Prova UCPEL 2021 (1ª e 2ª Etapas) com Gabarito

Prova UCPEL 2021 (1ª e 2ª Etapas) com Gabarito VESTIBULAR DE VERSÃO 2021 PRIMEIRA ETAPA FÍSICA UCPEL 2021 - QUESTÃO 01 Um professor de físic...
UCPEL
Prova UCPEL 2021 (1ª e 2ª Etapas) com Gabarito

VESTIBULAR DE VERSÃO 2021
PRIMEIRA ETAPA

FÍSICA

UCPEL 2021 - QUESTÃO 01
Um professor de física usa um carrinho de brinquedo, movido por um motor elétrico, para fazer experimentos com uma turma de alunos.

Um professor de física usa um carrinho de brinquedo, movido por um motor elétrico, para fazer experimentos com uma turma de alunos.

O carrinho é acelerado, a partir do repouso e o seu movimento retilíneo é analisado pelos estudantes. Em um desses experimentos a posição do carrinho é registrada em diversos instantes e, usando os dados numéricos, os alunos traçam o gráfico abaixo, obtendo um arco de parábola.

Com base no gráfico os estudantes concluem, corretamente que:

Com base no gráfico os estudantes concluem, corretamente que

a) O movimento é uniformemente acelerado com aceleração de módulo igual a 1,2 m/s².

b) O movimento é uniformemente acelerado com aceleração de módulo igual a 2,4 m/s².

c) O movimento é uniforme com velocidade de módulo igual a 2,4 m/s.

d) O movimento é uniforme com velocidade de módulo igual a 1,2 m/s.

e) O movimento é uniformemente retardado com aceleração de módulo igual a 1,2 m/s².


UCPEL 2021 - QUESTÃO 02
Durante uma aula de física um grupo de estudantes monta o dispositivo mostrado abaixo com a intensão de determinar os coeficientes de atrito estático e cinético do corpo A com o plano horizontal.

Durante uma aula de física um grupo de estudantes monta o dispositivo mostrado abaixo com a intensão de determinar os coeficientes de atrito estático e cinético do corpo A com o plano horizontal.

O corpo A tem massa igual a 2,0 kg e a aceleração da gravidade é considerada igual a 10 m/s².

Ao suspender o corpo B, os estudantes percebem que para valores até 1,0 kg o corpo A permanece em repouso, mas para qualquer valor superior o corpo A entra em movimento. Na etapa seguinte os estudantes verificam que quando o corpo B tem massa de 1,5 kg a aceleração do corpo A é de 2,0 m/s².

Com base nos valores obtidos os estudantes concluiram, corretamente, que os coeficientes de atrito estático e cinético do corpo A com a superfície horizontal valem, respectivamente

a) 0,50 e 0,30
b) 0,50 e 0,40
c) 0,25 e 0,20
d) 1,0 e 0,80
e) 0,80 e 0,40


UCPEL 2021 - QUESTÃO 03
O verão é um período em que as pessoas buscam locais de lazer com acesso a piscina, mar, rio ou lagoa. Na figura abaixo, o menino parece divertir-se flutuando sobre uma prancha.

O verão é um período em que as pessoas buscam locais de lazer com acesso a piscina, mar, rio ou lagoa. Na figura abaixo, o menino parece divertir-se flutuando sobre uma prancha.

Observe que a prancha está totalmente mergulhada na água, assim como parte do corpo do menino. Considere a prancha retangular de dimensões 60 cm x 40 cm e 6 cm de espessura e que a massa do menino é de 55 kg.

A massa específica do material da prancha é de 600 kg/m³, a do corpo humano é de 1100 kg/m³ e a da água 1000kg/m3. Considerando esses dados estima-se que aproximadamente

a) 98,5 % do corpo do menino permanece submerso.

b) 98,5 % do corpo do menino está emerso.

c) 18,5 % do corpo do menino está emerso.

d) 58,5 % do corpo do menino está submerso.

e) 28,5 % do corpo do menino está emerso.


UCPEL 2021 - QUESTÃO 04
Um passageiro que viaja do Rio de Janeiro para Nova Iorque durante o mês de janeiro preocupa-se com a possível variação de temperatura ambiente.

Em virtude disso consulta os valores das temperaturas nas cidades de origem e destino, nas escalas Celsius, utilizada no Brasil, e na escala Fahrenheit, utilizada nos Estados Unidos e verifica que o valor registrado pela escala Fahrenheit, no Rio de Janeiro é 3 vezes o valor registrado pela escala Celsius e a leitura registrada pela escala Fahrenheit em Nova Iorque é igual ao registrado pela escala Celsius acrescido de 36.

As temperaturas aproximadas registradas no Rio de Janeiro e em Nova Iorque são, respectivamente de 

a) 17°C e 5°C
b) 27°C e 8°C
c) 27°C e 5°C
d) 37°C e 5°C
e) 37°C e 8°C


UCPEL 2021 - QUESTÃO 05
Ondas retilíneas geradas na superfície da água podem transformar-se em ondas circulares após passarem por uma pequena abertura em um anteparo, como mostra a figura abaixo.

Ondas retilíneas geradas na superfície da água podem transformar-se em ondas circulares após passarem por uma pequena abertura em um anteparo, como mostra a figura abaixo.

Esse fenômeno é denominado de 

a) Polarização e pode ser explicado pelo princípio de Huygens.

b) Interferência e pode ser explicado pelo princípio de Huygens.

c) Difração e pode ser explicado pelo princípio da superposição.

d) Polarização e pode ser explicado pelo princípio da superposição.

e) Difração e pode ser explicado pelo princípio de Huygens.


MATEMÁTICA

UCPEL 2021 - QUESTÃO 06
Dadas as funções reais  e 
Então, o valor de  é

(A) 2
(B) 4
(C) 3
(D) 5
(E) 6


UCPEL 2021 - QUESTÃO 07
A reta de equação x − y − 3 = 0 intercepta a parábola de equação y = x², − 2x − 3 nos pontos P1 e P2, . Nestas condições, é correto afirmar que

(A) a medida do segmento com extremidades em P1 e P2 é de 3√2.

(B) um dos pontos de interseção é o vértice da parábola de ponto V(1, −4)

(C) um dos pontos de interseção possui coordenadas x = 2 e y = −4.

(D) os pontos de interseção são P1(2, −4) e P2, (1, −4)

(E) a distância de P1 a P2, é de √2 .


UCPEL 2021 - QUESTÃO 08
A professora de Matemática aplicou duas provas para a sua turma a fim de compor a nota do bimestre. A primeira prova era sobre o conteúdo de Geometria Espacial e a segunda, contemplava os conteúdos de Geometria Analítica.

Todos os alunos da turma realizaram as duas provas, sendo que 80% dos alunos aprovaram na prova de Geometria Espacial e que 60% aprovaram na prova de Geometria Analítica. Nestas condições, a porcentagem de alunos que aprovaram em ambas as provas, corresponde a 

a) 60%
b) 80%
c) 70%
d) 40%
e) 50%


UCPEL 2021 - QUESTÃO 09
Dada a equação 2x⁴ − 7x³ − 8x², + 14x = −8. Sendo M a soma das raízes reais e N o produto das raízes irracionais da equação, o valor numérico de  é



UCPEL 2021 - QUESTÃO 10
Considerando α e β os ângulos agudos de um triângulo retângulo e P = tgα.tgβ. A área de uma superfície esférica cujo raio mede  P é equivalente a 

a) 8π unidades de área.

b) 32π unidades de área.

c) 16π unidades de área.

d) 4π unidades de área.

e) 36π unidades de área.


QUÍMICA

UCPEL 2021 - QUESTÃO 11
O dióxido de carbono é um gás bastante utilizado em medicina estética (Carboxterapia) e em criocauterizações em Dermatologia e Ginecologia. Sobre esse composto são feitas as seguintes afirmações:

I – É um composto molecular com ligações covalentes sigma e pi.

II – Trata-se de um óxido ácido. 

III – É formado por elementos não metais altamente eletropositivos.

IV – Por possuir momento dipolar resultante igual a zero tende a realizar interações do tipo Dispersões de London entre suas moléculas.

São corretas as afirmativas:

a) I, III e IV.
b) I, II e III.
c) II, III e IV
d) I, II e IV.
e) I, II, III e IV.


UCPEL 2021 - QUESTÃO 12
Segundo estudos, a hidroxiapatita (Ca5(PO4)3OH), um mineral natural que correspondente a 96% da composição do esmalte dentário, sofre considerável processo de desmineralização induzida por sistemas com pH inferiores a 5,0. Dentro da cavidade oral ocorre o seguinte equilíbrio:

UCPEL 2020 - QUESTÃO 12

Ao ingerir uma solução de ___________ o processo de desmineralização é acentuado pois desloca o equilíbrio da reação acima no sentido dos ____________.

A alternativa que completa corretamente a afirmativa acima é:

a) Suco de limão ; produtos.

b) Bicarbonato de sódio ; reagentes.

c) Vinagre ; reagentes.

d) Cloreto de sódio ; produtos.

e) Hipoclorito de sódio ; produtos.


UCPEL 2021 - QUESTÃO 13
Quando uma pessoa com obturação feita de amálgama dentária morde um pedaço de papel alumínio sente um pequeno choque. Isso ocorre porque se forma uma pilha entre o Al e os elementos presentes na resina (Ag, Cu, Sn, Hg e Zn). Considere os seguintes potenciais de redução:

Quando uma pessoa com obturação feita de amálgama dentária morde um pedaço de papel alumínio sente um pequeno choque. Isso ocorre porque se forma uma pilha entre o Al e os elementos presentes na resina (Ag, Cu, Sn, Hg e Zn). Considere os seguintes potenciais de redução:

Sobre a pilha formada são feitas as seguintes afirmativas:

I – O alumínio age como o ânodo, o polo negativo, da pilha.
II – O mercúrio é o que sofrerá oxidação em relação aos demais elementos.
III – Ao se considerar apenas o Al e o Hg a ddp gerada na pilha será de 0,81 V.
IV – A saliva agirá como a ponte salina conduzindo os íons de Al para a obturação.

São verdadeiras:

a) II e III.
b) I e III.
c) I e IV.
d) II e IV.
e) III e IV.


UCPEL 2021 - QUESTÃO 14
Hidroxicloroquina é um fármaco usado na prevenção e tratamento de malária sensível à cloroquina e atualmente empregado também no tratamento da COVID-19. A fórmula estrutural desse composto é:


Diante do exposto sobre a hidroxicloroquina é correto afirmar que:

a) apresenta fórmula molecular igual a C18H2ClN3O. 

b) tem atividade ótica por conter 1 carbono assimétrico.

c) pode sofrer reação de adição por apresentarem saturações. 

d) possui 5 ligações pi e 9 carbonos com hidridação sp.

e) contém grupo funcional amida e álcool.


UCPEL 2021 - QUESTÃO 15
Um dos produtos mais utilizados na fabricação de doces e salgados é a margarina e a manteiga. Ambas são produtos caracterizados por 

a) terem origem em ácidos graxos predominantemente insaturados.

b) reagirem com bases como o NaOH produzindo apenas sais de ácidos graxos.

c) possuírem triglicerídeos que podem ser obtidos por esterificação de ácidos graxos.

d) apresentarem a função éter em sua estrutura.

e) serem oriundos da hidrogenação de óleos vegetais.


BIOLOGIA

UCPEL 2021 - QUESTÃO 16
As vacinas foram um dos grandes avanços científicos do século XX. E, atualmente, devido ao surgimento da doença Covid-19, estamos assistindo uma corrida para o desenvolvimento de uma vacina no menor tempo possível. 

Sobre essa tecnologia analise as afirmativas abaixo

I. As vacinas estimulam respostas imunológicas protetoras do hospedeiro para combater o patógeno invasor.

II. Os anticorpos presentes na vacina desencadeiam, no organismo vacinado, uma resposta imunitária secundária muito mais rápida e intensa do que a resposta primária.

III. As vacinas são produzidas apenas com as proteínas de interesse, por isso as chances de ocorrerem eventos adversos são menos frequentes e intensas. 

IV. Os antígenos presentes na vacina estimulam uma resposta imunitária primária, que acarretará na produção de células de memória. 

Referente as afirmativas podemos considerar que

a) Apenas duas afirmativas estão corretas.

b) Apenas uma afirmativa é correta.

c) Todas afirmativas estão corretas.

d) Nenhuma alternativa está correta.

e) Apenas três afirmativas estão corretas.


UCPEL 2021 - QUESTÃO 17
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), conforme reportagem vinculada no dia 30/09/2020 no site da Câmara dos Deputados, confirma aumento de quase 200% em queimadas no Pantanal entre 2019 e 2020.

Uma das principais consequências das queimadas é a fragmentação dos ecossistemas (Fig.1) que gera um problema cada vez mais presente nas paisagens brasileiras.

Uma das principais consequências das queimadas é a fragmentação dos ecossistemas (Fig.1) que gera um problema cada vez mais presente nas paisagens brasileiras.
Fig. 1 - Fragmentação de ecossistema por queimada no Pantanal 
(https://revistaforum.com.br/devates/o-q-podemos-fazer
-para-salvar-o-pantanal-por-professora-neide/)

Analise as afirmativas abaixo

I. A dinâmica dos ecossistemas é mantida pelo fluxo constante de energia e matéria que circula entre os componentes bióticos e abióticos e pelas relações estabelecidas entre os seres vivos.

II. A manutenção de fluxos naturais entre as populações é importante, pois, quando estão restritas a fragmentos, elas tendem a perder a diversidade genética. 

III. A fragmentação de um ambiente limita o potencial de dispersão e colonização de uma determinada espécie, além de causar limitações reprodutivas e alimentares. 

IV. A fragmentação de habitats leva ao surgimento de duas ou mais sub-populações de uma espécie, limitadas a uma área restrita; aumentando as chances de ocorrer endocruzamento. 

V. Em ambientes fragmentados as condições abióticas são profundamente alteradas o que influencia na dinâmica das espécies que vivem no ambiente e consequentemente propicia uma maior colonização de espécies exóticas. 

Sobre a fragmentação dos ecossistemas podemos concluir que

a) Não são consequências da fragmentação de ecossistemas a perda de diversidade genética e endocruzamentos. 

b) A fragmentação de ecossistemas não acarretará em competição entre espécies nativas e exóticas, pois o ambiente será degradado para ambas. 

c) O fluxo de energia se manterá constante mesmo com fragmentação do ecossistema. 

d) Todas afirmativas apresentam consequências plausíveis da fragmentação de ecossistemas.

e) A fragmentação de ecossistemas não limita a dispersão e colonização das espécies, pois ele as força a procurarem novos espaços para sobreviverem. 


UCPEL 2021 - QUESTÃO 18
Algas marinhas são atualmente muito consumidas em todo o mundo, as mais utilizadas são as verdes e as pardas. Principalmente a alga nori (Porphyra), utilizada na preparação dos sushis. Outras algas marinhas que entram na alimentação dos japoneses são: a alga wakame (Undaria), que é utilizada principalmente na preparação de sopas; kombu (Laminaria japonica), uma alga bastante consistente, difícil de mastigar, que é utilizada na preparação de pratos como o feijão azuki, em sopas, ou seca como snack (salgadinho); e hiziki (Hijikia fusimorme), uma alga pequena, de sabor muito pronunciado, utilizada na preparação de saladas, ou de refogados com outros alimentos.
(Texto adaptado de 
https://www.blogs.unicamp.br/quimicaviva/
2010/04/24/algas_de_sushis_so_sao_digerid/. Acesso 
em 17/10/2020)

Assinale V para Verdadeiro e F para Falso, nas seguintes afirmações, levando em consideração a classificação biológica, o código de nomenclatura biológico e o texto acima.

( ) No texto, são mencionadas duas espécies de algas amplamente utilizadas no preparo de receitas a alga wakame e a kombu.

( ) No texto, apenas dois gêneros e duas espécies são referidas como sendo utilizadas no preparo dos pratos orientais. 

( ) No texto, quatro gêneros diferentes de algas são citados como tradicionalmente utilizados na culinária japonesa

( ) O texto, de forma geral fala de organismos eucarióticos, autótofros ou heterótrofos, com organização corporal simples, sem tecidos, multicelulares e que alternam indivíduos haplóides e indivíduos diplóides em seu ciclo de vida. 

De acordo com a classificação, o código de nomenclatura biológico e o texto a sequencia correta de V e F é:

a) V – F – F – V
b) F – F – V – F
c) V – V – F – V 
d) F – V – V – F
e) F – V – F – F


UCPEL 2021 - QUESTÃO 19
Analise as situações abaixo

I. Ao trocar de página na prova seu sistema nervoso dará ordens a um conjunto de músculos da mão e do braço e você executará essa ação voluntariamente utilizando __________________.

II. Ao sentir o cheiro de uma comida saborosa sua boca começa a salivar devido a eliminação da saliva na cavidade bucal, essa ação ocorre pela ação de __________________.

III. Ao sofrer um acidente de carro um rapaz perde a capacidade de fala, perda de raciocínio e dificuldades de movimento do lado oposto ao da lesão. Ao analisar o exame cerebral o médico conclui que a lesão mais severa ocorreu no __________________.

IV. Uma pessoa está apresentando disfunção das glândulas paratireóideas, com redução na produção de __________________, e consequentemente diminuição do teor de cálcio no sangue, levando células musculares esqueléticas a se contrair convulsivamente. 

V. Uma senhora com suspeita de infecção urinária é submetida ao teste tipo 1 de urina e a urocultura. No teste 1 será avaliado o número de __________________ presentes na urina. Se houver uma grande quantidade dessas células, é sinal que o organismo dela está combatendo bactéria invasora do sistema urinário. Na urocultura será feita uma cultura bacteriana para que as bactérias possam se proliferar e, assim, serem identificadas. 

As lacunas das situações acima correspondem, respectivamente a

a) I. tecidos não-estriados; II. glândulas exócrinas; III. lobo anterior; IV. prolactina; V. agranulócitos

b) I. tecidos não-estriados; II. glândulas endócrinas; III. lobo parietal; IV. triiodotironina; V. eosinófilos.

c) I. tecidos estriados esqueléticos; II. glândulas endócrinas; III. lobo temporal; IV tiroxina; V. monócitos.

d) I. tecidos estriados esqueléticos; II. glândulas exócrinas; III. lobo frontal; IV. paratormônio; V. leucócitos

e) I. tecidos estriados esqueléticos; II. glândulas exócrinas; III. lobo occipital; IV. calcitonina; V. linfócitos.


UCPEL 2021 - QUESTÃO 20
Analise as associações estrutura-função na tabela abaixo

Estrutura

Qual dos pares estrutura-função está incorreto

a) V
b) IV
c) III
d) II
e) I


HISTÓRIA

UCPEL 2021 - QUESTÃO 21
Avisa aos senhores e madames
Que tranquem o condomínio dos seus sonhos
Eu vi passar um enxame medonho
De maltrapilhos querendo revanche

Que a massa destratada quando cansa
Se vinga nem que seja pelo sonho
Heroico como um sonho de criança
Eu vi passar um enxame medonho

Avisa às madames e senhores
Que é inútil se esconder nos cobertores
Tomar remédio pra dormir direto
Melhor é se deitar com um olho aberto

Inútli contratar qualquer milícia
Não há quem possa proteger o sonho
E eu vi teimoso e cheio de malícia
Eu vi passar um enxame medonho

Avisa aos donos da nova estação
Que hoje eu vou dormir até mais tarde
Cansei de acordar com essa saudade
Do sonho que chamou e eu disse não

Avisa às madames e senhores
Que eu vi passar um enxame fardado
De calças largas, correntões de ouro
E a noite hoje vai cair pesado

Inútil procurar novos culpados
Inútil inventar falsos temores
Eu vi passar um enxame abusado
E a noite hoje vai pesar horrores

Avisa aos senhores e madames
Brilhante como um sonho de novela
Nos sonhos de quem sonha com Miami
Não vai adiantar bater panela

Não vai adiantar pedir arrego
Culpado não se sonha com sossego
E vão todos pra forca no meu sonho
Eu vi passar um enxame medonho

Avisa aos donos da nova estação
Que hoje eu vou dormir até mais tarde
Cansei de acordar com essa saudade
Do sonho que chamou e eu disse não

Avisa aos donos da nova estação
Que hoje eu vou dormir até mais tarde
Cansei de acordar com essa saudade
Do sonho que chamou e eu disse não

A música “O Sonho”, composta pelo compositor canguçuense Juliano Guerra para o disco Neura, reflete sobre o crescente sentimento de injustiça e desejo de vingança que se espalham pela sociedade brasileira, marcada pela desigualdade social e pela intolerância, seja ela religiosa, política, racial, cultural ou de gênero. Longe de ser uma marca exclusiva dos anos 2000, as manifestações populares de contestação a valores excludentes e voltados a legitimar grupos no poder do Brasil marcaram a história de nosso país.

Sobre as manifestações populares ao longo da história do Brasil e suas razões e contestações, marque a alternativa correta:

a) a Conjuração Baiana ou Revolta dos Alfaiates, ocorrida ainda no período colonial brasileiro, se destacou pela presença das camadas populares entre as lideranças o que, porém, não impediu que a revolta tivesse restrições em seus compromissos sociais, como a falta de apoio à abolição da escravidão e o compromisso dos principais líderes em manter o regime monarquista que caracterizava o Brasil na época.

b) a Revolta do Padre Cícero, ocorrida durante a República Velha, evidencia a importância histórica de líderes religiosos na união das camadas desfavorecidas em suas lutas pela democratização do acesso a direitos fundamentais como o voto, a terra e as melhores condições econômicas de vida. 

c) a Revolução Praieira, que ocorreu no início do Segundo Império brasileiro, marcou a chegada entre as camadas mais pobres de Pernambuco dos ideais de contestação que irrompiam na Europa, em especial na França, numa série de manifestações políticas e sociais que ficaram conhecidas como a Primavera dos Povos e que, no nordeste brasileiro, ganharam contornos regionais de combate ao poder das famílias tradicionais rurais.

d) durante o Estado Novo varguista, as camadas populares do centro político do país na época, São Paulo e Rio de Janeiro, se uniram em torno de Luís Carlos Prestes e sob a inspiração da Revolução Chinesa de Mao Tse-Tung para contestar a ditadura de Vargas e o processo de manipulação nacionalista popular que caracterizou seu governo, numa revolta que ficou conhecida como Intentona  Comunista.

e) durante a fase mais autoritária do regime militar iniciado em 1964, Carlos Marighella liderou uma série de manifestações de denúncias do arbítrio do governo e de combate aos privilégios dos grandes empresários internacionais aliados do regime, num movimento popular urbano que ficou conhecido como Guerrilha do Araguaia e que foi violentamente reprimido com a morte de seus principais líderes.


UCPEL 2021 - QUESTÃO 22
Quadro faz parte da exposição “Terragrita”, de Paulo Corrêa

Quadro faz parte da exposição “Terragrita”, de Paulo Corrêa

O artista plástico pelotense Paulo Corrêa tem feito de sua obra um manifesto que busca dar voz aos excluídos na sociedade brasileira, marcada pela imposição de padrões homogeinizadores. 

Tratando em especial da cultura afro-brasileira, mas sem excluir os demais grupos que insistem em manifestar seu desagravo com os padrões dito normais, Paulo Corrêa faz da africanidade mais do que a história da escravidão e da opressão, transmitindo em suas obras a manifestação de um povo que insiste em resistir. 

Em diversos momentos os povos africanos e seus descendentes articularam-se para resistir econstruir propostas sociais, culturais e econômicas que contradizem a visão da africanidade associada apenas à submissão e à exclusão.

Sobre as lutas históricas conduzidas pelos negros, assinale a alternativa que menciona, de forma correta, um exemplo de luta e/ou de organização bem sucedida, na qual a negritude se colocou como parte fundamental de um processo de transformação inclusivo.

a) Se nos anos 1960 nos Estados Unidos, graças à luta dos grupos negros, a sociedade conservadora estadunidense foi obrigada a rever as leis segregacionistas do país, atualmente ocorre um novo movimento que, a partir da crítica à violência estatal, reivindica atitudes contra o racismo estrutural.

b) Durante os processos de descolonização que marcaram o continente africano durante, principalmente, a segunda metade do século XX, graças a movimentos como o negritude e o pan-africanismo os povos africanos superaram suas rivalidades e conseguiram suas autonomias apesar da falta de apoio internacional graças às preocupações dos países mais desenvolvidos com a Guerra Fria.

c) Diversas independências de países latino-americanos foram conduzidas por lideranças negras, a partir de movimentos republicanos e abolicionistas, como ocorreu no Haiti, nos países surgidos na região platina e no México.

d) Na luta contra o apartheid na África do Sul, lideranças negras estruturadas em torno de Willem de Klerk, companheiro de Nelson Mandela na resistência conduzida a partir da prisão, comandaram o processo de transição de poder que levou à presidência Desmond Tutu, primeiro negro a comandar o país.

e) Nos Estados Unidos, a partir da fundamental participação dos negros nos exércitos ianques nortistas, os governos que se seguiram ao final da Guerra da Secessão trataram de coibir o preconceito racial e as restrições legais que pesavam contra os negros no país. 


GEOGRAFIA

UCPEL 2021 - QUESTÃO 23
O processo de urbanização no Brasil passou a ocorrer mais fortemente quando o país deixou de ter um modelo social e econômico agrário-comercial e tornou-se urbano-industrial. Essa transformação se deu no século XX e foi mais intensa a partir de 1950. Paulatinamente, passou a existir uma subordinação do campo em relação à cidade.

Leia as seguintes informações acerca da subordinação do campo em relação à cidade, no Brasil e considere V para Verdadeiro e F para Falso.

I - No período colonial o campo comercializava principalmente o excedente de sua produção com a cidade, mas a partir da maior urbanização do país a produção rural passou a ser destinada principalmente para o comércio urbano.

II – O setor agrário deixou de ser importante para a economia nacional, haja vista que não há mais necessidade de se importar bens manufaturados de consumo, que passaram a ser fabricados internamente.

III – Os insumos procedentes do meio urbano como por exemplo, fertilizantes, adubos e máquinas agrícolas, demonstram a sujeição do campo à cidade.

IV – O domínio político dos fazendeiros e grandes comerciantes agrários ainda se manteve politicamente, pois os industriais, banqueiros e diretores de grandes estatais não influem sobre as ações governamentais.

Acerca das informações anteriores, a sequência correta de V e F é

a) V, F, F e F.
b) F, V, F e V.
c) V, V, F e F.
d) F, F, V e V.
e) V, F, V e F.


UCPEL 2021 - QUESTÃO 24
Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) houve aumento de 195% no número de queimadas detectadas no Pantanal comparando com o mesmo período de 2019. Até o final de agosto, 12% da área do Pantanal já haviam queimado. Número que, segundo o Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da UFRJ, que usa as imagens dos satélites, subiu para 23% até 27 de setembro de 2020.
Fonte: Agência Câmara de Notícias

A figura a seguir ilustra essa situação.

UCPEL 2020 - QUESTÃO 24

Leia as seguintes afirmações sobre o tema:

I - As queimadas e o desmatamento são práticas comumente interligadas, pois realiza-se o desmatamento de áreas, para formação de pastagens, e faz-se a queimada, na tentativa de adubagem e preparo do solo para formação dos pastos. Essas práticas geram resultados nocivos à saúde humana e perda da biodiversidade animal e vegetal da Terra. 

II – O Pantanal é um bioma localizado em três países, Brasil, Bolívia e Argentina. Apresenta floresta densa, hidrografia complexa e pouca umidade. Tem como característica central as áreas de inundação, com relevo plano e formação de lagos. É um bioma rico em biodiversidade de fauna e flora, reconhecido mundialmente. No Brasil, esse bioma localiza-se a Nordeste do Mato Grosso e Sudeste do Mato Grosso do Sul. 

III - A expansão da fronteira agrícola no Brasil, que se intensificou a partir do final do século XX, levou ao aumento da área de agricultura e pecuária no Pantanal. Com isso, aumentou o número de queimadas na região provocando grande número de incêndios. As queimadas são utilizadas somente pelos povos tradicionais da região e os incêndios são provocados pelos fazendeiros.

IV - As consequências das queimadas, de modo geral, só trazem aspectos negativos, e na região do Pantanal esse fator não é diferente. A perda da biodiversidade é o pior dos problemas enfrentados na região, pois trata-se de uma área riquíssima em fauna e flora. Aves, répteis, mamíferos, peixes e insetos, todos sofrem com a ocorrência de queimadas. 

Acerca das afirmações acima, estão corretas somente

a) III e IV.
b) I, II.
c) II e III.
d) I e IV.
e) I e III.


SEGUNDA ETAPA

INGLÊS

Smallpox used to kill millions. But a chance discovery led to the first vaccine, and a transformation in human health.

Smallpox used to kill millions. But a chance discovery led to the first vaccine, and a transformation in human health.

Smallpox was a terrible disease.
“Your body would ache, you’d have high fever, a sore throat, headaches and difficulty breathing,” says epidemiologist René Najera, editor of the History of Vaccines website.

But that wasn’t the worst of it. “On top of that, you’d get a horrible disfiguring rash over your entire body – pustules filled with pus on your scalp, feet, throat, even lungs – and over the course of a couple of days, they would dry out and start falling off,” says Najera.

With the rise in global trade and the spread of empires, smallpox ravaged communities around the world. Around a third of adults infected with smallpox would be expected to die, and eight out of 10 infants. In the early 18th Century, the disease is calculated to have killed some 400,000 people every year in Europe alone.

Ports were particularly vulnerable. The 1721 smallpox outbreak in the US city of Boston wiped out 8% of the population. But even if you lived, the disease had lasting effects, leaving some of the survivors blind and all of them with nasty scars. “When the scabs fell off, they’d leave you pockmarked and disfigured – some people committed suicide rather than live with the scarring,” Najera says.

Treatments ranged from the useless to the bizarre (and also useless). (…)

There was, however, one genuine cure. Known as inoculation, or variolation, it involved taking the pus from someone suffering with smallpox and scratching it into the skin of a healthy individual. Another technique involved blowing smallpox scabs up the nose. (…)

By the 1700s, it was relatively well known in rural England that a group of people seemed to be immune to smallpox. Milkmaids instead contracted a relatively mild cattle disease called cowpox, which left little scarring.

During a smallpox epidemic in the west of England in 1774, farmer Benjamin Jesty decided to try something. He scratched some pus from cowpox lesions on the udders of a cow into the skin of his wife and sons. None of them contracted smallpox.

It wasn’t, however, until many years later that anyone knew of Jesty’s work. The man credited with inventing vaccination, and more importantly, popularising it, made similar observations and came to similar conclusions.

Edward Jenner was a country doctor working in the small town of Berkeley in Gloucestershire. He had trained in London under one of the foremost surgeons of the day. Jenner’s interest in curing smallpox is thought to be influenced by his childhood experience of smallpox inoculation.

It’s said that Jenner was psychologically scarred by that experience, some of his motivation was just how horrific he'd found it,” says Owen Gower, manager of Dr Jenner’s House Museum. “He was thinking, ‘I want to find an alternative, something that's safer, that's less terrifying’.” (…)

He took some pus from cowpox lesions on the hands of a young milkmaid, Sarah Nelms, and scratched it into the skin of eight-year old James Phipps. After a few days of mild illness, James recovered sufficiently for Jenner to inoculate the boy with matter from a smallpox blister. James did not develop smallpox, nor did any of the people he came into close contact with. (…)

Within 20 years of its discovery, Jenner’s vaccine was already saving millions of lives. Soon, smallpox vaccination was common practice around the world. It was completely eradicated in 1979.

“Personally, it gives me hope for the Covid-19 vaccine,” says Najera. “Now we have 200 years of knowledge of viruses and the immune system, but Jenner did all this without knowing what he was dealing with.” (…)
https://www.bbc.com/future/article/20200928-how-the-first-vaccine-was-born

UCPEL 2021 - QUESTÃO 01
Após a leitura do artigo sobre a varíola, aponte o que NÃO é afirmado.

a) A doença provoca dores no corpo, dificuldade para respirar, febre alta e manchas.

b) A vacina da varíola só apareceu na metade do século 20.

c) No início do século 18 só na Europa a varíola matava 400.000 pessoas por ano.

d) Algumas pessoas cometiam suicídios por causa dos efeitos da varíola.

e) Na epidemia de 1774 na Inglaterra foi possível conter um pouco o avanço da doença.


UCPEL 2021 - QUESTÃO 02
A esperança do epidemiologista René Najera em relação à vacina da Covid-19 deve-se

a) ao conhecimento que temos há 200 anos sobre o sistema imunológico.

b) ao fato de o médico Jenner ter desprezado as descobertas de Benjamin Jesty.

c) às similaridades da pandemia atual com a situação científica desde o século 18.

d) à motivação que levou Jenner a desenvolver anticorpos nos Estados Unidos.

e) aos milhões de vidas que foram salvas a partir da inoculação do coronavírus.


ESPANHOL

danger

"Este lugar no es un lugar de honor", dice el texto. "Aquí no se conmemora a nadie... aquí no hay nada valioso. Lo que hay aquí nos resultó peligroso y repulsivo. Este mensaje es una advertencia sobre su peligro".

Suena como el tipo de maldición que casi esperas encontrar en la entrada de un antiguo túmulo. Pero este mensaje tiene la intención de ayudar a señalar el sitio de la Planta Piloto de Aislamiento de Residuos (WIPP, por sus siglas en inglés) que se ha construido a más de 610 metros de profundidad bajo el desierto de Nuevo México.

El enorme complejo de túneles y cavernas está diseñado para contener los desechos nucleares más peligrosos del ejército de Estados Unidos.

Estos residuos seguirán siendo letales durante más de los 300.000 años que el Homo sapiens lleva caminado por la superficie del planeta.

Un plan para comunicarse "a través del profundo abismo del tiempo"

La planta es actualmente el único repositorio geológico de desechos nucleares en funcionamiento en el mundo. Está previsto que se abra una instalación similar en Finlandia a mediados de esta década.

Cuando el lugar esté lleno, en algún momento entre los próximos 10 y 20 años, las cavernas se derrumbarán y se sellarán con concreto y tierra.

Se derribará el extenso complejo de edificios que actualmente están en el lugar. En su lugar estará "el mayor intento consciente de nuestra sociedad de comunicarse a través del profundo abismo del tiempo".

El plan requiere enormes columnas de granito de 7,6 m de altura para marcar el límite exterior de 10 kilómetros cuadrados alrededor de todo el sitio.Dentro de este perímetro, hay un terraplén de 10 m de alto y 30 m de ancho que marca el límite real del depósito. Luego, dentro del terraplén habrá otro cuadrado de columnas de granito.

En el centro de este letrero monumental de "No entrar" habrá una sala con información sobre el sitio. En caso de que la información se vuelva ilegible, habrá otro enterrado a 6 metros, y otro más bajo el propio terraplén.Además, la información detallada sobre el WIPP se almacenará en muchos archivos en todo el mundo en un papel especial sellado con la instrucción de que debe conservarse durante 10.000 años, la duración -bastante arbitraria- de la licencia del sitio.

El vasto paisaje propuesto para el WIPP está parcialmente influenciado por la ciencia ficción.

Físicos nucleares, ingenieros, antropólogos, escritores de ciencia ficción, artistas y otros se han unido en el amplio y esotérico campo de la investigación sobre la forma en que los humanos del futuro -y cualquier cosa que venga después de nosotros- podrían ser advertidos de nuestro mortal legado. (…)
https://www.bbc.com/mundo/vert-fut-53966342

UCPEL 2021 - QUESTÃO 01
Assinale a alternativa que contém o título suprimido do texto.

a) La información sobre nuestro futuro deberá ser leída en 300.000 años.

b) La posibilidad de informar a los extraterrestres lo que será nuestra civilización.

c) El desafío de crear una alerta de amenaza nuclear que se entienda dentro de 10.000 años.

d) La calidad de residuos históricos podrá ser investigada dentro de 1.000 años.

e) La advertencia recibida de la Antigüedad y que sigue siendo vigente.


UCPEL 2021 - QUESTÃO 02
Qual dessas informações NÃO está presente no artigo?

a) Vários cientistas e artistas estão unidos para achar a melhor forma de deixar a advertência.

b) As instalações serão marcadas por imensas colunas de granito.

c) As informações serão armazenadas em arquivos de papel especial que durem 10.000 anos.

d) A mensagem se destina também a outras formas de vida posteriores à nossa.

e) Há um enorme complexo de túneis e cavernas destinado a preservar formas de vida.


PORTUGUÊS

Leia o texto para responder às questões 03, 04 e 05.

CRÍTICA “O DILEMA DAS REDES”, DE JEFF ORLOWSKI

A influência das redes sociais em nosso cotidiano é uma evidência incontornável. Sua capacidade de interferir em nossas escolhas é muito maior do que podemos supor. Há um investimento incalculável de dinheiro e tecnologia nessa nossa mercadoria, que pode ser determinante tanto para a venda de um produto quanto para a eleição de um político. E a falta de regulação faz com que tenhamos dificuldades em avaliar o seu real alcance em nossas escolhas coletivas e quais as possibilidades que temos para atenuar este poder. 

Essa é uma questão que começa a ser pensada hoje em escala global.

“O Dilema das Redes”, documentário americano distribuído pela Netflix, com direção de Jeff Orlowski, busca pensar essa questão. O que chama atenção no documentário é que os depoentes, que apresentam o problema, são, em parte, os “criadores” desses mecanismos. Executivos, programadores, designs, marqueteiros, toda uma fauna muito particular de doutores Frankenstein, que observam horrorizados os crimes do monstro que criaram.

A riqueza do filme está em seus depoimentos: impressiona a forma como o diretor conseguiu se aproximar de pessoas que tiveram influência na construção de ferramentas essenciais para o sucesso das redes e captar reflexões desconcertantes, apresentando uma dimensão clara do tamanho do imbróglio. É curioso ouvir, por exemplo, os cuidados que eles têm para manter os filhos longe das redes, apresentadas por eles mesmos como alienantes e destrutivas.
Texto adaptado. Disponível em: https://epoca.globo.com/thiago-b-
mendonca/critica-o-dilema-das-redes-de-jeff-orlowski-24697272

UCPEL 2021 - QUESTÃO 03
No primeiro parágrafo, lê-se: “Há um investimento incalculável de dinheiro e tecnologia nessa nossa mercadoria, que pode ser determinante tanto para a venda de um produto quanto para a eleição de um político”. A mercadoria a que o texto se refere esta expressa em:

a) nossas escolhas – segundo período do primeiro parágrafo.

b) nosso cotidiano – primeiro período do primeiro parágrafo.

c) investimento incalculável – terceiro período do primeiro parágrafo.

d) influência das redes sociais – primeiro período do primeiro parágrafo.

e) dificuldades de avaliar o seu real – quarto período do primeiro parágrafo.


UCPEL 2021 - QUESTÃO 04
A utilização de figuras de linguagem ocorre no período: “Executivos, programadores, designs, marqueteiros, toda uma fauna muito particular de doutores Frankenstein, que observam horrorizados os crimes do monstro que criaram.”.

Sobre o uso desse recurso no trecho, identifica-se:

a) Catacrese em “particular de doutores”.

b) Metonímia em “doutores Frankenstein”.

c) Metáfora em “observam horrorizados”.

d) Prosopopeia em “crimes do monstro”.

e) Metalinguagem em “fauna muito particular”.


UCPEL 2021 - QUESTÃO 05
No último período do texto, lê-se: “É curioso ouvir, por exemplo, os cuidados que eles têm para manter os filhos longe das redes, apresentadas por eles mesmos como alienantes e destrutivas.”. Levando em consideração a utilização da palavra “têm”, marque a alternativa correta:

a) O uso da palavra têm é explicado pela gramática, que prevê um acento diferencial para a forma verbal pluralizada do verbo ter no presente do indicativo (tem e têm, que são palavras homógrafas, isto é, possuem a mesma grafia).

b) O uso da palavra têm é explicado, gramaticalmente, como um monossílabo átono, diferenciando-se da forma verbal tem, que é sem acento no singular.

c) Para as formas verbais tem e têm, que são palavras homógrafas, isto é, possuem o mesmo som, a gramática prevê um acento diferencial, por isso o uso da palavra têm no texto está grafada de forma incorreta.

d) O uso da palavra têm é explicado pela gramática, que prevê um acento diferencial para a forma verbal pluralizada do verbo ter no presente do indicativo (tem e têm, que são palavras homófonas, isto é, possuem o mesmo som).

e) O acento circunflexo na palavra “têm” é explicado por ser um monossílabo tônico e derivar do verbo ter, sem a presença das regras de acentuação, apenas é uma forma derivacional. 


LITERATURA

Leia o texto que segue para responder a questão 06:

José de Alencar

UCPEL 2021 - QUESTÃO 06
Sobre o autor José de Alencar, analise as assertivas e marque a alternativa correta:

I. José de Alencar foi o principal romancista brasileiro da fase romântica.

II. José de Alencar demonstrou, pela escrita literária romântica, o lado esquecido da escravidão dos negros.

III. José de Alencar escreveu romances indianistas, históricos, urbanos e regionalistas.

IV.José de Alencar, em seu projeto literário, voltou-se para a constituição da cultura brasileira, exemplo disso está em seus romances indianistas que possuem lugar de destaque na literatura brasileira.

V. José de Alencar foi valorizado como o primeiro grande poeta brasileiro pelo uso de temas sociais que conciliavam a reforma social e aspectos específicos da métrica poética.

a) I, II e III estão corretas.
b) II, III e V estão corretas.
c) II, III e IV estão corretas.
d) III, IV e V estão corretas.
e) I, III e IV estão corretas.


COMENTÁRIOS

Nome

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humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,351,eleicoes,1,enade,403,enare,1,encceja,44,enem,97,enfermagem,21,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,352,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,9,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,3,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,3,gestão da qualidade,1,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão de recursos humanos,1,gestão financeira,4,gestao hospitalar,4,gestão pública,2,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,161,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,4,procurador,2,professor,18,pronatec,3,prouni,5,prova da cebraspe,1,prova da ebserh,1,prova de enfermagem,1,provas,1460,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,13,provas cnu,23,provas concurso,305,provas da univesp,2,provas enade,402,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,37,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,13,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,5,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,3,provas nível médio,26,provas nível superior,158,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,10,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,12,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,2,psicologia,38,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,176,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,120,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2891,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,884,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,900,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,249,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,96,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,10411,questão de conhecimento específico,20,questão de conhecimento geral,30,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3986,questão de direito administrativo,325,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,296,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,157,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,382,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,920,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de 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INDAGAÇÃO: Prova UCPEL 2021 (1ª e 2ª Etapas) com Gabarito
Prova UCPEL 2021 (1ª e 2ª Etapas) com Gabarito
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