Prova Professor de Biologia IFPI 2022 com Gabarito Concurso: IF-PI - 2022 - Professor - Edital nº 73 Órgão/Instituição: Instituto Federal de...
Prova Professor de Biologia IFPI 2022 com Gabarito
Concurso: IF-PI - 2022 - Professor - Edital nº 73
Órgão/Instituição: Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí
Banca/Organizadora: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí
Cargo: Professor - Biologia
Escolaridade: Superior
OBS: As questões de 01 à 20 são comuns a todas as demais provas desse concurso, com isso você as encontra NESTA PÁGINA!
CONHECIMENTO ESPECÍFICO
IFPI 2022 - QUESTÃO 21
O funcionamento adequado da célula, enquanto unidade morfofuncional comum a todos os seres vivos, é garantido pelas substâncias orgânicas e inorgânicas que fazem parte da sua composição química. Com relação à diversidade molecular, estrutura e função dessas moléculas biológicas, avalie cada afirmação a seguir e assinale a única alternativa INCORRETA.
a) Carbono, Hidrogênio, Oxigênio e Nitrogênio compõem mais de 90% da massa (peso seco) dos seres vivos.
b) Dentre as macromoléculas orgânicas, as proteínas compõem a maior parte das células nos seres vivos.
c) Solvente universal, termorregulação e transporte de substâncias são importantes funções da água, composto inorgânico mais presente nas células.
d) Proteínas e ácidos nucleicos são formados principalmente por C-H-O-S (Carbono, Hidrogênio, Oxigênio e Enxofre).
e) A celulose é o carboidrato mais abundante na Biosfera.
IFPI 2022 - QUESTÃO 22
A água é o principal componente dos seres vivos, assumindo grande importância para eles por algumas de suas propriedades. Sobre a água, sua molécula e suas funções nos seres vivos, avalie as afirmações abaixo e assinale a única afirmação INCORRETA.
a) É uma molécula polar e que faz ligações por pontes de hidrogênio com outras moléculas de água, resultando na propriedade da coesão.
b) Ocorre no estado líquido na maior parte do planeta Terra, dissolvendo mais substâncias que qualquer outro líquido e, por isso, considerado o solvente universal nos seres vivos.
c) Possui alto calor específico, o que a faz absorver muito calor antes de começar a aquecer.
d) O percentual de água no corpo de um ser humano vai aumentando com o avançar da idade.
e) Possui elevada tensão superficial, o que ajuda, por exemplo, insetos a não afundarem facilmente em sua superfície.
IFPI 2022 - QUESTÃO 23
As células se comunicam entre si por meio de diferentes sinais. Trata-se de processo complexo que envolve a produção de moléculas de sinalização, recepção de sinal, transdução de sinal e uma resposta adequada. Na imagem a seguir, vemos um esboço simplificado do tipo de sinalização parácrina, onde moléculas sinalizadoras extracelulares são produzidas pela célula sinalizadora e difundem-se localmente, interagindo apenas com células próximas (células-alvo) à célula sinalizadora.
Sobre a sinalização parácrina e sobre os processos de comunicação celular em geral, notadamente as etapas de envio e recepção de sinais, avalie as afirmações a seguir e assinale a única alternativa CORRETA.
a) O óxido nítrico é um regulador local que é armazenado em certas células do sistema imunológico e liberado em resposta a reações alérgicas, feridas ou infecções.
b) As prostaglandinas são hormônios reguladores locais e parácrinos, os quais modificam os níveis de cAMP e interagem com outras moléculas sinalizadoras para regular atividades metabólicas.
c) A histamina é outro regulador local, produzido por muitos tipos de células, incluindo células vegetais e animais, liberado pelas células de revestimento de vasos sanguíneos e que relaxa a musculatura lisa da parede desses vasos.
d) Moléculas de sinalização hidrofílicas podem passar através da membrana plasmática, sem necessidade de ligação a receptores da superfície celular.
e) Os receptores associados a enzimas são proteínas transmembranares com um componente enzimático fora das células e um sítio de ligação para moléculas de sinalização interno à célula.
IFPI 2022 - QUESTÃO 24
O termo Displasia Ectodérmica refere-se a um conjunto heterogêneo de desordens, envolvendo os tecidos derivados do ectoderma. As formas mais comuns caracterizam-se pela ausência ou defeito nos dentes, pelos, pele, unhas e glândulas sudoríparas. A Displasia Ectodérmica pode ser transmitida como um caráter mendeliano autossômico recessivo, e um dos seus sintomas é a dificuldade de transpiração (reduzida sudorese).
Referência citada: SARMENTO, V.A.; TAVARES, R.B.;
VILLAS-BOAS, R.; RAMALHO, L.M.P.; FALCÃO, A.F.P.;
MEYER, G.A. Displasia ectodérmica: revisão da literatura e
relatos de casos clínicos. Sitientibus, Feira de Santana, n. 34, p. 87-100, 2006.
Observe o heredograma acima e, considerando João heterozigoto, para a referida doença, qual a probabilidade de, ao casar com Maria, ter uma criança portadora da doença displasia ectodérmica?
a) 1/4.
b) 1/6.
c) 1/8.
d) 1/2.
e) 1/12.
IFPI 2022 - QUESTÃO 25
Sobre o processo de endocitose, onde diferentes materiais são incorporados na célula, observe a formação de vesículas pinocíticas na imagem a seguir. Esse é apenas um dos diferentes processos de transporte de substâncias através de membranas biológicas.
Com relação ao transporte em massa através da membrana plasmática, avalie as afirmações a seguir e assinale a única alternativa CORRETA.
a) A fagocitose é um tipo de endocitose no qual a célula ingere líquido extracelular e seus solutos dissolvidos.
b) A fagocitose mediada por receptor é considerada outra forma, ou tipo especial, de pinocitose, na qual moléculas específicas se combinam com as proteínas do receptor na membrana plasmática.
c) Células humanas utilizam a endocitose mediada por receptor para absorver o colesterol para o uso na síntese de membranas e de outros esteroides.
d) O colesterol circula na corrente sanguínea em partículas denominadas lipoproteínas de alta densidade (HDL), as quais se ligam aos receptores de HDL na membrana plasmática e então entram nas células por fagocitose.
e) Nos indivíduos com hipercolesterolemia familiar, doença hereditária caracterizada por altos níveis de colesterol no sangue, as proteínas do receptor de HDL estão defeituosas ou ausentes e as partículas de HDL não podem entrar nas células.
IFPI 2022 - QUESTÃO 26
Algumas anomalias ligadas aos cromossomos sexuais ocorrem na espécie humana. Uma delas é observada, exclusivamente, em mulheres, repercutindo na ocorrência de infertilidade, baixa estatura e, em algumas pacientes, observa-se a ocorrência de orelhas proeminentes e um pescoço curto e demasiado largo.
Além disso, pacientes acometidas, normalmente, possuem 45 cromossomos. Com base nessas informações e considerando os conhecimentos sobre base cromossômica da herança, assinale a alternativa que apresenta a denominação dessa anomalia.
a) Síndrome de Saldino-Noonan.
b) Síndrome de Turner.
c) Síndrome de Treacher Collins.
d) Síndrome de Morgan.
e) Síndrome de Klinefelter.
IFPI 2022 - QUESTÃO 27
As doenças parasitárias assumem diferentes tipos epidemiológicos dependendo da distribuição geográfica das espécies parasitas e da estrutura local na qual estes agentes se mantêm.
Sobre estes aspectos, identifique a única afirmativa INCORRETA entre as proposições abaixo:
a) Antropozoonoses são doenças em que os agentes circulam indiferentemente entre humanos e animais, isto é, tanto os humanos quanto os animais funcionam como hospedeiros do parasita.
b) Enzooses são doenças em que os agentes parasitários são exclusivamente de animais.
c) Zooantroponoses são doenças primárias dos humanos, mas os agentes etiológicos destas podem ser transmitidos aos animais.
d) Zoonoses são doenças e infecções que são naturalmente transmitidas entre os animais vertebrados e os humanos.
e) Antroponoses são aquelas doenças parasitárias em que o homem é o único reservatório dos agentes.
IFPI 2022 - QUESTÃO 28
Alguns hormônios participam da regulação da ingestão alimentar e da sincronização entre a passagem do alimento e a liberação de enzimas nos humanos.
Analise as proposições sobre hormônios reguladores da ingestão alimentar e suas respectivas ações, e marque a alternativa que aponta as considerações CORRETAS.
I. A grelina é produzida no estômago e atua no hipotálamo estimulando a fome.
II. A anemia perniciosa é geralmente usada para citar um estado de anemia secundária à deficiência de vitamina B12, devido a uma atrofia na mucosa gástrica que resulta na perda da função das células parietais.
III. O hormônio secretina produzido no estômago atua estimulando a secreção do suco gástrico.
IV. A liberação de colecistocinina é estimulada pela chegada do quimo rico em gorduras ao duodeno.
V. A leptina é secretada pelas células enteroendócrinas presentes ao longo do trato gastrointestinal e atua no hipotálamo estimulando a saciedade.
a) I e III apenas.
b) I, III e V somente.
c) I, II, IV apenas.
d) IV e V somente.
e) II, IV e V apenas.
IFPI 2022 - QUESTÃO 29
A composição química da célula é bem conhecida e estudada em um ramo da Biologia Celular denominado de Bioquímica Celular ou Citoquímica. Considera-se a composição química da célula como a composição química da vida. Nesse sentido, coloque V (verdadeiro) ou F(Falso) para as afirmações abaixo.
( ) Os aminoácidos podem ser unidos covalentemente para formar peptídeos, através de ligações peptídicas, mas os peptídeos podem formar-se também pela hidrólise incompleta de proteínas.
( ) Os triacilgliceróis, na forma de gorduras, têm função de reserva, que é muito favorável à célula por serem insolúveis na água e, portanto, não contribuem para a pressão osmótica dentro da célula, por serem ricos em energia.
( ) Carboidratos, também chamados de Hidratos de Carbono ou Glicídios, são compostos com função mista poliálcool-aldeído ou polialcoolcetona, e suas moléculas são constituídas, geralmente, por átomos de carbono, hidrogênio e nitrogênio.
( ) Os lipídeos são polímeros formados por repetições de uma unidade básica, com estrutura química complexa. Geralmente ocorrem combinados, através de ligações fracas, como membros de outras classes de biomoléculas.
( ) A sacarose é o açúcar da cana. Quando hidrolisada, forma glicose e frutose e não contém átomo de carbono anomérico livre, pois estão ligados entre si e desta forma é um dissacarídeo não redutor.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
a) V – V – V – F - F
b) V – F – V – F - V
c) F – V – V – V - F
d) V – V – F – F - V
e) V – V – V – F – V
IFPI 2022 - QUESTÃO 30
A capacidade de crescer e de se reproduzir é atributo fundamental de todas as células. No caso das células eucariontes, o processo básico de gênese de novas células obedece a um padrão cíclico que começa com o crescimento celular, determinado por um aumento quantitativo coordenado dos milhares de tipos diferentes de moléculas que a célula tem, inclusive de seu material genético, e culmina com a partição de seu núcleo e citoplasma em duas células-filhas. As células originadas repetem o ciclo, e o número de células aumenta exponencialmente
(JUNQUEIRA, L.; CARNEIRO, J. Biologia celular e molecular.
9. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. p.177).
Sobre o ciclo celular, analise os itens abaixo.
I. A precisão do ciclo se deve principalmente a uma propriedade especial durante a replicação do DNA; a DNA-polimerase é capaz de conferir as bases, à medida que as adiciona ao novo filamento.
II. Uma das fases do ciclo é a mitose que inclui essencialmente dois processos: a divisão exata do material nuclear, chamada cariocinese, e a divisão citoplasmática ou citocinese.
III. Devido à rapidez com que as divisões por mitose ocorrem durante o processo de segmentação, à medida que são duplicados os materiais nucleares da célula, os componentes de seu citoplasma também vão sendo sintetizados rapidamente no início da mitose para, posteriormente, serem separados entre as sucessivas células-filhas.
IV. Enquanto a síntese de DNA é periódica na intérfase, ocupando quase exclusivamente o período S, as sínteses de RNA e de proteínas ocorrem continuamente durante toda a mitose.
Estão corretas as afirmativas:
a) I, II e IV apenas.
b) II, III e IV somente.
c) I e II apenas.
d) II e IV somente.
e) I, II e III apenas.
IFPI 2022 - QUESTÃO 31
Em um organismo multicelular, a multiplicação celular ocorre por meio de mitoses sucessivas, a partir da célula-ovo, portanto têm a mesma origem e possuem o mesmo conjunto de instruções do DNA. No entanto essas células se diferenciam e se especializam em funções específicas, assumindo formas diferentes. Isso pode ser explicado devido:
a) à ativação dos genes de cada célula por fatores internos liberados, como proteínas citoplasmáticas e nucleares durante a replicação do DNA.
b) à célula controlar quais genes presentes em seu genoma, serão ativados, isso por influência molecular, como a ligação de um sinal químico interno ou externo ao seu receptor, modificando a expressão gênica.
c) ao padrão de expressão gênica ser determinado por informações de moléculas internas independentes de controle externo através de sinalização celular.
d) à modificação na composição do genoma por proteínas e lipídios da membrana, ativadas por meio de sinalização celular externa, na fase de blastocisto.
e) à célula detectar o fator de crescimento por meio de uma ligação física entre o fator de crescimento e o receptor lipoproteico na superfície da célula.
IFPI 2022 - QUESTÃO 32
Quando Gregor Mendel postulou suas leis, não se conhecia o comportamento dos cromossomos e dos alelos na meiose, que leva à formação dos gametas. No entanto, suas conclusões estavam corretas e, posteriormente, a Teoria Cromossômica da herança foi um elo fundamental para a redescoberta das Leis de Mendel. Wilhelm Roux, em 1883, postulou que os cromossomos do núcleo da célula eram os portadores dos fatores hereditários, e essa teoria cromossômica da herança nos faz perceber que os genes fazem parte dos cromossomos, os quais se segregam em divisões celulares específicas, a meiose.
(PORTO, V.B. Genética. 2. ed. Fortaleza: EdUECE, 2015 - Adaptado).
Sobre as afirmações e o sucesso de Mendel em suas pesquisas, assinale o que for correto.
01. Mendel observou, em seus cruzamentos com ervilhas, que o traço recessivo não desaparece nem se dilui na F1, ele apenas não se manifesta. Nesse sentido, Mendel concluiu que existem “fatores” para cada traço de cada característica e esses fatores são puros e indissolúveis, surgindo daí a ideia de que a herança é particulada.
02. A segunda lei de Mendel afirma que, durante a formação dos gametas, a segregação ou separação dos fatores de uma característica é independente da separação dos fatores da outra característica.
04. Um dos grandes méritos do trabalho de Mendel foi o cuidadoso planejamento experimental, incluindo a formulação de hipóteses, análises matemáticas para comprovação de seus resultados e elaboração de um mecanismo para explicá-los.
08. Na primeira lei de Mendel, com dominância completa de uma característica sobre a outra, Mendel observou uma constância nos resultados nos diferentes cruzamentos de linhagens puras, que seria a proporção de 3:1 na geração denominada F1; isso o levou a pensar na existência de uma lei geral, responsável pelo mecanismo de herança das ervilhas.
Assinale a soma das alternativas CORRETAS:
a) 15
b) 3
c) 7
d) 11
e) 14
IFPI 2022 - QUESTÃO 33
A comunicação entre as células é feita, principalmente, por meio da troca de sinais químicos entre as células, sendo essencial para a formação dos tecidos, multiplicação celular, fagocitose, síntese de anticorpos, atração de leucócitos para defesa, coordenação do metabolismo e muitas outras atividades celulares.
Com relação à Comunicação Celular, é correto afirmar que:
I – As respostas das células diante dos diversos sinais dependem, basicamente, do elenco de receptores que cada célula recebeu durante sua diferenciação embrionária.
II – A resposta da célula-alvo pode depender também de diferenças na estrutura molecular do receptor.
III – Na maioria das células, os receptores para determinado sinal são diferentes, mas as respostas podem ser semelhantes, indicando que isso depende do sinal recebido e não da maquinaria molecular intracelular à qual os receptores estão ligados.
IV - Uma célula que é exposta ao mesmo sinal químico, por um longo período de tempo, pode passar a responder ao estímulo com intensidade menor, pois a célula ajusta, de modo reversível, sua sensibilidade ao nível do estímulo.
Está CORRETO o que se afirma em:
a) I, II e III apenas.
b) I, II e IV somente.
c) II, III e IV apenas.
d) I e II somente.
e) II e IV apenas.
IFPI 2022 - QUESTÃO 34
O aumento de colesterol em quantidades excessivas, além das necessárias ao organismo, pode desenvolver acúmulos patológicos nas paredes dos vasos sanguíneos, chamadas de placas ateroscleróticas que obstruem os vasos (aterosclerose), levando ao ataque cardíaco pela obstrução das artérias coronarianas. Esta é uma das causas principais de morte.
(CORSINO, Joaquim. Bioquímica. Campo Grande, MS: Ed.
UFMS, 2009.p.120).
Do ponto de vista bioquímico, assinale a única afirmativa CORRETA sobre o colesterol.
a) a síntese de colesterol ocorre no citosol e no retículo endoplasmático de todas as células nucleadas do organismo a partir da acetil-CoA, no entanto ocorre, primariamente, em nível de fígado e intestino.
b) a maior parte do colesterol sintetizado é exportado em forma de ácidos biliares e ésteres do colesterol, ambos formados na vesícula biliar e no fígado, através da ação da enzima acetil-coA-colesterol esterease.
c) o colesterol é utilizado para síntese de membrana e é também precursor das vitaminas lipossolúveis.
d) a biossíntese do colesterol consome energia e é regulada pela concentração de colesterol intracelular e pelos hormônios cortisol, aldosterona e hormônios sexuais.
e) O colesterol é essencial em muitos animais, inclusive no homem. Ele é obtido através da dieta, uma vez que não é possível sintetizá-lo a partir de precursores mais simples.
IFPI 2022 - QUESTÃO 35
Leia o texto abaixo:
Atualmente, os cientistas têm desenvolvido inúmeras pesquisas com a finalidade de ajudar pessoas que sofreram lesões na coluna vertebral ou que sofrem de doenças, como Alzheimer, Parkinson e doenças neuromusculares, em geral. Essas pesquisas são elaboradas e desenvolvidas com a utilização das chamadas células-tronco embrionárias, um tipo de célula que pode diferenciar-se e constituir diferentes tecidos no organismo
(SOUZA, V.R.P.; CATANA, L.L.T.O. Células-tronco e a
clonagem terapêutica. Etic. V.2, n. 2, 2006).
Baseando-se em alguns conceitos relacionados a células-tronco e clonagem terapêutica, marque a alternativa CORRETA.
a) a clonagem terapêutica faz com que células-tronco se mantenham indiferenciadas após serem introduzidas no organismo do receptor, evitando também que as células transplantadas se diferenciam em células tumorais no receptor.
b) células-tronco pluripotentes podem ser induzidas e assim proliferar indefinidamente em cultura e ser estimuladas por moléculas sinalizadoras extracelulares apropriadas para se diferenciar em praticamente qualquer tipo celular encontrado no corpo.
c) quando uma célula-tronco se divide, as células-filhas permanecem como uma célula-tronco por várias gerações sem comprometer sua diferenciação terminal.
d) células-tronco extraídas do sangue do cordão umbilical são do tipo pluripotente, sendo semelhantes às células-tronco embrionárias.
e) células-tronco obtidas por meio de clonagem terapêutica apresentam capacidade de causar a desdiferenciação dos tipos celulares doentes.
IFPI 2022 - QUESTÃO 36
Dentre as alternativas abaixo, uma apresenta afirmação que apoia o processo de especiação. Aponte-a.
a) na especiação parapátrica, a nova espécie evolui de populações completamente longínquas, e não das contíguas, como na especiação simpátrica.
b) A especiação pode ocorrer em parapatria, sendo que o processo ocorre em populações longínquas e pode começar pelo isolamento geográfico, evoluindo para a seleção pelo polimorfismo, entre as formas diferentes.
c) a especiação parapátrica evolui de populações contíguas e começa com uma zona híbrida, com polimorfismo espacial e daí se desenvolve o isolamento pré-zigótico entre as formas de um e outro lado do patamar.
d) a maioria dos modelos de especiação simpátrica supõe que a seleção natural primeiro estabelece um isolamento pré-zigótico e depois um intenso polimorfismo.
e) na especiação alopátrica e simpátrica, o ambiente se “estabiliza”, sendo passíveis de autodestruição, à medida que as duas formas intercruzam ou que uma elimina a outra.
IFPI 2022 - QUESTÃO 37
Leia o texto abaixo para responder a esta questão.
A origem do código genético
A origem do código genético talvez seja o passo mais desafi ador para se entender a origem da vida. O aparecimento de um script de reprodução corresponde ao aparecimento de um software ou uma memória natural. Que mecanismo tem essa capacidade? A passagem do inorgânico para a vida inicia-se num meio disperso e encontra seu foco dentro do ambiente celular. A montagem de moléculas menores numa estrutura maior deve ter se dado num ambiente de competição e seleção. Não parece que essa montagem tenha se dado simplesmente por processos aleatórios, senão deveríamos ter uma série ininterrupta de moléculas, formando uma pirâmide com as moléculas simples em grande número, formando a base e diminuindo em número à medida que aumentasse o tamanho. A molécula do DNA tem bilhões de átomos, um número imensamente maior que as outras moléculas orgânicas menores. Esse salto de continuidade sugere que a molécula de DNA tenha se formado por um processo específi co, coordenando um grande número de elementos simultaneamente.
(DAMINELI, A.; DAMINELI, D.S.C. Origens da vida. Estudos
avançados.v.21, n. 59, 2007.)
Com relação à teoria proposta no texto, analise as proposições e assinale a alternativa CORRETA.
a) O desenvolvimento e a reprodução dos organismos atuais se dão por intermédio de um código genético universal constituído por proteínas.
b) O código genético é universal, contém as informações sobre as sequências de aminoácidos que constituem as proteínas.
c) Os aminoácidos são a base da replicação e as proteínas, a do metabolismo.
d) Moléculas, como o RNA mensageiro e transportador, também são capazes de se autoproduzir.
e) Polímeros longos e reações simples podem se organizar de forma autônoma, formando o código genético e promovendo o metabolismo.
IFPI 2022 - QUESTÃO 38
A regulação da expressão gênica em procariotos é altamente eficiente e ocorre de acordo com a necessidade da célula. Bactérias regulam atividades gênicas que estejam relacionadas com a divisão celular e com diversas atividades celulares cuja regulação independe do ambiente, incluindo a replicação, a recombinação e a reparação de seu DNA.
(RUBERTI, M. Regulação da Expressão Gênica em
Procariontes - Sistema Operon da lactose. 2013. p.77).
Acerca desse assunto, assinale a opção CORRETA.
a) A indução ou repressão envolve a participação de genes reguladores que codificam produtos que regulam a expressão de outros genes.
b) Os genes que codificam a transcrição, tradução e produção de energia estão continuamente sendo expressos em determinadas células e são denominados de genes reguladores.
c) A expressão gênica em procariontes só é regulada no nível de pós-tradução.
d) Os produtos do gene regulador são chamados de constitutivos, uma vez que reprimem a expressão gênica.
e) O modelo do óperon, foi desenvolvido para explicar a transcrição de genes estruturais longínquos regulados por um gene operador e um pós-tradutor.
IFPI 2022 - QUESTÃO 39
Analise as afirmativas a seguir em relação às proteínas histonas, que desempenham papel fundamental no enovelamento da cromatina.
I - Existem cinco tipos de histonas, denominadas H1, H2A, H2B, H3 e H4. A H2A e H2B são subdivididas em dezenas de subtipos, que contêm cerca de 100 aminoácidos.
II - As histonas nucleossômicas são as que a molécula de DNA se enovela em torno delas para formar os nucleossomos, que constituem as unidades básicas do enovelamento da cromatina.
III - As histonas nucleossômicas associam-se e formam uma estrutura octamérica composta por dois H2A, dois H2B, dois H3 e dois H4.
IV - Os nucleossomos encontram-se separados por porções de DNA espaçadores de comprimento variável.
V - a cromatina de cada cromossomo passa por sucessivos graus de enovelamento, que são induzidos por um complexo de proteínas nucleares denominadas nucleoplasmina.
Assinale a alternativa CORRETA.
a) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
b) Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
c) Apenas as afirmativas II, IV e V estão corretas.
d) Apenas as afirmativas II e V estão corretas.
e) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
IFPI 2022 - QUESTÃO 40
O trabalho do bioquímico Erwin Chargaff forneceu evidências adicionais de que o DNA seja o material genético por excelência. Em 1950, ao analisar a composição das bases do DNA de diversos organismos distintos, ficou evidenciado que a diversidade molecular entre espécies diferentes tornou o DNA o candidato mais plausível ao papel de material genético.
Por outro lado, seus trabalhos demonstraram uma regularidade peculiar da proporção das bases dos nucleotídeos, a chamada Regra de Chargaff , pela qual os percentuais das bases complementares são iguais para cada espécie.
Assim, sabendo-se que no DNA de uma dada espécie de ouriço-do-mar a porcentagem de timina é de 32%, a porcentagem de citosina é de aproximadamente:
a) 36%.
b) 32%.
c) 18%.
d) 24%.
e) 68%.
IFPI 2022 - QUESTÃO 41
Existem fatores atuantes sobre as características genéticas dos indivíduos, conhecidos como mecanismos evolutivos, os quais têm a capacidade de gerar alterações significativas. Alguns desses fatores podem, inclusive, contribuir com a formação de novas populações ou até mesmo de novas espécies.
Com relação aos mecanismos evolutivos, assinale a alternativa INCORRETA:
a) A deriva genética, a seleção natural e o fluxo gênico são considerados mecanismos evolutivos importantes para a evolução e, consequentemente, para a história da vida na Terra.
b) A teoria do equilíbrio de Hardy-Weinberg elenca fatores indispensáveis para que um gene esteja em equilíbrio. Quando a frequência observada dos alelos gênicos se mantém igual ao longo das gerações, a população em questão muito provavelmente não esteja passando pelo processo evolutivo.
c) Ocorrência de mutações, acasalamento seletivo e migração de indivíduos violam o equilíbrio de Hardy-Weinberg.
d) A mutação é uma alteração no DNA que pode ter um impacto benéfico ou não para o organismo, podendo ainda não causar nenhum dano ou vantagem para o mesmo.
e) Em caso de mutação cromossômica estrutural, como na Síndrome de Down, ocorre a troca de segmentos de cromossomos não homólogos, impactando em desvantagem adaptativa dos indivíduos portadores dessa anomalia.
IFPI 2022 - QUESTÃO 42
As vitaminas são vitais para uma boa saúde, mas são necessárias em quantidades muito menores do que os macronutrientes, como carboidratos e gorduras. Eles são importantes para muitas funções corporais diárias, como reprodução e crescimento celular, e processamento de energia nas células. Sobre a estrutura e função das vitaminas, analise cada afirmação a seguir:
I. Vitaminas lipossolúveis, como as vitaminas A, D, E e C, podem ser armazenadas nas células adiposas para posterior decomposição e uso quando necessário.
II. A coenzima A (CoA) é um composto contendo enxofre derivado da vitamina A e anexada ao acetato por uma ligação do enxofre ao acetato formando acetil-CoA.
III. A coenzima FAD é um transportador de elétrons derivado da riboflavina, também conhecida como vitamina B2; tal vitamina estimula o aumento da produção de sangue no corpo.
IV. O ácido ascórbico (vitamina C) é um nutriente essencial para humanos e outros primatas, mas não para muitos outros animais; em humanos, sua deficiência causa retardo na cicatrização de feridas.
V. A cobalamina (vitamina B12) contribui com a produção de ácidos nucleicos e eritrócitos; sua deficiência pode causar anemia, dormência e perda do equilíbrio.
Assinale a alternativa que contém as afirmações CORRETAS.
a) I, II, III, IV, V.
b) II, III, IV somente.
c) I, II, III, IV apenas.
d) II, III, V somente.
e) III, IV, V apenas.
IFPI 2022 - QUESTÃO 43
O sistema vascular sanguíneo consta de um órgão motor X, cujas contrações impulsionam o sangue para as Y. Estas se ramificam e se afinam até se converterem em vasos muito delgados chamados Z, que desembocam nas W, as quais são os vasos responsáveis pelo retorno do sangue ao K.
Ponderando sobre o texto acima, as palavras que o completam CORRETAMENTE são:
a) X- CORAÇÃO; Y-ARTÉRIAS; Z-CAPILARES; W-VEIAS; K-PULMÃO.
b) X-CORAÇÃO; Y-ARTÉRIAS; Z-VEIAS; W-CAPILARES; K-PULMÃO.
c) X-CORAÇÃO; Y-ARTÉRIAS; Z-CAPILARES; W-VEIAS; K-CORAÇÃO.
d) X-CORAÇÃO; Y-VEIAS; Z- CAPILARES; W-ARTÉRIAS; K-CORAÇÃO.
e) X-CORAÇÃO; Y-ARTÉRIAS; Z-VEIAS; W-CAPILARES; K-CORAÇÃO.
IFPI 2022 - QUESTÃO 44
Sobre a história da vida na Terra, a evolução nos vertebrados inclui algumas adaptações evolutivas dos sistemas digestórios que são correlacionadas com a dieta: “Os sistemas digestórios dos mamíferos e de outros vertebrados são variações de um plano comum, mas existem muitas adaptações intrigantes, em geral associadas com a dieta do animal [...] A dentição, a diversidade de dentes de um animal, é um exemplo de variação estrutural que refl ete a dieta”
(REECE et al., 2015, p. 906). Referência citada: REECE, J.B.
et al. Biologia de Campbell, 10. ed., Porto Alegre: Artmed, 2015.
Analise cada afi rmação que segue como V (verdadeira) ou F (falsa).
( ) Enquanto adaptação mutualística no sistema digestório humano, destaca-se um habitante bacteriano, Escherichia coli, o qual tornou-se tão comum nesse sistema que sua mera presença em lagos e riachos é um indicador de contaminação por esgoto não tratado.
( ) Em humanos, algumas bactérias intestinais produzem vitaminas, como a biotina e o ácido fólico, que suplementam nosso consumo alimentar quando absorvidas no sangue; outras bactérias intestinais regulam o funcionamento do sistema imune inato.
( ) Em cavalos, coalas e elefantes, os microrganismos mutualísticos são alojados no intestino grosso e em um grande ceco; uma parte considerável da energia química nas dietas desses herbívoros provém da lignina de paredes celulares vegetais.
( ) Em termos adaptativos, é desvantajosa a existência de um canal alimentar mais longo para o processamento de material vegetal de difícil digestão; os intestinos do coala, por ex., são muito mais longos, diminuindo o processamento das folhas fibrosas (e pobres em proteínas) do eucalipto, sua dieta quase que exclusiva.
( ) Dentre os invertebrados, algumas espécies de poliquetas gigantes não têm boca nem sistema digestório, mas obtêm energia e nutrientes de bactérias mutualísticas, presentes no seu interior, as quais realizam quimioautotrofia usando dióxido de carbono, oxigênio, sulfeto de hidrogênio e nitrato disponíveis junto aos respiradouros.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
a) F – V – F – F - F.
b) V – F – F – F - V.
c) V – V – F – F - V.
d) F – F – V – V - F.
e) V – V – V – F – V.
IFPI 2022 - QUESTÃO 45
Analise o quadro apresentado a seguir e sobre as secreções das células enteroendócrinas, assinale a alternativa INCORRETA.
a) A secreção das células G do estômago e duodeno corresponde à Gastrina, que é responsável por estimular a secreção de ácido clorídrico e a motilidade do estômago.
b) A secreção associada às células EC do estômago, jejuno e íleo é a serotonina, responsável, entre outras coisas, pela regulação do humor, sono, apetite, ritmo cardíaco, temperatura corporal, sensibilidade e funções cognitivas.
c) A secretina corresponde à mais importante secreção associada às células S do duodeno e jejuno e este hormônio atua estimulando a contração da vesícula biliar, auxiliando especialmente a digestão de proteínas.
d) O glucagon é uma importante secreção obtida a partir das atividades metabólicas das células A pancreáticas e age sobre o glicogênio hepático, quebrando-o (glicogenólise) e liberando moléculas de glicose.
e) A insulina é produzida pelas células B pancreáticas (células beta nas ilhotas de Langerhans) e é responsável pela redução da glicemia, ao promover a entrada de glicose nas células.
IFPI 2022 - QUESTÃO 46
A evolução é um processo biológico sustentado por uma quantidade expressiva de evidências científicas. Algumas delas, inclusive, são observações diretas de mudança evolutiva.
A seleção natural pode atuar inclusive em resposta a espécies introduzidas, como no caso a seguir: “Os percevejos-do-saboeiro se alimentam de forma mais eficaz quando o comprimento do seu bico alcança o local onde as sementes se encontram dentro da fruta.
A fruta da árvore-da-chuva-dourada consiste em três lóbulos chatos, e suas sementes estão bem mais próximas à superfície da fruta do que as sementes das frutas redondas e rechonchudas do balãozinho nativo”
Na figura acima, que apresenta o principal resultado desse estudo de Carroll e Boyd (1992), em A, vemos a interação com a árvore-da-chuva-dourada (Koelreuteria elegans), espécie introduzida da Ásia; em B, a interação com uma planta nativa, o balãozinho (Cardiospermum corindum).
Os pesquisadores também compararam as medidas com as de espécimes em museus coletadas nas duas áreas antes da introdução da árvore-da-chuva-dourada (média do comprimento dos bicos indicada pelas setas). Com base nessas informações e nos conhecimentos sobre evolução biológica, notadamente mecanismos evolutivos e evidências da evolução, analise cada afi rmação a seguir:
I. Segundo o estudo, é possível predizer que, em populações que se alimentam na árvore-dachuva-dourada (A), a evolução por deriva genética resultaria em bicos mais curtos do que aqueles em populações que se alimentam do balãozinho (B).
II. Os espécimes de museu e os dados do estudo sugerem que a alteração no tamanho da fonte de alimento do percevejo-do-saboeiro pode resultar na evolução por seleção natural para adaptação do tamanho do bico.
III. O estudo representa um exemplo de oportunidade de testar o que ocorre, em termos evolutivos, quando os herbívoros trocam para uma nova fonte de alimento com características diferentes das que estão habituados em condições naturais.
IV. Sabendo-se que dados históricos mostram que a árvore-da-chuva-dourada chegou à Flórida Central apenas 35 anos antes dos estudos científi cos terem iniciado, os resultados demonstram que a seleção natural pode conduzir processos de evolução bastante lentos em uma população selvagem.
V. Outro exemplo de seleção natural em curso que afeta a espécie humana é a evolução de patógenos resistentes a medicamentos; pois cepas resistentes de bactérias e vírus podem se reproduzir de forma acelerada.
Assinale a alternativa que contém as afirmações CORRETAS.
a) I, II, III, IV, V.
b) II, III, V apenas.
c) I, II, III, IV somente.
d) II, III apenas.
e) III, V somente.
IFPI 2022 - QUESTÃO 47
Na revista Nature, em abril de 1953, foi publicada uma fotografia que iniciava uma verdadeira revolução nas ciências biológicas. Trata-se da primeira imagem da estrutura da molécula do DNA, obtida graças à cristalografia de raios X desenvolvida por Rosalind Franklin e Maurice Wilkins. Emergia, assim, uma grande visibilidade mundial sobre o trabalho de Francis Crick e James Watson, a vanguarda da área da biologia molecular, e iniciou-se a expansão dos conhecimentos sobre o DNA e sua importância para revelar a maneira como a vida acontece.
Com base nos conhecimentos sobre biologia molecular e biotecnologia, analise as afirmações a seguir e assinale a INCORRETA.
a) A primeira insulina recombinante, utilizada por pessoas que têm diabetes, foi desenvolvida graças à tecnologia do DNA recombinante, uma das técnicas de manipulação do DNA que trazem diversos benefícios para os seres humanos.
b) Outra ferramenta de DNA recombinante são os plasmídios de resistência, moléculas de DNA extracromossomal que ocorrem naturalmente em algumas leveduras, por exemplo, e que portam genes de resistência a antibióticos.
c) Alguns termófi los extremos, como Pyrococcus furiosus, são usados em biotecnologia como uma fonte de DNA-polimerase para utilização na técnica de PCR.
d) Outra biotecnologia, importante para o agronegócio na atualidade, é o uso de Agrobacterium tumefaciens, uma proteobactéria alfa que vive dentro de tecidos vegetais, utilizada na produção de plantas transgênicas.
e) A fitorremediação e a terapia gênica utilizando vetor retroviral são duas biotecnologias importantes para o diagnóstico e tratamento de doenças comuns em humanos e animais.
IFPI 2022 - QUESTÃO 48
O sistema reprodutor feminino, assim como o masculino, apresenta órgãos externos e órgãos internos. Na imagem que segue, estão representados alguns destes órgãos. Analise a imagem, leia as afirmativas e identifique a alternativa INCORRETA.
a) A estrutura indicada em A representa a tuba uterina, local onde ocorre a fecundação, ou seja, onde o espermatozoide se une ao óvulo e forma o zigoto.
b) Em B, é apresentado o útero em cuja mucosa, endométrio, o embrião se implanta.
c) O colo uterino está apontado em C e, por ser estreito e cilíndrico, representa o local de escolha para implantação e fixação do contraceptivo DIU em mulheres que não desejam engravidar.
d) A vagina está representada em D e corresponde ao local do coito, ou seja, onde o homem deposita os espermatozoides e é ainda o local pelo qual ocorre a expulsão do feto durante o parto natural.
e) No ovário, indicado em E, além de ocorrer a ovocitação (expulsão do ovócito), ocorre a secreção dos hormônios sexuais femininos: o estradiol e a progesterona.
IFPI 2022 - QUESTÃO 49
Nos humanos, os tecidos são divididos em quatro grandes grupos, de acordo com as diferenças morfológicas e suas especializações funcionais (condutibilidade, contratilidade, absorção, excreção e reprodução, dentre outras). São eles: os tecidos epiteliais, tecidos conjuntivos, tecidos musculares e tecidos nervosos. Estas categorias, por sua vez, ainda possuem subdivisões e especificações próprias de cada uma.
(JUNQUEIRA, L.C.U. Histologia básica: texto e atlas. 13. ed.
Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018. 563p.)
Sobre essas categorias e subcategorias dos tecidos humanos, são feitas as considerações a seguir. Identifique e marque a alternativa CORRETA.
a) Depois dos macrófagos, os fibroblastos são as células mais numerosas do tecido conjuntivo frouxo.
b) As células do tecido muscular liso são fusiformes, de contração voluntária e sem as bandas claras e escuras que caracterizam as células musculares estriadas.
c) A glândula sebácea, quanto ao mecanismo de secreção, é considerada merócrina, pois sua secreção se processa no sistema de endomembranas e sai da célula por exocitose.
d) O tecido epitelial se apresenta sob diferentes formas denominadas de epitélios de revestimento, glandular, neurossensitivo, gametogênico e pigmentar.
e) O neurônio é um tipo especializado de célula do tecido nervoso formado por dois prolongamentos: o axônio, que produz e conduz o impulso nervoso até o corpo do neurônio, e o dendrito que conduz este impulso do corpo do neurônio até as terminações sinápticas.
IFPI 2022 - QUESTÃO 50
Na foto abaixo, observa-se, na mata, um nevoeiro característico dos chamados rios voadores.
Esse fenômeno se origina de grandes fluxos aéreos de vapor que vêm de áreas tropicais do Oceano Atlântico e que se unem à umidade vinda da floresta Amazônica. Essa umidade, em condições meteorológicas propícias, como uma frente fria, é capaz de provocar eventos de precipitação extrema, como aconteceu em cidades do Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil.
A umidade originada do ecossistema terrestre resultante do processo que as árvores fazem com mais eficiência associado ao solo da floresta é denominado:
a) Fototranspiração.
b) Evaporespiração.
c) Fotossíntese.
d) Gutação.
e) Evapotranspiração.
IFPI 2022 - QUESTÃO 51
Os ciclos de vida dos parasitas evoluem para facilitar a dispersão e superar as defesas do hospedeiro. Em alguns, os ovos fertilizados são expelidos com as fezes do hospedeiro e posteriormente ingeridos por outros hospedeiros.
A maioria das espécies de parasitas, no entanto, possui ciclos de vida complexos, envolvendo um ou mais hospedeiros intermediários e vários estágios larvais. Tais ciclos, ao tempo em que auxiliam a colonização dos parasitas em novos hospedeiros, podem também possibilitar oportunidades para que o homem interrompa o ciclo com medidas higiênicas.
Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta o parasita que possui a maior quantidade de hospedeiros intermediários participando do seu ciclo de vida.
a) Schistosoma mansoni
b) Wuchereria bancrofti
c) Taenia saginata
d) Enterobius vermicularis
e) Diphyllobothrium latum
IFPI 2022 - QUESTÃO 52
"Quando olhamos para o genoma dos organismos, encontramos diversas variações e os cromossomos sexuais representam só um tipo de polimorfismo. Na biologia, ter os machos e as fêmeas é muito significativo, pois permite a reprodução sexuada e, consequentemente, gerar toda a diversidade biológica que temos”
(WASKO, A.P.; ALVES, V.N. Pesquisa ajuda a desvendar variações
e padrões em cromossomos sexuais e b de espécies evolutivamente
independentes – parte I, 2020 - adaptado. Disponível em: https://
www.blogs.unicamp.br/dnaexplica/2020/10/05/pesquisa-ajuda-a-
desvendar-variacoes-e-padroes-em-cromossomos-sexuais-e-b-
de-especies-evolutivamente-independentes-parte-i/ Acesso em:
12.jul.2022).
Sobre os fatores e sistemas determinantes do sexo biológico, podemos AFIRMAR que:
a) as tartarugas marinhas têm a temperatura de incubação dos ovos como fator determinante do sexo da prole. Se os ovos forem incubados a temperaturas muito baixas, os indivíduos que eclodirem serão fêmeas; se os ovos forem incubados em temperaturas altas, os indivíduos serão machos.
b) as abelhas têm a quantidade de lotes cromossômicos como determinantes do sexo da prole. As rainhas são triplóides, as operárias são diplóides e os machos são haplóides. Nessas espécies, apenas as rainhas e os machos são férteis, sendo estes originados por partenogênese.
c) as borboletas possuem o sistema ZW. Nessa herança, o sexo heterogamético é a fêmea, que apresenta os cromossomos sexuais ZW e o macho, ZZ. Como a fêmea é heterogamética, é ela quem define o sexo da prole.
d) A espécie humana possui o sistema XY e os indivíduos possuem 44 cromossomos, tendo as fêmeas o cariótipo XX e os machos XY, sendo, portanto, heterogaméticos e defi nidores do sexo da prole.
e) Os gafanhotos possuem o sistema XO. Nesse caso, os machos são XX e as fêmeas possuem apenas uma cópia do cromossomo X, contendo ao final um número ímpar de cromossomos em seu cariótipo.
IFPI 2022 - QUESTÃO 53
A partir dos organismos relativamente simples que marcam o início da vida na Terra, a evolução animal produziu formas mais complexamente organizadas. Enquanto um organismo unicelular executa todas as funções vitais no confinamento de uma única célula, um animal multicelular é uma organização de unidades subordinadas unidas em um sistema hierárquico.
A despeito das vastas diferenças da complexidade estrutural dos organismos, assinale a alternativa CORRETA:
a) Os representantes do filo Cnidaria apresentam rede nervosa com sinapses simétricas e assimétricas com condução difusa, portanto não possuem olhos complexos e, sim, ocelos.
b) Os seres do filo Arthropoda, classe Insecta, não têm o oxigênio transportado pelos pigmentos das células sanguíneas. Na maioria das espécies, a respiração acontece por uma rede de tubos que transportam os gases até os tecidos, ou seja, respiração traqueal.
c) O filo Chordata, ordem Artiodactyla, possui um sistema digestório especializado ao hábito da ruminação. O esôfago, estômago e intestino delgado se compartimentalizaram no rúmen, retículo, omaso e abomaso, dos quais apenas no último acontece secreção enzimática.
d) Os representantes do fi lo Platyhelminthes apresentam células especializadas em eliminar resíduos do seu metabolismo através do seu pseudoceloma. Essas células formam um tubo composto por dois canais longitudinais conectados por um menor, transversal (formato de “H”).
e) Os indivíduos do filo Annelida apresentam sistema circulatório composto por um conjunto de vasos contráteis por segmento, que podem ser comparados aos corações, e dois vasos, um dorsal e outro ventral, que lançam o sangue em espaços que circundam os tecidos e órgãos.
IFPI 2022 - QUESTÃO 54
Durante a gestação, quase todas as glândulas endócrinas maternas reagem de modo acentuado, resultando num aumento metabólico da mãe, mas também, até certo ponto, dos efeitos dos hormônios placentários sobre a hipófise e outras glândulas.
Considere as afirmações e assinale a alternativa que apresenta apenas as proposições CORRETAS.
I. O estrógeno é o principal hormônio responsável pelo aumento do útero materno, das mamas e da genitália externa da mãe.
II. A progesterona diminui a contração da musculatura uterina e de toda musculatura lisa do corpo.
III. O hormônio melanócito estimulante induz o escurecimento da linha alba, aréolas e, em alguns casos, provoca manchas na pele.
IV. O estrógeno é o principal responsável pela constipação causada pela diminuição da motilidade do trato gastrointestinal.
V. O estrógeno aumenta a sensibilidade do centro respiratório ao dióxido de carbono, promovendo aumento de até 50% na frequência respiratória.
a) I somente.
b) I e II apenas.
c) I, II, III somente.
d) I, III, V apenas.
e) Todas estão corretas.
IFPI 2022 - QUESTÃO 55
“A membrana citoplasmática bacteriana, também chamada membrana plasmática, é uma estrutura de aproximadamente 8 nm de espessura. Esta estrutura forma uma barreira responsável pela separação do meio interno (citoplasma) e externo, sendo vital para a célula. Como a maioria das membranas biológicas, a membrana plasmática das bactérias é composta por proteínas (60%) imersas em uma bicamada de lipídeos (40%), sendo os fosfolipídeos os mais importantes. As proporções dos componentes são variáveis, dependendo da espécie bacteriana e das condições de cultivo.”
(TRABULSI, L.R.; ALTERTHUM, F. Microbiologia. 6 ed. São
Paulo: Atheneu, 2015. 888 p.).
Quanto às funções da membrana plasmática da célula bacteriana, todas as alternativas são verdadeiras, EXCETO:
a) Divisão celular. Atua como primer ou iniciadora da sua própria biossíntese, dando origem ao septo que separa as duas novas células oriundas da divisão celular.
b) Transporte de Solutos. Funciona como uma barreira altamente seletiva, impedindo a passagem livre de moléculas e íons, possibilitando, assim, a concentração de metabólitos específicos dentro da célula.
c) Produção de energia por transporte de elétrons e fosforilação oxidativa. Apresenta citocromos e enzimas da cadeia de transporte de elétrons que lhe confere uma função análoga à da membrana interna das mitocôndrias em células eucarióticas.
d) Duplicação do DNA. Algumas das proteínas do complexo de duplicação e separação do DNA estão localizadas na membrana plasmática.
e) Secreção. Secreta enzimas hidrolíticas que têm como função romper as macromoléculas do meio fornecendo subunidades que servirão como nutrientes, podendo ainda secretar outras macromoléculas, como toxinas, bacteriocinas e penicilinases.
IFPI 2022 - QUESTÃO 56
Analise o quadro abaixo:
Considere as informações que completam adequadamente o quadro acima e marque a alternativa CORRETA.
a) (A)1 cromossomo-circular; (B)70S, distribuídos no citoplasma; (C)Sem esterol; (D)Presente; (E) Mais de um cromossomo-linear; (F)80S, ligados à membrana; (G)Com esterol; (H)Ausente.
b) (A)1 cromossomo-circular; (B) 80S, ligados à membrana; (C)Sem esterol; (D) Ausente; (E)Mais de um cromossomo-linear; (F) 70S, distribuídos no citoplasma; (G)Com esterol; (H)Presente.
c) (A)1 cromossomo-circular; (B)70S, distribuídos no citoplasma; (C) Com esterol; (D)Presente; (E) Mais de um cromossomo-linear; (F)80S, ligados à membrana; (G) Sem esterol; (H)Ausente.
d) (A)1 cromossomo-circular; (B)30S, distribuídos no citoplasma; (C)Sem esterol; (D)Presente; (E) Mais de um cromossomo-linear; (F)90S, ligados à membrana; (G)Com esterol; (H)Ausente.
e) (A)1 cromossomo-linear (B)70S, distribuídos no citoplasma; (C)Sem esterol; (D) Ausente; (E) Mais de um cromossomo-circular; (F)80S, ligados à membrana; (G)Com esterol; (H)Presente.
IFPI 2022 - QUESTÃO 57
O crescimento bacteriano segue uma curva definida e característica, quando num meio líquido de composição apropriada e incubada em temperatura adequada. Essa curva pode ser arbitrariamente dividida em fases.
Sobre essas fases, seria INCORRETA apenas a afirmativa.
a) Na fase de lag, praticamente não ocorre divisão celular, porém há aumento de massa.
b) A fase log é aquela na qual ocorre divisão regular numa velocidade máxima e constante.
c) A fase log termina quando as condições do meio de cultura se alteram pela atividade metabólica das bactérias, que não mais provê as condições necessárias para a sua manutenção e uniformidade.
d) Na fase estacionária, o número de bactérias presentes, por unidade de volume, permanece constante por um tempo determinado, mesmo sendo o número de bactérias novas que se formam sempre superior ao número daquelas que estão morrendo.
e) Na fase de declínio, os microrganismos gradualmente diminuem em número até que a cultura se torne estéril, ou seja, todos os microrganismos morrem.
IFPI 2022 - QUESTÃO 58
Leia o texto a seguir:
A eutrofização é um processo natural de envelhecimento dos ecossistemas aquáticos, o qual se caracteriza pelo aumento das concentrações de nutrientes. Um lago, por exemplo, vai aumentando o seu grau de trofia, passando por estágios de oligotrofia, mesotrofia, chegando a ficar eutrófico. Com o uso desordenado dos recursos naturais e, principalmente, com o destino inadequado dos efluentes, sejam eles domésticos, industriais ou agrícolas, estes ambientes têm o processo de eutrofização acelerado, o que resulta em uma eutrofização artificial dos sistemas. Isso provoca um altíssimo impacto para os ecossistemas aquáticos.
(Texto Adaptado. Disponível em: https://uab.ufsc.br/biologia/
files/2020/08/Introdu%c3%a7%c3%a3o-%c3%a0-Ecologia.
pdf. Acesso em: 12.jun.2022)
Abaixo são destacadas as principais características de lagos eutrofizados, EXCETO:
a) Grandes variações nas concentrações de oxigênio dissolvido na água.
b) Declínio no crescimento planctônico com consequente baixa na produtividade.
c) Diminuição da penetração de luz.
d) Perda da diversidade de espécies.
e) Aumento das concentrações de nitrogênio e fósforo.
IFPI 2022 - QUESTÃO 59
As pessoas praticam biologia da conservação há séculos, mas atualmente ela difere dos esforços do passado de duas maneiras importantes: uma delas é que os biólogos da conservação baseiam-se fortemente nos conceitos da genética populacional, evolução, ecologia, biogeografia, manejo de vida silvestre, economia e sociologia.
Considerando os princípios básicos da biologia da conservação, assinale a alternativa CORRETA.
a) A biologia da conservação é um campo não normativo, isto é, ela não abrange certos valores.
b) Áreas protegidas deveriam ser capazes de manter a biodiversidade.
c) A reprodução em cativeiro é sempre uma ferramenta útil para conservação.
d) O mundo ecológico é dinâmico, pois não existe um balanço estático da natureza.
e) A reprodução em cativeiro é uma ferramenta útil para a conservação desde que a origem de todos os indivíduos seja conhecida.
IFPI 2022 - QUESTÃO 60
A cisticercose humana é responsável por graves alterações nos tecidos e grande variedade de manifestações. É uma doença pleomórfica pela possibilidade de alojamento do parasita em diversas partes do organismo, como tecidos musculares ou subcutâneos; glândulas mamárias (mais raramente); globo ocular e com mais frequência no sistema nervoso central, inclusive intramedular, o que traz maiores repercussões clínicas
(NEVES, D. P. Parasitologia Humana.
13. ed. Rio de Janeiro: Atheneu. 2016. 559p.).
Sobre a transmissão da cisticercose, marque a alternativa CORRETA.
a) A transmissão da cisticercose humana se dá através da ingestão de ovos da Taenia soliumem água e alimentos contaminados.
b) O indivíduo contrai a cisticercose por ingestão de carne de porco mal cozida e contaminada com as larvas cisticercos .
c) A cisticercose é transmitida principalmente pelo consumo de ovos da Taenia saginata em água e alimentos contaminados.
d) A principal via de transmissão da cisticercose é através da carne de boi ou de porco contaminadas com ovos ou larvas das Taenia spp.
e) A larva cisticerco da Taenia solium, que é eliminada no solo através das fezes de porcos contaminados, penetra através da pele do indivíduo que anda descalço ou entra em contato com esse solo sem a devida precaução.
COMENTÁRIOS