,
é bem que me recolhais.
Anjo — Não se embarca tirania
neste batel divinal.
Fildalgo — Não sei por que haveis por mal
que entre a minha senhoria.
Anjo — Para vossa fantasia
mui pequena é esta barca.
Fildalgo — Para senhor de tal marca
Não há aqui mais cortesia?
VICENTE, Gil. ―Auto da Barca do Inferno‖. In:______. Autos e
farsas de Gil Vicente. São Paulo: Melhoramentos, 2012. Excertos.
Texto 2
Canto I
As armas e os Barões assinalados
Que, da Ocidental praia Lusitana,
Por mares nunca de antes navegados,
Passaram ainda além da Taprobana,
Em perigos e guerras esforçados
Mais do que prometia a força humana,
E entre gente remota edificaram
Novo Reino, que tanto sublimaram;
E também as memórias gloriosas
Daqueles Reis que foram dilatando
A Fé, o Império, e as terras viciosas
De África e de Ásia andaram devastando,
E aqueles que por obras valerosas
Se vão da lei da Morte libertando:
Cantando espalharei por toda parte,
Se a tanto me ajudar o engenho e arte.
CAMÕES, Luís de. Os Lusíadas. São Paulo: Martin Claret,
2001. Excertos.
Texto 3
Rompe o poeta com a primeira impaciência
querendo declarar-se e temendo perder por
ousado
Anjo no nome, Angélica na cara!
Isso é ser flor, e Anjo juntamente:
Ser Angélica flor, e Anjo florente,
Em quem, senão em vós, se uniformara:
Quem vira uma tal flor, que a não cortara,
Do verde pé, da rama fluorescente;
E quem um Anjo vira tão luzente,
Que por seu Deus o não idolatrara?
Se pois como Anjo sois dos meus altares,
Fôreis o meu Custódio, e a minha guarda,
Livrara eu de diabólicos azares.
Mas vejo, que por bela, e por galharda,
Posto que os Anjos nunca dão pesares,
Sois Anjo, que me tenta, e não me guarda.
MATOS, Gregório de. Poemas escolhidos. São Paulo:
Cultrix, 1997.
Texto 4
Lira XIX – 1ª parte
Enquanto pasta alegre o manso gado,
Minha bela Marília, nos sentemos
À sombra deste cedro levantado.
Um pouco meditemos
Na regular beleza,
Que em tudo quanto vive, nos descobre
A sábia Natureza.
GONZAGA, Tomás Antônio. Marília de Dirceu. São Paulo:
DCD, 2010. Excertos.
UPE 2021 - QUESTÃO 01
Diversos estudiosos buscam classificar as obras literárias em gêneros. A
classificação aristotélica tem sido utilizada para traçar as características
dos gêneros literários (épico, lírico, dramático). Conforme essa
classificação, os textos literários são organizados em três gêneros: épico,
lírico e dramático. Identifique o gênero literário dos Textos 1, 2, 3 e 4,
numerando-os de acordo com a seguinte correspondência:
(1) gênero épico;
(2) gênero lírico;
(3) gênero dramático.
A sequência que identifica correta e respectivamente o gênero literário dos
Textos 1, 2, 3 e 4 é:
a) 1 – 2 – 2 – 3.
b) 3 – 2 – 2 – 2.
c) 3 – 1 – 3 – 2.
d) 1 – 2 – 3 – 1.
e) 3 – 1 – 2 – 2.
UPE 2021 - QUESTÃO 02
Não apenas os textos literários se materializam em gêneros. Na verdade,
hoje há um consenso de que qualquer texto se organiza em um gênero. Outro
consenso é o de que o que define um gênero textual é menos o conjunto de
suas características formais, e mais a sua função social. Isso porque todo
texto é escrito (ou falado) com um propósito comunicativo. Considerando
esse propósito, é CORRETO afirmar que
a) no Texto 1, o autor pretende representar nosso comportamento em um
momento de introspecção, no qual travamos intenso diálogo com nosso ‗eu
interior‘.
b) no Texto 2, em que o eu lírico se dirige ao Rei, o que o autor pretende
é tecer comentários críticos acerca da situação sociopolítica de seu país.
c) o Texto 3 deve ser compreendido, de fato, como uma declaração de amor;
mas um amor conflituoso, contra o qual o eu lírico está em luta.
d) com o Texto 4, o autor tenciona retratar o jogo amoroso da conquista;
por isso, nele, o eu lírico exalta a beleza da sua amada, visando
conseguir seu amor.
e) o Texto 2 foi escrito para expressar a intensa alegria do autor diante
da mais gloriosa conquista portuguesa: a de ter descoberto uma nova terra
– o Brasil.
Os Textos 5, 6, 7 e 8 servem de base às Questões 03 e 04.
Texto 5
"A feição deles é parda, algo avermelhada; de bons rostos e bons narizes.
Em geral são bem-feitos. Andam nus, sem cobertura alguma. Não fazem o
menor caso de cobrir ou mostrar suas vergonhas, e nisso são tão inocentes
como quando mostram o rosto. [...] Os cabelos deles são corredios. E
andavam tosquiados, de tosquia alta, mais que verdadeiramente de leve, de
boa grandeza, e, todavia, raspado por cima das orelhas. [....] E estavam
já mais mansos e seguros entre nós do que nós estávamos entre eles. [...]
Parece-me gente de tal inocência que, se nós entendêssemos a sua fala e
eles a nossa, seriam logo cristãos, visto que não têm nem entendem crença
alguma, segundo as aparências. [...] Ora veja, Vossa Alteza, quem em tal
inocência vive, se se converterá, ou não, se lhe ensinarem o que pertence
à sua salvação.
CAMINHA, Pero Vaz de. ―A carta. In: CASTRO, Silvio. A Carta de Pero Vaz de
Caminha. Porto Alegre; L&PM, 2015. Excertos.
Texto 6
DOS TUPINIQUINS
Do seu nome direi que são tupiniquins; da sua cor, que são pardos à
maneira dos mouros; de seus braços, que são rijos, de modo que um deles
pode carregar com folga três dos nossos; dos seus pelos nada conto porque
não os têm, e dos seus cabelos direi que os cortam em forma de meia
esfera, sendo muito parecidos com os frades.
TORERO, José Roberto. Terra Papagalli. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011.
Excertos.
UPE 2021 - QUESTÃO 03
O Quinhentismo marca a introdução da cultura europeia no Brasil. Nesse
período, podemos encontrar uma série de textos sobre a visão dos
colonizadores a respeito dos índios. Com base na leitura dos
Textos 5, 6, 7 e 8, e reconhecendo o contexto histórico-social e
as características do Quinhentismo no Brasil, assinale a alternativa
CORRETA.
a) No Brasil, o Quinhentismo é o período marcado pelos primeiros
registros escritos, com foco na documentação do processo colonizador.
Nesse período, a literatura produzida revela complexidade
estético-literária, com textos rebuscados e de grande valor
artístico-literário, como podemos notar no Texto 5.
b) As primeiras manifestações literárias do Quinhentismo brasileiro
podem ser divididas em dois grupos: a literatura informativa e a
literatura de catequese. O Texto 5 é exemplo da literatura
informativa e apresenta a visão do europeu colonizador sobre o nativo.
c) No Quinhentismo brasileiro, as manifestações literárias são
informações que viajantes e missionários europeus registraram sobre os
índios, os negros e a natureza. O Texto 5, como exemplo de
literatura informativa, apresenta a visão do colonizador sobre a
impossibilidade de converter o índio ao cristianismo.
d) Os Textos 5 e 6 revelam uma visão realista do europeu sobre os
nativos e destacam a valorização das crenças e da cultura dos índios na
consolidação da identidade nacional brasileira.
e) O cartum (Texto 7) e a tela de Debret (Texto 8)
dialogam na representação dos índios, em conformidade com as visões
apresentadas nos Textos 5 e 6, com destaque para a valorização da
cultura dos nativos.
UPE 2021 - QUESTÃO 04
Podemos identificar, nos textos quinhentistas, alguns recursos
linguísticos relacionados ao contexto de produção desses textos. A
respeito desses recursos, assinale a alternativa CORRETA.
a) O trecho "[...] se nós entendêssemos a sua fala [...]"
(Texto 5) corresponde a: "[...] se nós, nativos,
entendêssemos a fala do Rei [...]".
b) Ao empregar o adjetivo 'bom‘ para qualificar 'narizes‘ ("de bons
rostos e bons narizes"), o autor do Texto 5 pretendeu dizer que
os indígenas tinham ‗narizes muito grandes'.
c) Segundo o autor do Texto 5, os indígenas "não fazem o menor
caso de [...] mostrar suas vergonhas"; ou seja, eles não se importam de
apresentar suas muitas esposas.
d) No Texto 6, o autor usou a estratégia de introduzir um
segmento negativo ("dos seus pelos nada conto porque não os têm") para
descrever os índios como 'povo naturalmente depilado'.
e) A opção de trazer para o Texto 7 a expressão "sonho da casa
própria" confere a esse texto maior nível de formalidade.
Os Textos 9, 10 e 11 servem de base à Questão 05.
Texto 9
Aleijadinho. ―O Salvador Carregando o Madeiro” (1796-
1799). Disponível em:
http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra57561/ocarregamento-da-cruz-o-salvador-carregando-o-madeiro
Acesso em: 05/09/2020.
Texto 10
Caravaggio (1571-1610). “A inspiração de São
Mateus” (1602). Disponível em:
https://www.ifch.unicamp.br/eha/chaa/Imagens/neville/030.png
Acesso em: 05/09/2020.
Texto 11
Ao braço do Menino Jesus de Nossa
Senhora das Maravilhas, a quem infiéis
despedaçaram.
O todo sem a parte não é todo;
A parte sem o todo não é parte;
Mas se a parte o faz todo, sendo parte,
Não se diga que é parte, sendo o todo.
Em todo o Sacramento está Deus todo,
E todo assiste inteiro em qualquer parte,
E feito em partes todo em toda a parte,
Em qualquer parte sempre fica todo.
O braço de Jesus não seja parte,
Pois que feito Jesus em partes todo,
Assiste cada parte em sua parte.
Não se sabendo parte deste todo,
Um braço que lhe acharam, sendo parte,
Nos diz as partes todas deste todo.
MATOS, Gregório de. Poemas escolhidos. São Paulo:
Cultrix, 1997.
UPE 2021 - QUESTÃO 05
O Barroco manifestou-se em várias expressões artísticas (arquitetura,
pintura, escultura, música, literatura, teatro), por meio de um estilo
próprio, com características estéticas marcantes. Analise os Textos 9,
10 e 11 e, considerando as características do Barroco em diferentes
manifestações artísticas (escultura, pintura e literatura), assinale a
alternativa CORRETA.
a) O Texto 9 revela a arte barroca de Aleijadinho, inspirada na temática
religiosa e com elementos oriundos da mitologia greco-romana. Na
escultura de Aleijadinho, os traços do Barroco são percebidos na
extravagância dos detalhes e nas expressões caricaturais das
personagens.
b) Na pintura, a estética barroca apresenta-se por meio de contrastes de
cores, valorização das luzes e sombras, equilíbrio entre as formas, além
da preferência por temas pagãos do Neoclassicismo, como podemos notar na
tela de Caravaggio (Texto 10).
c) O Texto 11 é um exemplo do Cultismo, característica do Barroco. No
soneto de Gregório de Matos, o Cultismo está presente nos jogos de
palavras (o "todo" e a "parte") e nas inversões sintáticas.
d) O soneto de Gregório de Matos (Texto 11), construído sob a ótica da
estética barroca, é exemplo clássico da poesia lírico-amorosa do poeta,
que também é conhecido como "O Boca do Inferno‖", pelo sarcasmo nos
textos dramáticos produzidos.
e) A temática religiosa é apresentada nos Textos 9, 10 e 11, com foco na
teatralidade, na representação fiel das personagens e na harmonia entre
cores e linguagens, características marcantes da estética barroca.
O Texto 12 serve de base às Questões 06, 07 e 08.
Texto 12
New Barroco: tudo sobre a moda
Se nos últimos anos o minimalismo reinou pedindo looks mais cleans,
contudo, o inverno de 2020 promete trazer uma trend que sugere
exatamente o contrário: looks ricos, exagerados e elaborados farão parte
dessa estação.
Além disso, o barroco será uma das grandes influências da moda para a
estação mais fria do ano. O espírito barroco é carregado de informações,
dramaticidade e conflitos, assim como abundância e vitalidade, o que
traduz perfeitamente a atmosfera da contemporaneidade em todas as suas
contradições.
Na moda, toda essa desordem também aparece refletida na sobrecarga de
informações, por exemplo: texturas, mix de estampas, hibridismo, exagero
nas proporções, sobreposições, peles, pelos, transparência, brilho e tudo
mais, de preferência no mesmo look!
Disponível em: https://coracanela.com.br/new-barroco-tudo-sobre-a-moda-barroca-e-como-investir.
Acesso em 13/10/20. Adaptado.
UPE 2021 - QUESTÃO 06
De acordo com o Texto 12, na moda, o "espírito barroco" se reflete
1) na sobriedade das cores.
2) no excesso de detalhes.
3) na mistura de informações.
4) na leveza dos tecidos.
Estão CORRETAS:
a) 1 e 3, apenas.
b) 1 e 4, apenas.
c) 2 e 3, apenas.
d) 2, 3 e 4, apenas.
e) 1, 2, 3 e 4.
UPE 2021 - QUESTÃO 07
Considerando a organização do Texto 12, assinale a alternativa CORRETA.
a) O texto é iniciado com uma comparação entre uma tendência de moda que
prevaleceu nos anos anteriores e a "nova tendência" do inverno de 2020.
b) Embora o termo "barroco" se apresente no texto desde o título, a
relação entre essa manifestação artística e a moda só é descrita no
parágrafo conclusivo.
c) O segundo parágrafo tem a função de repetir, de outra maneira, as
informações do primeiro, de modo que, de fato, pouco contribui para a
progressão textual.
d) O terceiro parágrafo, conclusivo, cumpre a função de sintetizar as
informações trazidas nos parágrafos anteriores e apontar para a solução
do problema levantado no texto.
e) A pouca inter-relação entre os parágrafos que compõem o texto resulta
do fato de que cada um tem um enfoque temático diferente do outro.
UPE 2021 - QUESTÃO 08
Todo texto revela uma multiplicidade de relações semânticas, sendo
algumas explicitadas por conectivos, outras não. Acerca dessas relações
e dos conectivos que as explicitam no Texto 12, assinale a alternativa
CORRETA.
a) O texto é introduzido por um segmento de valor consecutivo: "Se nos
últimos anos o minimalismo reinou pedindo looks mais cleans [...]".
b) No trecho: "Se nos últimos anos o minimalismo reinou pedindo looks
mais cleans, contudo, o inverno de 2020 promete [...]", o
conectivo destacado explicita a relação de causa e consequência nele
presente.
c) A expressão que introduz o segundo parágrafo ("Além disso") sinaliza
para o leitor que as informações a serem fornecidas no texto se opõem,
de alguma maneira, às informações dadas.
d) O conectivo destacado no trecho "O espírito barroco é carregado de
informações, dramaticidade e conflitos, assim como abundância e
vitalidade" foi empregado para possibilitar o acréscimo de informações
no trecho.
e) No trecho: "Na moda, toda essa desordem também aparece refletida na
sobrecarga de informações", o leitor deve reconhecer uma relação
semântica de comparação.
Os Textos 13, 14, 15 e 16 servem de base à Questão 09.
Texto 15
LIRA I
Eu, Marília, não sou algum vaqueiro,
Que viva de guardar alheio gado;
De tosco trato, de expressões grosseiro,
Dos frios gelos e dos sóis queimado.
Tenho próprio casal e nele assisto;
Dá-me vinho, legume, fruta, azeite;
Das brancas ovelhinhas tiro o leite
E mais as finas lãs, de que me visto.
Graças, Marília bela,
Graças à minha Estrela!
[...]
GONZAGA, Tomás Antônio. Marília de Dirceu.
São Paulo: DCL, 2010. Excertos.
Texto 16
CARTA 3ª
Em que se contam as injustiças, e violências, que Fanfarrão executou por
causa de uma
Cadeia, a que deu princípio.
[...]
Agora, cuidarás, prezado Amigo,
Que as chaves das cadeias já não abrem,
Comidas da ferrugem? Que as algemas
Como trastes inúteis, se furtaram?
Que o torpe executor das graves penas
Liberdade ganhou? Que já não temos
Descalços guardiães, que à fonte levem,
Metidos nas correntes os forçados?
Assim, prezado Amigo, assim devia
Em Chile acontecer, se o nosso Chefe
Tivesse em governar algum sistema.
Mas, meu bom Doroteu, os homens néscios
Às folhas dos Olmeiros se comparam;
São como o leve fumo, que se move
Para partes diversas, mal os ventos
Começam a apontar, de partes várias.
[...]
GONZAGA, Tomás Antônio. Cartas Chilenas. São Paulo: Companhia das Letras,
2006. Excertos.
UPE 2021 - QUESTÃO 09
Considerando a leitura dos Textos 13, 14, 15 e 16 e as características
do Arcadismo no Brasil, assinale a alternativa CORRETA.
a) O filme "Caramuru – A Invenção do Brasil” é uma adaptação fiel e
caricatural do poema árcade lírico-amoroso de Santa Rita Durão,
"Caramuru", que conta a história do fidalgo português Diogo Álvares, o
Caramuru, que se transformou em líder dos indígenas da tribo tupinambá.
b) A tela de Francesco Zucarelli (Texto 14) mostra um cenário bucólico,
com pastores, ovelhas e musas inspiradoras, por meio de uma
representação das personagens pautada na estética naturalista do
Classicismo europeu, característica marcante do Arcadismo brasileiro.
c) O Texto 14 dialoga com o Texto 15 na representação do locus amoenus
(lugar ameno/agradável) como ambiente bucólico e idealizado pelos poetas
árcades. As antíteses e paradoxos do Texto 15, traços característicos da
poesia árcade, revelam o conflito do sujeito lírico em relação ao amor
platônico.
d) O Texto 16 é um exemplo da poesia satírica do Arcadismo brasileiro.
Critilo é o emissor das cartas e Doroteu, o receptor. Por meio de
linguagem satírica e irônica, a obra critica o governador da Capitania
de Minas Gerais, referenciado como o "Fanfarrão".
e) Os Textos 15 e 16 são exemplos representativos da poesia épica do
Arcadismo brasileiro, identificando-se, no Texto 15, o bucolismo e, no
Texto 16, o "carpe diem”.
O Texto 17 serve de base para as Questões 10, 11 e 12.
Texto 17
UPE 2021 - QUESTÃO 10
Para compreender bem um texto, dentre outras habilidades, devemos
apreender qual a função desse texto, na sociedade em que ele circula.
Assim, para compreendermos bem o Texto 17, é importante perceber
que ele tem, prioritariamente, uma função
a) informativa; pretende noticiar fatos que o leitor desconhece.
b) publicitária; quer divulgar e comercializar um produto: o livro.
c) doutrinária; intenta convencer o leitor a seguir ‗uma verdade‘.
d) lúdica; objetiva proporcionar diversão e relaxamento ao leitor.
e) formativa; almeja contribuir para a formação de leitores.
UPE 2021 - QUESTÃO 11
Acerca de elementos não verbais do Texto 17, analise as afirmações
abaixo.
1) As nuvens na parte superior do texto cumprem a função de reforçar a
ideia, geralmente consensual, de que, pela leitura, ―nos elevamos às
alturas‖, ou seja, a leitura nos permite voar.
2) A sugestão dada no texto verbal, de o leitor ler livros clássicos, é
representada nas imagens por livros grossos, pesados, como são todos os
clássicos.
3) Toda a composição visual do texto, com imagens de livros empilhados,
um garoto lendo sentado nas alturas e textos verbais curtinhos na
lateral, confere harmonia ao texto como um todo e é mais um elemento
pensado para atrair o potencial leitor.
4) A imagem dos livros empilhados com o jovem sentado sobre eles sugere
que as obras impressas estão ultrapassadas e que a leitura por meio
virtual é a ‗nova onda‘ que deve ser seguida.
Estão CORRETAS:
a) 1 e 2, apenas.
b) 1 e 3, apenas.
c) 2 e 3, apenas.
d) 3 e 4, apenas.
e) 1, 2, 3 e 4.
UPE 2021 - QUESTÃO 12
Prevalece, na parte verbal do Texto 17, o emprego da norma culta
da língua. Nesse contexto, é CORRETO afirmar que
a) no trecho: "Canais de internet com resenhas e críticas
estimulam novos títulos.", a forma verbal está no plural em
concordância com os termos "resenhas" e "críticas".
b) atendendo aos propósitos do texto, o autor emprega o modo imperativo
em "comece" e "procure", para dialogar diretamente com o leitor.
c) assim como em EXPERIÊNCIAS, está correta a grafia de EXTENDER; em
DIVERSIDADE, está correta a grafia de CUMPLISIDADE.
d) no título, o ponto de interrogação é obrigatório em "Como criar gosto
pelos livros?", e sua ausência fere os preceitos da norma culta da
língua.
e) o acento gráfico da palavra ‗páginas‘ é justificado pela mesma regra
que recomenda o acento gráfico na palavra "fácil".
MATEMÁTICA
UPE 2021 - QUESTÃO 13
Sofia e Flávia, estudantes do 1ª ano do ensino médio, durante uma
pesquisa sobre calçados solicitada pelo professor de Matemática,
descobriram, dentre outras coisas, que:
- No Brasil, a fórmula pode ser usada para calcular o número aproximado do calçado
- O número do calçado na Europa é sempre 2 unidades a mais do que o número do calçado aqui no Brasil.
Depois da apresentação online dos resultados da pesquisa para a turma,
elas propuseram a seguinte situação-problema:
“O pai de Zulmira mora na Europa e lá o número do seu calçado é 42.
Zulmira mora aqui no Brasil e a medida do tamanho do seu pé é 2,4 cm a
menos do que o tamanho do pé do seu pai. Qual é o número do calçado de
Zulmira em nosso país?”
A resposta correta do problema proposto por Sofia e Flávia é:
a) 40
b) 39
c) 38
d) 37
e) 36
UPE 2021 - QUESTÃO 14
Segundo FAO 2009 (The State of Food and Agriculture – E.U.A.), a
indústria de carne é responsável por 18% das emissões globais de gases
causadores do efeito estufa, ao passo que todos os transportes somados
geram 13%. Somos quase 7 bilhões de pessoas na Terra e criamos, para
produzir carne, mais de 30 bilhões de animais que consomem água, comida
e recursos energéticos, demandam espaço, despejam detritos, contaminam
os mananciais, causam erosão e geram poluição atmosférica.
Texto disponível em:
https://setimodia.wordpress.com/2009/11/05/voce-sabe-quanto-custa-1-kg-de-carne/
(Adaptado) Acessado em julho
2020.
Com base no texto e na figura, analise as afirmações a seguir:
I. Para a produção de 1 kg de feijão são necessários cerca de 300 litros
de água limpa.
II. 30 bilhões de animais consomem 15 000 litros de água limpa.
III. Se um bovino gera cerca de 150 kg de carne, para cada um desses
animais a emissão de gases do efeito estufa gira em torno de mais de 37
mil km percorridos por um carro.
IV. Para cada bilhão de pessoas, 1 milhão de km² de florestas pode ser
desmatada no mundo.
Está CORRETO o que se afirma apenas em:
a) I e II
b) I e III
c) I e IV
d) II e III
e) II e IV
UPE 2021 - QUESTÃO 15
Uma empresa de design está desenvolvendo um cartão de visita para uma
pizzaria. Este cartão deverá ter o formato de um setor circular
construído com um ângulo central de 60º, conforme a figura a seguir:
A medida do contorno do cartão, dada pela soma entre os dois segmentos
de reta e o arco de circunferência, deve ser igual a 24 cm, para que
seja possível um texto propaganda com todos os sabores das pizzas.
Qual deve ser a medida da área, em cm², desse cartão de visita?
Considere
a) 27
b) 32
c) 45
d) 64
e) 72
UPE 2021 - QUESTÃO 16
O Índice de Adiposidade Corporal (IAC), que mede o excesso de gordura no
organismo, é calculado utilizando o tamanho da circunferência do quadril
e segue a seguinte lógica: quanto maior for o tamanho do quadril, em
centímetros, em relação à altura, em metros, mais acima do peso a pessoa
está. A fórmula do IAC é a seguinte:
A classificação, em função do IAC, para homens e mulheres é diferente.
Veja a tabela:
Se o jovem Enzo tem 2,0 metros de altura e se encontra na classificação
obeso por ter um IAC de 32 %, quantos centímetros, no mínimo, ele tem
que perder na medida do quadril para passar para a categoria "peso"
normal? Adote √2 = 1,4.
a) 33,6 cm
b) 36,4 cm
c) 38,2 cm
d) 50,4 cm
e) 67,2 cm
UPE 2021 - QUESTÃO 17
A figura a seguir traz a representação gráfica de cinco retângulos e de
parte da parábola y = 0,2x² + k, na qual k é um número real.
Se a soma das medidas das áreas dos retângulos é igual a 14, então qual
o valor de k?
a)
b)
c)
d)
e)
UPE 2021 - QUESTÃO 18
Um arquiteto está projetando uma piscina em formato octogonal. Em sua
planta, ele desenha um octógono de lados AB, BC, CD, DE, EF, FG, GH, HA
e AB construído a partir de dois quadrados congruentes com lados medindo
6 cm. Ele posicionou o vértice de um desses quadrados sobre o centro O
do outro, de tal forma que o segmento OD formasse um ângulo de 30º com a
paralela ao lado BC passando por O, conforme a figura a seguir.
Ele precisa da medida do perímetro desta figura, a fim de encomendar
lajotas para contornar a piscina.
Qual a medida do perímetro do octógono na planta do arquiteto, em
centímetros?
a) 30 + 8√3
b) 45 + 8√3
c) 39 - 4√3
d) 45 - 4√3
e) 42 - 4√3
UPE 2021 - QUESTÃO 19
Se o número natural N = 2a35b, no qual a e b são os algarismos das
unidades de milhar e das unidades simples, respectivamente, é divisível
por 6, quantos são os pares de algarismos (a, b)?
a) 12
b) 14
c) 15
d) 16
e) 17
UPE 2021 - QUESTÃO 20
Quatro amigos observam uma pilha de caixas em formato cúbico. Cada um
deles posiciona-se a Norte, Sul, Leste e Oeste da pilha,
respectivamente. Eles fazem um desenho da vista que tiveram desta pilha,
obtendo os seguintes esboços:
Após socializarem os desenhos entre si, eles descobriram qual a
quantidade máxima de caixas que poderia existir naquela pilha. Qual é
esta quantidade?
a) 30
b) 31
c) 35
d) 40
e) 42
UPE 2021 - QUESTÃO 21
O gráfico a seguir apresenta o número de focos ativos de queimadas, na
Amazônia, durante os meses de agosto dos anos de 1998 a 2019. O gráfico se
divide entre os valores que ficaram acima da média (de 25.583 focos
ativos) e os valores que ficaram abaixo desta média.
Focos ativos de queimadas em agosto 21 anos no bioma Amazônia
Qual a mediana do número de focos ativos de queimadas, na Amazônia, nos
meses de agosto de 1998 a 2019, que estiveram acima da média?
a) 19 226,50
b) 21 344,50
c) 26 048,18
d) 43 402,00
e) 43 484,00
UPE 2021 - QUESTÃO 22
Paulus Gerdes (1952 – 2014), matemático holandês, desenvolveu grande
parte de suas pesquisas em Moçambique. Em um de seus estudos desenvolveu
uma fórmula para calcular o "peso" (P) aproximado do gado, em
quilogramas, em função do comprimento do tronco (a) e do comprimento da
cintura (b), ambos em decímetros. Pela fórmula de Gerdes, para o "peso"
de um animal, multiplicamos a medida do tronco a pelo quadrado da medida
da cintura b e dividimos pelo quádruplo do número π.
Seu Bernardo, pequeno criador de gado, um pouco duvidoso da fórmula de
Gerdes, pesou um de seus garrotes na fazenda do vizinho e obteve 170 kg.
Mediu o comprimento do tronco e da cintura obtendo, respetivamente, 8,8
dm e 15 dm e, em seguida, calculou o peso do animal pela fórmula de
Gerdes. Ao comparar o peso real do animal com o peso obtido pela
fórmula, ele concluiu que o erro cometido foi de, aproximadamente: Adote
π = 3
a) 6%
b) 5%
c) 4%
d) 3%
e) 2 %
FÍSICA
UPE 2021 - QUESTÃO 23
Nas questões com respostas numéricas, considere o módulo da
aceleração da gravidade g = 10,0 m/s².
Em diversos sistemas físicos, duas grandezas vetoriais de módulos A e B
interagem com energia potencial na forma U = - ABcosθ, onde θ é o
menor ângulo entre os dois vetores. Assinale a alternativa que
contém a configuração de vetores que resulta na menor energia potencial
U, sabendo que A > B.
UPE 2021 - QUESTÃO 24
Aeronaves da Marinha do Brasil reforçam os trabalhos de combate às
queimadas no Pantanal, que estão devastando boa parte da maior área
alagada do Planeta. A densa camada de fumaça que encobria a cidade nos
últimos dias diminuiu, porém os focos de queimadas seguem na região. As
labaredas das chamas chegam a 55 m de altura. Ficou estabelecido que,
além dos helicópteros da Marinha, aeronaves da Força Aérea Brasileira e
do Exército Brasileiro começarão a atuar no trabalho de combate às
queimadas.
Disponível em: https://diarionline.com.br/?s=noticia&id=118787.
Acesso em: 04 nov. 2020. (Adaptado)
Se um helicóptero de combate a incêndios despeja água a 180 m de altura
em relação ao solo, em quanto tempo, em segundos, a água e as chamas
mais altas entram em contato? Despreze efeitos resistivos e considere
que a água é abandonada do repouso.
a) 1
b) 2
c) 3
d) 4
e) 5
UPE 2021 - QUESTÃO 25 - NULA
UPE 2021 - QUESTÃO 26
Na figura a seguir, o bloco m1, apoiado em uma superfície horizontal lisa, é acelerado até que o
bloco pendurado m2 alcance um
batente que se encontra abaixo dele, a uma distância d1. O gráfico ilustra a intensidade da velocidade do bloco m1
durante o experimento. Portanto, sua distância total percorrida d1
+ d2, em metros, até atingir o
bloqueio antes da polia é igual a
a) 5,0
b) 4,0
c) 3,0
d) 2,0
e) 1,0
UPE 2021 - QUESTÃO 27
A figura a seguir ilustra a órbita elíptica do exoplaneta Kepler-1649c
em torno de sua estrela anã vermelha E. Sabe-se que o exoplaneta leva um
intervalo de tempo T para percorrer o trecho entre os pontos A e B. Se a
área região AEB é igual a 50% da área da região CED, então o tempo,
durante a translação, entre os pontos C e D é igual a
a) 4T
b) 2T
c) T
d) T/2
e) T/4
UPE 2021 - QUESTÃO 28
Um motociclista de aplicativo, ao entregar uma encomenda
delivery, passa por um radar eletrônico que marca 36 km/h. Em
seguida, ele acelera, e sua velocidade chega a 72 km/h. Sabendo que a
massa do conjunto moto e motociclista é de 150 kg, estime o trabalho
realizado pelo motor da moto em kJ, desconsiderando efeitos resistivos.
a) 22,5
b) 45,0
c) 55,5
d) 75,0
e) 87,5
UPE 2021 - QUESTÃO 29
Um palito de fósforo é aceso após ser friccionado na parte áspera de uma
caixa, conforme figura ao lado, arrastando sua cabeça em um ângulo de θ
= 60o com a caixa por 4,0 cm, cuja força aplicada é igual a 3,0 N.
Sabendo que a caixa não se moveu no processo, qual é o valor aproximado
do trabalho realizado em mJ?
a) 28
b) 42
c) 56
d) 60
e) 104
UPE 2021 - QUESTÃO 30
Em uma empresa de logística e distribuição de produtos por compras
"on-line", foram montadas duas rampas lisas, conforme a figura abaixo. A
rampa mais íngreme, rampa A, é utilizada para pacotes de 2,5 kg, e a
menos íngreme, rampa B, é utilizada para pacotes de 5,0 kg. Dois pacotes
são abandonados do repouso de uma altura h1
= 3,5 m e recolhidos em h2 =
1,0 m acima do nível do solo, conforme ilustra a figura a seguir.
Obtenha a razão entre as velocidades do pacote mais pesado em relação ao
leve na altura h2.
a) 1
b) 2
c) 4
d) 5
e) 8
UPE 2021 - QUESTÃO 31
Uma força externa constante e horizontal, de módulo 5,0 N, é necessária
para manter a velocidade de 4,0 m/s de um bloco de massa m = 1,5 kg em
uma superfície rugosa. Em um deslocamento de 6,0 m do bloco, analise as
afirmações abaixo e assinale a CORRETA.
a) A força resultante sobre o objeto tem intensidade 5,0 N.
b) A potência média da força externa é 30,0 W.
c) O impulso médio da força externa sobre o bloco é de 7,5 Ns.
d) O bloco não está em um estado de inércia, segundo as Leis de Newton.
e) A força de atrito tem módulo igual a 7,5 N.
UPE 2021 - QUESTÃO 32
A figura ao lado ilustra um experimento em que um pequeno objeto em
repouso é suspenso por um cabo ideal. Em t = 0, o objeto explode em duas
partes iguais, e uma delas se move com uma velocidade horizontal de
módulo 4,8 m/s. Calcule o tempo necessário, em segundos, para que os
objetos estejam separados por uma distância de 24 m.
a) 0,5
b) 1,0
c) 1,5
d) 2,0
e) 2,5
INGLÊS
1 .
Generally speaking, schools have looked the same for the last 75 years or
more. Indeed, the way schools are organized has changed little either.
Children are still typically grouped by age first and then by ability
second. Of course, technology is now a key part of the classroom, and
interactive whiteboards may have replaced the traditional chalkboards. But
still the basic premise remains the same – the teacher stands at the front
facing rows of desks which students sit behind.
2.
Many people will be asking the question: What should the school of the
future look like? With the technology and software that is available
today, let alone in 20/30 years‘ time, the idea of a virtual classroom
could become common place.
3.
Many educationalists believe that some of the things schools do are simply
obsolete now. These include losing school days either through illness or
bad weather. Technology has made remote working simple. The possibilities
and potential it offers – no more commuting into the office, for
example – are endless. Many companies have already embraced remote and
flexible working opportunities. The trend is only likely to grow in the
years to come – and it could extend into the world of education
too.
4.
Of course, we should never underestimate the value of classroom
conversations and social interactions. But, it is also true the technology
now enables students to shoot and edit video, make a radio show, design
posters and websites, blog – and interact on line as well.
5.
The question should be asked: Is the traditional classroom now redundant?
Many educationalists now believe that it‘s only a matter of time before
robots – intelligent machines – begin to replace teachers in school. There
will always be a place for, but intelligent machines will be able to offer
a more individual and personalized experience for students overall.
Disponível em: https://www.typekids.com/blog/the-school-of-the-future/
Texto adaptado. Acesso em: 30 ago. 2020.
UPE 2021 - QUESTÃO 33
According to the text, schools
a) changed a lot 75 years ago.
b) need at least 75 years to change.
c) are not investing in technology a lot.
d) continue working as 75 years ago.
e) organization has changed a lot.
UPE 2021 - QUESTÃO 34
In the 3rd paragraph, the pronoun it appears twice:
The possibilities and potential it offers …..… / …..… and
it could extend into the world of education too.
The pronoun it is referring respectively to
a) Technology / The trend
b) potencial / years to come
c) possibilities / grow
d) remote working / likely to grow
e) simple / flexible
UPE 2021 - QUESTÃO 35
Nowadays many educationalists think that robots
a) will never replace teachers.
b) make classrooms redundant.
c) will replace teachers in schools.
d) are not intelligent machines.
e) will not be interesting for schools.
Text 2 (for questions 36, 37, and 38)
Volunteering is fun!
One rainy afternoon I was sitting at home feeling so bored. Instead of
feeling sorry for myself, I wanted to meet people and have new experiences
so I decided to start volunteering. I logged onto my computer and found a
website where I could volunteer on a farm in France.
Volunteering provides so many opportunities to have fun and share great
stories. My time working on a farm was a new experience for me. It was
basically a free holiday as food and accommodation were provided. However,
it was not your typical holiday as I had to look after fifteen horses and
sleep at the top of a tower in a fourteenth century castle! I soon
discovered that I was an awful farmer but it did not matter because I made
some great friends and also improved my French.
However, you do not need to go abroad to volunteer. I have had plenty of
adventures at home as volunteering can become a hobby. For example, I love
singing so I had a good laugh waving my arms in an attempt to conduct my
local choir. I did slowly improve and it felt great to conduct the choir
in a concert. At university, I organized a concert for charity with my
friends. It was really fun finding bands and raising money for a cause we
believe in.
It is true that you feel good volunteering but there are also other
advantages. I once volunteered as a steward at a charity sports event
where the organizers gave me cupcakes from an expensive London bakery to
thank me for my services. I also volunteered in a charity shop so I found
loads of nice cheap clothes to update my wardrobe.
While this is all fun, my favorite aspect of volunteering is creating and
sharing stories. My terrible attempts at farming have given me hilarious
stories to tell! Talking to volunteers from different countries and
backgrounds has also helped me learn more about the world. I feel thankful
to have had so much fun with many nice people thanks to volunteering.
By: FrancesS
Disponível em:
https://learnenglishteens.britishcouncil.org/magazine/life-around-world/volunteering-fun.
Texto
adaptado. Acesso em: ago. 2020.
UPE 2021 - QUESTÃO 36
Considerando o ponto de vista da autora do texto, assinale a alternativa
CORRETA.
a) O voluntariado oferece diversas vantagens no meio acadêmico, uma vez
que pode ser incluído como prática curricular de algumas áreas, a
exemplo do trabalho com agropecuária em fazendas antigas, na França.
b) Um dos aspectos favoritos do voluntariado é criar e compartilhar
histórias que podem ser muito divertidas; além disso, conversar com
voluntários de diferentes países e origens também tem ajudado a aprender
mais sobre o mundo.
c) Atuar como voluntário, principalmente em causas beneficentes,
proporciona uma sensação de bem-estar e equilíbrio mental, pois leva o
indivíduo a melhorar o humor, tornando-se também mais extrovertido.
d) O trabalho voluntário pode levar a experiências contrastantes: às
mais árduas, como trabalhar nas férias numa fazenda remota, e às
imperdíveis, como servir em lojas caras onde lhe oferecem um voucher
para atualizar seu guarda-roupa.
e) Uma das grandes vantagens do voluntariado é que as pessoas se tornam
mais habilidosas e seguras de si, chegando a ocupar posições importantes
nos espaços onde atuam como voluntárias.
UPE 2021 - QUESTÃO 37
Entre as ações de voluntariado listadas abaixo, assinale a que
NÃO foi praticada pela autora.
a) Certa vez, serviu de mordomo num evento esportivo beneficente.
b) Em férias, cuidou de cavalos numa fazenda, na França, onde fez
amigos.
c) Organizou concertos de caridade com os amigos quando estava na
universidade.
d) Ensinou num país distante, onde aprendeu sobre a cultura local e fez
amigos.
e) Trabalhou numa loja de caridade e lá encontrou roupas bonitas e
baratas.
UPE 2021 - QUESTÃO 38
Nesta análise linguística do texto, apenas uma afirmativa está
INCORRETA. Assinale-a!
a) Na primeira frase do texto: One rainy afternoon I was sitting at home
feeling so bored., há uma ideia de tempo que abrange os aspectos
atmosférico e cronológico respectivamente.
b) Em: It is true that you feel good volunteering
but there are also other advantages. (4º parágrafo), o autor
confronta a própria opinião para ressaltar outras vantagens.
c) Em: However, it was not your typical holiday as I had to
look after fifteen horses…, (2º parágrafo), o verbo em destaque
significa cuidar.
d) No trecho: ―…where the organizers gave me cupcakes from an expensive
London bakery to thank me for my services. I also volunteered in
a charity shop so I found loads of nice cheap clothes
to update my wardrobe.” (4º parágrafo), os termos destacados são
formas verbais no Infinitivo.
e) No trecho: ―At university, I organized a concert for charity
with my friends. It was really fun finding bands and raising
money for a cause we believe in.” (3º parágrafo), os verbos destacados
se encontram no Past Continuous (Past Progressive), indicando ações em
desenvolvimento.
ESPANHOL
"Aquellos que piensan que la pandemia no va con ellos me están
arrebatando la libertad"
Susana Mendiluce
SANT JOAN DESPI - JUEVES,
Un policía multa a un motociclista por una infracción y le advierte
también de que debe usar mascarilla cuando vaya por la calle, en
Barcelona, el pasado 11 de julio.
/ EFE / MARTA PÉREZ
ENTRETODOS
Publica una carta del lector
Pero ¡ay!, el ser humano es el único animal que tropieza dos veces en la
misma piedra. El covid-19 se ha convertido en nuestro enemigo potencial,
invisible ante nuestros ojos. No hay armas biológicas por el momento para
derrotarlo pero sí otra: la responsabilidad individual. Muchos creen que
son invencibles, que "no va con ellos" por ser jóvenes, que es un "bulo",
como en ciertas ocasiones he oído, y que esto pasará.
Suelo ser optimista, pero me dirijo a todos aquellos que no tienen
sensatez, que no piensan en sus mayores y familias y que creen que lo que
está sucediendo es como una película de ciencia ficción. A todos ustedes
que justifican lo injustificable, que ignoran que existe un peligro
mortal, espero que ningún familiar se vaya para siempre por su ignorancia,
por su egoísmo imperdonable, por pensar que "a mí no me tocará". Quiero
seguir viviendo sin miedo y ustedes me están arrebatando esta libertad.
Disponível em:
https://www.elperiodico.com/es/entre-todos/participacion/aquellos-que-piensan-que-la-pandemia-no-va-con-ellos-me-estanarrebatando-esta-libertad-02381
Visitado el. 10 set. 2020. Adaptado.
UPE 2021 - QUESTÃO 33
En relación a la libertad, el título de esta Carta del Lector expresa
que a su autor se la
a) enflaquecen.
b) fortalecen.
c) quitan.
d) rematan.
e) suspenden.
UPE 2021 - QUESTÃO 34
El autor de la carta recrimina a aquellos que en la presente situación
a) asisten a películas de ciencia ficción.
b) no piensan en sus mayores y familias.
c) son nuestro enemigo potencial invisible.
d) son lectores de ese periódico.
e) tropiezan dos veces en la misma piedra.
UPE 2021 - QUESTÃO 35
En el texto para vencer el covid-19 se aboga por
a) la responsabilidad individual.
b) las armas biológicas existentes.
c) los que no se enteran de nada.
d) los que se creen invencibles.
e) los que son jóvenes.
UPE 2021 - QUESTÃO 36
El autor de la carta defiende para sí el
a) ignorar que existe un peligro mortal.
b) irse un familiar para siempre.
c) no tener sensatez.
d) pretender justificar lo injustificable.
e) querer seguir viviendo sin miedo.
UPE 2021 - QUESTÃO 37
En la expresión ―Suelo ser optimista” se nos indica una actitud
personal
a) frecuente.
b) fugaz.
c) inconstante.
d) rara.
e) vacilante.
UPE 2021 - QUESTÃO 38
En este texto cuando se dice "espero que ningún familiar se vaya para
siempre", en relación a algún familiar, existe una referencia directa
a su
a) egoísmo.
b) enfermedad.
c) huida.
d) ignorancia.
e) muerte.
FILOSOFIA
UPE 2021 - QUESTÃO 39
Observe o cartoon e leia o texto a seguir:
Causa espanto que, recentemente, tenha ocorrido discussões a respeito da
forma do planeta Terra. Esse espanto se deve ao fato de que, há muito
tempo, já conhecemos a forma esférica do nosso planeta. Tal conhecimento
se deve a observações astronômicas, cálculos matemáticos, experimentos
dentro e fora de laboratórios, entre outros procedimentos.
Existe uma forma de conhecimento que se vale desses procedimentos para
comprovar a veracidade de fenômenos físicos. Estamos tratando da/o
a) filosofia.
b) religião.
c) ciência.
d) mito.
e) arte.
UPE 2021 - QUESTÃO 40
Leia a letra da canção “Comida”, da banda Titãs.
Bebida é água
Comida é pasto
Você tem sede de quê?
Você tem fome de quê?
A gente não quer só comida
A gente quer comida
Diversão e arte
A gente não quer só comida
A gente quer saída
Para qualquer parte
A gente não quer só comida
A gente quer bebida
Diversão, balé
A gente não quer só comida
A gente quer a vida
Como a vida quer
Bebida é água
Comida é pasto
Você tem sede de quê?
Você tem fome de quê?
Arnaldo Antunes / Marcelo Fromer / Sérgio Britto
A letra diz respeito à condição humana. Assinale a alternativa que
traduz, em termos filosóficos, o conteúdo da canção.
a) Para que haja vida humana, é necessário o atendimento de suas
necessidades básicas, a exemplo do alimento.
b) A vida humana é extremamente complexa, e sua principal característica
é o questionamento sobre o cotidiano.
c) A arte é o elemento mais importante para o gênero da vida humana.
d) A vida humana exige a satisfação tanto das necessidades básicas
quanto de sua dimensão cultural.
e) A dimensão cultural é a única atividade da vida humana.
UPE 2021 - QUESTÃO 41
Sócrates de Atenas foi e ainda é um dos nomes mais importantes da
filosofia. Viveu durante o período clássico da civilização grega. Ele
tinha um modo bastante peculiar para produzir sua filosofia, transitava
pela cidade questionando seus concidadãos. A formulação de suas questões
é fundamental para entendermos como funciona a filosofia, pois Sócrates
não questionava se determinada coisa é bela ou justa, mas o que é a
beleza ou o que é a justiça.
Assinale a alternativa que corresponde à importância desse modo de
questionar.
a) A filosofia não está preocupada com a opinião que temos sobre as
coisas, mas com a essência ou verdade delas.
b) Para a filosofia, a verdade é produzida por um embate entre diversas
opiniões.
c) A essência das coisas só pode ser obtida por meio da análise de
diversas opiniões sobre um mesmo assunto.
d) Existem diversas verdades sobre um mesmo assunto, e a filosofia é
apenas uma delas.
e) Para que um pensamento seja considerado filosófico, é necessário que
ele seja questionado pelo maior número de opiniões possíveis.
UPE 2021 - QUESTÃO 42
Ao lado da ciência, têm sido desenvolvidas outras formas de conhecimento
que a imitam, mas não possuem os mesmos fundamentos (pseudociências), ou
a negam, baseadas no conhecimento do senso comum ou da fé
(negacionismos). Sobre esse assunto, considere as sentenças abaixo e
marque a CORRETA.
a) Astrologia e Terraplanismo são expressões do negacionismo científico.
b) Os estudos sobre Alienígenas do Passado e a certeza de que o homem
não foi à lua são teorias da Pseudociência.
c) A negação do aquecimento global e a homeopatia fazem parte do
negacionismo científico.
d) A astrologia e a homeopatia são exemplos da pseudociência.
e) O movimento antivacinal e a negação do holocausto são exemplos da
pseudociência.
UPE 2021 - QUESTÃO 43 - NULA
UPE 2021 - QUESTÃO 44
Analise a letra da canção “O Quereres”, de Caetano Veloso.
Onde queres revólver, sou coqueiro
E onde queres dinheiro, sou paixão
Onde queres descanso, sou desejo
E onde sou só desejo, queres não
E onde não queres nada, nada falta
E onde voas bem alto, eu sou o chão
E onde pisas o chão, minha alma salta
E ganha liberdade na amplidão
Onde queres família, sou maluco
E onde queres romântico, burguês
Onde queres Leblon, sou Pernambuco
E onde queres eunuco, garanhão
Onde queres o sim e o não, talvez
E onde vês, eu não vislumbro razão
Onde o queres o lobo, eu sou o irmão
E onde queres cowboy, eu sou chinês
Ah, bruta flor do querer
Ah, bruta flor, bruta flor
Onde queres o ato, eu sou o espírito
E onde queres ternura, eu sou tesão
Onde queres o livre, decassílabo
E onde buscas o anjo, sou mulher
Onde queres prazer, sou o que dói
E onde queres tortura, mansidão
Onde queres um lar, revolução
E onde queres bandido, sou herói
Eu queria querer-te amar o amor
Construir-nos dulcíssima prisão
Encontrar a mais justa adequação
Tudo métrica e rima e nunca dor
Mas a vida é real e é de viés
E vê só que cilada o amor me armou
Eu te quero e não queres como sou
Não te quero e não queres como és
Ah, bruta flor do querer
Ah, bruta flor, bruta flor
Onde queres comício, flipper-vídeo
E onde queres romance, rock'n roll
Onde queres a Lua, eu sou o Sol
E onde a pura natura, o inseticídio
Onde queres mistério, eu sou a luz
E onde queres um canto, o mundo inteiro
Onde queres quaresma, fevereiro
E onde queres coqueiro, eu sou obus
O quereres estares sempre a fim
Do que em mim é de mim tão desigual
Faz-me querer-te bem, querer-te mal
Bem a ti, mal ao quereres assim
Infinitivamente pessoal
E eu querendo querer-te sem ter fim
E, querendo-te, aprender o total
Do querer que há, e do que não há em mim
A canção de Caetano Veloso fala de relação entre pessoas que se querem,
realçando as contradições entre elas. Essa forma singular de ver o amor
nos remete a concepções da filosofia pré-socrática, as quais dialogavam
entre si sobre o princípio de todas as coisas.
Com qual concepção ou filósofo a canção de Caetano tem afinidade?
a) Com Platão, que acredita na dialética como método para se alcançar a
verdade.
b) Com Parmênides que identifica o ser e o não-ser, definindo que não se
pode ser e não-ser ao mesmo tempo.
c) Com Sócrates, pois a negação é sempre a possibilidade para se
aprofundar a essência de tudo.
d) Com Heráclito, que acreditava que o ser e o não-ser coabitavam a
mesma unidade.
e) Com nenhum dos filósofos pré-socráticos, porque eles interessavam-se,
apenas, pela natureza.
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