Prova de Terapia Ocupacional (Residência USP 2023) com Gabarito

Prova de Terapia Ocupacional (Residência USP 2023) com Gabarito OBS:  As questões de 01 à 15 são comuns a todas as demais provas desse Resid...
Residência USP

Prova de Terapia Ocupacional (Residência USP 2023) com Gabarito

OBS: As questões de 01 à 15 são comuns a todas as demais provas desse Residência da USP, com isso você as encontra NESTA PÁGINA!

TERAPIA OCUPACIONAL

USP 2023 - QUESTÃO 16
A Resolução nº 425, de 08 de julho de 2013, estabelece o Código de Ética e Deontologia da Terapia Ocupacional. Conforme essa Resolução, o terapeuta ocupacional tem o dever de 

(A) prescrever e executar tratamentos terapêutico e medicamentoso, amparados nos princípios bioéticos de beneficência e não maleficência, visando aumento da funcionalidade e participação do usuário. 

(B) assumir responsabilidade técnica por serviço de Terapia Ocupacional, em caráter de urgência, quando designado ou quando for o único profissional do setor, atendendo à Resolução específica.

(C) reportar os casos omissos à Associação Brasileira dos Terapeutas Ocupacionais para que este órgão possa atuar nas situações de inobservância dos princípios éticos e firmar jurisprudência. 

(D) contribuir para promover a universalização dos direitos sociais, o respeito e a promoção da liberdade e dignidade, induzindo a convicções políticas, filosóficas, morais e ideológicas. 

(E) cobrar honorários por assistência realizada a usuários em instituição que se destina à prestação de serviços públicos, visando garantia do direito à justa remuneração por seus serviços profissionais.


USP 2023 - QUESTÃO 17
Segundo o documento “Estrutura da Prática da Terapia Ocupacional” (AOTA, 2015), o processo de intervenção consiste nos serviços especializados prestados por profissionais de terapia ocupacional em colaboração com os clientes para facilitar o envolvimento em ocupações relacionadas à saúde, bem-estar e participação.

Os profissionais usam os princípios teóricos e as informações sobre os clientes acumuladas durante a avaliação para dirigir a intervenção centrada na ocupação.

A intervenção é então fornecida para ajudar os clientes a alcançarem um estado de bem-estar físico, mental e social, para identificar e realizar aspirações, para satisfazer as necessidades e também para mudar ou enfrentar o ambiente.

Identifica-se a advocacia como um dos tipos de intervenções de terapia ocupacional, segundo o documento da AOTA (2015).

Assinale a alternativa que exemplifica uma intervenção do terapeuta ocupacional do tipo advocacia: 

(A) Fazer exercícios de fortalecimento de mão usando massa terapêutica, bandas elásticas, exercitadores e prendedores de roupa. 

(B) Fazer parte de conselho político de uma organização para possibilitar o acesso a moradia para pessoas com incapacidades.

(C) Instruir o cliente no uso de dispositivo eletrônico portátil e aplicativos para auxiliar a gerenciar suas atividades semanais e medicamentos. 

(D) Oferecer orientação sobre modificações na casa e nas atividades para o cônjuge ou familiares da pessoa com demência visando máxima independência. 

(E) Oferecer orientação para as pessoas com problemas de saúde mental e seus familiares sobre os fatores psicológicos que influenciam nas ocupações.


USP 2023 - QUESTÃO 18
Em resposta às pressões governamentais e sociais pelo estabelecimento de parâmetros que pudessem aferir o impacto e a qualidade dos serviços oferecidos por terapeutas ocupacionais, além de justificar sua inclusão no bojo dos serviços públicos de saúde, a Associação Canadense de Terapeutas Ocupacionais publicou, em parceria com diversos colaboradores, as diretrizes da “Terapia Ocupacional Centrada no Cliente”. Tais diretrizes 

(A) devem ser desenvolvidas em sete estágios distintos, tomando o sujeito como responsável pelo seu adoecimento e, consequentemente, protagonista e beneficiário do seu processo de cuidado. 

(B) adotam a narrativa como fio condutor da avaliação inicial, evidenciando aspectos significativos que darão subsídios para construção e validação do projeto terapêutico.

(C) preconizam que, após formalização de contrato, o Terapeuta, tendo avaliado a performance ocupacional e os recursos disponíveis, traça um plano de ação a ser desenvolvido pelo cliente. 

(D) consideram irrelevante a definição temporal para o desenvolvimento e reavaliação do projeto terapêutico, dado que cada processo é singular e os ritmos individuais devem ser respeitados. 

(E) pressupõem a avaliação das áreas, componentes e contextos de desempenho ocupacional com foco nas fragilidades encontradas, que serão centrais no projeto terapêutico. 


USP 2023 - QUESTÃO 19
O artigo de Bastos, Mancini e Pyló (2010) aponta que mudanças em curso no cenário socioeconômico mundial têm repercutido na atuação dos profissionais da área da saúde, acarretando a necessidade de maior sistematização de sua prática.

O uso de medidas mais objetivas e psicometricamente mais rigorosas para informar sobre o estado e evolução do cliente durante o processo terapêutico adquiriu particular importância.

Neste contexto, coloca-se a relevância da Medida Canadense de Desempenho Ocupacional (COPM), considerada uma medida de resultados. Sobre a COPM, é correto afirmar: 

(A) O objetivo da COPM é avaliar o desempenho do cliente para a realização de atividades básicas de vida diária, por serem consideradas aquelas que predispõem à fragilidade, permitindo ao terapeuta mensurar o grau de autonomia e independência e a perda da capacidade funcional. 

(B) A singularidade obtida pelos resultados da aplicação da COPM e a facilidade de mensuração dos níveis de funcionamento social na clientela de saúde mental fazem com que seja vasta e abrangente a literatura relacionada à aplicação da COPM na área de saúde mental. 

(C) A COPM tem como finalidade mensurar mudanças na percepção do cliente sobre seu desempenho ocupacional ao longo do tempo, bem como mudanças em sua satisfação com esse desempenho, enfatizando os problemas e necessidades dos clientes de forma individual.

(D) A utilização de instrumentação validada e padronizada na atuação clínica com clientes de saúde mental é facilitada pelo perfil dessa população, sendo que os clientes que apresentam déficit cognitivo ou quadro de sofrimento mental agudo facilitam a aplicação da COPM. 

(E) A COPM é administrada por meio de um questionário estruturado com atividades previamente definidas e, devido a esse formato, permite que os indivíduos identifiquem atividades de importância que consideram de difícil execução em um contexto de adoecimento. 


USP 2023 - QUESTÃO 20
Segundo Luzo, Mello e Capanema (2004), múltiplos fatores devem ser considerados na prescrição de tecnologia assistiva pelo terapeuta ocupacional, dada a complexidade envolvida neste processo. Os fatores psicossociais, apesar de serem frequentemente desconsiderados no processo de prescrição, são de extrema importância para o uso eficiente da tecnologia. Considerando os fatores psicossociais apontados por Luzo, Mello e Capanema (2004), assinale a alternativa correta quanto ao processo de prescrição de tecnologia assistiva pelo terapeuta ocupacional: 

(A) A tecnologia assistiva é prescrita com parâmetros estéticos e culturais, em conformidade com os desejos, necessidades e escolhas do usuário, visando a docilização dos corpos. 

(B) O foco da prescrição de tecnologia assistiva pelo terapeuta ocupacional se dá nas atividades que o sujeito tem dificuldade de realizar, tendo o capacitismo como diretriz norteadora. 

(C) A prescrição de tecnologia assistiva pelo terapeuta ocupacional implica generalizações, pois a incapacidade é condição homogênea e determinante na participação social dos sujeitos. 

(D) As tecnologias assistivas são recursos de cuidado às pessoas que adquirem uma incapacidade, na medida em que a normalização dos corpos é atributo desejável no processo terapêutico. 

(E) O impacto social do uso da tecnologia assistiva e as particularidades físicas, cognitivas e emocionais do sujeito são aspectos a serem considerados na prescrição de tecnologia assistiva pelo terapeuta ocupacional.


USP 2023 - QUESTÃO 21
O conceito de incapacidade, bem como o cuidado à população acometida, são pautas recorrentes na prática dos terapeutas ocupacionais. Segundo a Organização Mundial da Saúde, é correto afirmar: 

(A) O acesso da população com alguma incapacidade a serviços sociais e de saúde é pleno. No caso do Brasil, trata-se de direito garantido pela Constituição Federal de 1988 e assegurado pelos Sistemas Únicos de Saúde e de Assistência Social. 

(B) A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde reforça o aspecto relacional do conceito de incapacidade, em consonância à Classificação Internacional das Deficiências, Incapacidades e Desvantagens. 

(C) A incapacidade é uma condição decorrente da deficiência que, por conseguinte, coloca o indivíduo em situação de desvantagem. Uma das principais desvantagens refere-se à participação ativa da população incapacitada no mercado de trabalho. 

(D) Ainda que a incapacidade atinja todas as faixas etárias, destaca-se a População Economicamente Ativa (PEA), dada a situação de violência e os graves acidentes de trânsito e de trabalho vivenciados por esta população.

(E) Considera-se a incapacidade enquanto acometimento individual, de baixo impacto social. A construção de Políticas Públicas específicas à população acometida é desejável, mas pouco efetiva, dada a natureza da problemática.


USP 2023 - QUESTÃO 22
O cenário brasileiro é caracterizado pela diversidade de contextos regionais com marcantes diferenças socioeconômicas e de necessidades de saúde da população. 

Tal situação agrava-se pelo elevado peso da oferta privada e seus interesses e pressões sobre o mercado na área da saúde e pelo desafio de lidar com a complexa inter-relação entre acesso, escala, escopo, qualidade, custo e efetividade, que demonstram a complexidade do processo de constituição de um sistema unificado e integrado no país.

Diante desses desafios, torna- se imprescindível inovar o processo de organização do sistema de saúde, redirecionando suas ações e serviços no desenvolvimento da Rede de Atenção à Saúde (RAS), visando produzir impacto positivo nos indicadores de saúde da população.

As diretrizes para a organização da RAS no âmbito do SUS estão dispostas na Portaria 4.279 (Brasil, 2010). Segundo essa Portaria, é correto afirmar sobre a RAS: 

(A) Sua organização ocorre a partir de serviços de saúde de densidade tecnológica dura que, integrados por meio de sistemas de apoio técnico, logístico e de gestão, buscam garantir a integralidade e equidade do cuidado. 

(B) Tem a unidade ambulatorial especializada como o primeiro nível de atenção e porta de entrada do sistema de saúde para organizar o processo de regionalização, atenção comunitária e integralidade das ações. 

(C) Sua implementação ocorre por meio de relações hierarquizadas entre os pontos de atenção, com gestão democrática e com participação organizada e intermitente dos usuários e da comunidade no controle social. 

(D) Sua organização exige a definição da região de saúde, que implica na definição dos seus limites geográficos e sua população e no estabelecimento do rol de ações e serviços que serão ofertados nesta região de saúde.

(E) Tem o hospital como ponto de atenção para a centralidade na coordenação do cuidado e dos mecanismos formais de contratualização entre os entes reguladores, financiadores e os prestadores de serviço. 


USP 2023 - QUESTÃO 23
Dada a complexidade da condição de saúde das pessoas e considerando as mais diversas perspectivas e tecnologias de cuidado existentes, as 14 profissões da área da saúde são fundamentais para concretização dos princípios e diretrizes de toda e qualquer política preconizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Nesse contexto, é correto afirmar: 

(A) Os processos de trabalho, fluxos e acesso dos usuários aos serviços estão previstos nas políticas e pouco se constroem na relação interprofissional e no trabalho em equipe. 

(B) Os interesses dos usuários, assim como os dos profissionais, devem ser considerados na construção das propostas de cuidado institucionais e no delineamento da Rede de Atenção à Saúde (RAS). 

(C) O fazer cotidiano e a construção da comunicação intra e interinstitucional, através dos profissionais e respectivas equipes é o que faz a Rede Social e de Saúde se conectarem.

(D) A coordenação do cuidado é de responsabilidade do usuário e sua família, desenvolvidas com apoio de práticas democráticas e participativas, sob forma de trabalho em equipe. 

(E) A interprofissionalidade é fortemente contemplada nas graduações em saúde. Logo, prescinde-se da criação de condições favoráveis à valorização e retenção das equipes. 


USP 2023 - QUESTÃO 24
Dentre os princípios e parâmetros para o cuidado de pessoas com necessidades relacionadas ao consumo de álcool e outras drogas (Brasil, 2015), o acolhimento é entendido como uma grande janela de oportunidades. A respeito do acolhimento, é correto afirmar: 

(A) É considerado como referência na construção de boas práticas em saúde, e, no caso da população usuária de álcool e outras drogas, está vinculado à exigência de frequência diária e à abstinência. 

(B) Antes de acolher o usuário, deve ser verificado se ele possui cartão SUS. A ausência deste acaba por inviabilizar a acessibilidade e, portanto, o acolhimento do usuário ao serviço. 

(C) A escuta qualificada, presente nos processos de acolhimento, potencializa a organização das ações e a realização da promoção de saúde, ainda que esta prática pouco favoreça a avaliação do caso. 

(D) Sugere-se que os serviços organizem um rodízio entre os profissionais para a realização do acolhimento e, se possível, ele deve ser realizado em dupla, dada a complexidade dos casos.

(E) É importante preservar o lugar de fala para o usuário e garantir, ao máximo, sua privacidade. Isso significa que os acolhimentos à família devem ser realizados com a participação deste. 


USP 2023 - QUESTÃO 25
A Atenção Primária à Saúde (APS) representa um complexo conjunto de conhecimentos e procedimentos e demanda uma intervenção ampla em diversos aspectos para que se possa ter efeito positivo sobre a qualidade de vida da população.

A Estratégia de Saúde da Família (ESF), vertente brasileira da APS, vem provocando um importante movimento de reorientação do modelo de atenção à saúde em nosso país. Para ampliar o escopo da ESF, o Ministério da Saúde criou os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf), mediante a Portaria GM nº 154, de 24 de janeiro de 2008. Sobre o Nasf, é correto afirmar: 

(A) O apoio matricial, central na proposta dos Nasf, é prestado por um conjunto de profissionais da equipe de referência que têm relação direta e cotidiana com o usuário e que deverão acionar uma rede assistencial de apoio especializado nos casos a serem matriciados. 

(B) O Nasf busca superar a fragmentação da saúde para a construção de redes de atenção, de forma que os profissionais do Nasf assumam suas responsabilidades desvinculados das equipes de Saúde da Família e sob a coordenação compartilhada com o gestor local. 

(C) O Nasf vincula-se a um número de equipes de Saúde da Família em territórios definidos, conforme sua classificação, e deve ter como eixos de trabalho a responsabilização, gestão compartilhada e apoio à coordenação do cuidado, que se pretende pela Saúde da Família. 

(D) O Nasf é constituído por equipes de Saúde da Família de diferentes áreas do conhecimento, que atuam em conformidade com os princípios da equidade e integralidade, com foco em ações no território adscrito sob responsabilidade do serviço hospitalar de referência.

(E) O apoio matricial prestado pela equipe de referência aos profissionais do Nasf é realizado por meio do suporte técnico-pedagógico, dimensão do trabalho que produz ação clínica direta com os usuários para a melhoria de indicadores de resultado das intervenções em saúde.


USP 2023 - QUESTÃO 26
É um conjunto de propostas de condutas terapêuticas articuladas, para um sujeito individual ou coletivo, resultado da discussão coletiva de uma equipe interdisciplinar. Geralmente é dedicado a situações mais complexas. Contém quatro movimentos:

1) Definir hipóteses diagnósticas: este momento deverá conter uma avaliação orgânica, psicológica e social que possibilite uma conclusão a respeito dos riscos e da vulnerabilidade do usuário;

2) Definição de metas: uma vez que a equipe fez os diagnósticos, ela faz propostas de curto, médio e longo prazo, que serão negociadas com o usuário pelo membro da equipe que tiver um vínculo melhor;

3) Divisão de responsabilidades: é importante definir as tarefas de cada um com clareza. Uma estratégia que procura favorecer a continuidade e articulação entre formulação, ações e reavaliações é a escolha de um profissional de referência e geralmente se escolhe aquele com modo de vinculação mais estratégico no caso em discussão;

4) Reavaliação: momento em que se discutirá a evolução e se farão as devidas correções de rumo. 

A definição apresentada refere-se ao conceito de: 

(A) Análise da Atividade Terapêutica. 

(B) Projeto Terapêutico Singular.

(C) Método Terapêutico Dinâmico. 

(D) Continência Terapêutica. 

(E) Atenção Terapêutica Comunitária.


USP 2023 - QUESTÃO 27
Constituem-se, respectivamente, como diretrizes e objetivos da Rede de Atenção Psicossocial para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (PORTARIA Nº 3.088/2021): 

(A) Respeitar os direitos humanos, garantindo a autonomia e a liberdade das pessoas; ampliar o acesso à atenção psicossocial da população em geral.

(B) Homogeneizar as estratégias de cuidado; prevenir o consumo e a dependência de crack, álcool e outras drogas. 

(C) Promover estratégias de educação permanente; descentralizar as demandas e os fluxos assistenciais da Rede de Atenção Psicossocial; 

(D) Priorizar serviços de base territorial e comunitária; monitorar e avaliar a qualidade dos serviços por meio de indicadores quantitativos de produção. 

(E) Promover igualdade, reconhecendo os determinantes sociais da saúde; produzir e ofertar informações sobre direitos, medidas de prevenção, cuidado e serviços disponíveis na rede.


USP 2023 - QUESTÃO 28
Com a intenção de qualificar a discussão de aspectos relacionados ao uso, ao abuso e à dependência de drogas, além de promover o suporte necessário para a atenção neste campo, o Ministério da Saúde publicou o “Guia estratégico para o cuidado de pessoas com necessidades relacionadas ao consumo de álcool e outras drogas: Guia AD” (2015). No documento, foram estabelecidos princípios e parâmetros para o cuidado dessa população. Sobre eles, pode-se afirmar: 

(A) Inicialmente, o usuário posiciona-se como interlocutor. Os técnicos estarão disponíveis para escutá-lo em suas prioridades, possibilidades e limites, coproduzindo o cuidado. Estabelecido o Projeto Terapêutico, o técnico se torna coordenador do processo. 

(B) A realização do diagnóstico situacional das necessidades de saúde e a identificação das prioridades para a área de saúde mental, álcool e outras drogas, são secundários na formulação de ações redutoras da vulnerabilidade dos usuários. 

(C) Tendo em vista que o tempo que o usuário demora para pedir ajuda é diretamente proporcional ao seu grau de sofrimento, recomenda-se que os serviços de saúde atuem de maneira discreta, permanecendo na retaguarda. 

(D) Dentre as múltiplas faces da acessibilidade enquanto princípio do cuidado, destacam-se a flexibilidade e rapidez na admissão e organização dos serviços, a baixa exigência e alta disponibilidade dos trabalhadores para estabelecer vínculo.

(E) Sugere-se a compreensão do sofrimento como dimensão importante do usuário, vivido como ameaça, ruptura do sentimento de unidade e identidade. Neste caso, ele é gerado pela doença decorrente do uso de psicotrópicos.


USP 2023 - QUESTÃO 29
Uma das diretrizes da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa (2006) é a atenção integral, integrada à saúde da pessoa idosa. Em relação a essa diretriz da Política, é correto afirmar: 

(A) Os instrumentos gerenciais baseados em levantamento de dados sobre a capacidade funcional e sociofamiliares da pessoa idosa deverão ser implementados pelos gestores municipais e estaduais do SUS.

(B) A avaliação funcional individual determina a pirâmide de risco funcional, estabelecida com base nas informações relativas aos critérios de risco da população assistida pela atenção especializada do município. 

(C) A ação junto à pessoa idosa deverá ser estruturada nos moldes de uma linha de cuidados, com foco no profissional e nos serviços de saúde e em suas necessidades e com o estabelecimento de fluxos unidirecionais. 

(D) A ações de cuidado deverão estabelecer ordem de priorização, iniciando-se pela atenção curativa e de reabilitação, e progressivamente ampliando-se para a prevenção, visando o aumento da qualidade de vida e de saúde.

(E) A prática de cuidados às pessoas idosas exige abordagem uniprofissional hierarquizada e que considere a interação entre os fatores físicos, psicológicos, sociais e ambientais que influenciam na funcionalidade e saúde. 


USP 2023 - QUESTÃO 30
Segundo Costa et al (2013), o campo da Saúde do Trabalhador constitui-se como espaço interdisciplinar e pluri-institucional. 

A esse respeito, é correto afirmar: 

(A) O trabalho e o trabalhar, em sua maioria, acontecem situados num contexto institucional e muitos profissionais e equipes distintas estão envolvidos na concepção das tarefas, na avaliação das produções, na distribuição dos produtos e na interlocução com os parceiros. 

(B) Nos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador, serviço público que integra a Rede de Atenção à Saúde – RAS, atuam profissionais de diferentes especialidades, tais como médicos sanitaristas, engenheiros e terapeutas ocupacionais que, num esforço coletivo, tentam desenvolver ações em parceria com a Atenção Primária em Saúde. 

(C) O trabalho é um determinante social da saúde, objeto complexo e multifacetado, dado seus atravessamentos econômicos, legais, sociais, culturais e éticos. Sendo assim, a atuação conjunta entre diferentes serviços, setores sociais e profissionais, é essencial na construção de desfechos favoráveis para a atenção à saúde do trabalhador.

(D) O trabalhador, sujeito histórico e socialmente situado, é protagonista do seu processo terapêutico neste campo e deve construir um itinerário que integre os vários serviços e profissionais que atuam em parceria com ele, incluindo chefias e colegas que compartilham a mesma situação laboral. 

(E) As ações de promoção à saúde, prevenção de agravos, assistência e reabilitação são complementares e devem estar articuladas no cuidado a sujeitos individuais e coletivos. Para tanto, o princípio da interprofissionalidade é essencial, já que núcleos específicos de saber se articulam na construção desse grande campo de conhecimento e prática. 


USP 2023 - QUESTÃO 31
Segundo o Manual de procedimentos para os serviços de saúde sobre doenças relacionadas ao trabalho (2001), o reconhecimento do papel do trabalho na determinação e evolução do processo saúde-doença dos trabalhadores é desafiador. Além disso, há uma série de implicações e desdobramentos. Nesse contexto, é correto afirmar: 

(A) A determinação do nexo causal entre adoecimento e trabalho é fundamental para que o trabalhador possa garantir o acesso a alguns direitos, como, por exemplo, a estabilidade no emprego. O médico perito previdenciário é parceiro chave neste processo.

(B) A investigação das relações saúde-trabalho-doença pode acontecer tanto de forma individual quanto coletiva. Com os avanços das técnicas para o estudo dos ambientes e condições de trabalho, prescinde-se do trabalhador, o que minimiza a exposição do indivíduo repetidamente a constrangimentos. 

(C) Uma vez estabelecida a relação causal entre a doença e a atividade deve-se, imediatamente, afastar o trabalhador do seu posto de trabalho e realocá-lo em função compatível à realizada anteriormente. 

(D) No retorno ao trabalho, direito do trabalhador, é importante focar no resgate da capacidade funcional, de modo que seja possível desempenhar, com a maior autonomia e independência possíveis, as funções realizadas no momento pré-lesão. 

(E) Entre as principais dificuldades para o estabelecimento do nexo causal estão a ausência ou imprecisão na caracterização do potencial de risco da exposição e a narrativa do trabalhador, pouco linear e objetiva, aspecto que dificulta a reconstrução histórica do acidente. 


USP 2023 - QUESTÃO 32
Assinale a alternativa correta quanto aos objetivos da terapia ocupacional na promoção da sexualidade da pessoa idosa, segundo Melo (2007): 

(A) Estimular os idosos a se manterem realizando as posições sexuais que já estão habituados visando preservação de sua saúde física e de sua autoestima. 

(B) Ensinar o idoso que é necessário realizar atividade física intensa antes da realização da atividade sexual visando otimizar sua função cardiovascular. 

(C) Aumentar a consciência corporal do idoso e garantir, junto ao médico responsável, que haja condições clínicas estáveis para a atividade sexual.

(D) Orientar os idosos quanto à necessidade de se evitar técnicas de conservação de energia pois estas diminuem o desempenho e a qualidade do ato sexual. 

(E) Ajudar o idoso a manter um relacionamento baseado na carência aumentando sua compreensão sobre seu corpo e desejos relacionados à sexualidade. 


USP 2023 - QUESTÃO 33
A Terapia Ocupacional tem por marco de seu surgimento como profissão a atuação em grandes hospitais. Assinale a alternativa correta sobre a história dessa profissão, segundo De Carlo, Bartalotti e Palm (2004): 

(A) Nos hospitais psiquiátricos, as primeiras concepções sobre o uso de ocupações como forma de tratamento na internação apareceram nomeados como socioterapia, técnica aplicada no tratamento de reabilitação psicossocial diante da cronificação dos doentes mentais pela inatividade nestas instituições. 

(B) No Brasil, as ocupações nos hospitais psiquiátricos no século XIX eram utilizadas como estratégias terapêuticas de laborterapia e, progressivamente, ampliaram-se para estratégias de ambientoterapia e para a terapia realizada com doentes mentais agudos e crônicos por meio do uso de recursos disciplinares. 

(C) Durante a Segunda Guerra Mundial, já se identificava a necessidade de ocupações em hospitais civis e militares, tratamento inicialmente realizado nos Estados Unidos da América pelos auxiliares de reconstrução e que só passou a ser uma prática dos terapeutas ocupacionais na segunda década do século XX.

(D) No início da década de 1950, surgiram os centros de reabilitação nos hospitais militares, os quais eram coordenados por fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, profissionais responsáveis pelo encaminhamento do paciente para a reabilitação e pela prescrição, condução, desenvolvimento e alta do tratamento. 

(E) No Brasil, a prática da Terapia Ocupacional em contextos hospitalares no século XIX era realizada pela ação com doentes agudos internados em hospitais gerais e visava a prevenção de deformidades e de reinternações, utilizando-se de recursos terapêuticos como o recreacionismo, laborterapia e tratamento moral. 


USP 2023 - QUESTÃO 34
As órteses são importantes recursos utilizados em Terapia Ocupacional. Assinale a alternativa correta sobre os diferentes tipos de órteses, segundo Luzo, Mello e Capanema (2004): 

(A) A órtese estática imobiliza uma posição específica, previne deformidades, aumenta os processos inflamatórios, promove o repouso articular e protege as estruturas. 

(B) A órtese seriada é utilizada para promover o alongamento tecidual e deve ser moldada com o tecido em seu comprimento máximo e usada por curtos períodos de tempo. 

(C) A órtese estática progressiva é eficaz em articulações com movimentos limitados e com pouca resistência no arco final e deve ser usada por curto período de tempo. 

(D) A órtese dinâmica inicia um movimento ativo e é utilizada para aplicar uma força de deformação por meio da tração contínua às estruturas ósseas e musculares. 

(E) A órtese articulada possui um componente móvel posicionado paralelamente ao eixo da articulação, possibilitando a mobilidade e a graduação do arco de movimento.


USP 2023 - QUESTÃO 35
A classificação das próteses de acordo com suas características de construção e fonte de energia empregada podem auxiliar na comunicação entre cirurgião-ortopedista, técnico ortótico e terapeuta. Quanto a essa classificação das próteses, segundo Rodrigues, Cavalcanti e Galvão (2007), é correto afirmar:

(A) A função da prótese estética, também chamada de prótese ativa, é de manter a estética do corpo e restaurar a funcionalidade do membro superior, sendo confeccionada com peso reduzido para favorecer a adaptação. 

(B) A utilização da prótese passiva ou de tração ocorre de forma concomitante com a prótese mioelétrica, visando favorecer a movimentação de rotação e flexão de tronco e o conforto do usuário nos casos de amputação da mão. 

(C) A recomendação da prótese mioelétrica considera sua vantagem financeira e de conforto para o usuário, pois tem bom aspecto externo, peso reduzido e um custo menor para aquisição quando comparada à prótese de tração. 

(D) A indicação da prótese mioelétrica, que tem funcionamento das partes por fonte de energia externa, requer que o usuário apresente comprovação clínica de satisfatório potencial da musculatura remanescente do coto.

(E) A prescrição da prótese híbrida, que combina a prótese estética com o sistema mioelétrico, é indicada para usuários com amputações abaixo do cotovelo e que tenham funcionalidade reduzida de tronco, ombro e pescoço. 


USP 2023 - QUESTÃO 36
Na assistência em pediatria, o terapeuta ocupacional pode se utilizar da abordagem da integração sensorial e da abordagem do tratamento do neurodesenvolvimento. Sobre essas abordagens, segundo Motta e Takatori (2001), é correto afirmar: 

(A) A Integração Sensorial pressupõe intervenção indireta do terapeuta pois compreende que a criança, ao nascer, está pronta para integrar suas sensações, o que permite que ela possa participar da intervenção de forma passiva em um ambiente adequado ao seu estágio de desenvolvimento motor. 

(B) A Integração Sensorial compreende que existem ligações entre a entrada (input) motora e a saída (output) sensorial e que a integração das informações é um processo que ocorre desde o nascimento da criança até o estabelecimento das funções do sistema nervoso, que ocorre aos cinco anos de idade. 

(C) A abordagem do tratamento do neurodesenvolvimento busca favorecer o desenvolvimento normal pela estimulação dos reflexos primitivos, adaptação progressiva das posturas anormais, inibição das reações de equilíbrio, realização de atividades significativas que visem o aumento da funcionalidade. 

(D) A abordagem do tratamento do neurodesenvolvimento preconiza o estímulo de posturas compensatórias, a realização de atividades sensório-motoras distais à linha média do corpo, a dissociação de movimentos corporais, a prevenção de contraturas e deformidades e o posicionamento anatômico. 

(E) A abordagem do tratamento do neurodesenvolvimento considera que as posturas básicas e os padrões de movimento são aprendidos para tornarem-se padrões funcionais e que o desenvolvimento ocorre por estágios que se relacionam com a aquisição das habilidades sensório-motoras.


USP 2023 - QUESTÃO 37
No que se refere ao papel do Terapeuta Ocupacional na Atenção Primária, Reis, Gomes e Aoki (2012) destacam que a assistência às “diversas populações deve ocorrer a partir do que pode ser chamado de atenção terapêutica ocupacional básica, que é específica, mas não especializada.

Isso quer dizer que a especificidade da profissão não é perdida, ao contrário, o raciocínio terapêutico é mantido e potencializado o tempo todo.

O profissional não pode despir-se do mesmo, pois este tem muito a contribuir para a equipe, para os usuários e para o território. O que não se pode confundir é a atenção específica da profissão com a especializada, realizada em outros níveis de atenção” (p. 147).

A partir desse trecho, é correto afirmar: 

(A) Os terapeutas ocupacionais são profissionais especializados na atenção básica, e o raciocínio clínico que adotam é correspondente a este cenário de prática. 

(B) O raciocínio clínico em terapia ocupacional na atenção básica é especializado, já que as populações são múltiplas e com necessidades de saúde complexas. 

(C) Os terapeutas ocupacionais atuam em vários cenários de prática, oferecendo um conjunto de estratégias de cuidado, que compõem o escopo especializado da profissão. 

(D) A Terapia Ocupacional enquanto profissão possui um núcleo de saber característico, aplicado de forma semelhante e transversal aos vários cenários de prática. 

(E) O caráter generalista é atributo da atenção terapêutica ocupacional básica. Subespecialidades constituem-se a partir das especificidades das populações e contextos de prática.


USP 2023 - QUESTÃO 38
Historicamente, a compreensão e uso de atividades humanas na condução dos processos terapêuticos ocupacionais modificaram-se. No que tange ao uso de atividades no campo da Terapia Ocupacional, pode-se afirmar: 

(A) Referências sobre o uso terapêutico das ocupações datam de década de 1950/1960, período em que foi criada a profissão no Brasil. Inicialmente, eram utilizadas nas instituições asilares para doentes mentais sob orientação de médicos. 

(B) No período pós-guerra, buscava-se o reconhecimento científico da Terapia Ocupacional. Portanto, conhecer a atividade previamente à sua indicação era fundamental, de modo a adaptá-la e graduá-la, tendo em vista o diagnóstico ou disfunção do paciente.

(C) O Mito da Atividade Terapêutica, movimento liderado por Osório César, Nise da Silveira e Luís Cerqueira, visou reforçar a ligação entre atividade e terapeuticidade, resgatando o uso da atividade como central na prática dos Terapeutas Ocupacionais. 

(D) Na década de 1980, o movimento social das pessoas com deficiência, somado à perspectiva da desinstitucionalização psiquiátrica e às novas concepções de Reabilitação, favoreceram o declínio do uso das atividades para fins terapêuticos. 

(E) Na Terapia Ocupacional contemporânea, as atividades, enquanto finalidade do processo terapêutico, têm o potencial de transformar rotinas e ordens estabelecidas, ampliando autonomia, independência, comunicação, interação e inclusão social.


USP 2023 - QUESTÃO 39
“O processo de diagnóstico é o momento inicial da construção de um projeto terapêutico... todos precisam ser escutados e acolhidos (Brasil, 2015, p. 45)”. No que se refere à construção diagnóstica dos quadros de autismo, pode-se afirmar: 

(A) As causas do autismo são complexas e desconhecidas. Como todo transtorno mental, representa menos uma síndrome psicopatológica e mais uma entidade clínica autônoma. A estratégia dimensional tem sido empregada tanto na avaliação de risco quanto na identificação de variações dentro da categoria diagnóstica. 

(B) Ainda que o diagnóstico de autismo possa ser estabelecido unicamente após os três anos de idade, a identificação precoce dos riscos para a síndrome torna-se fundamental para prevenção de agravos, direito e princípio básico do Sistema Único de Saúde.

(C) Nos indivíduos com autismo, a variação da expressão sintomática prescinde da obtenção de informações que ultrapassem o diagnóstico categorial, tais como o nível de comunicação, as habilidades intelectuais, o contexto familiar e educacional, entre outros. 

(D) Sugere-se que o processo diagnóstico seja realizado por uma equipe multiprofissional. A realização de exames neurológicos, metabólicos e testes genéticos são fundamentais neste processo, dado o forte caráter biológico da doença. 

(E) Observar a criança em situações diferentes, tais como atendimentos individuais, atividades livres e espaços grupais, pode trazer viés na construção diagnóstica, dada a natureza distinta das demandas desses espaços aliado à possibilidade de provocar superexposição da criança e da família. 


USP 2023 - QUESTÃO 40
A Política Nacional de Saúde da Pessoa Portadora de Deficiência (2008) tem como propósitos reabilitar a pessoa portadora de deficiência na sua capacidade funcional e no seu desempenho humano – de modo a contribuir para a sua inclusão plena em todas as esferas da vida social – e proteger a saúde deste segmento populacional, bem como prevenir agravos que determinem o aparecimento de deficiências. Essa Política estabelece a importância de se 

(A) minimizar a assistência à saúde da pessoa portadora de deficiência prestada pela atenção básica e priorizar o atendimento nas instituições específicas de reabilitação, por serem consideradas pontos de atenção que realizam assistência integral às necessidades dessa população. 

(B) diminuir a representação das pessoas portadoras de deficiência nos conselhos de saúde nas três esferas de gestão do Sistema Único de Saúde, pois essas instâncias aumentam a tutela profissional sobre essa população, dificultando a promoção da qualidade de vida. 

(C) evitar o acesso da população aos exames mais específicos para detecção de doenças genéticas e ao aconselhamento genético às famílias, pois esses procedimentos geram sofrimento às pessoas portadoras de deficiência e diminuem sua adesão aos tratamentos em saúde. 

(D) eliminar as barreiras urbanísticas e arquitetônicas que dificultam a efetiva integração e inclusão das pessoas portadoras de deficiência, promovendo ambientes favoráveis à saúde que facilitem a locomoção e adaptação dos espaços públicos e domiciliares.

(E) evitar que a rede de atenção integral à pessoa portadora de deficiência seja próxima geograficamente de seu domicílio, pois a regionalização da atenção reforça o preconceito da comunidade, aumenta os obstáculos à inclusão e acentua as barreiras sociais, culturais e pessoais.


COMENTÁRIOS

Nome

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computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,522,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,6,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,351,eleicoes,1,enade,403,enare,1,encceja,44,enem,97,enfermagem,21,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,352,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,9,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,3,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,3,gestão da qualidade,1,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão de recursos humanos,1,gestão financeira,4,gestao hospitalar,4,gestão pública,2,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,161,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,4,procurador,2,professor,18,pronatec,3,prouni,5,prova da cebraspe,1,prova da ebserh,1,prova de enfermagem,1,provas,1460,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,13,provas cnu,23,provas concurso,305,provas da univesp,2,provas enade,402,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,37,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,13,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,5,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,3,provas nível médio,26,provas nível superior,158,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,10,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,12,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,2,psicologia,38,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,176,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,120,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2891,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,884,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,900,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,249,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,96,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,10411,questão de conhecimento específico,20,questão de conhecimento geral,30,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3986,questão de direito administrativo,325,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,296,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,157,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,382,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,920,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de 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neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5396,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,467,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,264,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,129,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,160,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,135,questão de vestibular,30072,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,642,questão do enade,8902,questão do enare,50,questão do encceja,1141,questão do enem,3642,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,886,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão 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trabalho,10,questão processo tributario,15,questão processos gerenciais,27,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em comércio exterior,27,questão tecnologia em design de interiores,27,questão tecnologia em design de moda,27,questão tecnologia em design gráfico,27,questão tecnologia em logística,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em marketing,26,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,81,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão 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paradidáticos,1,trechos,1,turismo,7,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,943,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
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INDAGAÇÃO: Prova de Terapia Ocupacional (Residência USP 2023) com Gabarito
Prova de Terapia Ocupacional (Residência USP 2023) com Gabarito
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