Prova Professor de Artes IFPI 2022 com Gabarito OBS: As questões de 01 à 20 são comuns a todas as demais provas desse concurso, com isso vo...
Prova Professor de Artes IFPI 2022 com Gabarito
OBS: As questões de 01 à 20 são comuns a todas as demais provas desse concurso, com isso você as encontra NESTA PÁGINA!
CONHECIMENTO ESPECÍFICO
IFPI 2022 - QUESTÃO 21
De acordo com o art. 26. Os currículos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.
(BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB.9394/1996
Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm.
Acessado em: 04/07/2022.).
O § 2º desse artigo da LDB refere-se ao ensino da arte, atualizado pela última vez em 2017. Marque a alternativa que possui a redação CORRETA deste parágrafo.
a) § 2º - O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da Educação Básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.
b) § 2º - O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório nos diversos níveis da Educação Básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.
c) § 2º - O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.
d) § 2º - O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório dos Ensinos Fundamental e Médio.
e) § 2º - O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório da Educação Básica.
IFPI 2022 - QUESTÃO 22
Leia o texto:
Pedagogia Tradicional
A Tendência Tradicional surge no século XIX, transitando pelo século XX até os dias atuais. Sustenta que o homem é um ser livre a partir do momento que obtém conhecimento no espaço escolar, tendo a oportunidade de sistematizar um ambiente social mais democrático. No Brasil, a linha tradicional esteve vigente desde o século XIX, quando prevalecia uma corrente estética baseada na imitação, com exibição de modelos.
Isto levou ao estabelecimento de um modelo de perfeição, onde a intenção era obter trabalhos artísticos a partir da reprodução fiel do mundo natural. Segundo Rui Barbosa, em 1883, no país, o ensino do desenho, no primário, era vinculado ao desenvolvimento industrial, com caráter utilitário, na intenção de treinar a pessoa para o ofício.
(ARAÚJO, Juliana. O uso de crenças modernistas nas aulas de arte x necessidades
pós-modernas para o ensino de arte. Monografia (Especialização em Artes Visuais)
- Universidade Federal de Minas Gerais.
Belo Horizonte, 2013. p. 15.)
Marque a alternativa CORRETA que caracteriza as aulas de Arte, de acordo com o Método Tradicional.
a) As aulas de arte são reduzidas aos seus aspectos técnicos e ao uso de materiais diversificados, na maioria dos casos, caracterizando pouco compromisso com o conhecimento de linguagens artísticas, implementando o modelo empresarial na escola, ou seja, fazer com que os alunos raciocinem de acordo com o sistema de produção capitalista.
b) O ensino de arte é enfocado de modo abrangente, no qual os professores se comprometem com objetivos, que naturalmente caracterizam-se como inatingíveis; os alunos possuem autonomia e liberdade para experimentar as suas próprias produções, sem necessariamente se utilizar das orientações dos professores.
c) Enfoca a produção técnica e científica, com caráter reprodutivista, destacando o produto final. Deduz-se que os alunos sabem colocar em prática as informações aprendidas na escola, tanto no campo profissional, quanto no âmbito social, contribuindo assim para manter uma segmentação das classes sociais já estabelecidas.
d) Priorizavam o ensino de desenho nas escolas primárias e secundárias, valorizando a expressão pessoal dos alunos através de suas criações, visando estimular a criatividade o raciocínio a partir dos conteúdos de arte e a sua natureza interdisciplinar, e a relação arte e ciência, buscando aproximar a teoria da prática.
e) Os professores encaminham os conteúdos sobre arte através de atividades de cunho subjetivo, que estimulam o raciocínio sem a necessidade de repetição. A relação professor e aluno mostra-se bem humana e democrática. Além disso, os conteúdos são considerados abertos e mutáveis.
IFPI 2022 - QUESTÃO 23
Considere o trecho abaixo:
A Pedagogia Tecnicista surgiu na segunda metade do Século XX, nos EUA, e no Brasil em 1960, com predomínio em 1978. As Leis 5540/68 (Ensino Universitário) e 5692/71(ensino de 1º e 2º graus) são marcos da implantação do Modelo Tecnicista.
Segundo Rodrigues (2005, p.27) no Brasil, ela é implementada a partir do governo militar, através dos acordos MEC-USAID. A USAID (United states Agency for International Development), empresa de consultoria norte-americana que fez inúmeras pesquisas sobre a educação no Brasil, as quais acabam na implementação dessa tendência, através das leis citadas no parágrafo anteriormente.
(CAMPOS, Cristiane. A Tendência Tecnicista e o Ensino da Arte. Disponível
em:https://histedbrantigo.fe.unicamp.br/acer_histedbr/seminario/
seminario8/_fi les/HGqmRDqk.pdf. Acessado em: 09/07/2022.)
Sobre a Pedagogia Tecnicista no ensino da Arte, analise as proposições a seguir e depois marque a alternativa que contém apenas itens VERDADEIROS.
I. Professor e aluno ocupam posição secundária, o principal elemento era o sistema técnico.
II. Recursos tecnológicos e audiovisuais são considerados irrelevantes.
III. Com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 5692, no ano de 1971, a Educação Artística foi introduzida no currículo escolar de 1º e 2º graus.
IV. A Educação Artística é considerada apenas uma atividade educativa e não uma disciplina.
a) I, III e IV, apenas
b) II, III e IV, apenas
c) II e IV, apenas
d) III e IV, apenas
e) Todas as afirmações são verdadeiras.
IFPI 2022 - QUESTÃO 24
O artista contemporâneo Tunga é conhecido por usar uma variedade de materiais que compõem sentidos e reflexões sobre os limites da forma e da tridimensionalidade poética de suas esculturas e instalações. Graduado em Arquitetura, ao longo de sua carreira, explorou suportes com peculiaridades distintas, mas que revelam múltiplos simbolismos, relacionando-os ao espaço, ao corpo, à filosofia, à literatura e à psicanálise.
Sobre a obra de Tunga, é INCORRETO afirmar:
a) Torna os objetos utilizados em suas obras elementos de performance, criando analogias entre corpo e escultura.
b) Nos objetos e esculturas, as formas e materiais se entrelaçam, em analogia à cópula, atualizando a proposta dos surrealistas de que, nos poemas e obras, as palavras fariam amor.
c) Utiliza imagens de santos, divindades afro-brasileiras, bonecos infantis e réplicas de animais. Pretende converter em arte o que é considerado banal.
d) Entre os materiais mais utilizados no início da carreira estão ferro, aço, latão, lâmpadas, correntes, ímãs, feltro e borracha.
e) Mesmo em espaços expositivos, os objetos assumem dimensão performática, como resíduos ou dejetos de determinada ação deixados no ambiente.
IFPI 2022 - QUESTÃO 25
Considere o texto abaixo:
A Arte Contemporânea é:
… um rompimento em relação à pauta moderna, o que é lido por alguns como o início do pós-modernismo. Impossível pensar a arte a partir de então em categorias como "pintura" ou "escultura".
Mais difícil ainda pensá-la com base no valor visual, como quer o crítico norte-americano Clement Greenberg. A cena contemporânea - que se esboça num mercado internacionalizado das novas mídias e tecnologias e de variados atores sociais que aliam política e subjetividade (negros, mulheres, homossexuais etc.) - explode os enquadramentos sociais e artísticos do Modernismo, abrindo-se a experiências culturais díspares. As novas orientações artísticas, apesar de distintas, partilham um espírito comum: são, cada qual a seu modo, tentativas de dirigir a arte às coisas do mundo, à natureza, à realidade urbana e ao mundo da tecnologia. As obras articulam diferentes linguagens - dança, música, pintura, teatro, escultura, literatura etc. -, desafiando as classificações habituais, colocando em questão o caráter das representações artísticas e a própria definição de arte.
(https://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo354/arte-contemporanea -
Acesso em: 28 de junho de 2022)
Neste contexto, a partir de uma leitura sobre a Arte Contemporânea, identifique as afirmativas abaixo que estão coerentes em termos de terminologia e de descrição como VERDADEIRAS ( V ) e as que não são condizentes como FALSAS ( F ).
( ) Na Arte Correio, os artistas se apropriam dos meios de comunicação postais para a formulação de redes políticas.
( ) Na Arte Conceitual, os conceitos são a matéria da arte e por isso ela estaria vinculada à linguagem. O mais importante para a Arte Conceitual são as ideias, a execução da obra fica em segundo plano e tem pouca relevância.
( ) A Land Art inaugura uma nova relação com o ambiente moderno específico das cidades, a paisagem a ser captada e representada, um manancial de forças e instintos passível de expressão plástica, a cidade agora é o locus da arte.
( ) Pós-minimalismo é um desdobramento crítico do minimalismo; trata-se de pensar em desenvolvimento de princípios gestados no interior mesmo do minimalismo, ainda que a ênfase dos trabalhos realizados aponte no sentido da formação de uma nova sensibilidade.
( ) Performance é a forma de arte que combina elementos do teatro, das artes visuais e da música.
A Performance liga-se ao De Stijl, sendo que neste movimento o espectador participa da cena proposta pelo artista, enquanto na performance, de modo geral, não há participação do público.
Assinale a sequência CORRETA.
a) V • V • V • V • V.
b) V • V • F • V • F.
c) V • F • V • F • V.
d) F • V • F • V • F.
e) F • F • F • V • F.
IFPI 2022 - QUESTÃO 26
Observe a imagem da obra a seguir:
Praticante do Candomblé há mais de vinte anos, Ayrson Heráclito acredita na arte como uma forma de cura. Para o artista baiano, é preciso “exorcizar os fantasmas da sociedade colonial” que ainda assombram o país. Em suas performances, vida, arte e religião se misturam num mesmo caldeirão, onde também entram alimentos da cultura baiana como o açúcar, a carne de charque e o dendê. Heráclito é um dos cinco artistas brasileiros que participaram da 57ª Bienal de Veneza, em 2017, uma das mostras mais importantes do mundo.
Entre 2008 e 2011, produz a série Bori, que significa oferenda à cabeça. A performance trabalha com os 12 principais orixás, em que Ayrson oferece a comida sacrificial ligada a cada divindade. São utilizados alimentos como milho, pipoca, quiabo, arroz e fava, colocados em torno da cabeça de cada performer, que estão deitados em esteiras de palha e vestidos com roupas brancas. O processo remete a um ritual que evoca proteção e preparo para receber a energia dos orixás do panteão.
Neste contexto, a partir de uma leitura sobre a obra de Ayrson Heráclito, identifique as afirmativas abaixo que estão coerentes com a produção artística de base decolonial como VERDADEIRAS (V) e as que não são condizentes como FALSAS (F).
( ) A forma com a qual a História da Arte é construída e articulada, principalmente nas escolas, universidades e museus ainda é dominantemente colonialista.
( ) Questões e atravessamentos sobre o corpo, padrões estéticos, lugares ocupados no espaço social, violência diária, silenciamentos, apropriações são a fonte de muitas pesquisas em arte de base decolonial.
( ) A estética decolonial representa uma limitação na construção de obras, pois busca desconsiderar movimentos artísticos já consolidados e estudados profundamente pelas academias de arte.
( ) Arte decolonial visa estabelecer diferenças entre várias tipologias de arte. Separando o que é arte, artesanato e decoração de festas religiosas.
( ) As fotografias da série 'Bori' de Ayrson são obras de Arte de base colonial, pois remetem a tradições religiosas de matrizes colonialistas brasileiras.
a) V • V • V • F • V
b) V • V • F • V • F
c) V • F • V • F • V
d) V • V • F • F • F
e) F • F • F • V • F
IFPI 2022 - QUESTÃO 27
Observe a imagem da obra a seguir:
Em entrevista ao site ARTE!BRASILEIROS, o Artista Denilson Baniwa diz:
"Essa questão da arte indígena em contraste à arte “considerada arte” é uma coisa que já vem sendo discutida há bastante tempo. Acho que até antes de ter essa galera toda indígena trabalhando e circulando. Acho que o diferente agora é que tem esse tanto de artistas indígenas com um poder de aproximação e de voz bem marcante, que consegue conversar e dizer um ponto que não era visto antes, que é a partir dessas pessoas indígenas. Para a gente, não tem essa diferença entre arte e vida ou arte e resistência assim como tem no Ocidente, onde a arte é um instrumento de poder em relação a outros seres humanos. Mas quando esses artistas indígenas se propõem a circular de uma maneira que se utiliza de linguagens não indígenas também é uma estratégia de conversar por uma língua que seja entendido por quem não faz parte dessa cultura."
O texto e a obra acima falam sobre:
a) Um processo de educação através da arte e da cultura, construído de forma pacífica na história nacional.
b) Apropriação de linguagens ocidentais para colonizá-las em sua obra.
c) Uma desmistificação do que é “ser indígena”, buscando afastar do imaginário de uma sociedade urbana uma ideia passada e equivocada do que foi e do que é pertencer a uma comunidade indígena no Brasil.
d) O não protagonismo negro nos discursos que lhe competem e os estereótipos que o limitam.
e) A criação de coleções em museus com o apoio político cultural conservador no país.
IFPI 2022 - QUESTÃO 28
Relacione as personalidades artísticas contemporâneas listadas na coluna 1 às suas respectivas produções e/ou pesquisas artísticas, listadas na coluna 2.
COLUNA 1 Personalidades artísticas
1. Marcelo Evelin
2. Berna Reale
3. Sidney Amaral
4. Arissana Pataxó
5. Augusto Boal
COLUNA 2 Produções e/ou pesquisas artísticas
( ) Grande nome da dança contemporânea brasileira; sua obra caracteriza-se pelo exercício político por meio da dança. Compreende a criação artística como forma de resistência, com criações em coletivos de forma horizontalizada.
( ) Torna-se referência do teatro brasileiro ao expandir a prática para a conceitualização teórica, além de ser a principal liderança do Teatro de Arena e criar a metodologia conhecida como teatro do oprimido.
( ) Sua extensa produção explora, em diferentes linguagens, a versatilidade poética e formal dos objetos cotidianos. Nas pinturas, problematiza questões identitárias, ampliando o debate artístico brasileiro sobre a representação do homem negro contemporâneo.
( ) Artista Paraense. Usa símbolos universais, constrói obras que questionam a condição humana diante da desigualdade e da violência. A violência é tema central de sua obra; não a brutal, mas a que se manifesta em agressões cotidianas.
( ) Desenvolve uma produção artística em diversas técnicas, abordando a temática indígena como parte do mundo contemporâneo.
Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA, de cima para baixo.
a) 1 • 5 • 3 • 2 • 4
b) 1 • 3 • 5 • 4 • 2
c) 1 • 4 • 5 • 2 • 3
d) 4 • 1 • 5 • 2 • 3
e) 5 • 3 • 1 • 2 • 4
IFPI 2022 - QUESTÃO 29
“Muitos dos surrealistas estavam profundamente impressionados com os escritos de Sigmund Freud, segundo o qual, quando nossos pensamentos em estado vígil ficam entorpecidos, a criança e o selvagem que existem em nós passam a dominar”. (GOMBRICH, p. 592).
O surrealismo foi um movimento de vanguarda Europeia no século XX que propunha, EXCETO:
a) A arte nunca pode ser produzida pela razão inteiramente desperta.
b) Os artistas surrealistas acreditavam que só a não razão pode dar-nos a arte.
c) Salvador Dali é um dos grandes nomes do surrealismo europeu que misturava em suas obras fragmentos do mundo real com imagens do mundo onírico.
d) Os artistas surrealistas europeus prezavam pela simplificação das formas e cores, para que elas pudessem se afastar o máximo possível da representação da realidade.
e) Os artistas surrealistas não se satisfaziam em representar simplesmente “o que veem”, admitindo uma profunda consciência dos muitos problemas que se escondem nessa exigência.
IFPI 2022 - QUESTÃO 30
A respeito da Semana de Arte Moderna de 1922, assinale a alternativa INCORRETA:
a) A exposição de 1922 marca uma nova era na arte brasileira, rompendo com as propostas do parnasianismo e classicismo, nas artes, literatura, música e artes visuais.
b) Algumas das características que propunham os artistas desse movimento é a liberdade de criação e a experimentação de formas e técnicas.
c) É comum aos artistas que participaram da Semana de Arte Moderna o frequente engajamento social, propondo reflexões sobre a vida humana e o progresso.
d) A primeira fase do modernismo no Brasil é conhecida como a fase heroica, e inicia no ano de 1922.
e) Caracterizados pelo rigor formal, a exposição escandalizou o público, que esperava por novas tendências nas produções artísticas brasileiras.
IFPI 2022 - QUESTÃO 31
Leia o trecho do texto "Paranóia ou mistificação", de Monteiro Lobato, escrito após visitar a exposição de Anita Malfatti, no ano de 1917, em que o escritor faz uma crítica ao movimento modernista que estava se consolidando naquele momento, no cenário artístico da cidade de São Paulo.
“Há duas espécies de artistas. Uma composta dos que veem normalmente as coisas e em consequência disso fazem arte pura, guardados os eternos ritmos da vida, e adotados para a concretização das emoções estéticas, os processos clássicos dos grandes mestres (...) A outra espécie é formada dos que veem anormalmente a natureza, e interpretam à luz das teorias efêmeras, sob a sugestão estrábica de escolas rebeldes, surgidas cá e lá como furúnculos da cultura excessiva. São produtos do cansaço e do sadismo de todos os períodos de decadência; são frutos de fim de estação, bichados ao nascedouros.”
Quanto ao texto e o movimento modernista da época, marque V para as alternativas VERDADEIRAS e F para as FALSAS.
( ) O movimento modernista assume suas principais características a partir da exposição de Anitta Malfatti que, apesar de duramente criticada por Monteiro Lobato, é o marco inicial para os preparativos da semana de arte moderna em 1922;
( ) Monteiro Lobato, em seu texto na íntegra, faz uma crítica não só às rupturas estéticas tradicionais, como também olha para o movimento como uma mistificação das correntes de vanguardas europeias do séc. XX como uma “atitude estética forçada, no sentido das extravagâncias de Picasso e companhia”;
( ) Após essa crítica de Monteiro Lobato, os artistas modernistas se reúnem insatisfeitos e iniciam os preparativos para a Semana de Arte moderna, no ano de 1922, na cidade do Rio de Janeiro, como proposta de fazer releituras dos movimentos estéticos europeus, rompendo com o classicismo brasileiro;
( ) No ano de 1922, também aconteceu o centenário que comemorava a Independência do Brasil, evento esse que não teve o mesmo sucesso da exposição realizada pelo artistas modernistas, os quais buscavam naquele momento uma nova identidade estética na Arte brasileira.
Marque a alternativa com a sequência CORRETA:
a) V; F; V; V.
b) V; F; F; V.
c) V; V; F; V.
d) V; V; V; V.
e) F; V; F; V.
IFPI 2022 - QUESTÃO 32
A definição oficial de patrimônio cultural imaterial, conforme a Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial de 2003,é a seguinte:
As práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas – assim como os instrumentos, objetos, artefatos e espaços culturais que lhes são associados – que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, indivíduos reconhecem como fazendo parte integrante de seu patrimônio cultural.
Esse patrimônio cultural imaterial – que se transmite de geração em geração – é constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função de seu entorno, de sua interação com a natureza e sua história, e lhes fornece um sentimento de identidade e de continuidade, contribuindo assim para promover o respeito pela diversidade cultural e a criatividade humana.
De acordo com essa definição, é CORRETO afirmar que o patrimônio cultural imaterial se manifesta, em particular, em quais dos âmbitos abaixo?
I - As tradições e expressões orais, incluindo a língua como veículo do patrimônio cultural imaterial;
II - Dança, música e artes da representação tradicionais;
III - As práticas sociais, os rituais e eventos festivos;
IV - As técnicas artesanais tradicionais;
V - Os conhecimentos e os usos relacionados à natureza e ao universo.
a) São corretas apenas as afirmativas I e III.
b) São corretas apenas as afirmativas II e IV.
c) São corretas apenas as afirmativas I, II, III e IV.
d) São corretas apenas as afirmativas I, II, III e V.
e) Todas as afirmativas estão corretas.
IFPI 2022 - QUESTÃO 33
Assinale a alternativa CORRETA sobre a definição do termo ECOMUSEU e sua relação com o patrimônio.
a) Modelo de museu que opera processos de musealização, onde todo o ambiente/território na integralidade são musealizados. Neste tipo de museu, membros de uma comunidade tornam-se atores do processo de formulação, execução e manutenção do mesmo.
b) Museu que opera processos de musealização ex-situ, ou seja, o objeto musealizado é apartado da sua realidade funcional e elevado à instância representacional dentro do espaço museal.
c) Museu Tradicional com Coleções Vivas (jardins botânicos, jardins zoológicos, aquários, vivários, biodomos etc.).
d) Museu ecológico que opera processos de musealização somente em ambiente virtual.
e) Um prédio que abriga coleções de arte, história, ciências etc.
IFPI 2022 - QUESTÃO 34
Na Arte Contemporânea, muitos artistas têm trabalhado objetos tecnológicos em suas poéticas.
Analise as afirmativas abaixo sobre a relação entre Arte e tecnologia:
1 - Esta parceria, que sempre existiu, tem se acelerado nos últimos anos e permitido a criação de novas formas de arte assim como tecnologias mais belas e humanizadas.
2 - Equipamentos multimídia, códigos de programação e objetos eletrônicos são alguns dos novos “quadros” onde os artistas podem demonstrar suas ideias.
3 - Atualmente, empresas e estúdios de arte congregam o trabalho em conjunto de artistas com matemáticos, designers, profissionais de informática, entre outros.
4 - A Crypto Art é a tecnologia de junções químicas de fluxos para criação de novas visualidades estéticas contemporâneas. Trata-se da congregação de pesquisas em laboratórios e Arte em projetos tecnológicos.
5 - O termo pós-fotografia tem sido utilizado por artistas, críticos e curadores para designar um contexto em que a fotografia avança sobre as fronteiras que, ao longo de sua história, pareciam defini-la. De modo geral, a revolução digital é apontada como motor desse deslocamento.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas CORRETAS.
a) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
b) São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
c) São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 5.
d) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.
e) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
IFPI 2022 - QUESTÃO 35
Com o desenvolvimento tecnológico, o digital e a interdisciplina entre as manifestações artísticas, esta forma de fazer arte oferece ao público uma nova percepção sobre sua relação com a arte, a paisagem urbana, o marketing e o mundo.
Pode se dar a partir de manifestações de proporções gigantescas, como video-mapping, em um universo de realidade aumentada em dispositivos móveis, interconectividade de interfaces vestíveis, instalações de arte-tecnologia, projeção 360º e também Realidade Virtual em 360º.
A descrição acima trata de qual linguagem artística?
a) Cinema novo.
b) Arte cinética.
c) Arte interativa.
d) Body art.
e) Audiovisual Expandido.
IFPI 2022 - QUESTÃO 36
Foi criado no fim dos anos 1950 pelo americano Allan Kaprow (1927-2006) para designar uma forma de arte que combina artes visuais e um teatro sui generis, sem texto nem representação. Nos espetáculos, distintos materiais e elementos são orquestrados de forma a aproximar o espectador, fazendo-o participar da cena proposta pelo artista
O texto acima se refere a qual movimento artístico?
a) Performance.
b) Suprematismo.
c) Arte cinética.
d) Happening.
e) Arte Relacional.
IFPI 2022 - QUESTÃO 37
Sobre o conceito de Estética Relacional, é CORRETO afirmar:
a) Conceito bastante contemporâneo criado em 2021, cujo foco desse movimento está predominantemente na preocupação com as redes sociais e suas conexões midiáticas pós-pandêmicas.
b) Teoria elaborada na década de 1990. Na arte relacional, as experiências e repertórios individuais estão a serviço da construção de significados coletivos. Valorizam-se as relações que os trabalhos estabelecem em seu processo de realização e de exibição.
c) Movimento estético criado na década de 60 que estuda basicamente a relação entre as obras de arte(pintura, escultura, desenho e fotografia), em seu contexto sociopolítico.
d) Na estética relacional, teorias encontradas no mundo da comunicação, como relações públicas, publicidade, assessoria de imprensa e marketing, são apropriadas. Daí o termo relacional surgir da relação homem/meios de comunicação.
e) Movimento artístico de vanguarda, fundado em Londres, que se inspira nas sugestões do futurismo italiano e na defesa de um estilo puro e dinâmico, capaz de trazer a ação e o movimento para a pintura e a escultura. A base do manifesto relacional é o movimento e diz que, na arte, assim como na vida, tudo é relativo.
IFPI 2022 - QUESTÃO 38
Considere as imagens e o texto abaixo:
Série Bastidores, Rosana Paulino, 1997. Acervo MAM-SP. Fonte: http://
www.coloquiodefotografi a.ufba.br/os-deslocamentos-de-sentido-na-serie-
bastidores-de-rosana-paulino/ Acesso em 05 de julho de 2022
Rosana Paulino é artista visual, pesquisadora e educadora. Sua série Bastidores (1997) é composta por fotografias, tecido, linha e objetos do cotidiano. A artista utiliza retratos de mulheres negras, transfere quimicamente para os tecidos (ampliando e manipulando as imagens) e os aplica em bastidores para bordado. Em seguida, borda as imagens com fi o preto. Porém, esse bordado não ocorre de modo decorativo, mas deslocado. Paulino cobre bocas, olhos, gargantas e outras partes das personagens de modo agressivo, com linhas erráticas, escondendo partes dos rostos de suas personagens.
Sobre a obra "Bastidores", de Rosana Paulino, é CORRETO afirmar:
1 - A artista utiliza práticas fotográficas que têm sido caracterizadas como pós-fotografia, mostrando como a fotografia e os objetos constituem sujeitos, ao prescreverem regras e modos de agir.
2 - Rosana aborda questões que ainda costumam ser bastante omitidas, como as discussões de gênero e da escravidão e do papel da mulher negra na sociedade.
3 - A costura agressiva em suas bocas trata da situação de pessoas que sofrem com transtornos alimentares causados pela ansiedade constituída nas redes sociais.
4 - É uma obra de arte interativa, pois surge na relação criada entre a obra e o público.
5 - O uso e leitura documental que se faz da fotografia nos leva a pensar que aquelas mulheres existiram, são personagens reais. Portanto, há, no ato de bordar as fotos, um elemento performático.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas CORRETAS.
a) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
b) São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
c) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5.
d) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.
e) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
IFPI 2022 - QUESTÃO 39
A respeito dos movimentos vanguardistas europeus do séc. XX, podemos AFIRMAR:
a) O Expressionismo prezava pelo alinhamento entre a harmonia e a beleza para poder expressar as temáticas sobre a devastação social e econômica, no período após a Primeira Guerra Mundial.
b) A busca pela experimentação é uma das características dos movimentos modernos europeus. Foi a partir dessas novas possibilidades que a arte abstrata surgiu, eliminando de vez a urgência da temática e baseando-se exclusivamente em efeitos de tons e formas.
c) O movimento Cubista propunha abolir de vez a representação da forma, em decorrência da busca por uma nova perspectiva para os motivos já conhecidos pelo público, construindo a ideia de um objeto sólido e tangível, a partir de um punhado de fragmentos planos em sua tela.
d) Para os artistas modernistas, a forma é de maior relevância do que o tema; é a partir dessa prerrogativa que esse grupo buscava manter seus padrões formais intactos a cada nova obra produzida.
e) Em 1905, surge um grupo de jovens pintores conhecidos como Les Fauves (ou seja, “os animais selvagens” ou “os selvagens”), que valorizavam a arte refinada em que as sutilezas das formas e cores eram preservadas.
IFPI 2022 - QUESTÃO 40
“Nas duas primeiras décadas do século XX, as incertezas políticas criaram um clima favorável para o desenvolvimento de uma arte que criticava a cultura europeia e a frágil condição humana diante de um mundo cada vez mais complexo. Surgiram, então, movimentos artísticos que buscavam questionar a civilização contemporânea, como o
Dadaísmo e o Surrealismo.” (PROENÇA, 2019, p. 291)
Diante do texto acima, assinale as alternativas V para as alternativas VERDADEIRAS e F para as alternativas FALSAS.
( ) Para o grupo de artistas Dadaístas, a arte perdera todo o sentido racional e lógico em meio à irracionalidade da guerra.
( ) A obra “ Fonte”, de Marcel Duchamp, é um dos exemplos mais complexos da arte surrealista, que, ao questionar os valores da sociedade, passavam também a questionar a própria arte.
( ) Os Dadaístas propunham que a criação artística se libertasse das amarras do pensamento racional e sugeriam que ela resultasse do automatismo psíquico, por meio da seleção e combinação de elementos ao acaso.
( ) Mais do que a ideia do objeto pronto, deslocado de seu ambiente original para um espaço reservado à arte, o que interessava ao movimento Dadá era também a provocação e o choque que a presença de tal objeto poderia causar em uma exposição, assim como os debates que surgiriam em torno dela.
( ) Na pintura, essa proposta resultou em obras nas quais os artistas usaram o recurso da colagem. O objetivo era satirizar e criticar os valores modernos e inovadores tão prezados pela sociedade, mas responsáveis pelo caos em que a Europa se encontrara.
Marque a alternativa cuja sequência aparece CORRETA:
a) V, V, V, V, F
b) V, F, V, V, F
c) F, F, V, V, F
d) V, F, F, F, V
e) V, F, F, V, V
IFPI 2022 - QUESTÃO 41
Sobre os artistas do movimento de vanguarda europeia, NÃO podemos afi rmar:
a) Influenciado pela estética africana primitiva, Pablo Picasso, buscava em suas obras romper com o passado da arte ocidental, fundamentando-se na destruição da harmonia clássica das figuras e na fragmentação da realidade.
b) Wassily Kandinsky propõe uma estética abstracionista, em que se predominam as formas e cores criadas livremente, sugerindo, por vezes, associações com elementos da natureza.
c) Mondrian buscou criar uma arte totalmente não figurativa, reduzindo toda a sua pintura a formas, linhas e cores e dispondo-as de maneira intensa, contrastante e rígida.
d) Marc Chagall produziu uma pintura de tendência figurativa, com influência cubista e surrealista, em que predomina uma atmosfera de sonho.
e) Romeno Constantin Brancusi primava pela simplificação das formas, considerando a essência das figuras, eliminando todos os excessos e acessórios.
IFPI 2022 - QUESTÃO 42
Sobre o contexto da Semana de Arte moderna de 1922, é CORRETO afirmar:
a) A semana de 1922 está inscrita no espírito moderno do séc XX, contextualizada por um Brasil que buscava por uma nova identidade cultural diante da vida industrial e moderna que o país vivenciava.
b) O advento da primeira Guerra Mundial, mesmo impulsionando o movimento de vanguarda europeu, não tinha qualquer influência sobre os artistas brasileiros.
c) As indústrias começaram a se instalar no Brasil, sobretudo na cidade de São Paulo, iniciando uma era no cenário econômico brasileiro, fortalecendo assim as tradições no âmbito social e cultural da cidade.
d) O Brasil que se transformava e se modernizava, precisava de um novo olhar artístico, sociocultural e filosófico que propusesse uma arte nacional inovadora, recusando a estética da vanguarda europeia como inspiração para as produções locais.
e) A Semana de Arte Moderna de 1922 comemora o centenário de Independência do Brasil, em um evento único, em que triunfava a elite tradicional brasileira.
IFPI 2022 - QUESTÃO 43
O modernismo no Brasil foi um movimento artístico, cultural e literário que se caracterizou pela liberdade estética, o nacionalismo e a crítica social.
“A poesia existe nos fatos. Os casebres de açafrão e de ocre nos verdes da Favela, sob o azul cabralino, são fatos estéticos.”
Oswald de Andrade. O manifesto antropófago
Assinale a alternativa CORRETA:
a) O movimento antropofágico faz alusão a cultura erudita do Brasil.
b) A proposta desse manifesto é trazer à tona as ideias novas sobre assimilar a cultura regional no Brasil, priorizando o rigor técnico exigido pelos críticos.
c) A consolidação de uma arte genuinamente brasileira possibilitou a valorização da cultura e do folclore. Junto a isso, os artistas estabelecem a liberdade formal, rompendo com a sintaxe e utilizando uma linguagem mais coloquial para se aproximar da fala cotidiana.
d) O movimento antropofágico foi apresentado ao público da Semana de Arte Moderna de 1922, inspirado na obra Abaporu, de Tarsila do Amaral.
e) Anita Malfatti, apesar de ter sido a pioneira do movimento de Arte moderna, no Brasil, não comungou com os ideais do movimento antropofágico, deixando de lado a estética modernista em suas obras.
IFPI 2022 - QUESTÃO 44
Sobre os artistas modernistas, no Brasil, marque a alternativa INCORRETA:
a) Cândido Portinari foi um importante artista plástico do movimento modernista. Pintor, gravurista e ilustrador, em suas obras, ele explora diversos temas de caráter social. Os retirantes é uma de suas telas mais consagradas.
b) Di Cavalcanti foi um escritor e artista plástico que se destacou na primeira geração modernista. Idealizou e participou da Semana de Arte Moderna, com exposição de algumas obras.
c) Anita Mafaltti foi uma das idealizadoras do movimento modernista, no Brasil, realizando uma exposição sozinha, que reuniu 53 obras, no ano de 1917, e foi duramente criticada.
d) Victor Brecheret foi o principal responsável pela iniciação da escultura brasileira, no movimento modernista.
e) Lygia Clark integrou o movimento regionalista, liderado por Ivan Serpa, e é uma das artistas de destaque da segunda fase do período modernista no Brasil.
IFPI 2022 - QUESTÃO 45
Considere a imagem e o trecho abaixo:
Estes fenômenos de resistência são como olhos d’água, que, como bem mostra a geologia, são pontos de erupção de algo muito mais completo e complexo, fazendo parte de uma intricada rede que se forma e se mantém muito mais abaixo ficando, portanto, protegido da ação aniquiladora vindo uma hora a irromper à superfície. A ideia de uma infiltração em uma estrutura aparentemente sólida é como as performances decoloniais se consolidam (ESBELL, 2020c).
Fazendo uma relação entre Arte e Patrimônio e partindo de uma análise da obra e do texto acima, é possível afirmar que:
1 - A dimensão decolonial da arte indígena contemporânea utiliza a tática da (re)antropofagia e da insurgência, pela abordagem da produção de artistas indígenas, que mesclam referências cosmológicas e visualidades indígenas com apropriações de cânones artísticos, linguagens e tecnologias do Ocidente.
2 - O texto e obra são de artistas indígenas e trata de uma ocupação de espaços institucionalizados e se inserem no mercado de arte contemporâneo, promovendo fissuras nas narrativas hegemônicas sobre os povos originários do Brasil.
3 - Para se entender essas questões, é necessário entendermos a construção da ideia de Arte constituída na Europa Ocidental e sua oposição à ideia de artesanato como algo oriundo de culturas "menores".
4 - A obra e o texto aparecem como crítica à reprodução do discurso decolonial. Este discurso prioriza como ideal a profunda exotização dos corpos e objetos vindos das populações indígenas.
5- Essa postura política traz uma crítica à própria história da arte e seu lugar de poder.
a) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
b) São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
c) São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 5.
d) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.
e) Todas as afirmativas estão corretas.
IFPI 2022 - QUESTÃO 46
"Definir uma arte que seja pública obriga a considerar as dificuldades que rondam a noção desse conceito. Em sentido literal, seriam as obras que pertencem aos museus e acervos, ou os monumentos nas ruas e praças, que são de acesso livre [...] o sentido corrente do conceito refere-se à arte realizada fora dos espaços tradicionalmente dedicados a ela, os museus e galerias."
ARTE Pública. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira.
São Paulo: Itaú Cultural, 2022. Disponível em: http://enciclopedia.
itaucultural.org.br/termo356/arte-publica. Acesso em: 11 de julho de 2022.
Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7
Sobre Arte Pública, marque (V) para VERDADEIRO e (F) para FALSO:
( ) A ideia geral é de que se trata de arte fisicamente acessível, que modifica a paisagem circundante, de modo permanente ou temporário.
( ) A arte pública deve ser pensada dentro da tendência da arte contemporânea de se voltar para o espaço, seja ele o espaço da galeria, o ambiente natural ou as áreas urbanas.
( ) Fala-se de uma arte em espaços públicos, ainda que o termo possa designar também interferências artísticas em espaços privados, como hospitais e aeroportos.
( ) Obras feitas com base na exploração dos territórios da subjetividade e da imaginação criadora, por pessoas à margem da tradição e do sistema artístico: solitários, crianças, pacientes de hospitais psiquiátricos etc.
( ) Diante da expansão da obra no espaço, o espectador deixa de ser observador distanciado e torna-se parte integrante do trabalho.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.
a) V, F, V, F, V.
b) V, V, F, F, V.
c) V, V, V, F, V.
d) V, V, F, V, V.
e) V, F, F, F, V.
IFPI 2022 - QUESTÃO 47
Na BNCC de Arte, cada uma das quatro linguagens do componente curricular constitui uma _____________________ que reúne objetos de conhecimento e habilidades articulados às seis dimensões do conhecimento propostas: criação, crítica, estesia, expressão, fruição, reflexão.
O preenchimento CORRETO da lacuna acima é:
a) Unidade temática.
b) Classifi cação.
c) Competência específica.
d) Categoria.
e) Aprendizagem essencial.
IFPI 2022 - QUESTÃO 48
Segundo a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), no Ensino Médio, a área de Linguagens e Suas Tecnologias tem a responsabilidade de oportunizar a consolidação e ampliação das habilidades de uso e de reflexão sobre as linguagens – artísticas, corporais e verbais – que são objeto de diferentes componentes. Para a Arte, a proposta de progressão das aprendizagens prevê, EXCETO:
a) O aprofundamento na pesquisa e no desenvolvimento de processos de criação autorais nas linguagens das artes visuais, do audiovisual, da dança, do teatro, das artes circenses e da música.
b) Que os estudantes explorem, de maneira específica, cada uma dessas linguagens; as competências e habilidades definidas preveem a exploração das possíveis conexões e intersecções entre essas linguagens, de modo a considerar as novas tecnologias, como internet e multimídia, e seus espaços de compartilhamento e convívio.
c) Um ambiente propício para o engajamento dos estudantes em processos criativos, permitindo a incorporação de estudos, pesquisas e referências estéticas, poéticas, sociais, culturais e políticas para a criação de projetos artísticos individuais, coletivos e colaborativos, capazes de gerar processos de transformação, crescimento e reelaboração de poéticas individuais e coletivas.
d) A promoção do entrelaçamento de culturas e saberes, possibilitando aos estudantes o acesso e a interação com as distintas manifestações culturais populares presentes na sua comunidade.
e) A experimentação de outras manifestações presentes nos centros culturais, museus e outros espaços, como novos jogos e brincadeiras, danças, esportes, lutas e outras práticas corporais; os estudantes devem ser desafiados a refletir sobre essas práticas, de modo a propiciar o exercício da crítica, da apreciação e da fruição de exposições, concertos, apresentações musicais e de dança, filmes, peças de teatro, poemas e obras literárias, entre outros, garantindo o respeito e a valorização das diversas culturas presentes na formação da sociedade brasileira, especialmente as de matrizes indígena e africana.
IFPI 2022 - QUESTÃO 49
Planejando uma sequência didática para uma turma de 1° ano do Ensino Médio Integrado ao técnico em Meio Ambiente, a professora de artes visuais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, usa como referência a proposta de plano de aula disponível no site da enciclopédia do Itaú Cultural, intitulada “Uma Arte Além da Arte: Frans Krajcberg e as Ciências”.
Apresentação: Partindo da trajetória de Frans Krajcberg, apresentaremos, nesta sequência de atividades, como a relação entre os conhecimentos e experiências pessoais podem estimular a pesquisa, a reflexão e a criação artística. Ao estudar a poética de Frans Krajcberg, a escolha dos materiais e as simbologias de sua produção, a turma terá a oportunidade de expandir conhecimentos para além da arte contemporânea.
Objetivos: Conhecer a biografia do artista Frans Krajcberg; Relacionar as disciplinas da base curricular com o processo de criação artística; Desenvolver um trabalho de pesquisa; produzir esculturas inspiradas nas obras do artista; Fabricar tintas com pigmentos naturais.
Áreas do conhecimento abordadas: Artes visuais, geografia, história, língua portuguesa, biologia, química e física.
Considerando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a referida proposta didático-pedagógica, avalie as habilidades abaixo que melhor contemplam as competências específicas a serem aprofundadas na área de Linguagens e suas Tecnologias no Ensino Médio.
1. Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos. (EM13LGG101).
2. Analisar os diálogos e os processos de disputa por legitimidade nas práticas de linguagem e em suas produções (artísticas, corporais e verbais). (EM13LGG203).
3. Conhecer os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas. (EM13LGG402).
4. Participar de processos de produção individual e colaborativa em diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais), levando em conta suas formas e seus funcionamentos, para produzir sentidos em diferentes contextos. (EM13LGG301).
5. Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais. (EM13LGG704).
Marque a alternativa CORRETA que descreve as habilidades de acordo com o exposto na BNCC:
a) 3, 4 e 5, apenas.
b) 1, 2 e 4, apenas.
c) 1, 2, 3, 4 e 5.
d) 1, 3 e 5, apenas.
e) 2, 3 e 5, apenas.
IFPI 2022 - QUESTÃO 50
Monumento Mínimo é uma ação de arte em espaços públicos, criada pela artista brasileira Néle Azevedo. Desde 2005, Azevedo vem realizando o Monumento Mínimo em diversos países do mundo. O projeto inicial é uma leitura crítica do monumento nas cidades contemporâneas. São milhares de esculturas de homens e mulheres, com 20 cm de altura, fundidas em gelo, que são levadas para pontos centrais das cidades e, com a ajuda dos transeuntes, são deixadas a derreter.
Sobre a obra “Monumento Mínimo”, de Néle Azevedo, é possível afirmar que:
I. Monumento Mínimo inverte os cânones do que tradicionalmente entendemos por monumento. Ao invés de lidar com a solidez das pedras das grandes construções e com os espaços de poder, o projeto incorpora o processo efêmero do derretimento do gelo, evidenciando, poeticamente, a escala mínima dos corpos perecíveis: pequenas esculturas de gelo de homens e pessoas comuns, que, como uma espécie de lamento, diluem-se diante de um mundo que parece ter se rompido.
II. O Monumento Mínimo busca atender a duas questões: a do aquecimento global e as ameaças das mudanças climáticas no planeta como uma questão ética; e a questão da celebração histórico comemorativa.
III. Essa arte é pública, por conta da relação que estabelece com o público e não pelo local que ocupa, podendo ser produzida dentro dos espaços das cidades ou não.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas CORRETAS.
a) Todas as afirmativas estão corretas.
b) São corretas apenas as afirmativas I e II.
c) São corretas apenas as afirmativas II e III.
d) São corretas apenas as afirmativas I e III.
e) Apenas a afirmativa I é correta.
IFPI 2022 - QUESTÃO 51
Considere as imagens e o texto a seguir:
EXISTÊNCIA surgiu na Av. Boa Esperança, região periférica e berço da cidade de Teresina. Esta vem sendo açoitada por projetos de “modernização” urbana, os quais imprimem uma violenta higienização social, natural e cultural, sem qualquer escuta com os habitantes da região: descendentes de índios, vaqueiros, quilombolas, rezadeiras, oleiros e pescadores.
Homens e mulheres ribeirinhas foram fotografadas em seus quintais com vista para o rio, e passaram a protagonizar, em tamanho real, muros em regiões mais valorizadas da cidade. Discussões foram inscritas nas faces e ruas, via técnica da Colagem, confrontando os dispositivos forjados da publicidade e do consumo. A ação conseguiu reativar os olhos da imprensa e de sociedade para aquela luta, que ainda resiste; e deu origem a uma plataforma de pesquisa artística, em comunidades ribeirinhas, por Maurício Pokemon, intitulada EXISTÊNCIA.
As alternativas a seguir contemplam a obra e o artista em questão, EXCETO uma. Assinale-a.
a) Ao observar a trajetória de Maurício Pokemon, notamos que sua pesquisa está baseada na relação entre a fotografia, o espaço público e as muitas ideias do que pode ser uma cidade.
b) Tomando de empréstimo certa iconografia do discurso publicitário ou político, seu discurso poético se concentra na força da imagem frontal e em tamanho real de pessoas agora transformadas em “corpos de papel”, destituídos de uma origem certa, que passam a ser fixadas por espaços de grande circulação pública.
c) O público não fi gura mais como observador passivo, mas sim como participante ativo implicado na constituição da obra.
d) Sua ideia era “trazer toda a subjetividade presente nessas pessoas para essa questão atual da moradia e do pertencimento. A maioria são descendentes de índios, vaqueiros, quilombolas, pais e mães de santo e tem a agricultura, pesca e artesanato como principais atividades de subsistência”.
e) Por ser uma obra de caráter efêmero, em oposição à arte confinada dos espaços privados, como museus e galerias, podemos considerar um projeto de arte urbana, já que a arte pública denomina obras como monumentos e esculturas dispostos nos espaços das cidades, de caráter permanente.
IFPI 2022 - QUESTÃO 52
Leia as considerações para o ensino/aprendizagem em artes visuais, e em seguida, analise os itens.
O pensamento Decolonial problematiza, em grande medida, os modelos neoliberais, pois estes não tratam de ordens de natureza econômica e financeira somente, mas de um projeto de civilização baseado em um novo tipo de mercantilismo escravagista. Busca, desse modo, uma cultura regida pelas histórias locais, pela desubalternização do conhecimento local e por uma descolonização epistemológica de corpos e mentes como crítica radical aos projetos globais.
(FLETCHER, John. Historiografia dos decolonialismos para o ensino/
aprendizagem em artes visuais. Arteriais - Revista do Programa de Pós-Gradução em Artes, [S.l.], p. 209, abr. 2019. ISSN 2446-5356. Disponível
em: <https://periodicos.ufpa.br/index.php/ppgartes/article/view/6942>.
Acesso em: 14 jul. 2022.)
Sobre o campo teórico e prático do ensino/aprendizagem, em uma perspectiva decolonial em Artes Visuais, analise as proposições a seguir e, em seguida, marque a alternativa que possui apenas itens VERDADEIROS.
I. A atual perspectiva realista-progressista, com grande ênfase nas pesquisas do educador Paulo Freire, nome ligado ao debate decolonial, é uma emergência e uma realidade hoje defendida por acadêmicos e profi ssionais.
II. Busca alternativas de superar um pensamento idealista, muitas vezes, amparado por uma agenda teórica estrangeira que não é adequada a condições particulares de países com níveis de desigualdade alarmantes que nem o Brasil.
III. Preza por condições favoráveis de ensino, em que professores e alunos são desafiados por situações problemas para compreender e solucionar, sabendo que a escola é o único segmento da sociedade responsável pelo processo de ampliação da conscientização política de cidadãos.
a) Apenas I.
b) I e II, apenas.
c) II e III, apenas.
d) Apenas III.
e) I, II e III.
IFPI 2022 - QUESTÃO 53
Sobre o que a Lei N° 9.394/1996 (LDB) estabelece acerca da arte e cultura, é CORRETO afirmar que:
a) O ensino da arte, especialmente em sua expressão nacional, constituirá componente curricular obrigatório da Educação Básica.
b) As artes visuais, a dança, a música, o teatro e o cinema são as linguagens que constituirão o componente curricular.
c) A exibição de filmes de produção nacional constituirá componente curricular obrigatório, sendo a sua exibição obrigatória por, no mínimo, 2 (duas) horas semanais.
d) Nos estabelecimentos de Ensino Fundamental e de Ensino Médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.
e) Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados, preferencialmente, no âmbito do componente curricular Arte.
IFPI 2022 - QUESTÃO 54
Atente-se à ilustração e ao texto para analisar os itens:
ÉDER OLIVEIRA é Artista plástico licenciado em Educação Artística - Artes Plásticas pela UFPA. Pintor por ofício, trabalha com diversos suportes, como óleos sobre tela, intervenções, e sitespecific. Entre bolsas e premiações, destacam-se o Lingener Kunstpreis 2016 (Alemanha), Rede Nacional Funarte Artes Visuais (2015), Prêmio Seiva Projetos Artísticos (Fundação Cultural do Pará, 2015), Bolsa Funarte de Estímulo à Produção em Artes Visuais (2014), Prêmio SIM de Artes Visuais do Sistema Integrado de Museus (2008) e o 2º Grande Prêmio do Salão Arte Pará (2007).
Sobre a obra de Éder Oliveira, é possível afirmar que:
1 - Explora, a partir de sua obra, a invisibilidade de grupos sociais discriminados, sobretudo da região amazônica.
2 - O trabalho deixa de ter apenas uma dimensão de pesquisa para a construção de um retrato etnográfico, e passa a trazer uma dimensão de reivindicação social e política.
3 - Passa também a trazer à tona, além desta imagem, em linhas gerais, uma identidade de “homem amazônico”, esses homens específicos, expostos nos jornais como símbolos da violência de uma região.
4 - O trabalho remete a uma condição do próprio modernismo brasileiro, retratando pessoas oriundas de algo do cotidiano ou banal, explorando a mistura brasileira, num sentido Pop.
5 - Éder expõe a condição social local, removendo da circulação típica da cidade uma imagem, para, depois, devolvê-la, alterando a percepção que temos daquele retratado.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas CORRETAS sobre a obra de Éder Oliveira.
a) Todas as afirmativas estão corretas.
b) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
c) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
d) São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 5.
e) Apenas as afirmativas 1 e 3 estão corretas.
IFPI 2022 - QUESTÃO 55
Considere a imagem e o texto abaixo para analisar as proposições:
Em “Meu Mundo Teu”, o artista promoveu o conhecimento de dois adolescentes por meio de cartas e fotografias, nas quais ambos descrevem, em detalhes, seus universos simbólicos pessoais. Sequeira, com extrema sensibilidade, leva cada um dos adolescentes, e ele próprio, a mergulhar numa jornada de autoconhecimento por um jogo de contrastes entre culturas e realidades diferentes. Por meio de processo fotográfico artesanal, materializa-se a metáfora do encontro de dois seres, dois mundos, potencializando a afetividade e a riqueza que a amizade propicia.
É CORRETO afirmar, sobre a obra "Meu mundo teu", de Alexandre Sequeira:
a) O artista se apresenta como um mediador dentro do processo de construção da obra, que é criada coletivamente em contexto relacional.
b) Sequeira trabalha em contexto surrealista e a intenção final da obra é criar ambientes fantasmagóricos e de sonhos.
c) Trabalhando sempre com a temática do sexismo, através de símbolos, o artista tenta mostrar a realidade de meninas e meninos, na qual as garotas crescem num contexto opressor, recatado, simbolizado pela postura e saia, enquanto os garotos podem andar sem camisas e jogar futebol.
d) Artista paraense, trabalha num contexto decolonial, retratando a realidade atual das populações indígenas que habitam a cidade e toda a discriminação pelo desconhecimento e exotização das culturas tradicionais dos povos originarios.
e) O trabalho de criação das fotografias foi realizado com tecnologia digital. O projeto também serviu como processo de formação em fotografia digital para os alunos envolvidos, demonstrando a preocupação com o contexto pedagógico dentro de um processo artístico.
IFPI 2022 - QUESTÃO 56
Assinale a alternativa INCORRETA sobre a arte decolonial brasileira:
a) Ao partir de um novo olhar epistemológico, o decolonial não apenas reivindica posições pós-coloniais para os problemas que afligem o mundo contemporâneo, mas também, ao fazer isso, evidencia inseparavelmente sua implicação direta com a edificação violenta de um padrão de poder instaurado com o colonialismo moderno.
b) Observa-se a crescente expansão de estudos que procuram dar visibilidade e protagonismo a vozes excluídas, marginalizadas e, sobretudo, colocadas (não de forma ingênua) histórica e politicamente em bordas hierarquicamente arranjadas.
c) Trata-se de entender o colonialismo em si (a soberania de um povo ou de uma nação), todos efeitos da colonialidade, da construção de uma nação mestiça com organização social bem definida, das importantes contribuições eurocêntricas na arte e na ciência.
d) As vozes decoloniais emergem, com efeito, não dos centros hegemônicos, mas dos limites, das periferias, “atacando” os saberes/poderes historicamente instituídos pelo longo curso de imposição colonial de que todos nós fomos e somos atores.
e) Na cena contemporânea, a educação, a teoria, a estética, as poéticas artísticas não têm sido indiferentes a essas questões. Ao contrário, têm produzido, no interior da criação da pedagogia e do pensamento, muitas rupturas atribuídas às posições decoloniais.
IFPI 2022 - QUESTÃO 57
Atente-se para a imagem e a informação abaixo:
Daiara Tukano, do povo indígena Tukano – Yé'pá Mahsã, clã Eremiri Hãusiro Parameri, do Alto Rio Negro, na amazônia brasileira. Artista, ativista, educadora e comunicadora. Autora do maior mural feito por uma artista indígena do mundo.
Assinale a alternativa CORRETA sobre a obra "Selva Mãe do Rio Menino", de Daiara Tukano.
a) Seu trabalho artístico fundamenta-se na pesquisa sobre as tradições e a espiritualidade construídas no Brasil colonial, especialmente a partir do estudo sobre as lendas indígenas.
b) Daiara dedica-se a apreender as visões que alcança em sonhos, observando também as pinturas que se encontram nos objetos tradicionais de sua cultura, nas tramas das cestarias, nas cerâmicas, nos bancos, nas pinturas corporais, que fazem alusão à memória de uma mesma história da transformação do mundo.
c) A artista articula, então, uma investigação sobre o movimento modernista e as experimentações com as formas e a luz, buscando compreender a densidade de suas vibrações com a cultura pop brasileira, bem como a maneira como nos tocam em diferentes níveis.
d) A artista procura retratar a mestiçagem do povo brasileiro, a partir das suas raízes indígenas.
e) A artista desenvolve trabalhos principalmente de base feminista, tratando, nesta obra, do abandono paterno e o peso das mães solo na sociedade contemporânea.
IFPI 2022 - QUESTÃO 58
Sobre as tendências pedagógicas Progressistas no ensino de Arte é CORRETO afirmar que:
a) Dão ênfase à expressividade e espontaneidade da/o aluna/o. O indivíduo aprende fazendo e é protagonista no processo de ensino/aprendizagem, sendo dispensável toda e qualquer orientação do professor.
b) Surgem no contexto da crescente industrialização do Brasil, centrando o ensino de Arte para o mercado de trabalho, tendo como conteúdos principais as arts and crafts.
c) Caracterizam-se pelo uso de recursos tecnológicos e audiovisuais, enfatizando o saber fazer, utilizando materiais alternativos na construção de obras de arte.
d) Enfatizam a expressão como um dado subjetivo e individual que os alunos manifestam em todas as atividades, as quais passam de aspectos intelectuais para afetivos. Percebem o indivíduo como um ser criativo, a quem se deve oferecer todas as condições possíveis de expressão artística.
e) Partem da concepção de que o ser humano é sujeito da história, e não apenas seu objeto. Os conteúdos se organizam a partir de eixos norteadores de aprendizagem: produção em arte, fruição e reflexão sobre a arte, enquanto produto pessoal e pertencente à multiplicidade das culturas humanas, de todas as épocas.
IFPI 2022 - QUESTÃO 59
Acerca das tendências pedagógicas que nortearam o ensino da arte, no Brasil, analise as sentenças abaixo e assinale a alternativa que indica as sentenças CORRETAS:
I. A Tendência Liberal se desenvolveu no Brasil entre os anos 1960 e 1970. Enfatiza o preparo do indivíduo para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais. Prepara o indivíduo para adaptar-se às normas vigentes em uma sociedade de classes, propagando a ideia de igualdade de oportunidades, sem levar em consideração as desigualdades sociais.
II. A Tendência Liberal manifesta-se nos movimentos pedagógicos, que apontam para uma análise crítica das realidades sociais e uma educação conscientizadora.
III. Na Pedagogia Tecnicista, o professor tende a ser responsável por seu planejamento. A dinâmica do ensino e da aprendizagem não é questionada, pois o elemento principal é o sistema técnico de organização da aula e do curso.
IV. Na Tendência Realista Progressista, a educação escolar deve assumir, por meio do ensino e da aprendizagem do conhecimento acumulado pela humanidade, a responsabilidade instrumental para que ele exerça uma cidadania consciente crítica e participante.
a) Apenas I e II estão corretas.
b) I, II e III estão corretas.
c) II, III e IV estão corretas.
d) I, III e IV estão corretas.
e) Apenas III e IV estão corretas.
IFPI 2022 - QUESTÃO 60
Esta tendência pedagógica manifesta-se nos movimentos pedagógicos que apontam para uma análise crítica das realidades sociais e uma educação conscientizadora. Parte de uma concepção de filosofia da educação de que o ser humano é o sujeito da história e não seu objeto. A partir da década de 1980, acreditando em um papel específico que a escola tem com relação a mudanças nas ações sociais e culturais, educadoras/es brasileiras/os mergulharam em um esforço de conceber, discutir práticas e teorias de educação escolar para essa realidade. A função da educação e da escola, segundo essa tendência, é contribuir para transformar a própria sociedade. Cabe à escola difundir os conteúdos vivos concretos, ligados às realidades sociais.
Os métodos de ensino não partem de um saber espontâneo, mas de uma relação direta com a experiência da/o aluna/o confrontada com o saber trazido de fora.
O texto acima refere-se à:
a) Tendência Pedagógica Liberal.
b) Tendência Pedagógica Tradicional.
c) Tendência Pedagógica Progressista.
d) Pedagogia Tecnicista.
e) Escola Nova.
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