Prova Tecnologia em Design de Interiores ENADE 2022 com Gabarito OBS: as questões de 01 a 08 são de Formação Geral, portanto, cobradas ...
Prova Tecnologia em Design de Interiores ENADE 2022 com Gabarito
OBS: as questões de 01 a 08 são de Formação Geral, portanto, cobradas em todas as provas. Para conferir elas, basta acessar essa página.
CONHECIMENTO ESPECÍFICO
QUESTÃO 09
ENADE 2022: Muitos designers resgatam referências ao criar produtos. Da mesma forma, no design de interiores, estilos que eram proeminentes décadas atrás, como Art Déco e Art Nouveau, voltaram ao cenário do design contemporâneo. Nesse movimento, os designers reinventam estilos antigos em contextos atuais, com o uso de novos materiais e acabamentos ousados.
A seguir são apresentadas imagens da Casa Mo-tel.
Com base nas informações do texto e nas imagens da Casa Mo-tel, avalie as afirmações a seguir.
I. É possível identificar, nos ambientes apresentados, a presença do equilíbrio simétrico em suas composições.
II. Linha e plano são exemplos de elementos do design encontrados nos ambientes da Casa Mo-tel.
III. A gradação é um princípio do design evidente na composição dos ambientes da Casa Mo-tel.
IV. A estética retrô pode ser vista na utilização de formas arrojadas.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) I e III.
C) II e IV.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.
QUESTÃO 10
ENADE 2022: Uma vez definido o estudo preliminar de um projeto de interiores, o designer deve iniciar a seleção de materiais, acabamentos, móveis e acessórios, com o objetivo de desenvolver o projeto. A cor é um aspecto fundamental nessa fase, pois possui a capacidade de transmitir instantaneamente a atmosfera e o estilo, bem como de criar efeitos visuais.
O esquema cromático utilizado no projeto também pode variar radicalmente a noção de proporção em um ambiente. O ponto de partida para a compreensão da cor é o círculo cromático, criado em 1666 por Isaac Newton.
GIBBS, J.; ARDIÓNS, C. Design de interiores: guia útil para
estudantes e profissionais. Gustavo Gili, 2010 (adaptado).
Sobre as harmonias cromáticas na composição de ambientes, avalie as afirmações a seguir.
I. O uso de cores complementares gera contraste na composição, pois é feito a partir da seleção de cores opostas no círculo cromático, como o laranja e o azul.
II. Na composição com cores análogas, que é construída a partir de cores vizinhas no círculo cromático, os olhos reconhecem nas cores grande similaridade, promovendo uma leitura harmoniosa e consensual.
III. As harmonias cromáticas tríades são o equilíbrio perfeito entre três cores análogas que promovem composições sem grandes contrastes.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 11
ENADE 2022: A figura a seguir apresenta uma planta de forro, sem escala.
Com base nas informações contidas na figura, assinale a alternativa que corresponde ao corte transversal do Detalhe 1.
QUESTÃO 12
ENADE 2022: Uma tendência que vem sendo associada ao design de interiores nos últimos anos é o emprego de contêineres como espaços construídos. Seja para projetos residenciais ou institucionais, seu uso pode representar significativas mudanças em prol da redução do impacto ambiental causado pela indústria da construção, bem como o direcionamento para um morar mais ecológico.
Disponível em: https://casacor.abril.com.br/arquitetura/casa-
container-simbolo-construcao-sustentavel/.
Acesso em: 8 jun. 2022(adaptado).
Considerando o texto apresentado e os princípios de design sustentável, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. As casas contêineres são alternativas sustentáveis quando incluídos os aspectos ambientais, econômicos, sociais e culturais.
PORQUE
II. A execução de casas contêineres reduz o emprego de insumos de alto impacto ambiental, além de minimizar a geração de resíduos da construção civil que comprometeriam o meio ambiente.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 13
ENADE 2022: O designer de interiores equilibra as necessidades funcionais de um espaço comercial tanto em termos físicos quanto em relação à estética.
Para um projeto corporativo, o designer deve se basear na usabilidade, na maneira como os funcionários da empresa se relacionam e em como realizam suas atividades.
Essas relações de trabalho já vinham sofrendo mudanças, devido ao desenvolvimento da tecnologia da informação e comunicação, que foram potencializadas com a pandemia de Covid-19.
Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. Na concepção do projeto de interiores corporativos, visando à salubridade do espaço de trabalho coletivo, o designer de interiores deve considerar a ventilação natural e/ou a criação de espaços abertos sempre que possível.
II. O designer de interiores, ao elaborar um layout para um ambiente corporativo, deve prever espaços amplos com mesas grandes ou estações de trabalho que propiciem o distanciamento adequado entre os usuários.
III. Na especificação de materiais, o designer deve priorizar revestimentos de pisos, paredes e superfícies de trabalho para facilitar a higienização e durabilidade.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 14
ENADE 2022: As instalações efêmeras têm caráter temporário, o que permite o exercício do experimental e do artístico, proporcionando que os profissionais abordem temas sociais, urbanos e ambientais. Algumas dessas instalações podem levantar questões que conduzem à reflexão e a mudanças comportamentais na sociedade.
Imagem 1: Espaço de lazer na cidade de Milão.
Disponível em: https://www.archdaily.com.br/br/975279/14-
instalacoes-efemeras-que-trazem-novas-reflexoes-para-os
-espacos-coletivos. Acesso em: 05 jul. 2022.
Imagem 2: Cinema na escada na cidade de Maputo, Moçambique.
Disponível em: https://www.archdaily.com.br/br/975279/14-
instalacoes-efemeras-que-trazem-novas-reflexoes-para-os-
espacos-coletivos. Acesso em: 05 jul. 2022.
Observando as imagens apresentadas e considerando o entendimento sobre instalações efêmeras, avalie as afirmações a seguir.
I. As instalações apresentadas se apropriaram dos espaços de forma a provocar uma nova relação com o usuário.
II. Nas instalações efêmeras, os materiais devem ser pensados, preferencialmente, de forma a permitir a sua montagem e desmontagem com reaproveitamento total e/ou parcial.
III. Em espaços efêmeros, o perfil de usuários pode variar consideravelmente e, por essa razão, o briefing torna-se dispensável.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 15
ENADE 2022: A confecção de maquetes eletrônicas permite que o trabalho do designer seja apresentado de maneira mais ágil e fiel ao resultado que se espera. A renderização de cores, texturas, iluminação, entre outros pode alcançar resultados realistas na representação do espaço simulado.
A partir dessas informações, avalie as afirmações a seguir.
I. A modelagem 3D é uma etapa que antecede a renderização dos projetos e deve ser desenvolvida em proporção de dimensões para apresentar resultados próximos do esperado.
II. O emprego da modelagem digital dispensa a necessidade dos desenhos técnicos executivos; entretanto, demanda o conhecimento das normas técnicas de representação da ABNT, além do domínio do próprio software.
III. Para a renderização, deve-se seguir a especificação de materiais, cores, iluminação e demais características do ambiente com exatidão, tendo em vista a impossibilidade de alterações desses elementos no projeto final.
IV. As ferramentas digitais permitem que o designer concentre sua atuação no processo criativo, dispensando a necessidade de conhecer as propriedades físicas dos elementos empregados no projeto, uma vez que elas são indicadas pelos softwares.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I, II e IV, apenas.
D) II, III e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.
QUESTÃO 16
TEXTO 1
Cada vez mais, os consumidores são atraídos por ambientações inovadoras, que propiciam novas experiências de consumo. Nesse sentido, as ambientações comerciais pautadas pelas características funcionais do espaço tornam-se menos atrativas que os espaços de interações socioculturais que estimulam o reconhecimento da marca para além do ato isolado de comprar um produto ou serviço. Esses lugares proporcionam a vivência e a experiência da marca, a interação com a ambientação tal como acontece em um espaço de entretenimento.
RAITER, S. W. T.; EVERLING, M. T. A cenografia teatral e
a ambientação comercial. 5 Gampi Plural, 2015, Joinville, Anais (adaptado).
TEXTO 2
Localizada em Mumbai, na Índia, a Cardboard Bombay é uma cafeteria que utiliza papelão reciclado em boa parte de suas instalações e mobiliários: cadeiras, mesas, luminárias e até mesmo nas paredes onduladas. A escolha pelo papelão mostra como a sustentabilidade pode ser pensada em um modelo de negócios, não apenas como ações pontuais em empresas. O uso de papelão 100% reciclado e biodegradável proporcionou a oportunidade de inovar o ambiente com sustentabilidade, versatilidade e durabilidade.
Disponível em: https://autossustentavel.com/2019/12/cafeteria-feita-de-papelao-reciclado
ele-ja-existe-e-fica-em-mumbai-na-india.html. Acesso em: 29 jun. 2022 (adaptado).
ENADE 2022: Considerando as informações apresentadas e a prática de projeto em design de interiores, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O emprego do papelão na Cardboard Bombay permitiu abordar a sustentabilidade da marca em nível estratégico no desenvolvimento do projeto.
PORQUE
II. O papelão exerce diferencial na ambientação comercial, permitindo o reconhecimento da marca, além de explorar distintas propriedades físico-mecânicas e estéticas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 17
ENADE 2022: Na Red Blue Chair, ou Cadeira Vermelha e Azul, em tradução literal, Gerrit Rietveld manipulou a interação de planos verticais e horizontais da mesma forma que fez em sua arquitetura. Embora a cadeira tenha sido originalmente projetada em 1918, seu esquema de cores primárias (vermelho, amarelo, azul) e preto foi aplicado por volta de 1923. Por esperar que grande parte de seus móveis fossem eventualmente produzidos em massa em vez de feitos à mão, Rietveld buscou a simplicidade na construção. As peças de madeira que compõem a Red Blue Chair correspondiam aos tamanhos padronizados de madeira prontamente disponíveis na época.
Disponível em: https://www.moma.org/. Acesso em: 24 jun. 2022 (adaptado).
Disponível em: http://www.malikgallery.com/.
Acesso em: 24 jun. 2022 (adaptado).
Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. A Cadeira Vermelha e Azul sintetiza alguns dos ideais que seriam característicos do movimento De Stijl: a simplicidade e pureza das formas, a harmonia estética e o racionalismo em prol da reprodutibilidade.
II. A Cadeira Vermelha e Azul é um dos expoentes do design de mobiliário característico das vanguardas artísticas europeias que, de modo geral, buscavam empregar as inovações industriais para possibilitar o acesso à grande massa de consumidores.
III. A Cadeira Vermelha e Azul antecipa o funcionalismo que influenciaria a orientação da Bauhaus nos anos seguintes, evidenciado pelas formas geométricas que descartam a necessidade de adornos e pela ênfase nos aspectos ergonômicos, que promovem conforto e segurança à função de sentar.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 18
Hélio Oiticica. Tropicália. Instalação. 1967.
Disponível em: http://brazil13frankfurtbookfair.com.
Acesso em: 18 ago. 2022 (adaptado).
ENADE 2022: O espaço planejado também precisa ser pensado em sua dimensão crítica e ética. A obra do artista Hélio Oiticica se inspira nas precariedades das construções de barracos dos morros cariocas dos anos 1970 e dialoga com o frenesi do samba como uma das expressões da cultura brasileira. Oiticica foi um artista que buscou conhecer a cultura brasileira, especialmente a carioca, para refletir sobre a potência criadora dessa cultura, o que o levou a problematizar, entre outras questões, o samba, a marginalidade e os preconceitos étnicos contra a cultura da população afro-brasileira.
Considerando o contexto apresentado e a obra de Hélio Oiticica, avalie as afirmações a seguir.
I. Um projeto de design de interiores pode ser enriquecido com inspiração na pesquisa sobre perspectivas culturais no contexto da diversidade, pois refletir sobre as contradições sociais é um procedimento relevante para projetos sensíveis à sociedade contemporânea brasileira.
II. A síntese entre expressão e forma mantém relação com a experimentação artística proposta por Hélio Oiticica, a qual reflete contradições sociais cujo debate restringe-se a área das Ciências Sociais.
III. A cultura brasileira apresenta uma forma singular de produção ao seguir um programa homogêneo de reprodução de valores historicamente consolidados na cordialidade.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 19
ENADE 2022: Robert Venturi é um arquiteto e designer estadunidense, que contrariando paradigmas modernistas centrados no racionalismo e na frieza das formas, apresenta, em suas criações, irreverência e postura aberta às influências da vida contemporânea.
De certa maneira, seu trabalho se inspira na banalidade da arquitetura e do design despretensiosos das grandes cidades e suas avenidas com cartazes, luminosos e fachadas cheios de peças publicitárias.
Disponível em: http://iconichouses.org/icons-at-risk/
abrams-house-aka-squirrel-hill. Acesso em: 18 set. 2018.
Considerando as informações apresentadas, é correto afirmar que, em seu trabalho, Robert Venturi se apropria da
A) cultura pop e de suas referências ordinárias.
B) crítica engajada desfavorável ao consumismo.
C) neutralidade das formas do design modernista.
D) indústria e seus artefatos artisticamente seriados.
E) teoria funcionalista reelaborada por meio de novos processos.
QUESTÃO 20
ENADE 2022: A cor e a textura das superfícies de paredes, pisos e tetos afetam a percepção de suas posições relativas no espaço e de nossa consciência da dimensão, escala e proporção. Na pintura de um ambiente, tão importante quanto a distribuição cromática de um esquema de cores é a distribuição tonal, isto é, o padrão de claro e escuro, que proporciona efeitos visuais diferenciados.
Na especificação das cores para a pintura de um ambiente, considerando as diversas percepções espaciais e combinações tonais, observa-se que
A) para reduzir um ambiente retangular, usam-se tons claros nas paredes menores, simulando-se um ambiente mais estreito.
B) para elevar o teto, usam-se cores escuras em uma parede e no teto, e cores claras nas demais paredes.
C) para alongar ambientes quadrados, usam-se cores mais escuras em duas ou três paredes contíguas.
D) para alongar o pé direito, usam-se cores claras na parte inferior da parede e cor escura na superior.
E) para rebaixar o teto, usam-se cores claras na parede e cor mais escura no teto.
QUESTÃO 21
ENADE 2022: Suponha que determinada biblioteca pública esteja passando por uma completa reforma interna para a melhoria das suas condições de uso. Para tanto, uma das exigências fundamentais é a execução de um projeto luminotécnico baseado na distribuição equilibrada da iluminação geral, com o objetivo de equacionamento dos níveis de ofuscamento.
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Caso as fontes de brilho na biblioteca estejam no campo de visão dos usuários, recomenda-se o uso de luminárias com defletores ou com ângulos de vedação adequados, recursos que minimizam a visão direta do leitor à fonte de brilho.
PORQUE
II. O ofuscamento direto aos olhos dos leitores pode decorrer do brilho das fontes de luz dentro do campo normal de visão, que abrange cerca de 30°, ao passo que a zona de ofuscamento abrange em torno de 45°, e, quanto maior for o fluxo luminoso dentro dessa angulação, maior será o potencial de ofuscamento.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 22
ENADE 2022: Acústica é o ramo da física que trata da produção, do controle, da transmissão, da recepção e dos efeitos do som. Nos projetos de interiores, deve haver a preocupação com o controle do som nos espaços internos.
Mais especificamente, busca-se preservar e enfatizar sons desejados e reduzir ou eliminar sons que possam interferir nas atividades dos usuários. Em um recinto, primeiro ouvimos um som diretamente de sua fonte e, depois, uma série de reflexões daquele som.
As superfícies refletivas são úteis quando se quer reforçar sons desejáveis, ao se direcionar e distribuir seus percursos em um recinto.
CHING, F. D. K. Arquitetura de interiores ilustrada. Porto Alegre: Bookman, 2013 (adaptado).
Com base no texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. As características a serem observadas em um material utilizado como absorvente de som são sua espessura, densidade, porosidade e resistência ao fluxo de ar.
II. O ruído, isto é, o som que gera incômodo, pode ser controlado atuando-se sobre a fonte produtora do som, sobre o caminho de propagação do som e/ou no receptor do som.
III. Os absorventes acústicos servem para reduzir a energia do som transmitido pelas estruturas para os ambientes vizinhos, e os isolantes acústicos servem para reduzir a energia de um som refletido por uma superfície do mesmo ambiente.
IV. O tratamento dado a paredes e pisos influencia diretamente as condições de acústica de um ambiente interno, sendo a madeira o melhor acabamento de piso para a absorção do som.
É correto apenas o que se afirma em
A) III.
B) I e II.
C) I, II e IV.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.
QUESTÃO 23
ENADE 2022: Na esfera do ambiente construído, a ergonomia incorpora o conhecimento de disciplinas relacionadas aos indivíduos e ao próprio ambiente para alcance global das interações e adequações ao ser humano.
TORRES, M. L. Avaliação do desemprenho ergonômico
de cozinhas residenciais. Ambiente Construído.
n. 6, n. 3, p. 70, jul./set. 2006 (adaptado).
Sob o ponto de vista da ergonomia e usabilidade, aplicada ao perfil de um usuário com estatura de 1,65m e em plena saúde física e motora, avalie as afirmações a seguir.
I. Na implementação de um projeto, se a bancada do banheiro for executada pelo marmorista com altura de 90 cm e instalada sobre ela uma cuba quadrada de apoio medindo 40x40x12 cm, a altura final de uso será ergonomicamente confortável ao usuário.
II. Na instalação de armários aéreos acima de uma bancada de 60 cm de profundidade e de 90 cm de altura do piso, os armários devem ser instalados a partir de 1,50 m do piso acabado, e sua profundidade não deve ultrapassar 25% da profundidade da bancada de trabalho.
III. O designer de interiores verificou que o micro-ondas estava posicionado junto aos armários aéreos acima da bancada, cuja base distava 1,60 m do piso acabado e, alegando haver prejuízos funcionais e de segurança ao usuário, o profissional recomendou ajustes de marcenaria a fim de reposicionar o micro-ondas.
É correto apenas o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 24
ENADE 2022: O desenho técnico é uma ferramenta de representação gráfica que segue direcionamentos universalizados para favorecer a sua leitura por quaisquer profissionais da área. De sua concepção até sua execução, o desenho técnico necessita de treinamento específico e conhecimento das normas e técnicas de padronização que, no Brasil, estão vinculadas à Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Considerando as informações apresentadas, assinale a alternativa que corresponde a correta utilização da representação gráfica dos traços em desenho técnico.
A) Quando se quer atrelar a imagem de determinado mobiliário comercializado para especificação em uma planta de layout, usa-se a linha tracejada larga.
B) Em um corte, demonstram-se todos os elementos verticais, sendo paredes e cotas representadas em linha contínua larga.
C) Em um desenho técnico, a linha contínua estreita tracejada serve para representar que há uma interrupção/seção.
D) Na planta de layout é necessário diferenciar as linhas contínuas entre largas e estreitas na representação de paredes conforme sua altura.
E) Em uma planta de piso usa-se a linha contínua larga para representar os pisos e a linha contínua estreita para representar as paredes.
QUESTÃO 25
ENADE 2022: A compatibilização de projetos e a adequada especificação das instalações complementares são fundamentais para evitar erros e retrabalhos em uma obra, assim como o desperdício de materiais e custos extras.
Nesse sentido, o designer de interiores, ao realizar um projeto, deve trabalhar com parceiros que supram as necessidades de desenho e especificações dos elementos estruturais e instalações.
Considere que um designer tenha sido contratado para projetar a reforma de um banheiro residencial e propôs as alterações apresentadas na planta a seguir.
Considerando as informações apresentadas, os sistemas construtivos e as instalações prediais, avalie as afirmações a seguir.
I. A proposta de uma nova tomada de 20A é plausível.
II. Ao propor nova instalação hidráulica de água quente, o designer indicou corretamente o material da tubulação, o cobre.
III. O deslocamento da ducha é inadequado, pois existe um pilar no ponto proposto.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 26
ENADE 2022: Os materiais de acabamento podem ser uma parte integral dos elementos de arquitetura que definem um espaço interno ou podem ser acrescentados como uma camada adicional ou cobertura de paredes, tetos e pisos previamente construídos.
Em ambos os casos, eles devem ser selecionados considerando-se o contexto da arquitetura. Juntamente com os móveis, os materiais de acabamento desempenham um papel significativo na criação da atmosfera desejada de um espaço interno. Ao se especificarem os materiais de acabamento, há fatores funcionais, estéticos e econômicos a serem considerados.
CHING, F. D. K. Arquitetura de interiores ilustrada.
Porto Alegre: Bookman, 2013 (adaptado).
Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. No detalhamento de um projeto de interiores, a paginação de piso é indiferente para a otimização do material.
II. Na especificação de materiais para ambientes internos e externos, são critérios funcionais e estéticos a serem observados: facilidade de limpeza, manutenção e reparo; assim como cor e textura.
III. A especificação de materiais é importante em um projeto de interiores, devendo-se priorizar aqueles que sejam sustentáveis e que atendam aos critérios estéticos e funcionais do projeto.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 27
ENADE 2022: O responsável pela gestão de design trabalha não apenas com as questões materiais, mas também com a criação de atitudes. Articula as comunicações implícitas e explícitas que refletem os valores dos diferentes públicos, atuando como recurso estratégico e organizacional.
Sendo assim, as atividades da gestão de design não se restringem à estética, mas também devem ser consideradas a contratação de recursos humanos e a obtenção de materiais e recursos financeiros para que sejam atingidos os resultados previstos.
PHILLIPS, P. L. Briefing: A gestão do projeto de design.
São Paulo: Editora Blucher, 2007 (adaptado).
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A gestão do design de interiores ocupa-se do desenvolvimento, da organização, do planejamento e controle dos recursos relacionados ao uso humano dos ambientes.
PORQUE
II. Os ambientes são estruturadores de atividades, afetando significativamente modalidades de uso, comportamentos e expectativas dos usuários de um espaço, seja ele residencial, comercial, corporativo ou de lazer.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta para a I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta para a I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 28
ENADE 2022: Considere que, em uma reforma de cozinha, ficou definido que os equipamentos elétricos e eletrônicos seriam substituídos e atualizados, sendo necessários a troca e o aumento de pontos de energia.
Como a construção é antiga, as instalações elétricas não suportariam carga maior e um novo projeto teria de ser elaborado para a atualização das instalações.
A partir da situação apresentada e de acordo com as atribuições dos profissionais envolvidos na mencionada reforma, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O designer de interiores deve informar ao cliente sobre a necessidade de atualização das instalações e elaborar um novo projeto elétrico.
PORQUE
II. O designer de interiores tem entre suas competências profissionais a elaboração de projetos elétricos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 29
ENADE 2022: O projeto de interiores é um reflexo dos desejos e da personalidade de seus usuários, que transmitem seus gostos e preferências por meio de cores, objetos de decoração, mobiliário e outros elementos.
Isso se demonstra mais claramente na ambientação de interiores residenciais, já que o projeto de interiores de um espaço comercial, em muitos casos, tende a ser uma extensão do conceito da marca, criando-se, por meio da decoração, um espaço que atenda seu público-alvo.
O papel dos designers de interiores é criar espaços funcionais, que sejam utilizados por seus futuros usuários sem dificuldades, mas, além disso, os designers devem dedicar-se a criar significados nesses espaços, para que os usuários sintam-se pertencentes ao local.
Disponível em: https://bit.ly/2Ld6BqC. Acesso em: 14 jul. 2022 (adaptado).
Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. O briefing é uma ferramenta indispensável na elaboração de qualquer projeto de interiores, pois as informações coletadas nessa etapa, são posteriormente interpretadas pelo designer.
II. Na busca pela qualidade, deve-se priorizar não apenas o projeto, mas também a especificação dos materiais e os fornecedores, pois somente com mão de obra e fornecedores indicados pelo designer garante-se o bom resultado da execução do projeto.
III. A personalização dos projetos permite aos clientes a sensação de pertencimento ao espaço projetado pelo designer, objetivo alcançado graças à boa interpretação do briefing, à aplicação dos princípios e elementos do design, bem como a especificação adequada dos materiais.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 30
ENADE 2022: A comunicação visual de um projeto de interiores deve representar a organização espacial dos seus elementos materiais. Esse processo gráfico e criativo permite a compreensão do todo para fins de execução, o que requer refinados níveis de detalhamento técnico, funcional e de especificação de materiais.
A figura a seguir apresenta um projeto de armários embutidos.
Disponível em: https://3.bp.blogspot.com/. Acesso em: 16 jul. 2018 (adaptado).
Considerando as informações do texto e da figura, avalie as afirmações a seguir.
I. A partir da figura não é possível afirmar que as profundidades dos armários são uniformes.
II. O projeto dos armários embutidos está representado em escala gráfica.
III. No projeto apresentado, utilizou-se um método de desenho técnico com vistas ortogonais, concebido em meio digital.
IV. A figura apresentada permite concluir que as cotas foram suficientes para a execução do projeto, prescindindo-se das linhas auxiliares.
É correto apenas o que se afirma em
A) I.
B) II.
C) I e III.
D) II e IV.
E) III e IV.
GABARITO.
QUESTÃO 31
ENADE 2022: Os materiais provenientes da construção civil produzem grandes efeitos no meio ambiente. É notório que essa questão precisa ser cada vez mais pensada de forma completa pelos designers de interiores, já que o exercício dessa profissão tem influência no pensamento sobre sustentabilidade e relação direta com ele. No momento do planejamento do projeto, além dos aspectos estéticos, é necessário conhecer as questões ambientais em toda a fase da vida útil dos produtos a serem especificados no projeto.
MOXON, S. Sustentabilidade no Design de Interiores.
São Paulo: Gustavo Gili, 2012 (adaptado).
O quadro a seguir apresenta questionamentos que devem anteceder as especificações de um projeto de design.
Considerando as informações apresentadas no texto e no quadro, relativas a um projeto em que se priorize a sustentabilidade ambiental, avalie as afirmações a seguir.
I. Quando se optar por explorar os materiais naturais, deve-se escolher os abundantes, de rápido desenvolvimento e autossustentáveis.
II. Deve-se, quando possível, priorizar produtos fabricados a partir de materiais naturais, reciclados ou renováveis, ao invés de se optar por produtos construídos a partir de materiais à base de petróleo.
III. É importante se optar por produtos que demandem pouca embalagem protetora, ou por empresas que ofereçam um sistema de retorno para a reciclagem da embalagem.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e, III.
QUESTÃO 32
ENADE 2022: Um quarto para crianças deve ser pensado para crianças, não é verdade? Parece óbvio, mas, na prática, é comum que o adulto, ao solicitar um projeto de design, pense no mundo de acordo com sua perspectiva e deixe de considerar as necessidades da criança.
Para mudar isso, arquitetos e designers têm utilizado, cada vez mais, o método Montessori, desenvolvido pela médica e educadora Maria Montessori (1870-1952).
A italiana revolucionou a educação ao propor uma forma de ensinar que prezasse pela autonomia e pelo desenvolvimento natural dos pequenos, de acordo com o ritmo deles. Sendo assim, o quarto “montessoriano”, por definição, deve ser planejado de forma a permitir a circulação e a exploração do ambiente pela criança, sem abrir mão da segurança dela.
BARROS, L. Quarto montessoriano: o que é e
como montar um em casa. Disponível em: https://globo.com.br/.
Acesso em: 14 jul. 2022 (adaptado).
Considerando o tema apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O designer de interiores deve manter-se constantemente atualizado, conhecendo diferentes temas que influenciem seu campo de atuação.
PORQUE
II. Com um bom projeto de interiores, é possível melhorar a qualidade de vida das pessoas e estimular sensações e autonomia, como no caso dos quartos infantis que seguem o princípio montessoriano.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 33
ENADE 2022: O croqui é linguagem do designer. Caracteriza-se por ser um desenho expressivo, rápido e espontâneo, geralmente não instrumental. Interage no processo de projetar, promovendo um registro imediato da imagem mental(caracterizada, por vezes, nesse processo, pela instabilidade e indeterminação de detalhes), o que cria possibilidades de controle e escolha de alternativas. É, assim, instrumento de comunicação do designer com ele próprio.
GOUVEIA, A. P. S. O croqui do arquiteto e o ensino do desenho.
Tese de Doutorado/FAUUSP, 1998 (adaptado).
Figura 01 - Croquis de Oscar Niemeyer
Disponível em: http://simonedrago.com.br/.
Acesso em: 18 jul. 2022 (adaptado)
Considerando as informações apresentadas, assinale a opção correta.
A) O croqui é uma expressão particular de cada designer e independe de domínio de técnicas gráficas e síntese visual.
B) O desenho tipo croqui está intimamente relacionado ao processo criativo em design, mas é desvinculado para finalidade de ensino de projeto.
C) O desenvolvimento do croqui exige que o aluno conheça a representação gráfica em conformidade com as normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas.
D) O domínio do desenho de croqui no design de interiores é um processo intuitivo que não mantém relação com o domínio do espaço, uma vez que é um desenho de estudo.
E) O croqui envolve os processos de imaginar, criar, elaborar respostas espaciais e representá-las graficamente de forma expressiva e comunicativa.
QUESTÃO 34
ENADE 2022: No processo de projeto de espaços abertos, várias são as etapas percorridas até se chegar à construção e ao uso da paisagem desejada. Após os primeiros estudos, definições e seleção da área de intervenção, da sua interpretação, análise e diagnóstico, obtém-se um plano geral da paisagem – expresso por meio de zoneamento espacial e funcional da área em questão. O processo de projeto continua por meio de outras tantas etapas, tais como plano de massas, anteprojeto, projeto, obras, até que o determinado espaço venha a ser utilizado pelo seu usuário.
MACEDO, S. Plano de Massas um Instrumento para o desenho da paisagem.
Paisagem e Ambiente, n. 3, p. 9-27, 10 dez. 1989 (adaptado).
A partir das informações apresentadas, é correto afirmar que, no processo de projeto de paisagismo, o plano de massas é
A) expresso por meio de uma coleção de anotações, relatórios e símbolos gráficos, de modo a promover visão conjunta da paisagem a ser produzida.
B) a etapa em que se definem as características básicas da vegetação, como as espécies vegetais a serem implantadas, o grau de fechamento, transparências, cores e texturas.
C) configurado no desenho da paisagem desejada, em um tempo/espaço definido, e, depois de questionado e avaliado, é transformado em projeto final.
D) caracterizado como estudo preliminar da paisagem, quando se define a estrutura básica dos espaços a serem produzidos, suas características de uso, forma, cor e textura.
E) a etapa do projeto em que se determinam todos os ele mentos formadores da paisagem, de modo que sejam determinados a forma, as dimensões básicas de cada espaço e os materiais de acabamento.
QUESTÃO 35
ENADE 2022: As figuras a seguir apresentam características de períodos históricos do design e da arte, bem como várias técnicas produtivas baseadas em elementos naturais. O modo dos materiais serem trabalhados, como mostra cada uma das imagens, reflete mudanças não apenas no gosto e na percepção estética da população, mas também nas tecnologias empregadas.
Com base nas imagens apresentadas e considerando a relação entre sustentabilidade e processos de produção de mobiliário ao longo dos períodos históricos, avalie as afirmações a seguir.
I. No período Art Nouveau, exemplificado na imagem 1, o móvel apresenta detalhes intrincados e processos artesanais somados aos industriais; utiliza-se a madeira como elemento escultórico, a partir do qual o profissional retira das toras o objeto pensado, procedimento ainda lento e gerador de muitos resíduos.
II. Durante o modernismo advindo da Bauhaus, representado na imagem 2, nota-se a valorização das formas geométricas somadas à racionalização do uso dos materiais, perceptível na utilização de planos e tubos cromados dobrados.
III. O modernismo racional, adotado por Charles e Ray Eames, presente na imagem 3, apresenta novo uso da madeira compensada, agora moldada: lâminas de madeiras coladas sob pressão dão forma aos elementos ergonômicos da cadeira.
IV. Utilizado no móvel da imagem 4, o papelão, derivado das fibras celulósicas da madeira, é usualmente considerado próprio para embalagens secundárias e para modelos volumétricos e mock-ups de projetos em madeira, não sendo, no entanto, apropriado para a criação de objetos duráveis, como os de mobiliário.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) II e IV.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) I, III e IV.
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