Prova de Enfermagem (Residência USP 2023) com Gabarito OBS: As questões de 01 à 15 são comuns a todas as demais provas desse Residênci...
Prova de Enfermagem (Residência USP 2023) com Gabarito
OBS: As questões de 01 à 15 são comuns a todas as demais provas desse Residência da USP, com isso você as encontra NESTA PÁGINA!
ENFERMAGEM
USP 2023 - QUESTÃO 16
De acordo com o código de ética dos profissionais de enfermagem (Resolução COFEN 564/2017), em seu artigo 108, as penalidades a serem impostas pelo sistema COFEN/COREN, conforme o que determina o art. 18 da lei 5905 de 12 de julho de 1973, são advertência verbal, multa, censura, suspensão do exercício profissional e cassação do direito ao exercício profissional. Assim, é correto afirmar:
(A) Advertência verbal consiste na admoestação ao infrator, de forma pública, que será registrada no prontuário do mesmo e na presença de três testemunhas.
(B) Multa consiste na obrigatoriedade de pagamento de 11 a 20 vezes o valor da anuidade da categoria profissional à qual pertence o infrator, em vigor no ato do pagamento.
(C) Censura consiste em repreensão, que será divulgada junto aos hospitais da cidade na qual o profissional está inscrito, em jornais de grande circulação e nas redes sociais.
(D) Suspensão consiste na proibição do exercício profissional da Enfermagem por um período de até 90 (noventa) dias e será divulgada nas publicações oficiais do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, jornais de grande circulação e comunicada aos órgãos empregadores.
(E) Cassação consiste na perda do direito do exercício profissional da enfermagem por um período de até 20 anos, ou vitalício em caso de antecedentes do infrator, e será divulgado nas publicações oficiais do Sistema COFEN/COREN, e jornais de grande circulação.
USP 2023 - QUESTÃO 17
As lesões por pressão são consideradas inclassificáveis ou não graduáveis sempre que há
(A) perda total da espessura da pele e dos tecidos e não se conhece a real profundidade da lesão, pois a base está coberta por tecido necrótico no leito da ferida.
(B) perda total da espessura dos tecidos, com exposição óssea, dos tendões ou músculos.
(C) tecido necrótico ou escara presente, sem ocultar a profundidade da perda da espessura da pele.
(D) tunelização ou cavitação, pois indica profundidade da lesão.
(E) bolha serosa rebentada, e o leito da ferida estiver rosa ou vermelho.
USP 2023 - QUESTÃO 18
A infusão de fármacos e soluções em cateteres e sondas é prática de enfermagem comum, mas a administração em vias erradas pode causar graves consequências e levar o paciente a óbito. Pode-se considerar uma medida estabelecida para segurança do paciente com cateteres e sondas:
(A) Orientar a família a conectar e desconectar a dieta enteral do paciente.
(B) Usar somente equipos transparentes para infusão de dietas enterais.
(C) Restringir ao enfermeiro o manuseio desses sistemas de infusão.
(D) Utilizar injetores laterais nos sistemas arteriais, venosos, peridurais e intratecais, para evitar abertura de sistema fechado.
(E) Verificar todos os dispositivos, desde a inserção até a conexão, antes de realizar as reconexões, desconexões ou administração de medicamentos e soluções.
USP 2023 - QUESTÃO 19
Uma criança deu entrada no Pronto Socorro Infantil com hipoglicemia, sendo prescrito pelo médico 2500 mg de glicose, a ser aspirado da ampola de 10 mL de glicose 50%.
Qual volume da solução de glicose 50% a criança deve receber?
(A) 2,5 mL
(B) 10,0 mL
(C) 2,0 mL
(D) 5,0 mL
(E) 0,5 mL
USP 2023 - QUESTÃO 20
A prescrição médica do paciente contém soro de manutenção na seguinte apresentação: soro glicosado 5% 500 mL + soro glicosado 10% 530 mL + NaCl 20% 40 mL + KCl 19,1% 10 mL. A vazão em que será instalado é de 40 gotas/minuto.
Em quanto tempo esse soro será finalizado?
(A) 6h30min
(B) 8h00min
(C) 9h00min
(D) 8h30min
(E) 7h00min
USP 2023 - QUESTÃO 21
Segundo o calendário nacional de vacinação da criança do Ministério da Saúde (2020), a administração da vacina
(A) hepatite B deve ocorrer aos 2 meses, 4 meses e 6 meses de vida, por via intramuscular em vasto lateral da coxa.
(B) penta (DTP + HiB + HB) deve ocorrer aos 2 meses, 4 meses e 6 meses de vida, por via intramuscular em vasto lateral da coxa.
(C) febre amarela deve acontecer aos 6 meses de vida, com reforço aos 4 anos de idade, por via subcutânea em região de deltoide.
(D) tríplice viral (SCR) deve ocorrer aos 2 meses, 4 meses e 6 meses de vida, por via subcutânea em região de deltoide.
(E) varicela deve acontecer aos 6 meses de vida, com reforço aos 4 anos de idade, por via intramuscular em vasto lateral da coxa.
USP 2023 - QUESTÃO 22
Um recém-nascido está com 3 dias de vida e a enfermeira está avaliando o peso do bebê, pois ele tem previsão de alta hospitalar. Ele nasceu com 3280 gramas, e está, neste momento, com 3000 gramas. A enfermeira então conclui que
(A) houve perda de peso dentro do esperado, já que os neonatos perdem até 10% do peso de nascimento nos primeiros dias de vida.
(B) houve perda de peso acima do esperado, pois os neonatos podem perder até 5% do peso de nascimento nos primeiros dias de vida.
(C) houve perda de peso abaixo do esperado, pois os neonatos devem perder pelo menos 10% do peso de nascimento nos primeiros dias de vida.
(D) não houve perda de peso, e sim erro de verificação, pois em 3 dias o neonato não teria perdido tanto peso.
(E) houve perda de peso dentro do esperado, já que os neonatos perdem até 25% do seu peso de nascimento nos primeiros dias de vida.
USP 2023 - QUESTÃO 23
Segundo Potter et al. (2013), as "formas de família" são os padrões de pessoas consideradas por seus membros como parte da família e podem ser divididas em família
(A) nuclear (marido e mulher), externa (demais parentes além da família nuclear), com filhos pequenos (casal com filhos pequenos), com filhos adolescentes (casal com filhos adolescentes) e no fim da vida (casal no fim de vida).
(B) extensa (casal e demais parentes além da família nuclear), com filhos (marido e mulher com filhos), sem filhos (somente casal), alternativa (casas com muitos adultos, saltos de geração, adultos sozinhos, casais homossexuais) e no fim da vida (casal no fim de vida).
(C) interna (marido e mulher), externa (demais parentes além da família nuclear), com filhos (marido e mulher com filhos), filhos encaminhados (marido e mulher cujos filhos já saíram de casa) e alternativa (casas com muitos adultos, saltos de geração, adultos sozinhos, casais homossexuais).
(D) nuclear (marido e mulher, talvez filhos), extensa (demais parentes além da família nuclear), monoparental (somente o pai ou a mãe), mista (com filhos adotivos) e alternativa (casas com muitos adultos, saltos de geração, adultos sozinhos, casais homossexuais).
(E) interna (marido e mulher, talvez filhos), externa (demais parentes além da família nuclear), adotiva (com filhos adotivos), alternativa (casas com muitos adultos, saltos de geração, adultos sozinhos, casais homossexuais) e idosa (casais no fim de vida).
USP 2023 - QUESTÃO 24
Para estabelecer uma linguagem comum nos planos de cuidados de enfermagem, o enfermeiro utiliza conhecidos instrumentos de classificações em enfermagem, que podem ser:
(A) NANDA-I para diagnósticos de enfermagem, NOC para resultados e NIC para intervenções de enfermagem.
(B) CIPE para diagnósticos de enfermagem, NIC para resultados e NOC para intervenções de enfermagem.
(C) NANDA I para diagnósticos de enfermagem, CIPE para resultados e NOC para intervenções de enfermagem.
(D) CIPE para diagnósticos de enfermagem, NANDA-I para intervenções de enfermagem e NIC para resultados.
(E) NANDA I para diagnósticos de enfermagem, NIC e NOC para intervenções de enfermagem e CIPE para resultados.
USP 2023 - QUESTÃO 25
Em pediatria, a seleção do tamanho do manguito é muito importante para a acurácia do valor da pressão arterial. Segundo Hockenberry (2014), para escolher o manguito correto, o enfermeiro deve
(A) saber a idade do paciente, pois os manguitos são divididos em tamanhos P (lactentes), M (pré-escolares), G (escolares), GG (adolescentes).
(B) saber o peso do paciente, pois os manguitos são divididos em P (0-10kg), M (10-20kg), G (20-35kg), GG (acima de 35kg).
(C) conhecer o IMC do paciente, pois o tamanho do manguito depende tanto do peso quanto da altura da criança.
(D) relacionar o peso, a altura, a idade e o sexo do paciente, pois somente com estas informações é possível escolher o tamanho apropriado.
(E) medir a circunferência do membro do paciente em seu ponto médio (preferencialmente membros superiores) e calcular 40% deste valor, para assim escolher a largura adequada do manguito.
USP 2023 - QUESTÃO 26
Sabe-se que o brincar é de extrema importância na infância e que cada fase do desenvolvimento infantil requer brincadeiras típicas. As atividades mais características dos pré-escolares com desenvolvimento neuropsicomotor adequado são:
(A) As brincadeiras solitárias, com estimulação dos adultos.
(B) Os jogos de tabuleiros, para estimulação do raciocínio lógico.
(C) As brincadeiras imitativas, imaginativas e dramáticas, como faz-de-conta e reproduções do comportamento do adulto.
(D) Brincar de bate-palmas, balançar objetos, fazer caretas, cantar.
(E) A leitura de livros, revistas e histórias em quadrinhos, e os jogos eletrônicos.
USP 2023 - QUESTÃO 27
Os pacientes que podem se beneficiar com os cuidados paliativos e os níveis de atendimento em que eles podem ser realizados são:
(A) Adultos e idosos com doenças infecciosas agudas, cujo atendimento seja em nível primário.
(B) Crianças, adultos e idosos com doença crônica e/ou ameaçadora da vida, em todos os níveis de atendimento.
(C) Crianças, adultos e idosos com condições ameaçadoras da vida, atendidos em serviços especializados em doenças crônicas.
(D) Adultos e idosos com doença crônica ou ameaçadora da vida, se internados em UTI.
(E) Crianças, adultos e idosos com doenças agudas ou crônicas, se estiverem em hospitais terciários.
USP 2023 - QUESTÃO 28
Delirium é uma síndrome cerebral orgânica, caracterizada por uma alteração aguda no nível de consciência, acompanhada de déficit de atenção e alteração na cognição (AZEVEDO 2012; SILVA, FILHO 2015).
São cuidados de enfermagem ao paciente com delirium:
(A) Permitir visitas e presença de familiares junto ao paciente como acompanhantes e manter o uso de aparelhos auditivos ou óculos para evitar privação sensorial.
(B) Manter as luzes sempre acesas, de dia e de noite, e evitar presença de calendários e relógios no quarto para evitar crises de ansiedade.
(C) Evitar deixar o paciente sozinho; para tanto, alternar os horários de medicações e sinais vitais ao longo das 24 horas do dia.
(D) Evitar contenção química, quando necessário realizar contenção física, e evitar procedimentos desnecessários.
(E) Manter paciente com sondas vesical e gástrica para evitar mobilizações desnecessárias e prevenir sua retirada precoce.
USP 2023 - QUESTÃO 29
O Sistema de Classificação de Pacientes (SCP) pode ser entendido como uma forma de determinar o grau de dependência de um paciente em relação à equipe de enfermagem. Fugulin et al. (1994) desenvolveram um sistema que permite classificar os pacientes em cinco categorias de cuidado, que são cuidados
(A) intensos, semi-intensos, alta dependência, intermediários e minimamente dependentes.
(B) intensivos, semi-intensivos, alta dependência, média dependência e independentes.
(C) de alta complexidade, de média complexidade, de baixa complexidade, de mínima complexidade e independentes.
(D) de terapia intensiva, de terapia semi-intensiva, de enfermaria, ambulatoriais e domiciliares.
(E) intensivos, semi-intensivos, alta dependência, intermediários e mínimos.
USP 2023 - QUESTÃO 30
As quedas são um problema comum nos ambientes de cuidados de saúde. Vários fatores aumentam o risco de quedas, incluindo:
(A) Uso de anti-hipertensivos, diabetes mellitus, idade superior a 60 anos.
(B) Histórico de quedas, idade superior a 65 anos, problemas de marcha e equilíbrio.
(C) Uso de bengalas, calçados apropriados, uso de pijamas.
(D) Pisos escorregadios, dificuldades de marcha, fibromialgia.
(E) Idade inferior a 5 anos, uso de andadores, tênis com solado de borracha.
USP 2023 - QUESTÃO 31
A realização do Histórico de enfermagem na área da saúde da mulher é fundamental para
(A) estabelecer aproximação cuidadosa.
(B) instituir comunicação ruidosa.
(C) avaliar à comunicação verbal.
(D) impor valores pessoais.
(E) emitir juízos de valor.
USP 2023 - QUESTÃO 32
Assinale a alternativa que apresenta um tipo de fator de risco para o câncer de mama e um exemplo correspondente.
(A) Hereditários: obesidade e sobrepeso após a menopausa.
(B) Comportamentais: consumo de bebida alcóolica.
(C) História reprodutiva: câncer de ovário.
(D) Ambientais: câncer de mama em homens.
(E) Genéticos: parar de menstruar após os 55 anos.
USP 2023 - QUESTÃO 33
O puerpério inicia-se imediatamente após o parto e dura, em média, seis semanas, sendo dividido em
(A) imediato do 1º ao 8º dia após o parto; tardio do 9º ao 40º dia; e remoto após 40º dia.
(B) imediato do 1º ao 9º dia após o parto; tardio do 10º ao 45º dia; e remoto após 45º dia.
(C) imediato do 1º ao 10º dia após o parto; tardio do 11º ao 45º dia; e remoto após 45º dia.
(D) imediato do 1º ao 7º dia após o parto; tardio do 8º ao 50º dia; e remoto após 50º dia.
(E) imediato do 1º ao 15º dia após o parto; tardio do 16º ao 55º dia; e remoto após 55º dia.
USP 2023 - QUESTÃO 34
Homem de 45 anos está em atendimento na sala de emergência, após dor forte no peito seguido de perda da consciência. Após instalação de oxigenioterapia e identificação do ritmo em Fibrilação Ventricular, seguiu-se com
(A) obtenção de acesso vascular, administração de epinefrina a cada 3 a 5 minutos e, se não houver retorno do ritmo, choque.
(B) administração de epinefrina a cada 4 a 10 minutos por cânula e, se não houver retorno do ritmo, choque.
(C) administração de choque, obtenção do acesso vascular e, se não houver retorno do ritmo após o primeiro choque, administração de epinefrina a cada 2 a 7 minutos.
(D) administração de choque, obtenção do acesso vascular e, se não houver retorno do ritmo, administração do segundo choque.
(E) obtenção de acesso vascular, administração de choque e administração de amiodarona a cada 3 a 7 minutos.
USP 2023 - QUESTÃO 35
As causas reversíveis da parada cardiorrespiratório são conhecidas como os 5Hs e 5Ts, sendo os 5Hs:
(A) Hipertermia, hipervolemia, hipóxia, hipercalemia e hidrogênio aumentado (acidemia).
(B) Hipotermia, hipovolemia, hiperoxidemia, hipocalemia e hidrogênio baixo (alcalemia).
(C) Hipertermia, hipovolemia, hiperoxidemia, hipocalemia e hidrogênio aumentado (acidemia).
(D) Hipotermia, hipervolemia, hipóxia, hipocalemia e hidrogênio baixo (alcalemia).
(E) Hipotermia, hipovolemia, hipóxia, hipercalemia e hidrogênio aumentado (acidemia).
USP 2023 - QUESTÃO 36
Durante visita ao paciente, um enfermeiro constata que um medicamento que havia acabado de ser instalado estava sendo administrado duas horas antes do prescrito. Ele interrompe a infusão do medicamento, não informa o paciente do ocorrido e não faz anotação no prontuário. A conduta do enfermeiro pode ser considerada como:
(A) Correta, pois não informou o paciente e retirou o medicamento antes de ser administrado.
(B) Incorreta, pois não informou o paciente e não fez anotação no prontuário.
(C) Correta, pois o medicamento seria administrado de qualquer forma.
(D) Incorreta, pois não notificou o profissional que instalou o medicamento.
(E) Correta, pois a situação não configura erro de administração de medicamentos.
USP 2023 - QUESTÃO 37
Segundo os Cadernos de Atenção Básica, “As manifestações mais comuns do sofrimento mental na Atenção Básica” são
(A) tristeza/desânimo, ansiedade e sintomas físicos.
(B) alegria excessiva, raiva e sintomas motores.
(C) medo extremo, ansiedade e sintomas auditivos.
(D) agressividade, apatia e sintomas sensitivos.
(E) irritabilidade, variabilidade de humor e sintomas gastrointestinais.
USP 2023 - QUESTÃO 38
À medida que a população envelhece, o perfil epidemiológico se diferencia, caracterizando-se pela(o)
(A) diminuição progressiva da prevalência de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes e doença pulmonar obstrutiva, que necessitam de cuidados de curta duração.
(B) aumento progressivo da prevalência de doenças crônicas transmissíveis, como sífilis e síndrome da imunodeficiência adquirida, que necessitam de cuidados de longa duração.
(C) aumento progressivo da prevalência de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes e doença arterial coronariana, que necessitam de cuidados de longa duração.
(D) diminuição progressiva da prevalência de doenças crônicas transmissíveis, como doença pulmonar obstrutiva e doença arterial coronariana, que necessitam de cuidados de curta duração.
(E) aumento progressivo da prevalência de doenças crônicas não transmissíveis, como gonorreia e síndrome da imunodeficiência adquirida, que necessitam de cuidados de curta duração.
USP 2023 - QUESTÃO 39
A identificação do paciente deve ser feita para minimizar a ocorrência de falhas, sendo recomendado adotar
(A) pelo menos dois identificadores para o paciente, como nome e número do quarto.
(B) protocolos para diferenciar pacientes de mesmo nome, como colocá-los no mesmo quarto.
(C) identificação do paciente após receber um medicamento e de ser submetido a uma intervenção.
(D) conferência da identificação do paciente pelo profissional, previamente a qualquer procedimento.
(E) rotulagem de frascos de sangue e outros materiais para exame na ausência do paciente.
USP 2023 - QUESTÃO 40
A pressão arterial reflete as inter-relações entre
(A) débito cardíaco, resistência vascular periférica, volume sanguíneo, viscosidade sanguínea e elasticidade da artéria.
(B) débito urinário, resistência vascular periférica, volume urinário, viscosidade sanguínea e elasticidade das veias.
(C) débito sistólico, resistência vascular cerebral, volume sanguíneo, fluxo sanguíneo e complacência pulmonar.
(D) débito diastólico, resistência vascular renal, volume urinário, fluxo urinário e elasticidade dos vasos.
(E) débito renal, resistência vascular central, volume sanguíneo, viscosidade humoral e elasticidade pulmonar.
COMENTÁRIOS