Prova de Fisioterapia (Residência USP 2023) com Gabarito OBS: As questões de 01 à 15 são comuns a todas as demais provas desse Residência d...
Prova de Fisioterapia (Residência USP 2023) com Gabarito
OBS: As questões de 01 à 15 são comuns a todas as demais provas desse Residência da USP, com isso você as encontra NESTA PÁGINA!
FISIOTERAPIA
USP 2023 - QUESTÃO 16
A Resolução nº 424, de 08 de Julho de 2013, estabelece o Código de Ética e Deontologia da Fisioterapia. Em relação ao Capítulo X – Da Divulgação Profissional, é correto afirmar:
(A) É proibido ao fisioterapeuta que atua em serviço multiprofissional divulgar sua atividade profissional em anúncio coletivo, observando os preceitos do código e a dignidade da profissão.
(B) Na divulgação em meio eletrônico de textos, imagens e vídeos com orientações para cliente/paciente/usuário e coletividade, o fisioterapeuta não precisa observar o preceituado no Código.
(C) Em artigos e entrevistas, o fisioterapeuta responderá perante o Conselho Regional e Federal de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional pela impropriedade técnica ou transgressão às leis e normas regulamentares do exercício profissional.
(D) Nos anúncios, placas e impressos, bem como divulgação em meio eletrônico, é dispensável constar o nome do profissional, apenas a profissão e o número de inscrição no Conselho Regional.
(E) A utilização da Rede Mundial de Computadores (Internet) para fins profissionais independe dos preceitos do Código e demais normatizações pertinentes.
USP 2023 - QUESTÃO 17
Baseado nas premissas do Código de Ética e Deontologia da Fisioterapia, para o exercício da docência, preceptoria, pesquisa e produção científica, o fisioterapeuta deverá nortear sua prática de ensino, pesquisa e extensão nos princípios deontológicos, éticos e bioéticos da profissão e da vida humana, observando que
(A) a crítica a teorias, métodos ou técnicas seja de forma pessoal, visando ao autor, e não ao tema e ao seu conteúdo.
(B) seja obtida previamente autorização por escrito de cliente/paciente/usuário ou de seu representante legal, por meio de assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido para uso de dados.
(C) não é responsável por ações realizadas por residentes sob sua preceptoria.
(D) deve instigar ou induzir alunos sob sua supervisão contra órgãos ou entidades de classe, estimulando a livre construção do pensamento crítico.
(E) a transmissão de conhecimento e do ensino de procedimentos próprios da Fisioterapia visam a formação profissional de outrem.
USP 2023 - QUESTÃO 18
A saúde do trabalhador é um dos campos de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS). É um conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho. Em relação à Saúde do Trabalhador (ST) no SUS (Sistema Único de Saúde), pode-se afirmar:
(A) Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), ocorrem anualmente cerca de 270 milhões de acidentes do trabalho no mundo, sendo que 2 milhões deles são fatais e, segundo a OIT, o Brasil ocupa o 4º lugar no ranking mundial de acidentes fatais.
(B) Além da reconhecida subnotificação, observa-se o aumento dos agravos e o surgimento de novo perfil de morbidade, em especial as lesões por trauma e os problemas de saúde mental decorrentes da reestruturação da economia e da produção.
(C) Comparações internacionais realizadas na década passada mostravam o Brasil em posição crítica, com cinco mortes a cada 24 horas e cinco acidentes de trabalho não fatais a cada um minuto.
(D) Considerando a complexidade de seu objeto, o campo da ST preconiza um modo de agir individual que inclui a promoção, a prevenção e a assistência, tendo o trabalhador individual como sujeito de um processo de mudanças.
(E) Como parte integrante da Saúde Coletiva, o campo da ST constitui-se como espaço unidisciplinar e institucional que apreende o trabalho como um dos principais determinantes sociais da saúde.
USP 2023 - QUESTÃO 19
A saúde do trabalhador é um componente do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde, que visa à promoção da saúde e à redução da morbimortalidade da população trabalhadora. São elementos que estão na origem dos agravos relacionados ao trabalho:
(A) Via das terceirizações e das precárias condições de trabalho.
(B) Persistência de baixa rotatividade da força de trabalho.
(C) Diminuição da informalidade.
(D) Adoção de trabalhos em tempo integral e em domicílio.
(E) Melhoria dos vínculos e dos contratos de trabalho.
USP 2023 - QUESTÃO 20
Os sistemas de atenção à saúde são definidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o conjunto de atividades cujo propósito primário é promover, restaurar e manter a saúde de uma população para se atingirem os seguintes objetivos:
(A) O alcance de um nível excelente de saúde, distribuído de forma parcial; a garantia de uma proteção adequada dos riscos para todos os cidadãos; o acolhimento humanizado dos cidadãos; a provisão de serviços seguros e efetivos; a prestação de serviços eficientes.
(B) O alcance de um nível excelente de saúde, distribuído de forma parcial; a garantia de uma proteção adequada dos riscos para a maioria dos cidadãos; o acolhimento humanizado dos cidadãos; a provisão de serviços seguros e efetivos; a prestação de serviços eficientes.
(C) O alcance de um nível ótimo de saúde, distribuído de forma parcial; a garantia de uma proteção adequada dos riscos para todos os cidadãos; o acolhimento humanizado dos cidadãos; a provisão de serviços seguros e efetivos; a prestação de serviços eficientes.
(D) O alcance de um nível excelente de saúde, distribuído de forma não equitativa; a garantia de uma proteção adequada dos riscos para todos os cidadãos; o acolhimento humanizado dos cidadãos; a provisão de serviços seguros e efetivos; a prestação de serviços eficientes.
(E) O alcance de um nível ótimo de saúde, distribuído de forma equitativa; a garantia de uma proteção adequada dos riscos para todos os cidadãos; o acolhimento humanizado dos cidadãos; a provisão de serviços seguros e efetivos; a prestação de serviços eficientes.
USP 2023 - QUESTÃO 21
O mundo e o Brasil apresentam um processo de envelhecimento de sua população e uma situação de transição das condições de saúde, caracterizada pela queda relativa das condições agudas e pelo aumento das condições crônicas. Manifesta-se, universalmente, o fenômeno da transição epidemiológica. Entende-se por transição epidemiológica:
(A) As mudanças ocorridas, temporalmente, na frequência, na magnitude e na distribuição das condições de saúde e que se expressam nos padrões de morte, morbidade e invalidez que caracterizam uma população específica e que, em geral, acontecem, concomitantemente, com outras transformações demográficas, sociais e econômicas.
(B) As mudanças ocorridas, temporalmente, na frequência, na magnitude e na distribuição das condições de saúde e que se expressam nos padrões de morte, morbidade e invalidez que caracterizam uma população específica e que, em geral, não acontecem, concomitantemente, com outras transformações demográficas, sociais e econômicas.
(C) As mudanças ocorridas, temporalmente, na frequência, na magnitude e na distribuição das condições de saúde e que se expressam nos padrões de vida, natalidade e invalidez que caracterizam uma população específica e que, em geral, acontecem, concomitantemente, com outras transformações demográficas, sociais e econômicas.
(D) As mudanças ocorridas, apenas na magnitude e na distribuição das condições de saúde e que se expressam nos padrões de morte, natalidade e invalidez que caracterizam uma população específica e que, em geral, acontecem, concomitantemente, com outras transformações demográficas, sociais e econômicas.
(E) As mudanças ocorridas, temporalmente, na frequência, na magnitude e na distribuição das condições de saúde e que se expressam nos padrões de vida, morbidade e trabalho que caracterizam uma população específica e que, em geral, acontecem, concomitantemente, com outras transformações demográficas, sociais e econômicas.
USP 2023 - QUESTÃO 22
Em relação às doenças crônicas nas redes de atenção à saúde, pode-se afirmar:
(A) As doenças crônicas afetam principalmente os países mais desenvolvidos.
(B) Os países de baixo e médio desenvolvimento deveriam controlar as doenças infecciosas antes das doenças crônicas.
(C) As doenças crônicas afetam principalmente as pessoas mais ricas.
(D) As doenças crônicas afetam sobretudo as pessoas idosas.
(E) As doenças crônicas afetam mulheres e homens de maneira semelhante.
USP 2023 - QUESTÃO 23
O desenvolvimento da Rede de Atenção à Saúde (RAS) no âmbito do SUS é estratégico para a reestruturação do sistema de saúde brasileiro. O conceito fundamental na construção das redes de atenção à saúde é o de nível de atenção à saúde e caracteriza-se por:
(A) Níveis de atenção à saúde estruturados por arranjos produtivos conformados segundo as densidades tecnológicas singulares, variando do nível de menor densidade (a APS), ao de densidade tecnológica intermediária (a atenção secundária à saúde), até o de maior densidade tecnológica (a atenção terciária à saúde).
(B) Níveis de atenção à saúde que sejam complementares para o uso racional dos recursos e para estabelecer o foco gerencial dos entes de governança das RASs.
(C) Na prática social, ao se construírem as RASs, há que se combinarem as prefeituras com os níveis de atenção à saúde.
(D) A concepção vigente na normativa do SUS é a de um sistema hierárquico, piramidal, formatado segundo as complexidades relativas de cada nível de atenção em atenção básica, de média e de alta complexidade.
(E) As RASs estruturam-se para enfrentar uma condição de saúde inespecífica, por meio de um ciclo único de atendimento, o que implica a continuidade da atenção à saúde.
USP 2023 - QUESTÃO 24
A aprendizagem motora ocorre quando (1) novas tarefas são utilizadas, (2) quando movimentos são praticados em conjunto (organizados espacialmente e temporalmente), (3) quando os movimentos são repetidos com frequência e (4) quando os movimentos são importantes para o indivíduo. São estágios da aprendizagem motora na ordem do aprendizado:
(A) Estágio autônomo (executor começa a entender a tarefa), estágio associado (quando o desempenho é refinado) e estágio cognitivo (quando o desempenho da tarefa é competente).
(B) Estágio associado (executor começa a entender a tarefa), estágio cognitivo (quando o desempenho é refinado) e estágio autônomo (quando o desempenho da tarefa é competente).
(C) Estágio cognitivo (executor começa a entender a tarefa), estágio autônomo (quando o desempenho é refinado) e estágio associado (quando o desempenho da tarefa é competente).
(D) Estágio autônomo (executor começa a entender a tarefa), estágio cognitivo (quando o desempenho é refinado) e estágio associado (quando o desempenho da tarefa é competente).
(E) Estágio cognitivo (executor começa a entender a tarefa), estágio associado (quando o desempenho é refinado) e estágio autônomo (quando o desempenho da tarefa é competente).
USP 2023 - QUESTÃO 25
Adultos com Incapacidades Desenvolvidas (ID) enfrentam desafios no decorrer das suas vidas em vários aspectos do processo de envelhecimento. Um dos aspectos mais importantes é o de experimentar uma qualidade de vida satisfatória e plena nos cuidados com a saúde. São caracterizadas como IDs:
(A) Incapacidades graves e crônicas, atribuídas a uma deficiência física ou mental.
(B) Limitações substanciais na área de autocuidado.
(C) Necessidades contínuas de planejar e coordenar atividades coletivamente.
(D) Limitações que se manifestam após a idade de 22 anos e que, na maioria das vezes, podem continuar por tempo indefinido.
(E) Incapacidades agudas, atribuídas a uma deficiência física.
USP 2023 - QUESTÃO 26
Na patogênese da dimensão física da Síndrome da Fragilidade no idoso, vários fatores podem contribuir para se desenvolvimento, tais como doenças, comorbidades, imobilização e alterações cognitivas. Qual a causa mais importante dessa síndrome?
(A) Ser do sexo masculino.
(B) Ser afrodescendente.
(C) Ter maior nível educacional e de renda.
(D) Pior estado de saúde e menor número de comorbidades crônicas e incapacidades.
(E) Ter sarcopenia.
USP 2023 - QUESTÃO 27
Em relação aos distúrbios osteomioarticulares no idoso, pode-se afirmar que as doenças mais prevalentes são
(A) osteoporose, artrite reumatoide e osteomielite.
(B) artrite séptica, osteomielite e osteoartrite.
(C) sinovite transitória do quadril, osteoporose e artrite séptica.
(D) artrite séptica, sinovite transitória do quadril e osteoporose.
(E) osteoporose, artrite reumatoide e osteoartrite.
USP 2023 - QUESTÃO 28
A saturação venosa de oxigênio (SvO2) na artéria pulmonar reflete a média da SvO2 em todos os órgãos. A faixa de normalidade da SvO2 na artéria pulmonar é de:
(A) 30 - 45%
(B) 40 - 60%
(C) 50 - 60%
(D) 60 - 80%
(E) 80 - 90%
USP 2023 - QUESTÃO 29
A fraqueza muscular, atualmente denominada neuromiopatia, presente nos pacientes críticos internados em unidade de terapia intensiva (UTI), está associada com o tempo de ventilação mecânica, tempo de permanência na UTI e prejuízo do estado funcional. A cada semana de repouso no leito, o paciente poderá perder de sua força inicial em cerca de:
(A) 2 a 3%
(B) 3 a 5%
(C) 5 a 8%
(D) 8 a 10%
(E) 10 a 15%
USP 2023 - QUESTÃO 30
Heitor apresenta insuficiência cardíaca, levando-o a intolerância ao esforço físico e retenção de líquido que prejudicam sua capacidade funcional. Indique as alterações centrais resultantes da perda da capacidade funcional apresentada por ele:
(A) Diminuição da capacidade oxidativa do musculoesquelético, menor perfusão muscular, presença de disfunção endotelial.
(B) Capacidade de aumentar o volume sistólico e frequência cardíaca, resultando em menor fração de ejeção e menor débito cardíaco.
(C) Incapacidade de aumentar o volume sistólico e frequência cardíaca, resultando em menor fração de ejeção e menor débito cardíaco.
(D) Diminuição da capacidade oxidativa do musculoesquelético e incapacidade de aumentar o volume sistólico e frequência cardíaca.
(E) Menor perfusão muscular, presença de disfunção endotelial e incapacidade de aumentar o volume sistólico e a frequência cardíaca.
USP 2023 - QUESTÃO 31
A reabilitação cardiovascular na fase hospitalar é contraindicada nas seguintes situações:
(A) Pós-infarto agudo do miocárdio, pós-revascularização do miocárdio, pós-angioplastia coronária com ou sem stent.
(B) Angina instável pós-infarto do miocárdio, hipertensão sistêmica grave, pós-correção de válvula cardíaca, pós-transplante cardíaco.
(C) Bloqueio atrioventricular total, insuficiência cardíaca compensada, pós-correção de cardiopatia congênita.
(D) Angina instável pós-infarto agudo do miocárdio, taquicardia sinusal descontrolada, insuficiência cardíaca descompensada.
(E) Pós-transplante cardíaco, paciente com angina de peito de catéter estável, insuficiência cardíaca compensada.
USP 2023 - QUESTÃO 32
Numa lesão primária, três mediadores químicos (histamina, leucotaxina e necrosina) são importantes para limitar a quantidade de exsudato e edema após a lesão. O papel do mediador histamina é
(A) a vasodilatação e o aumento da permeabilidade celular, decorrentes do edema das células endoteliais e da separação entre as células.
(B) a marginação, em que os leucócitos se depositam ao longo das paredes celulares.
(C) o aumento da permeabilidade celular local, afetando a passagem de líquido e de leucócitos através das paredes celulares para formar o exsudato.
(D) a atividade fagocitária, que permite a eliminação da maior parte dos restos celulares finalizando a fase inflamatória.
(E) a vasodilatação e a hiperemia ativa, que são importantes para a formação do exsudato e para o suprimento de leucócitos na região lesada.
USP 2023 - QUESTÃO 33
Luiz Henrique ficou imobilizado por 4 semanas devido a lesão do ligamento colateral medial (LCM) do joelho direito. Após a imobilização, o LCM tende a ter
(A) maior força elástica e debilidade em sua inserção óssea.
(B) menor força elástica e debilidade em sua inserção óssea.
(C) manutenção da força elástica e sem alteração em sua inserção óssea.
(D) maior força elástica e sem alteração em sua inserção óssea.
(E) manutenção da força elástica e debilidade em sua inserção óssea.
USP 2023 - QUESTÃO 34
Na fratura por estresse, o paciente deve suspender todas as atividades que produzam mais tensão ou fadiga na região, por um mínimo de
(A) 7 dias.
(B) 10 dias.
(C) 14 dias.
(D) 21 dias.
(E) 30 dias.
USP 2023 - QUESTÃO 35
A articulação esternoclavicular atua como a única inserção passiva do complexo articular do ombro no esqueleto axial. O papel da clavícula nesse complexo é:
(A) Elevar-se cerca de 40° para permitir a rotação escapular para baixo.
(B) Deprimir-se cerca de 30° para permitir a rotação escapular para cima.
(C) Elevar-se cerca de 40° para permitir a rotação escapular para cima.
(D) Deprimir-se cerca de 30° para permitir a rotação escapular para baixo.
(E) Elevar-se cerca de 60° para permitir a rotação escapular para cima.
USP 2023 - QUESTÃO 36
Cerca de 30% dos indivíduos com síndrome de Down possuem propensão à luxação da articulação
(A) entre os processos articulares da coluna vertebral.
(B) atlantoaxial.
(C) uncovertebral.
(D) atlantooccipital.
(E) entre os corpos vertebrais da coluna.
USP 2023 - QUESTÃO 37
A espasticidade, sequela comum após lesão cerebral decorrente de acidente vascular cerebral ou traumatismo crânio encefálico, por exemplo, possui características específicas. Assinale a alternativa que contempla as características da espasticidade:
(A) Mudança em resposta ao estiramento, maior capacidade de produzir força muscular apropriada para uma tarefa; menor latência de ativação, manutenção da inibição recíproca entre os músculos espáticos e seus antagonistas.
(B) Menor capacidade de produzir força muscular apropriada para uma tarefa; capacidade de gerar potência antagonista suficiente para compensar músculos espásticos.
(C) Menor capacidade de produzir força muscular apropriada para uma tarefa; manutenção das propriedades intrínsecas das fibras musculares, menor latência de ativação.
(D) Mudança em resposta ao estiramento; capacidade de gerar potência antagonista suficiente para compensar músculos espásticos; menor latência de ativação.
(E) Mudança em resposta ao estiramento; menor capacidade de produzir força muscular apropriada para uma tarefa; maior latência de ativação; perda da inibição recíproca entre os músculos espásticos e seus antagonistas.
USP 2023 - QUESTÃO 38
Marcos, 6 anos, com diagnóstico de mielomenigocele nível neurológico L5, realiza marcha com órtese tornozelo e pé e sem dispositivo de apoio. Com base no nível neurológico, o desempenho muscular esperado é:
(A) Quadríceps fracos e isquiotibiais fracos ou com ausência de força muscular.
(B) Flexores de quadril, quadríceps, glúteo médio e extensores dos artelhos com força adequada; glúteo máximo e tríceps sural fracos.
(C) Flexores de quadril e quadríceps com força adequada; tibial anterior com força razoável; glúteos máximo e médio, extensores dos artelhos e tríceps sural fracos.
(D) Flexores do quadril, quadríceps, glúteos máximo e médio e tríceps sural com força adequada.
(E) Flexores de quadril, quadríceps, tibial anterior, glúteos máximo e médio, extensores dos artelhos e tríceps sural fracos.
USP 2023 - QUESTÃO 39
A oscilação oral de alta frequência (OOAF) é um conhecido coadjuvante na terapia para desobstrução brônquica. Em quais situações clínicas a OOAF é contraindicada?
(A) Pneumotórax, insuficiência cardíaca à direita, hemoptise.
(B) Fibrose cística, doença pulmonar obstrutiva crônica, bronquiectasia.
(C) Hemoptise, quadros de hipersecreção por infecção pulmonar aguda.
(D) Fibrose cística, insuficiência cardíaca à esquerda, bronquiectasia.
(E) Pneumotórax, insuficiência cardíaca à esquerda, bronquiectasia.
USP 2023 - QUESTÃO 40
O trato corticoespinhal, conhecido como piramidal, tem o papel de facilitar os motoneurônios inferiores da musculatura flexora e inibir os motoneurônios inferiores da musculatura extensora. Que outros tratos possuem essa mesma função?
(A) Vestibuloespinhal lateral e medial, reticuloespinhal pontino.
(B) Reticuloespinhal bulbar e rubroespinhal.
(C) Vestibuloespinhal lateral e medial, rubroespinhal.
(D) Reticuloespinhal bulbar e pontino.
(E) Rubroespinhal e reticuloespinhal pontino.
COMENTÁRIOS