Prova de Serviço Social (Residência USP 2023) com Gabarito

Prova de Serviço Social (Residência USP 2023) com Gabarito OBS:  As questões de 01 à 15 são comuns a todas as demais provas desse Residência...
Residência USP

Prova de Serviço Social (Residência USP 2023) com Gabarito

OBS: As questões de 01 à 15 são comuns a todas as demais provas desse Residência da USP, com isso você as encontra NESTA PÁGINA!

SERVIÇO SOCIAL

USP 2023 - QUESTÃO 16
No processo de Renovação do Serviço Social brasileiro, notadamente marcado pelo período da Reconceituação da América Latina a partir dos anos de 1965, caracteriza-se a necessidade da laicização da profissão, a interlocução com as ciências sociais, possibilitando a constituição de uma de suas vertentes, a “intenção de ruptura” com o tradicionalismo profissional. Barroco (2012) assinala que um dos seguintes elementos instaurados nesse processo contribuiu significativamente com essa renovação: 

(A) O metodologismo acadêmico-profissional. 

(B) O pluralismo teórico, político e ideológico.

(C) O teoricismo pragmático das correntes filosóficas. 

(D) A prática assistencialista, empírica e doutrinária. 

(E) O tecnicismo científico, instrumental e neutro. 


USP 2023 - QUESTÃO 17
De acordo com Barroco (2012), a defesa dos direitos humanos é uma das prescrições constitutivas dos princípios fundamentais do Código de Ética de 1993.

No entanto, a autora assinala a necessidade de reconhecer os seus limites e possibilidades no capitalismo e que é fundamental a sua compreensão histórica.

Nessa direção, a defesa dos direitos humanos deve ser tratada como: 

(A) Alternativa do profissional. 

(B) Intervenção voluntária. 

(C) Prática contraditória. 

(D) Estratégia de resistência.

(E) Categoria epistemológica. 


USP 2023 - QUESTÃO 18
De acordo com BRASIL/CFESS (2012), “as condições e relações de trabalho em que estão inscritos os assistentes sociais são indissociáveis da Reforma do Estado, que redimensiona as relações entre o Estado e a sociedade e atinge as políticas e/ou ações voltadas à questão social.” A consequência desse redimensionamento, sob a ótica do Estado capitalista, aponta um esgotamento 

(A) das lutas sociais, com o investimento nas instituições públicas-estatais que fortaleçam os direitos da classe trabalhadora, gerando a universalização dos serviços sociais. 

(B) do sujeito social, reproduzindo o incentivo às políticas públicas de alcance estrutural das massas populares e na defesa da socialização da riqueza e bens produzidos para toda a população. 

(C) da estratégia estatal, com tendência de deslocamento das ações governamentais públicas em favor de sua privatização, instituindo critérios de seletividade no atendimento aos direitos sociais.

(D) estrutural da sociabilidade capitalista, direcionando as políticas públicas ao seu exaurimento e estimulando a criação de novas formas de atuação de modo cooperativo e coordenado pelo Estado. 

(E) da pobreza estrutural, revelando a extinção da política social pela ausência de demandas e necessidades das classes mais pauperizadas e, consequentemente, universalizando os direitos sociais. 


USP 2023 - QUESTÃO 19
Brasil/CFESS (2012) destacam sobre a necessidade da análise macroscópica relativa à questão social, afirmando: “é importante desenvolver a capacidade de ver, nas demandas individuais, as dimensões universais e particulares que elas contêm.

O desvelamento das condições de vida dos sujeitos atendidos permite ao assistente social dispor de um conjunto de informações que, iluminadas por uma perspectiva teórico-crítica, lhe possibilita apreender e revelar as novas faces e os novos meandros da questão social que o desafia a cada momento no seu desempenho profissional diário”.

Uma análise nessa direção permite

(A) ampliar as possibilidades de atuação e atribuir efetividade ao trabalho do assistente social.

(B) restringir a prática profissional e enfatizar o técnico-operativo do Serviço Social. 

(C) consolidar a subordinação do trabalho profissional às amarras da institucionalidade. 

(D) configurar a especificidade da intervenção profissional visando o atendimento imediato. 

(E) superar o campo de atuação profissional e designar outras áreas responsáveis. 


USP 2023 - QUESTÃO 20
A avaliação socioeconômica é um dos instrumentos que compõem o trabalho da/o assistente social na saúde e que diz respeito às ações socioassistenciais. Nos “Parâmetros para atuação de assistentes sociais na política de saúde” (2010), alerta-se para a compreensão de que a avaliação socioeconômica 

(A) realize a seletividade dos que se adequam ao perfil do benefício social. 

(B) seja o critério fundamental que garanta a classificação de elegibilidade. 

(C) seja o meio para identificar usuários/as que não se adequam aos serviços. 

(D) possa ser um meio de garantia de direitos, e não um instrumento que impeça o acesso.

(E) torne-se o primeiro instrumento de intervenção profissional junto aos/às usuários/as. 


USP 2023 - QUESTÃO 21
Nas ações de articulação com a equipe de saúde, as atribuições específicas dos profissionais de Serviço Social precisam ficar bem especificadas e divulgadas. São consideradas atribuições dos assistentes sociais na articulação com a equipe de saúde, de acordo com os “Parâmetros para atuação de assistentes sociais na política de saúde” (2010): 

(A) Marcar consultas, exames e autorizações para procedimentos. 

(B) Identificar e trabalhar os determinantes sociais das/os usuários/as.

(C) Convocar responsáveis para informar alta ou óbito. 

(D) Realizar pesagem e medição de crianças e gestantes. 

(E) Emitir declaração de comparecimento de outro profissional. 


USP 2023 - QUESTÃO 22
De acordo com a Resolução CFESS nº 383/99 de 29/03/1999 que caracteriza o/a assistente social como profissional da saúde, considera-se fundamental reconhecer que, para a consolidação dos princípios e objetivos do Sistema Único de Saúde, é imprescindível a efetivação do Controle Social, e o Assistente Social tem focalizado suas atividades para 

(A) o fortalecimento das políticas focalizadas e fragmentadas que contribuam para a seletividade dos serviços e benefícios sociais e o enxugamento das demandas das classes populares. 

(B) a intervenção técnica e profissional que construa alianças com os setores empresariais da saúde, propiciando a liberação de verbas públicas para o setor privado, consolidando a reconfiguração do SUS. 

(C) uma ação técnico-política que contribua para viabilizar a participação popular, a democratização das instituições, o fortalecimento dos Conselhos de Saúde e a ampliação dos direitos sociais.

(D) a política de assistência social fundada no fortalecimento da ajuda e da cooperação, revitalizando os princípios e valores de ideais utilitaristas e que orientam o cotidiano das equipes de saúde. 

(E) um trabalho individualizado e restrito às demandas institucionais que contribua com a rapidez dos fluxos dos atendimentos, a centralização das tomadas de decisão e a manutenção da relação biomédica junto as equipes. 


USP 2023 - QUESTÃO 23
No debate a respeito das aproximações do Serviço Social com o Movimento da Reforma Sanitária, avanços são reconhecidos pela profissão a partir dos anos de 1980 sob a égide do processo de Renovação do Serviço Social brasileiro.

No entanto, no que se refere ao Serviço Social na saúde, considera-se, neste período, ainda incipiente quanto a alteração na prática institucional devido, dentre outras, à insuficiente

(A) produção a respeito das demandas da prática na saúde.

(B) força política no cenário nacional sobre o debate da saúde. 

(C) presença de personagens sanitaristas no campo da saúde. 

(D) posicionamento da categoria profissional na militância política. 

(E) elaboração de resoluções e normativas referente à saúde. 


USP 2023 - QUESTÃO 24
Nos anos de 1990, encontravam-se dois projetos de saúde em disputa: o privatista e o da Reforma Sanitária, ambos com diferentes requisições para o Serviço Social. As demandas reconhecidas do projeto da Reforma Sanitária ao Serviço Social são, dentre outras:

(A) Atuação psicossocial através do aconselhamento, ação fiscalizatórias aos usuários de planos de saúde. 

(B) Socialização dos casos mais complexos junto as chefias, atendimento neutro e com respaldo das orientações biomédicas. 

(C) Seleção socioeconômica dos usuários, assistencialismo através da ideologia do favor. 

(D) Predomínio de práticas individualizadas, atendimento ágil, objetivo e padronizado. 

(E) Democratização do acesso, interdisciplinaridade e abordagens grupais.


USP 2023 - QUESTÃO 25
Iamamoto (2005) apresenta importantes reflexões sobre as condições de trabalho e respostas profissionais das/os assistentes sociais na contemporaneidade. Um dos encaminhamentos possíveis para enfrentar os desafios da prática profissional assinalados pela autora refere a união com 

(A) entidades filantrópicas que revigorem a prática assistencialista e de cunho doutrinário cristão. 

(B) frentes partidárias de vertente liberal que defendam a meritocracia como princípio da política pública. 

(C) coletivos sociais que lutam pela desestatização das políticas sociais e sua privatização. 

(D) forças sociopolíticas que lutam pela defesa dos direitos sociais conquistados e pela sua ampliação.

(E) movimentos da sociedade civil que fortaleçam o voluntariado e a prática individualizada pelos direitos sociais. 


USP 2023 - QUESTÃO 26
Matos (2020), sobre a pandemia de COVID-19 e o trabalho de assistentes sociais na saúde, aponta uma discussão fundamental a respeito do que deve ou não um profissional fazer em contexto de calamidades, pandemias. A orientação se respalda 

(A) no atendimento de todas as demandas. 

(B) na negação da atuação profissional. 

(C) na atenção às competências profissionais.

(D) na negociação com as chefias. 

(E) no posicionamento voluntário.


USP 2023 - QUESTÃO 27
Com a pandemia de COVID-19, intensificou-se o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no cotidiano do trabalho profissional. Essa constatação abordada por Yazbeck; Raichelis & Sant’ana (2020) provoca a 

(A) fusão entre tempo de trabalho e tempo de não trabalho, desencadeando desgastes físicos e mentais, sofrimentos e adoecimentos.

(B) agilidade nas respostas cotidianas e emergenciais do trabalho, garantindo fluidez nos atendimentos. 

(C) satisfação das/os usuários/as pela qualidade da intervenção profissional e celeridade das respostas institucionais. 

(D) difusão de práticas alternativas ao atendimento presencial, provocando conformação que outro modelo é possível. 

(E) prática condizente aos pressupostos ético-políticos profissionais, estimulando as novas configurações das demandas sociais. 


USP 2023 - QUESTÃO 28
O perfil profissional necessário para o enfrentamento dos desafios da realidade social requer, conforme Iamamoto (2005, p. 144): “um profissional culto e atento às possibilidades descortinadas pelo mundo contemporâneo, capaz de formular, avaliar e recriar propostas ao nível das políticas sociais e da organização das forças da sociedade civil.

Um profissional informado, crítico e propositivo, que aposte no protagonismo dos sujeitos sociais”. Para responder a esse perfil, é necessária uma competência crítica que supere 

(A) teorias sociais, práticas coletivas e análise de conjuntura. 

(B) teoricismo estéril, pragmatismo e militantismo.

(C) trabalho de base com a população e consciência social. 

(D) organização política das/os usuários e educação permanente. 

(E) formação política, instrumentalidade e intervenção profissional. 


USP 2023 - QUESTÃO 29
“Cuidar paliativamente de alguém, em nosso entender, seja em hospitais (ambulatório e enfermaria), seja no domicílio, requer prioritariamente um trabalho interdisciplinar, trabalho este que prima pela complementação dos saberes, partilhamento de responsabilidades, tarefas e cuidados e negação da simples sobreposição entre as áreas envolvidas.” (ANDRADE, 2008, p. 69).

A partir dessa afirmação, como a autora resume a atuação do Serviço Social na composição do trabalho interdisciplinar na área dos Cuidados Paliativos? 

(A) O/A assistente social que atua em Cuidados Paliativos deve ter como foco de atuação a garantia da qualidade de vida nos momentos finais, com morte digna e auxílio na manutenção do equilíbrio familiar possível.

(B) O/A assistente social nessa área de atuação absorve os saberes e técnicas das demais áreas e exerce um trabalho homogêneo em composição com o trabalho dos demais profissionais. 

(C) A participação do/a assistente social na equipe de trabalho interdisciplinar deve ser feita de maneira pontual, quando solicitada, e primando o uso de suas atribuições específicas. 

(D) O/A assistente social deve planejar sua ação profissional para que consiga distinguir sua prática da dos demais colegas de outras áreas, para que assim, não fique sobrecarregado com intervenções alheias. 

(E) A atuação do/a assistente social quando em equipe interdisciplinar deve suspender as diretrizes de atuação próprias de sua categoria profissional, como o Código de Ética, e compartilhar dos saberes e normativas da área da Saúde e dos Cuidados Paliativos. 


USP 2023 - QUESTÃO 30
Os estudos socioeconômicos, sempre presentes no cotidiano profissional, foram alterados em sua forma, operacionalização e objetivo ao longo da história da profissão à medida que a profissão se transformava. Assinale a alternativa correta que aponta tal mudança: 

(A) No início, os estudos socioeconômicos tiveram um grande desenvolvimento técnico através da apropriação do marco conceitual do Serviço Social americano e, particularmente, do Método do Serviço Social de Caso. Posteriormente, exigiu-se que a ação profissional fosse pensada na direção do Projeto Ético-Político.

(B) A assistência ao cliente tinha como premissa a busca de recursos tanto na personalidade como no seu ambiente para corrigir a situação e assim permaneceu até os dias atuais, com poucos avanços no sentido de uma visão crítica dos fenômenos e fatos sociais. 

(C) A busca de solução dos problemas concentrava-se essencialmente nas questões de personalidade e adaptação dos indivíduos. Posteriormente, ao identificar as demandas de cunho individual, era promovido o acesso a determinados auxílios materiais e a serviços no âmbito da caridade. 

(D) As necessidades trazidas por sujeitos singulares nunca foram compreendidas como problemas individuais, somente dentre aqueles profissionais que negavam passar por processos de aprimoramento e atualização profissional. 

(E) No início, as necessidades humanas básicas não satisfeitas, decorrentes da desigualdade social própria da organização capitalista eram interpretadas como defeitos de ordem individual de determinados grupos e pessoas. Posteriormente, a categoria profissional aprimora seu rol de técnicas, avaliações e testes para melhor selecionar aqueles que precisavam de ajuda.


USP 2023 - QUESTÃO 31
As ações profissionais na área do Serviço Social são dotadas de caráter educativo e se desenvolvem mediatizadas pelas políticas sociais que garantem o acesso aos serviços, programas e benefícios sociais. Nesse contexto, a orientação e o acompanhamento são ações de natureza socioeducativa cujo impacto na vida dos indivíduos, dos grupos e das famílias pode ser significativo (BRASIL, 2009). Segundo o texto, no que consiste, portanto, a prática socioeducativa na profissão? 

(A) Ensinar o usuário do serviço a melhor se comportar em contextos de entrevista de emprego, relações profissionais e aquisição de benefícios sociais. 

(B) Ensinar o usuário a lidar de forma mais positiva diante das adversidades da vida cotidiana, incentivando-o a não perder o otimismo mesmo em situações de grande precariedade. 

(C) Promover a conscientização e o empoderamento dos usuários nos serviços das políticas sociais, estimulando a participação em políticas de controle social e promovendo o reforço positivo de tal envolvimento através de doações e benfeitorias particulares. 

(D) As ações socioeducativas são centradas nos usuários, enquanto sujeitos de direitos e, nessa lógica, desenvolve-se um processo educativo que possibilita aos usuários, a partir de suas individualidades, apreender a realidade de maneira crítica e consciente.

(E) Os/as assistentes sociais, por meio das ações socioeducativas, colocam em movimento o princípio educativo da “pedagogia emancipatória”, em que os usuários de determinada política pública são estimulados a desenvolver autonomia e emancipação com vistas a deixarem de ser usuários dos serviços públicos previstos em lei. 


USP 2023 - QUESTÃO 32
A reformulação dos serviços de saúde ocorridas a partir do Movimento de Reforma Sanitária e, também, da Reforma Psiquiátrica trouxe destaque ao acolhimento como estratégia no processo de cuidado em saúde. Assinale a alternativa correta acerca do objetivo do acolhimento na saúde: 

(A) O acolhimento como um viés terapêutico e, portanto, de atribuição específica de profissionais da área da Psicologia e da Psiquiatria. 

(B) O acolhimento como forma de apaziguamento do sofrimento psíquico e ampliação da qualidade de vida. 

(C) O acolhimento como porta de entrada de todo serviço de saúde, sendo equivalente ao atendimento inicial, e não em outro momento do tratamento. 

(D) O acolhimento como facilitador do acesso ao usuário aos serviços e aumento da autonomia dos sujeitos.

(E) O acolhimento como espaço de escuta qualificada, triagem e julgamento das demandas apresentadas pelos usuários recém-admitidos em um serviço.


USP 2023 - QUESTÃO 33
Quando o usuário se torna o centro da intervenção, existe a possibilidade de criação de uma nova dinâmica de atendimento a partir do desenvolvimento de práticas, como: o trabalho multiprofissional, o reconhecimento da necessidade de garantia do acesso, a resolutividade e a humanização dos serviços. Diante dessa afirmativa, assinale a alternativa que apresenta corretamente quais são os princípios do acolhimento enquanto estratégia de cuidado na área da saúde:

(A) Atendimento a todas as pessoas para a garantia do acesso universal; reorganização do processo de trabalho com a formação de equipes multissetoriais com divisão e especialização do trabalho, de modo que somente alguns realizem o acolhimento e primazia do atendimento médico e de especialidade. 

(B) Atendimento a todas as pessoas para a garantia do acesso universal; reorganização do processo de trabalho com a formação de equipes multiprofissionais que realizem o acolhimento e qualificação da relação trabalhador-usuário, a qual deve ser baseada por parâmetros humanitários, de solidariedade e cidadania.

(C) Reconhecimento da cidadania como valor central no atendimento em saúde; equidade e justiça social no momento do acolhimento e uma abordagem biomédica. 

(D) Uma triagem qualificada para otimização da inclusão de pacientes em um serviço na perspectiva de melhor identificar quem merece estar no serviço; trabalho em equipe composta por médicos e enfermeiros e capacitação profissional continuada. 

(E) A universalização do acesso aos serviços de saúde; reorganização dos processos de trabalho com vistas a diluir as diferenças profissionais auxiliando a construção de competências equivalentes sem quaisquer distinções e ênfase na reabilitação individual.


USP 2023 - QUESTÃO 34
O Serviço Social da atualidade reconhece na família sua capacidade de produção de subjetividades, mas também a constituição de uma unidade de cuidado e de redistribuição interna de recursos e, portanto, ela não é apenas uma construção privada, mas também pública e tem um papel importante na estruturação da sociedade em seus aspectos sociais, políticos e econômicos. A partir de tal afirmativa, assinale a alternativa correta que apresenta o objetivo da ação profissional com famílias: 

(A) Deve estimular que as famílias sigam trabalhando em prol de cobrir as insuficiências das políticas públicas na esfera privada. 

(B) Consiste em uma ação profissional pautada no reconhecimento da diversidade, buscando a hegemonia familiar e uma consonância de seus comportamentos com o que se espera socialmente dela. 

(C) Deve conceber a família apenas numa perspectiva relacional, para assim, trabalhar ativamente na mudança de padrões de comportamento e desenvolvimento de papéis tradicionais. 

(D) Consiste em uma ação profissional que se projeta para além de sua eficiência operativa ou de sua instrumentalidade e que seja comprometida eticamente com a transformação social.

(E) Deve estimular que as famílias pobres sejam acompanhadas pelo Serviço Social com constância e frequência para que, somente assim, tenham capacidade de desempenhar adequadamente sua função protetiva.


USP 2023 - QUESTÃO 35
“Na prática a teoria é outra” dá nome ao subtítulo de um capítulo do livro “A instrumentalidade do Serviço Social” e, neste tópico, Guerra (2011) propõe a discussão acerca da aplicabilidade da teoria na prática profissional do/a assistente social. Sobre essa questão, a autora conclui: 

(A) A determinação do modo de ser do Serviço Social é pautado em um fazer profissional cotidiano e na condução peculiar de cada profissional em seus respectivos lócus-ocupacionais, não havendo uma visão consensual com base nos aspectos éticos da profissão. 

(B) Os projetos sócio-políticos não apresentam qualquer impacto no fazer do/a assistente social, o que deixa explícito que a aplicação da teoria do Serviço Social deve ser preponderante na prática profissional. 

(C) A determinação do modo de ser do Serviço Social não reside no seu estatuto teórico e, sim, nas respostas que a profissão engendra em face dos projetos sócio-políticos que a ela se interpõem.

(D) Muito embora a complexidade da realidade social seja presente, o/a assistente social não deve, em nenhuma hipótese, pautar sua conduta profissional no que observa na cotidianidade da vida. 

(E) A determinação do modo de ser do Serviço Social deve abandonar os aspectos positivistas que buscavam aplicar técnicas desprovidas de crítica e pautar-se na Teoria Fenomenológica do movimento de Renovação do Serviço Social.


USP 2023 - QUESTÃO 36
No que tange a área de Saúde Mental, na grande maioria dos países democráticos de direito, houve movimentos sociais e reformas em prol de melhorar a assistência ofertada às pessoas em sofrimento psíquico, promovendo a ampliação do acesso aos serviços de saúde.

O novo modelo de atenção em saúde mental pautou-se, portanto, em preceitos como liberdade, dignidade, cidadania e desinstitucionalização, sendo que esse último, como apontado por Vasconcelos (2009), enfatizou o componente da desconstrução.

Assinale a alternativa correta que apresente a desconstrução à qual o autor se refere no processo de desinstitucionalização: 

(A) Estruturas institucionais convencionais; saber psiquiátrico tradicional e cuidado centrado na doença.

(B) Manicômios; Centros de Atenção Psicossocial e cuidado centrado na pessoa. 

(C) Unidade Básica de Saúde; estruturas institucionais convencionais e saber psicológico. 

(D) Manicômios; serviços territoriais e serviços ambulatoriais. 

(E) Saber psiquiátrico tradicional e da psicopatologia; a fenomenologia e os Centros de Atenção Psicossocial. 


USP 2023 - QUESTÃO 37
Muito embora existam diferentes concepções sobre o tema da interdisciplinaridade, um dos modos de compreensão pode ser a partir dos níveis de cooperação entre as diferentes disciplinas. Assinale a alternativa, de acordo com Vasconcelos (2013), que apresente a correta definição de interdisciplinaridade: 

(A) Grupo de disciplinas sem qualquer relação existente entre elas. 

(B) Justaposição de várias disciplinas em um mesmo nível de hierarquia. 

(C) Relação de reciprocidade, enriquecimento mútuo e tendência à horizontalização.

(D) Inexistência de fronteiras entre as diversas disciplinas, nenhuma hierarquia entre elas. 

(E) Coordenação das ações a partir de uma disciplina principal. 


USP 2023 - QUESTÃO 38
A materialização de direitos e consolidação da cidadania que possibilitam aos sujeitos graus ascendentes de autonomia são desenvolvidos pelos/as assistentes sociais através de três grandes processos de articulação das ações profissionais, quais sejam: os processos político-organizativos, os processos de planejamento e gestão e os processos socioassistenciais. 

Assinale a alternativa que apresente a definição correta dos processos mencionados: 

(A) Os processos de planejamento e gestão correspondem ao conjunto de ações de planejamento, gestão e administração de bens privados com vistas a otimizar os recursos individuais e familiares. 

(B) Os processos político-organizativos correspondem às ações de mobilização e assessoria, que visam à participação política e à organização da sociedade civil para garantir e ampliar os direitos na esfera pública e exercer o controle social.

(C) Os processos socioassistenciais correspondem ao conjunto de ações profissionais de caráter solidário e benevolente que tem em vista a observação do comportamento e atitude dos clientes do serviço de assistência social. 

(D) Os processos socioassistenciais correspondem em ações socioeducativas com o objetivo de orientação e construção de demandas coletivas de caráter paliativo. 

(E) Os processos político-organizativos correspondem à orientação e acompanhamento de indivíduos com problemas sociais graves e que precisam de suporte governamental por tempo determinado. 


USP 2023 - QUESTÃO 39
A gênese da Questão Social é historicamente compreendida como resultado da exploração do capital sobre o trabalho. Conforme, Behring & Boschetti (2007), suas formas de enfrentamento foram constituídas historicamente no interior da produção e reprodução das relações sociais. Uma das primeiras expressões contundentes da Questão Social refere-se à: 

(A) Gestão do trabalho e as intervenções das instituições sociais. 

(B) Normativa que regula os direitos das fábricas e empresas. 

(C) Legislação e regulamentação das organizações públicas. 

(D) Assistência epidemiológica do Estado e da saúde pública. 

(E) Jornada de trabalho e as respostas das classes e do Estado.


USP 2023 - QUESTÃO 40
A família é um sujeito privilegiado de intervenção do Serviço Social desde os primórdios da profissão. No início, a prática profissional foi inspirada no Serviço Social americano, particularmente, no Método do Serviço Social de Caso.

Esse método tinha como objetivo realizar o ajustamento dos indivíduos a seu meio, cooperando com eles a fim de beneficiá-los, mas também à sociedade em geral. Na contemporaneidade, quais aspectos descrevem o atendimento às famílias realizados pelo Serviço Social? 

(A) Trabalha-se a partir do pressuposto de que existem de diversos modelos possíveis de família e que variam também as suas relações com as políticas de proteção social. A ação profissional seria sempre pautada nos fundamentos teórico-metodológicos da vertente crítico-dialética e guiada pelos princípios ético-políticos do código de ética dos assistentes sociais.

(B) Trabalha-se a partir do grupo familiar principal para, posteriormente, mapear sua conexão com os serviços e demais agentes sociais. As primeiras intervenções acontecem com o pequeno núcleo para que o estudo e avaliação social se expandam depois. 

(C) Na prática profissional, não houve ainda distinção significativa da prática exercida nos primórdios da profissão, ou seja, o Serviço Social de caso segue sendo a metodologia utilizada com mais frequência dentre os/as profissionais da área. 

(D) O Serviço Social ocupa na contemporaneidade um lugar de coadjuvante no atendimento às famílias, porque não desenvolveu técnicas específicas de intervenção tendo sua prática destinada a avaliações periciais nos tribunais de justiça. 

(E) O Serviço Social tem aprimorado seu trabalho com famílias através da aproximação da Terapia Familiar Sistêmica, na qual é dispensável formação complementar para atuar, assim, as práticas terapêuticas estão sendo absorvidas pela profissão.


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humanos,3,gestão de recursos humanos,1,gestão financeira,4,gestao hospitalar,4,gestão pública,2,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,161,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,4,procurador,2,professor,18,pronatec,3,prouni,5,prova da cebraspe,1,prova da ebserh,1,prova de enfermagem,1,provas,1460,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,13,provas cnu,23,provas concurso,305,provas da univesp,2,provas enade,402,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,37,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,13,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,5,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,3,provas nível médio,26,provas nível superior,158,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,10,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas 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biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,10411,questão de conhecimento específico,20,questão de conhecimento geral,30,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3986,questão de direito administrativo,325,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,296,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,157,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,382,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,920,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1757,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,135,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2279,questão de informática,242,questão de inglês,1872,questão de jornalismo,252,questão de legislação,361,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,125,questão de matemática,4488,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2810,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5396,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,467,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,264,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,129,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,160,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,135,questão de vestibular,30072,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,642,questão do enade,8902,questão do enare,50,questão do encceja,1141,questão do enem,3642,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,886,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,224,questão gastronomia,80,questão gestao comercial,80,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,81,questão gestão pública,79,questão gestão recursos humanos,25,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,130,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do 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INDAGAÇÃO: Prova de Serviço Social (Residência USP 2023) com Gabarito
Prova de Serviço Social (Residência USP 2023) com Gabarito
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