Questões sobre Comportamento Organizacional com Gabarito QUESTÃO 01 Quando se comunica com as pessoas em seu trabalho, Maria seleciona e org...
Questões sobre Comportamento Organizacional com Gabarito
QUESTÃO 01
Quando se comunica com as pessoas em seu trabalho, Maria seleciona e organiza o que ouve a partir dos seus padrões de referência. Logo, as suas influências sociais e culturais interferem na forma como se comunica, ocasionando uma barreira regularmente conhecida neste processo, que é a:
(A) Mensagem.
(B) Comunicação ascendente.
(C) Retroação.
(D) Percepção seletiva.
(E) Comunicação descendente.
QUESTÃO 02
São consideradas diretrizes para um feedback construtivo:
I- reformule a mensagem com suas próprias palavras para que a pessoa perceba que você ouviu e compreendeu o que foi dito;
II- relate a situação usando exemplos genéricos, culpando-o o outro pelo erro cometido;
III- não fale em seu próprio nome, só reproduza as críticas de outros.
(A) apenas os itens I e III.
(B) apenas os itens I e II.
(C) os itens I, II e III.
(D) apenas o item I.
(E) apenas os itens II e III.
QUESTÃO 03
Liderança é uma competência que envolve a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem engajadas visando atingir os objetivos da equipe buscando o bem comum. A liderança pode ser aplicada através do uso do poder e da autoridade. Sobre esta competência, analise o caso a seguir e escolha a resposta que melhor representa a liderança de Lucas
Lucas é gestor em uma empresa de transportes. Ele lidera sua equipe de 15 colaboradores entre motoristas, assistentes administrativos e carregadores de maneira diferente. Ele acredita que a maturidade do profissional e a relevância da tarefa em que eles estão realizando deve ser levada em consideração para direcionar a sua forma de liderar. João é seu motorista mais experiente, ele é responsável e se preocupa muito com os prazos a cumprir em suas entregas. Alexandra é uma assistente administrativa muito desorganizada, vive perdendo documentos e esquece de fazer tarefas importantes, apesar de ser muito querida por todos ela ainda está aprendendo a função. Os carregadores são colaboradores terceirizados que são chamados de acordo com a demanda do trabalho.
I. Lucas aplica a liderança situacional, onde se considera que os melhores líderes são aqueles que adaptam sua liderança à tarefa, às pessoas, às metas, ao projeto em mãos e as circunstâncias gerais da organização.
II. Os quatro tipos de liderança situacional são Direção, orientação, apoio e delegação.
III. João apresenta maturidade profissional, então o estilo de liderança mais propício é o de direção.
IV. Alexandra tem baixa competência, mas alto comprometimento, então o estilo mais adequado é o de Apoio.
V. Com os carregadores não há possibilidade de aplicar nenhum estilo de liderança, uma vez que eles são colaboradores terceirizados.
Assinale a alternativa que indica os itens corretos.
(A) Somente as afirmações I e II estão corretas
(B) Somente as afirmações I, II e V estão corretas
(C) Somente as afirmativas III, IV e V estão corretas
(D) Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas
(E) As afirmativas I, II, III, IV e V estão corretas.
QUESTÃO 04
Na holocracia, a autoridade e o poder são distribuídos, empoderando as equipes e suas tomadas de decisão não apenas o gestor que ocupa uma estrutura piramidal. Nesse sentido, analise as afirmativa sobre holocracia.
I. Menos departamentos e mais círculos de equipes para as decisões.
II. Menos ordens da chefia e mais autogestão das responsabilidades.
III. Mais demora e menos agilidade no processo de decisão.
IV. Mais agilidade, mais autogestão e mais equipes.
Assinale a alternativa que indica as afirmativas corretas.
(A) I, II e IV, apenas.
(B) I e IV, apenas.
(C) I, II e III, apenas.
(D) II e III, apenas.
(E) II, III e IV, apenas.
QUESTÃO 05
Na última reunião de seu time de trabalho, Maria Tereza foi elogiada por sua postura ética. Quando lhe perguntaram que dicas ela daria aos demais colegas, Maria Tereza citou:
I- ser cortês;
II- respeitar às diferenças;
III- discriminar aqueles que fazem parte das minorias.
Está(ão) correto(s):
(A) apenas os itens I e II.
(B) apenas os itens II e III.
(C) os itens I, II e III.
(D) apenas os itens I e III.
(E) apenas o item I.
QUESTÃO 06
Alguns indicadores internos sugerem que as organizações estabeleçam planos para o desenvolvimento de suas equipes, são eles:
I- clima apático, cuja característica envolve empregados desmotivados;
II- falta de iniciativa, problemas repetidos e morosidade no trabalho;
III- ações continuamente postergadas e erros constantes.
Após a análise dos itens anteriores, pode-se dizer que:
(A) apenas os itens I e II estão corretos.
(B) apenas os itens II e III estão corretos.
(C) apenas o item I está correto.
(D) apenas os itens I e III estão corretos.
(E) todos os itens estão corretos.
QUESTÃO 07
Criar, conectar e compartilhar conhecimento é fundamental para sobreviver no ambiente de trabalho. Por tudo isto, a palavra do momento é skills ou seja, habilidades.
Sobre habilidades podemos então afirmar que:
I - Podemos considerar a ética, a inteligência emocional e social, a comunicação e a Liderança, como soft skills.
II - As soft skills são as habilidades que estão contidas no seu currículo e que foram absorvidas por você de forma estruturada através da escola, faculdade e cursos.
III - A capacidade de se adaptar a novas situações, desenvolver soluções criativas e satisfatórias para problemas e além de tudo, interagir bem com as pessoas em geral fazem parte das soft skills.
Com base nas afirmações feitas podemos concluir que:
(A) Somente a afirmação III é verdadeira
(B) As afirmações I, II e III são verdadeiras.
(C) Somente a afirmação II é verdadeira.
(D) Somente as afirmações I e III são verdadeiras.
(E) Somente as afirmações I e II são verdadeiras.
QUESTÃO 08
Se a importância do potencial humano dentro das organizações não pode ser mais questionada, deve-se procurar formas de envolver as pessoas nos projetos que são desenvolvidos. Isso, no entanto, depende:
I- da interação entre as pessoas.
II- do compartilhamento das informações e do conhecimento.
III- dos líderes, que precisam abrir espaço para o debato construtivo.
(A) os itens I, II e III.
(B) apenas os itens I e II.
(C) apenas o item II
(D) apenas o item I.
(E) apenas os itens I e III.
QUESTÃO 09
Descobrir o significado, para você, do trabalho que executa, é imprescindível - Sylvia Vergara
A citação da autora tem sentido quando se analisa os processos motivacionais, pois:
I - As motivações individuais são todas iguais.
II - Encontrar significado no trabalho ajuda a pessoa a crescer junto com a organização.
III - O significado no trabalho dá certa direção e informa os motivos pelos quais as coisas fazem sentido.
Estão corretas as alternativas:
(A) II, apenas
(B) II e III.
(C) I e II.
(D) III e IV.
(E) I e IV.
QUESTÃO 10
De acordo com a Hierarquia das Necessidades de Maslow, salário e benefícios são fatores de satisfação relacionados às necessidades de:
(A) Pertencimento
(B) Autoestima
(C) Autorrealização
(D) Afiliação
(E) Segurança
QUESTÃO 11
De acordo com Robbins (2010):
Rumores e fofocas são elementos bastantes comuns nas organizações. Em épocas de crise, então, essas práticas tornam-se ainda mais utilizadas pelos apreensivos funcionários. O medo das demissões, das reestruturações [...] leva-os a ficar extremamente preocupados e estressados [...]. Em decorrência desse clima de angústia, os rumores são criados e se espalham a uma velocidade impressionante.
As redes de rumores:
(A) Mesmo que consideradas parte integrante da organização informal, não são amplamente utilizadas para servir aos interesses pessoais daqueles que a integram.
(B) Embora façam parte da organização formal, não são consideradas como importante fonte de informação.
(C) São controladas pelos gestores porque integram o canal de comunicação formal de uma organização.
(D) São parte integrante de qualquer organização, logo, é importante manter os canais de comunicação abertos, explicando-se as decisões importantes pelos canais formais para que se reduza a ansiedade entre os empregados.
(E) Não são controladas pelos gestores, pois fazem parte do modelo de organização formal. Dessa forma, é importante retaliar o grupo que a mantém imediatamente.
QUESTÃO 12
Muito embora Ana Maria, funcionária da empresa Águas Belas, saiba que diversas barreiras podem dificultar ou distorcer a comunicação eficaz, quando comunica fatos negativos aos seus superiores, ela manipula as informações para que estes a vejam de forma mais favorável.
Logo, pode-se dizer corretamente que Ana Maria:
(A) utilização a sensação coletiva.
(B) filtra o conteúdo da mensagem.
(C) pratica a percepção seletiva.
(D) mantém a natureza da informação.
(E) escolhe os canais mais ricos para divulgar as informações
QUESTÃO 13
Existem diferentes tipos de liderança. "O líder delega totalmente as decisões ao grupo e deixa-o completamente à vontade e sem controle algum". A frase acima descreve o seguinte estilo de liderança:
(A) Liderança Liberal.
(B) Liderança Autocrática.
(C) Liderança Democrática.
(D) Liderança Burocrática.
(E) Liderança Carismática.
QUESTÃO 14
Alguns conceitos interessantes em gestão de pessoas tiveram destaque nos últimos tempos, como a vulnerabilidade dos líderes, a antifragilidade como avanço em relação à resiliência, escuta ativa, dentre outros. Entretanto, de nada valerá o líder se expor, fazer pesquisas e convocar o time para a mudança se ele não se dedicar a entender as necessidades de seu time.
Trecho retirado da Revista Exame de 13/04/2021,
disponível em: https://exame.com/blog/viviane-
martins/e-preciso-ir-alem-do-cracha/.
Sobre liderança podemos afirmar:
I. é o processo de exercer influência sobre um indivíduo ou um grupo, nos esforços para a realização de objetivo em determinada situação.
II. autocrática é aquela na qual o líder exerce sua liderança e não nega a participação aos demais liderados na escolha e/ou implementação de suas decisões.
III. democrática é aquela na qual o líder aceita e estimula a participação dos liderados na escolha de suas decisões, mas não permite a participação na implementação de suas decisões.
IV. Laissez-faire é aquela na qual o líder se afasta e deixa que os liderados ajam como bem o desejarem, decidindo por eles próprios o que devem fazer.
É correto o que consta APENAS em:
(A) II, III e IV.
(B) I, II e III.
(C) I e II.
(D) III e IV.
(E) I e IV.
QUESTÃO 15
Civilidade nada mais é do que o respeito às normas de convívio em uma comunidade e pode ser representada de várias formas, como, por exemplo:
(A) ser autêntico e expressar seus sentimentos, sejam quais forem.
(B) ter autocontrole e calma diante de situações adversas.
(C) conviver de forma desarmoniosa com pessoas cujas opiniões são diferentes das nossas.
(D) defender a ideia de uma cultura homogênea, sem miscigenação.
(E) desrespeitar as leis de trânsito para não chegar atrasado a um compromisso.
QUESTÃO 16
Para uma equipe ter um bom desempenho, é importante que:
I- se conheça a opinião de cada um dos seus integrantes sobre determinado assunto;
II- seus membros possam avaliar as divergências existentes, criando-se espaços destinados aos debates construtivos;
III- se oculte as opiniões contrárias com o objetivo de se evitar o conflito.
Está(ão) correto(s):
(A) apenas os itens I e III.
(B) os itens I, II e III.
(C) apenas os itens I e II.
(D) apenas os itens II e III.
(E) apenas o item I.
QUESTÃO 17
O mundo do trabalho contemporâneo apresenta uma tendência a contratação de brain workers (profissionais do conhecimento), que possuem um importante papel na sociedade que ora vivemos. A relação de trabalho contemporânea é marcada por alguns aspectos, dentre eles:
(A) Processos rígidos de trabalho.
(B) Pessoas comprometidas com objetivos meramente pessoais.
(C) Pontualidade.
(D) Desenvolvimento pessoal contínuo.
(E) Liberdade controlada.
QUESTÃO 18
Neste mundo de mudanças tão rápidas, em que a Indústria 4.0 nos convida a repensar a maneira de se desenvolver negócios, com a participação de todos, usando a tecnologia digital por meio da inteligência artificial, robótica, computação em nuvem ou internet das coisas, compreender a organização como um sistema aberto é o que permitirá ao gestor lidar com esta economia sem fronteiras, alta competitividade, interdependência dos fenômenos, diversidade nos locais de trabalho e a mudança de paradigmas que ocorre a todo instante. Este é o chamado mundo V.U.C.A (sigla em inglês) que ora se apresenta.
Esta sigla V.U.C.A. está mencionado o significado de que?
(A) Visão, Metas, Concorrência, Aprendizado.
(B) Variação, Sistema, Características, Adaptação.
(C) Volatilidade, Incerteza, Complexidade, Ambiguidade.
(D) Velocidade, Participação, Concorrência, Análise.
(E) Volume, Análise, Capacidade, Atividade.
QUESTÃO 19
Sabe-se que muito embora a motivação seja considerada um aspecto intrínseco, alguns fatores podem ser aplicados ao desenho do trabalho individual em busca do aumento da produtividade e satisfação do empregado. Um deles é:
(A) A redução das responsabilidades do empregado no cargo em que ocupa.
(B) O reconhecimento das necessidades de segurança, que se relacionam com o desenvolvimento máximo do potencial de cada empregado.
(C) a autonomia para executar as atividades, que é uma das necessidades de segurança do empregado.
(D) A manutenção sistemática das atividades, uma vez que as pessoas preferem não mudar a natureza das tarefas que executam.
(E) A expansão do cargo por intermédio de novas tarefas para aumentar o desafio das pessoas.
QUESTÃO 20
As organizações contemporâneas buscam adaptar suas estruturas e rotinas às necessidades motivacionais dos indivíduos. Algumas das estratégias que podem ajudar nesse processo são:
I. Participação dos colaboradores nos processos decisórios.
II. Recompensas essencialmente materiais.
III. Centralização do poder.
IV. Comunicação transparente.
Está(ão) correto(s):
(A) I, II e IV, apenas.
(B) III e IV, apenas.
(C) I, II, III, apenas.
(D) I e IV, apenas.
(E) I e II, apenas.
QUESTÃO 21
Sabe-se que pessoas motivadas são criativas, envolvem-se na solução de problemas, aproveitam as oportunidades, enfrentam desafios e apresentam melhores resultados.
Não restam dúvidas de que o comportamento dos gerentes favorece esse processo motivacional, tornando-as, assim, mais produtivas. No entanto, de forma contrária, existem momentos em que o comportamento dos gerentes passar a ser desfavorável, especialmente, quando eles:
(A) solicitam ideias e opiniões que, uma vez irrelevantes, devem ser descartadas sem explicação para não ferir a autoestima dos empregados.
(B) compartilham autoridade e delegam maiores responsabilidades.
(C) ouvem os empregados para descobrir quais são suas maiores necessidades.
(D) são sinceros no ato do reconhecimento, uma vez que elogios falsos e forçados são fáceis de perceber e, geralmente, fazem mais mal do que bem.
(E) atribuem às pessoas atividades alinhadas às competências que possuem.
QUESTÃO 22
Quando Maria analisou o sistema de comunicação existente entre os integrantes do local em que trabalha, ela detectou alguns pontos cuja correção se faz necessária. São eles:
I- nos momentos de discussão, é notória a presença de julgamento pessoal entre os colegas;
II- inexistência de feedback em qualquer mensagem;
III- uso excessivo de rótulos pessoais.
Está(ão) correto(s) o(s) item(ns):
(A) I e II, apenas
(B) II e III, apenas.
(C) I, II e III.
(D) I, apenas
(E) II, apenas
QUESTÃO 23
Hoje em dia, valoriza-se bastante a comunicação ascendente no ambiente organizacional interno. Isto ocorre, pois:
(A) a gestão conta com este tipo de comunicação para obter ideias de como pode melhorar processos internos.
(B) os líderes devem estabelecer os processos e comunicá-los às suas equipes de trabalho.
(C) manuais de procedimentos são essenciais para o bom funcionamento das atividades laborais diárias nas equipes.
(D) os líderes tomam decisões diariamente e precisam comunicá-las às suas equipes de trabalho.
(E) os pares de trabalho, que atuam no mesmo nível organizacional, precisam se comunicar abertamente sobre os processos internos.
QUESTÃO 24
Muitos cientistas, especialmente pesquisadores de psicologia, sociologia e ciências políticas têm estudado de forma sistematizada e científica o processo de liderança dentro das organizações.
Na literatura atual, observa-se uma preocupação acentuada no conceito de Liderança de alta performance que requer, para o seu exercício, as seguintes atitudes:
I- ser um catalizador de talentos, direcionando-os para um propósito;
II- tenha um discurso que não necessariamente precisa estar alinhado às suas práticas;
III- ser flexível, adotando comportamentos diferentes conforme a situação.
É correto o que se afirma em:
(A) I, apenas
(B) II e III, apenas.
(C) III, apenas
(D) I e III, apenas.
(E) I, II e III.
QUESTÃO 25
A liderança situacional tem como pressuposto a análise do comportamento dos liderados sob a perspectiva de algumas variáveis. São elas:
I. Maturidade
II. Experiência
III. Autonomia
IV. Faixa etária
É correto o que se afirma em:
(A) I e IV apenas.
(B) I, II, III e IV.
(C) I, II e IV.
(D) II e III apenas.
(E) I, II e III.
QUESTÃO 25
Equipes de alto desempenho são aquelas que superam os padrões e limites convencionais, surpreendendo pelos resultados que conseguem obter. Em seu desenvolvimento, busca-se:
(A) O intercâmbio e a complementariedade de conhecimentos e habilidades voltados à geração de resultados extraordinários.
(B) Um forte sentimento de exclusão, em que todos mostram fiéis aos princípios e valores que permeiam a equipe
(C) Um contínuo aperfeiçoamento, o que pressupõe monitoramento constante para garantir a curva descendente de desempenho.
(D) O comprometimento desacelerado dos membros da equipe com os seus colegas.
(E) Uma competição interna, pois sem competição os resultados são baixos.
QUESTÃO 26
Nada do que foi será
De novo do jeito que já foi um dia
Tudo passa, tudo sempre passará
A vida vem em ondas como o mar
Num indo e vindo infinito
Tudo que se vê não é
Igual ao que a gente viu há um segundo
Tudo muda o tempo todo no mundo ...
Lulu Santos e Nelson Motta
A canção Como uma onda retrata uma das características do mundo contemporâneo: a velocidade com que as mudanças ocorrem. Tal característica exige que se busque desenvolver práticas para atender a evolução contínua das empresas, transformando-as em organizações que aprendem, cujo modelo requer alguns pressupostos; são eles:
I- a conscientização dos indivíduos em relação ao seu processo de autoconhecimento.
II- pessoas dispostas ao aprendizado, comprometidas com a construção de um ambiente saudável de trabalho.
III- a sensibilização das pessoas para que adotem atitudes conservadoras.
Está(ão) correto(s):
(A) os itens I, II e III.
(B) apenas o item I.
(C) apenas os itens II e III
(D) apenas os itens I e II.
(E) apenas os itens II e III.
QUESTÃO 27
A discussão sobre a inter-relação entre aprendizagem e organização não é recente. Exige-se cada vez mais das empresas uma postura voltada à ação e reflexão de suas práticas e a melhoria contínua de seus processos. Inúmeros são os imperativos que se fazem necessários para a transformação de empresas tradicionais em modelos de organizações de aprendizagem. Para isso, é preciso:
(A) a construção de uma cultura que tenha como característica a punição quando se erra.
(B) o estímulo à aprendizagem em circuito simples, condição que leva ao questionamento dos padrões vigentes.
(C) posturas autocráticas em relação às decisões, processos e resultados
(D) o autoconhecimento, que promove a clarificação dos objetivos individuais e o fortalecimento das competências.
(E) uma postura passiva entre os empregados para que não se abra espaço à discussão.
QUESTÃO 28
Leia o texto a seguir:
Basicamente, ética é o comportamento individual e refletido de uma pessoa com base em um código de ética ou de conduta que deve ter aplicabilidade geral. É chamado de ética o campo da Filosofia que se dedica a entender e a refletir as ações humanas (ações morais) e a classificá-las enquanto certas ou erradas.
Em 2013, foi promulgada a Lei nº 12.846 (também conhecida como Lei Anticorrupção), que fornece instruções para efetivar a responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas que praticarem atos contra a administração pública, nacional ou estrangeira.
Disponível em https://brasilescola.uol.com.br/filosofia/diferenca-entre-etica-moral.htm.
A partir do século XVIII, contribuíram com seus estudos sobre ética e moral:
(A) Epicuro.
(B) Aristóteles.
(C) Sócrates.
(D) Marx.
(E) Platão.
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