Questões sobre Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional com Gabarito QUESTÃO 01 Cientista ensina como ter sucesso no trabalho ao cont...
Questões sobre Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional com Gabarito
QUESTÃO 01
Cientista ensina como ter sucesso no trabalho ao controlar distração digital
Não há dúvidas de que as redes sociais e outras ferramentas [aviso de mensagem no WhatsApp] de comunicação digital facilitem a vida moderna. O problema é que ascensão e a onipresença dessas ferramentas [alerta de marcação em foto no Facebook] transformou em cacos a atenção de trabalhadores.
Quem afirma isso é o americano Cal Newport, cientista que estuda o impacto da tecnologia no trabalho. Seguindo a tendência das chamadas filosofias "_____", de tentar isolar as distrações da vida moderna, ele criou o "____________" (trabalho profundo, em tradução livre). [...]
Newport afirma que as redes sociais e a tendência geral à hiperconectividade estão prejudicando carreiras e impedindo o sucesso e a excelência profissional.
De modo geral, o cientista da computação diz que atividades superficiais na internet, como checar e-mails constantemente ou ver as atualizações na ________ de uma das inúmeras redes sociais existentes, tomam um tempo excessivamente grande em troca de muito pouco.
Segundo Newport, a tentativa de fazer muitas coisas ao mesmo tempo leva a um trabalho com menor valor agregado e facilmente replicável. Ele chama isso de "shallow work" (trabalho superficial).
Do outro lado, o "___________" seria a realização de atividades profissionais em estado de concentração, o que levaria as capacidades cognitivas ao limite e, consequentemente, produziria conhecimento, valor e resultados dificilmente replicáveis.
Uma das bases do pensamento de Newport é a questão da atenção residual. Segundo ele, à medida que alternamos entre atividades, uma parcela de nossa atenção permanece na tarefa original.
A ideia é partilhada por Dora Góes, psicóloga do Programa de Dependências Tecnológicas do Hospital das Clínicas da USP. "Essa história de cérebro multitarefa não existe. Se estou fazendo várias coisas, haverá foco maior em uma delas e as outras ficarão deficitárias. Mas achamos que damos conta".
O resultado disso, tanto para a psicóloga quanto para Newport, é uma menor capacidade para aprender novas coisas. "Isso interfere na nossa memória a longo prazo, na nossa concentração", afirma Góes. "A mente que está agitada entre um aplicativo e outro é muito diferente de uma que está concentrada lendo um texto mais profundo". [...]
(Folha de S. Paulo, 10 jan. 2017. Adaptado)
Assinale a alternativa em que as palavras preenchem as lacunas de forma satisfatória:
(A) Trabalho, deepwork, linha, deep work.
(B) Deep, deep work, timeline, trabalho.
(C) Deep, trabalho, linha, trabalho.
(D) Deep, trabalho, linha, timeline.
(E) Deep, deep work, timeline, deep work.
QUESTÃO 02
Uma das recomendações dadas por grandes CEOs pela história é a capacidade de delegar suas tarefas a subordinados. Para que essa delegação seja bem sucedida é necessário que a pessoa que receberá as tarefas delegas sejam, entro outras características:
(A) Reconhecíveis e tenham a intensão e condições de realizar as atividades.
(B) Confiáveis e tenham a capacidade e condições de realizar as atividades.
(C) Confortáveis e tenham a capacidade e condições de realizar as atividades.
(D) Negociáveis e tenham a intenção e condições de realizar as atividades.
(E) Aceitáveis e tenham a capacidade e condições de realizar as atividades.
QUESTÃO 03
Existem vários setores no mercado em relação aos produtos comercializados. Indique a afirmação incorreta em relação a eles:
(A) Uma loja de sapatos é parte do setor terciário.
(B) O setor primário é o mais antigo e tradicional.
(C) O setor de serviços é complementar ao setor primário e secundário.
(D) O fornecimento de luz faz parte do setor secundário.
(E) O setor secundário é o que mais emprega no Brasil.
QUESTÃO 04
As transformações tecnológicas e sociais determinaram as grandes mudanças no mercado de trabalho ao longo da história. Indique qual afirmação é incorreta em relação a esse processo:
(A) Na maior parte da história da humanidade, o trabalho esteve focado no setor primário.
(B) A indústria 4.0 está vinculada à globalização.
(C) A Era do Conhecimento implica uma valorização da educação.
(D) Na Primeira Revolução Industrial a força física era a principal fonte produtiva.
(E) A figura do empregado se consolida na Segunda Revolução Industrial.
QUESTÃO 05
Hoje, em nosso sistema financeiro nacional, existem diversos tipos e meios de pagamento disponíveis para o cidadão.
Cada tipo de meio de pagamento oferece vantagens e desvantagens. O meio de pagamento eletrônico que oferece como vantagem a inexistência de custos, a transferência instantânea dos valores e a inexistência de restrição de horário para utilização é:
(A) Cartão de crédito.
(B) Cartão de débito.
(C) DOC/TED.
(D) PIX.
(E) Pagamento com transferência de direitos.
QUESTÃO 06
"Forças naturais dentro de nós são as verdadeiras curas para as doenças". Essa é outra frase de Hipócrates, e a partir dela podemos entender que
(A) o corpo tem sistemas, como o imunológico, que se estimulados com exercício, por exemplo, são capazes de prevenir e mesmo curar doenças.
(B) Hipócrates emitiu essa opinião simplesmente com base em suas crenças e não lastreado em observações de inúmeros pacientes.
(C) os alimentos são o principal fator para curar as doenças.
(D) o médico grego defendia que consumir gorduras na dieta era uma forma de ser mais saudável.
(E) basta nos mantermos longe de acidentes que nossa saúde se manterá independentemente do que fizermos.
QUESTÃO 07
Escrever - de preferência à mão - é uma das melhores formas de guardar uma informação no cérebro. Por isso, embora a leitura de textos teóricos seja importante, também é obrigatório elaborar um resumo do conteúdo com as suas próprias palavras, afirma o professor Nestor Távora, da LFG Concursos.
GASPARINI, Claudia. 6 técnicas de estudo poderosas
para concursos públicos. Exame - Revista Eletrônica.
Disponível em: https://exame.com/ciencia/6-tecnicas-de-estudo-
poderosas-para-concursos-publicos/. Acesso em: 8 Mar. 2021.
O uso de técnicas de estudo é importante para organizar o aprendizado dos conteúdos. Assinale a alternativa que contém uma técnica de estudo.
(A) Mapa mental.
(B) Elaborar um artigo.
(C) Memorização.
(D) Repetição.
(E) Decorar o conteúdo aprendido.
QUESTÃO 08
Administrar o tempo de forma adequada constitui-se em uma necessidade do século XXI. Entretanto, especialistas afirmam que boa parte da população organiza de forma inadequada seus horários e compromissos. Não é raro que tarefas cujo prazo está distante ou que não possuem um prazo definido sejam negligenciadas pelos indivíduos.
Uma das razões para isso é a tendência a dedicarmos maior atenção para atividades mais simples e com mais vantagens em curto prazo do que para outras, mais complexas e com benefícios obtidos somente a longo prazo. Dessa forma, organizar as responsabilidades imediatas e conciliar o tempo com os planos futuros é um desafio enfrentado por muitos adultos na atualidade.
OLIVEIRA, Clarissa Tochetto de; CARLOTTO, Rodrigo Carvalho;
TEIXEIRA, Marco Antônio Pereira; et al. Oficinas de Gestão do
Tempo com Estudantes Universitários. Psicologia: Ciência e
Profissão, v. 36, n. 1, p. 224-233, 2016. Disponível em:
https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-98932016000100224
&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 8 Mar. 2021.
Considerando o texto acima, assinale a alternativa correta.
(A) Atividades de curto prazo são sempre mais fáceis de fazer, por isso ignoramos as demais atividades de médio e longo prazo.
(B) Administrar o tempo pode ou não auxiliar na produtividade.
(C) O gerenciamento de tempo é um problema que não existe no século XXI.
(D) No século XXI a tendência é não ignorar nenhuma tarefa, independente de seu prazo.
(E) Administrar o tempo ajuda a organizar sua rotina, aumentando sua produtividade.
QUESTÃO 09
A área multidisciplinar de conhecimento que analisa o sistema nervoso para entender as bases biológicas do comportamento é chamada de
(A) Neuropsicologia.
(B) Neurociência.
(C) Neuroanatomia.
(D) Neurofisiologia.
(E) Neurologia.
QUESTÃO 10
O mapa conceitual ou mental é um recurso útil nos estudos e no processo de aprendizagem porque
(A) corresponde a uma exaustiva descrição de todos os pontos estudados.
(B) contribui para representar conceitos e organizar o conhecimento.
(C) desfaz as relações e ligações entre conceitos e aspectos do conteúdo estudado.
(D) representa graficamente conceitos de forma isolada.
(E) ajuda a ter uma visão compartimentada e isolada de cada ponto estudado.
QUESTÃO 11
As reuniões são um dos momentos em que mais se perde tempo dentro do mundo corporativo. Diversos estudos apontam que esses desperdícios poderiam ser evitados com medidas simples. Muitas empresas têm adotado uma série de atitudes para reduzir esse desperdício de tempo. Assinale a alternativa que aponta exemplos de atitudes que provocam uma diminuição na perda de tempo em reuniões.
(A) Fazer reuniões com grandes introduções e apresentações; Fazer reuniões em pé, sem cadeiras.
(B) Fazer reuniões em pé, sem cadeiras; Fazer reuniões focadas e centrada nas discussões dos assunto.
(C) Fazer reuniões em pé, sem cadeiras; Fazer reuniões com apresentações centradas em power point.
(D) Procurar estender a reunião ao máximo, utilizando apresentações detalhadas; Fazer reuniões em pé, sem cadeiras.
(E) Fazer reuniões com grandes coffee-breaks; Fazer reuniões com apresentações centradas em power point.
QUESTÃO 12
(CESGRANRIO 2016) Uma das ferramentas de administração mais utilizadas é a matriz urgente-importante, também conhecida como matriz de Eisenhower. Um profissional de secretariado pode utilizar essa matriz para determinar quais tarefas devem ser feitas primeiramente. A prioridade é dada com base na análise dos graus de urgência e de importância de cada tarefa, sendo que o conceito de importância está associado à(ao)
(A) quantidade de pessoas envolvidas na realização da tarefa.
(B) contribuição de tal tarefa para o alcance de objetivos.
(C) custo financeiro envolvido na realização da tarefa.
(D) tempo em que tarefa está esperando para ser realizada.
(E) prazo para realização da tarefa.
QUESTÃO 13
Em relação aos eixos do conhecimento para a empregabilidade, assinale a afirmação correta:
(A) O networking faz parte do conhecimento do que.
(B) A empregabilidade depende de nosso autoconhecimento.
(C) O capital social é um dos elementos do conhecimento do quem.
(D) O conhecimento do porquê é o mais importante dos eixos.
(E) Ter um título de inglês tem a ver com o conhecimento do como.
QUESTÃO 14
Definir etapas de desenvolvimento da carreira tem limitações pois
(A) não é todo o mundo que completa sua carreira profissional.
(B) depende, entre outros fatores, das exigências físicas de cada ocupação.
(C) não são todas as pessoas vivem até chegar à aposentadoria.
(D) está condicionado pelas estruturas econômicas de cada país ou região.
(E) depende, entre outros fatores, das decisões pessoais de cada um.
QUESTÃO 15
João Maria da Silva é um trabalhador, todo final do mês ele reclama que seu dinheiro não dá para suprir as necessidades das despesas da casa. Uma boa maneira de resolver essa situação é realizar diagnóstico sobre as receitas e despesas. É preciso saber quanto e quais são essas despesas que estão compromentando a saúde financeira.
Nesse sentido o plano de contas doméstica se faz necessário, dessa forma as contas são compostas por receitas e despesas que são termos que fazem parte da base da Educação Financeira.
Assinale a alternativa que representa uma Receita e Despesa, respectivamente:
(A) Pagamento da conta de energia e pagamento do carro
(B) Pagamento da conta de energia e pagamento do aluguel
(C) Recebimento de aluguel e pagamento de aluguel
(D) Recebimento de Salário e restituição do imposto de renda
(E) Pagamento da prestação da casa e pagamento de aluguel
QUESTÃO 16
Os estilos de aprendizagem estão relacionados com
(A) a predisposição do aluno em relação a determinada estratégia de aprendizagem para com as tarefas em geral.
(B) a predisposição do aluno em relação a determinada estratégia de aprendizagem para com uma tarefa específica.
(C) a decisão do aluno em relação a um método de estudo específico de acordo com suas limitações cognitivas.
(D) hábitos e comportamentos de estudo impostos pela escola ou universidade para obtenção de alta performance.
(E) a abertura do aluno em relação a qualquer estratégia de aprendizagem, mas limitada a objetivos apenas de longo prazo.
QUESTÃO 17
O estudo desenvolvido por Howard Gardner nos permite identificar alguns tipos de inteligência. Assim, marque a alternativa em que uma implicação desse estudo na aprendizagem é adequadamente apresentada.
(A) Se percebemos fragilidades e grande dificuldade em alguma capacidade ou tipo de inteligência, o correto é estudarmos apenas as disciplinas ou os conteúdos que mobilizam o tipo de inteligência em que somos mais fortes.
(B) Ao perceber um baixo desenvolvimento em determinado tipo de inteligência, a melhor estratégia de aprendizagem é ignorar as demais capacidades e focar exclusivamente naquilo que vamos mal.
(C) Cada estudante deve se desenvolver naquela capacidade em que tem melhor resultado, pois tanto na vida acadêmica quanto profissional não temos como aprender ou nos motivar com a identificação de nossas fragilidades.
(D) Em um curso no Ensino Superior, o mais comum é trabalharmos apenas com um tipo de inteligência, assim, após identificarmos esse tipo de inteligência, podemos deixar de lado as demais capacidades ou inteligências.
(E) Devemos desenvolver diferentes tipos de inteligência e, inclusive, nos valer daquelas capacidades em que vamos bem para nos animar ou motivar a lidar com capacidades ou inteligências em que vamos muito mal.
QUESTÃO 18
Juliana, aluna do primeiro ano de um curso de Administração de Empresas, embora tivesse dificuldades nas atividades que exigiam leitura e interpretação de textos teóricos, chamava atenção sua facilidade para lidar com conteúdos que demandavam categorização, classificação, inferência, cálculo e confirmação de hipóteses.
A partir da abordagem de Gardner sobre a inteligência, a situação de Juliana sugere o desenvolvimento maior de qual tipo de inteligência?
(A) Inteligência existencial.
(B) Inteligência musical.
(C) Inteligência sensório motora.
(D) Inteligência adaptativa.
(E) Inteligência lógico-matemática.
QUESTÃO 19
Uma importante contribuição de Fleming ao modelo VARK de estilos de aprendizagem foi a elaboração de um quadro de recursos de ensino e aprendizagem relacionados a cada estilo, e que são facilitadores da aprendizagem.
A utilização de diagramas, aulas expositivas, vídeos, projeção de slides, pesquisas na internet favorece a aprendizagem de indivíduos do estilo
(A) sinestésico.
(B) convergente.
(C) auditivo.
(D) leitura-escrita.
(E) visual.
QUESTÃO 20
(AOCP 2019) Em qualquer grande sistema, uma alta porcentagem de efeitos é causada por uma baixa porcentagem de variáveis. A qual dos princípios universais do design se refere tal afirmação?
Regra 40/70.
Regra 60/50.
Regra 100/0.
Regra 80/20.
Regra 50/50.
QUESTÃO 21
Quando dizemos "não" a uma pessoa, estamos tornando a nossa vida produtiva mais organizada. Isso acontece, pois, com menos tarefas a realizar, podemos fazê-las com mais eficiência e eficácia. Um grande autor nessa área, Josh Billings coloca que:
(A) "Metade dos problemas desta vida podem ser atribuídos a dizer 'não' muito rapidamente e não dizer "sim" cedo o suficiente".
(B) "Todos os problemas desta vida podem ser atribuídos a dizer 'não' muito rapidamente e não dizer "sim" cedo o suficiente".
(C) "Metade dos problemas desta vida podem ser atribuídos a dizer 'sim' muito rapidamente e não dizer "não" cedo o suficiente".
(D) "Todos os problemas desta vida podem ser atribuídos a dizer 'sim' muito rapidamente e não dizer "não" cedo o suficiente."
(E) "Alguns poucos problemas desta vida podem ser atribuídos a dizer 'não' muito rapidamente e não dizer "sim" cedo o suficiente".
QUESTÃO 22
Indique qual das seguintes afirmações sobre as etapas de desenvolvimento da carreira é correta:
(A) Cada uma delas dura os mesmos anos.
(B) No terceiro estágio da carreira devemos nos preparar para a aposentadoria.
(C) O estabelecimento na nossa carreira acontecerá quanto tenhamos um escritório próprio.
(D) No fim da carreira se recomenda planejar atividades de lazer para a aposentadoria.
(E) A etapa de maior sucesso é a de estabelecimento profissional.
QUESTÃO 23
A carreira proteana tem como objetivo o sucesso psicológico, que é o sucesso interno ao indivíduo. Além disso, esse tipo de carreira tem as seguintes características:
(A) É moldada mais pela organização do que pela pessoa e direcionada pelos gerentes das empresas.
(B) Apresenta a possibilidade de que a competição por vagas de emprego seja constante e leva a pessoa e concorrer todo o tempo por uma remuneração elevada.
(C) Tem como critério de sucesso a remuneração.
(D) Pode ser redirecionada por conta de necessidades pessoais e por circunstâncias ambientais e a pessoa busca por autorrealização.
(E) Tem a empresa como um elemento essencial às escolhas de carreira.
QUESTÃO 24
São comportamentos associados à saúde e à longevidade:
(A) Exercitar-se regularmente e comer poucas frutas e legumes.
(B) Assistir muitas horas de TV e dormir pouco.
(C) Uso moderado de álcool e tomar desjejum.
(D) Fumar moderadamente e se abster de álcool.
(E) Fazer refeições regulares e controlar o peso corporal.
QUESTÃO 25
"O gerenciamento de tempo no ensino superior pode contribuir para uma melhor organização das demandas (...) O autocontrole parece envolver processos de autoconhecimento, tomada de decisão e resolução de problemas. Os resultados demonstram que a interpretação analítico-comportamental sobre esse fenômeno traz contribuições relevantes para esclarecer os tipos de comportamentos requeridos para que o indivíduo seja capaz de gerir suas atividades ao longo do tempo de maneira autônoma e efetiva."
MICHELATOYOSHIY, Shimeny ; KIENEN, Nádia. Gerenciamento de tempo: uma interpretação
analítico-comportamental Revista Psicologia da Educação, v. 1, n. 47, 2018.
Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=
S1414-69752018000200008&lng=en&nrm=iso&tlng=pt . Acesso em: 8 Mar. 2021.
Sobre Gerenciamento de Tempo, assinale a alternativa correta.
(A) Listar atividades e estabelecer prioridades impedem o gerenciamento de tempo pois engessam o processo de estudo e produção.
(B) Estabelecer ordem de prioridades acaba travando o desenvolvimento do trabalho e prejudicando o gerenciamento de tempo.
(C) A organização de demandas é um processo que não ajuda nem prejudica o desempenho no gerenciamento de tempo.
(D) Estabelecer prioridades não é um comportamento desejável no gerenciamento de tempo.
(E) Autocontrole e autoconhecimento permitem organizar melhor o tempo, estabelecendo prioridades.
QUESTÃO 26
Atividades Curriculares são aquelas que desenvolvem conhecimentos e habilidades complementares ao conteúdo proposto nas disciplinas que compõem a grade curricular de um curso, podendo ser de natureza científica e/ou cultural, enriquecendo a formação pessoal e profissional do graduando.
Assinale a alternativa que contém exemplos de atividades curriculares.
(A) Atividade Acadêmica Estruturada e Iniciação Científica.
(B) Prova e Estágio Curricular Supervisionado.
(C) Trabalho de Conclusão de Curso e Projeto Acadêmico.
(D) Atividade estruturada e Simulado.
(E) Extensão e Seminário.
QUESTÃO 27
(CESGRANRIO 2014) Atualmente, as instituições financeiras oferecem aos seus clientes diversos tipos de investimentos, dentre os quais está o investimento em ações de companhias abertas que, podem ser negociadas na bolsa de valores.
A característica mais atrativa do investimento em ações é a:
(A) baixa probabilidade de perdas financeiras.
(B) isenção de imposto de renda.
(C) alta probabilidade de perdas financeiras.
(D) isenção de imposto sobre operações financeiras no ato de negociação das ações.
(E) possibilidade de ganhos superiores aos oferecidos em fundos de investimento.
COMENTÁRIOS