Prova UNESP 2023 (1ª fase) com Gabarito e Resolução

Prova UNESP 2023 (1ª fase) com Gabarito e Resolução VESTIBULAR 2023 1ª FASE UNESP 2023 - QUESTÃO 01 Examine a tirinha do cartunista Sil...
UNESP

Prova UNESP 2023 (1ª fase) com Gabarito e Resolução

VESTIBULAR 2023
1ª FASE

UNESP 2023 - QUESTÃO 01
Examine a tirinha do cartunista Silva João, publicada em sua conta do Instagram em 26.09.2019.

Examine a tirinha do cartunista Silva João, publicada em sua conta do Instagram em 26.09.2019.

O efeito de humor da tirinha está centrado na ambiguidade do termo

(A) “inspire”.
(B) “cheguei”.
(C) “bolso”.
(D) “acreditei”.
(E) “sonho”.


Para responder às questões de 02 a 07, leia o trecho do conto “A menina, as aves e o sangue”, do escritor moçambicano Mia Couto (1955- ).

Aconteceu, certa vez, uma menina a quem o coração batia só de quando em enquantos. A mãe sabia que o sangue estava parado pelo roxo dos lábios, palidez nas unhas. Se o coração estancava por demasia de tempo a menina começava a esfriar e se cansava muito. A mãe, então, se afligia: roía o dedo e deixava a unha intacta. Até que o peito da filha voltava a dar sinal:

— Mãe, venha ouvir: está a bater!

A mãe acorria, debruçando a orelha sobre o peito estreito que soletrava pulsação. E pareciam, as duas, presenciando pingo de água em pleno deserto. Depois, o sangue dela voltava a calar, resina empurrando a arrastosa vida.

Até que, certa noite, a mulher ganhou para o susto. Foi quando ela escutou os pássaros. Sentou na cama: não eram só piares, chilreinações. Eram rumores de asas, brancos drapejos de plumas. A mãe se ergueu, pé descalço pelo corredor. Foi ao quarto da menina e joelhou-se junto ao leito. Sentiu a transpiração, reconheceu o seu próprio cheiro. Quando lhe ia tocar na fronte a menina despertou:

— Mãe, que bom, me acordou! Eu estava sonharpássaros.

A mãe sortiu-se de medo, aconchegou o lençol como se protegesse a filha de uma maldição. Ao tocar no lençol uma pena se desprendeu e subiu, levinha, volteando pelo ar. A menina suspirou e a pluma, algodão em asa, de novo se ergueu, rodopiando por alturas do tecto. A mãe tentou apanhar a errante plumagem. Em vão, a pena saiu voando pela janela. A senhora ficou espreitando a noite, na ilusão de escutar a voz de um pássaro. Depois, retirou-se, adentrando-se na solidão do seu quarto. Dos pássaros selou-se o segredo, só entre as duas.[...]

Com o tempo, porém, cada vez menos o coração se fazia frequente. Quase deixou de dar sinais à vida. Até que essa imobilidade se prolongou por consecutivas demoras. A menina falecera? Não se vislumbravam sinais dessa derradeiragem. Pois ela seguia praticando vivências, brincando, sempre cansadinha, resfriorenta. Uma só diferença se contava. 

Já à noite a mãe não escutava os piares.

— Agora não sonha, filha?
— Ai mãe, está tão escuro no meu sonho!

Só então a mãe arrepiou decisão e foi à cidade:

— Doutor, lhe respeito a permissão: queria saber a saúde de minha única. É seu peito... nunca mais deu sinal.

O médico corrigiu os óculos como se entendesse rectificar a própria visão. Clareou a voz, para melhor se autorizar. 

E disse:

— Senhora, vou dizer: a sua menina já morreu.
— Morta, a minha menina? Mas, assim...?
— Esta é a sua maneira de estar morta.

A senhora escutou, mãos juntas, na educação do colo. Anuindo com o queixo, ia esbugolhando o médico. Todo seu corpo dizia sim, mas ela, dentro do seu centro, duvidava. 

Pode-se morrer assim com tanta leveza, que nem se nota a retirada da vida? E o médico, lhe amparando, já na porta:

— Não se entristonhe, a morte é o fim sem finalidade.

A mãe regressou à casa e encontrou a filha entoando danças, cantarolando canções que nem existem. Se chegou a ela, tocou-lhe como se a miúda inexistisse. A sua pele não desprendia calor.

— Então, minha querida não escutou nada?

Ela negou. A mãe percorreu o quarto, vasculhou recantos. Buscava uma pena, o sinal de um pássaro. Mas nada não encontrou. E assim, ficou sendo, então e adiante.

Cada vez mais fria, a moça brinca, se aquece na torreira do sol. Quando acorda, manhã alta, encontra flores que a mãe depositou ao pé da cama. Ao fim da tarde, as duas, mãe e filha, passeiam pela praça e os velhos descobrem a cabeça em sinal de respeito.

E o caso se vai seguindo, estória sem história. Uma única, silenciosa, sombra se instalou: de noite, a mãe deixou de dormir. Horas a fio a sua cabeça anda em serviço de escutar, a ver se regressam as vozearias das aves.
(Mia Couto. A menina sem palavra, 2013.)

UNESP 2023 - QUESTÃO 02
“E pareciam, as duas, presenciando pingo de água em pleno deserto.” (3º parágrafo)

No contexto do conto, “pingo de água” e “pleno deserto” referem-se, metaforicamente,

(A) à pulsação da filha e ao peito da filha, respectivamente.

(B) à filha e à mãe, respectivamente.

(C) ao peito da filha e à pulsação da filha, respectivamente.

(D) à orelha da mãe e ao peito da filha, respectivamente.

(E) à mãe e à filha, respectivamente.


UNESP 2023 - QUESTÃO 03
Além da variedade de discursos diretos e indiretos, a narrativa de ficção, a partir das últimas décadas do século XIX, utiliza um tipo de discurso que consiste na combinação dos já existentes, misturando valores estilísticos de um e de outro: é o discurso indireto livre. O discurso indireto livre não deixa claro quem está com a palavra, se o narrador ou a personagem.
(Nilce Sant’Anna Martins. Introdução à estilística, 1989. Adaptado.)

Constitui exemplo de discurso indireto livre o seguinte trecho:

(A) “— Ai mãe, está tão escuro no meu sonho!” (9º parágrafo)

(B) “A mãe, então, se afligia: roía o dedo e deixava a unha intacta.” (1º parágrafo)

(C) “A senhora ficou espreitando a noite, na ilusão de escutar a voz de um pássaro.” (6º parágrafo)

(D) “Pode-se morrer assim com tanta leveza, que nem se nota a retirada da vida?” (16º parágrafo)

(E) “— Morta, a minha menina? Mas, assim...?” (14º parágrafo)


UNESP 2023 - QUESTÃO 04
O narrador recorre a um enunciado aparentemente paradoxal no seguinte trecho:

(A) “Quando acorda, manhã alta, encontra flores que a mãe depositou ao pé da cama.” (21º parágrafo)

(B) “O médico corrigiu os óculos como se entendesse rectificar a própria visão.” (12º parágrafo)

(C) “A mãe regressou à casa e encontrou a filha entoando danças, cantarolando canções que nem existem.”(18º parágrafo)

(D) “Ao fim da tarde, as duas, mãe e filha, passeiam pela praça e os velhos descobrem a cabeça em sinal de respeito.” (21º parágrafo)

(E) “A mãe se ergueu, pé descalço pelo corredor.” (4º parágrafo)


UNESP 2023 - QUESTÃO 05
A linguagem poética, o emprego de neologismos e as marcas de oralidade, que podem ser identificados no texto de Mia Couto, caracterizam também a prosa do seguinte escritor brasileiro:

(A) Guimarães Rosa.
(B) Graciliano Ramos.
(C) Machado de Assis.
(D) Euclides da Cunha.
(E) Aluísio de Azevedo.


UNESP 2023 - QUESTÃO 06
Constitui exemplo de neologismo formado pelo processo de sufixação a palavra

(A) “inexistisse” (18º parágrafo).

(B) “derradeiragem” (7º parágrafo).

(C) “intacta” (1º parágrafo).

(D) “descobrem” (21º parágrafo).

(E) “imobilidade” (7º parágrafo).


UNESP 2023 - QUESTÃO 07
Ocorre o pronome apassivador “se” no seguinte trecho:

(A) “A mãe, então, se afligia: roía o dedo e deixava a unha intacta.” (1º parágrafo)

(B) “Cada vez mais fria, a moça brinca, se aquece na torreira do sol.” (21º parágrafo)

(C) “Clareou a voz, para melhor se autorizar.” (12º parágrafo)

(D) “E o caso se vai seguindo, estória sem história.” (22º parágrafo)

(E) “Não se vislumbravam sinais dessa derradeiragem.” (7º parágrafo)


UNESP 2023 - QUESTÃO 08
Examine o cartum de Paul Noth, publicado pela revista The New Yorker em 18.02.2021.

Of course you feel great. These things are loaded with antidepressants

“Of course you feel great. These things are loaded with antidepressants.”

O cartum ironiza, sobretudo, um problema de

(A) êxodo rural.

(B) degradação das áreas urbanas.

(C) saúde pública.

(D) desigualdade social.

(E) desequilíbrio ambiental.


Leia o soneto “Descreve o que era naquele tempo a cidade da Bahia”, do poeta Gregório de Matos (1636-1696), para responder às questões de 09 a 12.

A cada canto um grande conselheiro,
Que nos quer governar cabana e vinha;
Não sabem governar sua cozinha,
E podem governar o mundo inteiro.

Em cada porta um bem frequente olheiro,
Que a vida do vizinho e da vizinha
Pesquisa, escuta, espreita e esquadrinha,
Para o levar à praça e ao terreiro.

Muitos mulatos desavergonhados,
Trazidos sob os pés os homens nobres¹,
Posta nas palmas toda a picardia,

Estupendas usuras nos mercados,
Todos os que não furtam muito pobres:
E eis aqui a cidade da Bahia.
(Gregório de Matos. Poemas escolhidos, 2010.)
¹Trazidos sob os pés os homens nobres: na visão de Gregório de Matos, os mulatos em ascensão subjugam com esperteza os verdadeiros “homens nobres”.

UNESP 2023 - QUESTÃO 09
O soneto de Gregório de Matos constitui um exemplo da sua poesia de teor

(A) nostálgico.
(B) satírico.
(C) metalinguístico.
(D) místico.
(E) encomiástico.


UNESP 2023 - QUESTÃO 10
No soneto, o eu lírico enraíza na cidade da Bahia a figuração tradicional do desconcerto do mundo. No quadro da economia colonial, esse desconcerto do mundo mostra-se associado a um momento crítico da produção

(A) do açúcar.
(B) da borracha.
(C) do ouro.
(D) do café.
(E) do algodão.


UNESP 2023 - QUESTÃO 11
No soneto, o pronome “o” refere-se a

(A) “mundo”.
(B) “terreiro”.
(C) “conselheiro”.
(D) “olheiro”.
(E) “vizinho”.


UNESP 2023 - QUESTÃO 12
No soneto, verifica-se rima entre palavras de classes gramaticais diferentes

(A) em “vizinha”/“esquadrinha” (2ª estrofe) e em “nobres”/“pobres” (3ª /4ª estrofes).

(B) em “vinha”/“cozinha” (1ª estrofe) e em “olheiro”/“terreiro” (2ª estrofe).

(C) em “conselheiro”/“inteiro” (1ª estrofe) e em “olheiro”/“terreiro” (2ª estrofe).

(D) em “conselheiro”/“inteiro” (1ª estrofe) e em “vizinha”/“esquadrinha” (2ª estrofe).

(E) em “desavergonhados”/“mercados” (3ª /4ª estrofes) e em “nobres”/“pobres” (3ª /4ª estrofes).


UNESP 2023 - QUESTÃO 13
Examine a tirinha da cartunista Laerte, publicada em sua conta do Instagram em 28.03.20.

Examine a tirinha da cartunista Laerte, publicada em sua conta do Instagram em 28.03.20.

A se acreditar na narrativa do sapo,

(A) os solstícios e os equinócios seriam consequência de uma espécie de disputa entre o pai e a mãe da Terra.

(B) a Lua permaneceria imóvel no céu, quando vista da superfície da Terra.

(C) o dia e a noite seriam consequência de uma espécie de disputa entre o pai e a mãe da Terra.

(D) as quatro estações seriam consequência de uma espécie de disputa entre o pai e a mãe da Terra.

(E) o Sol permaneceria imóvel no céu, quando visto da superfície da Terra.


Para responder às questões de 14 a 19, leia o trecho de um ensaio de Michel de Montaigne (1533-1592).

Há alguma razão em fazer o julgamento de um homem pelos aspectos mais comuns de sua vida; mas, tendo em vista a natural instabilidade de nossos costumes e opiniões, muitas vezes me pareceu que mesmo os bons autores estão errados em se obstinarem em formar de nós uma ideia constante e sólida. Escolhem um caráter universal e, seguindo essa imagem, vão arrumando e interpretando todas as ações de um personagem, e, se não conseguem torcê-las o suficiente, atribuem-nas à dissimulação. Creio mais dificilmente na constância dos homens do que em qualquer outra coisa, e em nada mais facilmente do que na inconstância. Quem os julgasse nos pormenores e separadamente, peça por peça, teria mais ocasiões de dizer a verdade.

Em toda a Antiguidade é difícil escolher uma dúzia de homens que tenham ordenado sua vida num projeto definido e seguro, que é o principal objetivo da sabedoria. Pois para resumi-la por inteiro numa só palavra e abranger em uma só todas as regras de nossa vida, “a sabedoria”, diz um antigo, “é sempre querer a mesma coisa, é sempre não querer a mesma coisa”, “eu não me dignaria”, diz ele, “a acrescentar ‘contanto que a tua vontade esteja certa’, pois se não está certa, é impossível que sempre seja uma só e a mesma.” Na verdade, aprendi outrora que o vício é apenas o desregramento e a falta de moderação; e, por conseguinte, é impossível o imaginarmos constante. É uma frase de Demóstenes, dizem, que “o começo de toda virtude são a reflexão e a deliberação, e seu fim e sua perfeição, a constância”. Se, guiados pela reflexão, pegássemos certa via, pegaríamos a mais bela, mas ninguém pensa antes de agir: “O que ele pediu, desdenha; exige o que acaba de abandonar; agita-se e sua vida não se dobra a nenhuma ordem.”
(Michel de Montaigne. Os ensaios: uma seleção, 2010. Adaptado.)

UNESP 2023 - QUESTÃO 14
De acordo com Montaigne, as ações humanas caracterizam-se

(A) pela volubilidade.

(B) pela arrogância.

(C) pelo egoísmo.

(D) pela dissimulação.

(E) pela obstinação.


UNESP 2023 - QUESTÃO 15
Do ponto de vista temático, o texto de Montaigne dialoga especialmente com a seguinte citação:

(A) “Sou um homem; não considero alheio a mim nada do que é humano.” (Terêncio, 185-159 a.C.)

(B) “Não se deve indagar sobre tudo: é melhor que muitas coisas permaneçam ocultas.” (Sófocles, 486-406 a.C.)

(C) “Nunca acontece algo que, por natureza, não sejamos capazes de suportar.” (Marco Aurélio, 121-180 d.C.)

(D) “O hábito é o melhor mestre em todas as coisas.” (Plínio, 23-79 d.C.)

(E) “E amanhã não seremos o que fomos, nem o que somos.” (Ovídio, 43 a.C.-18 d.C.)


UNESP 2023 - QUESTÃO 16
No primeiro parágrafo, Montaigne ressalta que mesmo os bons autores tendem a

(A) adulterar a própria história de vida.

(B) manipular a biografia de um homem.

(C) enaltecer a própria história de vida.

(D) depreciar a própria história de vida.

(E) subestimar a biografia de um homem.


UNESP 2023 - QUESTÃO 17
No segundo parágrafo, depreende-se das reflexões de Montaigne a íntima relação entre

(A) sabedoria e contradição.

(B) sabedoria e intemperança.

(C) ignorância e temperança.

(D) ignorância e inconstância.

(E) vício e constância.


UNESP 2023 - QUESTÃO 18
Em “eu não me dignaria [...] a acrescentar ‘contanto que a tua vontade esteja certa’, pois se não está certa, é impossível que sempre seja uma só e a mesma.” (2º parágrafo), a locução sublinhada pode ser substituída, sem prejuízo para o sentido do texto, por:

(A) visto que.

(B) assim que.

(C) desde que.

(D) ainda que.

(E) de modo que.


UNESP 2023 - QUESTÃO 19
“o começo de toda virtude são a reflexão e a deliberação, e seu fim e sua perfeição, a constância” (2º parágrafo)

Nesse trecho, a segunda vírgula é empregada com a finalidade de

(A) separar o vocativo.

(B) indicar a supressão de um verbo.

(C) separar dois objetos diretos.

(D) separar o sujeito de seu predicado.

(E) indicar a supressão do conectivo “e”.


UNESP 2023 - QUESTÃO 20
The literary principle according to which the writing and criticism of poetry and drama were to be guided by rules and precedents derived from the best ancient Greek and Roman authors; a codified form of classicism that dominated French literature in the 17th and 18th centuries, with a significant influence on English writing, especially from c.1660 to c.1780. In a more general sense, often employed in contrast with romanticism, the term has also been used to describe the characteristic world-view or value-system of this “Age of Reason”, denoting a preference for rationality, clarity, restraint, order, and decorum, and for general truths rather than particular insights.
(Chris Baldick. The Concise Oxford Dictionary of Literary Terms, 2001.)

O termo literário a que o texto se refere é o

(A) Renascimento.

(B) Barroco.

(C) Romantismo.

(D) Naturalismo.

(E) Neoclassicismo.


Examine o gráfico e o mapa e leia o texto para responder às questões de 21 a 26.

In March 2022, parts of Antarctica have been 40 ºC
warmer than their March average

In March 2022, parts of Antarctica have been 40 ºC warmer than their March average

In March 2022, parts of Antarctica have been 40 ºC warmer than their March average

The Concordia research station is one of the most inhospitable places on Earth. At 3,000m above sea level on the Antarctic Plateau, the temperature rarely rises above -25 ºC even in the summer. In midwinter it can fall to around -80 ºC. The air is painfully dry, and fingers, toes and noses can freeze in minutes. The dozen or so crew, mainly French and Italian, who live and work in the station would normally venture out only for essential work. But Concordia has recently experienced a heatwave. On March 18th the temperature reached a high of -11.8 ºC — more than 40 ºC warmer than the average for this time of year.

Similarly freakish weather was recorded across eastern Antarctica. Temperatures at the Russian-run Vostok research station rose to -17.7 ºC, more than 15 ºC above the previous record for March, set in 1967. Across the continent temperatures were 4.5 ºC higher than usual (though in recent days they have returned to a normal range).

Meteorologists have attributed the latest heatwave to an atmospheric “river” of warm, damp air blowing towards Antarctica from the Southern Ocean near Australia. It is difficult to know whether climate change is to blame for one-off weather events. But over the past 65 years or so there has been an increase in the number of “high temperature” days at Antarctic stations.

Most regions of Antarctica have been spared global warming. In the late 20th century, a large hole opened up in the ozone layer above the South Pole. This has a regional cooling effect, which has offset much of the heating caused by rising concentrations of greenhouse gases in the atmosphere. Temperatures on the continent rarely climb above freezing, which preserves its vast ice sheets (although rising sea temperatures do threaten some areas). Even in the recent surge, temperatures stayed well below zero.
(www.economist.com, 24.03.2022. Adaptado.)

UNESP 2023 - QUESTÃO 21
The information presented by the graph, the map and the text show that in March 2022

(A) there was a heatwave in Antarctica and temperature rose well above average.

(B) the temperature in eastern Antarctica was 17.7 ºC warmer than usual.

(C) the South Pole reached the unusual temperature of 40 ºC for one day in some areas.

(D) both Vostok and Concordia stations experienced low temperatures above zero.

(E) the minimum temperature reached -25 ºC, as usual.


UNESP 2023 - QUESTÃO 22
As informações apresentadas pelo gráfico também podem ser encontradas

(A) no primeiro parágrafo do texto, apenas.

(B) no segundo parágrafo do texto, apenas.

(C) no terceiro parágrafo do texto e no mapa.

(D) no primeiro e no segundo parágrafos do texto.

(E) no segundo e no terceiro parágrafos do texto.


UNESP 2023 - QUESTÃO 23
Based on your knowledge of geography, as well as on the information provided by the text, map and graph, Antarctica

(A) is claimed to be a territory by countries such as Brazil, Argentina, Russia, United States and Australia.

(B) has a permanent native population as well as a population of thousands of scientists.

(C) is the native habitat of penguins, the only bird species in the continent.

(D) is a continent that does not belong to any country and has no government.

(E) is also called the boreal hemisphere due to its location.


UNESP 2023 - QUESTÃO 24
No contexto apresentado pelo segundo parágrafo, o trecho “(though in recent days they have returned to a normal range)” indica que as temperaturas

(A) subiram devido ao fim de verão.

(B) aumentaram acima da média.

(C) voltaram a ficar mais baixas.

(D) chegaram a -17,7 ºC.

(E) retornaram à faixa de 4,5 ºC.


UNESP 2023 - QUESTÃO 25
According to the third paragraph, meteorologists associate the high temperature wave in Antarctica with

(A) a cycle of temperature peaks that happen every 65 years.

(B) the melting of the snow, which creates temporary rivers across the continent.

(C) an unusually hot summer in Australia.

(D) the inflow of warm and damp winds coming from the ocean.

(E) the abrupt weather changes in the Southern Ocean.


UNESP 2023 - QUESTÃO 26
No quarto parágrafo, afirma-se que um grande buraco se abriu na camada de ozônio acima do Polo Sul no final do século XX. Medidas para controlar esse fenômeno foram acordadas

(A) no Protocolo de Nagoia.

(B) no Protocolo de Montreal.

(C) no Tratado de Assunção.

(D) na Agenda 21.

(E) no Tratado de Maastricht.


Leia o texto para responder às questões de 27 a 29.

World’s happiest ranking goes to
Finland for fifth year in a row

People enjoy sunny weather on the waterfront in Helsinki.

Finland was crowned the happiest country in the world for the fifth consecutive year, with a score significantly ahead of its peers in the World Happiness Report 2022 ranking, published by a body linked to the United Nations. However, the authors detected, on average, a long-term moderate upward trend in stress, worry, and sadness in most countries, as well as “a slight long-term decline in the enjoyment of life,” they wrote.

The report uses global survey data to report on how people evaluate their own lives in more than 150 countries around the world, with the ranking based on a three-year average. Key variables that contribute to explaining people’s life evaluations include healthy life expectancy, generosity, social support, freedom to make life choices, perceptions of corruption, and the gross domestic product per capita (an indicator that measures a country’s economic output per person, that is calculated by dividing the total gross domestic product of a country by its population).

“World leaders should take heed,” Jeffrey Sachs, director of the Center for Sustainable Development at Columbia University, said. “Politics should be directed as the great sages long ago insisted: to the well-being of the people, not the power of the rulers.”
(Kati Pohjanpalo. www.bloomberg.com, 18.03.2022. Adaptado.)

UNESP 2023 - QUESTÃO 27
According to the text, the World Happiness Report 2022

(A) defines “enjoyment of life” as the most significant feeling that contributes to happiness.

(B) is unreliable since it collected subjective data without scientifically established criteria.

(C) showed that Finland is a surprisingly happy country although its score is not so high.

(D) ranks countries based on global survey information on how people appraise their lives according to some key variables.

(E) identified a slight increase in happiness among the 150 countries surveyed.


UNESP 2023 - QUESTÃO 28
De acordo com o texto, uma das variáveis que ajuda a interpretar as avaliações das pessoas sobre a sua própria vida é o

(A) PIB per capita.
(B) respeito à natureza.
(C) lazer.
(D) estresse.
(E) descontentamento.


UNESP 2023 - QUESTÃO 29
No trecho do terceiro parágrafo ‘“World leaders should take heed”’, a expressão sublinhada pode ser substituída, sem alteração de sentido, por

(A) take risks.
(B) be prepared.
(C) lead by example.
(D) be polite.
(E) pay attention.


UNESP 2023 - QUESTÃO 30
UNESP 2023 - QUESTÃO 30

From the comic strip, one can say that happiness

(A) could not be a transitory state of mind.

(B) should be strongly sought.

(C) should not be compulsory.

(D) might be unbearable.

(E) comes and goes naturally in life.


UNESP 2023 - QUESTÃO 31
No pensamento grego, tudo o que é “musical” se relaciona intimamente com o ritual, sobretudo com as festas, nas quais, evidentemente, o ritual possui sua função específica.

Talvez não haja uma descrição mais lúcida das relações entre o ritual, a dança, a música e o jogo do que a das Leis de Platão. Os deuses, diz ele, cheios de piedade pela raça humana, condenada ao sofrimento, ordenaram que se realizassem as festas de ação de graças como descanso para suas preocupações, e deram-lhes Apolo, as Musas e Dionísio como companheiros dessas festas, a fim de que essa divina comunidade festiva restabelecesse a ordem das coisas entre os homens.
(Johan Huizinga. Homo ludens, 2007.)

O excerto, que aborda história e pensamento na Grécia Antiga, caracteriza

(A) a dimensão material dos sentimentos e das ações políticas dos homens, sustentada pela filosofia clássica.

(B) a centralidade do mito na sociedade antiga grega e o vínculo desse mito com manifestações de caráter público.

(C) a fragilidade do politeísmo perante a lógica e a incapacidade desse politeísmo de mobilizar politicamente a sociedade.

(D) as origens filosóficas da piedade e do sentimento de culpa posteriormente apropriados pelo cristianismo.

(E) as matrizes religiosas da democracia grega e o reconhecimento por essa democracia da igualdade entre os homens livres.


UNESP 2023 - QUESTÃO 32
Durante a Idade Média na Europa Ocidental, as realizações artísticas eram

(A) relacionadas prioritariamente à exploração científica dos corpos humanos.

(B) diversificadas do ponto de vista das linguagens expressivas empregadas.

(C) circunscritas aos espaços de culto popular oriundos do cristianismo romano.

(D) caracterizadas pela repetição de conteúdos culturais impostos pelo mecenato.

(E) limitadas às imitações rigorosas de padrões estéticos da Antiguidade clássica.


UNESP 2023 - QUESTÃO 33
O diabo parece ter sido estranho tanto para os tupis do Brasil quanto aos nauas, maias, incas e demais povos americanos. O cosmos maia era neutro, as forças e os seres sagrados “não eram nem bons, nem ruins, mas apenas caprichosos”. [...] A cosmologia das populações andinas não contava com a noção de mal personificada num ser satânico [...].
(Laura de Mello e Souza. Inferno atlântico.
Demonologia e colonização: Séculos XVI-XVIII, 1993.)

O excerto permite afirmar que

(A) os sacrifícios humanos realizados por alguns povos nativos da América eram destituídos de significado religioso.

(B) a influência do catolicismo europeu na colonização da América facilitou a preservação de elementos religiosos nativos.

(C) a carência da noção de mal nas culturas originárias da América indica a ingenuidade e a pureza dos povos nativos.

(D) os povos nativos americanos tinham uma visão religiosa binária e incompleta das forças que os afetavam.

(E) a presença de representações do diabo no imaginário americano derivou do processo colonizador.


UNESP 2023 - QUESTÃO 34
Observe a imagem de Nossa Senhora do Rosário, produzida na região das Minas Gerais no século XVIII.

Observe a imagem de Nossa Senhora do Rosário, produzida na região das Minas Gerais no século XVIII.

Essa imagem revela uma prática que ocorria na região das Minas durante a exploração de minérios:

(A) a funcionalidade dupla da peça, que podia ser utilizada como objeto de culto nas igrejas e como porta-moedas no cotidiano.

(B) a conjugação entre apuro artístico de inspiração barroca e estratégia para contrabando de riquezas.

(C) o emprego exclusivo de padrões artísticos renascentistas na produção das imagens religiosas brasileiras. 

(D) a atitude herética dos artistas, que frequentemente contrariavam a proibição de representar figuras religiosas femininas.

(E) a representação apenas de elementos da natureza na composição de peças de cunho religioso.


UNESP 2023 - QUESTÃO 35
Como jurisconsulto, não pretendo tratar da natureza da servidão, nem da qualidade do domínio que o homem adquire sobre seu semelhante. Pretendo defender os nossos colonos da reprovação, que muitas pessoas, mais piedosas que sábias, lhes fazem, afirmando que eles tratam cristãos como escravos, comprando-os, vendendo-os e deles dispondo em territórios regidos pelas leis da França, um país que abomina a servidão acima de todas as nações do mundo. Todos os escravos que desembarcam na França recuperam felizmente a liberdade perdida.
(Jean-Baptiste Du Tertre. Apud: Rafael de Bivar Marquese.
Feitores do corpo, missionários da mente: Senhores, letrados e o
controle dos escravos nas Américas, 1660-1860, 2004. Adaptado.)

O excerto, publicado na década de 1660 por um padre dominicano após ter vivido quase duas décadas em colônias francesas na América,

(A) propõe conjugar a fé com a razão e aplica os princípios da escolástica à análise da condição dos escravos.

(B) confirma a predominância dos valores morais cristãos como baliza para a definição da política colonial.

(C) reproduz princípios do pensamento de Voltaire e sustenta o valor universal da liberdade de natureza. 

(D) estabelece uma diferenciação entre o respeito à liberdade no território francês e nas possessões coloniais.

(E) endossa a crítica de Rousseau às desigualdades de origem e defende a abolição da escravidão em todo o império francês. 


UNESP 2023 - QUESTÃO 36
[...] Foi sem dúvida entre os meses de janeiro e outubro de 1822 que o Brasil, finalmente, se fez independente: isto é, separou-se de Portugal. Nada garantia que essa independência seria duradoura, é verdade, mas foi entre esses meses que ela se concretizou, exigindo esforços posteriores de consolidação; mas seriam antes esforços de reforço de algo que já existia do que de criação abrupta de algo novo.

E o que, afinal, ocorreu no dia 7 de setembro de 1822? Um pequeno acontecimento que não foi imediatamente valorizado justamente por não ser de grande importância em comparação com os demais que tinham ocorrido e ainda ocorreriam naquele ano; mas que posteriormente se tornaria o principal marco da memória da Independência. Um marco da memória, e não da história.
(João Paulo Pimenta. Independência do Brasil, 2022.)

Ao tratar da Independência do Brasil em relação a Portugal, o excerto enfatiza

(A) o caráter processual da emancipação, que resultou de diversas articulações e ações políticas.

(B) a negociação entre colônia e metrópole, que assegurou o caráter pacífico da emancipação.

(C) o esforço do príncipe regente, que visava promover a consolidação da emancipação política brasileira.

(D) o imediatismo do gesto ruptural, que provocou surpresa na população de toda a colônia.

(E) a percepção imediata da importância dos eventos ocorridos às margens do riacho do Ipiranga, que mudaram politicamente o país.


UNESP 2023 - QUESTÃO 37
Muitos escravos e libertos recorriam aos orixás para resolver diferentes tipos de problema. Aos poucos, a crença nos orixás foi se desenvolvendo e, no século XIX, deu origem ao Candomblé. Essa religião era formada por “irmãos de fé”, pessoas que acreditavam nos orixás e que se reuniam em torno de uma mesma casa ou terreiro.

Nesse espaço, que era comandado por uma mãe de santo ou um pai de santo, além de realizar suas cerimônias religiosas, entrar em contato com seus deuses e buscar respostas por meio de jogos de adivinhação (como o jogo de búzios), muitos escravos e libertos conseguiram formar outra família, família essa que muito se assemelhava com as grandes linhagens existentes em diversas localidades africanas.
(Ynaê Lopes dos Santos. História da África e do Brasil afrodescendente, 2017.)

O texto caracteriza o Candomblé como

(A) uma estratégia de recusa e resistência dos escravizados diante dos esforços de catequização empreendidos pelos jesuítas portugueses.

(B) uma tentativa de conciliar características de distintas religiosidades de matriz africana, como o politeísmo e as idolatrias.

(C) uma religião derivada de crenças de origem africana, que possibilitou o surgimento de espaços de sociabilidade e solidariedade entre escravizados.

(D) uma religião trazida da África e praticada no Brasil pelos escravizados como uma forma de manter contato com as origens e os antepassados.

(E) uma religião de matriz islâmica que permitia a unificação dos escravizados procedentes de diversas regiões da África.


UNESP 2023 - QUESTÃO 38
Observe o anúncio do sabonete Pears, difundido em 1887.

Observe o anúncio do sabonete Pears, difundido em 1887.

O anúncio revela

(A) o esforço britânico de obter apoio político, por meio da oferta de alimentos às populações africanas carentes.

(B) a exploração imperialista britânica, que retirava minérios e frutas tropicais das possessões coloniais na África e na Ásia.

(C) a ausência de recursos sanitários nas áreas mais afastadas do Império britânico, o qual promoveu ações de estímulo à higiene pessoal.

(D) o sentido religioso impresso na conquista britânica da África, gerado pela crença nativa de que os colonizadores teriam origem divina.

(E) a dimensão mercantil da expansão imperialista britânica, que implicava a expansão do comércio com regiões da Ásia e da África.


UNESP 2023 - QUESTÃO 39
A Revolução Mexicana só pode ser entendida considerando-se as particularidades da sociedade mexicana dentro de um processo global existente num determinado estágio do desenvolvimento do capitalismo em nível mundial.
(Anna Maria Martinez Corrêa. A Revolução mexicana: 1910-1917, 1983.)

A afirmação do excerto justifica-se, pois a Revolução Mexicana de 1910 envolveu

(A) rompimento do México em relação aos organismos internacionais, que condenaram esse país por seu apoio à Tríplice Aliança na Primeira Guerra Mundial.

(B) reformulação do modelo econômico agroexportador mexicano, em meio a um processo de coletivização das terras improdutivas.

(C) reivindicações de populações indígenas e de setores operários, em meio a um processo de modernização econômica por que o México passava.

(D) participação ativa dos Estados Unidos e de potências europeias, que procuravam conter o avanço dos grupos comunistas mexicanos. 

(E) disputas entre grupos nativos rivais, em meio à apropriação de parte do território mexicano pelos Estados Unidos


UNESP 2023 - QUESTÃO 40
O final da Segunda Guerra Mundial em 1945 teve impacto na política brasileira do período, porque expôs a contradição entre

(A) o esforço nacional de construção de mercados regionais e a unificação, no plano internacional, do mercado global.

(B) a opção industrialista do regime varguista e a aceleração da demanda, no mercado internacional, de exportação de alimentos.

(C) o prevalecimento de ideologias de esquerda no cenário mundial e a guinada à direita, no plano interno, do regime ditatorial.

(D) a vitória externa da defesa da democracia liberal e a persistência, no âmbito interno, de um regime ditatorial.

(E) a militarização dos Estados estrangeiros e a defesa intransigente, pelo governo varguista, de uma política externa pacifista.


UNESP 2023 - QUESTÃO 41
Nenhum grupo de mulheres brancas conheceu melhor a diferença entre seu próprio status e o status das mulheres negras do que o grupo de mulheres brancas politicamente conscientes e ativistas na luta pelos direitos civis.

Ainda assim, várias dessas mulheres deslocaram-se das lutas pelos direitos civis para as lutas pela libertação da mulher e lideraram um movimento feminista em que suprimiram e negaram a consciência sobre as diferenças que viram e ouviram.

Elas entraram para o movimento feminista apagando e negando a diferença, sem pensar em raça e gênero juntos, mas eliminando raça do cenário.
(bell hooks. O feminismo é para todo mundo:
políticas arrebatadoras, 2018. Adaptado.)

Ao abordar aspectos do Movimento pelos Direitos Civis nos Estados Unidos da década de 1960, o excerto

(A) aponta o insucesso das reivindicações de igualdade de raça e gênero e a persistência de padrões históricos de desigualdade na sociedade norte-americana.

(B) lamenta a ausência de uma história de mobilizações feministas e negras e de uma disposição das mulheres brancas para atuar em defesa das conquistas de direitos sociais.

(C) identifica a ocorrência em paralelo de ações afirmativas das mulheres e dos negros e a falta de conexão entre esses dois campos de reivindicação de direitos.

(D) caracteriza a mudança radical por que passou a sociedade norte-americana no período e o nascimento de interconexões entre os movimentos negro e feminista.

(E) enfatiza a importância da estratégia política do ativismo feminista e sua influência sobre as mobilizações posteriores de reivindicação de direitos da população negra.


UNESP 2023 - QUESTÃO 42
As transformações no tempo e no espaço são responsáveis também pela ressignificação de conceitos, de modo que a pobreza urbana de hoje não é a mesma que a de décadas atrás [...].

O imperativo das finanças permitiu a renovação dos padrões de consumo das camadas mais pobres das cidades, que experimentam, ao mesmo tempo, a precariedade em seu cotidiano. Dessa maneira, pobreza urbana é nova porque possui os conteúdos do atual período da história, e é velha porque ocorre em copresença da falta de serviços e infraestruturas básicas.
(Kauê Lopes dos Santos. Uma nova pobreza urbana: financeirização do 
consumo e novos espaços da periferia de São Paulo, 2017.)

O excerto identifica

(A) a contradição no perfil da pobreza nas cidades contemporâneas e define espaço como uma acumulação desigual de temporalidades.

(B) o aumento de consumo de bens duráveis e semiduráveis pela população pobre urbana e celebra o sucesso da política desenvolvimentista dos anos 1950.

(C) a expansão territorial das metrópoles dos países emergentes e questiona a importância do estudo do passado para compreender os problemas do presente.

(D) o impacto da modernização tecnológica das grandes cidades dos países subdesenvolvidos e destaca a implantação de políticas de aceleração do desenvolvimento nos anos 2000.

(E) a paralisia do setor financeiro privado diante do aumento da pobreza na década de 2010 e indica uma tendência de investimentos nas áreas nobres das grandes cidades.


UNESP 2023 - QUESTÃO 43
A necessária redução do tempo é melhor alcançada se os consumidores não puderem prestar atenção ou concentrar o desejo por muito tempo em qualquer objeto; isto é, se forem impacientes, impetuosos, indóceis e, acima de tudo, facilmente instigáveis e também se facilmente perderem o interesse. […]

A relação tradicional entre necessidades e sua satisfação é revertida: a promessa e a esperança de satisfação precedem a necessidade que se promete satisfazer e serão sempre mais intensas e atraentes que as necessidades efetivas.
(Zygmunt Bauman. Globalização, 2021.)

A argumentação apresentada no excerto sobre o tempo do consumo expressa ações características

(A) dos Estados e das empresas transnacionais, organizações interessadas em acordos supranacionais pró-economia.

(B) da publicidade e do marketing, estratégias corporativas que influenciam a nossa organização social.

(C) das instituições financeiras e das ONGs, agentes corporativos pautados pela socialização de capitais.

(D) da didática e da neurociência, elementos empregados pelas empresas para criação de novos produtos.

(E) da ciência e da tecnologia, campos de estudo dedicados à erradicação das diferenças socioeconômicas.


UNESP 2023 - QUESTÃO 44
Leia o excerto e analise o mapa.

O sofrimento e a aniquilação de civis em guerras são temas pelos quais o cinema sempre se interessou. “Quo Vadis, Aida?”, concorrente da Bósnia-Herzegovina ao Oscar 2021 de filme internacional, trata disso, mas tem também ingredientes que o elevam acima do gênero — uma história real de genocídio. A ocupação da cidade de Srebrenica, localizada na Bósnia-Herzegovina, pelo exército sérvio em 1995, e o assassinato de mais de 8000 homens de um grupo minoritário, supostamente protegido por forças da Organização das 
Nações Unidas (ONU), compõem o quadro factual.
(www.folha.uol.com.br. Adaptado.)

(Marcos A. Coelho e Lygia Terra. Geografia geral, 2005. Adaptado.)

O filme citado aborda

(A) a libertação curda, região com fortes represálias econômicas e políticas.

(B) as alterações na fronteira da Romênia, país com objetivos expansionistas.

(C) a autonomia da Catalunha, região com grande desenvolvimento econômico.

(D) a formação da Liga da Lombardia, região com movimentos separatistas.

(E) a dissolução da Iugoslávia, país com grande diversidade étnica e religiosa.


UNESP 2023 - QUESTÃO 45
Analise o mapa.

(Maria Elena R. Simielli. Geoatlas, 2019. Adaptado.)

Considerando a economia mundial, as áreas demarcadas no mapa pelo número

(A) 5 correspondem à concentração de indústrias.

(B) 4 correspondem à prática de agropecuária extensiva.

(C) 3 correspondem à prática de livre comércio.

(D) 2 correspondem às transações de capital especulativo.

(E) 1 correspondem aos acordos de caráter protecionista.


UNESP 2023 - QUESTÃO 46
Em 2009, em sua primeira Reunião de Cúpula, países emergentes que compartilhavam grandes perspectivas econômicas firmaram acordos de cooperação econômico-financeira. 

Esses países correspondem

(A) ao MERCOSUL, bloco econômico que integrou infraestruturas de transporte regionais.

(B) ao G8, bloco econômico que modernizou setores de ciência, educação e inovação.

(C) ao USCMA, grupo que descentralizou a produção para ganhar competitividade no mercado global.

(D) ao BRICS, grupo que articulou projetos em áreas de tecnologia, saúde e energia.

(E) ao G20, coletivo que estabeleceu metas para o fortalecimento de seus setores agrícola e extrativista.


UNESP 2023 - QUESTÃO 47
Analise o mapa.

Áreas de atuação das Frentes de Proteção (FP)

Áreas de atuação das Frentes de Proteção (FP)

É uma ação das Frentes de Proteção

(A) o monitoramento das reservas extrativistas.

(B) a fiscalização dos territórios de povos isolados.

(C) a fiscalização da biopirataria florestal.

(D) a vigilância das áreas de conservação ambiental.

(E) a promoção de pesquisa científica.


UNESP 2023 - QUESTÃO 48
Ao longo do século XIX, os estímulos à ampla imigração para o Brasil apresentaram como marcos

(A) a política econômica desenvolvimentista e a formação de áreas de união aduaneira.

(B) a escalada de discursos nacionalistas e a ocupação de áreas de fronteira.

(C) a independência em relação a Portugal e a proibição do tráfico de escravizados.

(D) a concessão de terras para projetos industriais e a incorporação de mão de obra fabril qualificada.

(E) a superação da segregação racial e a melhora dos elementos que compõem o IDH.


UNESP 2023 - QUESTÃO 49
Examine a imagem.

Os sistemas meteorológicos da Alta da Bolívia e do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN) são importantes para a formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).

Os sistemas meteorológicos da Alta da Bolívia e do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN) são importantes para a formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).

A ZCAS tem como característica

(A) a forte nebulosidade, resultado do encontro de massas de ar quentes e úmidas da Amazônia e do Atlântico Sul.

(B) a baixa umidade, resultado de movimentos verticais descendentes de ar frio no centro de um cavado.

(C) a formação dos anticiclones, resultado da interação entre os ventos alíseos de nordeste e uma frente polar.

(D) a formação de frente fria, resultado do avanço de uma massa de ar frio sob uma massa de ar quente.

(E) a formação dos ciclones tropicais, resultado dos movimentos turbilhonares do ar ao redor de um centro de baixa pressão.


UNESP 2023 - QUESTÃO 50
Analise as imagens da instalação de geotêxteis, feitos com fibra de tronco de bananeira.

Dia da instalação

Dia da instalação

30 dias após a instalação

30 dias após a instalação

Considerando as imagens, observa-se que a instalação de geotêxteis tem como objetivo

(A) a construção de terraços, pois permite aplainar superfícies inclinadas.

(B) a correção da acidez do solo, pois mantém a vegetação perene.

(C) a obstrução da laterização, pois promove intensa lixiviação.

(D) a recuperação de áreas degradadas, pois diminui os processos erosivos.

(E) a interrupção da ação de microrganismos, pois o material utilizado é biodegradável.


UNESP 2023 - QUESTÃO 51
A produção de metano (CH4), chamado de “gás dos pântanos”, na Amazônia representou 8% de suas emissões globais. Cerca de três quartos desse gás liberado na região, que corta nove países e concentra 60% de sua área no Brasil, foram produzidos por um processo natural, em razão da decomposição de biomassa, essencialmente árvores e vegetação, em áreas parcial ou totalmente alagadas durante o ano.
(https://revistapesquisa.fapesp.br. Adaptado.)

Na Amazônia, o “gás dos pântanos” está associado, dentre outros fatores,

(A) ao processo de lixiviação.

(B) à incorporação da água de afluentes.

(C) ao assoreamento dos rios.

(D) à transposição de rios.

(E) aos reservatórios das usinas hidrelétricas.


UNESP 2023 - QUESTÃO 52
Analise os componentes que caracterizam o cálculo desenvolvido para avaliar a pressão exercida pela população humana sobre o meio ambiente.

Carbono

Carbono: extensão de áreas florestais capazes de sequestrar emissões de CO2 derivadas da queima de combustíveis fósseis.

Áreas de cultivo

Áreas de cultivo: extensão de áreas usadas para a produção de alimentos e fibras para o consumo humano, bem como para a produção de ração para o gado, oleaginosas e borracha.

Pastagens

Pastagens: extensão de áreas utilizadas para a criação de gado de corte e leiteiro e para a produção de couro.

Florestas

Florestas: extensão de áreas necessárias para o fornecimento de madeira, celulose e lenha.

Áreas construídas

Áreas construídas: extensão de áreas cobertas por infraestrutura humana.

Estoques pesqueiros

Estoques pesqueiros: estimativa de produção primária necessária para sustentar os peixes e mariscos capturados.
(www.wwf.org.br. Adaptado.)

Coerente com as preocupações sobre o desenvolvimento sustentável e atrelado à biocapacidade dos ecossistemas em produzir recursos e absorver resíduos, o cálculo pretende avaliar

(A) o Ecodesenvolvimento.
(B) a Agrobiodiversidade.
(C) a Pegada Ecológica.
(D) o Dano Ambiental.
(E) o Crédito de Carbono.


UNESP 2023 - QUESTÃO 53
Analise a imagem registrada na cidade de São Paulo.

Analise a imagem registrada na cidade de São Paulo.

Na imagem, a frase “aqui nasce o rio Saracura” expõe

(A) a indiferença dos habitantes à toponímia dos rios que marcaram a construção da cidade.

(B) o modelo de urbanização que segregou a população dos rios que a cercam.

(C) o desconhecimento da população sobre as áreas de risco na cidade que habita.

(D) a dificuldade de se delimitar uma bacia hidrográfica perante o crescimento urbano.

(E) a irrelevância dos recursos hídricos na regulação do clima urbano.


UNESP 2023 - QUESTÃO 54
O MapBiomas é uma rede colaborativa de mapeamento, com dados de uso da terra, aberta ao público, e baseada nas tecnologias da Google Cloud e Google Earth Engine. Essa rede adota uma metodologia de trabalho diferenciada por bioma, baseada em técnicas de machine learning, o que permite sua automatização.

O projeto produz e disponibiliza mapas de cobertura e uso da terra, incorporando camadas de informação relacionadas a cortes territoriais, tais como Unidades de Conservação (UCs), terras indígenas, assentamentos, bacias hidrográficas, entre outros. Também são disponibilizados alertas de desmatamento a partir de dados fornecidos pelos órgãos competentes.
(www.to.gov.br. Adaptado.)

A rede colaborativa citada reflete o emprego

(A) do sistema de informações geográficas, que permite equilibrar as ações motivadoras da relação sociedade-natureza.

(B) da realidade aumentada, que explora uma rede de satélites para monitorar hotspots de interesse estratégico.

(C) do sistema de posicionamento global, que oferece dados dinâmicos sobre as transformações da cobertura vegetal.

(D) da cartografia digital, que amplia as possibilidades de produção e de uso das informações geográficas.

(E) do sensoriamento remoto, que propõe planos de manejo adaptados às realidades de cada porção territorial.


UNESP 2023 - QUESTÃO 55
Human beings are relentlessly capable of reflecting on themselves. We might do something out of habit, but then we can begin to reflect on the habit. We can habitually think things, and then reflect on what we are thinking. We can ask ourselves (or sometimes we get asked by other people) whether we know what we are talking about. To answer that we need to reflect on our own positions, our own understanding of what we are saying, our own sources of authority. Cosmologists have to pause from solving mathematical equations with the letter t in them, and ask what is meant, for instance, by the flow of time or the direction of time or the beginning of time. But at that point, whether they recognize it or not, they become philosophers.
(Simon Blackburn. Think: A compelling introduction to philosophy, 1999. Adaptado.)

No texto, o autor explicita a presença da atitude filosófica a partir

(A) do estudo da relevância das sensações.

(B) da identificação de regras da argumentação.

(C) da avaliação da moralidade dos indivíduos.

(D) da análise de formas de governo.

(E) do questionamento das bases do conhecimento.


UNESP 2023 - QUESTÃO 56
Texto 1

texto 1

Texto 2

A concepção de real e virtual pensados como um contínuo se vê reforçada pela percepção de que um registro afeta o outro. Tal ideia é sustentada por autores que concebem a internet como uma ferramenta para veicular as subjetividades de nossa época, mas não só. […] Segundo Viganò, “o advento da internet contribui potencialmente para fazer da assim dita realidade virtual um elemento constitutivo da realidade social”.
(Flávia Hasky e Isabel Fortes. “Desconstruindo polarizações acerca da
internet: entrelaçamentos entre os universos on-line e off-line”.
Psicologia em Pesquisa, 2022.)

O contraste entre esses textos permite retomar, na atualidade, uma clássica questão filosófica, “o que é real?”, pois a

(A) análise das relações virtuais ocorre dissociada das relações presenciais.

(B) ação individual segue inalterada ao longo do tempo.

(C) invenção de novas tecnologias reformula o conceito de realidade.

(D) disponibilidade de conexão à internet amplia o conhecimento humano.

(E) criação de mídias digitais estimula a imaginação.


UNESP 2023 - QUESTÃO 57
A ciência avançou tanto que as pessoas acham que não precisam mais morrer. Continuamos usando todos os artifícios da tecnologia, da ciência, para endossar a fantasia de que todo mundo vai ter comida, todo mundo vai ter geladeira, todo mundo vai ter leito hospitalar e todo mundo vai morrer mais tarde. Isso é uma falsificação da vida. A ciência e a tecnologia acham que a humanidade não só pode incidir impunemente sobre o planeta como será a última espécie sobrevivente e a única a decolar daqui quando tudo for pelo ralo.
(Ailton Krenak. A vida não é útil, 2020. Adaptado.)

A situação criticada pelo filósofo e líder indígena Ailton Krenak é fruto de uma visão de mundo decorrente do pensamento moderno, qual seja,

(A) o mecanicismo cartesiano.

(B) o idealismo hegeliano.

(C) o transcendentalismo kantiano.

(D) o jusnaturalismo lockiano.

(E) o existencialismo sartriano.


UNESP 2023 - QUESTÃO 58
Também conhecidas como Organizações Intergovernamentais, essas instituições são criadas por países (Estados soberanos), regidas por tratados, que buscam por meio da cooperação a melhoria das condições econômicas, políticas e sociais dos associados. Buscam soluções em comum para resolver conflitos de interesses entre os Estados membros. A Organização das Nações Unidas (ONU), fundada em 1945, é a maior organização internacional do mundo. Tem como objetivos principais a manutenção da paz mundial, o respeito aos direitos humanos e o progresso social da humanidade.
(Benigno Núñez Novo. “Organizações internacionais”.
www.direitonet.com.br, 08.02.2018. Adaptado.)

A organização política intergovernamental mencionada no excerto assemelha-se à concepção de Estado da abordagem contratualista de Hobbes, caracterizada pelo dever do soberano de

(A) proteger a vida humana.

(B) garantir o direito natural.

(C) superar a desigualdade social.

(D) ampliar a liberdade individual.

(E) assegurar a propriedade privada.


UNESP 2023 - QUESTÃO 59
Leia o trecho da canção “O resto do mundo”, de Gabriel O Pensador.

Eu tô com fome
tenho que me alimentar
Eu posso não ter nome, mas o estômago tá lá
Por isso eu tenho que ser cara de pau
Ou eu peço dinheiro ou fico aqui passando mal
Tenho que me rebaixar a esse ponto porque
a necessidade é maior do que a moral.
(Gabriel O Pensador, 2000.)

No trecho, a fome tem como consequência ética a

(A) anulação da subjetividade.

(B) desobediência ao código civil.

(C) afirmação dos princípios morais.

(D) proibição do convívio em sociedade.

(E) superação da invisibilidade social.


UNESP 2023 - QUESTÃO 60
O lugar que ocupamos socialmente nos faz ter experiências distintas e outras perspectivas. A teoria do ponto de vista feminista e lugar de fala nos faz refutar uma visão universal de mulher e de negritude, e outras identidades, assim como faz com que homens brancos, que se pensam universais, se racializem, entendam o que significa ser branco como metáfora do poder.
(Djamila Ribeiro. O que é: lugar de fala?, 2017. Adaptado.)

O excerto aborda um conceito que propõe uma nova perspectiva de análise filosófica, sobretudo em relação

(A) ao estabelecimento de uma ética pluralista.

(B) à recusa de instituições políticas.

(C) ao reconhecimento de um eurocentrismo epistêmico.

(D) à negação de hierarquias sociais.

(E) à reconstrução de discursos representativos.


UNESP 2023 - QUESTÃO 61
Leia o trecho do livro On the origin of species by means of natural selection, escrito por Charles Darwin e publicado em 1859.

A struggle for existence inevitably follows from the high rate at which all organic beings tend to increase. Every being, which during its natural lifetime produces several eggs or seeds, must suffer destruction during some period of its life, and during some season or occasional year, otherwise, on the principle of geometrical increase, its numbers would quickly become so inordinately great that no country could support the product.
(www.dominiopublico.gov.br)

O excerto remete diretamente a conceitos biológicos já consolidados. São eles:

(A) cadeias alimentares e níveis tróficos.

(B) comunidade e competição interespecífica.

(C) potencial biótico e resistência do meio.

(D) adaptação e princípio do fundador.

(E) sucessão ecológica primária e sucessão ecológica secundária.


UNESP 2023 - QUESTÃO 62
Um professor de Biologia apresentou a seus alunos o seguinte trecho de uma matéria sobre o meio ambiente:

“Se a Amazônia é vista como o pulmão do mundo, podemos dizer que o Pantanal é o ‘rim’ da porção da América do Sul”, diz Cássio Bernardino, coordenador de Projetos do WWF-Brasil.
(https://revistacasaejardim.globo.com)

O professor, então, solicitou aos alunos que analisassem a afirmação sobre a Amazônia e o Pantanal possuírem, respectivamente, funções análogas à função dos pulmões e à dos rins. Dentre esses alunos, quem realizou corretamente a análise afirmou que:

(A) ambas as analogias são adequadas, uma vez que nos pulmões ocorrem as mesmas trocas gasosas que as realizadas pelas plantas da floresta; e que no Pantanal, assim como nos rins, as substâncias tóxicas são diluídas em água e eliminadas no ambiente.

(B) assim como os pulmões, as florestas liberam gás carbônico para o ambiente, mas não são as responsáveis por repor na atmosfera o oxigênio consumido no planeta; e que, assim como os rins, o Pantanal participa do controle do fluxo de água e da ciclagem de substâncias.

(C) ambas as analogias são inadequadas, uma vez que as trocas gasosas na floresta ocorrem por difusão, enquanto que nos pulmões ocorrem por diferença de pressão; e que nos rins o controle do fluxo de água para o ambiente ocorre por reabsorção, enquanto que no Pantanal o volume de água é controlado pela evaporação.

(D) a Amazônia é o pulmão do mundo, pois retira da atmosfera o gás carbônico, do qual usa o carbono para seu crescimento, e devolve o oxigênio da molécula para a atmosfera; e que o Pantanal pode ser comparado aos rins, uma vez que, assim como esse órgão, filtra a água circulante.

(E) as florestas não podem ser comparadas aos pulmões, pois estes lançam na atmosfera gás carbônico e dela retiram oxigênio, sendo que as florestas fazem exatamente o contrário; mas o Pantanal pode ser comparado aos rins, pois ambos promovem a retenção e o acúmulo de água.


UNESP 2023 - QUESTÃO 63
Quando a pandemia de covid-19 alastrou-se pelo Brasil, cientistas do Instituto Butantan dedicaram-se à pesquisa de uma vacina. O método usado foi a inoculação viral em ovos de galinha, técnica já utilizada para a produção da vacina da gripe (Influenza) e grande especialidade do Butantan. Nascia assim a ButanVac, imunizante do Butantan contra o SARS-CoV-2 inteiramente produzido no Brasil.
(https://butantan.gov.br. Adaptado.)

Nesta técnica, uma pequena quantidade de vírus modificado, inofensivo para humanos, é inoculada em ovos que posteriormente serão incubados por 72 horas. Ao final deste período haverá uma grande quantidade de vírus em um líquido que contém resíduos metabólicos armazenados em uma estrutura do ovo. Esse líquido é então coletado, os vírus são isolados, inativados e utilizados na produção da vacina.

A imagem representa as estruturas internas de um ovo embrionado de galinha

A imagem representa as estruturas internas de um ovo embrionado de galinha

Na imagem, a estrutura em que ocorre a replicação viral e a estrutura da qual os vírus são coletados para purificação e produção de vacina estão representadas, respectivamente, pelos números

(A) 2 e 3.
(B) 5 e 6.
(C) 4 e 5.
(D) 3 e 4.
(E) 1 e 2.


UNESP 2023 - QUESTÃO 64
Leia o poema “Pneumotórax”, do poeta Manuel Bandeira (1886-1968).

Febre, hemoptise, dispneia e suores noturnos.
A vida inteira que podia ter sido e que não foi.
Tosse, tosse, tosse.
Mandou chamar o médico:
— Diga trinta e três.
— Trinta e três… trinta e três… trinta e três…
— Respire.
-----------------------------------------------------------------
— O senhor tem uma escavação no pulmão esquerdo e o
[pulmão direito infiltrado.
— Então, doutor, não é possível tentar o pneumotórax?
— Não. A única coisa a fazer é tocar um tango argentino.
(Manuel Bandeira. Estrela da vida inteira, 1993.)

No poema, o poeta aborda,

(A) em tom satírico, recorrendo à crítica social, vários sintomas da varíola, uma doença bacteriana erradicada no Brasil na década de 1980, graças às campanhas de vacinação, mas que reaparece em 2022 no país.

(B) em tom melancólico, recorrendo a coloquialismos, vários sintomas da tuberculose, uma doença bacteriana erradicada no Brasil desde a década de 1980, graças às campanhas de vacinação.

(C) em tom engajado, recorrendo ao sarcasmo, vários sintomas da varíola, uma doença de etiologia viral, cujo tratamento visa atenuar os sintomas, e que se previne com vacinação.

(D) em tom jocoso, recorrendo à autoironia, vários sintomas da tuberculose, uma doença bacteriana tratável com antibióticos e que se previne com vacinação.

(E) em tom fatalista, recorrendo ao humor ácido, vários sintomas da tuberculose, uma doença de etiologia viral, cujo tratamento visa atenuar os sintomas, e que se previne com vacinação.


UNESP 2023 - QUESTÃO 65
Fábio e Rogério, dois irmãos gêmeos monozigóticos, adultos e saudáveis, encontraram-se em São Paulo, a fim de doarem sangue para o irmão mais novo, Marcelo, também adulto, que acabara de ser diagnosticado com leucemia mieloide.

Os três moram em São Paulo, mas Fábio voltou às pressas do Guarujá, no litoral de São Paulo, onde passava férias há 20 dias. Rogério voltou de La Paz, na Bolívia, onde também estava em férias há 20 dias. Assim que que se encontraram, foram submetidos a um exame de sangue, hemograma, para avaliação de seus parâmetros hematológicos.

A tabela apresenta alguns dados obtidos com o hemograma de cada um deles.


Os resultados dos hemogramas indicam que os indivíduos 1, 2 e 3 correspondem, respectivamente, a

(A) Rogério, Marcelo e Fábio.
(B) Fábio, Rogério e Marcelo.
(C) Fábio, Marcelo e Rogério.
(D) Marcelo, Rogério e Fábio.
(E) Marcelo, Fábio e Rogério.


UNESP 2023 - QUESTÃO 66
Analise o esquema de um jogo de palavras cruzadas.

Analise o esquema de um jogo de palavras cruzadas.

As informações para que as sequências 1, 2 e 3 sejam preenchidas com os termos que completam as palavras cruzadas são:

(A) 1: região de acúmulo de RNA ribossômico recém-
-sintetizado
2: conteúdo dos lisossomos
3: unidade estrutural e funcional dos seres vivos

(B) 1: proteínas que participam da espiralização e compactação
do DNA na formação dos cromossomos
2: conteúdo dos lisossomos
3: órgãos que apresentam células que sofrem meioses

(C) 1: unidade estrutural e funcional dos seres vivos
2: órgãos que apresentam células que sofrem meioses
3: conteúdo dos lisossomos

(D) 1: organela em que se dá a síntese proteica
2: o mesmo que permutação cromossômica
3: órgãos que apresentam células que sofrem meioses

(E) 1: proteínas que participam da espiralização e compactação
do DNA na formação dos cromossomos
2: organela em que se dá a síntese proteica
3: região de acúmulo de RNA ribossômico recém-sintetizado


UNESP 2023 - QUESTÃO 67
A imagem mostra um cogumelo que cresceu em meio ao gramado do jardim de uma residência.

A imagem mostra um cogumelo que cresceu em meio ao gramado do jardim de uma residência.

Os nutrientes que o cogumelo obteve para a síntese de ATP e para seu crescimento foram obtidos por um processo de digestão análogo àquele realizado

(A) pela grama.

(B) pelas samambaias.

(C) pelos caramujos.

(D) pelos pulgões.

(E) pelas aranhas.


UNESP 2023 - QUESTÃO 68
Rio Claro, Araraquara e São José do Rio Preto, cidades paulistas às margens da rodovia Washington Luiz, possuem câmpus da Unesp. O mesmo acontece em relação às cidades de Botucatu, Bauru e Araçatuba, localizadas às margens da rodovia Marechal Rondon.

O mapa apresenta a localização dessas cidades no estado de São Paulo.

O mapa apresenta a localização dessas cidades no estado de São Paulo.

Considere que a rodovia Washington Luiz e a rodovia Marechal Rondon representam dois cromossomos não homólogos nas células da linhagem germinativa de um organismo diploide, que as cidades citadas ocupam loci gênicos ao longo desses cromossomos e que a distância entre essas cidades seja proporcional à distância em unidades de recombinação (UR), ou centimorgans. Os cromossomos homólogos àqueles representandos por cada uma dessas rodovias seriam os acostamentos que correm ao lado de cada uma delas.

Nessa analogia,

(A) Botucatu, Bauru e Araçatuba são alelos de um mesmo gene, assim como Rio Claro, Araraquara e São José do Rio Preto são alelos de outro gene.

(B) a distância, em UR, entre Rio Claro e Botucatu é menor que a distância, em UR, entre Bauru e São José do Rio Preto.

(C) a probabilidade de permutação cromossômica entre os alelos de Botucatu e Araçatuba é maior que a probabilidade de permutação cromossômica entre os alelos de Rio Claro e Araraquara.

(D) Araraquara e Bauru são alelos de um mesmo gene, e esse gene está localizado entre aquele cujos alelos são Botucatu e Rio Claro e outro cujos alelos são Araçatuba e São José do Rio Preto.

(E) os genes Botucatu, Bauru e Araçatuba apresentam a mesma sequência de nucleotídeos, que é diferente daquela compartilhada pelos genes Rio Claro, Araraquara e São José do Rio Preto.


UNESP 2023 - QUESTÃO 69
A “barrilha leve”, carbonato de sódio (Na2CO3), é um produto de grande uso industrial, sendo também utilizado no tratamento da água de piscinas. A obtenção da barrilha leve envolve o processo Solvay, no qual dióxido de carbono gasoso (CO2) é borbulhado em uma solução aquosa que contém amônia (NH3) e cloreto de sódio (NaCl), de acordo com a reação:

A “barrilha leve”, carbonato de sódio (Na2CO3), é um produto de grande uso industrial, sendo também utilizado no tratamento da água de piscinas.

A solução iônica resultante desse processo é resfriada de modo que apenas o bicarbonato de sódio, NaHCO3 (s), forma um precipitado, e os demais íons permanecem em solução. O NaHCO2 (s) é separado da mistura por filtração e submetido a aquecimento, decompondo-se e originando o carbonato de sódio, Na2CO3 (s).

Em princípio, como resultado do processo Solvay, seria possível obter várias substâncias iônicas por precipitação. Entretanto, nessa etapa, somente o bicarbonato de sódio sólido, NaHCO2 (s), se separa como precipitado. Isso ocorre porque, dentre as demais substâncias possíveis de serem formadas no processo Solvay, o NaHCO3 (s) é a substância iônica que apresenta a

(A) menor temperatura de fusão.
(B) menor pressão de vapor.
(C) maior temperatura de ebulição.
(D) menor solubilidade em água.
(E) maior densidade.


UNESP 2023 - QUESTÃO 70
Supondo que o volume do pneu não se altere, a pressão interna de nitrogênio no pneu durante o pouso pode atingir o valor de

Para se calibrar o pneu do carro num posto de serviços, a recomendação é colocar cerca 30 PSI, sigla em inglês para a unidade de pressão “libra-força por polegada quadrada”. Para o pneu de um avião, que é preenchido com nitrogênio puro em vez de ar, a regulagem recomendada é cerca de 200 PSI à temperatura ambiente de 300 K.

No entanto, no momento do pouso, essa pressão interna pode aumentar significativamente, como consequência do calor gerado pelo impacto e atrito com o solo e pela ação dos freios, com a temperatura podendo atingir 1200 K.
(www.uol.com.br. Adaptado.)

Supondo que o volume do pneu não se altere, a pressão interna de nitrogênio no pneu durante o pouso pode atingir o valor de

(A) 1000 PSI.
(B) 300 PSI.
(C) 600 PSI.
(D) 500 PSI.
(E) 800 PSI.


UNESP 2023 - QUESTÃO 71
No Brasil, enfatiza-se que o Valor Máximo Permitido (VMP), destacado na portaria MS no 2.914/2011, que dispõe sobre normas e padrão de potabilidade da água para consumo humano, relacionado com os fluoretos, é de 1,5 mg de F− por litro de água.
(Fundação Nacional de Saúde. Manual de fluoretação
da água para consumo humano, 2012. Adaptado.)

Uma Estação de Tratamento de Água (ETA), que utiliza o fluoreto de sódio (NaF) como único fluoreto, trata 100 milhões de litros de água por dia. Assim, a massa máxima de NaF que essa ETA deve utilizar por dia é próxima de

(A) 220 kg.
(B) 330 kg.
(C) 110 kg.
(D) 440 kg.
(E) 550 kg


UNESP 2023 - QUESTÃO 72
Considere as seguintes informações sobre o óleo diesel, uma mistura de hidrocarbonetos de fórmula geral CnH2n+2:

Fórmula molecular média: C12H26
Massa molar média: 170 g/mol
Poder calorífico aproximado: 45000 kJ/kg

Um gerador de potência igual a 180 kW trabalhou sob regime de potência máxima durante 1 hora. Caso fosse possível transformar em energia elétrica toda a energia que se obtém pela queima do óleo diesel, a quantidade de óleo diesel consumida pelo gerador em uma hora seria próxima de

(A) 254 mol.
(B) 169 mol.
(C) 42 mol.
(D) 85 mol.
(E) 210 mol.


UNESP 2023 - QUESTÃO 73
Quando cianeto de hidrogênio, um gás extremamente tóxico, é borbulhado em água, ocorre a produção de uma solução aquosa de ácido cianídrico, que se ioniza conforme a equação:

HCN (aq) ⇌ H⁺ (aq) + CN⁻ (aq)

Uma solução aquosa 0,2 mol/L de ácido cianídrico apresenta pH = 5 na temperatura de 25 ºC. A partir desse dado, pode-se estimar o valor da constante Ka desse ácido nessa temperatura. Esse valor é, aproximadamente,

(A) 1 × 10⁻¹⁰.
(B) 2 × 10⁻¹.
(C) 5 × 10⁻¹⁰.
(D) 2 × 10⁻⁵.
(E) 5 × 10⁻¹.


UNESP 2023 - QUESTÃO 74
O óxido de cério (CeO2), utilizado em catalisadores automotivos, é obtido pela reação entre cério metálico e oxigênio. Nessa reação, o número de oxidação do cério varia de ____________ para ____________, sendo, portanto, o agente ____________.

As lacunas do texto são preenchidas, respectivamente, por

(A) zero, +4 e redutor.

(B) zero, +4 e oxidante.

(C) zero, +2 e redutor.

(D) +1, +4 e redutor.

(E) +1, +2 e oxidante.


UNESP 2023 - QUESTÃO 75
Considere a estrutura do polímero conhecido pela sigla PET (polietilenotereftalato).

Considere a estrutura do polímero conhecido pela sigla PET (polietilenotereftalato)

O exame dessa estrutura mostra que o PET é

(A) um poliéster.
(B) um poliálcool.
(C) uma poliamida.
(D) um poliéter.
(E) uma policetona.


UNESP 2023 - QUESTÃO 76
O termopar é um sensor de temperatura constituído por dois fios metálicos distintos, 1 e 2, unidos em uma das extremidades pela chamada junção de medida, e conectados na outra extremidade a um voltímetro, conforme a figura.

Voltimetro

Como esses fios são constituídos de metais diferentes, o voltímetro indica uma diferença de potencial que depende da temperatura lida pela junção de medida. Essa diferença de potencial é interpretada e determina a temperatura lida pelo termopar.

Os termopares são classificados com letras, dependendo dos metais utilizados em sua confecção. O gráfico mostra como varia a diferença de potencial (U), lida pelo voltímetro, em função da temperatura (θ), indicada por três tipos de termopares, E, K e N. Nesse gráfico, a sensibilidade do termopar, medida em mV/ºC, está associada à inclinação da reta tangente à curva, em determinado ponto.

gráfico

De acordo com o gráfico,

(A) para uma mesma temperatura, a diferença de potencial lida pelo voltímetro é menor para o termopar do tipo E do que para o termopar do tipo K.

(B) o termopar do tipo E apresenta uma sensibilidade menor do que o termopar do tipo K para qualquer faixa de temperatura.

(C) para uma mesma diferença de potencial lida pelo voltímetro, o termopar do tipo N indica uma temperatura maior do que o termopar do tipo E.

(D) na faixa de 600 ºC a 1200 ºC, a sensibilidade do termopar do tipo K é maior do que a sensibilidade do termopar do tipo N.

(E) dos três tipos de termopares, o do tipo N é o que apresenta maior sensibilidade.


UNESP 2023 - QUESTÃO 77
Em um dia de treinamento, dois amigos, Alberto e Bernardo, decidem dar voltas consecutivas em um circuito de 1000 m de comprimento, partindo simultaneamente de um mesmo ponto, porém movendo-se em sentidos opostos.

Alberto caminha no sentido horário e Bernardo corre no sentido anti-horário com velocidade três vezes maior do que a de Alberto. Os dois mantêm suas velocidades escalares constantes.

Bernardo

Após o início desse treinamento, no instante em que ocorrer o terceiro encontro entre os dois, Alberto e Bernardo terão percorrido, respectivamente,

(A) 250 m e 750 m.
(B) 1250 m e 3750 m.
(C) 1000 m e 3000 m.
(D) 750 m e 2250 m.
(E) 500 m e 1500 m.


UNESP 2023 - QUESTÃO 78
Funcionários de um mercado utilizam um dinamômetro funcionando como uma balança. Esse instrumento é constituído por uma mola ideal vertical e por um prato horizontal de massa 200 g, preso, em repouso, na extremidade inferior dessa mola por cabos de massas desprezíveis.

Ao utilizar esse dinamômetro, um funcionário deixa um pacote de café cair verticalmente, a partir do repouso, no centro do prato, de uma altura de 45 cm em relação a ele, conforme a figura. O pacote colide inelasticamente com o prato, e o conjunto começa a oscilar na direção vertical, apresentando uma velocidade de 2 m/s imediatamente após a colisão.

Ao utilizar esse dinamômetro, um funcionário deixa um pacote de café cair verticalmente, a partir do repouso, no centro do prato, de uma altura de 45 cm em relação a ele, conforme a figura

Considerando que o conjunto constituído pelo prato e pelo pacote de café seja isolado de forças externas nessa colisão, que g seja igual a 10 m/s² e desprezando a resistência do ar, a massa do pacote de café é de

(A) 300 g.
(B) 500 g.
(C) 600 g.
(D) 200 g.
(E) 400 g.


UNESP 2023 - QUESTÃO 79
O gráfico representa a frequência média de oscilação (f) das pernas de um animal em função do comprimento de suas pernas (L), quando ele caminha de forma natural. Esse mesmo gráfico pode ser utilizado para uma pessoa caminhando nas mesmas condições.

O gráfico representa a frequência média de oscilação (f) das pernas de um animal em função do comprimento de suas pernas (L), quando ele caminha de forma natural. Esse mesmo gráfico pode ser utilizado para uma pessoa caminhando nas mesmas condições.

Considere uma pessoa adulta de 80 kg, cujas pernas medem 1 m, caminhando em um parque sobre uma superfície plana e horizontal, com velocidade escalar constante. Se, em determinado trecho dessa caminhada, para cada passo dado essa pessoa deslocar-se 90 cm, sua energia cinética será de

(A) 40,0 J.
(B) 32,4 J.
(C) 64,8 J.
(D) 36,0 J.
(E) 16,2 J.


UNESP 2023 - QUESTÃO 80
Um raio de luz monocromática, propagando-se pelo ar, incide sobre um líquido em equilíbrio contido em um recipiente, é refratado e passa a propagar-se por esse líquido em uma direção inclinada de um ângulo α em relação à superfície do líquido, conforme a figura.

Líquido

A tabela apresenta cinco líquidos que podem estar no interior desse recipiente e seus respectivos índices de refração absolutos.

Gráfico Líquido

Dos líquidos apresentados na tabela, aquele para o qual o ângulo α assume o menor valor possui fórmula estrutural:



UNESP 2023 - QUESTÃO 81
Nos instrumentos musicais de corda, as cordas apresentam diferentes espessuras e diferentes densidades lineares de massa, para que aquelas que emitem sons mais graves não precisem ser muito longas, o que inviabilizaria a construção do instrumento.

Detalhes das cordas de um violoncelo

Detalhes das cordas de um violoncelo

Para ilustrar o fato de que cordas que emitem sons mais graves precisariam ser muito longas, considere duas cordas, 1 e 2, ambas com extremidades fixas, que apresentem espessuras iguais, mesma densidade linear de massa e que estejam submetidas à mesma força de tração.

corda

Quando essas cordas vibram em seus modos fundamentais, a frequência da onda sonora emitida pela corda 1 é 150 vezes maior do que a frequência da onda sonora emitida pela corda 2. Sabendo que a corda 1 mede L1 = 5 cm, o comprimento L2 da corda 2 deve ser de

(A) 7,5 m.
(B) 8,0 m.
(C) 5,0 m.
(D) 2,5 m.
(E) 1,5 m.


UNESP 2023 - QUESTÃO 82
Um circuito elétrico é constituído por um gerador ideal de força eletromotriz E, um amperímetro também ideal (A) e dois resistores ôhmicos de resistências R1 e R2, conforme a figura.

O gráfico abaixo do circuito representa a variação do potencial elétrico (V) ao longo dos pontos do ramo PZ que contém os dois resistores, adotando o potencial do ponto P como sendo nulo.

Um circuito elétrico é constituído por um gerador ideal de força eletromotriz E, um amperímetro também ideal (A) e dois resistores ôhmicos de resistências R1 e R2, conforme a figura.

Sabendo que o amperímetro indica 2 A, as resistências R1 e R2 são, respectivamente, iguais a

(A) 20 Ω e 10 Ω.
(B) 30 Ω e 10 Ω.
(C) 35 Ω e 5 Ω.
(D) 25 Ω e 15 Ω.
(E) 20 Ω e 15 Ω.


UNESP 2023 - QUESTÃO 83
Em um município, a conta de água residencial é composta por um valor fixo de R$ 4,00 somado a um valor variável, de acordo com o consumo de água da residência.

O valor variável é composto da seguinte forma: M reais por m³ de água até o consumo de 12 m³ e N reais por m³ de água que exceda 12 m³. O gráfico descreve a composição do valor da conta de água residencial nesse município.

gráfico

A análise dessas informações permite concluir que os valores, em reais, de M e N são, respectivamente,

(A) 2 e 10.
(B) 3 e 9.
(C) 3 e 8.
(D) 2 e 8.
(E) 3 e 10.


UNESP 2023 - QUESTÃO 84
Examine os dados comparativos simplificados entre Júpiter, Terra e Sol, considerando-se modelos esféricos e movimentos circulares dos planetas em torno do Sol.


Se as medidas do raio da Terra e de  são, respectivamente, iguais a x e y quilômetros, a menor distância, em quilômetros, entre os centros de Júpiter e da Terra será igual a

(A) 12x + 4,2y
(B) 12x + 6,2y
(C) 12x + 5,2y
(D) 9x + 6,2y
(E) 10x + 4,2y


UNESP 2023 - QUESTÃO 85
Considere o trecho da notícia veiculada no Reino Unido.

A YouGov survey of more than 16,000 adults found that of the 40% of people who asked for a pay rise, just over a quarter succeeded.
(www.theguardian.com, 03.04.2022.)

De acordo com os dados da notícia, do total de entrevistados, aqueles que conseguiram aumento salarial representam

(A) 4%.
(B) 25%.
(C) 10%.
(D) 1,6%.
(E) 15%.


UNESP 2023 - QUESTÃO 86
Na figura, BELO é um losango com vértices E e O nos lados   e , respectivamente, do retângulo BALU. A diagonal  de BALU forma um ângulo de 30º com o lado , como mostra a figura.

Imagem

Se a medida do lado do losango BELO é igual a 2 cm, a área do retângulo BALU será igual a:



UNESP 2023 - QUESTÃO 87
Observe a figura, formada por um triângulo PQR inscrito em uma circunferência de diâmetro PR = 10 m, em que PQ = 6 m. Uma partícula se move sobre a linha contínua, iniciando seu movimento em P, passando por Q, depois por R e, finalmente, voltando a P, como mostram as setas sobre a trajetória.

gráfico

A partícula parte de P com velocidade inicial de 8 m/s, e o módulo de sua velocidade aumenta uniformemente ao longo da trajetória, até chegar novamente em P, com velocidade de 10 m/s. Adotando p = 3, o módulo da aceleração escalar dessa partícula ao longo de todo seu percurso é de:



UNESP 2023 - QUESTÃO 88
O alumínio é um metal valorizado por ter baixa densidade e baixa temperatura de fusão, o que o torna ideal para a fabricação de embalagens baratas, resistentes e de fácil reciclagem, além de amplo uso na fabricação de veículos.

O gráfico mostra um comparativo de cinco metais, incluindo o alumínio, para cinco propriedades.


Considerando-se que em determinado projeto industrial são desejáveis os menores valores possíveis das propriedades 1 e 4 e os maiores valores possíveis das propriedades 2, 3 e 5, dos cinco metais comparados, o alumínio é o mais vantajoso

(A) nas propriedades 1 e 4, apenas.

(B) nas propriedades 3 e 4, apenas.

(C) na propriedade 4, apenas.

(D) na propriedade 1, apenas.

(E) na propriedade 3, apenas.


UNESP 2023 - QUESTÃO 89
De um paralelepípedo reto-retângulo de dimensões 20 cm por 6√2 cm por 6√2 cm serão retirados dois cubos, cujos lados medem x cm. Esses cubos têm três arestas contidas em três arestas do paralelepípedo e uma das faces contida em uma mesma face quadrada do paralelepípedo.

figura

Ao adotar o valor máximo para x, o volume do prisma remanescente, após a retirada dos cubos, será igual a:

(A) 36(40 - 3√2) cm³

(B) 108(10 - √2) cm³

(C) 30(9 - √2) cm³

(D) 36(10 - 3√2) cm³

(E) 30(10 - 3√2) cm³


UNESP 2023 - QUESTÃO 90
A tabela indica o chaveamento de 8 times que chegaram às quartas de final de um torneio de futebol. Nos jogos de quartas de final, as porcentagens ao lado de cada time indicam sua probabilidade de seguir adiante no torneio. Nos jogos da semifinal, as probabilidades de cada time dos grupos E e F são iguais a 50%.

Nos jogos da semifinal, as probabilidades de cada time dos grupos E e F são iguais a 50%.

Qual é a probabilidade de o time 1 disputar a final desse torneio contra os times 5 ou 7?

(A) 16,25%
(B) 14,25%
(C) 15,75%
(D) 15,50%
(E) 12,50%


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humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,351,eleicoes,1,enade,402,enare,1,encceja,44,enem,97,enfermagem,21,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,352,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,9,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,3,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,3,gestão da qualidade,1,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão de recursos humanos,1,gestão financeira,4,gestao hospitalar,4,gestão pública,2,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,161,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,4,procurador,2,professor,18,pronatec,3,prouni,5,prova da cebraspe,1,prova da ebserh,1,prova de enfermagem,1,provas,1458,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,13,provas cnu,23,provas concurso,305,provas da univesp,2,provas enade,401,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,37,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,13,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,5,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,3,provas nível médio,26,provas nível superior,158,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,10,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,12,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,2,psicologia,38,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,120,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2891,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da 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biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,10411,questão de conhecimento específico,20,questão de conhecimento geral,30,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3986,questão de direito administrativo,325,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,296,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,157,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,382,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1757,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,135,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2279,questão de informática,242,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,361,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,125,questão de matemática,4488,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2810,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5396,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,467,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,264,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,129,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,160,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,135,questão de vestibular,29977,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,642,questão do enade,8877,questão do enare,50,questão do encceja,1141,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,886,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,224,questão gastronomia,80,questão gestao comercial,80,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,81,questão gestão pública,79,questão gestão recursos humanos,25,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,130,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão processos gerenciais,27,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em comércio exterior,27,questão tecnologia em design de interiores,27,questão tecnologia em design de moda,27,questão tecnologia em design gráfico,27,questão tecnologia em logística,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em marketing,26,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,81,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão 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paradidáticos,1,trechos,1,turismo,7,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,943,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
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INDAGAÇÃO: Prova UNESP 2023 (1ª fase) com Gabarito e Resolução
Prova UNESP 2023 (1ª fase) com Gabarito e Resolução
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INDAGAÇÃO
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